Se você já se perguntou por que alguns sites aparecem nos primeiros resultados de busca do Google e outros não, saiba que um dos principais fatores que influenciam nesse posicionamento é o EEAT no SEO.
Esse é um acrônimo que representa a expertise, experience, authority e trust, ou seja, a expertise, a experiência, a autoridade e a confiabilidade de um site na internet.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância do EEAT para o ranqueamento de sites nos resultados de busca do Google, além de dar dicas valiosas de como melhorar a expertise, a autoridade e a confiança do seu site para os usuários e para o próprio Google.
Então, venha conosco e descubra como conquistar mais visibilidade e credibilidade na internet!
O que é EEAT?
EEAT significa Expertise, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness. Em português significa Expertise, Autoridade e Confiança. É um conjunto de diretrizes estabelecidas pelo Google para avaliar a qualidade e relevância dos sites e conteúdos apresentados nos resultados de busca.
Basicamente, para atender às diretrizes do EEAT, é importante que os sites e conteúdos apresentados nos resultados de busca sejam precisos, confiáveis e relevantes para a consulta do usuário.
Além disso, é importante que o site ou autor do conteúdo tenha uma reputação sólida em seu setor e seja visto como uma fonte confiável de informações. Vamos ver mais sobre cada uma dessas diretrizes?
Expertise
A expertise se refere ao nível de conhecimento e habilidade que uma pessoa ou empresa tem em relação a um assunto específico.
O Google espera que os sites e autores de conteúdo tenham um alto nível de expertise na área em que estão escrevendo. Isso significa que eles devem ter um conhecimento aprofundado e atualizado do assunto, incluindo tendências, desafios e novidades.
Experience
Além do elemento acima, o Google também considera a experiência do usuário ao avaliar a qualidade dos sites e conteúdos apresentados nos resultados de busca.
Logo, fatores como a acessibilidade, a qualidade do design, a velocidade de carregamento, a segurança e outros aspectos que impactem a experiência do usuário.
Authority
Já a autoridade diz respeito à reputação e influência da empresa em seu setor. O Google espera que os sites e autores de conteúdo tenham uma boa reputação no setor em que atuam.
Isso pode ser medido por meio de avaliações de clientes, citações em outras fontes confiáveis e prêmios ou reconhecimentos recebidos.
Trustworthiness
Por último, a confiabilidade e credibilidade da informação fornecida. O Google espera que os sites e autores de conteúdo forneçam informações precisas, confiáveis e atualizadas.
Isso significa que as fontes de informação devem ser claramente identificadas e que haja referências confiáveis e de alta qualidade para apoiar a informação apresentada.
A importância do YMYL para o EEAT
O termo YMYL (Your Money or Your Life) é utilizado pelo Google para se referir a páginas que tratam de tópicos relacionados à saúde, finanças, segurança, direito e outros assuntos com um impacto significativo na vida e bem-estar do usuário.
Essas páginas são consideradas críticas pelo Google e, por isso, devem seguir diretrizes adicionais para garantir a qualidade e a confiabilidade das informações apresentadas.
A importância do YMYL para o EEAT é que essas páginas têm um potencial maior de impactar a vida do usuário, tanto positiva quanto negativamente.
Por exemplo, um site de saúde que fornece informações imprecisas ou perigosas pode colocar a vida do usuário em risco, enquanto um site de finanças que oferece conselhos ruins pode prejudicar seriamente as finanças do usuário.
Leia mais: O que é SXO: quando o SEO e a UX se aliam
O que o Google diz sobre EEAT?
O Google é muito claro sobre o EEAT para a qualidade dos resultados de busca. Em várias ocasiões, o Google mencionou a importância do EEAT para webmasters, em artigos em seu blog oficial e em declarações públicas.
Nesse sentido, o Google enfatiza a importância de garantir que o conteúdo apresentado seja de alta qualidade e forneça informações precisas e confiáveis aos usuários.
Eles também mencionam que é importante que os criadores de conteúdo demonstrem expertise e autoridade no assunto em questão, e que construam uma reputação confiável e respeitável no setor.
Como o Google faz o ranqueamento de páginas?
O Google utiliza um algoritmo de busca que considera vários fatores para determinar o ranqueamento das páginas nos resultados de busca. Os dois principais pontos de ranqueamento são o conteúdo e a qualidade do conteúdo.
Conteúdo
Em primeiro lugar, o conteúdo é extremamente importante para o ranqueamento do Google, por ser o que os usuários procuram nos resultados de busca.
Quando alguém faz uma pesquisa no Google, o objetivo do buscador é fornecer as melhores e mais relevantes páginas para atender às necessidades do usuário.
O algoritmo de busca do Google utiliza diversos fatores para determinar a relevância do conteúdo de uma página. Alguns desses fatores incluem:
- Presença de palavras-chave relevantes;
- Qualidade do conteúdo;
- Originalidade;
- Atualização do conteúdo, além da formatação adequada do texto (como o uso de subtítulos, listas e parágrafos curtos).
Qualidade
A qualidade também é um fator essencial para o ranqueamento do Google. O buscador deseja entregar aos usuários resultados que ofereçam a melhor experiência possível, e a qualidade do conteúdo é um dos principais indicadores dessa experiência.
Nessa lógica, o Google considera que páginas de alta qualidade são aquelas que atendem às necessidades do usuário de maneira clara, precisa e confiável.
Dicas para melhorar o EEAT do seu site
Quer melhorar o EEAT do seu site? É mais simples do que você pensa! Siga as seguintes dicas para melhorar seu posicionamento e ranqueamento no Google.
Conquiste a confiança do leitor
Para melhorar o EEAT de um site e conquistar a confiança do leitor, é importante investir em uma abordagem transparente e honesta em relação ao conteúdo oferecido.
Por isso, certifique-se de que o conteúdo oferecido seja preciso e atualizado. E claro, sempre verificando a confiabilidade das fontes utilizadas e o conteúdo revisado com certa frequência para continuar sendo relevante.
Além disso, seja transparente sobre patrocínios e publicidade e utilize depoimentos e avaliações no seu site para validar os conteúdos ou serviços oferecidos.
Mostre autoridade nos seus conteúdos
Para mostrar autoridade no EEAT, é importante que um site demonstre expertise e conhecimento no assunto abordado, além de transmitir confiança e credibilidade ao leitor. Isso pode ser alcançado por meio de diversas estratégias.
Em primeiro lugar, é fundamental produzir conteúdo de alta qualidade, que seja relevante, útil e capaz de ajudar o público-alvo a compreender o assunto de maneira mais profunda.
Para tanto, é importante que o conteúdo seja bem escrito, bem estruturado e embasado em fontes confiáveis, tais como artigos de especialistas, pesquisas científicas e estudos renomados.
Seja um expert
Para ser um expert no EEAT, é importante que um site tenha um conhecimento profundo e atualizado sobre o assunto abordado. Assim, é crucial investir em pesquisa e atualização constante.
Isso pode ser feito por meio da leitura de artigos, estudos, pesquisas e outros conteúdos relevantes para o assunto em questão. Além disso, é importante que o site tenha uma equipe qualificada e experiente, que possa contribuir com diferentes perspectivas e conhecimentos.
Mostre a sua experiência no mercado
Para mostrar sua experiência no mercado no EEAT, é importante destacar os principais projetos, trabalhos e conquistas que o site teve ao longo do tempo.
Isso pode ser feito por meio da criação de um portfólio, depoimentos de clientes satisfeitos, certificados de qualidade, entre outros elementos que evidenciem a experiência e a competência do site.
Como utilizar o EEAT na estratégia da sua empresa?
Vamos colocar a mão na massa? Crie uma estratégia eficiente de EEAT na sua empresa seguindo as seguintes etapas!
Escolha boas palavras-chave
A escolha de boas palavras-chave é fundamental para uma estratégia de EEAT eficiente, pois as palavras-chave são os termos que o público utiliza para buscar informações na internet.
Uma boa escolha de palavras-chave pode trazer mais tráfego qualificado para o site, aumentar o engajamento do público e, consequentemente, melhorar a sua autoridade e relevância para o Google.
Ao escolher as palavras-chave, é importante que elas sejam relevantes para o seu público-alvo e para o seu negócio. Ou seja, que estejam relacionadas com o tema principal do seu site.
Faça curadoria de conteúdo
Da mesma forma, a curadoria de conteúdo também é importante para uma estratégia de EEAT eficiente. Isso porque ela permite selecionar os melhores conteúdos para oferecer ao seu público e, assim, aumentar a sua relevância e autoridade para o Google.
Além disso, a curadoria de conteúdo pode ajudar a preencher eventuais lacunas na sua produção de conteúdo, oferecendo informações complementares e relevantes ao seu público.
Link Building
Para implementar uma estratégia de Link Building eficaz, é fundamental criar conteúdo de qualidade e relevante, que possa ser referenciado por outros sites e blogs.
Também, é fundamental entrar em contato com outros sites e blogs que possam estar interessados em fazer referência ao seu conteúdo, oferecendo parcerias e colaborações.
Outra estratégia de Link Building é a criação de conteúdo de guest posting, ou seja, a publicação de conteúdo em outros sites e blogs em troca de um link para o seu site. Isso pode ajudar a aumentar a sua visibilidade e a criar uma rede de links externos que apontam para o seu site.
Otimize sua Landing Page
Por fim, otimizar a landing page é uma parte essencial para uma estratégia de EEAT eficiente, pois é nela que o usuário tem o primeiro contato com o seu site e decide se ele é relevante e confiável para suas necessidades.
Além disso, a landing page é um fator importante para o posicionamento nos resultados de busca do Google. Para otimizar a landing page, é importante criar um conteúdo relevante, original e de qualidade, que atenda às necessidades do usuário e seja fácil de ler e entender.
Durante a leitura do conteúdo, pudemos entender o papel do EEAT no SEO e como essa estratégia pode ajudar a te posicionar no topo das pesquisas do Google. Esperamos que todas as suas dúvidas tenham sido sanadas e que agora você esteja pronto para aplicar essas diretrizes na sua produção.
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