Um dos maiores desafios de uma empresa é como se manter no topo das pesquisas. Esses são os famosos fatores de rankeamento do Google, que são os critérios que ele leva em consideração para posicionar melhor organicamente o site na página de resultados para uma busca através de determinadas palavras-chaves.
Pensando nisso, a Contato trouxe hoje a importância do seu negócio se posicionar na primeira página dos buscadores. Continue lendo e conheça mais!
Por que é importante ranquear na primeira página do Google?
A resposta do porquê é importante ranquear na primeira página do Google é bem simples. Com a expectativa por navegações rápidas e completas, o usuário não quer buscar em diversas páginas antes de escolher o conteúdo que vai ler. E como os usuários confiam no Google, eles irão clicar nas primeiras opções.
Um bom rankeamento no Google significa que seu site irá para as primeiras posições de pesquisa e por consequência terá mais chances de acessarem seu site. E mais acessos significa mais visibilidade e mais vendas.
Portanto, utilizar das técnicas de SEO se tornou algo fundamental para qualquer empresa que quer se destacar no meio virtual. Já que não vale apenas produzir conteúdos de alta qualidade, você também deve se destacar entre os seus concorrentes.
Os fatores de rankeamento do Google
Agora que você já viu a importância do ranqueamento na primeira página do Google, a Contato trouxe alguns fatores que ajudam a rankear entre os principais resultados! Lembrando que não há uma receita mágica, como o próprio Google diz, ao utilizar desses fatores você facilita o trabalho dos mecanismos de pesquisa.
Vamos conhecer quais sĂŁo esses fatores?
Autoridade do site
O primeiro fator que trouxemos foi a autoridade do site. O Google utiliza o Pagerank, que é uma métrica que dá uma nota de 0 a 10 para a autoridade de uma página sobre uma palavra-chave. A nota se baseia na qualidade e quantidade de links que sua página recebe.
PorĂ©m, o Pagerank nĂŁo divulga sua nota. Por isso, uma solução para os analistas de SEO foi o Page Authority da Moz. Ele dá uma nota de 1 a 100 e leva em consideração fatores ligados Ă relevância. Vale destacar, que o Page Authority Ă© logarĂtmico, ou seja, a medida que o nĂşmero vai ficando maior vai ficando mais difĂcil crescer.
Autoridade do domĂnio
AlĂ©m da autoridade do site, há tambĂ©m a autoridade do domĂnio, que Ă© um fator de ranqueamento do Google. O Domain Authority segue os mesmos critĂ©rios do Page Authority, porĂ©m expande para todo o domĂnio.
A nota vai de 0 a 100 e quanto maior ela for, mais autoridade do seu domĂnio. É avaliado o domĂnio e todas as páginas e subdiretĂłrios ligados a ele sĂŁo avaliados pelo Google.
Links relevantes
Diferente do que muitos pensam, encher uma página de link não vai fazer sua página ficar em uma posição na página. Na realidade, os links relevantes são os links de outros sites para a sua página. Quanto mais sua empresa for referenciada nas páginas do nicho do seu negócio, mais o Google irá ver que seu conteúdo é valioso e deve aparecer nas primeiras posições.
Uma maneira de fazer isso Ă© atravĂ©s de links building. AtravĂ©s de blogs de empresas relevantes e que façam parte de mercados complementares ao seu, Ă© possĂvel trocar guest posts. Com isso, serĂŁo gerados links naturalmente para o seu site.
Qualidade do conteĂşdo
Esse pode parecer óbvio para muitas pessoas, mas não é! Investir em uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo reforça sua autoridade de diversas formas. Por isso, o Google valoriza mais um texto bem escrito do que apenas um texto cheio de palavras-chave.
Investir em um bom tĂtulo da página Ă© um dos elementos mais importantes do SEO on page. O tĂtulo da página nĂŁo Ă© necessariamente, o tĂtulo do artigo, mas uma propriedade do cĂłdigo HTML, que Ă© possĂvel ver na aba do navegador ou na página de resultados do Google. Assim, a palavra-chave deve estar no tĂtulo, de preferĂŞncia no começo.
AlĂ©m de aparecer no tĂtulo, uma boa dica Ă© colocar a palavra-chave entre as primeiras 100 palavras. TambĂ©m coloque ele em alguns subtĂtulos, já que eles podem ajudar a ranquear sua página, pois torna o conteĂşdo mais escaneável.
Velocidade de carregamento da página
O Google não ranqueia seu site apenas pelo conteúdo da sua página. A velocidade de carregamento da página conta como um fator importante. Com isso, o seu site deve levar no máximo 2 segundos para ser carregado, já que ao passar disso o Google entende que a experiência do usuário é prejudicada.
Para garantir uma boa velocidade de carregamento da página você pode investir numa série de ações. Reduzir o tamanho de imagens e GIFs, aproveitar o cache dos navegadores e optar por uma hospedagem dedicada são algumas ações que podem te ajudar.
Qual o papel do SEO para posicionar na primeira página
Além de conhecer alguns dos fatores que ajudam o Google a ranquear as páginas, é importante também saber qual o papel do SEO para alcançar uma boa posição. SEO ou Search Engine Optimization são um conjunto de técnicas que ajudam a posicionar um site na primeira página dos resultados de busca do Google e de outros motores de busca.
Algumas tĂ©cnicas do SEO que te ajudam a posicionar o seu site na primeira página sĂŁo a escolha de palavras-chave relevantes para o conteĂşdo do site, a criação de tĂtulos e descrições que sejam atraentes para os usuários, a criação de de conteĂşdo de alta qualidade e relevante e a construção de links de qualidade de outros sites para o seu site.
E como o sonho de todos é ser encontrado na internet, uma boa solução é investir em uma consultoria de SEO. O profissional consultor de SEO analisa, avalia e direciona estratégias para que a sua empresa consiga melhorar sua performance e consiga uma posição.
Caso queira saber mais, a Contato já fez um blog explicando como funciona a Consultoria de SEO!
Como colocar seu site na primeira página do Google
Depois de conhecer sobre os fatores que ajudam a posicionar na primeira página e a saber da importância do SEO para o ranqueamento da sua página nos buscadores, trouxemos algumas dicas para colocar seu site no topo da página.
Continue lendo e conheça mais!
Crie conteĂşdo relevante e de qualidade
Como já falamos acima, o Google valoriza um texto bem escrito. Por isso, é importante se adaptar aos padrões de qualidade do Google para alcançar a primeira página. Porém, o algoritmo passa por mudanças constantes, mas o critério do Google não muda: a relevância e a qualidade dos conteúdos.
Algumas das formas de convencer o Google de que o seu conteúdo é adequado ao usuário, no caso de blogpost, é utilizar parágrafos curtos com o objetivo de tornar o texto mais escaneável para o leitor e usar headings e elementos visuais.
Depois de algum tempo e com o seu conteúdo qualificado, o público vai começar a olhar para o seu site com maior confiança. Com isso, seu site irá ganhar autoridade digital.
Use boas palavras-chave
Outra dica é o uso de palavras-chave. Como os algoritmos do Google usam palavras-chaves para compreender do que se trata o conteúdo e assim indicá-lo aos usuários certos, é preciso usá-las de forma estratégica e que possa superar a grande concorrência.
Definindo uma persona, Ă© possĂvel selecionar os tĂłpicos que causam maior interesse e a busca das palavras-chave que se encaixam melhor na sua estratĂ©gia. PorĂ©m, nem sempre as palavras-chave mais populares sĂŁo as melhores alternativas para a sua página, já que por serem muito concorridas, elas sĂŁo exploradas por diversas empresas.
Por isso, invista em palavras-chave long tail, que mesmo apresentando menor volume de tráfego se utilizadas sozinhas, elas atingem perfis mais especĂficos.
Link Building
TambĂ©m Ă© possĂvel investir em Link building. Essa estratĂ©gia do Marketing Digital tem como objetivo conseguir que outros domĂnios incluam em seus conteĂşdos links direcionando a sua página. Isso pode ser feito de modo orgânico ou atravĂ©s de uma parceria.
Uma dica Ă© investir na produção de conteĂşdo interativos. Esse tipo de material consegue ser original e alto potencial de engajamento, assim motivando outros domĂnios a indicá-los aos seus prĂłprios leitores.
Otimize as imagens para SEO
O visual sempre chama mais atenção do que o textual. Mas de que forma isso está relacionado com o SEO? Com o objetivo de entender do que se trata a imagem, o algoritmo do Google procura pelo alt text, que é uma breve descrição da imagem. Com isso, é preciso otimizar esse elemento, para fazer a imagem rankear bem no Google e otimizar o posicionamento da página.
TambĂ©m Ă© atravĂ©s do SEO de imagens Ă© possĂvel um lead acesse seu site por imagens do Google, levando um aumento significativo no tráfego orgânico e por consequĂŞncia aumenta o nĂşmero de conversões de vendas. A Contato fez post sobre a importância do SEO das imagens, leia ele e conheça mais.
Utilize meta descrição atrativa
Outra dica para ajudar no posicionamento do seu site na primeira página Ă© utilizar a meta descrição atrativa. A meta-descrição Ă© um pequeno texto que aparece abaixo do tĂtulo e da URL das páginas indexadas pelo Google.
Elas são importantes porque ajudam o algoritmo a compreender do que se trata o texto e atrair o interesse do consumidor. Por isso, as metas-descrições precisam ser chamativas e devem incluir, preferencialmente, palavras-chave.
Invista em Marketing de ConteĂşdo
Por último, um fator importante que ajuda a posicionar seu site na primeira página é investir em Marketing de Conteúdo. Como o algoritmo do Google passa por mudanças frequentes, é importante acompanhar os movimentos do Marketing Digital e mapear as mudanças nos critérios.
Um exemplo é a introdução do BERT, que é um algoritmo que aperfeiçoou os resultados exibidos aos usuários. Com isso, o Google passou a compreender melhor a intenção de busca, modificando a forma como as empresas usam as palavras-chaves.
A AgĂŞncia Contato
A Agência Contato é especializada em serviços de Marketing Digital estratégico. Com a missão de transformar a experiência das empresas no meio digital, oferecemos soluções completas, inovadoras e personalizadas para o seu negócio.
Quer conhecer mais sobre os fatores de posicionamento dos buscadores? Fale agora com um consultor de marketing da Agência Contato e saiba como podemos te ajudar no seu negócio. Até a próxima!