Sticker de música no Instagram

Como colocar sticker de música no Instagram

Se você pesquisou por esse tema, é provável que você tenha o Instagram instalado no seu smartphone. Mas, além disso, é mais provável ainda que você seja uma pessoa que utiliza com frequência o Instagram Stories, né?!  

Com todas as suas funcionalidades, entre efeitos, modo de criação, gifs, figurinhas e sticker de música, é impossível não ficar fascinado pela rede social que já conta com mais de 500 milhões de usuários ativos nos Stories todos os dias – nós sabemos que você é um deles.  

Anunciando em 2018, o sticker de música do Instagram Stories permite que você selecione sua música preferida entre milhões de faixas para compor a sua foto ou vídeo. 

De Beatles à Taylor Swift, são diversas opções de músicas para você escolher divulgar no seu conteúdo no stories.  

Apesar de ser uma funcionalidade que chama a atenção e desperta curiosidade nos usuários do Instagram, o sticker de música tende a desaparecer ou não funcionar para alguns usuários.  

Hoje, vamos te explicar porque isso acontece e como você pode resolver o problema.  

Sticker de música no Instagram não aparece mais 

É fato: existem milhões de músicas por aí que caberiam perfeitamente na foto de paisagem que você está querendo postar. Mas, de nada adianta se o sticker de música não estiver funcionando.  

Em primeiro lugar, é preciso saber que o Instagram não disponibiliza o mesmo recurso para todos os usuários da rede ao mesmo tempo. Nesse sentido, pode ser que a possibilidade de adicionar música no stories seja uma realidade para você, mas não para o seu amigo.  

Além disso, o Instagram limita algumas funcionalidades do aplicativo quando ele não está atualizado, ou seja, você sempre deve verificar se o seu celular realizou a atualização automática para a versão mais recente. Se a versão estiver desatualizada, isso irá impactar a sua experiência dentro do aplicativo, uma vez que você pode não ter acesso a todas as funções.  

Ainda que os motivos acima possam ser a causa do sumiço do sticker de música no seu perfil, existem outros que também podem culminar no desaparecimento dessa opção para você.  

Continue lendo! 

Teoria sobre a conta comercial e o sticker de música 

Se você tem uma conta comercial e de repente o sticker de música sumiu das opções do seu Instagram Stories, saiba que isso é comum e não aconteceu só com você.  

Ainda que o Instagram não tenha comentado oficialmente sobre a questão, muitos usuários da rede notaram que o recurso parou de ser disponibilizado somente para contas comerciais no Instagram.  

Acredita-se que isso acontece por causa dos direitos autorais da música, que estavam sendo violados quando contas comerciais grandes e influentes utilizavam as canções para anunciar determinados produtos e/ou serviços.  

Se você está se perguntando por que contas pessoais e de criadores de conteúdo podem utilizar música no stories, saiba que isso está relacionado ao poder de influência daquele perfil. Uma conta comercial, por exemplo, pode atingir muitas pessoas ao participar de uma ação de marketing utilizando músicas de artistas, mas uma conta pequena e pessoal é muito menos propensa a realizar esse tipo de campanha, não ferindo, assim, às diretrizes da comunidade.  

Desse modo, por enquanto, o sticker de música não está mais disponível para as contas comerciais devido aos motivos citados acima.  

Como ativar o sticker de música? 

Ainda que nós saibamos que as contas comerciais não podem ter acesso ao sticker de música, existem alguns truques que podem te ajudar a recuperar essa opção. 

Reinstalar o App do Instagram 

Desinstale o aplicativo do Instagram e instale-o novamente. Mesmo que não seja certo, essa opção pode funcionar para você. 

Vários usuários do Instagram estão compartilhando nas redes sociais que esse truque realmente funciona.  

Isso pode acontecer porque, quando você reinstala o aplicativo, você está o forçando a se reiniciar, limpando, assim, o cache do Instagram. Desse modo, você obtém todos os recursos – incluindo o sticker de música.  

Mudar conta para criador de conteúdo 

Diferentemente da opção acima que pode funcionar por um tempo ou, dependendo do caso, não funcionar, a alternativa de transformar a conta para criador de conteúdo é certeira se você realmente deseja ter o sticker novamente.  

Os usuários que têm reclamado da perda do sticker de música são aqueles que migraram de uma conta pessoal para uma comercial.  

Contas comerciais são muito úteis porque você tem acesso a informações importantes, como métricas que vão te ajudar a entender o que está ou não funcionando no seu perfil, como também te permite criar promoções, catalogar produtos e serviços, entre outras coisas.  

Se você mudou para uma conta comercial porque ela tem mais ferramentas e pode ser mais útil para você, considere mudar para uma conta de criador de conteúdo. As ferramentas são quase as mesmas e você tem acesso às principais informações para fazer o seu negócio andar – e o melhor disso tudo é que o sticker de música está disponível nesse tipo de conta, ou seja, só vantagens.  

Não deu certo, e agora? 

Esperamos que as dicas acima tenham conseguido resolver o seu problema.  

Mas, caso isso não tenha acontecido, confira mais dicas abaixo que podem ser úteis para te ajudar a ativar as músicas no seu stories! 

Pegar música de um stories de outra conta 

Para fazer isso, você deve seguir alguns passos:  

  1. Procure algum story de uma pessoa que você segue que tenha postado uma música no stories utilizando o sticker. Se você não conseguir achar ninguém, peça para um amigo postar um story utilizando o recurso; 
  1. Assim que o story com o sticker de música for aberto, clique na opção para ver o nome da música abaixo do nome de usuário (no canto superior esquerdo da tela); 
  1. Toque na música; 
  1. Assim que você tocar na música, uma pequena janela pop-up irá aparecer na parte inferior da tela contendo o nome da música e o artista; 
  1. Você irá ver um ícone com os dizeres “Experimente música no seus stories”; 
  1. Clique nessa opção. 

Feito!  

É muito provável que agora o sticker de música apareça na sua seleção de stickers do Instagram Stories.  

Relatar um problema ao Instagram 

Uma opção que pode te ajudar a resolver esse problema é entrar em contato com o suporte do Instagram.  

  1. Acesse seu perfil e toque em Opções
  1. Selecione Configurações e depois Ajuda
  1. Clique em Relatar um Problema; 
  1. Algumas opções aparecerão para você, clique em Algo não está funcionando e relate o que está acontecendo. 

Se o sticker de música tiver sido retirado do seu perfil por engano, em alguns dias o Instagram irá resolver o problema para você. 

Compartilhar a música pelo Spotify no Instagram 

Mesmo que a opção de compartilhar música no stories dentro do próprio Instagram não esteja funcionando, você pode fazê-lo sem problemas dentro do aplicativo do Spotify. 

  1. Abra o aplicativo de música; 
  1. Selecione a música que você quer compartilhar; 
  1. Clique nos três pontinhos do lado superior direito; 
  1. Selecione a opção Compartilhar
  1. Irá aparecer uma lista com redes sociais que você pode compartilhar a música, selecione Instagram Stories

Pronto!  

O Stories irá abrir automaticamente e você pode personalizar a imagem com a música da maneira que você preferir.  

Utilizar aplicativos de edição de vídeo 

Existem alguns aplicativos que permitem que você adicione músicas gratuitas ou da sua biblioteca em vídeos e fotos.  

O mais famoso é o Inshot, mas existem outras opções, como Filmr, Quik, Clips e Videoleap que você pode utilizar para turbinar seus stories com músicas da sua preferência. 

Boa sorte! 

Seguindo as dicas acima, você pode ativar o sticker de música no seu perfil. 

Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil para você. 

Agora, conta pra gente, algum dos truques funcionou para você? Você sabe de alguma solução que pode funcionar? Deixe a resposta nos comentários abaixo! 

Ah, psiu! Se você precisar de uma ajuda profissional para definir estratégias certeiras para o seu perfil bombar no Instagram, saiba que a Agência Contato está à disposição!  

Conheça o Endomarketing: Marketing Interno focado nos seus colaboradores

Endomarketing: Marketing Interno focado nos colaboradores

O Endomarketing pode ser definido como uma estratégia direcionada ao Marketing Interno da empresa. O seu principal objetivo é criar uma equipe mais motivada, diminuindo a rotatividade de colaboradores. Sendo assim, essa é uma das maneiras mais eficazes de fidelizar funcionários e criar um ambiente de trabalho que eles se sintam confortáveis e entusiasmados, o que auxilia diretamente na melhora dos resultados do seu negócio.  

A sua empresa investe em Endomarketing? 

Se a resposta for não, saiba que você deveria estar investindo nessa estratégia, já que ela pode fazer toda a diferença na hora de organizar uma empresa produtiva, satisfeita e fiel.  

O Marketing Interno, portanto, ajuda a desenvolver a imagem de um local positivo para se estar trabalhando, fazendo com que os seus funcionários se sintam alegres e gratos em estarem atuando na empresa.  

Se a sua empresa está pensando em implementar planos de ação para melhorar os resultados do seu negócio, saiba que o primeiro passo que você deve tomar é definir uma estratégia de Endomarketing para ser aplicada – e nós vamos te ajudar com isso.  

Continue lendo e descubra qual é a importância do Endomarketing para a sua empresa! 

O que é Endomarketing? 

O Endomarketing é um método eficaz voltado para ações internas. 

Sua aplicação permite que a imagem da empresa seja otimizada em relação aos seus colaboradores, o que diminui a rotatividade desses.  

O Marketing Interno entende que, apesar do tempo e dos recursos dedicados a atrair e reter clientes, é fundamental que também se olhe para o trabalhador da empresa, uma vez que um funcionário insatisfeito e desmotivado irá refletir suas frustações na execução de seu trabalho, fazendo com que os resultados do negócio não sejam tão positivos assim.  

Dessa forma, o Endomarketing aproveita toda a experiência do seu negócio com vendas e busca vender a empresa ao colaborador. Interessante, né!?  

Isso significa que o colaborador, mais do que nunca, começa a entender o propósito e valores da empresa, além de compreender a importância do seu papel dentro do local, o que, certamente, o inspira e gera maior disposição.  

O que o RH tem a ver com o endomarketing? 

O Endomarketing tem tudo a ver com Recursos Humanos porque se trata de uma junção entre as ações executadas pelo RH, a fim de garantir os direitos e necessidades do colaborador, com uma estratégia de Marketing.  

O RH se une ao Endomarketing buscando criar o melhor ambiente de trabalho para os funcionários de uma empresa, resolvendo os seus problemas e dúvidas.  

Essa união, portanto, permite que estratégias sejam criadas para que, dia após dia, os colaboradores se sintam mais motivados e orgulhosos de fazerem parte da empresa.  

Quais os benefícios de trabalhar o Marketing Interno? 

Quando você aplica uma estratégia adequada de Endomarketing dentro da sua empresa, você possibilita a construção de um negócio sólido, próspero e atraente para os investidores, uma vez que os seus colabores estarão satisfeitos e empenhados em realizar um trabalho eficiente.  

Um plano de ação bem aplicado beneficia a empresa de diversas maneiras. Algumas delas são: 

  • Aumentando a lealdade dos funcionários; 
  • Otimizando a motivação interna; 
  • Reduzindo a rotatividade de trabalhadores; 
  • Melhorando o clima organizacional; 
  • Melhorando a qualidade de vida no trabalho. 

O Endomarketing pode ser traduzido como uma lista de atividades que são implementadas dentro de um negócio a fim de valorizar os colabores.  

Aplicar essa estratégia dentro da sua empresa é um jeito de mostrar para os seus funcionários que você é grato e aprecia o seu trabalho.  

Saiba, então, porque investir nessa estratégia irá fazer toda a diferença nos seus resultados!  

Aumenta a motivação dos funcionários 

Isso acontece principalmente porque as dores e necessidades dos funcionários são entendidas. Dessa forma, eles se sentem mais valorizados e consequentemente mais motivados em realizar um bom trabalho.  

Cria colaboradores leais e compromissados 

O Endomarketing possibilita que o colaborador se sinta mais acolhido, uma vez que os gestores se mostram humanos e compreensivos em relação aos direitos básicos e à qualidade de vida do profissional dentro da empresa.  

Assim, uma vez que esse sentimento acolhedor é experienciado pelo funcionário, ele tende a se tornar mais leal e compromissado com a empresa.  

Otimiza a produtividade 

A produtividade de um colaborador tem tudo a ver com a sua motivação.  

Desse modo, quando existem colaboradores motivados dentro de um negócio, também existem pessoas produtivas, que executam o seu trabalho de uma maneira mais eficiente e otimizada.  

Ajuda na retenção de talentos 

O Endomarketing é uma estratégia muito eficaz em diversos quesitos, mas, definitivamente, a diminuição da rotatividade dos funcionários é um ponto que merece grande destaque.  

Isso acontece porque os colaboradores se tornam mais satisfeitos e motivados, não pensando na possibilidade de deixarem a empresa, uma vez que ela valoriza e se importa com o bem-estar dos funcionários.  

Melhora o clima organizacional 

A melhora do clima dentro da empresa é uma consequência da satisfação dos funcionários.  

Quando os seus colaboradores estão confortáveis e alegres, o clima dentro do seu negócio tende a ficar mais leve, agradável e consequentemente produtivo.  

Melhora o bem estar dos colaboradores 

Quando você valoriza o seu funcionário e mostra que se preocupa com a sua saúde física e mental, ele começa a sentir que o seu local de trabalho é saudável e positivo, melhorando, assim, o seu bem estar.  

7 ideias para trabalhar o endomarketing 

Quando você trabalha o Marketing Interno, você possibilita que os seus colaboradores enxerguem a sua empresa de um jeito mais humano, fazendo com que seja satisfatório estar presente no seu local de trabalho.  

Isso possibilita que os serviços sejam desenvolvidos com mais atenção e orgulho, pois os seus funcionários sabem que eles serão valorizados por isso. 

“Se você cuidar de seus funcionários, eles cuidarão dos clientes.” – Richard Branson 

Para trabalhar o Endomarketing dentro do seu negócio de um jeito estratégico e eficaz, você pode seguir algumas ideias certeiras.  

Descubra abaixo como aplicar e aprimorar as suas estratégias de Endomarketing! 

1. Feedback mensal 

Os Feedbacks são essenciais dentro de qualquer empresa porque fazem com que as pessoas entendam quais ações devem ou não continuar tomando para executar um bom trabalho. 

Quando há feedbacks, sejam positivos ou não, há a possibilidade de melhora e entendimento referente às atividades realizadas.  

Assim, eles são uma oportunidade de avanço profissional – e uma vez que isso é implementando, os resultados da empresa também são impactados.   

2. Plano de carreira 

Com um plano de carreira adequado, você permite que os seus funcionários possam crescer profissionalmente dentro da sua empresa.  

Além disso, o plano de carreira possibilita que a rotatividade dos funcionários diminua, como também motiva o colaborador a querer executar bem suas atividades para poder se desenvolver no local de trabalho.  

3. Investir em cursos e treinamentos 

Quando você promove treinamentos e investe em cursos para os seus colaboradores, você está auxiliando na melhora da qualificação profissional dos seus funcionários, o que irá refletir nos resultados da sua empresa. 

Além de auxiliar na qualidade da entrega das tarefas diárias, isso também impacta a percepção do seu funcionário sobre a sua empresa, fazendo com que ele se sinta satisfeito e agradecido por estar em um local que investe na sua qualificação profissional.  

4. Eventos internos 

Eventos para o público interno são uma ótima maneira de motivar e trazer melhores resultados para a sua empresa.  

Eles podem ser realizados em diversos formatos, como workshops, brincadeiras, palestras e até mesmo como um café da manhã completo e gostoso para os seus colaboradores.  

Essa é uma maneira de diversificar a rotina e criar um ambiente diferente, desafiador e que proporciona conhecimento para os seus funcionários, além de ser uma excelente oportunidade de estimular a criatividade.  

Ou seja, todo mundo se diverte e ainda sai ganhando! 

5. Aniversários 

Comemorar o aniversário de um colaborador é uma maneira de fazê-lo se sentir alegre e valorizado. 

Compre um bolo e cante parabéns junto de toda a equipe para o aniversariante que, certamente, se sentirá grato, feliz e motivado.  

6. Datas especiais 

A comemoração de datas festivas permite que os colaboradores interajam entre si, além de criar um clima legal e descontraído dentro da empresa.  

Assim, a realização de Happy Hours ajuda no desenvolvimento de um clima organização mais satisfatório e engajado.  

7. Rede Social interna 

Investir em uma rede social interna torna a comunicação mais eficiente para todos os trabalhadores dentro de uma empresa. 

Com uma rede social interna, a comunicação entre os colaboradores é facilitada, evitando, assim, ruídos e interação falha.  

Além disso, ela permite que sejam enviados comunicados e informações importantes para todos os funcionários, como também possibilita que colaboradores de diferentes setores se comuniquem com mais agilidade e eficiência.  

8. Kit boas-vindas 

Um Kit de Boas-Vindas faz com que o seu novo funcionário se sinta acolhido e entusiasmado para começar a trabalhar dentro da sua empresa.  

Uma vez que ele está entrando em um local que, logo de cara, já o presenteia, fica claro para o colaborador que ele será valorizado pelo seu trabalho, culminando, assim, em maior motivação e produtividade.  

9. Ambiente de trabalho alegre e descontraído 

Muitas das coisas que citamos acima contribuem para a manutenção de um ambiente de trabalho leve e descontraído para os colaboradores.  

Isso deve sempre ser mantido, por meio de eventos, comemorações e de conversas mais informais entre gestores e colaboradores.  

10. Destaques 

Colaboradores que tiveram resultados acima da média, grande produtividade e se mostraram proativos, podem servir de exemplo para toda a empresa.  

Isso faz com que o colaborador destaque se sinta motivado e orgulhoso em continuar realizando um bom trabalho, como também influencia os outros colaboradores a alcançarem essa meta, melhorando a produtividade de todos dentro da empresa.  

11. Pesquisas de satisfação 

Pergunte para os seus colaboradores como eles se sentem em relação a empresa, como avaliam o ambiente de trabalho e quais as sugestões eles gostariam de dar para melhorar a organização dentro do local de trabalho.  

Esse é um dos passos mais importantes, porque, assim, você consegue descobrir se os seus funcionários se sentem motivados e reconhecidos, além de saber quais são os benefícios que eles gostariam de ter pela realização de um bom trabalho.  

Com os resultados da pesquisa em mãos, você pode traçar estratégias mais eficientes e claras a fim de tornar a sua empresa um local mais acolhedor e gentil para os seus funcionários. 

Quando uma empresa compreende que a primeira etapa de uma caminhada de sucesso é trabalhar o Marketing Interno, os seus clientes em potencial e sua reputação também são impactados positivamente.  

Gostou das dicas do texto de hoje?  

Comece já a aplicar as sugestões de ações de Marketing Interno que demos acima dentro da sua empresa! No nosso blog você encontra vários artigos com dicas e informações úteis para te ajudar na sua estratégia de Endomarketing!  

Chaveiro BH: Como ele dominou o Google e o mercado regional

Já pensou ficar preso para fora de casa porque você perdeu a chave? Bem, com a facilidade da internet, esse é um problema fácil para ser resolvido. Abra o Google, faça sua pesquisa e entre em contato com um chaveiro. Em poucos minutos, certamente, você estará dentro de casa com o empecilho solucionado. Não seria assim? 

Agora, vamos falar sobre o outro lado da moeda: Como o chaveiro chegou até a internet, onde você o encontrou? 

Essa é a história de Frank, o nosso cliente. Ele iniciou o ofício de chaveiro muito novo, aos 13 anos de idade, no centro de Belo Horizonte, em 1984. Foi o seu primeiro trabalho.  

O início não foi fácil. A idade e a imensidão da capital mineira tornaram o trabalho mais difícil, era preciso se deslocar entre as tantas ruas ainda desconhecidas da cidade. Mas Frank, por gostar muito da sua profissão, não desistiu.  Se aperfeiçoou, persistiu e hoje é um dos maiores chaveiros da região: o Chaveiro Bh

A publicidade foi uma das principais aliadas do chaveiro em sua jornada. Frank sempre entendeu que a propaganda é a alma do negócio, por isso, sempre investiu em panfletos, anúncios no jornal impresso e em outras formas de divulgação. Com o tempo, a internet transformou a rotina das pessoas e o chaveiro sabia como aproveitar isso. 

Foi então que, em 2015, Frank se tornou um cliente da Agência Contato. Desde então, sempre evoluímos juntos, principalmente nas estratégias e nos resultados. Quer ver? 

Como o Chaveiro BH dominou os resultados de pesquisa do Google? 

Quando há a necessidade de um serviço de assistência, o comportamento das pessoas atualmente é fazer uma busca no Google. Ali, são exibidos vários resultados de acordo com o que foi pesquisado. 

O primeiro passo para aproveitar isso foi criar um site. Além disso, para obter resultados rápidos e competir com os concorrentes, o chaveiro começou a investir em anúncios da Rede de Pesquisa do Google.  

Cada vez mais o site era otimizado para as buscas feitas no Google. Com isso, o Chaveiro começou a dominar o topo dos resultados de busca. Tanto nos resultados pagos quanto nos orgânicos, ele sempre estava lá. 

E isso foi um grande diferencial para os nossos resultados. Para quem não sabe, o mercado de chaveiro é extremamente competitivo e estar no topo dos resultados de busca é a diferença entre conquistar um cliente ou entregá-lo ao concorrente que ocupou esta posição. 

A estratégia deu tão certo que Frank ampliou a sua rede e criou mais sete sites e campanhas para atender a Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

O grande desafio 

Assim como o nosso cliente, os concorrentes dele também estão em busca do tão almejado topo do Google.  

O constante esforço de um deles conseguiu tomar a primeira posição que o Chaveiro BH ocupava nos resultados orgânicos com um dos seus sites principais. Rapidamente, a nossa equipe entrou em ação. Criamos um layout totalmente novo para o site, melhoramos o tempo de carregamento, a usabilidade e criamos redes sociais para apoiar esta estratégia. Repetimos isso para os outros sites. Após isso, decolamos! 

Imagem do Google Search Console (Resultados Orgânicos – Não pagos) 

As palavras do nosso cliente 

Para escrever esse texto, ouvimos a história de Frank. Por isso, trouxemos os seus comentários sobre o Marketing Digital e a Agência Contato: 

Qual foi a sua motivação para investir em Marketing Digital? 

“O que me motivou a investir no marketing digital é que eu sempre gostei de investir em propaganda. Divulgava muito em jornais e rádio. Depois, passei a investir na internet.”  

Quais resultados você percebe com o trabalho feito pela Contato? 

“Eu tive bons resultados com o trabalho da agência. Aliás, eu estou satisfeito com todo o trabalho desde o início, quando foi feito o site. Douglas sempre foi uma pessoa sincera, honesta e me ajudou muito. O trabalho de vocês tem sido excelente e eu alavanquei meus resultados a partir do momento que comecei a trabalhar com vocês. Sou muito grato por tê-los como parceiros.” 

O Chaveiro dominou o Google e o mercado regional com os serviços de Google Ads e SEO da Agência Contato. Quer se tornar um caso de sucesso também? Entre em contato conosco! 

Case de Sucesso SEO: Do zero aos mil acessos orgânicos mensais e crescendo

Ter um site não é mais um diferencial, mas uma necessidade para sobreviver e não ficar para trás no mercado. Toda empresa pode ter um site, entretanto ele precisa ser otimizado para aparecer nos resultados de pesquisa. Afinal, esta é uma das maiores portas de entradas para novos clientes e consumidores. 

LiuGong Latin America rumo ao topo do Google 

Este é o caso de um de nossos clientes mais antigos. A LiuGong é uma empresa já consagrada no mercado de máquinas do Brasil. De origem chinesa, a empresa chegou em nosso país em 2008 e desde 2015 fabrica seus produtos em território nacional.  

Sempre em busca de crescer e se aprimorar, a LiuGong Latin America enxergou que os resultados obtidos pelo site poderiam melhorar. Por isso, no segundo semestre de 2020, a Agência Contato criou um site novo e otimizado para a empresa. 

A história contada pelo nosso cliente 

Para contar um pouco desse processo, entrevistamos o Bruno Rosa, Analista de Marketing da LiuGong Latin America. 

Como foi a experiência com a Agência Contato durante e após o processo de criação do site? 

“Nossa experiência com a Agência Contato durante a criação do nosso site foi incrível, pois tivemos total apoio e uma gama de ideias diferenciadas da equipe, o que resultou em uma web page perfeita para a LiuGong, com visual novo e muito fácil de se navegar. Após a criação, estamos constantemente subindo novas informações e a Agência está sempre de prontidão para fazê-lo da melhor maneira possível.” 

Vocês estão satisfeitos com o site criado pela Agência Contato? 

“Nós da LiuGong Latin America estamos muito satisfeitos com nosso novo site, pois se olharmos para o site que tínhamos antigamente não conseguimos nem comparar. Hoje nosso site possui tudo que nossos clientes precisam, e estamos sempre trabalhando em novos projetos para deixá-lo cada vez mais acessível e com novas ferramentas para que nosso cliente encontre tudo aquilo que ele precise.” 

Quais resultados vocês perceberam depois da criação do site otimizado para as buscas? 

“Os resultados estão ligados diretamente com o cliente, pois percebemos um aumento na procura pela empresa, muito mais ligações, contatos e trocas de e-mails. E quando alguém vem nos procurar, seja dealer ou cliente, nós sempre indicamos nosso site.” 

Bruno tem razão, a Agência Contato criou um site com boa usabilidade e que traz resultados para a empresa. As páginas do web site foram otimizadas para os resultados de busca e conseguem converter quem as visita. 

Há três meses estamos alcançando cerca de mil acessos orgânicos mensais e temos crescido a cada dia. Veja abaixo a evolução de impressões e cliques desde que o site foi criado: 

O SEO (Search Engine Optimization) é essencial para qualquer site. Ele consiste em um conjunto de boas práticas para melhorar o posicionamento de um site nos motores de busca e conquistar tráfego orgânico (sem pagar por isso).Faça como a LiuGong Latin America e seja encontrado por clientes e parceiros nas pesquisas feitas no Google. A Agência Contato desenvolve um site novo e otimizado para a sua empresa ou otimiza o que já existe. Entre em contato com o nosso consultor para saber como vamos te levar ao topo do Google.  

Case de Sucesso: Manobras de ressuscitação de site com SEO

Temos certeza que você já sabe a importância de um site para a sua empresa, certo? Mas se você pretende ser encontrado nas buscas realizadas pelos seus potenciais consumidores, o seu site precisa estar otimizado.  

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de boas práticas para o seu site chegar à primeira posição nos resultados de busca, conquistar visitantes e, consequentemente, mais vendas! Desprezar estas boas práticas pode impactar negativamente nos resultados do site da sua empresa. Vamos contar uma das nossas experiências com a otimização de sites. 

Quem é empreendedor sabe como a contabilidade é importante para uma empresa. Mais que expressar e registrar números, um contador é capaz de indicar os melhores caminhos para uma empresa percorrer e atingir o sucesso. Aqui na agência, temos um cliente assim: a Appice. 

Quem é essa tal de Appice? 

A Appice é um escritório de contabilidade para empresas em Contagem e, assim como nós, ela enxergou no Marketing Digital várias oportunidades para ser reconhecida e conquistar clientes. 

Se você tem uma empresa, provavelmente já pesquisou suas dúvidas sobre contabilidade, finanças e empreendedorismo no Google. É uma maneira fácil para aprender sobre o que te interessa e encontrar o que precisa. Entretanto, o outro lado da moeda é que existe muito esforço por trás desses  sites que aparecem nos resultados da sua busca. 

Apesar de ser uma empresa consolidada no mercado de contabilidade, o site da Appice apresentava problemas que o escondiam nas buscas orgânicas. Para se ter uma ideia, quanto mais distante da primeira página de resultados, menos um site aparece. 

Era exatamente o que estava acontecendo. Os erros que o site continha diminuíam cada vez mais as suas chances de receber visitantes. Até que um dia, este número chegou a zero. 

O diagnóstico 

Vamos dizer que o site da Appice foi jogado na imensidão da internet e já não tinha mais sinais vitais. Estava vagando sem rumo, cada vez mais longe das primeiras posições do Google e cada vez mais difícil de ser encontrado. Ninguém sabia o que havia acontecido para chegar a esse ponto. 

Aqui, entramos na história. O nosso paciente, o site da Appice, dava os seus últimos suspiros, no caso, suas últimas impressões. A Agência Contato investigou as causas do problema e descobriu severos erros internos do site, falhas somente detectáveis por profissionais especializados em marketing e desenvolvimento, além, é claro, do algoritmo do Google. 

Primeira falha detectada: Textos com uma quantidade extremamente baixa de palavras e falta de palavras-chaves. 

Segunda falha detectada: Erros em quesitos técnicos na estrutura do site. 

Terceira falha detectada: O conteúdo de algumas páginas era cópia de outros sites. Para quem não sabe, o Google prioriza o conteúdo original e relevante, quem gosta de copiar não merece se destacar.  

As 4 manobras de ressuscitação utilizadas 

Após os diagnósticos iniciais, aplicamos as nossas manobras de ressuscitação, também chamadas de boas práticas de SEO (Search Engine Optimization): 

1 – Detectar páginas com plágio 

É um erro acreditar que o caminho mais fácil é o melhor. Com certeza, copiar o conteúdo de outros sites não ajudará no SEO. O Google é bem claro quanto a sua insatisfação em caso de plágio. Longe de querermos encontrar os culpados, pensamos em resolver logo esses impedimentos. Detectar os plágios foi essencial para entendermos a profundidade do problema e quais páginas deveriam ter seu conteúdo completamente reescrito. 

2 – Pesquisar palavras-chaves relevantes para cada página e serviço 

Uma das principais formas de conectar conteúdo ao usuário é entender o tipo de pesquisa e definir qual é a melhor palavra-chave para isso. Nesta parte, nos aprofundamos sobre cada serviço de contabilidade oferecido pela Appice, depois fizemos uma pesquisa de palavra-chave com dados reais, disponibilizados por ferramentas confiáveis. Aqui o achismo não tem vez. 

3 – Refazer todo o conteúdo do site 

Profissionais de marketing já ouviram a famosa frase “Conteúdo é rei”. É exatamente isso, quem tem conteúdo ganha destaque. Entretanto, não adianta produzir textos irrelevantes.  

Conteúdo é essencial, fato, mas ele deve ser valioso e útil. Além da originalidade, o Google está de olho na relevância, afinal, é isto que os seus usuários querem e precisam encontrar. 

No site da Appice, refizemos todo o conteúdo. Acrescentamos informações e reestruturamos cada página. Foram dias de trabalho, mas que renderão resultados positivos. 

4 – Blog semanal e com conteúdo pertinente a persona 

O blog é o grande parceiro para o aumento de tráfego e relevância de um site. Atrair a persona com o conteúdo de seu interesse mostra como a sua empresa pode ser útil, mesmo não vendendo o seu serviço. Este é um dos fundamentos do Marketing de Conteúdo: ter a atenção do usuário da internet porque o seu conteúdo é relevante e valioso, porque o ajuda a resolver problemas e não é focado na empresa em questão. Falar de si é desinteressante. 

Evolução do caso 

Erros corrigidos, melhorias aplicadas e o nosso trabalho ainda continua. Em poucos meses, conseguimos fazer o site da Appice voltar à ativa: 

Os resultados do SEO acontecem num período de médio a longo prazo, entretanto, são duradouros quando realizados de forma correta. Cerca de 5,5 bilhões de buscas são feitas no Google por dia e os sites que não estão otimizados brincam de esconde-esconde com o usuário em cada pesquisa. Com certeza não é isso que você deseja, não é mesmo?  

A Agência Contato desenvolve sites otimizados e também otimiza aqueles que já estão em produção. O nosso objetivo é fazer você dominar o topo do Google no seu segmento. Seja encontrado por pessoas que tenham interesse ativo no seu serviço e conquiste a atenção delas com conteúdo relevante. Entre em contato conosco e seja um dos nossos cases de sucesso também. 

O que ninguém te conta sobre comprar seguidores no Instagram. Entenda sobre sua prática aqui!

Vale a pena comprar seguidores?

Provavelmente você já se encantou com a ideia de comprar seguidores pelo menos uma vez. Claro, quem não gostaria de saltar de 100 para 10.000 seguidores no Instagram do dia para a noite?  

Assim, você não precisaria se preocupar em crescer organicamente. Afinal as ferramentas para comprar seguidores fazem isso acontecer de maneira rápida em troca de um valor amigável. Parece tentador, certo? ?

Mais do que nunca, as pessoas estão interessadas em adquirir grande status com as suas redes sociais. Para isso, elas buscam atalhos que podem facilitar esse caminho. Mas, será que esta estratégia realmente funciona?

Se você pensa em comprar seguidores para a sua conta no Instagram, continue a leitura! No blog de hoje, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e te ajudar a decidir se vale a pena ou não investir nessa prática.

A que ponto vale a pena comprar seguidores? 

Nós, usuários diários do Instagram, Facebook e, agora, TikTok, adoramos números! Quando vemos um perfil com muitos seguidores, temos a tendência de nos interessar pelo conteúdo que está por trás do perfil.

“Por que essa pessoa tem tantos seguidores? O que ela faz?” são perguntas comuns que fazemos sobre grandes perfis das redes sociais. Ainda que de modo inconsciente.  

Mas, por que isso acontece? ?

Você já ouviu falar em Efeito Manada e “FOMO”? Isso pode explicar muito bem o que acontece com os nossos cérebros quando nos deparamos com grandes perfis.

O primeiro, Efeito Manada, explica que os humanos têm uma tendência a repetir ações feitas por outras pessoas. Já o “FOMO”, é uma expressão que pode ser traduzida como “Medo de Perder Algo”. Ela explica que as pessoas têm medo de estarem perdendo algo interessante.  

Sendo assim, tendemos a realizar ações porque outras pessoas estão realizando. E é por isso que muitas pessoas acreditam que ter um grande número de seguidores faz a diferença e acabam adotando a estratégia de comprar seguidores.

Afinal, elas também querem se conectar com perfis que seus amigos em comum e pessoas influentes estão conectadas para não ficar por fora do assunto.  

Mas, não se engane!  

? Ter muitos seguidores só é benéfico para o seu perfil quando eles são reais.  

Por que comprar seguidores no Instagram é arriscado? 

Porque o Instagram é uma rede social de pessoas para pessoas.  

Ele foi criado com o intuito de conectar usuários do mundo inteiro em torno de um mesmo interesse.  

Sendo assim, o Instagram espera que as pessoas interajam e criem uma comunidade engajada na rede social. Algo que não acontece se os seus seguidores são comprados.  

Perfis falsos e sem interesse na sua marca 

É importante você saber que as contas que você vai adquirir por meio de ferramentas para comprar seguidores muitas vezes não são reais. Quase sempre, elas são divididas entre bots (uma conta robô) ou contas inativas.  

Você não tem pessoas interessadas na sua marca, tem apenas números. O que vai prejudicar as suas vendas e o seu engajamento, uma vez que as contas que te seguem estarão ali sem realizar nenhuma ação.

Vale a pena comprar seguidores no Instagram ou são apenas números?
De nada adianta ter muitos seguidores se estas pessoas não interagirem com o seu conteúdo. Assim, serão apenas números.

O Instagram não entrega as publicações para todos os seus seguidores 

Você deve saber que o Instagram abandonou o feed cronológico há algum tempo. Agora, é o algoritmo que determina quais publicações são mais interessantes para cada usuário.  

Desse modo, a sua postagem precisa ser atrativa e deve ter um bom engajamento nos primeiros minutos após ser publicada. Assim o algortimo vai entender que ela é relevante e entregá-la para mais pessoas.   

Mas, o problema é que isso não acontece quando você usa ferramentas para comprar seguidores. Isto porque a maioria dos planos que oferecem esses serviços escondem que se trata de contas inativas ou bots que não irão interagir com o seu conteúdo.  

Baixo engajamento 

Você não está atraindo pessoas interessadas ou dispostas a se envolverem com você quando escolhe comprar seguidores. Na verdade, você está apenas comprando números.  

Dessa forma, isso irá prejudicar o seu engajamento. Já que as contas que estão te seguindo não são reais, portanto, não podem curtir, comentar, salvar ou compartilhar o seu conteúdo. 

Então, ao comprar seguidores você está pagamento por algo que pode fazer o seu engajamento diminuir cada vez mais ao invés de você aumentar.

Métricas distorcidas 

Quando você compra seguidores, as suas métricas ficam confusas.  

Imagine só uma conta de 10.000 seguidores que obtém, em média, 30 curtidas por publicação e cerca de 10 comentários.  

A conta não bate, né?!  

Neste sentido, você tem um grande número de seguidores. Mas, raramente tem envolvimento. Oque é a principal chave do algoritmo do Instagram.  

Seu perfil pode ser penalizado ou excluído 

Comprar seguidores é uma ação bloqueada no Instagram. Por isso, ela pode fazer com que você tenha problemas ainda mais graves do que prejudicar o seu engajamento e confundir as suas métricas. 

O Instagram entende que perfis que compram seguidores agem na contramão das Diretrizes da Comunidade e dos Termos de Uso e das Políticas da Plataforma.  

Dessa maneira, o sistema age rapidamente quando ações suspeitas são identificadas, limitando o alcance da conta e até excluindo o perfil.  

Seguidores falsos não ajudarão no seu objetivo 

Quando você tem seguidores falsos no seu perfil, é muito difícil que você consiga atingir as pessoas certas e aumentar as suas vendas.

Isto porque as contas que estão te seguindo não se interessam pelo seu conteúdo, podendo prejudicar o seu objetivo principal no Instagram.  

Comprar seguidores no Instagram demonstra falta de profissionalismo 

Atualmente, é muito fácil para pessoas atentas identificarem um perfil que comprou seguidores.  

É só comparar o número de seguidores com o engajamento das publicações. Com certeza tem algo de errado com aquele perfil se os números estiverem muito desiguais.  

Assim, comprar seguidores gera uma situação desconfortável — e até vergonhosa — diante das pessoas que visitam o seu perfil. Além de ser uma ação vista com maus olhos por profissionais sérios. O que pode fazer com que a sua marca perca a credibilidade frente ao mercado.  

Então, como ganhar seguidores no Instagram? 

Se você chegou até aqui, já sabe que comprar seguidores não é uma boa alternativa para crescer no Instagram. Já que isto faz com que o seu sucesso seja atrasado e prejudicando o seu potencial.  

Porém, ainda que comprar seguidores não seja uma boa escolha, tê-los é fundamental para você construir um perfil de sucesso e com engajamento.  

Então, como conseguir seguidores orgânicos e reais na plataforma?  ?

Crescimento orgânico no Instagram.
O crescimento orgânico no Instagram pode ser mais lento. Mas, os resultados são sólidos e duradouros.

Confira os tópicos abaixo:  

Facebook Ads  

Utilizar o Facebook Ads é uma excelente opção para você levar o seu conteúdo até as pessoas certas.  

Dessa forma, você pode criar anúncios com base na sua necessidade e vontade. Assim, eles serão exibidos para usuários que têm os mesmos interesses que você no Instagram e/ou no Facebook.  

Por exemplo, imagine que o seu perfil no Instagram é focado em vendas de carro. Então, você poderia segmentar o seu público para que o seu anúncio apareça apenas para usuários que demonstraram ter interesse em adquirir um carro próprio e afins.  

Desse modo, você atinge as pessoas certas e pode ganhar novos seguidores interessados no seu conteúdo.  

Sorteio 

Você já deve ter sido marcado em diversos sorteios no Instagram. E, definitivamente, já marcou seus amigos em algum que era do seu interesse.  

Essa é uma boa estratégia para você atrair um grande número de pessoas para o seu perfil.  

Você pode ganhar um grande número de seguidores dependendo das regras do sorteio que você realizar. Assim como curtidas e comentários na foto oficial do sorteio.  

Mas, fique atento! Essa é uma boa estratégia quando realizada corretamente.  

Por isso, esteja ciente de que os seguidores que você ganhou provavelmente irão desaparecer depois de um tempo se o seu sorteio não tiver muito a ver com o conteúdo da sua página,.  

Então, tenha em mente que esta estratégia deve estar alinhada a um produto que condiz com o conteúdo do seu perfil. Isto para que as pessoas que começarem a te seguir continuem fiéis após o término do sorteio.  

Conteúdo Relevante 

Produzir conteúdo de valor é uma excelente alternativa não precisar comprar seguidores no Instagram.  

Afinal, se você produz um conteúdo relevante e que leva informações úteis, como dicas e explicações que possam ajudar as pessoas de alguma forma, com certeza você terá como recompensa engajamento.  

Pense na regra de reciprocidade. Se os usuários se depararam com um conteúdo útil no Instagram, de maneira natural, irão interagir com aquele conteúdo. É como uma forma de agradecimento.  

E, existe “obrigado” melhor do que um comentário, curtida ou salvamento se tratando de redes sociais?  

Conteúdo Original 

O Instagram tem 1 bilhão de usuários ativos por mês. Isso quer dizer que existem muitas pessoas postando conteúdos todos os dias.

Desse modo, pode ser que você já tenha vivenciado a situação de se deparar com postagens semelhantes – e, muitas vezes, plagiadas – no seu feed e na aba de explorar.  

Então, foque os seus esforços em produzir um conteúdo original para que você não fique perdido entre milhares de postagens iguais na plataforma.

Claro, você pode se inspirar em conteúdos de grandes perfis e de pessoas que você admira. Mas, dê um toque que é só seu.

Produza um conteúdo de personalidade que só você poderia ter feito. Isso ajuda as pessoas a reconhecerem a sua marca e faz com que elas se interessem pelo seu perfil.  

Frequência 

Você já passou pela experiência de ficar muito tempo sem postar uma foto no seu feed? O seu engajamento estava menor quando você voltou, certo?  

Isso acontece porque o Instagram é uma rede social que pede constância e planejamento.  

O algoritmo do Instagram quer que você esteja conectado. Isso significa que você deve utilizar ao máximo todas as funcionalidades que a 5° maior rede social do mundo oferece.  

Assim, o seu engajamento vai ser maior se você postar conteúdo constantemente. Já que o Instagram entende que você está utilizando os recursos que a rede social oferece.  

Além disso, isto também faz com que sua publicação seja entregue para mais perfis. Como consequência, você conquista maior alcance e engajamento.  

Então, crie um planejamento. Você não precisa postar todos os dias, mas precisa ser constante nas suas postagens.

Por exemplo, se você se comprometer a postar 3 vezes na semana, cumpra este objetivo. Dessa forma, suas publicações serão entregues para mais usuários, uma vez que o Instagram entende que você é um usuário frequente na plataforma.  

Explorar formatos diferentes  

No início, o Instagram era uma rede social utilizada apenas para as postagens de fotos pessoais. Ao longo dos anos, isso foi se transformando. Hoje, muitas marcas utilizam a plataforma para vender o seu serviço.  

Desse modo, o Instagram vem mudando ano a ano e as maneiras de interagir na plataforma também.  

Agora, você não precisa focar os seus esforços apenas em tirar uma foto bonita. É possível explorar outras possibilidades!  Poste carrosséis, produza reels e igtvs e deixe o seu stories sempre bem alimentado.  

Hashtags  

As hashtags são um recurso que pode ser utilizado para aumentar os seguidores do seu perfil.  

Mas, você deve utilizá-las estrategicamente!  

Por exemplo, se você vai produzir um conteúdo sobre selas para cavalos, faça uma boa pesquisa de quais são as hashtags mais utilizadas dentro desse tema.  

Use hashtags que condizem com o conteúdo que você está publicando. Assim, o Instagram apresentará a sua postagem para as pessoas certas.  

Interagir com outros perfis 

Como dito no começo do texto, o Instagram é uma rede social de pessoas para pessoas.  

Dessa forma, a intenção da plataforma é que você se conecte com outros perfis.  

Quando você faz isso, o Instagram entende que você é um usuário ativo e mantém alta a entrega das suas postagens.  

Além disso, quando você interage com outros perfis na plataforma, eles tendem a também interagir com as suas postagens, ajudando no seu engajamento.    

Postar nos períodos de maior alcance 

Se o seu Instagram é comercial, com certeza você já teve a curiosidade de conferir como andam as métricas do seu perfil.  

Afinal, lá o Instagram mostra para você como anda o comportamento dos seus seguidores em relação às suas postagens.

Além disso, você também pode conferir dias e horários que as suas publicações têm maior alcance. Bem como quais foram as postagens que tiveram melhor recepção pelo público.  

Se o seu perfil não for comercial, você pode ter acesso a essas informações por meio de testes. Por exemplo, poste em horários específicos e verifique quais são as publicações que estão tendo o melhor resultado.  

Dessa forma, as suas postagens conseguem maior alcance quando você posta em horários de pico de audiência.

Usar Geolocalização 

Usar a localização nas suas postagens é uma ótima alternativa para atingir um público maior.  

Isso acontece porque, adicionando a localização nas postagens do seu feed – e também no stories – você consegue atingir usuários que se encontram na mesma localização que você.

Com isso, você pode aumentar as impressões do seu conteúdo e do seu perfil.  

Aproveitar a legenda para melhorar o seu conteúdo  

Criar uma legenda atrativa e que complete o conteúdo da sua imagem pode fazer toda a diferença nos resultados das suas postagens.  

Afinal, uma legenda que chame a atenção e que traga informações importantes para o público é uma ótima maneira de fazer com que as pessoas interajam com o seu conteúdo. 

Dessa forma, o seu conteúdo ganha mais engajamento e pode ser um caminho para as pessoas seguirem o seu perfil de maneira orgânica.  

Usar Chamadas Para Ação 

O CTA (Call to Action) é um recurso que pode ser muito benéfico nas suas publicações, uma vez que você está induzindo os usuários a realizarem uma ação.  

EXEMPLOS: 

  • Esse post foi útil para você? Salve e compartilhe com os amigos! 
  • Você também se identificou com o post de hoje? Comenta aqui! 
  • Gostou do conteúdo? Ative as notificações e acompanhe sempre! 

Utilizar CTA pode ser útil para aumentar o seu engajamento e a entrega dos seus posts, atingindo, assim, mais pessoas que podem se tornar futuros seguidores do seu perfil.  

Criar posts virais e interativos  

Um post viral é aquele que é compartilhado por muitas pessoas em um curto período de tempo.  

Mas, como isso acontece na prática? 

Produzir um conteúdo viral requer que você saiba quais são as tendências do momento e que você crie uma conexão com o público.  

Por exemplo, muitos posts que acabam viralizando nas redes sociais são aqueles em que acontece um tipo de identificação por parte do público. Como situações que, certamente, todo mundo já vivenciou.

Quando você cria um post viral, você chama a atenção das pessoas. Assim, elas tendem a compartilhar o seu conteúdo. Por causa do grande número de compartilhamento e reposts do conteúdo, você tende a ganhar seguidores reais e orgânicos.  

Agora você já sabe o que fazer para não precisar comprar segudiores no Instagram! 

Após ler o texto, você agora sabe que existem diversas maneiras de você conectar a sua marca com o seu público.  

A principal é dar aos usuários do Instagram um motivo para eles seguirem a sua conta.  

Além disso, como citado acima, você deve explorar todos os recursos da plataforma e também pode impulsionar as suas publicações.

Você faz um investimento muito melhor promovendo suas postagens do que comprando seguidores.  ?

O que possibilita um resultado orgânico e benéfico para o seu perfil é ser real com a sua marca e com as pessoas que te seguem. Sem apelar para recursos que podem fazer o seu engajamento cair do dia para a noite.  

Construa sua marca com constância e com um conteúdo de qualidade.  

O artigo de hoje foi útil para você? Ele também pode ser para um amigo que tem a mesma dúvida, que tal você compartilhá-lo e ajudar alguém a fugir dessa cilada?   ✌

Veja a retrospectiva do Marketing Digital em 2020

Finalmente, 2020 está chegando ao fim e temos certeza que pouquíssima gente sentirá saudade. Quem diria que nada sairia como planejado? Pandemia, crise, perdas. Muitos foram para o home office, outros tiveram que aprender a usar a máscara por horas e horas para continuar trabalhando. Absolutamente tudo está diferente e nós ainda estamos aprendendo a lidar com tantas mudanças. 

Sem mais delongas, trouxemos os principais acontecimentos do Marketing Digital na nossa retrospectiva de 2020. Rufem os tambores, vamos começar!  

Pandemia: o precursor das mudanças do ano 

Logo nos primeiros dias do ano já escutamos sobre um vírus lá do outro lado do mundo: o coronavírus. Muitas pessoas duvidaram que ele chegaria até o nosso país, outros já ficaram aflitos. A situação ficou incontrolável e tivemos que fazer escolhas totalmente inesperadas. 

Na Agência Contato, adotamos o home office pela primeira vez. Em poucos dias, mergulhamos de cabeça no trabalho remoto, algo totalmente desconhecido por nós. Felizmente, deu tudo certo. 

Além do home office, outra necessidade cresceu muito este ano: o marketing digital.  

Com todo mundo em casa, trabalhando remotamente, sem sair pelas ruas, o ambiente virtual foi a melhor escolha que empreendedores podiam fazer para continuar vendendo e conquistar mais clientes. Vários perfis foram criados e aqueles que estavam empoeirados pelo desuso voltaram a ser utilizados. 

Março 

Aumento de Lives 

O isolamento social fez o número de lives aumentar exponencialmente. Era praticamente impossível não ter uma live durante a noite. Diversos músicos e bandas aderiram a transmissão ao vivo pelas redes sociais, Youtube e até mesmo pela TV. Testemunhamos tombos, bebedeira, a participação dos filhos e várias coisas inesperadas. 

Alguns destes famosos foram até mesmo processados pelo Conar por causa do consumo de bebidas alcóolicas e falta de mecanismos de restrição de acesso para menores de 18 anos.  

Twitter lança Fleets

Logo no início de Março, o Twitter lançou o Fleets, uma função de posts momentâneos bem semelhante ao Stories do Instagram, porém mais focada em textos. O recurso não é muito utilizado pelos usuários.  

Será que o Twitter manterá o Fleets? 

Google lança portal sobre novo coronavírus 

No fim do mês de Março, o Google lançou um portal sobre o novo coronavírus. Toda pesquisa relacionada aos sintomas, número de casos e outras informações, esta sessão aparecia.  

Maio 

Lançamento do recurso Lojas no Facebook 

O Facebook lançou o recurso Lojas, pensado especialmente para pequenos negócios continuarem vendendo e sobreviveram ao momento. Segundo o Facebook, esta função veio em meio a um momento desafiador causado pela pandemia. 

Junho 

Lançamento do Reels no Instagram 

No final do mês, o Instagram anunciou a chegada da nova funcionalidade Reels. Semelhante ao TikTok, o Instagram enxergou a necessidade das pessoas criarem conteúdos neste formato como uma oportunidade para incluir isso em sua plataforma. 

Julho 

Lançamento do recurso Compras no Instagram 

Nos últimos dias de Julho, o Instagram lançou o recurso Compras, semelhante ao recurso Lojas no Facebook. A nova funcionalidade é uma loja virtual que fica disponível dentro dos perfis comerciais e também na guia “Explorar”. 

Agosto 

LGPD entra em vigor 

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em Agosto. Ela regula o tratamento de dados pessoais por parte das empresas. 

Isto causou grandes impactos no Marketing. Várias empresas precisaram rever suas práticas e se adaptar ao que a lei exige.  

Por exemplo, a compra de mailing é uma das práticas que a LGPD é contra. Os dados desses usuários são vendidos sem o consentimento deles. Além disso, o investimento não vale a pena. Quem quer pagar para se prejudicar? 

Setembro 

TikTok é proibido nos Estados Unidos 

Na sexta-feira 18, o Departamento de Comércio emitiu uma ordem para que o TikTok fosse removido das lojas de aplicativos da Apple e da Google no dia 20. O secretário do departamento disse que o preidente Donald Trum faria de tudo para proteger os cidadãos americanos do Partido Comunista Chinês.   

Segundo Trump, o aplicativo representava uma ameaça à segurança nacional e poderia passar os dados dos usuários para a China. 

Nessa retrospectiva de Marketing Digital, podemos ver como 2020 trouxe a discussão sobre a proteção de dados. Um assunto muito importante e que os usuários devem ter ciência sobre isso principalmente com o uso de aplicativos e redes sociais. 

Por falar nisso, esse ano também tivemos um grande sucesso na Netflix, O Dilema das Redes Sociais. Vale a pena conferir as lições que podemos aprender com esse documentário que fala sobre dados e redes sociais. 

Outubro 

Web Stories no Google 

Similar ao recurso de Stories do Instagram, o Google também aderiu a onda de conteúdos com esse formato e lançou o Web Stories. 

Tudo começou com a AMP Stories, páginas de site otimizadas para um carregamento simplificado e praticamente instantâneo em dispositivos mobile. O formato era similar ao Stories, porém eram páginas que apareciam em resultados de busca feitos nestes dispositivos. 

Vendo o potencial deste formato, o Google lançou o Web Stories em Outubro de 2020 após um rebranding. Agora, o “Stories do Google” aparece em destaque no Discover. 

Se pararmos para pensar, parece que esse recurso está presente em todas as redes sociais e plataformas. Será que não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação? De qualquer forma, a gigante de tecnologia não quis ficar fora dessa tendência. 

Novembro 

Lançamento das guias no Instagram 

Em Novembro o Instagram lançou o guias, um espaço para usuários criarem curadorias de todos os conteúdos da rede social, como fotos e vídeos publicados no feed, IGTV e Stories acessívels. Quem melhor para decidir o que é interessante além do próprio usuário? 

Dezembro 

Facebook é processado por 48 estados nos EUA 

Nos Estados Unidos, 48 estados abriram um processo contra a empresa Facebook alegando práticas anticompetitivas.  

E não foi apenas isso. A Federal Trade Comission também abriu um processo contra a plataforma por monopólio. Ao ler essa notícia a gente só pensa em uma coisa: “Eita!”.  

Esse processo se trata das aquisições do Facebook nos últimos anos. Para quem não sabe, a empresa é detentora das grandes redes sociais e apps: Whatsapp, Instagram e Facebook. Então, ela pode ser obrigada a se desfazer dos dois primeiros citados. 

Agora sim podemos dias adeus, 2020! Esse foi um ano extremo. Tivemos altos e baixos, mas vimos como a tecnologia e as pessoas são importantes. Estamos nos adaptando, descobrindo e, principalmente, criando. Já dizia aquela frase clichê, “Na crise, CRIE!”, não é mesmo? 

Qual outro acontecimento você gostaria de mencionar na nossa retrospectiva do Marketing Digital em 2020? Compartilhe com a gente!  

Veja ideias para vender no natal, a melhor data comercial do ano

Mais uma vez o Natal se aproxima e o movimento de compradores em busca de presentes para amigos e familiares começa a aumentar. Em uma data comemorativa como esta, o empresário deve se preparar para vender mais e se destacar perante a concorrência. 

Por isso, a Agência Contato resolveu trazer algumas ideias para vender no Natal. Confira: 

Divulgue na internet 

Muitas pessoas preferem realizar suas compras em lojas virtuais, já que as lojas de todos os segmentos costumas ficar lotadas nesta época do ano. Separamos algumas ideias para vender no Natal de maneira online. Veja:  

Aproveite o alcance das redes sociais e interaja com o público 

Reservar um tempo para investir nas redes sociais ao divulgar sua campanha de Natal é uma ótima jogada! 

Focar sua estratégia nesses canais para promoção de suas ofertas pode render bons frutos para sua empresa. Portanto, utilize os recursos que cada mídia oferece para expor seus produtos.  

No entanto, você pode ir ainda mais longe e criar outras ações de Natal. 

O Marketing de Conteúdo nas redes sociais tem um poder de viralização muito forte. Mas, entenda: nem todos os seus seguidores comprarão de você hoje. Porém, eles podem comprar em um outro momento! Por isso, utilize as redes sociais não só para vendas, mas também para gerar tráfego e melhorar o seu relacionamento com os usuários. 

Invista em anúncios pagos nas redes sociais e no Google 

Em datas como o Natal, a competição entre empresas é acirrada. E é aqui que um bom investimento em anúncios pagos pode elevar seus resultados.  

Pode parecer meio obvio, mas é sempre bom lembrar: o Remarketing, aquelas campanhas na mídia em que você anuncia para todos que já visitaram uma página do seu site, é uma excelente escolha dentre as mídias pagas. 

Envie um e-mail festivo com ofertas atrativas e benefícios irresistíveis 

O ideal é que você planeje om antecedência como serão suas campanhas de e-mail durante o Natal. 

Prepare os segmentos, os combos de ofertas, o calendário, os textos e todos os outros elementos que um bom e-mail deve ter.  

Muitas empresas enviam mensagens de Natal para toda sua cartela de clientes, sem nenhuma segmentação, e já se dão por satisfeitas. Mas, se contentar com isso é um grande erro, pois essa ação isolada não é uma boa campanha de Natal, uma vez que é apenas um texto genérico e automático. 

Aproveite os contatos da Black Friday (se tiver essa permissão, é claro) 

Estima-se que a maioria das pessoas que têm uma boa experiência de compra na Black Friday voltam à loja para consumir no Natal também. 

No entanto, para manter sua marca na mente do cliente e obter um ROI garantido, é importante, caso tenha permissão, manter o contato com esse cliente.   

Pensando nisso, as redes sociais e o e-mail marketing são estratégias relevantes para manter o contato com o público-alvo.  

Defina também a frequência de envio de conteúdo, informações e ofertas de seu interesse. Lembre-se de que a criação de valor da empresa não se baseia apenas em seus produtos. 

Não se esqueça que os meios tradicionais ainda existem e funcionam 

Se você pensa que os meios tradicionais de divulgação estão obsoletos, você está muito enganado! Apostar em mídias tradicionais funciona muito bem, principalmente em datas como essa. Confira algumas ideias para vender no Natal: 

Panfletos com ofertas 

Mais rápidos e baratos, os panfletos são menores, têm uma linguagem mais objetiva, são fáceis de ler e podem conter um campo em destaque onde seu cliente pode encontrar suas informações e ofertas principais. 

Spots no rádio 

Um plano de mídia bem elaborado, envolvendo uma ação de spot, é capaz de enviar sua mensagem ao consumidor ideal do seu produto e/ou serviço. 

Um spot de rádio, um tipo de anúncio publicitário que entra nos intervalos de programas, traz resultados muito positivos para a estratégia de marketing, uma vez que consegue atingir muitas pessoas ao mesmo tempo, com oportunidades de investimento que não pesam no orçamento. 

Outdoors 

Boa visualização e leitura rápida, são as principais vantagens das campanhas em outdoor. E, assim como os spots, esse meio de divulgação também atinge inúmeras pessoas ao longo do dia sem muito esforço. 

Os outdoors representam um dos meios mais antigos, tradicionais e impressionantes do mundo no que diz respeito à promoção de marcas e produtos, proporcionando excelentes resultados para quem aposta no veículo, principalmente em épocas de grande movimento, como o Natal. 

Treine a sua equipe 

O Natal é uma época do ano em que as pessoas estão mais dispostas a comprar! 

Porém, como o número de compradores aumenta muito nas lojas físicas e virtuais, é possível que haja algum desconforto para o cliente, por conta do engarrafamento de pedidos.  

Evite essa situação conversando com sua equipe e explicando tudo que ela precisa para atender esse cliente em potencial da melhor forma possível. Agilidade e eficiências são, mais do que nunca, habilidades indispensáveis.  

Além disso, é muito importante focar na cordialidade do serviço, para que consiga tornar a experiência de compra do cliente a melhor possível. Assim, posteriormente, a pessoa pode vir a comprar com você novamente. 

Faça um bom controle de estoque 

Um bom controle de estoque evita a escassez de produtos e garante o estoque dos itens com as vendas mais altas. Em caso de alguma emergência, faça as alterações finais e negocie com os fornecedores para que não deixe de atender nenhum cliente. Não queremos ninguém sem presente no Natal, certo?! 

Crie ofertas imperdíveis 

Sabemos que faltam apenas alguns dias para o Natal. Mas acredite: se você quer se destacar, este é o momento!  

Portanto, aproveite o período de Natal para distribuir bônus relacionados a essa época do ano, ou seja, ofereça descontos que só valem até o dia 25 de dezembro. Esta é uma ótima maneira de criar escassez e ainda dar um “presente” aos seus clientes.  

Use gatilhos mentais 

Já percebeu que alguns dos anúncios parecem falar conosco diretamente? Isso acontece principalmente quando usamos gatilhos mentais em nossas campanhas.  

Cada um de nós já memorizou alguns sinais que influenciam diretamente na decisão de compra e nos levam a escolher entre um produto ou outro. Ao ativar esses sinais com uma estratégia de marketing, você está usando gatilhos mentais.  

Para garantir boas vendas de Natal nesse ano atípico, esses gatilhos são cruciais! 

Venda experiência e benefícios, não foque apenas no produto 

Sempre que falamos sobre grandes campanhas de vendas, nunca deixamos de abordar um ponto específico: priorizar a experiência do seu cliente. 

Para manter a melhor jornada de compra possível para o cliente é importante ter preços competitivos, diferentes formas de pagamento, uma plataforma organizada, um site ágil e, se tratando do seu ponto de venda, uma decoração temática também não é uma má ideia. 

Ajude o cliente a comprar 

Que tal sair da sua zona de conforto e criar uma mensagem completamente diferente daquela a que você já está acostumado? 

Uma boa ideia aqui é criar listas curtas com sugestões de presentes, seja nas redes sociais ou no seu blog, por exemplo. 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que comprar para presentear amigos e familiares. Com essas sugestões, você pode ajudar seu público e alcançar novas pessoas. Entre essas dicas, é possível colocar até mesmo um link para sua página de vendas, caso o leitor tenha interesse em adquirir seu produto e/ou serviço. 

Que tal dar aquele bônus? 

Você pode criar bônus exclusivos para esta época do ano e até dar outros produtos como brinde para o seu cliente.  

O importante aqui é pensar sobre o tipo de bônus que encantaria o seu público-alvo para que ele se sinta tão satisfeitos que volte em outros momentos e compre mais em sua loja. 

Não pare por aí, capriche no pós venda 

Por fim, não desperdice todo esse trabalho. O relacionamento com o cliente não deve terminar assim que você fizer uma compra! 

Pelo contrário, este é o momento perfeito para construir esse vínculo para vendas futuras ou, mais importante, para fidelizar esse cliente, que pode recomendá-lo a outras pessoas em outras oportunidades. 

Experimente colocar em prática todas essas dicas exclusivas da Agência Contato! É preciso desenvolver o hábito de treinar e praticar novas técnicas para conseguir render mais. 

Compartilhe esse artigo com seus colegas de trabalho e depois nos conte aqui nos comentários como foram suas vendas nesse feriado. 

A Contato deseja boas festas e boas vendas para você e sua equipe. Feliz Natal! 

Top of Mind: Faça a sua empresa ficar na mente dos consumidores

Quero começar esse texto fazendo uma pergunta para você: quando você pensa em refrigerantes, qual marca vem à sua mente primeiro? 

Se meus poderes de adivinhação ainda estiverem funcionando, provavelmente você deve ter respondido Coca-Cola. Acertei? 

Essa marca já se tornou um Top of Mind da sua categoria. Isso prova que a Coca-Cola já está enraizada na mente dos consumidores, uma vez que ela é lembrada, imediatamente, de maneira espontânea. O que garante, cada vez mais, esse grande sucesso que é a Coca-Cola! 

Ficou curioso? Quer saber mais sobre esse tal de Top of Mind? Então, continue sua leitura, porque a Agência Contato irá explicar tim-tim por tim-tim o que você deve fazer para sua empresa/marca não sair da mente dos consumidores.  

O que é Top of Mind? 

Como o próprio nome já diz, o Top of Mind refere-se aquilo que vem primeiro em sua mente. Para ficar mais simples, talvez possamos entender como aquilo que está “na ponta da língua”, que vem facilmente em nossa mente. 

Logo, o conceito desse termo, está relacionado a marcas e empresas que são as primeiras que os consumidores lembram quando questionados. 

Em bom português, quando a marca é tão bem contraída que passa a se tornar uma metonímia – quando uma marca representa o produto, quando a causa se refere ao efeito, ou quando uma parte substitui o conjunto completo. 

Por exemplo: Possivelmente você, ou alguém que você conheça, diz Bombril quando quer se referir a palha de aço. Isso acontece porque essa marca é tão bem estruturada que logo vem em nossa cabeça. 

Existem vários fatores que contribuem para isso, e você vai entender tudo ao longo do texto! 

Por que tantas empresas almejam ser Top of Mind? 

Atualmente nós temos muito acesso à informação com muita facilidade. Estamos expostos o tempo todo a uma quantidade incalculável de publicidade. Por isso, ser a principal referência em seu nicho de atuação faz toda a diferença! 

Geralmente, a marca mais importante, a Top of Mind, costumas ser a líder do mercado. Mas, isso não é uma regra, ok?! 

Essa relação de liderança pode ser atribuída, em especial, a dois fatores: 

  • Status Aspiracional: Quando a marca continua sendo desejada, mesmo que nem sempre seja propriamente consumida, seja por fatores econômicos ou outras coisas do gênero; 
  • Boca a Boca: Ao contrário do que muitos possam imaginar, essa estratégia de marketing está vivíssima! Com o avanço da tecnologia, nós a ressignificamos. Uma vez que, temos uma avalanche de informações e anúncios por todos os lados, as referências online e offline de amigos, ou até mesmo estranhos, passaram a ter ainda mais importância na hora de efetivarmos uma compra.  

O foco na experiência do consumidor pode expandir o alcance de uma marca e tornar as referências especialmente positivas. No entanto, para que essa frente tenha sucesso, a conciliação entre os valores corporativos e público-alvo é essencial. 

Ser Top of Mind não é apenas para gigantes 

Não tem como negar que marcas como as dos exemplos que citei anteriormente (Coca-Cola e Bombril) são líderes de vendas e referencias em todo o país. Mas, será que só esses gigantes podem ser Top of Mind? 

Com certeza não! 

Realmente, não tem como um pequeno empreendedor competir com marcas assim, afinal elas investem rios de dinheiro em comunicação e marketing anualmente. No entanto, usando as estratégias certas e realizando pesquisas com foco exclusivamente regional, empresas menores também podem investir em planejamento e divulgação e se dar muito bem no mercado, se tornando uma Top of Mind do seu raio de abrangência. 

O caminho para estar na mente do consumidor 

Mas como as pequenas empresas podem investir em estratégias que as coloquem em primeiro lugar na memória de seus consumidores? A Contato tem a resposta! 

Confira algumas estratégias importantes que vão fazer toda a diferença na divulgação da sua empresa. 

Antes de tudo, conheça o seu público

O primeiro passo é a construção da marca. Para isso, é necessário traçar seus maiores objetivos e seu valores de maneira a fazer com que a empresa tenha uma influência positiva junto ao público.  

Não adianta desenvolver uma super estratégia de marketing, se o seu público-alvo discorda dos valores que sua empresa defende. Portanto, você precisa definir sua persona e entendê-la completamente para assegurar que seu posicionamento corresponda com o público que você deseja atrair.  

Pesquisas de mercado, pesquisas de conteúdo e investimentos para promover a fidelização do cliente são estratégias que podem ajudá-lo a compreender o perfil do seu público ideal e, consequentemente, irá fazer uma contribuição positiva na identidade de sua marca. 

Invista em Branding 

A habilidade principal para se tornar uma empresa Top of Mind de sucesso é entender que essa é uma estratégia de longo prazo que deve ser reforçada continuamente.  

Realizar o branding é construir e gerenciar uma empresa com visão, missão e valores claros, que contribuem para uma marca mais bem-sucedida e também ajudam a construir uma imagem mais forte.  

Tudo isso promove a comunicação com o público e permite um contato mais íntimo com a empresa. 

Alinhamento de branding, público e produto 

É importante que saiba que as características da marca ajudam a humanizá-la e facilitam o alinhamento de expectativas. 

O branding é o processo de criar uma compreensão da oferta e da imagem que define o espaço de mercado que sua marca ocupará e como será percebida pelo público. Para que consiga entender seu posicionamento, você deve primeiro pensar sobre seus objetivos de negócios e o real valor que seu produto oferece. 

Seja consistente e frequente 

Embora essa relação exista, como dissemos: o conceito não está relacionado a ser a marca mais consumida, e sim a mais lembrada. 

Uma vez a credibilidade é conquistada, é necessário também investir na consistência e frequência da divulgação. Afinal, quando você faz parte do dia a dia das pessoas fica mais fácil se tornar uma referência.   

Top of Mind em pesquisas de mercado 

Como eu disse no início desse artigo, usar o Top of Mind em pesquisas de mercado consiste basicamente em uma única pergunta: 

Quando você pensa em um determinado tópico, qual é a primeira marca que vem à mente? 

Para que perguntas anteriores não afetem a resposta do entrevistado, esse questionamento sempre deverá vir no início da sua pesquisa. A marca citada de forma mais espontânea pelos consumidores é considerada a mais importante para aquela esfera que a pesquisa se refere. 

O Top of Mind não deve ser o único ponto no questionário, mesmo que seja essencialmente uma única pergunta. Assim como nas pesquisas NPS, você pode investigar mais os comportamentos do consumidor do que a pergunta principal. 

Estude as características do produto, reserve um tempo para medir a satisfação do cliente ou use a pesquisa para saber mais sobre seus concorrentes. 

Em última análise, o Top of Mind pode ajudá-lo a posicionar sua empresa nos segmentos de mercado, então pergunte aos clientes como eles se sentem a respeito deles e dos principais concorrentes de sua empresa. 

Se chegou até aqui, com certeza já entendeu o que é o conceito por trás do termo Top of Mind e já sabe como usá-lo em seu negócio. E se esse conteúdo ajudou você de alguma forma, também poderá ajudar seu colega! Compartilhe com seus amigos e nós conte o que achou sobre esse texto aqui nos comentários. Até o próximo post. 

Além de signos, a Skol Beats Zodiac traz várias lições de marketing

A Skol Beats lançou a nova Beats Zodiac, uma bebida com quatro novos sabores inspirados nos signos do zodíaco: fogo, terra, ar e água. 

O produto é criado com base na característica mais distintiva de cada elemento: a Skol Beats Zodiac do elemento fogo caracteriza a energia e a paixão dos signos de Áries, Leão e Sagitário; pela estabilidade e consistência das pessoas dos signos de Touro, Virgem e Capricórnio, a Beats do elemento terra é a ideal; O brilho e a clareza do elementos ar representa os signos de Gêmeos, Libra e Aquário; e para o elemento água, temos os signos de Câncer, Escorpião e Peixes, sinônimos de instinto, sensibilidade e sentimento. 

Além de saborear cada uma de maneira individual, você também pode preparar drinks e criar combinações inusitadas misturando os sabores das Beats Zodiac. 

Outra coisa inovadora por trás dessa ação, é a estratégia de marketing que a Skol adotou durante a promoção desse produto. 

Ficou curioso para saber quais os principais elementos do marketing utilizados nessa campanha? Ou melhor… quer saber como aplicá-los nas divulgações da sua empresa? Então confira esse texto que a Agência Contato preparou para você! 
 

O que podemos aprender sobre Marketing com a Skol Beats Zodiac? 

Entenda como a Skol conseguiu divulgar seu novo produto utilizando uma técnica menos invasiva, por meio de um conteúdo que atrai e instiga o público a adquirir seus produtos, empregando apenas alguns critérios básicos de marketing. Confira! 

Identificação com o Público 

Se você acompanha o blog da Contato, já deve saber que querer abraçar o mundo não é um desejo viável, ainda mais quando temos como objetivo aumentar nossas vendas e nossas oportunidades de lucro. 

Falamos e repetimos: para se obter mais resultado aposte sempre em segmentar sua estratégia de marketing e suas ações para o seu públicos-alvo. 

Você deve sempre procurar construir uma relação com o público que já possui uma certa identificação com sua marca, em vez de sair atirando para todos os lados, buscando atingir uma ou outra pessoa. 

O pensamento estratégico é essencial em qualquer ação e foi esse pensamento que fez a Skol Beats Zodiac esse sucesso. 

A campanha consegue construir um diálogo com o público-alvo, além de uma identificação pessoal, uma vez que a cerveja foi desenvolvida especialmente para todos os signos do Zodíaco. 

Mesmo aqueles que não são muito fãs da marca, ou que não acreditam muito em signos, acabam demonstrando uma tendenciosidade a consumir o produto – nem que seja por curiosidade. 

Não sei vocês… mas, confesso que fiquei com vontade de provar a bebida correspondente ao meu signo, sim! Rsrs.  

Quem também fez igual foi a Risqué: 

Outra empresa que utilizou essa estratégia de marketing foi a Risqué com a coleção ‘Astrologia em cores’ de esmaltes. 

Inspirada nos signos, a coleção traz seis novos tons de esmaltes com nomes icônicos, que são no mínio interessantes, que abordam os clichês e os memes relacionados ao tema. 

Isso instiga o público a comprar o esmalte referente ao seu signo ou aquele com o nome que mais ilustra sua personalidade. Mas, já vou avisando: assim como na coleção da Skol Beats, também será difícil escolher apenas um produto para experimentar da coleção de esmaltes da Risqué. Afinal, todos os tons são incríveis! 
 

Inovação 

A inovação no marketing é uma estratégia que qualquer empresa deve utilizar para garantir sua posição no mercado em que atua. 

A inovação inclui usar um método de marketing que a empresa nunca usou antes. Nesse contexto, vale empregar  grandes mudanças no design, embalagem, posicionamento, promoção ou preço, sempre visando aumentar as vendas. 

E como um ótimo exemplo de inovação, a Skol Beats decidiu lançar no mercado esse novo produto inspirada nos signos. 

A nova Skol Beats Zodiac possui 12 latas colecionáveis, divididas em 4 elementos com diferentes sabores: 

  • O elemento água possui um sabor de pitaia; 
  • Frutas verdes são destinadas ao elemento terra; 
  • O elemento fogo apresenta um sabor de especiarias; 
  • E as ervas são designadas ao elemento ar. 

 
Descoberta 

É mais que normal que, no início de qualquer processo de compra, o consumidor não saiba qual a sua real necessidade. Ele ainda precisa despertar interesse por um determinado assunto para se sentir atraído pelo produto em questão. Nesta etapa, o objetivo da empresa é conquistar a atenção desse consumidor. E a Skol soube usar uma estratégia de marketing genial para conseguir atingir esse objetivo. 

Sabemos que a Skol Beats é uma marca de personalidade jovem. Por isso, a ideia de abordar a astrologia em seus novos produtos caiu como uma luva. Por ser um assunto que desperta diálogos e discussões acaloradas entre amigos, a ideia central da ação é descrever o comportamento de cada signo durante uma festa, por exemplo. 

A campanha de descoberta desse novo produto conta com um total de 12 filmes, com diversos influencers e artistas, inclusive sua Head de Criatividade, a cantora Anitta. 

Cada um deles retrata o comportamento de cada signo durante uma balada.  

Como é um tema presente no dia a dia da maioria dos jovens, além de despertar sua curiosidade, a campanha também é fácil de ser encontrada, seja por buscas diretas ou compartilhamentos em redes sociais. 
 

Pense: como isso pode ser aplicado no seu negócio? 

O marketing é a base da estratégia de qualquer empresa que deseja promover algum serviço ou produto, como no caso da Skol Beats. Afinal, é esse conteúdo que atrai visitantes ao seu site, redes sociais ou até a sua loja física, e faz do seu negócio uma referência em sua área de atuação. 

A partir do momento que você entender e conseguir aplicar corretamente esses critérios em sua estratégia de divulgação, você conseguirá ter mais facilidade em converter ações de relacionamento com potenciais clientes em um momento de venda. 

E é ai que entra o marketing! Ele é responsável por entregar o conteúdo certo, para o público certo, no momento certo, basta conhecer bem o seu público-alvo para que essa estratégia seja bem sucedida. Saber o que ele gosta, ser inovador e utilizar todos os recursos disponíveis para causar uma maior identificação, como a maneira que executará essa comunicação, qual o seu tema e qual personalidade assumirá durante a campanha, pode influenciar de maneira positiva o resultado final de toda sua estratégia. 

Quanto mais interessantes as informações que você fornecer ao seu público-alvo, maior será a probabilidade de eles se tornar cliente da sua empresa. 

Saber criar uma identificação com o público, com um serviço e/ou produto inovador e que gere curiosidade e estimule a descoberta da sua empresa é a fórmula pra conseguir aumentar suas vendas.  

Se você deseja entender melhor esses conceitos e conhecer outras ferramentas para desenvolver estratégias de conteúdo com base nas interações com seu cliente em potencial, fique de olho no Blog da Contato! Sempre postamos artigos como esse, para ajudar você no crescimento da sua empresa. 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e deixe nos comentários o que você achou e qual sua Beats Zodiac favorita.