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10 de abril de 2023

O que é o EEAT no SEO: a sigla mais importante para ranquear seu site

Capa do Blog "Google EEAT" com uma mulher loira, vestindo camisa social roxa, segurando um notebook com as mãos.
10 de abril de 2023

O que é o EEAT no SEO: a sigla mais importante para ranquear seu site

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Se você já se perguntou por que alguns sites aparecem nos primeiros resultados de busca do Google e outros não, saiba que um dos principais fatores que influenciam nesse posicionamento é o EEAT no SEO.

Esse é um acrônimo que representa a expertise, experience, authority e trust, ou seja, a expertise, a experiência, a autoridade e a confiabilidade de um site na internet. 

Neste artigo, vamos falar sobre a importância do EEAT para o ranqueamento de sites nos resultados de busca do Google, além de dar dicas valiosas de como melhorar a expertise, a autoridade e a confiança do seu site para os usuários e para o próprio Google. 

Então, venha conosco e descubra como conquistar mais visibilidade e credibilidade na internet!

O que é EEAT?

EEAT significa Expertise, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness. Em português significa Expertise, Autoridade e Confiança. É um conjunto de diretrizes estabelecidas pelo Google para avaliar a qualidade e relevância dos sites e conteúdos apresentados nos resultados de busca.

Basicamente, para atender às diretrizes do EEAT, é importante que os sites e conteúdos apresentados nos resultados de busca sejam precisos, confiáveis e relevantes para a consulta do usuário. 

Além disso, é importante que o site ou autor do conteúdo tenha uma reputação sólida em seu setor e seja visto como uma fonte confiável de informações. Vamos ver mais sobre cada uma dessas diretrizes? 

Expertise

A expertise se refere ao nível de conhecimento e habilidade que uma pessoa ou empresa tem em relação a um assunto específico.

O Google espera que os sites e autores de conteúdo tenham um alto nível de expertise na área em que estão escrevendo. Isso significa que eles devem ter um conhecimento aprofundado e atualizado do assunto, incluindo tendências, desafios e novidades.

Experience

Além do elemento acima, o Google também considera a experiência do usuário ao avaliar a qualidade dos sites e conteúdos apresentados nos resultados de busca. 

Logo, fatores como a acessibilidade, a qualidade do design, a velocidade de carregamento, a segurança e outros aspectos que impactem a experiência do usuário.

Authority

Já a autoridade diz respeito à reputação e influência da empresa em seu setor. O Google espera que os sites e autores de conteúdo tenham uma boa reputação no setor em que atuam. 

Isso pode ser medido por meio de avaliações de clientes, citações em outras fontes confiáveis e prêmios ou reconhecimentos recebidos.

Trustworthiness

Por último, a confiabilidade e credibilidade da informação fornecida. O Google espera que os sites e autores de conteúdo forneçam informações precisas, confiáveis e atualizadas. 

Isso significa que as fontes de informação devem ser claramente identificadas e que haja referências confiáveis e de alta qualidade para apoiar a informação apresentada.

A importância do YMYL para o EEAT

O termo YMYL (Your Money or Your Life) é utilizado pelo Google para se referir a páginas que tratam de tópicos relacionados à saúde, finanças, segurança, direito e outros assuntos com um impacto significativo na vida e bem-estar do usuário. 

Essas páginas são consideradas críticas pelo Google e, por isso, devem seguir diretrizes adicionais para garantir a qualidade e a confiabilidade das informações apresentadas.

A importância do YMYL para o EEAT é que essas páginas têm um potencial maior de impactar a vida do usuário, tanto positiva quanto negativamente. 

Por exemplo, um site de saúde que fornece informações imprecisas ou perigosas pode colocar a vida do usuário em risco, enquanto um site de finanças que oferece conselhos ruins pode prejudicar seriamente as finanças do usuário.

Leia mais: O que é SXO: quando o SEO e a UX se aliam

O que o Google diz sobre EEAT?

O Google é muito claro sobre o EEAT para a qualidade dos resultados de busca. Em várias ocasiões, o Google mencionou a importância do EEAT para webmasters, em artigos em seu blog oficial e em declarações públicas.

Nesse sentido, o Google enfatiza a importância de garantir que o conteúdo apresentado seja de alta qualidade e forneça informações precisas e confiáveis aos usuários. 

Eles também mencionam que é importante que os criadores de conteúdo demonstrem expertise e autoridade no assunto em questão, e que construam uma reputação confiável e respeitável no setor.

Como o Google faz o ranqueamento de páginas?

O Google utiliza um algoritmo de busca que considera vários fatores para determinar o ranqueamento das páginas nos resultados de busca. Os dois principais pontos de ranqueamento são o conteúdo e a qualidade do conteúdo. 

Conteúdo

Em primeiro lugar, o conteúdo é extremamente importante para o ranqueamento do Google, por ser o que os usuários procuram nos resultados de busca. 

Quando alguém faz uma pesquisa no Google, o objetivo do buscador é fornecer as melhores e mais relevantes páginas para atender às necessidades do usuário.

O algoritmo de busca do Google utiliza diversos fatores para determinar a relevância do conteúdo de uma página. Alguns desses fatores incluem:

  1. Presença de palavras-chave relevantes;
  2. Qualidade do conteúdo;
  3. Originalidade;
  4. Atualização do conteúdo, além da formatação adequada do texto (como o uso de subtítulos, listas e parágrafos curtos).

Qualidade

A qualidade também é um fator essencial para o ranqueamento do Google. O buscador deseja entregar aos usuários resultados que ofereçam a melhor experiência possível, e a qualidade do conteúdo é um dos principais indicadores dessa experiência. 

Nessa lógica, o Google considera que páginas de alta qualidade são aquelas que atendem às necessidades do usuário de maneira clara, precisa e confiável.

Dicas para melhorar o EEAT do seu site

Quer melhorar o EEAT do seu site? É mais simples do que você pensa! Siga as seguintes dicas para melhorar seu posicionamento e ranqueamento no Google.

Conquiste a confiança do leitor

Para melhorar o EEAT de um site e conquistar a confiança do leitor, é importante investir em uma abordagem transparente e honesta em relação ao conteúdo oferecido.

Por isso, certifique-se de que o conteúdo oferecido seja preciso e atualizado. E claro, sempre verificando a confiabilidade das fontes utilizadas e o conteúdo revisado com certa frequência para continuar sendo relevante.

Além disso, seja transparente sobre patrocínios e publicidade e utilize depoimentos e avaliações no seu site para validar os conteúdos ou serviços oferecidos.

Mostre autoridade nos seus conteúdos

Para mostrar autoridade no EEAT, é importante que um site demonstre expertise e conhecimento no assunto abordado, além de transmitir confiança e credibilidade ao leitor. Isso pode ser alcançado por meio de diversas estratégias.

Em primeiro lugar, é fundamental produzir conteúdo de alta qualidade, que seja relevante, útil e capaz de ajudar o público-alvo a compreender o assunto de maneira mais profunda. 

Para tanto, é importante que o conteúdo seja bem escrito, bem estruturado e embasado em fontes confiáveis, tais como artigos de especialistas, pesquisas científicas e estudos renomados.

Seja um expert

Para ser um expert no EEAT, é importante que um site tenha um conhecimento profundo e atualizado sobre o assunto abordado. Assim, é crucial investir em pesquisa e atualização constante. 

Isso pode ser feito por meio da leitura de artigos, estudos, pesquisas e outros conteúdos relevantes para o assunto em questão. Além disso, é importante que o site tenha uma equipe qualificada e experiente, que possa contribuir com diferentes perspectivas e conhecimentos.

Mostre a sua experiência no mercado

Para mostrar sua experiência no mercado no EEAT, é importante destacar os principais projetos, trabalhos e conquistas que o site teve ao longo do tempo. 

Isso pode ser feito por meio da criação de um portfólio, depoimentos de clientes satisfeitos, certificados de qualidade, entre outros elementos que evidenciem a experiência e a competência do site.

Como utilizar o EEAT na estratégia da sua empresa?

Vamos colocar a mão na massa? Crie uma estratégia eficiente de EEAT na sua empresa seguindo as seguintes etapas!

Escolha boas palavras-chave 

A escolha de boas palavras-chave é fundamental para uma estratégia de EEAT eficiente, pois as palavras-chave são os termos que o público utiliza para buscar informações na internet

Uma boa escolha de palavras-chave pode trazer mais tráfego qualificado para o site, aumentar o engajamento do público e, consequentemente, melhorar a sua autoridade e relevância para o Google.

Ao escolher as palavras-chave, é importante que elas sejam relevantes para o seu público-alvo e para o seu negócio. Ou seja, que estejam relacionadas com o tema principal do seu site.

Faça curadoria de conteúdo

Da mesma forma, a curadoria de conteúdo também é importante para uma estratégia de EEAT eficiente. Isso porque ela permite selecionar os melhores conteúdos para oferecer ao seu público e, assim, aumentar a sua relevância e autoridade para o Google. 

Além disso, a curadoria de conteúdo pode ajudar a preencher eventuais lacunas na sua produção de conteúdo, oferecendo informações complementares e relevantes ao seu público.

Link Building

Para implementar uma estratégia de Link Building eficaz, é fundamental criar conteúdo de qualidade e relevante, que possa ser referenciado por outros sites e blogs. 

Também, é fundamental entrar em contato com outros sites e blogs que possam estar interessados em fazer referência ao seu conteúdo, oferecendo parcerias e colaborações.

Outra estratégia de Link Building é a criação de conteúdo de guest posting, ou seja, a publicação de conteúdo em outros sites e blogs em troca de um link para o seu site. Isso pode ajudar a aumentar a sua visibilidade e a criar uma rede de links externos que apontam para o seu site.

Otimize sua Landing Page

Por fim, otimizar a landing page é uma parte essencial para uma estratégia de EEAT eficiente, pois é nela que o usuário tem o primeiro contato com o seu site e decide se ele é relevante e confiável para suas necessidades.

Além disso, a landing page é um fator importante para o posicionamento nos resultados de busca do Google. Para otimizar a landing page, é importante criar um conteúdo relevante, original e de qualidade, que atenda às necessidades do usuário e seja fácil de ler e entender. 

Durante a leitura do conteúdo, pudemos entender o papel do EEAT no SEO e como essa estratégia pode ajudar a te posicionar no topo das pesquisas do Google. Esperamos que todas as suas dúvidas tenham sido sanadas e que agora você esteja pronto para aplicar essas diretrizes na sua produção. 

Para mais conteúdos como esse, não esqueça de acessar o blog da Contato. Lá você pode encontrar tudo sobre marketing digital de maneira simples e prática. Até a próxima!

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