Como o Marketing de Performance transforma resultados da sua estratégia! Veja o guia completo dessa vertente para seu planejamento

O que é Marketing de Performance

O Marketing de Performance é uma estratégia de marketing digital que utiliza a análise de dados e a otimização de resultados para melhorar a performance da campanha.

Hoje, a maior parte da população mundial está conectada à internet, a famosa globalização, onde o mundo está conectado e as informações são transmitidas em tempo real.

Esse cenário mudou a forma de consumo, atualmente boa parte das compras e buscas por serviços são feitas no ambiente digital. 

Por isso, investir em estratégias de marketing digital não é apenas uma opção, é o ponto-chave para ter uma presença consolidada e sucesso nas mídias digitais.

No blog de hoje preparamos um guia completo para você entender o que é marketing de performance e saber tudo sobre essa estratégia com foco em resultados. 

Continue a leitura para conhecer melhor essa estratégia do marketing digital.

O que é marketing de performance?

De forma objetiva, o Marketing de Performance é uma vertente do marketing digital que tem as ações direcionadas por resultados, usando como base a análise de dados.

Essa estratégia tem como objetivo mensurar o retorno do investimento feito nas plataformas digitais de anúncios, ou seja, mensurar o impacto do anúncio e a interação do público-alvo.

O Marketing de Performance envolve análise de dados e gestão de tráfego pago.

Portanto, o Marketing de Performance demonstra com dados os pontos positivos e negativos do desempenho de um anúncio nas mídias digitais.

Dessa forma, nas próximas campanhas é possível fazer uma segmentação mais assertiva, assim conquistando melhores resultados e alcançando com sucesso o seu objetivo.

Quais são as principais métricas do marketing de performance?

No Marketing de Performance as métricas são a base para criar boas estratégias de marketing digital, com a mensuração e análise de dados é possível acompanhar a performance da campanha. 

Pensando nisso, separamos para você os principais KPI’s, Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Performance, para ajudar a mensurar a sua performance. Confira:

Impressões

Impressões é uma métrica que mensura a quantidade de vezes que o seu anúncio foi mostrado para o público.

Em outras palavras, é uma mensuração do número de pessoas que visualizaram o seu anúncio. Um anúncio pode aparecer várias vezes para uma mesma pessoa, por tanto o número de impressões será o total de exibições.

Essa métrica pode ser mensurada por canais de veiculação do anúncio, como Instagram, Facebook, entre outras plataformas.

Cliques

A taxa de cliques é uma métrica usada para mensurar a efetividade do anúncio em relação ao público, ou seja, uma boa taxa de cliques mostra que o anúncio está tendo um impacto do público, tocando na dor do consumidor.

Em outras palavras, é uma mensuração importante para verificar o impacto do anúncio em relação ao público e mostrar se o copy está sendo assertivo para a demanda.

Por tanto, a efetividade do anúncio está ligada diretamente a uma boa taxa de cliques.

Engajamento

O engajamento é uma métrica importante para mensurar a quantidade de interações do público com o conteúdo.

Nas redes sociais o engajamento pode ser mensurado através do número de likes, comentários e compartilhamentos, já na web pode ser mensurado através do número visitas à página e compartilhamento do conteúdo.

Leads

De forma objetiva, leads são potenciais clientes, ou seja, apresentam interesse na marca ao realizarem ações de interação nos canais de comunicação e venda.

Diferente dos visitantes que estão de passagem, os leads interagem com a marca ao fazer um orçamento, assinar o newsletter e preencher um formulário fornecendo dados pessoais, como nome, e-mail, telefone, entre outras informações.

Conversões

A taxa de conversão é uma métrica muito utilizada para mensurar a quantidade de pessoas que passaram de uma etapa para outra dentro do funil de vendas. Ou seja, conversão de visitante para lead e conversão de lead para cliente.

Portanto, para calcular a taxa de conversão é preciso dividir o número de conversões, em um mesmo período, pelo número total de contatos.

Fórmula:

(Conversões ÷ total de contatos) x 100 = taxa de conversão em %

Por exemplo, se 2500 leads fizerem um orçamento, mas apenas 1000 fecharem o negócio a taxa de conversão será 40%.

Cálculo: (1000 ÷ 2500) x 100 = 40%

Quais as vantagens do marketing de performance?

O Marketing de Performance utiliza a análise de dados com o intuito de otimizar resultados. Essa estratégia vem crescendo bastante no marketing digital.

Pensando na importância e no crescimento do uso dessa estratégia, separamos para você alguns benefícios do Marketing de Performance. Confira.

  • Análise em tempo real: boa parte das plataformas de anúncio permitem acompanhar a performance do anúncio em tempo real, permitindo adaptar e tomar decisões em relação a campanha de forma rápida e eficiente.
  • Versatilidade: o Marketing de Performance é uma estratégia muito versátil, é possível utilizar e alternar diferentes canais para melhorar os resultados, além de permitir uma personalização do anúncio conforme a sua persona e o seu desempenho.
  • Risco baixo: as cobranças do valor investido na estratégia de marketing de performance são feitas conforme o alcance do objetivo, ou seja, nas plataformas de Ads o pagamento é realizado com base nos custos por impressão.
  • Fácil mensuração: através dos diversos canais e da variedade de métricas é possível ter uma rápida mensuração da performance do seu anúncio, fornecendo dados relevantes e em tempo real.
  • Rápida adaptação: com a mensuração e análise em tempo real é possível fazer alterações de forma rápida e a qualquer momento, permitindo a otimização dos resultados.

Quais são os canais mais usados para o marketing de performance?

O Marketing de Performance está presente no marketing digital, usando dados para ter uma melhor performance. Um método muito utilizado é os anúncios pagos nas plataformas digitais.

Portanto, ter uma boa gestão de tráfego pago aumenta a performance dos anúncios e ajuda a alcançar o seu objetivo de forma eficiente. 

Separamos para você as principais plataformas de tráfego pago para te ajudar a melhorar a performance do seu negócio.

Google Ads

O Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google. Através dela é possível se destacar para um público segmentado, ou seja, investir em uma audiência qualificada.

O Google Ads mensura dados importantes para o marketing de performance.

Em outras palavras, usando como base as palavras-chave e nos cookies é possível determinar onde e como os anúncios serão veiculados.

O Google Ads disponibiliza 4 principais formas de anúncio que são: rede de pesquisa, rede de display (website, blogs e páginas informativas), YouTube e aplicativos.

Facebook Ads

O Facebook Ads é uma plataforma de mídia paga do Facebook que oferece uma variedade de formas de anúncio e segmentação.

O Facebook Ads usa dados para segmentar e mensurar a performance do anúncio.

A plataforma permite segmentar o anúncio usando como base gênero, idade, localização, interesses, entre outros dados para personalizar o seu anúncio e aumentar a efetividade.

Portanto, para que o anúncio seja eficiente é preciso ter um bom planejamento e saber escolher os objetivos de campanha do Facebook Ads.

Instagram Ads

O Instagram Ads é uma plataforma muito utilizada para veicular anúncios na rede social Instagram permitindo aumentar visibilidade, atração e reconhecimento de marca.

Em outras palavras, essa ferramenta usa dados para segmentar o anúncio e ter uma melhor performance, atingindo o objetivo.

Os anúncios do Instagram Ads direcionam o público a realizar uma ação.

Através dos anúncios feitos pelo Instagram Ads é possível aumentar o engajamento do conteúdo, ou seja, provocar o público a interagir com o post.

Portanto, a interação pode ser feita através do like, compartilhamento, comentário e CTAs com direcionamento para outra plataforma, como um link para uma promoção no site ou baixar um aplicativo.

Como implementar uma estratégia de marketing de performance?

O Marketing de Performance é uma estratégia de marketing e vendas com foco em gerar resultados, usando como base a análise de dados.

Mas você deve estar se perguntando: Como implementar essa estratégia na minha empresa?

Por isso, separamos alguns pontos importantes para te ajudar a planejar uma boa estratégia de Marketing de Performance. Confira!

Defina o seu objetivo

Para começar a traçar uma estratégia eficiente, o primeiro passo é ter um direcionamento, ou seja, é preciso definir o seu objetivo. Esse é o ponto de partida.

Identifique as métricas mais relevantes

Depois de definir o objetivo, o próximo passo é identificar as métricas relevantes e importantes para acompanhar o processo. Pode ser o número de leads em um certo período, engajamento, taxa de cliques, entre outras métricas relacionadas ao seu objetivo.

Escolha o melhor canal

O próximo passo é escolher o melhor canal de comunicação para estar em contato com o seu público-alvo e ter uma divulgação mais eficiente. 

Ao escolher os canais para divulgação é preciso considerar o comportamento da sua persona e as plataformas que ela está presente.

Defina o orçamento

Com os canais de divulgação definidos, o próximo passo é definir o orçamento, ou seja, definir quanto será investido em cada plataforma para ter um bom desempenho dos resultados.

Ao definir o orçamento é importante estabelecer o valor que será gasto em cada objetivo da campanha, para que assim, não ultrapasse o investimento planejado.

Tenha uma boa copy

Um passo muito importante é ter uma boa copy, ou seja, ter uma linguagem clara e objetiva, apropriada para a sua persona, para atrair e despertar o interesse do público.

No marketing digital, copy é um texto feito com uma linguagem personalizada que tem como objetivo a conversão.

Faça testes A/B

O teste A/B é um passo muito importante para analisar a performance e otimizar os resultados da campanha, escolhendo a forma mais adequada e impactante para o objetivo do seu negócio.

Teste A/B: comparativo de variáveis para atingir melhores resultados.

Em outras palavras, o teste A/B é uma técnica utilizada para comparar diferentes variáveis, com o intuito de escolher a que permitirá uma melhor performance.

A aplicação do teste A/B é indicada para situações em que há o potencial e uma necessidade de otimizar os resultados das métricas importantes para seu objetivo.

Por que adotar o marketing digital de performance em uma empresa?

Estabelecer uma boa estratégia e investir em marketing digital é importante para ter uma presença marcante nas plataformas digitais, assim alcançando novos clientes.

Mas para ter uma presença relevante nas redes sociais é preciso entender o impacto da ação e mensurar os resultados que envolvem o alcance do objetivo.

Por isso, é importante adotar o Marketing de Performance para coletar e analisar dados relevantes para melhorar a performance da sua campanha, compreender a melhor forma de segmentar o seu anúncio e mensurar o impacto da ação.

Portanto, o Marketing de Performance tem o foco em melhorar os resultados do seu negócio.

Ficou interessado em implementar o Marketing de Performance em sua empresa?
Então, fale agora por WhatsApp com um especialista de marketing digital da Agência Contato e saiba como podemos ajudar a melhorar os resultados do seu negócio

Conheça a definição de conteúdo evergreen e descubra porque ele é importante no marketing digital

O conteúdo evergreen tem como premissa a relevância a longo prazo, com pautas atemporais. É uma estratégia do marketing de conteúdo que reforça a autoridade da marca.

Se você quer melhorar os resultados da sua marca e se tornar referência no seu segmento de mercado, é importante investir em estratégias de marketing de conteúdo.

Nessa estratégia do marketing, encontramos duas maneiras de produzir e abordar os assuntos, que são os conteúdos evergreen e os noticiosos. Se você quer um material que tenha relevância a longo prazo, o conteúdo evergreen é o mais indicado.

Dessa forma, entender o que é conteúdo evergreen e como produzi-lo irá auxiliar na criação de estratégias e materiais que irão ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca e a alcançar melhores resultados.

Ficou interessado(a) em reforçar a autoridade e aumentar o reconhecimento da sua marca? Então continue a leitura. No blog de hoje, preparamos um guia completo para te ajudar a entender o que é conteúdo evergreen e como produzi-lo. 

O que é conteúdo evergreen?

O Conteúdo Evergreen, também conhecido como conteúdos perenes, é aquele conteúdo que permanece relevante por um grande período de tempo, possuindo um prazo de dois anos ou mais. Ou seja, é um material atemporal.

Esse estilo de produção, que agrega ao marketing de conteúdo, é muito utilizado para auxiliar nas estratégias de Inbound Marketing. Dessa forma, são importantes para atrair mais visitantes e gerar leads.

Nesse contexto, os conteúdos evergreen ocupam um espaço nos buscadores, otimizando e gerando um tráfego constante para o seu blog, por exemplo.

O conteúdo evergreen possui alguns formatos como: artigos, resenhas, dicas, guias de como fazer, entrevistas, recomendações, glossário, entre outras pautas atemporais que podem ser relevantes por muito tempo.

Um exemplo de conteúdo evergreen que você encontra no blog da Contato: Por que um blog corporativo pode ser decisivo para sua estratégia de marketing?

O que não é conteúdo evergreen?

No marketing de conteúdo encontramos duas formas de produzir e abordar os assuntos, que são os conteúdos evergreen e os noticiosos.

Diferente do conteúdo evergreen onde o material é atemporal, os conteúdos noticiosos abordam, em tempo real, temas que estão acontecendo atualmente, como a nova atualização das políticas de privacidade do Instagram.

Dessa forma, não faz parte do conteúdo evergreen assuntos como: tendências atuais, notícias, eventos específicos (natal, páscoa, dia das mães etc), comunicados sobre produtos, entre outras pautas que possuem datas e um curto prazo.

Como evitar que um conteúdo fique datado?

A forma como você se comunica com o seu público irá influenciar diretamente na relevância do conteúdo e no seu tempo de duração. Por isso, é importante levar em consideração alguns pontos ao escrever o texto.

Portanto, para evitar que o conteúdo fique datado, ao escrever o texto fique atento ao tempo verbal que está sendo utilizado, escolha pautas atemporais e utilize datas concretas. Evite usar a palavra hoje, ontem ou amanhã.

Por exemplo, ao invés de escrever sobre quando ocorreu a situação como “o evento aconteceu ontem”, prefira utilizar as datas especificadas como “o evento aconteceu no dia 20 de janeiro”.

As vantagens de produzir conteúdo evergreen

Quando falamos de conteúdo evergreen, o principal benefício que podemos citar é o tempo de duração da relevância do material. Esse estilo de produção aumenta a probabilidade de as pessoas acessarem o conteúdo a longo prazo.

Pensando na importância da produção de conteúdo para o marketing digital, separamos para você algumas vantagens de produzir conteúdo evergreen. Confira.

Boa performance nos mecanismos de busca (SEO)

O conteúdo evergreen possui uma quantidade constante de tráfego durante um longo período, mesmo muito tempo após a publicação do material.

Isso acontece porque o conteúdo produzido é contínuo e relevante por muito tempo, atraindo visitantes para a sua página e a busca pelo assunto por um longo prazo. O que melhora o ranqueamento nos resultados de pesquisas.

A produção de conteúdos relevantes contribui para os resultados de SEO.

Portanto, um conteúdo evergreen ajuda a otimizar os resultados e melhorar a performance de uma marca nos mecanismos de busca. Ou seja, agrega a estratégia de SEO.

Reforça a autoridade da sua marca

A autoridade de uma marca está diretamente relacionada a sua imagem e forma de agir diante do mercado.  O fornecimento de informações que agregam valor e conhecimento ajudam a reforçar a sua autoridade.

Uma marca que produz conteúdo rico e relevante para seu público gera autoridade, confiança e credibilidade para a sua audiência, pois demonstra domínio do mercado em que está inserido.

Dessa forma, o conteúdo evergreen aborda assuntos e conceitos específicos que o visitante possa estar procurando, pautas sem data de validade. Ou seja, contribui para reforçar a autoridade da sua marca.

Maior potencial de gerar links

Quanto mais rico e completo o conteúdo evergreen, maior é a probabilidade de outros sites utilizarem o seu material como referência. Gerando links e tráfego para o seu conteúdo, ou seja, geram backlinks.

Dessa forma, quanto mais gerar links para seu conteúdo, maior será a sua autoridade nos mecanismos de busca, como o Google, e o seu conteúdo terá um melhor ranqueamento. Assim, aparecendo nos primeiros lugares nas pesquisas.

Essa autoridade é mensurada pelo Google de acordo com a qualidade e a quantidade de links que a página recebe.

Por isso, é importante que em textos para o blog da sua marca você gere links para redirecionar para outros conteúdos que possam agregar à pesquisa do usuário.

Ajuda a segmentar seus leads

No conteúdo evergreen, as pessoas encontram um material que aborda respostas para suas dúvidas e possíveis soluções para o seu problema. Ou seja, o conteúdo é direcionado.

Nesse contexto, é possível gerar leads qualificados, pois é um tipo de conteúdo segmentado que aborda assuntos e conceitos específicos que o visitante possa estar procurando.

Assim, após as conversões de visitantes em leads, torna- se mais fácil fornecer um material mais relevante e é possível segmentar os leads com base em seus interesses.

Como produzir conteúdo evergreen 

O conteúdo evergreen tem como premissa a relevância a longo prazo. Ao produzir com constância conteúdos que agregam conhecimento a seu público, você está utilizando uma estratégia que atrai potenciais clientes.

Pensando na importância da produção de conteúdo para reforçar a autoridade e reconhecimento da marca, separamos algumas dicas para te ajudar a produzir conteúdo evergreen. Confira.

Produza materiais de topo de funil

O conteúdo evergreen é produzido e direcionado para o início da jornada de compra. Quando o seu potencial cliente está buscando entender melhor sobre o assunto relacionado a sua necessidade.

Conteúdos evergreen agregam ao funil de vendas.

De modo geral, as pessoas estão buscando por conteúdos educativos que apontem os principais pontos que irão ajudar a entender o seu problema.

Esse é o momento ideal para introduzir materiais de topo de funil, como o conteúdo evergreen, para posicionar a sua marca como referência no assunto. Assim, atraindo o cliente por proporcionar uma possível solução para o seu problema.

Escreva sobre temas atemporais

O que difere o conteúdo evergreen de conteúdos noticiosos, é o fato do material poder ser relevante a um longo prazo, pois aborda assuntos que não são datados. 

Desse modo, ao produzir um conteúdo evergreen o primeiro passo é escolher pautas atemporais, para que o material seja acessado e pertinente por muito tempo.

Evite advérbios de tempo 

O conteúdo evergreen aborda pautas atemporais para se tornar relevante a longo prazo. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para que o conteúdo do material fique datado.

Dessa forma, ao produzir o conteúdo evergreen evite utilizar em seu texto advérbios de tempo como: ontem, hoje ou amanhã. 

Caso seja necessário colocar a data, prefira utilizar datas concretas, especificando o dia, mês e ano, para que o conteúdo não se torne noticioso.

Insira links internos

Utilizar links internos em seu texto, além de ser bom para o SEO, possibilita direcionar para outros posts relevantes, colocando em ordem a partir dos mais recentes. Assim, facilitando o acesso a outros conteúdos do blog.

Dessa forma, as pessoas que estiverem lendo um conteúdo em seu blog, por exemplo, terão um acesso mais fácil a outros materiais de assuntos relacionados e que podem agregar à pesquisa do usuário.

Use URLs curtas e fáceis

Ao produzir um conteúdo, um ponto muito importante a ser considerado é o uso de URLs curtas e fáceis de serem lembradas.

De modo geral, o uso de URLs curtas e diretas facilita o ranqueamento nos buscadores, através do uso de palavras-chave, e são fáceis de serem lembrados, o que aumenta as chances de compartilhamento orgânico.

URLs curtas e fáceis facilitam a busca pelo conteúdo. (Imagem: Shutterstock)

Para exemplificar essa questão, em um título como “5 técnicas de SEO que podem dobrar o tráfego do seu site” utilizamos a palavra-chave “técnicas de SEO” para construir uma URL mais simples.

A URL fica dessa forma: agenciacontato.com.br/blog/seo/tecnicas-de-seo/

Formule CTAs eficientes

Os conteúdos evergreen por apresentarem um material atemporal, recebe a longo prazo visitantes que podem se tornar leads qualificados. Por isso, é importante direcioná-los para outros materiais que são relevantes e atrativos.

Dessa forma, invista em CTAs (Call To Action) convincentes e eficientes que direcionam para ações importantes para a conversão. 

Apresente para esse público outros materiais relacionados ao assunto que está procurando como: e-books, post blogs, tutoriais, entre outras formas para fornecer informações que irão agregar ao conhecimento do usuário. 

Os formatos mais comuns de conteúdo de evergreen

O conteúdo evergreen é aquele que permanece relevante por um longo tempo, pois aborda assuntos atemporais. Por isso, ao produzir o material é importante se ater à forma em que será escrito.

Agora que você sabe o que são conteúdos evergreen, confira os formatos mais comuns para você se inspirar para produzir materiais perenes para sua marca:

  • Guias de como fazer: é importante que o material seja completo e explicativo para que o leitor entenda o que está sendo abordado;
  • Glossário: é um conteúdo para explicar conceitos importantes de um segmento do mercado;
  • Listas: é um formato de conteúdo que gera bastante engajamento, pois apresenta assuntos (filmes, ferramentas eventos etc) pertinentes para o nicho de mercado da sua marca;
  • Comparativos: é um formato de conteúdo para ajudar o seu público a diferenciar dois conceitos, por exemplo. Aborda dois lados de um mesmo tema;
  • Curiosidade: é um formato que aborda assuntos do segmento da sua marca para gerar interesse no seu público;
  • Tutoriais: é um formato dinâmico e explicativo que ensina o público a fazer algo. É um conteúdo que gera bastante engajamento.

Como gerar mais resultados com conteúdo evergreen

O conteúdo evergreen é uma estratégia do marketing de conteúdo que reforça a autoridade da marca e o seu reconhecimento  no mercado. Por abordar assuntos atemporais e relevantes, o tráfego se torna constante nas páginas de sua marca.

Pensando na necessidade de otimizar os resultados, separamos para você algumas dicas para gerar mais resultados com conteúdo evergreen. Confira!

As mídias sociais podem ser suas aliadas

Atualmente, as mídias sociais se tornaram um dos principais meios de comunicação e interação. Uma marca que está presente nesse meio digital consegue ter uma relação mais próxima com seu público.

Esse meio de comunicação digital ajuda a entender as necessidades do público e a transformar a relação entre consumidor e marca. Permite uma comunicação mais próxima e interativa.

Nesse contexto, as mídias podem ser suas aliadas para gerar bons resultados com conteúdo evergreen. Por exemplo, você pode divulgar nas redes sociais da marca, como o Instagram, que tem um novo post no blog.

Essa é uma boa maneira de republicar o seu conteúdo para que possa alcançar pessoas que não tiveram contato com o material quando foi publicado. Assim aumenta os resultados do tráfego nas suas páginas.

Contudo, é importante investir em boas estratégias de marketing nas redes sociais da sua marca para que os resultados possam ser alcançados.

Utilizar links que redirecionam ao conteúdo em suas novas pastagens

Uma das principais premissas do conteúdo evergreen é a relevância do material para o público a longo prazo. O que aumenta a autoridade da marca, melhora o ranqueamento nos buscadores e otimiza os resultados.

A autoridade é mensurada pelo Google de acordo com a qualidade e a quantidade de links que a página recebe. 

Por isso, é importante que em textos para o blog da sua marca você gere links para redirecionar para outros conteúdos que possam agregar à pesquisa do usuário ou para novos posts.

Recomendar os posts mais populares

Uma forma de gerar tráfego no blog da sua marca é a recomendação dos posts mais populares e relevantes. Esse recurso pode ser feito de diversas maneiras e de acordo com a sua estratégia.

Essas recomendações podem ser feitas conforme posts relacionados ao conteúdo que está sendo lido, posts recentes ou os posts mais populares do blog.

Criar publicações que se complementam

O conteúdo evergreen pode ser um aliado para quem quer gerar mais tráfego em suas páginas ou blog. Por isso, se torna importante a estratégia para a produção do material que será fornecido para o público.

De forma geral, as pessoas estão buscando por conteúdos educativos que apontem os principais pontos que irão ajudar a entender o seu problema.

Desse modo, uma boa forma de alcançar esses resultados é publicando conteúdos que se complementam. Assim instiga o leitor a navegar pelo blog, acessando outros textos que irão ajudar a entender melhor o assunto que está sendo pesquisado.

Criar um conteúdo rico e completo

Um conteúdo rico e completo reforça a autoridade e relevância da marca diante o mercado, pois demonstra domínio do assunto. Assim a marca se torna referência no seu segmento de mercado.

Dessa forma, se sua marca possui diversos post sobre um determinado assunto, você pode reunir as informações em um material rico e exclusivo, como um ebook, para que o seu público possa baixar, por exemplo. 

Esse material pode ser disponibilizado para download por meio do preenchimento de um formulário ou pela landing page. Assim aumenta a conversão de visitantes em leads. 

Por que atualizar conteúdo é fundamental?

Apesar do conteúdo Evergreen ser atemporal, é provável que ao decorrer dos anos seja necessário fazer algumas alterações no conteúdo. Afinal vivemos em um mundo de constantes mudanças e novos estudos surgem todos os dias.

Dessa forma, é comum acrescentar ou fazer alterações para atualizar o material que já foi publicado. Mas por que não criar um outro conteúdo mais atual do zero?

Criar um novo material levaria um tempo maior para alcançar uma boa performance nos buscadores, por isso, é mais viável fazer alterações para atualizar o material que já foi publicado.

Portanto, o conteúdo fica mais completo e atualizado, se tornando mais otimizado para os buscadores e para a conversão.

Como atualizar conteúdo?

Antes de atualizar o conteúdo, primeiro é preciso verificar se há a necessidade de fazer a alteração, se realmente vale a pena. Por isso, o primeiro passo é fazer uma análise para saber se a atualização irá gerar bons resultados.

Nesse contexto, é recomendado anotar os resultados antigos e as alterações feitas, como a mudança do título, a troca do CTA, a adição de links e imagens, entre outras informações.

Dessa forma, é possível comparar os resultados para verificar se eles melhoraram e se valeu a pena fazer a atualização do conteúdo.

Em casos de posts em blogs, é importante mudar também a data para que a publicação apareça na página principal do seu blog. Assim as pessoas terão um acesso mais fácil ao conteúdo atualizado.

Conclusão

Recapitulando, o conteúdo evergreen tem como principal premissa a relevância a longo prazo, abordando assuntos atemporais. Esse estilo de conteúdo é produzido e direcionado para o início da jornada de compra.

As vantagens do conteúdo evergreen incluem: melhorar a performance nos mecanismos de busca, reforçar a autoridade da marca, aumentar o potencial de gerar links e ajudar a segmentar seus leads.

Dessa forma, ao produzir com constância conteúdos que agregam conhecimento a seu público, você está utilizando uma estratégia que atrai potenciais clientes. 

De modo geral, as pessoas estão buscando por conteúdos educativos que apontem os principais pontos que irão ajudar a entender o seu problema.

Contudo, antes de produzir o conteúdo evergreen é importante se ater alguns pontos como:

  • Escolher assuntos atemporais e evitar advérbios de tempo para que o conteúdo não fique datado; 
  • Utilizar links internos e URLs curtas para melhorar a performance; 
  • Usar CTAs convincentes para aumentar a conversão de visitantes em leads.

Portanto, entender o que é conteúdo evergreen e como produzi-lo auxilia na criação de estratégias e materiais que irão ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca e a alcançar melhores resultados.

Esperamos que o blog de hoje tenha te ajudado a entender o que é conteúdo evergreen. Ficou interessado em conhecer mais conceitos que vão te ajudar a construir melhores estratégias de marketing digital? Então acesse o blog da Contato.