Conheça as estratégias de Empreendedorismo e Marketing Musical em nosso especial do Dia do Músico

A música talvez seja a expressão artística mais presente no cotidiano da sociedade brasileira. Por ser um mercado em constate ascensão, é muito comum vermos pessoas que ontem eram anônimas, de repente com centenas de fãs em todo o país.  

Mas a pergunta que não quer calar é: apenas o talento é suficiente para tornar essas pessoas reconhecidas no mercado e atingir os objetivos planejados? 

Você deve ter percebido que a resposta para essa pergunta é um sonoro NÃO. 

Como em qualquer setor, se você almeja se tornar uma pessoa conhecida e atrair fãs, precisa saber como divulgar seu trabalho. 

Por isso a Agência Contato separou uma pequena lista de artistas que fazem sucesso não só nos palcos, mas também nos negócios. Confira as estratégias de empreendedorismo e marketing musical que garantiram o sucesso desses artistas e comece a aplicá-las em sua empresa agora mesmo. 

Conexão – Beatles 

Eu não sei vocês, mas só de ouvir o nome “The Beatles” já me vem boas lembranças. 

A banda formada em 1960, por quatro jovens da cidade de Liverpool, no Reino Unido, ainda é considerada uma das bandas mais influentes de todos os tempos. 

Quem nunca se emocionou ouvindo clássicos como “Yesterday” ou “Let it be”? 

Isso acontece porque a banda conseguia direcionar suas músicas para o público, quase que de uma maneira pessoal. Em todos os seus registros, há cerca de 44 títulos de faixas que incluem a palavra “você” ou “seu”. Eles criavam suas músicas com o foco no ouvinte e isso fazia toda a diferença na hora de se conectar com os fãs. 

E isso também é funciona para a criação de conteúdo para sua empresa. 

Storytelling – Legião Urbana 

Quem aqui não conhece a história de amor de Eduardo e Mônica? Ou o triste fim que levou um tal João de Santo Cristo? 

Essas e outras grandes histórias foram apresentadas para nós por meio de músicas da banda Legião Urbana. 

Essa famosa banda de rock brasileira, fundada em 1982, era mestre em uma técnica conhecida como storytelling. 

Essa técnica nada mais é do que usar o poder da narrativa para tornar o seu trabalho único e despertar o interesse, chamar a atenção, gerar emoção e, muitas vezes, um certo sentimento de identificação. Essa é uma estratégia amplamente utilizada em estratégias de marketing e em composições, como as da banda Legião Urbana. 

Inovação – Anitta 

Prepara! Porque a rainha brasileira do pop, com influência do Funk carioca, tem muito a nos ensinar. 

Conhecida nacionalmente em meados de 2012, quando todos pensavam que ela se tornaria uma dessas artistas de apenas uma música, a Cantora surpreendeu a todos com seu lado empreendedor, que vai muito além dos palcos. 

A criatividade e a capacidade de estar sempre inovando chama a atenção de todos que conhecem seu trabalho. Anitta é uma força da natureza quando o assunto são negócios. Além de gerenciar sua própria carreira desde 2014, a carioca também é responsável por conseguir fechar, pessoalmente, contratos com grande empresa, como Bacardi, Ipanema e Samsung. 

E não para por ai! Em setembro de 2019, Anitta anunciou, junto ao vice-presidente de marketing da AMBEV, uma parceria inédita no Brasil, a cantora passa a ser head de criatividade e inovação da marca Skol Beats. Ela ajudará nas estratégias de marketing do produto e com novas ideias para remodelar a linha, pensando desde o planejamento até o lançamento de pelo menos um produto por ano. 

Ela realmente veio para mostrar que agora é hora do show das poderosas. E não tem como negar que ela está dando um show incrível, e eu nem estou falando das turnês. 

Coletivo – Emicida 

A rua ainda é nóiz? 

Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida tem a resposta para essa pergunta. Foi na batalha de MC’s que o rapper descobriu sua habilidade de improvisar e conquistou fama nacional. Em meados de 2008 o paulista lançou seu primeiro single “Triunfo”.  

Emicida celebra frequentemente a esperança, isso expande a variedade de possibilidades dentro do seu trabalho. Seus álbuns passeiam tanto pelos raps de cunho social quanto pelas músicas de características pop, e é isso que ajudou ele a chegar no topo. 

Após um longo processo, o rapper agora está longe do universo que o apresentava no início de sua carreira. Hoje ele assume um sentimento forte de coletivo, em que a “parede é quebrada” e as “cortinas se rasgam”, ele consegue observar todos os aspectos da cidade. 

Afinal, como ele costuma responder ao final de suas canções: é nóiz!  

Marketing Viral e Buzz- Barões da Pisadinha 

Se você tem acesso à internet já sabe que o piseiro tá on! 

Apesar de todo o preconceito e as dificuldades financeiras enfrentadas no início da carreira, hoje os Barões da Pisadinha estão entre os artistas mais consumidos do YouTube. 

Com a pandemia, acometida pelo novo Corona Vírus, os baianos viram uma oportunidade e agarraram com força. Lançaram um DVD no início da quarentena e conseguiram chamar a atenção das pessoas que estavam em casa. 

Com uma estratégia de marketing que explora a conexão entre as pessoas, era impossível o piseiro não se tornar um viral. 

Foram criados inúmeros memes nas redes sociais com as letras das músicas dos Barões e o impacto disso foi tão grande que a dupla ganhou uma divulgação inesperada. O craque o futebol, Neymar, além de aparecer nas redes sociais dançando a pisadinha, também chegou para o jogo do PSG contra Marseille ao som dos Barões.  

Depois de Neymar muitos outros artistas e influencers começaram a cair no ritmo de Tá Rocheda, inclusive a rapper americana Card B.  

É, a pisadinha se tornou tão viral que já virou sinônimo de sucesso e felicidade para muitas pessoas. 

E você, curte algum desses artistas? Qual a música que mais se identifica e qual a lição de Marketing Musical que achou mais interessante? Conta pra gente aqui nos comentários e não deixe de acompanhar outros artigos da Agência Contato

Entenda como o uso do Telegram para empresas é essencial na criação de estratégias no Marketing Digital

Você já pensou em usar o Telegram para empresas como um canal comunicacional do seu negócio? 

Embora o Telegram não seja tão popular quanto o WhatsApp, esse aplicativo é uma excelente ferramenta para aprimorar as suas estratégias de marketing e aumentar a influência da sua empresa. 

No entanto, para que você consiga explorar todos os recursos que o Telegram para empresas proporciona, a Contato preparou esse artigo, onde iremos explicar, com detalhes, as diversas possibilidades do aplicativo. Confira: 

O que é o Telegram para empresas? 

Basicamente, o Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas, rápido e seguro. 

Por ser baseado na nuvem, pode se adaptar perfeitamente a todos os dispositivos e sistemas operacionais. Você pode usar tanto uma versão móvel, quanto uma versão desktop e até mesmo uma versão web. 

Com o Telegram, você pode enviar mensagens de texto, documentos, imagens, áudios e vídeos. Além disso, você também pode criar grupos sociais, familiares ou de trabalho. 

Como começar a usar? 

Para usar o Telegram, a primeira coisa que você precisa fazer é instalá-lo em seu telefone como qualquer outro aplicativo. Basta fazer o download na App Store (Apple) ou Play Store (Google). 

Caso queira usá-lo em seu computador, basta clicar aqui

Depois de entrar na página de boas-vindas, você só precisa inserir o número do telefone e configurar as informações, como o seu nome e sua foto. 

Em seguida, encontre seus contatos e comece a conversar. Todas as informações recebidas pelo Telegram ficam armazenadas na nuvem. Portanto, você não precisa ocupar a memória do seu telefone com arquivos baixados. Isso permite que você economize espaço em seu dispositivo e ainda permite o acesso a todos as mídias a qualquer momento, desde que mantenha uma boa conexão com a Internet. 

Além disso, o Telegram para empresa permite que você envie arquivos mais pesados para outros usuários com facilidade, uma vez que não há limite para o tamanho da mídia enviada. 

Recursos do Telegram para empresas para estar de olho 

Comparado com os concorrentes, o Telegram possui certos recursos que podem fazer você se destacar. Confira alguns deles: 

Sincronização 

Como as operações do Telegram são baseadas na nuvem, todas as ações realizadas no aplicativo, seja por um computador ou por algum dispositivo móvel, podem ser sincronizadas. Isso garante a comodidade de poder se comunicar com clientes e seguidores de maneira fácil e eficiente. 

Personalização 

O aplicativo permite que você personalize sua conta com o nome da sua empresa. Isso faz com que os usuários tenham maior facilidade para encontrá-lo. Além disso, a plataforma também disponibiliza um espaço para que você adicione o link do site da sua empresa, assim as pessoas poderão entrar em contato diretamente com sua equipe de vendas. 

Áudio 

Assim como o WhatsApp, mensagens de áudio também podem ser enviadas pelo Telegram, mas há um recurso adicional muito interessante: a possibilidade de acelerar a reprodução, o que pode ajudar os usuários a economizar tempo. 

Bots 

No Telegram, os administradores podem usar robôs para automatizar algumas mensagens rápidas. 

O aplicativo trouxe uma série de bots de programação disponíveis para uso, mas que também podem ser otimizados para realizarem diferentes funções que melhor atendam às necessidades de cada negócio. 

Grupos de até 200 mil pessoas 

Criar um grupo em plataformas como o Telegram pode ajudar sua empresa a formular estratégias de vendas. 

O grupo pode ser público, mas as mensagens enviadas pelos novos usuários podem ser restritas de acordo com uma pré-classificação, não permitindo que visualizem todo o histórico da conversa do grupo. Isso torna mais fácil para as empresas gerenciarem as conversas e todo o conteúdo gerado a partir delas. 

Além disso, o grupo pode ter vários administradores para ajudar a equipe de vendas a controlar o fluxo, excluir, editar mensagens e corrigir tópicos importantes sempre que necessário. 

Canais 

Os canais são usados para transmitir grandes quantidades de conteúdo ao mesmo tempo, de forma pública ou privada. A mensagem enviada traz o nome e a foto utilizada no canal para facilitar sua identificação. 

Enquete 

Toda estratégia de marketing requer que você entenda totalmente o seu público. 

Para isso, você pode assumir uma postura mais ativa e realizar pesquisas a fim de entender melhor seus clientes. Para ajudá-lo com essas pesquisas, o Telegram possui uma ferramenta de enquetes.  

Embora possa ser criada por meio de Bots, esse recurso também pode ser enviado como um anexo em uma conversa. 

Se prestar atenção, ao final da pesquisa você encontrará informações detalhadas sobre as preocupações e necessidades do seu público. Essas informações podem ajudá-lo a melhorar sua estratégia de marketing e aumentar seus resultados. 

Ferramenta de análise de dados 

Atualmente, para conseguir ter acesso às métricas oferecidas pelo Telegram para empresas, como que tipos de conteúdo os seus seguidores têm mais interesse ou os dias e horários em que há mais engajamento, é necessário um número mínimo de 500 integrantes por grupo. No entanto, o Telegram promete que esse recurso será lançado para grupos de pelo menos 100 usuários em um futuro próximo.   

Com essas ferramentas de análise também é possível ver seus usuários mais relevantes, a fonte dos novos inscritos, o crescimento diário do número de seguidores, o total de mensagens enviadas e outras coisas pertinentes a dados e estatísticas. É isso que torna o aplicativo cada vez mais valioso. 

Por que estar presente no Telegram como empresas? 

Os benefícios do aplicativo podem fornecer benefícios tanto para usuários comuns, quanto para contatos comerciais. 

A segurança é, sem dúvidas, um dos maiores destaques porque eles executam a criptografia ponta a ponta das mensagens. Além disso, podemos destacar outras vantagens como: 

Se relacionar e aproximar da audiência 

De acordo com as estatísticas de Negócios de Apps, podemos concluir que esse aplicativo de mensagens instantâneas pode ser uma boa escolha para sua empresa.

À medida que mais e mais pessoas procuram alternativas às ferramentas sociais e de chat dominadas pelo Facebook, o número de usuários do Telegram só tende a aumentar e um bom profissional de marketing, deve ficar atento as escolhas dos consumidores.  

Migrando para essa plataforma, a possibilidade de se aproximar do seu potencial cliente e de conseguir criar uma relação solida com aqueles que já conhecem o seu trabalho é muito maior. 

Distribuição de Conteúdo 

Com o Telegram você consegue uma transmissão de conteúdo muito mais abrangente que qualquer outra rede social. 

Independentemente da quantidade de conteúdo compartilhado ou do número de usuários inscritos no canal, o Telegram permite que você distribua materiais informativos para promover assuntos relacionados ao seu negócio para clientes e clientes potenciais. 

Um canal e grupo só seu 

Os canais e os grupos são ferramentas poderosas que podem ajudá-lo a formular estratégias de vendas e melhorar o fluxo de trabalho entre as equipes da sua empresa. 

Esses recursos têm o poder de melhorar o fluxo de mensagens e controlar a entrada dos usuários, os administradores no Telegram podem até mesmo editar e excluir mensagens após o envio. 

Espaço colaborativo 

O Telegram para empresas é uma opção alternativa para um espaço interativo, criativo e colaborativo.  

Um dos destaques do aplicativo é que ele pode interagir com arquivos em Word, Excel, Power Point, PDF, ZIP, entre outros formatos, e enviar vídeos no próprio ambiente do aplicativo. Além disso, o Telegram possibilita um acesso integrado por meio de diversas plataformas como desktop, tablets e celulares. 

E você, já está nessa plataforma? Confira outros artigos da Agência Contato e deixe suas dúvidas sobre o Telegram nos comentários. Queremos saber qual a sua experiência com esse aplicativo. 

Ponto de venda na Black Friday: Prepare o seu pdv para vender mais na data mais esperada do ano

Todo mês de novembro, várias pessoas ao redor do mundo aguardam ansiosamente pela última sexta-feira do mês, a famosa Black Friday. 

Cada vez mais as pessoas divulgam e esperam esse tradicional dia. Os consumidores que passaram meses pensando em comprar mercadorias e, principalmente, os comerciantes, que depositam grandes expectativas nessa data. 

E com razão! Esse dia é uma grande oportunidade para o comercio brasileiro e a Agência Contato separou algumas dicas para você conseguir tornar a sua empresa um sucesso de vendas durante a Black Friday. Continue sua leitura e confira nossas dicas! 

 
O que é a Black Friday e quando ela surgiu?

Que a Black Friday é um dia que as lojas e marcas abaixam seus preços e enlouquecem os consumidores de todo o mundo, isso nós já sabemos. Mas, você sabe o porquê isso acontece em todos os anos? 

A Black Friday acontece após o Thanksgiving, ou “Dia de Ação de Graças”, um feriado tradicional de origem Norte Americana, que festeja a comemoração de uma boa colheita. 

A tradição diz que o “primeiro Dia de Ação de Graças” aconteceu em outubro de 1621, em Plymouth, onde hoje é o atual Estado de Massachusetts. Mas, aposto que você já deve ter ouvido sobre isso em algum lugar. O que você provavelmente não sabia, é que isso não passa de um mito. Pois é… Hoje, já é comprovado que essa celebração vem acontecendo a muito tempo antes do tão popular Thanksgiving de Plymouth, entre nativos e britânicos Peregrinos. 

No entanto, foi por conta dessa comemoração de outubro de 1621 que esse festival passou a ser multiétnico e deixou de ser focado em comemorar apenas o sucesso da colheita, mas também a própria colonização Americana.  

Mas, como esse feriado, que tem a gratidão como base, acabou gerando esse dia de fama mundial em que as lojas resolvem fazer promoções incríveis, que seriam inviáveis nas demais datas? 

Acredite se quiser, mas isso tudo tem relação com o Futebol. 

Nos Estados Unidos, feriados como o Dia de Ação de Graças, são culturalmente marcados por partidas decisivas de futebol americano. 

Em 1960, diversos policiais da cidade de Filadélfia, usavam esse termo para se referirem a sexta-feira pós Thanksgiving, pois a cidade ficava muito cheia e o trânsito uma loucura enorme, e eles não tinham nenhum segundo de descanso nesse dia, por isso o termo “Black Friday”. 

Ok.  Mas, por que a cidade ficava tão cheia nessa sexta-feira específica? 

É que no sábado, era quase como uma tradição ter um clássico do futebol americano universitário, o time Army Black Knights contra o Navy Midshipmen. Por isso, a cidade ficava super lotada na sexta. As pessoas vinham de carro de todo o país para poder assistir ao jogo. E quem lucrava, literalmente, com esse caos, eram os comerciantes. Eles aproveitavam a movimentação na cidade para realizar promoções, a fim de atrair ainda mais clientes. 

Assim, começava a tradição.  

E se os comerciantes de 1960 conseguiam lucrar com isso, você, empreendedor de 2020, também pode! Quer saber como? A Contato separou algumas dicas de como preparar o seu ponto de venda para esse dia do ano, que é tão importante para os lojistas de todo o mundo. Continue a leitura para conferir essas dicas. 

   
Como preparar o PDV para a Black Friday 

Apesar de ser um costume tradicionalmente Norte Americano, nós, brasileiros, adoramos uma promoção. Certo?! 

O país não poderia deixar essa oportunidade de ouro passar batida, e a Black Friday caiu no gosto dos BRs de maneira muito rápida. O e-commerce brasileiro já chegou a 3,2 bilhões de reais de faturamento em uma dessas sextas-feiras, o que comprova a popularidade do evento.  

Você que é empreendedor também pode conseguir excelentes resultados, basta planejar uma boa estratégia e preparar bem o seu ponto de vendas (PDV) para conseguir atrair cada vez mais clientes em potencial.  

A Contato fez uma lista de dicas para ajudar o seu negócio a se tornar um sucesso de vendas nessa Black Friday! Confira: 

 
Decoração temática e chamativa 

Quando os consumidores entram no seu ponto de venda, tudo ao seu redor terá uma influência direta no julgamento do estilo da sua marca e no quanto ela irá faturar durante o festival: decorações, cores, produtos, materiais promocionais, entre outras coisas, são fatores importantes para o sucesso do seu PDV. 

É essencial que sua empresa tenha uma identidade visual própria e bem desenvolvida para ser capaz de personalizar esse espaço. A identidade visual inclui cores no padrão da sua marca, o nome da loja e o estilo de letras utilizadas  

 
Organize a vitrine 

A vitrine terá um papel muito importante neste período, afinal, ela tem um grande apelo para os clientes. Não importa se sua loja é na rua ou no shopping, sempre tem multidão em datas como essa. Então, capriche na organização! 

 
Banner promocional 

Os banners são muito úteis para explicar ofertas, promoções, descontos ou indicar outras ações dentro do ponto de venda, como a localização, por exemplo. É importante destacar a logomarca da empresa para fortalecer ainda mais a identidade da marca. 

 
Adesivos 

Esse recurso pode ser utilizado como sinalização em balcões, vidros, paredes, painéis e até mesmo no chão do seu ponto de venda. Outra opção são os adesivos promocionais perfurados. Eles permitem que você veja os dois lados e são amplamente utilizadas em vitrines ou salas separadas. 

 
Faixas de Gôndolas 

As faixas de gôndolas permitem que o produto seja utilizado no PDV de forma alegre e criativa, e os materiais personalizados chamativos são retirados das prateleiras. São leves, práticos e muito fáceis de aplicar. 

 
Aproveite os Hot Points 

Hot Points são as áreas pelas quais o cliente provavelmente irá passar.  

Esses locais devem ser planejados cuidadosamente, pois é preciso considerar que esses são os melhores locais para expor produtos. As janelas, a entrada e o espaço junto à caixa, onde o cliente aguardará pelo pagamento, são alguns exemplos. 

Portanto, quando quiser destacar algum produto, use um Hot Point, de preferência em uma altura média os olhos do cliente, para que ele não precise abaixar ou levantar a cabeça. 

 
Brindes 

A distribuição de brindes é uma forma, simples ou integrada, de presentear os compradores, uma vez que pode ser realizada tanto pelo patrocinador (que pode expor os produtos e/ou serviços da empresa e fornecer brindes da marca), quanto pelos próprios funcionários da organização (que podem entregar o brinde para o cliente quando ele concluir a compra). 

 
Sorteios e cartão fidelidade 

Os descontos e as promoções são os principais atrativos desse festival, mas seus concorrentes também oferecem preços baixos. Então, tente se diferenciar de outras maneiras para trazer mais vantagens à compra do seu cliente. Investir em benefícios, como sorteios e a criação de cartões fidelidade, é uma boa opção.  

 
Treinamento da equipe 

Proporcionar treinamento adequado à equipe de vendas para que entendam a importância de sempre ser respeitoso, conseguir sorrir e ajudar, sem “incomodar” ou se aborrecer com os consumidores, é um fator essencial em todo segmento e em qualquer época. No entanto, datas muito movimentadas, como a Black Friday, exigem ainda mais competências e habilidades dos funcionários do que os demais dias. 

 
Sugira complementos 

Uma maneira de aumentar ainda mais o lucro médio da sua loja é instruir o vendedor a fornecer um produto diferente ao cliente. 

A venda sugestiva é uma das melhores habilidades que sua equipe pode dominar. Se essa estratégia for bem executada, você pode não só aumentar o número e o valor das vendas, mas também fornecer ao consumidor a possibilidade de encontrar outras coisas de que também precisa. Logo, a probabilidade desse cliente comprar algo novamente, em outras ocasiões, é bem maior. 

 
Deixar o desconto visível 

Quando o assunto é Black Friday, as promoções e os descontos são o que há de mais comum. Os clientes se sentem mais felizes e empolgados quando percebem que podem pagar menos pelos mesmos produtos que costumam comprar. 

Porém, para que se possa fazer esse desconto de forma vantajosa para ambas as partes, é preciso considerar o que é mais atraente para o cliente, sem prejudicar o caixa da loja. Por isso, certifique-se de usar o produto correto para esta operação, como um que está no estoque há muito tempo. Lembre-se, também, de deixar o desconto visível. Assim, você consegue a atenção desse potencial cliente. 

 
E quando a Black Friday acabar? 

Depois de tanto planejamento, de tanto preparo, depois de ter convocado uma verdadeira força-tarefa para conseguir dar conta da movimentação, proporcionada pela Black Friday, o que fazer quando ela acaba? 

A resposta é simples: mais planejamento e mais estratégias. 

Mesmo depois da sexta-feira mais esperada e agitada do ano, o empreendedor ainda tem muito trabalho pela frente. Além de finalizar todos os processos que se iniciaram na sexta, você também deve se preparar para mais um festival extremamente importante. Um dos maiores e mais lucrativos eventos do comercio: o Natal! 

Mas, não se desespere. A Contato também trouxe algumas dicas sobre tudo o que você deve fazer depois dessa sexta histórica.  

É importante avaliar a fatura do dia, o número de pedidos, a categoria de produtos mais vendida e o perfil do consumidor que mais efetivou compras na sua loja. Use as metas definidas para essa data e os resultados obtidos para entender o que você pode aprender com esses dados. 

Lembre-se: Não apenas os vendedores esperam longos meses, ansiosos pela Black Friday, mas os consumidores também! Eles entendem que este pode ser um ótimo momento para realizar compras mais caras e importantes. Então, invista em um bom atendimento e em um excelente pós-atendimento. Esse é um dos processos mais importantes da venda. Aproveitar para captar contatos sem passar dos limites e fidelizar esse cliente é uma ótima estratégia para manter suas vendas em alta nas demais datas do ano.  

Uma venda só é considerada bem sucedida se o cliente volta em sua loja. Se seu pós-atendimento foi bem executado, sua loja não vai se preocupar tanto com o Natal, por exemplo, afinal, esse cliente já sabe que pode confiar nos seus serviços e produtos. 

Conclusão

Agora que você já sabe todas as dicas da Contato, é hora de começar a pensar na sua estratégia e conversar com sua equipe para conseguir atender a demanda desse dia da melhor forma possível. 

Compartilhe suas experiencias na Black Friday conosco nos comentários. Queremos saber quais as estratégias que você usava em seu PDV e quais você vai passar a adotar depois das nossas dicas. 

Quer saber mais sobre como alavancar seu negócio? Fique de olho nos outros posts da Agência Contato! Estamos sempre postando dicas incríveis, que vão mudar a forma como sua empresa é vista perante o mercado. 

Emily em Paris: Aprenda estratégias de marketing com a série

Nas últimas semanas, a série estreou na Netflix e cativou o público com o charme parisiense, os romances atrapalhados e aventuras profissionais de Emily. A série conta a história de Emily, uma jovem formada em marketing que trabalha em uma agência de publicidade de Chicago, nos Estados Unidos.  

Ela tem uma vida confortável, o namorado dos sonhos e um emprego estável, mas tudo muda quando ela é selecionada para ser a representante da empresa e ir para Paris. A oportunidade a deslumbra, porém logo percebe que sobreviver na França trabalhando em uma agência tradicional será um desafio. 

Podemos aprender uma boa dose de marketing com “Emily em Paris”. Confira! 

7 lições de marketing digital de Emily em Paris

Emily enfrenta muitos desafios ao se deparar trabalhando em uma agência tradicional e com pessoas com pontos de vista e culturas diferentes. Ela encara cada trabalho como uma missão de inovar e não fazer mais do mesmo, como seus colegas estão acostumados. Veja alguns ensinamentos de marketing digital da série: 

Branding: Gestão de marca é essencial 

Ter uma marca estruturada com missão, visão e valores é um fator fundamental para guiar e planejar ações. Dessa forma, é possível calcular riscos de cada ação e minimizar os impactos para a imagem da marca. 

Na série, Emily sugere a ideia de criar um novo champagne. No entanto, por se tratar de uma empresa sofisticada, é criada uma submarca para lançar o champagne que funciona como um “spray” para comemorações. Assim, a marca mãe não tem a imagem prejudicada e não sofre desvalorização. 

Pense e ouça o público 

Criar e comunicar pensando no público e suas particularidades como gostos, crenças, hábitos, cultura e opiniões, é um fator que nos auxilia a planejar campanhas de sucesso. 

No seriado, um cliente que vai lançar um perfume, pergunta a Emily qual a opinião dela sobre conceito da campanha e a personagem responde que não se trata do gosto pessoal dela e sim, se a campanha está alinhada com o ponto de vista dos consumidores da marca. 

Além disso, Emily sempre utiliza ferramenta de interação das redes sociais para saber a opinião e desejos dos consumidores. Este gesto envolve os clientes com a marca e com o processo de elaboração de produtos de forma participativa, construindo um vínculo. 

Seguidores não definem sucesso 

Emily é convidada para um evento de influenciadoras onde, logo na entrada, é preciso mostrar seu perfil do Instagram e conforme seu número de seguidores, você ganha um kit de brindes. Ela recebe o menor kit e quando questiona, o recepcionista recomenda que ela se esforce mais pra crescer. 

Mesmo com apenas 20 mil seguidores, Emily realiza uma série de stories criativos e humorados durante o evento. Mais tarde, ela é chamada e recebe um convite para ser embaixadora da marca devido a grande repercussão de seus stories.  

Autenticidade e inovação são a chave para influenciar 

Não existe receita de bolo para o sucesso no marketing de influência. No entanto, transmitir autenticidade, demonstrar ser uma pessoa real e inovar causam destaque. E melhor: criam conexão! 

Afinal, em uma rede social que muitos criam mais do mesmo, é preciso pensar em um caminho diferente. Por isso, a inovação é o combustível para crescer e criar relacionamento com seguidores. 

Faça Networking 

Encante pessoas pela experiência 

Emily visita uma exposição de arte onde a obra “A Noite Estrelada” de Van Gogh é projetada nas paredes. Isso a inspira e ela pensa na ação de colocar uma cama em um ponto estratégico da cidade para promover a experimentação de deitar e observar as estrelas para promover um colchão. Foi uma ideia criativa que instigou a curiosidade das pessoas que circulam na região. 

Uma ação de marketing de experiência fora do óbvio e praticamente irresistível. Afinal, não é todo dia que você pode deitar em céu aberto e apreciar as estrelas. Certo?! 

Além disso, a experiência cria memórias afetivas por meio do olfato, paladar, tato, visão e audição. Explore os 5 sentidos em sua estratégia e desperte gatilhos mentais! 

Esteja atento a tendências e novidades do seu segmento 

Na Era Digital, tudo acontece muito rápido. Como profissionais de comunicação, precisamos ficar sempre atentos as novidades, tendências e acontecimentos do mercado. Temos que treinar nosso olhar para captar e identificar oportunidades enquanto elas estão quentes. E ainda, pensar rápido e executar a ideia antes que o “timing” da oportunidade esfrie, perdendo o impacto de resultados. 

No seriado, a agência perdeu vários clientes por estar sempre fazendo mais do mesmo, mantendo sua criação e posicionamento na zona de conforto com argumento de que é o que vende. Emily gerenciou crises e até recuperou alguns contratos graças as suas ideias que diferenciam os clientes frente a concorrência. 

Vida real de quem trabalha com marketing digital 

“Emily em Paris” é uma série leve e divertida. Mas, nós da Agência Contato, temos um contraponto. Sentimos que o mercado e os profissionais de comunicação e marketing, em alguns momentos, foram desvalorizados pela protagonista ao passar a imagem de que grandes ideias surgem do nada e na velocidade da luz. 

Construir projetos de comunicação levam tempo e muito, muito planejamento. Tudo é pensado e calculado, podendo levar semanas ou meses até a execução. 

Outro ponto, é a banalização do marketing viral como algo fácil. Emily posta, muitas vezes, sem pensardireito e praticamente tudo viraliza. Basta uma imagem bonita, humor e duas hashtags e BOOM, sucesso. E na rotina profissional, não é bem assim. São inúmeras tentativas e muitas horas de estudo para conseguir uma publicação viral de sucesso. 

Tirando esse ponto, o seriado é excelente e proporciona boas risadas. Se não assistiu, assista. Tem na Netflix! 

Se já assistiu, compartilha sua opinião com a gente!