O tráfego orgânico diz respeito as visitas que você tem em seu site sem precisar gastar rios de dinheiro. Mas por que investir no tráfego orgânico?
A Contato trouxe hoje os motivos pelos quais o tráfego orgânico é fundamental para o crescimento da sua empresa. Continue lendo para conhecer mais!
O que é o Tráfego Orgânico?
Qualquer visita de um canal digital — como um site ou um blog de uma empresa — são conhecidas como tráfego.
Assim, o tráfego orgânico são as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem usar os anúncios pagos. Esse tipo de tráfego vem dos mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo.
De acordo com a pesquisa feita pela Sistrix e divulgada pelo site Marketing de Buscas e Notícias, o primeiro resultado orgânico da Pesquisa Google tem uma taxa de cliques de 28,5%.
E para obter resultados ainda melhores, você pode investir em estratégias de Marketing de Conteúdo. É por meio dele que os conteúdos otimizados são feitos para ajudar as pessoas a encontrar sua empresa mais rapidamente nos buscadores.
A diferença para os outros tipos de tráfego
Agora que você já conhece o tráfego orgânico, saiba que existem outros tipos de tráfego que você pode investir para a sua empresa. Vamos conhecê-los?
Pago
Como o próprio nome já indica, nesse tipo de tráfego você precisa pagar para os visitantes chegarem até seu site. Isso é feito via anúncios que contém palavras-chave escolhidas por você e que só irá pagar quando os usuários clicarem nesses anúncios.
Porém, para manter esse tipo de tráfego é necessário ter sempre anúncios ativos. Além disso, para que sua empresa cresça, é importante que os anúncios estejam adequados às mídias nas quais serão divulgados.
Direto
O tráfego direto representa os visitantes que chegam ao seu site após digitar a URL no navegador, clicar no link de uma fonte offline — como um PDF ou algum outro tipo de documento — ou de uma fonte não reconhecida pelo Google Analytics.
Ao fazer uma análise deste canal, é necessário verificar se durante o período que houve aumento de acessos, houve ações de marketing que aumentaram o brand awareness — conhecido também por consciência de marca.
Social
Já o tráfego social é referente aos acessos recebidos a partir de links nas redes sociais, como o Instagram ou o Facebook. Os dados coletados desse tipo de tráfego são úteis para servir de insights para a criação de conteúdo para o blog da sua empresa.
Referência
O tráfego de referência acontece quando os visitantes do seu blog chegam até você por meio de um link que clicou em um site diferente do seu — ou até de páginas do seu próprio blog. Esse tipo de tráfego é gerado com a conquista de backlinks em outros sites ou com a estratégia de guest post.
Por que investir em tráfego orgânico é uma boa opção?
Agora que você já conheceu aos diferentes tipos de tráfego, deve ter ficado a dúvida do porquê usar o tráfego orgânico entre tantas outras opções. Continue lendo para saber mais!
Custo-benefício
Como falamos acima, o tráfego pago só é eficiente se você investir nos anúncios. Já o tráfego orgânico não, já que o seu site ou blog é exibido enquanto seu conteúdo for tido como relevante. Assim, você terá um maior lucro sobre as vendas.
Relevância
Dessa forma, para uma boa estratégia de marketing, o tráfego orgânico é um ótimo caminho para a sua empresa ter maior visibilidade. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo blog SEO Master, cerca de 70–95% dos usuários dão preferência aos resultados orgânicos de sites de pesquisa.
Ao utilizar as técnicas de SEO de maneira correta, a sua empresa tem mais credibilidade e assim irá aparecer em evidência nas buscas.
Construção de autoridade
Além disso, os consumidores atuais desejam mais do que apenas ter tal produto ou o serviço. A experiência durante todo o processo também passou a ser valorizada. Por isso, aparecer no topo das páginas dos buscadores mostra maior credibilidade.
Assim, os resultados orgânicos têm uma maior relevância em comparação ao tráfego pago que — na maioria das vezes — passa a imagem de algo “forçado”.
Retenção de público
Outro fator é a retenção de público. Esse benefício está ligado com a construção de autoridade!
Como o tráfego orgânico traz uma maior credibilidade com os usuários, ele também permite à sua empresa a construção de um relacionamento de maior proximidade com o cliente. Assim, acompanhando-o por toda a jornada de compra.
Durabilidade
No tráfego orgânico, os resultados são eternos! Porém, é essencial ressaltar a importância de se manter no topo dos buscadores. Por isso, você só terá bons resultados se você se dedicar a alimentar o seu blog periodicamente.
Tráfego Orgânico e Marketing Orgânico são a mesma coisa?
A resposta é não!
O marketing orgânico é uma filosofia de marketing cujo objetivo é gastar o mínimo possível em propaganda. Nesse sentido, a verba é investida na melhoria de produtos e até em ações de marketing digital.
Assim, o marketing orgânico é mais semelhante ao Inbound Marketing do que ao tráfego orgânico. Porém, há diferenças entre o Inbound marketing e o marketing orgânico, já que o primeiro tem um objetivo claro de gerar resultados com o mínimo possível de canais pagos.
Tráfego Orgânico x Tráfego Pago: qual o melhor
Tanto o Tráfego Orgânico quanto o Tráfego Pago têm vantagens e podem ser usados juntos para melhores resultados na sua empresa.
Porém, como já dissemos acima, se o investimento no tráfego pago parar, toda a estratégia também para. Já no tráfego orgânico isso demora mais tempo para acontecer, mas se parar também é provável que comece a cair.
O que irá definir qual o melhor tráfego para a sua empresa são os objetivos e o orçamento da sua empresa.
Como é feita uma estratégia de tráfego orgânico
Você já viu os tipos de tráfego, a importância de usar o tráfego orgânico, mas como fazer uma estratégia com ele? Continue lendo, para te explicarmos!
Pesquisa por palavras-chave
Usando do SEO, procure criar uma estratégia para as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio, ou seja, fazer um resumo da intenção de busca em palavras.
Algumas ferramentas que ajudam na pesquisa de palavras-chave são os SEMrush, Ubersuggest, Ahrefs, SE Ranking, Keyword Tool e a própria ferramenta do Google, o Google Trends.
Foco na persona
É preciso definir de forma clara qual o público que irá consumir o conteúdo do seu site ou blog. Por isso, é importante a elaboração de uma persona para conquistar o tráfego orgânico, já que é preciso captar a atenção das pessoas.
Experiência do usuário em primeiro lugar
Além disso, é importante garantir uma boa experiência do usuário. A navegabilidade em seu blog é fundamental para essa experiência e alguns fatores ajudam nesse processo.
Por exemplo, o tempo de carregamento, legibilidade do texto, contraste adequado entre fundo da página e cor do texto, tamanho do texto e acessibilidade.
Quer conhecer mais sobre o tráfego orgânico? Então, fale agora com um consultor de marketing da Agência Contato e saiba como podemos te ajudar no seu negócio. Até a próxima!