Se você jÔ se perguntou por que alguns sites aparecem nos primeiros resultados de busca do Google e outros não, saiba que um dos principais fatores que influenciam nesse posicionamento é o EEAT no SEO.
Esse é um acrÓnimo que representa a expertise, experience, authority e trust, ou seja, a expertise, a experiência, a autoridade e a confiabilidade de um site na internet.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância do EEAT para o ranqueamento de sites nos resultados de busca do Google, além de dar dicas valiosas de como melhorar a expertise, a autoridade e a confiança do seu site para os usuÔrios e para o próprio Google.
Então, venha conosco e descubra como conquistar mais visibilidade e credibilidade na internet!
O que Ć© EEAT?
EEAT significa Expertise, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness. Em português significa Expertise, Autoridade e Confiança. à um conjunto de diretrizes estabelecidas pelo Google para avaliar a qualidade e relevância dos sites e conteúdos apresentados nos resultados de busca.
Basicamente, para atender às diretrizes do EEAT, é importante que os sites e conteúdos apresentados nos resultados de busca sejam precisos, confiÔveis e relevantes para a consulta do usuÔrio.
Além disso, é importante que o site ou autor do conteúdo tenha uma reputação sólida em seu setor e seja visto como uma fonte confiÔvel de informações. Vamos ver mais sobre cada uma dessas diretrizes?
Expertise
A expertise se refere ao nĆvel de conhecimento e habilidade que uma pessoa ou empresa tem em relação a um assunto especĆfico.
O Google espera que os sites e autores de conteĆŗdo tenham um alto nĆvel de expertise na Ć”rea em que estĆ£o escrevendo. Isso significa que eles devem ter um conhecimento aprofundado e atualizado do assunto, incluindo tendĆŖncias, desafios e novidades.
Experience
Além do elemento acima, o Google também considera a experiência do usuÔrio ao avaliar a qualidade dos sites e conteúdos apresentados nos resultados de busca.
Logo, fatores como a acessibilidade, a qualidade do design, a velocidade de carregamento, a segurança e outros aspectos que impactem a experiência do usuÔrio.
Authority
JÔ a autoridade diz respeito à reputação e influência da empresa em seu setor. O Google espera que os sites e autores de conteúdo tenham uma boa reputação no setor em que atuam.
Isso pode ser medido por meio de avaliações de clientes, citações em outras fontes confiÔveis e prêmios ou reconhecimentos recebidos.
Trustworthiness
Por último, a confiabilidade e credibilidade da informação fornecida. O Google espera que os sites e autores de conteúdo forneçam informações precisas, confiÔveis e atualizadas.
Isso significa que as fontes de informação devem ser claramente identificadas e que haja referências confiÔveis e de alta qualidade para apoiar a informação apresentada.
A importância do YMYL para o EEAT
O termo YMYL (Your Money or Your Life) é utilizado pelo Google para se referir a pÔginas que tratam de tópicos relacionados à saúde, finanças, segurança, direito e outros assuntos com um impacto significativo na vida e bem-estar do usuÔrio.
Essas pĆ”ginas sĆ£o consideradas crĆticas pelo Google e, por isso, devem seguir diretrizes adicionais para garantir a qualidade e a confiabilidade das informaƧƵes apresentadas.
A importância do YMYL para o EEAT é que essas pÔginas têm um potencial maior de impactar a vida do usuÔrio, tanto positiva quanto negativamente.
Por exemplo, um site de saúde que fornece informações imprecisas ou perigosas pode colocar a vida do usuÔrio em risco, enquanto um site de finanças que oferece conselhos ruins pode prejudicar seriamente as finanças do usuÔrio.
Leia mais: O que Ć© SXO: quando o SEO e a UX se aliam
O que o Google diz sobre EEAT?
O Google é muito claro sobre o EEAT para a qualidade dos resultados de busca. Em vÔrias ocasiões, o Google mencionou a importância do EEAT para webmasters, em artigos em seu blog oficial e em declarações públicas.
Nesse sentido, o Google enfatiza a importância de garantir que o conteúdo apresentado seja de alta qualidade e forneça informações precisas e confiÔveis aos usuÔrios.
Eles também mencionam que é importante que os criadores de conteúdo demonstrem expertise e autoridade no assunto em questão, e que construam uma reputação confiÔvel e respeitÔvel no setor.
Como o Google faz o ranqueamento de pƔginas?
O Google utiliza um algoritmo de busca que considera vÔrios fatores para determinar o ranqueamento das pÔginas nos resultados de busca. Os dois principais pontos de ranqueamento são o conteúdo e a qualidade do conteúdo.
ConteĆŗdo
Em primeiro lugar, o conteúdo é extremamente importante para o ranqueamento do Google, por ser o que os usuÔrios procuram nos resultados de busca.
Quando alguém faz uma pesquisa no Google, o objetivo do buscador é fornecer as melhores e mais relevantes pÔginas para atender às necessidades do usuÔrio.
O algoritmo de busca do Google utiliza diversos fatores para determinar a relevância do conteúdo de uma pÔgina. Alguns desses fatores incluem:
- PresenƧa de palavras-chave relevantes;
- Qualidade do conteĆŗdo;
- Originalidade;
- Atualização do conteĆŗdo, alĆ©m da formatação adequada do texto (como o uso de subtĆtulos, listas e parĆ”grafos curtos).
Qualidade
A qualidade tambĆ©m Ć© um fator essencial para o ranqueamento do Google. O buscador deseja entregar aos usuĆ”rios resultados que ofereƧam a melhor experiĆŖncia possĆvel, e a qualidade do conteĆŗdo Ć© um dos principais indicadores dessa experiĆŖncia.
Nessa lógica, o Google considera que pÔginas de alta qualidade são aquelas que atendem às necessidades do usuÔrio de maneira clara, precisa e confiÔvel.
Dicas para melhorar o EEAT do seu site
Quer melhorar o EEAT do seu site? Ć mais simples do que vocĆŖ pensa! Siga as seguintes dicas para melhorar seu posicionamento e ranqueamento no Google.
Conquiste a confianƧa do leitor
Para melhorar o EEAT de um site e conquistar a confiança do leitor, é importante investir em uma abordagem transparente e honesta em relação ao conteúdo oferecido.
Por isso, certifique-se de que o conteĆŗdo oferecido seja preciso e atualizado. E claro, sempre verificando a confiabilidade das fontes utilizadas e o conteĆŗdo revisado com certa frequĆŖncia para continuar sendo relevante.
AlĆ©m disso, seja transparente sobre patrocĆnios e publicidade e utilize depoimentos e avaliaƧƵes no seu site para validar os conteĆŗdos ou serviƧos oferecidos.
Mostre autoridade nos seus conteĆŗdos
Para mostrar autoridade no EEAT, Ʃ importante que um site demonstre expertise e conhecimento no assunto abordado, alƩm de transmitir confianƧa e credibilidade ao leitor. Isso pode ser alcanƧado por meio de diversas estratƩgias.
Em primeiro lugar, Ć© fundamental produzir conteĆŗdo de alta qualidade, que seja relevante, Ćŗtil e capaz de ajudar o pĆŗblico-alvo a compreender o assunto de maneira mais profunda.
Para tanto, Ć© importante que o conteĆŗdo seja bem escrito, bem estruturado e embasado em fontes confiĆ”veis, tais como artigos de especialistas, pesquisas cientĆficas e estudos renomados.
Seja um expert
Para ser um expert no EEAT, é importante que um site tenha um conhecimento profundo e atualizado sobre o assunto abordado. Assim, é crucial investir em pesquisa e atualização constante.
Isso pode ser feito por meio da leitura de artigos, estudos, pesquisas e outros conteúdos relevantes para o assunto em questão. Além disso, é importante que o site tenha uma equipe qualificada e experiente, que possa contribuir com diferentes perspectivas e conhecimentos.
Mostre a sua experiĆŖncia no mercado
Para mostrar sua experiĆŖncia no mercado no EEAT, Ć© importante destacar os principais projetos, trabalhos e conquistas que o site teve ao longo do tempo.
Isso pode ser feito por meio da criação de um portfólio, depoimentos de clientes satisfeitos, certificados de qualidade, entre outros elementos que evidenciem a experiência e a competência do site.
Como utilizar o EEAT na estratƩgia da sua empresa?
Vamos colocar a mão na massa? Crie uma estratégia eficiente de EEAT na sua empresa seguindo as seguintes etapas!
Escolha boas palavras-chave
A escolha de boas palavras-chave é fundamental para uma estratégia de EEAT eficiente, pois as palavras-chave são os termos que o público utiliza para buscar informações na internet.
Uma boa escolha de palavras-chave pode trazer mais trÔfego qualificado para o site, aumentar o engajamento do público e, consequentemente, melhorar a sua autoridade e relevância para o Google.
Ao escolher as palavras-chave, é importante que elas sejam relevantes para o seu público-alvo e para o seu negócio. Ou seja, que estejam relacionadas com o tema principal do seu site.
Faça curadoria de conteúdo
Da mesma forma, a curadoria de conteúdo também é importante para uma estratégia de EEAT eficiente. Isso porque ela permite selecionar os melhores conteúdos para oferecer ao seu público e, assim, aumentar a sua relevância e autoridade para o Google.
Além disso, a curadoria de conteúdo pode ajudar a preencher eventuais lacunas na sua produção de conteúdo, oferecendo informações complementares e relevantes ao seu público.
Link Building
Para implementar uma estratégia de Link Building eficaz, é fundamental criar conteúdo de qualidade e relevante, que possa ser referenciado por outros sites e blogs.
Também, é fundamental entrar em contato com outros sites e blogs que possam estar interessados em fazer referência ao seu conteúdo, oferecendo parcerias e colaborações.
Outra estratégia de Link Building é a criação de conteúdo de guest posting, ou seja, a publicação de conteúdo em outros sites e blogs em troca de um link para o seu site. Isso pode ajudar a aumentar a sua visibilidade e a criar uma rede de links externos que apontam para o seu site.
Otimize sua Landing Page
Por fim, otimizar a landing page Ʃ uma parte essencial para uma estratƩgia de EEAT eficiente, pois Ʃ nela que o usuƔrio tem o primeiro contato com o seu site e decide se ele Ʃ relevante e confiƔvel para suas necessidades.
Além disso, a landing page é um fator importante para o posicionamento nos resultados de busca do Google. Para otimizar a landing page, é importante criar um conteúdo relevante, original e de qualidade, que atenda às necessidades do usuÔrio e seja fÔcil de ler e entender.
Durante a leitura do conteúdo, pudemos entender o papel do EEAT no SEO e como essa estratégia pode ajudar a te posicionar no topo das pesquisas do Google. Esperamos que todas as suas dúvidas tenham sido sanadas e que agora você esteja pronto para aplicar essas diretrizes na sua produção.
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