Skip to content
Capa do Blog "Posicionar na Primeira Página pode ser mais importante do que você imagina"
30 de março de 2023

Posicionar na primeira página pode ser mais importante do que você imagina

Capa do Blog "Posicionar na Primeira Página pode ser mais importante do que você imagina"
30 de março de 2023

Posicionar na primeira página pode ser mais importante do que você imagina

Navegue por tĂłpicos

Um dos maiores desafios de uma empresa Ă© como se manter no topo das pesquisas. Esses sĂŁo os famosos fatores de rankeamento do Google, que sĂŁo os critĂ©rios que ele leva em consideração para posicionar melhor organicamente o site na página de resultados para uma busca atravĂ©s de determinadas palavras-chaves. 

Pensando nisso, a Contato trouxe hoje a importância do seu negócio se posicionar na primeira página dos buscadores. Continue lendo e conheça mais!

Por que é importante ranquear na primeira página do Google?

A resposta do porquĂŞ Ă© importante ranquear na primeira página do Google Ă© bem simples. Com a expectativa por navegações rápidas e completas, o usuário nĂŁo quer buscar em diversas páginas antes de escolher o conteĂşdo que vai ler. E como os usuários confiam no Google, eles irĂŁo clicar nas primeiras opções. 

Um bom rankeamento no Google significa que seu site irá para as primeiras posições de pesquisa e por consequĂŞncia terá mais chances de acessarem seu site. E mais acessos significa mais visibilidade e mais vendas.  

Portanto, utilizar das tĂ©cnicas de SEO se tornou algo fundamental para qualquer empresa que quer se destacar no meio virtual. Já que nĂŁo vale apenas produzir conteĂşdos de alta qualidade, vocĂŞ tambĂ©m deve se destacar entre os seus concorrentes. 

Os fatores de rankeamento do Google

Agora que vocĂŞ já viu a importância do ranqueamento na primeira página do Google, a Contato trouxe alguns fatores que ajudam a rankear entre os principais resultados! Lembrando que nĂŁo há uma receita mágica, como o prĂłprio Google diz, ao utilizar desses fatores vocĂŞ facilita o trabalho dos mecanismos de pesquisa. 

Vamos conhecer quais sĂŁo esses fatores?

Autoridade do site

O primeiro fator que trouxemos foi a autoridade do site. O Google utiliza o Pagerank, que Ă© uma mĂ©trica que dá uma nota de 0 a 10 para a autoridade de uma página sobre uma palavra-chave. A nota se baseia na qualidade e quantidade de links que sua página recebe. 

PorĂ©m, o Pagerank nĂŁo divulga sua nota. Por isso, uma solução para os analistas de SEO foi o Page Authority da Moz. Ele dá uma nota de 1 a 100 e leva em consideração fatores ligados Ă  relevância. Vale destacar, que o Page Authority Ă© logarĂ­tmico, ou seja, a medida que o nĂşmero vai ficando maior vai ficando mais difĂ­cil crescer.    

Autoridade do domĂ­nio

AlĂ©m da autoridade do site, há tambĂ©m a autoridade do domĂ­nio, que Ă© um fator de ranqueamento do Google. O Domain Authority segue os mesmos critĂ©rios do Page Authority, porĂ©m expande para todo o domĂ­nio. 

A nota vai de 0 a 100 e quanto maior ela for, mais autoridade do seu domĂ­nio. É avaliado o domĂ­nio e todas as páginas e subdiretĂłrios ligados a ele sĂŁo avaliados pelo Google. 

Links relevantes

Diferente do que muitos pensam, encher uma página de link nĂŁo vai fazer sua página ficar em uma posição na página. Na realidade, os links relevantes sĂŁo os links de outros sites para a sua página. Quanto mais sua empresa for referenciada nas páginas do nicho do seu negĂłcio, mais o Google irá ver que seu conteĂşdo Ă© valioso e deve aparecer nas primeiras posições. 

Uma maneira de fazer isso Ă© atravĂ©s de links building. AtravĂ©s de blogs de empresas relevantes e que façam parte de mercados complementares ao seu, Ă© possĂ­vel trocar guest posts. Com isso, serĂŁo gerados links naturalmente para o seu site.  

Qualidade do conteĂşdo

Esse pode parecer Ăłbvio para muitas pessoas, mas nĂŁo Ă©! Investir em uma boa estratĂ©gia de Marketing de ConteĂşdo reforça sua autoridade de diversas formas. Por isso, o Google valoriza mais um texto bem escrito do que apenas um texto cheio de palavras-chave. 

Investir em um bom tĂ­tulo da página Ă© um dos elementos mais importantes do SEO on page. O tĂ­tulo da página nĂŁo Ă© necessariamente, o tĂ­tulo do artigo, mas uma propriedade do cĂłdigo HTML, que Ă© possĂ­vel ver na aba do navegador ou na página de resultados do Google. Assim, a palavra-chave deve estar no tĂ­tulo, de preferĂŞncia no começo. 

AlĂ©m de aparecer no tĂ­tulo, uma boa dica Ă© colocar a palavra-chave entre as primeiras 100 palavras. TambĂ©m coloque ele em alguns subtĂ­tulos, já que eles podem ajudar a ranquear sua página, pois torna o conteĂşdo mais escaneável. 

Velocidade de carregamento da página

O Google nĂŁo ranqueia seu site apenas pelo conteĂşdo da sua página. A velocidade de carregamento da página conta como um fator importante. Com isso, o seu site deve levar no máximo 2 segundos para ser carregado, já que ao passar disso o Google entende que a experiĂŞncia do usuário Ă© prejudicada. 

Para garantir uma boa velocidade de carregamento da página vocĂŞ pode investir numa sĂ©rie de ações. Reduzir o tamanho de imagens e GIFs, aproveitar o cache dos navegadores e optar por uma hospedagem dedicada sĂŁo algumas ações que podem te ajudar. 

Qual o papel do SEO para posicionar na primeira página

AlĂ©m de conhecer alguns dos fatores que ajudam o Google a ranquear as páginas, Ă© importante tambĂ©m saber qual o papel do SEO para alcançar uma boa posição. SEO ou Search Engine Optimization sĂŁo um conjunto de tĂ©cnicas que ajudam a posicionar um site na primeira página dos resultados de busca do Google e de outros motores de busca. 

Algumas tĂ©cnicas do SEO que te ajudam a posicionar o seu site na primeira página sĂŁo a escolha de palavras-chave relevantes para o conteĂşdo do site, a criação de tĂ­tulos e descrições que sejam atraentes para os usuários, a criação de de conteĂşdo de alta qualidade e relevante e a construção de links de qualidade de outros sites para o seu site. 

E como o sonho de todos Ă© ser encontrado na internet, uma boa solução Ă© investir em uma consultoria de SEO. O profissional consultor de SEO analisa, avalia e direciona estratĂ©gias para que a sua empresa consiga melhorar sua performance e consiga uma posição. 

Caso queira saber mais, a Contato já fez um blog explicando como funciona a Consultoria de SEO!

Como colocar seu site na primeira página do Google

Depois de conhecer sobre os fatores que ajudam a posicionar na primeira página e a saber da importância do SEO para o ranqueamento da sua página nos buscadores, trouxemos algumas dicas para colocar seu site no topo da página.

Continue lendo e conheça mais!

Crie conteĂşdo relevante e de qualidade

Como já falamos acima, o Google valoriza um texto bem escrito. Por isso, Ă© importante se adaptar aos padrões de qualidade do Google para alcançar a primeira página. PorĂ©m, o algoritmo passa por mudanças constantes, mas o critĂ©rio do Google nĂŁo muda: a relevância e a qualidade dos conteĂşdos. 

Algumas das formas de convencer o Google de que o seu conteĂşdo Ă© adequado ao usuário, no caso de blogpost, Ă© utilizar parágrafos curtos com o objetivo de tornar o texto mais escaneável para o leitor e usar headings e elementos visuais. 

Depois de algum tempo e com o seu conteĂşdo qualificado, o pĂşblico vai começar a olhar para o seu site com maior confiança. Com isso, seu site irá ganhar autoridade digital. 

Use boas palavras-chave

Outra dica Ă© o uso de palavras-chave. Como os algoritmos do Google usam palavras-chaves para compreender do que se trata o conteĂşdo e assim indicá-lo aos usuários certos, Ă© preciso usá-las de forma estratĂ©gica e que possa superar a grande concorrĂŞncia. 

Definindo uma persona, Ă© possĂ­vel selecionar os tĂłpicos que causam maior interesse e a busca das palavras-chave que se encaixam melhor na sua estratĂ©gia. PorĂ©m, nem sempre as palavras-chave mais populares sĂŁo as melhores alternativas para a sua página, já que por serem muito concorridas, elas sĂŁo exploradas por diversas empresas. 

Por isso, invista em palavras-chave long tail, que mesmo apresentando menor volume de tráfego se utilizadas sozinhas, elas atingem perfis mais especĂ­ficos. 

Link Building

TambĂ©m Ă© possĂ­vel investir em Link building. Essa estratĂ©gia do Marketing Digital tem como objetivo conseguir que outros domĂ­nios incluam em seus conteĂşdos links direcionando a sua página. Isso pode ser feito de modo orgânico ou atravĂ©s de uma parceria. 

Uma dica Ă© investir na produção de conteĂşdo interativos. Esse tipo de material consegue ser original e alto potencial de engajamento, assim motivando outros domĂ­nios a indicá-los aos seus prĂłprios leitores. 

Otimize as imagens para SEO

O visual sempre chama mais atenção do que o textual. Mas de que forma isso está relacionado com o SEO? Com o objetivo de entender do que se trata a imagem, o algoritmo do Google procura pelo alt text, que Ă© uma breve descrição da imagem. Com isso, Ă© preciso otimizar esse elemento, para fazer a imagem rankear bem no Google e otimizar o posicionamento da página. 

TambĂ©m Ă© atravĂ©s do SEO de imagens Ă© possĂ­vel um lead acesse seu site por imagens do Google, levando um aumento significativo no tráfego orgânico e por consequĂŞncia aumenta o nĂşmero de conversões de vendas. A Contato fez post sobre a importância do SEO das imagens, leia ele e conheça mais. 

Utilize meta descrição atrativa

Outra dica para ajudar no posicionamento do seu site na primeira página Ă© utilizar a meta descrição atrativa. A meta-descrição Ă© um pequeno texto que aparece abaixo do tĂ­tulo e da URL das páginas indexadas pelo Google. 

Elas sĂŁo importantes porque ajudam o algoritmo a compreender do que se trata o texto e atrair o interesse do consumidor. Por isso, as metas-descrições precisam ser chamativas e devem incluir, preferencialmente, palavras-chave.  

Invista em Marketing de ConteĂşdo

Por Ăşltimo, um fator importante que ajuda a posicionar seu site na primeira página Ă© investir em Marketing de ConteĂşdo. Como o algoritmo do Google passa por mudanças frequentes, Ă© importante acompanhar os movimentos do Marketing Digital e mapear as mudanças nos critĂ©rios. 

Um exemplo Ă© a introdução do BERT, que Ă© um algoritmo que aperfeiçoou os resultados exibidos aos usuários. Com isso, o Google passou a compreender melhor a intenção de busca, modificando a forma como as empresas usam as palavras-chaves. 

A AgĂŞncia Contato 

A AgĂŞncia Contato Ă© especializada em serviços de Marketing Digital estratĂ©gico. Com a missĂŁo de transformar a experiĂŞncia das empresas no meio digital, oferecemos soluções completas, inovadoras e personalizadas para o seu negĂłcio. 

Quer conhecer mais sobre os fatores de posicionamento dos buscadores? Fale agora com um consultor de marketing da  AgĂŞncia Contato e saiba como podemos te ajudar no seu negĂłcio. AtĂ© a prĂłxima!

Novos conteĂşdos

O que esperar das tendĂŞncias de design para 2025 para marcas

Em um setor que sempre busca a inovação e criatividade, as tendĂŞncias de design para 2025 trarĂŁo uma sĂ©rie de novidades para marcas que buscam se destacar no mercado competitivo. 

Como a otimização de conteúdo ajuda no SEO e engajamento do seu site?

No ambiente digital, a atualização das suas produções é passo essencial para a melhoria no desempenho e alcance de usuários em um site. Tendo isso em vista, a otimização de

O que Ă© o Cross Channel e por que ele Ă© essencial na Era Digital?

No mundo do marketing digital, o comportamento do consumidor evolui a cada dia, demandando estratégias que acompanhem essa dinâmica. Nesse cenário, o Cross Channel se destaca como uma abordagem criativa

Receba um diagnĂłstico gratuito do seu marketing com os especialistas da AgĂŞncia Contato

Receba o melhor conteĂşdo de marketing em seu e-mail

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Materiais ricos

Não vá ainda!

Agende um bate-papo gratuito com um especialista e receba um diagnóstico para impulsionar seu tráfego, leads e vendas!

plugins premium WordPress