Você provavelmente já ouviu falar em SEO, ou otimização de mecanismos de busca. A sigla se refere a um conjunto de estratégias que são essenciais para decolar qualquer negócio no espaço virtual. Mas quais são as responsabilidades de um analista de seo? Neste artigo, falaremos um pouco sobre essa profissão e suas atribuições. Continue a leitura!
O que são serviços de SEO?
Antes de entender o que faz um analista de SEO, é fundamental que você saiba o que é esse serviço, exatamente. Bom, a sigla SEO significa “Search Engine Optimization”, isto é, otimização dos mecanismos de busca.
Trata-se de um conjunto de técnicas que visa melhorar a classificação de um site nos resultados de pesquisa, aumentando assim o tráfego orgânico e a visibilidade da marca. Por isso, serviços de SEO são essenciais para que um site tenha sucesso nos mecanismos de busca, como o Google.
Tais serviços incluem diversas técnicas que ajudam a melhorar a visibilidade e a relevância de um site nos resultados de pesquisa. Entre elas, podemos destacar a pesquisa de palavras-chave, a otimização do conteúdo e da estrutura do site e o monitoramento de métricas, por exemplo.
Quem utiliza SEO?
O SEO é utilizado por empresas de variados tamanhos e segmentos que desejam conquistar maior visibilidade na internet. Podem ser empresas de e-commerce, sites de notícia e empresas de serviços, por exemplo, que recorrem às estratégias para melhorar sua presença online e atrair mais clientes.
Contudo, o SEO não se limita apenas às empresas. Profissionais liberais, como advogados, médicos e dentistas, por exemplo, também podem utilizá-lo para promover seus serviços e alcançar maior destaque.
Por isso, esse serviço é utilizado por profissionais de marketing digital, como analistas de SEO, que prestam serviços de otimização de sites para seus clientes. Basicamente, então, qualquer pessoa ou empresa que possui um site e quer melhorar sua presença online pode se beneficiar dessas técnicas. .
O que faz um Analista de SEO?
Um analista de SEO possui uma série de funções relacionadas à otimização do site. De maneira geral, podemos destacar seu trabalho em 4 delas:
- Estudo de palavras-chave
- Análise de métricas
- SEO On page
- SEO Off Page
Por isso, reunimos um pouco sobre cada uma delas nos próximos tópicos. Confira!
Estudo de palavras-chave
Em primeiro lugar, o analista de SEO deve pesquisar e analisar as palavras e frases que as pessoas utilizam para buscar por produtos ou serviços semelhantes aos que a empresa oferece. Nesse caso, é muito importante considerar a intenção do usuário.
Isso significa entender o motivo por trás da pesquisa e como a empresa pode ajudar a solucionar o problema ou atender às necessidades do público. Assim, é possível selecionar palavras-chave mais específicas e direcionadas, o que pode aumentar a relevância do site nos resultados de pesquisa.
Ele também deve avaliar a concorrência para cada palavra-chave selecionada. Isso porque é importante escolher termos com um volume de pesquisa significativo, mas que também tenham uma concorrência menor. Desse modo, o analista pode aumentar a probabilidade de ranqueamento nos primeiros resultados de pesquisa.
Métricas e melhorias
Além disso, é fundamental para o trabalho de um analista medir e analisar as métricas do site, de forma a identificar oportunidades de melhorias. O uso de métricas fornece diversos dados sobre o desempenho do site, assim como informações sobre como melhorar a experiência do usuário.
Examinar o conteúdo e o design da página pode ajudar a reduzir a taxa de rejeição, por exemplo. Também é possível acompanhar as classificações de palavras-chave e a posição do site nos resultados de pesquisa, para ajustar a estratégia e aumentar sua eficácia. Por isso, as métricas são fundamentais para o aprimoramento contínuo e, assim, aumentar as conversões.
SEO On Page
Basicamente, o SEO On Page está relacionado à otimização do conteúdo e da estrutura do site para garantir que ele seja amigável aos motores de busca e ofereça uma experiência de usuário agradável.
Podemos citar como exemplo otimização das imagens e do título das páginas, a utilização de URLs amigáveis e links internos. Por meio delas, é possível auxiliar a indexação das páginas e tornar o conteúdo mais claro tanto para os algoritmos do Google quanto para os usuários.
Saiba mais sobre SEO On Page no nosso artigo: Como fazer SEO On Page para alcançar as primeiras posições do Google?
SEO Off Page
Por fim, o SEO Off Page refere-se às atividades que ocorrem fora do site, mas que ainda afetam a classificação nos resultados de pesquisa. Como exemplo, podemos citar a estratégia de link building, que consiste em buscar sites de qualidade para referenciar seu site, aumentando sua autoridade e relevância entre os motores de busca.
Por isso, é muito importante ter um profissional que elabora uma estratégia eficiente e segura para aumentar a autoridade do seu domínio. Para saber mais sobre SEO Off Page, leia nosso guia: Como fazer uma estratégia de SEO Off Page?
Como trabalhar como Analista de SEO?
Para se tornar um analista de SEO, algumas competências são essenciais. Conheça-as!
Redação
A redação é uma das principais atividades dessa função. Ela é essencial para criar conteúdo otimizado para os mecanismos de busca, utilizando as estratégias requisitadas pelos algoritmos. Essa habilidade também é importante para a criação de CTAs adequadas e meta descriptions atrativas e persuasivas, que auxiliam na atração de tráfego orgânico.
Perfil analítico
Além disso, esse profissional deve ser capaz de interpretar dados e informações. Isso porque são utilizadas ferramentas de análise para monitorar o desempenho do site e identificar pontos de melhoria. Com um perfil adequado, é possível traçar estratégias mais assertivas para garantir o sucesso de uma marca na internet.
Conhecimento de métricas e ferramentas
De nada adianta ser capaz de analisar métricas mas não conhecer aquelas específicas para o SEO, não é mesmo? Por isso, é preciso ter amplo conhecimento dos recursos utilizados para monitorar e otimizar sites, além das mudanças nos algoritmos dos mecanismos de busca. Ferramentas como o Google Analytics e Search Console são essenciais, por exemplo.
Boa comunicação
Finalmente, um bom profissional precisa se comunicar de forma efetiva para trabalhar em equipe. O sucesso do SEO depende de diversos fatores, sendo crucial atuar em conjunto com a equipe de desenvolvimento e conteúdo do site. Além de transmitir suas ideias de forma clara, é preciso explicar os dados para outras pessoas que não possuem o mesmo nível de conhecimento técnico.
Quanto ganha um analista de SEO?
De acordo com os dados da Love Mondays, o salário de um analista de SEO pode variar entre 1200 e R$ 6.370, com uma média nacional de R$ 3.075 ao mês. Como esse valor é apenas uma média, é possível ter uma variação de acordo com a região e o porte da empresa.
O salário também pode ser influenciado por demandas do mercado e pela concorrência de outros profissionais qualificados. Por isso, para aumentar suas chances de ganhar mais, é fundamental manter-se atualizado com as tendências do setor, participar de eventos e conferências e aprimorar suas habilidades por meio de treinamentos e certificações.
Gostou de entender mais sobre o trabalho de um analista de SEO? Acesse o blog da Contato para mais conteúdos sobre marketing digital!