Skip to content
CON-BLOG_LIGHTHOUSE_LIV
28 de junho de 2023

Como usar o Lighthouse na sua estratégia de SEO

28 de junho de 2023

Como usar o Lighthouse na sua estratégia de SEO

Navegue por tópicos

O Lighthouse é uma ferramenta poderosa para impulsionar a estratégia de SEO do seu site.  Ao incorporá-lo em sua estratégia de SEO, você terá acesso a uma análise abrangente e detalhada do desempenho, acessibilidade, melhores práticas e experiência de usuário do seu site.

Tudo isso tem o papel de identificar áreas de melhoria e receber recomendações precisas. Dessa maneira, você conta com a possibilidade de implementar otimizações efetivas que vão impulsionar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca. 

Neste artigo, vamos explorar como você pode e deve aproveitar ao máximo o Lighthouse, utilizando suas funcionalidades e insights para impulsionar o desempenho e alcançar melhores resultados no ambiente competitivo do SEO.

O que é o Google Lighthouse?

O Google Lighthouse é uma ferramenta de código aberto fornecida pelo Google para avaliar e melhorar o desempenho, acessibilidade, melhores práticas, SEO e a experiência do usuário de um site.

Portanto, é uma poderosa maneira de se obter insights valiosos para otimizar seu site e alcançar melhores resultados nos mecanismos de busca.

Quais métricas são testadas pelo Lighthouse

Para isso, a ferramenta testa várias métricas importantes para avaliar a qualidade e o desempenho do seu site. Essas métricas incluem:

1. Performance

O Lighthouse analisa o tempo de carregamento da página, a velocidade de resposta e outras métricas relacionadas ao desempenho. Ele fornece sugestões para otimizar a velocidade do seu site, garantindo uma experiência de usuário rápida e satisfatória.

2. Acessibilidade

A acessibilidade é fundamental para garantir que seu site possa ser usado por todos, incluindo pessoas com deficiência. Dessa forma, o Lighthouse verifica a conformidade com as diretrizes de acessibilidade, identifica problemas e oferece recomendações para melhorar esse importante fator do seu site.

3. Melhores práticas

Mais adiante, temos a verificação de se o seu site segue as melhores práticas recomendadas pelo Google para garantir uma experiência de usuário de alta qualidade. Seu relatório avalia fatores como uso de HTTPS, segurança, estrutura do HTML, entre outros.

4. SEO

No mesmo sentido, o Lighthouse analisa elementos-chave de SEO, como tags de título, meta descriptions, uso de palavras-chave, links internos e externos, e muito mais. Ele também fornece sugestões para otimizar o seu site e melhorar seu desempenho nos mecanismos de busca.

5. Progressive Web Application (PWA)

Além de tudo isso, a ferramenta verifica se o seu site atende aos critérios para ser considerado uma Progressive Web Application (PWA). Com esse objetivo, ela analisa recursos como:

  • a capacidade de funcionar offline;
  • notificações push;
  • e a experiência do usuário em dispositivos móveis.

Como o Lighthouse te ajuda com o SEO

Seu papel é bastante relevante para a otimização de SEO do seu site. Afinal, oferece uma análise abrangente de vários aspectos importantes, como visto anteriormente. Ao realizar testes com o Lighthouse, você pode identificar os problemas e receber recomendações valiosas.

Dessa forma, você saberá como aprimorar seu site para maximizar sua visibilidade nos mecanismos de busca. Por isso, o Lighthouse te ajuda a compreender os pontos fortes e fracos do seu site em termos de SEO, fornecendo insights acionáveis ​​para melhorar seu ranking e atrair mais tráfego orgânico.

A seguir, separamos algumas vantagens de seu uso no quesito otimização para mecanismos de busca.

1. Aponta erros na otimização de SEO

Identificação de erros e problemas de otimização de SEO no seu site, como tags ausentes, meta descriptions duplicadas, conteúdo não indexável, entre outros. Com essas informações, você pode corrigir os problemas e melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca.

2. Encontra fatores que impedem a indexação da página

Na mesma lógica, o Lighthouse encontra e apresenta fatores que podem prejudicar a indexação do seu site pelos mecanismos de busca – como URLs bloqueadas, links quebrados ou redirecionamentos incorretos – . Ao corrigir esses problemas, você melhora a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa.

3. SEO para mobile

Visto que atualmente há um grande número de usuários de dispositivos móveis, o Lighthouse também verifica se o seu site está otimizado para uma experiência mobile amigável. Assim, pode achar impedimentos, como por exemplo elementos que dificultam a usabilidade em telas pequenas. Após isso, oferece sugestões para melhorar a experiência do usuário naquele contexto.

Por que você deve usar o Lighthouse para testar seu site?

Existem várias razões para usar o Lighthouse como parte do processo constante de teste do seu site. Primeiramente, reconhecemos que é uma ferramenta confiável fornecida pelo Google, o principal mecanismo de busca. Isso significa que você está utilizando uma ferramenta que está alinhada com as práticas recomendadas e as diretrizes de SEO do próprio Google. 

Além disso, ele é fácil de usar, possui itens acionáveis e atualiza constantemente. Entenda cada um desses pontos:

1. Fácil de usar!

Estamos falando de uma ferramenta de fácil utilização, mesmo para aqueles com conhecimento limitado em programação. Afinal, basta acessar o Chrome DevTools ou instalar a extensão do Chrome e executar a análise.

E não se preocupe: os resultados são apresentados de forma clara e concisa, facilitando a compreensão e a implementação das melhorias sugeridas.

2. Itens acionáveis

Além de identificar problemas, o Lighthouse fornece itens acionáveis com recomendações específicas para melhorar o desempenho e a qualidade do seu site. Com isso, você receberá sugestões claras e detalhadas sobre como corrigir os problemas encontrados e também sobre como otimizar seu site para obter melhores resultados – e maiores ganhos.

3. Atualizações constantes

Por fim, uma de suas maiores vantagens é seu caráter de ferramenta em constante evolução, a qual acompanha as atualizações e as melhores práticas do Google. Isso significa que você terá acesso a melhorias contínuas e novas funcionalidades para aprimorar seu site e mantê-lo alinhado com as últimas diretrizes de SEO. Que tal?!

Enfim, usar Lighthouse em seu site e em sua estratégia de SEO, significa garantir que seus clientes tenham sites otimizados. O resultado disso é proporcionar uma experiência de usuário de qualidade, melhor posicionamento nos mecanismos de busca e maior visibilidade online.

Gostou dessa dica? Aprenda mais sobre SEO e outras ferramentas poderosas no nosso blog e faça seu site decolar. 🚀

Novos conteúdos

b2b email marketing

B2B Email Marketing: dicas para impulsionar seus resultados

Nos dias atuais, o marketing por e-mail continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para impulsionar resultados no ambiente B2B (Business to Business).  Empresas especializadas em serviços de Marketing Digital
people first

People First: entenda a premissa de conteúdo do Google

No cenário em constante evolução dos mecanismos de pesquisa, compreender e abraçar as mais recentes diretrizes é crucial para o sucesso online. Neste artigo, exploraremos a premissa revolucionária do Google
b2c marketing

B2C Marketing: principais dicas para uma estratégia efetiva

Devido a presença cada vez maior do marketing digital nas organizações, se tornou importante buscar novas técnicas para se atualizar para que seu negócio cresça e conquiste novos clientes. Uma

Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Agência Contato

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress