SEO ou SEM
A busca por estratégias que gerem resultados nos buscadores está atrelada às necessidades do negócio. Afinal, qual escolher: SEO ou SEM?
O posicionamento dos sites nos resultados de pesquisa está diretamente relacionado a autoridade e relevância do conteúdo para o usuário.
Ou seja, quanto maior a relevância do conteúdo e a sua capacidade de atender as necessidades do leitor, maior será o seu potencial de ranquear no topo dos buscadores.
Isso acontece porque os mecanismos de busca entendem que o seu site fornece um material com as informações que o usuário está procurando.
Esse processo acontece por meio do reconhecimento de alguns fatores como palavras-chave,tempo de permanência na página, links internos e externos, title tag, entre outros.
Logo esse cenário contribui para a crescente busca por estratégias, como SEO ou SEM, que ajudem a otimizar os resultados.
Então, continue a leitura para entender a diferença entre SEO e SEM e também para colaborar com o nosso tempo de página! ?
O que é SEO
O SEO, Search Engine Optimization, é um conjunto de estratégias e técnicas que tem o intuito de melhorar a performance de uma página nos buscadores de forma orgânica.
Dessa forma, trabalha com base em fatores que podem influenciar no tráfego orgânico, como:
- Título;
- Autoridade do site;
- Qualidade e tamanho do conteúdo;
- Interface funcional;
- Uso correto de palavras-chave;
- Meta descrição eficiênte;
- URL amigáveis;
- Link building;
- Rastreabilidade;
- Compatibilidade com os dispositivos;
- Tempo de carregamento e permanência na página.
Essa estratégia de ranqueamento nos buscadores apresenta pilares que atendem cada objetivo e se baseiam nos fatores citados acima, são eles: SEO Técnico, SEO On Page e SEO Off Page.
SEO Técnico
Esse pilar do SEO tem o intuito de melhorar a estrutura técnica do site de forma a melhorar a experiência do usuário da página.
Dessa forma, busca otimizar a velocidade do site, rastreabilidade, indexação, compatibilidade com os dispositivos (mobile e desktop), segurança e uso de dados.
SEO On page
O SEO On Page é uma estratégia que se atém a fatores de otimização para ajudar os buscadores a entenderem o contexto do conteúdo da página.
Desse modo, inclui itens de estrutura que devem ser feitos no site para melhorar o ranqueamento, como título (H1,H2,H3), meta tags, meta description, imagens, entre outros aspectos.
SEO Off page
O SEO Off Page é uma estratégia que tem como foco a construção de autoridade e confiabilidade do site tanto para ser reconhecido pelos buscadores quanto pelos usuários.
Dessa maneira, inclui ações fora do site que contribuem para gerar bons resultados orgânicos, como link building, co-marketing e guest post.
O que é SEM
O SEM, Search Engine Marketing, também conhecido como Pay Per Click (PPC) é um conjunto de ações de marketing e técnicas pagas para melhorar a visibilidade de um site nos buscadores.
Esses meios pagos são comumente realizados em plataformas, como o Google Ads, que fornecem desde a otimização de anúncios pagos até a gestão da conta.
No caso do Google Ads é possível criar campanhas em diferentes formatos para aumentar a eficiência dos anúncios e alcançar os resultados desejados. Confira os tipos de campanhas para Google Ads:
- Campanha de Pesquisa;
- Campanha Display;
- Campanha de Shopping;
- Campanha de vídeo;
- Campanha para APP;
- Campanha Performance Max.
Qual a diferença entre SEO e SEM?
Apesar de serem estratégias muito parecidas, possuem diferenças pontuais e fundamentais para atender de forma adequada cada demanda. Então, qual escolher? SEO ou SEM?
De modo geral, a principal diferença está no método utilizado para gerar visibilidade nos mecanismos de busca. Enquanto o SEO foca em mecanismos para gerar tráfego orgânico, o SEM utiliza métodos pagos.
Outra diferença entre essas duas estratégias de ranqueamento está no tempo de alcance dos resultados. Enquanto com o SEO seu site pode levar meses para alcançar melhores posições, com o SEM os resultados podem ser observados em pouco tempo.
Embora apresentem algumas diferenças, o SEO e o SEM são práticas que podem ser combinadas para compor estratégias digitais com foco em aumentar o tráfego, visibilidade e conversão nos mecanismos de busca.
Você deve estar se perguntando quando devo escolher as estratégias de SEO ou SEM? Vamos te explicar agora!
Quando escolher SEO como estratégia?
Antes de escolher a estratégia a ser adotada é importante definir os objetivos desejados e o tempo para serem alcançados.
No caso do SEO é uma estratégia destinada para gerar tráfego orgânico, por isso, é importante investir no marketing de conteúdo. Quanto mais relevante o conteúdo para o leitor maior são as chances do material ranquear nos resultados das pesquisas.
Dessa forma, as estratégias de SEO são ideais para aqueles que buscam uma relevância de médio a longo prazo com um baixo custo benefício.
Quando escolher SEM como estratégia?
No caso do SEM é uma estratégia focada na geração de tráfego pago, por isso, é importante investir em plataformas que permitam um amplo controle dos anúncios e dados do negócio.
Logo a estratégia do SEM é uma escolha ideal para aqueles que possuem um orçamento para anúncios e querem gerar resultados a curto prazo.
Para exemplificar, o SEM é uma boa estratégia para as empresas com o foco em marcar presença nos mecanismos de busca.
Portanto, para escolher entre SEO ou SEM, vai depender das necessidades e demandas do seu negócio. Em alguns casos, pode ser interessante fazer uma combinação das duas metodologias em uma estratégia completa de marketing digital.
Agora que você sabe quando utiliza SEO ou SEM, que tal entender melhor sobre outras estratégias do marketing digital? Então, acesse o blog da Contato para mais conteúdos semelhantes a este.