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Gilberto Nogueira e campanha da Vigor
17 de maio de 2021

Gil é da Vigor: lições de Marketing que podemos tirar dessa campanha

Gilberto Nogueira e campanha da Vigor
17 de maio de 2021

Gil é da Vigor: lições de Marketing que podemos tirar dessa campanha

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Apelidado como Gil do Vigor, o ex participante do programa Big Brother Brasil 2021 Gilberto Nogueira é o novo garoto propaganda da Vigor Alimentos. Ele atuará em parceria com a agência de Marketing da empresa, a SunsetDDB, a fim de criar posts e outras peças de comunicação para as redes sociais.  

Se você acompanha o universo do Marketing Digital, já deve ter lido sobre como as redes sociais transformaram a relação das marcas com os influenciadores.  

E é justamente o que o caso do Gil comprova para nós. Sua contratação como embaixador da Vigor revela seu poder de conexão com o público, o impacto da influência e a capacidade das marcas para executar estratégias de Publicidade.  

Mas chega de spoiler! Vamos partir agora para nosso blog sobre as lições de Marketing da campanha do Gil do Vigor, que agora é Gil da Vigor!  

Gil do Vigor x Gil da Vigor 

Como dissemos, Gil do Vigor já é oficialmente da Vigor! 

Durante a sua participação na edição do Big Brother Brasil 21 (BBB 21), a empresa recebeu mais de 15 mil menções associadas a ele, contando com as interações de fãs e famosos. 

O que muita gente não sabe ou não lembra é como surgiu o apelido e quem realmente é o Gilberto Nogueira!  

Na primeira semana do reality, o economista contou sobre a origem do apelido aos amigos da edição:  

“Eu chego na faculdade, eu não dou nem ‘bom dia’ para o povo. Eu falo: ‘Como está esse vigor’?”  

E assim cunharam o apelido “Gil do Vigor”, explica o ex-BBB. 

Thiago Leifert, apresentador do programa, aproveitou o apelido e ajudou na sua disseminação nas redes sociais.  

Além de ser embaixador da marca, Gilberto também tem outros planos para o futuro próximo.  

Pernambucano e economista, ele foi aprovado para uma bolsa de estudos e fará seu pós-doutorado na Universidade da Califórnia, possivelmente a partir de setembro de 2021.  

Como surgiu a ideia da campanha?

Até o momento, Gil foi o único participante do BBB 21 que assinou contrato com a emissora Globo.  

Nas redes sociais, ele já ultrapassou o número de 13 milhões de seguidores e, claro, chamou a atenção de várias marcas. 

Vigor Alimentos saiu na frente e conquistou o pernambucano! Afinal, os motivos para a parceria e o desenvolvimento da campanha eram significativos: 

  • trocadilho com o apelido; 
  • engajamento do público com o participante; e  
  • visibilidade promissora da marca.  

Em nota, Eduardo Jakus, Diretor de Marketing da Vigor Alimentos, afirmou que a história da empresa combinava com a da marca:  

‘’Quando conhecemos mais um pouco da sua história de perseverança e soubemos que a origem do seu apelido veio da sua dedicação e força de vontade, nós nos identificamos na hora.”  

Ou seja, a primeira estratégia de Marketing Digital foi clara: para fortalecer o posicionamento da marca, a Vigor reforçou os valores de determinação, força e criatividade do economista e os associou aos valores da empresa.  

Mais uma vez, observamos que a construção do branding é um trabalho contínuo e que que revela a capacidade de uma marca de alinhar as suas ações e a sua comunicação ao seu propósito. Ponto para a Vigor!  

Para divulgação da campanha, Gil recebeu um kit especial da Vigor de Iogurtes Grego, com a sua foto na embalagem. O pernambucano respondeu nas redes sociais:  

“É um momento de muito vigor para mim e para a marca. Nossas ideias se comunicam e acreditamos na força do ser humano em ser vigoroso.”  

Quais as lições de Marketing que podemos tirar da campanha?

A campanha da linha de Iogurtes Grego como parte da campanha #EsseMomentoÉMeu já começou e pode ser acessada em todos os canais de comunicação da marca.  

Além disso, o Gil já alterou o seu nome na bio do Instagram para “Gil da Vigor”, transmitindo claramente o pertencimento, o apoio à empresa e a convocação da audiência do ex-BBB para participar.  

A Vigor também aderiu e adotou ‘’Bora Vigorar’’ em seu perfil. Com certeza, essa é uma amizade que ainda produzirá muitos frutos!  

Independentemente se você é produtor(a) de conteúdo, gestor(a) de empresa ou membro de uma equipe de publicidade, nós te ajudaremos a analisar ponto a ponto dessa história! 

Para isso, elaboramos para você um guia rápido sobre as 4 lições de Marketing do caso Gil da Vigor! Acompanhe a seguir!  

Lição n° 1: aceitar o apelo dos internautas

Como dissemos, a convocação dos internautas para a parceria do Gil com a Vigor foi gigante! Mais de 15 mil menções associadas a ele foram registradas pela marca.  

Nesse contexto, o anúncio precisava ser à altura: linguagem dinâmica e criativa conversando com o público e demostrando a felicidade da marca.

Portanto a primeira lição do caso Gil do Vigor para nós é: o foco das ações das empresas na era digital sempre deve estar no seu público, seja nos interessados pela marca, sejam nos clientes pagantes! 

No Marketing Digital, é muito importante comunicar-se de forma a gerar uma conexão com a audiência.  

É essa abordagem que constrói o engajamento, a legitimidade e o crescimento de qualquer marca atualmente. 

Se você ainda não investe nisso, definitivamente sua empresa está ficando para trás. 

A Vigor não só monitorou o apelo, como também integrou o público na ação, ao escutar e executar a parceria.  

Percebemos, então, que a empresa mostrou, na prática, que está atenta ao perfil exigente, independente e interativo de seus clientes.  

As reações positivas já são muitas e só tendem a crescer com as peças de comunicação que estão por vir.  

https://twitter.com/gabicomxnta/status/1392939579376873472?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1392939579376873472%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Ftvefamosos.uol.com.br%2Fnoticias%2Fredacao%2F2021%2F05%2F13%2Fgil-do-vigor-iogurte.htm

Lição n° 2: gerar identificação com o público

Falar com a sua audiência e ouvir o que ela pensa da sua marca são ações extremamente importantes.  

Mas, para além disso, é recomendável que você avalie se as ações e os influenciadores indicados pelo público estão alinhados com a sua marca. 

Afinal, posicionamentos contraditórios e desalinhados podem gerar crises e depois todo um trabalho clínico de gestão de crise.  

A Vigor Alimentos também acertou nisso. Conseguiu identificar o potencial de comunicação, a interatividade e influência do Gil e utilizar isso a seu favor.  

O alto astral, a determinação, os posicionamentos e o perfil do pernambucano foram trabalhados pela marca e integrados às características da empresa.  

O combo deu certo e renderá bastante visibilidade, faturamento e conexão com o público da Vigor.  

Lição n° 3: apostar em inovação

Surpreender o público; adotar ações diferentes; trazer memes e assuntos virais; ter uma comunicação interativa, dinâmica e empática. 

Esses são mais alguns requisitos da comunicação de uma marca em seus canais atualmente.  

No próprio anúncio da campanha, o vídeo com as milhares de mensagens dos internautas e a #EsseMomentoéMeu trouxe um Design simples, extrovertido e com a cara da ação: a do Gil.  

Com certeza, as futuras peças publicitárias seguirão a mesma linha e conquistarão o público.  

Lição n° 4: aproveitar as vantagens do momento

Os acontecimentos sociais, os assuntos mais viralizados redes e as novidades das marcas são diários e constantes.  

Para se diferenciar da concorrência, é indispensável, portanto, que a sua empresa acompanhe o timming, avalie o alinhamento e promova uma ação, um posicionamento ou uma campanha.  

A partir do momento em que a Vigor identificou a oportunidade e o apelo dos internautas, identificou duas saídas: aderir à indicação ou descartar a parceria.  

Mas, claro, aderir não é o suficiente. Ela precisou montar uma estratégia de Marketing para que a ação superasse os resultados e tivesse o alcance e o engajamento idealizados.  

Ou seja, extraímos mais uma lição do caso Gil da Vigor: a empresa deve construir uma estratégia de Marketing segundo as oportunidades do momento!  

Inspire-se na campanha “Gil é da Vigor” e desenvolva ideias para o seu negócio

Com certeza, inspirar-se em toda a movimentação do case de sucesso do Gil da Vigor é uma ótima ideia para inovar as ações da sua marca ou do seu perfil de gerenciamento.  

Já que falamos sobre o ex –BBB 21 Gil e o poder das redes sociais, você está curioso sobre o fenômeno do crescimento das redes sociais da campeã da edição Juliette Freire?  

Então corra para o nosso blog sobre o assunto e descubra quais foram as estratégias que levaram a participante ao topo do Instagram. Boa leitura!  

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