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pessoa utilizando o google no computador e celular para representar um tema sobre october 2023 spam update
6 de outubro de 2023

October 2023 Spam Update: conheça a nova atualização do Google

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6 de outubro de 2023

October 2023 Spam Update: conheça a nova atualização do Google

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O Google adota uma série de aprimorações em seu algoritmo de forma contínua, lançando alterações ao longo de todo o ano. No dia 04 de outubro, a Big Tech anunciou a sua mais nova atualização: o October 2023 Spam Update. Ela é muito importante para combater o spam em diversos idiomas e regiões, melhorando a qualidade dos resultados de busca. Por isso, neste texto vamos falar sobre o que é essa mudança e o que esperar dela. Continue a leitura! 

O que é o Spam Update?

Os sistemas de detecção de spam do Google estão em funcionamento constante, mas também são melhorados quando necessário. Essa ação é chamada de spam update, em que eles são atualizados e a alteração é comunicada aos usuários. Assim, a empresa consegue acompanhar as tendências de spam e garantir a qualidade dos seus resultados.

A Big Tech possui o SpamBrain, por exemplo, recurso baseado em IA que é atualizado periodicamente para melhorar a detecção de spam com melhor eficácia e abrangência. 

Quando essas alterações são feitas, é possível que os sites que violam as políticas do Google tenham uma classificação mais baixa nos resultados de pesquisa. Por isso, é preciso sempre acompanhar essas mudanças e manter seu projeto alinhado com essas exigências. 

Qual a nova atualização do Google?

O October 2023 Spam Update foi lançado com o objetivo de melhorar a cobertura dos detectores de spam do Google, de forma a alcançar diferentes tipos de spam e em linguagens diversas. 

Essa necessidade surgiu após o feedback de membros da comunidade de diversos países, que relataram a ocorrência de spam em seus idiomas nativos. 

A nova atualização, então, que atua em nível global, aumenta a abrangência do Google em várias línguas, incluindo turco, vietnamita, indonésio, hindi, chinês, entre outros. Ela busca reduzir o spam nos resultados de pesquisa, principalmente com marcações de cloaking, hackeado, gerado automaticamente e raspado.

Até então, a última atualização de spam do Google havia sido realizada em dezembro de 2022, aumentando as funcionalidades do SpamBrain. 

Quais os possíveis impactos dessa mudança?

O Google informou que a atualização levará algumas semanas para ser concluída. E como tudo no SEO, apenas teremos clareza desses impactos a longo prazo. 

Até a conclusão da implementação, a Big Tech incentiva a participação do público por meio do envio de comentários em sua ferramenta de denúncia de spam. 

Dessa forma, é possível entender o que deve ser priorizado em seus sistemas e trazer soluções mais aprimoradas e assertivas para a segurança das pesquisas. 

O que o Google considera como spam?

O Google visa proteger ao máximo a experiência de pesquisa, e por isso possui políticas para determinar o que é spam. 

As principais violações reconhecidas são:

  • Técnicas de cloaking: mostrar conteúdos diferentes para usuários e mecanismos de busca para manipular rankings e leitores;
  • Entradas: páginas feitas para ranquear em consultas específicas e similares, levando os usuários a páginas menos úteis que o destino final;
  • Conteúdo invadido: conteúdo não autorizado em um site por falhas de segurança;
  • Texto e links ocultos: conteúdo colocado em uma página para enganar os mecanismos de busca, sem ser visto por visitantes humanos. Exemplo: texto com fonte branca em um fundo branco;
  • Excesso de palavras-chave: utilização de palavras-chave ou números em uma página para manipular a classificação no Google, normalmente em listas ou grupos fora de contexto; 
  • Spam por links: links feitos para manipular a classificação no Google, incluindo aqueles que enganam seu site ou usuários;
  • Tráfego automatizado: tráfego gerado por máquina, gastando recursos e atrapalhando a capacidade do motor de busca em atender os usuários;
  • Malware e comportamentos maliciosos: malware ou softwares indesejados que afetam a experiência do usuário;
  • Funcionalidade enganosa: manipulação da classificação de pesquisa com sites enganosos que prometem conteúdos ou serviços que não entregam;
  • Conteúdo copiado: criação de sites baseados em conteúdos retirados de outros sites, que possuem melhor reputação;
  • Redirecionamentos não autorizados: mandar um visitante para um URL diferente do solicitado, mostrando um conteúdo diferente ou inesperado;
  • Conteúdo automático com spam: conteúdo feito sem originalidade ou valor, com o objetivo de manipular as classificações de pesquisa ao invés de ajudar o usuário;
  • Páginas afiliadas sem valor agregado: links de produtos afiliados com descrições e avaliações copiadas do comerciante original, sem conteúdo original ou valor;
  • Spam gerado pelo usuário: conteúdo que usuários colocam em um site em um canal destinado a usuários.

Outros comportamentos que podem prejudicar o seu desempenho

O Google também penaliza outras ações específicas, como práticas abusivas de remoção de conteúdo ou até mesmo ações consecutivas que violam suas políticas de spam. 

Por isso, de forma geral, qualquer tentativa de enganar os mecanismos de busca podem trazer consequências negativas. 

A melhor dica para manter o bom desempenho do seu site, então, é sempre prezar pela experiência do usuário, atuando de forma transparente e em conformidade com as diretrizes do Google. Dessa forma, seu site não será prejudicado, mesmo após as atualizações.

Se você gostou de entender mais sobre a nova atualização de spam do Google e quer ficar por dentro das futuras alterações que a empresa tem a lançar, não deixe de acompanhar o blog da Contato

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