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16 de março de 2021

Você conhece o Clubhouse, a nova rede social de chat de voz?

16 de março de 2021

Você conhece o Clubhouse, a nova rede social de chat de voz?

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Se você acompanha as novidades do mundo digital, com certeza já está sabendo do Clubhouse, não é mesmo? A nova rede social, baseada em chats de voz, tem gerado curiosidade e engajamento pelo seu formato dinâmico.  

Neste guia, vamos decifrar tudo sobre essa nova rede social. Você vai aprender como usar a ferramenta, quais são as melhores estratégias e entender como ela pode transformar os resultados da sua marca ou do seu perfil.  

Vem com a gente! 

O que é o Clubhouse? 

O Clubhouse é uma rede social que funciona apenas com áudios. Os usuários interagem falando e ouvindo em grupos temáticos. Não existem as ferramentas de curtir, comentar ou compartilhar, por exemplo. A proposta é simples: apresentar salas temáticas para que os usuários possam interagir livremente entre si. Diferente, não é?  

Mas atenção! A rede ainda está em fase de teste, na versão beta. Por isso, está disponível apenas para iPhone (iOS). Outra particularidade é que, para criar uma conta no Clubhouse, é necessário receber um convite de algum membro ativo na plataforma.  

Tudo isso revela uma rede social ainda mais exclusiva e com um número limitado de pessoas.  

Por que o Clubhouse ficou tão popular? 

O aplicativo foi lançado em 2020 pela empresa Alpha Exploration Co. e, no mesmo ano, já era avaliado em quase 100 milhões de dólares! De lá para cá, a popularidade do Clubhouse seguiu essa estrondosa cifra e aumentou absurdamente.  

Unindo formato inovador e exclusividade, atraindo personalidades, influenciadores e grandes marcas, o Clubhouse é a rede social queridinha do momento.  

Formato diferente 

Como conversamos, a dinâmica do Clubhouse é baseada na conversa por áudio. Imagine uma videochamada, mas sem vídeo: essa é a sala virtual do Clubhouse! O usuário apenas abre o microfone e interage com os demais na sala. 

Os fundadores, Rohan Seth e Paul Davison, disseram que a ideia é oferecer uma experiência tranquila e espontânea de interação digital. Enquanto você realiza outras atividades do dia a dia, pode estar ali conversando via áudios.  

É importante ressaltar que não existe um botão de microfone que você pressiona para falar, como no WhatsApp. A partir do momento em que você ingressa em um grupo, seu microfone está automaticamente aberto. 

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Personalidades comentando sobre a rede social 

Uma estratégia muito usada em redes como Instagram, YouTube e TikTok é transformar seus principais geradores de conteúdo em estrelas dentro da plataforma. A ‘’troca’’ é simples:  o influenciador ganha visibilidade, e a rede social ganha mais usuários.  

Foi exatamente assim que o Clubhouse fez.  

O aplicativo conta com um programa chamado “Programa Piloto do Criador’’. Somente criadores convidados têm benefícios exclusivos, que vão desde reuniões periódicas com os fundadores até o acesso antecipado a ferramentas especiais que serão lançadas posteriormente.   

Nomes como Oprah Winfrey, Ashton Kutcher, Boninho, Di Ferrero já aderiram à nova plataforma de voz.  

Rede social baseada em FOMO 

Quantas vezes você desbloqueia seu celular por dia? Quantas delas são para conferir redes sociais dos outros? Esse comportamento é parte do FOMO, “Fear of Missing Out”, sigla em inglês que significa literalmente “medo de ficar de fora”.  

A FOMO também pode ser entendida como o receio de que outras pessoas tenham boas experiências que você não tem, criando uma necessidade de compartilhar tudo na internet.  

Muito conhecida no mundo do marketing, a estratégia FOMO utiliza nossa tomada de decisão a partir da influência de expressões como “você não pode ficar de fora”, “não vai perder essa”, “só você vai ficar sem”, entre outros. Isso aumenta significativamente o sentimento de escassez, de não pertencimento, e, claro, também afeta a vivência dos usuários nas redes sociais.  

Como você já deve ter concluído, é fácil observar que caraterísticas dessa estratégia estão presentes no lançamento do Clubhouse. Para não ficar de fora, você precisa receber o convite de alguém que já esteja dentro e precisa ter um iPhone.  

Para evitar que essas restrições se tornassem pontos unicamente negativos, os criadores lançaram mãode um outro gatilho: o desejo de fazer parte de uma mídia exclusiva, moderna e recém-surgida.  

Foco nas pessoas 

O Clubhouse ainda não tem um perfil específico para páginas institucionais e de empresas. Mas não se engane. Longe de ser um defeito, é mais um diferencial da nova rede. 

Assim, o foco é direcionado às pessoas. Consequentemente, as marcas adotaram o método de colocar seus funcionários como porta-vozes. A identidade da empresa é, então, personificada e centralizada em pessoas que possam influenciar, responder pela empresa e engajar os demais usuários.  

Se você é gestor(a), você já percebeu que o clássico “business to consumer” (empresa para consumidor) foi afunilado em um tipo diferente de relação, que poderíamos chamar de “worker to consumer” (colaborador para consumidor). Nesse novo cenário, a surpresa pode virar insegurança, mas não se preocupe! Vamos explicar tudo o que você precisa saber para alavancar a sua empresa com o Clubhouse! 

Como usar o Clubhouse no Marketing Digital para empresas? 

Se aparentemente o Clubhouse serve apenas para diversão, a verdade é que, com um grande número de usuários, a ferramenta tem sido um ótimo canal de networking, por meio de salas de interação e vários grupos de conversa sobre negócios, e-commerce, vendas e marketing.  

Se você chegou até aqui, é porque realmente não quer ficar de fora, mesmo porque muitos dos seus clientes já devem estar dentro. Por isso, apresentamos abaixo as principais vantagens do Clubhouse para o seu negócio:  

Ganhar conhecimento 

As temáticas promovem debates e permitem a construção de estratégias de marketing digital para a sua empresa, além de conhecimento de ferramentas e serviços interessantes.  

Divulgar seus produtos e serviços 

Escolhendo a abordagem correta, é possível utilizar desse espaço para atrair potenciais clientes, construir autoridade para a marca e gerar conversões.  

Promover ações e eventos 

Outra possibilidade é interagir nas salas para anunciar eventos e promoções especiais e até realizar lives ao atingir um número maior de pessoas na rede social. 

Humanização e engajamento 

Com capacidade para até 5 mil ouvintes ao mesmo tempo, o Clubhouse te oferece engajamento em tempo real, uma ves que promove a interação entre profissionais e celebridades e possibilita o acesso a grandes nomes do mercado de maneira simples e rápida, sempre que você precisar. 

Conexão e vínculo  

O Clubhouse traz a conexão com pessoas como ponto alto do app. Não há filtro para que as pessoas estejam inseridas em uma discussão ou para ouvir uma celebridade, por exemplo. Mais uma vez, o relacionamento com as marcas se revela como umas das grandes estratégias atualmente para as empresas. 

Apesar de ser recente, o Clubhouse poderá crescer e ser explorado de outras formas. Assim, com mais uma opção de atuação nas redes sociais disponível para disputa por audiência e geração de conteúdo, o essencial continua sendo definir estratégias e canais. 

Planejamento e cautela 

Com a curiosidade e a movimentação nas redes que o Clubhouse trouxe desde o lançamento, as marcas se dividiram em dois cenários: algumas aderiram de imediato e outras ainda planejam o seu posicionamento sobre o app.  

Os atrativos de facilidade de produção, exclusividade, conversas nichadas, conexão com os usuários estão presentes na plataforma. 

Ainda assim, por ser muito recente e trazer formatos diferentes das redes tradicionais, o estudo, a análise e a construção de uma estratégia para entrada na rede social são fundamentais para o seu negócio.  

Conteúdo para topo, meio e fundo de funil 

No marketing, a jornada de compra do usuário é classificada e processada em um modelo de funil. Mediante a geração de conteúdos e estratégias, realizamos o movimento de conduzir o cliente etapa por etapa, do topo ao fundo desse funil de vendas.  

Vamos aos exemplos: o topo do funil são lives no Youtube e postagens em blogs não obrigatoriamente ligados à marca. O objetivo aqui é atrair as pessoas interessadas pelo tema, não necessariamente pelo produto ou serviço.  

Se observarmos bem, o Clubhouse se enquadra na posição de topo de funil, pois ele cria reforço de marca e facilita as conversões. Porém especialistas da área já vêm potencial para usar o Clubhouse para qualquer etapa. Bastaria possuir uma visão macro do processo. 

Ainda que não haja consenso, o foco é que, no topo do funil, você deve explorar discussões genéricas sobre “vendas online”, por exemplo. Já na próxima etapa, de consideração, você pode apresentar uma sala de discussão sobre como montar um ecommerce de sucesso. Na última etapa, uma opção inteligente seria anunciar uma promoção ou oferecer um cupom de desconto para quem participou da conversa.  

Agora que você visualizou um exemplo de como fazer um funil de vendas no Clubhouse, comece a pensar em possibilidades referentes ao segmento do seu negócio. Não se esqueça: a ideia é pensar em temas e formas de abordar esses temas com pessoas interessadas, não é oferecer imediatamente o seu produto ou o seu serviço. Queremos atrair as pessoas, não incomodá-las. 

Trabalhar autoridade da marca 

A nova rede social poder ser uma nova oportunidade para virar digital influencer e criar autoridade no Clubhouse. 

Por ter um acesso mais restrito, o público também é mais exigente. Ou seja, conhecer com detalhes a sua persona e a sua audiência é a chave para se destacar de forma relevante, independentemente se é uma grande empresa ou um pequeno produtor de conteúdo.  

Como você mesmo pode usar o aplicativo para divulgar suas salas e seus temas para outros membros que podem entrar e te conhecer, isso se torna uma grande vantagem.  

Um ponto crucial para construir a autoridade da sua marca é compreender o momento do usuário dentro do app: o motivo e o contexto de uso do app pelo usuário, sua expectativa de conteúdo e necessidade de consumo.  

 Confira abaixo 6 fatores para construir autoridade no Clubhouse:  

  1. Conheça seu público-alvo 
  1. Seja original 
  1. Saiba se comunicar  
  1. Sane problemas e dores da sua persona  
  1. Seja coerente com a imagem e o posicionamento da sua marca  
  1. Foque em compartilhar conhecimento 

O que as marcas estão fazendo? 

O objetivo geral das marcas no Clubhouse é simples, mas estratégico: promover o debate entre público e empresa.  É uma nova forma de se aproximar de seus consumidores.  

Vamos conhecer alguns casos de sucesso de grandes marcas na rede social. 

Audi debate “A Era dos Carros Elétricos” 

A Audi foi a pioneira desse recurso, ao promover uma sala de debates.  

Segundo Cláudio Rawicz, diretor de comunicação e marketing da empresa, a escolha foi feita pensando na audiência extremamente segmentada do aplicativo. Lá, o setor localizou o público específico da Audi e resolveu apostar.  

Nestlé promove a 1ª edição do “Nescau Sports Talk” 

Na sala Nescau Sports Talk, também aconteceu um bate-papo, com as atletas Verônica Hipólito e Flávia Saraiva.  

A pauta incluiu o poder transformador do esporte e a prática de atividades para desenvolvimento pessoal e como instrumento de superação de dificuldades.  

A ação foi promovida pela agência Ogilvy Brasil e pelo Content Studio Nestlé. 

Andorinha discute o tema “A importância de uma alimentação saudável e consciente” 

Em fevereiro, a marca de azeite Andorinha, parte do Grupo Sovena, convidou a apresentadora Bela Gil para participar de uma sala sobre os caminhos e barreiras para uma alimentação de verdade.  

Com o tema “a importância de uma alimentação saudável e consciente”, a ação foi desenvolvida pela agência Ampfy. 

Warren fala sobre “Mulheres Inpiradoras – Networking + Investimento + Equidade” 

A Warren, administradora e gestora de investimentos, também conversou sobre “Mulheres Inspiradoras – Networking + Investimento + Equidade”. O diálogo se deu com a empreendedora Geovana Quadros e a sócia-fundadora e CPO da Warren, Kelly Gusmão. 

O projeto foi desenvolvido pela Agência Guanabara.  

Como fazer uma conta no Clubhouse? 

O primeiro passo é clicar no link recebido com o convite e com o app baixo, na parte de “Get your username”  você consegue registrar o seu nome de usuários e inserir seu número e celular, é através dele que sua conta será registrada. 

A partir daí, é importante selecionadas seus interesses na plataforma: saúde e bem-estar, alimentação, negócios e networking, encontros, amizades.  

Ah, não se esqueça que até então o Clubhouse, por enquanto, está configurado somente no idioma inglês. Caso surjam dificuldades em compreender alguma palavra, aplicativos de tradutores são uma ótima solução.  

Após isso, você já pode preencher sua biografia e inserir uma foto. Seu perfil estará pronto para ser exibido! 

O Clubhouse chegou com tudo e demonstra ser uma rede social promissora para pessoas e empresas. Se você já se aventurou nesta novidade, conta para a gente nos comentários como foi a sua experiência. Se tiver alguma dúvida, pode compartilhar também, te ajudaremos! 

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