Saiba tudo sobre o WhatsApp Business com o nosso Guia Completo

Aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger, WhatsApp, WeChat, Viber ou Telegram, por exemplo, possuem bilhões de usuários e estão se tornando cada vez mais populares, não apenas entre usuários comuns, mas também nas empresas.  

Mas, sem dúvidas, um dos mais populares é o WhatsApp. E como ele não é bobo nem nada, o aplicativo já foi logo se apressando e lançou uma versão dedicada a atender, especialmente, as necessidades das empresas, o WhatsApp Business

Quer entender melhor o que é e como funciona essa versão? 

Nós, da Agência Contato, criamos um guia completo, que contém tudo o que você precisa saber para adotar esta versão do aplicativo em sua empresa! Então, sem mais delongas, vamos ao nosso guia! Boa leitura. 
 

O que é WhatsApp Business? 

O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp pessoal, muito utilizado por pequenas e médias empresas. Esse aplicativo é gratuito e foi desenvolvido especialmente para atender às necessidades dessas empresas.  

Com o WhatsApp Business você consegue se conectar melhor com os clientes, destacar seus produtos e/ou serviços e responder perguntas durante o processo de compra de cada cliente. 
 

Onde baixar o WhatsApp Business? 

Assim como o aplicativo de uso “doméstico”, o WhatsApp Business também se encontra disponível para download na Google Play Store ou na Apple Store. Basta buscar o seu nome na barra de pesquisas. É importante observar que há um “B” de Business no ícone do aplicativo para torná-lo único.  

Para se cadastrar e começar a aproveitar todas as vantagens disponíveis no WhatsApp Business é muito simples, confira o passo a passo: 

  1. Faça o download e abra o aplicativo; 
  1. Concorde com os termos e condições e continuar para o próximo passo; 
  1. Permita o acesso aos seus contatos, fotos e arquivos; 
  1. Insira e verifique o seu número de telefone; 
  1. Aproveites os benefícios do aplicativo e impulsione suas vendas. 

Mas, fique de olho! Caso o seu número de celular já for usado no WhatsApp pessoal, o aplicativo irá notificar e sugerir que você transfira o seu número de telefone para o WhatsApp Business. Então, basta aceitar a sugestão e clique em “Continuar”. Por fim, digite o código de verificação enviado via SMS e comece a usufruir a ferramenta. 
 

Conta Comercial no WhatsApp Business 

A primeira coisa que o aplicativo irá sugerir é que você crie uma “conta comercial”. Ao concordar com essa criação, você poderá incluir informações úteis para seus clientes, como: 

  • Uma breve descrição do seu negócio; 
  • Qual o seu horário de atendimento; 
  • Seu endereço físico (com direito a mapa); 
  • Endereço de e-mail; 
  • Suas redes sociais; 
  • O site da empresa. 
     

Tipos de conta Comercial no WhatsApp Business 

Entre os tipos de contas no WhatsApp Business, você se deparará com três tipos: 
 


Conta comercial regular 

Toda conta criada no WhatsApp Business se tornará uma conta comercial. Fato! 

No entanto, o WhatsApp não garante que a conta pertença realmente à marca/empresa em questão. 

Com uma conta comercial regular você consegue acessar as ferramentas de negócios do WhatsApp e tem um perfil que contém informações comerciais sobre você. Essa conta também é o primeiro passo para as demais variações de conta disponíveis no WhatsApp Business. 
 


Conta comercial oficial 

Trata-se de uma conta que recebeu uma verificação do aplicativo, comprovando que o número de fato se trata a uma marca/empresa própria. 

No cabeçalho da conversa, esse reconhecimento pode ser visto quando um ícone verde é exibido ao lado do nome do contato da marca/empresa. Outra diferença é que, mesmo que o usuário não salve o seu número em seus contatos, o nome do seu negócio também aparecerá no cabeçalho da conversa para o cliente. 

Todas as ferramentas de uma conta normal também estão disponíveis neste tipo de conta do WhatsApp Business. 

Quer saber como verificar sua conta? Infelizmente isso não depende de nós. É o próprio WhatsApp que realiza a verificação com base em diversos critérios e de forma voluntaria. 

A única coisa que cabe a nós é tentar acelerar esse processo, solicitando uma análise de confirmação. Mas, isso não nos garante o deferimento, ok?!  

Para realizar essa solicitação, basta acessar a página do Facebook Business/WhatsApp
 


Conta comercial confirmada 

Outro tipo de conta do WhatsApp Business é a conta comercial confirmada. Ela possui exatamente os mesmos privilégios de uma conta comercial regular. 

A única diferença entre eles é que a marca/empresa confirmada ganha um símbolo cinza e uma marca ao lado do número de contato. Mas, vale lembrar que, esse símbolo não prova que a marca seja autêntica, ao contrário do visto verde das contas oficiais. 
 

Funcionalidades e Recursos do WhatsApp Business que você precisa conhecer 

Como dissemos, o WhatsApp Business se concentra nas micro e pequenas empresas e traz algumas funcionalidade e recursos que devem promover a interação entre empresas e clientes. Entenda cada uma delas e saiba como aplicá-las em seu negócio. 
 


Informações sobre o seu negócio 

Um dos principais recursos do WhatsApp Business é a possibilidade de adicionar, além da foto de perfil e do status, informações como endereço completo, horário comercial, descrição do negócio, e-mail, redes sociais e o site da empresa. 

Todos esses dados podem ser facilmente inseridos nas próprias configurações do aplicativo. Assim o perfil se torna mais atraente profissional, uma vez que os seus clientes poderão encontrar suas informações rapidamente. 
 


Etiquetas 

Você pode organizar todas as suas conversas etiquetando-as! Basca abrir o menu da conversa que queira etiquetar (aquele com três pontinhos, sabe?!), depois clique em “adicionar tags à conversa” e escolha os rótulos a serem incluídos ou crie um novo rótulo otimizado nessa mesma tela. 

Você também pode alterar essa etiqueta sempre que achar necessário, como por exemplo: de “pagamento pendente” para “pago”. 
 


Respostas Automáticas 

Outro benefício que o WhatsApp Business oferece é a ferramenta de respostas automáticas, onde você pode salvar as mensagens enviadas com mais frequência. Para cadastrar uma resposta rápida é muito simples! Você só precisa abrir o menu e ir em configurações da empresa. 

Nessa página, o aplicativo dará a você três opções para que você escolha qual a finalidade daquela resposta. Dentre as opções, temos duas que se enquadram nas respostas automáticas. São elas: 

  1. Mensagem de ausência; 
  1. Mensagem de saudação. 

Configure sua mensagem de ausência para que, mesmo que você não possa responder naquele momento, seu cliente tenha um posicionamento da sua marca/empresa. Você também pode definir uma mensagem de saudação para enviar automaticamente para os novos clientes que entrarem em contato com você. 

Depois de definir qual o tipo de mensagem você quer cadastrar, você deverá clicar em (+) para adicionar o texto que quiser e ainda tem a possibilidade de incluir até mesmo emojis em sua mensagem, para deixá-la mais personalizada ainda. 
 


Respostas Rápidas 

Além das opções de mensagens automáticas, o WhatsApp Business ainda disponibiliza uma terceira opção, as respostas rápidas. Com elas você pode selecionar as mensagens mais enviadas e depois reutilizá-las para responder às perguntas mais comuns que sua empresa recebe. 

Para configurar suas respostas rápidas, basta seguir o mesmo passo a passo das mensagens automáticas, que explicamos anteriormente. 

Além de poder otimizar as mensagens cadastradas, você ainda consegue definir um atalho para cada mensagem. Isso pode facilitar o seu atendimento, tornando-o mais ágil e eficaz. Esse atalho sempre começará com uma barra /nomedoatalho. Você também pode definir até três palavras-chave para encontrar a mensagem adequada a situação ainda mais rápido. 
 


WhatsApp Web 

Se preferir, você também pode usar normalmente o seu WhatsApp Business na versão desktop para gerenciar seu negócio com mais facilidade. Para começar a usar o seu WhatsApp Web, basta clicar AQUI, ou você pode baixar o aplicativo para desktop
 


Estatísticas 

O WhatsApp Business também fornece acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas com sucesso por pessoas interessadas em seus produtos e/ou serviços. Mas, infelizmente, só é possível visualizar esses dados por meio do seu aplicativo móvel. 

Para acessar as estatísticas, não tem mistério! É só abrir o seu menu, ir em “configurações”, depois em “configurações da empresa” e clicar em “estatísticas”. Pronto! Lá você consegue ter acesso a quantidade total de mensagens enviadas, mensagens entregues, mensagens lidas e mensagens recebidas com sucesso. 
 

Vantagens de usar o WhatsApp Business 

O WhatsApp Business oferece recursos exclusivos que não estão disponíveis na versão “doméstica” do aplicativo, sempre com o objetivo de melhorar a comunicação entre a empresa e os clientes.  

Além de todas as ferramentas que já dissemos aqui em nosso guia, as vantagens de aderir o Business são realmente impressionantes. Dentre elas podemos destacar: 


Conhecer o usuário 

Os dados disponibilizados pelo WhatsApp Business, em especial os dados sobre mensagens enviadas, recebidas e lidas, além de funcionarem como um e-mail marketing, te auxiliando a acompanhar o funcionamento e o rendimento da lista de potenciais clientes, também ajudam na avaliação do desenvolvimento da relação entre você e o seu consumidor.  
 


Canal de comunicação rápido e prático 

Por se um canal de comunicação descontraído, confortável e eficiente, investir no WhatsApp Business como uma forma de se relacionar com o cliente pode ser uma ótima escolha para sua empresa. Afinal, o aplicativo permite que você se conecte intimamente com o seu consumidor. O que facilita o plano de aproximação entre sua marca/empresa e o seu público-alvo. 

Quanto mais os consumidores entrarem em contato com você, especialmente de maneira voluntária, mais eles estarão suscetíveis a concretizar uma compra em sua empresa. 
 


Também é um canal para vendas 

Uma conta comercial no WhatsApp Business pode representar um canal de vendas simples e eficaz para sua empresa. Uma vez que se trata de uma plataforma onde o cliente pode encontrar seus produtos e/ou serviços com facilidade, tirar suas dúvidas e até mesmo efetuar sua compra, tudo com o mesmo atendente. 

Ou seja, só de optar por uma ferramenta que simplifica a experiência do comprador e que dispensa etapas burocráticas para que o usuário, enfim, consiga finalizar sua compra, você pode estar garantindo uma venda a mais para sua empresa. 
 

Dúvidas frequentes sobre o WhatsApp Business 

Desde que a versão Business do WhatsApp foi lançada, muitas dúvidas pairaram na mente de diversos empresários. Então, para ajudar você, que quer aderir essa ferramenta ao seu negócio a fim de melhorar sua comunicação no atendimento ao cliente, separamos os principais questionamentos sobre o WhatsApp Business. Confira: 
 


Preciso pagar para usar o WhatsApp Business? Ou ele é gratuito? 

Para nossa alegria, não é necessário pagar nem um real. Assim como o aplicativo pessoal, o WhatsApp Business também é 100% gratuito. 
 


Posso usar o mesmo número para a conta pessoal e empresarial? 

Não é possível ter o mesmo número cadastrado nas duas contas. 
 


Preciso ter um celular com suporte para dois chips caso queira usar as duas versões do Whatsapp? 

Isso não é necessário. No entanto, você precisará receber o código de ativação para configurar seu WhatsApp Business via SMS ou por ligação. Em outras palavras, você pode trocar o chip do seu telefone até receber o código ou pode recebê-lo em outros aparelhos, sem nenhum problema. 
 


Posso usar o um telefone fixo como número do Whatsapp Business? 

Por mais estranho que pareça, a resposta é sim! Você pode usar um telefone fixo como número para sua conta no WhatsApp Business. 

Basta estar perto do telefone para ouvir o código de ativação. Mas, a Contato já vai deixando o alerta: a probabilidade de um cliente em potencial achar no mínimo estranho um número de telefone fixo ser o WhatsApp da sua empresa é bem alta rsrs. 
 


Posso ser banido do Whatsapp Business? 

Pode sim. Então, fique atento as mensagens que envia. 

Você não será avisado pelo WhatsApp que sua conta será banida com nenhuma antecedência. De uma hora para a outra você pode se deparar com uma notificação do tipo: “Seu número foi banido pelo WhatsApp”. 

Se você tem o costume de enviar mensagens que são vistas como spam, através de uma lista de transmissão, e muita gente denuncia você, então as chances de poder continuar usando esse número em uma conta do WhatsApp, seja ela pessoal ou Business, é bem baixa. 
 

Passo a passo para começar a usar o Whatsapp Business 

1. Baixe o Aplicativo 

Baixe o WhatsApp Business gratuitamente na Google Play Store ou na Apple Store e abra o aplicativo em seu telefone. 
 


2. Aceite os termos de condições de uso e permissões do app 

Leia os termos de serviço do WhatsApp Business e clique em “concordar e continuar” para aceitá-los. 
 


3. Insira o número de telefone atrelado a essa conta 

Selecione seu País no menu para adicionar o código correspondente e, em seguida, insira seu número de telefone. Toque em “seguinte” e depois em “ok” para receber o código de confirmação de seis dígitos por SMS ou chamada telefônica. Quando terminar, basta digitar o código. 
 


4. Complete o seu perfil comercial 

Digite o nome da sua empresa, selecione a categoria que mais se encaixa com o seu negócio e adicione uma foto de perfil. Toque em “conhecer” e em seguida em “perfil comercial”, só então você poderá adicionar informações importantes sobre sua empresa, como endereço, horário comercial, entre outras coisas que já citamos ao longo do guia. 
 


5. Configure uma mensagem de saudação 

Crie uma mensagem de saudação, que será enviada automaticamente aos novos clientes que entrarem em contato pela primeira vez com a sua empresa ou após 14 dias de inatividade.  

Para configurar essa mensagem, é simples: Clique no menu, em seguida em “configurações”, “configurações da empresa” e depois em “mensagem de saudação”; ative a opção Enviar mensagem de saudação; modifique a mensagem tocando nela, depois clique em “ok” e finalize apertando o botão “salvar”. 
 


6. Configure uma mensagem de ausência 

Crie também uma mensagem de ausência. Com ela você permite que seus clientes saibam da sua disponibilidade para responder suas perguntas.  

Para configurar uma mensagem de ausência, é só seguir os mesmos passos da mensagem de saudações, mas ao abrir a opção “configurações da empresa” clique em “mensagem de ausência”. Muito simples! Não tem erro e o retorno é positivo, pois esse tipo de cuidado faz com que o cliente se sinta especial e querido pela marca, facilitando sua fidelização.  
 
 


Bônus 1: Como migrar a conta do Whatsapp Messenger para o Whatsapp Business 

Para mudar sua conta de WhatsApp pessoal para WhatsApp Business basta seguir alguns passos: 

  1. Faça o download gratuito do aplicativo do WhatsApp Business como já explicamos anteriormente; 
  1. Em seguida, no seu aplicativo pessoal, abra o menu e selecione “conversas”, então faça o backup no Google Drive de todas as suas conversas. Isso garantirá que você consiga acessar qualquer conversa a qualquer momento; 
  1. Abra o WhatsApp Business e clique em “concordar e continuar” para que possa começar a criar sua conta; 
  1. Autorize o acesso do aplicativo aos seus contatos; 
  1. Confirme sua conta com o código enviado para o número cadastrado em sua conta Business e em seguida, clique em “continuar”. Se você usa a verificação em duas etapas, só precisa inserir o código configurado para prosseguir; 
  1. Por fim, basta cadastrar as informações da sua marca/empresa. Ao inserir todas as informações necessárias, toque em “avançar” para finalizar a criação da sua conta no WhatsApp Business. 

 
Bônus 2: Conta banida no Watsapp Business 

Antes de continuar, é necessário saber por que o WhatsApp optou por uma medida tão drástica como o banimento de sua conta. 

Saber o que fez com que a plataforma o punisse desse jeito é um fator importante para que você consiga evitar que isso aconteça novamente no futuro.  
 


Motivos do banimento 

Pode haver muitos motivos para que o WhatsApp decida por banir alguma conta, mas os mais comuns são: 

  • Enviar mensagens em massa: Quando você dispara um grande número de mensagens para pessoas que nunca falaram com você; 
  • Ser denunciado e/ou bloqueado por inúmeros usuários: O WhatsApp não divulgou o número exato de pessoas que precisam denunciar e/ou bloquear você para que sua conta seja banida. No entanto, como todos sabemos, na maioria dos casos, isso acontece quando os usuários recebem mensagens indesejadas vindas de você. Então fique de olho e avalie bem suas mensagens; 
  • Automação de WhatsApp: Caso você use alguma automação do WhatsApp não permitida e envie uma série de mensagens para o mesmo cliente, ou se optar em usar alguma plataforma não oficial para fazer isso; 
  • Versões modificadas do aplicativo: Aplicativos como “WhatsApp Plus”, “WhatsDog” e “GB WhatsApp” são aplicativos não oficiais desenvolvidos por outras empresas, que violam diretamente os termos de serviço do WhatsApp; 
  • Venda de produtos não autorizada: Em primeiro lugar, como qualquer outra plataforma na Internet, você deve assumir responsabilidades e obrigações ao utilizá-la. Portanto, é importante entender quais tipos de serviços e produtos você pode vender dentro do WhatsApp Business. Para ter acesso a lista de produtos, basta clicar AQUI

Agora que você sabe quais os principais motivos que levam ao banimento de sua conta no aplicativo, fique atento e evite ações que possam colocar em risco o seu número de contato. Não queremos que perca o direito de usufruir dos benefícios que essa plataforma pode proporcionar à sua empresa. 

 
Como resolver 

Se você acha que seguiu boas-práticas, honrou com os termos e condições da plataforma e acredita que essa punição foi um tanto quanto injusta, você pode recorrer a essa ação e solicitar suporte no botão disponível junto ao aviso de banimento. 

Assim, você poderá explicar o seu ponto de vista, argumentar e fornecer evidências se julgar necessário. A equipe do WhatsApp irá verificar se alguma política foi ou não violada e poderão restaurar seu número. 

Como você pode ver, o WhatsApp Business é uma ferramenta muito importante que pode ajudar empresas, como a sua, de várias maneiras. 

Por ser uma plataforma com uma capacidade de criação de oportunidades excepcional, a Contato aconselha que você adote essa ferramenta como parte da sua estratégia de comunicação o mais rápido possível! 

Gostou do nosso guia completo sobre WhatsApp Business? Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Então, compartilhe com seus amigos e ajude-os a entender melhor essa outra versão do tão famoso aplicativo de mensagem. Será um prazer ajudar sua empresa.  

Por que comprar Mailing pode ser um tiro no pé? Saiba agora!

Comprar mailing é uma maneira relativamente econômica de começar a trabalhar no marketing digital. Talvez seja por isso que muitas pessoas continuam insistindo nessa estratégia. No entanto, apesar de aparentemente ser um ótimo investimento, com certeza não é uma prática que a Agência Contato recomenda. 

Se você seguir alguns canais de marketing digital, certamente encontrará diversos artigos implorando para que essa prática acabe. Quer saber por que esse recurso é tão ruim para os negócios? Então continue sua leitura. 

Por que comprar mailing é uma das piores coisas para sua empresa? 

Mesmo que muitas pessoas neguem, ainda existe um considerável número de oferta e procura para comprar mailing. 

Isso ocorre devido ao infeliz conceito de que esse é um tipo de atalho para se construir um mecanismo de divulgação mais completo, quando na verdade, não deveria ser nem mesmo uma opção. 

Para permitir que você entenda a nocividade dessa escolha, listamos algumas razões que mostraram porque essa abordagem não vale a pena. Confira: 

Gastar esforços com quem não é o seu público 

Não há nenhum endereço no mailing que tenha solicitado o recebimento de e-mails dessas empresas. Logo, a chance de atrair um público que nem mesmo está interessado em seu produto é bem grande. Portanto, na maioria das vezes, o retorno desse investimento pode chegar a ser negativo. 

Ao se concentrar em um segmento de mercado onde seu produto e/ou serviço não chega a ser nem mesmo conhecido, a empresa deixa de investir naquele grupo que apresenta um maior e verdadeiro potencial de compra.   

Prejudicar a entregabilidade 

Você deve ter uma boa reputação para obter uma boa entregabilidade e um ROI satisfatório, ou seja, um bom retorno sobre o investimento e sobre o seu esforço. Portanto, é importante que você esteja atento a esse tipo de e-mail, pois além da alta probabilidade de não haver usuários reais por trás dessas contas, eles também podem destruir a sua taxa de entrega. 

Cair na lista de bloqueio 

Normalmente, quando recebemos esse tipo de conteúdo, raramente abrimos o e-mail, e ficamos tendenciosos a cancelar a inscrição da lista de contatos, uma vez que a mensagem dessa empresa não está relacionada aos nossos interesses pessoais. 

Além disso, a probabilidade de marcamos esse tipo de conteúdo como spam também é bem grande. Remetentes constantemente marcados como spam tem seu endereço de e-mail e IP bloqueados temporariamente ou permanentemente pelos provedores. 

Esse é o chamado “Blacklist”. Mas, por ser um termo racista, devemos chamá-lo de lista de bloqueio ou lista de negados/excluídos. 

Não ter retorno do seu investimento 

Como dito anteriormente, a soma de uma baixa qualidade dos contatos com a falta de segmentação, só pode resultar em um retorto de investimento equivalente a zero. 

É impossível determinar a se esses endereços de e-mail são reais, ativos ou se ao menos são de pessoas com potencial para se tornarem seus clientes. Ou seja, a possibilidade de perder todo o seu tempo e seu investimento é enorme. 

Gerar péssima reputação para a sua empresa 

Uma das piores coisas que podem acontecer referente a imagem do seu negócio é ser considerada uma empresa desagradável, insistente e invasiva. 

Você, provavelmente, já deve ter recebido um e-mail de uma empresa da qual nunca ouviu falar. Certo? Qual foi sua primeira impressão sobre essa empresa? Certamente suspeitou como essa empresa adquiriu suas informações de contato e deduzirá que seu e-mail foi entregue a ela. 

Obviamente, essas ações não trazem nenhum benéfico para a empresa remetente. Apenas desvantagens, como a má impressão e a desvalorização do conteúdo dessa organização. 

Quem comercializa dados está descumprindo a LGPD 

É claramente ilegal usar os dados dos mailings sem o consentimento dos proprietários. 

Embora a pena para casos dessa natureza ainda não ser muito comum, de acordo com o Código Penal, a compra de dados, como endereço de e-mails, é considerada crime. Portanto, caso receba um e-mail, sem ter solicitado ou se cadastrado na empresa, e se senti prejudicado por isso de alguma forma, pode realizar uma denúncia formal e a empresa será punida por lei.  

Para evitar esse tipo de situação, as empresas precisarão fazer ajustes estruturais para atender às exigências da legislação, envolvendo setores de marketing, recursos humanos, tecnologia da informação e comunicação e áreas jurídicas. 

Gerar leads é melhor que comprar mailing 

Embora comprar mailing seja um método usado para entrar em contato com o público, a geração de leads em potencial é sempre a melhor opção, pois você estabelecerá contato um grupo de pessoas mais qualificadas e com uma probabilidade maior de ter interesse em adquirir seus produtos e/ou serviços. 

Além disso, seguir uma estratégia para gerar leads pode facilitar a segmentação e o gerenciamento dos seus contatos. E, com o tempo, você poderá descobrir mais informações sobre seus clientes, definindo o perfil do consumidor ideal para sua empresa. 

Confira algumas dicas que a Contato separou para ajudar você a gerar leads para o seu negócio: 

Leads Ads 

O Leads Ads é um recurso do Facebook Ads que tem a capacidade de atingir clientes em potencial por meio de mídia paga, sem que os usuários saiam da rede social, promovendo assim sua conversão e presando por sua experiência positiva, mesmo quando afetados por diversos anúncios. 

Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo nada mais é que uma estratégia de geração de conteúdo para o seu público-alvo. Essa ferramenta além de te ajudar em todo o processo de compra, também pode atrair clientes de uma forma totalmente orgânica. 

A ideia é sempre informar as pessoas para que no futuro não só respeitem a sua marca e a utilizem como referência do segmento que está inserida, mas também se tornem clientes fiéis da sua empresa. 

Eventos 

Eventos são experiências únicas que podem ser utilizadas para atrair clientes em potencial para sua empresa. Neles, você terá a oportunidade de ter um contato pessoal mais direto com cada cliente e até mesmo descobrir novas oportunidades de negócios.  

Landing Page 

Também conhecida como “páginas de destino”, essa ferramenta contém menos elementos e links do que a página inicial de um site tradicional, por exemplo. Mas, isso é intencional! Depois de atrair visitantes para sua Landing Page, sua única meta será obter mais conversões para sua empresa.  

Outbound Marketing 

Por último, mas não menos importante, o Outbound Marketing pode ser definido como uma estratégia de marketing tradicional em que a marca atua no processo de atrair clientes oferecendo serviços e/ou produtos. 

A ideia é ir atrás do cliente ativamente e gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa. 

Agora que você entendeu que comprar mailing não traz um público qualificado, prejudica a entregabilidade e o custo final acaba sendo alto demais, gerar seus próprios leads é a melhor maneira de ter clientes em potencial qualificados e melhorar a imagem da sua empresa. Certo?! 

Portanto, quando alguém sugerir que “comprar mailing é a saída”, corre que é cilada.  

Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários que iremos responder o mais breve possível. Ah, e não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus colegas de trabalho. Alerte sua equipe para que ninguém caia na tentação e acabe investindo nessa furada. 

Conheça as estratégias de Empreendedorismo e Marketing Musical em nosso especial do Dia do Músico

A música talvez seja a expressão artística mais presente no cotidiano da sociedade brasileira. Por ser um mercado em constate ascensão, é muito comum vermos pessoas que ontem eram anônimas, de repente com centenas de fãs em todo o país.  

Mas a pergunta que não quer calar é: apenas o talento é suficiente para tornar essas pessoas reconhecidas no mercado e atingir os objetivos planejados? 

Você deve ter percebido que a resposta para essa pergunta é um sonoro NÃO. 

Como em qualquer setor, se você almeja se tornar uma pessoa conhecida e atrair fãs, precisa saber como divulgar seu trabalho. 

Por isso a Agência Contato separou uma pequena lista de artistas que fazem sucesso não só nos palcos, mas também nos negócios. Confira as estratégias de empreendedorismo e marketing musical que garantiram o sucesso desses artistas e comece a aplicá-las em sua empresa agora mesmo. 

Conexão – Beatles 

Eu não sei vocês, mas só de ouvir o nome “The Beatles” já me vem boas lembranças. 

A banda formada em 1960, por quatro jovens da cidade de Liverpool, no Reino Unido, ainda é considerada uma das bandas mais influentes de todos os tempos. 

Quem nunca se emocionou ouvindo clássicos como “Yesterday” ou “Let it be”? 

Isso acontece porque a banda conseguia direcionar suas músicas para o público, quase que de uma maneira pessoal. Em todos os seus registros, há cerca de 44 títulos de faixas que incluem a palavra “você” ou “seu”. Eles criavam suas músicas com o foco no ouvinte e isso fazia toda a diferença na hora de se conectar com os fãs. 

E isso também é funciona para a criação de conteúdo para sua empresa. 

Storytelling – Legião Urbana 

Quem aqui não conhece a história de amor de Eduardo e Mônica? Ou o triste fim que levou um tal João de Santo Cristo? 

Essas e outras grandes histórias foram apresentadas para nós por meio de músicas da banda Legião Urbana. 

Essa famosa banda de rock brasileira, fundada em 1982, era mestre em uma técnica conhecida como storytelling. 

Essa técnica nada mais é do que usar o poder da narrativa para tornar o seu trabalho único e despertar o interesse, chamar a atenção, gerar emoção e, muitas vezes, um certo sentimento de identificação. Essa é uma estratégia amplamente utilizada em estratégias de marketing e em composições, como as da banda Legião Urbana. 

Inovação – Anitta 

Prepara! Porque a rainha brasileira do pop, com influência do Funk carioca, tem muito a nos ensinar. 

Conhecida nacionalmente em meados de 2012, quando todos pensavam que ela se tornaria uma dessas artistas de apenas uma música, a Cantora surpreendeu a todos com seu lado empreendedor, que vai muito além dos palcos. 

A criatividade e a capacidade de estar sempre inovando chama a atenção de todos que conhecem seu trabalho. Anitta é uma força da natureza quando o assunto são negócios. Além de gerenciar sua própria carreira desde 2014, a carioca também é responsável por conseguir fechar, pessoalmente, contratos com grande empresa, como Bacardi, Ipanema e Samsung. 

E não para por ai! Em setembro de 2019, Anitta anunciou, junto ao vice-presidente de marketing da AMBEV, uma parceria inédita no Brasil, a cantora passa a ser head de criatividade e inovação da marca Skol Beats. Ela ajudará nas estratégias de marketing do produto e com novas ideias para remodelar a linha, pensando desde o planejamento até o lançamento de pelo menos um produto por ano. 

Ela realmente veio para mostrar que agora é hora do show das poderosas. E não tem como negar que ela está dando um show incrível, e eu nem estou falando das turnês. 

Coletivo – Emicida 

A rua ainda é nóiz? 

Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida tem a resposta para essa pergunta. Foi na batalha de MC’s que o rapper descobriu sua habilidade de improvisar e conquistou fama nacional. Em meados de 2008 o paulista lançou seu primeiro single “Triunfo”.  

Emicida celebra frequentemente a esperança, isso expande a variedade de possibilidades dentro do seu trabalho. Seus álbuns passeiam tanto pelos raps de cunho social quanto pelas músicas de características pop, e é isso que ajudou ele a chegar no topo. 

Após um longo processo, o rapper agora está longe do universo que o apresentava no início de sua carreira. Hoje ele assume um sentimento forte de coletivo, em que a “parede é quebrada” e as “cortinas se rasgam”, ele consegue observar todos os aspectos da cidade. 

Afinal, como ele costuma responder ao final de suas canções: é nóiz!  

Marketing Viral e Buzz- Barões da Pisadinha 

Se você tem acesso à internet já sabe que o piseiro tá on! 

Apesar de todo o preconceito e as dificuldades financeiras enfrentadas no início da carreira, hoje os Barões da Pisadinha estão entre os artistas mais consumidos do YouTube. 

Com a pandemia, acometida pelo novo Corona Vírus, os baianos viram uma oportunidade e agarraram com força. Lançaram um DVD no início da quarentena e conseguiram chamar a atenção das pessoas que estavam em casa. 

Com uma estratégia de marketing que explora a conexão entre as pessoas, era impossível o piseiro não se tornar um viral. 

Foram criados inúmeros memes nas redes sociais com as letras das músicas dos Barões e o impacto disso foi tão grande que a dupla ganhou uma divulgação inesperada. O craque o futebol, Neymar, além de aparecer nas redes sociais dançando a pisadinha, também chegou para o jogo do PSG contra Marseille ao som dos Barões.  

Depois de Neymar muitos outros artistas e influencers começaram a cair no ritmo de Tá Rocheda, inclusive a rapper americana Card B.  

É, a pisadinha se tornou tão viral que já virou sinônimo de sucesso e felicidade para muitas pessoas. 

E você, curte algum desses artistas? Qual a música que mais se identifica e qual a lição de Marketing Musical que achou mais interessante? Conta pra gente aqui nos comentários e não deixe de acompanhar outros artigos da Agência Contato

Entenda como o uso do Telegram para empresas é essencial na criação de estratégias no Marketing Digital

Você já pensou em usar o Telegram para empresas como um canal comunicacional do seu negócio? 

Embora o Telegram não seja tão popular quanto o WhatsApp, esse aplicativo é uma excelente ferramenta para aprimorar as suas estratégias de marketing e aumentar a influência da sua empresa. 

No entanto, para que você consiga explorar todos os recursos que o Telegram para empresas proporciona, a Contato preparou esse artigo, onde iremos explicar, com detalhes, as diversas possibilidades do aplicativo. Confira: 

O que é o Telegram para empresas? 

Basicamente, o Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas, rápido e seguro. 

Por ser baseado na nuvem, pode se adaptar perfeitamente a todos os dispositivos e sistemas operacionais. Você pode usar tanto uma versão móvel, quanto uma versão desktop e até mesmo uma versão web. 

Com o Telegram, você pode enviar mensagens de texto, documentos, imagens, áudios e vídeos. Além disso, você também pode criar grupos sociais, familiares ou de trabalho. 

Como começar a usar? 

Para usar o Telegram, a primeira coisa que você precisa fazer é instalá-lo em seu telefone como qualquer outro aplicativo. Basta fazer o download na App Store (Apple) ou Play Store (Google). 

Caso queira usá-lo em seu computador, basta clicar aqui

Depois de entrar na página de boas-vindas, você só precisa inserir o número do telefone e configurar as informações, como o seu nome e sua foto. 

Em seguida, encontre seus contatos e comece a conversar. Todas as informações recebidas pelo Telegram ficam armazenadas na nuvem. Portanto, você não precisa ocupar a memória do seu telefone com arquivos baixados. Isso permite que você economize espaço em seu dispositivo e ainda permite o acesso a todos as mídias a qualquer momento, desde que mantenha uma boa conexão com a Internet. 

Além disso, o Telegram para empresa permite que você envie arquivos mais pesados para outros usuários com facilidade, uma vez que não há limite para o tamanho da mídia enviada. 

Recursos do Telegram para empresas para estar de olho 

Comparado com os concorrentes, o Telegram possui certos recursos que podem fazer você se destacar. Confira alguns deles: 

Sincronização 

Como as operações do Telegram são baseadas na nuvem, todas as ações realizadas no aplicativo, seja por um computador ou por algum dispositivo móvel, podem ser sincronizadas. Isso garante a comodidade de poder se comunicar com clientes e seguidores de maneira fácil e eficiente. 

Personalização 

O aplicativo permite que você personalize sua conta com o nome da sua empresa. Isso faz com que os usuários tenham maior facilidade para encontrá-lo. Além disso, a plataforma também disponibiliza um espaço para que você adicione o link do site da sua empresa, assim as pessoas poderão entrar em contato diretamente com sua equipe de vendas. 

Áudio 

Assim como o WhatsApp, mensagens de áudio também podem ser enviadas pelo Telegram, mas há um recurso adicional muito interessante: a possibilidade de acelerar a reprodução, o que pode ajudar os usuários a economizar tempo. 

Bots 

No Telegram, os administradores podem usar robôs para automatizar algumas mensagens rápidas. 

O aplicativo trouxe uma série de bots de programação disponíveis para uso, mas que também podem ser otimizados para realizarem diferentes funções que melhor atendam às necessidades de cada negócio. 

Grupos de até 200 mil pessoas 

Criar um grupo em plataformas como o Telegram pode ajudar sua empresa a formular estratégias de vendas. 

O grupo pode ser público, mas as mensagens enviadas pelos novos usuários podem ser restritas de acordo com uma pré-classificação, não permitindo que visualizem todo o histórico da conversa do grupo. Isso torna mais fácil para as empresas gerenciarem as conversas e todo o conteúdo gerado a partir delas. 

Além disso, o grupo pode ter vários administradores para ajudar a equipe de vendas a controlar o fluxo, excluir, editar mensagens e corrigir tópicos importantes sempre que necessário. 

Canais 

Os canais são usados para transmitir grandes quantidades de conteúdo ao mesmo tempo, de forma pública ou privada. A mensagem enviada traz o nome e a foto utilizada no canal para facilitar sua identificação. 

Enquete 

Toda estratégia de marketing requer que você entenda totalmente o seu público. 

Para isso, você pode assumir uma postura mais ativa e realizar pesquisas a fim de entender melhor seus clientes. Para ajudá-lo com essas pesquisas, o Telegram possui uma ferramenta de enquetes.  

Embora possa ser criada por meio de Bots, esse recurso também pode ser enviado como um anexo em uma conversa. 

Se prestar atenção, ao final da pesquisa você encontrará informações detalhadas sobre as preocupações e necessidades do seu público. Essas informações podem ajudá-lo a melhorar sua estratégia de marketing e aumentar seus resultados. 

Ferramenta de análise de dados 

Atualmente, para conseguir ter acesso às métricas oferecidas pelo Telegram para empresas, como que tipos de conteúdo os seus seguidores têm mais interesse ou os dias e horários em que há mais engajamento, é necessário um número mínimo de 500 integrantes por grupo. No entanto, o Telegram promete que esse recurso será lançado para grupos de pelo menos 100 usuários em um futuro próximo.   

Com essas ferramentas de análise também é possível ver seus usuários mais relevantes, a fonte dos novos inscritos, o crescimento diário do número de seguidores, o total de mensagens enviadas e outras coisas pertinentes a dados e estatísticas. É isso que torna o aplicativo cada vez mais valioso. 

Por que estar presente no Telegram como empresas? 

Os benefícios do aplicativo podem fornecer benefícios tanto para usuários comuns, quanto para contatos comerciais. 

A segurança é, sem dúvidas, um dos maiores destaques porque eles executam a criptografia ponta a ponta das mensagens. Além disso, podemos destacar outras vantagens como: 

Se relacionar e aproximar da audiência 

De acordo com as estatísticas de Negócios de Apps, podemos concluir que esse aplicativo de mensagens instantâneas pode ser uma boa escolha para sua empresa.

À medida que mais e mais pessoas procuram alternativas às ferramentas sociais e de chat dominadas pelo Facebook, o número de usuários do Telegram só tende a aumentar e um bom profissional de marketing, deve ficar atento as escolhas dos consumidores.  

Migrando para essa plataforma, a possibilidade de se aproximar do seu potencial cliente e de conseguir criar uma relação solida com aqueles que já conhecem o seu trabalho é muito maior. 

Distribuição de Conteúdo 

Com o Telegram você consegue uma transmissão de conteúdo muito mais abrangente que qualquer outra rede social. 

Independentemente da quantidade de conteúdo compartilhado ou do número de usuários inscritos no canal, o Telegram permite que você distribua materiais informativos para promover assuntos relacionados ao seu negócio para clientes e clientes potenciais. 

Um canal e grupo só seu 

Os canais e os grupos são ferramentas poderosas que podem ajudá-lo a formular estratégias de vendas e melhorar o fluxo de trabalho entre as equipes da sua empresa. 

Esses recursos têm o poder de melhorar o fluxo de mensagens e controlar a entrada dos usuários, os administradores no Telegram podem até mesmo editar e excluir mensagens após o envio. 

Espaço colaborativo 

O Telegram para empresas é uma opção alternativa para um espaço interativo, criativo e colaborativo.  

Um dos destaques do aplicativo é que ele pode interagir com arquivos em Word, Excel, Power Point, PDF, ZIP, entre outros formatos, e enviar vídeos no próprio ambiente do aplicativo. Além disso, o Telegram possibilita um acesso integrado por meio de diversas plataformas como desktop, tablets e celulares. 

E você, já está nessa plataforma? Confira outros artigos da Agência Contato e deixe suas dúvidas sobre o Telegram nos comentários. Queremos saber qual a sua experiência com esse aplicativo. 

Ponto de venda na Black Friday: Prepare o seu pdv para vender mais na data mais esperada do ano

Todo mês de novembro, várias pessoas ao redor do mundo aguardam ansiosamente pela última sexta-feira do mês, a famosa Black Friday. 

Cada vez mais as pessoas divulgam e esperam esse tradicional dia. Os consumidores que passaram meses pensando em comprar mercadorias e, principalmente, os comerciantes, que depositam grandes expectativas nessa data. 

E com razão! Esse dia é uma grande oportunidade para o comercio brasileiro e a Agência Contato separou algumas dicas para você conseguir tornar a sua empresa um sucesso de vendas durante a Black Friday. Continue sua leitura e confira nossas dicas! 

 
O que é a Black Friday e quando ela surgiu?

Que a Black Friday é um dia que as lojas e marcas abaixam seus preços e enlouquecem os consumidores de todo o mundo, isso nós já sabemos. Mas, você sabe o porquê isso acontece em todos os anos? 

A Black Friday acontece após o Thanksgiving, ou “Dia de Ação de Graças”, um feriado tradicional de origem Norte Americana, que festeja a comemoração de uma boa colheita. 

A tradição diz que o “primeiro Dia de Ação de Graças” aconteceu em outubro de 1621, em Plymouth, onde hoje é o atual Estado de Massachusetts. Mas, aposto que você já deve ter ouvido sobre isso em algum lugar. O que você provavelmente não sabia, é que isso não passa de um mito. Pois é… Hoje, já é comprovado que essa celebração vem acontecendo a muito tempo antes do tão popular Thanksgiving de Plymouth, entre nativos e britânicos Peregrinos. 

No entanto, foi por conta dessa comemoração de outubro de 1621 que esse festival passou a ser multiétnico e deixou de ser focado em comemorar apenas o sucesso da colheita, mas também a própria colonização Americana.  

Mas, como esse feriado, que tem a gratidão como base, acabou gerando esse dia de fama mundial em que as lojas resolvem fazer promoções incríveis, que seriam inviáveis nas demais datas? 

Acredite se quiser, mas isso tudo tem relação com o Futebol. 

Nos Estados Unidos, feriados como o Dia de Ação de Graças, são culturalmente marcados por partidas decisivas de futebol americano. 

Em 1960, diversos policiais da cidade de Filadélfia, usavam esse termo para se referirem a sexta-feira pós Thanksgiving, pois a cidade ficava muito cheia e o trânsito uma loucura enorme, e eles não tinham nenhum segundo de descanso nesse dia, por isso o termo “Black Friday”. 

Ok.  Mas, por que a cidade ficava tão cheia nessa sexta-feira específica? 

É que no sábado, era quase como uma tradição ter um clássico do futebol americano universitário, o time Army Black Knights contra o Navy Midshipmen. Por isso, a cidade ficava super lotada na sexta. As pessoas vinham de carro de todo o país para poder assistir ao jogo. E quem lucrava, literalmente, com esse caos, eram os comerciantes. Eles aproveitavam a movimentação na cidade para realizar promoções, a fim de atrair ainda mais clientes. 

Assim, começava a tradição.  

E se os comerciantes de 1960 conseguiam lucrar com isso, você, empreendedor de 2020, também pode! Quer saber como? A Contato separou algumas dicas de como preparar o seu ponto de venda para esse dia do ano, que é tão importante para os lojistas de todo o mundo. Continue a leitura para conferir essas dicas. 

   
Como preparar o PDV para a Black Friday 

Apesar de ser um costume tradicionalmente Norte Americano, nós, brasileiros, adoramos uma promoção. Certo?! 

O país não poderia deixar essa oportunidade de ouro passar batida, e a Black Friday caiu no gosto dos BRs de maneira muito rápida. O e-commerce brasileiro já chegou a 3,2 bilhões de reais de faturamento em uma dessas sextas-feiras, o que comprova a popularidade do evento.  

Você que é empreendedor também pode conseguir excelentes resultados, basta planejar uma boa estratégia e preparar bem o seu ponto de vendas (PDV) para conseguir atrair cada vez mais clientes em potencial.  

A Contato fez uma lista de dicas para ajudar o seu negócio a se tornar um sucesso de vendas nessa Black Friday! Confira: 

 
Decoração temática e chamativa 

Quando os consumidores entram no seu ponto de venda, tudo ao seu redor terá uma influência direta no julgamento do estilo da sua marca e no quanto ela irá faturar durante o festival: decorações, cores, produtos, materiais promocionais, entre outras coisas, são fatores importantes para o sucesso do seu PDV. 

É essencial que sua empresa tenha uma identidade visual própria e bem desenvolvida para ser capaz de personalizar esse espaço. A identidade visual inclui cores no padrão da sua marca, o nome da loja e o estilo de letras utilizadas  

 
Organize a vitrine 

A vitrine terá um papel muito importante neste período, afinal, ela tem um grande apelo para os clientes. Não importa se sua loja é na rua ou no shopping, sempre tem multidão em datas como essa. Então, capriche na organização! 

 
Banner promocional 

Os banners são muito úteis para explicar ofertas, promoções, descontos ou indicar outras ações dentro do ponto de venda, como a localização, por exemplo. É importante destacar a logomarca da empresa para fortalecer ainda mais a identidade da marca. 

 
Adesivos 

Esse recurso pode ser utilizado como sinalização em balcões, vidros, paredes, painéis e até mesmo no chão do seu ponto de venda. Outra opção são os adesivos promocionais perfurados. Eles permitem que você veja os dois lados e são amplamente utilizadas em vitrines ou salas separadas. 

 
Faixas de Gôndolas 

As faixas de gôndolas permitem que o produto seja utilizado no PDV de forma alegre e criativa, e os materiais personalizados chamativos são retirados das prateleiras. São leves, práticos e muito fáceis de aplicar. 

 
Aproveite os Hot Points 

Hot Points são as áreas pelas quais o cliente provavelmente irá passar.  

Esses locais devem ser planejados cuidadosamente, pois é preciso considerar que esses são os melhores locais para expor produtos. As janelas, a entrada e o espaço junto à caixa, onde o cliente aguardará pelo pagamento, são alguns exemplos. 

Portanto, quando quiser destacar algum produto, use um Hot Point, de preferência em uma altura média os olhos do cliente, para que ele não precise abaixar ou levantar a cabeça. 

 
Brindes 

A distribuição de brindes é uma forma, simples ou integrada, de presentear os compradores, uma vez que pode ser realizada tanto pelo patrocinador (que pode expor os produtos e/ou serviços da empresa e fornecer brindes da marca), quanto pelos próprios funcionários da organização (que podem entregar o brinde para o cliente quando ele concluir a compra). 

 
Sorteios e cartão fidelidade 

Os descontos e as promoções são os principais atrativos desse festival, mas seus concorrentes também oferecem preços baixos. Então, tente se diferenciar de outras maneiras para trazer mais vantagens à compra do seu cliente. Investir em benefícios, como sorteios e a criação de cartões fidelidade, é uma boa opção.  

 
Treinamento da equipe 

Proporcionar treinamento adequado à equipe de vendas para que entendam a importância de sempre ser respeitoso, conseguir sorrir e ajudar, sem “incomodar” ou se aborrecer com os consumidores, é um fator essencial em todo segmento e em qualquer época. No entanto, datas muito movimentadas, como a Black Friday, exigem ainda mais competências e habilidades dos funcionários do que os demais dias. 

 
Sugira complementos 

Uma maneira de aumentar ainda mais o lucro médio da sua loja é instruir o vendedor a fornecer um produto diferente ao cliente. 

A venda sugestiva é uma das melhores habilidades que sua equipe pode dominar. Se essa estratégia for bem executada, você pode não só aumentar o número e o valor das vendas, mas também fornecer ao consumidor a possibilidade de encontrar outras coisas de que também precisa. Logo, a probabilidade desse cliente comprar algo novamente, em outras ocasiões, é bem maior. 

 
Deixar o desconto visível 

Quando o assunto é Black Friday, as promoções e os descontos são o que há de mais comum. Os clientes se sentem mais felizes e empolgados quando percebem que podem pagar menos pelos mesmos produtos que costumam comprar. 

Porém, para que se possa fazer esse desconto de forma vantajosa para ambas as partes, é preciso considerar o que é mais atraente para o cliente, sem prejudicar o caixa da loja. Por isso, certifique-se de usar o produto correto para esta operação, como um que está no estoque há muito tempo. Lembre-se, também, de deixar o desconto visível. Assim, você consegue a atenção desse potencial cliente. 

 
E quando a Black Friday acabar? 

Depois de tanto planejamento, de tanto preparo, depois de ter convocado uma verdadeira força-tarefa para conseguir dar conta da movimentação, proporcionada pela Black Friday, o que fazer quando ela acaba? 

A resposta é simples: mais planejamento e mais estratégias. 

Mesmo depois da sexta-feira mais esperada e agitada do ano, o empreendedor ainda tem muito trabalho pela frente. Além de finalizar todos os processos que se iniciaram na sexta, você também deve se preparar para mais um festival extremamente importante. Um dos maiores e mais lucrativos eventos do comercio: o Natal! 

Mas, não se desespere. A Contato também trouxe algumas dicas sobre tudo o que você deve fazer depois dessa sexta histórica.  

É importante avaliar a fatura do dia, o número de pedidos, a categoria de produtos mais vendida e o perfil do consumidor que mais efetivou compras na sua loja. Use as metas definidas para essa data e os resultados obtidos para entender o que você pode aprender com esses dados. 

Lembre-se: Não apenas os vendedores esperam longos meses, ansiosos pela Black Friday, mas os consumidores também! Eles entendem que este pode ser um ótimo momento para realizar compras mais caras e importantes. Então, invista em um bom atendimento e em um excelente pós-atendimento. Esse é um dos processos mais importantes da venda. Aproveitar para captar contatos sem passar dos limites e fidelizar esse cliente é uma ótima estratégia para manter suas vendas em alta nas demais datas do ano.  

Uma venda só é considerada bem sucedida se o cliente volta em sua loja. Se seu pós-atendimento foi bem executado, sua loja não vai se preocupar tanto com o Natal, por exemplo, afinal, esse cliente já sabe que pode confiar nos seus serviços e produtos. 

Conclusão

Agora que você já sabe todas as dicas da Contato, é hora de começar a pensar na sua estratégia e conversar com sua equipe para conseguir atender a demanda desse dia da melhor forma possível. 

Compartilhe suas experiencias na Black Friday conosco nos comentários. Queremos saber quais as estratégias que você usava em seu PDV e quais você vai passar a adotar depois das nossas dicas. 

Quer saber mais sobre como alavancar seu negócio? Fique de olho nos outros posts da Agência Contato! Estamos sempre postando dicas incríveis, que vão mudar a forma como sua empresa é vista perante o mercado. 

Emily em Paris: Aprenda estratégias de marketing com a série

Nas últimas semanas, a série estreou na Netflix e cativou o público com o charme parisiense, os romances atrapalhados e aventuras profissionais de Emily. A série conta a história de Emily, uma jovem formada em marketing que trabalha em uma agência de publicidade de Chicago, nos Estados Unidos.  

Ela tem uma vida confortável, o namorado dos sonhos e um emprego estável, mas tudo muda quando ela é selecionada para ser a representante da empresa e ir para Paris. A oportunidade a deslumbra, porém logo percebe que sobreviver na França trabalhando em uma agência tradicional será um desafio. 

Podemos aprender uma boa dose de marketing com “Emily em Paris”. Confira! 

7 lições de marketing digital de Emily em Paris

Emily enfrenta muitos desafios ao se deparar trabalhando em uma agência tradicional e com pessoas com pontos de vista e culturas diferentes. Ela encara cada trabalho como uma missão de inovar e não fazer mais do mesmo, como seus colegas estão acostumados. Veja alguns ensinamentos de marketing digital da série: 

Branding: Gestão de marca é essencial 

Ter uma marca estruturada com missão, visão e valores é um fator fundamental para guiar e planejar ações. Dessa forma, é possível calcular riscos de cada ação e minimizar os impactos para a imagem da marca. 

Na série, Emily sugere a ideia de criar um novo champagne. No entanto, por se tratar de uma empresa sofisticada, é criada uma submarca para lançar o champagne que funciona como um “spray” para comemorações. Assim, a marca mãe não tem a imagem prejudicada e não sofre desvalorização. 

Pense e ouça o público 

Criar e comunicar pensando no público e suas particularidades como gostos, crenças, hábitos, cultura e opiniões, é um fator que nos auxilia a planejar campanhas de sucesso. 

No seriado, um cliente que vai lançar um perfume, pergunta a Emily qual a opinião dela sobre conceito da campanha e a personagem responde que não se trata do gosto pessoal dela e sim, se a campanha está alinhada com o ponto de vista dos consumidores da marca. 

Além disso, Emily sempre utiliza ferramenta de interação das redes sociais para saber a opinião e desejos dos consumidores. Este gesto envolve os clientes com a marca e com o processo de elaboração de produtos de forma participativa, construindo um vínculo. 

Seguidores não definem sucesso 

Emily é convidada para um evento de influenciadoras onde, logo na entrada, é preciso mostrar seu perfil do Instagram e conforme seu número de seguidores, você ganha um kit de brindes. Ela recebe o menor kit e quando questiona, o recepcionista recomenda que ela se esforce mais pra crescer. 

Mesmo com apenas 20 mil seguidores, Emily realiza uma série de stories criativos e humorados durante o evento. Mais tarde, ela é chamada e recebe um convite para ser embaixadora da marca devido a grande repercussão de seus stories.  

Autenticidade e inovação são a chave para influenciar 

Não existe receita de bolo para o sucesso no marketing de influência. No entanto, transmitir autenticidade, demonstrar ser uma pessoa real e inovar causam destaque. E melhor: criam conexão! 

Afinal, em uma rede social que muitos criam mais do mesmo, é preciso pensar em um caminho diferente. Por isso, a inovação é o combustível para crescer e criar relacionamento com seguidores. 

Faça Networking 

Encante pessoas pela experiência 

Emily visita uma exposição de arte onde a obra “A Noite Estrelada” de Van Gogh é projetada nas paredes. Isso a inspira e ela pensa na ação de colocar uma cama em um ponto estratégico da cidade para promover a experimentação de deitar e observar as estrelas para promover um colchão. Foi uma ideia criativa que instigou a curiosidade das pessoas que circulam na região. 

Uma ação de marketing de experiência fora do óbvio e praticamente irresistível. Afinal, não é todo dia que você pode deitar em céu aberto e apreciar as estrelas. Certo?! 

Além disso, a experiência cria memórias afetivas por meio do olfato, paladar, tato, visão e audição. Explore os 5 sentidos em sua estratégia e desperte gatilhos mentais! 

Esteja atento a tendências e novidades do seu segmento 

Na Era Digital, tudo acontece muito rápido. Como profissionais de comunicação, precisamos ficar sempre atentos as novidades, tendências e acontecimentos do mercado. Temos que treinar nosso olhar para captar e identificar oportunidades enquanto elas estão quentes. E ainda, pensar rápido e executar a ideia antes que o “timing” da oportunidade esfrie, perdendo o impacto de resultados. 

No seriado, a agência perdeu vários clientes por estar sempre fazendo mais do mesmo, mantendo sua criação e posicionamento na zona de conforto com argumento de que é o que vende. Emily gerenciou crises e até recuperou alguns contratos graças as suas ideias que diferenciam os clientes frente a concorrência. 

Vida real de quem trabalha com marketing digital 

“Emily em Paris” é uma série leve e divertida. Mas, nós da Agência Contato, temos um contraponto. Sentimos que o mercado e os profissionais de comunicação e marketing, em alguns momentos, foram desvalorizados pela protagonista ao passar a imagem de que grandes ideias surgem do nada e na velocidade da luz. 

Construir projetos de comunicação levam tempo e muito, muito planejamento. Tudo é pensado e calculado, podendo levar semanas ou meses até a execução. 

Outro ponto, é a banalização do marketing viral como algo fácil. Emily posta, muitas vezes, sem pensardireito e praticamente tudo viraliza. Basta uma imagem bonita, humor e duas hashtags e BOOM, sucesso. E na rotina profissional, não é bem assim. São inúmeras tentativas e muitas horas de estudo para conseguir uma publicação viral de sucesso. 

Tirando esse ponto, o seriado é excelente e proporciona boas risadas. Se não assistiu, assista. Tem na Netflix! 

Se já assistiu, compartilha sua opinião com a gente! 

Black Hat: as técnicas que podem esconder o seu site no Google

Você já aplicou alguma técnica de Black Hat SEO no site da sua empresa? Já entrou em um link otimizado com essa prática? Não sabe do que eu estou falando? Então continue lendo esse post, porque nesse texto você vai entender melhor essa técnica, quais são as punições para essa prática e, o melhor, como evitá-la. 

O que é Black Hat?

Assim como nas técnicas de SEO, o Black Hat tenta otimizar seu conteúdo, a fim de conquistar um bom rankeamento nos buscadores on-line, gerando maior tráfego dentro da página, de uma forma relativamente rápida. No entanto, essas técnicas são questionáveis, e nem mesmo o Google aprova seus métodos. 
 
Visando somente conquistar o topo dos resultados das ferramentas de busca, o Black Hat não se importa com a qualidade do conteúdo apresentado ao usuário, nem tão pouco com a qualidade de sua experiencia no site.  Geralmente não apresentam um bom planejamento e buscam, incessantemente, maneiras de “passar a perna” nos buscadores. 

Essa técnica representa todas as práticas antiéticas que vão contra as diretrizes dos mecanismos de pesquisa. E, apesar de apresentar bons resultados à primeira vista, em logo prazo não são eficientes e podem prejudicar seu negócio de maneira definitiva. 

Por que o Black Hat é prejudicial?

Ao entrar em um buscador, como o Google, e pesquisar sobre um determinado assunto, você encontra, logo nos primeiros resultados, um link atrativo, que aparenta ser capaz de sanar todas as suas dúvidas. Mas ao entrar na página, percebe que o site não apresenta um conteúdo bacana. Pelo contrário, é cheio de palavras repetitivas e textos sem relevância. O que você faria? 

Fecharia a página imediatamente e procuraria outro site? Pois é, eu também. 

Exatamente por isso que técnicas como o Black Hat não são indicadas. É quase como um efeito dominó: você não é honesto com o usuário, quebrando a confiança dele e tornando impossível sua fidelização. Com isso, o usuário perde o interesse na sua marca e deixa a página do site. Consequentemente, isso aumenta o seu número de bounce rate, ou seja, a taxa de rejeição da sua página. 

Como se já não fosse ruim o suficiente, o Google é capaz de identificar esse tipo de prática, prejudicando toda a sua ação de Marketing Digital, o que torna inviável o planejamento de ações solidas envolvendo os clientes. 

11 técnicas para esconder o seu site e jamais ser encontrado

Não é preciso alertar que o uso das técnicas a seguir não é indicado, certo?! Como dito anteriormente, são antiéticas e podem prejudicar sua empresa de maneira definitiva. 

A lista a seguir é uma maneira de informá-lo, para que não faça algo similar por acidente no futuro. Então, não pegue papel e caneta e confira as principais táticas de Black Hat

 
1. Doorway Pages

Como o próprio nome diz, essa técnica é frequentemente utilizada como uma “porta de entrada” para conteúdos, muitas vezes considerados maliciosos. Essa tática consiste no uso de palavras-chave para criar páginas otimizadas, que redirecionam os usuários para outro endereço quando visitadas. 

2. Keyword Stuffing

É basicamente o uso exagerado de palavras-chave no seu conteúdo. Por exemplo, você cria uma página sobre canetas e, simplesmente acaba escrevendo a palavra em todo lugar, na tentativa de chamar a atenção do usuário. Então o seu site ficaria: “caneta; canetas; caneta azul; venda de canetas…”; toda essa anáfora não atrai público algum, só serve para fazer com que seu conteúdo seja confundido com um spam – e nós não queremos isso. 

3. LinkFarm 

Todos os participantes geram links entre si, para melhorar a classificação de todos os sites. É literalmente uma “fazenda de links”. 

Eles apresentam o mesmo conteúdo de todos os outros sites, mas estão cheios de links para páginas sem relevância, então identificar sites que ainda utilizam LinkFarm não é uma tarefa muito difícil. 

4. Conteúdo Duplicado 

Já ouviu falar na frase: “nada se cria, tudo se copia”? Ela ilustra bem a técnica que vamos falar agora. Copiar conteúdos não só implica em questões éticas, mas também são facilmente identificados pelos algoritmos dos buscadores on-line.  

Ao publicar um conteúdo duplicado em sua página, ele será identificado e devidamente penalizado, tornando a técnica totalmente ineficaz. 

5. Cloaking 

Assim como no Doorway Pages, essa tática também visa manipular os resultados. A diferença é que, neste caso, a operação é realizada por meio de robôs do mecanismo de busca.  

Nessa técnica, um conteúdo será exibido para os usuários e outro conteúdo será exibido para os buscadores. Portanto, é possível ocultar dos robôs de busca quaisquer elementos que tornem as páginas desqualificadas para o ocupar uma boa posição no ranking. Ou seja, mesmo que a qualidade e a relevância sejam baixas para o usuário, provavelmente boas classificações podem ser obtidas – mas, não por muito tempo. 

6. Comprar Links 

A não ser que você use a tag nofollow ou sponsored, a compra de links não é indicada pelo Google.  

A tag significa que você não tem intenção de utilizar o link negociado para se classificar. Caso contrário, a técnica é considerada uma Black Hat e pode gerar severas punições. Por isso, fique atento aos seus atributos de follow, nofollow e  sponsored, ok?! 

7. PBN – Private Blog Networks 

Tem como objetivo criar vários sites e/ou blogs só para poder criar vários backlinks para o site principal. Com isso, você não precisa esperar que alguém crie um link para o seu site. 

Os sites disponíveis na rede costumam ter boas permissões online, pois são domínios antigos que expiraram, voltaram ao mercado e foram adquiridos para esse fim. Apesar de existirem empresas dedicadas somente a isso, é necessário ter cuidado. 

8. Conteúdo Oculto

Essa técnica consiste em ocultar qualquer conteúdo para o usuário. Por exemplo, deixar heading tags, palavras, imagens, quaisquer itens invisíveis, ocultos ou escondidos atrás de outro elemento da página. 

Ou seja, consiste em entregar um conteúdo para o buscador e deixá-lo oculto para o usuário ao entrar na página. Isso é o resultado de uma estratégia feita apenas para robôs e não para pessoas. 

9. Link Wheels 

Consiste em uma roda de páginas que tenha link para a uma mesma página principal. 

Por exemplo: uma página aponta para duas páginas, sendo uma a principal e outra secundária. Esta página secundária repete o processo, apontando para a página principal e uma secundária. Esse ciclo se repete várias vezes, formando uma roda.  

Além disso, essa página principal ainda pode apontar para outra página principal, criando assim uma roda que passa a autoridade entre as páginas infinitamente, já que estão todas interligadas, e ainda dá mais relevância para uma principal. 

Dessa forma, o tráfego gerado permanecerá o mesmo, para que o site principal domine e, consequentemente, ocupe sempre uma posição importante no ranking de buscadores, como o Google. 

10. Blog Spam 

Essa prática tem o objetivo de aumentar seu pagerank com comentários irrelevantes em blogs ou fóruns, acompanhados de diversos links. Mas, hoje em dia, com a criação da tag nofollow e com tags em comentários, as UGC, que indica aos robôs dos mecanismos de busca que esse link não possui nenhuma autoridade, essa técnica se tonou obsoleta. 

Porém, se aplicada corretamente, com coerência e relevância para o tema abordado no blog, pode ser capaz de gerar tráfego e, quem sabe, até mesmo ajudar na geração de leads para sua página.  

11. SEO Negativo 

Por último, mas não menos importante, temos o SEO negativo. Essa técnica inclui o fornecimento de análises negativas em sites concorrentes, a fim de descredibilizar uma outra empresa. É possível até mesmo geral links de baixa qualidade, conhecidos como links tóxicos, apontando para sites concorrentes, impondo aos mecanismos de busca, penalidades sob essas empresas

Mas, o Google fornece fermentas para controlar essa prática, por exemplo: você pode denunciar esses links e remover qualquer vínculo com eles. Ainda estarão lá, mas não prejudicarão seu site. 

Punição do Google para Black Hat 

O peso das penalidades que o Google pode impor é relativo a cada caso. Porém normalmente se baseiam em: restrição no posicionamento de novos conteúdos, redução do tráfego orgânico, redução de PageRank e queda de posições no ranking de resultados. Tá bom ou quer mais? 

Se você já sofreu alguma punição, que considera injusta de alguma forma, sua única opção é identificar o problema e otimizar seu site com um conteúdo de alta qualidade. O Google reconhece as alterações e volta atrás nas punições. Mas fique em alerta! Além de todas essas penalidades, ainda existe a possibilidade do banimento do site, então não abuse da sorte. 

Agora que você já sabe o que é Black Hat SEO, quais são suas principais técnicas e o peso das punições por usá-las, acredito que queira ficar longe delas, certo? 

Usar as técnicas SEO corretamente, sem dúvidas é mais trabalhoso e exige dedicação, mas os resultados valem a pena evita os transtornos dos quis falamos aqui. 

Comece a otimizar o seu site de maneira correta. Entre em contato conosco e inicie uma estratégia que realmente funciona, sem oferecer riscos para sua empresa.  

A estratégia de link building

O link building é uma das principais estratégias de SEO. O Google avalia os links que um site recebe, seja interno ou externo, para definir a autoridade e reputação de uma página na internet. 

Todo mundo está na web e com tanta informação e concorrência, é necessário procurar recursos para se destacar na multidão. O principal local de pesquisa dos usuários é o Google e ele utiliza o método de PageRank para indicar sua posição nos resultados de pesquisa devido sua relevância. 

O que é Link Building?

O link building consiste em utilizar links interno – do seu próprio site – para direcionar sua audiência para outros artigos e também, externos, que são de outros sites.  

Nos links internos, o Google vê como o site se divulgando e dá mais importância a linkagem externa, quando seu site é citado em outro porque demonstra sua credibilidade e que é visto como referência. 

Link building é o chamado SEO off page?

O SEO off page consiste em um conjunto de técnicas aplicadas fora das suas páginas para demonstrar a sua relevância no mercado, é uma maneira de conferir como seu site está sendo visto pelas outros, ou seja, sua reputação.  

Enquanto o link building é uma estratégia de SEO off page que busca links e menções do seu site e apresenta como ela é relevante em determinado segmento. 

Se páginas importantes usam o link do site em um artigo, o Google entende que você tem relevância e sabe do assunto que está falando. Dessa forma, ele melhora seu ranqueamento. 

A importância dos links para o Google

Os links são um recurso valioso para o Google. Ele executa um processo de rastreamento com base em uma lista de sites rastreados anteriormente. Ao acessar essas páginas, são encontrados outros endereços de web. O foco do rastreio são sites novos, nas alterações recentes e nos links inativos. 

Essa “varredura” da internet é feita por um crawler que consiste em um robô utilizado pelos motores de busca para encontrar e indexar as páginas de um website para promover buscas mais rápidas. O bot também pode ser utilizado em manutenção automatizada em tarefas como verificar links e validar um código HTML. 

Seach Console é uma ferramenta disponibilizada pelo Google para orientar os donos de site sobre o processo de rastreamento. Por ele é possível solicitar um novo rastreamento e desativar o processo por um arquivo chamado “robots.txt” que funciona como um filtro, comunica ao crawler quais páginas não devem ser indexadas.  

Os fatores como quais sites serão rastreados, a quantidade de páginas buscada em cada website e a frequência de rastreamento são definidos por programas. O Google tem intuito de garantir os melhores resultados de pesquisa para o usuário.   

O que o Google considera em sua avaliação de links?

O Google executa uma avaliação de relevância com base nos fatores de quantidade, qualidade e contexto de links que a página recebe. Ter essas três variáveis irá dar valor ao site e proporcionar uma boa posição no PageRank. 

De nada adianta ter muito links, se não tiverem contexto e qualidade. Enquanto um desses três fatores estiver ruim, não haverá bons resultados. Por isso, coloque o foco em conseguir links de qualidade ligados ao seu segmento e logo, alcançará um número bacana de links. 

Tipos de link

Cada novo conteúdo aumenta as chances do seu blog ser encontrado e o mesmo acontece com os links, há mais visitantes e melhora o posicionamento nos resultados de busca. E existe alguns tipos de link, são identificados de acordo com sua origem. Continue lendo e confira.  

Dofollow

O link dofollow permite que buscadores, como o Google, aponte seu site de volta fortalecendo sua autoridade ao demonstrar que outras páginas estão te citando por links. Isso influência no ranqueamento então, verifique se o site que vai inserir no seu artigo é bom e possui relevância. 

Nofollow

O link nofollow é inserido em seu site, não aponta de volta e não influencia no PageRank. Costuma ser utilizado por blogs importantes que são muito bons uma vez que ao inserir links de qualidade inferior não afeta seu posicionamento, enquanto em dofollow, pode prejudicar o posicionamento do site. 

UGC

O link classificado como UGC é utilizado em conteúdos criados por um usuário como comentários e postagens de fórum. 

Sponsored

O link especificado como sponsored envolve publicidade ou patrocínio. 

Como construir sua estratégia de link building

O link building já provou ser uma técnica incrível para trazer novos visitantes e aprimorar o PageRank de um site. Que tal unir essa estratégia a produção de conteúdo? Continue lendo para saber mais. 

Ser uma autoridade e ter conteúdo relevante e original

Escreva e entregue conteúdo de valor para seu público. Dessa maneira, você adquire credibilidade ao mostrar que sabe do que está falando e aos poucos, constrói autoridade e passa ser referência de outros criadores de conteúdo, recebendo backlinks

Infográficos

Apresente experimentos que deram certo em sua empresa, mostre cases de sucesso sobre seu negócio e de seus clientes que estão relacionados ao produto/serviço que você oferece. Conte os aprendizados adquiridos e compartilhe suas experiências, esse tipo de conteúdo atrai links e colabora com o crescimento do mercado ao ajudar o segmento.  

É importante apresentar os resultados por meio de infográfico, é uma forma mais atrativa de mostrar dados e facilita o entendimento do leitor. 

Pesquisas de mercado e levantamentos

Realize uma pesquisa de mercado, levante dados e observe tendências, como: cases de sucesso do seu segmento e resultados de estratégias que funcionaram ou não. Depois de toda essa análise, além de conseguir aplicar técnicas com mais confiança, você poderá publicar esse estudo em forma de artigo. Desse modo, suas pesquisas poderão ser utilizadas em outros sites. 

Faça o teste e compartilhe seus resultados, agregando mais valor ao mercado. Assim outras empresas poderão criar um texto sobre o assunto e colocar o seu site como referência, através de backlinks de conteúdo.  

Com esse compartilhamento a construção de uma reputação forte no meio digital, é cada vez mais fácil.  

Gest-posting e co-marketing

Encontre sites com autoridade e faça parceria. Afinal, quem decide se cria um link para sua página são terceiros e construir uma rede de relacionamento com outros proprietários de site torna o recebimento mais fácil. 

Existe a técnica de Guestposting baseada na criação de conteúdo como convidado em um blog, assim você escreve um artigo relevante para o parceiro e em troca, ele autoriza que você insira link do seu site. Há uma troca de autoridade e sua página recebe novos visitantes. 

Outro método é o co-marketing que consiste na parceria de duas empresas ao criar conteúdos como e-books, assim os dois parceiros promovem um material de valor para o público e trocam links para suas páginas. 

Imprensa

Ser citado com links em portais de notícias e sites de imprensa é um artificio de grande peso porque possuem muita autoridade na internet e são reconhecidos pelo Google. Também possuem um alcance enorme gerando uma divulgação espontânea de qualquer assunto ou empresa que aparece.  

É necessário contar um assessor de imprensa para entrar em contato com veículos de mídia e consegue espaço, backlink e atrai visitantes. 

Redes sociais

As redes sociais são um veículo digital de divulgação que possuem um bom alcance. É essencial criar um perfil nos canais adequados, verifique onde está sua audiência e comunique-se com ela, possuir conta no Facebook, Instagram e demais redes é uma porta de entrada para atrair mais visitantes para seu blog além de poder entrar em contato com influenciadores para divulgação e parcerias. 

Buscar menções sem link 

Acompanhe as citações ao nome da sua página, muitas vezes, pode ser mencionada sem utilizar link de direcionamento e como já pontuamos, é uma estratégia de SEO off page que mostra para os mecanismos de busca que você sabe do assunto que aborda ganhando autoridade. 

Uma forma de encontrar essas menções é utilizar o Google Alerts que notifica toda vez que sua empresa ou grupo de palavras, que você escolhe monitorar, são mencionadas. Contate que o mencionou para colocar um link do seu site no conteúdo. 

Trabalhar links internos (Topic Clusters)

Complete seu artigo linkando assuntos que são citados e estão relacionados com conteúdo que está escrevendo. Dessa maneira, usa artigos próprios como pilar, garante que o leitor interessado se aprofunde em temas interligados e promove tráfego por outras páginas do seu site. 

Redirect 301 para links quebrados

redirect 301 direciona o usuário e os mecanismos de busca para o novo endereço da página quando há um link quebrado ou a URL é mudada. Esse redirecionamento é muito utilizado quando um site muda o domínio ou extingui uma página promocional. Se houver algum backlink para essa página removida, ele não será perdido. 

Remova backlinks duvidosos ou maliciosos

Mais do que acumular um grande número de links, é imprescindível ficar atento as origens dos backlinks pois, são levados em conta pelo buscador e pode afetar seu PageRank. Links de spam ou sites duvidosos podem prejudicar o seu site. Analise e remova caso seja não tenha boa reputação. 

A remoção de backlinks duvidosos pode ser feita pelo Google Search Console com o recurso específico para remoção de páginas ou domínios indicados manualmente. Leva algum tempo até que a plataforma desconsidere estes links, mas sem desespero, vai dar certo! 

Ferramentas para ajudar no link building 

É preciso realizar uma avaliação de cada site antes de inseri-lo. Os critérios que devem ser observados são: 

  • PA (autoridade de página); 
  • PD (autoridade de domínio); 
  • Tráfego do site. 

Esses critérios são capazes de mostrar a qualidade dos sites e assim, você escolher quais agregam mais a sua estratégia. E há duas ferramentas de marketing para ajudar a medir essas variáveis. São elas: 

Moz Baz

Consiste em um plugin que pode ser instalado no navegador, permite verificar a autoridade de página e domínio com uma classificação entre 0 e 100. Quanto mais próximo de 100, maior a importância do backlink.  

SemRush

SemRush faz apuração do tráfego e verifica se o site recebe backlinks duvidosos, o que causa dano à autoridade do site analisado. 

Após analisar os resultados obtidos com ambas ferramentas, determine e liste uma ordem de relevância dos sites para inserir como links externos. 

Google Search Console

Essa é uma das principais ferramentas, gratuita, para estratégia de SEO. Ela serve como um meio de comunicação entre o site da sua empresa e o Google. 

Por meio de relatórios e pesquisas, ela permite a análise de tráfego do site e verifica o desempenho das buscas. Desse modo, os administradores podem identificar quais os problemas e as oportunidades de otimização. 

Uma das funções do Google Search Console para link building é poder rejeitar backlinks. Além disso, se você receber qualquer punição devido a operações de black hat, esta ferramenta irá alertá-lo para que as corrija imediatamente. 

O que jamais fazer para conseguir links

Conquistar quantidade de links é o objetivo, porém a qualidade e a origem são variáveis importantes que classificam o link como bom ou ruim. A seguir, confira algumas ações de black hat que tentam manipular o algoritmo e devem ser evitadas porque podem prejudicar a reputação do seu site. 

Doorway pages

A técnica de Doorway consiste em páginas otimizadas para uma ou duas palavras-chave com alto nível de busca. O objetivo é atingir um bom posicionamento na página de resultados com intenção de manipular os motores de busca com direcionamentos para outros sites. 

Essas páginas costumam possuir pouco ou nenhum texto além de palavras-chave usadas de forma extremamente repetitiva. Há otimização é para tentar driblar o algoritmo, porém, o Google criou recursos para reconhecer os sites que aplicam o Doorway pages e feito o reconhecimento, o site será punido ou banido das páginas de resultados. 

Link Farms

O método de link Farm se baseia em criar uma série de sites com links entre si para conquistar popularidade e aumentar a posição no rank. Hoje, o Google é capaz de identificar quem realiza Farm e o site, pode ser penalizado com punição ou banimento dos resultados de busca. 

Link Wheels

O link Wheels compreende uma roda de links, são vários sites criados com um segmento específico que se vinculam de forma circular. Um site linka o outro, em sequência como um círculo. Normalmente, essas páginas possuem textos de 200 a 500 palavras com o assunto do nicho acompanhado de link. É uma prática que o mecanismo de busca identifica e penaliza o site. 

Comprar links

É feito um pagamento para obter links em outras páginas, é uma tentativa de manipular o algoritmo do Google que se detectado, é passível de punição. 

Spam em comentários

Já observou que muitos sites e redes sociais possuem comentários repetitivos com um link? É uma maneira de gerar backlinks postada de forma automática com intuito de criar autoridade. No entanto, é uma prática de black hat e o site que executa pode sofrer punição. 

Esperamos ter tirado algumas de suas dúvidas quando a SEO off page, link building e black hat. Agora você está preparado para traçar sua estratégia de geração de links que funciona com boas práticas. 

Se você já aplica a técnica de link buildingcompartilhe sua experiência nos comentários. 

Long Tail e Head Tail: Aprenda a usar os tipos de palavras-chave

Banner escrito: long tail e head tail

Palavras-chave são compostas por uma ou mais palavra e representam como o usuário escreve suas dúvidas ou o que procura nos buscadores. A escolha das palavras-chave é um ponto crucial no marketing de conteúdo, são elas as responsáveis por gerar tráfego no site e atrair visitantes que se interessam pelo segmento e assuntos que você aborda. Dessa forma, conheça, a seguir, os tipos de palavras-chave: a Long Tail e a Head Tail

Boa leitura!

O que é uma palavra-chave Head Tail e Long Tail?

A Head Tail é um termo de busca de calda curta. Ela utiliza uma ou duas palavras e tem significado amplo.  

Um exemplo seria a palavra-chave “marketing digital” que é geral. Esse termo possui muita concorrência e um grande volume de pesquisa por ser amplo. 

Quando usar uma palavra-chave Head Tail?

Quando uma pessoa pesquisa um termo genérico como “marketing digital”, ela está no primeiro estágio do funil de vendas, se encontra no processo de descoberta. Isso quer dizer que ela não sabe o que procura, mas procura uma informação. No exemplo citado, a pessoa quer entender o que é marketing digital, sendo assim poderíamos elaborar uma série de conteúdos que explique a definição, história, importância e vantagens do marketing digital. 

A Head Tail deve ser utilizada no topo de funil em artigos com teor informativo, pois, promove divulgação da marca e aumenta o tráfego devido ao grande volume de busca e chama a atenção de visitantes que podem ou não estar interessados no que você tem a oferecer.  

Já a Long Tail consiste em termos de busca de cauda longa, possui uma quantidade maior de palavras, é específica e direcionada para um segmento ou produto. Por isso, contém um volume de pesquisa mais baixo e alcança um número menor de pessoas. 

O termo “curso de marketing digital online” é um exemplo, diferente da Head Tail, normalmente quem pesquisa por estas palavras-chave longas já sabe o que quer, está reunindo as alternativas de produtos e posteriormente, avalia e opta pela opção que melhor atende suas necessidades. 

Quando usar uma palavra-chave Long Tail?

As palavras-chaves de cauda longa são indicadas para conteúdos de meio e fundo do funil de vendas, pois o lead se encontra nas fases de reconhecer uma necessidade e a busca por alternativas de produtos ou serviços. 

A Long Tail possui um alcance menor e volume de pesquisa baixo, porém a qualidade dos visitantes atraídos costuma ser melhor pois, estão mais avançados nos estágios do funil. É indicada também para empresas tem o setor de mercado segmentado, por exemplo, uma loja de roupas para gestante que tem um público com um interesse e demanda específicos. 

Ferramentas para fazer pesquisa de palavra-chave 

Atualmente existem ferramentas capazes de analisar as estratégias de marketing dos seus concorrentes. Conheça-as. 

Ubersuggest

A Ubersuggest torna o processo de avaliação e escolha de palavras-chave mais fácil por fornecer relatório com dados e sugerir outros termos relacionados que podem contribuir para a construção do seu conteúdo. 

Planejador de palavras-chave do Google Ads 

O Planejador de palavras-chave auxilia a encontrar palavras-chave para utilizar em seus artigos e campanhas de anúncio. É um recurso gratuito e permite descobrir novas palavras-chave relacionadas ao segmento da sua empresa, apresenta estimativas de pesquisas mensais e possibilita a criação de um grupo de temos para elaborar artigos com base em pesquisas detalhadas. 

KeyWord Tool

O KeyWord Tool é uma alternativa para acompanhar a frequência e o volume de pesquisa de palavras-chaves. Possui um mecanismo que gera palavras-chave de cauda longa relevantes e palavras-chave relacionadas para assunto e segmento. 

SEMrush

O SEMrush é uma plataforma de web analytics que disponibiliza dados sobre termos de busca e o posicionamento nos resultados de pesquisa do Google. Utilizado para observar dados sobre o seu site e também de concorrentes. 

Moz

A plataforma Moz é completa permite analisar termos de busca e realizar uma análise de SEO de uma página apontado os quesitos que pode ser aprimorado. Possui uma seleção com diversas funcionalidades para analisar o desemprenho de sites e as páginas. 

Google Trends

Google Trends é uma ferramenta do Google que apresenta gráficos com a frequência que determinada palavra-chave é pesquisada. É possível delimitar a análise por localização e idioma. 

Conseguiu entender sobre as palavras-chave Head Tail e Long Tail? Caso tenha restado alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo. 

Como aumentar as vendas da empresa: 5 dicas imbatíveis

Qual empreendedor não almeja aumentar as vendas da empresa? Isso é totalmente normal. Vender mais significa mais faturamento, mais participação no mercado e, mais lucro para a empresa.  

No entanto, conseguir crescer o desempenho da empresa, quase sempre é um baita desafio. 

Nem sempre os empreendedores possuem capital para aumentar sua equipe de vendas, e precisam se virar nos 30 para conseguir otimizar sua conversão, de maneira rápida e eficiente. 

Por isso, preparamos 5 dicas imbatíveis para ajudar a aumentar suas vendas, confira: 

1. Mantenha a equipe de vendas treinada e motivada

A primeira dica é: sempre investir em treinamentos e na qualificação de sua equipe de vendas. Com isso, você irá ajudá-los a corrigir seus pontos fracos e descobrir seus pontos fortes. 

Estratégias de resoluções de problemas são muito bem vindas, quando necessário contornar objeções de clientes. Também é de extrema importância certificar-se de que cada funcionário é um expert do seu produto ou serviço, assim qualquer um da empresa estará gabaritado a sanar quaisquer dúvidas de possíveis clientes. 

Fornecendo o treinamento adequado você ajudará seus funcionários a superar suas limitações, pessoais e profissionais. 

Motivações, como incentivos para aqueles que conseguem atingir a meta, benefícios exclusivos e até mesmo brindes para os funcionários de destaque, ajudam a aumentar as vendas da empresa. 

Funcionários motivados rendem mais e são capazes de gerar um melhor resultado final. 

Mas, lembre-se: mais que benefícios e brindes, o que realmente importa e faz a diferença é o reconhecimento do trabalho duro de cada colaborador. 

2. Faça Upsell e Crossell

Se você ainda não sabe o que são essas estratégias, está dormindo no ponto e perdendo oportunidades de venda. 

São técnicas de baixo custo que vão aumentar o seu faturamento. 

Upsell é uma estratégia para aumentar a taxa de vendas, que consiste em conceder uma oferta adicional assim que o cliente efetua a compra. Quando o cliente acaba de realizar uma compra, ele fica mais propenso a obter novos produtos ou a contratar novos serviços. 

Já o Crossell é uma técnica onde se recomenda a compra de um produto que completa a aquisição inicial. 

Por exemplo: 

O cliente compra um celular novo na sua loja. Após a compra você oferece a ele uma garantia estendida, que ele pode adquirir apenas com um click, sem a necessidade de adicionar os dados de pagamento novamente. Isso é Upsell

Em um outro cenário, o cliente compra um celular novo na sua loja, mas com o objetivo de gerar mais valor para ele, você oferece, antes do pagamento, produtos complementares, como uma bela capinha, uma película de tela, fones de ouvido, cabo USB, tudo por um preço acessível. Isso é Crossell

Quando aplicadas corretamente, essas técnicas podem fazer com que sua equipe de vendas conquiste resultados cada vez melhores. 

3. O seu produto ou serviço tem mais coisas além de preço

Mais que um bom custo-benefício, seu produto ou serviço precisa ter boas intenções e apresentar resultados de qualidade. 

Além do produto, é necessário vender valor. 

Sua equipe de vendas precisa trabalhar com o cliente, para conseguir posicionar, de forma única, seu produto ou serviço. Sempre transmitindo competência e experiencia para o cliente, mostrando ser capaz de oferecer soluções personalizadas para suas as necessidades. 

4. Foque em ajudar o cliente, a venda é só uma parte disso

O conceito de “foco no cliente” se resume na orientação ideal para atender às necessidades dos clientes, os surpreendendo e oferecendo soluções que superam suas expectativas. Essa dedicação leva a fidelização do cliente. 

A aquisição efetiva do produto ou serviço é apenas uma consequência, o que determina o sucesso da venda é a relação de confiança que se constrói com o cliente ao longo do processo, para isso é necessário conhecê-lo de perto e gerir essa relação de forma sistemática. 

5. Fortaleça sua presença na internet

Deixar de investir nesse ambiente é se esconder dos clientes e presentear o concorrente. O site é uma ótima solução para aumentar vendas e conquistar mais clientes. 

Tenha um site otimizado para vendas. Seja encontrado nas buscas no Google e utilize estratégias de marketing online e offline, marcando presença dos panfletos as redes sociais, para seu cliente encontrar e conhecer sua empresa, seus produtos ou serviços, seus diferenciais e poder entrar em contato com sua equipe de venda. 

Esperamos que essas dicas possam alavancar de vez o seu negócio. Compartilhe sua experiência nos comentários e até o próximo post!