Você provavelmente já ouviu falar em SEO e seus benefícios para a visibilidade de uma empresa na internet. Mas você sabia que essa estratégia também é utilizada no Youtube? Diversos fatores influenciam o ranqueamento de vídeos nessa plataforma e, por isso, é essencial conhecer todas as boas práticas para garantir o bom desempenho do seu conteúdo. Por isso, preparamos um material completo para te ajudar a aplicar o SEO para Youtube. Continue a leitura!
O que é SEO para Youtube?
Antes de entender o que é SEO para youtube, vamos relembrar em que consiste essa estratégia?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou otimização para os motores de busca, em português. De forma resumida, trata-se de aplicar uma série de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo, entre outros.
Mas o que muitas pessoas não sabem é que o Youtube também é utilizado como mecanismo de busca. Praticamente, segundo dados do Demand Sage, ele é o segundo maior mecanismo de pesquisa, atrás apenas do próprio Google.
Você provavelmente já utilizou o Youtube para encontrar a resposta para uma pergunta específica, não é? Por isso, é essencial aplicar esses métodos na plataforma, de modo que o seu conteúdo alcance um número cada vez maior de pessoas que buscam por algo.
Basicamente, então, o SEO para Youtube é o conjunto de estratégias que visam otimizar o desempenho dos seus vídeos na plataforma. Elas visam aumentar a visibilidade, o alcance e a conversão dos seus conteúdos, atraindo mais público e gerando mais engajamento.
Fontes de tráfego da plataforma
O Youtube possui diversas fontes de tráfego, que influenciam diretamente na forma como os vídeos chegam ao público. De modo geral, existem 3 principais formas em que o conteúdo pode aparecer nessa plataforma:
- recomendação: quando o YouTube mostra seu vídeo como sugestão para o usuário;
- externo: quando o usuário acessa o link do vídeo em algum site da web;
- pesquisa: quando o usuário realiza uma busca na barra de pesquisa da plataforma e seleciona o seu vídeo.
Talvez você ainda esteja se perguntando: “mas por que investir na otimização para Youtube?”
Nós temos a resposta! De acordo com os dados do Demang Sage, o Youtube possui mais de 2,86 bilhões de usuários ativos em 2023.
E não para por aí: 720.000 horas de vídeo são recebidas na plataforma todos os dias, enquanto os usuários consomem cerca de 1 bilhão de horas diárias.
Por isso, é muito importante garantir que seus vídeos sejam relevantes e atrativos para quem busca por um assunto em específico.
O SEO, portanto, mostra-se como uma solução para alcançar destaque nesse cenário tão competitivo. Por meio dele, você melhora não apenas o tráfego de pesquisa, mas o tráfego de pessoas que te descobrem pelo próprio Google.
Isso ocorre pois o Google e o Youtube estão cada vez mais integrados. Assim, ao utilizar as estratégias de SEO para Youtube, você também aprimora o seu conteúdo em vídeo para o Google. Em outras palavras, você aumenta as possibilidades de ser notado pela sua audiência.
Como fazer um bom SEO no YouTube?
Agora que você já sabe a importância de utilizar SEO para Youtube, confira as nossas dicas para colocar isso em prática da melhor forma possível!
Faça uma pesquisa completa de palavras-chave
Em primeiro lugar, antes de iniciar o processo de realização de qualquer vídeo, é fundamental fazer uma pesquisa de palavras-chave. Elas são os termos utilizados pelos usuários para encontrar o conteúdo que desejam.
Isso significa que, ao utilizar os termos adequados para a sua audiência, seja nos títulos, descrições e tags, você aumenta as chances de aparecer nos resultados de busca e atrair mais visualizações para o seu conteúdo.
Por isso, defina quais são as palavras-chave mais relevantes para a sua estratégia e quais temas podem trazer mais oportunidades para você.
Você pode utilizar ferramentas gratuitas como o YouTube Analytics, o Google Trends e o Keyword Planner para te ajudar. Caso tenha interesse e condições de investir em recursos pagos, o Semrush e o vidIQ também são ótimos!
Pense em um título atraente
Vimos que a plataforma é altamente competitiva. Por isso, é muito importante chamar a atenção do seu público e despertar o interesse no seu conteúdo.
Um título bem elaborado é uma ótima oportunidade para isso. É importante que ele seja atraente, claro e que contenha a sua palavra-chave principal.
Algumas dicas podem te ajudar:
- Use números, listas, perguntas ou afirmações que gerem curiosidade ou benefício para a sua audiência. Por exemplo: “Como fazer um bolo de chocolate em 5 minutos” ou “O segredo para o SEO de sucesso”;
- Use letras maiúsculas, mas sem exageros. Não escreva todo o título em caixa alta, pois pode ser interpretado como agressivo ou spam. Esse recurso deve ser utilizado apenas para enfatizar uma palavra ou informação importante. Por exemplo: “Como fazer O MELHOR bolo de cenoura” ou “NUNCA faça isso na sua estratégia de marketing”
- Também é importante priorizar títulos curtos e diretos, evitando termos repetitivos ou desnecessários.
Aposte na descrição
A descrição é uma ótima oportunidade para explicar sobre o que seu vídeo se trata e convencer o seu público a assistir. Ela também é importante para o SEO, pois ajuda os motores de busca a entenderem o seu conteúdo e o mostrarem para as pessoas certas.
Utilize esse espaço para descrever de forma resumida o seu vídeo e mostrar os principais pontos abordados, distribuindo a palavra-chave ao longo do texto.
Uma boa dica é dividir a sua descrição em blocos para facilitar a leitura e trazer informações ainda mais relevantes para o público.
Depois de escrever sobre o vídeo, por exemplo, você pode dividir os capítulos em tópicos e incluir a minutagem de cada um deles na descrição. Isso melhora a experiência do usuário e ainda aumenta as chances do Youtube e Google entenderem melhor o seu conteúdo.
Você também pode incluir sugestões de vídeos relacionados, links para seus outros canais de comunicação ou qualquer informação que for relevante para a sua estratégia e o seu público.
Insira tags
Outro aspecto relevante é a inserção de tags. Basicamente, elas descrevem o seu conteúdo e ajudam os usuários a encontrá-lo. Elas cumprem um papel muito importante no SEO para Youtube, já que permitem que o algoritmo entenda melhor o seu vídeo e o recomende para as pessoas certas;
Conheça algumas dicas:
- Utilize tags específicas e relevantes, relacionadas ao título e a descrição do seu vídeo;
- Use tags de cauda longa, isto é, frases mais completas e detalhadas. Exemplo: “como fazer brigadeiro de panela”;
- Use tags de cauda curta, ou seja, palavras mais abrangentes. Exemplo: “brigadeiro”, “receita” ou “doces”;
- Não exagere ou repita palavras, estabelecendo o limite de até 15 tags por vídeo;
- Utilize ferramentas como VidIQpara pesquisar e sugerir tags para o seu vídeo;
Utilize legendas
As legendas são outro ponto essencial de otimização. Elas aparecem na tela e traduzem ou transcrevem o que é dito no áudio, tornando-o mais acessível para pessoas com deficiência auditiva e que falam outras línguas.
Elas ainda aumentam o tempo de permanência dos usuários no seu vídeo, pois facilitam o acompanhamento do conteúdo. Além disso, elas melhoram o seu ranqueamento, pois são indexadas pela plataforma e podem conter palavras-chave importantes para o seu nicho.
Você pode criar legendas manualmente ou utilizar o recurso automático do Youtube, que as desenvolve de acordo com o reconhecimento de voz. É preciso revisá-las antes de publicar, mas saiba que elas oferecem mais informações sobre o assunto do seu vídeo, ajudando na sua estratégia de otimização.
Lembre-se do nome do arquivo
Além disso, é fundamental alterar o nome do seu arquivo, incluindo nele a palavra-chave principal. Isso é importante porque a plataforma também leva esse dado em consideração ao ranquear os vídeos.
Por isso, antes de realizar o upload, utilize nomes que resumam o conteúdo do seu vídeo e aumente as chances de que ele seja encontrado pelo Youtube e pelos usuários.
Priorize vídeos longos
Outro ponto que precisamos destacar é que a plataforma prioriza os vídeos que geram mais engajamento e retenção dos usuários. E, na maioria das vezes, os vídeos mais longos são mais propensos a alcançar isso do que os vídeos curtos.
Não existe uma regra fixa para definir o que seria um vídeo longo, mas uma boa referência é ter no mínimo 10 minutos de duração. Isso vai depender do seu segmento de atuação, sua audiência e seu conteúdo. Mas lembre-se: quanto mais tempo você conseguir manter o interesse do público, melhor.
Mas é importante ressaltar que de nada adianta desenvolver vídeos longos com o objetivo de reter mais usuários. É fundamental que o seu conteúdo seja relevante e agregue valor para o seu público. Caso contrário, você pode perder a audiência e prejudicar a sua estratégia.
Aumente suas chances de clique
O CTR (Click- Throught Rate) é uma métrica que mostra a taxa de cliques dos usuários no seu vídeo entre os resultados de pesquisa.
Para o algoritmo do youtube, uma CTR alta mostra que o seu vídeo é relevante para aquela palavra-chave que o usuário pesquisou. Logo, a taxa de cliques é um fator de rankeamento importante.
Para aumentá-la, você deve aumentar as chances de clique em seus vídeos, ou seja, torná-los atrativos para o público. Por isso, não deixe de otimizar seu título, sua descrição e desenvolver uma boa miniatura, a qual falaremos sobre nos próximos tópicos.
Estimule o engajamento da audiência
Além disso, é muito importante estimular o engajamento do seu público. Ele consiste na interação dos usuários com o seu vídeo, que pode ser medida por likes, comentários, compartilhamentos e inscrições no seu canal.
Basicamente, quanto maior o seu engajamento, melhor o seu posicionamento na plataforma. Isso ocorre porque esses aspectos indicam se o seu conteúdo atendeu as expectativas dos usuários.
Mas como estimular o engajamento da sua audiência? Aqui vão algumas dicas:
- Crie vídeos que realmente sejam relevantes para o público, solucionando suas dúvidas ou problemas;
- Faça perguntas, enquetes ou desafios para as pessoas, incentivando a participação;
- Responda aos comentários, agradeça aos elogios e esclareça as críticas, mostrando que você se importa com o seu público. Assim, eles se sentem valorizados e tendem a interagir cada vez mais com o seu conteúdo;
- Peça aos usuários para deixar um like, por exemplo, como indicação que gostaram do seu conteúdo;
- Desenvolva estratégias para manter o público engajado com o vídeo até o final.
Crie uma miniatura interessante
Chegou a hora de falar sobre a miniatura! Como citamos anteriormente, ela é um elemento muito importante para aumentar suas chances de clique na plataforma. Isso ocorre porque ela é a imagem que representa o seu vídeo e chama a atenção dos usuários. Por isso, ela deve ser bonita, original e coerente com o seu conteúdo.
Quer dicas? Confira!
- Utilize imagens de alta qualidade, que mostrem o tema ou o objetivo do seu vídeo.
- Adicione um texto curto e chamativo, que resuma o assunto ou a proposta de valor do seu conteúdo.
- Evite utilizar elementos pequenos ou poluídos, que dificultem a leitura ou a compreensão da sua miniatura.
- Teste diferentes opções de miniaturas e analise os resultados, para ver qual delas gera mais cliques e visualizações.
Aumente seu tempo de exibição
O tempo de exibição é um dos aspectos mais importantes para o seu ranqueamento e a sua monetização. Para aumentar as chances de tornar o seu alto, é importante criar conteúdo de qualidade e que realmente agregue valor para o público, em primeiro lugar.
Também é interessante editar os vídeos de forma profissional, eliminando partes desnecessárias e enriquecendo sua produção com efeitos visuais ou sonoros.
Você ainda pode utilizar técnicas como o storytelling, por exemplo, para aumentar a curiosidade da sua audiência.
Além disso, é interessante ter uma programação para os seus vídeos, avisando aos seus inscritos sobre os dias e horários das suas postagens.
Divulgue seu canal
- Por fim, não perca a oportunidade de divulgar seus vídeos e seu canal! Para fazer isso, é muito importante que você aproveite outros canais para promover os seus vídeos fora do Youtube e gerar mais visualizações. Veja algumas dicas:
Compartilhe os seus vídeos nas suas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, e incentive os seus seguidores a interagirem com o seu conteúdo. - Crie uma lista de e-mail e envie newsletters periódicas com os seus vídeos mais recentes ou mais populares, e convide os seus contatos a se inscreverem no seu canal.
- Colabore com outros criadores de conteúdo do seu nicho, e faça parcerias, entrevistas ou participações especiais nos seus vídeos, e vice-versa.
- Aproveite as ferramentas do YouTube, como cards, end screens e playlists, para direcionar os usuários para outros vídeos do seu canal ou para o seu site.
Lembre-se: em qualquer um desses contextos, apenas insira os seus vídeos em contextos em que eles realmente sejam relevantes para o usuário. Não queremos trazer uma experiência desagradável, não é?
Nós ficamos por aqui. Esperamos que nossas dicas sejam úteis para a sua estratégia e ajudem a aumentar sua visibilidade na plataforma.
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