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22 de maio de 2023

Google com IA Generativa: conheƧa o Google IO

22 de maio de 2023

Google com IA Generativa: conheƧa o Google IO

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A Google anunciou em seu evento anual, o Google IO, a presenƧa da inteligĆŖncia artificial em seus principais produtos. Um dos novos aprimoramentos estĆ” associado ao mecanismo de busca, que agora contarĆ” com um novo formato de conversação, alĆ©m de uma nova pĆ”gina de resultados. Mas afinal, quais as mudanƧas do Google com IA Generativa? E quais seus possĆ­veis impactos no SEO? Continue a leitura, pois vamos discutir todas essas questƵes. 

O que Ć© IA Generativa

Basicamente, a IA Generativa se refere ao algoritmo que pode ser utilizado para criar um novo conteúdo, seja em formato de texto, imagens, vídeo, Ôudio, código e simulações. Ela utiliza uma rede neural para analisar um grande volume de dados e, a partir disso, cria novas combinações de forma autÓnoma.

Ɖ por isso que o ChatGPT fez tanto sucesso nos Ćŗltimos meses. Desenvolvido pela OpenAI e lanƧado para teste ao pĆŗblico em geral em novembro de 2022, ele Ć© um chatbot gratuito capaz de gerar uma resposta para diversos tipos de perguntas. 

Ao contrÔrio da ferramenta do Google, que fornece uma lista de links para uma determinada busca, esse recurso oferece uma resposta única. Por isso, o Google com IA Generativa foi anunciado, fornecendo um buscador com inteligência artificial integrada.

O ChatGPT e o Bing

Neste ano, Yusuf Mehdi, Vice-Presidente de Vida Moderna, Buscas e Dispositivos da Microsoft, anunciou no blog da empresa a marca de mais de 100 milhƵes de usuĆ”rios ativos diĆ”rios do Bing. Ɖ um nĆŗmero notĆ”vel, principalmente levando em consideração que um terƧo desses usuĆ”rios sĆ£o novos.

Ainda que seja um número baixo comparado ao Google (que possui mais de 1 bilhão de usuÔrios por dia), ele mostra que a proposta de reinventar a busca integrando-a com um bate-papo e, assim, criar uma experiência, foi reconhecida e apreciada pelo público.

Para se ter uma ideia, grandes veĆ­culos de mĆ­dia como Washington Post e New York Times anunciaram que esse sucesso trouxe uma certa ameaƧa ao Google na corrida pela inteligĆŖncia artificial. 

Se pensarmos no funcionamento do Google, ele rastreia uma grande quantidade de pÔginas e indexa o conteúdo, ranqueando-o de acordo com a relevância. O ChatGPT, por outro lado, oferece uma única resposta aos usuÔrios, por meio de uma experiência integrada baseada na pesquisa e na síntese dessa informação.

NĆ£o Ć© atoa que a Google lanƧou, em marƧo deste ano, o Bard, concorrente do ChatGPT. E com a missĆ£o de avanƧar ainda mais nessa competição, anunciou a nova pesquisa do Google com IA Generativa. Vamos saber mais sobre ela no tópico abaixo? Vem comigo! 

Como esse novo modelo de SERP pode impactar o SEO

Percebendo o apreço do público pela experiência integrada de pesquisa e bate-papo, o Google desenvolveu a busca com IA generativa. Trata-se de um novo modelo de busca que permite oferecer mais informações e contexto para as pesquisas.

No novo modelo, o Google fornece uma pÔgina de resultados integrada, atendendo pesquisas de diferentes formatos e oferecendo resultados completos em uma única busca.


Nova SERP do Google, com um instantâneo com inteligência artificial das principais informações a se considerar, sugestões de perguntas e links para se aprofundar.

Imagine que você precisa de um vestido específico para uma ocasião, como um casamento em um local com clima predominantemente quente e úmido. No modelo anterior de pesquisa, você dividiria todas essas informações em perguntas menores para então, chegar em uma resposta, não é?

Na pesquisa do Google com IA Generativa, serĆ” possĆ­vel colocar todas essas informaƧƵes em apenas uma busca, pois o Google realizarĆ” esse trabalho para vocĆŖ. 

AlĆ©m disso, caso vocĆŖ precise de outra peƧa para complementar o seu visual, nĆ£o Ć© necessĆ”rio recomeƧar todo o processo de pesquisa. Basta fazer uma próxima busca, que jĆ” estarĆ” relacionada Ć  busca anterior. 

VocĆŖ ainda terĆ” sugestƵes de novas perguntas relacionadas Ć  pergunta principal, e atĆ© links que podem ser de seu interesse para se aprofundar no assunto. 

E para os profissionais de SEO?

Ainda é muito cedo para definir com certeza quais serão os impactos no SEO. Na verdade, dia sim dia não alguma coisa mata o SEO. E ele estÔ vivíssimo até hoje. Mas existem alguns questionamentos que são, de fato, pertinentes.

Na nova SERP, os links sugeridos pela inteligência artificial serão contados como um possível clique? E como ficam os demais resultados da pÔgina? O número de pessoas que não faz nenhum tipo de ação na pÔgina de resultados pode aumentar?

Bom, é cedo para dizer uma resposta, mas existe uma suposição de que esse novo modelo traria uma possível perda de trÔfego orgânico, devido ao baixo Click-Through Rate (CTR).

PĆ”ginas com CTR alto sĆ£o consideradas relevantes para os usuĆ”rios e, por isso, estĆ£o melhor posicionadas na SERP. Por isso, Ć© compreensĆ­vel ter essa preocupação sobre como esse o modelo afetarĆ” os resultados orgĆ¢nicos. 

Quando essa nova tecnologia chegarĆ” ao Brasil?

Ainda nĆ£o hĆ” uma previsĆ£o de quando esse recurso estarĆ” disponĆ­vel no Brasil. Geralmente, os testes da Google sĆ£o realizados nos Estados Unidos para entĆ£o serem disponibilizados para outros paĆ­ses. 

No caso do recurso de pesquisa, a lógica ainda Ć© a mesma. A tecnologia SGE (Search Generative Experience) serĆ” lanƧada como um experimento no Search Labs, disponĆ­vel no Chrome desktop e no Google App (Android e iOS) nos EUA. Nesse perĆ­odo, analisaremos seu possĆ­vel impacto no SEO e como iremos prosseguir com nossas estratĆ©gias atĆ© o lanƧamento. 

Para se manter atualizado sobre o Google com IA Generativa e os novos features da multinacional, acompanhe o blog da Contato

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