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18 de dezembro de 2020

Top of Mind: Faça a sua empresa ficar na mente dos consumidores

18 de dezembro de 2020

Top of Mind: Faça a sua empresa ficar na mente dos consumidores

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Quero começar esse texto fazendo uma pergunta para você: quando você pensa em refrigerantes, qual marca vem à sua mente primeiro? 

Se meus poderes de adivinhação ainda estiverem funcionando, provavelmente você deve ter respondido Coca-Cola. Acertei? 

Essa marca já se tornou um Top of Mind da sua categoria. Isso prova que a Coca-Cola já está enraizada na mente dos consumidores, uma vez que ela é lembrada, imediatamente, de maneira espontânea. O que garante, cada vez mais, esse grande sucesso que é a Coca-Cola! 

Ficou curioso? Quer saber mais sobre esse tal de Top of Mind? Então, continue sua leitura, porque a Agência Contato irá explicar tim-tim por tim-tim o que você deve fazer para sua empresa/marca não sair da mente dos consumidores.  

O que é Top of Mind? 

Como o próprio nome já diz, o Top of Mind refere-se aquilo que vem primeiro em sua mente. Para ficar mais simples, talvez possamos entender como aquilo que está “na ponta da língua”, que vem facilmente em nossa mente. 

Logo, o conceito desse termo, está relacionado a marcas e empresas que são as primeiras que os consumidores lembram quando questionados. 

Em bom português, quando a marca é tão bem contraída que passa a se tornar uma metonímia – quando uma marca representa o produto, quando a causa se refere ao efeito, ou quando uma parte substitui o conjunto completo. 

Por exemplo: Possivelmente você, ou alguém que você conheça, diz Bombril quando quer se referir a palha de aço. Isso acontece porque essa marca é tão bem estruturada que logo vem em nossa cabeça. 

Existem vários fatores que contribuem para isso, e você vai entender tudo ao longo do texto! 

Por que tantas empresas almejam ser Top of Mind? 

Atualmente nós temos muito acesso à informação com muita facilidade. Estamos expostos o tempo todo a uma quantidade incalculável de publicidade. Por isso, ser a principal referência em seu nicho de atuação faz toda a diferença! 

Geralmente, a marca mais importante, a Top of Mind, costumas ser a líder do mercado. Mas, isso não é uma regra, ok?! 

Essa relação de liderança pode ser atribuída, em especial, a dois fatores: 

  • Status Aspiracional: Quando a marca continua sendo desejada, mesmo que nem sempre seja propriamente consumida, seja por fatores econômicos ou outras coisas do gênero; 
  • Boca a Boca: Ao contrário do que muitos possam imaginar, essa estratégia de marketing está vivíssima! Com o avanço da tecnologia, nós a ressignificamos. Uma vez que, temos uma avalanche de informações e anúncios por todos os lados, as referências online e offline de amigos, ou até mesmo estranhos, passaram a ter ainda mais importância na hora de efetivarmos uma compra.  

O foco na experiência do consumidor pode expandir o alcance de uma marca e tornar as referências especialmente positivas. No entanto, para que essa frente tenha sucesso, a conciliação entre os valores corporativos e público-alvo é essencial. 

Ser Top of Mind não é apenas para gigantes 

Não tem como negar que marcas como as dos exemplos que citei anteriormente (Coca-Cola e Bombril) são líderes de vendas e referencias em todo o país. Mas, será que só esses gigantes podem ser Top of Mind? 

Com certeza não! 

Realmente, não tem como um pequeno empreendedor competir com marcas assim, afinal elas investem rios de dinheiro em comunicação e marketing anualmente. No entanto, usando as estratégias certas e realizando pesquisas com foco exclusivamente regional, empresas menores também podem investir em planejamento e divulgação e se dar muito bem no mercado, se tornando uma Top of Mind do seu raio de abrangência. 

O caminho para estar na mente do consumidor 

Mas como as pequenas empresas podem investir em estratégias que as coloquem em primeiro lugar na memória de seus consumidores? A Contato tem a resposta! 

Confira algumas estratégias importantes que vão fazer toda a diferença na divulgação da sua empresa. 

Antes de tudo, conheça o seu público

O primeiro passo é a construção da marca. Para isso, é necessário traçar seus maiores objetivos e seu valores de maneira a fazer com que a empresa tenha uma influência positiva junto ao público.  

Não adianta desenvolver uma super estratégia de marketing, se o seu público-alvo discorda dos valores que sua empresa defende. Portanto, você precisa definir sua persona e entendê-la completamente para assegurar que seu posicionamento corresponda com o público que você deseja atrair.  

Pesquisas de mercado, pesquisas de conteúdo e investimentos para promover a fidelização do cliente são estratégias que podem ajudá-lo a compreender o perfil do seu público ideal e, consequentemente, irá fazer uma contribuição positiva na identidade de sua marca. 

Invista em Branding 

A habilidade principal para se tornar uma empresa Top of Mind de sucesso é entender que essa é uma estratégia de longo prazo que deve ser reforçada continuamente.  

Realizar o branding é construir e gerenciar uma empresa com visão, missão e valores claros, que contribuem para uma marca mais bem-sucedida e também ajudam a construir uma imagem mais forte.  

Tudo isso promove a comunicação com o público e permite um contato mais íntimo com a empresa. 

Alinhamento de branding, público e produto 

É importante que saiba que as características da marca ajudam a humanizá-la e facilitam o alinhamento de expectativas. 

O branding é o processo de criar uma compreensão da oferta e da imagem que define o espaço de mercado que sua marca ocupará e como será percebida pelo público. Para que consiga entender seu posicionamento, você deve primeiro pensar sobre seus objetivos de negócios e o real valor que seu produto oferece. 

Seja consistente e frequente 

Embora essa relação exista, como dissemos: o conceito não está relacionado a ser a marca mais consumida, e sim a mais lembrada. 

Uma vez a credibilidade é conquistada, é necessário também investir na consistência e frequência da divulgação. Afinal, quando você faz parte do dia a dia das pessoas fica mais fácil se tornar uma referência.   

Top of Mind em pesquisas de mercado 

Como eu disse no início desse artigo, usar o Top of Mind em pesquisas de mercado consiste basicamente em uma única pergunta: 

Quando você pensa em um determinado tópico, qual é a primeira marca que vem à mente? 

Para que perguntas anteriores não afetem a resposta do entrevistado, esse questionamento sempre deverá vir no início da sua pesquisa. A marca citada de forma mais espontânea pelos consumidores é considerada a mais importante para aquela esfera que a pesquisa se refere. 

O Top of Mind não deve ser o único ponto no questionário, mesmo que seja essencialmente uma única pergunta. Assim como nas pesquisas NPS, você pode investigar mais os comportamentos do consumidor do que a pergunta principal. 

Estude as características do produto, reserve um tempo para medir a satisfação do cliente ou use a pesquisa para saber mais sobre seus concorrentes. 

Em última análise, o Top of Mind pode ajudá-lo a posicionar sua empresa nos segmentos de mercado, então pergunte aos clientes como eles se sentem a respeito deles e dos principais concorrentes de sua empresa. 

Se chegou até aqui, com certeza já entendeu o que é o conceito por trás do termo Top of Mind e já sabe como usá-lo em seu negócio. E se esse conteúdo ajudou você de alguma forma, também poderá ajudar seu colega! Compartilhe com seus amigos e nós conte o que achou sobre esse texto aqui nos comentários. Até o próximo post. 

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