É fato de quando vídeo comerciais, como o do salão da Cabeleleila Leila, estouram, a repercussão midiática e engajamento neles aumentam. Isso porque, os memes com nomes engraçados se tornaram um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Dessa forma, muitos internautas tentaram imitar o anúncio por parecer um trava-língua. Mas, você sabia que isso se trata de uma estratégia de marketing viral que estimula o engajamento do público?
Não é à toa que brincam que o brasileiro já nasce formado em publicidade, graças a criatividade para inventar memes de nomes engraçados para o alcance de público nos mais variados tipos de empreendimentos.
Sendo assim, selecionamos aqui os 11 melhores, ou pelo menos, os mais peculiares memes com nomes engraçados para você ver mais sobre como eles ajudam na divulgação de um negócio independente de sua área. Continue lendo para conferir.
Os memes com nomes engraçados que impulsionaram negócios
Acompanhe a leitura do artigo e veja mais sobre quais são os 11 melhores memes com nomes engraçados que impulsionaram negócios
1. Cabeleleila Leila
Se você possui um aparelho com acesso à internet, com certeza assistiu ao vídeo comercial de um certo salão que bombou na web. A propaganda possui um anúncio que parece mais um trava-língua.
” Cabeleleila Leila: cabelos, unhas, hidratação e unha. Cabeleleila Leila: venha fazer suas unhas, seus cabelos, e até mesmo hidratar suas madeixas de cabelo conosco” esse é parte do script da propaganda e muitos internautas se divertiram tentando repetir sua fala, o que resultou em paródias e risadas.
Leila e seu sobrinho, Luiz Cláudio conquistaram toda a web com simpatia e humildade. O esperado, devido à grande repercussão online, era de que o salão estivesse o mais rápido possível e recebendo uma boa demanda de clientes. No entanto, foi uma surpresa quando veio a conhecimento do público, que o salão não existe.
O comercial do salão é uma brincadeira do espetáculo “Sterblitch não tem um talk show: o talk show”, feito pelo humorista Eduardo Sterblitch, conhecido por suas participações no programa Pânico na TV. A ideia do talk show, que estreou em junho no aplicativo Globoplay, era criticar de forma irônica os comediantes adeptos a esse formato de apresentação. Com isso, uma série de propagandas engraçadas foram elaboradas para passar nos intervalos. O anúncio da Cabeleleila Leila foi um deles.
2. SobranSheila
A proprietária desse estabelecimento fez a fusão do serviço que oferece com o próprio nome. Precisando fazer a SobranSheila? Fala com a Sheila.
3. Outbeth
Esse comerciante realizou um trocadilho entre a marca Outback e o termo “bathroom”, que significa banheiro em inglês. Mais chique que ir no toalete, só dizer que vai ao outbeth.
4. Wesley Salgadão
Não há dúvidas que o Wesley Salgadão oferece grandes salgados por um precinho camarada. O nome da lanchonete faz referência ao cantor de forró Wesley Safadão.
5. Épou
Essa loja de celulares criou seu nome brincando com a fonética da Apple e no lugar da maçã clássica, adotou uma pera mordida. Quer trocar de celular? Vai na Épou!
6. Hugo Chaves
Esse chaveiro homenageou o governante da Venezuela, Hugo Chávez ao combinar o nome dele com o serviço que oferece.
7. Corta pra Mim
O salão faz uso do bordão “Corta pra mim” do apresentador Marcelo Rezende em seu nome e como forma de oferecer seus serviços.
8. Tô no trabalho
Chega de mentir para sua esposa falando que tá no trabalho enquanto, na verdade, está no bar com os amigos tomando aquela cerveja gelada. Sendo assim, esse estabelecimento dá fundo de verdade para sua mentirinha.
9. Churrasic Park
Os dinossauros foram extintos e algo me diz, que o dono desse carrinho de churrasco sabe o motivo. Dessa forma, vai um churrasquinho de dinossauro, aí?
10. Pobr’s
O Pobr’s é uma lanchonete que possui a logo inspirada na estética e escrita do Bob’s. Além disso, ela oferece aquele sanduba que cabe no seu bolso.
11. Senhor dos Pastéis
O Senhor dos Pastéis é autoridade no assunto quando se trata de pastéis. E se bobear, enquanto seu lanche é preparado, dá pra bater um papo sobre a franquia de filmes Senhor dos Anéis. Isso que é diferencial competitivo!
Marketing Viral na escolha do nome
Entenda mais sobre o marketing viral e como os memes com nomes engraçados ajudam na sua viralização
O Marketing viral consiste em todo material e campanha publicitária planejado para produzir divulgação de uma marca, produto ou serviço por meio do compartilhamento do público. Esse tipo de ação tem baixo custo de execução em comparação às mídias tradicionais pois, a divulgação acontece quando os usuários recebem a mídia e enviam ou marcam outras pessoas. O conteúdo viraliza por explorar a conexão entre os usuários.
Essa estratégia é pensada de acordo com comportamento humano. Costuma ser relacionada à fatores culturais e tendências, como músicas, piadas e memes. Essas histórias são utilizadas com teor engraçado aplicado ao marketing e assim, ocorre uma propagação rápida por redes sociais.
Apesar dos maravilhosos resultados da técnica de marketing viral, não é uma missão fácil criar uma campanha que se espalhe com tanto alcance. É preciso acompanhar tendências e ter como aliado um profissional de comunicação que possua conhecimento aprofundado sobre comportamento humano, criatividade e que pense rápido. A âncora dessa estratégia, normalmente, é algo do momento. Por isso, ela precisa ser feita no timing enquanto o meme, música ou história está em alta.
A criatividade dos brasileiros na criação de nomes para negócios surpreende, como mostrado no início deste artigo. Eles utilizam trocadilhos que envolvem o tipo de serviço ou produto oferecido, juntamente com o nome do empreendedor. Também criam nomes que fazem referência a grandes marcas, artistas, desenhos, seriados e filmes.
Afinal, ao escolher um meme com nome engraçado, meu alcance aumenta na escolha do público?
Os empreendimentos brasileiros que adotam trocadilhos e referências baseados no repertório cultural são, em geral, microempresas em áreas residenciais e, muitas vezes, um comércio informal e popular. O público desses negócios consiste em moradores da região e familiares dos proprietários.
Dessa forma, apesar de fugir dos padrões tradicionais para nomenclatura, usar um nome descontraído e com referência não prejudica seu negócio, desde que seja alinhado ao público que deseja atender.
Sendo assim, esperamos que esse artigo tenha ensinado sobre marketing viral e proporcionado umas boas risadas com os memes. Conhece alguma empresa que possui nome com a famosa criatividade brasileira? Compartilhe nos comentários.
Durante a navegação na internet poucas cosas são tão frustrantes quanto se deparar com um site fora do ar. Os usuários esperam que no mundo virtual tudo funcione 24 horas por dia e ter uma página se funcionar pode ser péssimo para reputação de uma empresa.
Mas problemas acontecem a todo o momento e podem acarretar o mal funcionamento do seu website, este mal funcionamento pode resultar na perda de leads e vendas diretas ou seja: prejuízo.
Hoje queremos falar diretamente com quem tem um site e quer garantir que ele esteja sempre disponível. Se você é uma dessas pessoas, desfrute do nosso conteúdo a seguir.
Será que o problema está no site ou na sua conexão?
Verifique sua conexão
Esta primeira ação pode ser um pouco óbvia, mas acredite, pode sim acontecer e é importante descartar a possibilidade de estar com algum problema com a sua conexão de internet. Tente acessar outros sites e meça a sua velocidade por meio de algum velocímetro, o próprio Google possui um medidor de velocidade gratuito.
Cache do navegador
Cache é uma área de armazenamento de dados, nela são guardadas informações para um acesso futuro mais rápido, ajudando a poupar o seu hardware. Quando você tenta acessar muitas vezes um site com problemas, esse problema ficará salvo em seu computador e depois que ele for solucionado, quando você tentar acessar novamente o seu navegador irá abrir a imagem salva no cache, ou seja, estará com o erro e fará parecer que o site está fora do ar.
Para evitar isso, limpe sempre o cache do seu navegador ou tente acessar o site em questão em uma aba anônima.
Problema de rota
Se você nunca ouviu falar de “rota”, ela funciona da seguinte maneira: quando você tenta acessar um site, esse pedido irá sair do seu computador e vai passar por diversas operadoras, até chegar ao destino final onde o site está hospedado. Se houver algum problema em algum lugar nesta rota, o site pode parecer que está fora do ar. No entanto, qualquer pessoa fora desta conexão poderá acessar a página de destino normalmente.
O que causa a queda de um site?
Problemas com o servidor
É muito comum que falhas rápidas aconteçam nos servidores físicos e virtuais e isso pode causar a queda dos sites que estão hospedados neles. Sempre entre em contato com o suporte da sua empresa de hospedagem.
Ataque de hackers/DDoS
Os tão temidos hackers não precisam de uma motivação concreta para atacarem o seu site, Muitas vezes sua página pode ser atacada apenas por ser fácil de ser hackeada. Já o ataque DDoS é quando acontece uma tentativa em massa de acessos a um site por meio de computadores “zumbis”, isso pode sobrecarregar o servidor, assim ele não consegue dar conta de tantos acessos e seu site fica fora do ar.
Domínio expirado
Você lembra quando foi a última vez que renovou o domínio do seu site?
Pois é, um site fora do ar por conta de um domínio expirado é muito comum. A compra e renovação de domínios acontecem em períodos anuais e isso pode causar certo esquecimento. É bem verdade que as empresas de registram avisam com antecedência quando o seu domínio precisa ser renovado, mas você precisa manter o seu cadastro sempre atualizado.
Não fazer o pagamento de renovação do domínio gera o congelamento do mesmo. Após os 30 dias de domínio congelado, ele será disponibilizado publicamente mais uma vez e outra pessoa pode realizar o registro.
Erros na programação do site
Se seu site foi escrito com a linguagem PHP, existem alguns erros de programação que podem fazer com que a sua as páginas não sejam carregadas, deixando o site fora do ar. Mas para esses erros acontecerem é preciso que alguma alteração no código fonte tenha sido realizada para que o erro aconteça.
Quais as consequências de um site estar fora do ar?
Agora chegou a hora de falarmos o que pode acontecer se porventura o seu site ficar fora do ar…
Você está dando clientes para a concorrência
Não realizar negócios é maior consequência do seu site fora do ar. Já imaginou se o seu cliente tenta acessar a sua página e não consegue? Ele pode estar apenas procurando o seu telefone, e-mail ou alguma outra maneira de entrar em conato com você e sem obter o que procura, ele provavelmente irá atrás da sua concorrência.
Ter um site fora do ar pode causar uma mancha na reputação da sua empresa. Seus clientes podem se frustrarem. Muitas pessoas dificilmente podem retornar para vê-lo funcionando, gerando uma reputação negativa.
Queda do posicionamento no Google
Sim, todo aquele trabalho para deixar o SEO do seu site impecável pode ir por água abaixo. Em um de nossos blogs já falamos na importância do SEO e de se manter bem posicionado nas pesquisas do Google.
O fato é que um dos fatores de rankeamento é a velocidade de carregamento do seu site (Colocar link do site lento), aqui também é considerado se o seu site passa muito tempo fora do ar, fazendo a sua página ficar em posições cada vez mais baixas.
Equipe inoperante
Se o seu negócio depende que seu sistema esteja online, o seu site ficar indisponível significa que parte da sua equipe pode ficar pausada sem conseguir trabalhar. Isso é uma realidade para empresas que possuem suporte ao seu cliente diretamente através do seu site.
Perder vendas
Para falarmos a verdade, tudo o que citamos até aqui causa a queda na sua receita, alguns indiretamente e outros diretamente, no caso de um e-commerce. Se o seu negócio for uma loja virtual, o site fora do ar é um verdadeiro pesadelo. Isso significa que você está perdendo vendas e irá impactar diretamente no seu faturamento.
Como resolver o problema?
Identifique o problema
A primeira coisa a se fazer é não entrar em desespero. Só então você pode iniciar a investigação para entender por qual motivo o seu site está fora do ar. Cerifique-se de que o seu problema não é um dos que já falamos anteriormente, como a sua conexão com a internet.
Em seguida, use uma ferramenta de verificação externa. Ela irá identificar se o seu site está realmente no ar. Três delas são:
https://downforeveryoneorjustme.com/
http://currentlydown.com/
https://www.isitdownrightnow.com/
Depois de ter certeza que o seu site está fora do ar, entre em contato com a sua hospedagem. Ela ajudará a resolver o problema, caso ele esteja relacionado ao serviço prestado.
Corrija o Problema
O suporte da sua hospedagem será de grande importância neste momento. Ela pode apontar o real motivo que fez o seu site ficar fora do ar e existem medidas de correção que só o serviço contratado poderá realizar.
Um bom exemplo é no caso de um ataque DDoS, o suporte do seu serviço de hospedagem pode bloquear os IPs que originaram o ataque.
Tome providências para isso não acontecer novamente
É preciso identificar as chances que este acontecimento tem de acontecer novamente e o que a sua hospedagem oferece como medida de segurança. Ter uma hospedagem de qualidade confiança é essencial para o seu site, busque utilizar um serviço com boas referências e se preciso mude para um serviço mais estável e potente.
Como evitar que o site fique fora do ar?
Existem ações de prevenção que estão ao seu alcance.
Tenha um site otimizado
Ter uma página que demora a carregar não ajuda em nada e isso pode ser a causa da sobrecarga do seu servidor. Por isso ter um site otimizado é tão importante e sobre isso já demos informações muito valiosas neste post (linkar mais uma vez o post do Gabriel).
A segurança do seu site é extremamente importante. Neste caso, utilize senhas fortes, programas de antivírus e tudo o que for nesse sentido pode ajudar.
Escolha uma hospedagem de qualidade para ter estabilidade
Como já falamos anteriormente, ter um serviço de hospedagem confiável é essencial. Sem ela, nem o melhor trabalho que você realizar em todos os outros serviços irá resolver.
Busque uma hospedagem reconhecida e que seja ideal para o seu tipo de site, só assim você poderá ficar um pouco mais descansado e sem preocupação.
Manter o site da sua empresa funcionando corretamente pode não ser o mais simples dos trabalhos, mas certamente é muito recompensador e o seu negócio só tem a ganhar. Esperamos que você tenha aproveitado todas as nossas dicas e esteja preparado para resolver este problema.
Compartilhe este conteúdo e continue acessando o nosso blog pra mais conteúdos como este.
Todo negócio deve diariamente aperfeiçoar a sua maneira de atingir o seu público e para isso existem inúmeras ferramentas e estratégias, mas existe alguns primeiros passos e entre eles estão as personas que abordaremos neste artigo.
A persona é considerada indispensável para qualquer estratégia de sucesso, ela é a base do marketing digital da sua empresa.
O primeiro conceito de persona surgiu em 1996, em um artigo de Alan Cooper, considerado o pai das personas. Hoje o conceito inicial possui muitos outros desdobramentos, a teoria foi crescendo e por isso, temos muito assunto para abordar nesse texto.
Continue com a gente até o fim e conheça tudo o que você precisa saber sobre buyer persona e brand persona.
O que é persona?
Persona nada mais é do que um perfil fictício com características pessoais para uma representação. Quando criadas, elas ajudam o a sua marca a entender melhor que é o seu cliente e qual a necessidade dele, por exemplo.
Por meio das personas é que podemos montar estratégias inteiras de marketing digital, além de direcionar esforços e fazer com que eles sejam mais assertivos. Você entenderá melhor o conceito de persona a seguir, quando explicarmos o que é Brand e Buyer Personas.
Brand Persona
Sabe aqueles anúncios cheios de estilos que exaltam conceitos das marcas, causas defendidas e não falam sobre nenhum produto ou serviço? Este é um exemplo de Brand Content. Assista ao vídeo “Os últimos desejos da Kombi” produzido pela Volkswagen para se despedir da Kombi.
Analisando o vídeo vemos que a a montadora alemã não deseja vender nenhum produto, pelo contrário, o seu produto em questão foi parado de produzir e deixou órfãos inúmeros amantes da Kombi. Este é um esforço que mostra que a marca entende e conhece o seu público, criando esta ação para reafirmar isto.
De presente ainda temos a criação de uma persona. A Volkswagen transformou a Kombi em um personagem real com emoções, desejos e bom humor. Esta ainda não é uma brand persona, mas você vai entender onde queremos chegar.
A Brand Persona da sua marca nada mais é do que a personificação dos seus conceitos, do que ela acredita, a sua missão tudo aquilo que ela deseja realizar. A atitude e personalidade podem ser consideradas os traços mais importantes de uma pessoa e com a sua marca não é diferente.
Criar a Brand persona da sua empresa pode ter um processo parecido com o que foi realizado pela Volkswagen com a Kombi. Esta é uma maneira de criar empatia com o seu público, conversar com ele e mostrar no que a sua empresa acredita.
Você pode criar um documento e contar a história da sua empresa como se ela fosse uma personagem. Relembre cada detalhe importante, a escolha do nome, criação da logo e ao decorrer perceba o quanto ela irá se assemelhar a uma pessoa. Logo depois defina os seguintes pontos:
Tom de voz
Constelação semântica (grupo de palavras que se repetem)
Gírias
Formas de argumentar
Referências que ela usa ao falar
Citações e autores que ela admira
Gírias e regionalismos
Estes serão os pontos que estarão presentes na comunicação da sua marca com o seu público, sempre que necessário releia o documento que você criou e siga estas diretrizes.
Buyer Persona
É muito simples: se a Brand persona é a “personificação” da sua empresa, a Buyer persona é a representação do seu cliente ideal.
No processo de criação da sua Buyer persona você irá descrever com detalhes o seu comprador, a pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço. Quando falamos “com detalhes”, é com detalhes mesmo!
Veja alguns dos pontos que devem ser abordados na criação da sua Buyer persona:
Idade;
Cargo;
Hábitos;
Frustrações;
Desafios;
Crenças;
Hobbies;
Estilo de vida;
Hábitos de compra;
Quais mídias preferem;
Quem os influencia;
Quais tecnologias usa;
Onde busca informação;
Critérios de decisão na hora da compra;
Momento da jornada de compra em que se encontra.
A sua marca só pode ter uma Brand persona, caso contrário ela seria diagnosticada com bipolaridade. Mas você pode sim ter duas ou mais Buyers personas e o que determinará isso é a sua estratégia de comunicação.
É óbvio que o mesmo produto não agradará a gregos e troianos, mas ele pode sim agradar vários perfis de pessoas e estes perfis devem ser representados por Buyers personas. O indicado é que a sua marca tenha até 5 perfis realmente relevantes para o seu negócio.
Na hora de criar uma Buyer persona é preciso fazer perguntas de caráter demográfico e pessoal, especificar qual tipo de conteúdo ela consome e o que elas esperam da sua empresa.
Buyer Persona é a mesma coisa que público-alvo?
De maneira geral, a representação de público-alvo é bem mais ampla que do que a Buyer persona.
É importante entender que a definição de público-alvo vem antes da definição do seu cliente ideal. O público-alvo não fornece informações e dados suficientes para a criação de uma estratégia eficiente de marketing digital.
Na hora de diferenciar, imagine que o seu público-alvo são pessoas que podem querer o seu produto. Já a sua Buyer persona é o seu consumidor ideal.
Como o Magazine Luiza melhorou seu marketing com a definição de personas?
Sem dúvida alguma, esta é a Brand Persona mais famosa do Brasil. A Lu (Brand Persona do Magazine Luiza) é uma estratégia genial que saiu do âmbito empresarial e de planejamento e tomou a forma de um mascote.
A Lu ganhou uma representação em 3D e está presente nas campanhas de tv e internet, em todos os canais ela é peça chave para a comunicação do Magalu. Ela foi inspirada na Luiza Trajano, fundadora da rede de lojas e está sempre pronta para solucionar todas as dúvidas de clientes e seguidores.
Para entender melhor, assista ao vídeo:
A personagem possui todos os pilares da empresa e é o maior sucesso nas redes sociais. Outro ponto que vale lembrar é quanto a estratégia de Buyer persona também é muito bem elaborada. Além de ser uma das maiores redes de lojas do país, o Magazine Luiza possui também um dos maiores ecommerces. Logo, para todo esse sucesso é preciso ter Buyers personas muito bem definidas e conversar diretamente com o público ideal.
Estudo de caso LiuGong Latin America
A LiuGong Latin America é cliente da Agência Contato há vários anos e um dos serviços que prestamos é a Gestão de Redes Sociais. Queremos usar este cliente como exemplo para demonstrar como utilizamos a Estratégia de Personas com ele.
A marca
Por mais de 60 anos, a LiuGong Machinery Corporation tem sido líder no setor de produção de equipamentos para construção civil na China. A partir da construção da primeira carregadeira de rodas moderna do país, a LiuGong vem evoluindo e se consolidando como uma das empresas globais de equipamentos de construção com o mais rápido crescimento no mundo, oferecendo uma linha completa de máquinas intuitivas para trabalhos pesados a proprietários de equipamentos de construção civil que são constantemente desafiados a fazer mais com menos.
Hoje, com atuação nos cinco continentes, o mercado externo responde por 30% das vendas da multinacional, com a meta de chegar a 40% em 2020. O gráfico de crescimento tem se acentuado. Nos últimos dois anos, a LiuGong figura entre as 3 empresas de maquinário pesado que mais cresceram no ranking mundial de fabricantes.
Agora que você conhece um pouco melhor sobre a marca, falaremos sobre as personas.
Brand persona
A Brand persona da LiuGong Latin America precisa demonstrar a força dos seus equipamentos e abordar termos técnicos que demonstram a autoridade da marca no assunto. Estas são as características da Brand persona da marca:
Tom de voz: Técnico e informativo
Constelação semântica: Força, produtividade e trabalho pesado.
Gírias: Aquelas usadas pelo público-alvo. EX: Top.
Formas de argumentar: Falar dos atributos de cada equipamento e as conquistas da marca.
Gírias e regionalismos: Evitamos utilizar regionalismos, pois a sua abrangência é em toda a américa latina.
Estas características estarão presente em todos os postos de contato da LiuGong com o seu público, isso ajuda a criar a personalidade da marca e uma coerência em todos os materiais criados para a empresa.
Buyer persona
Na LiuGong Latin America trabalhamos basicamente com duas personas. A primeira são donos de empresas que trabalham com máquinas pesadas e operadores de máquinas pesadas, que também são ouvidos por seus patrões na hora da decisão de compra de um novo maquinário.
Esta divisão inclusive nos guia em quais redes sociais atuamos.
Persona 1
Jorge, 30 anos: casado, é o gestor de uma empresa de mineração, tem um perfil analítico e focado em números, que conhecer inovações que podem melhor o desempenho de sua empresa.
Para ele é importante investir em equipamentos de bom desempenho, que justifique o seu custo e traga verdadeiras melhorias para os processos da empresa. Além de usar o Facebook e Instagram, ele possui um perfil profissional no LinkedIn onde prefere agrupar todos os seus interesses profissionais.
Para esta persona, a LiuGong trará publicações com a pelos mais racionais e que destacam a economia e desempenho de seu equipamento. Informações sobre o mercado e organização interna da empresa também são oferecidas para que o Jorge conheça melhor a marca e como ela se destaca no mercado.
Persona 2
Flávio, 28 anos: não tem formação superior e trabalha como operador de máquinas em uma empresa de construção civil. É casado, tem dois filhos e vive com a família.
Desde criança, Flávio sonhava em ser operador de máquinas e trabalhar diariamente com estas grandes máquinas. Ele está presente no Facebook e Instagram para se relacionar com amigos, participa de grupos e segue perfis que falam sobre maquinário pesado. Sua motivação profissional é ter contato os lançamentos das grandes marcas.
A LiuGong vai trazer para o Flávio informações importantes sobre o seu maquinário, benefícios que as máquinas oferecem ao operador, além de falar de assuntos que ele julga importante e fazer publicações e promoções para a sua interação.
Esperamos que você tenha entendido os conceitos de Brand e Buyer personas e a importância delas para a sua marca. A equipe da Agência Contato está à disposição para você e sua empresa com soluções estratégicas para o seu negócio.
Continue acompanhando o nosso blog e entre em contato conosco para solicitar a sua proposta de serviço.
Anunciar definitivamente é algo que toda merca precisa fazer, seja para conseguir novos clientes, fidelizar aqueles que já fazem negócios com ela ou até mesmo propagar os valores desta empresa. Existem várias maneiras de realizar estes anúncios, uma delas é a Rede de Display do Google.
Neste artigo você vai entender melhor o funcionamento desta modalidade de anúncio e no final você pode conferir, aqui mesmo no Blog Contato, um artigo falando sobre o Facebook Ads.
O que é e como funciona a Rede de Display
Estima-se que mais de 90% dos usuários da Internet em todo o mundo são alcançados pela rede de display.
A rede de display é um grupo de mais de dois milhões de sites e aplicativos associados ao Google (Gmail, Youtube e outros) que recebem publicidade paga.
Os sites e aplicativos parceiros do Google possuem espaços destinados a exibição dos anúncios. Conforme a segmentação feita na campanha para a Rede de Display do Google Ads, os anúncios são exibidos para clientes em potencial em canais definidos.
A mecânica é bem parecida com a do Facebook Ads. Com a rede de display podemos atingir usuários antes mesmo de começarem a pesquisar produtos e serviços da sua empresa.
Ela também pode ser utilizada como remarketing, alcançando pessoas que já tiveram interesse pelos produtos e serviços de uma empresa, mas não concluíram a compra.
Dica: saiba como conseguir um cupom de desconto Google Ads.
Finalidades da Rede de Display
Existem três finalidades de anúncio na Rede de Display do Google Ads. É necessário saber exatamente o objetivo da sua campanha para escolher a finalidade que melhor se adequa a sua estratégia.
– Anunciar produtos e serviços
Você pode simplesmente anunciar um produto da sua marca direcionado ao público correto. Isso ajuda na visibilidade do produto, despertando o interesse do consumidor.
– Remarketing (recomendada)
Essa provavelmente é a mais utilizada por ecomerces e você já foi atingido não uma ou duas, mas várias vezes. Sabe aquele sapato que você estava pesquisando e que a agora persegue você a todo site que você navegue? Então…
Basicamente é instalado um código na página do produto e ele captura os seus dados, então posteriormente você será impactado com propagandas sobre aquele produto em praticamente qualquer site que faça parte da Rede de Display do Google.
– Aumentar o reconhecimento da marca (recomendada)
Se a sua empresa é nova no mercado e precisa fazer com que as pessoas conheçam a sua marca, esta é uma opção bastante interessante. Aqui o objetivo é puramente institucional, sem interesse em vendas no momento. A sua marca que ser vista.
Tipos de anúncio
E na hora de escolher o tipo de anúncio, o que levar em consideração? Claro que você sempre deve visar a estratégia da sua campanha, assim poderá escolher o tipo que mais colabora para o seu sucesso. Eles podem ser:
Anúncios de texto: Anúncios da rede de pesquisa que aparecem na rede de display.
Anúncios de imagem: Este é um dos grandes atrativos da Rede de Display. É possível explorar diversos formatos e ser muito criativo. As imagens têm uma capacidade maior para engajar e converter.
Anúncios de vídeo: Você pode anunciar no YouTube com vídeos de várias durações, exibidos antes do vídeo que o seu público que realmente assistir.
Anúncios de mídia rica: Estes anúncios trazem uma abordagem interessante, inovadora e podem ser interativos. Animações, carrosséis e outros formatos. Uso de HTML5.
Formatos
Tipos de arquivos
A Rede de Display do Google suporta inúmeros tipos de arquivos para que você possa utilizar em seu anúncio. Mas fique atento, a plataforma limita os tamanhos dos arquivos em 150KB.
Formatos de imagem: GIF, PNG e JPG
Formatos HTML5: ZIP com HTML e, opcionalmente, CSS, JS, GIF, PNG, JPG, JPEG E SVG
Formatos de HTMLT para AMP: ZIP contendo 1 documento HTML e até 39 recursos de mídia.
Tamanho dos anúncios
Cada site ou aplicativo possui uma diagramação própria para exibir as informações ao seu usuário. Isso faz necessário a existência de vários tamanhos e de banners. Ao adaptar o seu anúncio a estes tamanhos, ele poderá ser exibido em mais sites e aplicativos, atingindo um público maior.
Quadrado e retângulo
200 × 200
Quadrado pequeno
240 × 400
Retângulo vertical
250 × 250
Quadrado
250 × 360
Widescreen triplo
300 × 250
Retângulo inline
336 × 280
Retângulo grande
580 × 400
Netboard
Arranha-céu
120 × 600
Arranha-céu
160 × 600
Arranha-céu largo
300 × 600
Meia página
300 × 1050
Retrato
Cabeçalho
468 × 60
Banner
728 × 90
Cabeçalho
930 × 180
Banner superior
970 × 90
Cabeçalho grande
970 × 250
Quadro de faturas
980 × 120
Panorama
Dispositivos móveis
300 × 50
Banner para celular
320 × 50
Banner para celular
320 × 100
Banner grande para celular
Responsivo
Os tamanhos dos anúncios HTML5 responsivos são determinados pelo espaço disponível.
Políticas do Google
A publicidade paga do Google deve respeitar as políticas do Google Ads. Existem várias regras que devem ser seguidas, como conteúdo político, consumo de bebidas alcoólicas, informações falsas, conteúdo impróprio e outros.
Mas se tratando de imagens, podemos destacar as seguintes:
Formato de imagem do feed:
Não é permitido imagens do feed em um formato incompatível. São permitidas somente nos formatos PNG, JPG, JPEG ou GIF
Tamanho do arquivo de imagem do feed
Não é permitido imagens de feed com mais de 11,4 MB e imagens de feed com mais de 6 milhões de pixels.
Imagens que possuem uso restrito ou proibido:
Conteúdo adulto
Conteúdo sexualmente explicito
Imagens de abuso infantil
Conteúdo que incentivam e promovem a violência, ódio, intolerância sexual ou religiosa, racismo e outros;
Conteúdo que infrinja alguma norma de conselho federal (Médicos, Dentistas e Outros)
A Rede de Display do Google é uma grande aliada para várias campanhas de publicidade. São muitos detalhes que precisam ser considerados e a ajuda de uma equipe especializada é imprescindível. Podemos ajudar você com estratégias que irão ajudar o seu negócio. Entre em contato com a gente.
E se você gostou deste conteúdo, leia outros artigos sobre Marketing Digital em nosso blog.
A velocidade de carregamento do seu site é um dos parâmetros considerado pelo Google para rankeamento do seu site nos resultados de buscas. Então, é muito importante que o seu negócio possua um site com carregamento rápido para que ele seja mais bem posicionado nas pesquisas do Google.
Ter um site lendo também significa perder acessos, afinal a maioria das pessoas não têm paciência para aguardar o carregamento de uma página. Você mesmo, aguarda o carregamento completo de um site lento ou desiste e corre para outro?
Continuando com nosso conteúdo sobre Marketing Digital em nosso blog, falaremos sobre o que pode causar lentidão na sua página e o que pode ser feito para resolver este problema. Veja a seguir.
O que deixa o site lento?
São muitas variáveis para que um site fique lento. Estamos falando desde a escolha do tema, tamanho das imagens e/ou vídeos, quantidade de plug-ins, interações e redirecionemos, até mesmo a escolha da hospedagem.
Ensinaremos você a detectar e solucionar problemas de velocidade do seu site WordPress!
Por que um site que demora para carregar é problemático?
A todo instante potenciais leads buscam por algo na internet. Se chegarem ate seu site, e ele não responder no tempo que precisam (imediatamente), logo vão sair e ir ate outro site.
Site lento é prejuízo!
Consumidores compram pela internet
Como parte da rotina do público, a compra online é bem rotineira atualmente. Porém ainda há muita desconfiança em qual site é seguro de comprar. Certificado ssl, selos de grandes empresas, finalizadores de compras renomados são também critérios de confiança em um site. Porém a velocidade do site também atesta a seriedade daquele ecommerce. A rapidez na resposta do site via muito além de só testar a paciência de seu cliente, também confirma o profissionalismo daquela empresa e plataforma.
Diminua a velocidade de seu ecommerce e aumente as vendas nele!
Ranking do Google
Site perfeito não significa apenas que ele é bonito, e sim aquele em que gera resultados! As posições mais cobiçadas de um site são as da primeira página do Google. E acredite, um site lento pode arruinar todo seu trabalho de SEO.
Priorize a velocidade de seu site, tanto quanto preza por um bom conteúdo e uma boa aparência.
Usabilidade
Muito além de dispor conteúdo de forma fácil para um usuário, a usabilidade de um site pode ser medida as respostas que aquele site apresente. Grandes intervalos de carregamentos de páginas, imagens ou textos, podem e vão atrapalhar o uso de seu website, com isso o leitor pode sair antes mesmo de encontrar a informação na qual ele buscava.
Experiência do Usuário
Otimizar a velocidade de um site é também pensar na experiência de quem estará acessando-o. Já imaginou um site pesado, demorando muito para abrir e consumindo todos os dados móveis de um celular? Pois é! Algo terrível de acontecer.
Surpreenda seu usuário com um site rápido!
Qual o tempo de carregamento ideal para um site?
Contratar uma hospedagem de qualidade
Pense em tudo que você busca na hora de contratar uma hospedagem. Pense em velocidade, ferramentas, e-mails, suporte e muitas outras coisas.
Pesquise bastante, entre em contato com cada empresa. Tenha confiança naquela em que você pretende contratar. A hospedagem ficara responsável por armazenar e distribuir seu site, então é uma tarefa bem importante e não deve ser feito por qualquer um.
A qualidade da hospedagem muitas vezes pode ser medida através de relatos de usuários, relatos em fóruns, nas funções e ferramentas dispostas pelo hoster e pela qualidade nos atendimentos prestados pela empresa.
Revisar e otimizar Javascript, HTML e CSS
Verifique e otimize apenas os códigos necessários para o bom funcionamento de seu site!
Codigos em excesso, efeitos visuais exagerados, grandes quandidades de pop-ups, js, html ou css personalizados instalados podem ser um grande vilão.
Visando isso, atente-se a usar apenas aqueles que dão real sentido para seu site! Esqueça efeitos de clique exagerados, transições animadas ou ate excesso de widgets desnecessários.
Utilize minificação em seu css, html ou js. Isso pode lhe economizar uma grande redução do tempo de carregamento.
Coloque carregamento de fontes, imagens ou outros códigos para carregar de forma tardia.
Todas essas funções podem ser facilmente ativadas através de plug-ins. Indicamos os seguintes:
Verifique a estrutura de seu site, confira se não há plug-ins e scripts externos que não estão sendo utilizados. Faça uma verificação e tente deixar seu site o mais leve possível!
Reduzir o tamanho das imagens
Talvez um dos principais vilões da otimização de sites, são as imagens!
Todas imagens merecem uma atenção especial ao serem preparadas para um site. Devemos observar alguns fatores para que nossas imagens estejam preparadas para o website:
Peso e tamanho: Imagens grandes e pesadas são os erros mais comuns.
Se vamos utilizar uma imagem apenas para ilustrar não existe a necessidade dela estar em uma resolução maior do que precisamos. Não acha?
Para isso indicamos analisar o local onde a imagem vai ser utilizada, redimensionar de acordo com a necessidade e sempre que possível salva-la ou converte-la para uma imagem otimizada para web.
Opção ‘’Salvar para web’’ no Photoshop.
Arquivo > Exportar > Salvar para a Web
Otimize as imagens utilizando compactadores online, como o Tiny PNG.
Utilize os novos formatos: Estamos acostumados em utilizar apenas png e jpeg durante a construção de sites, mas quando temos formatos criados especialmente para essas funções! Em especial indicamos o formato webp, criado pela própria Google e basicamente acessível por qualquer navegador atual, seja desktop ou mobile.
Para utilizarmos o Webp, temos duas formas:
Upload de imagens diretamente em webp.
Compactando imagens atuais de um site WordPress.
Upload de imagens Webp no WordPress
Para subir imagens em Webp diretamente no WordPress, precisamos apenas ativar um plugin: WP Enable WebP
Para salvar imagens no formato Webp, podemos utilizar o próprio Photoshop:
Arquivo > Salvar Como > Formato: WebP
Ou podemos utilizar conversores online como o Convertio:
Compactando imagens atuais de um site WordPress
Para compactar imagens diretamente do WordPress, é uma tarefa bastante simples. Utilizaremos o Plugin WebP Express, e faremos a configuração de acordo com nossas necessidades.
Caso utilize CDN, você pode configurar para uma otimização ainda melhor!
Habilitar o cache
Em praticamente todos os casos, quando acessamos um site, tudo que foi carregado fica salvo em nosso navegador, e quando vamos acessar novamente ele será salvo outra vez. Então porque não aproveitar estes dados salvos e aumentar nossa velocidade?
Utilize do cache do navegador e servidor, evitando assim a necessidade de consultas demoradas ao banco de dados.
A todo momento nosso site está sendo encontrado por robôs de indexação de diversas ferramentas de busca, com intenção de deixar nosso site sempre atualizado dentro dos buscadores.
Porem um pequeno problema destes robôs, é o acesso a todas as pastas e páginas de nosso site, tornando uma navegação lenta. Para otimizarmos a tarefa deste robozinho, podemos criar um arquivo de regras de acesso, chamado robot.txt, limitando o acesso dele a paginas e pastas que realmente devem ser indexadas, evitando a sobrecarga do site!
Limitar os reastreadores web (web crawler)
A todo momento nosso site está sendo encontrado por robôs de indexação de diversas ferramentas de busca, com intenção de deixar nosso site sempre atualizado dentro dos buscadores.
Porem um pequeno problema destes robôs, é o acesso a todas as pastas e páginas de nosso site, tornando uma navegação lenta. Para otimizarmos a tarefa deste robozinho, podemos criar um arquivo de regras de acesso, chamado robot.txt, limitando o acesso dele a paginas e pastas que realmente devem ser indexadas, evitando a sobrecarga do site!
Pense em CDN
CDN (Content Delivery Network) é uma ferramenta onde distribui dados de nossas hospedagens para diversos servidores do mundo! Com isso o acesso a essas informações é apontado de forma geográfica através da proximidade do usuário com o servidor, otimizando em grande quantidade a velocidade de um site.
Indicamos o Cloudflare como um ótimo CDN, gratuito e fácil de utilizar. E o melhor de tudo, você pode integra-lo com o Webp Express e o WP Fastest Cache e obter resultados ainda mais satisfatórios!
Teste a velocidade do seu site com estas 8 ferramentas gratuitas
Veja algumas das melhores ferramentas gratuitas para entender a velocidade de seu site:
Entenda tudo que acontece durante o carregamento de seu site. Veja quais os recursos mais pesados, quais as oportunidades de melhoras e ate mesmo tutoriais de como resolve-los.
Maior parte dos usuários atualmente estão em dispositivos moveis, por isso o Google Test My Site faz teste de velocidade e otimização do site em dispositivos mobile, apontando os erros, podendo fazer comparativos com concorrentes e marcando a evolução de seu site mês a mês.
Pingdon é uma ferramenta incrível, onde mapeia todas a requisições, tamanhos de arquivos e tempo de carregamento de cada requisição. Apresenta os dados na forma de um mapa muito bem legendado, facilitando ainda mais os trabalhos dos desenvolvedores.
Com notas de 0 a 100, o Dareboost apresentar de forma muito clara as oportunidades de melhora de nossos sites. Além de também apresentar na mesma pagina uma pequena instrução de como contornar aquele problema.
Esta incrível ferramenta é focada nas imagens do site. Ela acusa o tamanho atual e o tamanho ideal para aquele arquivo, além de também indicar o uso do formato webp caso não esteja utilizando.
O Uptrends lhe permite selecionar a localização de onde gostaria que o teste fosse realizado, medindo e apontados todos os erros assim como os demais. Uma boa solução para verificar como anda a saúde de seu CDN em vários locais diferentes.
Um pouco mais aprofundado em códigos, o KeyCDN tem uma interface simples e intuitivam, onde pode lhe mostrar em quais códigos seu site precisa de maior atenção seja em códigos, recursos ou imagesn.
O que é o Facebook Ads e como essa ferramenta de anúncios pode ajudar o seu negócio dentro de uma estratégia de marketing digital.
Você já deve ter ouvido o ditado “a propaganda é alma do negócio”, mas você já parou para pensar que ele está totalmente correto?
Saber vender o seu produto ou serviço é uma das chaves para o sucesso do seu negócio, por isso é tão importante anunciar. No entanto, fazer propaganda poderia ser algo bastante caro há alguns anos, mas a internet chegou para mudar nossa formar de comunicar, até na hora da propaganda.
O Facebook é a maior rede social da nossa atualidade, os números já contam 2,6 bilhões de usuários mensais. Depois de dar essa informação para você, queremos fazer una pergunta, por que não anunciar no Facebook?
Existe a enorme possibilidade de o seu público-alvo estar presente nesta rede social e você pode anunciar o seu produto para estas pessoas por meio do famoso Facebook Ads, Face Ads para os íntimos.
O que é o Facebook Ads?
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook, nela você pode criar anúncios que serão exibidos do próprio Facebook, no Instagram e sites parceiros da sua rede de display.
Nos anúncios você pode utilizar imagens e vídeos de seus produtos, além de ter opções para diversas de tipos de anúncios com finalidades distintas.
Se sua empresa possui uma página para a sua empresa, é fato que existe a necessidade de realizar anúncios para ganhar mais visibilidade e alcance com as suas publicações e isso é culpa do tal Algoritmo do Facebook.
Algoritmo do Facebook
Antes de falar sobre anúncios, é preciso entender como o algoritmo Facebook funciona.
Já parou para pensar como as publicações e anúncios nas redes sociais são exibidas para você? Os algoritmos existem para que você tenha contato apenas com postagens que sejam relevantes para você e para isso, existem uma infinidade de variáveis que são consideradas. Algumas delas são:
O que você curte
Com quem você interage
O que você compartilha
Em que páginas você deixa comentários
Os perfis que você segue.
É claro que no Facebook e Instagram não seria diferente e é este algoritmo que cria a necessidade de você investir em anúncios no Facebook.
No início do Facebook e depois também no Instagram, as publicações apareciam no seu feed de forma cronológica. Depois, para que estas plataformas fossem monetizadas e gerassem mais receita, foi implantado o feed por relevância.
Mesmo que você siga determinada pessoa ou página, seu perfil só terá contato com as publicações dela se você demonstrar interesse pelo conteúdo por meio de curtidas, comentários e outras interações.
Perfis pessoais e comerciais
O Algoritmo do Facebook ainda faz a distinção de perfis pessoais e comerciais. Perfis de empresas possuem alcance das suas publicações reduzido drasticamente, forçando assim a realização de anúncios para que uma boa parcela de pessoas seja atingida.
Mas não adianta dar uma de espertinho e tentar usar um perfil pessoal camuflado por um perfil comercial. Os anúncios no Facebook só podem ser realizados por empresas, assim como outras funções muito interessantes para negócios.
Apenas alcance orgânico não basta
Quando um usuário curte a sua página, comenta uma publicação ou preenche um formulário sem a influência de algum anúncio, chamamos esta ação de uma “ação orgânica”.
Seria um paraíso que todos os resultados ou a maioria deles fossem orgânicos. O problema é que o próprio Facebook diminui o alcance orgânico das páginas. E você precisa sim anunciar no Facebook para ter bons resultados.
Estudo indicam que, em alguns casos, uma publicação pode ser exibida apenas para 5% dos seguidores de uma página.
É por isso que uma marca não pode confiar apenas em resultados orgânicos para desenvolver a sua estratégia nas redes sociais e neste caso, o Facebook Ads é a melhor solução.
O Facebook Ads pode ser a solução para superar e melhorar o alcance orgânico
A boa notícia é que qualquer empresa pode realizar anúncios no Facebook e Instagram utilizando o Face Ads. Não importa o seu faturamento, existe ao menos uma possibilidade de anúncio para a sua realidade.
Além disso, são tantas possibilidades de direcionamento e finalidades que podemos encontrar no Facebook Ads, que esta ferramenta é praticamente obrigatória para uma estratégia de Marketing Digital.
Direcionamento de anúncios para usuários relevantes
Todos esses usuários do Facebook depositam diariamente na rede social informações importantes sobre suas personalidades, desejos e comportamento. São essas informações que o Facebook utiliza para direcionar anúncios aos seus usuários. As opções de direcionamento que você irá encontrar no Facebook são:
Localizações: Direciona anúncios para pessoas com base em localizações. Por exemplo: país, estado, província, cidade, distrito congressional, CEP ou código postal.
Idade: Direciona anúncios para pessoas de uma faixa etária.
Gênero: Direciona anúncios para mulheres, homens ou pessoas de todos os gêneros.
Idiomas: Direciona anúncios para usuários de determinados idiomas.
Direcionamento detalhado: Inclui ou exclui pessoas de um público com base em critérios como dados demográficos, interesses e/ou comportamentos.
Conexões: Inclui ou exclui pessoas do público com base em conexões com Páginas, aplicativos ou eventos.
São muitas as possibilidades apresentadas pela plataforma e se você conhece bem o seu público, a probabilidade de realizar um anúncio assertivo é muito maior.
Mensuração dos resultados
Medir seus resultados é muito mais fácil com anúncios nas redes sociais.
O Facebook Ads possui uma série de métricas e indicadores que mostrarão se a sua estratégia está sendo bem executada. Saiba quantas pessoas visitaram sua página, quantas acessaram o seu site ou até mesmo, quanto das ligações e mensagens que você recebe vieram do Instagram ou Facebook.
Por meio do Pixel do Facebook você também pode monitorar ações dentro do seu site e ter acesso a inúmeras outras informações com esta ferramenta. Porém, isso só é possível com a utilização do Facebook Ads.
Determinar o quanto você deseja gastar por dia
Como dissemos anteriormente, não importa o tamanho do seu negócio, você pode fazer anúncios no Facebook. Isso é possível pois você pode investir qualquer valor na plataforma. Mas é importante lembrar que existem tipos de campanhas que precisam de um valor mínimo para ser realizada e que, com um orçamento reduzido, o alcance dos seus anúncios será proporcional.
Formas de cobrança
Também existem duas opções para a cobrança de seus anúncios no Facebook Ads: Boleto e Cartão de crédito. Assim você pode ter a liberdade de escolher o melhor atende a sua empresa.
Se optar pelo cartão de crédito, é necessário que você delimite um valor mensal para que não haja surpresas na fatura do seu cartão.
Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre anúncios no Facebook e a plataforma Facebook Ads. Sabemos que, para algumas pessoas, tudo ainda possa parecer um pouco confuso e difícil, por isso você e sua empresa podem contar com os serviços da Agência Contato.
Em caso de qualquer dúvida, entre em contato com a gente e compartilhe esse conteúdo com ouras pessoas.
Em meio a tantas incertezas que estamos enfrentando com a COVID-19, é muito comum que você esteja se perguntando como proceder e que atitudes tomar para que sua empresa continue bem.
Sabemos que no impulso a primeira ideia que vem à mente é cortar gastos e preservar a saúde financeira do seu negócio. E é neste ponto que queremos te ajudar, focando, é claro, no assunto que entendemos melhor: marketing digital.
Como as redes sociais podem me ajudar neste momento?
É interessante continuar investindo nelas? Se você quer obter respostas para essas perguntas, está no lugar certo.
Até o fim da leitura deste material, você estará mais calmo e saberá exatamente o que fazer.
Todos estão em casa
Vamos parar para pensar um pouco. Para conter a pandemia de coronavírus, autoridades de saúde em todo o mundo tem aconselhado as pessoas para que permaneçam em suas casas e evitem a disseminação do vírus.
Logo o comércio, indústrias, escolas e várias outras instituições fecharam suas portas para preservar a saúde da população, evitando aglomerações.
Hoje, estas pessoas estão em casa e, com opções restritas de lazer, elas estão buscando na internet e redes sociais maneiras de distrair suas mentes.
Sim, mais do que nunca as pessoas estão recorrendo às mídias sociais para ter mais informações, conversar com amigos, ter contato com seu artista preferido e inúmeras outras atividades.
Então, queremos fazer uma pergunta: com todo esse tráfego e acesso nas redes sociais, você acha que o seu negócio deveria dar um tempo ou parar com as estratégias de marketing digital?
A resposta é não! Partindo desse ponto de vista, esse um momento nos obriga a nos relacionarmos com o nosso público, de outras maneiras, claro, e colher bons frutos dessa interação.
1. Não pare de publicar nas redes sociais
Esta é a nossa primeira e grande dica para você.
O seu público está passando por incertezas nesse momento, assim como você. O que a sua empresa pode fazer por essas pessoas é a grande questão.
Perceba que agora você deve se dedicar a entendê-los mais a fundo, e a melhor forma de fazer isso é utilizando as redes sociais.
Com a ajuda dessas ferramentas, você pode estabelecer diálogo com o seu público, fazer e responder perguntas, gerando assim mais proximidade.
Mas, para isso, não adianta abordar assuntos aleatórios e que pouco tenham relação com a sua empresa.
Conteúdo relevante
Sempre que falarmos em redes sociais, falaremos do tal conteúdo relevante.
Mas o que é um conteúdo relevante e por qual motivo ele tão importante para os meus seguidores?
Essa pergunta é muito fácil de responder, vamos lá?
Digamos que o seu negócio seja um restaurante de comida saudável com atendimento presencial e entrega com aplicativos de delivery.
Seus seguidores estão no seu perfil principalmente pelas opções de alimentação saudável que você oferece e esse já é um assunto relevante para conteúdo.
Então você pode abordar os seus pratos, benefícios do consumo de determinado alimento, dicas de exercícios e outros assuntos que complementem a ideia principal do seunegócio.
Mas agora a situação é outra, você não pode realizar o atendimento presencial e isso influenciou no seu faturamento.
Pessoas com hábitos saudáveis se preocupam mais com a saúde e estão preferindo fazer sua própria comida por medo de algum tipo de contaminação com o vírus durante o preparo ou até mesmo no processo de entrega.
Sua melhor opção agora é, por meio das redes sociais, mostrar o quanto você está sendo cuidadoso no preparo dos pratos e tranquilizar os seus clientes.
Esse é um conteúdo extremamente relevante para você neste momento e muitos outros também podem surgir.
O que queremos dizer é que não adianta continuar com as publicações em seus perfis e se dedicar a falar única e exclusivamente sobre a COVID-19, já que este é o assunto do momento.
Essa é a hora de mostrar para seus clientes que vocês estão passando este momento juntos e que você pode sim ajudar de alguma maneira.
Faça perguntas e entenda o que seu público está pensando neste momento, assim você saberá o que ele realmente precisa e isso é fantástico.
Lembre-se, as pessoas estão seguindo a sua marca por causa da sua comida saudável.
Conseguiu visualizar esse exemplo do restaurante de comida saudável? Agora imagine esse método aplicado no seu negócio. Como seria? Que tipo de conteúdo você pode postar?
Fugir desta realidade não é a melhor ideia, conteúdo relevante é falar sobre aquilo que você domina explorando inúmeras possibilidades. O que nos leva ao próximo tópico.
2. Seja uma autoridade na sua área
Quando falamos em autoridade online, significa que aquela marca ou empresa é reconhecida por seus clientes e concorrentes por ser especialista em determinado assunto.
Essa autoridade é o que todos buscam e é a chave para ser lembrado.
Dificilmente você será autoridade em todos os assuntos, atenha-se ao seu negócio e esse já será o seu primeiro passo.
Será que você estará ajudando o seu público divulgando informações imprecisas sobre a pandemia ou será que replicar o conteúdo de um órgão renomado é mais seguro?
Separamos algumas dicas para ajudar você a construir a sua autoridade nas redes sociais.
Foque no seu público-alvo
Essa dica está presente em toda estratégia de marketing digital. Seu público-alvo são seus possíveis clientes, e fugir deste parâmetro será um de seus maiores erros.
Se você possui uma loja de bicicletas, você deve abordar em suas publicações o quanto você entende do assunto, qual equipamento é o melhor para determinado fim, por qual motivo as pessoas devem escolher você, falar da sua equipe, etc.
E não adianta apenas falar, mostre isso.
O exemplo conta muito, então mostre os bastidores do seu negócio, faça vídeos com dicas simples de manutenção, faça resenhas de equipamentos e tudo que faça o seu público se sentir confortável em adquirir seu produto ou serviço.
Tenha um conteúdo próprio
Conhecer a sua concorrência, saber o que ela está fazendo também é muito importante no marketing digital.
Mas seja original, crie o seu próprio conteúdo e evite replicar o que outras marcas fazem.
Isso pode ajudar em alguns casos, mas não levará à sua autoridade em determinado assunto.
3. Gere engajamento com seus seguidores
Uma métrica muito mais importante que o número de curtidas em uma publicação ou seguidores em uma página é a sua taxa de engajamento.
Certamente você já ouviu essa palavra antes, mas você sabe o que ela significa nas redes sociais?
O engajamento é medido pelas interações do seu público com as suas publicações por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos espontâneos. Esse indicador servirá como um termômetro para entender se a sua estratégia nas redes sociais está funcionando.
E ter um bom engajamento nas redes sociais não é fácil. É preciso entender o seu público e saber do que ele gosta.
Empresas que se concentram mais em criar valor para sua marca do que aumentar imediatamente a sua receita tendem a ter taxas maiores de engajamento.
O objetivo disso é criar valor de marca com seu cliente, para que ele entenda a sua postura e vista a sua camisa.
A criação de valor de uma marca não está apenas nas redes sociais. Está presente na relação com seus funcionários, na qualidade do seu serviço ou produto, sua postura com o meio ambiente e causas sociais e inúmeros outros parâmetros.
As redes sociais são uma excelente vitrine para expor o bom comportamento da sua empresa e seus seguidores certamente retribuirão essas atitudes.
4. Qual postura evitar?
Uma das leis mais certas da internet é que nada pode ser apagado, uma publicação mal intencionada pode não ter volta.
Este é um assunto bastante delicado, e para isso, nada melhor que o bom senso.
Todos estamos vivendo a mesma situação e espera-se que as pessoas tenham um pensamento comunitário nessa hora.
Toda marca ou empresa que adotar uma postura duvidosa neste momento pode não ser vista com bons olhos.
O esquema de oferta e procura realmente fará com que o valor de alguns produtos tenha certo aumento nesse período. Contudo, é preciso atenção com algumas posturas que podem ser muito prejudiciais, como por exemplo, cobrar valores altíssimos por determinado produto ou serviço se aproveitando da situação de fragilidade em que as pessoas se encontram.
Entenda que é justamente em momentos como esses que temos a oportunidade de fazer a diferença.
Nessa fase, o importante é pensar no futuro.
Não meta os pés pelas mãos em busca de um lucro momentâneo ou de maneira fácil.
É muito mais proveitoso empenhar seus esforços em práticas que trarão um bom resultado a longo prazo. Seus seguidores não esquecerão disso.
Marcas que se preocuparem com seu cliente e buscarem maneiras de aliviar a tensão durante o período de pandemia de coronavírus serão lembradas de forma muito positiva no futuro.
Para evitar qualquer erro na conduta das suas redes sociais, aqui vão as dicas:
Procure não abordar excessivamente o assunto da COVID-19 se sua empresa não tem algo realmente de novo para acrescentar ao seu público. Se você puder ajudar com alguma questão relacionada ao assunto, faça. Mas deixe as notícias para canais jornalísticos e dicas de saúde para perfis com foco na área.
Não cobre valores abusivos.Marcas estão repercutindo de forma positiva fazendo o contrário. Então, se você puder oferecer um desconto ou qualquer tipo de facilidade, será uma ótima atitude!
Acertando na estratégia
Se você já tem uma estratégia delimitada de atuação nas redes sociais e não precisou mudar nada devido ao cenário atual, pare agora mesmo. Algo deve estar errado.
Ninguém estava preparado para o que estamos enfrentando, e por isso, possivelmente a sua estratégia precisa ser revista.
Algumas empresas tiveram que fazer algumas adequações. Outras precisaram realizar muitas mudanças.
Talvez seja até o caso de deixar um pouco de lado tudo o que estava sendo feito.
Fato é que agora as pessoas estão buscando mais conforto e a sua empresa precisa pensar sobre isso.
Empatia, responsabilidade e equilíbrio. Esses são os pilares nos quais você deve se apoiar para tomar qualquer decisão nessa fase.
Volte ao topo do funil
No momento da criação de conteúdo para as redes sociais, é sempre importante lembrar do funil de vendas.
Ele guia o Marketing de Conteúdo auxiliando a direcionar os esforços de convencimento.
Na parte superior do funil estão as pessoas que ainda não conhecem a sua empresa ou o produto que você oferece.
Aqui é onde se inicia toda a jornada de convencimento. É nessa fase que devemos começar a despertar o desejo no público.
Muitas vezes nem é necessário citar diretamente a nossa marca ou o produto que queremos vender.
O objetivo desse esforço inicial é criar uma necessidade.
No ponto intermediário do funil de vendas encontram-se as pessoas que já conhecem a necessidade pelo produto/serviço que sua empresa oferece e é este o momento de demonstrar que você é a melhor opção.
Na última etapa, estão os Leads Qualificados.
São pessoas que passaram por todo o processo de educação e estão prontos para tomar a decisão de compra e receber um contato do seu time de vendas.
Depois de relembrar todo o esquema do funil de vendas do Marketing de Conteúdo, queremos dizer que este é um excelente momento para voltar os seus esforços para as pessoas que estão no topo do funil.
Então, aposte em conteúdos que conversem com seus atuais seguidores, mas que também ajude a conquistar novos.
Da mesma maneira que você chegou até aqui em busca de informações que te auxiliem a conduzir a sua empresa da melhor forma durante esse período, seus seguidores também estão buscando por isso nas redes sociais.
Então, ofereça a eles a sua contribuição. Cada um pode ajudar à sua maneira e ser lembrado no futuro por isso.
Não se esqueça de ser otimista, todos precisamos de boas perspectivas no momento.
Aposte em conteúdos leves e bem humorados se o seu público permitir.
Invista em jogos e quizzes nas redes sociais, essa pode ser uma boa estratégia para engajamento.
No mais, também queremos dividir o nosso otimismo com você.
A Agência Contato realmente acredita em um futuro próspero esperando por nós e que juntos vamos vencer essa fase.
10 ideias para pequenas e médias empresas poderem manter vivas suas marcas.
https://youtu.be/xDTT-sy9Y4M
O Brasil e o mundo estão passando por algo nunca experienciado. A pandemia da COVID-19, popularmente chamada de coronavírus, foi declarada no dia 11 de março. Desde então os números de infectados só crescem.
Em todo o mundo, medidas foram tomadas determinando um período de quarentena com o intuito de inibir a aglomeração de pessoas, acarretando o fechamento temporário de muitos negócios e o funcionamento parcial de outras empresas.
Todas essas providências têm como finalidade preservar a população. Contudo, efeitos colaterais já são sentidos na economia e nada mais justo que você se pergunte:
E agora, quais medidas posso tomar para minimizar o impacto deste momento em meu negócio?
Esse artigo traz 10 medidas no marketing que ajudarão pequenas e médias empresas a se manterem de pé neste momento atual.
Antes de tudo, encare a realidade de frente. Aceite, por mais difícil que possa ser, esse novo momento e as características que o envolve.
Não é novidade que é necessário se adaptar às inúmeras mudanças do mercado para que uma marca permaneça forte. Essas mudanças podem vir em intensidade e formas diferentes. Considere a quarentena como uma delas.
Uma importante consultoria no segmento de SEO (Search Engine Optization), a Ubber Suggest, apontou diferentes mudanças de tráfego orgânico para diferentes tipos de segmentos empresariais ao analisar os sites de seus clientes.
Note que alguns deles, ao invés de declinarem, cresceram. São eles: finanças, alimentação, saúde e mídia. Tal cenário evidencia uma situação de alerta, cuja tendência é a de um público muito mais preocupado em saber como andam as notícias sobre o coronavírus. Podemos verificar, por exemplo, acessos relacionados a como se manter saudável (por isso a procura por sites de saúde e alimentação) e como vencer este momento e se manter para o futuro (daí o interesse em sites sobre finanças).
É lógico que cada tipo de empresa será impactada de alguma forma, e que, por isso, cada uma delas terá seu próprio tempo de reação ao atual momento.
Mas o que a Agência Contato aconselha é: refaça o seu planejamento o quanto antes, tanto o planejamento interno, com seus funcionários e fornecedores, quanto o planejamento externo, com seus clientes e prospecções.
Quanto mais cedo você pensar em estratégias novas, mais preparado você vai estar na hora que tiver que empregar essas novas estratégias.
A inovação surge com a capacidade de adaptação de uma empresa em continuar oferecendo o seu produto ou serviço seguindo as novas tendências e alterações do mercado.
É preciso se adaptar para sobreviver!
Um conceito que vai nortear todo esse texto é o da empatia.
E para começar a falar desse conceito, devemos pontuar: é importante pensar em como a sua empresa pode ajudar seus clientes, como preservar a saúde de seus funcionários e como contribuir com seus ambientes interno e externo de trabalho durante os próximos meses.
Existem empresas que estarão praticamente impossibilitadas de fazer qualquer tipo de venda pela particularidade do seu produto ou serviço, e este é mais um desafio a ser superado.
Também é preciso estar preparado, fazer uma gestão eficaz de seu negócio e um planejamento para contenção de riscos, como por exemplo, reservar um valor em caixa para imprevistos.
2. Seja Flexível com seus Clientes
Esse é o momento mais decisivo da sua relação com o seu cliente. Isto é, ele nunca precisou tanto de você. Por isso, agora é a hora de se mostrar presente, de se mostrar aberto a novas possibilidades e claro, mostrar o seu real valor e como você pode auxiliá-lo em um momento como esse.
Volte o seu olhar para dentro!
A Agência Contato observa que em todos esses anos de trabalho, sempre foi colocado como objetivos daquelas empresas que prestamos consultoria, a captação de novos clientes, a expansão de mercado e o crescimento da carteira.
Nessa nova perspectiva, o que dizemos é: coloque como prioridade os seus relacionamentos antigos. Volte seus olhares para aqueles clientes que você já tem.
Pense em soluções para reter sua carteira e para seguir prestando serviço aos clientes já existentes.
Seguindo essa linha de pensamento, a flexibilidade é a palavra chave do momento. E a empatia ajudará bastante neste ponto.
Essas estratégias valem principalmente para empresas do setor de serviços e indústrias. Já para o varejo, devemos expandir esse raciocínio.
Entenda que o seu cliente está passando pelo mesmo momento que você. Diante disso, você deve pensar numa maneira alternativa e segura de continuar prestando o seu serviço ou vender o seu produto.
Muitos pontos de venda presenciais estão sob restrição de funcionamento, mas as vendas online e o delivery ainda acontecem normalmente.
Ofereça formas facilitadas de pagamento, além de outras opções de serviços ou produtos. Essa pode ser uma importante forma de fidelizar o seu cliente.
3. Seja Empático com seus Funcionários
Também é muito importante pensar nas pessoas que fazem parte da sua empresa.
Em um cenário como o que estamos passando, é preciso rever as prioridades habituais e preocupar-se com a saúde dos seus funcionários.
Dependendo da área de trabalho do seu negócio, seus funcionários podem realizar suas tarefas em home office.
O home office é uma modalidade de trabalho que flexibiliza o local do expediente, possibilitando ao funcionário trabalhar de sua própria casa.
Essa é uma medida que visa resguardar a saúde das pessoas em período de quarentena do coronavírus.
Porém, é necessário considerar se a função permite o expediente remoto e se o funcionário possui todas as ferramentas para a realização de suas tarefas.
O que a lei diz sobre o home office?
O home office, ou como conhecido na Lei nº 13.467, de 2017, o teletrabalho, é acolhido pela CLT brasileira (Consolidação Brasileira de Trabalho), e portanto, deve seguir parâmetros legais. Para saber mais sobre isso, acesse aqui o link completo da CLT e pesquise por “teletrabalho”.
Mas, para além das premissas legais que devem sempre ser levadas em consideração, o home office deve ser um acordo interno entre você e sua equipe.
Entenda a necessidade da sua equipe e criem juntos soluções que beneficiem a todos. Para te ajudar com isso, a Agência Contato desenvolveu o checklist do home office.
Checklist do trabalho home office:
A maioria das empresas brasileiras estão ouvindo falar dessa palavra pela primeira vez. Com isso, algumas dúvidas surgem principalmente entre as pequenas e médias empresas.
Pensando nisso, a Agência Contato preparou um checklist do home office, para que você consiga migrar para o trabalho a distância de maneira organizada e produtiva.
O ponto mais importante é o consenso. Já ouviu falar naquela expressão: o combinado não sai caro? Pois é! Por isso, faça uma reunião com todos os funcionários e defina em conjunto as diretrizes internas que regularão o trabalho em home office.
Depois disso, levante todos os requisitos necessários para que o trabalho home office aconteça. Para isso, faça os seguintes questionamentos:
1) Quais são as ferramentas de que o meu funcionário irá precisar para trabalhar?
Computador, internet, cadeira, mesa, fones de ouvido, mouse, teclado, celular corporativo, pense em tudo. Não deixe passar nada.
Imagine que você precisará montar pequenas filiais da sua empresa na casa de seus funcionários. Para isso, é preciso que ele consiga usufruir das mesmas ferramentas que ele tinha acesso quando trabalhava presencialmente.
Quanto mais detalhista você for nessa hora, menos problemas enfrentará no futuro.
Outro ponto importante que não tem a ver como os bens materiais citados acima, são as ferramentas imateriais. Podemos destacar duas principais:
a) Softwares: É importante se certificar que todas as máquinas que os seus funcionários utilizarão em casa contam com os mesmos softwares que ele usava no local de trabalho.
b) Acesso às informações remotamente: Essa parte pega muitas pequenas e médias empresas desprevenidas. Isso porque a maioria delas não centraliza os documentos em um servidor que possa ser acessado remotamente, como da casa do funcionário, por exemplo.
Esse tipo de servidor exige um investimento alto, mas existem outras soluções mais em conta para que você consiga compartilhar os arquivos da sua empresa remotamente. Podemos citar as duas principais e que você certamente já usou: One Drive e Google Drive.
2) Como vamos fazer para nos comunicar durante o período de trabalho?
A Agência Contato listou algumas ferramentas que podem te ajudar a se conectar com o seu funcionário durante o home office:
Zoom: É uma ferramenta indicada para grandes equipes. Um de seus principais diferenciais é a possibilidade de realizar reuniões com até 500 participantes e 10 mil expectadores. Há também outras possibilidades que podem ser úteis, como gravar as reuniões e mantê-las dentro do próprio servidor da ferramenta.
Google Hangouts: O Google Hangouts é um dos principais meios de chamadas de vídeo utilizados pela Agência Contato. Utilizamos essa ferramenta devido a sua praticidade. Por ser uma aplicação Google, é possível acessá-la com facilidade tanto do desktop quanto dos celulares. Isso facilita o contato com nossos clientes e funcionários.
Skype: Dentre as ferramentas já citadas, o Skype é a mais antiga delas. Essa é a sua vantagem, muitos de vocês já tiveram que usar o Skype alguma vez, por isso, fazer ligações e compartilhar tela por meio dessa ferramenta não deve ser nenhum segredo. Outra vantagem é que ele é um software nativo do Windows nas versões mais recentes.
3) Como o meu funcionário vai acessar as demandas que ele precisa para trabalhar?
A organização é princípio do trabalho home office. Se você já tinha um bom sistema de organização de tarefas antes, agora é preciso intensificá-lo. Se você não tinha, é hora de se organizar o quanto antes, do contrário sua empresa pode ter sérias baixas de produtividade.
A Agência Contato utiliza como organizador de suas tarefas internas o Trello. Essa ferramenta permite que você crie fluxos de trabalho compartilhados com a sua equipe, oferecendo a possibilidade de acompanhamento em tempo real da tarefa que cada funcionário está desempenhando naquele momento.
As principais vantagens do Trello são a usabilidade (é fácil usar e entender como funciona) e os planos gratuitos, que podem atender pequenas e médias empresas.
Mas existem inúmeras outras ferramentas que podem desempenhar o mesmo trabalho do Trello como: PipeFy, Jira, Asana, e outras tantas.
Tudo isso vai depender muito do tipo de tarefa e da preferência da sua empresa.
4) Como vou fazer para medir a produtividade da minha equipe?
É importante entender que, embora já existam tecnologias avançadas para comunicação e para organização dos projetos, haverá sempre um delay.
Exemplos clássicos que podemos listar são: internet lenta, dificuldade para se conectar em algum aplicativo, dificuldade para acessar arquivos, e por aí vai.
Por isso, a maneira como se mede a produtividade no trabalho remoto deve ser diferente da maneira com a qual se media no trabalho presencial.
É claro que não estamos tentando justificar a quedas de produtividade ou ociosidade. Mas é sempre importante colocar esses riscos na hora de planejar o trabalho home office.
Uma dica importante: faça sua equipe criar seu próprio senso de responsabilidade e autonomia. Deixe todas as tarefas a serem cumpridas no dia em local de fácil acesso e defina prazos de entrega.
Para grandes projetos, organize esses prazos de entrega em pequenas etapas e vá acompanhando cada uma delas. Assim, é possível ir monitorando o termômetro da produtividade.
5) Como vou fazer para manter o foco da minha equipe nas atividades a serem desenvolvidas?
Um ponto importante que líderes e equipes devem ter como um consenso é: o home office exige ainda mais foco e concentração.
As vantagens de se trabalhar de casa são visíveis: possibilidade de fazer o seu próprio horário (em alguns casos), não precisar dirigir naquele trânsito caótico ou tomar o ônibus lotado durante o trajeto até o trabalho, conforto, economia de tempo, dentre outros benefícios.
No entanto, deve-se considerar que o home office possui algumas desvantagens em relação ao trabalho presencial. Estar na empresa tem seus benefícios.
Dentre os principais está a possibilidade de se concentrar exclusivamente nas suas tarefas profissionais.
Se na empresa você tem a sua mesa, a sua sala, os seus colegas, o seu chefe, e tudo isso é projetado para que você trabalhe, em casa você tem o cônjuge, o filho, a mãe, o pai, os avós, o cachorro, o papagaio e uma série de ocupações e afazeres que podem fazer você perder o foco.
Por isso, é importante realizar reuniões diárias com a sua equipe para poder tratar das demandas a serem realizadas no dia, saber dos projetos que foram concluídos no dia anterior e apurar as principais dificuldades enfrentadas por sua equipe, bem como entender o que precisa ser feito para solucioná-las.
Depois dessa reunião, faça contatos constantes com a sua equipe para avaliar o andamento das atividades, buscando identificar e sanar as possíveis dificuldades.
4. Seja Parceiro dos seus Fornecedores
Outra necessidade é entender que seus fornecedores sofrem das mesmas incertezas que você neste momento. O diálogo é essencial, os dois lados precisam entender as necessidades um do outro e juntos chegarem a uma solução para que possam superar os momentos difíceis.
Prazos podem ser estendidos, valores podem ser renegociados, a forma de prestação de trabalho pode ser repensada, tudo de forma momentânea para garantir a sobrevivência e bom relacionamento entre ambos.
Entenda que nesta hora é importante não contribuir para um efeito cascata no mercado.
Esse tópico está ligado ao tópico três, que trata da flexibilidade com os seus clientes. Da mesma maneira, é importante buscar um diálogo aberto com os seus fornecedores.
É nessas horas que as parcerias se mostram importantes. É essencial preservar os relacionamentos com fornecedores pelo bem da cadeia do mercado e pelo bem da sua empresa.
Lembre-se: este momento é passageiro!
E assim que tudo isso passar, você vai precisar de seus fornecedores e funcionários para conseguir recuperar o tempo perdido o mais rápido possível.
5. Não Deixe de Fazer Relacionamento
O relacionamento com os clientes é primordial para qualquer empresa. Saber como, quando e por qual canal se comunicar é fundamental, principalmente nesse período em que é preciso reter, fidelizar e manter o seu público próximo da sua empresa.
Como foi dito no segundo tópico, sobre a flexibilidade com o seu cliente, é importante que você volte os seus olhares para a sua carteira atual.
Para isso, crie situações de aproximação. Busque feedbacks constantes sobre a situação do seu cliente e como você pode ajudá-lo neste momento.
Para isso, alguns canais de comunicação que você já utilizava podem ser ainda mais úteis agora, como:
Rede Sociais: Deixe claro para os seus clientes que você está disponível, de alguma forma, para atendê-los. As Redes Sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn devem ser usadas nessa hora para informar ao seu público a respeito de horários de funcionamento diferenciado, atendimento remoto e até interrupção temporária dos serviços.
WhatsApp ou Telegram: Envie mensagens diretas para os seus clientes.
Procure mantê-los informados sobre o que acontece na sua empresa, como por exemplo: informações sobre o atendimento, facilidades de entrega ou até para mensagens motivacionais e de apoio.
Hangouts, Skype, Zoom: Assim como foi dito no item 3, na parte do home office, estas 3 ferramentas são importantes canais parar tratar daqueles assuntos mais complexos ou mesmo realizar reuniões com o seu cliente.
Vale ressaltar que muitos preferem realizar videochamadas no WhatsApp, até pela praticidade. No entanto, podemos destacar pelo menos duas desvantagens do WhatsApp frente a ferramentas simulares:
a) As ligações no WhatsApp são pouco estáveis: ruído, quedas, delay, baixa qualidade do vídeo. Não é sempre que a ligação do WhatsApp está legal. Além do mais, a ferramenta só permite incluir 4 participantes na videochamada.
b) Não é possível fazer compartilhamento de tela no WhatsApp: esse recurso pode ser útil quando você deseja mostrar algo com como uma apresentação, relatório, gráfico ou coisa do tipo.
Telefone: O bom e velho telefone. Alguns da geração mais nova têm medo de usar essa tecnologia, mas o telefone oferece praticidade, formalidade e em alguns casos, intimidade com o seu interlocutor.
Ligar ainda é uma maneira rápida e educada de se dirigir ao seu cliente para bater aquele papo, conversar sobre o atual momento, trocar informações e experiências.
Pode parecer romântico, mas o timbre da nossa voz diz tudo sobre as emoções e sentimentos que queremos passar no nosso discurso.
6. Fique Atento às Medidas Econômicas Dos Governos
A pandemia do coronavírus resultou no fechamento temporário de muitos negócios, principalmente o setor de varejo. Diante disso, governos do mundo inteiro tem realizado ações de subsídio da economia de seus países.
Nessa hora o Estado deve vir em socorro de empresas e trabalhadores para que a situação não se agrave.
No Brasil, algumas medidas já foram anunciadas pelo Ministério da Economia, Banco Central, Caixa Econômica Federal, BNDES, governos estaduais e municipais. Dentre as principais medidas podemos destacar:
Auxílio emergencial de R$ 200,00 mensais (está no Senado uma proposta de aumento deste valor para R$ 600,00), durante três meses para trabalhadores informações, desempregados e microempreendedores individuais, medida anunciada pelo Ministério da Economia;
Liberação de crédito para micro e pequenas empresas por parte dos bancos públicos, medida anunciada pela Caixa Econômica Federal e BNDS;
Possibilidade de pausar o pagamento de parcelas do financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal;
Linha emergencial de crédito para folha de pagamentos de micro, pequenas e médias empresas, medida anunciar apelo BNDS.
É importante ficar atento aos seus direitos e aos direitos do seu funcionário. Deve-se levar em consideração que mais medidas de subsídio e apoio precisam ser encaminhadas, portanto é precisar manter os olhares atentos aos meios de comunicação, sobretudo quando o assunto for economia.
Ah! E sempre que receber alguma notícia naquele grupo de WhatsApp tenha o cuidado de checar se a medida está valendo. Para fazer isso, use de preferência um site oficial o próprio Governo.
7. Leve a sua Visão Única do Contexto e Apresente Soluções
Tecnicamente, cada negócio pode ajudar de alguma maneira neste momento. Algumas empresas estão mudando momentaneamente suas linhas de produção para produzir álcool em gel, academias estão dando aulas grátis via live nas redes sociais, empresas de educação a distância liberaram alguns cursos para quem está em casa de quarentena e muitas outras.
Seu negócio pode não se encaixar em nenhum destes casos, mas com certeza há uma medida que você pode tomar para ajudar sua comunidade. Esse é um esforço que pode ajudar a situação financeira da sua empresa, além de ajudar a população a vencer este desafio.
8. Não Force a Barra
Após ler o tópico anterior, é importante usar o bom senso e evitar os exageros. Se você ou seu negócio não possuírem nenhuma ligação com a área de saúde, evite abordar conteúdos técnicos sobre a pandemia. Além de não ser ético, você pode estar induzindo outras pessoas ao erro e atrapalhando mais do que ajudando.
Evite também tentar relacionar o seu produto ou serviço com esta situação se ele realmente não for indispensável. As pessoas estão mais vulneráveis neste momento e qualquer atitude de má fé pode resultar em grandes problemas no futuro.
9. Fique de Olho na Demanda
Hoje a demanda do mercado pode não ser necessariamente aquilo que sua empresa oferece, mas entender as necessidades das pessoas neste momento pode levar você a apresentar novas soluções, gerando uma nova demanda no mercado. Mas se este não for o caso, outras medidas que falamos anteriormente podem ajudar e garantir que você esteja preparado quando o cenário se normalizar e seus serviços sejam necessários novamente.
10. Mantenha a sua Marca Viva
Siga todos as dicas que demos, não se desespere. Este é o momento para usar da sua inteligência para superar a pandemia. Mais do que nunca seus clientes, funcionários e fornecedores precisam de você, entenda que essa situação é sim passageira e que em algum momento as coisas voltarão a caminhar.
Manter a sua marca viva é alimentar esta cadeia de solidariedade que se formou, mostrar a todos ao seu redor que você está no mesmo barco que eles.
Nós da Agência Contato também estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para movimentar esta grande roda. Sendo nosso cliente ou não, você pode contar conosco e será um prazer unir forças para vencermos mais este desafio.
Todos querem que seus sites e blogs apareçam no topo das pesquisas em mecanismos de buscas. Isso garante cliques gratuitos e mais pessoas navegando na sua página. A Agência Contato lida todos os dias com Marketing Digital e sabe da importância de um bom SEO. Mas se você ainda não conhece muito bem o que essa sigla representa na vida digital da sua empresa, nós trouxemos mais informação para você entender a importância do SEO.
O que é?
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de buscas. Nos dispositivos de busca existem dois tipos de resultados: os orgânicos e os pagos. Os resultados pagos são os anúncios que aparecem no início das buscas e os resultados orgânicos são os que você não precisa pagar por eles. Porém, para sua página aparecer no topo do ranking orgânico, você precisa ter um bom SEO.
As técnicas que compõem o SEO ajudam a trazer para sua página mais leitores, clientes ou faturamento. Isso pois 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que estão na primeira página. Então, se sua página estiver nela suas chances de clique são bem maiores.
Rankeamento
Atualmente são mais de 200 fatores que influenciam no rankeamento de resultados orgânicos. O mecanismo de busca avalia todos eles antem de mostrar os resultados e diz em qual ordem os resultados apareceram para você. Qualidade e tamanho do conteúdo, o tempo que as pessoas passam na sua página, se sua página tem imagens, se seu site é responsivo, tempo de carregamento… Esses são alguns dos fatores avaliados para a boa colocação de uma página no ranking.
Agora que você já entendeu a importância do SEO, procure quem entende de Marketing Digital para alavancar os resultados da sua empresa. Procure a Agência Contato!
O Marketing digital surgiu junto com a internet, por volta dos anos 90. Mas internet era diferente do que conhecemos hoje. Se hoje nós temos redes sociais e lugares onde expressar nossas opiniões, no inicio de tudo a realidade era outra. As pessoas acessavam a rede de computadores, mas não podiam interagir e tudo funcionava como um sistema de busca. A criação de conteúdo era limitada.
No inicio o Marketing Digital era muito parecido com o Marketing tradicional, a comunicação era feita pelas empresas e não tinha interação entre os dois.
O que é?
Mas finalmente o que é o Marketing Digital? Podemos dizer que o Marketing Digital são todas as atividades que uma empresa, ou alguém, executa no meio online para criar relacionamentos, negócios e identidade de marca. Existem várias estratégias no Marketing Digital que auxiliam no alcance dos objetivos desejados, algumas delas são Inbound Marketing, o SEO e o Marketing de Conteúdo.
Vantagens
É possível ter comunicação entre empresas e consumidores de forma rápida e, na maioria das vezes, de forma instantânea com o Marketing digital. A sua comunicação pode ser mais efetiva, já que é possível ter elementos específicos para a segmentação da sua mensagem. A segmentação vai além do básico como idade, sexo e dados geográficos. Você pode direcionar sua comunicação por idioma, faixa salarial, trabalho, interesses, dispositivos de acesso, etc.
Outro trunfo é que é muito mais fácil mensurar os resultados no Marketing Online. É muito simples mensurar o sucesso da sua estratégia e tomar decisões futuras para a sua comunicação. E é incrível saber que tudo isso ainda tem um potencial muito maior com o acelerado avanço tecnológico na área digital, principalmente na área mobile.
Veja um artigo detalhado sobre o Marketing Digital aqui.