11 exemplos de memes com nomes engraçados que aumentaram o engajamento de negócios

É fato de quando vídeo comerciais, como o do salão da Cabeleleila Leila, estouram, a repercussão midiática e engajamento neles aumentam. Isso porque, os memes com nomes engraçados se tornaram um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Dessa forma, muitos internautas tentaram imitar o anúncio por parecer um trava-língua. Mas, você sabia que isso se trata de uma estratégia de marketing viral que estimula o engajamento do público?  

Não é à toa que brincam que o brasileiro já nasce formado em publicidade, graças a criatividade para inventar memes de nomes engraçados para o alcance de público nos mais variados tipos de empreendimentos.

Sendo assim, selecionamos aqui os 11 melhores, ou pelo menos, os mais peculiares memes com nomes engraçados para você ver mais sobre como eles ajudam na divulgação de um negócio independente de sua área. Acompanhe abaixo. 



Os memes com nomes engraçados que impulsionaram negócios

Acompanhe a leitura do artigo e veja mais sobre quais são os 11 melhores memes com nomes engraçados que impulsionaram negócios

1. Cabeleleila Leila

Se você possui um aparelho com acesso à internet, com certeza assistiu ao vídeo comercial de um certo salão que bombou na web. A propaganda possui um anúncio que parece mais um trava-língua. 

” Cabeleleila Leila: cabelos, unhas, hidratação e unha. Cabeleleila Leila: venha fazer suas unhas, seus cabelos, e até mesmo hidratar suas madeixas de cabelo conosco” esse é parte do script da propaganda e muitos internautas se divertiram tentando repetir sua fala, o que resultou em paródias e risadas. 



Leila e seu sobrinho, Luiz Cláudio conquistaram toda a web com simpatia e humildade. O esperado, devido à grande repercussão online, era de que o salão estivesse o mais rápido possível e recebendo uma boa demanda de clientes. No entanto, foi uma surpresa quando veio a conhecimento do público, que o salão não existe. 

O comercial do salão é uma brincadeira do espetáculo “Sterblitch não tem um talk show: o talk show”, feito pelo humorista Eduardo Sterblitch, conhecido por suas participações no programa Pânico na TV. A ideia do talk show, que estreou em junho no aplicativo Globoplay, era criticar de forma irônica os comediantes adeptos a esse formato de apresentação. Com isso, uma série de propagandas engraçadas foram elaboradas para passar nos intervalos. O anúncio da Cabeleleila Leila foi um deles. 



2. SobranSheila

A proprietária desse estabelecimento fez a fusão do serviço que oferece com o próprio nome. Precisando fazer a SobranSheila? Fala com a Sheila. 



3. Outbeth 

Esse comerciante realizou um trocadilho entre a marca Outback e o termo “bathroom”, que significa banheiro em inglês. Mais chique que ir no toalete, só dizer que vai ao outbeth.  



4. Wesley Salgadão

Não há dúvidas que o Wesley Salgadão oferece grandes salgados por um precinho camarada. O nome da lanchonete faz referência ao cantor de forró Wesley Safadão. 



5. Épou

Essa loja de celulares criou seu nome brincando com a fonética da Apple e no lugar da maçã clássica, adotou uma pera mordida. Quer trocar de celular? Vai na Épou! 



6. Hugo Chaves 

Esse chaveiro homenageou o governante da Venezuela, Hugo Chávez ao combinar o nome dele com o serviço que oferece. 



7. Corta pra Mim

O salão faz uso do bordão “Corta pra mim” do apresentador Marcelo Rezende em seu nome e como forma de oferecer seus serviços. 



8. Tô no trabalho

Chega de mentir para sua esposa falando que tá no trabalho enquanto, na verdade, está no bar com os amigos tomando aquela cerveja gelada. Sendo assim, esse estabelecimento dá fundo de verdade para sua mentirinha. 



9. Churrasic Park

Os dinossauros foram extintos e algo me diz, que o dono desse carrinho de churrasco sabe o motivo. Dessa forma, vai um churrasquinho de dinossauro, aí? 



10. Pobr’s

O Pobr’s é uma lanchonete que possui a logo inspirada na estética e escrita do Bob’s. Além disso, ela oferece aquele sanduba que cabe no seu bolso. 



11. Senhor dos Pastéis

O Senhor dos Pastéis é autoridade no assunto quando se trata de pastéis. E se bobear, enquanto seu lanche é preparado, dá para bater um papo sobre a franquia de filmes Senhor dos Anéis. Isso que é diferencial competitivo! 



Marketing Viral na escolha do nome

Entenda mais sobre o marketing viral e como os memes com nomes engraçados ajudam na sua viralização

O Marketing viral consiste em todo material e campanha publicitária planejado para produzir divulgação de uma marca, produto ou serviço por meio do compartilhamento do público. Esse tipo de ação tem baixo custo de execução em comparação às mídias tradicionais. Além disso, a sua divulgação acontece quando os usuários recebem a mídia e enviam ou marcam outras pessoas. O conteúdo viraliza por explorar a conexão entre os usuários

Essa estratégia é pensada de acordo com comportamento humano. Costuma ser relacionada aos fatores culturais e outras tendências, como músicas, piadas e memes. Essas histórias são utilizadas com teor engraçado aplicado ao marketing e assim, ocorre uma propagação rápida por redes sociais.  

Apesar dos maravilhosos resultados da técnica de marketing viral, não é uma missão fácil criar uma campanha que se espalhe com tanto alcance. É preciso acompanhar tendências e ter como aliado um profissional de comunicação que possua conhecimento aprofundado sobre comportamento humano, criatividade e que pense rápido. A âncora dessa estratégia, normalmente, é algo do momento. Por isso, ela precisa ser feita no timing enquanto o meme, música ou história está em alta. 

A criatividade dos brasileiros na criação de nomes para negócios surpreende, como mostrado no início deste artigo. Eles utilizam trocadilhos que envolvem o tipo de serviço ou produto oferecido, juntamente com o nome do empreendedor. Também criam nomes que fazem referência a grandes marcas, artistas, desenhos, seriados e filmes.



Afinal, ao escolher um meme com nome engraçado, meu alcance aumenta na escolha do público?

Os empreendimentos brasileiros que adotam trocadilhos e referências baseados no repertório cultural são, em geral, microempresas em áreas residenciais e, muitas vezes, um comércio informal e popular. O público desses negócios consiste em moradores da região e familiares dos proprietários.  

Dessa forma, apesar de fugir dos padrões tradicionais para nomenclatura, usar um nome descontraído e com referência não prejudica seu negócio, desde que seja alinhado ao público que deseja atender. 

Sendo assim, esperamos que esse artigo tenha ensinado sobre marketing viral e proporcionado umas boas risadas com os memes. Conhece alguma empresa que possui nome com a famosa criatividade brasileira? Compartilhe nos comentários. 

Site fora do ar: O que fazer para resolver?

Durante a navegação na internet poucas cosas são tão frustrantes quanto se deparar com um site fora do ar. Os usuários esperam que no mundo virtual tudo funcione 24 horas por dia e ter uma página se funcionar pode ser péssimo para reputação de uma empresa.

Mas problemas acontecem a todo o momento e podem acarretar o mal funcionamento do seu website, este mal funcionamento pode resultar na perda de leads e vendas diretas ou seja: prejuízo.

Hoje queremos falar diretamente com quem tem um site e quer garantir que ele esteja sempre disponível. Se você é uma dessas pessoas, desfrute do nosso conteúdo a seguir.

Será que o problema está no site ou na sua conexão?

Verifique sua conexão

Esta primeira ação pode ser um pouco óbvia, mas acredite, pode sim acontecer e é importante descartar a possibilidade de estar com algum problema com a sua conexão de internet. Tente acessar outros sites e meça a sua velocidade por meio de algum velocímetro, o próprio Google possui um medidor de velocidade gratuito.

Cache do navegador

Cache é uma área de armazenamento de dados, nela são guardadas informações para um acesso futuro mais rápido, ajudando a poupar o seu hardware. Quando você tenta acessar muitas vezes um site com problemas, esse problema ficará salvo em seu computador e depois que ele for solucionado, quando você tentar acessar novamente o seu navegador irá abrir a imagem salva no cache, ou seja, estará com o erro e fará parecer que o site está fora do ar.

Para evitar isso, limpe sempre o cache do seu navegador ou tente acessar o site em questão em uma aba anônima.

Problema de rota

Se você nunca ouviu falar de “rota”, ela funciona da seguinte maneira: quando você tenta acessar um site, esse pedido irá sair do seu computador e vai passar por diversas operadoras, até chegar ao destino final onde o site está hospedado. Se houver algum problema em algum lugar nesta rota, o site pode parecer que está fora do ar. No entanto, qualquer pessoa fora desta conexão poderá acessar a página de destino normalmente.

O que causa a queda de um site?

Problemas com o servidor

É muito comum que falhas rápidas aconteçam nos servidores físicos e virtuais e isso pode causar a queda dos sites que estão hospedados neles. Sempre entre em contato com o suporte da sua empresa de hospedagem.

Ataque de hackers/DDoS

Os tão temidos hackers não precisam de uma motivação concreta para atacarem o seu site, Muitas vezes sua página pode ser atacada apenas por ser fácil de ser hackeada. Já o ataque DDoS é quando acontece uma tentativa em massa de acessos a um site por meio de computadores “zumbis”, isso pode sobrecarregar o servidor, assim ele não consegue dar conta de tantos acessos e seu site fica fora do ar.

Domínio expirado

Você lembra quando foi a última vez que renovou o domínio do seu site?

Pois é, um site fora do ar por conta de um domínio expirado é muito comum. A compra e renovação de domínios acontecem em períodos anuais e isso pode causar certo esquecimento. É bem verdade que as empresas de registram avisam com antecedência quando o seu domínio precisa ser renovado, mas você precisa manter o seu cadastro sempre atualizado.

Não fazer o pagamento de renovação do domínio gera o congelamento do mesmo. Após os 30 dias de domínio congelado, ele será disponibilizado publicamente mais uma vez e outra pessoa pode realizar o registro.

Erros na programação do site

Se seu site foi escrito com a linguagem PHP, existem alguns erros de programação que podem fazer com que a sua as páginas não sejam carregadas, deixando o site fora do ar. Mas para esses erros acontecerem é preciso que alguma alteração no código fonte tenha sido realizada para que o erro aconteça.

Quais as consequências de um site estar fora do ar?

Agora chegou a hora de falarmos o que pode acontecer se porventura o seu site ficar fora do ar…

Você está dando clientes para a concorrência

Não realizar negócios é maior consequência do seu site fora do ar. Já imaginou se o seu cliente tenta acessar a sua página e não consegue? Ele pode estar apenas procurando o seu telefone, e-mail ou alguma outra maneira de entrar em conato com você e sem obter o que procura, ele provavelmente irá atrás da sua concorrência.

Ter um site fora do ar pode causar uma mancha na reputação da sua empresa. Seus clientes podem se frustrarem. Muitas pessoas dificilmente podem retornar para vê-lo funcionando, gerando uma reputação negativa.

Queda do posicionamento no Google

Sim, todo aquele trabalho para deixar o SEO do seu site impecável pode ir por água abaixo. Em um de nossos blogs já falamos na importância do SEO e de se manter bem posicionado nas pesquisas do Google.

O fato é que um dos fatores de rankeamento é a velocidade de carregamento do seu site (Colocar link do site lento), aqui também é considerado se o seu site passa muito tempo fora do ar, fazendo a sua página ficar em posições cada vez mais baixas.

Equipe inoperante

Se o seu negócio depende que seu sistema esteja online, o seu site ficar indisponível significa que parte da sua equipe pode ficar pausada sem conseguir trabalhar. Isso é uma realidade para empresas que possuem suporte ao seu cliente diretamente através do seu site.

Perder vendas

Para falarmos a verdade, tudo o que citamos até aqui causa a queda na sua receita, alguns indiretamente e outros diretamente, no caso de um e-commerce. Se o seu negócio for uma loja virtual, o site fora do ar é um verdadeiro pesadelo. Isso significa que você está perdendo vendas e irá impactar diretamente no seu faturamento.

Como resolver o problema?

Identifique o problema

A primeira coisa a se fazer é não entrar em desespero. Só então você pode iniciar a investigação para entender por qual motivo o seu site está fora do ar. Cerifique-se de que o seu problema não é um dos que já falamos anteriormente, como a sua conexão com a internet.

Em seguida, use uma ferramenta de verificação externa. Ela irá identificar se o seu site está realmente no ar. Três delas são:

https://downforeveryoneorjustme.com/
http://currentlydown.com/
https://www.isitdownrightnow.com/

Depois de ter certeza que o seu site está fora do ar, entre em contato com a sua hospedagem. Ela ajudará a resolver o problema, caso ele esteja relacionado ao serviço prestado.

Corrija o Problema

O suporte da sua hospedagem será de grande importância neste momento. Ela pode apontar o real motivo que fez o seu site ficar fora do ar e existem medidas de correção que só o serviço contratado poderá realizar.

Um bom exemplo é no caso de um ataque DDoS, o suporte do seu serviço de hospedagem pode bloquear os IPs que originaram o ataque.

Tome providências para isso não acontecer novamente

É preciso identificar as chances que este acontecimento tem de acontecer novamente e o que a sua hospedagem oferece como medida de segurança. Ter uma hospedagem de qualidade confiança é essencial para o seu site, busque utilizar um serviço com boas referências e se preciso mude para um serviço mais estável e potente.

Como evitar que o site fique fora do ar?

Existem ações de prevenção que estão ao seu alcance.

Tenha um site otimizado

Ter uma página que demora a carregar não ajuda em nada e isso pode ser a causa da sobrecarga do seu servidor. Por isso ter um site otimizado é tão importante e sobre isso já demos informações muito valiosas neste post (linkar mais uma vez o post do Gabriel).

Conheça o desempenho do seu site com o Page Speed Insights.

Invista na segurança do seu site

A segurança do seu site é extremamente importante. Neste caso, utilize senhas fortes, programas de antivírus e tudo o que for nesse sentido pode ajudar.

Conheça o desempenho do seu site com o Page Speed Insights.

Escolha uma hospedagem de qualidade para ter estabilidade

Como já falamos anteriormente, ter um serviço de hospedagem confiável é essencial. Sem ela, nem o melhor trabalho que você realizar em todos os outros serviços irá resolver.

Busque uma hospedagem reconhecida e que seja ideal para o seu tipo de site, só assim você poderá ficar um pouco mais descansado e sem preocupação.

Manter o site da sua empresa funcionando corretamente pode não ser o mais simples dos trabalhos, mas certamente é muito recompensador e o seu negócio só tem a ganhar. Esperamos que você tenha aproveitado todas as nossas dicas e esteja preparado para resolver este problema.

Compartilhe este conteúdo e continue acessando o nosso blog pra mais conteúdos como este.