Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT prometia revolucionar o mundo da AI, especialmente quando os prodÃgios do serviço viralizaram no Twitter, como um artigo de opinião criado para o jornal britânico The Guardian.
Dessa maneira, essa ferramenta se popularizou e passou a ser utilizada para diferentes áreas. Entre elas, o Marketing Digital, para o planejamento e execução de estratégias de otimização para motores de busca.
Pensando nisso, a Contato trouxe algumas dicas de como usar o ChatGPT em sua estratégia SEO. Continue lendo e saiba mais!
Você conhece o ChatGPT?
Antes de falarmos sobre as vantagens do ChatGPT para o SEO, é importante conhecer melhor essa ferramenta. Vamos lá?
O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI e foi projetado para gerar respostas de texto humanas e coesas com base nas entradas que recebe. Ele foi treinado em uma grande quantidade de dados de texto para aprender a entender e produzir linguagem natural.
Dessa forma, o ChatGPT é capaz de gerar respostas relevantes, com base no contexto fornecido a ele. Porém, é importante observar que ele não possui conhecimento atualizado além de sua data de treinamento (setembro de 2021). Logo, ele pode não estar ciente de eventos recentes que ocorreram após essa data.
Entretanto, fica a dúvida: qual a diferença entre o ChatGPT e os grandes assistentes virtuais da atualidade como o Google Assistente, Alexa e Siri?
Na teoria, não há grandes diferenças. Todas as ferramentas oferecem soluções através de conversas e estão equipadas com recursos de Inteligência Artificial. Porém, o ChatGPT surpreende pela precisão e originalidade, já que o chatbot da OpenAI consegue criar respostas originais de forma automática em todas as interações.
Como funciona o Chat GPT?
Por ser usado em uma variedade de aplicações, – desde de assistente virtual à geração de textos – o ChatGPT dá a possibilidade de interagir com os usuários de forma mais natural. Todavia, para conseguir usufruir de todos os benefÃcios dessa ferramenta, é necessário entender como ela funciona.
Para começar a usar o ChatGPT, o primeiro passo é criar uma conta (gratuita) e acessar clicando em Try CharGPT. Dentro da plataforma são apresentados algumas orientações e um Ãndice com algumas sugestões de uso. A barra de pesquisa fica abaixo e seu funcionamento é parecido com qualquer outro buscador: digite o que quiser e tecle Enter.
Na sequência, a ferramenta começará a elaborar a resposta e apresentá-la gradualmente, como se estivesse digitando. Após isso, as perguntas e suas respectivas respostas são listadas em um chat e organizados em grupos que são nomeados. Para iniciar uma nova conversa, basta clicar em +NewChat e para apagar as conversas, em Conform Clear Conversations.
Caso você não esteja satisfeito com o resultado, você pode clicar em Regenerate response para que a ferramenta dê uma nova resposta. Apesar da interface ser em inglês, a ferramenta entrega respostas em português com linguagem e gramática muito bem escritas.
Como utilizar o ChatGPT para SEO?
O ChatGPT traz uma série de vantagens para SEO, além de ajudar empresas e profissionais do marketing a otimizar seus resultados. Agora que você já conhece o que é e como ele funciona, trouxemos algumas dicas de como utilizar essa ferramenta no SEO.
Escolha de domÃnio
Uma maneira de utilizar o ChatGPT para uma estratégia de SEO é na hora de escolher um domÃnio. Apesar de não dar sugestões perfeitas, a ferramenta pode auxiliar algumas pessoas a escolher um domÃnio para um site ou um blog.
Pesquisa de palavras-chave
Outra possibilidade de uso da ferramenta é a pesquisa de palavras-chave. Porém, por oferecer respostas dentro de certos limites, você não terá quadros detalhados para palavras-chaves, mas sim boas ideias para começar. Caso, queira refinar a busca para palavras-chave, basta pedir.
Criação de tÃtulos, meta descrições e chamadas para redes sociais
Além de poder ser usado para pesquisa de palavras-chaves, o ChatGPT pode ser usado para criar tÃtulos, meta descrições e chamadas para redes sociais. Para isso, basta digitar e o chat irá dar tÃtulos especÃficos para anúncios, postagens em redes sociais ou páginas institucionais, além de criar metas descrições e chamadas para redes sociais.
CopyWriting
Você sabia que o ChatGPT é capaz de fazer um copy completo para o seu anúncio? Caso a pessoa não esteja satisfeita, basta pedir para gerar outra resposta e você terá um novo texto persuasivo.
Produção de blogposts
Apesar de muitas pessoas não sentirem confiança, o ChatGPT é capaz de criar um blogpost sobre qualquer assunto. Como resultado, a ferramenta entrega uma definição curta, cita exemplos e traz um resumo no final, que são boas práticas de redação SEO.
Chat GPT e o Marketing de Conteúdo
Como você pode perceber, o ChatGPT traz uma série de funcionalidades para o Marketing de Conteúdo. Com isso, é através dessa ferramenta que é possÃvel aprimorar e refinar estratégias de SEO.
Dessa forma, os profissionais do marketing podem utilizar do chat para gerar ideias, criar rascunhos iniciais de artigos, desenvolver descrições de produtos e até mesmo fazer scripts para vÃdeos. Essa abordagem economiza tempo e recursos, permitindo que as equipes de marketing produzam mais conteúdo de qualidade em um tempo reduzido.
Além disso, o ChatGPT também pode desempenhar um papel importante na análise de dados e no fornecimento de insights valiosos para estratégias de marketing de conteúdo. Com sua capacidade de processar grandes volumes de dados, o modelo pode identificar tendências, analisar o sentimento do usuário e gerar relatórios detalhados.
O Chat GPT vai substituir os produtores de conteúdo?
Apesar de oferecer respostas precisas e oferecer uma série de vantagens, um medo de muitos profissionais de Marketing é se o ChatGPT irá substituir os produtores de conteúdo.
A resposta é não! Embora os textos criados pelo chatbot sejam bem escritos, eles têm a tendência a ser vagos devido ao funcionamento da plataforma. Mesmo tentando refinar a informação com novas perguntas, o texto continuará seguindo a mesma linha.
Além disso, os textos gerados pela AI não são tão ineditos assim. Por agrupar trechos de várias fontes e reestruturar dentro de frases, os conteúdos gerados pelo ChatGPT deixam rastros. Com isso, há padrões que podem ser detectados por mecanismos de busca. A questão que fica é: até quando esses conteúdos conseguirão ser detectáveis?
Quer saber mais sobre o universo do Marketing de Conteúdo? Confira mais posts no blog da Contato e fique por dentro das novidades. Até a próxima!