Skip to content
CON-BLOG_GOOGLE_IA_LIV
22 de maio de 2023

Google com IA Generativa: conheƧa o Google IO

22 de maio de 2023

Google com IA Generativa: conheƧa o Google IO

Navegue por tĆ³picos

A Google anunciou em seu evento anual, o Google IO, a presenƧa da inteligĆŖncia artificial em seus principais produtos. Um dos novos aprimoramentos estĆ” associado ao mecanismo de busca, que agora contarĆ” com um novo formato de conversaĆ§Ć£o, alĆ©m de uma nova pĆ”gina de resultados. Mas afinal, quais as mudanƧas do Google com IA Generativa? E quais seus possĆ­veis impactos no SEO? Continue a leitura, pois vamos discutir todas essas questƵes. 

O que Ć© IA Generativa

Basicamente, a IA Generativa se refere ao algoritmo que pode ser utilizado para criar um novo conteĆŗdo, seja em formato de texto, imagens, vĆ­deo, Ć”udio, cĆ³digo e simulaƧƵes. Ela utiliza uma rede neural para analisar um grande volume de dados e, a partir disso, cria novas combinaƧƵes de forma autĆ“noma.

Ɖ por isso que o ChatGPT fez tanto sucesso nos Ćŗltimos meses. Desenvolvido pela OpenAI e lanƧado para teste ao pĆŗblico em geral em novembro de 2022, ele Ć© um chatbot gratuito capaz de gerar uma resposta para diversos tipos de perguntas. 

Ao contrĆ”rio da ferramenta do Google, que fornece uma lista de links para uma determinada busca, esse recurso oferece uma resposta Ćŗnica. Por isso, o Google com IA Generativa foi anunciado, fornecendo um buscador com inteligĆŖncia artificial integrada.

O ChatGPT e o Bing

Neste ano, Yusuf Mehdi, Vice-Presidente de Vida Moderna, Buscas e Dispositivos da Microsoft, anunciou no blog da empresa a marca de mais de 100 milhƵes de usuĆ”rios ativos diĆ”rios do Bing. Ɖ um nĆŗmero notĆ”vel, principalmente levando em consideraĆ§Ć£o que um terƧo desses usuĆ”rios sĆ£o novos.

Ainda que seja um nĆŗmero baixo comparado ao Google (que possui mais de 1 bilhĆ£o de usuĆ”rios por dia), ele mostra que a proposta de reinventar a busca integrando-a com um bate-papo e, assim, criar uma experiĆŖncia, foi reconhecida e apreciada pelo pĆŗblico.

Para se ter uma ideia, grandes veĆ­culos de mĆ­dia como Washington Post e New York Times anunciaram que esse sucesso trouxe uma certa ameaƧa ao Google na corrida pela inteligĆŖncia artificial. 

Se pensarmos no funcionamento do Google, ele rastreia uma grande quantidade de pĆ”ginas e indexa o conteĆŗdo, ranqueando-o de acordo com a relevĆ¢ncia. O ChatGPT, por outro lado, oferece uma Ćŗnica resposta aos usuĆ”rios, por meio de uma experiĆŖncia integrada baseada na pesquisa e na sĆ­ntese dessa informaĆ§Ć£o.

NĆ£o Ć© atoa que a Google lanƧou, em marƧo deste ano, o Bard, concorrente do ChatGPT. E com a missĆ£o de avanƧar ainda mais nessa competiĆ§Ć£o, anunciou a nova pesquisa do Google com IA Generativa. Vamos saber mais sobre ela no tĆ³pico abaixo? Vem comigo! 

Como esse novo modelo de SERP pode impactar o SEO

Percebendo o apreƧo do pĆŗblico pela experiĆŖncia integrada de pesquisa e bate-papo, o Google desenvolveu a busca com IA generativa. Trata-se de um novo modelo de busca que permite oferecer mais informaƧƵes e contexto para as pesquisas.

No novo modelo, o Google fornece uma pĆ”gina de resultados integrada, atendendo pesquisas de diferentes formatos e oferecendo resultados completos em uma Ćŗnica busca.


Nova SERP do Google, com um instantĆ¢neo com inteligĆŖncia artificial das principais informaƧƵes a se considerar, sugestƵes de perguntas e links para se aprofundar.

Imagine que vocĆŖ precisa de um vestido especĆ­fico para uma ocasiĆ£o, como um casamento em um local com clima predominantemente quente e Ćŗmido. No modelo anterior de pesquisa, vocĆŖ dividiria todas essas informaƧƵes em perguntas menores para entĆ£o, chegar em uma resposta, nĆ£o Ć©?

Na pesquisa do Google com IA Generativa, serĆ” possĆ­vel colocar todas essas informaƧƵes em apenas uma busca, pois o Google realizarĆ” esse trabalho para vocĆŖ. 

AlĆ©m disso, caso vocĆŖ precise de outra peƧa para complementar o seu visual, nĆ£o Ć© necessĆ”rio recomeƧar todo o processo de pesquisa. Basta fazer uma prĆ³xima busca, que jĆ” estarĆ” relacionada Ć  busca anterior. 

VocĆŖ ainda terĆ” sugestƵes de novas perguntas relacionadas Ć  pergunta principal, e atĆ© links que podem ser de seu interesse para se aprofundar no assunto. 

E para os profissionais de SEO?

Ainda Ć© muito cedo para definir com certeza quais serĆ£o os impactos no SEO. Na verdade, dia sim dia nĆ£o alguma coisa mata o SEO. E ele estĆ” vivĆ­ssimo atĆ© hoje. Mas existem alguns questionamentos que sĆ£o, de fato, pertinentes.

Na nova SERP, os links sugeridos pela inteligĆŖncia artificial serĆ£o contados como um possĆ­vel clique? E como ficam os demais resultados da pĆ”gina? O nĆŗmero de pessoas que nĆ£o faz nenhum tipo de aĆ§Ć£o na pĆ”gina de resultados pode aumentar?

Bom, Ć© cedo para dizer uma resposta, mas existe uma suposiĆ§Ć£o de que esse novo modelo traria uma possĆ­vel perda de trĆ”fego orgĆ¢nico, devido ao baixo Click-Through Rate (CTR).

PĆ”ginas com CTR alto sĆ£o consideradas relevantes para os usuĆ”rios e, por isso, estĆ£o melhor posicionadas na SERP. Por isso, Ć© compreensĆ­vel ter essa preocupaĆ§Ć£o sobre como esse o modelo afetarĆ” os resultados orgĆ¢nicos. 

Quando essa nova tecnologia chegarĆ” ao Brasil?

Ainda nĆ£o hĆ” uma previsĆ£o de quando esse recurso estarĆ” disponĆ­vel no Brasil. Geralmente, os testes da Google sĆ£o realizados nos Estados Unidos para entĆ£o serem disponibilizados para outros paĆ­ses. 

No caso do recurso de pesquisa, a lĆ³gica ainda Ć© a mesma. A tecnologia SGE (Search Generative Experience) serĆ” lanƧada como um experimento no Search Labs, disponĆ­vel no Chrome desktop e no Google App (Android e iOS) nos EUA. Nesse perĆ­odo, analisaremos seu possĆ­vel impacto no SEO e como iremos prosseguir com nossas estratĆ©gias atĆ© o lanƧamento. 

Para se manter atualizado sobre o Google com IA Generativa e os novos features da multinacional, acompanhe o blog da Contato

Novos conteĆŗdos

Como uma consultoria de marketing pode transformar o crescimento da sua empresa

Nos dias de hoje, as empresas enfrentam um mercado competitivo e dinĆ¢mico por conta do cenĆ”rio globalizado e tecnolĆ³gico. Sendo assim, saber se vender Ć© importante para qualquer organizaĆ§Ć£o, independente

Social Listening: como entender o que seu pĆŗblico realmente quer

No cenĆ”rio digital atual, em que milhares de opiniƵes e experiĆŖncias sĆ£o compartilhadas diariamente, o desafio para as empresas nĆ£o Ć© apenas de ser mencionado, mas entender profundamente o que

Por que investir em blog continua a ser essencial para o crescimento de empresas no ramo digital?

Com o crescimento exponencial do mercado digital, impulsionado por um aumento global no uso de desktops e smartphones, investir em um blog bem estruturado se tornou a peƧa-chave para as

Receba um diagnĆ³stico gratuito do seu marketing com os especialistas da AgĆŖncia Contato

Receba o melhor conteĆŗdo de marketing em seu e-mail

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Materiais ricos

NĆ£o vĆ” ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnĆ³stico para impulsionar seu trĆ”fego, leads e vendas!

plugins premium WordPress