9 motivos para criar um site para sua empresa

Os tempos atuais são marcados por uma ampla utilização da tecnologia. Usamos a internet para nos comunicar, buscar informações, estudar, conseguir um emprego e… fazer compras! 

No entanto, com todo esse avanço tecnológico, muitos empresários não veem vantagens em criar um site para o seu negócio. Por isso, nós separamos 9 motivos que vão convencer qualquer um que os sites são muito mais importantes do que possam imaginar. Confira. 

Ser encontrado na internet 

Com a quantidade de informações na internet, manter a atenção em apenas uma empresa não é uma tarefa tão fácil. 

Ainda mais quando o assunto é preço. É natural que o consumidor realize inúmeras pesquisas para conseguir tirar suas dúvidas sobre o produto ou serviço que precisa e análise aqueles que oferecem um melhor custo benefício.  Por isso, não basta apenas ter um site. É necessário ter um site otimizado para que sua empresa consiga uma boa posição nos mecanismos de busca e alcance cada vez mais resultados. Para isso, é preciso colocar em prática algumas técnicas importantes de SEO para conseguir um resultado melhor no ranking dos buscadores. 

Ir além das redes sociais

Mesmo com tantas redes sociais disponíveis, os mecanismos de busca, como o Google, ainda são os primeiros lugares onde os usuários vão para procurarem o que precisam. 

Não me leve a mal, as redes sociais são uma ótima ferramenta e você deve mantê-las. Quanto mais presença online, melhor – e eu aposto que os seus atuais cliente amam a facilidade que as redes sociais podem proporcionar. Mas, como os novos clientes irão encontrar sua empresa? 

Eles, certamente, vão procurar em algum buscador por uma empresa que ofereça a melhor solução para sua necessidade. E a melhor forma de ser encontrado é ficando bem ranqueado nesses mecanismos de busca. Para isso ser possível, é necessário ter um site bem otimizado, para apresentar sua empresa ao cliente de uma maneira profissional e eficaz. 

Expandir seu negócio

Se você pretende expandir o seu negócio, precisa criar um site. 

Muitas vezes o site é o primeiro contato que seu futuro cliente terá com a empresa. É como um cartão de visita, ele mostra qual sua missão e quais os valores que sua empresa possui.  

Com um bom site você pode aumentar seu número de vendas. Como? Para garantir mais clientes, você precisa de gerar interesse neles primeiro e aumentar seu número de leads, pra isso, é preciso mais visitantes. Logo, você vai precisar ter um belo site para recebê-los e conseguir convencê-los que o seu produto ou serviço é a solução que eles buscavam. 

Sua empresa disponível 24 horas 

Com um site você está disponível para atender as necessidades do cliente quando e onde ele desejar. Poderá oferecer seu produto ou serviço a qualquer momento do dia, sem se preocupar com limitações físicas, nem com eventuais problemas do dia a dia.  

Estando online 24 horas por dia, todos os dias da semana, sua empresa consegue atingir um número bem maior de consumidores em horários diferentes. Afinal, quando o assunto é presença online, não existem feriados ou fins de semana, seu cliente pode encontrar seu produto sempre que precisar. 

Seu concorrente também pode criar um site

Provavelmente o seu concorrente já está marcando presença nos canais online! 

Por isso, é importante sempre buscar novas formas de se diferenciar e encontrar maneiras de fazer com que o usuário prefira visitar o seu site, em vez do site do seu concorrente. 

Esta é a principal razão pela qual você deve criar um site para a sua marca: sempre tentar se destacar em meio a concorrência e atrair cada vez mais clientes para sua empresa. 

Layout e funcionalidades de acordo com o que sua empresa e seus clientes precisam

Com a popularização de smartphones, é bem provável que o seu cliente passe mais tempo com o celular na mão do que em frente a uma tela de computador. Vivemos em um mundo imediatista e o celular se tornou indispensável em nossas vidas, quase como uma extensão do corpo humano. 

É por isso que sua empresa precisa criar um site funcional que atenda bem as necessidades de cada cliente, oferecendo a melhor solução possível. 

Uma ótima maneira de fazer isso, é apostar em um layout responsivo, compatível com o formato dos smartphones e outros dispositivos. Assim você pode entregar uma melhor experiencia mobile ao seu usuário. 

Transmitir segurança, credibilidade e profissionalismo

Criar um relacionamento sólido com o cliente é o segredo para qualquer negócio. 

A venda não se resume apenas no ato da finalização da compra, pelo contrário. Todo o processo de conhecer o cliente e suas necessidades é extremamente importante. É essa experiência que vai definir se o cliente de fato irá comprar aquele determinado produto. 

Ter um site bem construído, funcional, com um belo design e seguro, transmite profissionalismo e cria uma relação de confiança com o usuário. 

Afinal, uma venda só é considerada bem sucedida quando o cliente volta para realizar uma nova compra. Com um site de respeito, as chances de fidelização do seu cliente são muito maiores.  

Fortalecer marca

Como diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”, e eu imagino que não é isso que você quer para a sua empresa. Certo? 

Ter um bom site é uma maneira de garantir que a sua marca seja vista, lembrada, comentada e recomendada. O site é a ferramenta que irá assegurar sua presença online e proporcionará ao cliente o fácil acesso aos produtos ou serviços, sem processos burocráticos e com conteúdo relevantes, gerando uma experiência excepcional para o usuário.  

Gerar leads

Depois de otimizar seu site e concretizar sua presença online, é hora de direcionar o cliente para a venda. 

Transformar o seu simples visitante em um consumidor final é extremamente importante para a saúde do seu site – e do seu negócio. 

Uma boa dica de como conseguir isso é investir em um blog dentro do seu próprio site. Faça posts, regulares, sobre conteúdos relevantes para sua empresa e para seu cliente. Desse modo você aumentará o fluxo de usuários na sua página e poderá gerar oportunidades de negócio com qualidade e com quantidade. 

Quer saber mais sobre a importância de um site? Conheça nossos planos para criação de site e faça um orçamento para que possamos ajudar a sua empresa a atrair clientes. Estamos juntos nessa jornada.  

Compartilhe sua experiência nos comentários. Vamos adorar saber o que você achou. Até o próximo post! 

O DILEMA DAS REDES: 5 Lições que podemos tirar do documentário

Não seria nenhuma surpresa se você abandonasse de vez as redes sociais ou, pelo menos, restringisse o tempo que passa na internet depois de assistir ao documentário: “O Dilema da Redes”, disponível na Netflix. O filme do diretor americano Jeff Orlowski conta com a opinião de especialistas que vivenciaram de perto a ascensão das grandes empresas do Vale do Silício e faz um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre nossa vida. 

Ao mesmo tempo que é fascinante descobrir um pouco mais sobre o funcionamento das redes que tanto amamos, o filme trata de assuntos pesados e consegue ser um tanto quanto assustador. 

Para ajudar você a absorver melhor todo o conteúdo do documentário e entender todas as questões que ele aborda, separamos um conteúdo de primeira, com algumas lições importantes, que percebemos ao longo do filme. Continue a leitura e confira. 

5 lições aprendidas com o documentário

O documentário “O Dilema das Redes”, disponível na Netflix, mostra os inúmeros efeitos prejudiciais que as redes sociais exercem sobre nós. Ao olhar em volta, percebemos o quanto somos “manipulados” por esse sistema, e ouvir isso de ex-funcionários de empresas renomadas, como Google, Twitter, Facebook e Instagram, apenas reafirma nossa dependência e serve como um alerta. 

Para ajudar você a refletir sobre o assunto, abordado no documentário, e reavaliar o uso constante das redes sociais, separamos 5 lições que aprendemos com o “O Dilema das Redes”

Se somos todos viciados, pelo menos seremos viciados conscientes, certo?! Se é que tem que como… rsrs  

1. Se você não paga por um produto, você é o produto!

É estranho dizer isso, mas pode acreditar. Quando você não paga efetivamente por um produto na internet, o “produto” é você. É o chamado “capitalismo de vigilância”. 

Você já se perguntou qual a principal fonte de renda desses serviços “gratuitos”, como as redes sociais? Ao assistir ao documentário, descobrimos que é a publicidade. Mas, isso não significa que você não paga por eles. Pelo contrário, você está pagando com algo mais valioso que o dinheiro: seu tempo e as suas informações pessoais. 

É possível analisar seu comportamento, gostos e informações como, idade, sexo, localização e outros inúmeros detalhes sobre sua vida. A cada interação em alguma dessas plataformas, deixamos um rastro, possibilitando que as redes façam uma segmentação de todos os usuários, oferecendo aos seus anunciantes um público-alvo preciso, com base em sua rotina e gostos. 

Em resumo: Toda publicidade que aparece para você, definitivamente, não é aleatória. Se está no seu feed, é porque você faz parte do público-alvo desta campanha. 

2. Fake News se espalham 16x mais rápido

Uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) prova que Fake News se espalham 16 vezes mais rápido do que uma notícia verdadeira no Twitter. De acordo com a pesquisa, “ao analisarmos a dinâmica de difusão de rumores, descobrimos que os falsos se difundiram, mais rápido, mais profundamente e mais amplamente do que os verdadeiros”. 

Isso acontece porque as pessoas tendem a compartilhar mais informações “inusitadas” ou aparentemente inéditas. O fator “novidade” é muito influente no meio digital e isso mostra que as mídias têm poder de manipular eventos, opiniões e podem até mesmo, influenciar eleições, como é mostrado no documentário. 

3. As redes sociais criaram uma geração deprimida e ansiosa

Essa é uma das lições mais assustadoras. Preparados? 

O pesquisador Jonathan Haidt, PHD em psicologia social, relaciona o aumento dos índices de suicídio entre adolescentes com o uso frequente das redes sociais. 

No documentário é levantando o seguinte questionamento: quando o assunto é televisão, tudo é regulamentado. Mas, na internet, você está exposto à diversas propagandas a todo momento. Será que isso nos faz bem? 

Além de toda publicidade, nas redes sociais, também estamos em contato com centenas de milhões de usuários, que postam somente sucesso e felicidade – afinal, quase ninguém publica quando algo não sai como o planejado ou quando está triste, por exemplo.  

O contato com essa ostentação de alegria e perfeição afeta nossa percepção de autoimagem. E assim, começamos a enxergar apenas defeitos, tanto físicos, quanto relacionados à status e posses. Essa constante comparação pode gerar nos adolescentes um receio de encarar riscos e um isolamento social, que com o tempo desencadeia transtornos mentais como, depressão e ansiedade. 

4. Reconhecemos o perigo das redes, mas não admitimos o vício

Já se perguntou por que passamos tanto tempo nas redes sociais, apenas rolando o feed? No documentário, um menino pensa que fica apenas de 20 a 30 minutos na rede, mas quando vê o tempo de atividade, nota que ficou 6 horas no Instagram, por semana. 

Por que isso acontece? Mesmo tendo noção do uso excessivo, é difícil parar de usar as redes sociais.  Navegar e estar conectado se torna um vício e diminuir o tempo de atividade é complicado, pois essa redução causa uma queda de dopamina, o hormônio da recompensa que influencia o nosso humor e emoções. 

Parece loucura, né? Como uma rede social consegue toda essa influência sobre nós? Mas, isso é real e está cada vez mais presente no nosso dia a dia. 

As pessoas não admitem o vício, acham que estão no controle. No entanto, é nítido a resistência para assumir que há uma dependência de estar conectado online, e isso é preocupante. 

5. O algoritmo não trabalha a favor dos usuários

Por fim, as pessoas insistem em acreditar que o algoritmo trabalha a favor delas. Mas, a verdade é que ele trabalha a favor dos anunciantes. 

Os usuários são vistos apenas como produtos leiloados para os anunciantes que mais têm mais a ver com eles e seus interesses. Além disso, o algoritmo trabalha coletando “ruídos de interesse”, manipulando e cruzando esse rastro, entre marcas e pessoas. 

Para a rede social, as pessoas são apenas uma conta e um número de localização. Ou seja, são tratadas como mercadoria de troca. 

Recomendamos esses filmes e séries

Se você gostou do tema do documentário “O Dilema das Redes” e está procurando outros filmes no mesmo estilo, que nos estimulam a pensar quais são os limites referentes às redes sociais e a tecnologia, temos algumas recomendações para você. 

– A rede social: O filme conta a história de ninguém mais, ninguém menos, que Mark Zuckerberg, o criador da maior rede social do mundo, o Facebook. No filme, depois de se tornar o mais jovem bilionário da história, Zuckerberg precisa lidar com algumas complicações legais e pessoais. 

 
– AnonO longa se passa em um futuro em que a tecnologia tornou a privacidade uma ideia obsoleta. Ao decorrer da trama, um detetive tenta investigar um serial Killer que foi deletado de todas as imagens em arquivo. 

– Black MirrorEssa serie é de dar o que falar. Abordando o gênero de ficção cientifica e focada em temas obscuros e satíricos que examinam a sociedade moderna, em especial as consequências imprevistas das novas tecnologias, Black Mirror é um sucesso mundial, que nos deixa com a pulga atrás da orelha ao final de cada episódio. 

Separamos alguns episódios da série que ilustram bem as questões levantadas no documentário: 

Nosedive (1º episódio da 3ª temporada): Uma mulher desesperada para ser notada nas mídias sociais acha que tirou a sorte grande ao ser convidada para um casamento luxuoso, mas nem tudo sai como o planejado. 

Arkangel (2º episódio da 4ª temporada): Preocupada com a segurança da filha, uma mulher recorre a um dispositivo de última geração para monitorar sua localização e muitas outras coisas. 

Hang The DJ (4º episódio da 4ª temporada): Este aplicativo não só forma casais como prevê a data de validade da relação. Unidos pelo sistema, dois jovens decidem questionar sua lógica. 

Ficou curioso para ver o documentário na íntegra? Então não perca tempo. No pior dos casos, você só fica sabendo o que já sabe, somos todos viciados – fazer o que? É um mal necessário. Mas, no melhor dos casos, você começa a ver as redes sociais com um olhar mais crítico e, com um pouco de esforço e dedicação, pode até conseguir reduzir o tempo que gasta rolando seu feed.  

Estamos curiosos para saber sua opinião sobre todas essas lições. Compartilhe nos comentários qual foi sua experiencia com o documentário e até o próximo post! 

Os 7 melhores investimentos para atrair clientes

Os melhores investimentos para atrair clientes

O Brasil fechou o ano de 2020 como o maior número de empreendedores da sua história. O que significa que atrair clientes tem se tornado uma tarefa cada vez mais competitiva. 

Por isso, já não basta oferecer o melhor custo-benefício para conquistar novos consumidores. É preciso investir na experiência de compra e em um posicionamento estratégico de mercado.

Quer saber como o seu negócio pode se destacar entre a concorrência? Então, continue a leitura. No blog de hoje, vamos revelar os 7 melhores investimentos para atrair clientes para a sua empresa!

Descubra a sua persona

Provavelmente você já ouviu dizer que quem tenta falar com todo mundo, acaba não sendo ouvido por ninguém. Infelizmente — ou não —, este é um fato. E vale também para o mundo dos negócios.

De maneira geral, a persona é um personagem semi fictício que representa o cliente ideal de uma marca. Ou seja, aquela pessoa que tem tudo a ver com a sua empresa e que seria um consumidor fiel ao seu negócio.

Apesar deste ser um conceito do marketing digital, a verdade é que quanto mais definido for o seu público, mais próxima e assertiva será a sua comunicação com ele on e off-line. Logo, mais fácil será criar um relacionamento de confiança e transformar esta pessoa em um cliente. 

Tenha uma identidade visual

A identidade visual é a primeira impressão que as pessoas têm do seu negócio. Por isso, ter uma identidade bem definida é fundamental para atrair clientes. Desde o logotipo e cores principais, até o design do próprio estabelecimento.

Especificamente aplicada ao ponto de venda, esta estratégia pode ser entendida como Visual Merchandising. Que é a composição de estratégias de comunicação visual, marketing, arquitetura e design de interiores para valorizar os produtos e a própria marca e estimular os clientes a fecharem a compra.

Além disso, esta identidade também poderá ser aproveitada em toda a estratégia de marketing on e off-line da sua empresa. Como em posts de redes sociais e materiais gráficos. 

O mais importante é que este alinhamento visual demonstra, acima de tudo, profissionalismo e credibilidade. Dessa forma, é um grande diferencial para se destacar no mercado.

Ofereça um atendimento de excelência

Tão importante quanto atrair clientes, é garantir que eles possam voltar a fazer negócio com você. E, para isso, é essencial investir em um atendimento que seja referência em qualidade.

Para garantir que a sua equipe esteja preparada para oferecer este suporte, uma boa opção é investir em treinamentos e capacitações voltadas para o relacionamento com o público

Vale lembrar que, ao contrário do que dizem, o cliente nem sempre tem a razão. Mas, é importante que, ainda assim, a sua empresa possa oferecer o melhor atendimento possível para que as pessoas possam ficar satisfeitas com o seu negócio. Mesmo que não cheguem a finalizar a compra.

Aposte no marketing de referência

Com certeza você já se interessou por algum produto ou serviço recomendado por uma pessoa próxima, certo? E você não foi o único! Na verdade, grande parte das pessoas preferem consumir por meio de indicações.

Por isso, nem só de influenciadores digitais pode viver o marketing do seu negócio. O marketing de referência é uma estratégia que se baseia na indicação do seu produto por parte dos próprios clientes para amigos ou familiares.

Para isso, além do atendimento de excelência, aposte em uma boa experiência de compra e em um programa de vantagens em troca de indicações.

Crie um programa de fidelidade

Como vimos, para atrair clientes é importante criar uma espécie de relacionamento com o seu público-alvo. E, como qualquer relacionamento, este também deve ser uma via de mão dupla. Afinal, se o seu cliente te ajuda a crescer, por que não oferecer a ele um reconhecimento por esta parceria?

Geralmente, a melhor maneira de fazer esta oferta é a partir de um programa de fidelidade. Que é uma estratégia para fidelizar consumidores por meio de prêmios, sorteios ou acúmulo de pontos que podem ser trocados por outros itens.

Esta é uma forma de fazer com que o cliente se sinta reconhecido pela empresa. E, principalmente, que sinta o desejo de manter este relacionamento a longo prazo. Mas, além disso, esta também é uma das principais ferramentas para atrair novos clientes interessados por estas vantagens.

Faça promoções

Se um programa de fidelidade é uma estratégia eficiente para atrair clientes, as promoções são tanto quanto — ou mais. Isto porque elas oferecem uma proposta de benefício rápido. O que chama a atenção de consumidores mais imediatistas.

Uma boa estratégia para isso é oferecer promoções para a primeira compra. Assim, você incentiva ainda mais o possível cliente a dar o primeiro passo para conhecer o seu produto ou serviço.

Outras oportunidades imperdíveis para se destacar com promoções é nas datas sazonais. As mais comuns são: natal, dia das mães e dia dos pais, por exemplo. Entretanto, o melhor momento para a sua empresa precisa ser aquele que tenha alguma relação com o serviço que você oferece.

? Para todos os negócios: Como usar o marketing na Black Friday para aumentar as vendas?

Tenha um planejamento de marketing digital

Mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas à internet no mundo inteiro. Investir no digital já não é mais uma opção para se tornar mais competitivo. Mas, uma realidade essencial para conseguir se manter no mercado.

E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing digital não se limita às redes sociais. Embora este seja um importante canal para se aproximar do público, esta estratégia isolada não irá gerar um grande impacto para o seu negócio.

Para atrair clientes e garantir resultados efetivos — e lucrativos — é necessário ter um planejamento de marketing digital com estratégias integradas e personalizadas para o seu negócio.

Então, não fique atrás da concorrência! Fale com um especialista da Agência Contato e saiba como atrair mais clientes por meio de um plano de marketing digital que vai decolar os resultados da sua empresa! ?

11 exemplos de memes com nomes engraçados que aumentaram o engajamento de negócios

É fato de quando vídeo comerciais, como o do salão da Cabeleleila Leila, estouram, a repercussão midiática e engajamento neles aumentam. Isso porque, os memes com nomes engraçados se tornaram um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Dessa forma, muitos internautas tentaram imitar o anúncio por parecer um trava-língua. Mas, você sabia que isso se trata de uma estratégia de marketing viral que estimula o engajamento do público?  

Não é à toa que brincam que o brasileiro já nasce formado em publicidade, graças a criatividade para inventar memes de nomes engraçados para o alcance de público nos mais variados tipos de empreendimentos.

Sendo assim, selecionamos aqui os 11 melhores, ou pelo menos, os mais peculiares memes com nomes engraçados para você ver mais sobre como eles ajudam na divulgação de um negócio independente de sua área. Acompanhe abaixo. 



Os memes com nomes engraçados que impulsionaram negócios

Acompanhe a leitura do artigo e veja mais sobre quais são os 11 melhores memes com nomes engraçados que impulsionaram negócios

1. Cabeleleila Leila

Se você possui um aparelho com acesso à internet, com certeza assistiu ao vídeo comercial de um certo salão que bombou na web. A propaganda possui um anúncio que parece mais um trava-língua. 

” Cabeleleila Leila: cabelos, unhas, hidratação e unha. Cabeleleila Leila: venha fazer suas unhas, seus cabelos, e até mesmo hidratar suas madeixas de cabelo conosco” esse é parte do script da propaganda e muitos internautas se divertiram tentando repetir sua fala, o que resultou em paródias e risadas. 



Leila e seu sobrinho, Luiz Cláudio conquistaram toda a web com simpatia e humildade. O esperado, devido à grande repercussão online, era de que o salão estivesse o mais rápido possível e recebendo uma boa demanda de clientes. No entanto, foi uma surpresa quando veio a conhecimento do público, que o salão não existe. 

O comercial do salão é uma brincadeira do espetáculo “Sterblitch não tem um talk show: o talk show”, feito pelo humorista Eduardo Sterblitch, conhecido por suas participações no programa Pânico na TV. A ideia do talk show, que estreou em junho no aplicativo Globoplay, era criticar de forma irônica os comediantes adeptos a esse formato de apresentação. Com isso, uma série de propagandas engraçadas foram elaboradas para passar nos intervalos. O anúncio da Cabeleleila Leila foi um deles. 



2. SobranSheila

A proprietária desse estabelecimento fez a fusão do serviço que oferece com o próprio nome. Precisando fazer a SobranSheila? Fala com a Sheila. 



3. Outbeth 

Esse comerciante realizou um trocadilho entre a marca Outback e o termo “bathroom”, que significa banheiro em inglês. Mais chique que ir no toalete, só dizer que vai ao outbeth.  



4. Wesley Salgadão

Não há dúvidas que o Wesley Salgadão oferece grandes salgados por um precinho camarada. O nome da lanchonete faz referência ao cantor de forró Wesley Safadão. 



5. Épou

Essa loja de celulares criou seu nome brincando com a fonética da Apple e no lugar da maçã clássica, adotou uma pera mordida. Quer trocar de celular? Vai na Épou! 



6. Hugo Chaves 

Esse chaveiro homenageou o governante da Venezuela, Hugo Chávez ao combinar o nome dele com o serviço que oferece. 



7. Corta pra Mim

O salão faz uso do bordão “Corta pra mim” do apresentador Marcelo Rezende em seu nome e como forma de oferecer seus serviços. 



8. Tô no trabalho

Chega de mentir para sua esposa falando que tá no trabalho enquanto, na verdade, está no bar com os amigos tomando aquela cerveja gelada. Sendo assim, esse estabelecimento dá fundo de verdade para sua mentirinha. 



9. Churrasic Park

Os dinossauros foram extintos e algo me diz, que o dono desse carrinho de churrasco sabe o motivo. Dessa forma, vai um churrasquinho de dinossauro, aí? 



10. Pobr’s

O Pobr’s é uma lanchonete que possui a logo inspirada na estética e escrita do Bob’s. Além disso, ela oferece aquele sanduba que cabe no seu bolso. 



11. Senhor dos Pastéis

O Senhor dos Pastéis é autoridade no assunto quando se trata de pastéis. E se bobear, enquanto seu lanche é preparado, dá para bater um papo sobre a franquia de filmes Senhor dos Anéis. Isso que é diferencial competitivo! 



Marketing Viral na escolha do nome

Entenda mais sobre o marketing viral e como os memes com nomes engraçados ajudam na sua viralização

O Marketing viral consiste em todo material e campanha publicitária planejado para produzir divulgação de uma marca, produto ou serviço por meio do compartilhamento do público. Esse tipo de ação tem baixo custo de execução em comparação às mídias tradicionais. Além disso, a sua divulgação acontece quando os usuários recebem a mídia e enviam ou marcam outras pessoas. O conteúdo viraliza por explorar a conexão entre os usuários

Essa estratégia é pensada de acordo com comportamento humano. Costuma ser relacionada aos fatores culturais e outras tendências, como músicas, piadas e memes. Essas histórias são utilizadas com teor engraçado aplicado ao marketing e assim, ocorre uma propagação rápida por redes sociais.  

Apesar dos maravilhosos resultados da técnica de marketing viral, não é uma missão fácil criar uma campanha que se espalhe com tanto alcance. É preciso acompanhar tendências e ter como aliado um profissional de comunicação que possua conhecimento aprofundado sobre comportamento humano, criatividade e que pense rápido. A âncora dessa estratégia, normalmente, é algo do momento. Por isso, ela precisa ser feita no timing enquanto o meme, música ou história está em alta. 

A criatividade dos brasileiros na criação de nomes para negócios surpreende, como mostrado no início deste artigo. Eles utilizam trocadilhos que envolvem o tipo de serviço ou produto oferecido, juntamente com o nome do empreendedor. Também criam nomes que fazem referência a grandes marcas, artistas, desenhos, seriados e filmes.



Afinal, ao escolher um meme com nome engraçado, meu alcance aumenta na escolha do público?

Os empreendimentos brasileiros que adotam trocadilhos e referências baseados no repertório cultural são, em geral, microempresas em áreas residenciais e, muitas vezes, um comércio informal e popular. O público desses negócios consiste em moradores da região e familiares dos proprietários.  

Dessa forma, apesar de fugir dos padrões tradicionais para nomenclatura, usar um nome descontraído e com referência não prejudica seu negócio, desde que seja alinhado ao público que deseja atender. 

Sendo assim, esperamos que esse artigo tenha ensinado sobre marketing viral e proporcionado umas boas risadas com os memes. Conhece alguma empresa que possui nome com a famosa criatividade brasileira? Compartilhe nos comentários. 

Site fora do ar: O que fazer para resolver?

Durante a navegação na internet poucas cosas são tão frustrantes quanto se deparar com um site fora do ar. Os usuários esperam que no mundo virtual tudo funcione 24 horas por dia e ter uma página se funcionar pode ser péssimo para reputação de uma empresa.

Mas problemas acontecem a todo o momento e podem acarretar o mal funcionamento do seu website, este mal funcionamento pode resultar na perda de leads e vendas diretas ou seja: prejuízo.

Hoje queremos falar diretamente com quem tem um site e quer garantir que ele esteja sempre disponível. Se você é uma dessas pessoas, desfrute do nosso conteúdo a seguir.

Será que o problema está no site ou na sua conexão?

Verifique sua conexão

Esta primeira ação pode ser um pouco óbvia, mas acredite, pode sim acontecer e é importante descartar a possibilidade de estar com algum problema com a sua conexão de internet. Tente acessar outros sites e meça a sua velocidade por meio de algum velocímetro, o próprio Google possui um medidor de velocidade gratuito.

Cache do navegador

Cache é uma área de armazenamento de dados, nela são guardadas informações para um acesso futuro mais rápido, ajudando a poupar o seu hardware. Quando você tenta acessar muitas vezes um site com problemas, esse problema ficará salvo em seu computador e depois que ele for solucionado, quando você tentar acessar novamente o seu navegador irá abrir a imagem salva no cache, ou seja, estará com o erro e fará parecer que o site está fora do ar.

Para evitar isso, limpe sempre o cache do seu navegador ou tente acessar o site em questão em uma aba anônima.

Problema de rota

Se você nunca ouviu falar de “rota”, ela funciona da seguinte maneira: quando você tenta acessar um site, esse pedido irá sair do seu computador e vai passar por diversas operadoras, até chegar ao destino final onde o site está hospedado. Se houver algum problema em algum lugar nesta rota, o site pode parecer que está fora do ar. No entanto, qualquer pessoa fora desta conexão poderá acessar a página de destino normalmente.

O que causa a queda de um site?

Problemas com o servidor

É muito comum que falhas rápidas aconteçam nos servidores físicos e virtuais e isso pode causar a queda dos sites que estão hospedados neles. Sempre entre em contato com o suporte da sua empresa de hospedagem.

Ataque de hackers/DDoS

Os tão temidos hackers não precisam de uma motivação concreta para atacarem o seu site, Muitas vezes sua página pode ser atacada apenas por ser fácil de ser hackeada. Já o ataque DDoS é quando acontece uma tentativa em massa de acessos a um site por meio de computadores “zumbis”, isso pode sobrecarregar o servidor, assim ele não consegue dar conta de tantos acessos e seu site fica fora do ar.

Domínio expirado

Você lembra quando foi a última vez que renovou o domínio do seu site?

Pois é, um site fora do ar por conta de um domínio expirado é muito comum. A compra e renovação de domínios acontecem em períodos anuais e isso pode causar certo esquecimento. É bem verdade que as empresas de registram avisam com antecedência quando o seu domínio precisa ser renovado, mas você precisa manter o seu cadastro sempre atualizado.

Não fazer o pagamento de renovação do domínio gera o congelamento do mesmo. Após os 30 dias de domínio congelado, ele será disponibilizado publicamente mais uma vez e outra pessoa pode realizar o registro.

Erros na programação do site

Se seu site foi escrito com a linguagem PHP, existem alguns erros de programação que podem fazer com que a sua as páginas não sejam carregadas, deixando o site fora do ar. Mas para esses erros acontecerem é preciso que alguma alteração no código fonte tenha sido realizada para que o erro aconteça.

Quais as consequências de um site estar fora do ar?

Agora chegou a hora de falarmos o que pode acontecer se porventura o seu site ficar fora do ar…

Você está dando clientes para a concorrência

Não realizar negócios é maior consequência do seu site fora do ar. Já imaginou se o seu cliente tenta acessar a sua página e não consegue? Ele pode estar apenas procurando o seu telefone, e-mail ou alguma outra maneira de entrar em conato com você e sem obter o que procura, ele provavelmente irá atrás da sua concorrência.

Ter um site fora do ar pode causar uma mancha na reputação da sua empresa. Seus clientes podem se frustrarem. Muitas pessoas dificilmente podem retornar para vê-lo funcionando, gerando uma reputação negativa.

Queda do posicionamento no Google

Sim, todo aquele trabalho para deixar o SEO do seu site impecável pode ir por água abaixo. Em um de nossos blogs já falamos na importância do SEO e de se manter bem posicionado nas pesquisas do Google.

O fato é que um dos fatores de rankeamento é a velocidade de carregamento do seu site (Colocar link do site lento), aqui também é considerado se o seu site passa muito tempo fora do ar, fazendo a sua página ficar em posições cada vez mais baixas.

Equipe inoperante

Se o seu negócio depende que seu sistema esteja online, o seu site ficar indisponível significa que parte da sua equipe pode ficar pausada sem conseguir trabalhar. Isso é uma realidade para empresas que possuem suporte ao seu cliente diretamente através do seu site.

Perder vendas

Para falarmos a verdade, tudo o que citamos até aqui causa a queda na sua receita, alguns indiretamente e outros diretamente, no caso de um e-commerce. Se o seu negócio for uma loja virtual, o site fora do ar é um verdadeiro pesadelo. Isso significa que você está perdendo vendas e irá impactar diretamente no seu faturamento.

Como resolver o problema?

Identifique o problema

A primeira coisa a se fazer é não entrar em desespero. Só então você pode iniciar a investigação para entender por qual motivo o seu site está fora do ar. Cerifique-se de que o seu problema não é um dos que já falamos anteriormente, como a sua conexão com a internet.

Em seguida, use uma ferramenta de verificação externa. Ela irá identificar se o seu site está realmente no ar. Três delas são:

https://downforeveryoneorjustme.com/
http://currentlydown.com/
https://www.isitdownrightnow.com/

Depois de ter certeza que o seu site está fora do ar, entre em contato com a sua hospedagem. Ela ajudará a resolver o problema, caso ele esteja relacionado ao serviço prestado.

Corrija o Problema

O suporte da sua hospedagem será de grande importância neste momento. Ela pode apontar o real motivo que fez o seu site ficar fora do ar e existem medidas de correção que só o serviço contratado poderá realizar.

Um bom exemplo é no caso de um ataque DDoS, o suporte do seu serviço de hospedagem pode bloquear os IPs que originaram o ataque.

Tome providências para isso não acontecer novamente

É preciso identificar as chances que este acontecimento tem de acontecer novamente e o que a sua hospedagem oferece como medida de segurança. Ter uma hospedagem de qualidade confiança é essencial para o seu site, busque utilizar um serviço com boas referências e se preciso mude para um serviço mais estável e potente.

Como evitar que o site fique fora do ar?

Existem ações de prevenção que estão ao seu alcance.

Tenha um site otimizado

Ter uma página que demora a carregar não ajuda em nada e isso pode ser a causa da sobrecarga do seu servidor. Por isso ter um site otimizado é tão importante e sobre isso já demos informações muito valiosas neste post (linkar mais uma vez o post do Gabriel).

Conheça o desempenho do seu site com o Page Speed Insights.

Invista na segurança do seu site

A segurança do seu site é extremamente importante. Neste caso, utilize senhas fortes, programas de antivírus e tudo o que for nesse sentido pode ajudar.

Conheça o desempenho do seu site com o Page Speed Insights.

Escolha uma hospedagem de qualidade para ter estabilidade

Como já falamos anteriormente, ter um serviço de hospedagem confiável é essencial. Sem ela, nem o melhor trabalho que você realizar em todos os outros serviços irá resolver.

Busque uma hospedagem reconhecida e que seja ideal para o seu tipo de site, só assim você poderá ficar um pouco mais descansado e sem preocupação.

Manter o site da sua empresa funcionando corretamente pode não ser o mais simples dos trabalhos, mas certamente é muito recompensador e o seu negócio só tem a ganhar. Esperamos que você tenha aproveitado todas as nossas dicas e esteja preparado para resolver este problema.

Compartilhe este conteúdo e continue acessando o nosso blog pra mais conteúdos como este.

A Importância da Buyer Persona e Brand Persona – Estudo de caso

Todo negócio deve diariamente aperfeiçoar a sua maneira de atingir o seu público e para isso existem inúmeras ferramentas e estratégias, mas existe alguns primeiros passos e entre eles estão as personas que abordaremos neste artigo.

A persona é considerada indispensável para qualquer estratégia de sucesso, ela é a base do marketing digital da sua empresa.

O primeiro conceito de persona surgiu em 1996, em um artigo de Alan Cooper, considerado o pai das personas. Hoje o conceito inicial possui muitos outros desdobramentos, a teoria foi crescendo e por isso, temos muito assunto para abordar nesse texto.

Continue com a gente até o fim e conheça tudo o que você precisa saber sobre buyer persona e brand persona.

O que é persona?

Persona nada mais é do que um perfil fictício com características pessoais para uma representação. Quando criadas, elas ajudam o a sua marca a entender melhor que é o seu cliente e qual a necessidade dele, por exemplo.

Por meio das personas é que podemos montar estratégias inteiras de marketing digital, além de direcionar esforços e fazer com que eles sejam mais assertivos. Você entenderá melhor o conceito de persona a seguir, quando explicarmos o que é Brand e Buyer Personas.

Brand Persona

Sabe aqueles anúncios cheios de estilos que exaltam conceitos das marcas, causas defendidas e não falam sobre nenhum produto ou serviço? Este é um exemplo de Brand Content. Assista ao vídeo “Os últimos desejos da Kombi” produzido pela Volkswagen para se despedir da Kombi.

Analisando o vídeo vemos que a a montadora alemã não deseja vender nenhum produto, pelo contrário, o seu produto em questão foi parado de produzir e deixou órfãos inúmeros amantes da Kombi. Este é um esforço que mostra que a marca entende e conhece o seu público, criando esta ação para reafirmar isto.

De presente ainda temos a criação de uma persona. A Volkswagen transformou a Kombi em um personagem real com emoções, desejos e bom humor. Esta ainda não é uma brand persona, mas você vai entender onde queremos chegar.

A Brand Persona da sua marca nada mais é do que a personificação dos seus conceitos, do que ela acredita, a sua missão tudo aquilo que ela deseja realizar. A atitude e personalidade podem ser consideradas os traços mais importantes de uma pessoa e com a sua marca não é diferente.

Criar a Brand persona da sua empresa pode ter um processo parecido com o que foi realizado pela Volkswagen com a Kombi. Esta é uma maneira de criar empatia com o seu público, conversar com ele e mostrar no que a sua empresa acredita.

Você pode criar um documento e contar a história da sua empresa como se ela fosse uma personagem. Relembre cada detalhe importante, a escolha do nome, criação da logo e ao decorrer perceba o quanto ela irá se assemelhar a uma pessoa. Logo depois defina os seguintes pontos:

  • Tom de voz
  • Constelação semântica (grupo de palavras que se repetem)
  • Gírias
  • Formas de argumentar
  • Referências que ela usa ao falar
  • Citações e autores que ela admira
  • Gírias e regionalismos

Estes serão os pontos que estarão presentes na comunicação da sua marca com o seu público, sempre que necessário releia o documento que você criou e siga estas diretrizes.

Buyer Persona

É muito simples: se a Brand persona é a “personificação” da sua empresa, a Buyer persona é a representação do seu cliente ideal.

No processo de criação da sua Buyer persona você irá descrever com detalhes o seu comprador, a pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço. Quando falamos “com detalhes”, é com detalhes mesmo!

Veja alguns dos pontos que devem ser abordados na criação da sua Buyer persona:

  • Idade;
  • Cargo;
  • Hábitos;
  • Frustrações;
  • Desafios;
  • Crenças;
  • Hobbies;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Quais mídias preferem;
  • Quem os influencia;
  • Quais tecnologias usa;
  • Onde busca informação;
  • Critérios de decisão na hora da compra;
  • Momento da jornada de compra em que se encontra.

A sua marca só pode ter uma Brand persona, caso contrário ela seria diagnosticada com bipolaridade. Mas você pode sim ter duas ou mais Buyers personas e o que determinará isso é a sua estratégia de comunicação.

É óbvio que o mesmo produto não agradará a gregos e troianos, mas ele pode sim agradar vários perfis de pessoas e estes perfis devem ser representados por Buyers personas. O indicado é que a sua marca tenha até 5 perfis realmente relevantes para o seu negócio.

Na hora de criar uma Buyer persona é preciso fazer perguntas de caráter demográfico e pessoal, especificar qual tipo de conteúdo ela consome e o que elas esperam da sua empresa.

Buyer Persona é a mesma coisa que público-alvo?

De maneira geral, a representação de público-alvo é bem mais ampla que do que a Buyer persona.

É importante entender que a definição de público-alvo vem antes da definição do seu cliente ideal. O público-alvo não fornece informações e dados suficientes para a criação de uma estratégia eficiente de marketing digital.

Na hora de diferenciar, imagine que o seu público-alvo são pessoas que podem querer o seu produto. Já a sua Buyer persona é o seu consumidor ideal.

Como o Magazine Luiza melhorou seu marketing com a definição de personas?

Sem dúvida alguma, esta é a Brand Persona mais famosa do Brasil. A Lu (Brand Persona do Magazine Luiza) é uma estratégia genial que saiu do âmbito empresarial e de planejamento e tomou a forma de um mascote.

A Lu ganhou uma representação em 3D e está presente nas campanhas de tv e internet, em todos os canais ela é peça chave para a comunicação do Magalu. Ela foi inspirada na Luiza Trajano, fundadora da rede de lojas e está sempre pronta para solucionar todas as dúvidas de clientes e seguidores.

Para entender melhor, assista ao vídeo:

A personagem possui todos os pilares da empresa e é o maior sucesso nas redes sociais. Outro ponto que vale lembrar é quanto a estratégia de Buyer persona também é muito bem elaborada. Além de ser uma das maiores redes de lojas do país, o Magazine Luiza possui também um dos maiores ecommerces. Logo, para todo esse sucesso é preciso ter Buyers personas muito bem definidas e conversar diretamente com o público ideal.

Estudo de caso LiuGong Latin America

A LiuGong Latin America é cliente da Agência Contato há vários anos e um dos serviços que prestamos é a Gestão de Redes Sociais. Queremos usar este cliente como exemplo para demonstrar como utilizamos a Estratégia de Personas com ele.

A marca

Por mais de 60 anos, a LiuGong Machinery Corporation tem sido líder no setor de produção de equipamentos para construção civil na China. A partir da construção da primeira carregadeira de rodas moderna do país, a LiuGong vem evoluindo e se consolidando como uma das empresas globais de equipamentos de construção com o mais rápido crescimento no mundo, oferecendo uma linha completa de máquinas intuitivas para trabalhos pesados a proprietários de equipamentos de construção civil que são constantemente desafiados a fazer mais com menos. 

Hoje, com atuação nos cinco continentes, o mercado externo responde por 30% das vendas da multinacional, com a meta de chegar a 40% em 2020. O gráfico de crescimento tem se acentuado. Nos últimos dois anos, a LiuGong figura entre as 3 empresas de maquinário pesado que mais cresceram no ranking mundial de fabricantes.

Agora que você conhece um pouco melhor sobre a marca, falaremos sobre as personas.

Brand persona

A Brand persona da LiuGong Latin America precisa demonstrar a força dos seus equipamentos e abordar termos técnicos que demonstram a autoridade da marca no assunto. Estas são as características da Brand persona da marca:

  • Tom de voz: Técnico e informativo
  • Constelação semântica: Força, produtividade e trabalho pesado.
  • Gírias: Aquelas usadas pelo público-alvo. EX: Top.
  • Formas de argumentar: Falar dos atributos de cada equipamento e as conquistas da marca.
  • Gírias e regionalismos: Evitamos utilizar regionalismos, pois a sua abrangência é em toda a américa latina.

Estas características estarão presente em todos os postos de contato da LiuGong com o seu público, isso ajuda a criar a personalidade da marca e uma coerência em todos os materiais criados para a empresa.

Buyer persona

Na LiuGong Latin America trabalhamos basicamente com duas personas. A primeira são donos de empresas que trabalham com máquinas pesadas e operadores de máquinas pesadas, que também são ouvidos por seus patrões na hora da decisão de compra de um novo maquinário.

Esta divisão inclusive nos guia em quais redes sociais atuamos.

Persona 1

Jorge, 30 anos: casado, é o gestor de uma empresa de mineração, tem um perfil analítico e focado em números, que conhecer inovações que podem melhor o desempenho de sua empresa.

Para ele é importante investir em equipamentos de bom desempenho, que justifique o seu custo e traga verdadeiras melhorias para os processos da empresa. Além de usar o Facebook e Instagram, ele possui um perfil profissional no LinkedIn onde prefere agrupar todos os seus interesses profissionais.

Para esta persona, a LiuGong trará publicações com a pelos mais racionais e que destacam a economia e desempenho de seu equipamento. Informações sobre o mercado e organização interna da empresa também são oferecidas para que o Jorge conheça melhor a marca e como ela se destaca no mercado.

Persona 2

Flávio, 28 anos: não tem formação superior e trabalha como operador de máquinas em uma empresa de construção civil. É casado, tem dois filhos e vive com a família.

Desde criança, Flávio sonhava em ser operador de máquinas e trabalhar diariamente com estas grandes máquinas. Ele está presente no Facebook e Instagram para se relacionar com amigos, participa de grupos e segue perfis que falam sobre maquinário pesado. Sua motivação profissional é ter contato os lançamentos das grandes marcas.

A LiuGong vai trazer para o Flávio informações importantes sobre o seu maquinário, benefícios que as máquinas oferecem ao operador, além de falar de assuntos que ele julga importante e fazer publicações e promoções para a sua interação.

Esperamos que você tenha entendido os conceitos de Brand e Buyer personas e a importância delas para a sua marca. A equipe da Agência Contato está à disposição para você e sua empresa com soluções estratégicas para o seu negócio.

Continue acompanhando o nosso blog e entre em contato conosco para solicitar a sua proposta de serviço.

Design para Rede de Display

Anunciar definitivamente é algo que toda merca precisa fazer, seja para conseguir novos clientes, fidelizar aqueles que já fazem negócios com ela ou até mesmo propagar os valores desta empresa. Existem várias maneiras de realizar estes anúncios, uma delas é a Rede de Display do Google.

Neste artigo você vai entender melhor o funcionamento desta modalidade de anúncio e no final você pode conferir, aqui mesmo no Blog Contato, um artigo falando sobre o Facebook Ads.

O que é e como funciona a Rede de Display

Estima-se que mais de 90% dos usuários da Internet em todo o mundo são alcançados pela rede de display.

A rede de display é um grupo de mais de dois milhões de sites e aplicativos associados ao Google (Gmail, Youtube e outros) que recebem publicidade paga.

Os sites e aplicativos parceiros do Google possuem espaços destinados a exibição dos anúncios. Conforme a segmentação feita na campanha para a Rede de Display do Google Ads, os anúncios são exibidos para clientes em potencial em canais definidos.

A mecânica é bem parecida com a do Facebook Ads. Com a rede de display podemos atingir usuários antes mesmo de começarem a pesquisar produtos e serviços da sua empresa.

Ela também pode ser utilizada como remarketing, alcançando pessoas que já tiveram interesse pelos produtos e serviços de uma empresa, mas não concluíram a compra.

Dica: saiba como conseguir um cupom de desconto Google Ads.

Finalidades da Rede de Display

Existem três finalidades de anúncio na Rede de Display do Google Ads. É necessário saber exatamente o objetivo da sua campanha para escolher a finalidade que melhor se adequa a sua estratégia.

   – Anunciar produtos e serviços

Você pode simplesmente anunciar um produto da sua marca direcionado ao público correto. Isso ajuda na visibilidade do produto, despertando o interesse do consumidor.

    – Remarketing (recomendada)

Essa provavelmente é a mais utilizada por ecomerces e você já foi atingido não uma ou duas, mas várias vezes. Sabe aquele sapato que você estava pesquisando e que a agora persegue você a todo site que você navegue? Então…

Basicamente é instalado um código na página do produto e ele captura os seus dados, então posteriormente você será impactado com propagandas sobre aquele produto em praticamente qualquer site que faça parte da Rede de Display do Google.

    – Aumentar o reconhecimento da marca (recomendada)

Se a sua empresa é nova no mercado e precisa fazer com que as pessoas conheçam a sua marca, esta é uma opção bastante interessante. Aqui o objetivo é puramente institucional, sem interesse em vendas no momento. A sua marca que ser vista.

Tipos de anúncio

E na hora de escolher o tipo de anúncio, o que levar em consideração? Claro que você sempre deve visar a estratégia da sua campanha, assim poderá escolher o tipo que mais colabora para o seu sucesso. Eles podem ser:

  • Anúncios de texto: Anúncios da rede de pesquisa que aparecem na rede de display.
  • Anúncios de imagem: Este é um dos grandes atrativos da Rede de Display. É possível explorar diversos formatos e ser muito criativo. As imagens têm uma capacidade maior para engajar e converter.
  • Anúncios de vídeo: Você pode anunciar no YouTube com vídeos de várias durações, exibidos antes do vídeo que o seu público que realmente assistir.
  • Anúncios de mídia rica: Estes anúncios trazem uma abordagem interessante, inovadora e podem ser interativos. Animações, carrosséis e outros formatos. Uso de HTML5.

Formatos

Tipos de arquivos

A Rede de Display do Google suporta inúmeros tipos de arquivos para que você possa utilizar em seu anúncio. Mas fique atento, a plataforma limita os tamanhos dos arquivos em 150KB.

  • Formatos de imagem:  GIF, PNG e JPG
  • Formatos HTML5:  ZIP com HTML e, opcionalmente, CSS, JS, GIF, PNG, JPG, JPEG E SVG
  • Formatos de HTMLT para AMP: ZIP contendo 1 documento HTML e até 39 recursos de mídia.

Tamanho dos anúncios

Cada site ou aplicativo possui uma diagramação própria para exibir as informações ao seu usuário. Isso faz necessário a existência de vários tamanhos e de banners.  Ao adaptar o seu anúncio a estes tamanhos, ele poderá ser exibido em mais sites e aplicativos, atingindo um público maior.

Quadrado e retângulo

200 × 200

Quadrado pequeno

240 × 400

Retângulo vertical

250 × 250

Quadrado

250 × 360

Widescreen triplo

300 × 250

Retângulo inline

336 × 280

Retângulo grande

580 × 400

Netboard

Arranha-céu

120 × 600

Arranha-céu

160 × 600

Arranha-céu largo

300 × 600

Meia página

300 × 1050

Retrato

Cabeçalho

468 × 60

Banner

728 × 90

Cabeçalho

930 × 180

Banner superior

970 × 90

Cabeçalho grande

970 × 250

Quadro de faturas

980 × 120

Panorama

 

Dispositivos móveis

300 × 50

Banner para celular

320 × 50

Banner para celular

320 × 100

Banner grande para celular

 

Responsivo

Os tamanhos dos anúncios HTML5 responsivos são determinados pelo espaço disponível.

 

Políticas do Google

A publicidade paga do Google deve respeitar as políticas do Google Ads. Existem várias regras que devem ser seguidas, como conteúdo político, consumo de bebidas alcoólicas, informações falsas, conteúdo impróprio e outros.

Mas se tratando de imagens, podemos destacar as seguintes:

Formato de imagem do feed:

  • Não é permitido imagens do feed em um formato incompatível. São permitidas somente nos formatos PNG, JPG, JPEG ou GIF

Tamanho do arquivo de imagem do feed

Não é permitido imagens de feed com mais de 11,4 MB e imagens de feed com mais de 6 milhões de pixels.

Imagens que possuem uso restrito ou proibido:

  • Conteúdo adulto
  • Conteúdo sexualmente explicito
  • Imagens de abuso infantil
  • Conteúdo que incentivam e promovem a violência, ódio, intolerância sexual ou religiosa, racismo e outros;
  • Conteúdo que infrinja alguma norma de conselho federal (Médicos, Dentistas e Outros)

A Rede de Display do Google é uma grande aliada para várias campanhas de publicidade. São muitos detalhes que precisam ser considerados e a ajuda de uma equipe especializada é imprescindível. Podemos ajudar você com estratégias que irão ajudar o seu negócio. Entre em contato com a gente.

E se você gostou deste conteúdo, leia outros artigos sobre Marketing Digital em nosso blog.

Meu site está lento: o que fazer para carregar rápido?

A velocidade de carregamento do seu site é um dos parâmetros considerado pelo Google para rankeamento do seu site nos resultados de buscas. Então, é muito importante que o seu negócio possua um site com carregamento rápido para que ele seja mais bem posicionado nas pesquisas do Google.

Ter um site lendo também significa perder acessos, afinal a maioria das pessoas não têm paciência para aguardar o carregamento de uma página. Você mesmo, aguarda o carregamento completo de um site lento ou desiste e corre para outro?

Continuando com nosso conteúdo sobre Marketing Digital em nosso blog, falaremos sobre o que pode causar lentidão na sua página e o que pode ser feito para resolver este problema. Veja a seguir.

O que deixa o site lento?

São muitas variáveis para que um site fique lento. Estamos falando desde a escolha do tema, tamanho das imagens e/ou vídeos, quantidade de plug-ins, interações e redirecionemos, até mesmo a escolha da hospedagem.

Ensinaremos você a detectar e solucionar problemas de velocidade do seu site WordPress!

Por que um site que demora para carregar é problemático?

A todo instante potenciais leads buscam por algo na internet. Se chegarem ate seu site, e ele não responder no tempo que precisam (imediatamente), logo vão sair e ir ate outro site.

Site lento é prejuízo!

Consumidores compram pela internet

Como parte da rotina do público, a compra online é bem rotineira atualmente. Porém ainda há muita desconfiança em qual site é seguro de comprar. Certificado ssl, selos de grandes empresas, finalizadores de compras renomados são também critérios de confiança em um site. Porém a velocidade do site também atesta a seriedade daquele ecommerce. A rapidez na resposta do site via muito além de só testar a paciência de seu cliente, também confirma o profissionalismo daquela empresa e plataforma. 

Diminua a velocidade de seu ecommerce e aumente as vendas nele!

Ranking do Google

Site perfeito não significa apenas que ele é bonito, e sim aquele em que gera resultados! As posições mais cobiçadas de um site são as da primeira página do Google. E acredite, um site lento pode arruinar todo seu trabalho de SEO.

Priorize a velocidade de seu site, tanto quanto preza por um bom conteúdo e uma boa aparência.

Usabilidade

Muito além de dispor conteúdo de forma fácil para um usuário, a usabilidade de um site pode ser medida as respostas que aquele site apresente. Grandes intervalos de carregamentos de páginas, imagens ou textos, podem e vão atrapalhar o uso de seu website, com isso o leitor pode sair antes mesmo de encontrar a informação na qual ele buscava.

Experiência do Usuário

Otimizar a velocidade de um site é também pensar na experiência de quem estará acessando-o. Já imaginou um site pesado, demorando muito para abrir e consumindo todos os dados móveis de um celular? Pois é! Algo terrível de acontecer.

Surpreenda seu usuário com um site rápido!

Qual o tempo de carregamento ideal para um site?

Contratar uma hospedagem de qualidade

Pense em tudo que você busca na hora de contratar uma hospedagem. Pense em velocidade, ferramentas, e-mails, suporte e muitas outras coisas.

Pesquise bastante, entre em contato com cada empresa. Tenha confiança naquela em que você pretende contratar. A hospedagem ficara responsável por armazenar e distribuir seu site, então é uma tarefa bem importante e não deve ser feito por qualquer um.

A qualidade da hospedagem muitas vezes pode ser medida através de relatos de usuários, relatos em fóruns, nas funções e ferramentas dispostas pelo hoster e pela qualidade nos atendimentos prestados pela empresa.

Revisar e otimizar Javascript, HTML e CSS

Verifique e otimize apenas os códigos necessários para o bom funcionamento de seu site!

Codigos em excesso, efeitos visuais exagerados, grandes quandidades de pop-ups, js, html ou css personalizados instalados podem ser um grande vilão.

Visando isso, atente-se a usar apenas aqueles que dão real sentido para seu site! Esqueça efeitos de clique exagerados, transições animadas ou ate excesso de widgets desnecessários.

Utilize minificação em seu css, html ou js. Isso pode lhe economizar uma grande redução do tempo de carregamento.

Coloque carregamento de fontes, imagens ou outros códigos para carregar de forma tardia.

Todas essas funções podem ser facilmente ativadas através de plug-ins. Indicamos os seguintes:

Revisar e otimizar Javascript, HTML e CSS

Use apenas recursos necessário

Verifique a estrutura de seu site, confira se não há plug-ins e scripts externos que não estão sendo utilizados. Faça uma verificação e tente deixar seu site o mais leve possível!

Reduzir o tamanho das imagens

Talvez um dos principais vilões da otimização de sites, são as imagens!

Todas imagens merecem uma atenção especial ao serem preparadas para um site. Devemos observar alguns fatores para que nossas imagens estejam preparadas para o website:

  1. Peso e tamanho: Imagens grandes e pesadas são os erros mais comuns.

Se vamos utilizar uma imagem apenas para ilustrar não existe a necessidade dela estar em uma resolução maior do que precisamos. Não acha?

Para isso indicamos analisar o local onde a imagem vai ser utilizada, redimensionar de acordo com a necessidade e sempre que possível salva-la ou converte-la para uma imagem otimizada para web.

                         Opção ‘’Salvar para web’’ no Photoshop.

                         Arquivo > Exportar > Salvar para a Web

  • Otimize as imagens utilizando compactadores online, como o Tiny PNG.
  1. Utilize os novos formatos: Estamos acostumados em utilizar apenas png e jpeg durante a construção de sites, mas quando temos formatos criados especialmente para essas funções! Em especial indicamos o formato webp, criado pela própria Google e basicamente acessível por qualquer navegador atual, seja desktop ou mobile.

Para utilizarmos o Webp, temos duas formas:

  • Upload de imagens diretamente em webp.
  • Compactando imagens atuais de um site WordPress.

Upload de imagens Webp no WordPress

Para subir imagens em Webp diretamente no WordPress, precisamos apenas ativar um plugin: WP Enable WebP

Para salvar imagens no formato Webp, podemos utilizar o próprio Photoshop:

                         Arquivo > Salvar Como > Formato: WebP

Ou podemos utilizar conversores online como o Convertio:

Compactando imagens atuais de um site WordPress

Para compactar imagens diretamente do WordPress, é uma tarefa bastante simples. Utilizaremos o Plugin WebP Express, e faremos a configuração de acordo com nossas necessidades.

Caso utilize CDN, você pode configurar para uma otimização ainda melhor!

Habilitar o cache

Em praticamente todos os casos, quando acessamos um site, tudo que foi carregado fica salvo em nosso navegador, e quando vamos acessar novamente ele será salvo outra vez. Então porque não aproveitar estes dados salvos e aumentar nossa velocidade?

Utilize do cache do navegador e servidor, evitando assim a necessidade de consultas demoradas ao banco de dados.

Utilize um simples plugin, porem poderoso!

Limitar os reastreadores web (web crawler)

A todo momento nosso site está sendo encontrado por robôs de indexação de diversas ferramentas de busca, com intenção de deixar nosso site sempre atualizado dentro dos buscadores.

Porem um pequeno problema destes robôs, é o acesso a todas as pastas e páginas de nosso site, tornando uma navegação lenta. Para otimizarmos a tarefa deste robozinho, podemos criar um arquivo de regras de acesso, chamado robot.txt, limitando o acesso dele a paginas e pastas que realmente devem ser indexadas, evitando a sobrecarga do site!

Limitar os reastreadores web (web crawler)

A todo momento nosso site está sendo encontrado por robôs de indexação de diversas ferramentas de busca, com intenção de deixar nosso site sempre atualizado dentro dos buscadores.

Porem um pequeno problema destes robôs, é o acesso a todas as pastas e páginas de nosso site, tornando uma navegação lenta. Para otimizarmos a tarefa deste robozinho, podemos criar um arquivo de regras de acesso, chamado robot.txt, limitando o acesso dele a paginas e pastas que realmente devem ser indexadas, evitando a sobrecarga do site!

Pense em CDN

CDN (Content Delivery Network) é uma ferramenta onde distribui dados de nossas hospedagens para diversos servidores do mundo! Com isso o acesso a essas informações é apontado de forma geográfica através da proximidade do usuário com o servidor, otimizando em grande quantidade a velocidade de um site.

Indicamos o Cloudflare como um ótimo CDN, gratuito e fácil de utilizar. E o melhor de tudo, você pode integra-lo com o Webp Express e o WP Fastest Cache e obter resultados ainda mais satisfatórios!

Teste a velocidade do seu site com estas 8 ferramentas gratuitas

Veja algumas das melhores ferramentas gratuitas para entender a velocidade de seu site:

Google PageSpeed Insights

https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

Meça a velocidade de seu site, diretamente ao Google com a ferramenta Google PageSpeed Insights.

Obtenha um relatorio de velocidade Mobile e Desktop, e um relatorio de oportunidades de melhoras.

GTmetrix

https://gtmetrix.com/

Entenda tudo que acontece durante o carregamento de seu site. Veja quais os recursos mais pesados, quais as oportunidades de melhoras e ate mesmo tutoriais de como resolve-los.

Google Test My Site

https://www.thinkwithgoogle.com/intl/en-gb/feature/testmysite/

Maior parte dos usuários atualmente estão em dispositivos moveis, por isso o Google Test My Site faz teste de velocidade e otimização do site em dispositivos mobile, apontando os erros, podendo fazer comparativos com concorrentes e marcando a evolução de seu site mês a mês.

Pingdom

https://www.pingdom.com/

Pingdon é uma ferramenta incrível, onde mapeia todas a requisições, tamanhos de arquivos e tempo de carregamento de cada requisição. Apresenta os dados na forma de um mapa muito bem legendado, facilitando ainda mais os trabalhos dos desenvolvedores.

Dareboost

https://www.dareboost.com/en

Com notas de 0 a 100, o Dareboost apresentar de forma muito clara as oportunidades de melhora de nossos sites. Além de também apresentar na mesma pagina uma pequena instrução de como contornar aquele problema.

Image Analysis Tool

https://webspeedtest.cloudinary.com/

Esta incrível ferramenta é focada nas imagens do site. Ela acusa o tamanho atual e o tamanho ideal para aquele arquivo, além de também indicar o uso do formato webp caso não esteja utilizando.

Uptrends

https://www.uptrends.com/tools/website-speed-test

O Uptrends lhe permite selecionar a localização de onde gostaria que o teste fosse realizado, medindo e apontados todos os erros assim como os demais. Uma boa solução para verificar como anda a saúde de seu CDN em vários locais diferentes.

KeyCDN Website Speed Test

https://tools.keycdn.com/speed

Um pouco mais aprofundado em códigos, o KeyCDN tem uma interface simples e intuitivam, onde pode lhe mostrar em quais códigos seu site precisa de maior atenção seja em códigos, recursos ou imagesn.

Porque anunciar no Facebook Ads mudará o seu negócio?

O que é o Facebook Ads e como essa ferramenta de anúncios pode ajudar o seu negócio dentro de uma estratégia de marketing digital.   

Você já deve ter ouvido o ditado “a propaganda é alma do negócio”, mas você já parou para pensar que ele está totalmente correto?

Saber vender o seu produto ou serviço é uma das chaves para o sucesso do seu negócio, por isso é tão importante anunciar. No entanto, fazer propaganda poderia ser algo bastante caro há alguns anos, mas a internet chegou para mudar nossa formar de comunicar, até na hora da propaganda.

O Facebook é a maior rede social da nossa atualidade, os números já contam 2,6 bilhões de usuários mensais. Depois de dar essa informação para você, queremos fazer una pergunta, por que não anunciar no Facebook?

Existe a enorme possibilidade de o seu público-alvo estar presente nesta rede social e você pode anunciar o seu produto para estas pessoas por meio do famoso Facebook Ads, Face Ads para os íntimos.

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook, nela você pode criar anúncios que serão exibidos do próprio Facebook, no Instagram e sites parceiros da sua rede de display.

Nos anúncios você pode utilizar imagens e vídeos de seus produtos, além de ter opções para diversas de tipos de anúncios com finalidades distintas.

Se sua empresa possui uma página para a sua empresa, é fato que existe a necessidade de realizar anúncios para ganhar mais visibilidade e alcance com as suas publicações e isso é culpa do tal Algoritmo do Facebook.

Algoritmo do Facebook

Antes de falar sobre anúncios, é preciso entender como o algoritmo Facebook funciona.

Já parou para pensar como as publicações e anúncios nas redes sociais são exibidas para você? Os algoritmos existem para que você tenha contato apenas com postagens que sejam relevantes para você e para isso, existem uma infinidade de variáveis que são consideradas. Algumas delas são:

  • O que você curte
  • Com quem você interage
  • O que você compartilha
  • Em que páginas você deixa comentários
  • Os perfis que você segue.

É claro que no Facebook e Instagram não seria diferente e é este algoritmo que cria a necessidade de você investir em anúncios no Facebook.

No início do Facebook e depois também no Instagram, as publicações apareciam no seu feed de forma cronológica. Depois, para que estas plataformas fossem monetizadas e gerassem mais receita, foi implantado o feed por relevância.

Mesmo que você siga determinada pessoa ou página, seu perfil só terá contato com as publicações dela se você demonstrar interesse pelo conteúdo por meio de curtidas, comentários e outras interações.

Perfis pessoais e comerciais

O Algoritmo do Facebook ainda faz a distinção de perfis pessoais e comerciais. Perfis de empresas possuem alcance das suas publicações reduzido drasticamente, forçando assim a realização de anúncios para que uma boa parcela de pessoas seja atingida.

Mas não adianta dar uma de espertinho e tentar usar um perfil pessoal camuflado por um perfil comercial.  Os anúncios no Facebook só podem ser realizados por empresas, assim como outras funções muito interessantes para negócios.

Apenas alcance orgânico não basta

Quando um usuário curte a sua página, comenta uma publicação ou preenche um formulário sem a influência de algum anúncio, chamamos esta ação de uma “ação orgânica”.

Seria um paraíso que todos os resultados ou a maioria deles fossem orgânicos. O problema é que o próprio Facebook diminui o alcance orgânico das páginas. E você precisa sim anunciar no Facebook para ter bons resultados.

Estudo indicam que, em alguns casos, uma publicação pode ser exibida apenas para 5% dos seguidores de uma página.

É por isso que uma marca não pode confiar apenas em resultados orgânicos para desenvolver a sua estratégia nas redes sociais e neste caso, o Facebook Ads é a melhor solução.

O Facebook Ads pode ser a solução para superar e melhorar o alcance orgânico

A boa notícia é que qualquer empresa pode realizar anúncios no Facebook e Instagram utilizando o Face Ads. Não importa o seu faturamento, existe ao menos uma possibilidade de anúncio para a sua realidade.

Além disso, são tantas possibilidades de direcionamento e finalidades que podemos encontrar no Facebook Ads, que esta ferramenta é praticamente obrigatória para uma estratégia de Marketing Digital.

Direcionamento de anúncios para usuários relevantes

Todos esses usuários do Facebook depositam diariamente na rede social informações importantes sobre suas personalidades, desejos e comportamento. São essas informações que o Facebook utiliza para direcionar anúncios aos seus usuários. As opções de direcionamento que você irá encontrar no Facebook são:

  • Localizações: Direciona anúncios para pessoas com base em localizações. Por exemplo: país, estado, província, cidade, distrito congressional, CEP ou código postal.
  • Idade: Direciona anúncios para pessoas de uma faixa etária.
  • Gênero: Direciona anúncios para mulheres, homens ou pessoas de todos os gêneros.
  • Idiomas: Direciona anúncios para usuários de determinados idiomas.
  • Direcionamento detalhado: Inclui ou exclui pessoas de um público com base em critérios como dados demográficos, interesses e/ou comportamentos.
  • Conexões: Inclui ou exclui pessoas do público com base em conexões com Páginas, aplicativos ou eventos.

São muitas as possibilidades apresentadas pela plataforma e se você conhece bem o seu público, a probabilidade de realizar um anúncio assertivo é muito maior.

Mensuração dos resultados

Medir seus resultados é muito mais fácil com anúncios nas redes sociais.

O Facebook Ads possui uma série de métricas e indicadores que mostrarão se a sua estratégia está sendo bem executada. Saiba quantas pessoas visitaram sua página, quantas acessaram o seu site ou até mesmo, quanto das ligações e mensagens que você recebe vieram do Instagram ou Facebook.

Por meio do Pixel do Facebook você também pode monitorar ações dentro do seu site e ter acesso a inúmeras outras informações com esta ferramenta. Porém, isso só é possível com a utilização do Facebook Ads.

Determinar o quanto você deseja gastar por dia

Como dissemos anteriormente, não importa o tamanho do seu negócio, você pode fazer anúncios no Facebook. Isso é possível pois você pode investir qualquer valor na plataforma. Mas é importante lembrar que existem tipos de campanhas que precisam de um valor mínimo para ser realizada e que, com um orçamento reduzido, o alcance dos seus anúncios será proporcional.

Formas de cobrança

Também existem duas opções para a cobrança de seus anúncios no Facebook Ads: Boleto e Cartão de crédito. Assim você pode ter a liberdade de escolher o melhor atende a sua empresa.

Se optar pelo cartão de crédito, é necessário que você delimite um valor mensal para que não haja surpresas na fatura do seu cartão.

Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre anúncios no Facebook e a plataforma Facebook Ads. Sabemos que, para algumas pessoas, tudo ainda possa parecer um pouco confuso e difícil, por isso você e sua empresa podem contar com os serviços da Agência Contato.

Em caso de qualquer dúvida, entre em contato com a gente e compartilhe esse conteúdo com ouras pessoas.

Redes Sociais em Tempos de Coronavírus

Redes Sociais em Tempos de Coronavírus:

Devo continuar postando?

Em meio a tantas incertezas que estamos enfrentando com a COVID-19, é muito comum que você esteja se perguntando como proceder e que atitudes tomar para que sua empresa continue bem.

Sabemos que no impulso a primeira ideia que vem à mente é cortar gastos e preservar a saúde financeira do seu negócio. E é neste ponto que queremos te ajudar, focando, é claro, no assunto que entendemos melhor: marketing digital.

Como as redes sociais podem me ajudar neste momento?

É interessante continuar investindo nelas? Se você quer obter respostas para essas perguntas, está no lugar certo.

Até o fim da leitura deste material, você estará mais calmo e saberá exatamente o que fazer.

Todos estão em casa

Vamos parar para pensar um pouco. Para conter a pandemia de coronavírus, autoridades de saúde em todo o mundo tem aconselhado as pessoas para que permaneçam em suas casas e evitem a disseminação do vírus.

Logo o comércio, indústrias, escolas e várias outras instituições fecharam suas portas para preservar a saúde da população, evitando aglomerações.

Hoje, estas pessoas estão em casa e, com opções restritas de lazer, elas estão buscando na internet e redes sociais maneiras de distrair suas mentes.

Sim, mais do que nunca as pessoas estão recorrendo às mídias sociais para ter mais informações, conversar com amigos, ter contato com seu artista preferido e inúmeras outras atividades.

Então, queremos fazer uma pergunta: com todo esse tráfego e acesso nas redes sociais, você acha que o seu negócio deveria dar um tempo ou parar com as estratégias de marketing digital?

A resposta é não! Partindo desse ponto de vista, esse um momento nos obriga a nos  relacionarmos com o nosso público, de outras maneiras, claro, e colher bons frutos dessa interação.

1. Não pare de publicar nas redes sociais

Esta é a nossa primeira e grande dica para você.

O seu público está passando por incertezas nesse momento, assim como você. O que a sua empresa pode fazer por essas pessoas é a grande questão.

Perceba que agora você deve se dedicar a entendê-los mais a fundo, e a melhor forma de fazer isso é utilizando as redes sociais.

Com a ajuda dessas ferramentas, você pode estabelecer diálogo com o seu público, fazer e responder perguntas, gerando assim mais proximidade.

Mas, para isso, não adianta abordar assuntos aleatórios e que pouco tenham relação com a sua empresa.

Conteúdo relevante

Sempre que falarmos em redes sociais, falaremos do tal conteúdo relevante.

Mas o que é um conteúdo relevante e por qual motivo ele tão importante para os meus seguidores?

Essa pergunta é muito fácil de responder, vamos lá?

Digamos que o seu negócio seja um restaurante de comida saudável com atendimento presencial e entrega com aplicativos de delivery.

Seus seguidores estão no seu perfil principalmente pelas opções de alimentação saudável que você oferece e esse já é um assunto relevante para conteúdo.

Então você pode abordar os seus pratos, benefícios do consumo de determinado alimento, dicas de exercícios e outros assuntos que complementem a ideia principal do seu negócio.

Mas agora a situação é outra, você não pode realizar o atendimento presencial e isso influenciou no seu faturamento.

Pessoas com hábitos saudáveis se preocupam mais com a saúde e estão preferindo fazer sua própria comida por medo de algum tipo de contaminação com o vírus durante o preparo ou até mesmo no processo de entrega.

Sua melhor opção agora é, por meio das redes sociais, mostrar o quanto você está sendo cuidadoso no preparo dos pratos e tranquilizar os seus clientes.

Esse é um conteúdo extremamente relevante para você neste momento e muitos outros também podem surgir.

O que queremos dizer é que não adianta continuar com as publicações em seus perfis e se dedicar a falar única e exclusivamente sobre a COVID-19, já que este é o assunto do momento.

Essa é a hora de mostrar para seus clientes que vocês estão passando este momento juntos e que você pode sim ajudar de alguma maneira.

Faça perguntas e entenda o que seu público está pensando neste momento, assim você saberá o que ele realmente precisa e isso é fantástico.

Lembre-se, as pessoas estão seguindo a sua marca por causa da sua comida saudável.

Conseguiu visualizar esse exemplo do restaurante de comida saudável? Agora imagine esse método aplicado no seu negócio. Como seria? Que tipo de conteúdo você pode postar?

Fugir desta realidade não é a melhor ideia, conteúdo relevante é falar sobre aquilo que você domina explorando inúmeras possibilidades. O que nos leva ao próximo tópico.

2. Seja uma autoridade na sua área

Quando falamos em autoridade online, significa que aquela marca ou empresa é reconhecida por seus clientes e concorrentes por ser especialista em determinado assunto.

Essa autoridade é o que todos buscam e é a chave para ser lembrado.

Dificilmente você será autoridade em todos os assuntos, atenha-se ao seu negócio e esse já será o seu primeiro passo.

Será que você estará ajudando o seu público divulgando informações imprecisas sobre a pandemia ou será que replicar o conteúdo de um órgão renomado é mais seguro?

Separamos algumas dicas para ajudar você a construir a sua autoridade nas redes sociais.

Foque no seu público-alvo

Essa dica está presente em toda estratégia de marketing digital. Seu público-alvo são seus possíveis clientes, e fugir deste parâmetro será um de seus maiores erros.

Se você possui uma loja de bicicletas, você deve abordar em suas publicações o quanto você entende do assunto, qual equipamento é o melhor para determinado fim, por qual motivo as pessoas devem escolher você, falar da sua equipe, etc.

E não adianta apenas falar, mostre isso.

O exemplo conta muito, então mostre os bastidores do seu negócio, faça vídeos com dicas simples de manutenção, faça resenhas de equipamentos e tudo que faça o seu público se sentir confortável em adquirir seu produto ou serviço.

Tenha um conteúdo próprio

Conhecer a sua concorrência, saber o que ela está fazendo também é muito importante no marketing digital.

Mas seja original, crie o seu próprio conteúdo e evite replicar o que outras marcas fazem.

Isso pode ajudar em alguns casos, mas não levará à sua autoridade em determinado assunto.

3. Gere engajamento com seus seguidores

Uma métrica muito mais importante que o número de curtidas em uma publicação ou seguidores em uma página é a sua taxa de engajamento.

Certamente você já ouviu essa palavra antes, mas você sabe o que ela significa nas redes sociais?

O engajamento é medido pelas interações do seu público com as suas publicações por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos espontâneos. Esse indicador servirá como um termômetro para entender se a sua estratégia nas redes sociais está funcionando.

E ter um bom engajamento nas redes sociais não é fácil. É preciso entender o seu público e saber do que ele gosta.

Empresas que se concentram mais em criar valor para sua marca do que aumentar imediatamente a sua receita tendem a ter taxas maiores de engajamento.

O objetivo disso é criar valor de marca com seu cliente, para que ele entenda a sua postura e vista a sua camisa.

A criação de valor de uma marca não está apenas nas redes sociais. Está presente na relação com seus funcionários, na qualidade do seu serviço ou produto, sua postura com o meio ambiente e causas sociais e inúmeros outros parâmetros.

As redes sociais são uma excelente vitrine para expor o bom comportamento da sua empresa e seus seguidores certamente retribuirão essas atitudes.

4. Qual postura evitar?

Uma das leis mais certas da internet é que nada pode ser apagado, uma publicação mal intencionada pode não ter volta.

Este é um assunto bastante delicado, e para isso, nada melhor que o bom senso.

Todos estamos vivendo a mesma situação e espera-se que as pessoas tenham um pensamento comunitário nessa hora.

Toda marca ou empresa que adotar uma postura duvidosa neste momento pode não ser vista com bons olhos.

O esquema de oferta e procura realmente fará com que o valor de alguns produtos tenha certo aumento nesse período. Contudo, é preciso atenção com algumas posturas que podem ser muito prejudiciais, como por exemplo, cobrar valores altíssimos por determinado produto ou serviço se aproveitando da situação de fragilidade em que as pessoas se encontram.

Entenda que é justamente em momentos como esses que temos a oportunidade de fazer a diferença.

Nessa fase, o importante é pensar no futuro.

Não meta os pés pelas mãos em busca de um lucro momentâneo ou de maneira fácil.

É muito mais proveitoso empenhar seus esforços em práticas que trarão um bom resultado a longo prazo. Seus seguidores não esquecerão disso.

Marcas que se preocuparem com seu cliente e buscarem maneiras de aliviar a tensão durante o período de pandemia de coronavírus serão lembradas de forma muito positiva no futuro.

Para evitar qualquer erro na conduta das suas redes sociais, aqui vão as dicas:

  • Procure não abordar excessivamente o assunto da COVID-19 se sua empresa não tem algo realmente de novo para acrescentar ao seu público. Se você puder ajudar com alguma questão relacionada ao assunto, faça. Mas deixe as notícias para canais jornalísticos e dicas de saúde para perfis com foco na área.
  • Não cobre valores abusivos. Marcas estão repercutindo de forma positiva fazendo o contrário. Então, se você puder oferecer um desconto ou qualquer tipo de facilidade, será uma ótima atitude!

Acertando na estratégia

Se você já tem uma estratégia delimitada de atuação nas redes sociais e não precisou mudar nada devido ao cenário atual, pare agora mesmo. Algo deve estar errado.

Ninguém estava preparado para o que estamos enfrentando, e por isso, possivelmente a sua estratégia precisa ser revista.

Algumas empresas tiveram que fazer algumas adequações. Outras precisaram realizar muitas mudanças.

Talvez seja até o caso de deixar um pouco de lado tudo o que estava sendo feito.

Fato é que agora as pessoas estão buscando mais conforto e a sua empresa precisa pensar sobre isso.

Empatia, responsabilidade e equilíbrio. Esses são os pilares nos quais você deve se apoiar para tomar qualquer decisão nessa fase.

Volte ao topo do funil

No momento da criação de conteúdo para as redes sociais, é sempre importante lembrar do funil de vendas.

Ele guia o Marketing de Conteúdo auxiliando a direcionar os esforços de convencimento.

Na parte superior do funil estão as pessoas que ainda não conhecem a sua empresa ou o produto que você oferece.

Aqui é onde se inicia toda a jornada de convencimento. É nessa fase que devemos começar a despertar o desejo no público.

Muitas vezes nem é necessário citar diretamente a nossa marca ou o produto que queremos vender.

O objetivo desse esforço inicial é criar uma necessidade.

No ponto intermediário do funil de vendas encontram-se as pessoas que já conhecem a necessidade pelo produto/serviço que sua empresa oferece e é este o momento de demonstrar que você é a melhor opção.

Na última etapa, estão os Leads Qualificados.

São pessoas que passaram por todo o processo de educação e estão prontos para tomar a decisão de compra e receber um contato do seu time de vendas.

Depois de relembrar todo o esquema do funil de vendas do Marketing de Conteúdo, queremos dizer que este é um excelente momento para voltar os seus esforços para as pessoas que estão no topo do funil.

Então, aposte em conteúdos que conversem com seus atuais seguidores, mas que também ajude a conquistar novos.

Ah! E ser quiser saber mais sobre o que é o funil de vendas e como você pode aplicá-lo ao seu negócio a Agência Contato tem um post completo que trata desse assunto que trata desse assunto.

Otimismo sempre

Da mesma maneira que você chegou até aqui em busca de informações que te auxiliem a conduzir a sua empresa da melhor forma durante esse período, seus seguidores também estão buscando por isso nas redes sociais.

Então, ofereça a eles a sua contribuição. Cada um pode ajudar à sua maneira e ser lembrado no futuro por isso.

Não se esqueça de ser otimista, todos precisamos de boas perspectivas no momento.

Aposte em conteúdos leves e bem humorados se o seu público permitir.

Invista em jogos e quizzes nas redes sociais, essa pode ser uma boa estratégia para engajamento.

No mais, também queremos dividir o nosso otimismo com você.

A Agência Contato realmente acredita em um futuro próspero esperando por nós e que juntos vamos vencer essa fase.