Com o avançar da era digital, múltiplas mudanças ocorreram devido à alta competição entre as empresas, dessa forma, os 8 Ps do marketing digital surgiram como um complemento aos 4 Ps do marketing tradicional, aprimorando ainda mais os métodos antigos.
Com os 8 Ps do marketing digital, a principal mudança percebida nessa nova versão é que, antes, o produto era o maior atrativo do negócio, mas agora não é bem assim.
Afinal, nos dias atuais, o público espera que suas necessidades sejam atendidas por meio de suas próprias idas às compras. Ou seja, trata-se mais das necessidades do cliente do que do produto em si.
Pensando nisso, adotar uma abordagem mais direcionada ao público online é um dos motivos dos 8 Ps do marketing digital.
Porém, devido à evolução digital acima mencionada, a revolução no comportamento do consumidor faz com que os estudiosos de marketing precisem refinar ainda mais o conceito, razão pela qual surgiram os 8Ps do marketing digital.
Criado pelo especialista em marketing digital Conrado Adolpho, os 8 Ps do marketing digital são uma estratégia para acompanhar o cliente na jornada de compra de forma muito mais eficiente.
No entanto, esses 8 Ps do marketing digital são um complemento aos 4 Ps do marketing tradicional. Então, para auxiliar na compreensão total destes conceitos e mais alguns pontos importantes, será possível vê-los neste artigo.
Em que consiste o marketing digital?
Em resumo, o marketing digital é um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca em um ambiente online, sempre com o objetivo de divulgar a empresa e seus produtos.
Dessa forma, as marcas de gerador de energia predial e de outros diversos segmentos podem alavancar diferentes canais digitais e metodologias para analisar resultados em tempo real de modo a aumentar significativamente seus resultados.
Contudo, para aprofundar um pouco mais neste conceito, é preciso enfatizar que o crescimento é o objetivo de qualquer empreendimento e com o mundo digital cada vez mais avançado, o mercado se tornou ainda mais competitivo.
Até mesmo as empresas de serviços de portaria e controle de acesso precisaram se adaptar às novas estratégias de marketing para se manterem relevantes em seu nicho de atuação, além de potencializarem seu alcance e aumentarem a contração de seus serviços.
No entanto, nem todas as companhias sabem de que forma implementar as técnicas e estratégias de forma assertiva, portanto, preferem fazer a terceirização de serviços de marketing para agências especializadas.
Porém, o fato é que, desde 1990, meados em que o marketing digital surgiu, a maneira que as empresas utilizam a tecnologia para promover seus negócios mudou ativamente ano após ano.
O termo “marketing digital” vem se tornando ainda mais popular à medida que mais pessoas passaram a utilizar dispositivos digitais para pesquisarem sobre produtos, serviços e decidirem realizar as compras de forma muito mais confortável.
Só no Brasil, pesquisas relacionadas já mostram que são mais de 165 milhões de usuários conectados e que passam mais de dez horas por dia utilizando seus dispositivos para navegar na web.
Então, fica claro que o jeito de vender mais e crescer é usar a operação online. O desafio agora é como atingir esse público de forma relevante e que chame a atenção para o que a empresa tem a oferecer.
Entretanto, por mais desafiador que pareça, o marketing digital é, na verdade, uma grande oportunidade para as empresas como as de materiais gráficos para eventos fortalecerem sua marca e aumentarem suas oportunidades de negócios.
Além disso, inclui múltiplos aspectos como marketing de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, entre outras que aumentam seu alcance e impacto na jornada de compra do consumidor.
Quais os 4 Ps do marketing tradicional?
Os 4 Ps do marketing fazem parte do que é possível chamar de mix de marketing. São os pilares fundamentais de qualquer estratégia.
O conceito foi criado pelo professor Jerome McCarthy e propagado pelo grande professor de marketing Philip Kotler.
Por meio da definição desses quatro pilares principais, ele quer explicar por que algumas marcas são mais caras que outras, por que algumas marcas vendem mais que outras e por que algumas marcas promovem melhor que outras. Sendo assim, os Ps são:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção.
Tudo se resume a perguntas como: “quem sou eu?”, “qual é o meu produto?”, “onde estou e para onde quero ir?”. De uma maneira muito lógica para compreender os 4Ps, é definir o produto, onde encontrá-lo, quanto custará e como chegará aos ouvidos do público-alvo.
Depois de Kotler e McCarthy, ouve-se muitos comentários de que um novo P deveria ser adicionado. Especialmente, quando se leva em consideração um mundo cada vez mais conectado e em constante mudança.
Com isso, nasceu os 8 Ps do marketing digital, que foi a evolução da maneira de se fazer marketing na internet. Esse conceito será abordado a seguir.
Quais os 8 Ps do marketing digital?
Os métodos de marketing digital mais eficazes prevêem que cada público seguirá sua própria jornada de compra e, assim, ensinam como coletar dados, desenvolver estratégias e aumentar a relevância de uma empresa no âmbito da internet.
Portanto, por sua ampla aplicação, os 8 Ps do marketing digital são a base de todo tipo de estratégia no ambiente online. Os 8 Ps significam:
- Pesquisa;
- Planejamento;
- Produção;
- Publicação;
- Promoção;
- Propagação;
- Personalização;
- Precisão.
Quando aplicados corretamente, esses conceitos dos 8 Ps podem ajudar até mesmo uma assistência técnica forno micro-ondas Brastemp a obter resultados positivos no mundo digital. Mas para ter sucesso nessa empreitada, é fundamental estudar bem a estratégia.
A importância do mix de marketing
Por mais que o mix de marketing seja tradicional, ele é a base para qualquer estratégia digital. Os 4 Ps são fundamentais para atrair novos clientes e gerar leads qualificados para um negócio.
Alguns termos e conceitos estão sendo utilizados apenas agora com o marketing digital, porém, outros já estavam sendo muito usados bem antes da internet.
Empresas de conserto de impressora ou outros tipos de manutenção já utilizam muitas das estratégias do marketing tradicional para conseguir clientes e manter seus negócios operando de forma constante.
Já com o avanço tecnológico e surgimento da internet, o marketing digital possibilitou que essas e muitas outras empresas tivessem mais oportunidades para fazer negócios com uma abrangência de público bem maior.
Por isso, os 4 Ps do marketing tradicional foram complementados através dos 8 Ps do marketing digital, possibilitando que até empresas do ramo de sistema de alarme residencial via celular pudessem vender mais através da internet.
Quando e onde usar os 8 Ps do marketing digital?
A grande vantagem dos 8 Ps do marketing digital é o planejamento estratégico que ele propõe. Ele traz uma alternativa mais consistente e segura para as empresas poderem ter um direcionamento mais assertivo na hora de anunciar seus produtos e serviços online.
Através desses conceitos, é possível que uma empresa de comunicação visual possa ofertar letra caixa com led interno para um público mais qualificado ou até mesmo que pessoas interessadas encontrem a empresa e façam negócio.
Além disso, é possível que as empresas possam identificar, melhorar e medir os pontos fortes e fracos de um produto ou serviço com base nas estratégias que envolvem o marketing digital.
No entanto, embora os 8 Ps possam ajudar as empresas a se diferenciar da concorrência, eles não são o único determinante do sucesso geral, pois a concorrência em si é muito mais intensa por motivos além do planejamento.
É claro que os métodos de vendas mudam com frequência, e os 8 Ps do marketing digital são um bom exemplo, pois continuam a abranger os anos e a orientar novos negócios desde sua criação na década de 1960.
O que se faz necessário é saber utilizar corretamente todas as estratégias de modo a potencializar significativamente os resultados que uma empresa pode obter ao compreender os conceitos de marketing, seja tradicional ou digital.
Também é recomendável que, se possível, as empresas combinem ambos os conceitos de marketing tradicional e marketing digital para garantir uma abrangência ainda maior de público-alvo e assim ter melhores resultados para seu negócio.
Dessa forma, tanto os produtos e serviços comercializados, quanto às estratégias utilizadas, podem ser refinados. Tudo dependerá da metrificação adequada dos resultados e ação rápida para garantir o bom funcionamento das técnicas.
Considerações finais
Por fim, o uso do marketing, seja ele tradicional ou digital, pode, sem dúvidas, melhorar os resultados de qualquer tipo de negócio. Basta aplicar as técnicas, conceitos e estratégias da forma correta e adaptá-las para cada modelo de negócio.
Outra dica fundamental é saber moldar a linguagem para se conectar melhor com o público que se deseja atingir. Só assim será possível garantir que os objetivos, sejam vendas ou reconhecimento, possam ser atingidos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.