Hoje se tornou muito comum se deparar com propagandas enquanto se assiste algum vĆdeo no Youtube, certo?
Sejam elas pulĆ”veis ou nĆ£o, os anĆŗncios no Youtube vĆŖm se tornando cada vez mais comuns. De acordo com dados divulgados pela prĆ³pria plataforma, uma em cada trĆŖs pessoas do mundo que usam internet estĆ£o presentes no segundo maior buscador online. Isso representa uma fatia de 1,9 bilhĆ£o de pessoas.
Dessa forma, para os profissionais de marketing, isso representa uma enorme oportunidade para atingir seu pĆŗblico-alvo. A Contato trouxe no texto de hoje um guia completo para vocĆŖ entender como funciona o Youtube Ads. Boa leitura!
O que Ć© YouTube Ads?
O YouTube Ads Ć© a ferramenta que a prĆ³pria rede social disponibiliza para que anunciantes
promovam seus produtos, serviƧos ou conteĆŗdo para uma audiĆŖncia global. Com essa ferramenta, os anunciantes podem criar anĆŗncios em vĆdeo que sĆ£o exibidos antes, durante ou apĆ³s os vĆdeos que os usuĆ”rios assistem no YouTube.
Esses anĆŗncios podem ser segmentados com base em diversos critĆ©rios, como interesses demogrĆ”ficos, comportamentos de visualizaĆ§Ć£o e localizaĆ§Ć£o geogrĆ”fica, garantindo que os anĆŗncios sejam direcionados para o pĆŗblico certo. AlĆ©m disso, os anunciantes podem medir o desempenho de seus anĆŗncios por meio de mĆ©tricas detalhadas, permitindo que ajustem suas campanhas para obter melhores resultados e alcanƧar seus objetivos de marketing.
Por que anunciar no Youtube?
Agora que vocĆŖ conhece o Youtube Ads, deve estar se perguntando: por que anunciar nesta plataforma?
Por ser uma das maiores plataformas de compartilhamento de vĆdeos do mundo, o Youtube oferece um alcance massivo para as empresas, permitindo que elas atinjam um pĆŗblico global. Por isso, o YouTube Ads oferece opƧƵes avanƧadas de segmentaĆ§Ć£o, permitindo que os anunciantes direcionem seus anĆŗncios com base em critĆ©rios como idade, gĆŖnero, interesses, comportamentos de visualizaĆ§Ć£o e localizaĆ§Ć£o geogrĆ”fica.
AlĆ©m do mais, o vĆdeo Ć© um meio poderoso para contar histĆ³rias e envolver os espectadores. Dessa forma, os anĆŗncios em vĆdeo permitem que as empresas transmitam sua mensagem de forma envolvente e cativante.
Formatos de anĆŗncios do YouTube
Dentro do Youtube Ads hĆ” diferentes possibilidades de anĆŗncios, cada um com caracterĆsticas prĆ³prias. Por isso, antes de aprender como anunciar no Youtube Ć© importante conhecer as diferentes publicidades na plataforma. Continue lendo e saiba quais sĆ£o!
Bumper Ads
Os Bumper Ads sĆ£o os anĆŗncios exibidos antes de um vĆdeo comeƧar e que nĆ£o podem ser pulados pelo espectador. Com isso, hĆ” uma garantia de que o pĆŗblico interessado veja o anĆŗncio inteiro.
Devido Ć sua duraĆ§Ć£o (atĆ© 6 segundos), Ć© importante deixar a mensagem clara, objetiva e encantadora. Entretanto, por nĆ£o dar a opĆ§Ć£o para o espectador de pular o anĆŗncio, isso pode irritar o usuĆ”rio, que nĆ£o tĆŖm controle sobre o que estĆ” consumindo.
AnĆŗncios In-Stream ignorĆ”veis
Um dos formatos mais populares sĆ£o os anĆŗncios In-Stream ignorĆ”veis, que podem ser exibidos antes, durante ou depois de um vĆdeo. Eles sĆ£o os vĆdeos pulĆ”veis, ou seja, depois de 5 segundos o espectador pode saltar o restante da reproduĆ§Ć£o, caso nĆ£o tenham interesse pelo conteĆŗdo.
Esse tipo de anĆŗncio Ć© uma boa opĆ§Ć£o para diferentes objetivos, como a geraĆ§Ć£o de leads, trĆ”fego para um site, vendas, reconhecimento de marca ou consideraĆ§Ć£o de produto.
Outra vantagem desse tipo de anĆŗncio Ć© que possĆvel escolher a forma que pretende pagar pelos resultados. Ao escolher o CPV, o anunciante paga sempre que o espectador assiste 30 segundos do vĆdeo ou o anĆŗncio por inteiro. Caso o anunciante opte por uma estratĆ©gia que maximize as conversƵes, ele terĆ” que escolher entre o CPM e o CPA que gostaria de pagar e a cobranƧa serĆ” feita de acordo com as impressƵes.
AnĆŗncios In-Stream nĆ£o ignorĆ”veis
Assim como os anĆŗncios In-Stream ignorĆ”veis, os anĆŗncios nĆ£o pulĆ”veis podem ser exibidos antes, durante e depois do vĆdeo. PorĆ©m, a grande diferenƧa entre eles Ć© que o vĆdeo nĆ£o pulĆ”vel nĆ£o pode ser ignorado pelo espectador, ou seja, existe uma obrigatoriedade de assisti-lo atĆ© o final para continuar o conteĆŗdo.
Dessa forma, seu principal objetivo Ć© maior alcance e reconhecimento de marca, alĆ©m de ter uma duraĆ§Ć£o de atĆ© 15 segundos e pagamento feito sobre impressƵes, de acordo com o CPM desejado.
AnĆŗncios de sobreposiĆ§Ć£o
Outra opĆ§Ć£o de anĆŗncios do Youtube sĆ£o os de sobreposiĆ§Ć£o, que sĆ£o um tipo de formato de anĆŗncio em vĆdeo que aparece como sobreposiƧƵes grĆ”ficas na parte inferior dos vĆdeos. Eles sĆ£o exibidos dentro do player de vĆdeo enquanto o conteĆŗdo de vĆdeo principal estĆ” sendo reproduzido e sĆ£o projetados para atrair a atenĆ§Ć£o dos espectadores sem interromper completamente a experiĆŖncia de visualizaĆ§Ć£o.
Esse tipo de anĆŗncio pode ser uma opĆ§Ć£o eficaz para os anunciantes que desejam alcanƧar seu pĆŗblico-alvo no YouTube sem interromper abruptamente a experiĆŖncia de visualizaĆ§Ć£o dos espectadores. Eles oferecem a oportunidade de promover produtos, serviƧos ou mensagens de maneira sutil, mas atraente, dentro dos vĆdeos da plataforma.
AnĆŗncios de vĆdeo discovery
Pensados com o objetivo de consideraĆ§Ć£o de produto e marca, os anĆŗncios de vĆdeo discovery do Youtube funcionam promovendo o conteĆŗdo para mais pessoas. Dessa forma, eles sĆ£o posicionados em locais tradicionais de descoberta, como na pĆ”gina inicial do Youtube, na lista de resultados de pesquisa e nos vĆdeos relacionados.
Suas principais vantagens estĆ£o no funcionamento em computadores e dispositivos mĆ³veis, assim como o mĆ©todo de cobranƧa: o anunciante sĆ³ paga quando o espectador clicar na miniatura do anĆŗncio para ver o conteĆŗdo.
In-Feed Video Ads
Os anĆŗncios In-Feed Video Ads, ou simplesmente anĆŗncios de vĆdeo no feed, sĆ£o os anĆŗncios que aparecem nos feeds de vĆdeos recomendados e em outras seƧƵes de descoberta de conteĆŗdo no YouTube. Eles sĆ£o projetados para se misturar organicamente com os vĆdeos que os usuĆ”rios estĆ£o navegando, permitindo que os anunciantes alcancem seu pĆŗblico-alvo enquanto eles estĆ£o consumindo outros vĆdeos no YouTube.
Eles sĆ£o uma maneira eficaz de promover produtos, serviƧos ou mensagens no YouTube, pois permitem que os anunciantes alcancem os espectadores enquanto eles estĆ£o ativamente explorando o conteĆŗdo da plataforma. No entanto, Ć© importante criar anĆŗncios relevantes e atraentes para que os usuĆ”rios cliquem neles e se envolvam com seu conteĆŗdo promocional.
Masthead
JĆ” outro formato de anĆŗncio do Youtube Ads Ć© o masthead, que Ć© um vĆdeo que aparece na parte superior da home do Youtube. Pelo fato de que muitos usuĆ”rios da rede social pesquisam os vĆdeos que pretendem ver por essa pĆ”gina inicial, esse tipo de anĆŗncio Ć© uma Ć³tima oportunidade para o anunciante.
Entretanto, esse tipo de anĆŗncio tem algumas especificidades. A primeira Ć© que sĆ³ Ć© possĆvel anunciar desta forma fazendo uma reserva de espaƧo, sendo necessĆ”rio entrar em contato com um representante de vendas do Google. AlĆ©m disso, o vĆdeo normalmente Ć© exibido automaticamente para os espectadores com o som desativado, ou seja, sua mensagem precisa ser passada adiante sem depender do Ć”udio.
SegmentaƧƵes do Youtube Ads
Segmentar o pĆŗblico-alvo no YouTube Ads Ć© fundamental para garantir que seus anĆŗncios sejam exibidos para pessoas que tĆŖm maior probabilidade de se interessar pelo seu conteĆŗdo ou oferta.
Dessa forma, o YouTube oferece vĆ”rias opƧƵes de segmentaĆ§Ć£o para ajudar os anunciantes a direcionar seus anĆŗncios para pĆŗblicos especĆficos. Entre elas, podemos destacar:
- Rede de Pesquisa ou VĆdeos: essa Ć© a maneira na qual vocĆŖ quer que seu vĆdeo seja exibido. Caso opte pela rede de pesquisa, os anĆŗncios serĆ£o mostrados nos resultados das pesquisas, em canais, pĆ”ginas do vĆdeo e na pĆ”gina inicial do Youtube. JĆ” se preferir a opĆ§Ć£o vĆdeo, ele serĆ” exibido na Rede de Display do Google.
- LocalizaĆ§Ć£o: outra forma de segmentaĆ§Ć£o Ć© atravĆ©s da localizaĆ§Ć£o dos usuĆ”rios. Dessa forma vocĆŖ pode delimitar quais serĆ£o as regiƵes interessantes para o seu negĆ³cio e, assim, o anĆŗncio serĆ” exibido para quem estiver nelas.
- Dispositivos: alĆ©m da localizaĆ§Ć£o, Ć© possĆvel delimitar o conteĆŗdo para determinado tipo de aparelho, sistema operacional e operadora.
- Perfil: outra segmentaĆ§Ć£o possĆvel Ć© atravĆ©s do pĆŗblico-alvo, que pode ser definido por idade, estado civil, gĆŖnero, interesses, entre outras.
Como anunciar no youtube?
Se vocĆŖ chegou atĆ© aqui, vocĆŖ percebeu o potencial que os anĆŗncios do Youtube Ads tĆŖm. Dessa forma, continue lendo e saiba como criar um anĆŗncio no Youtube!
Crie um canal
Caso vocĆŖ nĆ£o tenha um canal especĆfico para o seu negĆ³cio, o primeiro passo Ć© criar um canal. Neste caso, existem duas opƧƵes: criar um canal do zero no Youtube ou fazer login em sua conta no Google, caso jĆ” tenha uma.
Por isso, uma dica para completar o canal Ć© adicionar uma descriĆ§Ć£o sobre a sua marca e os temas dos conteĆŗdos que vai publicar. AlĆ©m disso, para obter melhores resultados em SEO, trabalhe com palavras-chave, links estratĆ©gicos e vincular o site do seu negĆ³cio com a plataforma.
Adicione uma nova campanha
Depois de criar o canal, iremos criar a campanha em si. Para isso, clique no botĆ£o de ā+ā em azul Ć esquerda e, em seguida, clique em ānova campanhaā. Outra maneira Ć© clicando no ā+ nova campanhaā no centro da pĆ”gina.
Defina o objetivo do seu anĆŗncio
ApĆ³s criar a campanha, Ć© importante definir o objetivo do anĆŗncio. No Youtube Ads hĆ” dois objetivos: āPromoƧƵes de appā e āVisitas a lojas e locais de produĆ§Ć£oā. Caso vocĆŖ pretenda fazer anĆŗncios de visualizaĆ§Ć£o, Ć© preciso que o objetivo da campanha tenha acesso a Rede de Display do Google. JĆ” se forem anĆŗncios pulĆ”veis, nĆ£o pulĆ”veis ou de sobreposiĆ§Ć£o, os objetivos precisam dar acesso aos vĆdeos.
Escolha o local de destino do seu anĆŗncio
ApĆ³s deixar claro o objetivo da sua campanha, Ć© preciso pensar o destino do seu anĆŗncio, ou seja, para onde vocĆŖ quer que as pessoas sejam direcionadas apĆ³s clicarem no anĆŗncio no Youtube Ads. Elas podem ser direcionadas para outro vĆdeo, para o canal do seu negĆ³cio ou atĆ© para o seu site.
Segmente o seu pĆŗblico
O Ćŗltimo passo Ć© selecionar o perfil do pĆŗblico para o qual quer anunciar. AlĆ©m de segmentar por idade, gĆŖnero ou interesses, Ć© possĆvel escolher temas correspondentes ao nicho que quer alcanƧar e inserir frases de busca (palavras-chave).
E aĆ, descobriu como anunciar no Youtube Ads? NĆ£o deixe de acompanhar o Blog da Contato para ficar por dentro das dicas de Marketing Digital. AtĆ© a prĆ³xima!