Anunciar definitivamente é algo que toda merca precisa fazer, seja para conseguir novos clientes, fidelizar aqueles que já fazem negócios com ela ou até mesmo propagar os valores desta empresa. Existem várias maneiras de realizar estes anúncios, uma delas é a Rede de Display do Google.
Neste artigo você vai entender melhor o funcionamento desta modalidade de anúncio e no final você pode conferir, aqui mesmo no Blog Contato, um artigo falando sobre o Facebook Ads.
O que é e como funciona a Rede de Display
Estima-se que mais de 90% dos usuários da Internet em todo o mundo são alcançados pela rede de display.
A rede de display é um grupo de mais de dois milhões de sites e aplicativos associados ao Google (Gmail, Youtube e outros) que recebem publicidade paga.
Os sites e aplicativos parceiros do Google possuem espaços destinados a exibição dos anúncios. Conforme a segmentação feita na campanha para a Rede de Display do Google Ads, os anúncios são exibidos para clientes em potencial em canais definidos.
A mecânica é bem parecida com a do Facebook Ads. Com a rede de display podemos atingir usuários antes mesmo de começarem a pesquisar produtos e serviços da sua empresa.
Ela também pode ser utilizada como remarketing, alcançando pessoas que já tiveram interesse pelos produtos e serviços de uma empresa, mas não concluíram a compra.
Dica: saiba como conseguir um cupom de desconto Google Ads.
Finalidades da Rede de Display
Existem três finalidades de anúncio na Rede de Display do Google Ads. É necessário saber exatamente o objetivo da sua campanha para escolher a finalidade que melhor se adequa a sua estratégia.
– Anunciar produtos e serviços
Você pode simplesmente anunciar um produto da sua marca direcionado ao público correto. Isso ajuda na visibilidade do produto, despertando o interesse do consumidor.
– Remarketing (recomendada)
Essa provavelmente é a mais utilizada por ecomerces e você já foi atingido não uma ou duas, mas várias vezes. Sabe aquele sapato que você estava pesquisando e que a agora persegue você a todo site que você navegue? Então…
Basicamente é instalado um código na página do produto e ele captura os seus dados, então posteriormente você será impactado com propagandas sobre aquele produto em praticamente qualquer site que faça parte da Rede de Display do Google.
– Aumentar o reconhecimento da marca (recomendada)
Se a sua empresa é nova no mercado e precisa fazer com que as pessoas conheçam a sua marca, esta é uma opção bastante interessante. Aqui o objetivo é puramente institucional, sem interesse em vendas no momento. A sua marca que ser vista.
Tipos de anúncio
E na hora de escolher o tipo de anúncio, o que levar em consideração? Claro que você sempre deve visar a estratégia da sua campanha, assim poderá escolher o tipo que mais colabora para o seu sucesso. Eles podem ser:
Anúncios de texto: Anúncios da rede de pesquisa que aparecem na rede de display.
Anúncios de imagem: Este é um dos grandes atrativos da Rede de Display. É possível explorar diversos formatos e ser muito criativo. As imagens têm uma capacidade maior para engajar e converter.
Anúncios de vídeo: Você pode anunciar no YouTube com vídeos de várias durações, exibidos antes do vídeo que o seu público que realmente assistir.
Anúncios de mídia rica: Estes anúncios trazem uma abordagem interessante, inovadora e podem ser interativos. Animações, carrosséis e outros formatos. Uso de HTML5.
Formatos
Tipos de arquivos
A Rede de Display do Google suporta inúmeros tipos de arquivos para que você possa utilizar em seu anúncio. Mas fique atento, a plataforma limita os tamanhos dos arquivos em 150KB.
Formatos de imagem: GIF, PNG e JPG
Formatos HTML5: ZIP com HTML e, opcionalmente, CSS, JS, GIF, PNG, JPG, JPEG E SVG
Formatos de HTMLT para AMP: ZIP contendo 1 documento HTML e até 39 recursos de mídia.
Tamanho dos anúncios
Cada site ou aplicativo possui uma diagramação própria para exibir as informações ao seu usuário. Isso faz necessário a existência de vários tamanhos e de banners. Ao adaptar o seu anúncio a estes tamanhos, ele poderá ser exibido em mais sites e aplicativos, atingindo um público maior.
Quadrado e retângulo
200 × 200
Quadrado pequeno
240 × 400
Retângulo vertical
250 × 250
Quadrado
250 × 360
Widescreen triplo
300 × 250
Retângulo inline
336 × 280
Retângulo grande
580 × 400
Netboard
Arranha-céu
120 × 600
Arranha-céu
160 × 600
Arranha-céu largo
300 × 600
Meia página
300 × 1050
Retrato
Cabeçalho
468 × 60
Banner
728 × 90
Cabeçalho
930 × 180
Banner superior
970 × 90
Cabeçalho grande
970 × 250
Quadro de faturas
980 × 120
Panorama
Dispositivos móveis
300 × 50
Banner para celular
320 × 50
Banner para celular
320 × 100
Banner grande para celular
Responsivo
Os tamanhos dos anúncios HTML5 responsivos são determinados pelo espaço disponível.
Políticas do Google
A publicidade paga do Google deve respeitar as políticas do Google Ads. Existem várias regras que devem ser seguidas, como conteúdo político, consumo de bebidas alcoólicas, informações falsas, conteúdo impróprio e outros.
Mas se tratando de imagens, podemos destacar as seguintes:
Formato de imagem do feed:
Não é permitido imagens do feed em um formato incompatível. São permitidas somente nos formatos PNG, JPG, JPEG ou GIF
Tamanho do arquivo de imagem do feed
Não é permitido imagens de feed com mais de 11,4 MB e imagens de feed com mais de 6 milhões de pixels.
Imagens que possuem uso restrito ou proibido:
Conteúdo adulto
Conteúdo sexualmente explicito
Imagens de abuso infantil
Conteúdo que incentivam e promovem a violência, ódio, intolerância sexual ou religiosa, racismo e outros;
Conteúdo que infrinja alguma norma de conselho federal (Médicos, Dentistas e Outros)
A Rede de Display do Google é uma grande aliada para várias campanhas de publicidade. São muitos detalhes que precisam ser considerados e a ajuda de uma equipe especializada é imprescindível. Podemos ajudar você com estratégias que irão ajudar o seu negócio. Entre em contato com a gente.
E se você gostou deste conteúdo, leia outros artigos sobre Marketing Digital em nosso blog.
A velocidade de carregamento do seu site é um dos parâmetros considerado pelo Google para rankeamento do seu site nos resultados de buscas. Então, é muito importante que o seu negócio possua um site com carregamento rápido para que ele seja mais bem posicionado nas pesquisas do Google.
Ter um site lendo também significa perder acessos, afinal a maioria das pessoas não têm paciência para aguardar o carregamento de uma página. Você mesmo, aguarda o carregamento completo de um site lento ou desiste e corre para outro?
Continuando com nosso conteúdo sobre Marketing Digital em nosso blog, falaremos sobre o que pode causar lentidão na sua página e o que pode ser feito para resolver este problema. Veja a seguir.
O que deixa o site lento?
São muitas variáveis para que um site fique lento. Estamos falando desde a escolha do tema, tamanho das imagens e/ou vídeos, quantidade de plug-ins, interações e redirecionemos, até mesmo a escolha da hospedagem.
Ensinaremos você a detectar e solucionar problemas de velocidade do seu site WordPress!
Por que um site que demora para carregar é problemático?
A todo instante potenciais leads buscam por algo na internet. Se chegarem ate seu site, e ele não responder no tempo que precisam (imediatamente), logo vão sair e ir ate outro site.
Site lento é prejuízo!
Consumidores compram pela internet
Como parte da rotina do público, a compra online é bem rotineira atualmente. Porém ainda há muita desconfiança em qual site é seguro de comprar. Certificado ssl, selos de grandes empresas, finalizadores de compras renomados são também critérios de confiança em um site. Porém a velocidade do site também atesta a seriedade daquele ecommerce. A rapidez na resposta do site via muito além de só testar a paciência de seu cliente, também confirma o profissionalismo daquela empresa e plataforma.
Diminua a velocidade de seu ecommerce e aumente as vendas nele!
Ranking do Google
Site perfeito não significa apenas que ele é bonito, e sim aquele em que gera resultados! As posições mais cobiçadas de um site são as da primeira página do Google. E acredite, um site lento pode arruinar todo seu trabalho de SEO.
Priorize a velocidade de seu site, tanto quanto preza por um bom conteúdo e uma boa aparência.
Usabilidade
Muito além de dispor conteúdo de forma fácil para um usuário, a usabilidade de um site pode ser medida as respostas que aquele site apresente. Grandes intervalos de carregamentos de páginas, imagens ou textos, podem e vão atrapalhar o uso de seu website, com isso o leitor pode sair antes mesmo de encontrar a informação na qual ele buscava.
Experiência do Usuário
Otimizar a velocidade de um site é também pensar na experiência de quem estará acessando-o. Já imaginou um site pesado, demorando muito para abrir e consumindo todos os dados móveis de um celular? Pois é! Algo terrível de acontecer.
Surpreenda seu usuário com um site rápido!
Qual o tempo de carregamento ideal para um site?
Contratar uma hospedagem de qualidade
Pense em tudo que você busca na hora de contratar uma hospedagem. Pense em velocidade, ferramentas, e-mails, suporte e muitas outras coisas.
Pesquise bastante, entre em contato com cada empresa. Tenha confiança naquela em que você pretende contratar. A hospedagem ficara responsável por armazenar e distribuir seu site, então é uma tarefa bem importante e não deve ser feito por qualquer um.
A qualidade da hospedagem muitas vezes pode ser medida através de relatos de usuários, relatos em fóruns, nas funções e ferramentas dispostas pelo hoster e pela qualidade nos atendimentos prestados pela empresa.
Revisar e otimizar Javascript, HTML e CSS
Verifique e otimize apenas os códigos necessários para o bom funcionamento de seu site!
Codigos em excesso, efeitos visuais exagerados, grandes quandidades de pop-ups, js, html ou css personalizados instalados podem ser um grande vilão.
Visando isso, atente-se a usar apenas aqueles que dão real sentido para seu site! Esqueça efeitos de clique exagerados, transições animadas ou ate excesso de widgets desnecessários.
Utilize minificação em seu css, html ou js. Isso pode lhe economizar uma grande redução do tempo de carregamento.
Coloque carregamento de fontes, imagens ou outros códigos para carregar de forma tardia.
Todas essas funções podem ser facilmente ativadas através de plug-ins. Indicamos os seguintes:
Verifique a estrutura de seu site, confira se não há plug-ins e scripts externos que não estão sendo utilizados. Faça uma verificação e tente deixar seu site o mais leve possível!
Reduzir o tamanho das imagens
Talvez um dos principais vilões da otimização de sites, são as imagens!
Todas imagens merecem uma atenção especial ao serem preparadas para um site. Devemos observar alguns fatores para que nossas imagens estejam preparadas para o website:
Peso e tamanho: Imagens grandes e pesadas são os erros mais comuns.
Se vamos utilizar uma imagem apenas para ilustrar não existe a necessidade dela estar em uma resolução maior do que precisamos. Não acha?
Para isso indicamos analisar o local onde a imagem vai ser utilizada, redimensionar de acordo com a necessidade e sempre que possível salva-la ou converte-la para uma imagem otimizada para web.
Opção ‘’Salvar para web’’ no Photoshop.
Arquivo > Exportar > Salvar para a Web
Otimize as imagens utilizando compactadores online, como o Tiny PNG.
Utilize os novos formatos: Estamos acostumados em utilizar apenas png e jpeg durante a construção de sites, mas quando temos formatos criados especialmente para essas funções! Em especial indicamos o formato webp, criado pela própria Google e basicamente acessível por qualquer navegador atual, seja desktop ou mobile.
Para utilizarmos o Webp, temos duas formas:
Upload de imagens diretamente em webp.
Compactando imagens atuais de um site WordPress.
Upload de imagens Webp no WordPress
Para subir imagens em Webp diretamente no WordPress, precisamos apenas ativar um plugin: WP Enable WebP
Para salvar imagens no formato Webp, podemos utilizar o próprio Photoshop:
Arquivo > Salvar Como > Formato: WebP
Ou podemos utilizar conversores online como o Convertio:
Compactando imagens atuais de um site WordPress
Para compactar imagens diretamente do WordPress, é uma tarefa bastante simples. Utilizaremos o Plugin WebP Express, e faremos a configuração de acordo com nossas necessidades.
Caso utilize CDN, você pode configurar para uma otimização ainda melhor!
Habilitar o cache
Em praticamente todos os casos, quando acessamos um site, tudo que foi carregado fica salvo em nosso navegador, e quando vamos acessar novamente ele será salvo outra vez. Então porque não aproveitar estes dados salvos e aumentar nossa velocidade?
Utilize do cache do navegador e servidor, evitando assim a necessidade de consultas demoradas ao banco de dados.
A todo momento nosso site está sendo encontrado por robôs de indexação de diversas ferramentas de busca, com intenção de deixar nosso site sempre atualizado dentro dos buscadores.
Porem um pequeno problema destes robôs, é o acesso a todas as pastas e páginas de nosso site, tornando uma navegação lenta. Para otimizarmos a tarefa deste robozinho, podemos criar um arquivo de regras de acesso, chamado robot.txt, limitando o acesso dele a paginas e pastas que realmente devem ser indexadas, evitando a sobrecarga do site!
Limitar os reastreadores web (web crawler)
A todo momento nosso site está sendo encontrado por robôs de indexação de diversas ferramentas de busca, com intenção de deixar nosso site sempre atualizado dentro dos buscadores.
Porem um pequeno problema destes robôs, é o acesso a todas as pastas e páginas de nosso site, tornando uma navegação lenta. Para otimizarmos a tarefa deste robozinho, podemos criar um arquivo de regras de acesso, chamado robot.txt, limitando o acesso dele a paginas e pastas que realmente devem ser indexadas, evitando a sobrecarga do site!
Pense em CDN
CDN (Content Delivery Network) é uma ferramenta onde distribui dados de nossas hospedagens para diversos servidores do mundo! Com isso o acesso a essas informações é apontado de forma geográfica através da proximidade do usuário com o servidor, otimizando em grande quantidade a velocidade de um site.
Indicamos o Cloudflare como um ótimo CDN, gratuito e fácil de utilizar. E o melhor de tudo, você pode integra-lo com o Webp Express e o WP Fastest Cache e obter resultados ainda mais satisfatórios!
Teste a velocidade do seu site com estas 8 ferramentas gratuitas
Veja algumas das melhores ferramentas gratuitas para entender a velocidade de seu site:
Entenda tudo que acontece durante o carregamento de seu site. Veja quais os recursos mais pesados, quais as oportunidades de melhoras e ate mesmo tutoriais de como resolve-los.
Maior parte dos usuários atualmente estão em dispositivos moveis, por isso o Google Test My Site faz teste de velocidade e otimização do site em dispositivos mobile, apontando os erros, podendo fazer comparativos com concorrentes e marcando a evolução de seu site mês a mês.
Pingdon é uma ferramenta incrível, onde mapeia todas a requisições, tamanhos de arquivos e tempo de carregamento de cada requisição. Apresenta os dados na forma de um mapa muito bem legendado, facilitando ainda mais os trabalhos dos desenvolvedores.
Com notas de 0 a 100, o Dareboost apresentar de forma muito clara as oportunidades de melhora de nossos sites. Além de também apresentar na mesma pagina uma pequena instrução de como contornar aquele problema.
Esta incrível ferramenta é focada nas imagens do site. Ela acusa o tamanho atual e o tamanho ideal para aquele arquivo, além de também indicar o uso do formato webp caso não esteja utilizando.
O Uptrends lhe permite selecionar a localização de onde gostaria que o teste fosse realizado, medindo e apontados todos os erros assim como os demais. Uma boa solução para verificar como anda a saúde de seu CDN em vários locais diferentes.
Um pouco mais aprofundado em códigos, o KeyCDN tem uma interface simples e intuitivam, onde pode lhe mostrar em quais códigos seu site precisa de maior atenção seja em códigos, recursos ou imagesn.
O que é o Facebook Ads e como essa ferramenta de anúncios pode ajudar o seu negócio dentro de uma estratégia de marketing digital.
Você já deve ter ouvido o ditado “a propaganda é alma do negócio”, mas você já parou para pensar que ele está totalmente correto?
Saber vender o seu produto ou serviço é uma das chaves para o sucesso do seu negócio, por isso é tão importante anunciar. No entanto, fazer propaganda poderia ser algo bastante caro há alguns anos, mas a internet chegou para mudar nossa formar de comunicar, até na hora da propaganda.
O Facebook é a maior rede social da nossa atualidade, os números já contam 2,6 bilhões de usuários mensais. Depois de dar essa informação para você, queremos fazer una pergunta, por que não anunciar no Facebook?
Existe a enorme possibilidade de o seu público-alvo estar presente nesta rede social e você pode anunciar o seu produto para estas pessoas por meio do famoso Facebook Ads, Face Ads para os íntimos.
O que é o Facebook Ads?
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook, nela você pode criar anúncios que serão exibidos do próprio Facebook, no Instagram e sites parceiros da sua rede de display.
Nos anúncios você pode utilizar imagens e vídeos de seus produtos, além de ter opções para diversas de tipos de anúncios com finalidades distintas.
Se sua empresa possui uma página para a sua empresa, é fato que existe a necessidade de realizar anúncios para ganhar mais visibilidade e alcance com as suas publicações e isso é culpa do tal Algoritmo do Facebook.
Algoritmo do Facebook
Antes de falar sobre anúncios, é preciso entender como o algoritmo Facebook funciona.
Já parou para pensar como as publicações e anúncios nas redes sociais são exibidas para você? Os algoritmos existem para que você tenha contato apenas com postagens que sejam relevantes para você e para isso, existem uma infinidade de variáveis que são consideradas. Algumas delas são:
O que você curte
Com quem você interage
O que você compartilha
Em que páginas você deixa comentários
Os perfis que você segue.
É claro que no Facebook e Instagram não seria diferente e é este algoritmo que cria a necessidade de você investir em anúncios no Facebook.
No início do Facebook e depois também no Instagram, as publicações apareciam no seu feed de forma cronológica. Depois, para que estas plataformas fossem monetizadas e gerassem mais receita, foi implantado o feed por relevância.
Mesmo que você siga determinada pessoa ou página, seu perfil só terá contato com as publicações dela se você demonstrar interesse pelo conteúdo por meio de curtidas, comentários e outras interações.
Perfis pessoais e comerciais
O Algoritmo do Facebook ainda faz a distinção de perfis pessoais e comerciais. Perfis de empresas possuem alcance das suas publicações reduzido drasticamente, forçando assim a realização de anúncios para que uma boa parcela de pessoas seja atingida.
Mas não adianta dar uma de espertinho e tentar usar um perfil pessoal camuflado por um perfil comercial. Os anúncios no Facebook só podem ser realizados por empresas, assim como outras funções muito interessantes para negócios.
Apenas alcance orgânico não basta
Quando um usuário curte a sua página, comenta uma publicação ou preenche um formulário sem a influência de algum anúncio, chamamos esta ação de uma “ação orgânica”.
Seria um paraíso que todos os resultados ou a maioria deles fossem orgânicos. O problema é que o próprio Facebook diminui o alcance orgânico das páginas. E você precisa sim anunciar no Facebook para ter bons resultados.
Estudo indicam que, em alguns casos, uma publicação pode ser exibida apenas para 5% dos seguidores de uma página.
É por isso que uma marca não pode confiar apenas em resultados orgânicos para desenvolver a sua estratégia nas redes sociais e neste caso, o Facebook Ads é a melhor solução.
O Facebook Ads pode ser a solução para superar e melhorar o alcance orgânico
A boa notícia é que qualquer empresa pode realizar anúncios no Facebook e Instagram utilizando o Face Ads. Não importa o seu faturamento, existe ao menos uma possibilidade de anúncio para a sua realidade.
Além disso, são tantas possibilidades de direcionamento e finalidades que podemos encontrar no Facebook Ads, que esta ferramenta é praticamente obrigatória para uma estratégia de Marketing Digital.
Direcionamento de anúncios para usuários relevantes
Todos esses usuários do Facebook depositam diariamente na rede social informações importantes sobre suas personalidades, desejos e comportamento. São essas informações que o Facebook utiliza para direcionar anúncios aos seus usuários. As opções de direcionamento que você irá encontrar no Facebook são:
Localizações: Direciona anúncios para pessoas com base em localizações. Por exemplo: país, estado, província, cidade, distrito congressional, CEP ou código postal.
Idade: Direciona anúncios para pessoas de uma faixa etária.
Gênero: Direciona anúncios para mulheres, homens ou pessoas de todos os gêneros.
Idiomas: Direciona anúncios para usuários de determinados idiomas.
Direcionamento detalhado: Inclui ou exclui pessoas de um público com base em critérios como dados demográficos, interesses e/ou comportamentos.
Conexões: Inclui ou exclui pessoas do público com base em conexões com Páginas, aplicativos ou eventos.
São muitas as possibilidades apresentadas pela plataforma e se você conhece bem o seu público, a probabilidade de realizar um anúncio assertivo é muito maior.
Mensuração dos resultados
Medir seus resultados é muito mais fácil com anúncios nas redes sociais.
O Facebook Ads possui uma série de métricas e indicadores que mostrarão se a sua estratégia está sendo bem executada. Saiba quantas pessoas visitaram sua página, quantas acessaram o seu site ou até mesmo, quanto das ligações e mensagens que você recebe vieram do Instagram ou Facebook.
Por meio do Pixel do Facebook você também pode monitorar ações dentro do seu site e ter acesso a inúmeras outras informações com esta ferramenta. Porém, isso só é possível com a utilização do Facebook Ads.
Determinar o quanto você deseja gastar por dia
Como dissemos anteriormente, não importa o tamanho do seu negócio, você pode fazer anúncios no Facebook. Isso é possível pois você pode investir qualquer valor na plataforma. Mas é importante lembrar que existem tipos de campanhas que precisam de um valor mínimo para ser realizada e que, com um orçamento reduzido, o alcance dos seus anúncios será proporcional.
Formas de cobrança
Também existem duas opções para a cobrança de seus anúncios no Facebook Ads: Boleto e Cartão de crédito. Assim você pode ter a liberdade de escolher o melhor atende a sua empresa.
Se optar pelo cartão de crédito, é necessário que você delimite um valor mensal para que não haja surpresas na fatura do seu cartão.
Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre anúncios no Facebook e a plataforma Facebook Ads. Sabemos que, para algumas pessoas, tudo ainda possa parecer um pouco confuso e difícil, por isso você e sua empresa podem contar com os serviços da Agência Contato.
Em caso de qualquer dúvida, entre em contato com a gente e compartilhe esse conteúdo com ouras pessoas.
Em meio a tantas incertezas que estamos enfrentando com a COVID-19, é muito comum que você esteja se perguntando como proceder e que atitudes tomar para que sua empresa continue bem.
Sabemos que no impulso a primeira ideia que vem à mente é cortar gastos e preservar a saúde financeira do seu negócio. E é neste ponto que queremos te ajudar, focando, é claro, no assunto que entendemos melhor: marketing digital.
Como as redes sociais podem me ajudar neste momento?
É interessante continuar investindo nelas? Se você quer obter respostas para essas perguntas, está no lugar certo.
Até o fim da leitura deste material, você estará mais calmo e saberá exatamente o que fazer.
Todos estão em casa
Vamos parar para pensar um pouco. Para conter a pandemia de coronavírus, autoridades de saúde em todo o mundo tem aconselhado as pessoas para que permaneçam em suas casas e evitem a disseminação do vírus.
Logo o comércio, indústrias, escolas e várias outras instituições fecharam suas portas para preservar a saúde da população, evitando aglomerações.
Hoje, estas pessoas estão em casa e, com opções restritas de lazer, elas estão buscando na internet e redes sociais maneiras de distrair suas mentes.
Sim, mais do que nunca as pessoas estão recorrendo às mídias sociais para ter mais informações, conversar com amigos, ter contato com seu artista preferido e inúmeras outras atividades.
Então, queremos fazer uma pergunta: com todo esse tráfego e acesso nas redes sociais, você acha que o seu negócio deveria dar um tempo ou parar com as estratégias de marketing digital?
A resposta é não! Partindo desse ponto de vista, esse um momento nos obriga a nos relacionarmos com o nosso público, de outras maneiras, claro, e colher bons frutos dessa interação.
1. Não pare de publicar nas redes sociais
Esta é a nossa primeira e grande dica para você.
O seu público está passando por incertezas nesse momento, assim como você. O que a sua empresa pode fazer por essas pessoas é a grande questão.
Perceba que agora você deve se dedicar a entendê-los mais a fundo, e a melhor forma de fazer isso é utilizando as redes sociais.
Com a ajuda dessas ferramentas, você pode estabelecer diálogo com o seu público, fazer e responder perguntas, gerando assim mais proximidade.
Mas, para isso, não adianta abordar assuntos aleatórios e que pouco tenham relação com a sua empresa.
Conteúdo relevante
Sempre que falarmos em redes sociais, falaremos do tal conteúdo relevante.
Mas o que é um conteúdo relevante e por qual motivo ele tão importante para os meus seguidores?
Essa pergunta é muito fácil de responder, vamos lá?
Digamos que o seu negócio seja um restaurante de comida saudável com atendimento presencial e entrega com aplicativos de delivery.
Seus seguidores estão no seu perfil principalmente pelas opções de alimentação saudável que você oferece e esse já é um assunto relevante para conteúdo.
Então você pode abordar os seus pratos, benefícios do consumo de determinado alimento, dicas de exercícios e outros assuntos que complementem a ideia principal do seunegócio.
Mas agora a situação é outra, você não pode realizar o atendimento presencial e isso influenciou no seu faturamento.
Pessoas com hábitos saudáveis se preocupam mais com a saúde e estão preferindo fazer sua própria comida por medo de algum tipo de contaminação com o vírus durante o preparo ou até mesmo no processo de entrega.
Sua melhor opção agora é, por meio das redes sociais, mostrar o quanto você está sendo cuidadoso no preparo dos pratos e tranquilizar os seus clientes.
Esse é um conteúdo extremamente relevante para você neste momento e muitos outros também podem surgir.
O que queremos dizer é que não adianta continuar com as publicações em seus perfis e se dedicar a falar única e exclusivamente sobre a COVID-19, já que este é o assunto do momento.
Essa é a hora de mostrar para seus clientes que vocês estão passando este momento juntos e que você pode sim ajudar de alguma maneira.
Faça perguntas e entenda o que seu público está pensando neste momento, assim você saberá o que ele realmente precisa e isso é fantástico.
Lembre-se, as pessoas estão seguindo a sua marca por causa da sua comida saudável.
Conseguiu visualizar esse exemplo do restaurante de comida saudável? Agora imagine esse método aplicado no seu negócio. Como seria? Que tipo de conteúdo você pode postar?
Fugir desta realidade não é a melhor ideia, conteúdo relevante é falar sobre aquilo que você domina explorando inúmeras possibilidades. O que nos leva ao próximo tópico.
2. Seja uma autoridade na sua área
Quando falamos em autoridade online, significa que aquela marca ou empresa é reconhecida por seus clientes e concorrentes por ser especialista em determinado assunto.
Essa autoridade é o que todos buscam e é a chave para ser lembrado.
Dificilmente você será autoridade em todos os assuntos, atenha-se ao seu negócio e esse já será o seu primeiro passo.
Será que você estará ajudando o seu público divulgando informações imprecisas sobre a pandemia ou será que replicar o conteúdo de um órgão renomado é mais seguro?
Separamos algumas dicas para ajudar você a construir a sua autoridade nas redes sociais.
Foque no seu público-alvo
Essa dica está presente em toda estratégia de marketing digital. Seu público-alvo são seus possíveis clientes, e fugir deste parâmetro será um de seus maiores erros.
Se você possui uma loja de bicicletas, você deve abordar em suas publicações o quanto você entende do assunto, qual equipamento é o melhor para determinado fim, por qual motivo as pessoas devem escolher você, falar da sua equipe, etc.
E não adianta apenas falar, mostre isso.
O exemplo conta muito, então mostre os bastidores do seu negócio, faça vídeos com dicas simples de manutenção, faça resenhas de equipamentos e tudo que faça o seu público se sentir confortável em adquirir seu produto ou serviço.
Tenha um conteúdo próprio
Conhecer a sua concorrência, saber o que ela está fazendo também é muito importante no marketing digital.
Mas seja original, crie o seu próprio conteúdo e evite replicar o que outras marcas fazem.
Isso pode ajudar em alguns casos, mas não levará à sua autoridade em determinado assunto.
3. Gere engajamento com seus seguidores
Uma métrica muito mais importante que o número de curtidas em uma publicação ou seguidores em uma página é a sua taxa de engajamento.
Certamente você já ouviu essa palavra antes, mas você sabe o que ela significa nas redes sociais?
O engajamento é medido pelas interações do seu público com as suas publicações por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos espontâneos. Esse indicador servirá como um termômetro para entender se a sua estratégia nas redes sociais está funcionando.
E ter um bom engajamento nas redes sociais não é fácil. É preciso entender o seu público e saber do que ele gosta.
Empresas que se concentram mais em criar valor para sua marca do que aumentar imediatamente a sua receita tendem a ter taxas maiores de engajamento.
O objetivo disso é criar valor de marca com seu cliente, para que ele entenda a sua postura e vista a sua camisa.
A criação de valor de uma marca não está apenas nas redes sociais. Está presente na relação com seus funcionários, na qualidade do seu serviço ou produto, sua postura com o meio ambiente e causas sociais e inúmeros outros parâmetros.
As redes sociais são uma excelente vitrine para expor o bom comportamento da sua empresa e seus seguidores certamente retribuirão essas atitudes.
4. Qual postura evitar?
Uma das leis mais certas da internet é que nada pode ser apagado, uma publicação mal intencionada pode não ter volta.
Este é um assunto bastante delicado, e para isso, nada melhor que o bom senso.
Todos estamos vivendo a mesma situação e espera-se que as pessoas tenham um pensamento comunitário nessa hora.
Toda marca ou empresa que adotar uma postura duvidosa neste momento pode não ser vista com bons olhos.
O esquema de oferta e procura realmente fará com que o valor de alguns produtos tenha certo aumento nesse período. Contudo, é preciso atenção com algumas posturas que podem ser muito prejudiciais, como por exemplo, cobrar valores altíssimos por determinado produto ou serviço se aproveitando da situação de fragilidade em que as pessoas se encontram.
Entenda que é justamente em momentos como esses que temos a oportunidade de fazer a diferença.
Nessa fase, o importante é pensar no futuro.
Não meta os pés pelas mãos em busca de um lucro momentâneo ou de maneira fácil.
É muito mais proveitoso empenhar seus esforços em práticas que trarão um bom resultado a longo prazo. Seus seguidores não esquecerão disso.
Marcas que se preocuparem com seu cliente e buscarem maneiras de aliviar a tensão durante o período de pandemia de coronavírus serão lembradas de forma muito positiva no futuro.
Para evitar qualquer erro na conduta das suas redes sociais, aqui vão as dicas:
Procure não abordar excessivamente o assunto da COVID-19 se sua empresa não tem algo realmente de novo para acrescentar ao seu público. Se você puder ajudar com alguma questão relacionada ao assunto, faça. Mas deixe as notícias para canais jornalísticos e dicas de saúde para perfis com foco na área.
Não cobre valores abusivos.Marcas estão repercutindo de forma positiva fazendo o contrário. Então, se você puder oferecer um desconto ou qualquer tipo de facilidade, será uma ótima atitude!
Acertando na estratégia
Se você já tem uma estratégia delimitada de atuação nas redes sociais e não precisou mudar nada devido ao cenário atual, pare agora mesmo. Algo deve estar errado.
Ninguém estava preparado para o que estamos enfrentando, e por isso, possivelmente a sua estratégia precisa ser revista.
Algumas empresas tiveram que fazer algumas adequações. Outras precisaram realizar muitas mudanças.
Talvez seja até o caso de deixar um pouco de lado tudo o que estava sendo feito.
Fato é que agora as pessoas estão buscando mais conforto e a sua empresa precisa pensar sobre isso.
Empatia, responsabilidade e equilíbrio. Esses são os pilares nos quais você deve se apoiar para tomar qualquer decisão nessa fase.
Volte ao topo do funil
No momento da criação de conteúdo para as redes sociais, é sempre importante lembrar do funil de vendas.
Ele guia o Marketing de Conteúdo auxiliando a direcionar os esforços de convencimento.
Na parte superior do funil estão as pessoas que ainda não conhecem a sua empresa ou o produto que você oferece.
Aqui é onde se inicia toda a jornada de convencimento. É nessa fase que devemos começar a despertar o desejo no público.
Muitas vezes nem é necessário citar diretamente a nossa marca ou o produto que queremos vender.
O objetivo desse esforço inicial é criar uma necessidade.
No ponto intermediário do funil de vendas encontram-se as pessoas que já conhecem a necessidade pelo produto/serviço que sua empresa oferece e é este o momento de demonstrar que você é a melhor opção.
Na última etapa, estão os Leads Qualificados.
São pessoas que passaram por todo o processo de educação e estão prontos para tomar a decisão de compra e receber um contato do seu time de vendas.
Depois de relembrar todo o esquema do funil de vendas do Marketing de Conteúdo, queremos dizer que este é um excelente momento para voltar os seus esforços para as pessoas que estão no topo do funil.
Então, aposte em conteúdos que conversem com seus atuais seguidores, mas que também ajude a conquistar novos.
Da mesma maneira que você chegou até aqui em busca de informações que te auxiliem a conduzir a sua empresa da melhor forma durante esse período, seus seguidores também estão buscando por isso nas redes sociais.
Então, ofereça a eles a sua contribuição. Cada um pode ajudar à sua maneira e ser lembrado no futuro por isso.
Não se esqueça de ser otimista, todos precisamos de boas perspectivas no momento.
Aposte em conteúdos leves e bem humorados se o seu público permitir.
Invista em jogos e quizzes nas redes sociais, essa pode ser uma boa estratégia para engajamento.
No mais, também queremos dividir o nosso otimismo com você.
A Agência Contato realmente acredita em um futuro próspero esperando por nós e que juntos vamos vencer essa fase.
10 ideias para pequenas e médias empresas poderem manter vivas suas marcas.
https://youtu.be/xDTT-sy9Y4M
O Brasil e o mundo estão passando por algo nunca experienciado. A pandemia da COVID-19, popularmente chamada de coronavírus, foi declarada no dia 11 de março. Desde então os números de infectados só crescem.
Em todo o mundo, medidas foram tomadas determinando um período de quarentena com o intuito de inibir a aglomeração de pessoas, acarretando o fechamento temporário de muitos negócios e o funcionamento parcial de outras empresas.
Todas essas providências têm como finalidade preservar a população. Contudo, efeitos colaterais já são sentidos na economia e nada mais justo que você se pergunte:
E agora, quais medidas posso tomar para minimizar o impacto deste momento em meu negócio?
Esse artigo traz 10 medidas no marketing que ajudarão pequenas e médias empresas a se manterem de pé neste momento atual.
Antes de tudo, encare a realidade de frente. Aceite, por mais difícil que possa ser, esse novo momento e as características que o envolve.
Não é novidade que é necessário se adaptar às inúmeras mudanças do mercado para que uma marca permaneça forte. Essas mudanças podem vir em intensidade e formas diferentes. Considere a quarentena como uma delas.
Uma importante consultoria no segmento de SEO (Search Engine Optization), a Ubber Suggest, apontou diferentes mudanças de tráfego orgânico para diferentes tipos de segmentos empresariais ao analisar os sites de seus clientes.
Note que alguns deles, ao invés de declinarem, cresceram. São eles: finanças, alimentação, saúde e mídia. Tal cenário evidencia uma situação de alerta, cuja tendência é a de um público muito mais preocupado em saber como andam as notícias sobre o coronavírus. Podemos verificar, por exemplo, acessos relacionados a como se manter saudável (por isso a procura por sites de saúde e alimentação) e como vencer este momento e se manter para o futuro (daí o interesse em sites sobre finanças).
É lógico que cada tipo de empresa será impactada de alguma forma, e que, por isso, cada uma delas terá seu próprio tempo de reação ao atual momento.
Mas o que a Agência Contato aconselha é: refaça o seu planejamento o quanto antes, tanto o planejamento interno, com seus funcionários e fornecedores, quanto o planejamento externo, com seus clientes e prospecções.
Quanto mais cedo você pensar em estratégias novas, mais preparado você vai estar na hora que tiver que empregar essas novas estratégias.
A inovação surge com a capacidade de adaptação de uma empresa em continuar oferecendo o seu produto ou serviço seguindo as novas tendências e alterações do mercado.
É preciso se adaptar para sobreviver!
Um conceito que vai nortear todo esse texto é o da empatia.
E para começar a falar desse conceito, devemos pontuar: é importante pensar em como a sua empresa pode ajudar seus clientes, como preservar a saúde de seus funcionários e como contribuir com seus ambientes interno e externo de trabalho durante os próximos meses.
Existem empresas que estarão praticamente impossibilitadas de fazer qualquer tipo de venda pela particularidade do seu produto ou serviço, e este é mais um desafio a ser superado.
Também é preciso estar preparado, fazer uma gestão eficaz de seu negócio e um planejamento para contenção de riscos, como por exemplo, reservar um valor em caixa para imprevistos.
2. Seja Flexível com seus Clientes
Esse é o momento mais decisivo da sua relação com o seu cliente. Isto é, ele nunca precisou tanto de você. Por isso, agora é a hora de se mostrar presente, de se mostrar aberto a novas possibilidades e claro, mostrar o seu real valor e como você pode auxiliá-lo em um momento como esse.
Volte o seu olhar para dentro!
A Agência Contato observa que em todos esses anos de trabalho, sempre foi colocado como objetivos daquelas empresas que prestamos consultoria, a captação de novos clientes, a expansão de mercado e o crescimento da carteira.
Nessa nova perspectiva, o que dizemos é: coloque como prioridade os seus relacionamentos antigos. Volte seus olhares para aqueles clientes que você já tem.
Pense em soluções para reter sua carteira e para seguir prestando serviço aos clientes já existentes.
Seguindo essa linha de pensamento, a flexibilidade é a palavra chave do momento. E a empatia ajudará bastante neste ponto.
Essas estratégias valem principalmente para empresas do setor de serviços e indústrias. Já para o varejo, devemos expandir esse raciocínio.
Entenda que o seu cliente está passando pelo mesmo momento que você. Diante disso, você deve pensar numa maneira alternativa e segura de continuar prestando o seu serviço ou vender o seu produto.
Muitos pontos de venda presenciais estão sob restrição de funcionamento, mas as vendas online e o delivery ainda acontecem normalmente.
Ofereça formas facilitadas de pagamento, além de outras opções de serviços ou produtos. Essa pode ser uma importante forma de fidelizar o seu cliente.
3. Seja Empático com seus Funcionários
Também é muito importante pensar nas pessoas que fazem parte da sua empresa.
Em um cenário como o que estamos passando, é preciso rever as prioridades habituais e preocupar-se com a saúde dos seus funcionários.
Dependendo da área de trabalho do seu negócio, seus funcionários podem realizar suas tarefas em home office.
O home office é uma modalidade de trabalho que flexibiliza o local do expediente, possibilitando ao funcionário trabalhar de sua própria casa.
Essa é uma medida que visa resguardar a saúde das pessoas em período de quarentena do coronavírus.
Porém, é necessário considerar se a função permite o expediente remoto e se o funcionário possui todas as ferramentas para a realização de suas tarefas.
O que a lei diz sobre o home office?
O home office, ou como conhecido na Lei nº 13.467, de 2017, o teletrabalho, é acolhido pela CLT brasileira (Consolidação Brasileira de Trabalho), e portanto, deve seguir parâmetros legais. Para saber mais sobre isso, acesse aqui o link completo da CLT e pesquise por “teletrabalho”.
Mas, para além das premissas legais que devem sempre ser levadas em consideração, o home office deve ser um acordo interno entre você e sua equipe.
Entenda a necessidade da sua equipe e criem juntos soluções que beneficiem a todos. Para te ajudar com isso, a Agência Contato desenvolveu o checklist do home office.
Checklist do trabalho home office:
A maioria das empresas brasileiras estão ouvindo falar dessa palavra pela primeira vez. Com isso, algumas dúvidas surgem principalmente entre as pequenas e médias empresas.
Pensando nisso, a Agência Contato preparou um checklist do home office, para que você consiga migrar para o trabalho a distância de maneira organizada e produtiva.
O ponto mais importante é o consenso. Já ouviu falar naquela expressão: o combinado não sai caro? Pois é! Por isso, faça uma reunião com todos os funcionários e defina em conjunto as diretrizes internas que regularão o trabalho em home office.
Depois disso, levante todos os requisitos necessários para que o trabalho home office aconteça. Para isso, faça os seguintes questionamentos:
1) Quais são as ferramentas de que o meu funcionário irá precisar para trabalhar?
Computador, internet, cadeira, mesa, fones de ouvido, mouse, teclado, celular corporativo, pense em tudo. Não deixe passar nada.
Imagine que você precisará montar pequenas filiais da sua empresa na casa de seus funcionários. Para isso, é preciso que ele consiga usufruir das mesmas ferramentas que ele tinha acesso quando trabalhava presencialmente.
Quanto mais detalhista você for nessa hora, menos problemas enfrentará no futuro.
Outro ponto importante que não tem a ver como os bens materiais citados acima, são as ferramentas imateriais. Podemos destacar duas principais:
a) Softwares: É importante se certificar que todas as máquinas que os seus funcionários utilizarão em casa contam com os mesmos softwares que ele usava no local de trabalho.
b) Acesso às informações remotamente: Essa parte pega muitas pequenas e médias empresas desprevenidas. Isso porque a maioria delas não centraliza os documentos em um servidor que possa ser acessado remotamente, como da casa do funcionário, por exemplo.
Esse tipo de servidor exige um investimento alto, mas existem outras soluções mais em conta para que você consiga compartilhar os arquivos da sua empresa remotamente. Podemos citar as duas principais e que você certamente já usou: One Drive e Google Drive.
2) Como vamos fazer para nos comunicar durante o período de trabalho?
A Agência Contato listou algumas ferramentas que podem te ajudar a se conectar com o seu funcionário durante o home office:
Zoom: É uma ferramenta indicada para grandes equipes. Um de seus principais diferenciais é a possibilidade de realizar reuniões com até 500 participantes e 10 mil expectadores. Há também outras possibilidades que podem ser úteis, como gravar as reuniões e mantê-las dentro do próprio servidor da ferramenta.
Google Hangouts: O Google Hangouts é um dos principais meios de chamadas de vídeo utilizados pela Agência Contato. Utilizamos essa ferramenta devido a sua praticidade. Por ser uma aplicação Google, é possível acessá-la com facilidade tanto do desktop quanto dos celulares. Isso facilita o contato com nossos clientes e funcionários.
Skype: Dentre as ferramentas já citadas, o Skype é a mais antiga delas. Essa é a sua vantagem, muitos de vocês já tiveram que usar o Skype alguma vez, por isso, fazer ligações e compartilhar tela por meio dessa ferramenta não deve ser nenhum segredo. Outra vantagem é que ele é um software nativo do Windows nas versões mais recentes.
3) Como o meu funcionário vai acessar as demandas que ele precisa para trabalhar?
A organização é princípio do trabalho home office. Se você já tinha um bom sistema de organização de tarefas antes, agora é preciso intensificá-lo. Se você não tinha, é hora de se organizar o quanto antes, do contrário sua empresa pode ter sérias baixas de produtividade.
A Agência Contato utiliza como organizador de suas tarefas internas o Trello. Essa ferramenta permite que você crie fluxos de trabalho compartilhados com a sua equipe, oferecendo a possibilidade de acompanhamento em tempo real da tarefa que cada funcionário está desempenhando naquele momento.
As principais vantagens do Trello são a usabilidade (é fácil usar e entender como funciona) e os planos gratuitos, que podem atender pequenas e médias empresas.
Mas existem inúmeras outras ferramentas que podem desempenhar o mesmo trabalho do Trello como: PipeFy, Jira, Asana, e outras tantas.
Tudo isso vai depender muito do tipo de tarefa e da preferência da sua empresa.
4) Como vou fazer para medir a produtividade da minha equipe?
É importante entender que, embora já existam tecnologias avançadas para comunicação e para organização dos projetos, haverá sempre um delay.
Exemplos clássicos que podemos listar são: internet lenta, dificuldade para se conectar em algum aplicativo, dificuldade para acessar arquivos, e por aí vai.
Por isso, a maneira como se mede a produtividade no trabalho remoto deve ser diferente da maneira com a qual se media no trabalho presencial.
É claro que não estamos tentando justificar a quedas de produtividade ou ociosidade. Mas é sempre importante colocar esses riscos na hora de planejar o trabalho home office.
Uma dica importante: faça sua equipe criar seu próprio senso de responsabilidade e autonomia. Deixe todas as tarefas a serem cumpridas no dia em local de fácil acesso e defina prazos de entrega.
Para grandes projetos, organize esses prazos de entrega em pequenas etapas e vá acompanhando cada uma delas. Assim, é possível ir monitorando o termômetro da produtividade.
5) Como vou fazer para manter o foco da minha equipe nas atividades a serem desenvolvidas?
Um ponto importante que líderes e equipes devem ter como um consenso é: o home office exige ainda mais foco e concentração.
As vantagens de se trabalhar de casa são visíveis: possibilidade de fazer o seu próprio horário (em alguns casos), não precisar dirigir naquele trânsito caótico ou tomar o ônibus lotado durante o trajeto até o trabalho, conforto, economia de tempo, dentre outros benefícios.
No entanto, deve-se considerar que o home office possui algumas desvantagens em relação ao trabalho presencial. Estar na empresa tem seus benefícios.
Dentre os principais está a possibilidade de se concentrar exclusivamente nas suas tarefas profissionais.
Se na empresa você tem a sua mesa, a sua sala, os seus colegas, o seu chefe, e tudo isso é projetado para que você trabalhe, em casa você tem o cônjuge, o filho, a mãe, o pai, os avós, o cachorro, o papagaio e uma série de ocupações e afazeres que podem fazer você perder o foco.
Por isso, é importante realizar reuniões diárias com a sua equipe para poder tratar das demandas a serem realizadas no dia, saber dos projetos que foram concluídos no dia anterior e apurar as principais dificuldades enfrentadas por sua equipe, bem como entender o que precisa ser feito para solucioná-las.
Depois dessa reunião, faça contatos constantes com a sua equipe para avaliar o andamento das atividades, buscando identificar e sanar as possíveis dificuldades.
4. Seja Parceiro dos seus Fornecedores
Outra necessidade é entender que seus fornecedores sofrem das mesmas incertezas que você neste momento. O diálogo é essencial, os dois lados precisam entender as necessidades um do outro e juntos chegarem a uma solução para que possam superar os momentos difíceis.
Prazos podem ser estendidos, valores podem ser renegociados, a forma de prestação de trabalho pode ser repensada, tudo de forma momentânea para garantir a sobrevivência e bom relacionamento entre ambos.
Entenda que nesta hora é importante não contribuir para um efeito cascata no mercado.
Esse tópico está ligado ao tópico três, que trata da flexibilidade com os seus clientes. Da mesma maneira, é importante buscar um diálogo aberto com os seus fornecedores.
É nessas horas que as parcerias se mostram importantes. É essencial preservar os relacionamentos com fornecedores pelo bem da cadeia do mercado e pelo bem da sua empresa.
Lembre-se: este momento é passageiro!
E assim que tudo isso passar, você vai precisar de seus fornecedores e funcionários para conseguir recuperar o tempo perdido o mais rápido possível.
5. Não Deixe de Fazer Relacionamento
O relacionamento com os clientes é primordial para qualquer empresa. Saber como, quando e por qual canal se comunicar é fundamental, principalmente nesse período em que é preciso reter, fidelizar e manter o seu público próximo da sua empresa.
Como foi dito no segundo tópico, sobre a flexibilidade com o seu cliente, é importante que você volte os seus olhares para a sua carteira atual.
Para isso, crie situações de aproximação. Busque feedbacks constantes sobre a situação do seu cliente e como você pode ajudá-lo neste momento.
Para isso, alguns canais de comunicação que você já utilizava podem ser ainda mais úteis agora, como:
Rede Sociais: Deixe claro para os seus clientes que você está disponível, de alguma forma, para atendê-los. As Redes Sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn devem ser usadas nessa hora para informar ao seu público a respeito de horários de funcionamento diferenciado, atendimento remoto e até interrupção temporária dos serviços.
WhatsApp ou Telegram: Envie mensagens diretas para os seus clientes.
Procure mantê-los informados sobre o que acontece na sua empresa, como por exemplo: informações sobre o atendimento, facilidades de entrega ou até para mensagens motivacionais e de apoio.
Hangouts, Skype, Zoom: Assim como foi dito no item 3, na parte do home office, estas 3 ferramentas são importantes canais parar tratar daqueles assuntos mais complexos ou mesmo realizar reuniões com o seu cliente.
Vale ressaltar que muitos preferem realizar videochamadas no WhatsApp, até pela praticidade. No entanto, podemos destacar pelo menos duas desvantagens do WhatsApp frente a ferramentas simulares:
a) As ligações no WhatsApp são pouco estáveis: ruído, quedas, delay, baixa qualidade do vídeo. Não é sempre que a ligação do WhatsApp está legal. Além do mais, a ferramenta só permite incluir 4 participantes na videochamada.
b) Não é possível fazer compartilhamento de tela no WhatsApp: esse recurso pode ser útil quando você deseja mostrar algo com como uma apresentação, relatório, gráfico ou coisa do tipo.
Telefone: O bom e velho telefone. Alguns da geração mais nova têm medo de usar essa tecnologia, mas o telefone oferece praticidade, formalidade e em alguns casos, intimidade com o seu interlocutor.
Ligar ainda é uma maneira rápida e educada de se dirigir ao seu cliente para bater aquele papo, conversar sobre o atual momento, trocar informações e experiências.
Pode parecer romântico, mas o timbre da nossa voz diz tudo sobre as emoções e sentimentos que queremos passar no nosso discurso.
6. Fique Atento às Medidas Econômicas Dos Governos
A pandemia do coronavírus resultou no fechamento temporário de muitos negócios, principalmente o setor de varejo. Diante disso, governos do mundo inteiro tem realizado ações de subsídio da economia de seus países.
Nessa hora o Estado deve vir em socorro de empresas e trabalhadores para que a situação não se agrave.
No Brasil, algumas medidas já foram anunciadas pelo Ministério da Economia, Banco Central, Caixa Econômica Federal, BNDES, governos estaduais e municipais. Dentre as principais medidas podemos destacar:
Auxílio emergencial de R$ 200,00 mensais (está no Senado uma proposta de aumento deste valor para R$ 600,00), durante três meses para trabalhadores informações, desempregados e microempreendedores individuais, medida anunciada pelo Ministério da Economia;
Liberação de crédito para micro e pequenas empresas por parte dos bancos públicos, medida anunciada pela Caixa Econômica Federal e BNDS;
Possibilidade de pausar o pagamento de parcelas do financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal;
Linha emergencial de crédito para folha de pagamentos de micro, pequenas e médias empresas, medida anunciar apelo BNDS.
É importante ficar atento aos seus direitos e aos direitos do seu funcionário. Deve-se levar em consideração que mais medidas de subsídio e apoio precisam ser encaminhadas, portanto é precisar manter os olhares atentos aos meios de comunicação, sobretudo quando o assunto for economia.
Ah! E sempre que receber alguma notícia naquele grupo de WhatsApp tenha o cuidado de checar se a medida está valendo. Para fazer isso, use de preferência um site oficial o próprio Governo.
7. Leve a sua Visão Única do Contexto e Apresente Soluções
Tecnicamente, cada negócio pode ajudar de alguma maneira neste momento. Algumas empresas estão mudando momentaneamente suas linhas de produção para produzir álcool em gel, academias estão dando aulas grátis via live nas redes sociais, empresas de educação a distância liberaram alguns cursos para quem está em casa de quarentena e muitas outras.
Seu negócio pode não se encaixar em nenhum destes casos, mas com certeza há uma medida que você pode tomar para ajudar sua comunidade. Esse é um esforço que pode ajudar a situação financeira da sua empresa, além de ajudar a população a vencer este desafio.
8. Não Force a Barra
Após ler o tópico anterior, é importante usar o bom senso e evitar os exageros. Se você ou seu negócio não possuírem nenhuma ligação com a área de saúde, evite abordar conteúdos técnicos sobre a pandemia. Além de não ser ético, você pode estar induzindo outras pessoas ao erro e atrapalhando mais do que ajudando.
Evite também tentar relacionar o seu produto ou serviço com esta situação se ele realmente não for indispensável. As pessoas estão mais vulneráveis neste momento e qualquer atitude de má fé pode resultar em grandes problemas no futuro.
9. Fique de Olho na Demanda
Hoje a demanda do mercado pode não ser necessariamente aquilo que sua empresa oferece, mas entender as necessidades das pessoas neste momento pode levar você a apresentar novas soluções, gerando uma nova demanda no mercado. Mas se este não for o caso, outras medidas que falamos anteriormente podem ajudar e garantir que você esteja preparado quando o cenário se normalizar e seus serviços sejam necessários novamente.
10. Mantenha a sua Marca Viva
Siga todos as dicas que demos, não se desespere. Este é o momento para usar da sua inteligência para superar a pandemia. Mais do que nunca seus clientes, funcionários e fornecedores precisam de você, entenda que essa situação é sim passageira e que em algum momento as coisas voltarão a caminhar.
Manter a sua marca viva é alimentar esta cadeia de solidariedade que se formou, mostrar a todos ao seu redor que você está no mesmo barco que eles.
Nós da Agência Contato também estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para movimentar esta grande roda. Sendo nosso cliente ou não, você pode contar conosco e será um prazer unir forças para vencermos mais este desafio.
Todos querem que seus sites e blogs apareçam no topo das pesquisas em mecanismos de buscas. Isso garante cliques gratuitos e mais pessoas navegando na sua página. A Agência Contato lida todos os dias com Marketing Digital e sabe da importância de um bom SEO. Mas se você ainda não conhece muito bem o que essa sigla representa na vida digital da sua empresa, nós trouxemos mais informação para você entender a importância do SEO.
O que é?
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de buscas. Nos dispositivos de busca existem dois tipos de resultados: os orgânicos e os pagos. Os resultados pagos são os anúncios que aparecem no início das buscas e os resultados orgânicos são os que você não precisa pagar por eles. Porém, para sua página aparecer no topo do ranking orgânico, você precisa ter um bom SEO.
As técnicas que compõem o SEO ajudam a trazer para sua página mais leitores, clientes ou faturamento. Isso pois 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que estão na primeira página. Então, se sua página estiver nela suas chances de clique são bem maiores.
Rankeamento
Atualmente são mais de 200 fatores que influenciam no rankeamento de resultados orgânicos. O mecanismo de busca avalia todos eles antem de mostrar os resultados e diz em qual ordem os resultados apareceram para você. Qualidade e tamanho do conteúdo, o tempo que as pessoas passam na sua página, se sua página tem imagens, se seu site é responsivo, tempo de carregamento… Esses são alguns dos fatores avaliados para a boa colocação de uma página no ranking.
Agora que você já entendeu a importância do SEO, procure quem entende de Marketing Digital para alavancar os resultados da sua empresa. Procure a Agência Contato!
O Marketing digital surgiu junto com a internet, por volta dos anos 90. Mas internet era diferente do que conhecemos hoje. Se hoje nós temos redes sociais e lugares onde expressar nossas opiniões, no inicio de tudo a realidade era outra. As pessoas acessavam a rede de computadores, mas não podiam interagir e tudo funcionava como um sistema de busca. A criação de conteúdo era limitada.
No inicio o Marketing Digital era muito parecido com o Marketing tradicional, a comunicação era feita pelas empresas e não tinha interação entre os dois.
O que é?
Mas finalmente o que é o Marketing Digital? Podemos dizer que o Marketing Digital são todas as atividades que uma empresa, ou alguém, executa no meio online para criar relacionamentos, negócios e identidade de marca. Existem várias estratégias no Marketing Digital que auxiliam no alcance dos objetivos desejados, algumas delas são Inbound Marketing, o SEO e o Marketing de Conteúdo.
Vantagens
É possível ter comunicação entre empresas e consumidores de forma rápida e, na maioria das vezes, de forma instantânea com o Marketing digital. A sua comunicação pode ser mais efetiva, já que é possível ter elementos específicos para a segmentação da sua mensagem. A segmentação vai além do básico como idade, sexo e dados geográficos. Você pode direcionar sua comunicação por idioma, faixa salarial, trabalho, interesses, dispositivos de acesso, etc.
Outro trunfo é que é muito mais fácil mensurar os resultados no Marketing Online. É muito simples mensurar o sucesso da sua estratégia e tomar decisões futuras para a sua comunicação. E é incrível saber que tudo isso ainda tem um potencial muito maior com o acelerado avanço tecnológico na área digital, principalmente na área mobile.
Veja um artigo detalhado sobre o Marketing Digital aqui.
Se eu lhe pedir para listar duas pessoas que você conhece que não estão presentes no Facebook é bem provável que a tarefa leve mais tempo que você imagina. A maior parte da população hoje não só está presente como faz uso diário da plataforma. Entretanto, pode ter certeza, as concorrentes da sua empresa também estão lá! Por esse motivo, é importante investir no Facebook.
Como toda plataforma, o Facebook visa o lucro. A solução encontrada pela empresa para maximizar seus ganhos foi limitar o alcance dos conteúdos da sua página com o seu público. E aí chegamos no primeiro motivo para você começar a investir no Facebook agora!
1 – ALCANCE
Como dito anteriormente, um dos pontos financeiros do Facebook em sua plataforma é o alcance. Ou você paga para aparecer para o seu público, seja ele ativo em sua página ou apenas perfil do seu negócio, ou você não vai aparecer. Essa última opção não é nem cogitada, não é mesmo?
2 – ENGAJAMENTO
Sim, para gerar engajamento com o seu público não basta apenas a produção de um conteúdo de qualidade. É necessário você expandir o alcance, como citamos anteriormente, para o público com perfil do seu negócio. Atualmente o Facebook oferece uma plataforma de criação de público onde você tem o poder de segmentar por país, estados, cidades ou até bairros.
3 – BASE DE FÃS
Utilizando a mesma plataforma citada anteriormente, você pode angariar curtidas, cadastros, ligações ou até compras. Basta contatar uma boa Agência de Publicidade para otimizar os seus investimentos.
Veja um artigo do próprio Facebook mostrando a importância dele em estratégias de marketing aqui.
Não há como negar: o mundo está on-line. E não acompanhar esta tendência significa menos visibilidade e menos oportunidades de negócio. Por isso, a pergunta já não deve ser “por que criar um site?”, mas “como começar a criar um site ainda hoje?”.
Por sorte, a resposta pode estar mais próxima do que você imagina! A Agência Contato é uma agência especializada em serviços de marketing digital estratégico. Inclusive criação de sites profissionais.
Você está pronto para decolar os resultados da sua empresa por meio de uma presença digital forte? Então, continue a leitura e confiraporque criar um sitecom a Agência Contato pode ser um diferencial para o seu negócio!
Por que criar um site?
Ter um site é a melhor maneira para ser encontrado na internet, ganhar autoridade de mercado e, consequentemente, vender mais. Isto porque este é um espaço onde você centraliza todas as informações importantes para o seu público, facilitando o processo de venda.
Esta também é uma maneira de facilitar o atendimento ao consumidor. Afinal, ele já terá tido acesso às principais informações relacionadas ao seu negócio. O que poupa o tempo da sua equipe para resolver problemas simples que podem ser esclarecidos dentro do próprio site.
Além disso, um site profissional passa mais credibilidade e profissionalismo do que uma rede social, por exemplo. Este pode ser um grande diferencial para que o usuário escolha fazer negócio com você e não com o concorrente. O que já é motivo suficiente de porque criar um site!
6 vantagens dos sites desenvolvidos pela Contato
Apesar de todos estes motivos, apenas ter um site no ar não é o bastante. É preciso ter um site de qualidade para se destacar e conquistar uma presença digitalforte no mercado.
A boa notícia, é que a Contato conta com todos os recursos necessários para entregar um resultado que gera resultados. Confira 6 vantagens que apenas uma agência especializada em criação de sites pode entregar para o seu negócio:
Equipe especializada
Nossa equipe conta com profissionais especializados em sua área de atuação. Assim, cada detalhe do seu site será pensado e desenvolvido por um especialista com know-how para entregar a melhor solução para a sua empresa.
Para desenvolver o projeto, empenhamos uma equipe que conta com:
Designers;
Desenvolvedores;
Programadores;
Redatores;
Analistas SEO.
Tudo isto para garantir um resultado final 100% integrado e pronto para atender a todas as demandas da sua empresa e dos usuários que irão chegar até o seu negócio por meio do site.
Customização
Por contarmos com uma equipe de profissionais empenhados em estudar, planejar e executar as melhores soluções para nossos clientes, a Contato pode oferecer um serviço totalmente personalizado para as necessidades da sua empresa.
Em nossa cartela de clientes temos os mais diversos tipos de negócios. Como serviços de contabilidade, planos de saúde, venda de maquinas pesadas, proteção veicular, venda e revenda de sorvetes, entre muitos outros.
Ainda assim, cada cliente possui um site único e que traduz a personalidade do seu negócio. Isto porque criar um site não é como uma receita de bolo. Todos os projetos são planejados de forma cuidadosa para atender às necessidades de cada nicho.
? Na prática: Confira nosso portfólio e veja os sites desenvolvidos pela Agência Contato.
Layout responsivo
Um layout responsivo é uma alteração no código do site para que suas páginas possam se adaptar a qualquer formato de tela sem prejudicar a experiência do usuário. Dessa forma, todos os elementos visuais e textuais terão a mesma qualidade se forem acessados a partir de um desktop, tablet ou smartphone.
Afinal, mais de 5 bilhões de pessoas usam um celular hoje em dia — isso é mais da metade da população do planeta! Por isso, esta é uma adaptação fundamental para oferecer uma boa navegação para os usuários e garantir mais acessos.
A boa notícia é que na Contato nos preocupamos para que todas as páginas tenham um bom desempenho mobile. Sempre explorando os recursos que a tecnologia nos proporciona para garantir a melhor experiência de navegação.
Otimização para SEO
O termo SEO é uma abreviação para “Search Engine Optimization”. Ou seja, otimização para motores de busca. Afinal, de nada adianta ter site de qualidade se ele não aparecer nos resultados de pesquisa dos buscadores.
Por isso, nossos analistas de SEO trabalham junto com redatores e desenvolvedores para garantir que toda a estrutura do site, desde a programação até os textos das páginas, sejam totalmente otimizados com as melhores estratégias.
Vale lembrar que um site otimizado para SEO não apenas aparece nas buscas. Mas, tem a possibilidade de rankear entre as primeiras posições do Google de maneira totalmente gratuita.
Um dos grandes motivos de porque criar um site com a Agência Contato é o custo-benefício que a proposta oferece a médio e longo prazo. Isto acontece porque desenvolvemos todos os nossos projetos de sites baseados no WordPress.
No geral, o WordPress é uma plataforma para administrar sites, blogs ou lojas virtuais, por exemplo. Assim, é possível criar e editar conteúdos do site sem a necessidade de trabalhar com códigos de programação.
Dessa forma, você também poderá ter acesso às suas páginas de forma simples e intuitiva. E, além disso, o WordPress conta com uma lista de ferramentas totalmente gratuitas para otimizar este processo.
Monitoramento de resultados
Por fim, depois que todo o projeto de criação estiver finalizado e o site da sua empresa já estiver disponível, realizamos uma integração completa com ferramentas de monitoramento de resultados, como o Google Search Console.
Assim, você pode acompanhar em tempo real estimativas importantes para validar a sua estratégia de marketing digital. Além de conseguir ter um panorama comparativo entre datas para acompanhar a evolução do seu site.
E se você é do tipo que prefere resultados prontos, não se preocupe! Sendo um cliente Contato, enviamos todos os meses um relatório completo com a análise de todas as suas métricas.
Agora que você já sabe por que criar um site com a Agência Contato pode ser um grande diferencial para o seu negócio, fale com nosso consultor e vamos começar um projeto para o site da sua empresa!
Todos os dias a população mundial gasta horas e horas acessando redes sociais. Elas já fazem parte do nosso cotidiano e surgem numa velocidade alucinante. Algumas são um sucesso absoluto e outras caem no mesmo esquecimento na mesma velocidade que surgiram. Mas, em qual delas atuar para dar visualidade à sua marca?
Vamos falar sobre as quatro redes sociais mais usadas no mundo e dizer como elas podem ajudar na interação com o seu público. Nenhuma é mais importante que a outra, pois cada uma tem sua particularidade e irão atingir distintos públicos.
O Facebook é uma rede social com um grande potencial para negócios. Nele é possível fazer páginas empresariais, anúncios segmentados e um contato direto com seu público. Hoje 1.28 bilhão de pessoas utilizam o Facebook, elas estão na faixa etária dos 18 aos a 29 anos e a sua grande maioria são mulheres.
Essa rede social é uma das que mais cresce, tem cerca de 600 milhões de usuários ativos e o Brasil é um dos países que mais usam a rede para fazer marketing. Nela você encontra jovens de 18 a 35 anos. O instagram é extremamente fácil de usar e é acessado quase que prioritariamente em smartphones.
O Twitter é um público que chamamos de micro blog, suas publicações não ultrapassam 140 caracteres. Ele é usado para informações rápidas e, na maioria das vezes, em tempo real. Notícias, política e esportes reinam nessa rede e ela é bastante acessada por celulares. São 300 milhões de usuários e 500 milhões de postagens diariamente. Uma nova funcionalidade que as empresas estão encontrando no Twitter é o SAC 2.0, nele você pode tirar dúvidas de seus clientes de forma rápida e fácil.
Essa rede social conta com 380 milhões de usuários e é voltada para o mercado profissional. É uma rede mais séria, onde as pessoas expõem seu perfil profissional e até encontram vagas de emprego diretamente com as empresas contratantes.
A Agência Contato pode te direcionar corretamente nessas e em outras redes sociais, nossa equipe está preparada para auxiliar você no mundo digital