O termo rebranding pode ser assustador para algumas empresas, pois se reinventar é como uma pessoa que está prestes a alterar completamente seu estilo. Contudo, essa é uma estratégia essencial para qualquer organização e muito eficiente caso tenha um planejamento adequado. Continue a leitura para conhecer mais sobre ela e como desenvolvê-la em seu negócio!
O que é Rebranding
Rebranding é um termo em inglês utilizado no marketing digital para se referir à reformulação de marca. Essa estratégia consiste no processo de alterar a imagem corporativa de uma empresa, seja por meio de um novo nome, logo, identidade visual ou outros aspectos relacionados a ela.
A marca não é só o aspecto visual da empresa, mas tudo o que confere identidade a ela. E da mesma forma que tendências e comportamentos culturais sofrem alterações com o tempo, a percepção que as pessoas têm sobre o seu negócio também muda. Esse é o grande objetivo da reformulação: alterar o modo como sua marca é percebida pelo público.
Por que o Rebranding é importante?
Diretamente relacionado ao branding, que diz respeito à gestão da marca, temos o posicionamento de marca. Ele se refere ao modo pelo qual a empresa quer ser reconhecida pelos consumidores, apresentando-se como um processo contínuo.
Para isso, é importante estar alinhado com o mercado e ter conexão com o público, de forma a ter visibilidade e credibilidade. Nesse sentido, um bom posicionamento garante que sua empresa seja prioridade em relação aos seus concorrentes.
Uma métrica que auxilia a visualizar isso e está incluída entre os aspectos que compõem o posicionamento é o brand awareness. Isso porque ele mostra como a marca é reconhecida pelos consumidores. Assim, é possível atestar sua força entre os consumidores e seu segmento de atuação.
O rebranding é uma estratégia fundamental quando a conexão com o seu público ou mercado não se mostra satisfatória. Por meio dele, é possível reposicionar sua marca para que ela seja percebida de forma diferente e reconhecida pelos clientes. Dessa forma, você alcança um novo público alinhado com a sua estratégia.
Tipos de Rebranding
O rebranding pode acontecer de formas distintas, sejam elas parciais, evolutivas ou totais. Saiba o que caracteriza cada uma delas!
Rebranding Parcial
Como o próprio nome diz, esse tipo de reformulação ocorre por meio de modificações parciais na imagem atual do negócio. Assim, a mudança atinge apenas alguns aspectos que identificam a marca.
Pode-se alterar a logo mas não o nome da marca, por exemplo. Nesse caso, a mudança é evidente, mas não gera uma desassociação completa por parte dos clientes. Por isso, o rebranding parcial é adotado por marcas já consolidadas que desejam atualizar algum elemento que as caracteriza.
Rebranding Evolutivo
O rebranding evolutivo é caracterizado por pequenas alterações realizadas ao longo do tempo. Trata-se de alterações graduais para que o público se acostume com elas ou até as espere, de certa forma.
Um exemplo disso é a estratégia utilizada pela Apple, que apenas altera sua logo com o tempo. Tal mudança acompanha a evolução dos produtos da marca, portanto está associada à sua inovação. Desse modo, seus clientes reconhecem que, quando uma modificação foi feita, a empresa comunica e destaca seu aprimoramento.
Rebranding Total
Já em um rebranding completo, a marca realiza mudanças radicais, como a alteração do nome. É importante destacar que antes de realizar modificações neste nível, a empresa precisa avaliar se isso é realmente necessário.
Na maioria das vezes, esse tipo de reformulação é adotado em momentos de crise ou oportunidades, visando expandir o público e retrabalhar aspectos significativos da percepção que a marca possui.
Qual a diferença entre Rebranding e Redesign?
Ambos os termos Rebranding e Redesign se referem a mudanças, mas em níveis diferentes. Isso porque o redesign diz respeito apenas a uma alteração no design da marca. Portanto, não quer dizer que a empresa realizou um reposicionamento no mercado. Isso vai depender dos objetivos que ela almeja alcançar.
O Mercado Livre alterou temporariamente seu design devido ao início da pandemia do Coronavírus, por exemplo. Sua logo, que até então era um aperto de mãos, foi modificada para o toque entre dois cotovelos, já que o contato físico deveria ser evitado pelas pessoas nesse período.
Nesse caso, o objetivo não era alterar a percepção que a marca detinha em seu segmento, mas reforçar a importância de adotar os cuidados necessários para combater a disseminação da doença.
Já o rebranding diz respeito a toda uma reformulação da marca, que pode ou não envolver mudanças no design. Por isso, tais estratégias não se igualam, mas se complementam. Um projeto de rebranding pode incluir um redesign, por exemplo.
Quando é hora de fazer uma reformulação de marca?
Diversos aspectos podem motivar uma organização a fazer um rebranding. O motivo mais comum é o desejo de se adaptar às mudanças que ocorrem no mundo em que vivemos, atualizando a empresa.
Outra possibilidade é alterar um erro cometido no início de atuação da marca, ou reformular porque ela adquiriu uma reputação negativa por algum motivo. Também é possível adotar essa estratégia após a fusão de duas empresas, que reformulam-se juntas.
Além disso, muitas marcas optam por alterar seu atual posicionamento no mercado para incluir a venda de novos produtos, mudar seu foco de atuação ou o público que desejam alcançar.
Segundo o estrategista Ciro Ribeiro Rocha, sempre é hora de pensar em sua marca, mas é preciso dar uma atenção especial para isso em momentos estratégicos. Confira exemplos de situações em que uma reformulação de marca pode ser possível no vídeo a seguir:
Como fazer o Rebranding ou Reformulação de Marca
O rebranding requer planejamento, conhecimento de mercado e o desenvolvimento de estratégias para ter eficácia. Por isso, reunimos algumas dicas para te auxiliar a aplicá-lo. Vamos lá?
Analise o público alvo
Primeiramente, faça pesquisas de mercado para analisar o seu público alvo. Que tipo de público você deseja alcançar? Qual a diferença entre os clientes iniciais e os clientes atuais?
A pesquisa é importante para avaliar se a sua empresa ainda é relevante em seu segmento atual. Assim, você pode focar em um grupo de clientes existentes e também em potenciais clientes.
Trabalhe uma nova Identidade Visual
Uma nova identidade visual é uma forma visível de apresentar ao seu público que mudanças foram realizadas na sua marca. Mas para além disso, é importante pensar que ela deve estar alinhada com os padrões e filosofias do negócio.
Por isso, se houve uma alteração em seu posicionamento, é muito interessante que o design acompanhe essa mudança. Assim, ele pode representar as características da atual empresa.
Seja relevante para sua persona
A persona é fundamental para qualquer estratégia de marketing, pois fornece dados para orientar as suas ações. Por esse motivo, apresentamos dois tipos para você: a brand persona e a buyer persona.
A Brand Persona é basicamente a “personificação” da sua empresa. Isso porque ela representa seus conceitos, o que você acredita e deseja realizar. Assim, desenvolvê-la é uma forma de conversar com o seu público e mostrar a missão do seu negócio.
Já a Buyer Persona é a representação do seu cliente ideal, ou seja, aquele que vai consumir o seu produto. É muito importante trabalhar com elas para desenvolver métodos mais assertivos e aprimorar o modo pelo qual você atinge o seu público.
Leia mais: A Importância da Buyer Persona e Brand Persona – Estudo de caso
Marque presença nas redes sociais
A presença nas redes sociais é essencial para posicionar sua marca em diferentes canais de mídia. Por isso, é importante entender quais se relacionam com os interesses da sua persona.
Instagram, Twitter e Tik Tok são plataformas mais utilizadas pelo público jovem, por exemplo, enquanto o Facebook marca o cotidiano dos mais velhos. Já o Linkedin é usado por aqueles que desejam crescer profissionalmente, ao passo que o Youtube abarca usuários diversos.
É importante ressaltar que cada uma dessas redes exige um conteúdo específico. Por isso, é primordial conhecer a sua persona para atuar naquelas que permitem uma maior aproximação com o público.
Crie estratégias de marketing
Além disso, é indispensável criar estratégias de marketing que se relacionem com o seu momento atual. Cada metodologia vai variar de acordo com os seus objetivos, mercado e público-alvo. Por isso, é importante planejar estratégias condizentes com esses aspectos.
Recrie sua missão, visão e valores
É normal que esses aspectos sejam alterados ao longo do tempo, pois refletem a identidade da empresa. Desse modo, se o propósito atual da sua marca não se relaciona com o modo pelo qual você deseja atuar, é muito importante reestruturar esse tripé. Assim, é possível definir a razão pela qual sua marca é constituída e comunicá-la à sua persona.
Reveja o tom de voz da sua marca
Por fim, é essencial repensar o tom de voz da sua marca, ajustando-o aos seus objetivos. Isso porque a partir do momento em que você altera seu posicionamento, sua forma de comunicação também é modificada. Por isso, é importante conversar com o público de forma efetiva e alinhada com o seu propósito.
Exemplos de Rebranding de Sucesso
Agora que você já sabe tudo sobre o rebranding, confira alguns exemplos de marcas que adotaram essa estratégia de forma adequada!
Big Hit Entertainment
O BTS, maior grupo de K-pop da atualidade, é agenciado pela antiga Big Hit Entertainment, a qual realizou diversas modificações em sua marca. A empresa alterou seu propósito, estrutura organizacional e nome, que agora corresponde a HYBE.
O novo nome representa a expansão da marca, que visa trabalhar de forma horizontal não apenas em sua cultura de trabalho, mas com o público. Assim, a empresa destaca o seu relacionamento com diversas pessoas, conectado pela música.
Ponto
A Pontofrio, uma das marcas mais conhecidas entre os brasileiros, passou por um recente processo de formulação. Nele, foram modificadas a identidade visual e o nome da marca, que agora é Ponto. A empresa visou a modernização, utilizando uma linguagem mais próxima do público jovem.
Meta
O Facebook, que começou apenas como um aplicativo, reuniu diversos serviços e produtos ao longo dos anos, incluindo o WhatsApp e o Instagram. Por esse motivo, em 2021, Mark Zuckerberg anunciou a Meta, nova marca do Facebook Business Inc.
Seu objetivo foi reunir todas as tecnologias e aplicações da empresa em apenas uma só marca, diferenciando a empresa Facebook do aplicativo do Facebook. Além disso, houve uma mudança de foco no metaverso em detrimento das redes sociais.
Segundo Zuckerberg, o metaverso representa a próxima evolução de tecnologias sociais, e assim, um novo capítulo para a companhia. Por meio dele, a empresa pode auxiliar pessoas a se conectarem, encontrarem comunidades e expandir seu negócio.
Skol
A Skol é um exemplo clássico de reposicionamento no mercado brasileiro. Suas campanhas publicitárias sempre foram voltadas para o público masculino, com uma abordagem que objetificava o corpo da mulher. Porém, essa estratégia começou a ser repudiada a partir da conscientização do público, principalmente pelo crescimento dos movimentos feministas.
Percebendo a necessidade de alcançar também o público feminino e de repudiar ações com as quais não se identificava mais, a marca oficializou seu rebranding em 2017, no dia internacional da mulher. A empresa então, revisionou suas ações anteriores, com a reconstrução de anúncios antigos por mulheres.
Além disso, o famoso slogan “A cerveja que desce redondo” foi adaptado para “Redondo é sair do seu passado”. Esse é um caso que ilustra a necessidade de reformular após adquirir uma reputação negativa, além de uma adaptação às mudanças do imaginário social.
Havaianas
A Havaianas apenas consolidou sua atuação em nível global após um reposicionamento bem planejado. Isso porque, inicialmente, a marca era destinada às camadas mais pobres da população. Contudo, a empresa percebeu a necessidade de atingir novos públicos e mercados, adotando o slogan “todo mundo usa”.
A empresa também alterou suas estratégias de marketing para aumentar seu nível de atuação. Isso foi percebido principalmente na publicidade, que passou a focar no público ao invés do produto. A partir de então, seus produtos obtiveram maior valor agregado, sendo associado ao uso por qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo.
Globo
Não poderíamos deixar de mencionar a Globo, não é? A Rede Globo se apresenta como a maior emissora televisiva do Brasil e a segunda maior rede de televisão comercial do mundo. E assim como os demais negócios citados, ela também passou por reformulações.
A antiga Globosat, que detinha os canais por assinatura do grupo, foi integrada à TV Globo, ao Globo.com e à Gestão Corporativa em 2020, formando uma única organização: a Globo. Junto às empresas Editora Globo, Sistema Globo de Rádio e Globo Ventures, ela forma o atual Grupo Globo.
Além disso, em 2021 a empresa anunciou uma nova identidade visual, representando a união de marcas complementares entre si. Assim, sua famosa logo, que era restrita à televisão, foi atualizada para representar essa nova empresa. Agora, ela simboliza a pluralidade, representando a Globo como uma família que aproxima diversas marcas.
Magalu
Outro caso é de uma das maiores varejistas do país, a Rede Magazine Luiza. Em 2018, ela alterou sua identidade visual e o nome para Magalu, com o objetivo de fortalecer as vendas digitais.
Criada em 2003, Lu é a assistente digital da empresa, responsável por auxiliar a experiência de consumo dos clientes. Isso porque ela dialoga com eles em toda a jornada de compra. O novo nome é uma espécie de apelido da varejista, utilizado especialmente na internet, onde a empresa investe cada vez mais.
Case de Sucesso Agência Contato
Por fim, trouxemos o exemplo de uma das nossas cases de sucesso. Em 2021, a Agência Contato foi desafiada por uma multinacional a posicionar um Hub de Inovação sem nome, sem identidade e sem plano de lançamento no mercado.
O objetivo do Hub era reunir startups relacionadas ao campo de eletrônica e hardware, ancorando a principal marca da multinacional no projeto. Para isso, estudamos os aspectos essenciais de uma startup e de uma grande indústria para que, reunidos, permitissem a criação de um nome e uma identidade visual para esse negócio.
Assim, identificamos a personalidade e os valores que queríamos transmitir até chegar em um nome que os resumisse: Stage 4. Em seguida, planejamos uma proposta de design alinhada a esses princípios, para alcançar o público desejado. O resultado foi um projeto personalizado, completo e eficaz para criar uma marca competitiva no mercado.
Para saber todos os detalhes desse projeto, conheça nosso case: STAGE 4: criação de marca e identidade visual para um Hub de Inovação.
E aí? Gostou de saber mais sobre o Rebranding? Acompanhe o blog da Contato para mais conteúdos como esse! Aqui, trazemos todas as novidades do marketing digital para você.