A Google anunciou em seu evento anual, o Google IO, a presenƧa da inteligĆŖncia artificial em seus principais produtos. Um dos novos aprimoramentos estĆ” associado ao mecanismo de busca, que agora contarĆ” com um novo formato de conversação, alĆ©m de uma nova pĆ”gina de resultados. Mas afinal, quais as mudanƧas do Google com IA Generativa? E quais seus possĆveis impactos no SEO? Continue a leitura, pois vamos discutir todas essas questƵes.
O que Ć© IA Generativa
Basicamente, a IA Generativa se refere ao algoritmo que pode ser utilizado para criar um novo conteĆŗdo, seja em formato de texto, imagens, vĆdeo, Ć”udio, código e simulaƧƵes. Ela utiliza uma rede neural para analisar um grande volume de dados e, a partir disso, cria novas combinaƧƵes de forma autĆ“noma.
à por isso que o ChatGPT fez tanto sucesso nos últimos meses. Desenvolvido pela OpenAI e lançado para teste ao público em geral em novembro de 2022, ele é um chatbot gratuito capaz de gerar uma resposta para diversos tipos de perguntas.
Ao contrÔrio da ferramenta do Google, que fornece uma lista de links para uma determinada busca, esse recurso oferece uma resposta única. Por isso, o Google com IA Generativa foi anunciado, fornecendo um buscador com inteligência artificial integrada.
O ChatGPT e o Bing
Neste ano, Yusuf Mehdi, Vice-Presidente de Vida Moderna, Buscas e Dispositivos da Microsoft, anunciou no blog da empresa a marca de mais de 100 milhões de usuÔrios ativos diÔrios do Bing. à um número notÔvel, principalmente levando em consideração que um terço desses usuÔrios são novos.
Ainda que seja um número baixo comparado ao Google (que possui mais de 1 bilhão de usuÔrios por dia), ele mostra que a proposta de reinventar a busca integrando-a com um bate-papo e, assim, criar uma experiência, foi reconhecida e apreciada pelo público.
Para se ter uma ideia, grandes veĆculos de mĆdia como Washington Post e New York Times anunciaram que esse sucesso trouxe uma certa ameaƧa ao Google na corrida pela inteligĆŖncia artificial.
Se pensarmos no funcionamento do Google, ele rastreia uma grande quantidade de pĆ”ginas e indexa o conteĆŗdo, ranqueando-o de acordo com a relevĆ¢ncia. O ChatGPT, por outro lado, oferece uma Ćŗnica resposta aos usuĆ”rios, por meio de uma experiĆŖncia integrada baseada na pesquisa e na sĆntese dessa informação.
Não é atoa que a Google lançou, em março deste ano, o Bard, concorrente do ChatGPT. E com a missão de avançar ainda mais nessa competição, anunciou a nova pesquisa do Google com IA Generativa. Vamos saber mais sobre ela no tópico abaixo? Vem comigo!
Como esse novo modelo de SERP pode impactar o SEO
Percebendo o apreço do público pela experiência integrada de pesquisa e bate-papo, o Google desenvolveu a busca com IA generativa. Trata-se de um novo modelo de busca que permite oferecer mais informações e contexto para as pesquisas.
No novo modelo, o Google fornece uma pÔgina de resultados integrada, atendendo pesquisas de diferentes formatos e oferecendo resultados completos em uma única busca.
Nova SERP do Google, com um instantâneo com inteligência artificial das principais informações a se considerar, sugestões de perguntas e links para se aprofundar.
Imagine que vocĆŖ precisa de um vestido especĆfico para uma ocasiĆ£o, como um casamento em um local com clima predominantemente quente e Ćŗmido. No modelo anterior de pesquisa, vocĆŖ dividiria todas essas informaƧƵes em perguntas menores para entĆ£o, chegar em uma resposta, nĆ£o Ć©?
Na pesquisa do Google com IA Generativa, serĆ” possĆvel colocar todas essas informaƧƵes em apenas uma busca, pois o Google realizarĆ” esse trabalho para vocĆŖ.
Além disso, caso você precise de outra peça para complementar o seu visual, não é necessÔrio recomeçar todo o processo de pesquisa. Basta fazer uma próxima busca, que jÔ estarÔ relacionada à busca anterior.
Você ainda terÔ sugestões de novas perguntas relacionadas à pergunta principal, e até links que podem ser de seu interesse para se aprofundar no assunto.
E para os profissionais de SEO?
Ainda Ć© muito cedo para definir com certeza quais serĆ£o os impactos no SEO. Na verdade, dia sim dia nĆ£o alguma coisa mata o SEO. E ele estĆ” vivĆssimo atĆ© hoje. Mas existem alguns questionamentos que sĆ£o, de fato, pertinentes.
Na nova SERP, os links sugeridos pela inteligĆŖncia artificial serĆ£o contados como um possĆvel clique? E como ficam os demais resultados da pĆ”gina? O nĆŗmero de pessoas que nĆ£o faz nenhum tipo de ação na pĆ”gina de resultados pode aumentar?
Bom, Ć© cedo para dizer uma resposta, mas existe uma suposição de que esse novo modelo traria uma possĆvel perda de trĆ”fego orgĆ¢nico, devido ao baixo Click-Through Rate (CTR).
PĆ”ginas com CTR alto sĆ£o consideradas relevantes para os usuĆ”rios e, por isso, estĆ£o melhor posicionadas na SERP. Por isso, Ć© compreensĆvel ter essa preocupação sobre como esse o modelo afetarĆ” os resultados orgĆ¢nicos.
Quando essa nova tecnologia chegarĆ” ao Brasil?
Ainda nĆ£o hĆ” uma previsĆ£o de quando esse recurso estarĆ” disponĆvel no Brasil. Geralmente, os testes da Google sĆ£o realizados nos Estados Unidos para entĆ£o serem disponibilizados para outros paĆses.
No caso do recurso de pesquisa, a lógica ainda Ć© a mesma. A tecnologia SGE (Search Generative Experience) serĆ” lanƧada como um experimento no Search Labs, disponĆvel no Chrome desktop e no Google App (Android e iOS) nos EUA. Nesse perĆodo, analisaremos seu possĆvel impacto no SEO e como iremos prosseguir com nossas estratĆ©gias atĆ© o lanƧamento.
Para se manter atualizado sobre o Google com IA Generativa e os novos features da multinacional, acompanhe o blog da Contato!