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2 de maio de 2023

Sitemap: qual a sua importância para SEO

2 de maio de 2023

Sitemap: qual a sua importância para SEO

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Otimizar um site para mecanismos de busca é uma tarefa crucial para qualquer negócio que quer marcar sua presença online. Nesse sentido, a utilização do sitemap é muito importante. Por isso, neste artigo apresentaremos esse recurso, bem como sua função e sua importância para o SEO. Continue a leitura! 

O que é Sitemap?

Basicamente, o sitemap é um mapa do seu site, o qual fornece uma lista de todas as páginas e conteúdos disponíveis nele. Seu objetivo é garantir uma maior eficácia para a indexação das páginas do site.

Ele é criado em arquivos, que são lidos pelos mecanismos de busca, como o Google, para rastrear um site de forma adequada. Eles informam quais páginas e arquivos você considera mais relevantes, além de fornecer dados como a data da última atualização da página e suas versões em outros idiomas. 

Também são fornecidas informações sobre tipos específicos de conteúdo nas suas páginas, como imagens, vídeos e notícias.

Qual é a função de um sitemap?

A principal função de um sitemap é ajudar os mecanismos de busca a entender a estrutura do seu site e encontrar todas as suas páginas. Isso é especialmente útil se o seu site for grande e tiver muitas páginas que não estão vinculadas diretamente a partir da sua página inicial. 

Isso ocorre pois, quando um mecanismo de busca rastreia seu site, ele verifica esse arquivo para ter uma visão geral de todas as páginas disponíveis. A partir disso, ele determina quais páginas devem ser indexadas. 

Além disso, esse recurso também auxilia os motores de busca a entender a importância relativa de cada página. Isso é fundamental, já que as páginas mais importantes do seu site devem ter mais peso na classificação das buscas. 

Assim, ao definir a importância relativa de cada página no sitemap, você pode garantir que as páginas mais importantes serão indexadas e classificadas corretamente. Portanto, ele auxilia a compreensão da estrutura do seu site pelo Google e melhora sua classificação nos resultados de pesquisa.

Quando criar um sitemap?

Idealmente, um sitemap deve ser criado assim que o seu site for lançado. Isso porque há uma garantia de que os mecanismos de busca encontrem e indexem todas as suas páginas com maior facilidade. Contudo, se o seu site está em funcionamento e ainda não possui esse recurso, é importante cuidar disso o mais rápido possível. 

Se o seu site for grande, por exemplo, é possível considerar dividir o sitemap em vários arquivos menores para garantir uma indexação mais eficiente. Além disso, diante de alterações significativas na estrutura do seu site, como adicionar ou excluir páginas, é preciso atualizá-lo para garantir que os mecanismos de busca encontrem todas as páginas atualizadas.

Caso as páginas do seu site estejam interligadas corretamente, o Google terá a capacidade de localizar a maioria delas. No entanto, o uso de um mapa do site pode otimizar a identificação de páginas em sites de maior porte, mais complexos ou com arquivos específicos.

No geral, o Google recomenda o sitemap principalmente nos seguintes casos:

  • Sites grandes, nos quais existe a probabilidade de que o Googlebot não descubra páginas novas;
  • Sites novos com poucos links externos, em que o Googlebot pode não rastrear páginas se nenhum outro site mencioná-las;
  • Sites com muitos conteúdos rich media ou exibidos no Google Notícia, pois o Google pode levar em conta informações extras provenientes dos sitemaps para aprimorar sua busca.

Formatos, padrões e extensões de sitemap

Ao criar um sitemap, é importante entender os diferentes formatos disponíveis e escolher o que melhor se adapta às necessidades do seu site. Por isso, reunimos os diferentes formatos, padrões e extensões disponíveis para você. Confira! 

TXT

Em primeiro lugar, o formato TXT é o mais básico entre formatos existentes para um sitemap. Ele é utilizado para fornecer uma lista simples de URLs do site em um arquivo de texto. 

Embora possa ser fácil de criar e atualizar manualmente, ele possui suas limitações. Isso porque não permite informações adicionais sobre cada página, como a data da última atualização ou a importância relativa da página. Logo, isso pode afetar a capacidade dos mecanismos de busca de indexar o seu site de forma eficiente.

XML

O formato XML é o mais comum e recomendado pelos mecanismos de busca. Ele fornece uma estrutura hierárquica para o conteúdo do site e permite incluir informações adicionais sobre cada página, como a data da última atualização, a frequência de atualização e a sua prioridade em relação às outras. 

Uma grande vantagem desse padrão é que ele é amplamente aceito pelos principais mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo, e é a escolha ideal para sites grandes ou complexos.

Atom-RSS

O formato Atom-RSS é semelhante ao XML, mas é projetado para fornecer atualizações de conteúdo em tempo real para feeds de notícias e blogs. Ainda que possa ser usado como um mapa de site, ele não é tão completo quanto o XML e não é recomendado para sites grandes ou complexos.

HTML

O HTML é projetado para visualização de páginas web, não sendo recomendado como um formato de sitemap de imediato. No entanto, é possível criar um sitemap HTML para usuários humanos que desejam navegar em todas as páginas do seu site. Isso pode ser útil para melhorar a experiência do usuário e ajudar a encontrar páginas específicas nele.

Imagem

Além disso, se o seu site contém muitas imagens, é possível ter um sitemap de imagem. Ele é um arquivo que possui informações sobre as imagens do site, como a legenda, a localização, a licença e a data de criação. 

Esse tipo de mapa ajuda os mecanismos de pesquisa a indexar suas imagens e exibi-las nos resultados de pesquisa de imagens. Geralmente, o formato recomendado para esses sitemaps é o XML.

Vídeos

Os sitemaps de vídeo são semelhantes aos sitemaps de imagem, mas são utilizados para conteúdo de vídeo. Nesse sentido, eles contêm informações sobre seus vídeos, como título, descrição, duração, categoria e URL. 

Esse tipo de sitemap também auxilia no processo de compreensão do seu conteúdo de vídeo e a exibi-los nos resultados de pesquisa de vídeo. Aqui, o formato recomendado também é o XML.

Notícias

Se você tem um site de notícias, é essencial ter um sitemap de notícias. Eles fornecem informações sobre as notícias em seu site, como título, data, autor e categoria. Assim, os motores de busca entendem melhor seu conteúdo e os exibem nos resultados de pesquisa de notícias. Novamente, o formato XML é uma recomendação para esse tipo de mapa. 

E-commerce

Por fim, o sitemap de produtos é um arquivo que contém informações sobre os produtos em seu site, como nome, preço, descrição, imagem e URL do produto. Isso ajuda os mecanismos de pesquisa a indexar seus produtos e exibi-los nos resultados de pesquisa de produtos. O formato recomendado para sitemaps de produtos é o XML.

Qual a importância do Sitemap para SEO?

O Sitemap é uma ferramenta fundamental para a otimização de mecanismos de busca (SEO), pois facilita o rastreamento, a indexação e a exibição de todas as páginas relevantes de um site. 

Basicamente, ele contém todas as URLs do site, além de outros dados importantes, como a frequência de atualização, a importância e a relação hierárquica entre as páginas. Por isso, utilizá-lo é garantir que as páginas importantes sejam encontradas e indexadas pelos mecanismos de busca, de forma a aumentar a visibilidade e o tráfego do site. 

Além disso, é possível fornecer aos motores informações sobre alterações e atualizações das páginas, agilizando ainda mais a indexação e sua eficácia. A relevância do uso de um mapa do site é ainda mais evidente em sites com muitas páginas ou com uma estrutura de navegação complexa. 

Isso porque, nesses casos, é fácil que os mecanismos de busca percam algumas páginas, o que pode reduzir a visibilidade do site. Ao utilizar o sitemap, é possível garantir que as páginas relevantes sejam encontradas, melhorando a indexação, tornando a navegação mais eficiente para os usuários e, assim, potencializando o desempenho de um site.

Benefícios da criação do sitemap

Se você chegou até aqui, já deve ter compreendido que utilizar um sitemap é muito importante. Por isso, vamos reforçar seus principais benefícios para você: 

Garantia de indexação de páginas

Ao utilizar um mapa do site, você facilita a indexação de páginas pelos motores de busca, ainda que seu site seja grande, novo ou contenha muitos conteúdos rich media, como imagens e vídeos. 

Além disso, utilizar essa ferramenta é um indício de que você quer ajudar com o rastreamento do seu site, demonstrando uma postura proativa e cuidadosa. Essa ação, por si só, já contribui para aumentar sua credibilidade perante o algoritmo. 

Melhor entendimento do site pelas ferramentas de busca

Por fim, o sitemap fornece informações sobre a organização das páginas, as relações entre elas e a importância de cada uma. Isso ajuda os algoritmos dos mecanismos de busca a entenderem melhor sua estrutura e a classificar as páginas de forma mais precisa. 

Se você gostou de entender mais sobre o sitemap e sua importância, não deixe de acessar o blog da Contato para conferir mais conteúdos como esse! 

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