Se você está entre os 4,2 bilhões de usuários que usam as redes sociais você já ouviu falar sobre as novas atualizações do Instagram, certo? Mas você já entendeu o que vai mudar na prática?
O ano de 2022 chegou prometendo muitas coisas no mercado do marketing digital. E neste momento, todos os olhos estão voltados para o Instagram. Isto porque o head da plataforma, Adam Mosseri, publicou sobre diversas atualizações que veremos na rede social este ano.
Como sabemos, as atualizações do Instagram sempre trazem novidades que podem — e devem — ser incorporadas no planejamento de marketing de empresas. Por isso é fundamental acompanhar as novas tendências dessa rede social.
Ficou interessado? Então, prepare um bloco de notas para anotar tudo, porque dessa vez a equipe do Mark Zuckerberg preparou alterações importantes na plataforma! ?
Três opções de feed
Hoje, o feed do Instagram é organizado por meio de algoritmos que mostram para o usuário publicações personalizadas baseadas nos perfis seguidos e nas recomendações da plataforma.
Entretanto, uma das novas atualizações do Instagram para 2022 é a inclusão de três formatos diferentes de feed para a escolha do usuário: Home, Favoritos e Seguindo.
Embora ainda não haja uma data oficial para a mudança, algumas pessoas já foram escolhidas para testar a novidade. Até o final do primeiro semestre, a atualização já deve estar disponível para todos.
Assim, a partir dos próximos meses, os novos modelos de feed do Instagram serão:
Home
O modo Home é parecido com o que conhecemos hoje. No geral, ele continua baseado nas escolhas do algoritmo para casa usuário.
Dessa forma, o Instagram irá apresentar o feed com a seleção de postagens que ele entende ser mais relevante de acordo com os perfis que o usuário segue e interage.
Favoritos
Neste modo, o usuário verá todas as publicações das contas que ele definiu como favoritas no Instagram.
Essa é uma ótima opção para quem está interessado em ver apenas as postagens dos amigos mais próximos ou dos criadores de conteúdo que acompanha com frequência.
Seguindo
No “Seguindo”, o Instagram retorna às origens e volta a mostrar as publicações dos perfis que você segue em ordem cronológica. Ou seja, das mais recentes para as mais antigas.
Quando foi criado, em 2010, este era o modo de funcionamento da plataforma. O topo da linha do tempo era sempre da publicação mais recente entre as pessoas que você seguia.
Foi apenas em 2016 que a rede passou a adotar o feed por engajamento. Na época, a decisão gerou polêmica entre os usuários.
Assim, a volta ao feed cronológico representa uma experiência mais orgânica do usuário na plataforma, com menos influência dos algoritmos do grupo Meta.
Afinal, como funciona o algoritmo do Instagram?
Falamos muito sobre o algoritmo nas novas atualizações do Instagram, mas a verdade é que nem todo mundo sabe como ele realmente influencia no feed da plataforma. Por isso, aqui vai um breve resumo:
O algoritmo do Instagram procura identificar as publicações das pessoas que os usuários mais interagem para exibir primeiro no feed.
Depois disso, a inteligência artificial (IA) analisa uma série de critérios para definir quais conteúdos aparecerão em seguida:
- informações sobre a postagem: dados como número de curtidas, comentários, salvamentos, localização e horário;
- informações sobre o produtor: análise das suas últimas interações com o perfil que publicou o conteúdo;
- atividades do usuário: uso de IA para identificar os interesses do perfil e classificar qual conteúdo deve ser priorizado.
O foco está no vídeo
No ano passado, o head do Instagram anunciou que a rede deixou de ser uma plataforma de fotos. A mudança foi, principalmente, uma resposta à ascensão dos vídeos curtos do TikTok que se tornaram o modelo de conteúdo mais popular entre a geração Z.
Nesse sentido, a próxima nova atualização do Instagram anunciada é que, em 2022, o foco do aplicativo estará 100% na produção e entrega de conteúdos em vídeo. Assim, podemos esperar que o Reels se consolide de vez na plataforma.
Mais segurança nas mensagens
Outro ponto citado por Mosseri no vídeo sobre as novas atualizações do Instagram para esse ano diz respeito ao aumento da segurança para as mensagens enviadas entre os usuários.
O WhatsApp, outro produto do grupo Meta, oferece um sistema de criptografia nas mensagens. Ao que tudo indica, o Instagram seguirá o mesmo caminho em 2022.
Segundo Mosseri, as mensagens são uma das principais maneiras em que as pessoas se comunicam na atualidade. Por isso, a segurança dessas informações se torna cada vez mais uma prioridade entre as plataformas sociais da internet.
Dessa forma, a intenção é transformar o Instagram em um lugar mais seguro e transparente para as pessoas se conectarem com seus amigos e conversarem sobre seus interesses em comum.
Incentivo aos criadores de conteúdo
Não há como negar: nenhuma rede social seria relevante sem o trabalho e a contribuição dos criadores de conteúdo. Por isso, o incentivo para que essas pessoas produzam mais material é um dos objetivos do Instagram para 2022.
A partir desse ano, haverá novos produtos de monetização na plataforma. Assim, o Instagram pretende ajudar os criadores a ganhar mais dinheiro produzindo conteúdo para a rede social.
Mas, calma! Ainda não revelaram a data de lançamento e as formas de funcionamento desses produtos. O que sabemos é que a equipe do Instagram revelou estar empolgada com as mudanças que estão vindo por aí!
Ferramentas de controle parental
No último mês de setembro, o grupo Meta anunciou a interrupção do Instagram Kids. No lugar, foi anunciado uma série de ferramentas de controle parental para a segurança de crianças e adolescentes na plataforma.
Dessa forma, os novos recursos, que serão criados em breve, permitirão que os pais supervisionem as contas de seus filhos que possuem entre 13 e 18 anos de idade. Essa função já existia na ferramenta anterior.
Embora esses recursos sejam opcionais, eles irão possibilitar que os responsáveis moldem a experiência das crianças no aplicativo. Além disso, a plataforma também disse que pretende lançar uma uma abordagem mais rígida em seu algoritmo em relação ao que recomenda aos adolescentes no aplicativo.
Portanto, a partir dos próximos meses, o Instagram vai:
- impedir que usuários marquem adolescentes que não os seguem;
- direcioná-los para tópicos diferentes caso eles estejam em um mesmo assunto por um longo tempo;
- lançar um recurso que sugere que o adolescente faça uma pausa após um longo tempo utilizando a plataforma.
Além disso, vale lembrar que o Instagram vai continuar bloqueando contas que realizem atividades suspeitas ou obscenas.
Reels Visual Replies
Mais uma das novas atualizações do Instagram inspirada no TikTok é o Reels Visual Replies. Com esta nova ferramenta, os usuários poderão responder comentários de um Reels com outro Reels, assim como acontece na concorrente chinesa.
Dessa forma, os vídeos curtos e verticais poderão se tornar ainda mais interativos. Pois, segundo a plataforma, essa função permite uma maior proximidade entre os usuários. Logo, é também uma nova forma de conquistar engajamento no Instagram.
Incorporação de perfil
Outra das novidades do aplicativo para 2022 é a possibilidade de incorporar os perfis em sites fora do Instagram. Essa nova ferramenta permite que usuários insiram miniaturas de sua conta em portais externos à plataforma.
Mas como isso vai funcionar? Esse vai ser um recurso muito útil para empresas e profissionais que utilizam o Instagram como portfólio. Afinal, a partir de agora, eles poderão integrar os seus perfis em blogs corporativos e em sites similares.
Atualizações de 2021 que você pode ter perdido
O Instagram já ensaia uma nova fase desde 2021. Por isso, durante o ano passado, várias mudanças já começaram a acontecer.
Confira um resumo caso você tenha perdido alguma delas:
O fim do “arraste para cima”
Você com certeza já ouviu um influencer dizendo o famoso “arraste para cima”. A ferramenta servia para direcionar os seguidores para uma página fora do Instagram. Entretanto, o era recurso exclusivo para pessoas com mais de 10 mil seguidores.
A questão é que você dificilmente vai ouvir essa frase mais uma vez dentro da plataforma.
Isto porque o Instagram substituiu a ferramenta por uma nova forma de inserir links nos stories. Mas o novo recurso, além de aumentarem a possibilidade de interação com a audiência, também está disponíveis para todos os usuários, independente do número de seguidores.
Figurinha “Use a sua”
A figurinha “Use a sua” permite que os usuários criem correntes de fotos nos stories. Assim, quando alguém posta um storie utilizando a figurinha “Use a sua”, outras pessoas podem clicar no sticker para continuar a corrente e gerar mais engajamento.
Provavelmente você já viu e já deve até ter usado esse recurso. “Poste uma foto do seu cachorro”, “poste 4 fotos com cabelos diferentes” e “poste uma foto do início do ano e uma de agora” foram algumas das correntes que bombaram na plataforma em dezembro de 2021.
Para criar uma dessas, basta clicar no ícone de figurinha nos stories, selecionar a opção “Use a sua”, inserir a descrição da sua corrente e compartilhá-la com os seus seguidores.
Posts colaborativos
Os posts colaborativos são outra das novas atualizações do Instagram em 2021 e que pode ser um recurso muito interessante para empresas que fazem parcerias.
A nova ferramenta permite que uma única publicação tenha mais de um autor. Dessa forma, o conteúdo é exibido no perfil dos dois autores, entregue para os dois públicos e as interações, como curtidas e comentários, são somadas.
Para fazer um post colaborativo, você deve selecionar a opção “convidar colaborador” na hora de marcar alguém em uma foto. Então, uma notificação aparecerá para a pessoa convidada para que ela aceite o convite.
Música nas publicações do Feed
Outra novidade de 2021 foi a possibilidade de inserir músicas nas fotos do feed. Com isso, o recurso que já estava disponível para os stories e para o Reels também chegou para publicações na linha do tempo.
Dessa forma, é possível inserir trechos musicais de até 90 segundos nas imagens utilizando o catálogo de faixas e artistas disponíveis no aplicativo.
Como as marcas podem se adaptar a esta nova fase do Instagram?
Chega de comprar seguidores, participar de grupos de engajamento ou fazer sorteios no Instagram da sua empresa para alcançar mais público. Para crescer na rede de maneira sustentável é preciso estar atento aos sinais que a plataforma dá.
Com as novas atualizações do Instagram o que podemos ver é que a rede quer oferecer cada vez mais controle para o usuário da sua própria experiência na plataforma.
Por isso, é preciso trabalhar um bom storytelling embasado por um bom plano de marketing de conteúdo para que as pessoas queiram te acompanhar e seguir as suas publicações.
Além disso, lembre-se: quando o Instagram lança uma nova ferramenta, ele prioriza a entrega de conteúdo das pessoas que usam essa ferramenta. Portanto, explore todas as atualizações assim que elas ficarem disponíveis para a sua conta.
Para fechar, um guia rápido das oportunidades que você não pode deixar passar:
- aposte em vídeos para o Reels! O Instagram está investindo nessa categoria e o público está cada vez mais engajado nesse tipo de formato;
- assim que a atualização chegar ao Brasil, incorpore o perfil do Instagram da marca no seu site;
- crie correntes por meio da figurinha “Use a sua”, convidando os seguidores a postarem fotos relacionadas ao seu produto ou serviço;
- crie posts colaborativos com empresas, influencers e marcas parceiras da sua organização.
As novas atualizações do Instagram mostram que o marketing digital não pode parar. Você está pronto para acompanhar as tendências?
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