Quais as melhores formas de fidelizar clientes e como o Inbound Marketing te ajuda

fidelizar clientes com o Inbound Marketing

Fidelizar clientes é um desafio para qualquer empresa, afinal, conquistar um novo cliente é muito mais difícil e caro do que manter um existente. 

É por isso que as estratégias de fidelização são tão importantes para garantir a longevidade de qualquer negócio. 

Nesse contexto, o Inbound Marketing tem se mostrado uma ferramenta muito eficiente para aumentar a lealdade dos clientes. Siga a leitura para entender!

Neste artigo, vamos explorar as melhores práticas para fidelizar clientes com o Inbound Marketing, abordando desde conceitos básicos até estratégias mais avançadas, que podem ser aplicadas em empresas de todos os tamanhos e segmentos. 

O que é Inbound Marketing?

Antes de falar sobre a relação do Inbound Marketing com a fidelização de clientes, é importante entender o que é o Inbound Marketing.

Trata-se de uma estratégia de marketing digital cujo objetivo é atrair e converter clientes através da criação de conteúdo relevante e útil. Ou seja, em vez de interromper o cliente com anúncios invasivos, o Inbound Marketing busca atrair a atenção do cliente de forma natural.

Qual a diferença de Inbound e Outbound Marketing?

A principal diferença entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing é a forma como a empresa se comunica com o cliente. O que isso quer dizer? É simples!

No Outbound Marketing, a empresa interrompe o cliente com anúncios invasivos — como comerciais de TV, anúncios em jornais e revistas, telemarketing, entre outros. 

Já no Inbound Marketing, a empresa atrai a atenção do cliente com conteúdo relevante e útil, como posts em blogs, vídeos no YouTube, e-books, entre outros. Nesse sentido, o Inbound Marketing tem se mostrado uma estratégia mais efetiva, já que o cliente tem mais controle sobre a sua experiência.

O que é fidelização de clientes?

Fidelização de clientes diz respeito ao processo de transformar um cliente em um cliente fiel. Isso significa que o cliente não apenas compra novamente, mas também recomenda a empresa para outras pessoas.

Logo, para fidelizar um cliente, é necessário criar uma experiência positiva, que vá além do produto ou serviço em si. Isso pode incluir um atendimento excepcional, um pós-venda eficiente, descontos e promoções exclusivas, entre outras ações.

Qual a importância de fidelizar clientes?

Fidelizar clientes é importante por vários motivos. Primeiramente, clientes fiéis são mais propensos a comprar novamente, o que pode resultar em um aumento significativo na receita. Além disso, tendem a gastar mais em cada compra, já que confiam na qualidade do produto ou serviço oferecido.

Além disso, ela ajuda a fortalecer a reputação da empresa. Isto é, clientes fiéis tendem a falar bem da empresa para amigos e familiares, o que pode atrair novos consumidores.

No mais, fidelizar clientes pode ser mais econômico do que conquistar novos clientes. Isso porque conquistar novos clientes geralmente exige um investimento maior em marketing e publicidade.

Como fidelizar clientes com o Inbound Marketing?

Agora que entendemos o que é fidelização de clientes e como o Inbound Marketing funciona, vamos discutir algumas das melhores práticas para fidelizar clientes utilizando essa estratégia. Acompanhe!

Solicite feedback do consumidor

Uma das formas mais efetivas de fidelizar clientes é ouvir a opinião deles. Por isso, solicite feedbacks e avaliações de seus produtos e serviços para entender como pode melhorar a experiência do consumidor.

Com as informações coletadas, é possível realizar melhorias no produto ou serviço, adequando-o às necessidades do cliente e aumentando a satisfação dele. Além disso, o feedback positivo também pode ser utilizado como uma ferramenta de marketing para atrair novos clientes.

Tenha um bom canal de atendimento e suporte ao cliente

Um bom atendimento ao cliente é fundamental para fidelizar clientes. É essencial oferecer um canal de atendimento que funcione, com uma equipe preparada para solucionar as dúvidas e problemas dos clientes.

Dessa forma, disponibilize um chat online, e-mail ou telefone para os clientes entrarem em contato. Além disso, invista em um suporte técnico de qualidade, que ajude o cliente efetivamente.

Realize análises periódicas

Outra forma de fidelizar clientes com o Inbound Marketing é por meio de análises periódicas para entender como está a experiência do cliente com a empresa. 

Para isso, utilize ferramentas de análise de dados para entender como os clientes interagem com o site, quais são as páginas mais acessadas e o tempo de permanência na página.

Com essas informações, é possível entender quais são as principais necessidades do cliente e ajustar a estratégia de Inbound Marketing para atender a essas necessidades.

Ofereça conteúdo relevante 

Como mencionado anteriormente, o Inbound Marketing busca atrair a atenção do cliente com conteúdo relevante e útil. Logo, ofereça um conteúdo de qualidade, informativo e simples. O conteúdo deve ser relevante e solucionar as dúvidas do cliente.

Dessa forma, o cliente perceberá que a empresa está preocupada em oferecer uma experiência completa, indo além do produto ou serviço.

Utilize boas CTAs

Por fim, as CTAs (Call to Action) são chamadas para ação que incentivam o cliente a realizar uma ação, como clicar em um botão ou preencher um formulário. 

Utilize CTAs que sejam claras e objetivas, incentivando o cliente a realizar a ação desejada. Elas podem ser utilizadas em diversas etapas do funil de vendas, como na captação de leads, na oferta de conteúdo e no fechamento da venda. 

Até aqui conseguimos entender que fidelizar clientes é uma tarefa importante e capaz de trazer grandes benefícios para sua empresa. Utilizando o Inbound Marketing, é possível atrair, converter e fidelizar clientes de forma efetiva. 

Com as práticas apresentadas neste artigo, você pode criar uma estratégia de fidelização de clientes forte e eficiente na sua empresa. Se quer saber mais sobre Inbound Marketing e outras estratégias de marketing digital, acesse o blog da Contato e confira nossos conteúdos relacionados. Até a próxima!

Funil de Vendas Ampulheta: o que é e como funciona

Mulher segurando uma ampulheta.

Devido às mudanças de mercado e de consumo, o marketing digital está sempre em constante transformação. Com isso, uma maneira de alcançar os objetivos do seu negócio e adaptar a um novo contexto mercadológico é o funil de vendas em formato de ampulheta. 

Enquanto o funil de vendas tradicional mostra a jornada do cliente na empresa, o funil ampulheta funciona com outra dinâmica: o consumidor estreita os laços com o negócio para promover a marca. A vantagem desse tipo de funil é que ele traz benefícios da empresa e na construção da marca. 

Por isso, a Contato trouxe hoje um artigo explicando melhor sobre o funil de vendas ampulheta. Continue lendo e saiba mais? 

O que é o funil ampulheta?

Como falamos mais cedo, o funil ampulheta funciona como uma evolução do antigo funil de vendas. Porém, ele adiciona duas etapas na jornada de compra do cliente: retenção, lealdade e indicação. 

Com isso, o ciclo de venda não é finalizado após a conversão ou decisão de compra. É preciso fidelizar o cliente na pós-venda, trazendo o cliente para a sua empresa de forma permanente.  

Qual a diferença entre funil de vendas e funil ampulheta?

No funil de vendas tradicional há três etapas na jornada de compra de um potencial cliente até o fechamento da negociação. Essas etapas são a descoberta de um problema, a consideração de uma solução e a decisão da empresa que irá resolver o problema. 

Mas qual o objetivo dessa jornada? Vender! Porém, muitas pessoas ficam com a dúvida do que acontece após essa fase. E é nessa fase que entra o funil ampulheta.  

Já no funil ampulheta, quando um cliente realiza a compra com a empresa, ao invés das oportunidades se fecharem, elas se abrem novamente. Dessa forma, é iniciado uma nova fase do relacionamento: o estreitamento dos laços. 

É importante lembrar que é nessa parte que a empresa trabalhe com a qualificação do cliente, pois além de incentivar o cliente a fazer compras recorrentes (a retenção), ele também passa a defender a marca (a lealdade). Por consequência, chega-se a fase mais desejada que é a de indicação para terceiros, dando custo zero para a empresa. 

Etapas do funil de vendas

Não basta apenas conhecer o funil de vendas. Para entender como ele funciona é necessário conhecer cada etapa do funil. Por isso, continue lendo e saiba mais! 

Topo de funil

A primeira etapa é o topo do funil ou TOFU (top of the funnel), onde o possível cliente ou o lead está tendo o primeiro contato com a marca. É nessa fase que ele está descobrindo e conhecendo o negócio, portanto é importante que nessa estratégia de marketing seja apresentado conteúdos mais amplos e que consiga aumentar o interesse do consumidor pela empresa. 

Com isso, a função dessa estratégia é educar o consumidor sobre assuntos relacionados com o ramo da empresa, entregando materiais ricos e alinhados com os interesses do possível cliente. E lembrando que esse material pode ser em diversos formatos como infográficos, vídeos, ebooks, a fim chamar a atenção do consumidor e evoluir o funil. 

Meio de funil

Já a segunda fase é o meio de funil ou MOFU (middle of the funnel), que corresponde a fase onde o visitante já se transformou em lead. E o objetivo dessa etapa é qualificar esse potencial cliente. 

É nesse momento que o lead reconhece suas dores, suas necessidades e por isso, o marketing deve apontar a melhor solução. Entretanto, não é nesse momento que devemos falar da venda em si, mas dar dicas sobre como o lead pode resolver os problemas. 

Fundo de funil

A última etapa é o fundo do funil ou BOFU (bottom of the funnel) é referente aos leds qualificados. É nessa fase que eles foram conquistados e estão prontos para resolver seus problemas com a empresa. 

Por isso, eles aceitarão a abordagem mais direta do setor de vendas, que entrará para concluir a jornada de compra e fechar o funil transformando um lead qualificado em um cliente. 

Novas fases do funil de vendas ampulheta

Como falamos lá em cima, o funil ampulheta é a evolução do funil de vendas, onde são adicionadas mais duas etapas: retenção e lealdade. Dessa forma, quando a terceira etapa é concluída, ao invés de encerrar o ciclo com o cliente, as estratégias de marketing seguem. 

Por isso, continue lendo e conheça as novas fases! 

Retenção

A primeira etapa do funil ampulheta é a retenção do cliente. É nessa fase que a empresa trabalha em novas estratégias de fortalecimento do relacionamento com o cliente. 

Com isso, há duas técnicas, que são a cross-sell e a up-sell. No cross-sell, o cliente está mais suscetível a fazer uma compra cruzada, ou seja, ele irá comprar um segundo item relacionado ao primeiro. Já no up-sell, é possível oferecer um upgrade de um serviço ou produto que já foi comprado pelo cliente anteriormente devido a jornada satisfatória que ele teve. 

Lealdade 

A lealdade está relacionada com a experiência de clientes no pós-venda, ele pode ser o embaixador da sua empresa. Com isso, ele pode recomendar seus serviços para outros contatos, promovendo a criação de outras oportunidades de negócios. 

Por isso, é necessário que a empresa forneça um serviço de qualidade com foco no sucesso do cliente. Além disso, investir em canais de comunicação eficientes também pode mudar a percepção que seus clientes têm sobre a sua empresa. 

Indicação 

Já a última etapa é a indicação, que é onde ocorre o fechamento do funil e trazer mais leads qualificados na pré-venda. É nessa etapa que o cliente recomenda o produto ou serviço, e por consequência traz outros leads e clientes para o negócio. 

Vantagens do funil ampulheta

Agora que você já sabe o que é o funil ampulheta, é importante saber as suas vantagens antes de investir nessa estratégia. Vamos conhecer mais?

Retenção e fidelização de clientes

Uma das vantagens de se investir no funil ampulheta é a retenção e fidelização de clientes, já que clientes satisfeitos e que tiveram uma boa experiência com a compra e com o produto têm uma maior probabilidade de continuar sendo um consumidor da empresa. 

Além de se tornar uma meta a ser atingida, fidelizar os clientes pode trazer uma série de benefícios como a defesa da marca e a publicidade gratuita que os consumidores farão dos produtos e serviços da empresa. 

Aumento de vendas 

Outra vantagem do funil ampulheta e que está relacionado com a retenção de clientes é o aumento de vendas. Como as pessoas confiam na sua marca e tiveram uma boa experiência na hora de comprar, eles terão preferência em comprar novamente com a sua empresa e como consequência disso, terá um aumento das vendas. 

Além disso, as pessoas confiam mais na indicação de conhecidos que já consomem o seu produto do que uma propaganda. Com isso, ao trazer novos clientes para a sua empresa há um aumento nas vendas.

Redução de custos

Como falamos rapidamente acima, a última fase do funil ampulheta é a indicação. Ao fazer a famosa propaganda boca a boca indicando a empresa e seus produtos para terceiros, é possível trazer mais clientes para a empresa sem ter gastos. Como consequência, há uma redução dos custos. 

Crescimento da receita

Como consequência da redução de custos, o funil ampulheta também é responsável pelo crescimento da receita. Com essa estratégia, não é preciso se esforçar para captar novos clientes na mesma proporção dos ganhos. Dessa forma, os consumidores recomendam o seu produto e empresa, fazendo o negócio crescer em um movimento quase espontâneo.

Market Share 

Por fim, o market share, que é a relevância que a empresa tem na mente do consumidor, também é apontado como uma vantagem do funil ampulheta. Devido ao fato de existir um valor de relacionamento agregado, o cliente se sente motivado a permanecer consumindo, independente do preço. 

Você já conhecia o funil ampulheta? Acesse o blog da Agência Contato e fique por dentro das novidades do Marketing Digital.

Até a próxima!

Como criar um Sitemap com o WordPress

O sitemap é uma ferramenta essencial para SEO, pois facilita o processo de indexação de páginas nos motores de busca da web. Nesse sentido, é muito importante saber como configurá-lo nas plataformas de gerenciamento de conteúdo. Por isso, neste artigo explicaremos como criar um sitemap com o WordPress, a plataforma mais utilizada no mundo. Continue a leitura! 

Por que criar um sitemap?

O Sitemap é uma ferramenta muito importante, pois ajuda os mecanismos de busca a encontrar e indexar todas as páginas relevantes de um site. Isso pode melhorar a visibilidade e o tráfego do site nos resultados de pesquisa, o que é crucial para qualquer negócio que deseja ser encontrado pelos usuários. 

Além disso, ele permite informar aos motores de busca sobre as alterações e atualizações das páginas, o que pode tornar a indexação mais rápida e eficiente. O sitemap também ajuda a identificar quais páginas do seu site precisam de otimização adicional e quais estão faltando, permitindo que você ajuste sua estratégia de SEO de forma mais eficaz

Para saber mais sobre o Sitemap e seus recursos, leia nosso guia: Sitemap: qual a sua importância para SEO.

Dicas para criar um sitemap

Antes de saber como criar um sitemap, é importante que você se atente para algumas dicas. Dessa forma, você garante a eficácia das suas ações. Vamos lá? 

Tenha um índice

Primeiramente, um Sitemap bem estruturado deve incluir todas as páginas do site e sua relação hierárquica. O índice é uma das partes mais importantes desse recurso, pois fornece uma visão geral da estrutura do site.

Isso ajuda os mecanismos de busca a entender como as páginas estão organizadas e como elas se relacionam entre si. Além disso, um índice bem organizado pode facilitar a navegação do site para os usuários.

Respeite os limites exigidos

Os mecanismos de busca geralmente possuem limites para o tamanho dos arquivos de Sitemap. Por exemplo, o Google limita o tamanho em 50.000 URLs ou 50 MB, o que ocorrer primeiro. 

Por isso, é importante garantir que o Sitemap não ultrapasse esses limites. Mas não se preocupe, pois se o site tiver muitas páginas, é possível dividi-las em grupos menores. Isso porque o WordPress permite criar vários arquivos e incluir um índice que lista todos eles.

Divida o Sitemap

Para garantir que o sitemap seja lido de forma rápida e eficiente pelos motores de busca, é recomendável dividir o arquivo em partes menores. Isso é especialmente importante para sites grandes, que podem ter milhares de páginas. 

Essa divisão permite que as ferramentas de busca leiam o arquivo de forma mais ágil e identifiquem as páginas com mais facilidade. Além disso, isso também facilita as atualizações, já que é possível fazer alterações em partes específicas do arquivo sem precisar refazer todo o mapa do site.

Dê preferência a URLs canônicas

Além disso, é importante dar preferência a URLs canônicas, isto é, as versões preferenciais das páginas, que são indexadas pelos motores de busca. Isso ajuda a evitar conteúdo duplicado, que pode prejudicar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa. 

O uso dessas URLs também facilita a identificação das páginas mais importantes do seu site, auxiliando os motores de busca a entender melhor a hierarquia do conteúdo e a classificá-lo de forma mais precisa.

Lembre-se de que o objetivo é compreender melhor o seu site e indexar todas as páginas relevantes. Por isso, é preciso seguir boas práticas de SEO e garantir que o sitemap esteja atualizado e organizado de forma adequada. Com essas dicas, você pode criar um mapa do site eficiente e melhorar a visibilidade do seu negócio nos resultados de busca.

Como criar um Sitemap XML no WordPress

Criar um sitemap XML é muito simples! Siga os passos a seguir: 

  1. Uma vez que você possui o WordPress instalado, abra-o e procure a aba “Plugins” no painel inicial. Clique em “adicionar novo” e espere ser redirecionado para a próxima página. 
  1. Na página de instalação de plugins, utilize a aba de pesquisa e procure por “yoast SEO”. Caso já tenha esse plugin ativado, você pode pular a parte de instalação. Com o Plugin em atividade, volte para a barra do painel inicial.
  1. Você vai perceber que foi gerada uma nova opção no seu menu com o símbolo do plugin, denominada “SEO”. Clique em “geral” para ser direcionado ao painel do plugin. Em seguida, clique em “recursos” e procure pela opção “Sitemaps XML”. Depois disso, clique no botão de interrogação e em “veja o Sitemap XML”.
  1. Já na página do Sitemap, copie o link URL disponível na parte superior. Você vai precisar dele para integrá-lo ao Google Search Console. Por isso, abra o Search Console, e na barra de menu, no campo “Index”, clique em “Sitemaps”. 
  1. Ao ser direcionado para a página, basta submeter o link copiado no campo “Adicione um novo sitemap”. Desse modo, a ferramenta do Google poderá verificar constantemente as atualizações do seu sitemap. 
  1. Além disso, é possível pesquisar esse link na barra de pesquisa principal, na parte superior da tela. Uma vez pesquisado, o Google informa se o seu site está ou não indexado. Caso a resposta seja negativa, basta clicar na opção “requisitar indexação”. 
  2. Ao seguir todos esses passos, seu site aparecerá nos resultados de pesquisa do Google. Demais, não é? 

Requisitos para criar seu sitemap

Antes de criar um sitemap para o seu site, é importante que você cumpra os requisitos abaixo:

  • Ter um site;
  • Ter um WordPress instalado;
  • Ter uma conta no Google Search Console.

Ao cumpri-los, é possível melhorar o rastreio e a indexação das suas páginas, aumentando a visibilidade e o tráfego do seu site nos resultados de pesquisa do Google. Nos tópicos abaixo, você vai entender a importância de utilizar ferramentas de apoio. 

Utilize o Yoast SEO

O Yoast SEO é uma ferramenta gratuita que oferece diversas funcionalidades importantes para melhorar o desempenho do seu site nos resultados de busca. Ele permite que você configure facilmente o sitemap do seu site, definindo as páginas que devem ser incluídas e as que devem ser excluídas do arquivo.

Além disso, ele  também ajuda a otimizar o conteúdo do seu site, indicando as melhores práticas de SEO para cada página. Esse recurso oferece análises completas de conteúdo, avaliando fatores como a densidade de palavras-chave, a legibilidade do texto e a otimização de imagens. Tudo isso contribui para melhorar a relevância do seu site nos resultados de busca e aumentar o tráfego orgânico.

Integre o Yoast SEO ao Search Console

Para obter ainda mais benefícios do Yoast SEO, é recomendável integrar a ferramenta ao Google Search Console. Essa integração permite que você acompanhe o desempenho do seu site diretamente na plataforma do Yoast SEO, além de receber alertas e notificações em tempo real sobre possíveis problemas de indexação.

Com a integração do Yoast SEO ao Search Console, é possível monitorar a saúde do seu site, avaliar o desempenho das palavras-chave e identificar possíveis problemas de usabilidade. Essas informações são essenciais para ajustar a estratégia de SEO do seu site e melhorar a visibilidade nos resultados de busca.

Como criar um Sitemap HTML no WordPress

O formato XML não é o único possível para o WordPress. Também é possível criar um sitemap HTML, seguindo os seguintes passos:

  1.  Instale o plugin “Simple Sitemap” no seu site WordPress. Para isso, acesse o painel de administração do seu site e clique em “Plugins” no menu lateral. Em seguida, clique em “Adicionar novo” e pesquise por “Simple Sitemap”. Clique em “Instalar agora” e aguarde a instalação do plugin.
  1. Configure as opções do plugin. Após a instalação, clique em “Ativar” para ativar o plugin. Em seguida, clique em “Configurações” no menu lateral e selecione a opção “Simple Sitemap” para acessar as opções do plugin.

    Você pode configurar as opções do plugin de acordo com suas preferências. Por padrão, o plugin irá criar um Sitemap HTML em uma página específica do seu site, mas você pode alterar isso se desejar
  1. Adicione a página do Sitemap HTML ao menu. Depois de configurar as opções do plugin, você precisa adicionar a página do Sitemap HTML ao menu do seu site. Para fazer isso, acesse o painel de administração do seu site e clique em “Aparência” no menu lateral. Em seguida, clique em “Menus” e selecione o menu que deseja editar.


Clique em “Adicionar item personalizado” e preencha os seguintes campos:

  • URL: insira a URL da página do Sitemap HTML (por padrão, é /sitemap/)
  • Link de texto: insira o texto que deseja exibir no menu (por exemplo, “Sitemap”)


Clique em “Adicionar ao menu” para adicionar a página do Sitemap HTML ao menu.

  1. Visualize o seu Sitemap HTML. Agora que você criou o Sitemap HTML e adicionou a página ao menu do seu site, basta visualizar o seu Sitemap HTML. Para fazer isso, acesse a página do Sitemap HTML no seu site (por padrão, é /sitemap/) e verifique se todas as páginas do seu site estão listadas corretamente.
  1. Pronto! Agora você tem um Sitemap HTML em seu site WordPress. Lembre-se de atualizá-lo sempre que adicionar ou remover páginas do seu site.

Se você chegou até aqui, já sabe como criar um sitemap com o WordPress. Acesse o blog da Contato para mais estratégias que decolam no Marketing Digital! 

HTTP e HTTPS: qual a relação com SEO?

Se você quer ter sucesso com a utilização do SEO, a escolha entre HTTP e HTTPS é fundamental para garantir um bom ranqueamento nos motores de busca. O HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é um protocolo de comunicação padrão usado para transferir dados pela internet, enquanto o HTTPS é a versão segura do HTTP.

A adoção do HTTPS se tornou uma prioridade para o Google, que o usa como um fator de classificação. Além disso, as pessoas estão cada vez mais conscientes da segurança na internet e preferem sites que ofereçam navegação segura.

Por isso, a migração do HTTP para HTTPS é crucial para garantir uma melhor experiência do usuário e um melhor desempenho nos resultados de pesquisa.

Neste artigo, vamos explorar a relação entre HTTP e HTTPS e como essa escolha afeta o SEO do seu site. Aprenda agora como melhorar o ranqueamento do seu site e garantir a segurança dos seus potenciais clientes.

O que é o protocolo HTTP e qual a sua função?

Essa é uma tecnologia usada para transferir dados entre um servidor e um navegador. Ele é o responsável por permitir que as páginas da web sejam carregadas nos navegadores, fazendo com que as pessoas possam acessar sites, enviar formulários, entre outras ações.

O que é HTTPS e para que serve?

HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) é uma versão mais segura do protocolo HTTP. Ele criptografa a comunicação entre o navegador do usuário e o servidor do site, garantindo que as informações transferidas sejam protegidas contra ataques maliciosos.

Qual a diferença de HTTP para HTTPS?

A diferença entre HTTP e HTTPS está na segurança dos dados que trafegam entre o usuário e o servidor. Enquanto o primeiro não criptografa as informações, deixando vulneráveis a interceptação de terceiros, o segundo utiliza a criptografia SSL/TLS, que protege os dados e garante a privacidade.

Dessa forma, a utilização do HTTPS é fundamental para garantir um ambiente seguro para a realização de transações online. Dito isso, é recomendado que os sites migrem para o HTTPS, oferecendo uma experiência mais segura e confiável para seus visitantes.

Como HTTP e HTTPS se relacionam com SEO? 

Os mecanismos de busca, como o Google, consideram a segurança das informações como um fator relevante para a classificação nos resultados de pesquisa. Sites que utilizam HTTPS tendem a ter uma vantagem no ranqueamento, com a explicação de oferecerem mais segurança aos usuários.

No mesmo sentido, o uso de HTTPS pode melhorar a taxa de conversão, pois o público tende a confiar mais em sites seguros. Por isso, é importante que os sites adotem o protocolo para melhorar o desempenho nos resultados de pesquisa e garantir a segurança dos interlocutores.

Qual a importância do HTTPS para SEO? 

O HTTPS é uma versão mais segura do protocolo HTTP que garante a criptografia de dados trocados entre o navegador da pessoa que acessa e o servidor do site. Desde 2014, o Google tem incentivado a adoção do HTTPS como uma medida de segurança para o usuário. Mas, além disso, o uso desse fator pode trazer benefícios significativos para o SEO de um site.

1. Segurança

A criptografia de dados proporcionada pelo HTTPS protege a privacidade do visitante, garantindo que as informações transmitidas entre o navegador e o servidor sejam confidenciais e seguras.

2. Autoridade

Os sites que utilizam o protocolo HTTPS transmitem maior confiança aos usuários e são vistos como mais confiáveis e profissionais. Isso pode contribuir para a construção de uma imagem positiva da marca.

3. Melhor rankeamento

O Google e outros motores de busca dão preferência a sites que utilizam o HTTPS, levando a um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa. Esse resultado ocorre porque o protocolo HTTPS é considerado um dos fatores de rankeamento mais essenciais.

4. Velocidade 

O HTTPS também pode melhorar a velocidade de carregamento do site, pois as versões mais recentes do protocolo possuem recursos que permitem um carregamento mais rápido de páginas.

5. Tráfego de Referência 

Isso diz respeito ao conjunto de visitas que o site recebe por meio de links de outros sites. Com o recurso em questão, os links de outros sites para o seu site são transferidos de forma segura, aumentando a confiança do usuário em clicar nesses links. Consequentemente, o tráfego de referência para o seu site é impulsionado.

Um site seguro é essencial para seus clientes 

Ao longo deste artigo, vimos a importância de adotar o protocolo HTTPS em seu site, e como ele pode impactar positivamente sua estratégia de SEO. Além de garantir a segurança dos seus clientes e visitantes, o HTTPS também traz benefícios como aumento de autoridade, melhor rankeamento nos mecanismos de busca, maior velocidade de carregamento e tráfego de referência.

É fundamental lembrar que, em um mundo cada vez mais digital, a segurança é uma das principais preocupações dos usuários na hora de navegar na internet. Investir em um site seguro é, portanto, uma estratégia inteligente para conquistar a confiança dos seus clientes e garantir uma boa reputação online.

Também devemos considerar que o HTTPS é um fator de rankeamento cada vez mais importante para o Google e outros mecanismos de busca, o que significa que adotá-lo pode ter um impacto significativo na sua visibilidade e alcance na web.

Por isso, se você ainda não adotou o HTTPS em seu site, é importante considerar essa mudança o quanto antes. Além de garantir a segurança do seu público, você estará investindo em uma estratégia de SEO sólida e capaz de trazer resultados a longo prazo.

Para mais informações como essas, acesse nosso blog e descubra o mundo do marketing digital de qualidade. ?

Como melhorar a taxa de abertura de e-mail: veja 9 dicas

Se você está procurando formas de melhorar a taxa de abertura de e-mail, está no lugar certo! Hoje vamos compartilhar algumas dicas valiosas para aumentar a efetividade de suas campanhas de e-mail marketing. 

Sabemos que essa é uma tarefa desafiadora, mas seguindo as estratégias que apresentaremos neste post, você poderá otimizar suas taxas de abertura e melhorar o engajamento com seus leads

Então, não perca mais tempo e acompanhe este artigo até o fim. Vamos lá!

O que é a taxa de abertura de e-mail?

Em primeiro lugar, a taxa de abertura de e-mail é uma métrica que mede a efetividade de uma campanha de e-mail marketing

Essa métrica indica a porcentagem de destinatários que abriram seu e-mail em relação ao número total de e-mails enviados. No entanto, vale lembrar que a taxa de abertura não mede a eficácia da campanha, mas sim o interesse dos destinatários em abrir o e-mail.

Como calcular a taxa de abertura de e-mail?

Calcular a taxa de abertura de e-mail é simples: basta dividir o número de e-mails abertos pelo número de e-mails enviados e multiplicar o resultado por 100. Por exemplo, se você enviou 100 e-mails e 20 foram abertos, sua taxa de abertura será de 20%.

(Taxa de abertura = (e-mails abertos / e-mails enviados) x 100)

Fácil, não é?

Como aumentar a taxa de abertura de e-mail?

Agora que você sabe o que é a taxa de abertura de e-mail e como calculá-la, vamos ver algumas dicas para aumentar essa métrica.

Cuidado com a frequência de envios

Um dos principais motivos para a baixa taxa de abertura de e-mails é o excesso de envios. O envio frequente de e-mails pode cansar seus leads e fazer com que eles ignorem seus e-mails. Por isso, é importante definir uma frequência adequada de envios e respeitá-la.

Conheça seus leads e segmente-os 

Conhecer seus leads é essencial para enviar conteúdos personalizados e relevantes para cada um deles. Segmentar sua base de contatos com base em interesses, perfil, localização e outras características pode aumentar significativamente a taxa de abertura de seus e-mails.

Desenvolva campanhas temáticas

Outra estratégia interessante é enviar campanhas temáticas para chamar a atenção do destinatário e aumentar a taxa de abertura de e-mail. Ao enviar um e-mail sobre um tema específico, você demonstra que conhece as necessidades do seu público e pode incentivar os cliques.

Avalie os melhores dias e horários para o disparo

Um ponto importante é testar diferentes dias e horários para descobrir o momento ideal para sua base de contatos. Avaliar os melhores dias e horários para enviar seus e-mails pode fazer toda a diferença na taxa de abertura. 

Defina objetivos para cada conteúdo

Definir objetivos claros para cada e-mail é fundamenta para que você possa criar um conteúdo que atenda às expectativas dos destinatários. 

Seja para apresentar um novo produto, promover uma oferta ou enviar uma newsletter, ter um objetivo claro para cada e-mail pode aumentar a relevância do conteúdo e, consequentemente, a taxa de abertura.

Atente-se para a formatação dos e-mails

Nesse mesmo sentido, a formatação dos e-mails pode influenciar diretamente na taxa de abertura!

E-mails com design atrativo e boa legibilidade podem chamar a atenção dos destinatários e incentivar a abertura. Além disso, é importante otimizar o e-mail para dispositivos móveis, já que muitos usuários acessam seus e-mails pelo celular.

Utilize uma Call to Action adequada

A Call to Action — ou somente CTA — é um botão ou link que direciona o destinatário para uma ação específica, como acessar uma página, fazer uma compra ou preencher um formulário. Uma CTA bem elaborada pode aumentar a taxa de abertura de e-mails e incentivar a conversão

Para que a CTA seja efetiva, é importante que ela seja clara e transparente. Ao criar uma CTA, evite termos vagos e genéricos, como “clique aqui” ou “saiba mais”. Esses termos não deixam claro o que o destinatário irá encontrar ao clicar na CTA, o que pode desestimulá-lo a tomar a ação desejada.

Em vez disso, descreva claramente a ação que o destinatário deve realizar. Por exemplo, se você está promovendo um novo produto, a CTA pode ser “Compre agora” ou “Conheça nosso novo produto”. Isso deixa claro qual é a ação desejada e o que o destinatário irá encontrar ao clicar na CTA.

Atualize sua base de contatos

No mais, manter sua base de contatos atualizada também é essencial para aumentar a taxa de abertura de e-mails. Remover contatos inativos ou desinteressados pode diminuir a taxa de rejeição e aumentar a relevância do conteúdo para os destinatários.

Teste seu e-mail e acompanhe suas métricas

Por fim, é importante testar seus e-mails antes do envio e acompanhar suas métricas de desempenho. Testar diferentes elementos, como assunto, CTA e design, pode ajudar a identificar o que funciona melhor para sua base de contatos. 

Além disso, acompanhar as métricas de desempenho, como taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão, é fundamental para avaliar a efetividade da campanha e identificar oportunidades de melhoria.

Ao seguir as dicas apresentadas neste artigo, como cuidar da frequência de envios, conhecer seus leads, desenvolver campanhas e testar seus e-mails, você pode aumentar suas chances de sucesso. Melhorar a taxa de abertura de e-mails é fundamental para uma campanha de e-mail marketing de sucesso!

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Google com IA Generativa: conheça o Google IO

A Google anunciou em seu evento anual, o Google IO, a presença da inteligência artificial em seus principais produtos. Um dos novos aprimoramentos está associado ao mecanismo de busca, que agora contará com um novo formato de conversação, além de uma nova página de resultados. Mas afinal, quais as mudanças do Google com IA Generativa? E quais seus possíveis impactos no SEO? Continue a leitura, pois vamos discutir todas essas questões. 

O que é IA Generativa

Basicamente, a IA Generativa se refere ao algoritmo que pode ser utilizado para criar um novo conteúdo, seja em formato de texto, imagens, vídeo, áudio, código e simulações. Ela utiliza uma rede neural para analisar um grande volume de dados e, a partir disso, cria novas combinações de forma autônoma.

É por isso que o ChatGPT fez tanto sucesso nos últimos meses. Desenvolvido pela OpenAI e lançado para teste ao público em geral em novembro de 2022, ele é um chatbot gratuito capaz de gerar uma resposta para diversos tipos de perguntas. 

Ao contrário da ferramenta do Google, que fornece uma lista de links para uma determinada busca, esse recurso oferece uma resposta única. Por isso, o Google com IA Generativa foi anunciado, fornecendo um buscador com inteligência artificial integrada.

O ChatGPT e o Bing

Neste ano, Yusuf Mehdi, Vice-Presidente de Vida Moderna, Buscas e Dispositivos da Microsoft, anunciou no blog da empresa a marca de mais de 100 milhões de usuários ativos diários do Bing. É um número notável, principalmente levando em consideração que um terço desses usuários são novos.

Ainda que seja um número baixo comparado ao Google (que possui mais de 1 bilhão de usuários por dia), ele mostra que a proposta de reinventar a busca integrando-a com um bate-papo e, assim, criar uma experiência, foi reconhecida e apreciada pelo público.

Para se ter uma ideia, grandes veículos de mídia como Washington Post e New York Times anunciaram que esse sucesso trouxe uma certa ameaça ao Google na corrida pela inteligência artificial. 

Se pensarmos no funcionamento do Google, ele rastreia uma grande quantidade de páginas e indexa o conteúdo, ranqueando-o de acordo com a relevância. O ChatGPT, por outro lado, oferece uma única resposta aos usuários, por meio de uma experiência integrada baseada na pesquisa e na síntese dessa informação.

Não é atoa que a Google lançou, em março deste ano, o Bard, concorrente do ChatGPT. E com a missão de avançar ainda mais nessa competição, anunciou a nova pesquisa do Google com IA Generativa. Vamos saber mais sobre ela no tópico abaixo? Vem comigo! 

Como esse novo modelo de SERP pode impactar o SEO

Percebendo o apreço do público pela experiência integrada de pesquisa e bate-papo, o Google desenvolveu a busca com IA generativa. Trata-se de um novo modelo de busca que permite oferecer mais informações e contexto para as pesquisas.

No novo modelo, o Google fornece uma página de resultados integrada, atendendo pesquisas de diferentes formatos e oferecendo resultados completos em uma única busca.


Nova SERP do Google, com um instantâneo com inteligência artificial das principais informações a se considerar, sugestões de perguntas e links para se aprofundar.

Imagine que você precisa de um vestido específico para uma ocasião, como um casamento em um local com clima predominantemente quente e úmido. No modelo anterior de pesquisa, você dividiria todas essas informações em perguntas menores para então, chegar em uma resposta, não é?

Na pesquisa do Google com IA Generativa, será possível colocar todas essas informações em apenas uma busca, pois o Google realizará esse trabalho para você. 

Além disso, caso você precise de outra peça para complementar o seu visual, não é necessário recomeçar todo o processo de pesquisa. Basta fazer uma próxima busca, que já estará relacionada à busca anterior. 

Você ainda terá sugestões de novas perguntas relacionadas à pergunta principal, e até links que podem ser de seu interesse para se aprofundar no assunto. 

E para os profissionais de SEO?

Ainda é muito cedo para definir com certeza quais serão os impactos no SEO. Na verdade, dia sim dia não alguma coisa mata o SEO. E ele está vivíssimo até hoje. Mas existem alguns questionamentos que são, de fato, pertinentes.

Na nova SERP, os links sugeridos pela inteligência artificial serão contados como um possível clique? E como ficam os demais resultados da página? O número de pessoas que não faz nenhum tipo de ação na página de resultados pode aumentar?

Bom, é cedo para dizer uma resposta, mas existe uma suposição de que esse novo modelo traria uma possível perda de tráfego orgânico, devido ao baixo Click-Through Rate (CTR).

Páginas com CTR alto são consideradas relevantes para os usuários e, por isso, estão melhor posicionadas na SERP. Por isso, é compreensível ter essa preocupação sobre como esse o modelo afetará os resultados orgânicos. 

Quando essa nova tecnologia chegará ao Brasil?

Ainda não há uma previsão de quando esse recurso estará disponível no Brasil. Geralmente, os testes da Google são realizados nos Estados Unidos para então serem disponibilizados para outros países. 

No caso do recurso de pesquisa, a lógica ainda é a mesma. A tecnologia SGE (Search Generative Experience) será lançada como um experimento no Search Labs, disponível no Chrome desktop e no Google App (Android e iOS) nos EUA. Nesse período, analisaremos seu possível impacto no SEO e como iremos prosseguir com nossas estratégias até o lançamento. 

Para se manter atualizado sobre o Google com IA Generativa e os novos features da multinacional, acompanhe o blog da Contato

Novo Google Trends: como usar na sua estratégia de SEO

Hands Using Tablet Screen Showing Statistics Business Data

Usada como uma das mais importantes ferramentas para verificar tendências, o Google Trends é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para acompanhar a evolução, ao longo do tempo, do número de buscas de uma palavra-chave. 

E esta ferramenta passou por uma recente renovação visual, auxiliando de forma mais efetiva os profissionais de conteúdo e SEO na hora de identificar oportunidades. Por isso, a Contato trouxe hoje algumas dicas de como usar o Novo Google Trends na sua estratégia de SEO. 

Continue lendo e conheça mais!

O que é o Google Trends?

Antes de trazer as dicas é importante conhecer o que é de fato o Google Trends. Criada em 2006 pelo Google, a ferramenta gratuita tem o objetivo de acompanhar a evolução, ao longo do tempo, do número de buscas de uma palavra-chave ou tópico. 

Ao pesquisar algum termo, a ferramenta mostra um gráfico onde o eixo horizontal representa o tempo e o vertical, que representa o volume de buscas. 

Entretanto, deve-se ressaltar que os resultados do Google Trends são apenas uma parte dos resultados totais do buscador. O Google coleta, categoriza, conecta os dados a um tópico e remove as informações pessoais. 

Além disso, a ferramenta exclui dados pesquisados por poucas pessoas, buscas por um tempo pela mesma pessoa em um curto espaço de tempo e caracteres especiais. 

Quais as funcionalidades dessa ferramenta?

Agora que você conheceu o que é o Google Trends, é importante entender suas funcionalidades e como ele irá ajudar na sua estratégia de SEO. Vamos lá?

A primeira funcionalidade da ferramenta é a comparação. Ao redigir algum outro termo de pesquisa ao lado da palavra-chave primária, serão feitas comparações entre eles. Alguns dos painéis serão mesclados, enquanto outros serão duplicados para relacionar os dados da busca para os dois termos. 

Além do mais, é possível usar filtros e segmentar por país, período, categoria e origem dos dados.Já no painel principal, conhecido como “Interesse ao longo do tempo”, é mostrado o gráfico de tendência de volume de buscas. 

Entretanto, é possível ver que no Google Trends não há uma especificação da volumetria exata da quantidade de busca, mas sim uma escala de 0 a 100 que representa a popularidade do termo. Na escala, o valor de 100 representa o pico de popularidade, 50 o valor médio e 0 significa que não há dados suficientes sobre o termo escolhido. 

Em seguida há o gráfico “Interesse por sub-região”, onde é possível ver as localidades em que o termo foi mais buscado. E por fim, são mostrados dois quadros com os principais assuntos relacionados e as pesquisas relacionadas. Nesse caso, são listados assuntos ou termos exatos buscados por quem procura a palavra-chave original.

Atualizações do Google Trends

Como já falamos anteriormente, o Google Trends passou por uma renovação visual com o objetivo de tornar o acesso à ferramenta mais fácil. Com a nova identidade já é possível ver os principais assuntos do momento, no qual eles são atualizados de hora em hora para garantir as tendências mais recentes. 

Além disso, a ferramenta fornece links de notícias relevantes para completar o conhecimento do usuário. Também é possível através do botão Explorar ter acesso a gráficos de interesse, números e percentuais sobre o assunto. Essa funcionalidade é essencial para os criadores de conteúdo, que poderão investir em produções mais regionalizadas. 

Outra novidade do Google Trends são os tutoriais. Ao ensinar sobre o funcionamento da ferramenta, os leigos poderão aprender como usá-la, fazer a correta interpretação dos dados e conseguir acessar os recursos mais avançados. 

Como usar o Google Trends na sua estratégia de SEO? 

Ao conhecer sobre o Google Trends, você viu como ele pode se tornar uma poderosa ferramenta na estratégia de SEO e marketing de conteúdo do seu negócio. Através da produção de conteúdo, os insights gerados pela plataforma ajudam a encontrar oportunidades sazonais que podem gerar resultados em curto e longo prazo. 

Pensando nisso, a Contato trouxe abaixo algumas dicas de como usar essa ferramenta na sua estratégia de SEO. Continue lendo e saiba quais são! 

Estudo de palavras-chave

A primeira dica é o estudo de palavras-chaves. Através do Google Trends é possível descobrir palavras-chaves, trazendo ideias de keywords geralmente pesquisadas pelos usuários que buscam o termo original. 

Além de oferecer oportunidades de palavras chaves para as páginas de venda, a ferramenta do Google também dá suporte para criar materiais relacionados ao termo original. 

Vale destacar, o que o Google Trends classifica com a tag de “aumento repentino”. Essas palavras-chaves conseguem aumento superior a 5000% e por consequência tem grandes chances de serem ranqueadas. 

Descoberta de tendências

Outra dica é a descoberta de tendências. Através do Google Trends, o usuário consegue verificar a popularidade de uma palavra-chave ao longo do tempo. Além disso, esse recurso também pode ser aplicado em nichos específicos. 

Ao fazer isso, o usuário consegue direcionar ações estratégicas de criação de conteúdo para determinados termos, além de gerar tráfego, tanto através dos mecanismos de buscas como na divulgação em outros canais digitais.

Avaliação da popularidade da marca

Essa dica está relacionada com o Share of Search, que é a métrica usada para avaliar a popularidade dentro do mercado onde ela está inserida. Ela é calculada a partir da divisão do volume de buscas de uma branded keyword pelo volume total de buscas das marcas do setor. 

Logo, com o Share of Search é possível ver quanto uma marca é relevante dentro do seu segmento. A partir dos dados coletados do Google Trends é trazido a percepção do market share de uma empresa. 

Comparação com a concorrência

Também é possível usar o Google Trends para comparar a popularidade de palavras-chave ou termos de pesquisa com a concorrência. Ao determinar quais termos são mais relevantes e populares para o público-alvo, o conteúdo do site é otimizado e por consequência ter um melhor desempenho nos resultados de pesquisa do Google.

Por exemplo, se você está executando uma loja de roupas online e deseja saber qual tipo de roupa é mais popular entre seus clientes em comparação com a concorrência, você pode usar o Google Trends para comparar a popularidade de diferentes termos de pesquisa, como “roupas de verão” ou “vestidos de festa”. 

Em seguida, você pode otimizar o conteúdo do seu site para incluir os termos mais relevantes e populares em seu setor, aumentando assim suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa do Google quando as pessoas pesquisam esses termos.

Identificação de interesses da persona

A última dica é a identificação de interesses da persona. Ao utilizar o Google Trends para identificar os interesses da persona, você pode começar pesquisando termos de pesquisa relevantes para o seu setor ou nicho de mercado. 

Em seguida, é possível ver quais são as consultas de pesquisa relacionadas que aparecem no Google Trends. Essas consultas relacionadas podem ser uma boa indicação dos tópicos que são relevantes para a persona.

Ao usar o Google Trends para identificar os interesses da persona, é importante levar em consideração outros fatores, como a localização geográfica e a sazonalidade. 

Quer conhecer mais sobre o mundo do Marketing de Conteúdo? Confira outros posts no blog da Agência Contato e fique por dentro. Até a próxima!

Legibilidade no marketing: como transformar a leitura dos seus textos em conversão de clientes

Em um cenário digital onde a atenção do usuário dura, em média, apenas 8 segundos, de acordo com pesquisa, a legibilidade do conteúdo se torna um fator determinante para o sucesso de qualquer estratégia de marketing, seja em blogs, sites, e-commerces ou redes sociais. Esse conceito vai além da simples estética do texto: ele envolve a estrutura, a escolha das palavras, a organização das ideias e até o tamanho dos parágrafos e frases. Ou seja, a legibilidade mede o quão fácil — e agradável — é consumir a informação apresentada.

Segundo um estudo da Nielsen Norman Group, os usuários leem, em média, apenas 20% do conteúdo de uma página da web, e a maioria apenas escaneia o texto em busca de respostas rápidas. Isso significa que se o conteúdo for denso, mal formatado ou excessivamente técnico, as chances de abandono são altíssimas. Um bom nível de legibilidade, por outro lado, aumenta o tempo de permanência na página, reduz a taxa de rejeição e contribui para o SEO — já que o Google considera o comportamento do usuário ao ranquear os sites.

Empresas que priorizam a legibilidade colhem resultados concretos. Ou seja, facilitar a leitura não é só uma boa prática editorial — é também uma decisão estratégica que pode gerar mais leads, vendas e autoridade para sua marca.

Neste artigo, vamos mergulhar no conceito de legibilidade e mostrar, com exemplos e orientações práticas, como você pode aplicar esse conhecimento para transformar a performance dos seus conteúdos. Continue a leitura e descubra por que escrever bem é, acima de tudo, escrever de forma clara.

O que é legibilidade?

A legibilidade é um fator importante na produção de conteúdo para a web, sendo basicamente: escrever textos claros e de fácil leitura, para atrair e manter a atenção dos leitores, aumentando a eficácia do conteúdo e a reputação da empresa ou do autor.

“Legibilidade” por si só é a qualidade daquilo que pode ser lido. No entanto, o marketing propõe que esse termo depende de diversos fatores para ser de fato a definição de uma maneira de escrita.

Assim, para que consideremos que um texto de um site ou blog é legível, ele deve ter um caráter geral de clareza e descomplicação. Isso se traduz em um texto com frases curtas, parágrafos sintéticos e que vão direto ao ponto e uma fonte clara e fácil de se ler.

Como a legibilidade afeta a performance do seu conteúdo?

Esse fator é essencial para que o seu conteúdo seja o mais engajado possível. Ao otimizarmos isso, os textos tendem a render mais clientes em potencial e leitores em geral. É uma maneira de garantir que o modelo de escrita não seja uma pedra no sapato e impossibilitadora, mas também um convite a diferentes temas e nichos.

Dentro do SEO (otimização para mecanismos de busca), você não deve apenas se preocupar com as palavras chave e o tema explorado. Mas também deve ter certeza de que o público em geral seja capaz de ler aquilo que foi apresentado.

Portanto, não há um resultado de boa performance na equação do SEO, sem que a legibilidade faça parte dessa conta. Isso significa que os mecanismos de buscas vão sempre analisar essa questão e levá-la em consideração para rankear o seu site.

Porém, existem alguns pontos que acompanham o elemento da leitura e as chances do seu blogpost ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca:

Legibilidade, escaneabilidade e interpretação

É importante considerar esses três aspectos-chave. A legibilidade, como dito, diz respeito à facilidade com que o texto pode ser lido, ou seja, se é fácil de entender e se as palavras e frases estão bem escolhidas.

Já a escaneabilidade está relacionada à capacidade do leitor de “escanear” o texto rapidamente, buscando informações relevantes. Para isso, é importante utilizar títulos, subtítulos, listas e parágrafos curtos.

Por fim, a interpretação refere-se à forma como o texto é entendido pelo leitor. É importante utilizar uma linguagem clara e objetiva, evitando ambiguidades e redundâncias, para que o leitor possa compreender facilmente a mensagem que se pretende transmitir.

Ao levar em consideração esses três aspectos, é possível criar um texto que seja agradável de ler, fácil de entender e que cumpra seu propósito de informar ou persuadir o leitor.

Os impactos da legibilidade na taxa de conversão 

Readability é um fator importante para a taxa de conversão de um site, pois afeta diretamente a forma como o usuário percebe o conteúdo apresentado. Um texto mal escrito ou com erros gramaticais pode afetar negativamente a confiança do usuário na marca, levando-o a abandonar o site antes de concluir uma ação desejada.

Por outro lado, um texto bem escrito e fácil de ler pode aumentar a credibilidade da marca e incentivar o usuário a se engajar com o conteúdo, seja preenchendo um formulário de contato ou se inscrevendo.  Assim, aumentando a taxa de conversão.

Mais adiante, a legibilidade também afeta a capacidade do usuário de compreender informações importantes, como detalhes de produtos ou serviços, condições de pagamento, entre outros aspectos relevantes para a decisão de compra.

Dito isso, é fundamental que os textos presentes no site sejam escritos com atenção à legibilidade e ao uso correto da língua portuguesa.

Como melhorar a legibilidade do seu conteúdo?

Para atingir esse objetivo, você deve prestar atenção no tipo de linguagem – simples e direta -, no tamanho das frases, dos parágrafos e suas estruturas. Da mesma forma, fontes e tamanhos fazem uma grande diferença.

Nesse sentido, separamos alguns pontos cruciais para a otimização dos seus textos:

Cuidado com sentenças muito longas

Um fato que já foi absorvido nessa altura, é o de que o dinamismo é essencial para se ter bons resultados. Por esse motivo, cuide do seu blog para que as sentenças sejam breves e sintéticas.

Manter as frases curtas previnem o cansaço do leitor e confere mais chances de engajamento. Logo, prefira as versões mais curtas das palavras e evite adjetivos desnecessários. Aprenda também a separar em orações separadas por ponto final caso as características sejam indispensáveis.

Ainda relacionado a isso, é interessante destacar que frases muito longas tem potencial de serem intimidadoras. Portanto, esse seria mais um motivo para evitá-las, afinal não queremos que o seu leitor se sinta incapaz de entender suas palavras.

Use palavras de transição

Os recursos de transição são extremamente relevantes por vários fatores. Um deles é relacionado ao ponto anterior pois ajudam a manter as frases menores. Outro, claro, é facilitar a compreensão da sequência de informações. Basicamente, os porquês daquelas palavras estarem sendo lidas.

Além disso, esse tipo de palavra mantém uma organicidade na leitura. Mais uma forma de facilitar a compreensão e incentivar a leitura. É uma adição que tem relação direta com a persuasão.

Use voz ativa nas suas sentenças

O formato sujeito + verbo + objeto, nessa ordem, é um pedido obrigatório, assim como outros canais de comunicação, como no rádio. Há muito tempo já se sabe que essa estratégia é fundamental para o entendimento do receptor da mensagem.

Facilite seus textos mantendo isso em mente e na sua escrita. Esse fator está ligado com a garantia de que não haja duplos sentidos, interpretações errôneas e consequentemente uma visão ruim do seu trabalho. Por estarmos na internet, precisamos manter a credibilidade.

Atenção as MetaTags

Ao criar um blogpost, lembre-se de usar as metatags a seu favor, mas sem negligenciar a legibilidade do conteúdo. Combinando esses dois aspectos, você poderá criar conteúdo de qualidade que será encontrado e apreciado tanto pelos mecanismos de busca quanto pelos usuários.

As metatags são informações adicionais incluídas no código HTML de uma página que ajudam os mecanismos de busca a entender o conteúdo da página. Entre as metatags mais importantes estão o título, a descrição e as palavras-chave.

No entanto, é importante lembrar que as metatags não devem ser usadas como uma forma de enganar os mecanismos de busca. Elas devem ser precisas e relevantes para o conteúdo da página. Por isso, é importante garantir que o conteúdo da página seja legível e atraente para os usuários.

Arranjos visuais

De maneira a acompanhar todas as melhoras do seu site, invista em um bom visual. A persuasão também depende de um uso de cores, fontes e imagens de qualidade. Desse modo, capte o leitor antes mesmo da leitura.

Algumas dicas são: parágrafos com cores diferentes de vez em quando, uso do negrito em termos-chave, títulos destacados, uso de tópicos enumerados, e acima de tudo, utilize uma fonte legível.

Cuidado com parágrafos longos

Na mesma lógica do uso de frases curtas, não faça parágrafos grandes. Essa estratégia pode não fazer sentido ao tratar de artigos científicos e resenhas acadêmicas. Porém, em seu site, blog ou anúncio, é indispensável para uma boa performance.

Para que você seja capaz de lucrar mais e ter sucesso com os seus textos, opte por parágrafos de até 4 linhas, respeitando as regras de palavras de transição e frases menores. Assim, seu conteúdo ficará mais legível, de fácil entendimento e trará um bom rankeamento nos mecanismos de busca.

Copywriting e SEO

Por fim, melhore a experiência do usuário do seu site com a legibilidade. Ela é capaz de ajudá-lo não apenas em textos SEO, como também no Copywriting. Esse último, mais focado na persuasão e vendas, poderá ser muito melhor aproveitado.

Com a estratégia essencial da legibilidade, escreva seus conteúdos de uma forma que a maioria das pessoas irão entender. Como chave, tenha em mente o propósito de fazer com que mais pessoas leiam a totalidade do seu texto. Se aplicada corretamente, seu negócio irá prosperar quantitativamente e qualitativamente.

Enquanto parte de planejamentos de marketing, a legibilidade SEO faz parte tanto do marketing orgânico quanto do marketing de conteúdo e digital.

Gostou de saber mais sobre essa peça importantíssima do marketing digital? Confira muito mais no nosso blog da Contato e decole seus negócios!

Métricas de SEO: quais as melhores ferramentas para avaliar os resultados

Quando se trata de SEO, é importante entender como medir os resultados para poder melhorar constantemente. Existem várias métricas de SEO que podem ser usadas para avaliar o desempenho de um site, desde o tráfego orgânico até a taxa de conversão. 

Neste artigo, vamos discutir as melhores ferramentas disponíveis no mercado para avaliar resultados e ajudá-lo a obter insights valiosos sobre o seu desempenho em SEO.

Como medir o SEO? 

Antes de começar a falar sobre as ferramentas disponíveis, é importante entender como medir o SEO. Aqui estão algumas das métricas:

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é o número de visitantes que acessam o seu site via resultados de busca orgânica — ou seja, sem anúncios pagos. É uma métrica importante para avaliar o quão bem o seu site está classificando nos mecanismos de busca e como está se saindo em comparação com seus concorrentes.

Classificação de palavras-chave

Nesse sentido, a classificação de palavras-chave refere-se à posição do seu site nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. É uma métrica importante para entender como o seu site está se saindo em comparação com a concorrência e para identificar oportunidades de melhorias.

SERP

A SERP (Search Engine Results Page) é a página de resultados exibida após uma consulta de pesquisa. 

Os resultados da SERP geralmente incluem uma lista de links para sites que correspondem à consulta de pesquisa, juntamente com descrições curtas do conteúdo de cada site e outras informações relevantes, como imagens, mapas ou respostas rápidas a perguntas comuns. 

É importante para os profissionais de marketing entenderem como a SERP funciona e como otimizar seus sites para classificar bem nos resultados de pesquisa relevantes ao seu negócio, a fim de obter mais tráfego orgânico e aumentar sua presença online.

CTR (Taxa de Cliques)

Já o CTR (Click-Through Rate) é a proporção de cliques em relação ao número de impressões do seu site nos resultados de pesquisa. É uma métrica importante para avaliar o quão atraentes são os seus títulos e descrições de páginas nos resultados de pesquisa.

Taxa de rejeição

Refere-se à porcentagem de visitantes que saem do seu site após visualizar apenas uma página. Uma taxa de rejeição alta pode indicar que a página não está atendendo às expectativas dos visitantes ou que a experiência do usuário precisa ser melhorada.

Autoridade 

A autoridade é uma métrica que avalia o quão confiável e valioso é o seu site para os mecanismos de busca e para os usuários. Quanto maior a autoridade, maior a probabilidade de o seu site ser classificado em boas posições nos resultados de pesquisa.

EEAT

EEAT (Expertise, Experience, Authoritativeness, Trustworthiness) é um termo que descreve a qualidade do conteúdo de um site ou página da web. 

Com o aumento da desinformação na internet, os mecanismos de busca estão cada vez mais focados em oferecer aos usuários conteúdo de alta qualidade e confiável

Portanto, o EEAT se tornou um fator de classificação importante para determinar a relevância e a qualidade do conteúdo em relação às consultas de pesquisa. 

Para melhorar o EEAT de um site, é importante ter um conteúdo preciso, completo e atualizado, bem como incluir links para fontes confiáveis e autoritárias. Também é importante ter um autor reconhecido e confiável que possua expertise no assunto abordado

Backlinks

Os backlinks são links de outros sites para o seu site. É importante monitorar o número e a qualidade dos backlinks para avaliar a autoridade e relevância do seu site.

A qualidade dos backlinks também é importante. Backlinks de sites confiáveis e autoritários são mais valiosos do que backlinks de sites com baixa autoridade e reputação. 

Além disso, backlinks relevantes — provenientes de sites relacionados ao seu nicho de mercado — são mais valiosos do que backlinks irrelevantes.

Velocidade de carregamento do site

Esta também é uma métrica importante do SEO, por afetar a experiência do usuário e, consequentemente, a classificação nos mecanismos de busca. Um site que carrega rapidamente tem uma chance maior de manter os visitantes engajados e aumentar as taxas de conversão.

Tempo de permanência na página

O tempo de permanência na página mede o tempo que os visitantes passam em uma página antes de sair. Uma página que mantém os visitantes engajados por mais tempo pode indicar que o conteúdo é relevante e de alta qualidade. 

Por outro lado, um tempo de permanência curto pode indicar que o conteúdo não é interessante ou relevante para os visitantes.

Taxa de Conversão

A taxa de conversão mede o número de visitantes que concluem uma ação desejada, como fazer uma compra ou preencher um formulário. Uma taxa de conversão alta indica que o site está cumprindo seus objetivos e os visitantes estão engajados com o conteúdo.

Quais as melhores ferramentas disponíveis no mercado para avaliar resultados?

Existem várias ferramentas disponíveis no mercado para avaliar os resultados do SEO. Aqui estão algumas delas:

SEO Analyzer

SEO Analyzer é uma ferramenta online que permite analisar o desempenho de um site em relação a várias métricas de SEO. Ele ajuda os proprietários de sites e profissionais de marketing a avaliar a eficácia de sua estratégia de SEO e identificar oportunidades de melhoria.

Essa ferramenta ainda oferece uma análise completa do site, incluindo uma análise on-page e off-page!

A análise on-page avalia vários aspectos do site, como a qualidade do conteúdo, a estrutura do site, as tags HTML, as imagens e a otimização de palavras-chave. Já a análise off-page verifica o desempenho do site em relação a backlinks, autoridade do domínio e presença em redes sociais.

Com a ferramenta SEO Analyzer, é possível gerar um relatório completo que fornece insights sobre como melhorar a otimização do site. O relatório inclui recomendações específicas para melhorar a estrutura do site, a qualidade do conteúdo e a otimização de palavras-chave.

Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais populares e amplamente utilizadas para avaliar o desempenho do site em relação às métricas de tráfego e comportamento do usuário. É uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google e pode ser facilmente integrada ao site por meio de um código de rastreamento.

Ela oferece uma ampla gama de informações sobre o tráfego do site, incluindo o número de visitantes, a fonte de tráfego, o tempo de permanência no site, as páginas mais populares e a taxa de rejeição. 

Essas informações podem ajudar os proprietários de sites e profissionais de marketing a avaliar a eficácia de suas estratégias de marketing e identificar oportunidades para melhorar a experiência do usuário.

Além disso, o Google Analytics oferece recursos avançados de análise, como funis de conversão, segmentação de usuários e acompanhamento de eventos. Esses recursos permitem que os usuários analisem o comportamento dos visitantes do site e identifiquem pontos problemáticos na jornada de compra.

Google Search Console

O Google Search Console também é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que permite aos proprietários de sites monitorar e manter a presença do site nos resultados de pesquisa do Google. 

A ferramenta oferece informações valiosas sobre a aparência do site nos resultados de pesquisa, o tráfego do site e as melhorias necessárias para melhorar o desempenho nos resultados de pesquisa.

SEMRush

Já o SEMRush é uma ferramenta de marketing digital que permite o monitoramento do desempenho do seu sites e concorrentes nos resultados de pesquisa do Google. 

Ele oferece diversos recursos para ajudar os usuários a aumentar a visibilidade do site nos motores de busca, melhorar a experiência do usuário e aumentar as conversões.

Google PageSpeed

Google PageSpeed é uma plataforma gratuita que fornece insights e sugestões para otimizar o site em termos de velocidade de carregamento, experiência do usuário e desempenho geral

O Google PageSpeed é uma ferramenta essencial para melhorar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa, já que o desempenho do site é um fator de classificação importante para o Google, como vimos anteriormente.

Smush

O Smush é uma ferramenta de otimização de imagens que ajuda a reduzir o tamanho dos arquivos de imagem sem comprometer a qualidade visual. 

Ele muito útil para sites que precisam lidar com muitas imagens, visto que ele ajuda a manter o tamanho do arquivo das imagens pequeno. Logo, melhorando a velocidade do site e a experiência do usuário. 

Check My Links

Essa ferramenta ajuda a garantir que todos os links em uma página da web estejam funcionando corretamente, evitando assim a perda de tráfego e a redução da experiência do usuário.

A ferramenta verificará automaticamente todos os links na página em busca de links quebrados ou inválidos. Todos os links que estiverem funcionando corretamente aparecerão em verde, enquanto os links quebrados aparecerão em vermelho.

Help a Reporter Out (HARO)

Por fim, a Help a Reporter Out (HARO) é uma plataforma que conecta jornalistas com fontes de informações para suas matérias. 

HARO permite que os comunicadores postem solicitações de fontes de informações para suas matérias em várias categorias, incluindo negócios, saúde, tecnologia e muito mais.

Ao se cadastrar no HARO como fonte de informação, você receberá diariamente um e-mail com uma lista de solicitações de jornalistas em sua área de especialização. Você pode então enviar suas informações e respostas para as solicitações de fontes de informação que achar relevantes.

Em resumo, a avaliação das métricas de SEO é essencial para medir o desempenho do seu site e melhorar a sua classificação nos resultados de pesquisa

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias funcionalidades e vantagens. É importante escolher as que melhor atendam às suas necessidades e objetivos.

Por isso, se você quer aprimorar a sua estratégia de SEO e alcançar melhores resultados, a Agência Contato pode ajudar!

Temos uma equipe de profissionais experientes em SEO que podem avaliar as métricas do seu site e desenvolver uma estratégia personalizada para melhorar a sua classificação nos resultados de pesquisa. 

Acesse o nosso blog para mais informações e dicas sobre SEO e outras estratégias de marketing digital. Até mais! ?

PL 2630 e o impacto no marketing digital: entenda a polêmica

Nos últimos dias, a internet e as redes sociais foram tomadas pela discussão a respeito do PL 2630, chamada pela grande imprensa de PL das Fake News. O debate ficou mais acalorado quando as Big Techs se posicionaram fortemente contra o projeto.

Se você acessou a página inicial do Google, deve ter visto um aviso sobre “como o PL 2630 pode piorar sua internet”.

A verdade é que esse assunto merece ser tratado com muita seriedade. E em tempos em que a informação viaja na velocidade de um clique, é preciso tomar cuidado com as fontes dessas informações.

Já adianto que esse post não tem o intuito de tomar partido para A ou B. Nossa tentativa é de tentar jogar luz aos fatos e te contar sobre tudo que tem acontecido nos últimos dias. 

O que é a PL 2630? 

Se por algum motivo você não conseguiu acompanhar toda a repercussão, aqui vai uma definição. O Projeto de Lei 2630/2020, de acordo com a Câmara dos Deputados, “institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”.

A premissa deste Projeto de Lei é que as empresas de tecnologia sejam co-responsáveis pelo conteúdo veiculados em suas plataformas. Dessa maneira, caso haja a disseminação de fake news ou discursos de ódios, as Big Techs poderiam responder como possíveis responsáveis.

Dentre outros pontos, o PL também visa restringir as contas geridas por robôs. 

Segundo o texto, os provedores de redes sociais e de serviços de mensagens deverão proibir contas falsas – criadas ou usadas “com o propósito de assumir ou simular identidade de terceiros para enganar o público” –, exceto em caso de conteúdo humorístico ou paródia. Serão permitidas as contas com nome social ou pseudônimo.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

E onde fica o olho do furacão nessa história toda?

Desde que o regime de tramitação para esse projeto foi colocado como uma urgência, as Big Techs, principalmente Google e Meta, já se posicionaram contra o texto. Para o Google, a iniciativa pode piorar a internet.

A internet da maneira como conhecemos, desde a popularização da Web 2.0, já foi ambiente de diversas discussões a respeito de regulamentações. E não é só no Brasil. Para quem é mais novo, a aprovação do Marco Civil da Internet, em 2013, causou um alvoroço parecido.

E mais recentemente, com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, novas diretrizes foram criadas. Você deve se lembrar das inúmeras reportagens sobre o que eram os tais cookies que a vivíamos aceitando cada vez que um site era aberto no navegador.

E sinto muito informar, mas discussões como essa não têm fim. Nunca tivemos acesso a tantas informações e de forma tão instantânea. E em uma era em que (quase) todos podem ter voz ativa para opinar, as redes sociais se tornaram verdadeiras praças públicas para o debate a respeito desse projeto de Lei.

Algumas pessoas se posicionam contra ao afirmar que isso pode prejudicar a Liberdade de Expressão. Outras já se afirmam que é um facilitador de propagação de fake news. E em uma perspectiva mercadológica, pode prejudicar a forma como são feitos os anúncios online.

E do outro lado, há afirmações sobre evitar a disseminação de discursos de ódio nas plataformas. A valorização do conteúdo jornalístico também é um argumento utilizado a favor. E a proteção às crianças e adolescentes também é algo muito presente de se ver.

O que esperar da PL 2630 no marketing digital

Atualmente, a Alphabet (holding detentora do Google), e a Meta (proprietária do Facebook, Instagram e Whatsapp) são as principais plataformas de anúncios online. Através dos dados coletados por essas plataformas, os anunciantes podem ter seus conteúdos entregues a pessoas potencialmente interessadas em determinado produto, serviço, ou informação.

O Google defende que expor informações sobre o algoritmo pode ser prejudicial para a sociedade de várias maneiras. Isso porque criaria, em tese, um ambiente com mais desinformação e não o contrário, fazendo um alerta sobre pessoas com más intenções nas redes.

A Meta vai por um caminho parecido ao afirmar que o texto do PL 2630 não define o que é “conteúdo jornalístico”.

A verdade é que essa polêmica está longe de acabar. E ninguém ainda é capaz de afirmar com precisão qual o cenário em caso de aprovação do projeto.

E em relação ao marketing digital, o que nos resta é nos adaptar.