Skip to content
Capa do Blog "Google EEAT" com uma mulher loira, vestindo camisa social roxa, segurando um notebook com as mãos.
10 de abril de 2023

O que Ć© o EEAT no SEO: a sigla mais importante para ranquear seu site

Capa do Blog "Google EEAT" com uma mulher loira, vestindo camisa social roxa, segurando um notebook com as mãos.
10 de abril de 2023

O que Ć© o EEAT no SEO: a sigla mais importante para ranquear seu site

Navegue por tópicos

Se você jÔ se perguntou por que alguns sites aparecem nos primeiros resultados de busca do Google e outros não, saiba que um dos principais fatores que influenciam nesse posicionamento é o EEAT no SEO.

Esse Ć© um acrĆ“nimo que representa a expertise, experience, authority e trust, ou seja, a expertise, a experiĆŖncia, a autoridade e a confiabilidade de um site na internet. 

Neste artigo, vamos falar sobre a importĆ¢ncia do EEAT para o ranqueamento de sites nos resultados de busca do Google, alĆ©m de dar dicas valiosas de como melhorar a expertise, a autoridade e a confianƧa do seu site para os usuĆ”rios e para o próprio Google. 

Então, venha conosco e descubra como conquistar mais visibilidade e credibilidade na internet!

O que Ć© EEAT?

EEAT significa Expertise, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness. Em portuguĆŖs significa Expertise, Autoridade e ConfianƧa. Ɖ um conjunto de diretrizes estabelecidas pelo Google para avaliar a qualidade e relevĆ¢ncia dos sites e conteĆŗdos apresentados nos resultados de busca.

Basicamente, para atender Ć s diretrizes do EEAT, Ć© importante que os sites e conteĆŗdos apresentados nos resultados de busca sejam precisos, confiĆ”veis e relevantes para a consulta do usuĆ”rio. 

AlĆ©m disso, Ć© importante que o site ou autor do conteĆŗdo tenha uma reputação sólida em seu setor e seja visto como uma fonte confiĆ”vel de informaƧƵes. Vamos ver mais sobre cada uma dessas diretrizes? 

Expertise

A expertise se refere ao nível de conhecimento e habilidade que uma pessoa ou empresa tem em relação a um assunto específico.

O Google espera que os sites e autores de conteúdo tenham um alto nível de expertise na Ôrea em que estão escrevendo. Isso significa que eles devem ter um conhecimento aprofundado e atualizado do assunto, incluindo tendências, desafios e novidades.

Experience

AlĆ©m do elemento acima, o Google tambĆ©m considera a experiĆŖncia do usuĆ”rio ao avaliar a qualidade dos sites e conteĆŗdos apresentados nos resultados de busca. 

Logo, fatores como a acessibilidade, a qualidade do design, a velocidade de carregamento, a segurança e outros aspectos que impactem a experiência do usuÔrio.

Authority

JĆ” a autoridade diz respeito Ć  reputação e influĆŖncia da empresa em seu setor. O Google espera que os sites e autores de conteĆŗdo tenham uma boa reputação no setor em que atuam. 

Isso pode ser medido por meio de avaliações de clientes, citações em outras fontes confiÔveis e prêmios ou reconhecimentos recebidos.

Trustworthiness

Por Ćŗltimo, a confiabilidade e credibilidade da informação fornecida. O Google espera que os sites e autores de conteĆŗdo forneƧam informaƧƵes precisas, confiĆ”veis e atualizadas. 

Isso significa que as fontes de informação devem ser claramente identificadas e que haja referências confiÔveis e de alta qualidade para apoiar a informação apresentada.

A importância do YMYL para o EEAT

O termo YMYL (Your Money or Your Life) Ć© utilizado pelo Google para se referir a pĆ”ginas que tratam de tópicos relacionados Ć  saĆŗde, finanƧas, seguranƧa, direito e outros assuntos com um impacto significativo na vida e bem-estar do usuĆ”rio. 

Essas pÔginas são consideradas críticas pelo Google e, por isso, devem seguir diretrizes adicionais para garantir a qualidade e a confiabilidade das informações apresentadas.

A importĆ¢ncia do YMYL para o EEAT Ć© que essas pĆ”ginas tĆŖm um potencial maior de impactar a vida do usuĆ”rio, tanto positiva quanto negativamente. 

Por exemplo, um site de saúde que fornece informações imprecisas ou perigosas pode colocar a vida do usuÔrio em risco, enquanto um site de finanças que oferece conselhos ruins pode prejudicar seriamente as finanças do usuÔrio.

Leia mais: O que Ć© SXO: quando o SEO e a UX se aliam

O que o Google diz sobre EEAT?

O Google é muito claro sobre o EEAT para a qualidade dos resultados de busca. Em vÔrias ocasiões, o Google mencionou a importância do EEAT para webmasters, em artigos em seu blog oficial e em declarações públicas.

Nesse sentido, o Google enfatiza a importĆ¢ncia de garantir que o conteĆŗdo apresentado seja de alta qualidade e forneƧa informaƧƵes precisas e confiĆ”veis aos usuĆ”rios. 

Eles também mencionam que é importante que os criadores de conteúdo demonstrem expertise e autoridade no assunto em questão, e que construam uma reputação confiÔvel e respeitÔvel no setor.

Como o Google faz o ranqueamento de pƔginas?

O Google utiliza um algoritmo de busca que considera vĆ”rios fatores para determinar o ranqueamento das pĆ”ginas nos resultados de busca. Os dois principais pontos de ranqueamento sĆ£o o conteĆŗdo e a qualidade do conteĆŗdo. 

ConteĆŗdo

Em primeiro lugar, o conteĆŗdo Ć© extremamente importante para o ranqueamento do Google, por ser o que os usuĆ”rios procuram nos resultados de busca. 

Quando alguƩm faz uma pesquisa no Google, o objetivo do buscador Ʃ fornecer as melhores e mais relevantes pƔginas para atender Ơs necessidades do usuƔrio.

O algoritmo de busca do Google utiliza diversos fatores para determinar a relevância do conteúdo de uma pÔgina. Alguns desses fatores incluem:

  1. PresenƧa de palavras-chave relevantes;
  2. Qualidade do conteĆŗdo;
  3. Originalidade;
  4. Atualização do conteúdo, além da formatação adequada do texto (como o uso de subtítulos, listas e parÔgrafos curtos).

Qualidade

A qualidade tambĆ©m Ć© um fator essencial para o ranqueamento do Google. O buscador deseja entregar aos usuĆ”rios resultados que ofereƧam a melhor experiĆŖncia possĆ­vel, e a qualidade do conteĆŗdo Ć© um dos principais indicadores dessa experiĆŖncia. 

Nessa lógica, o Google considera que pÔginas de alta qualidade são aquelas que atendem às necessidades do usuÔrio de maneira clara, precisa e confiÔvel.

Dicas para melhorar o EEAT do seu site

Quer melhorar o EEAT do seu site? Ɖ mais simples do que vocĆŖ pensa! Siga as seguintes dicas para melhorar seu posicionamento e ranqueamento no Google.

Conquiste a confianƧa do leitor

Para melhorar o EEAT de um site e conquistar a confiança do leitor, é importante investir em uma abordagem transparente e honesta em relação ao conteúdo oferecido.

Por isso, certifique-se de que o conteĆŗdo oferecido seja preciso e atualizado. E claro, sempre verificando a confiabilidade das fontes utilizadas e o conteĆŗdo revisado com certa frequĆŖncia para continuar sendo relevante.

Além disso, seja transparente sobre patrocínios e publicidade e utilize depoimentos e avaliações no seu site para validar os conteúdos ou serviços oferecidos.

Mostre autoridade nos seus conteĆŗdos

Para mostrar autoridade no EEAT, Ʃ importante que um site demonstre expertise e conhecimento no assunto abordado, alƩm de transmitir confianƧa e credibilidade ao leitor. Isso pode ser alcanƧado por meio de diversas estratƩgias.

Em primeiro lugar, Ć© fundamental produzir conteĆŗdo de alta qualidade, que seja relevante, Ćŗtil e capaz de ajudar o pĆŗblico-alvo a compreender o assunto de maneira mais profunda. 

Para tanto, é importante que o conteúdo seja bem escrito, bem estruturado e embasado em fontes confiÔveis, tais como artigos de especialistas, pesquisas científicas e estudos renomados.

Seja um expert

Para ser um expert no EEAT, Ć© importante que um site tenha um conhecimento profundo e atualizado sobre o assunto abordado. Assim, Ć© crucial investir em pesquisa e atualização constante. 

Isso pode ser feito por meio da leitura de artigos, estudos, pesquisas e outros conteúdos relevantes para o assunto em questão. Além disso, é importante que o site tenha uma equipe qualificada e experiente, que possa contribuir com diferentes perspectivas e conhecimentos.

Mostre a sua experiĆŖncia no mercado

Para mostrar sua experiĆŖncia no mercado no EEAT, Ć© importante destacar os principais projetos, trabalhos e conquistas que o site teve ao longo do tempo. 

Isso pode ser feito por meio da criação de um portfólio, depoimentos de clientes satisfeitos, certificados de qualidade, entre outros elementos que evidenciem a experiência e a competência do site.

Como utilizar o EEAT na estratƩgia da sua empresa?

Vamos colocar a mão na massa? Crie uma estratégia eficiente de EEAT na sua empresa seguindo as seguintes etapas!

Escolha boas palavras-chave 

A escolha de boas palavras-chave é fundamental para uma estratégia de EEAT eficiente, pois as palavras-chave são os termos que o público utiliza para buscar informações na internet

Uma boa escolha de palavras-chave pode trazer mais trÔfego qualificado para o site, aumentar o engajamento do público e, consequentemente, melhorar a sua autoridade e relevância para o Google.

Ao escolher as palavras-chave, é importante que elas sejam relevantes para o seu público-alvo e para o seu negócio. Ou seja, que estejam relacionadas com o tema principal do seu site.

Faça curadoria de conteúdo

Da mesma forma, a curadoria de conteĆŗdo tambĆ©m Ć© importante para uma estratĆ©gia de EEAT eficiente. Isso porque ela permite selecionar os melhores conteĆŗdos para oferecer ao seu pĆŗblico e, assim, aumentar a sua relevĆ¢ncia e autoridade para o Google. 

Além disso, a curadoria de conteúdo pode ajudar a preencher eventuais lacunas na sua produção de conteúdo, oferecendo informações complementares e relevantes ao seu público.

Link Building

Para implementar uma estratĆ©gia de Link Building eficaz, Ć© fundamental criar conteĆŗdo de qualidade e relevante, que possa ser referenciado por outros sites e blogs. 

Também, é fundamental entrar em contato com outros sites e blogs que possam estar interessados em fazer referência ao seu conteúdo, oferecendo parcerias e colaborações.

Outra estratégia de Link Building é a criação de conteúdo de guest posting, ou seja, a publicação de conteúdo em outros sites e blogs em troca de um link para o seu site. Isso pode ajudar a aumentar a sua visibilidade e a criar uma rede de links externos que apontam para o seu site.

Otimize sua Landing Page

Por fim, otimizar a landing page Ʃ uma parte essencial para uma estratƩgia de EEAT eficiente, pois Ʃ nela que o usuƔrio tem o primeiro contato com o seu site e decide se ele Ʃ relevante e confiƔvel para suas necessidades.

AlĆ©m disso, a landing page Ć© um fator importante para o posicionamento nos resultados de busca do Google. Para otimizar a landing page, Ć© importante criar um conteĆŗdo relevante, original e de qualidade, que atenda Ć s necessidades do usuĆ”rio e seja fĆ”cil de ler e entender. 

Durante a leitura do conteĆŗdo, pudemos entender o papel do EEAT no SEO e como essa estratĆ©gia pode ajudar a te posicionar no topo das pesquisas do Google. Esperamos que todas as suas dĆŗvidas tenham sido sanadas e que agora vocĆŖ esteja pronto para aplicar essas diretrizes na sua produção. 

Para mais conteúdos como esse, não esqueça de acessar o blog da Contato. LÔ você pode encontrar tudo sobre marketing digital de maneira simples e prÔtica. Até a próxima!

Novos conteĆŗdos

imagem de uma pessoa pesquisando sobre intenção de busca

Intenção de busca: o que é, como identificar e qual seu impacto no marketing

Imagine entrar no Google e digitar ā€œmelhor tĆŖnis para corridaā€. Considerando que o termo Ć© muito amplo, o algoritmo comeƧa a ter alguns questionamentos para direcionar corretamente no que vocĆŖ
legenda para o texto "Entenda o que Ʃ uma pƔgina de FAQ e porque Ʃ importante construir a sua"

Entenda o que Ʃ uma pƔgina de FAQ e porque Ʃ importante construir a sua

A pÔgina de FAQ (Frequently Asked Questions), ou Perguntas Frequentes, tem se tornado um fator relevante para empresas que desejam melhorar a experiência do cliente e aumentar sua eficiência operacional.
imagem para representar "Entenda o que Ʃ mobile first e como implementar na sua estratƩgia de marketing"

Entenda o que Ʃ mobile first e como implementar na sua estratƩgia de marketing

Com o avanço da tecnologia, a forma como as pessoas acessaram a internet mudou significativamente desde a última década. Isso transforma o conceito de mobile first em uma estratégia essencial

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteĆŗdo de marketing em seu e-mail

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Materiais ricos

NĆ£o vĆ” ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu trÔfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress