Tráfego pago para iniciantes: como começar a sua estratégia?

Capa do Blog "Tráfego Pago para Iniciantes" com um gráfico mostrando uma curva de crescimento.

Investir no marketing digital vem se mostrando uma alternativa eficaz para atrair clientes e aumentar as vendas de uma empresa. Por isso, preparamos um guia completo sobre tráfego pago para iniciantes para te ajudar nessa jornada.

O tráfego pago é uma estratégia que vem ganhando destaque pois possibilita dar visibilidade à uma marca. Porém, esse investimento é quase sempre acompanhado de muitas dúvidas.

Gif de gato teclando no computador.

Mas, calma: aqui separamos todas as informações que você precisa saber sobre esse assunto. Então, venha conferir!

O que é tráfego pago?

A resposta é simples:o tráfego pago é o fluxo de acessos gerados a partir de anúncios pagos.

Por exemplo, podemos imaginar uma pessoa em uma rede social. Em determinado momento essa pessoa vê a propaganda de um tênis e entra no site do anúncio para obter mais informações. 

Pronto: ela acabou de gerar um acesso ao tráfego de uma página. E pode apostar que ela não foi a única. 

Anúncio dos tênis All Star no Google.
Por meio de serviços pagos, as marcas veiculam anúncios na Internet para um público segmentado.

Em suma, o tráfego pago deixa a marca em evidência por meio de investimentos financeiros. Ele aumenta a sua presença digital e a sua relevância na internet.

Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

Além do tráfego pago, há ainda o tráfego orgânico que é gerado pelo número de acessos que não vieram a partir de anúncios.

Em geral, o tráfego orgânico não possui o mesmo alcance do tráfego pago, mesmo que a empresa seja bastante conhecida. 

Contudo, ele não é dispensável em uma boa estratégia de marketing. Isso porque é possível ter bons resultados com o tráfego orgânico, principalmente a longo prazo.

Logo, é necessário combinar os dois modelos para gerar os melhores números possíveis!

Assim, além do custo do tráfego pago, ainda é preciso investir em técnicas que aumentem a quantidade de acessos orgânicos. Como o SEO e o marketing de conteúdo.

Por isso, depois de ler esse guia sobre tráfego pago para iniciantes, não deixe de pesquisar também sobre estratégias de tráfego orgânico.

Você pode se interessar pelo texto Tráfego pago e orgânico: qual a melhor opção para o seu negócio? que está disponível no blog da Contato.

Por que investir em tráfego pago?

Quem já investiu em tráfego pago sabe que essa estratégia traz grandes benefícios para uma marca. E isso não se resume apenas ao aumento de acessos ao portal da sua empresa, mas também na capacidade de atrair clientes efetivos e qualificados. 

Isso torna as estratégias de tráfego pago em um dos tipos de investimento em marketing digital mais eficazes que existem.

Além disso, o tráfego pago é responsável por apresentar os produtos e serviços de uma empresa para pessoas que nunca tinham ouvido falar sobre ela anteriormente. 

Para colocar essa estratégia em prática, não precisa de conhecimento técnico. Pois o tráfego pago para iniciantes não é nenhum bicho de sete cabeças. Dessa forma, até mesmo pessoas que estão começando podem obter resultados interessantes.

Confira a seguir os motivos que fazem esse investimento valer a pena! ??

Segmentação de público

Se você está pesquisando sobre tráfego pago para iniciantes, provavelmente conhece pouco sobre a segmentação de público. Mas vamos a uma breve explicação!

A segmentação do público é uma divisão entre as pessoas que têm potencial de se tornar cliente, daquelas que não tem. Afinal, ao direcionar uma estratégia de marketing a pessoas interessadas nos produtos, maior a chance delas se tornarem clientes da empresa.

Dessa forma, o tráfego pago é eficaz ao segmentar o público ao enviar as propagandas a um público mais específico e selecionado pela equipe de marketing de uma empresa. 

Retorno rápido

Logo após o investimento no tráfego pago, será possível obter excelentes resultados. Pois com essa técnica os resultados tendem a ser imediatos. 

Isso acontece porque os anúncios pagos aparecem para pessoas que estão interessadas naquele tema. Assim, as chances de fechar negócios são bem maiores.  

Logo, surge uma alternativa excelente para um negócio que deseja se expandir em pouco tempo. 

Investimento flexível

O principal motivo que faz as empresas terem receio em investir no tráfego pago são os custos que isso gera. 

Porém, quem já começou a pesquisar sobre tráfego pago para iniciantes sabe que este investimento cabe em todos os bolsos. 

Afinal, não tem limite mínimo ou máximo para investir. Sendo assim, é a marca que decide quanto quer gastar. Dessa forma, até orçamentos menores podem pagar por esses anúncios! 

Aumento da taxa de conversão

Outro motivo para começar a investir em tráfego pago é o aumento da taxa de conversão

Isso significa, que mais pessoas irão realizar a ação prevista pela estratégia de marketing da empresa.

Na maior parte das vezes, a ação se refere a comprar o produto vendido pela marca. Contudo, a conversão pode ser mais abrangente aos diversos núcleos disponíveis no portal online da organização.

Seja qual for o objetivo, com o tráfego pago mais pessoas irão executar essa ação que você deseja e precisa.

Como fazer o tráfego pago?

Apesar do tráfego pago para iniciantes aparentar ser complexo, com algum conhecimento é possível perceber como essa estratégia é simples. 

Assim, pessoas que começaram agora nesta área podem obter bons resultados logo no início e ir se aperfeiçoando com o passar do tempo. Confira como!

Tenha um objetivo claro

Em primeiro lugar, ao aplicar essa estratégia, o ideal é saber o que se deseja alcançar. Afinal, apesar dela se mostrar muito eficaz, é importante ter em mente que ela não é milagrosa. 

Dessa forma, é preciso traçar metas claras e dentro da realidade. Levando em consideração que o tráfego pago para iniciantes não obterá os mesmos resultados daqueles que são feitos com mais recursos e por pessoas com anos de experiência no mercado.

Defina a persona

Como o tráfego pago será direcionado a um público específico, é bom saber qual é o perfil dessas pessoas. Dessa forma, a criação de uma persona é o melhor caminho.

A persona deve reunir as características gerais dos clientes de uma marca. Assim, a empresa conhecerá melhor seus público-alvo e conseguirá elaborar um anúncio chamativo para essas pessoas.

Escolha o canal e o formato

Para obter bons resultados, é importante estar ciente que cada canal e formato possui suas especificidades. E é necessário que as empresas saibam qual é a melhor rede social para o seu negócio.

Há diversas plataformas para disponibilizar anúncios pagos.

Assim,é preciso analisar as plataformas levando em conta quais são as metas que se desejam alcançar.

CPC ou CPM

Quem está olhando informações sobre tráfego pago para iniciantes, pode estranhar essas siglas no começo. Porém, elas se referem ao modo de cobrança dos anúncios. Assim:

  • CPC significa custo por clique.
  • CPM significa custo por mil impressões.

Dessa forma, com o CPC, um valor será cobrado cada vez que alguém acessar a página do anúncio. Assim, apenas o tráfego real será pago. 

Já o CPM cobra a cada vez que mil pessoas visualizarem o anúncio. Desse modo, a cobrança é pela evidência que a página conquista, não significando – necessariamente – que isso se converterá em tráfego real.

Acompanhe os indicadores de desempenho

Após colocar em prática as técnicas de tráfego pago, ainda é necessário medir o desempenho da campanha. 

Assim, é possível observar se as táticas são eficazes. E caso não seja, há como mudar o direcionamento da estratégia.

Dessa forma, é interessante estar sempre acompanhando os indicadores. Ainda mais para quem está começando nesta área. Pois o desempenho pode cair mesmo após um tempo após a campanha estar no ar. 

Onde fazer tráfego pago?

Existem diversas plataformas da internet em que é possível veicular os anúncios de tráfego pago. A escolha dependerá do estilo da propaganda e qual é o público para quem ela será direcionada.

Então venha conferir quais são as melhores opções de tráfego pago para iniciantes! ?️  

Google Ads

A plataforma de anúncios do Google é a mais utilizada. Afinal, este é o site de busca mais relevante da internet.

Ao anunciar no Google Ads, a propaganda aparece logo nas primeiras colocações do site, e também na lateral. Logo, quem está em busca de algo, o encontra sem maiores dificuldades.

Anúncio do game Marvel's Spider-Man: Miles Morales (PS5) no Google.
Várias lojas anunciam seus produtos por meio Google Ads: aquela que tiver o preço mais competitivo leva vantagem na disputa!

Entre as vantagens desta plataforma está o fato de que é possível realizar testes e análises. Assim, você pode analisar quais estratégias estão sendo melhor empregadas.

Facebook Ads

Além de proporcionar anúncios no próprio Facebook, as propagandas do Facebook Ads também aparecem no Instagram e em sites do Grupo Meta. 

E como essas redes possuem um público grande, com perfis diversos, esse investimento é muito eficaz. Afinal, é possível escolher para quem aparecerá os anúncios, de acordo com a idade, gênero, profissão e interesses.

Anúncio do Discovery+ no Facebook.
Como o Facebook Ads as marcas conseguem veicular os seus anúncios na timeline do seu público.

Com essa segmentação, a taxa de conversão tende a ser maior. Pois o público está recebendo propaganda de produtos que se interessam. Tudo isso com a ajuda de um algoritmo que se baseia nas ações executadas pelo dono do perfil.

Youtube Ads

Apesar do Youtube ser um site muito conhecido, não são todas as empresas que devem anunciar nele. Afinal, para ter resultados no Youtube Ads é necessário produzir conteúdo em vídeo.

Anúncio do Grupo Estácio com Juliette e Anitta no Youtube.
Geralmente marcas maiores, com recursos para a produção audiovisual, anunciam no Youtube.

Contudo, caso o negócio invista neste tipo de anúncio, esta plataforma é indicada. Visto que é uma das que mais crescem atualmente.

Isso porque cada vez mais usuários estão sendo atraídos por propagandas neste formato.

Linkedin Ads

Apesar do Linkedin ser uma plataforma mais nichada e menos popular, anunciar nela pode ser um bom investimento. Ainda mais se a empresa tiver produtos voltados para o mundo do trabalho.

Como a plataforma é muito segmentada, já é possível saber qual público encontrar lá e quais são seus interesses. Porém, também dá para segmentar ainda mais os perfis em que o anúncio aparecerá.

Quando o assunto é tráfego pago, existem muitos receios acerca do tema. Porém, essa estratégia vem se mostrando cada vez mais eficiente – e indispensável – no mundo de hoje.

E você? Gostou de saber mais sobre tráfego pago para iniciantes? Para conhecer mais sobre assuntos relacionados ao mundo do marketing digital, não deixe de conferir o blog da Contato. Até mais!

Conheça os benefícios de contratar uma agência de Marketing Digital em BH

Agência de marketing digital em BH: conheça a Contato

O marketing digital se tornou uma das estratégias mais bem sucedidas para divulgação de negócios. Isso porque a internet é consumida diariamente por milhares de pessoas. Assim, a corrida pelo melhor desempenho está cada vez mais acirrada. 

Por isso, contar com uma agência de marketing pode ser muito benéfico para os resultados de sua empresa. Disponibilizando profissionais qualificados e atualizados, eles podem identificar as mudanças no mercado e mostrar soluções eficientes.

Se você quer entender melhor os benefícios de contratar uma agência de Marketing Digital em BH, continue neste blog. Hoje vamos explicar os principais benefícios de terceirizar o setor de marketing e como essa prática amplifica os seus resultados. 

Você pode contar com profissionais especializados em diferentes serviços 

As agências de marketing digital dispõe de um time composto por profissionais especializados em cada área. São eles :

  • Copywriters;
  • Desenvolvedores web;
  • Designers gráficos;
  • Redatores SEO;
  • Analistas de marketing;
  • Entre outros. 

Entretanto, algumas empresas não possuem capital suficiente para ter um setor completo de marketing. Assim, acabam delegando todas as tarefas da comunicação para um funcionário apenas. Isso resulta em trabalhos rasos, sem a qualidade que o mercado exige. 

Reforçando o que foi dito, os profissionais das agências de marketing estão aptos para melhorar o posicionamento orgânico do seu site, além de gerenciar campanhas no Google Ads e Facebook Ads

Além disso, dão assistência e suporte para clientes que não possuem presença digital, auxiliando na criação de sites, escolha e compra de domínio, serviços de hospedagem e campanhas para redes sociais.  

Proporciona economia de tempo para a empresa 

Terceirizando os serviços de marketing do seu negócio, você terá uma preocupação a menos, não precisando cobrar rendimento da sua equipe. Afinal, uma vez que você contrata um serviço, é esperado que os resultados cheguem.   

Enquanto isso, você poderá investir todo o seu tempo e esforços no core business (produtos e serviços que geram valor a empresa). Assim, você foca estritamente no seu produto/serviço enquanto a agência de marketing visa a divulgar e aumentar o número de clientes.

Melhor custo-benefício 

Ter um setor todo estruturado na sua empresa para qualquer serviço é caro. Isso porque o departamento exige alguns gastos mensais específicos, como contratação de profissionais competentes, equipamentos necessários para realização de tarefas.

Além disso, é necessário oferecer um salário compatível com o mercado, assim como treinamentos, cursos de aperfeiçoamento e cursos de atualização da área aplicados mensalmente ou trimestralmente. 

Assim, contar com uma agência de marketing digital em BH aumentará o seu faturamento, de forma mais barata e eficiente. 

Contratar uma agência de Marketing Digital em BH trará apenas benefícios para sua empresa!

Ficou evidente o porquê de tantas empresas estarem optando pela terceirização do marketing digital? Além de colherem ótimos resultados, minimizam gastos e preocupações e maximizam o tempo do seu negócio.

Bob Esponja fazendo sinal positivo.

Portanto, se você ainda não conta com uma agência de Marketing Digital em BH, não perca mais tempo! Então, venha conhecer os nossos serviços mais a fundo. Faça agora uma consultoria grátise descubra como a Contato pode ampliar os resultados do seu negócio!

Como fazer uma estratégia de SEO Off Page?

SEO Off Page: saiba definir estratégias nessa área

SEO On Page é fundamental e um bom planejamento de marketing de conteúdo também. Mas, se você quiser posicionar suas páginas no topo dos resultados de pesquisa do Google é preciso olhar além do seu próprio site e começar a traçar estratégias de SEO Off Page.

Isto porque quando falamos de SEO Off Page, falamos de construir autoridade de domínio e se tornar uma referência no mercado. Assim, os mecanismos de busca passarão a enxergar seu conteúdo como mais confiável e relevante, o que fará com que ele conquiste melhores posições na página de resultados.

Quer saber como construir uma estratégia de SEO Off Page? Então, continue a leitura! No blog de hoje, preparamos um guia completo para você começar o seu planejamento e se tornar uma autoridade aos olhos do Google!

O que é SEO Off Page?

Em tradução literal, o termo SEO Off Page significa “SEO fora da página”. Ou seja, são todas as otimizações de SEO que você aplica fora do site para conquistar autoridade de domínio e melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

De maneira geral, a intenção destas otimizações é indicar para os robôs do Google (Googlebots) que outros sites fazem referência ao seu e, portanto, você pode ser considerado como uma referência no mercado.

Para o Google, este é um sinal de que o seu conteúdo é confiável e relevante. Afinal, as pessoas só compartilham e referenciam aquilo que acreditam ter um valor significativo. A ideia é como um voto de recomendação de uma página para outra.

Assim, se o buscador entender que o seu conteúdo foi bom para outros sites, também pode considerar que ele será bom para os usuários e, portanto, merece estar entre os primeiros resultados de pesquisa.

Qual a diferença entre SEO Off Page e SEO On Page?

Em suma, podemos dizer que SEO Off Page são todas as otimizações externas ao site, envolvendo toda a rede de links que apontam para as suas páginas (os chamados backlinks), com o objetivo de criar autoridade do domínio.

Alguns dos pontos que o Google considera nesta estratégia são:

  • quantidade de backlinks;
  • qualidade de backlinks;
  • diversidade de backlinks;
  • menções on-line à marca;
  • buscas diretas pela marca no buscador.

Em contrapartida, SEO On Page são todas as otimizações que podem ser realizadas dentro do próprio site com a intenção facilitar a indexação de páginas e melhorar a experiência do usuário.

Algumas técnicas para isso são:

  • usar palavras-chaves;
  • otimizar o título da página;
  • usar heading tags;
  • otimizar imagens para SEO;
  • ter URLs amigáveis;
  • usar links internos.
SEO on Page vs SEO off Page
SEO On Page e SEO Off Page são estratégias complementares para conquistar o topo dos buscadores.

5 dicas práticas para começar a fazer SEO Off Page

A ideia do SEO Off Page é simples: quanto mais sites apontando para as suas páginas, mais os algoritmos do Google entendem que você é uma referência naquele assunto.

Entretanto, as grandes marcas recebem dezenas de menções naturalmente todos os dias, o que contribui para que elas estejam sempre no topo dos buscadores. Então, como se tornar competitivo neste cenário?

A resposta é simples: investir em estratégias de SEO Off Page! E, para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas práticas para começar a aplicar ainda hoje. Confira!

Ofereça conteúdo de valor

Não é segredo que o bom marketing de conteúdo é um dos principais fatores de SEO On Page. Entretanto, muitas vezes esquecemos que ele também pode ser uma das principais estratégias para SEO Off Page.

Isto porque conteúdos de valor, que são realmente relevantes, têm grandes chances de receber links externos de forma natural. Além, é claro, de serem fundamentais para demonstrar autoridade no assunto e se posicionar como referência de mercado.

Por isso, na hora de criar conteúdos, ofereça algo tão bom que mereça ser compartilhado por outras pessoas. 

Invista em guest posts

Os guest posts são os chamados “artigos de convidados”. Ou seja, é quando você escreve um artigo para ser publicado em um site parceiro. 

No geral, a ideia é que você possa oferecer um conteúdo relevante e que contenha alguns links indicando para o seu site de forma natural durante o texto. Dessa forma, além de alcançar um novo público, você também gera alguns backlinks para suas páginas.

Neste sentido, outra possibilidade é a criação de conteúdos em co-marketing, que é quando duas empresas criam um material em conjunto e promovem em seus canais. Assim como nos guest posts, o ideal é inserir links para ambos os sites de forma natural no conteúdo.

Busque parceiros para links

Em um cenário ideal, todos os nossos bons conteúdos deveriam receber backlinks naturalmente. Mas a verdade é que isso não acontece sempre. Por isso, é importante ter algumas estratégias de SEO Off Page para conquistar esta rede de links externos.

Além dos guest posts, outra alternativa para isso é buscar parceiros para links externos. Por exemplo, imagine que você tem um conteúdo publicado sobre marketing digital que é muito interessante.

Sabendo que este conteúdo agrega valor, você pode encontrar parceiros na internet que falem sobre assuntos relacionados e oferecer este link como uma forma de complementar o artigo da outra pessoa.

No caso do nosso exemplo, você pode encontrar um artigo na internet que fale sobre “10 dicas para ter um e-commerce de sucesso”. Ao acessar este conteúdo, você percebe que uma destas dicas é investir em marketing digital. Entretanto, o autor do artigo não se aprofundou no assunto.

Então, você pode entrar em contato e sugerir um link para o seu conteúdo como uma forma de tornar a informação mais completa e relevante para o usuário.

Rejeite backlinks duvidosos

Como vimos, a rede de backlinks que aponta para o seu site são como votos de confiança de outros sites para o seu conteúdo, certo? 

Dessa forma, da mesma maneira que a indicação de sites de confiança geram um impacto positivo, a indicação de sites não confiáveis ou relacionados à spam pode passar uma referência negativa para as suas páginas.

Por isso, o ideal é acompanhar os links de SEO Off Page que o seu site recebe para garantir a confiabilidade da indicação. Para isso, você pode usar ferramentas gratuitas, como o Google Search Console, ou pagas, como o SEMRush.

Se houver um número pequeno de links nocivos, tente entrar em contato com o site e solicitar a remoção do link. Caso não consiga, o Google oferece uma ferramenta para rejeitar backlinks.

?  Confira o Guia do Google sobre a rejeição de backlinks duvidosos.

Redirecione links quebrados

Com o passar do tempo, é natural que algumas páginas do site deixem de existir, seja porque o conteúdo ficou desatualizado ou por não fazer mais sentido para a estratégia. O grande problema é que, se não houver redirecionamento, elas viram links quebrados e dificultam a experiência do usuário e o trabalho dos robôs do Google.

Isto porque quando os Googlebots chegam até um link quebrado — também conhecido como erro 404 — eles param o rastreamento da página e todos os backlinks que ela já recebeu são perdidos.

Error 404: Page not found
O ERRO 404 é um código que indica que a página não foi encontrada.

Por outro lado, quando você redireciona este link para uma outra página ativa dentro do site, o usuário, os bots e os backlinks da página excluída também serão redirecionados.

Ao contrário de grande parte das estratégias de SEO Off Page, em que dependemos de parceiros externos ao nosso site, a identificação de links quebrados pode ser realizada de forma 100% independente por meio de ferramentas como o Search Console e o SEMRush.

Qualquer link serve para SEO Off page?

Com tudo o que vimos, não há como negar: ter uma rede de links apontando para o seu site é fundamental para conquistar mais autoridade de domínio e, consequentemente, melhores posições nos resultados de pesquisa e mais tráfego orgânico.

Entretanto, vale lembrar que não adianta sair pedindo links para as suas páginas em todos os sites que você encontrar por aí. Afinal, não são todos os links que vão contribuir para a sua estratégia. Pelo contrário, alguns podem até prejudicá-la.

Por isso, aqui vão 3 fatores de rankeamento que você deve ficar atento quando o assunto é SEO Off Page:

Confiabilidade

O Google tem seu próprio critério para determinar se um site é ou não confiável. Para isso, ele considera fatores como:

  • segurança do domínio;
  • idade do site;
  • qualidade do conteúdo;
  • rede de backlinks.

Assim, o buscador tende a dar uma valorização maior para páginas que atendam estes critérios do que para as outras. Portanto, os backlinks oferecidos por sites confiáveis aos olhos do Google têm mais influência positiva do que os que vêm de outros sites.

Diversidade

O que vale mais para você: quantidade ou qualidade? Para os mecanismos de busca, 50 sites diferentes apontando para o seu conteúdo tem mais valor do que um mesmo site apontando 50 vezes.

Isto porque a primeira opção indica que você conquistou a confiança de diversos usuários, o que certifica a qualidade do conteúdo. Por outro lado, a segunda demonstra indícios de que você pode ter manipulado os links externos.

Contexto

Em uma estratégia de SEO Off Page é preciso que a linkagem aconteça de forma natural. Por isso, o mesmo princípio da diversidade se aplica ao contexto do link. 

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, o que valeria mais: um único link vindo de um portal de moda ou três de um site de turismo?

O fato é que os algoritmos do Google conseguem identificar o contexto do backlink. Ou seja, se aquele link realmente faz sentido dentro daquele conteúdo. Caso contrário, ele entende que também pode ter acontecido manipulação.

O mesmo vale para o texto-âncora da linkagem. Se o buscador identificar que o termo não tem relação com a página de destino, ele pode entender que aquilo prejudica a experiência do usuário e é apenas uma tentativa de manipular a linkagem externa.

Por isso, aposte em parcerias que realmente façam sentido para a sua marca e utilize textos-âncora coerentes com o conteúdo que você está indicando para o usuário.

Cuidado com o black hat!

Na tentativa de enganar os algoritmos do Google e acelerar os resultados de SEO Off Page, muitos sites acabam recorrendo a alternativas que são eticamente questionáveis para conquistar backlinks — o black hat SEO.

Algumas das principais ações neste sentido são:

  • link farms: sites criados exclusivamente para gerar links para outras páginas;
  • spam em comentários: postagem de links de forma automática em blogs, fóruns ou redes sociais;
  • links pagos: quando você paga para que outra pessoa faça um link para o seu site.

O problema é que, além de prejudicar a experiência do usuário com linkagens que não fazem sentido, estas práticas também são facilmente identificadas pelos mecanismos de busca. 

Assim, além de não alcançar o resultado esperado, os bots do Google poderão identificar a tentativa de fraude e aplicar punições que podem levar ao banimento do site dos resultados de pesquisa.

Estratégias de black hat vs estratégias de white hat
As estratégias de black hat podem levar um site a ser banido dos buscadores.

Quando o assunto é SEO Off Page, não existem atalhos. É preciso trabalhar duro e com comprometimento para conquistar os melhores resultados e a Agência Contato pode te ajudar neste desafio.

Fale agora com nosso consultor de marketing digital e saiba como podemos construir juntos uma estratégia de SEO para decolar o marketing da sua empresa em 2022! ?

Como fazer SEO On Page para alcançar as primeiras posições do Google?

SEO On Page: saiba como aparecer no topo do Google

Não é segredo que o tráfego orgânico gerado pelos mecanismos de busca é a melhor possibilidade de atrair visitantes para um site. Mas, para estar entre as primeiras posições de buscadores como o Google, é preciso investir no SEO On Page.

Assim como todas as técnicas de SEO, o On Page busca otimizar as páginas de um site para atender aos principais fatores de rankeamento dos mecanismos de busca. Entretanto, existem alguns detalhes próprios desta estratégia que podem decidir se as suas páginas estarão entre as primeiras ou entre as últimas posições.

Quer saber como otimizar o seu site para SEO On Page? Então, continue a leitura! No blog de hoje, preparamos um guia completo para você começar hoje a conquistar o seu espaço na primeira página do Google!

O que é SEO On Page?

Como sabemos, as técnicas de SEO, de maneira geral, estão relacionadas às estratégias de otimização de sites para melhorar o posicionamento de páginas nos buscadores e atrair mais visibilidade, tráfego e autoridade.

Neste sentido, o SEO On Page (em tradução “SEO na página”) são as técnicas de SEO aplicadas diretamente nas páginas do site para atender aos fatores de rankeamento do Google e oferecer a melhor experiência para o usuário.

Em resumo, o objetivo do SEO On Page é tornar o conteúdo o mais claro possível, tanto para os algoritmos do Google, quanto para os usuários.

Qual a diferença entre SEO On Page e SEO Off Page?

SEO On Page são todas as otimizações que podem ser realizadas dentro do próprio site com a intenção facilitar a indexação de páginas e melhorar a experiência do usuário.

Então, podemos dizer que algumas técnicas para isso são:

  • usar palavras-chaves;
  • otimizar o título da página;
  • usar heading tags;
  • otimizar imagens para SEO;
  • ter URLs amigáveis;
  • usar links internos.

Em contrapartida, SEO Off Page são todas as otimizações externas ao site. No geral, elas se baseiam na rede de links que apontam para as suas páginas e ajudam a criar autoridade do domínio.

Alguns dos pontos que o Google considera nesta estratégia são:

  • quantidade de backlinks;
  • qualidade de backlinks;
  • diversidade de backlinks;
  • menções on-line à marca;
  • buscas diretas pela marca no buscador.

Por que o SEO On Page é importante?

Atualmente existem mais de 1,9 bilhão de sites na Internet, cada um deles inserindo novas páginas on-line todos os dias. Não é difícil imaginar que os algoritmos dos buscadores têm um enorme trabalhado para rastrear, indexar e rankear todos esses conteúdos.

O SEO On Page tem a missão de organizar uma página para que estes algoritmos possam entender de maneira rápida e eficiente a relevância do seu conteúdo para a intenção de busca do usuário.

Assim, quanto mais rápido o seu conteúdo puder ser entendido e categorizado pelos robôs do Google, mais rápido — e em melhores posições — as suas páginas serão posicionadas. 

Por outro lado, se o conteúdo não estiver otimizado para SEO, nem o Google nem o usuário poderão chegar até o seu site. Ou seja, você fica invisível na internet e perde grandes oportunidades de negócio.

8 dicas de SEO On Page para conquistar a primeira página do Google

A verdade é que o segredo para conquistar a primeira página do Google pode ser mais simples do que parece:

Em resumo, grande parte destas questões podem ser resolvidas com uma boa estratégia de SEO On Page. Por isso, a seguir, listamos 10 dicas fundamentais para colocar em prática se você quiser estar entre as primeiras posições de qualquer buscador. Confira!

Defina uma palavra-chave estratégica

Definir uma palavra-chave estratégica significa escolher um termo que seja relevante para sua empresa e, principalmente, que tenha um volume de buscas adequado. Afinal, não adianta otimizar um conteúdo para determinada palavra-chave se ninguém pesquisar por aquele termo.

Pesquisa do termo "bloqueio no instagram" no Google.
No exemplo, a palavra-chave é “bloqueio no Instagram”, ou seja, o termo pode conter uma ou mais palavras.

Depois de identificar a palavra-chave ideal para determinada página, certifique-se de incluí-la em locais estratégicos para garantir que os robôs do Google possam identificar que ela é o foco do seu conteúdo:

  • na URL;
  • no título;
  • entre as 100 primeiras palavras do texto;
  • em ao menos um dos subtítulos;
  • entre as 100 últimas palavras do texto.

? Atenção! É importante escolher uma palavra-chave diferente para cada página para evitar que elas disputem entre si no rankeamento.

Considere a intenção de busca

A intenção de busca é aquilo que o usuário espera encontrar ao usar uma palavra-chave para fazer uma pesquisa nos mecanismos de busca. Geralmente, esta intenção pode ser:

  • navegacional: quando o usuário pesquisa diretamente por uma marca ou site;
  • informacional: quando o usuário procura por alguma informação;
  • transacional: quando o usuário pesquisa com intenção de compra.
Exemplos das intenções de busca do usuário no Google que podem chegar no site da Agência Contato.
Os visitantes podeme star em diversos estágios do funil e isso explica suas intenções de busca no Google, por exemplo.

Para os algoritmos do Google, a intenção de busca é ainda mais importante do que a palavra-chave isolada. Afinal, o grande objetivo dos buscadores é entregar uma uma resposta que atenda ao que o usuário deseja.

Dessa forma, quando você vai além da palavra-chave e entende qual é a intenção de busca da sua persona para aquele termo, é possível orientar a produção de conteúdo para oferecer a resposta que ela quer encontrar e posicionar seu site no topo dos resultados.

Escreva para SEO

Um ponto importante do SEO On Page está relacionado ao conteúdo do site. Nesse sentido, escrever para SEO significa escrever com um objetivo claro: oferecer a melhor e mais completa resposta para a dúvida do usuário.

Mais do que repetir palavras-chaves, é sobre escrever um conteúdo:

  • que traga informações relevantes;
  • seja original;
  • tenha fontes confiáveis;
  • seja claro e objetivo.

Além disso, existem alguns truques que podemos usar na hora de escrever para SEO que deixarão o conteúdo mais agradável aos olhos do usuário e também do Google:

  • usar termos relacionados à palavra-chave;
  • negritar a palavra-chave principal e demais termos importantes;
  • inserir listas e imagens durante o texto;
  • usar palavras de transição;
  • evitar frases e parágrafos muito longos;
  • usar CTAs (“call to actions” ou “chamadas para ação”).

Use uma title tag atrativa

Quando falamos de SEO On Page, a title tag é, provavelmente, uma das otimizações mais importantes de todas. Isto porque ela é o título que vai aparecer na página de resultados. Ou seja, provavelmente, é o primeiro contato que o usuário terá com o seu conteúdo.

Title tag da Agência Contaato no Google.
A title tag é o título que aparece na página de resultados do Google.

A title tag tem o objetivo de destacar a sua página e motivar o usuário a acessar o seu site e não os outros que aparecem como resultado da pesquisa. Por isso, ela deve ser precisa, informativa e, principalmente, persuasiva.

Então, para otimizar a title tag de uma página, certifique-se de:

  • resumir a promessa principal do conteúdo;
  • colocar a palavra-chave sempre à esquerda, assim ela será a primeira coisa que o usuário vai ver;
  • escrever até 65 caracteres para garantir que ela não seja cortada;
  • se possível, colocar o nome da sua empresa no final da tag.

Faça uma meta description

A meta description é uma breve descrição do seu conteúdo que aparece logo abaixo da title tag na página de resultados do Google. Apesar de não ser um fator de rankeamento, ela é fundamental para o SEO pois ajuda a despertar o interesse do usuário em clicar no link.

Meta description da Agência Contato no Google.
A meta description é um breve resumo do conteúdo que aparece logo abaixo da title tag.

Então, para otimizar a meta description de uma página, certifique-se de:

  • oferecer uma resposta breve para a intenção de busca;
  • despertar curiosidade sobre o conteúdo completo;
  • usar a palavra-chave pelo menos uma vez;
  • escrever até 140 caracteres para garantir que ela não seja cortada;
  • inserir uma chamada para ação no final da frase.

Mas, atenção! Nem sempre a meta description que você indicar será a que vai aparecer na página de resultados. Isto porque se os algoritmos entenderem que ela não é relevante o suficiente, eles podem selecionar outro trecho do conteúdo para ocupar este espaço.

Use heading tags

As heading tags são marcações que indicam a hierarquia de informações dentro de uma página. Dessa forma, podemos dizer que são os títulos e subtítulos usados para organizar o conteúdo e tornar a leitura mais fácil.

Nesse sentido, o “H1” é a indicação para o título principal da página, o “H2” são os subtítulos, os “H3” são tópicos dentro dos subtítulos e assim por diante.

O tópico “use heading tags”, por exemplo, é um H3 dentro do H2 “10 dicas de SEO On Page para conquistar a primeira página do Google”, dentro do H1 “Como fazer SEO On Page para alcançar as primeiras posições do Google?”.

Além de facilitar a escaneabilidade do texto e instigar o interesse do leitor, as heading tags também são maneiras de mostrar para os algoritmos os tópicos que a página aborda. Portanto, capriche no uso da palavra-chave e de termos relacionados!

Tenha uma URL amigável

Apesar de aparecerem também fora das páginas, as URLs estão entre as principais otimizações de SEO On Page porque são alteradas dentro do próprio site.

De maneira geral, uma URL amigável informa, em poucas palavras, o assunto principal da página tanto para os algoritmos quanto para o usuário. Portanto, ela deve ser curta, clara e objetiva.

URLs cheias de códigos e números além de parecerem spam, dificultam para que o Google entenda o contexto da página. Logo, dificultam também a sua indexação e rankeamento nos resultados de pesquisa.

Dessa forma, para otimizar a sua URL e torná-la mais amigável:

  • use a palavra-chave (pode ser até mesmo apenas ela);
  • evite números, códigos e caracteres especiais;
  • evitar usar muitas subcategorias na URL;
  • separe as palavras por “-”.
Exemplos de URL.
Uma URL amigável deve ser curta, clara e objetiva.

? Atenção! Escolha a URL de cada página com muita atenção pois, caso você decida alterá-la no futuro, a página perderá todo o tráfego que já conquistou e começará como uma nova página em uma nova URL.

Otimize as imagens para SEO

Não são só os conteúdos textuais que precisam ser otimizados para SEO On Page. Isso porque as imagens também têm grande valor para o rankemento no Google e devem ser tratadas com atenção.

Entretanto, o buscador não é capaz de “ler” as imagens como faz com os conteúdos em texto. Para entender o que ela representa, ele lê:

  • o texto alternativo: descrição da imagem que aparece caso ela não carregue;
  • a legenda: legenda da imagem dentro do texto;
  • o nome do arquivo: nome como a imagem foi salva no seu computador;
  • a URL da imagem
  • o contexto: palavras usadas antes e depois da imagem.

Por isso, todas estas informações devem ser claras, descritivas e conter a palavra-chave. Dessa forma, além de facilitar o trabalho dos robôs do Google, você também pode rankear a página no Google Imagens e conquistar mais uma fonte de tráfego orgânico.

Gif do personagem Bob Esponja acompanhado de um arco-íris escrito SEO.

E então, está preparado para desenvolver uma estratégia completa de SEO On Page para o seu negócio? Fale com o nosso consultor de marketing e saiba como a Agência Contato pode te ajudar nesta missão! ?