Como fica o Marketing em tempos de Coronavírus?

10 ideias para pequenas e médias empresas poderem manter vivas suas marcas.

https://youtu.be/xDTT-sy9Y4M

O Brasil e o mundo estão passando por algo nunca experienciado. A pandemia da COVID-19, popularmente chamada de coronavírus, foi declarada no dia 11 de março. Desde então os números de infectados só crescem.

Em todo o mundo, medidas foram tomadas determinando um período de quarentena com o intuito de inibir a aglomeração de pessoas, acarretando o fechamento temporário de muitos negócios e o funcionamento parcial de outras empresas.

Todas essas providências têm como finalidade preservar a população. Contudo, efeitos colaterais já são sentidos na economia e nada mais justo que você se pergunte:

E agora, quais medidas posso tomar para minimizar o impacto deste momento em meu negócio?

Esse artigo traz 10 medidas no marketing que ajudarão pequenas e médias empresas a se manterem de pé neste momento atual.

1. Esteja Adaptado às Mudanças

2. Seja Flexível com seus Clientes

3. Seja Empático com seus Funcionários

4. Seja Parceiro dos seus Fornecedores

5. Não Deixe de Fazer Relacionamento

6. Fique Atento às Medidas Econômicas Dos Governos

7. Leve a sua Visão Única do Contexto e Apresente Soluções

8. Não Force a Barra

9. Fique de Olho na Demanda

10. Mantenha a sua Marca Viva

1. Esteja Adaptado às Mudanças

Antes de tudo, encare a realidade de frente. Aceite, por mais difícil que possa ser, esse novo momento e as características que o envolve.

Não é novidade que é necessário se adaptar às inúmeras mudanças do mercado para que uma marca permaneça forte. Essas mudanças podem vir em intensidade e formas diferentes. Considere a quarentena como uma delas.

Uma importante consultoria no segmento de SEO (Search Engine Optization), a Ubber Suggest, apontou diferentes mudanças de tráfego orgânico para diferentes tipos de segmentos empresariais ao analisar os sites de seus clientes.

Note que alguns deles, ao invés de declinarem, cresceram. São eles: finanças, alimentação, saúde e mídia. Tal cenário evidencia uma situação de alerta, cuja tendência é a de um público muito mais preocupado em saber como andam as notícias sobre o coronavírus. Podemos verificar, por exemplo, acessos relacionados a como se manter saudável (por isso a procura por sites de saúde e alimentação) e como vencer este momento e se manter para o futuro (daí o interesse em sites sobre finanças).

É lógico que cada tipo de empresa será impactada de alguma forma, e que, por isso, cada uma delas terá seu próprio tempo de reação ao atual momento.

Mas o que a Agência Contato aconselha é: refaça o seu planejamento o quanto antes, tanto o planejamento interno, com seus funcionários e fornecedores, quanto o planejamento externo, com seus clientes e prospecções.

Quanto mais cedo você pensar em estratégias novas, mais preparado você vai estar na hora que tiver que empregar essas novas estratégias.

A inovação surge com a capacidade de adaptação de uma empresa em continuar oferecendo o seu produto ou serviço seguindo as novas tendências e alterações do mercado.

É preciso se adaptar para sobreviver!

Um conceito que vai nortear todo esse texto é o da empatia.

E para começar a falar desse conceito, devemos pontuar: é importante pensar em como a sua empresa pode ajudar seus clientes, como preservar a saúde de seus funcionários e como contribuir com seus ambientes interno e externo de trabalho durante os próximos meses. 

Existem empresas que estarão praticamente impossibilitadas de fazer qualquer tipo de venda pela particularidade do seu produto ou serviço, e este é mais um desafio a ser superado.

Também é preciso estar preparado, fazer uma gestão eficaz de seu negócio e um planejamento para contenção de riscos, como por exemplo, reservar um valor em caixa para imprevistos.

2. Seja Flexível com seus Clientes

Esse é o momento mais decisivo da sua relação com o seu cliente. Isto é, ele nunca precisou tanto de você. Por isso, agora é a hora de se mostrar presente, de se mostrar aberto a novas possibilidades e claro, mostrar o seu real valor e como você pode auxiliá-lo em um momento como esse.

Volte o seu olhar para dentro!

A Agência Contato observa que em todos esses anos de trabalho, sempre foi colocado como objetivos daquelas empresas que prestamos consultoria, a captação de novos clientes, a expansão de mercado e o crescimento da carteira.

Nessa nova perspectiva, o que dizemos é: coloque como prioridade os seus relacionamentos antigos. Volte seus olhares para aqueles clientes que você já tem.

Pense em soluções para reter sua carteira e para seguir prestando serviço aos clientes já existentes.

Seguindo essa linha de pensamento, a flexibilidade é a palavra chave do momento. E a empatia ajudará bastante neste ponto.

Essas estratégias valem principalmente para empresas do setor de serviços e indústrias. Já para o varejo, devemos expandir esse raciocínio.

Entenda que o seu cliente está passando pelo mesmo momento  que você. Diante disso, você deve pensar numa maneira alternativa e segura de continuar prestando o seu serviço ou vender o seu produto.

Muitos pontos de venda presenciais estão sob restrição de funcionamento, mas as vendas online e o delivery ainda acontecem normalmente.

Ofereça formas facilitadas de pagamento, além de outras opções de serviços ou produtos. Essa pode ser uma importante forma de fidelizar o seu cliente.

3. Seja Empático com seus Funcionários

Também é muito importante pensar nas pessoas que fazem parte da sua empresa.

Em um cenário como o que estamos passando, é preciso rever as prioridades habituais e preocupar-se com a saúde dos seus funcionários.

Dependendo da área de trabalho do seu negócio, seus funcionários podem realizar suas tarefas em home office

O home office é uma modalidade de trabalho que flexibiliza o local do expediente, possibilitando ao funcionário trabalhar de sua própria casa.

Essa é uma medida que visa resguardar a saúde das pessoas em período de quarentena do coronavírus.

Porém, é necessário considerar se a função permite o expediente remoto e se o funcionário possui todas as ferramentas para a realização de suas tarefas.

O que a lei diz sobre o home office?

O home office, ou como conhecido na Lei nº 13.467, de 2017, o teletrabalho, é acolhido pela CLT brasileira (Consolidação Brasileira de Trabalho), e portanto, deve seguir parâmetros legais. Para saber mais sobre isso, acesse aqui o link completo da CLT e pesquise por “teletrabalho”.

Mas, para além das premissas legais que devem sempre ser levadas em consideração, o home office deve ser um acordo interno entre você e sua equipe.

Entenda a necessidade da sua equipe e criem juntos soluções que beneficiem a todos. Para te ajudar com isso, a Agência Contato desenvolveu o checklist do home office.

Checklist do trabalho home office:

A maioria das empresas brasileiras estão ouvindo falar dessa palavra pela primeira vez. Com isso, algumas dúvidas surgem principalmente entre as pequenas e médias empresas.

Pensando nisso, a Agência Contato preparou um checklist do home office, para que você consiga migrar para o trabalho a distância de maneira organizada e produtiva.

O ponto mais importante é o consenso. Já ouviu falar naquela expressão: o combinado não sai caro? Pois é! Por isso, faça uma reunião com todos os funcionários e defina em conjunto as diretrizes internas que regularão o trabalho em home office.

Depois disso, levante todos os requisitos necessários para que o trabalho home office aconteça. Para isso, faça os seguintes questionamentos:

1) Quais são as ferramentas de que o meu funcionário irá precisar para trabalhar?

Computador, internet, cadeira, mesa, fones de ouvido, mouse, teclado, celular corporativo, pense em tudo. Não deixe passar nada.

Imagine que você precisará montar pequenas filiais da sua empresa na casa de seus funcionários. Para isso, é preciso que ele consiga usufruir das mesmas ferramentas que ele tinha acesso quando trabalhava presencialmente.

Quanto mais detalhista você for nessa hora, menos problemas enfrentará no futuro.

Outro ponto importante que não tem a ver como os bens materiais citados acima, são as ferramentas imateriais. Podemos destacar duas principais:

a) Softwares: É importante se certificar que todas as máquinas que os seus funcionários utilizarão em casa contam com os mesmos softwares que ele usava no local de trabalho.

b) Acesso às informações remotamente: Essa parte pega muitas pequenas e médias empresas desprevenidas. Isso porque a maioria delas não centraliza os documentos em um servidor que possa ser acessado remotamente, como da casa do funcionário, por exemplo.

Esse tipo de servidor exige um investimento alto, mas existem outras soluções mais em conta para que você consiga compartilhar os arquivos da sua empresa remotamente. Podemos citar as duas principais e que você certamente já usou: One Drive e Google Drive.

2) Como vamos fazer para nos comunicar durante o período de trabalho?

A Agência Contato listou algumas ferramentas que podem te ajudar a se conectar com o seu funcionário durante o home office:

Zoom: É uma ferramenta indicada para grandes equipes. Um de seus principais diferenciais é a possibilidade de realizar reuniões com até 500 participantes e 10 mil expectadores. Há também outras possibilidades que podem ser úteis, como gravar as reuniões e mantê-las dentro do próprio servidor da ferramenta.

Google Hangouts: O Google Hangouts é um dos principais meios de chamadas de vídeo utilizados pela Agência Contato. Utilizamos essa ferramenta devido a sua praticidade. Por ser uma aplicação Google, é possível acessá-la com facilidade tanto do desktop quanto dos celulares. Isso facilita o contato com nossos clientes e funcionários.

Skype: Dentre as ferramentas já citadas, o Skype é a mais antiga delas. Essa é a sua vantagem, muitos de vocês já tiveram que usar o Skype alguma vez, por isso, fazer ligações e compartilhar tela por meio dessa ferramenta não deve ser nenhum segredo. Outra vantagem é que ele é um software nativo do Windows nas versões mais recentes.

3) Como o meu funcionário vai acessar as demandas que ele precisa para trabalhar?

A organização é princípio do trabalho home office. Se você já tinha um bom sistema de organização de tarefas antes, agora é preciso intensificá-lo. Se você não tinha, é hora de se organizar o quanto antes, do contrário sua empresa pode ter sérias baixas de produtividade.

A Agência Contato utiliza como organizador de suas tarefas internas o Trello. Essa ferramenta permite que você crie fluxos de trabalho compartilhados com a sua equipe, oferecendo a possibilidade de acompanhamento em tempo real da tarefa que cada funcionário está desempenhando naquele momento.

As principais vantagens do Trello são a usabilidade (é fácil usar e entender como funciona) e os planos gratuitos, que podem atender pequenas e médias empresas.

Mas existem inúmeras outras ferramentas que podem desempenhar o mesmo trabalho do Trello como: PipeFy, Jira, Asana, e outras tantas.

Tudo isso vai depender muito do tipo de tarefa e da preferência da sua empresa.

4) Como vou fazer para medir a produtividade da minha equipe?

É importante entender que, embora já existam tecnologias avançadas para comunicação e para organização dos projetos, haverá sempre um delay.

Exemplos clássicos que podemos listar são: internet lenta, dificuldade para se conectar em algum aplicativo, dificuldade para acessar arquivos, e por aí vai.

Por isso, a maneira como se mede a produtividade no trabalho remoto deve ser diferente da maneira com a qual se media no trabalho presencial.

É claro que não estamos tentando justificar a quedas de produtividade ou ociosidade. Mas é sempre importante colocar esses riscos na hora de planejar o trabalho home office.

Uma dica importante: faça sua equipe criar seu próprio senso de responsabilidade e autonomia. Deixe todas as tarefas a serem cumpridas no dia em local de fácil acesso e defina prazos de entrega.

Para grandes projetos, organize esses prazos de entrega em pequenas etapas e vá acompanhando cada uma delas. Assim, é possível ir monitorando o termômetro da produtividade.

5) Como vou fazer para manter o foco da minha equipe nas atividades a serem desenvolvidas?

Um ponto importante que líderes e equipes devem ter como um consenso é: o home office exige ainda mais foco e concentração.

As vantagens de se trabalhar de casa são visíveis: possibilidade de fazer o seu próprio horário (em alguns casos), não precisar dirigir naquele trânsito caótico ou tomar o ônibus lotado durante o trajeto até o trabalho, conforto, economia de tempo, dentre outros benefícios.

No entanto, deve-se considerar que o home office possui algumas desvantagens em relação ao trabalho presencial. Estar na empresa tem seus benefícios. 

Dentre os principais está a possibilidade de se concentrar exclusivamente nas suas tarefas profissionais.

Se na empresa você tem a sua mesa, a sua sala, os seus colegas, o seu chefe, e tudo isso é projetado para que você trabalhe, em casa você tem o cônjuge, o filho, a mãe, o pai, os avós, o cachorro, o papagaio e uma série de ocupações e afazeres que podem fazer você perder o foco.

Por isso, é importante realizar reuniões diárias com a sua equipe para poder tratar das demandas a serem realizadas no dia, saber dos projetos que foram concluídos no dia anterior e apurar as principais dificuldades enfrentadas por sua equipe, bem como entender o que precisa ser feito para solucioná-las.

Depois dessa reunião, faça contatos constantes com a sua equipe para avaliar o andamento das atividades, buscando identificar e sanar as possíveis dificuldades.

4. Seja Parceiro dos seus Fornecedores

Outra necessidade é entender que seus fornecedores sofrem das mesmas incertezas que você neste momento. O diálogo é essencial, os dois lados precisam entender as necessidades um do outro e juntos chegarem a uma solução para que possam superar os momentos difíceis.

Prazos podem ser estendidos, valores podem ser renegociados, a forma de prestação de trabalho pode ser repensada, tudo de forma momentânea para garantir a sobrevivência e bom relacionamento entre ambos.

Entenda que nesta hora é importante não contribuir para um efeito cascata no mercado.

Esse tópico está ligado ao tópico três, que trata da flexibilidade com os seus clientes. Da mesma maneira, é importante buscar um diálogo aberto com os seus fornecedores.

É nessas horas que as parcerias se mostram importantes. É essencial preservar os relacionamentos com fornecedores pelo bem da cadeia do mercado e pelo bem da sua empresa.

Lembre-se: este momento é passageiro!

E assim que tudo isso passar, você vai precisar de seus fornecedores e funcionários para conseguir recuperar o tempo perdido o mais rápido possível.

5. Não Deixe de Fazer Relacionamento

O relacionamento com os clientes é primordial para qualquer empresa. Saber como, quando e por qual canal se comunicar é fundamental, principalmente nesse período em que é preciso reter, fidelizar e manter o seu público próximo da sua empresa.

Como foi dito no segundo tópico, sobre a flexibilidade com o seu cliente, é importante que você volte os seus olhares para a sua carteira atual.

Para isso, crie situações de aproximação. Busque feedbacks constantes sobre a situação do seu cliente e como você pode ajudá-lo neste momento.

Para isso, alguns canais de comunicação que você já utilizava podem ser ainda mais úteis agora, como:

Rede Sociais: Deixe claro para os seus clientes que você está disponível, de alguma forma, para atendê-los. As Redes Sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn devem ser usadas nessa hora para informar ao seu público a respeito de horários de funcionamento diferenciado, atendimento remoto e até interrupção temporária dos serviços.

WhatsApp ou Telegram: Envie mensagens diretas para os seus clientes.

Procure mantê-los informados sobre o que acontece na sua empresa, como por exemplo: informações sobre o atendimento, facilidades de entrega ou até para mensagens motivacionais e de apoio.

Hangouts, Skype, Zoom: Assim como foi dito no item 3, na parte do home office, estas 3 ferramentas são importantes canais parar tratar daqueles assuntos mais complexos ou mesmo realizar reuniões com o seu cliente.

Vale ressaltar que muitos preferem realizar videochamadas no WhatsApp, até pela praticidade. No entanto, podemos destacar pelo menos duas desvantagens do WhatsApp frente a ferramentas simulares:

a) As ligações no WhatsApp são pouco estáveis: ruído, quedas, delay, baixa qualidade do vídeo. Não é sempre que a ligação do WhatsApp está legal. Além do mais, a ferramenta só permite incluir 4 participantes na videochamada.

b) Não é possível fazer compartilhamento de tela no WhatsApp: esse recurso pode ser útil quando você deseja mostrar algo com como uma apresentação, relatório, gráfico ou coisa do tipo.

Telefone: O bom e velho telefone. Alguns da geração mais nova têm medo de usar essa tecnologia, mas o telefone oferece praticidade, formalidade e em alguns casos, intimidade com o seu interlocutor.

Ligar ainda é uma maneira rápida e educada de se dirigir ao seu cliente para bater aquele papo, conversar sobre o atual momento, trocar informações e experiências.

Pode parecer romântico, mas o timbre da nossa voz diz tudo sobre as emoções e sentimentos que queremos passar no nosso discurso.

6. Fique Atento às Medidas Econômicas Dos Governos

A pandemia do coronavírus resultou no fechamento temporário de muitos negócios, principalmente o setor de varejo. Diante disso, governos do mundo inteiro tem realizado ações de subsídio da economia de seus países.

Nessa hora o Estado deve vir em socorro de empresas e trabalhadores para que a situação não se agrave.

No Brasil, algumas medidas já foram anunciadas pelo Ministério da Economia, Banco Central, Caixa Econômica Federal, BNDES, governos estaduais e municipais. Dentre as principais medidas podemos destacar:

É importante ficar atento aos seus direitos e aos direitos do seu funcionário. Deve-se levar em consideração que mais medidas de subsídio e apoio precisam ser encaminhadas, portanto é precisar manter os olhares atentos aos meios de comunicação, sobretudo quando o assunto for economia.

Ah! E sempre que receber alguma notícia naquele grupo de WhatsApp tenha o cuidado de checar se a medida está valendo. Para fazer isso, use de preferência um site oficial o próprio Governo. 

7. Leve a sua Visão Única do Contexto e Apresente Soluções

Tecnicamente, cada negócio pode ajudar de alguma maneira neste momento. Algumas empresas estão mudando momentaneamente suas linhas de produção para produzir álcool em gel, academias estão dando aulas grátis via live nas redes sociais, empresas de educação a distância liberaram alguns cursos para quem está em casa de quarentena e muitas outras.

Seu negócio pode não se encaixar em nenhum destes casos, mas com certeza há uma medida que você pode tomar para ajudar sua comunidade. Esse é um esforço que pode ajudar a situação financeira da sua empresa, além de ajudar a população a vencer este desafio.

8. Não Force a Barra

 Após ler o tópico anterior, é importante usar o bom senso e evitar os exageros. Se você ou seu negócio não possuírem nenhuma ligação com a área de saúde, evite abordar conteúdos técnicos sobre a pandemia. Além de não ser ético, você pode estar induzindo outras pessoas ao erro e atrapalhando mais do que ajudando.

Evite também tentar relacionar o seu produto ou serviço com esta situação se ele realmente não for indispensável. As pessoas estão mais vulneráveis neste momento e qualquer atitude de má fé pode resultar em grandes problemas no futuro.

9. Fique de Olho na Demanda

Hoje a demanda do mercado pode não ser necessariamente aquilo que sua empresa oferece, mas entender as necessidades das pessoas neste momento pode levar você a apresentar novas soluções, gerando uma nova demanda no mercado. Mas se este não for o caso, outras medidas que falamos anteriormente podem ajudar e garantir que você esteja preparado quando o cenário se normalizar e seus serviços sejam necessários novamente.

10. Mantenha a sua Marca Viva

Siga todos as dicas que demos, não se desespere. Este é o momento para usar da sua inteligência para superar a pandemia. Mais do que nunca seus clientes, funcionários e fornecedores precisam de você, entenda que essa situação é sim passageira e que em algum momento as coisas voltarão a caminhar.

Manter a sua marca viva é alimentar esta cadeia de solidariedade que se formou, mostrar a todos ao seu redor que você está no mesmo barco que eles.

Nós da Agência Contato também estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para movimentar esta grande roda. Sendo nosso cliente ou não, você pode contar conosco e será um prazer unir forças para vencermos mais este desafio.

A importância do SEO

Todos querem que seus sites e blogs apareçam no topo das pesquisas em mecanismos de buscas. Isso garante cliques gratuitos e mais pessoas navegando na sua página. A Agência Contato lida todos os dias com Marketing Digital e sabe da importância de um bom SEO. Mas se você ainda não conhece muito bem o que essa sigla representa na vida digital da sua empresa, nós trouxemos mais informação para você entender a importância do SEO.

O que é?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de buscas. Nos dispositivos de busca existem dois tipos de resultados: os orgânicos e os pagos. Os resultados pagos são os anúncios que aparecem no início das buscas e os resultados orgânicos são os que você não precisa pagar por eles. Porém, para sua página aparecer no topo do ranking orgânico, você precisa ter um bom SEO.

As técnicas que compõem o SEO ajudam a trazer para sua página mais leitores, clientes ou faturamento. Isso pois 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que estão na primeira página. Então, se sua página estiver nela suas chances de clique são bem maiores.

Rankeamento

Atualmente são mais de 200 fatores que influenciam no rankeamento de resultados orgânicos. O mecanismo de busca avalia todos eles antem de mostrar os resultados e diz em qual ordem os resultados apareceram para você. Qualidade e tamanho do conteúdo, o tempo que as pessoas passam na sua página, se sua página tem imagens, se seu site é responsivo, tempo de carregamento… Esses são alguns dos fatores avaliados para a boa colocação de uma página no ranking.

Agora que você já entendeu a importância do SEO, procure quem entende de Marketing Digital para alavancar os resultados da sua empresa. Procure a Agência Contato!

Entenda o Marketing Digital

O Marketing digital surgiu junto com a internet, por volta dos anos 90. Mas internet era diferente do que conhecemos hoje. Se hoje nós temos redes sociais e lugares onde expressar nossas opiniões, no inicio de tudo a realidade era outra. As pessoas acessavam a rede de computadores, mas não podiam interagir e tudo funcionava como um sistema de busca. A criação de conteúdo era limitada.

No inicio o Marketing Digital era muito parecido com o Marketing tradicional, a comunicação era feita pelas empresas e não tinha interação entre os dois.

O que é?

Mas finalmente o que é o Marketing Digital? Podemos dizer que o Marketing Digital são todas as atividades que uma empresa, ou alguém, executa no meio online para criar relacionamentos, negócios e identidade de marca. Existem várias estratégias no Marketing Digital que auxiliam no alcance dos objetivos desejados, algumas delas são Inbound Marketing, o SEO e o Marketing de Conteúdo.

Vantagens

É possível ter comunicação entre empresas e consumidores de forma rápida e, na maioria das vezes, de forma instantânea com o Marketing digital. A sua comunicação pode ser mais efetiva, já que é possível ter elementos específicos para a segmentação da sua mensagem. A segmentação vai além do básico como idade, sexo e dados geográficos. Você pode direcionar sua comunicação por idioma, faixa salarial, trabalho, interesses, dispositivos de acesso, etc.

Outro trunfo é que é muito mais fácil mensurar os resultados no Marketing Online. É muito simples mensurar o sucesso da sua estratégia e tomar decisões futuras para a sua comunicação. E é incrível saber que tudo isso ainda tem um potencial muito maior com o acelerado avanço tecnológico na área digital, principalmente na área mobile.

Veja um artigo detalhado sobre o Marketing Digital aqui.

3 motivos para você começar a investir no Facebook

Se eu lhe pedir para listar duas pessoas que você conhece que não estão presentes no Facebook é bem provável que a tarefa leve mais tempo que você imagina. A maior parte da população hoje não só está presente como faz uso diário da plataforma. Entretanto, pode ter certeza, as concorrentes da sua empresa também estão lá! Por esse motivo, é importante investir no Facebook.

Como toda plataforma, o Facebook visa o lucro. A solução encontrada pela empresa para maximizar seus ganhos foi limitar o alcance dos conteúdos da sua página com o seu público. E aí chegamos no primeiro motivo para você começar a investir no Facebook agora!

1 – ALCANCE

Como dito anteriormente, um dos pontos financeiros do Facebook em sua plataforma é o alcance. Ou você paga para aparecer para o seu público, seja ele ativo em sua página ou apenas perfil do seu negócio, ou você não vai aparecer. Essa última opção não é nem cogitada, não é mesmo?

2 – ENGAJAMENTO

Sim, para gerar engajamento com o seu público não basta apenas a produção de um conteúdo de qualidade. É necessário você expandir o alcance, como citamos anteriormente, para o público com perfil do seu negócio. Atualmente o Facebook oferece uma plataforma de criação de público onde você tem o poder de segmentar por país, estados, cidades ou até bairros.

3 – BASE DE FÃS

Utilizando a mesma plataforma citada anteriormente, você pode angariar curtidas, cadastros, ligações ou até compras. Basta contatar uma boa Agência de Publicidade para otimizar os seus investimentos.

Veja um artigo do próprio Facebook mostrando a importância dele em estratégias de marketing aqui.

 

Por que criar um site com a Agência Contato? Veja 6 motivos!

Por que criar um site com a Agência Contato? Veja 6 motivos!

Não há como negar: o mundo está on-line. E não acompanhar esta tendência significa menos visibilidade e menos oportunidades de negócio. Por isso, a pergunta já não deve ser “por que criar um site?”, mas “como começar a criar um site ainda hoje?”.

Por sorte, a resposta pode estar mais próxima do que você imagina! A Agência Contato é uma agência especializada em serviços de marketing digital estratégico. Inclusive criação de sites profissionais

Você está pronto para decolar os resultados da sua empresa por meio de uma presença digital forte? Então, continue a leitura e confira porque criar um site com a Agência Contato pode ser um diferencial para o seu negócio!

Por que criar um site?

Ter um site é a melhor maneira para ser encontrado na internet, ganhar autoridade de mercado e, consequentemente, vender mais. Isto porque este é um espaço onde você centraliza todas as informações importantes para o seu público, facilitando o processo de venda.

Esta também é uma maneira de facilitar o atendimento ao consumidor. Afinal, ele já terá tido acesso às principais informações relacionadas ao seu negócio. O que poupa o tempo da sua equipe para resolver problemas simples que podem ser esclarecidos dentro do próprio site.

Além disso, um site profissional passa mais credibilidade e profissionalismo do que uma rede social, por exemplo. Este pode ser um grande diferencial para que o usuário escolha fazer negócio com você e não com o concorrente. O que já é motivo suficiente de porque criar um site!

6 vantagens dos sites desenvolvidos pela Contato

Apesar de todos estes motivos, apenas ter um site no ar não é o bastante. É preciso ter um site de qualidade para se destacar e conquistar uma presença digital forte no mercado.

A boa notícia, é que a Contato conta com todos os recursos necessários para entregar um resultado que gera resultados. Confira 6 vantagens que apenas uma agência especializada em criação de sites pode entregar para o seu negócio:

Equipe especializada

Nossa equipe conta com profissionais especializados em sua área de atuação. Assim, cada detalhe do seu site será pensado e desenvolvido por um especialista com know-how para entregar a melhor solução para a sua empresa.

Para desenvolver o projeto, empenhamos uma equipe que conta com:

  • Designers;
  • Desenvolvedores;
  • Programadores;
  • Redatores;
  • Analistas SEO.

Tudo isto para garantir um resultado final 100% integrado e pronto para atender a todas as demandas da sua empresa e dos usuários que irão chegar até o seu negócio por meio do site.

Customização

Por contarmos com uma equipe de profissionais empenhados em estudar, planejar e executar as melhores soluções para nossos clientes, a Contato pode oferecer um serviço totalmente personalizado para as necessidades da sua empresa.

Em nossa cartela de clientes temos os mais diversos tipos de negócios. Como serviços de contabilidade, planos de saúde, venda de maquinas pesadas, proteção veicular, venda e revenda de sorvetes, entre muitos outros. 

Ainda assim, cada cliente possui um site único e que traduz a personalidade do seu negócio. Isto porque criar um site não é como uma receita de bolo. Todos os projetos são planejados de forma cuidadosa para atender às necessidades de cada nicho.

? Na prática: Confira nosso portfólio e veja os sites desenvolvidos pela Agência Contato.

Layout responsivo

Um layout responsivo é uma alteração no código do site para que suas páginas possam se adaptar a qualquer formato de tela sem prejudicar a experiência do usuário. Dessa forma, todos os elementos visuais e textuais terão a mesma qualidade se forem acessados a partir de um desktop, tablet ou smartphone.

Afinal, mais de 5 bilhões de pessoas usam um celular hoje em dia — isso é mais da metade da população do planeta! Por isso, esta é uma adaptação fundamental para oferecer uma boa navegação para os usuários e garantir mais acessos.

A boa notícia é que na Contato nos preocupamos para que todas as páginas tenham um bom desempenho mobile. Sempre explorando os recursos que a tecnologia nos proporciona para garantir a melhor experiência de navegação.

Otimização para SEO

O termo SEO é uma abreviação para “Search Engine Optimization”. Ou seja, otimização para motores de busca. Afinal, de nada adianta ter site de qualidade se ele não aparecer nos resultados de pesquisa dos buscadores.

Por isso, nossos analistas de SEO trabalham junto com redatores e desenvolvedores para garantir que toda a estrutura do site, desde a programação até os textos das páginas, sejam totalmente otimizados com as melhores estratégias.

Vale lembrar que um site otimizado para SEO não apenas aparece nas buscas. Mas, tem a possibilidade de rankear entre as primeiras posições do Google de maneira totalmente gratuita

? Saiba mais: Qual é a importância de otimizar um site para SEO?

Custo-benefício

Um dos grandes motivos de porque criar um site com a Agência Contato é o custo-benefício que a proposta oferece a médio e longo prazo. Isto acontece porque desenvolvemos todos os nossos projetos de sites baseados no WordPress.

No geral, o WordPress é uma plataforma para administrar sites, blogs ou lojas virtuais, por exemplo. Assim, é possível criar e editar conteúdos do site sem a necessidade de trabalhar com códigos de programação.

Dessa forma, você também poderá ter acesso às suas páginas de forma simples e intuitiva. E, além disso, o WordPress conta com uma lista de ferramentas totalmente gratuitas para otimizar este processo.

Monitoramento de resultados

Por fim, depois que todo o projeto de criação estiver finalizado e o site da sua empresa já estiver disponível, realizamos uma integração completa com ferramentas de monitoramento de resultados, como o Google Search Console.

Assim, você pode acompanhar em tempo real estimativas importantes para validar a sua estratégia de marketing digital. Além de conseguir ter um panorama comparativo entre datas para acompanhar a evolução do seu site.

E se você é do tipo que prefere resultados prontos, não se preocupe! Sendo um cliente Contato, enviamos todos os meses um relatório completo com a análise de todas as suas métricas.

Agora que você já sabe por que criar um site com a Agência Contato pode ser um grande diferencial para o seu negócio, fale com nosso consultor e vamos começar um projeto para o site da sua empresa!

Atuação nas redes sociais

Todos os dias a população mundial gasta horas e horas acessando redes sociais. Elas já fazem parte do nosso cotidiano e surgem numa velocidade alucinante. Algumas são um sucesso absoluto e outras caem no mesmo esquecimento na mesma velocidade que surgiram. Mas, em qual delas atuar para dar visualidade à sua marca?

Vamos falar sobre as quatro redes sociais mais usadas no mundo e dizer como elas podem ajudar na interação com o seu público. Nenhuma é mais importante que a outra, pois cada uma tem sua particularidade e irão atingir distintos públicos.

Facebook                            

O Facebook é uma rede social com um grande potencial para negócios. Nele é possível fazer páginas empresariais, anúncios segmentados e um contato direto com seu público. Hoje 1.28 bilhão de pessoas utilizam o Facebook, elas estão na faixa etária dos 18 aos a 29 anos e a sua grande maioria são mulheres.

Instagram

Essa rede social é uma das que mais cresce, tem cerca de 600 milhões de usuários ativos e o Brasil é um dos países que mais usam a rede para fazer marketing. Nela você encontra jovens de 18 a 35 anos. O instagram é extremamente fácil de usar e é acessado quase que prioritariamente em smartphones.

Twitter

O Twitter é um público que chamamos de micro blog, suas publicações não ultrapassam 140 caracteres. Ele é usado para informações rápidas e, na maioria das vezes, em tempo real. Notícias, política e esportes reinam nessa rede e ela é bastante acessada por celulares. São 300 milhões de usuários e 500 milhões de postagens diariamente. Uma nova funcionalidade que as empresas estão encontrando no Twitter é o SAC 2.0, nele você pode tirar dúvidas de seus clientes de forma rápida e fácil.

Linkedin

Essa rede social conta com 380 milhões de usuários e é voltada para o mercado profissional. É uma rede mais séria, onde as pessoas expõem seu perfil profissional e até encontram vagas de emprego diretamente com as empresas contratantes.

A Agência Contato pode te direcionar corretamente nessas e em outras redes sociais, nossa equipe está preparada para auxiliar você no mundo digital

A Importância de um bom Logo

Ele é parte do patrimônio da sua empresa. O Logo é faz parte da construção da imagem do seu negócio. É de extrema importância investir em um projeto estruturado. O designer e o objetivo de marketing da sua empresa é essencial para garantir um bom retorno financeiro.

Basta lembrar de logotipos famosos e que muitas vezes valem mais que o patrimônio físico da empresa. Eles são criados por profissionais especializados que gastam bastante tempo pesquisando e produzindo até chegar em um resultado final. O Branding de uma marca precisa de um grande planejamento financeiro e estratégico.

Criação

O primeiro passo é conhecer bem o seu negócio, tendo bem claras algumas características como missão, visão e valores. A sua marca deve transmitir tudo aquilo que sua empresa acredita com o intuito de gerar sentido/lógica de consumo junto aos seus clientes. Sua marca deve ter uma imagem delicada ou forte? Clássica ou moderna? Séria ou descontraída?

É mportante compreender quem é o seu público-alvo e o que ele espera da sua empresa, indo além dos benefícios práticos gerados por seus produtos. Saber se comunicar com os divulgadores da sua marca é fator essencial para o sucesso!

Também é necessário analisar a sua concorrência. Entender a forma como os concorrentes se apresentam é fundamental para reconhecer o que tem agradado ou não aos clientes e para inovar e/ou surpreender de forma positiva.

Essas são apenas algumas etapas que fazem parte da construção de um bom logo. Ter bons profissionais a quem confiar essa tarefa é muito importante. A Agência Contato tem ampla experiência no desenvolvimento de logomarcas, conheça o nosso portfólio e entre em contato conosco para um orçamento.

5 motivos para contratar uma Agência de Publicidade

Separamos abaixo motivos para você contratar uma Agência de Publicidade.

1 – PROFISSIONALIZE O SEU NEGÓCIO

Com profissionais qualificados e preparados para melhorar a comunicação da sua empresa, você vai profissionalizar o seu negócio. Seja na comunicação com o seu cliente, via e-mail, sites ou redes sociais. Ou através dos layouts produzidos pelos profissionais de Design.

2 – CUSTO/BENEFÍCIO

A contratação de todo um setor para o Marketing da sua empresa demanda, além de espaço e tempo, dinheiro. O custo de um contrato com uma agência de publicidade normalmente é inferior ao investimento em toda uma equipe profissional para gerir a imagem e a comunicação da sua empresa.

3 – CREDIBILIDADE

Seja o seu negócio B2B ou B2C, é de suma importância passar a imagem de profissionalismo para o seu cliente, parceiro ou patrocinador. Uma empresa com páginas bem administradas nas redes sociais, um site convidativo e linguagem adequada ao público já sai na frente das outras.

4 – VISIBILIDADE

Você precisa aparecer para o seu cliente. Em tempos de redes sociais é importante aparecer no mundo real, mas principalmente no virtual. Com Agências de Publicidade você tem estratégias para o alcance dos objetivos traçados e aumenta a visibilidade do seu produto/negócio.

5 – PLANEJAMENTO

Importante em todas as áreas da empresa, o planejamento não pode se afastar das Agências de Publicidade. Campanhas sazonais, marketing de oportunidade e muitos outros são as razões pelas quais você necessita de uma agência com o know-how necessário cuidando do seu negócio.

A Agência Contato e o Marketing de Conteúdo

Entenda a importância

Se você ainda não ouviu falar sobre Marketing de Conteúdo, já está mais que na hora de você implantar na sua empresa e ter um conteúdo relevante para o seu público. Essa é uma das principais estratégias do Marketing Digital e 70% das empresas já apostam nela. O Marketing de Conteúdo serve para você engajar seu público-alvo e gerar valor para a sua marca através de uma percepção positiva.

Hoje o público tem um poder maior na escolha de onde irá consumir conteúdo, principalmente na internet. Não somos mais obrigados a assistir intervalos comerciais em canais de TV. Criar conteúdo que é de interesse do seu público é uma forma de fazer ele se identificar com a sua marca. A probabilidade das pessoas consumirem de marcas que conhecem e gostam é muito maior do que se tratando de uma empresa desconhecida.

O conteúdo deve ser baseado em uma estratégia estruturada que vise gerar resultados. Não adianta ter um blog e fazer publicações esporádicas apenas por fazer. Para isso é preciso planejamento, entender seu público, saber como esse conteúdo será usado e quais os indicadores de sucesso.

As redes sociais são parte fundamental para o Marketing de Conteúdo. Elas não podem ser excluídas dessa estratégia e a Agência Contato sabe muito bem disso. Nossa Equipe de planejamento, redação e designers são capacitados para desenvolver campanhas e peças publicitárias para suas redes sociais.

A Contato também se destaca por produzir conteúdo relevante e de qualidade para o blog do seu negócio. Trazer o melhor conteúdo para nossos clientes é nosso esforço diário. Se você está em busca de uma agência que pode trazer conceitos atuais de Marketing e Publicidade que sua empresa, a Contato pode te apresentar soluções de comunicação que irão satisfazer as necessidades da sua empresa.

O Funil de Vendas

O funil de vendas é muito importante para aumentar os resultados do seu negócio. Ele é um modelo estratégico que desenha a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio ou ação pretendida.

É muito semelhante a um caminho que o cliente percorre até  a concretização da venda. O processo do funil de conduzir o seu possível cliente do momento em que ele toma ciência de um produto ou serviço da sua empresa até o fechamento do negócio.

O processo de compra acontece em etapas. Durante a jornada o cliente passar por vários momentos que mostram a sua proximidade de compra. Tudo começa quando ele ouve falar da sua solução pela primeira vez, depois acontece uma pesquisa sobre o produto ou serviço, a compra é realizada e depois vem a recomendação do produto.

Um cliente que acabou de descobrir o seu produto tem menos chances de compra que aquele que já leu sobre ele e a sua empresa. O nível de interesse e conhecimento do cliente é o que forma as etapas do funil de vendas.

As Etapas

São três as etapas que formam o funil, são elas: topo, meio e fundo. Agora iremos conhecer cada uma delas:

Topo do Funil

Essa é a etapa do conhecimento e descoberta do seu produto. Até então o cliente não conhecia nem a própria necessidade ou problema. Eles não estavam procurando nenhum produto. Mas é no primeiro contato com você que ele irá conhecer a necessidade e estudar sobre você e seu produto.

Neste momento você deve fornecer conteúdos que ajudem os seus visitantes a entender o problema. Dessa maneira, ele irá procurar você quando houver alguma dúvida.

Meio do Funil

Quando o cliente reconhece o problema, ele passa para a segunda etapa do funil. O cliente agora sabe que tem aquela demanda, agora ele quer resolver aquele problema e esse é o momento em que você vai apresentar dicas e técnicas para ajudar.

Nesta etapa você deve oferecer conteúdo que deixe claro que o seu objetivo é ajudar e não vender o seu produto de qualquer maneira. Assim cresce a confiança entre você ele.

Fundo do Funil

Agora o cliente já sabe que tem um problema, conhece soluções para ele e precisa tomar a decisão definitiva. Se você seguir corretamente as outras etapas, o cliente já sabe que seu produto é confiável.

Este é o momento de mostrar que você é a escolha certa. Ele irá fazer comparações com outras marcas e produtos. Se você produziu conteúdos de qualidade em suas redes sociais e blogs, certamente o cliente irá optar pelo seu produto ou serviço.

 

A Agência Contato conhece métodos e estratégias para alavancar o seu negócio, para mais informações entre em contato conosco.