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imagem de pessoas planejando um projeto, ilustrando a matriz de conteúdo
24 de agosto de 2023

Matriz de Conteúdo: o que é e como utilizar

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24 de agosto de 2023

Matriz de Conteúdo: o que é e como utilizar

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O conteúdo é uma das chaves do marketing digital. Com diferentes formatos disponíveis, como textos, vídeos, podcasts e e-books, eles permitem atrair, engajar e converter clientes. Cada tipo de conteúdo deve ser bem pensado para o público-alvo e para os objetivos de uma estratégia em específico. Por isso, uma ferramenta que auxilia esse processo é a Matriz de Conteúdo. Neste artigo, você vai entender o que ela é, suas vantagens, como criar a sua e como utilizá-la em suas ações. Vamos lá? 

O que é uma Matriz de Conteúdo

A Matriz de Conteúdo é um recurso que auxilia no planejamento, na organização e na análise de conteúdo de acordo com os objetivos, as personas e as etapas da jornada de compra. 

Por meio dela, é possível definir o que, como, quando e onde publicar o conteúdo, além de monitorar os resultados obtidos. Para isso, ela é dividida em quatro quadrantes, de forma que cada um deles descreve objetivos diferentes para cada tipo de conteúdo.

Essa ferramenta pode variar conforme o objetivo da empresa, o público e até os canais de comunicação escolhidos para a divulgação do conteúdo. 

Uma matriz de conteúdo para um blog, por exemplo, pode focar no número de visitas e na interação dos leitores com os posts, enquanto uma matriz de conteúdo para um curso online pode avaliar o grau de aprendizado e o interesse dos alunos. 

O essencial é que a matriz de conteúdo seja objetiva, simples e prática para as suas metas. Dessa forma, é possível facilitar a escolha dos melhores formatos de conteúdo para cada objetivo e etapa do funil de compra. Como consequência, você consegue identificar quais tipos de conteúdo são mais eficazes para atingir o seu público-alvo.

Por que é importante ter uma estratégia de conteúdo?

O conteúdo é a base de qualquer estratégia de marketing digital. Por isso, reunimos os principais motivos para explicar por que é tão importante desenvolver uma estratégia para guiar a sua produção. 

Preenche o topo do funil

Em primeiro lugar, uma estratégia de conteúdo bem estruturada permite preencher o topo do funil com visitantes qualificados, que podem se tornar leads e, posteriormente, clientes da sua empresa. 

Isso ocorre pois, no estágio de topo de funil, seu possível cliente ainda não sabe que possui um problema ou oportunidade de negócio. 

Ele busca informações, dicas e soluções para suas necessidades, e o seu conteúdo surge para conscientizar sobre um determinado problema e educar sobre os produtos e serviços da sua empresa, além de responder possíveis dúvidas e questionamentos. 

Assim, você mostra que seu negócio está alinhado a essas demandas, apresentando-o como a melhor solução para atender os desejos e dores do potencial cliente.  

Capacidade de encontrar leads qualificados

Além disso, uma vez que você despertou o interesse do público para o que você tem a oferecer, é possível alcançar leads qualificados, ou seja, aqueles que possuem chances reais de serem convertidos em clientes. 

Isso ocorre porque, após o interesse em seus produtos e serviços, eles trazem indícios de suas intenções de consumo. Seu conteúdo, então, pode ser segmentado de acordo com as preferências de cada um, de forma a conduzir cada um deles até as etapas seguintes e, enfim, à decisão de compra.

Acelera o processo de compra

O processo de compra vai desde o momento em que o cliente reconhece um problema ou uma necessidade até a decisão de adquirir seu produto ou serviço. 

Como já antecipamos, um conteúdo bem estruturado permite conduzir os leads em cada etapa dessa jornada, garantindo que eles conheçam todas as características de um produto que estão de acordo com suas necessidades e acelerando o processo de compra. Dessa forma, você reduz o tempo e o custo de aquisição de novos clientes. 

Retém a audiência

Por fim, ao conhecer o seu público e oferecer conteúdo relevante e de qualidade, você estimula o engajamento com o seu site, o seu conteúdo e a fidelização. 

E para além de obter clientes, ter uma audiência fiel pode gerar mais tráfego e recomendações para o seu site, aumentando sua visibilidade na internet. Assim, você aumenta as chances de apresentar seu negócio para um público ainda maior. 

Quais as divisões da matriz de conteúdo?

Como já mencionamos, a matriz de conteúdo possui quatro quadrantes. E assim como qualquer matriz, ela também possui dois eixos. 

O eixo horizontal diz respeito ao momento de compra. Nele, os conteúdos educativos e de reconhecimento ficam nos quadrantes da esquerda. Já os conteúdos mais próximos do momento de persuasão e venda estão dispostos à direita. 

O eixo vertical, por outro lado, faz referência ao sentimento que o cliente sente ao ver o conteúdo. Assim, os quadrantes de cima são mais emocionais, enquanto os quadrantes de baixo tem um lado mais racional. 

Conheça um pouco mais sobre cada quadrante a seguir: 

Entreter

Esse quadrante está relacionado ao objetivo de gerar emoções no seu público e trazer reconhecimento para a sua marca. Ele é ótimo para atrair a atenção, aumentar o engajamento e criar uma conexão com a sua audiência, seja por emoções de diversão, surpresa ou admiração. 

Os principais exemplos de conteúdos utilizados são memes, quizzes e vídeos. Os memes podem trazer um lado divertido da sua marca e uma aproximação com o público, enquanto os quizzes estimulam a interação e a curiosidade. Já Os vídeos podem transmitir diversos tipos de mensagens, resultando então em diferentes emoções

Inspirar

O quadrante “inspirar” visa, basicamente, motivar a audiência a realizar uma ação. Assim, ele está relacionado a conteúdos inspiradores perto do momento de decisão de compra. 

Por isso, depoimentos e reviews sobre a sua marca são muito bem vindos, assim como cases de sucesso. Eles mostram como a aquisição do seu produto impactou positivamente diferentes pessoas, gerando valor e identificação, além de demonstrar o seu diferencial. 

Educar

Esse quadrante está no eixo racional, logo diz respeito à ação de ensinar algo novo ou útil, gerando reconhecimento para a sua marca. 

Por esse motivo, podemos citar podcasts, artigos e e-books como exemplos de conteúdos educativos, trazendo um novo conceito, habilidade, dicas ou até curiosidades.

Convencer

Já o quadrante “convencer” diz respeito a persuadir o público a realizar uma ação, de forma racional. Ela pode ser a compra de um produto ou a contratação de um serviço da sua empresa. 

Como exemplo, temos conteúdos que mostram as funcionalidades de um produto e demonstrações de uso. 

Dicas para criar a sua Matriz de Conteúdo 

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o funcionamento da Matriz de Conteúdo e quais seus benefícios para a sua estratégia, confira nossas dicas para colocá-la em prática da melhor forma possível em suas ações! 

Entenda a sua persona

Primeiramente, é essencial que você entenda a sua persona. Isso inclui suas preferências, necessidades, dificuldades, comportamentos e objetivos. Lembre-se que o trabalho de conteúdo é focado na produção de materiais que sejam relevantes para a audiência, estimulando o engajamento e a realização de ações, como a compra. 

Por isso, a representação do seu cliente ideal vai determinar todas as etapas da sua estratégia. Com esse entendimento, você pode oferecer soluções personalizadas e desenvolver ações mais assertivas, alcançando, assim, melhores resultados. 

Mapeie a jornada de compras

Outro passo importante é o mapeamento da jornada de compras. Ela não é um trajeto simples e linear, por isso é necessário atentar-se para todos os detalhes que possam facilitá-la e permitir que você avance até o momento de compra. 

Por isso, desenvolva objetivos, desafios, dúvidas e soluções para cada etapa, garantindo que sua empresa comunique de forma eficaz em todas elas. 

Defina sua estratégia

Finalmente, é o momento de decidir a melhor forma de desenvolver cada conteúdo, de acordo com seus objetivos e a etapa de compra do cliente. 

Defina quais canais de comunicação são mais adequados para a distribuição do conteúdo, realize testes e identifique em qual quadrante cada tipo de conteúdo se encontra. 

Como utilizar a matriz na sua estratégia de Marketing Digital

Como citamos anteriormente, a Matriz de Conteúdo varia de acordo com uma série de fatores envolvendo a estratégia de uma empresa. Por isso, cada matriz será elaborada de acordo com os objetivos de um negócio em específico. 

Para colocá-la em prática, é preciso entender em primeiro lugar se você visa conteúdos que sejam racionais ou emocionais. Em seguida, você deve identificar o momento em que cada cliente está e qual ação você deseja influenciar. 

Uma dica é reunir todas as informações sobre a sua matriz para ter uma visão geral sobre a produção de conteúdo. Assim, você pode definir com mais clareza os formatos de conteúdos para cada finalidade, público e canal de comunicação. 

Organize o seu fluxo de trabalho e garanta que ele tenha consistência, além de acompanhar e analisar seus resultados constantemente. Dessa forma, você pode ajustar sua estratégia para sempre gerar valor para o seu público e a sua empresa.

Lembre-se: a melhor estratégia de conteúdo é aquela que está alinhada ao seu objetivo.

Gostou de entender mais sobre a Matriz de Conteúdo? Acesse o blog da Contato para acompanhar as tendências do Marketing Digital! 

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