Atualmente, as empresas estรฃo em busca de maneiras de se diferenciar dos concorrentes e conquistar o pรบblico. Uma maneira de se fazer isso รฉ atravรฉs do Marketing Cultural, que sรฃo aรงรตes culturais promovidas pelas empresas e instituiรงรตes com o objetivo de fortalecer a relaรงรฃo com seus clientes.
Dessa forma, alรฉm de aumentar as vendas, hรก um impacto positivo na sociedade. Isso รฉ algo que o pรบblico vem cobrando cada vez mais das marcas hoje em dia. Pensando nisso, a Contato trouxe no texto de hoje tudo que vocรช precisa saber sobre essa estratรฉgia de marketing e suas principais vantagens. Boa leitura!
O que รฉ Marketing Cultural
Como falamos rapidamente, o Marketing Cultural รฉ uma estratรฉgia que utiliza da cultura para fazer a divulgaรงรฃo de algum produto, serviรงo ou marca de uma empresa. Apesar de ter se popularizado nos anos 90, essa estratรฉgia รฉ um tipo de marketing relativamente novo e passou a ser utilizado mais recentemente.
Dessa forma, seu principal objetivo vai alรฉm de obter o lucro, mas tambรฉm ajuda uma empresa a ter um diferencial de mercado para passar na frente da concorrรชncia e ficar mais prรณximo do pรบblico-alvo. Na prรกtica, o marketing cultural ocorre quando uma organizaรงรฃo patrocina projetos e se beneficia da cultura para projetar ou fixar a sua imagem.ย
Como funciona o Marketing Cultural
Para que seja possรญvel implementar uma estratรฉgia de Marketing Cultural, รฉ preciso analisar os comportamentos, conhecimentos e costumes do pรบblico-alvo que sua empresa planeja atingir.
Com isso, hรก quatros formas em que o marketing cultural pode aparecer. Continue lendo e saiba quais sรฃo!
Marketing Cultural de Fim
Apesar do nome โde fimโ, esse รฉ o primeiro tipo de marketing cultural. Ele รฉ tido como o primeiro por abranger tudo, ou seja, desde a criaรงรฃo do produto ou serviรงo atรฉ o marketing feito em cima dele. Seu foco estรก ligado ร cultura.
Marketing Cultural de Agente
Jรก o marketing cultural de agente, como o nome jรก diz, nรฃo รฉ realizado pelo dono do negรณcio, mas sim por um especialista em cultura. Ele pode ser um produtor cultural ou uma agรชncia de marketing cultural, por exemplo. O trabalho desse profissional รฉ analisar o mercado e identificar as melhores oportunidades de aรงรตes com as quais a marca possa ser associada.
Marketing Cultural de Meio
No marketing cultural de meio, a estratรฉgia baseia-se no patrocรญnio de aรงรตes culturais. Dessa forma, pode-se usรก-lo em diferentes tipos de promoรงรฃo cultural.
Marketing cultural misto
O รบltimo tipo de marketing cultural รฉ o misto, em que duas ou mais empresas patrocinam o mesmo projeto. Nesse sentido, elas podem tanto apoiar a sua empresa quanto outras. Por isso, o desafio principal รฉ conseguir um destaque do que as outras marcas.
Exemplos de empresas que utilizam dessa estratรฉgia
Se vocรช ainda estรก em dรบvida se vale a pena investir nessa estratรฉgia, trouxemos algumas empresas de diferentes segmentos que tem conquistado รณtimos resultados atravรฉs da utilizaรงรฃo do Marketing Cultural.
Coca-cola: conhecida por ser o refrigerante mais consumido do mundo e criar propagandas movidas ร felicidade, a Coca-Cola tambรฉm faz investimentos recorrentes em eventos culturais. Os mais conhecidos sรฃo a Copa do Mundo e os Jogos Olรญmpicos. Entretanto, aqui no Brasil, no Amazonas, a marca jรก apoiou o Amazonas Film Festival e o tradicional Festival Folclรณrico de Parintins.
Banco Itaรบ: outra grande empresa que se preocupa em investir na cultura รฉ o Banco Itaรบ, que criou uma รกrea exclusiva para tratar desse tipo de aรงรฃo: o Itaรบ Cultural. Segundo informaรงรตes da prรณpria empresa, jรก foram investidos R$ 157 milhรตes em 323 projetos.
Ambev: uma das maiores empresas cervejeiras do Brasil, a Ambev tambรฉm utiliza as estratรฉgias de marketing cultural. Uma das suas marcas, a Skol, รฉ responsรกvel por incentivar a apresentaรงรฃo de artistas locais com o projeto Skol Beats. Alรฉm disso, a Stella Artois patrocina o Brasil Open de Tรชnis, o mais antigo torneio da modalidade no paรญs.
Por que investir nessa estratรฉgia
O objetivo principal do Marketing Cultural nรฃo รฉ aumentar as vendas da empresa, mas se diferenciar dos concorrentes e mostrar ao seu pรบblico responsabilidade social. Com isso, podemos perceber que essa estratรฉgia pode apresentar uma sรฉrie de vantagens.ย
Listamos abaixo alguns motivos para o seu negรณcio adotar esse tipo de marketing!ย
Vantagem Competitiva
Como falamos rapidamente, por permitir que as empresas se destaquem em um mercado cada vez mais saturado, o marketing cultural oferece uma vantagem competitiva significativa. Atravรฉs do patrocรญnio de eventos culturais, exposiรงรตes, concertos, e outras iniciativas artรญsticas, as organizaรงรตes podem construir uma imagem positiva e fortalecer sua identidade de marca.ย
Contribuiรงรฃo com a cultura local
Ao apoiar eventos culturais, artistas locais e iniciativas culturais regionais, as empresas demonstram um compromisso genuรญno com a comunidade, o que pode resultar em uma imagem positiva e maior aceitaรงรฃo por parte dos consumidores locais.
Alรฉm disso, esse tipo de investimento pode ter um impacto significativo no desenvolvimento econรดmico local, estimulando o turismo, o comรฉrcio local e a geraรงรฃo de empregos. Ao promover a cultura local, as empresas tambรฉm podem contribuir para a preservaรงรฃo da identidade cultural da regiรฃo, enriquecendo a vida da comunidade e criando um ambiente mais vibrante e atrativo para todos.
Diferencial para os jovens
Por representar uma forma eficaz de atrair e engajar uma audiรชncia jovem e dinรขmica, apresentar um diferencial para os jovens รฉ um benefรญcio significativo de se investir no marketing cultural. Essa abordagem permite que as marcas se posicionem como inovadoras e conscientes da cultura, o que pode impulsionar a lealdade e o reconhecimento da marca entre a geraรงรฃo z.
Alรฉm disso, as empresas tambรฉm se destacam como parceiras ativas na promoรงรฃo da criatividade e da expressรฃo artรญstica, o que รฉ um fator atraente para os consumidores jovens em busca de experiรชncias autรชnticas e significativas.
Fortalecimento da responsabilidade social
Outra vantagem do marketing cultural รฉ o fortalecimento da responsabilidade social. Ao apoiar eventos e projetos culturais, as empresas demonstram um compromisso com a comunidade e a sociedade em geral, indo alรฉm de simplesmente buscar o lucro.
Dessa forma, o marketing cultural permite que as empresas nรฃo apenas se envolvam em aรงรตes benรฉficas para a sociedade, como tambรฉm comuniquem essas aรงรตes de forma eficaz. Isso cria uma imagem de empresa cidadรฃ, que se preocupa com questรตes alรฉm do seu prรณprio interesse financeiro.
Esperamos que tenha gostado do conteรบdo de hoje. Nรฃo deixe de acompanhar o Blog da Contato para ficar por dentro do mundo do Marketing. Atรฉ a prรณxima!