Uma grande dificuldade na hora de escrever é como fazer uma ligação entre uma frase e outra. E com o mundo digital, isso se tornou mais difícil. Com isso, surgiu as Palavras de Transição SEO, que são termos usados para mostrar ao leitor a correlação entre frases e/ou parágrafos.
Por isso, a Contato trouxe tudo que você precisa saber sobre as palavras de transição no SEO. Continue lendo e conheça mais!
O que são palavras de transição?
Um dos recursos que a língua portuguesa dispõe para que um texto seja claro e objetivo são as palavras de transição. A coesão textual deve ser um elemento importante para a textualidade. Com isso, há certas métricas que devem ser seguidas.
A partir disso, as palavras de transição tornam seu texto mais coeso, harmonioso, fluido e objetivo. Ao utilizar esses elementos textuais, irá facilitar a transmissão de ideias, assim seus leitores irão entender os objetivos do seu texto com maior facilidade e por consequência haverá mais chances dele ser convertido e se tornar um cliente.
Além de ajudar na legibilidade e compreensão do texto, o uso das palavras de transição melhora significativamente o SEO do seu artigo. Por isso há diversos plug-ins que mensuram o quão bom estão sendo as palavras de transição.
Como as palavras de transição colaboram para o ranqueamento?
O Google sempre privilegia a experiência do usuário nos sites para escolher quais rankear melhor. Por esta razão, ele vai levar em conta se a leitura e a escaneabilidade do conteúdo estão adequadas para quem acessar o site. Aí que as palavras de transição entram!
Mas uma dúvida que surge é: de que maneira essas palavras de transição colaboram para o ranqueamento? Continue lendo que vamos tirar todas as suas dúvidas.
Legibilidade
A legibilidade está relacionada com a facilidade do texto ser compreendido, nos oferecendo uma leitura mais fluida. E uma das funções das palavras de transição é justamente essa. Com isso, as palavras de transição tornam o texto mais agradável, deixando a mensagem mais inteligível e melhorando a experiência de quem está lendo.
Métricas
Outro fator das palavras de transição que ajuda no rankeamento são as métricas relacionadas ao Marketing de Conteúdo. A adoção correta desses termos ajuda tanto no aumento de tempo de permanência nas páginas como na redução da taxa de rejeição.
Portanto, essa métricas influenciam no rankeamento, como também nos indicativos de que você está na direção certa para envolver os clientes e guiá-los para a próxima etapa do funil.
Facilita o raciocínio
Quando se está lendo um texto, é importante manter uma linha de raciocínio para não perdermos alguma informação importante. Dessa maneira, as palavras de transição podem ajudar o leitor sobre a estrutura lógica do texto.
Elas ajudam a organizar as ideias em uma ordem lógica e fornecem um caminho para o leitor seguir. Além disso, as palavras de transição também podem ajudar o leitor a entender a hierarquia das ideias, destacando ideias mais importantes ou enfatizando a relação entre as ideias.
Qual o volume ideal de palavras de transição para o SEO?
Agora que você já conhece o porquê das palavras de transição ajudarem no ranqueamento, qual a quantidade ideal dessas palavras?
Quando falamos em utilizar esses termos não significa que você deve usá-los em todo parágrafo ou que mais palavras de transição aumentam a sua posição no ranking. Na realidade seu texto deve ser bem estruturado, harmonioso, inteligível e caso esses termos sejam usados de forma errada, seu texto irá perder a relevância.
Por isso, há ferramentas que analisam as práticas de SEO e a legibilidade do conteúdo, como o caso do Yoast. Ele é um dos principais plugins de análise de SEO para quem trabalha com o WordPress. Entretanto, muito se fala sobre as exigências do Yoast em relação à avaliações positivas.
O motivo é que o Yoast é uma ferramenta importada e está na língua inglesa, o que significa que mesmo dando um bom direcionamento, ele não pode ser considerado 100% quando se trata da avaliação de palavras de transição.
Então significa que não podemos usá-lo? Não! O Yoast é muito bem recomendado e é muito útil na análise de conteúdo. Porém devemos considerar a experiência do usuário na língua portuguesa.
Dicas para usar as palavras de transição SEO
Como dizemos acima, um texto cheio de palavras de transição pode ser tão ruim quanto não usar nenhuma. Já que ao usar os termos a cada vírgula, você deixa seu texto maçante, chato e repetitivo.
Por isso, a Contato trouxe algumas dicas de como usar as palavras de transição SEO. Continue lendo e confira quais são!
A naturalidade é essencial
Nossa primeira dica é a naturalidade. Ao utilizar palavras de transição, o texto fica mais fluido de ser ler. Por isso, ao utilizar as palavras de transição no seu texto, tente ser o mais natural possível, já que os leitores devem compreender com facilidade a ideia central do seu texto.
Porém, encher o seu texto com palavras de transição, mesmo com as métricas do Yoast, não torna o texto bom. Deve-se lembrar que o objetivo das palavras de transição é fazer uma ligação entre as frases. Por isso, deixar as frases coesas facilita a leitura.
Use as palavras que mais se adequem ao seu público
Mesmo com o objetivo de facilitar o entendimento do seu texto, algumas palavras podem ser consideradas formais demais. Portanto, você deve considerar o público que acessa seu conteúdo antes de usar algumas palavras.
Por exemplo, se o seu blog fala sobre games, seu público será, em sua maioria, jovem. Por isso não faz sentido usar palavras de transição como “em suma”, já que esses termos são formais demais e não combinam com o público do seu site.
Já se o seu blog fala sobre direito e seu público alvo são advogados, faz mais sentido usar essas palavras. Porém, caso você opte por usar palavras mais coloquiais, seu leitor pode abandonar o texto.
Busque referências
Outra dica importante para quem tem dificuldade em como aplicar as palavras de transição é buscar referências. Procurar outros blogs do mesmo nicho e que estejam bem posicionados, é importante para compreender seu público e onde inserir tais esses termos.
Entretanto, referência não é cópia. Consumir artigos, matérias e blogs ajuda a pensar nos conceitos, porém não copie dos seus concorrentes. Use-os apenas como referência e a partir deles, ofereça conteúdos melhores, mais bem escritos e com melhor densidade de palavras de transição.
Cuidado com repetições
Outro cuidado que você deve ter é cuidado ao escrever seu texto é o cuidado com as repetições. Ao usar sempre as mesmas palavras de transição, o seu texto se torna repetitivo ou mesmo chato de se compreender.
Uma dica para deixar o texto mais fluido e inteligível é diversificar as palavras de transição. O plugin Yoast SEO, usa uma métrica chamada “Frases consecutivas”, que aponta esse erro quando uma parte do seu texto começa com a mesma palavra várias vezes.
Porém, ao aplicar as mesmas palavras de transição em parágrafos diferentes, o Yoast SEO não aponta como um erro e isso pode tornar seu texto mais maçante. Por essa razão, ao terminar de redigir o seu texto, leia-o. Caso veja repetições das palavras de transição, considere mudar.
Pensando nisso, a Contato trouxe uma lista de palavras de transição para você usar em seu texto. Continue lendo e conheça mais!
Categorias de palavras de transição
Há várias categorias para as palavras de transição, na qual cada uma tem uma função no texto. Sendo assim, saber reconhecer e entender quais são os tipos, faz com que a introdução desse elemento textual se torne mais dinâmica e fácil.
Confira as categorias das palavras de transição!
Introdução
As palavras de introdução são utilizadas no início do texto para introduzir ideias. Elas podem ser encontradas no início de algum subtítulo, mesmo no meio de um artigo. Alguns exemplos são:
- antecipadamente;
- antes de mais nada;
- a princípio;
- de antemão;
- acima de tudo;
- à primeira vista;
- desde já;
- primeiramente;
- antes de tudo;
- sobretudo;
- primordialmente;
- em primeiro lugar.
Continuação
Já as palavras de continuação são usadas para dar continuidade a um raciocínio, ou seja, são utilizadas quando certas informações ainda precisam de alguns detalhes. São elas:
- ainda mais;
- assim como;
- do mesmo modo;
- bem como;
- contudo;
- juntamente com;
- apesar disso;
- em outras palavras;
- nesse sentido;
- por exemplo;
- seja como for;
- todavia;
- ainda assim;
- porém;
- além disso;
- em outras palavras;
- ou seja.
Tempo
Essa categoria pode ser utilizada em várias situações, porém as palavras de transição de tempo sugerem ações posteriores ou antecessores. Alguns exemplos são:
- agora;
- apenas;
- constantemente;
- depois que;
- desde que;
- enquanto;
- em seguida;
- logo depois;
- imediatamente;
- frequentemente;
- ao mesmo tempo;
- posteriormente;
- então;
- eventualmente;
- finalmente;
- anteriormente;
- nesse ínterim;
- simultaneamente;
- atualmente;
- nesse meio tempo;
- ao passo que;
- antes que;
- às vezes.
Comparação
Já as palavras de comparação servem basicamente para comparar ou criar semelhança com a frase anterior. Alguns exemplos de palavras transição de comparação que você pode usar no seu texto são:
- analogamente;
- da mesma forma;
- de acordo com;
- igualmente;
- sob o mesmo ponto de vista;
- assim também;
- bem como;
- conforme;
- de maneira idêntica;
- segundo;
- tanto quanto;
- tal qual;
- por outro lado;
- assim como;
- em contrapartida;
- igualmente;
- ao contrário.
Transição
Pode parecer confuso que as palavras de transição tenham uma categoria própria, porém esses termos são bastante versáteis, pois encaixam em diversas situações. Pode-se dizer que qualquer categoria de texto usa esses termos, porque são necessários para transitar entre uma ideia e outra. Dentre elas, podemos citar:
- não apenas (…);
- como também (…);
- bem como (…);
- não só (…);
- como também (…);
- mas também (…);
- ora (…), ora (…);
- ou (…), ou (…);
- quer (…), quer (…).
Conclusão
Diferentemente do que muitos pensam, as palavras de conclusão não são apenas quando você encerra o seu texto. Elas também são usadas para encerrar alguma ideia, parágrafo ou até frase. Ou seja, elas são indicadas quando você quiser terminar o raciocínio. Entre elas estão:
- enfim;
- em síntese;
- em suma;
- definitivamente;
- afinal;
- dessa forma;
- assim;
- logo;
- por fim;
- acima de tudo;
- como resultado;
- por último;
- portanto;
- em conclusão.
Se você chegou até aqui, sabe da importância das palavras de transição e como ela pode melhorar o SEO do seu site. Acesse nosso blog e conheça mais posts da área do Marketing Digital.
Até a próxima!