Skip to content
CON-BLOG_GOOGLE_IA_LIV
22 de maio de 2023

Google com IA Generativa: conheça o Google IO

22 de maio de 2023

Google com IA Generativa: conheça o Google IO

Navegue por tópicos

A Google anunciou em seu evento anual, o Google IO, a presença da inteligência artificial em seus principais produtos. Um dos novos aprimoramentos está associado ao mecanismo de busca, que agora contará com um novo formato de conversação, além de uma nova página de resultados. Mas afinal, quais as mudanças do Google com IA Generativa? E quais seus possíveis impactos no SEO? Continue a leitura, pois vamos discutir todas essas questões. 

O que é IA Generativa

Basicamente, a IA Generativa se refere ao algoritmo que pode ser utilizado para criar um novo conteúdo, seja em formato de texto, imagens, vídeo, áudio, código e simulações. Ela utiliza uma rede neural para analisar um grande volume de dados e, a partir disso, cria novas combinações de forma autônoma.

É por isso que o ChatGPT fez tanto sucesso nos últimos meses. Desenvolvido pela OpenAI e lançado para teste ao público em geral em novembro de 2022, ele é um chatbot gratuito capaz de gerar uma resposta para diversos tipos de perguntas. 

Ao contrário da ferramenta do Google, que fornece uma lista de links para uma determinada busca, esse recurso oferece uma resposta única. Por isso, o Google com IA Generativa foi anunciado, fornecendo um buscador com inteligência artificial integrada.

O ChatGPT e o Bing

Neste ano, Yusuf Mehdi, Vice-Presidente de Vida Moderna, Buscas e Dispositivos da Microsoft, anunciou no blog da empresa a marca de mais de 100 milhões de usuários ativos diários do Bing. É um número notável, principalmente levando em consideração que um terço desses usuários são novos.

Ainda que seja um número baixo comparado ao Google (que possui mais de 1 bilhão de usuários por dia), ele mostra que a proposta de reinventar a busca integrando-a com um bate-papo e, assim, criar uma experiência, foi reconhecida e apreciada pelo público.

Para se ter uma ideia, grandes veículos de mídia como Washington Post e New York Times anunciaram que esse sucesso trouxe uma certa ameaça ao Google na corrida pela inteligência artificial. 

Se pensarmos no funcionamento do Google, ele rastreia uma grande quantidade de páginas e indexa o conteúdo, ranqueando-o de acordo com a relevância. O ChatGPT, por outro lado, oferece uma única resposta aos usuários, por meio de uma experiência integrada baseada na pesquisa e na síntese dessa informação.

Não é atoa que a Google lançou, em março deste ano, o Bard, concorrente do ChatGPT. E com a missão de avançar ainda mais nessa competição, anunciou a nova pesquisa do Google com IA Generativa. Vamos saber mais sobre ela no tópico abaixo? Vem comigo! 

Como esse novo modelo de SERP pode impactar o SEO

Percebendo o apreço do público pela experiência integrada de pesquisa e bate-papo, o Google desenvolveu a busca com IA generativa. Trata-se de um novo modelo de busca que permite oferecer mais informações e contexto para as pesquisas.

No novo modelo, o Google fornece uma página de resultados integrada, atendendo pesquisas de diferentes formatos e oferecendo resultados completos em uma única busca.


Nova SERP do Google, com um instantâneo com inteligência artificial das principais informações a se considerar, sugestões de perguntas e links para se aprofundar.

Imagine que você precisa de um vestido específico para uma ocasião, como um casamento em um local com clima predominantemente quente e úmido. No modelo anterior de pesquisa, você dividiria todas essas informações em perguntas menores para então, chegar em uma resposta, não é?

Na pesquisa do Google com IA Generativa, será possível colocar todas essas informações em apenas uma busca, pois o Google realizará esse trabalho para você. 

Além disso, caso você precise de outra peça para complementar o seu visual, não é necessário recomeçar todo o processo de pesquisa. Basta fazer uma próxima busca, que já estará relacionada à busca anterior. 

Você ainda terá sugestões de novas perguntas relacionadas à pergunta principal, e até links que podem ser de seu interesse para se aprofundar no assunto. 

E para os profissionais de SEO?

Ainda é muito cedo para definir com certeza quais serão os impactos no SEO. Na verdade, dia sim dia não alguma coisa mata o SEO. E ele está vivíssimo até hoje. Mas existem alguns questionamentos que são, de fato, pertinentes.

Na nova SERP, os links sugeridos pela inteligência artificial serão contados como um possível clique? E como ficam os demais resultados da página? O número de pessoas que não faz nenhum tipo de ação na página de resultados pode aumentar?

Bom, é cedo para dizer uma resposta, mas existe uma suposição de que esse novo modelo traria uma possível perda de tráfego orgânico, devido ao baixo Click-Through Rate (CTR).

Páginas com CTR alto são consideradas relevantes para os usuários e, por isso, estão melhor posicionadas na SERP. Por isso, é compreensível ter essa preocupação sobre como esse o modelo afetará os resultados orgânicos. 

Quando essa nova tecnologia chegará ao Brasil?

Ainda não há uma previsão de quando esse recurso estará disponível no Brasil. Geralmente, os testes da Google são realizados nos Estados Unidos para então serem disponibilizados para outros países. 

No caso do recurso de pesquisa, a lógica ainda é a mesma. A tecnologia SGE (Search Generative Experience) será lançada como um experimento no Search Labs, disponível no Chrome desktop e no Google App (Android e iOS) nos EUA. Nesse período, analisaremos seu possível impacto no SEO e como iremos prosseguir com nossas estratégias até o lançamento. 

Para se manter atualizado sobre o Google com IA Generativa e os novos features da multinacional, acompanhe o blog da Contato

Novos conteúdos

b2b email marketing

B2B Email Marketing: dicas para impulsionar seus resultados

Nos dias atuais, o marketing por e-mail continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para impulsionar resultados no ambiente B2B (Business to Business).  Empresas especializadas em serviços de Marketing Digital
people first

People First: entenda a premissa de conteúdo do Google

No cenário em constante evolução dos mecanismos de pesquisa, compreender e abraçar as mais recentes diretrizes é crucial para o sucesso online. Neste artigo, exploraremos a premissa revolucionária do Google
b2c marketing

B2C Marketing: principais dicas para uma estratégia efetiva

Devido a presença cada vez maior do marketing digital nas organizações, se tornou importante buscar novas técnicas para se atualizar para que seu negócio cresça e conquiste novos clientes. Uma

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress