É perceptível que os sites são um dos principais instrumentos para garantir o sucesso de uma empresa. Ele é, basicamente, uma vitrine virtual, permitindo que uma organização mostre seus produtos e serviços, comunique com seus clientes, aumente sua visibilidade online e crie sua autoridade digital.
Contudo, é importante se atentar para alguns aspectos para garantir que seu site seja bem estruturado e lhe permita alcançar todos esses objetivos. Por isso, pensando na pergunta: “o que um site precisa ter?”, preparamos uma checklist com tudo o que você precisa investir para garantir o bom desempenho do portal da sua empresa. Continue a leitura!
Certificado de Segurança
Em primeiro lugar, é fundamental ter um certificado de segurança ou certificado SSL instalado no seu site.
Basicamente, ele é um protocolo que criptografa os dados que circulam entre o navegador do usuário e o servidor que hospeda o site. Assim, ele garante a autenticidade, a confidencialidade e a integridade das informações.
Dessa forma, é possível proteger os dados de seus clientes e leitores, evitando qualquer tipo de roubo, alteração ou exposição por terceiros.
Além disso, ele também melhora a credibilidade e o ranqueamento do seu site, pois mostra aos usuários e aos mecanismos de busca que ele é confiável e seguro.
Você precisa de um serviço especializado para emitir e instalar um certificado SSL no seu site. Existem variados tipos de certificados, variando conforme o nível de validação ou a quantidade de domínios ou subdomínios que você deseja proteger. Por isso, é preciso escolher a opção mais adequada para os seus objetivos e as suas necessidades.
Uma boa hospedagem
A hospedagem é o serviço responsável pelo armazenamento dos arquivos do seu site e sua disponibilização na internet. Sem uma boa hospedagem, o site tende a ficar lento, instável ou inacessível para os seus visitantes.
Por esse motivo, é muito importante investir em uma opção que seja acessível para o seu negócio e ofereça um espaço de armazenamento suficiente para manter todos os arquivos do seu portal, como textos, imagens e vídeos.
Outro aspecto relevante para avaliar é se a hospedagem possui uma boa porcentagem de uptime. De forma resumida, ele corresponde ao tempo que o seu site fica online e disponível para os usuários. Por isso, procure por porcentagens altas, como 99,9%.
E lembra do certificado SSL que citamos no tópico anterior? Não se esqueça de averiguar se a alternativa que você escolheu é segura e oferece suporte técnico para resolver qualquer possível problema com a hospedagem do seu site.
Um domínio próprio
Além disso, é essencial ter um domínio próprio. Ele é o endereço do seu site na internet, como por exemplo: www.meusite.com.br.
Ao garantir o seu próprio domínio, você pode escolher um nome que represente a sua empresa e transmita sua personalidade para os seus visitantes. Ele ainda aumenta a sua credibilidade, pois mostra que você se preocupa com a qualidade e a segurança do seu conteúdo.
Além disso, um domínio próprio facilita a indexação do seu site e permite que você utilize palavras-chave relevantes para o seu segmento, sem contar que é muito melhor memorizar e compartilhar um endereço único.
Assim, você pode se destacar na internet, tanto por meio de divulgações em diferentes canais quanto pela melhora do seu ranqueamento nos mecanismos de busca.
Experiência de usuário otimizada
A experiência do usuário está diretamente relacionada ao seu comprometimento com os seus visitantes. Mais do que isso, ela é um dos fatores de rankeamento do Google e por isso é determinante para o seu sucesso.
Por isso, é muito importante atentar-se para alguns aspectos que garantem uma experiência de usuário (UX) otimizada. Dentre eles, uma navegação intuitiva e a garantia de segurança, que já mencionamos anteriormente.
Você também precisa produzir conteúdo relevante e ter um design responsivo, que exploraremos melhor nos próximos tópicos. De nada adianta ter um site bem estruturado e cuidar apenas das questões técnicas.
Além disso, é fundamental garantir uma velocidade de carregamento rápida, para evitar que os visitantes percam a paciência e tenham uma experiência insatisfatória ao acessar o seu conteúdo.
Para você ter uma ideia do quanto isso é importante, um estudo divulgado pela Money Times mostrou que a Amazon perde cerca de 1,6 bilhão de dólares anualmente por apenas 1 segundo a mais que sua página demora para carregar.
Por isso, otimizar a experiência do usuário aumenta a satisfação dos visitantes, permitindo que eles fiquem mais tempo na sua página e estimulando o consumo de seus conteúdos e serviços.
💡Você pode se interessar: Lazy Load: o que é e como ele pode ser útil para seu site
Navegação Intuitiva
Outro elemento fundamental é ter uma navegação intuitiva. É muito importante que o usuário navegue pelo seu site de forma prática, encontrando e acessando todas as informações que ele procura.
Isso permite que ele se sinta confortável, satisfeito e engajado com o seu conteúdo. Quantas vezes você já se sentiu frustrado, perdido e, consequentemente, desistiu de acessar um site específico?
Por isso, investir na navegação é uma forma de melhorar a experiência do usuário e aumentar suas chances de conversão. Isso ocorre porque, uma vez que ele está satisfeito e desloca pelas suas páginas com facilidade, ele permanece ainda mais tempo no site, explorando seu conteúdo e conhecendo seus produtos e serviços.
Então, além de facilitar a usabilidade dos visitantes, a navegação intuitiva aumenta a retenção, diminui taxas de rejeição e melhora o seu posicionamento.
Texto Institucional
O texto institucional é um conteúdo crucial para o seu site, pois permite que você apresente seu negócio para seus visitantes e futuros clientes. Por isso, ele deve ser claro, objetivo e persuasivo, transmitindo a sua missão, visão, valores e diferenciais.
Uma dica interessante é dividir o seu texto em três partes. Conheça-as e o que você deve abordar em cada uma delas:
- Quem somos: conte a história do seu negócio, a sua trajetória, os seus objetivos e os seus resultados. É muito importante mostrar quem você é, o que você faz e por que você faz.
- O que fazemos: descreva os seus produtos e serviços, incluindo suas características e benefícios. É o momento de mostrar o que você oferece, como você oferece e para quem você oferece.
- Por que escolher sua empresa: esse espaço é dedicado para destacar seus diferenciais, suas qualidades, seus reconhecimentos e depoimentos de clientes. É essencial que o usuário reconheça seu negócio como a melhor opção para ele, assim como as formas que você pode atender às suas necessidades.
Não se esqueça de garantir que a linguagem do seu texto está adequada ao seu público-alvo, para que eles estabeleçam uma conexão com você e se interesse pelo que você tem a oferecer. Além disso, não deixe de atualizá-lo periodicamente, para que ele acompanhe a trajetória da sua empresa e esteja sempre alinhado com os seus valores.
Uma copy eficiente
Você deve ter percebido que um site é formado por diversos pilares, não é? Não basta apenas investir em um ponto específico e esperar que ele tenha um bom desempenho. Nesse sentido, é fundamental investir em um copywriting eficiente, que permita aumentar a sua visibilidade e o seu tráfego.
Com a linguagem adequada, você pode engajar mais usuários, de forma que eles criem uma conexão com o seu conteúdo e sejam instigados a sempre consumi-lo.
Você ainda pode convencê-los a realizar ações em seu site, como entrar em contato com a sua equipe ou realizar uma compra, por exemplo.
Também é possível utilizar palavras-chave relevantes para o seu segmento e técnicas de SEO que melhorem o seu posicionamento entre os motores de busca. Assim, você atrai um número ainda maior de visitantes para o seu site.
Ser otimizado para SEO
E por falar em SEO, é importante otimizar todo o seu site, aplicando técnicas e estratégias que melhorem o seu desempenho e a sua relevância nos mecanismos de busca. Dessa forma, você aumenta as chances de ele ser encontrado e acessado pelos usuários.
Um site otimizado para SEO permite que você aumente o seu tráfego orgânico, melhore a experiência do usuário e construa autoridade e credibilidade no seu setor de atuação. Assim, você desenvolve uma imagem positiva da sua marca e estimula a confiança e a fidelização de clientes.
Por isso, trabalhe aspectos de SEO On-Page e Off-Page, sempre visando a melhoria contínua do seu site. E se for possível dentro do seu orçamento, não hesite em ter o auxílio de profissionais como a Agência Contato.
Por meio de uma estratégia bem consolidada, você pode ter acesso a soluções que vão de encontro aos seus objetivos e permitem que você conquiste a tão sonhada autoridade digital.
Possua integração com plataformas de análise
Outro aspecto relevante é a integração com plataformas de análise, que permitem que você monitore e avalie o desempenho e o comportamento do seu site e dos seus visitantes.
Elas coletam, processam e apresentam dados estatísticos e gráficos sobre diversos aspectos do seu domínio, para que você tenha acesso a informações para aprimorar a sua estratégia continuamente.
Ao utilizar esses recursos, você pode conhecer melhor o seu público-alvo e ajustar a sua comunicação para que o relacionamento entre vocês seja o melhor possível.
Também é possível visualizar os pontos fortes e fracos do seu site, as oportunidades e ameaças do seu mercado e as novidades do seu nicho. Dessa forma, você pode planejar e executar ações mais assertivas e eficientes para o seu site.
Finalmente, você pode acompanhar todo o seu progresso e trabalhar com foco em resultados, testando e comparando diferentes alternativas e ajustando e corrigindo possíveis erros. Assim, você pode otimizar o seu site e alcançar os seus objetivos.
Conheça diversos recursos úteis no nosso guia: Métricas de SEO: quais as melhores ferramentas para avaliar os resultados
Informações de contato
Dentre os elementos essenciais que um site precisa ter, estão as informações de contato. Afinal, se os visitantes gostaram dos seus produtos e serviços, eles precisam saber como poderão conversar com você, não é?
Por isso, esses dados devem ser completos e atualizados, de forma a transmitir a sua disponibilidade e confiabilidade.
Além disso, eles devem ser disponibilizados em um local de fácil acesso. Uma boa dica é criar uma página específica, denominada de “contato” ou “fale conosco”, por exemplo. Você também pode repetir essas informações no menu de rodapé do seu site, permitindo que elas fiquem visíveis em todas as páginas.
Blog/Conteúdo Relevante
De quê adianta ter um site bem estruturado se ele não é nutrido com conteúdos que estimulem ainda mais a sua audiência e reflitam na autoridade que a sua empresa possui?
Um conteúdo adequado para o seu público faz toda a diferença na construção da imagem da sua marca e na forma como as pessoas consomem o que você divulga. Pense como um leitor: se o conteúdo estiver alinhado com as suas necessidades, você vai acompanhá-lo com frequência, certo?
Por isso, é fundamental produzir um conteúdo relevante, atendendo às necessidades, expectativas e interesses da sua audiência. Ele deve ser informativo, atrativo e persuasivo, transmitindo a sua autoridade, credibilidade e valor no mercado.
Assim, você consegue aumentar o seu tráfego orgânico, educar os usuários sobre a sua marca, nutrir leads qualificados e aumentar suas vendas constantemente.
Design bem elaborado
Um design bem elaborado também faz toda a diferença no seu site, pois é a forma como o público vai interagir visualmente com suas páginas. Ele deve ser atraente e refletir na imagem que você quer passar, para que as pessoas se conectem à sua marca com facilidade.
Além disso, é preciso pensar na funcionalidade que ele possui para os usuários, utilizando elementos organizados, claros e que facilitem a usabilidade do seu site. Além de influenciar diretamente no tempo de retenção e no engajamento com o seu site, o design reflete o tipo de comunicação que você deseja ter com o seu público, além da imagem que você quer transmitir sobre o seu negócio.
Por isso, desenvolva um projeto que demonstre o seu comprometimento com a experiência do usuário, utilizando elementos de alta qualidade e que tornem a navegação intuitiva e prática para qualquer ação que o visitante deseja realizar.
Responsividade para diversos dispositivos
Por fim, é crucial garantir a responsividade do seu site, para que ele se adapte a diferentes tamanhos e tipos de tela. Imagine acessar um portal que oferece uma péssima experiência no celular, sendo que é um dispositivo que utilizamos para diversas finalidades no dia a dia. Péssimo, não é?
Um site responsivo deve manter a sua funcionalidade, legibilidade e estética em qualquer dispositivo utilizado para acessá-lo. Por isso, é muito importante que suas páginas atendam a todas as expectativas do usuário em computadores, tablets e smartphones.
Além de melhorar a acessibilidade e a usabilidade, satisfazendo o usuário, a responsividade do site é um fator prioritário para os mecanismos de busca. Por isso, além de atender às necessidades do seu público, essa otimização aumenta a sua visibilidade na internet.
Se você gostou da nossa checklist sobre o que um site precisa ter, não deixe de acessar o blog da Contato para mais dicas sobre Marketing Digital.
E para melhorar qualquer um desses aspectos com o auxílio de um serviço especializado, conte conosco. Trabalhamos ativamente para trazer soluções personalizáveis e eficientes para diversos tipos de negócio. Quer construir sua autoridade digital? Faça contato. Vamos decolar juntos!