Finalmente, 2020 está chegando ao fim e temos certeza que pouquíssima gente sentirá saudade. Quem diria que nada sairia como planejado? Pandemia, crise, perdas. Muitos foram para o home office, outros tiveram que aprender a usar a máscara por horas e horas para continuar trabalhando. Absolutamente tudo está diferente e nós ainda estamos aprendendo a lidar com tantas mudanças.
Sem mais delongas, trouxemos os principais acontecimentos do Marketing Digital na nossa retrospectiva de 2020. Rufem os tambores, vamos começar!
Pandemia: o precursor das mudanças do ano
Logo nos primeiros dias do ano já escutamos sobre um vírus lá do outro lado do mundo: o coronavírus. Muitas pessoas duvidaram que ele chegaria até o nosso país, outros já ficaram aflitos. A situação ficou incontrolável e tivemos que fazer escolhas totalmente inesperadas.
Na Agência Contato, adotamos o home office pela primeira vez. Em poucos dias, mergulhamos de cabeça no trabalho remoto, algo totalmente desconhecido por nós. Felizmente, deu tudo certo.
Além do home office, outra necessidade cresceu muito este ano: o marketing digital.
Com todo mundo em casa, trabalhando remotamente, sem sair pelas ruas, o ambiente virtual foi a melhor escolha que empreendedores podiam fazer para continuar vendendo e conquistar mais clientes. Vários perfis foram criados e aqueles que estavam empoeirados pelo desuso voltaram a ser utilizados.
Março
Aumento de Lives
O isolamento social fez o número de lives aumentar exponencialmente. Era praticamente impossível não ter uma live durante a noite. Diversos músicos e bandas aderiram a transmissão ao vivo pelas redes sociais, Youtube e até mesmo pela TV. Testemunhamos tombos, bebedeira, a participação dos filhos e várias coisas inesperadas.
Alguns destes famosos foram até mesmo processados pelo Conar por causa do consumo de bebidas alcóolicas e falta de mecanismos de restrição de acesso para menores de 18 anos.
Twitter lança Fleets
Logo no início de Março, o Twitter lançou o Fleets, uma função de posts momentâneos bem semelhante ao Stories do Instagram, porém mais focada em textos. O recurso não é muito utilizado pelos usuários.
Será que o Twitter manterá o Fleets?
Google lança portal sobre novo coronavírus
No fim do mês de Março, o Google lançou um portal sobre o novo coronavírus. Toda pesquisa relacionada aos sintomas, número de casos e outras informações, esta sessão aparecia.
Maio
Lançamento do recurso Lojas no Facebook
O Facebook lançou o recurso Lojas, pensado especialmente para pequenos negócios continuarem vendendo e sobreviveram ao momento. Segundo o Facebook, esta função veio em meio a um momento desafiador causado pela pandemia.
Junho
Lançamento do Reels no Instagram
No final do mês, o Instagram anunciou a chegada da nova funcionalidade Reels. Semelhante ao TikTok, o Instagram enxergou a necessidade das pessoas criarem conteúdos neste formato como uma oportunidade para incluir isso em sua plataforma.
Julho
Lançamento do recurso Compras no Instagram
Nos últimos dias de Julho, o Instagram lançou o recurso Compras, semelhante ao recurso Lojas no Facebook. A nova funcionalidade é uma loja virtual que fica disponível dentro dos perfis comerciais e também na guia “Explorar”.
Agosto
LGPD entra em vigor
A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em Agosto. Ela regula o tratamento de dados pessoais por parte das empresas.
Isto causou grandes impactos no Marketing. Várias empresas precisaram rever suas práticas e se adaptar ao que a lei exige.
Por exemplo, a compra de mailing é uma das práticas que a LGPD é contra. Os dados desses usuários são vendidos sem o consentimento deles. Além disso, o investimento não vale a pena. Quem quer pagar para se prejudicar?
Setembro
TikTok é proibido nos Estados Unidos
Na sexta-feira 18, o Departamento de Comércio emitiu uma ordem para que o TikTok fosse removido das lojas de aplicativos da Apple e da Google no dia 20. O secretário do departamento disse que o preidente Donald Trum faria de tudo para proteger os cidadãos americanos do Partido Comunista Chinês.
Segundo Trump, o aplicativo representava uma ameaça à segurança nacional e poderia passar os dados dos usuários para a China.
Nessa retrospectiva de Marketing Digital, podemos ver como 2020 trouxe a discussão sobre a proteção de dados. Um assunto muito importante e que os usuários devem ter ciência sobre isso principalmente com o uso de aplicativos e redes sociais.
Por falar nisso, esse ano também tivemos um grande sucesso na Netflix, O Dilema das Redes Sociais. Vale a pena conferir as lições que podemos aprender com esse documentário que fala sobre dados e redes sociais.
Outubro
Web Stories no Google
Similar ao recurso de Stories do Instagram, o Google também aderiu a onda de conteúdos com esse formato e lançou o Web Stories.
Tudo começou com a AMP Stories, páginas de site otimizadas para um carregamento simplificado e praticamente instantâneo em dispositivos mobile. O formato era similar ao Stories, porém eram páginas que apareciam em resultados de busca feitos nestes dispositivos.
Vendo o potencial deste formato, o Google lançou o Web Stories em Outubro de 2020 após um rebranding. Agora, o “Stories do Google” aparece em destaque no Discover.
Se pararmos para pensar, parece que esse recurso está presente em todas as redes sociais e plataformas. Será que não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação? De qualquer forma, a gigante de tecnologia não quis ficar fora dessa tendência.
Novembro
Lançamento das guias no Instagram
Em Novembro o Instagram lançou o guias, um espaço para usuários criarem curadorias de todos os conteúdos da rede social, como fotos e vídeos publicados no feed, IGTV e Stories acessívels. Quem melhor para decidir o que é interessante além do próprio usuário?
Dezembro
Facebook é processado por 48 estados nos EUA
Nos Estados Unidos, 48 estados abriram um processo contra a empresa Facebook alegando práticas anticompetitivas.
E não foi apenas isso. A Federal Trade Comission também abriu um processo contra a plataforma por monopólio. Ao ler essa notícia a gente só pensa em uma coisa: “Eita!”.
Esse processo se trata das aquisições do Facebook nos últimos anos. Para quem não sabe, a empresa é detentora das grandes redes sociais e apps: Whatsapp, Instagram e Facebook. Então, ela pode ser obrigada a se desfazer dos dois primeiros citados.
Agora sim podemos dias adeus, 2020! Esse foi um ano extremo. Tivemos altos e baixos, mas vimos como a tecnologia e as pessoas são importantes. Estamos nos adaptando, descobrindo e, principalmente, criando. Já dizia aquela frase clichê, “Na crise, CRIE!”, não é mesmo?
Qual outro acontecimento você gostaria de mencionar na nossa retrospectiva do Marketing Digital em 2020? Compartilhe com a gente!