Skip to content
CON-BLOG_CONTEUDOS_FEITOS_POR_IA_LIV
27 de junho de 2023

Conteúdos feitos por IA podem rankear no Google?

27 de junho de 2023

Conteúdos feitos por IA podem rankear no Google?

Navegue por tópicos

A cada dia vamos conhecendo mais utilidades da IA (Inteligência Artificial). E com a popularização do ChatGPT, descobriu-se o uso dessa ferramenta na produção de conteúdos. 

Pensando nisso, a Contato trouxe no artigo de hoje a utilidade da IA para rankear conteúdos no Google. Vamos lá? 

O que é Inteligência artificial?

Antes de aprofundar sobre a sua utilidade para a criação de conteúdo voltado para o SEO é importante entender de fato o que é a Inteligência Artificial. A IA é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. 

Com isso, a sua ideia central é criar programas e algoritmos que possam aprender, raciocinar, tomar decisões e resolver problemas de forma semelhante aos seres humanos.

Porém, existem diferentes abordagens e técnicas dentro da IA, nas quais incluem:

  • Aprendizado de Máquina (Machine Learning), que é uma técnica que permite que os computadores aprendam com dados e exemplos sem serem explicitamente programados. 
  • Redes Neurais Artificiais, que são algoritmos que consistem em camadas de neurônios interconectados. Logo, eles podem aprender a partir de dados e ajustar suas conexões para reconhecer padrões complexos e realizar tarefas como reconhecimento de imagens, processamento de linguagem natural e tradução automática. 
  • Processamento de Linguagem Natural (PLN), que está relacionada com a capacidade de os computadores entenderem, interpretarem e gerarem linguagem humana. 
  • Visão Computacional, que trata da capacidade dos computadores de entenderem e interpretarem informações visuais.  

Produção de conteúdo com inteligência artificial

Dentro do marketing digital, uma das principais funções da Inteligência Artificial é a produção de conteúdo otimizado. Grande empresas como o BankRate (empresa da área dos serviços financeiros) e  CNET (portal norte-americano que publica artigos, notícias e resenhas, podcasts e vídeos) vêm usando o ChatGPT como ferramenta para gerar conteúdos para rankear nos buscadores. 

Com isso, surgiu a necessidade de debates sobre o uso da IA para essa finalidade. Alguns especialistas afirmam que a inteligência artificial é ruim para o SEO e atrapalha o ranqueamento dos mecanismos de busca, já que poderá ter uma série de conteúdos artificiais e falsos. 

Todavia, há pessoas que afirmam que a inteligência artificial pode ser uma facilitadora e otimizadora de muitos processos. Também vale afirmar que a ferramenta poderá ajudar as empresas a se tornarem grandes curadores de conteúdo, já que serão produzidas materiais com maior precisão. 

Utilização da IA na produção de conteúdos

Como falamos acima, empresas dos mais diversos setores vêm investindo na IA para produzir seus conteúdos. Por isso, continue lendo e conheça algumas maneiras de se utilizar a IA na produção de conteúdos! 

Textos para chatbots

Uma maneira de utilizar a IA é na criação de textos para chatbots, onde é possível criar mensagens personalizadas para o chatbot, enviar aos clientes da sua empresa e tirar dúvidas em tempo real. Além disso, o chatbot é capaz de compreender sentimentos e linguagem, tanto de texto

Criação de roteiro

Outra maneira de se utilizar a inteligência artificial é na hora de criar roteiros. Dessa forma, ela pode ajudar a escolher qual storytelling será melhor e mais atraente para o seu público. 

Porém, anote essa dica: o ideal é ter a ajuda da IA, mas que o resultado final sempre deve ser editado pelos redatores. Com isso, é evitado plágio e publicação de erros de desatualização de dados. 

O que o Google pensa sobre conteúdos criados por IA?

O maior buscador de todos não poderia deixar de se pronunciar em relação à criação de conteúdos criados por IA, certo? 

Através de seu representante de pesquisa, Danny Sulivan, o Google afirmou que não considera ruim o uso da Inteligência Artificial e que para a empresa a prioridade sempre será as pessoas. Ou seja, conteúdos criados apenas para os buscadores não serão bem vistos ou recomendados. 

“Não dissemos que o conteúdo de IA é ruim. Dissemos, muito claramente, que o problema é o conteúdo escrito principalmente para mecanismos de busca e não para humanos. É nisso que estamos focados”, afirmou Sullivan. 

Além disso, o Google anunciou que está trabalhando com uma ferramenta experimental de IA conversacional, alimentado pelo LaMDA (Modelo de Linguagem para Aplicativos), o Bard. No momento, a empresa afirmou que a ferramenta está em fase de teste, antes de seguir com o projeto e torná-lo disponível ao público em geral daqui a algum tempo. 

Leia também: Além do ChatGPT: 7 Inteligências Artificiais no mercado

O conteúdo feito por inteligência artificial pode ranquear no Google?

Chegamos à grande dúvida! O conteúdo feito por inteligência artificial pode ranquear no Google? 

A resposta pode ser bem divergente. John Mueller, que é um dos principais porta-vozes do Google, afirma que o conteúdo autogerado é passível de punições. 

“As pessoas têm gerado conteúdo automático de muitas formas diferentes. Mas é praticamente o mesmo que embaralhar palavras, procurar sinônimos ou fazer truques de tradução como antigamente. Suspeito que a qualidade do conteúdo seja um pouco melhor hoje em dia, mas ainda é gerado automaticamente, o que quer dizer que são contra nossas diretrizes. Por isso, consideramos como spam.” Ele afirmou. 

Dessa forma, foram pensadas em iniciativas para facilitar a identificação de conteúdo sintético, como a inclusão de marcas d’água ou ferramentas que percorrem o sentido oposto, como o ChatGPT Detector. 

Entretanto, após a Bankrate ter alegado que utilizava conteúdo produzido por ferramentas automáticas sem se preocupar com a exposição e tendo ótimos resultados no Google, Danny Sullivan disse o seguinte: 

“Como dito anteriormente, o conteúdo criado exclusivamente para o ranqueamento nos mecanismos de busca é contra a nossa orientação. Se o conteúdo é útil e criado para pessoas, a inteligência artificial não é um problema […] Se o conteúdo não for útil, nosso sistema o punirá”.  

Com isso, essas pequenas divergências de discurso entre representantes da empresa e profissionais na área indicam que no momento não há uma maneira de identificar se o conteúdo foi gerado automaticamente. Porém, temos uma certeza: as ferramentas de IA podem alterar o mundo do marketing. 

Gostou do conteúdo? Não deixe de acessar o blog da Contato e fique por dentro das novidades no mundo do Marketing Digital. Até mais! 

Novos conteúdos

b2b email marketing

B2B Email Marketing: dicas para impulsionar seus resultados

Nos dias atuais, o marketing por e-mail continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para impulsionar resultados no ambiente B2B (Business to Business).  Empresas especializadas em serviços de Marketing Digital
people first

People First: entenda a premissa de conteúdo do Google

No cenário em constante evolução dos mecanismos de pesquisa, compreender e abraçar as mais recentes diretrizes é crucial para o sucesso online. Neste artigo, exploraremos a premissa revolucionária do Google
b2c marketing

B2C Marketing: principais dicas para uma estratégia efetiva

Devido a presença cada vez maior do marketing digital nas organizações, se tornou importante buscar novas técnicas para se atualizar para que seu negócio cresça e conquiste novos clientes. Uma

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress