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Como anunciar no Youtube.
3 de outubro de 2023

Como anunciar no youtube? Conheça o Youtube Ads

Como anunciar no Youtube.
3 de outubro de 2023

Como anunciar no youtube? Conheça o Youtube Ads

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Hoje se tornou muito comum se deparar com propagandas enquanto se assiste algum vídeo no Youtube, certo?  

Sejam elas puláveis ou não, os anúncios no Youtube vêm se tornando cada vez mais comuns. De acordo com dados divulgados pela própria plataforma, uma em cada três pessoas do mundo que usam internet estão presentes no segundo maior buscador online. Isso representa uma fatia de 1,9 bilhão de pessoas.

Dessa forma, para os profissionais de marketing, isso representa uma enorme oportunidade para atingir seu público-alvo. A Contato trouxe no texto de hoje um guia completo para você entender como funciona o Youtube Ads. Boa leitura! 

O que é YouTube Ads?

O YouTube Ads é a ferramenta que a própria rede social disponibiliza para que anunciantes 

promovam seus produtos, serviços ou conteúdo para uma audiência global. Com essa ferramenta, os anunciantes podem criar anúncios em vídeo que são exibidos antes, durante ou após os vídeos que os usuários assistem no YouTube. 

Esses anúncios podem ser segmentados com base em diversos critérios, como interesses demográficos, comportamentos de visualização e localização geográfica, garantindo que os anúncios sejam direcionados para o público certo. Além disso, os anunciantes podem medir o desempenho de seus anúncios por meio de métricas detalhadas, permitindo que ajustem suas campanhas para obter melhores resultados e alcançar seus objetivos de marketing. 

Por que anunciar no Youtube?

Agora que você conhece o Youtube Ads, deve estar se perguntando: por que anunciar nesta plataforma? 

Por ser uma das maiores plataformas de compartilhamento de vídeos do mundo, o Youtube oferece um alcance massivo para as empresas, permitindo que elas atinjam um público global. Por isso, o YouTube Ads oferece opções avançadas de segmentação, permitindo que os anunciantes direcionem seus anúncios com base em critérios como idade, gênero, interesses, comportamentos de visualização e localização geográfica. 

Além do mais, o vídeo é um meio poderoso para contar histórias e envolver os espectadores. Dessa forma, os anúncios em vídeo permitem que as empresas transmitam sua mensagem de forma envolvente e cativante. 

Formatos de anúncios do YouTube

Dentro do Youtube Ads há diferentes possibilidades de anúncios, cada um com características próprias. Por isso, antes de aprender como anunciar no Youtube é importante conhecer as diferentes publicidades na plataforma. Continue lendo e saiba quais são! 

Bumper Ads

Os Bumper Ads são os anúncios exibidos antes de um vídeo começar e que não podem ser pulados pelo espectador. Com isso, há uma garantia de que o público interessado veja o anúncio inteiro.  

Devido à sua duração (até 6 segundos), é importante deixar a mensagem clara, objetiva e encantadora. Entretanto, por não dar a opção para o espectador de pular o anúncio, isso pode irritar o usuário, que não têm controle sobre o que está consumindo. 

Anúncios In-Stream ignoráveis

Um dos formatos mais populares são os anúncios In-Stream ignoráveis, que podem ser exibidos antes, durante ou depois de um vídeo. Eles são os vídeos puláveis, ou seja, depois de 5 segundos o espectador pode saltar o restante da reprodução, caso não tenham interesse pelo conteúdo. 

Esse tipo de anúncio é uma boa opção para diferentes objetivos, como a geração de leads, tráfego para um site, vendas, reconhecimento de marca ou consideração de produto. 

Outra vantagem desse tipo de anúncio é que possível escolher a forma que pretende pagar pelos resultados. Ao escolher o CPV, o anunciante paga sempre que o espectador assiste 30 segundos do vídeo ou o anúncio por inteiro. Caso o anunciante opte por uma estratégia que maximize as conversões, ele terá que escolher entre o CPM e o CPA que gostaria de pagar e a cobrança será feita de acordo com as impressões. 

Anúncios In-Stream não ignoráveis

Assim como os anúncios In-Stream ignoráveis, os anúncios não puláveis podem ser exibidos antes, durante e depois do vídeo. Porém, a grande diferença entre eles é que o vídeo não pulável não pode ser ignorado pelo espectador, ou seja, existe uma obrigatoriedade de assisti-lo até o final para continuar o conteúdo. 

Dessa forma, seu principal objetivo é maior alcance e reconhecimento de marca, além de ter uma duração de até 15 segundos e pagamento feito sobre impressões, de acordo com o CPM desejado. 

Anúncios de sobreposição

Outra opção de anúncios do Youtube são os de sobreposição, que são um tipo de formato de anúncio em vídeo que aparece como sobreposições gráficas na parte inferior dos vídeos. Eles são exibidos dentro do player de vídeo enquanto o conteúdo de vídeo principal está sendo reproduzido e são projetados para atrair a atenção dos espectadores sem interromper completamente a experiência de visualização.

Esse tipo de anúncio pode ser uma opção eficaz para os anunciantes que desejam alcançar seu público-alvo no YouTube sem interromper abruptamente a experiência de visualização dos espectadores. Eles oferecem a oportunidade de promover produtos, serviços ou mensagens de maneira sutil, mas atraente, dentro dos vídeos da plataforma.

Anúncios de vídeo discovery

Pensados com o objetivo de consideração de produto e marca, os anúncios de vídeo discovery do Youtube funcionam promovendo o conteúdo para mais pessoas. Dessa forma, eles são posicionados em locais tradicionais de descoberta, como na página inicial do Youtube, na lista de resultados de pesquisa e nos vídeos relacionados. 

Suas principais vantagens estão no funcionamento em computadores e dispositivos móveis, assim como o método de cobrança: o anunciante só paga quando o espectador clicar na miniatura do anúncio para ver o conteúdo. 

In-Feed Video Ads

Os anúncios In-Feed Video Ads, ou simplesmente anúncios de vídeo no feed, são os anúncios que aparecem nos feeds de vídeos recomendados e em outras seções de descoberta de conteúdo no YouTube. Eles são projetados para se misturar organicamente com os vídeos que os usuários estão navegando, permitindo que os anunciantes alcancem seu público-alvo enquanto eles estão consumindo outros vídeos no YouTube.

Eles são uma maneira eficaz de promover produtos, serviços ou mensagens no YouTube, pois permitem que os anunciantes alcancem os espectadores enquanto eles estão ativamente explorando o conteúdo da plataforma. No entanto, é importante criar anúncios relevantes e atraentes para que os usuários cliquem neles e se envolvam com seu conteúdo promocional.

Masthead 

Já outro formato de anúncio do Youtube Ads é o masthead, que é um vídeo que aparece na parte superior da home do Youtube. Pelo fato de que muitos usuários da rede social pesquisam os vídeos que pretendem ver por essa página inicial, esse tipo de anúncio é uma ótima oportunidade para o anunciante. 

Entretanto, esse tipo de anúncio tem algumas especificidades. A primeira é que só é possível anunciar desta forma fazendo uma reserva de espaço, sendo necessário entrar em contato com um representante de vendas do Google. Além disso, o vídeo normalmente é exibido automaticamente para os espectadores com o som desativado, ou seja, sua mensagem precisa ser passada adiante sem depender do áudio. 

Segmentações do Youtube Ads

Segmentar o público-alvo no YouTube Ads é fundamental para garantir que seus anúncios sejam exibidos para pessoas que têm maior probabilidade de se interessar pelo seu conteúdo ou oferta. 

Dessa forma, o YouTube oferece várias opções de segmentação para ajudar os anunciantes a direcionar seus anúncios para públicos específicos. Entre elas, podemos destacar: 

  • Rede de Pesquisa ou Vídeos: essa é a maneira na qual você quer que seu vídeo seja exibido. Caso opte pela rede de pesquisa, os anúncios serão mostrados nos resultados das pesquisas, em canais, páginas do vídeo e na página inicial do Youtube. Já se preferir a opção vídeo, ele será exibido na Rede de Display do Google. 
  • Localização: outra forma de segmentação é através da localização dos usuários. Dessa forma você pode delimitar quais serão as regiões interessantes para o seu negócio e, assim, o anúncio será exibido para quem estiver nelas. 
  • Dispositivos: além da localização, é possível delimitar o conteúdo para determinado tipo de aparelho, sistema operacional e operadora. 
  • Perfil: outra segmentação possível é através do público-alvo, que pode ser definido por idade, estado civil, gênero, interesses, entre outras. 

Como anunciar no youtube? 

Se você chegou até aqui, você percebeu o potencial que os anúncios do Youtube Ads têm. Dessa forma, continue lendo e saiba como criar um anúncio no Youtube! 

Crie um canal

Caso você não tenha um canal específico para o seu negócio, o primeiro passo é criar um canal. Neste caso, existem duas opções: criar um canal do zero no Youtube ou fazer login em sua conta no Google, caso já tenha uma.  

Por isso, uma dica para completar o canal é adicionar uma descrição sobre a sua marca e os temas dos conteúdos que vai publicar. Além disso, para obter melhores resultados em SEO, trabalhe com palavras-chave, links estratégicos e vincular o site do seu negócio com a plataforma. 

Adicione uma nova campanha

Depois de criar o canal, iremos criar a campanha em si. Para isso, clique no botão de “+” em azul à esquerda e, em seguida, clique em “nova campanha”. Outra maneira é clicando no “+ nova campanha” no centro da página.

Defina o objetivo do seu anúncio

Após criar a campanha, é importante definir o objetivo do anúncio. No Youtube Ads há dois objetivos: “Promoções de app” e “Visitas a lojas e locais de produção”. Caso você pretenda fazer anúncios de visualização, é preciso que o objetivo da campanha tenha acesso a Rede de Display do Google. Já se forem anúncios puláveis, não puláveis ou de sobreposição, os objetivos precisam dar acesso aos vídeos. 

Escolha o local de destino do seu anúncio

Após deixar claro o objetivo da sua campanha, é preciso pensar o destino do seu anúncio, ou seja, para onde você quer que as pessoas sejam direcionadas após clicarem no anúncio no Youtube Ads. Elas podem ser direcionadas para outro vídeo, para o canal do seu negócio ou até para o seu site. 

Segmente o seu público

O último passo é selecionar o perfil do público para o qual quer anunciar. Além de segmentar por idade, gênero ou interesses, é possível escolher temas correspondentes ao nicho que quer alcançar e inserir frases de busca (palavras-chave).

E aí, descobriu como anunciar no Youtube Ads? Não deixe de acompanhar o Blog da Contato para ficar por dentro das dicas de Marketing Digital. Até a próxima! 

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