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Pessoa pesquisando algo no buscador, indicando a metadescrição.
15 de setembro de 2023

Metadescrição: o que é, qual sua importância e como criar

Pessoa pesquisando algo no buscador, indicando a metadescrição.
15 de setembro de 2023

Metadescrição: o que é, qual sua importância e como criar

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Quando se pensa em SEO, o que vem à mente são os principais fatores de rankeamento do Google, certo? Porém, há uma série de fatores que não impactam diretamente no posicionamento, mas que ajudam a ter melhor desempenho e atrair mais visitantes para as páginas.

E um desses fatores é a Meta Description ou a Metadescrição, que é o pequeno texto que aparece logo abaixo do título e do link de uma página quando se faz uma pesquisa no Google. Pensando nisso, a Contato trouxe no artigo de hoje um pouco sobre o que é essa ferramenta, sua importância e algumas dicas de como criar uma Metadescrição. 

Boa leitura! 

O papel da metadescrição atualmente

Como falamos acima, a metadescrição é uma tag de código HTML, que tem como função exibir uma informação para o usuário durante a pesquisa. Ela é exibida logo abaixo do título e link da página, durante a exibição dos resultados de busca. Com isso, é possível que o conteúdo seja visto pelo usuário antes que ele clique no link. 

Dessa forma, o principal objetivo desta ferramenta é atrair mais usuários a clicarem no seu link, já que em meio à diversos resultados que aparecem em uma busca, é preciso se diferenciar da concorrência. 

Entretanto, apesar do Google ter afirmado que metadescrição não é um fator de rankeamento, ignorá-la pode afetar de forma negativa sua estratégia de Marketing Digital. Caso a página não tenha a metadescrição definida no código, o Google irá selecionar um trecho do conteúdo – bem provável que seja uma parte que tenha palavra-chave – para colocar na descrição do link. E isso não é tão atrativo para um usuário. 

Por isso, ela deve ser pensada como um último detalhe dentro de uma estratégia SEO. Visto que, por mais que não influencie a posição da página nos buscadores, ela pode ser responsável por convencer um usuário a clicar e confiar no seu site. Logo, uma dica é investir na metadescrição, como um toque final após as estratégias para melhor rankeamento. 

Metadescrição serve apenas para mecanismos de busca?

Apesar de ser usada no Google como forma de atrair usuários a clicarem em um site, a metadescrição pode ter utilidade além dos mecanismos de busca. Algumas das principais redes sociais, como o Instagram, Facebook e Twitter, disponibilizam um fragmento da página destacando um pouco melhor o conteúdo. 

No Facebook, o resumo aparece com maior frequência no aplicativo para dispositivos móveis, enquanto no Twitter aparece com mais frequência na versão desktop. Porém, por realizar testes constantemente – principalmente o Facebook – pode ser que apareça a descrição para alguns usuários, mas para outros. Por isso, uma dica é sempre deixar preparada a metadescrição. 

Como fazer uma metadescrição?

Agora que você já entende o que é Meta Description e sua importância dentro do SEO, está na hora de pegar algumas dicas de como fazer uma metadescrição atrativa e precisa para sua página. Vamos lá? 

Use a palavra-chave no seu texto

Toda página deve ter uma palavra-chave que sintetize o conteúdo dela, já que é importante no SEO que o Google entenda sobre o que se trata o tema que está sendo discutido e por consequência, mostre-o para quem a pesquisou. 

Na metadescrição, a palavra-chave deve ser usada para mostrar ao usuário que a sua página é relevante para o que ele está buscando. Além disso, ela fica em negrito quando é compatível com a pesquisa do usuário, o que atrai mais cliques para o seu link. 

Atenção ao número de caracteres

Talvez esse seja o maior desafio na hora de fazer a metadescrição é resumir com qualidade um conteúdo extenso em tão pouco espaço. O Google exige, uma média de 160 caracteres para preencher o espaço de forma adequada. Porém, uma dica é não produzir descrições muito curtas, para que não pareçam incompletas. 

Seja convincente

Outra dica é apostar na persuasão. E para isso, você precisa conhecer seu público para fazer uma comunicação que gere algum tipo de conexão. Por isso, algumas dicas que podem ajudar é oferecer um benefício claro, trabalhar com emoções positivas e negativas ou faça blog posts de listas. 

Mostre ao usuário o que ele encontrará

Como a principal função da metadescrição é chamar a atenção, por isso é importante fazer um alinhamento de expectativas do conteúdo que oferece para o usuário. Por isso, deixe o texto bem direcionado para que o visitante tenha uma ideia do que irá encontrar quando for acessar sua página.  

Não se esqueça da CTAs

E uma das maneiras mais eficientes de convencer o usuário é utilizar o Call To Action (CTAs), que são chamadas para ação que definem exatamente o que você quer que o usuário faça. Além de serem usadas para atrair o usuário, você pode associar esta ação a algum benefício que irá encontrar ao acessar o conteúdo. Alguns exemplos são

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  • assine; 
  • comece;
  • saiba mais;
  • conheça;
  • participe.

Faça testes

Como tudo na internet, é necessário fazer testes dos resultados e verificar qual texto teve mais sucesso. Uma maneira de avaliar as metadescrições é olhar a taxa de cliques (CTR) de cada página, já que ela ajuda a entender o que de fato motivou o clique. 

Erros que você não deve cometer

Depois de conhecer algumas dicas, é importante evitar alguns erros na hora de fazer a metadescrição que podem afetar o rankeamento da sua página. Por isso, separamos alguns para que você não cometa mais. Continue lendo e saiba quais são! 

Textos muito longos ou muito curtos

Como falamos lá em cima, o Google indica uma média de 160 caracteres para a metadescrição. Por isso, o tamanho dela irá influenciar no seu sucesso. Meta Description longas demais não irão aparecer por completo nos resultados, enquanto as descrições curtas podem perder o destaque em relação aos concorrentes por dar a impressão de estarem incompletas. 

Repetição de metadescrição

Uma consequência da automatização na hora de criar as metadescrições é a possibilidade de repetição. Com isso, o Google Search Console informa quando as páginas possuem Meta Description iguais. 

Como o Google interpreta como um conteúdo duplicado, ele irá priorizar apenas uma das páginas no rankeamento e por consequência, prejudicando as outras. Por isso, a solução é sempre criar textos únicos e exclusivos para cada página. 

Não produzir uma metadescrição

O pior que não fazer metadescrições longas ou curtas demais é não produzir uma. Como falamos rapidamente, quando não preenchemos a Meta Description, o Google preenche o espaço automaticamente, o que não pode ser atrativo para o usuário. Por isso, o ideal é criar o resumo com suas próprias palavras. 

Gostou do conteúdo? Acesse o Blog da Contato e veja mais conteúdos sobre SEO e Marketing Digital. 

Até a próxima!

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