Black Hat: as técnicas que podem esconder o seu site no Google

Você já aplicou alguma técnica de Black Hat SEO no site da sua empresa? Já entrou em um link otimizado com essa prática? Não sabe do que eu estou falando? Então continue lendo esse post, porque nesse texto você vai entender melhor essa técnica, quais são as punições para essa prática e, o melhor, como evitá-la. 

O que é Black Hat?

Assim como nas técnicas de SEO, o Black Hat tenta otimizar seu conteúdo, a fim de conquistar um bom rankeamento nos buscadores on-line, gerando maior tráfego dentro da página, de uma forma relativamente rápida. No entanto, essas técnicas são questionáveis, e nem mesmo o Google aprova seus métodos. 
 
Visando somente conquistar o topo dos resultados das ferramentas de busca, o Black Hat não se importa com a qualidade do conteúdo apresentado ao usuário, nem tão pouco com a qualidade de sua experiencia no site.  Geralmente não apresentam um bom planejamento e buscam, incessantemente, maneiras de “passar a perna” nos buscadores. 

Essa técnica representa todas as práticas antiéticas que vão contra as diretrizes dos mecanismos de pesquisa. E, apesar de apresentar bons resultados à primeira vista, em logo prazo não são eficientes e podem prejudicar seu negócio de maneira definitiva. 

Por que o Black Hat é prejudicial?

Ao entrar em um buscador, como o Google, e pesquisar sobre um determinado assunto, você encontra, logo nos primeiros resultados, um link atrativo, que aparenta ser capaz de sanar todas as suas dúvidas. Mas ao entrar na página, percebe que o site não apresenta um conteúdo bacana. Pelo contrário, é cheio de palavras repetitivas e textos sem relevância. O que você faria? 

Fecharia a página imediatamente e procuraria outro site? Pois é, eu também. 

Exatamente por isso que técnicas como o Black Hat não são indicadas. É quase como um efeito dominó: você não é honesto com o usuário, quebrando a confiança dele e tornando impossível sua fidelização. Com isso, o usuário perde o interesse na sua marca e deixa a página do site. Consequentemente, isso aumenta o seu número de bounce rate, ou seja, a taxa de rejeição da sua página. 

Como se já não fosse ruim o suficiente, o Google é capaz de identificar esse tipo de prática, prejudicando toda a sua ação de Marketing Digital, o que torna inviável o planejamento de ações solidas envolvendo os clientes. 

11 técnicas para esconder o seu site e jamais ser encontrado

Não é preciso alertar que o uso das técnicas a seguir não é indicado, certo?! Como dito anteriormente, são antiéticas e podem prejudicar sua empresa de maneira definitiva. 

A lista a seguir é uma maneira de informá-lo, para que não faça algo similar por acidente no futuro. Então, não pegue papel e caneta e confira as principais táticas de Black Hat

 
1. Doorway Pages

Como o próprio nome diz, essa técnica é frequentemente utilizada como uma “porta de entrada” para conteúdos, muitas vezes considerados maliciosos. Essa tática consiste no uso de palavras-chave para criar páginas otimizadas, que redirecionam os usuários para outro endereço quando visitadas. 

2. Keyword Stuffing

É basicamente o uso exagerado de palavras-chave no seu conteúdo. Por exemplo, você cria uma página sobre canetas e, simplesmente acaba escrevendo a palavra em todo lugar, na tentativa de chamar a atenção do usuário. Então o seu site ficaria: “caneta; canetas; caneta azul; venda de canetas…”; toda essa anáfora não atrai público algum, só serve para fazer com que seu conteúdo seja confundido com um spam – e nós não queremos isso. 

3. LinkFarm 

Todos os participantes geram links entre si, para melhorar a classificação de todos os sites. É literalmente uma “fazenda de links”. 

Eles apresentam o mesmo conteúdo de todos os outros sites, mas estão cheios de links para páginas sem relevância, então identificar sites que ainda utilizam LinkFarm não é uma tarefa muito difícil. 

4. Conteúdo Duplicado 

Já ouviu falar na frase: “nada se cria, tudo se copia”? Ela ilustra bem a técnica que vamos falar agora. Copiar conteúdos não só implica em questões éticas, mas também são facilmente identificados pelos algoritmos dos buscadores on-line.  

Ao publicar um conteúdo duplicado em sua página, ele será identificado e devidamente penalizado, tornando a técnica totalmente ineficaz. 

5. Cloaking 

Assim como no Doorway Pages, essa tática também visa manipular os resultados. A diferença é que, neste caso, a operação é realizada por meio de robôs do mecanismo de busca.  

Nessa técnica, um conteúdo será exibido para os usuários e outro conteúdo será exibido para os buscadores. Portanto, é possível ocultar dos robôs de busca quaisquer elementos que tornem as páginas desqualificadas para o ocupar uma boa posição no ranking. Ou seja, mesmo que a qualidade e a relevância sejam baixas para o usuário, provavelmente boas classificações podem ser obtidas – mas, não por muito tempo. 

6. Comprar Links 

A não ser que você use a tag nofollow ou sponsored, a compra de links não é indicada pelo Google.  

A tag significa que você não tem intenção de utilizar o link negociado para se classificar. Caso contrário, a técnica é considerada uma Black Hat e pode gerar severas punições. Por isso, fique atento aos seus atributos de follow, nofollow e  sponsored, ok?! 

7. PBN – Private Blog Networks 

Tem como objetivo criar vários sites e/ou blogs só para poder criar vários backlinks para o site principal. Com isso, você não precisa esperar que alguém crie um link para o seu site. 

Os sites disponíveis na rede costumam ter boas permissões online, pois são domínios antigos que expiraram, voltaram ao mercado e foram adquiridos para esse fim. Apesar de existirem empresas dedicadas somente a isso, é necessário ter cuidado. 

8. Conteúdo Oculto

Essa técnica consiste em ocultar qualquer conteúdo para o usuário. Por exemplo, deixar heading tags, palavras, imagens, quaisquer itens invisíveis, ocultos ou escondidos atrás de outro elemento da página. 

Ou seja, consiste em entregar um conteúdo para o buscador e deixá-lo oculto para o usuário ao entrar na página. Isso é o resultado de uma estratégia feita apenas para robôs e não para pessoas. 

9. Link Wheels 

Consiste em uma roda de páginas que tenha link para a uma mesma página principal. 

Por exemplo: uma página aponta para duas páginas, sendo uma a principal e outra secundária. Esta página secundária repete o processo, apontando para a página principal e uma secundária. Esse ciclo se repete várias vezes, formando uma roda.  

Além disso, essa página principal ainda pode apontar para outra página principal, criando assim uma roda que passa a autoridade entre as páginas infinitamente, já que estão todas interligadas, e ainda dá mais relevância para uma principal. 

Dessa forma, o tráfego gerado permanecerá o mesmo, para que o site principal domine e, consequentemente, ocupe sempre uma posição importante no ranking de buscadores, como o Google. 

10. Blog Spam 

Essa prática tem o objetivo de aumentar seu pagerank com comentários irrelevantes em blogs ou fóruns, acompanhados de diversos links. Mas, hoje em dia, com a criação da tag nofollow e com tags em comentários, as UGC, que indica aos robôs dos mecanismos de busca que esse link não possui nenhuma autoridade, essa técnica se tonou obsoleta. 

Porém, se aplicada corretamente, com coerência e relevância para o tema abordado no blog, pode ser capaz de gerar tráfego e, quem sabe, até mesmo ajudar na geração de leads para sua página.  

11. SEO Negativo 

Por último, mas não menos importante, temos o SEO negativo. Essa técnica inclui o fornecimento de análises negativas em sites concorrentes, a fim de descredibilizar uma outra empresa. É possível até mesmo geral links de baixa qualidade, conhecidos como links tóxicos, apontando para sites concorrentes, impondo aos mecanismos de busca, penalidades sob essas empresas

Mas, o Google fornece fermentas para controlar essa prática, por exemplo: você pode denunciar esses links e remover qualquer vínculo com eles. Ainda estarão lá, mas não prejudicarão seu site. 

Punição do Google para Black Hat 

O peso das penalidades que o Google pode impor é relativo a cada caso. Porém normalmente se baseiam em: restrição no posicionamento de novos conteúdos, redução do tráfego orgânico, redução de PageRank e queda de posições no ranking de resultados. Tá bom ou quer mais? 

Se você já sofreu alguma punição, que considera injusta de alguma forma, sua única opção é identificar o problema e otimizar seu site com um conteúdo de alta qualidade. O Google reconhece as alterações e volta atrás nas punições. Mas fique em alerta! Além de todas essas penalidades, ainda existe a possibilidade do banimento do site, então não abuse da sorte. 

Agora que você já sabe o que é Black Hat SEO, quais são suas principais técnicas e o peso das punições por usá-las, acredito que queira ficar longe delas, certo? 

Usar as técnicas SEO corretamente, sem dúvidas é mais trabalhoso e exige dedicação, mas os resultados valem a pena evita os transtornos dos quis falamos aqui. 

Comece a otimizar o seu site de maneira correta. Entre em contato conosco e inicie uma estratégia que realmente funciona, sem oferecer riscos para sua empresa.  

A estratégia de link building

O link building é uma das principais estratégias de SEO. O Google avalia os links que um site recebe, seja interno ou externo, para definir a autoridade e reputação de uma página na internet. 

Todo mundo está na web e com tanta informação e concorrência, é necessário procurar recursos para se destacar na multidão. O principal local de pesquisa dos usuários é o Google e ele utiliza o método de PageRank para indicar sua posição nos resultados de pesquisa devido sua relevância. 

O que é Link Building?

O link building consiste em utilizar links interno – do seu próprio site – para direcionar sua audiência para outros artigos e também, externos, que são de outros sites.  

Nos links internos, o Google vê como o site se divulgando e dá mais importância a linkagem externa, quando seu site é citado em outro porque demonstra sua credibilidade e que é visto como referência. 

Link building é o chamado SEO off page?

O SEO off page consiste em um conjunto de técnicas aplicadas fora das suas páginas para demonstrar a sua relevância no mercado, é uma maneira de conferir como seu site está sendo visto pelas outros, ou seja, sua reputação.  

Enquanto o link building é uma estratégia de SEO off page que busca links e menções do seu site e apresenta como ela é relevante em determinado segmento. 

Se páginas importantes usam o link do site em um artigo, o Google entende que você tem relevância e sabe do assunto que está falando. Dessa forma, ele melhora seu ranqueamento. 

A importância dos links para o Google

Os links são um recurso valioso para o Google. Ele executa um processo de rastreamento com base em uma lista de sites rastreados anteriormente. Ao acessar essas páginas, são encontrados outros endereços de web. O foco do rastreio são sites novos, nas alterações recentes e nos links inativos. 

Essa “varredura” da internet é feita por um crawler que consiste em um robô utilizado pelos motores de busca para encontrar e indexar as páginas de um website para promover buscas mais rápidas. O bot também pode ser utilizado em manutenção automatizada em tarefas como verificar links e validar um código HTML. 

Seach Console é uma ferramenta disponibilizada pelo Google para orientar os donos de site sobre o processo de rastreamento. Por ele é possível solicitar um novo rastreamento e desativar o processo por um arquivo chamado “robots.txt” que funciona como um filtro, comunica ao crawler quais páginas não devem ser indexadas.  

Os fatores como quais sites serão rastreados, a quantidade de páginas buscada em cada website e a frequência de rastreamento são definidos por programas. O Google tem intuito de garantir os melhores resultados de pesquisa para o usuário.   

O que o Google considera em sua avaliação de links?

O Google executa uma avaliação de relevância com base nos fatores de quantidade, qualidade e contexto de links que a página recebe. Ter essas três variáveis irá dar valor ao site e proporcionar uma boa posição no PageRank. 

De nada adianta ter muito links, se não tiverem contexto e qualidade. Enquanto um desses três fatores estiver ruim, não haverá bons resultados. Por isso, coloque o foco em conseguir links de qualidade ligados ao seu segmento e logo, alcançará um número bacana de links. 

Tipos de link

Cada novo conteúdo aumenta as chances do seu blog ser encontrado e o mesmo acontece com os links, há mais visitantes e melhora o posicionamento nos resultados de busca. E existe alguns tipos de link, são identificados de acordo com sua origem. Continue lendo e confira.  

Dofollow

O link dofollow permite que buscadores, como o Google, aponte seu site de volta fortalecendo sua autoridade ao demonstrar que outras páginas estão te citando por links. Isso influência no ranqueamento então, verifique se o site que vai inserir no seu artigo é bom e possui relevância. 

Nofollow

O link nofollow é inserido em seu site, não aponta de volta e não influencia no PageRank. Costuma ser utilizado por blogs importantes que são muito bons uma vez que ao inserir links de qualidade inferior não afeta seu posicionamento, enquanto em dofollow, pode prejudicar o posicionamento do site. 

UGC

O link classificado como UGC é utilizado em conteúdos criados por um usuário como comentários e postagens de fórum. 

Sponsored

O link especificado como sponsored envolve publicidade ou patrocínio. 

Como construir sua estratégia de link building

O link building já provou ser uma técnica incrível para trazer novos visitantes e aprimorar o PageRank de um site. Que tal unir essa estratégia a produção de conteúdo? Continue lendo para saber mais. 

Ser uma autoridade e ter conteúdo relevante e original

Escreva e entregue conteúdo de valor para seu público. Dessa maneira, você adquire credibilidade ao mostrar que sabe do que está falando e aos poucos, constrói autoridade e passa ser referência de outros criadores de conteúdo, recebendo backlinks

Infográficos

Apresente experimentos que deram certo em sua empresa, mostre cases de sucesso sobre seu negócio e de seus clientes que estão relacionados ao produto/serviço que você oferece. Conte os aprendizados adquiridos e compartilhe suas experiências, esse tipo de conteúdo atrai links e colabora com o crescimento do mercado ao ajudar o segmento.  

É importante apresentar os resultados por meio de infográfico, é uma forma mais atrativa de mostrar dados e facilita o entendimento do leitor. 

Pesquisas de mercado e levantamentos

Realize uma pesquisa de mercado, levante dados e observe tendências, como: cases de sucesso do seu segmento e resultados de estratégias que funcionaram ou não. Depois de toda essa análise, além de conseguir aplicar técnicas com mais confiança, você poderá publicar esse estudo em forma de artigo. Desse modo, suas pesquisas poderão ser utilizadas em outros sites. 

Faça o teste e compartilhe seus resultados, agregando mais valor ao mercado. Assim outras empresas poderão criar um texto sobre o assunto e colocar o seu site como referência, através de backlinks de conteúdo.  

Com esse compartilhamento a construção de uma reputação forte no meio digital, é cada vez mais fácil.  

Gest-posting e co-marketing

Encontre sites com autoridade e faça parceria. Afinal, quem decide se cria um link para sua página são terceiros e construir uma rede de relacionamento com outros proprietários de site torna o recebimento mais fácil. 

Existe a técnica de Guestposting baseada na criação de conteúdo como convidado em um blog, assim você escreve um artigo relevante para o parceiro e em troca, ele autoriza que você insira link do seu site. Há uma troca de autoridade e sua página recebe novos visitantes. 

Outro método é o co-marketing que consiste na parceria de duas empresas ao criar conteúdos como e-books, assim os dois parceiros promovem um material de valor para o público e trocam links para suas páginas. 

Imprensa

Ser citado com links em portais de notícias e sites de imprensa é um artificio de grande peso porque possuem muita autoridade na internet e são reconhecidos pelo Google. Também possuem um alcance enorme gerando uma divulgação espontânea de qualquer assunto ou empresa que aparece.  

É necessário contar um assessor de imprensa para entrar em contato com veículos de mídia e consegue espaço, backlink e atrai visitantes. 

Redes sociais

As redes sociais são um veículo digital de divulgação que possuem um bom alcance. É essencial criar um perfil nos canais adequados, verifique onde está sua audiência e comunique-se com ela, possuir conta no Facebook, Instagram e demais redes é uma porta de entrada para atrair mais visitantes para seu blog além de poder entrar em contato com influenciadores para divulgação e parcerias. 

Buscar menções sem link 

Acompanhe as citações ao nome da sua página, muitas vezes, pode ser mencionada sem utilizar link de direcionamento e como já pontuamos, é uma estratégia de SEO off page que mostra para os mecanismos de busca que você sabe do assunto que aborda ganhando autoridade. 

Uma forma de encontrar essas menções é utilizar o Google Alerts que notifica toda vez que sua empresa ou grupo de palavras, que você escolhe monitorar, são mencionadas. Contate que o mencionou para colocar um link do seu site no conteúdo. 

Trabalhar links internos (Topic Clusters)

Complete seu artigo linkando assuntos que são citados e estão relacionados com conteúdo que está escrevendo. Dessa maneira, usa artigos próprios como pilar, garante que o leitor interessado se aprofunde em temas interligados e promove tráfego por outras páginas do seu site. 

Redirect 301 para links quebrados

redirect 301 direciona o usuário e os mecanismos de busca para o novo endereço da página quando há um link quebrado ou a URL é mudada. Esse redirecionamento é muito utilizado quando um site muda o domínio ou extingui uma página promocional. Se houver algum backlink para essa página removida, ele não será perdido. 

Remova backlinks duvidosos ou maliciosos

Mais do que acumular um grande número de links, é imprescindível ficar atento as origens dos backlinks pois, são levados em conta pelo buscador e pode afetar seu PageRank. Links de spam ou sites duvidosos podem prejudicar o seu site. Analise e remova caso seja não tenha boa reputação. 

A remoção de backlinks duvidosos pode ser feita pelo Google Search Console com o recurso específico para remoção de páginas ou domínios indicados manualmente. Leva algum tempo até que a plataforma desconsidere estes links, mas sem desespero, vai dar certo! 

Ferramentas para ajudar no link building 

É preciso realizar uma avaliação de cada site antes de inseri-lo. Os critérios que devem ser observados são: 

  • PA (autoridade de página); 
  • PD (autoridade de domínio); 
  • Tráfego do site. 

Esses critérios são capazes de mostrar a qualidade dos sites e assim, você escolher quais agregam mais a sua estratégia. E há duas ferramentas de marketing para ajudar a medir essas variáveis. São elas: 

Moz Baz

Consiste em um plugin que pode ser instalado no navegador, permite verificar a autoridade de página e domínio com uma classificação entre 0 e 100. Quanto mais próximo de 100, maior a importância do backlink.  

SemRush

SemRush faz apuração do tráfego e verifica se o site recebe backlinks duvidosos, o que causa dano à autoridade do site analisado. 

Após analisar os resultados obtidos com ambas ferramentas, determine e liste uma ordem de relevância dos sites para inserir como links externos. 

Google Search Console

Essa é uma das principais ferramentas, gratuita, para estratégia de SEO. Ela serve como um meio de comunicação entre o site da sua empresa e o Google. 

Por meio de relatórios e pesquisas, ela permite a análise de tráfego do site e verifica o desempenho das buscas. Desse modo, os administradores podem identificar quais os problemas e as oportunidades de otimização. 

Uma das funções do Google Search Console para link building é poder rejeitar backlinks. Além disso, se você receber qualquer punição devido a operações de black hat, esta ferramenta irá alertá-lo para que as corrija imediatamente. 

O que jamais fazer para conseguir links

Conquistar quantidade de links é o objetivo, porém a qualidade e a origem são variáveis importantes que classificam o link como bom ou ruim. A seguir, confira algumas ações de black hat que tentam manipular o algoritmo e devem ser evitadas porque podem prejudicar a reputação do seu site. 

Doorway pages

A técnica de Doorway consiste em páginas otimizadas para uma ou duas palavras-chave com alto nível de busca. O objetivo é atingir um bom posicionamento na página de resultados com intenção de manipular os motores de busca com direcionamentos para outros sites. 

Essas páginas costumam possuir pouco ou nenhum texto além de palavras-chave usadas de forma extremamente repetitiva. Há otimização é para tentar driblar o algoritmo, porém, o Google criou recursos para reconhecer os sites que aplicam o Doorway pages e feito o reconhecimento, o site será punido ou banido das páginas de resultados. 

Link Farms

O método de link Farm se baseia em criar uma série de sites com links entre si para conquistar popularidade e aumentar a posição no rank. Hoje, o Google é capaz de identificar quem realiza Farm e o site, pode ser penalizado com punição ou banimento dos resultados de busca. 

Link Wheels

O link Wheels compreende uma roda de links, são vários sites criados com um segmento específico que se vinculam de forma circular. Um site linka o outro, em sequência como um círculo. Normalmente, essas páginas possuem textos de 200 a 500 palavras com o assunto do nicho acompanhado de link. É uma prática que o mecanismo de busca identifica e penaliza o site. 

Comprar links

É feito um pagamento para obter links em outras páginas, é uma tentativa de manipular o algoritmo do Google que se detectado, é passível de punição. 

Spam em comentários

Já observou que muitos sites e redes sociais possuem comentários repetitivos com um link? É uma maneira de gerar backlinks postada de forma automática com intuito de criar autoridade. No entanto, é uma prática de black hat e o site que executa pode sofrer punição. 

Esperamos ter tirado algumas de suas dúvidas quando a SEO off page, link building e black hat. Agora você está preparado para traçar sua estratégia de geração de links que funciona com boas práticas. 

Se você já aplica a técnica de link buildingcompartilhe sua experiência nos comentários. 

Long Tail e Head Tail: Aprenda a usar os tipos de palavras-chave

Banner escrito: long tail e head tail

Palavras-chave são compostas por uma ou mais palavra e representam como o usuário escreve suas dúvidas ou o que procura nos buscadores. A escolha das palavras-chave é um ponto crucial no marketing de conteúdo, são elas as responsáveis por gerar tráfego no site e atrair visitantes que se interessam pelo segmento e assuntos que você aborda. Dessa forma, conheça, a seguir, os tipos de palavras-chave: a Long Tail e a Head Tail

Boa leitura!

O que é uma palavra-chave Head Tail e Long Tail?

A Head Tail é um termo de busca de calda curta. Ela utiliza uma ou duas palavras e tem significado amplo.  

Um exemplo seria a palavra-chave “marketing digital” que é geral. Esse termo possui muita concorrência e um grande volume de pesquisa por ser amplo. 

Quando usar uma palavra-chave Head Tail?

Quando uma pessoa pesquisa um termo genérico como “marketing digital”, ela está no primeiro estágio do funil de vendas, se encontra no processo de descoberta. Isso quer dizer que ela não sabe o que procura, mas procura uma informação. No exemplo citado, a pessoa quer entender o que é marketing digital, sendo assim poderíamos elaborar uma série de conteúdos que explique a definição, história, importância e vantagens do marketing digital. 

A Head Tail deve ser utilizada no topo de funil em artigos com teor informativo, pois, promove divulgação da marca e aumenta o tráfego devido ao grande volume de busca e chama a atenção de visitantes que podem ou não estar interessados no que você tem a oferecer.  

Já a Long Tail consiste em termos de busca de cauda longa, possui uma quantidade maior de palavras, é específica e direcionada para um segmento ou produto. Por isso, contém um volume de pesquisa mais baixo e alcança um número menor de pessoas. 

O termo “curso de marketing digital online” é um exemplo, diferente da Head Tail, normalmente quem pesquisa por estas palavras-chave longas já sabe o que quer, está reunindo as alternativas de produtos e posteriormente, avalia e opta pela opção que melhor atende suas necessidades. 

Quando usar uma palavra-chave Long Tail?

As palavras-chaves de cauda longa são indicadas para conteúdos de meio e fundo do funil de vendas, pois o lead se encontra nas fases de reconhecer uma necessidade e a busca por alternativas de produtos ou serviços. 

A Long Tail possui um alcance menor e volume de pesquisa baixo, porém a qualidade dos visitantes atraídos costuma ser melhor pois, estão mais avançados nos estágios do funil. É indicada também para empresas tem o setor de mercado segmentado, por exemplo, uma loja de roupas para gestante que tem um público com um interesse e demanda específicos. 

Ferramentas para fazer pesquisa de palavra-chave 

Atualmente existem ferramentas capazes de analisar as estratégias de marketing dos seus concorrentes. Conheça-as. 

Ubersuggest

A Ubersuggest torna o processo de avaliação e escolha de palavras-chave mais fácil por fornecer relatório com dados e sugerir outros termos relacionados que podem contribuir para a construção do seu conteúdo. 

Planejador de palavras-chave do Google Ads 

O Planejador de palavras-chave auxilia a encontrar palavras-chave para utilizar em seus artigos e campanhas de anúncio. É um recurso gratuito e permite descobrir novas palavras-chave relacionadas ao segmento da sua empresa, apresenta estimativas de pesquisas mensais e possibilita a criação de um grupo de temos para elaborar artigos com base em pesquisas detalhadas. 

KeyWord Tool

O KeyWord Tool é uma alternativa para acompanhar a frequência e o volume de pesquisa de palavras-chaves. Possui um mecanismo que gera palavras-chave de cauda longa relevantes e palavras-chave relacionadas para assunto e segmento. 

SEMrush

O SEMrush é uma plataforma de web analytics que disponibiliza dados sobre termos de busca e o posicionamento nos resultados de pesquisa do Google. Utilizado para observar dados sobre o seu site e também de concorrentes. 

Moz

A plataforma Moz é completa permite analisar termos de busca e realizar uma análise de SEO de uma página apontado os quesitos que pode ser aprimorado. Possui uma seleção com diversas funcionalidades para analisar o desemprenho de sites e as páginas. 

Google Trends

Google Trends é uma ferramenta do Google que apresenta gráficos com a frequência que determinada palavra-chave é pesquisada. É possível delimitar a análise por localização e idioma. 

Conseguiu entender sobre as palavras-chave Head Tail e Long Tail? Caso tenha restado alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo. 

Como aumentar as vendas da empresa: 5 dicas imbatíveis

Qual empreendedor não almeja aumentar as vendas da empresa? Isso é totalmente normal. Vender mais significa mais faturamento, mais participação no mercado e, mais lucro para a empresa.  

No entanto, conseguir crescer o desempenho da empresa, quase sempre é um baita desafio. 

Nem sempre os empreendedores possuem capital para aumentar sua equipe de vendas, e precisam se virar nos 30 para conseguir otimizar sua conversão, de maneira rápida e eficiente. 

Por isso, preparamos 5 dicas imbatíveis para ajudar a aumentar suas vendas, confira: 

1. Mantenha a equipe de vendas treinada e motivada

A primeira dica é: sempre investir em treinamentos e na qualificação de sua equipe de vendas. Com isso, você irá ajudá-los a corrigir seus pontos fracos e descobrir seus pontos fortes. 

Estratégias de resoluções de problemas são muito bem vindas, quando necessário contornar objeções de clientes. Também é de extrema importância certificar-se de que cada funcionário é um expert do seu produto ou serviço, assim qualquer um da empresa estará gabaritado a sanar quaisquer dúvidas de possíveis clientes. 

Fornecendo o treinamento adequado você ajudará seus funcionários a superar suas limitações, pessoais e profissionais. 

Motivações, como incentivos para aqueles que conseguem atingir a meta, benefícios exclusivos e até mesmo brindes para os funcionários de destaque, ajudam a aumentar as vendas da empresa. 

Funcionários motivados rendem mais e são capazes de gerar um melhor resultado final. 

Mas, lembre-se: mais que benefícios e brindes, o que realmente importa e faz a diferença é o reconhecimento do trabalho duro de cada colaborador. 

2. Faça Upsell e Crossell

Se você ainda não sabe o que são essas estratégias, está dormindo no ponto e perdendo oportunidades de venda. 

São técnicas de baixo custo que vão aumentar o seu faturamento. 

Upsell é uma estratégia para aumentar a taxa de vendas, que consiste em conceder uma oferta adicional assim que o cliente efetua a compra. Quando o cliente acaba de realizar uma compra, ele fica mais propenso a obter novos produtos ou a contratar novos serviços. 

Já o Crossell é uma técnica onde se recomenda a compra de um produto que completa a aquisição inicial. 

Por exemplo: 

O cliente compra um celular novo na sua loja. Após a compra você oferece a ele uma garantia estendida, que ele pode adquirir apenas com um click, sem a necessidade de adicionar os dados de pagamento novamente. Isso é Upsell

Em um outro cenário, o cliente compra um celular novo na sua loja, mas com o objetivo de gerar mais valor para ele, você oferece, antes do pagamento, produtos complementares, como uma bela capinha, uma película de tela, fones de ouvido, cabo USB, tudo por um preço acessível. Isso é Crossell

Quando aplicadas corretamente, essas técnicas podem fazer com que sua equipe de vendas conquiste resultados cada vez melhores. 

3. O seu produto ou serviço tem mais coisas além de preço

Mais que um bom custo-benefício, seu produto ou serviço precisa ter boas intenções e apresentar resultados de qualidade. 

Além do produto, é necessário vender valor. 

Sua equipe de vendas precisa trabalhar com o cliente, para conseguir posicionar, de forma única, seu produto ou serviço. Sempre transmitindo competência e experiencia para o cliente, mostrando ser capaz de oferecer soluções personalizadas para suas as necessidades. 

4. Foque em ajudar o cliente, a venda é só uma parte disso

O conceito de “foco no cliente” se resume na orientação ideal para atender às necessidades dos clientes, os surpreendendo e oferecendo soluções que superam suas expectativas. Essa dedicação leva a fidelização do cliente. 

A aquisição efetiva do produto ou serviço é apenas uma consequência, o que determina o sucesso da venda é a relação de confiança que se constrói com o cliente ao longo do processo, para isso é necessário conhecê-lo de perto e gerir essa relação de forma sistemática. 

5. Fortaleça sua presença na internet

Deixar de investir nesse ambiente é se esconder dos clientes e presentear o concorrente. O site é uma ótima solução para aumentar vendas e conquistar mais clientes. 

Tenha um site otimizado para vendas. Seja encontrado nas buscas no Google e utilize estratégias de marketing online e offline, marcando presença dos panfletos as redes sociais, para seu cliente encontrar e conhecer sua empresa, seus produtos ou serviços, seus diferenciais e poder entrar em contato com sua equipe de venda. 

Esperamos que essas dicas possam alavancar de vez o seu negócio. Compartilhe sua experiência nos comentários e até o próximo post! 

9 motivos para criar um site para sua empresa

Os tempos atuais são marcados por uma ampla utilização da tecnologia. Usamos a internet para nos comunicar, buscar informações, estudar, conseguir um emprego e… fazer compras! 

No entanto, com todo esse avanço tecnológico, muitos empresários não veem vantagens em criar um site para o seu negócio. Por isso, nós separamos 9 motivos que vão convencer qualquer um que os sites são muito mais importantes do que possam imaginar. Confira. 

Ser encontrado na internet 

Com a quantidade de informações na internet, manter a atenção em apenas uma empresa não é uma tarefa tão fácil. 

Ainda mais quando o assunto é preço. É natural que o consumidor realize inúmeras pesquisas para conseguir tirar suas dúvidas sobre o produto ou serviço que precisa e análise aqueles que oferecem um melhor custo benefício.  Por isso, não basta apenas ter um site. É necessário ter um site otimizado para que sua empresa consiga uma boa posição nos mecanismos de busca e alcance cada vez mais resultados. Para isso, é preciso colocar em prática algumas técnicas importantes de SEO para conseguir um resultado melhor no ranking dos buscadores. 

Ir além das redes sociais

Mesmo com tantas redes sociais disponíveis, os mecanismos de busca, como o Google, ainda são os primeiros lugares onde os usuários vão para procurarem o que precisam. 

Não me leve a mal, as redes sociais são uma ótima ferramenta e você deve mantê-las. Quanto mais presença online, melhor – e eu aposto que os seus atuais cliente amam a facilidade que as redes sociais podem proporcionar. Mas, como os novos clientes irão encontrar sua empresa? 

Eles, certamente, vão procurar em algum buscador por uma empresa que ofereça a melhor solução para sua necessidade. E a melhor forma de ser encontrado é ficando bem ranqueado nesses mecanismos de busca. Para isso ser possível, é necessário ter um site bem otimizado, para apresentar sua empresa ao cliente de uma maneira profissional e eficaz. 

Expandir seu negócio

Se você pretende expandir o seu negócio, precisa criar um site. 

Muitas vezes o site é o primeiro contato que seu futuro cliente terá com a empresa. É como um cartão de visita, ele mostra qual sua missão e quais os valores que sua empresa possui.  

Com um bom site você pode aumentar seu número de vendas. Como? Para garantir mais clientes, você precisa de gerar interesse neles primeiro e aumentar seu número de leads, pra isso, é preciso mais visitantes. Logo, você vai precisar ter um belo site para recebê-los e conseguir convencê-los que o seu produto ou serviço é a solução que eles buscavam. 

Sua empresa disponível 24 horas 

Com um site você está disponível para atender as necessidades do cliente quando e onde ele desejar. Poderá oferecer seu produto ou serviço a qualquer momento do dia, sem se preocupar com limitações físicas, nem com eventuais problemas do dia a dia.  

Estando online 24 horas por dia, todos os dias da semana, sua empresa consegue atingir um número bem maior de consumidores em horários diferentes. Afinal, quando o assunto é presença online, não existem feriados ou fins de semana, seu cliente pode encontrar seu produto sempre que precisar. 

Seu concorrente também pode criar um site

Provavelmente o seu concorrente já está marcando presença nos canais online! 

Por isso, é importante sempre buscar novas formas de se diferenciar e encontrar maneiras de fazer com que o usuário prefira visitar o seu site, em vez do site do seu concorrente. 

Esta é a principal razão pela qual você deve criar um site para a sua marca: sempre tentar se destacar em meio a concorrência e atrair cada vez mais clientes para sua empresa. 

Layout e funcionalidades de acordo com o que sua empresa e seus clientes precisam

Com a popularização de smartphones, é bem provável que o seu cliente passe mais tempo com o celular na mão do que em frente a uma tela de computador. Vivemos em um mundo imediatista e o celular se tornou indispensável em nossas vidas, quase como uma extensão do corpo humano. 

É por isso que sua empresa precisa criar um site funcional que atenda bem as necessidades de cada cliente, oferecendo a melhor solução possível. 

Uma ótima maneira de fazer isso, é apostar em um layout responsivo, compatível com o formato dos smartphones e outros dispositivos. Assim você pode entregar uma melhor experiencia mobile ao seu usuário. 

Transmitir segurança, credibilidade e profissionalismo

Criar um relacionamento sólido com o cliente é o segredo para qualquer negócio. 

A venda não se resume apenas no ato da finalização da compra, pelo contrário. Todo o processo de conhecer o cliente e suas necessidades é extremamente importante. É essa experiência que vai definir se o cliente de fato irá comprar aquele determinado produto. 

Ter um site bem construído, funcional, com um belo design e seguro, transmite profissionalismo e cria uma relação de confiança com o usuário. 

Afinal, uma venda só é considerada bem sucedida quando o cliente volta para realizar uma nova compra. Com um site de respeito, as chances de fidelização do seu cliente são muito maiores.  

Fortalecer marca

Como diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”, e eu imagino que não é isso que você quer para a sua empresa. Certo? 

Ter um bom site é uma maneira de garantir que a sua marca seja vista, lembrada, comentada e recomendada. O site é a ferramenta que irá assegurar sua presença online e proporcionará ao cliente o fácil acesso aos produtos ou serviços, sem processos burocráticos e com conteúdo relevantes, gerando uma experiência excepcional para o usuário.  

Gerar leads

Depois de otimizar seu site e concretizar sua presença online, é hora de direcionar o cliente para a venda. 

Transformar o seu simples visitante em um consumidor final é extremamente importante para a saúde do seu site – e do seu negócio. 

Uma boa dica de como conseguir isso é investir em um blog dentro do seu próprio site. Faça posts, regulares, sobre conteúdos relevantes para sua empresa e para seu cliente. Desse modo você aumentará o fluxo de usuários na sua página e poderá gerar oportunidades de negócio com qualidade e com quantidade. 

Quer saber mais sobre a importância de um site? Conheça nossos planos para criação de site e faça um orçamento para que possamos ajudar a sua empresa a atrair clientes. Estamos juntos nessa jornada.  

Compartilhe sua experiência nos comentários. Vamos adorar saber o que você achou. Até o próximo post! 

O DILEMA DAS REDES: 5 Lições que podemos tirar do documentário

Não seria nenhuma surpresa se você abandonasse de vez as redes sociais ou, pelo menos, restringisse o tempo que passa na internet depois de assistir ao documentário: “O Dilema da Redes”, disponível na Netflix. O filme do diretor americano Jeff Orlowski conta com a opinião de especialistas que vivenciaram de perto a ascensão das grandes empresas do Vale do Silício e faz um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre nossa vida. 

Ao mesmo tempo que é fascinante descobrir um pouco mais sobre o funcionamento das redes que tanto amamos, o filme trata de assuntos pesados e consegue ser um tanto quanto assustador. 

Para ajudar você a absorver melhor todo o conteúdo do documentário e entender todas as questões que ele aborda, separamos um conteúdo de primeira, com algumas lições importantes, que percebemos ao longo do filme. Continue a leitura e confira. 

5 lições aprendidas com o documentário

O documentário “O Dilema das Redes”, disponível na Netflix, mostra os inúmeros efeitos prejudiciais que as redes sociais exercem sobre nós. Ao olhar em volta, percebemos o quanto somos “manipulados” por esse sistema, e ouvir isso de ex-funcionários de empresas renomadas, como Google, Twitter, Facebook e Instagram, apenas reafirma nossa dependência e serve como um alerta. 

Para ajudar você a refletir sobre o assunto, abordado no documentário, e reavaliar o uso constante das redes sociais, separamos 5 lições que aprendemos com o “O Dilema das Redes”

Se somos todos viciados, pelo menos seremos viciados conscientes, certo?! Se é que tem que como… rsrs  

1. Se você não paga por um produto, você é o produto!

É estranho dizer isso, mas pode acreditar. Quando você não paga efetivamente por um produto na internet, o “produto” é você. É o chamado “capitalismo de vigilância”. 

Você já se perguntou qual a principal fonte de renda desses serviços “gratuitos”, como as redes sociais? Ao assistir ao documentário, descobrimos que é a publicidade. Mas, isso não significa que você não paga por eles. Pelo contrário, você está pagando com algo mais valioso que o dinheiro: seu tempo e as suas informações pessoais. 

É possível analisar seu comportamento, gostos e informações como, idade, sexo, localização e outros inúmeros detalhes sobre sua vida. A cada interação em alguma dessas plataformas, deixamos um rastro, possibilitando que as redes façam uma segmentação de todos os usuários, oferecendo aos seus anunciantes um público-alvo preciso, com base em sua rotina e gostos. 

Em resumo: Toda publicidade que aparece para você, definitivamente, não é aleatória. Se está no seu feed, é porque você faz parte do público-alvo desta campanha. 

2. Fake News se espalham 16x mais rápido

Uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) prova que Fake News se espalham 16 vezes mais rápido do que uma notícia verdadeira no Twitter. De acordo com a pesquisa, “ao analisarmos a dinâmica de difusão de rumores, descobrimos que os falsos se difundiram, mais rápido, mais profundamente e mais amplamente do que os verdadeiros”. 

Isso acontece porque as pessoas tendem a compartilhar mais informações “inusitadas” ou aparentemente inéditas. O fator “novidade” é muito influente no meio digital e isso mostra que as mídias têm poder de manipular eventos, opiniões e podem até mesmo, influenciar eleições, como é mostrado no documentário. 

3. As redes sociais criaram uma geração deprimida e ansiosa

Essa é uma das lições mais assustadoras. Preparados? 

O pesquisador Jonathan Haidt, PHD em psicologia social, relaciona o aumento dos índices de suicídio entre adolescentes com o uso frequente das redes sociais. 

No documentário é levantando o seguinte questionamento: quando o assunto é televisão, tudo é regulamentado. Mas, na internet, você está exposto à diversas propagandas a todo momento. Será que isso nos faz bem? 

Além de toda publicidade, nas redes sociais, também estamos em contato com centenas de milhões de usuários, que postam somente sucesso e felicidade – afinal, quase ninguém publica quando algo não sai como o planejado ou quando está triste, por exemplo.  

O contato com essa ostentação de alegria e perfeição afeta nossa percepção de autoimagem. E assim, começamos a enxergar apenas defeitos, tanto físicos, quanto relacionados à status e posses. Essa constante comparação pode gerar nos adolescentes um receio de encarar riscos e um isolamento social, que com o tempo desencadeia transtornos mentais como, depressão e ansiedade. 

4. Reconhecemos o perigo das redes, mas não admitimos o vício

Já se perguntou por que passamos tanto tempo nas redes sociais, apenas rolando o feed? No documentário, um menino pensa que fica apenas de 20 a 30 minutos na rede, mas quando vê o tempo de atividade, nota que ficou 6 horas no Instagram, por semana. 

Por que isso acontece? Mesmo tendo noção do uso excessivo, é difícil parar de usar as redes sociais.  Navegar e estar conectado se torna um vício e diminuir o tempo de atividade é complicado, pois essa redução causa uma queda de dopamina, o hormônio da recompensa que influencia o nosso humor e emoções. 

Parece loucura, né? Como uma rede social consegue toda essa influência sobre nós? Mas, isso é real e está cada vez mais presente no nosso dia a dia. 

As pessoas não admitem o vício, acham que estão no controle. No entanto, é nítido a resistência para assumir que há uma dependência de estar conectado online, e isso é preocupante. 

5. O algoritmo não trabalha a favor dos usuários

Por fim, as pessoas insistem em acreditar que o algoritmo trabalha a favor delas. Mas, a verdade é que ele trabalha a favor dos anunciantes. 

Os usuários são vistos apenas como produtos leiloados para os anunciantes que mais têm mais a ver com eles e seus interesses. Além disso, o algoritmo trabalha coletando “ruídos de interesse”, manipulando e cruzando esse rastro, entre marcas e pessoas. 

Para a rede social, as pessoas são apenas uma conta e um número de localização. Ou seja, são tratadas como mercadoria de troca. 

Recomendamos esses filmes e séries

Se você gostou do tema do documentário “O Dilema das Redes” e está procurando outros filmes no mesmo estilo, que nos estimulam a pensar quais são os limites referentes às redes sociais e a tecnologia, temos algumas recomendações para você. 

– A rede social: O filme conta a história de ninguém mais, ninguém menos, que Mark Zuckerberg, o criador da maior rede social do mundo, o Facebook. No filme, depois de se tornar o mais jovem bilionário da história, Zuckerberg precisa lidar com algumas complicações legais e pessoais. 

 
– AnonO longa se passa em um futuro em que a tecnologia tornou a privacidade uma ideia obsoleta. Ao decorrer da trama, um detetive tenta investigar um serial Killer que foi deletado de todas as imagens em arquivo. 

– Black MirrorEssa serie é de dar o que falar. Abordando o gênero de ficção cientifica e focada em temas obscuros e satíricos que examinam a sociedade moderna, em especial as consequências imprevistas das novas tecnologias, Black Mirror é um sucesso mundial, que nos deixa com a pulga atrás da orelha ao final de cada episódio. 

Separamos alguns episódios da série que ilustram bem as questões levantadas no documentário: 

Nosedive (1º episódio da 3ª temporada): Uma mulher desesperada para ser notada nas mídias sociais acha que tirou a sorte grande ao ser convidada para um casamento luxuoso, mas nem tudo sai como o planejado. 

Arkangel (2º episódio da 4ª temporada): Preocupada com a segurança da filha, uma mulher recorre a um dispositivo de última geração para monitorar sua localização e muitas outras coisas. 

Hang The DJ (4º episódio da 4ª temporada): Este aplicativo não só forma casais como prevê a data de validade da relação. Unidos pelo sistema, dois jovens decidem questionar sua lógica. 

Ficou curioso para ver o documentário na íntegra? Então não perca tempo. No pior dos casos, você só fica sabendo o que já sabe, somos todos viciados – fazer o que? É um mal necessário. Mas, no melhor dos casos, você começa a ver as redes sociais com um olhar mais crítico e, com um pouco de esforço e dedicação, pode até conseguir reduzir o tempo que gasta rolando seu feed.  

Estamos curiosos para saber sua opinião sobre todas essas lições. Compartilhe nos comentários qual foi sua experiencia com o documentário e até o próximo post! 

Os 7 melhores investimentos para atrair clientes

Os melhores investimentos para atrair clientes

O Brasil fechou o ano de 2020 como o maior número de empreendedores da sua história. O que significa que atrair clientes tem se tornado uma tarefa cada vez mais competitiva. 

Por isso, já não basta oferecer o melhor custo-benefício para conquistar novos consumidores. É preciso investir na experiência de compra e em um posicionamento estratégico de mercado.

Quer saber como o seu negócio pode se destacar entre a concorrência? Então, continue a leitura. No blog de hoje, vamos revelar os 7 melhores investimentos para atrair clientes para a sua empresa!

Descubra a sua persona

Provavelmente você já ouviu dizer que quem tenta falar com todo mundo, acaba não sendo ouvido por ninguém. Infelizmente — ou não —, este é um fato. E vale também para o mundo dos negócios.

De maneira geral, a persona é um personagem semi fictício que representa o cliente ideal de uma marca. Ou seja, aquela pessoa que tem tudo a ver com a sua empresa e que seria um consumidor fiel ao seu negócio.

Apesar deste ser um conceito do marketing digital, a verdade é que quanto mais definido for o seu público, mais próxima e assertiva será a sua comunicação com ele on e off-line. Logo, mais fácil será criar um relacionamento de confiança e transformar esta pessoa em um cliente. 

Tenha uma identidade visual

A identidade visual é a primeira impressão que as pessoas têm do seu negócio. Por isso, ter uma identidade bem definida é fundamental para atrair clientes. Desde o logotipo e cores principais, até o design do próprio estabelecimento.

Especificamente aplicada ao ponto de venda, esta estratégia pode ser entendida como Visual Merchandising. Que é a composição de estratégias de comunicação visual, marketing, arquitetura e design de interiores para valorizar os produtos e a própria marca e estimular os clientes a fecharem a compra.

Além disso, esta identidade também poderá ser aproveitada em toda a estratégia de marketing on e off-line da sua empresa. Como em posts de redes sociais e materiais gráficos. 

O mais importante é que este alinhamento visual demonstra, acima de tudo, profissionalismo e credibilidade. Dessa forma, é um grande diferencial para se destacar no mercado.

Ofereça um atendimento de excelência

Tão importante quanto atrair clientes, é garantir que eles possam voltar a fazer negócio com você. E, para isso, é essencial investir em um atendimento que seja referência em qualidade.

Para garantir que a sua equipe esteja preparada para oferecer este suporte, uma boa opção é investir em treinamentos e capacitações voltadas para o relacionamento com o público

Vale lembrar que, ao contrário do que dizem, o cliente nem sempre tem a razão. Mas, é importante que, ainda assim, a sua empresa possa oferecer o melhor atendimento possível para que as pessoas possam ficar satisfeitas com o seu negócio. Mesmo que não cheguem a finalizar a compra.

Aposte no marketing de referência

Com certeza você já se interessou por algum produto ou serviço recomendado por uma pessoa próxima, certo? E você não foi o único! Na verdade, grande parte das pessoas preferem consumir por meio de indicações.

Por isso, nem só de influenciadores digitais pode viver o marketing do seu negócio. O marketing de referência é uma estratégia que se baseia na indicação do seu produto por parte dos próprios clientes para amigos ou familiares.

Para isso, além do atendimento de excelência, aposte em uma boa experiência de compra e em um programa de vantagens em troca de indicações.

Crie um programa de fidelidade

Como vimos, para atrair clientes é importante criar uma espécie de relacionamento com o seu público-alvo. E, como qualquer relacionamento, este também deve ser uma via de mão dupla. Afinal, se o seu cliente te ajuda a crescer, por que não oferecer a ele um reconhecimento por esta parceria?

Geralmente, a melhor maneira de fazer esta oferta é a partir de um programa de fidelidade. Que é uma estratégia para fidelizar consumidores por meio de prêmios, sorteios ou acúmulo de pontos que podem ser trocados por outros itens.

Esta é uma forma de fazer com que o cliente se sinta reconhecido pela empresa. E, principalmente, que sinta o desejo de manter este relacionamento a longo prazo. Mas, além disso, esta também é uma das principais ferramentas para atrair novos clientes interessados por estas vantagens.

Faça promoções

Se um programa de fidelidade é uma estratégia eficiente para atrair clientes, as promoções são tanto quanto — ou mais. Isto porque elas oferecem uma proposta de benefício rápido. O que chama a atenção de consumidores mais imediatistas.

Uma boa estratégia para isso é oferecer promoções para a primeira compra. Assim, você incentiva ainda mais o possível cliente a dar o primeiro passo para conhecer o seu produto ou serviço.

Outras oportunidades imperdíveis para se destacar com promoções é nas datas sazonais. As mais comuns são: natal, dia das mães e dia dos pais, por exemplo. Entretanto, o melhor momento para a sua empresa precisa ser aquele que tenha alguma relação com o serviço que você oferece.

? Para todos os negócios: Como usar o marketing na Black Friday para aumentar as vendas?

Tenha um planejamento de marketing digital

Mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas à internet no mundo inteiro. Investir no digital já não é mais uma opção para se tornar mais competitivo. Mas, uma realidade essencial para conseguir se manter no mercado.

E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing digital não se limita às redes sociais. Embora este seja um importante canal para se aproximar do público, esta estratégia isolada não irá gerar um grande impacto para o seu negócio.

Para atrair clientes e garantir resultados efetivos — e lucrativos — é necessário ter um planejamento de marketing digital com estratégias integradas e personalizadas para o seu negócio.

Então, não fique atrás da concorrência! Fale com um especialista da Agência Contato e saiba como atrair mais clientes por meio de um plano de marketing digital que vai decolar os resultados da sua empresa! ?

11 exemplos de memes com nomes engraçados que aumentaram o engajamento de negócios

É fato de quando vídeo comerciais, como o do salão da Cabeleleila Leila, estouram, a repercussão midiática e engajamento neles aumentam. Isso porque, os memes com nomes engraçados se tornaram um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Dessa forma, muitos internautas tentaram imitar o anúncio por parecer um trava-língua. Mas, você sabia que isso se trata de uma estratégia de marketing viral que estimula o engajamento do público?  

Não é à toa que brincam que o brasileiro já nasce formado em publicidade, graças a criatividade para inventar memes de nomes engraçados para o alcance de público nos mais variados tipos de empreendimentos.

Sendo assim, selecionamos aqui os 11 melhores, ou pelo menos, os mais peculiares memes com nomes engraçados para você ver mais sobre como eles ajudam na divulgação de um negócio independente de sua área. Acompanhe abaixo. 



Os memes com nomes engraçados que impulsionaram negócios

Acompanhe a leitura do artigo e veja mais sobre quais são os 11 melhores memes com nomes engraçados que impulsionaram negócios

1. Cabeleleila Leila

Se você possui um aparelho com acesso à internet, com certeza assistiu ao vídeo comercial de um certo salão que bombou na web. A propaganda possui um anúncio que parece mais um trava-língua. 

” Cabeleleila Leila: cabelos, unhas, hidratação e unha. Cabeleleila Leila: venha fazer suas unhas, seus cabelos, e até mesmo hidratar suas madeixas de cabelo conosco” esse é parte do script da propaganda e muitos internautas se divertiram tentando repetir sua fala, o que resultou em paródias e risadas. 



Leila e seu sobrinho, Luiz Cláudio conquistaram toda a web com simpatia e humildade. O esperado, devido à grande repercussão online, era de que o salão estivesse o mais rápido possível e recebendo uma boa demanda de clientes. No entanto, foi uma surpresa quando veio a conhecimento do público, que o salão não existe. 

O comercial do salão é uma brincadeira do espetáculo “Sterblitch não tem um talk show: o talk show”, feito pelo humorista Eduardo Sterblitch, conhecido por suas participações no programa Pânico na TV. A ideia do talk show, que estreou em junho no aplicativo Globoplay, era criticar de forma irônica os comediantes adeptos a esse formato de apresentação. Com isso, uma série de propagandas engraçadas foram elaboradas para passar nos intervalos. O anúncio da Cabeleleila Leila foi um deles. 



2. SobranSheila

A proprietária desse estabelecimento fez a fusão do serviço que oferece com o próprio nome. Precisando fazer a SobranSheila? Fala com a Sheila. 



3. Outbeth 

Esse comerciante realizou um trocadilho entre a marca Outback e o termo “bathroom”, que significa banheiro em inglês. Mais chique que ir no toalete, só dizer que vai ao outbeth.  



4. Wesley Salgadão

Não há dúvidas que o Wesley Salgadão oferece grandes salgados por um precinho camarada. O nome da lanchonete faz referência ao cantor de forró Wesley Safadão. 



5. Épou

Essa loja de celulares criou seu nome brincando com a fonética da Apple e no lugar da maçã clássica, adotou uma pera mordida. Quer trocar de celular? Vai na Épou! 



6. Hugo Chaves 

Esse chaveiro homenageou o governante da Venezuela, Hugo Chávez ao combinar o nome dele com o serviço que oferece. 



7. Corta pra Mim

O salão faz uso do bordão “Corta pra mim” do apresentador Marcelo Rezende em seu nome e como forma de oferecer seus serviços. 



8. Tô no trabalho

Chega de mentir para sua esposa falando que tá no trabalho enquanto, na verdade, está no bar com os amigos tomando aquela cerveja gelada. Sendo assim, esse estabelecimento dá fundo de verdade para sua mentirinha. 



9. Churrasic Park

Os dinossauros foram extintos e algo me diz, que o dono desse carrinho de churrasco sabe o motivo. Dessa forma, vai um churrasquinho de dinossauro, aí? 



10. Pobr’s

O Pobr’s é uma lanchonete que possui a logo inspirada na estética e escrita do Bob’s. Além disso, ela oferece aquele sanduba que cabe no seu bolso. 



11. Senhor dos Pastéis

O Senhor dos Pastéis é autoridade no assunto quando se trata de pastéis. E se bobear, enquanto seu lanche é preparado, dá para bater um papo sobre a franquia de filmes Senhor dos Anéis. Isso que é diferencial competitivo! 



Marketing Viral na escolha do nome

Entenda mais sobre o marketing viral e como os memes com nomes engraçados ajudam na sua viralização

O Marketing viral consiste em todo material e campanha publicitária planejado para produzir divulgação de uma marca, produto ou serviço por meio do compartilhamento do público. Esse tipo de ação tem baixo custo de execução em comparação às mídias tradicionais. Além disso, a sua divulgação acontece quando os usuários recebem a mídia e enviam ou marcam outras pessoas. O conteúdo viraliza por explorar a conexão entre os usuários

Essa estratégia é pensada de acordo com comportamento humano. Costuma ser relacionada aos fatores culturais e outras tendências, como músicas, piadas e memes. Essas histórias são utilizadas com teor engraçado aplicado ao marketing e assim, ocorre uma propagação rápida por redes sociais.  

Apesar dos maravilhosos resultados da técnica de marketing viral, não é uma missão fácil criar uma campanha que se espalhe com tanto alcance. É preciso acompanhar tendências e ter como aliado um profissional de comunicação que possua conhecimento aprofundado sobre comportamento humano, criatividade e que pense rápido. A âncora dessa estratégia, normalmente, é algo do momento. Por isso, ela precisa ser feita no timing enquanto o meme, música ou história está em alta. 

A criatividade dos brasileiros na criação de nomes para negócios surpreende, como mostrado no início deste artigo. Eles utilizam trocadilhos que envolvem o tipo de serviço ou produto oferecido, juntamente com o nome do empreendedor. Também criam nomes que fazem referência a grandes marcas, artistas, desenhos, seriados e filmes.



Afinal, ao escolher um meme com nome engraçado, meu alcance aumenta na escolha do público?

Os empreendimentos brasileiros que adotam trocadilhos e referências baseados no repertório cultural são, em geral, microempresas em áreas residenciais e, muitas vezes, um comércio informal e popular. O público desses negócios consiste em moradores da região e familiares dos proprietários.  

Dessa forma, apesar de fugir dos padrões tradicionais para nomenclatura, usar um nome descontraído e com referência não prejudica seu negócio, desde que seja alinhado ao público que deseja atender. 

Sendo assim, esperamos que esse artigo tenha ensinado sobre marketing viral e proporcionado umas boas risadas com os memes. Conhece alguma empresa que possui nome com a famosa criatividade brasileira? Compartilhe nos comentários. 

Site fora do ar: O que fazer para resolver?

Durante a navegação na internet poucas cosas são tão frustrantes quanto se deparar com um site fora do ar. Os usuários esperam que no mundo virtual tudo funcione 24 horas por dia e ter uma página se funcionar pode ser péssimo para reputação de uma empresa.

Mas problemas acontecem a todo o momento e podem acarretar o mal funcionamento do seu website, este mal funcionamento pode resultar na perda de leads e vendas diretas ou seja: prejuízo.

Hoje queremos falar diretamente com quem tem um site e quer garantir que ele esteja sempre disponível. Se você é uma dessas pessoas, desfrute do nosso conteúdo a seguir.

Será que o problema está no site ou na sua conexão?

Verifique sua conexão

Esta primeira ação pode ser um pouco óbvia, mas acredite, pode sim acontecer e é importante descartar a possibilidade de estar com algum problema com a sua conexão de internet. Tente acessar outros sites e meça a sua velocidade por meio de algum velocímetro, o próprio Google possui um medidor de velocidade gratuito.

Cache do navegador

Cache é uma área de armazenamento de dados, nela são guardadas informações para um acesso futuro mais rápido, ajudando a poupar o seu hardware. Quando você tenta acessar muitas vezes um site com problemas, esse problema ficará salvo em seu computador e depois que ele for solucionado, quando você tentar acessar novamente o seu navegador irá abrir a imagem salva no cache, ou seja, estará com o erro e fará parecer que o site está fora do ar.

Para evitar isso, limpe sempre o cache do seu navegador ou tente acessar o site em questão em uma aba anônima.

Problema de rota

Se você nunca ouviu falar de “rota”, ela funciona da seguinte maneira: quando você tenta acessar um site, esse pedido irá sair do seu computador e vai passar por diversas operadoras, até chegar ao destino final onde o site está hospedado. Se houver algum problema em algum lugar nesta rota, o site pode parecer que está fora do ar. No entanto, qualquer pessoa fora desta conexão poderá acessar a página de destino normalmente.

O que causa a queda de um site?

Problemas com o servidor

É muito comum que falhas rápidas aconteçam nos servidores físicos e virtuais e isso pode causar a queda dos sites que estão hospedados neles. Sempre entre em contato com o suporte da sua empresa de hospedagem.

Ataque de hackers/DDoS

Os tão temidos hackers não precisam de uma motivação concreta para atacarem o seu site, Muitas vezes sua página pode ser atacada apenas por ser fácil de ser hackeada. Já o ataque DDoS é quando acontece uma tentativa em massa de acessos a um site por meio de computadores “zumbis”, isso pode sobrecarregar o servidor, assim ele não consegue dar conta de tantos acessos e seu site fica fora do ar.

Domínio expirado

Você lembra quando foi a última vez que renovou o domínio do seu site?

Pois é, um site fora do ar por conta de um domínio expirado é muito comum. A compra e renovação de domínios acontecem em períodos anuais e isso pode causar certo esquecimento. É bem verdade que as empresas de registram avisam com antecedência quando o seu domínio precisa ser renovado, mas você precisa manter o seu cadastro sempre atualizado.

Não fazer o pagamento de renovação do domínio gera o congelamento do mesmo. Após os 30 dias de domínio congelado, ele será disponibilizado publicamente mais uma vez e outra pessoa pode realizar o registro.

Erros na programação do site

Se seu site foi escrito com a linguagem PHP, existem alguns erros de programação que podem fazer com que a sua as páginas não sejam carregadas, deixando o site fora do ar. Mas para esses erros acontecerem é preciso que alguma alteração no código fonte tenha sido realizada para que o erro aconteça.

Quais as consequências de um site estar fora do ar?

Agora chegou a hora de falarmos o que pode acontecer se porventura o seu site ficar fora do ar…

Você está dando clientes para a concorrência

Não realizar negócios é maior consequência do seu site fora do ar. Já imaginou se o seu cliente tenta acessar a sua página e não consegue? Ele pode estar apenas procurando o seu telefone, e-mail ou alguma outra maneira de entrar em conato com você e sem obter o que procura, ele provavelmente irá atrás da sua concorrência.

Ter um site fora do ar pode causar uma mancha na reputação da sua empresa. Seus clientes podem se frustrarem. Muitas pessoas dificilmente podem retornar para vê-lo funcionando, gerando uma reputação negativa.

Queda do posicionamento no Google

Sim, todo aquele trabalho para deixar o SEO do seu site impecável pode ir por água abaixo. Em um de nossos blogs já falamos na importância do SEO e de se manter bem posicionado nas pesquisas do Google.

O fato é que um dos fatores de rankeamento é a velocidade de carregamento do seu site (Colocar link do site lento), aqui também é considerado se o seu site passa muito tempo fora do ar, fazendo a sua página ficar em posições cada vez mais baixas.

Equipe inoperante

Se o seu negócio depende que seu sistema esteja online, o seu site ficar indisponível significa que parte da sua equipe pode ficar pausada sem conseguir trabalhar. Isso é uma realidade para empresas que possuem suporte ao seu cliente diretamente através do seu site.

Perder vendas

Para falarmos a verdade, tudo o que citamos até aqui causa a queda na sua receita, alguns indiretamente e outros diretamente, no caso de um e-commerce. Se o seu negócio for uma loja virtual, o site fora do ar é um verdadeiro pesadelo. Isso significa que você está perdendo vendas e irá impactar diretamente no seu faturamento.

Como resolver o problema?

Identifique o problema

A primeira coisa a se fazer é não entrar em desespero. Só então você pode iniciar a investigação para entender por qual motivo o seu site está fora do ar. Cerifique-se de que o seu problema não é um dos que já falamos anteriormente, como a sua conexão com a internet.

Em seguida, use uma ferramenta de verificação externa. Ela irá identificar se o seu site está realmente no ar. Três delas são:

https://downforeveryoneorjustme.com/
http://currentlydown.com/
https://www.isitdownrightnow.com/

Depois de ter certeza que o seu site está fora do ar, entre em contato com a sua hospedagem. Ela ajudará a resolver o problema, caso ele esteja relacionado ao serviço prestado.

Corrija o Problema

O suporte da sua hospedagem será de grande importância neste momento. Ela pode apontar o real motivo que fez o seu site ficar fora do ar e existem medidas de correção que só o serviço contratado poderá realizar.

Um bom exemplo é no caso de um ataque DDoS, o suporte do seu serviço de hospedagem pode bloquear os IPs que originaram o ataque.

Tome providências para isso não acontecer novamente

É preciso identificar as chances que este acontecimento tem de acontecer novamente e o que a sua hospedagem oferece como medida de segurança. Ter uma hospedagem de qualidade confiança é essencial para o seu site, busque utilizar um serviço com boas referências e se preciso mude para um serviço mais estável e potente.

Como evitar que o site fique fora do ar?

Existem ações de prevenção que estão ao seu alcance.

Tenha um site otimizado

Ter uma página que demora a carregar não ajuda em nada e isso pode ser a causa da sobrecarga do seu servidor. Por isso ter um site otimizado é tão importante e sobre isso já demos informações muito valiosas neste post (linkar mais uma vez o post do Gabriel).

Conheça o desempenho do seu site com o Page Speed Insights.

Invista na segurança do seu site

A segurança do seu site é extremamente importante. Neste caso, utilize senhas fortes, programas de antivírus e tudo o que for nesse sentido pode ajudar.

Conheça o desempenho do seu site com o Page Speed Insights.

Escolha uma hospedagem de qualidade para ter estabilidade

Como já falamos anteriormente, ter um serviço de hospedagem confiável é essencial. Sem ela, nem o melhor trabalho que você realizar em todos os outros serviços irá resolver.

Busque uma hospedagem reconhecida e que seja ideal para o seu tipo de site, só assim você poderá ficar um pouco mais descansado e sem preocupação.

Manter o site da sua empresa funcionando corretamente pode não ser o mais simples dos trabalhos, mas certamente é muito recompensador e o seu negócio só tem a ganhar. Esperamos que você tenha aproveitado todas as nossas dicas e esteja preparado para resolver este problema.

Compartilhe este conteúdo e continue acessando o nosso blog pra mais conteúdos como este.

A Importância da Buyer Persona e Brand Persona – Estudo de caso

Todo negócio deve diariamente aperfeiçoar a sua maneira de atingir o seu público e para isso existem inúmeras ferramentas e estratégias, mas existe alguns primeiros passos e entre eles estão as personas que abordaremos neste artigo.

A persona é considerada indispensável para qualquer estratégia de sucesso, ela é a base do marketing digital da sua empresa.

O primeiro conceito de persona surgiu em 1996, em um artigo de Alan Cooper, considerado o pai das personas. Hoje o conceito inicial possui muitos outros desdobramentos, a teoria foi crescendo e por isso, temos muito assunto para abordar nesse texto.

Continue com a gente até o fim e conheça tudo o que você precisa saber sobre buyer persona e brand persona.

O que é persona?

Persona nada mais é do que um perfil fictício com características pessoais para uma representação. Quando criadas, elas ajudam o a sua marca a entender melhor que é o seu cliente e qual a necessidade dele, por exemplo.

Por meio das personas é que podemos montar estratégias inteiras de marketing digital, além de direcionar esforços e fazer com que eles sejam mais assertivos. Você entenderá melhor o conceito de persona a seguir, quando explicarmos o que é Brand e Buyer Personas.

Brand Persona

Sabe aqueles anúncios cheios de estilos que exaltam conceitos das marcas, causas defendidas e não falam sobre nenhum produto ou serviço? Este é um exemplo de Brand Content. Assista ao vídeo “Os últimos desejos da Kombi” produzido pela Volkswagen para se despedir da Kombi.

Analisando o vídeo vemos que a a montadora alemã não deseja vender nenhum produto, pelo contrário, o seu produto em questão foi parado de produzir e deixou órfãos inúmeros amantes da Kombi. Este é um esforço que mostra que a marca entende e conhece o seu público, criando esta ação para reafirmar isto.

De presente ainda temos a criação de uma persona. A Volkswagen transformou a Kombi em um personagem real com emoções, desejos e bom humor. Esta ainda não é uma brand persona, mas você vai entender onde queremos chegar.

A Brand Persona da sua marca nada mais é do que a personificação dos seus conceitos, do que ela acredita, a sua missão tudo aquilo que ela deseja realizar. A atitude e personalidade podem ser consideradas os traços mais importantes de uma pessoa e com a sua marca não é diferente.

Criar a Brand persona da sua empresa pode ter um processo parecido com o que foi realizado pela Volkswagen com a Kombi. Esta é uma maneira de criar empatia com o seu público, conversar com ele e mostrar no que a sua empresa acredita.

Você pode criar um documento e contar a história da sua empresa como se ela fosse uma personagem. Relembre cada detalhe importante, a escolha do nome, criação da logo e ao decorrer perceba o quanto ela irá se assemelhar a uma pessoa. Logo depois defina os seguintes pontos:

  • Tom de voz
  • Constelação semântica (grupo de palavras que se repetem)
  • Gírias
  • Formas de argumentar
  • Referências que ela usa ao falar
  • Citações e autores que ela admira
  • Gírias e regionalismos

Estes serão os pontos que estarão presentes na comunicação da sua marca com o seu público, sempre que necessário releia o documento que você criou e siga estas diretrizes.

Buyer Persona

É muito simples: se a Brand persona é a “personificação” da sua empresa, a Buyer persona é a representação do seu cliente ideal.

No processo de criação da sua Buyer persona você irá descrever com detalhes o seu comprador, a pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço. Quando falamos “com detalhes”, é com detalhes mesmo!

Veja alguns dos pontos que devem ser abordados na criação da sua Buyer persona:

  • Idade;
  • Cargo;
  • Hábitos;
  • Frustrações;
  • Desafios;
  • Crenças;
  • Hobbies;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Quais mídias preferem;
  • Quem os influencia;
  • Quais tecnologias usa;
  • Onde busca informação;
  • Critérios de decisão na hora da compra;
  • Momento da jornada de compra em que se encontra.

A sua marca só pode ter uma Brand persona, caso contrário ela seria diagnosticada com bipolaridade. Mas você pode sim ter duas ou mais Buyers personas e o que determinará isso é a sua estratégia de comunicação.

É óbvio que o mesmo produto não agradará a gregos e troianos, mas ele pode sim agradar vários perfis de pessoas e estes perfis devem ser representados por Buyers personas. O indicado é que a sua marca tenha até 5 perfis realmente relevantes para o seu negócio.

Na hora de criar uma Buyer persona é preciso fazer perguntas de caráter demográfico e pessoal, especificar qual tipo de conteúdo ela consome e o que elas esperam da sua empresa.

Buyer Persona é a mesma coisa que público-alvo?

De maneira geral, a representação de público-alvo é bem mais ampla que do que a Buyer persona.

É importante entender que a definição de público-alvo vem antes da definição do seu cliente ideal. O público-alvo não fornece informações e dados suficientes para a criação de uma estratégia eficiente de marketing digital.

Na hora de diferenciar, imagine que o seu público-alvo são pessoas que podem querer o seu produto. Já a sua Buyer persona é o seu consumidor ideal.

Como o Magazine Luiza melhorou seu marketing com a definição de personas?

Sem dúvida alguma, esta é a Brand Persona mais famosa do Brasil. A Lu (Brand Persona do Magazine Luiza) é uma estratégia genial que saiu do âmbito empresarial e de planejamento e tomou a forma de um mascote.

A Lu ganhou uma representação em 3D e está presente nas campanhas de tv e internet, em todos os canais ela é peça chave para a comunicação do Magalu. Ela foi inspirada na Luiza Trajano, fundadora da rede de lojas e está sempre pronta para solucionar todas as dúvidas de clientes e seguidores.

Para entender melhor, assista ao vídeo:

A personagem possui todos os pilares da empresa e é o maior sucesso nas redes sociais. Outro ponto que vale lembrar é quanto a estratégia de Buyer persona também é muito bem elaborada. Além de ser uma das maiores redes de lojas do país, o Magazine Luiza possui também um dos maiores ecommerces. Logo, para todo esse sucesso é preciso ter Buyers personas muito bem definidas e conversar diretamente com o público ideal.

Estudo de caso LiuGong Latin America

A LiuGong Latin America é cliente da Agência Contato há vários anos e um dos serviços que prestamos é a Gestão de Redes Sociais. Queremos usar este cliente como exemplo para demonstrar como utilizamos a Estratégia de Personas com ele.

A marca

Por mais de 60 anos, a LiuGong Machinery Corporation tem sido líder no setor de produção de equipamentos para construção civil na China. A partir da construção da primeira carregadeira de rodas moderna do país, a LiuGong vem evoluindo e se consolidando como uma das empresas globais de equipamentos de construção com o mais rápido crescimento no mundo, oferecendo uma linha completa de máquinas intuitivas para trabalhos pesados a proprietários de equipamentos de construção civil que são constantemente desafiados a fazer mais com menos. 

Hoje, com atuação nos cinco continentes, o mercado externo responde por 30% das vendas da multinacional, com a meta de chegar a 40% em 2020. O gráfico de crescimento tem se acentuado. Nos últimos dois anos, a LiuGong figura entre as 3 empresas de maquinário pesado que mais cresceram no ranking mundial de fabricantes.

Agora que você conhece um pouco melhor sobre a marca, falaremos sobre as personas.

Brand persona

A Brand persona da LiuGong Latin America precisa demonstrar a força dos seus equipamentos e abordar termos técnicos que demonstram a autoridade da marca no assunto. Estas são as características da Brand persona da marca:

  • Tom de voz: Técnico e informativo
  • Constelação semântica: Força, produtividade e trabalho pesado.
  • Gírias: Aquelas usadas pelo público-alvo. EX: Top.
  • Formas de argumentar: Falar dos atributos de cada equipamento e as conquistas da marca.
  • Gírias e regionalismos: Evitamos utilizar regionalismos, pois a sua abrangência é em toda a américa latina.

Estas características estarão presente em todos os postos de contato da LiuGong com o seu público, isso ajuda a criar a personalidade da marca e uma coerência em todos os materiais criados para a empresa.

Buyer persona

Na LiuGong Latin America trabalhamos basicamente com duas personas. A primeira são donos de empresas que trabalham com máquinas pesadas e operadores de máquinas pesadas, que também são ouvidos por seus patrões na hora da decisão de compra de um novo maquinário.

Esta divisão inclusive nos guia em quais redes sociais atuamos.

Persona 1

Jorge, 30 anos: casado, é o gestor de uma empresa de mineração, tem um perfil analítico e focado em números, que conhecer inovações que podem melhor o desempenho de sua empresa.

Para ele é importante investir em equipamentos de bom desempenho, que justifique o seu custo e traga verdadeiras melhorias para os processos da empresa. Além de usar o Facebook e Instagram, ele possui um perfil profissional no LinkedIn onde prefere agrupar todos os seus interesses profissionais.

Para esta persona, a LiuGong trará publicações com a pelos mais racionais e que destacam a economia e desempenho de seu equipamento. Informações sobre o mercado e organização interna da empresa também são oferecidas para que o Jorge conheça melhor a marca e como ela se destaca no mercado.

Persona 2

Flávio, 28 anos: não tem formação superior e trabalha como operador de máquinas em uma empresa de construção civil. É casado, tem dois filhos e vive com a família.

Desde criança, Flávio sonhava em ser operador de máquinas e trabalhar diariamente com estas grandes máquinas. Ele está presente no Facebook e Instagram para se relacionar com amigos, participa de grupos e segue perfis que falam sobre maquinário pesado. Sua motivação profissional é ter contato os lançamentos das grandes marcas.

A LiuGong vai trazer para o Flávio informações importantes sobre o seu maquinário, benefícios que as máquinas oferecem ao operador, além de falar de assuntos que ele julga importante e fazer publicações e promoções para a sua interação.

Esperamos que você tenha entendido os conceitos de Brand e Buyer personas e a importância delas para a sua marca. A equipe da Agência Contato está à disposição para você e sua empresa com soluções estratégicas para o seu negócio.

Continue acompanhando o nosso blog e entre em contato conosco para solicitar a sua proposta de serviço.