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Como anunciar no Youtube.
3 de outubro de 2023

Como anunciar no youtube? ConheƧa o Youtube Ads

Como anunciar no Youtube.
3 de outubro de 2023

Como anunciar no youtube? ConheƧa o Youtube Ads

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Hoje se tornou muito comum se deparar com propagandas enquanto se assiste algum vĆ­deo no Youtube, certo?  

Sejam elas pulĆ”veis ou nĆ£o, os anĆŗncios no Youtube vĆŖm se tornando cada vez mais comuns. De acordo com dados divulgados pela prĆ³pria plataforma, uma em cada trĆŖs pessoas do mundo que usam internet estĆ£o presentes no segundo maior buscador online. Isso representa uma fatia de 1,9 bilhĆ£o de pessoas.

Dessa forma, para os profissionais de marketing, isso representa uma enorme oportunidade para atingir seu pĆŗblico-alvo. A Contato trouxe no texto de hoje um guia completo para vocĆŖ entender como funciona o Youtube Ads. Boa leitura! 

O que Ć© YouTube Ads?

O YouTube Ads Ć© a ferramenta que a prĆ³pria rede social disponibiliza para que anunciantes 

promovam seus produtos, serviƧos ou conteĆŗdo para uma audiĆŖncia global. Com essa ferramenta, os anunciantes podem criar anĆŗncios em vĆ­deo que sĆ£o exibidos antes, durante ou apĆ³s os vĆ­deos que os usuĆ”rios assistem no YouTube. 

Esses anĆŗncios podem ser segmentados com base em diversos critĆ©rios, como interesses demogrĆ”ficos, comportamentos de visualizaĆ§Ć£o e localizaĆ§Ć£o geogrĆ”fica, garantindo que os anĆŗncios sejam direcionados para o pĆŗblico certo. AlĆ©m disso, os anunciantes podem medir o desempenho de seus anĆŗncios por meio de mĆ©tricas detalhadas, permitindo que ajustem suas campanhas para obter melhores resultados e alcanƧar seus objetivos de marketing. 

Por que anunciar no Youtube?

Agora que vocĆŖ conhece o Youtube Ads, deve estar se perguntando: por que anunciar nesta plataforma? 

Por ser uma das maiores plataformas de compartilhamento de vĆ­deos do mundo, o Youtube oferece um alcance massivo para as empresas, permitindo que elas atinjam um pĆŗblico global. Por isso, o YouTube Ads oferece opƧƵes avanƧadas de segmentaĆ§Ć£o, permitindo que os anunciantes direcionem seus anĆŗncios com base em critĆ©rios como idade, gĆŖnero, interesses, comportamentos de visualizaĆ§Ć£o e localizaĆ§Ć£o geogrĆ”fica. 

AlĆ©m do mais, o vĆ­deo Ć© um meio poderoso para contar histĆ³rias e envolver os espectadores. Dessa forma, os anĆŗncios em vĆ­deo permitem que as empresas transmitam sua mensagem de forma envolvente e cativante. 

Formatos de anĆŗncios do YouTube

Dentro do Youtube Ads hĆ” diferentes possibilidades de anĆŗncios, cada um com caracterĆ­sticas prĆ³prias. Por isso, antes de aprender como anunciar no Youtube Ć© importante conhecer as diferentes publicidades na plataforma. Continue lendo e saiba quais sĆ£o! 

Bumper Ads

Os Bumper Ads sĆ£o os anĆŗncios exibidos antes de um vĆ­deo comeƧar e que nĆ£o podem ser pulados pelo espectador. Com isso, hĆ” uma garantia de que o pĆŗblico interessado veja o anĆŗncio inteiro.  

Devido Ć  sua duraĆ§Ć£o (atĆ© 6 segundos), Ć© importante deixar a mensagem clara, objetiva e encantadora. Entretanto, por nĆ£o dar a opĆ§Ć£o para o espectador de pular o anĆŗncio, isso pode irritar o usuĆ”rio, que nĆ£o tĆŖm controle sobre o que estĆ” consumindo. 

AnĆŗncios In-Stream ignorĆ”veis

Um dos formatos mais populares sĆ£o os anĆŗncios In-Stream ignorĆ”veis, que podem ser exibidos antes, durante ou depois de um vĆ­deo. Eles sĆ£o os vĆ­deos pulĆ”veis, ou seja, depois de 5 segundos o espectador pode saltar o restante da reproduĆ§Ć£o, caso nĆ£o tenham interesse pelo conteĆŗdo. 

Esse tipo de anĆŗncio Ć© uma boa opĆ§Ć£o para diferentes objetivos, como a geraĆ§Ć£o de leads, trĆ”fego para um site, vendas, reconhecimento de marca ou consideraĆ§Ć£o de produto. 

Outra vantagem desse tipo de anĆŗncio Ć© que possĆ­vel escolher a forma que pretende pagar pelos resultados. Ao escolher o CPV, o anunciante paga sempre que o espectador assiste 30 segundos do vĆ­deo ou o anĆŗncio por inteiro. Caso o anunciante opte por uma estratĆ©gia que maximize as conversƵes, ele terĆ” que escolher entre o CPM e o CPA que gostaria de pagar e a cobranƧa serĆ” feita de acordo com as impressƵes. 

AnĆŗncios In-Stream nĆ£o ignorĆ”veis

Assim como os anĆŗncios In-Stream ignorĆ”veis, os anĆŗncios nĆ£o pulĆ”veis podem ser exibidos antes, durante e depois do vĆ­deo. PorĆ©m, a grande diferenƧa entre eles Ć© que o vĆ­deo nĆ£o pulĆ”vel nĆ£o pode ser ignorado pelo espectador, ou seja, existe uma obrigatoriedade de assisti-lo atĆ© o final para continuar o conteĆŗdo. 

Dessa forma, seu principal objetivo Ć© maior alcance e reconhecimento de marca, alĆ©m de ter uma duraĆ§Ć£o de atĆ© 15 segundos e pagamento feito sobre impressƵes, de acordo com o CPM desejado. 

AnĆŗncios de sobreposiĆ§Ć£o

Outra opĆ§Ć£o de anĆŗncios do Youtube sĆ£o os de sobreposiĆ§Ć£o, que sĆ£o um tipo de formato de anĆŗncio em vĆ­deo que aparece como sobreposiƧƵes grĆ”ficas na parte inferior dos vĆ­deos. Eles sĆ£o exibidos dentro do player de vĆ­deo enquanto o conteĆŗdo de vĆ­deo principal estĆ” sendo reproduzido e sĆ£o projetados para atrair a atenĆ§Ć£o dos espectadores sem interromper completamente a experiĆŖncia de visualizaĆ§Ć£o.

Esse tipo de anĆŗncio pode ser uma opĆ§Ć£o eficaz para os anunciantes que desejam alcanƧar seu pĆŗblico-alvo no YouTube sem interromper abruptamente a experiĆŖncia de visualizaĆ§Ć£o dos espectadores. Eles oferecem a oportunidade de promover produtos, serviƧos ou mensagens de maneira sutil, mas atraente, dentro dos vĆ­deos da plataforma.

AnĆŗncios de vĆ­deo discovery

Pensados com o objetivo de consideraĆ§Ć£o de produto e marca, os anĆŗncios de vĆ­deo discovery do Youtube funcionam promovendo o conteĆŗdo para mais pessoas. Dessa forma, eles sĆ£o posicionados em locais tradicionais de descoberta, como na pĆ”gina inicial do Youtube, na lista de resultados de pesquisa e nos vĆ­deos relacionados. 

Suas principais vantagens estĆ£o no funcionamento em computadores e dispositivos mĆ³veis, assim como o mĆ©todo de cobranƧa: o anunciante sĆ³ paga quando o espectador clicar na miniatura do anĆŗncio para ver o conteĆŗdo. 

In-Feed Video Ads

Os anĆŗncios In-Feed Video Ads, ou simplesmente anĆŗncios de vĆ­deo no feed, sĆ£o os anĆŗncios que aparecem nos feeds de vĆ­deos recomendados e em outras seƧƵes de descoberta de conteĆŗdo no YouTube. Eles sĆ£o projetados para se misturar organicamente com os vĆ­deos que os usuĆ”rios estĆ£o navegando, permitindo que os anunciantes alcancem seu pĆŗblico-alvo enquanto eles estĆ£o consumindo outros vĆ­deos no YouTube.

Eles sĆ£o uma maneira eficaz de promover produtos, serviƧos ou mensagens no YouTube, pois permitem que os anunciantes alcancem os espectadores enquanto eles estĆ£o ativamente explorando o conteĆŗdo da plataforma. No entanto, Ć© importante criar anĆŗncios relevantes e atraentes para que os usuĆ”rios cliquem neles e se envolvam com seu conteĆŗdo promocional.

Masthead 

JĆ” outro formato de anĆŗncio do Youtube Ads Ć© o masthead, que Ć© um vĆ­deo que aparece na parte superior da home do Youtube. Pelo fato de que muitos usuĆ”rios da rede social pesquisam os vĆ­deos que pretendem ver por essa pĆ”gina inicial, esse tipo de anĆŗncio Ć© uma Ć³tima oportunidade para o anunciante. 

Entretanto, esse tipo de anĆŗncio tem algumas especificidades. A primeira Ć© que sĆ³ Ć© possĆ­vel anunciar desta forma fazendo uma reserva de espaƧo, sendo necessĆ”rio entrar em contato com um representante de vendas do Google. AlĆ©m disso, o vĆ­deo normalmente Ć© exibido automaticamente para os espectadores com o som desativado, ou seja, sua mensagem precisa ser passada adiante sem depender do Ć”udio. 

SegmentaƧƵes do Youtube Ads

Segmentar o pĆŗblico-alvo no YouTube Ads Ć© fundamental para garantir que seus anĆŗncios sejam exibidos para pessoas que tĆŖm maior probabilidade de se interessar pelo seu conteĆŗdo ou oferta. 

Dessa forma, o YouTube oferece vĆ”rias opƧƵes de segmentaĆ§Ć£o para ajudar os anunciantes a direcionar seus anĆŗncios para pĆŗblicos especĆ­ficos. Entre elas, podemos destacar: 

  • Rede de Pesquisa ou VĆ­deos: essa Ć© a maneira na qual vocĆŖ quer que seu vĆ­deo seja exibido. Caso opte pela rede de pesquisa, os anĆŗncios serĆ£o mostrados nos resultados das pesquisas, em canais, pĆ”ginas do vĆ­deo e na pĆ”gina inicial do Youtube. JĆ” se preferir a opĆ§Ć£o vĆ­deo, ele serĆ” exibido na Rede de Display do Google. 
  • LocalizaĆ§Ć£o: outra forma de segmentaĆ§Ć£o Ć© atravĆ©s da localizaĆ§Ć£o dos usuĆ”rios. Dessa forma vocĆŖ pode delimitar quais serĆ£o as regiƵes interessantes para o seu negĆ³cio e, assim, o anĆŗncio serĆ” exibido para quem estiver nelas. 
  • Dispositivos: alĆ©m da localizaĆ§Ć£o, Ć© possĆ­vel delimitar o conteĆŗdo para determinado tipo de aparelho, sistema operacional e operadora. 
  • Perfil: outra segmentaĆ§Ć£o possĆ­vel Ć© atravĆ©s do pĆŗblico-alvo, que pode ser definido por idade, estado civil, gĆŖnero, interesses, entre outras. 

Como anunciar no youtube? 

Se vocĆŖ chegou atĆ© aqui, vocĆŖ percebeu o potencial que os anĆŗncios do Youtube Ads tĆŖm. Dessa forma, continue lendo e saiba como criar um anĆŗncio no Youtube! 

Crie um canal

Caso vocĆŖ nĆ£o tenha um canal especĆ­fico para o seu negĆ³cio, o primeiro passo Ć© criar um canal. Neste caso, existem duas opƧƵes: criar um canal do zero no Youtube ou fazer login em sua conta no Google, caso jĆ” tenha uma.  

Por isso, uma dica para completar o canal Ć© adicionar uma descriĆ§Ć£o sobre a sua marca e os temas dos conteĆŗdos que vai publicar. AlĆ©m disso, para obter melhores resultados em SEO, trabalhe com palavras-chave, links estratĆ©gicos e vincular o site do seu negĆ³cio com a plataforma. 

Adicione uma nova campanha

Depois de criar o canal, iremos criar a campanha em si. Para isso, clique no botĆ£o de ā€œ+ā€ em azul Ć  esquerda e, em seguida, clique em ā€œnova campanhaā€. Outra maneira Ć© clicando no ā€œ+ nova campanhaā€ no centro da pĆ”gina.

Defina o objetivo do seu anĆŗncio

ApĆ³s criar a campanha, Ć© importante definir o objetivo do anĆŗncio. No Youtube Ads hĆ” dois objetivos: ā€œPromoƧƵes de appā€ e ā€œVisitas a lojas e locais de produĆ§Ć£oā€. Caso vocĆŖ pretenda fazer anĆŗncios de visualizaĆ§Ć£o, Ć© preciso que o objetivo da campanha tenha acesso a Rede de Display do Google. JĆ” se forem anĆŗncios pulĆ”veis, nĆ£o pulĆ”veis ou de sobreposiĆ§Ć£o, os objetivos precisam dar acesso aos vĆ­deos. 

Escolha o local de destino do seu anĆŗncio

ApĆ³s deixar claro o objetivo da sua campanha, Ć© preciso pensar o destino do seu anĆŗncio, ou seja, para onde vocĆŖ quer que as pessoas sejam direcionadas apĆ³s clicarem no anĆŗncio no Youtube Ads. Elas podem ser direcionadas para outro vĆ­deo, para o canal do seu negĆ³cio ou atĆ© para o seu site. 

Segmente o seu pĆŗblico

O Ćŗltimo passo Ć© selecionar o perfil do pĆŗblico para o qual quer anunciar. AlĆ©m de segmentar por idade, gĆŖnero ou interesses, Ć© possĆ­vel escolher temas correspondentes ao nicho que quer alcanƧar e inserir frases de busca (palavras-chave).

E aĆ­, descobriu como anunciar no Youtube Ads? NĆ£o deixe de acompanhar o Blog da Contato para ficar por dentro das dicas de Marketing Digital. AtĆ© a prĆ³xima! 

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