Veja a retrospectiva do Marketing Digital em 2020

Finalmente, 2020 está chegando ao fim e temos certeza que pouquíssima gente sentirá saudade. Quem diria que nada sairia como planejado? Pandemia, crise, perdas. Muitos foram para o home office, outros tiveram que aprender a usar a máscara por horas e horas para continuar trabalhando. Absolutamente tudo está diferente e nós ainda estamos aprendendo a lidar com tantas mudanças. 

Sem mais delongas, trouxemos os principais acontecimentos do Marketing Digital na nossa retrospectiva de 2020. Rufem os tambores, vamos começar!  

Pandemia: o precursor das mudanças do ano 

Logo nos primeiros dias do ano já escutamos sobre um vírus lá do outro lado do mundo: o coronavírus. Muitas pessoas duvidaram que ele chegaria até o nosso país, outros já ficaram aflitos. A situação ficou incontrolável e tivemos que fazer escolhas totalmente inesperadas. 

Na Agência Contato, adotamos o home office pela primeira vez. Em poucos dias, mergulhamos de cabeça no trabalho remoto, algo totalmente desconhecido por nós. Felizmente, deu tudo certo. 

Além do home office, outra necessidade cresceu muito este ano: o marketing digital.  

Com todo mundo em casa, trabalhando remotamente, sem sair pelas ruas, o ambiente virtual foi a melhor escolha que empreendedores podiam fazer para continuar vendendo e conquistar mais clientes. Vários perfis foram criados e aqueles que estavam empoeirados pelo desuso voltaram a ser utilizados. 

Março 

Aumento de Lives 

O isolamento social fez o número de lives aumentar exponencialmente. Era praticamente impossível não ter uma live durante a noite. Diversos músicos e bandas aderiram a transmissão ao vivo pelas redes sociais, Youtube e até mesmo pela TV. Testemunhamos tombos, bebedeira, a participação dos filhos e várias coisas inesperadas. 

Alguns destes famosos foram até mesmo processados pelo Conar por causa do consumo de bebidas alcóolicas e falta de mecanismos de restrição de acesso para menores de 18 anos.  

Twitter lança Fleets

Logo no início de Março, o Twitter lançou o Fleets, uma função de posts momentâneos bem semelhante ao Stories do Instagram, porém mais focada em textos. O recurso não é muito utilizado pelos usuários.  

Será que o Twitter manterá o Fleets? 

Google lança portal sobre novo coronavírus 

No fim do mês de Março, o Google lançou um portal sobre o novo coronavírus. Toda pesquisa relacionada aos sintomas, número de casos e outras informações, esta sessão aparecia.  

Maio 

Lançamento do recurso Lojas no Facebook 

O Facebook lançou o recurso Lojas, pensado especialmente para pequenos negócios continuarem vendendo e sobreviveram ao momento. Segundo o Facebook, esta função veio em meio a um momento desafiador causado pela pandemia. 

Junho 

Lançamento do Reels no Instagram 

No final do mês, o Instagram anunciou a chegada da nova funcionalidade Reels. Semelhante ao TikTok, o Instagram enxergou a necessidade das pessoas criarem conteúdos neste formato como uma oportunidade para incluir isso em sua plataforma. 

Julho 

Lançamento do recurso Compras no Instagram 

Nos últimos dias de Julho, o Instagram lançou o recurso Compras, semelhante ao recurso Lojas no Facebook. A nova funcionalidade é uma loja virtual que fica disponível dentro dos perfis comerciais e também na guia “Explorar”. 

Agosto 

LGPD entra em vigor 

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em Agosto. Ela regula o tratamento de dados pessoais por parte das empresas. 

Isto causou grandes impactos no Marketing. Várias empresas precisaram rever suas práticas e se adaptar ao que a lei exige.  

Por exemplo, a compra de mailing é uma das práticas que a LGPD é contra. Os dados desses usuários são vendidos sem o consentimento deles. Além disso, o investimento não vale a pena. Quem quer pagar para se prejudicar? 

Setembro 

TikTok é proibido nos Estados Unidos 

Na sexta-feira 18, o Departamento de Comércio emitiu uma ordem para que o TikTok fosse removido das lojas de aplicativos da Apple e da Google no dia 20. O secretário do departamento disse que o preidente Donald Trum faria de tudo para proteger os cidadãos americanos do Partido Comunista Chinês.   

Segundo Trump, o aplicativo representava uma ameaça à segurança nacional e poderia passar os dados dos usuários para a China. 

Nessa retrospectiva de Marketing Digital, podemos ver como 2020 trouxe a discussão sobre a proteção de dados. Um assunto muito importante e que os usuários devem ter ciência sobre isso principalmente com o uso de aplicativos e redes sociais. 

Por falar nisso, esse ano também tivemos um grande sucesso na Netflix, O Dilema das Redes Sociais. Vale a pena conferir as lições que podemos aprender com esse documentário que fala sobre dados e redes sociais. 

Outubro 

Web Stories no Google 

Similar ao recurso de Stories do Instagram, o Google também aderiu a onda de conteúdos com esse formato e lançou o Web Stories. 

Tudo começou com a AMP Stories, páginas de site otimizadas para um carregamento simplificado e praticamente instantâneo em dispositivos mobile. O formato era similar ao Stories, porém eram páginas que apareciam em resultados de busca feitos nestes dispositivos. 

Vendo o potencial deste formato, o Google lançou o Web Stories em Outubro de 2020 após um rebranding. Agora, o “Stories do Google” aparece em destaque no Discover. 

Se pararmos para pensar, parece que esse recurso está presente em todas as redes sociais e plataformas. Será que não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação? De qualquer forma, a gigante de tecnologia não quis ficar fora dessa tendência. 

Novembro 

Lançamento das guias no Instagram 

Em Novembro o Instagram lançou o guias, um espaço para usuários criarem curadorias de todos os conteúdos da rede social, como fotos e vídeos publicados no feed, IGTV e Stories acessívels. Quem melhor para decidir o que é interessante além do próprio usuário? 

Dezembro 

Facebook é processado por 48 estados nos EUA 

Nos Estados Unidos, 48 estados abriram um processo contra a empresa Facebook alegando práticas anticompetitivas.  

E não foi apenas isso. A Federal Trade Comission também abriu um processo contra a plataforma por monopólio. Ao ler essa notícia a gente só pensa em uma coisa: “Eita!”.  

Esse processo se trata das aquisições do Facebook nos últimos anos. Para quem não sabe, a empresa é detentora das grandes redes sociais e apps: Whatsapp, Instagram e Facebook. Então, ela pode ser obrigada a se desfazer dos dois primeiros citados. 

Agora sim podemos dias adeus, 2020! Esse foi um ano extremo. Tivemos altos e baixos, mas vimos como a tecnologia e as pessoas são importantes. Estamos nos adaptando, descobrindo e, principalmente, criando. Já dizia aquela frase clichê, “Na crise, CRIE!”, não é mesmo? 

Qual outro acontecimento você gostaria de mencionar na nossa retrospectiva do Marketing Digital em 2020? Compartilhe com a gente!  

Veja ideias para vender no natal, a melhor data comercial do ano

Mais uma vez o Natal se aproxima e o movimento de compradores em busca de presentes para amigos e familiares começa a aumentar. Em uma data comemorativa como esta, o empresário deve se preparar para vender mais e se destacar perante a concorrência. 

Por isso, a Agência Contato resolveu trazer algumas ideias para vender no Natal. Confira: 

Divulgue na internet 

Muitas pessoas preferem realizar suas compras em lojas virtuais, já que as lojas de todos os segmentos costumas ficar lotadas nesta época do ano. Separamos algumas ideias para vender no Natal de maneira online. Veja:  

Aproveite o alcance das redes sociais e interaja com o público 

Reservar um tempo para investir nas redes sociais ao divulgar sua campanha de Natal é uma ótima jogada! 

Focar sua estratégia nesses canais para promoção de suas ofertas pode render bons frutos para sua empresa. Portanto, utilize os recursos que cada mídia oferece para expor seus produtos.  

No entanto, você pode ir ainda mais longe e criar outras ações de Natal. 

O Marketing de Conteúdo nas redes sociais tem um poder de viralização muito forte. Mas, entenda: nem todos os seus seguidores comprarão de você hoje. Porém, eles podem comprar em um outro momento! Por isso, utilize as redes sociais não só para vendas, mas também para gerar tráfego e melhorar o seu relacionamento com os usuários. 

Invista em anúncios pagos nas redes sociais e no Google 

Em datas como o Natal, a competição entre empresas é acirrada. E é aqui que um bom investimento em anúncios pagos pode elevar seus resultados.  

Pode parecer meio obvio, mas é sempre bom lembrar: o Remarketing, aquelas campanhas na mídia em que você anuncia para todos que já visitaram uma página do seu site, é uma excelente escolha dentre as mídias pagas. 

Envie um e-mail festivo com ofertas atrativas e benefícios irresistíveis 

O ideal é que você planeje om antecedência como serão suas campanhas de e-mail durante o Natal. 

Prepare os segmentos, os combos de ofertas, o calendário, os textos e todos os outros elementos que um bom e-mail deve ter.  

Muitas empresas enviam mensagens de Natal para toda sua cartela de clientes, sem nenhuma segmentação, e já se dão por satisfeitas. Mas, se contentar com isso é um grande erro, pois essa ação isolada não é uma boa campanha de Natal, uma vez que é apenas um texto genérico e automático. 

Aproveite os contatos da Black Friday (se tiver essa permissão, é claro) 

Estima-se que a maioria das pessoas que têm uma boa experiência de compra na Black Friday voltam à loja para consumir no Natal também. 

No entanto, para manter sua marca na mente do cliente e obter um ROI garantido, é importante, caso tenha permissão, manter o contato com esse cliente.   

Pensando nisso, as redes sociais e o e-mail marketing são estratégias relevantes para manter o contato com o público-alvo.  

Defina também a frequência de envio de conteúdo, informações e ofertas de seu interesse. Lembre-se de que a criação de valor da empresa não se baseia apenas em seus produtos. 

Não se esqueça que os meios tradicionais ainda existem e funcionam 

Se você pensa que os meios tradicionais de divulgação estão obsoletos, você está muito enganado! Apostar em mídias tradicionais funciona muito bem, principalmente em datas como essa. Confira algumas ideias para vender no Natal: 

Panfletos com ofertas 

Mais rápidos e baratos, os panfletos são menores, têm uma linguagem mais objetiva, são fáceis de ler e podem conter um campo em destaque onde seu cliente pode encontrar suas informações e ofertas principais. 

Spots no rádio 

Um plano de mídia bem elaborado, envolvendo uma ação de spot, é capaz de enviar sua mensagem ao consumidor ideal do seu produto e/ou serviço. 

Um spot de rádio, um tipo de anúncio publicitário que entra nos intervalos de programas, traz resultados muito positivos para a estratégia de marketing, uma vez que consegue atingir muitas pessoas ao mesmo tempo, com oportunidades de investimento que não pesam no orçamento. 

Outdoors 

Boa visualização e leitura rápida, são as principais vantagens das campanhas em outdoor. E, assim como os spots, esse meio de divulgação também atinge inúmeras pessoas ao longo do dia sem muito esforço. 

Os outdoors representam um dos meios mais antigos, tradicionais e impressionantes do mundo no que diz respeito à promoção de marcas e produtos, proporcionando excelentes resultados para quem aposta no veículo, principalmente em épocas de grande movimento, como o Natal. 

Treine a sua equipe 

O Natal é uma época do ano em que as pessoas estão mais dispostas a comprar! 

Porém, como o número de compradores aumenta muito nas lojas físicas e virtuais, é possível que haja algum desconforto para o cliente, por conta do engarrafamento de pedidos.  

Evite essa situação conversando com sua equipe e explicando tudo que ela precisa para atender esse cliente em potencial da melhor forma possível. Agilidade e eficiências são, mais do que nunca, habilidades indispensáveis.  

Além disso, é muito importante focar na cordialidade do serviço, para que consiga tornar a experiência de compra do cliente a melhor possível. Assim, posteriormente, a pessoa pode vir a comprar com você novamente. 

Faça um bom controle de estoque 

Um bom controle de estoque evita a escassez de produtos e garante o estoque dos itens com as vendas mais altas. Em caso de alguma emergência, faça as alterações finais e negocie com os fornecedores para que não deixe de atender nenhum cliente. Não queremos ninguém sem presente no Natal, certo?! 

Crie ofertas imperdíveis 

Sabemos que faltam apenas alguns dias para o Natal. Mas acredite: se você quer se destacar, este é o momento!  

Portanto, aproveite o período de Natal para distribuir bônus relacionados a essa época do ano, ou seja, ofereça descontos que só valem até o dia 25 de dezembro. Esta é uma ótima maneira de criar escassez e ainda dar um “presente” aos seus clientes.  

Use gatilhos mentais 

Já percebeu que alguns dos anúncios parecem falar conosco diretamente? Isso acontece principalmente quando usamos gatilhos mentais em nossas campanhas.  

Cada um de nós já memorizou alguns sinais que influenciam diretamente na decisão de compra e nos levam a escolher entre um produto ou outro. Ao ativar esses sinais com uma estratégia de marketing, você está usando gatilhos mentais.  

Para garantir boas vendas de Natal nesse ano atípico, esses gatilhos são cruciais! 

Venda experiência e benefícios, não foque apenas no produto 

Sempre que falamos sobre grandes campanhas de vendas, nunca deixamos de abordar um ponto específico: priorizar a experiência do seu cliente. 

Para manter a melhor jornada de compra possível para o cliente é importante ter preços competitivos, diferentes formas de pagamento, uma plataforma organizada, um site ágil e, se tratando do seu ponto de venda, uma decoração temática também não é uma má ideia. 

Ajude o cliente a comprar 

Que tal sair da sua zona de conforto e criar uma mensagem completamente diferente daquela a que você já está acostumado? 

Uma boa ideia aqui é criar listas curtas com sugestões de presentes, seja nas redes sociais ou no seu blog, por exemplo. 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que comprar para presentear amigos e familiares. Com essas sugestões, você pode ajudar seu público e alcançar novas pessoas. Entre essas dicas, é possível colocar até mesmo um link para sua página de vendas, caso o leitor tenha interesse em adquirir seu produto e/ou serviço. 

Que tal dar aquele bônus? 

Você pode criar bônus exclusivos para esta época do ano e até dar outros produtos como brinde para o seu cliente.  

O importante aqui é pensar sobre o tipo de bônus que encantaria o seu público-alvo para que ele se sinta tão satisfeitos que volte em outros momentos e compre mais em sua loja. 

Não pare por aí, capriche no pós venda 

Por fim, não desperdice todo esse trabalho. O relacionamento com o cliente não deve terminar assim que você fizer uma compra! 

Pelo contrário, este é o momento perfeito para construir esse vínculo para vendas futuras ou, mais importante, para fidelizar esse cliente, que pode recomendá-lo a outras pessoas em outras oportunidades. 

Experimente colocar em prática todas essas dicas exclusivas da Agência Contato! É preciso desenvolver o hábito de treinar e praticar novas técnicas para conseguir render mais. 

Compartilhe esse artigo com seus colegas de trabalho e depois nos conte aqui nos comentários como foram suas vendas nesse feriado. 

A Contato deseja boas festas e boas vendas para você e sua equipe. Feliz Natal! 

Top of Mind: Faça a sua empresa ficar na mente dos consumidores

Quero começar esse texto fazendo uma pergunta para você: quando você pensa em refrigerantes, qual marca vem à sua mente primeiro? 

Se meus poderes de adivinhação ainda estiverem funcionando, provavelmente você deve ter respondido Coca-Cola. Acertei? 

Essa marca já se tornou um Top of Mind da sua categoria. Isso prova que a Coca-Cola já está enraizada na mente dos consumidores, uma vez que ela é lembrada, imediatamente, de maneira espontânea. O que garante, cada vez mais, esse grande sucesso que é a Coca-Cola! 

Ficou curioso? Quer saber mais sobre esse tal de Top of Mind? Então, continue sua leitura, porque a Agência Contato irá explicar tim-tim por tim-tim o que você deve fazer para sua empresa/marca não sair da mente dos consumidores.  

O que é Top of Mind? 

Como o próprio nome já diz, o Top of Mind refere-se aquilo que vem primeiro em sua mente. Para ficar mais simples, talvez possamos entender como aquilo que está “na ponta da língua”, que vem facilmente em nossa mente. 

Logo, o conceito desse termo, está relacionado a marcas e empresas que são as primeiras que os consumidores lembram quando questionados. 

Em bom português, quando a marca é tão bem contraída que passa a se tornar uma metonímia – quando uma marca representa o produto, quando a causa se refere ao efeito, ou quando uma parte substitui o conjunto completo. 

Por exemplo: Possivelmente você, ou alguém que você conheça, diz Bombril quando quer se referir a palha de aço. Isso acontece porque essa marca é tão bem estruturada que logo vem em nossa cabeça. 

Existem vários fatores que contribuem para isso, e você vai entender tudo ao longo do texto! 

Por que tantas empresas almejam ser Top of Mind? 

Atualmente nós temos muito acesso à informação com muita facilidade. Estamos expostos o tempo todo a uma quantidade incalculável de publicidade. Por isso, ser a principal referência em seu nicho de atuação faz toda a diferença! 

Geralmente, a marca mais importante, a Top of Mind, costumas ser a líder do mercado. Mas, isso não é uma regra, ok?! 

Essa relação de liderança pode ser atribuída, em especial, a dois fatores: 

  • Status Aspiracional: Quando a marca continua sendo desejada, mesmo que nem sempre seja propriamente consumida, seja por fatores econômicos ou outras coisas do gênero; 
  • Boca a Boca: Ao contrário do que muitos possam imaginar, essa estratégia de marketing está vivíssima! Com o avanço da tecnologia, nós a ressignificamos. Uma vez que, temos uma avalanche de informações e anúncios por todos os lados, as referências online e offline de amigos, ou até mesmo estranhos, passaram a ter ainda mais importância na hora de efetivarmos uma compra.  

O foco na experiência do consumidor pode expandir o alcance de uma marca e tornar as referências especialmente positivas. No entanto, para que essa frente tenha sucesso, a conciliação entre os valores corporativos e público-alvo é essencial. 

Ser Top of Mind não é apenas para gigantes 

Não tem como negar que marcas como as dos exemplos que citei anteriormente (Coca-Cola e Bombril) são líderes de vendas e referencias em todo o país. Mas, será que só esses gigantes podem ser Top of Mind? 

Com certeza não! 

Realmente, não tem como um pequeno empreendedor competir com marcas assim, afinal elas investem rios de dinheiro em comunicação e marketing anualmente. No entanto, usando as estratégias certas e realizando pesquisas com foco exclusivamente regional, empresas menores também podem investir em planejamento e divulgação e se dar muito bem no mercado, se tornando uma Top of Mind do seu raio de abrangência. 

O caminho para estar na mente do consumidor 

Mas como as pequenas empresas podem investir em estratégias que as coloquem em primeiro lugar na memória de seus consumidores? A Contato tem a resposta! 

Confira algumas estratégias importantes que vão fazer toda a diferença na divulgação da sua empresa. 

Antes de tudo, conheça o seu público

O primeiro passo é a construção da marca. Para isso, é necessário traçar seus maiores objetivos e seu valores de maneira a fazer com que a empresa tenha uma influência positiva junto ao público.  

Não adianta desenvolver uma super estratégia de marketing, se o seu público-alvo discorda dos valores que sua empresa defende. Portanto, você precisa definir sua persona e entendê-la completamente para assegurar que seu posicionamento corresponda com o público que você deseja atrair.  

Pesquisas de mercado, pesquisas de conteúdo e investimentos para promover a fidelização do cliente são estratégias que podem ajudá-lo a compreender o perfil do seu público ideal e, consequentemente, irá fazer uma contribuição positiva na identidade de sua marca. 

Invista em Branding 

A habilidade principal para se tornar uma empresa Top of Mind de sucesso é entender que essa é uma estratégia de longo prazo que deve ser reforçada continuamente.  

Realizar o branding é construir e gerenciar uma empresa com visão, missão e valores claros, que contribuem para uma marca mais bem-sucedida e também ajudam a construir uma imagem mais forte.  

Tudo isso promove a comunicação com o público e permite um contato mais íntimo com a empresa. 

Alinhamento de branding, público e produto 

É importante que saiba que as características da marca ajudam a humanizá-la e facilitam o alinhamento de expectativas. 

O branding é o processo de criar uma compreensão da oferta e da imagem que define o espaço de mercado que sua marca ocupará e como será percebida pelo público. Para que consiga entender seu posicionamento, você deve primeiro pensar sobre seus objetivos de negócios e o real valor que seu produto oferece. 

Seja consistente e frequente 

Embora essa relação exista, como dissemos: o conceito não está relacionado a ser a marca mais consumida, e sim a mais lembrada. 

Uma vez a credibilidade é conquistada, é necessário também investir na consistência e frequência da divulgação. Afinal, quando você faz parte do dia a dia das pessoas fica mais fácil se tornar uma referência.   

Top of Mind em pesquisas de mercado 

Como eu disse no início desse artigo, usar o Top of Mind em pesquisas de mercado consiste basicamente em uma única pergunta: 

Quando você pensa em um determinado tópico, qual é a primeira marca que vem à mente? 

Para que perguntas anteriores não afetem a resposta do entrevistado, esse questionamento sempre deverá vir no início da sua pesquisa. A marca citada de forma mais espontânea pelos consumidores é considerada a mais importante para aquela esfera que a pesquisa se refere. 

O Top of Mind não deve ser o único ponto no questionário, mesmo que seja essencialmente uma única pergunta. Assim como nas pesquisas NPS, você pode investigar mais os comportamentos do consumidor do que a pergunta principal. 

Estude as características do produto, reserve um tempo para medir a satisfação do cliente ou use a pesquisa para saber mais sobre seus concorrentes. 

Em última análise, o Top of Mind pode ajudá-lo a posicionar sua empresa nos segmentos de mercado, então pergunte aos clientes como eles se sentem a respeito deles e dos principais concorrentes de sua empresa. 

Se chegou até aqui, com certeza já entendeu o que é o conceito por trás do termo Top of Mind e já sabe como usá-lo em seu negócio. E se esse conteúdo ajudou você de alguma forma, também poderá ajudar seu colega! Compartilhe com seus amigos e nós conte o que achou sobre esse texto aqui nos comentários. Até o próximo post. 

Além de signos, a Skol Beats Zodiac traz várias lições de marketing

A Skol Beats lançou a nova Beats Zodiac, uma bebida com quatro novos sabores inspirados nos signos do zodíaco: fogo, terra, ar e água. 

O produto é criado com base na característica mais distintiva de cada elemento: a Skol Beats Zodiac do elemento fogo caracteriza a energia e a paixão dos signos de Áries, Leão e Sagitário; pela estabilidade e consistência das pessoas dos signos de Touro, Virgem e Capricórnio, a Beats do elemento terra é a ideal; O brilho e a clareza do elementos ar representa os signos de Gêmeos, Libra e Aquário; e para o elemento água, temos os signos de Câncer, Escorpião e Peixes, sinônimos de instinto, sensibilidade e sentimento. 

Além de saborear cada uma de maneira individual, você também pode preparar drinks e criar combinações inusitadas misturando os sabores das Beats Zodiac. 

Outra coisa inovadora por trás dessa ação, é a estratégia de marketing que a Skol adotou durante a promoção desse produto. 

Ficou curioso para saber quais os principais elementos do marketing utilizados nessa campanha? Ou melhor… quer saber como aplicá-los nas divulgações da sua empresa? Então confira esse texto que a Agência Contato preparou para você! 
 

O que podemos aprender sobre Marketing com a Skol Beats Zodiac? 

Entenda como a Skol conseguiu divulgar seu novo produto utilizando uma técnica menos invasiva, por meio de um conteúdo que atrai e instiga o público a adquirir seus produtos, empregando apenas alguns critérios básicos de marketing. Confira! 

Identificação com o Público 

Se você acompanha o blog da Contato, já deve saber que querer abraçar o mundo não é um desejo viável, ainda mais quando temos como objetivo aumentar nossas vendas e nossas oportunidades de lucro. 

Falamos e repetimos: para se obter mais resultado aposte sempre em segmentar sua estratégia de marketing e suas ações para o seu públicos-alvo. 

Você deve sempre procurar construir uma relação com o público que já possui uma certa identificação com sua marca, em vez de sair atirando para todos os lados, buscando atingir uma ou outra pessoa. 

O pensamento estratégico é essencial em qualquer ação e foi esse pensamento que fez a Skol Beats Zodiac esse sucesso. 

A campanha consegue construir um diálogo com o público-alvo, além de uma identificação pessoal, uma vez que a cerveja foi desenvolvida especialmente para todos os signos do Zodíaco. 

Mesmo aqueles que não são muito fãs da marca, ou que não acreditam muito em signos, acabam demonstrando uma tendenciosidade a consumir o produto – nem que seja por curiosidade. 

Não sei vocês… mas, confesso que fiquei com vontade de provar a bebida correspondente ao meu signo, sim! Rsrs.  

Quem também fez igual foi a Risqué: 

Outra empresa que utilizou essa estratégia de marketing foi a Risqué com a coleção ‘Astrologia em cores’ de esmaltes. 

Inspirada nos signos, a coleção traz seis novos tons de esmaltes com nomes icônicos, que são no mínio interessantes, que abordam os clichês e os memes relacionados ao tema. 

Isso instiga o público a comprar o esmalte referente ao seu signo ou aquele com o nome que mais ilustra sua personalidade. Mas, já vou avisando: assim como na coleção da Skol Beats, também será difícil escolher apenas um produto para experimentar da coleção de esmaltes da Risqué. Afinal, todos os tons são incríveis! 
 

Inovação 

A inovação no marketing é uma estratégia que qualquer empresa deve utilizar para garantir sua posição no mercado em que atua. 

A inovação inclui usar um método de marketing que a empresa nunca usou antes. Nesse contexto, vale empregar  grandes mudanças no design, embalagem, posicionamento, promoção ou preço, sempre visando aumentar as vendas. 

E como um ótimo exemplo de inovação, a Skol Beats decidiu lançar no mercado esse novo produto inspirada nos signos. 

A nova Skol Beats Zodiac possui 12 latas colecionáveis, divididas em 4 elementos com diferentes sabores: 

  • O elemento água possui um sabor de pitaia; 
  • Frutas verdes são destinadas ao elemento terra; 
  • O elemento fogo apresenta um sabor de especiarias; 
  • E as ervas são designadas ao elemento ar. 

 
Descoberta 

É mais que normal que, no início de qualquer processo de compra, o consumidor não saiba qual a sua real necessidade. Ele ainda precisa despertar interesse por um determinado assunto para se sentir atraído pelo produto em questão. Nesta etapa, o objetivo da empresa é conquistar a atenção desse consumidor. E a Skol soube usar uma estratégia de marketing genial para conseguir atingir esse objetivo. 

Sabemos que a Skol Beats é uma marca de personalidade jovem. Por isso, a ideia de abordar a astrologia em seus novos produtos caiu como uma luva. Por ser um assunto que desperta diálogos e discussões acaloradas entre amigos, a ideia central da ação é descrever o comportamento de cada signo durante uma festa, por exemplo. 

A campanha de descoberta desse novo produto conta com um total de 12 filmes, com diversos influencers e artistas, inclusive sua Head de Criatividade, a cantora Anitta. 

Cada um deles retrata o comportamento de cada signo durante uma balada.  

Como é um tema presente no dia a dia da maioria dos jovens, além de despertar sua curiosidade, a campanha também é fácil de ser encontrada, seja por buscas diretas ou compartilhamentos em redes sociais. 
 

Pense: como isso pode ser aplicado no seu negócio? 

O marketing é a base da estratégia de qualquer empresa que deseja promover algum serviço ou produto, como no caso da Skol Beats. Afinal, é esse conteúdo que atrai visitantes ao seu site, redes sociais ou até a sua loja física, e faz do seu negócio uma referência em sua área de atuação. 

A partir do momento que você entender e conseguir aplicar corretamente esses critérios em sua estratégia de divulgação, você conseguirá ter mais facilidade em converter ações de relacionamento com potenciais clientes em um momento de venda. 

E é ai que entra o marketing! Ele é responsável por entregar o conteúdo certo, para o público certo, no momento certo, basta conhecer bem o seu público-alvo para que essa estratégia seja bem sucedida. Saber o que ele gosta, ser inovador e utilizar todos os recursos disponíveis para causar uma maior identificação, como a maneira que executará essa comunicação, qual o seu tema e qual personalidade assumirá durante a campanha, pode influenciar de maneira positiva o resultado final de toda sua estratégia. 

Quanto mais interessantes as informações que você fornecer ao seu público-alvo, maior será a probabilidade de eles se tornar cliente da sua empresa. 

Saber criar uma identificação com o público, com um serviço e/ou produto inovador e que gere curiosidade e estimule a descoberta da sua empresa é a fórmula pra conseguir aumentar suas vendas.  

Se você deseja entender melhor esses conceitos e conhecer outras ferramentas para desenvolver estratégias de conteúdo com base nas interações com seu cliente em potencial, fique de olho no Blog da Contato! Sempre postamos artigos como esse, para ajudar você no crescimento da sua empresa. 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e deixe nos comentários o que você achou e qual sua Beats Zodiac favorita.  

Saiba tudo sobre o WhatsApp Business com o nosso Guia Completo

Aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger, WhatsApp, WeChat, Viber ou Telegram, por exemplo, possuem bilhões de usuários e estão se tornando cada vez mais populares, não apenas entre usuários comuns, mas também nas empresas.  

Mas, sem dúvidas, um dos mais populares é o WhatsApp. E como ele não é bobo nem nada, o aplicativo já foi logo se apressando e lançou uma versão dedicada a atender, especialmente, as necessidades das empresas, o WhatsApp Business

Quer entender melhor o que é e como funciona essa versão? 

Nós, da Agência Contato, criamos um guia completo, que contém tudo o que você precisa saber para adotar esta versão do aplicativo em sua empresa! Então, sem mais delongas, vamos ao nosso guia! Boa leitura. 
 

O que é WhatsApp Business? 

O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp pessoal, muito utilizado por pequenas e médias empresas. Esse aplicativo é gratuito e foi desenvolvido especialmente para atender às necessidades dessas empresas.  

Com o WhatsApp Business você consegue se conectar melhor com os clientes, destacar seus produtos e/ou serviços e responder perguntas durante o processo de compra de cada cliente. 
 

Onde baixar o WhatsApp Business? 

Assim como o aplicativo de uso “doméstico”, o WhatsApp Business também se encontra disponível para download na Google Play Store ou na Apple Store. Basta buscar o seu nome na barra de pesquisas. É importante observar que há um “B” de Business no ícone do aplicativo para torná-lo único.  

Para se cadastrar e começar a aproveitar todas as vantagens disponíveis no WhatsApp Business é muito simples, confira o passo a passo: 

  1. Faça o download e abra o aplicativo; 
  1. Concorde com os termos e condições e continuar para o próximo passo; 
  1. Permita o acesso aos seus contatos, fotos e arquivos; 
  1. Insira e verifique o seu número de telefone; 
  1. Aproveites os benefícios do aplicativo e impulsione suas vendas. 

Mas, fique de olho! Caso o seu número de celular já for usado no WhatsApp pessoal, o aplicativo irá notificar e sugerir que você transfira o seu número de telefone para o WhatsApp Business. Então, basta aceitar a sugestão e clique em “Continuar”. Por fim, digite o código de verificação enviado via SMS e comece a usufruir a ferramenta. 
 

Conta Comercial no WhatsApp Business 

A primeira coisa que o aplicativo irá sugerir é que você crie uma “conta comercial”. Ao concordar com essa criação, você poderá incluir informações úteis para seus clientes, como: 

  • Uma breve descrição do seu negócio; 
  • Qual o seu horário de atendimento; 
  • Seu endereço físico (com direito a mapa); 
  • Endereço de e-mail; 
  • Suas redes sociais; 
  • O site da empresa. 
     

Tipos de conta Comercial no WhatsApp Business 

Entre os tipos de contas no WhatsApp Business, você se deparará com três tipos: 
 


Conta comercial regular 

Toda conta criada no WhatsApp Business se tornará uma conta comercial. Fato! 

No entanto, o WhatsApp não garante que a conta pertença realmente à marca/empresa em questão. 

Com uma conta comercial regular você consegue acessar as ferramentas de negócios do WhatsApp e tem um perfil que contém informações comerciais sobre você. Essa conta também é o primeiro passo para as demais variações de conta disponíveis no WhatsApp Business. 
 


Conta comercial oficial 

Trata-se de uma conta que recebeu uma verificação do aplicativo, comprovando que o número de fato se trata a uma marca/empresa própria. 

No cabeçalho da conversa, esse reconhecimento pode ser visto quando um ícone verde é exibido ao lado do nome do contato da marca/empresa. Outra diferença é que, mesmo que o usuário não salve o seu número em seus contatos, o nome do seu negócio também aparecerá no cabeçalho da conversa para o cliente. 

Todas as ferramentas de uma conta normal também estão disponíveis neste tipo de conta do WhatsApp Business. 

Quer saber como verificar sua conta? Infelizmente isso não depende de nós. É o próprio WhatsApp que realiza a verificação com base em diversos critérios e de forma voluntaria. 

A única coisa que cabe a nós é tentar acelerar esse processo, solicitando uma análise de confirmação. Mas, isso não nos garante o deferimento, ok?!  

Para realizar essa solicitação, basta acessar a página do Facebook Business/WhatsApp
 


Conta comercial confirmada 

Outro tipo de conta do WhatsApp Business é a conta comercial confirmada. Ela possui exatamente os mesmos privilégios de uma conta comercial regular. 

A única diferença entre eles é que a marca/empresa confirmada ganha um símbolo cinza e uma marca ao lado do número de contato. Mas, vale lembrar que, esse símbolo não prova que a marca seja autêntica, ao contrário do visto verde das contas oficiais. 
 

Funcionalidades e Recursos do WhatsApp Business que você precisa conhecer 

Como dissemos, o WhatsApp Business se concentra nas micro e pequenas empresas e traz algumas funcionalidade e recursos que devem promover a interação entre empresas e clientes. Entenda cada uma delas e saiba como aplicá-las em seu negócio. 
 


Informações sobre o seu negócio 

Um dos principais recursos do WhatsApp Business é a possibilidade de adicionar, além da foto de perfil e do status, informações como endereço completo, horário comercial, descrição do negócio, e-mail, redes sociais e o site da empresa. 

Todos esses dados podem ser facilmente inseridos nas próprias configurações do aplicativo. Assim o perfil se torna mais atraente profissional, uma vez que os seus clientes poderão encontrar suas informações rapidamente. 
 


Etiquetas 

Você pode organizar todas as suas conversas etiquetando-as! Basca abrir o menu da conversa que queira etiquetar (aquele com três pontinhos, sabe?!), depois clique em “adicionar tags à conversa” e escolha os rótulos a serem incluídos ou crie um novo rótulo otimizado nessa mesma tela. 

Você também pode alterar essa etiqueta sempre que achar necessário, como por exemplo: de “pagamento pendente” para “pago”. 
 


Respostas Automáticas 

Outro benefício que o WhatsApp Business oferece é a ferramenta de respostas automáticas, onde você pode salvar as mensagens enviadas com mais frequência. Para cadastrar uma resposta rápida é muito simples! Você só precisa abrir o menu e ir em configurações da empresa. 

Nessa página, o aplicativo dará a você três opções para que você escolha qual a finalidade daquela resposta. Dentre as opções, temos duas que se enquadram nas respostas automáticas. São elas: 

  1. Mensagem de ausência; 
  1. Mensagem de saudação. 

Configure sua mensagem de ausência para que, mesmo que você não possa responder naquele momento, seu cliente tenha um posicionamento da sua marca/empresa. Você também pode definir uma mensagem de saudação para enviar automaticamente para os novos clientes que entrarem em contato com você. 

Depois de definir qual o tipo de mensagem você quer cadastrar, você deverá clicar em (+) para adicionar o texto que quiser e ainda tem a possibilidade de incluir até mesmo emojis em sua mensagem, para deixá-la mais personalizada ainda. 
 


Respostas Rápidas 

Além das opções de mensagens automáticas, o WhatsApp Business ainda disponibiliza uma terceira opção, as respostas rápidas. Com elas você pode selecionar as mensagens mais enviadas e depois reutilizá-las para responder às perguntas mais comuns que sua empresa recebe. 

Para configurar suas respostas rápidas, basta seguir o mesmo passo a passo das mensagens automáticas, que explicamos anteriormente. 

Além de poder otimizar as mensagens cadastradas, você ainda consegue definir um atalho para cada mensagem. Isso pode facilitar o seu atendimento, tornando-o mais ágil e eficaz. Esse atalho sempre começará com uma barra /nomedoatalho. Você também pode definir até três palavras-chave para encontrar a mensagem adequada a situação ainda mais rápido. 
 


WhatsApp Web 

Se preferir, você também pode usar normalmente o seu WhatsApp Business na versão desktop para gerenciar seu negócio com mais facilidade. Para começar a usar o seu WhatsApp Web, basta clicar AQUI, ou você pode baixar o aplicativo para desktop
 


Estatísticas 

O WhatsApp Business também fornece acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas com sucesso por pessoas interessadas em seus produtos e/ou serviços. Mas, infelizmente, só é possível visualizar esses dados por meio do seu aplicativo móvel. 

Para acessar as estatísticas, não tem mistério! É só abrir o seu menu, ir em “configurações”, depois em “configurações da empresa” e clicar em “estatísticas”. Pronto! Lá você consegue ter acesso a quantidade total de mensagens enviadas, mensagens entregues, mensagens lidas e mensagens recebidas com sucesso. 
 

Vantagens de usar o WhatsApp Business 

O WhatsApp Business oferece recursos exclusivos que não estão disponíveis na versão “doméstica” do aplicativo, sempre com o objetivo de melhorar a comunicação entre a empresa e os clientes.  

Além de todas as ferramentas que já dissemos aqui em nosso guia, as vantagens de aderir o Business são realmente impressionantes. Dentre elas podemos destacar: 


Conhecer o usuário 

Os dados disponibilizados pelo WhatsApp Business, em especial os dados sobre mensagens enviadas, recebidas e lidas, além de funcionarem como um e-mail marketing, te auxiliando a acompanhar o funcionamento e o rendimento da lista de potenciais clientes, também ajudam na avaliação do desenvolvimento da relação entre você e o seu consumidor.  
 


Canal de comunicação rápido e prático 

Por se um canal de comunicação descontraído, confortável e eficiente, investir no WhatsApp Business como uma forma de se relacionar com o cliente pode ser uma ótima escolha para sua empresa. Afinal, o aplicativo permite que você se conecte intimamente com o seu consumidor. O que facilita o plano de aproximação entre sua marca/empresa e o seu público-alvo. 

Quanto mais os consumidores entrarem em contato com você, especialmente de maneira voluntária, mais eles estarão suscetíveis a concretizar uma compra em sua empresa. 
 


Também é um canal para vendas 

Uma conta comercial no WhatsApp Business pode representar um canal de vendas simples e eficaz para sua empresa. Uma vez que se trata de uma plataforma onde o cliente pode encontrar seus produtos e/ou serviços com facilidade, tirar suas dúvidas e até mesmo efetuar sua compra, tudo com o mesmo atendente. 

Ou seja, só de optar por uma ferramenta que simplifica a experiência do comprador e que dispensa etapas burocráticas para que o usuário, enfim, consiga finalizar sua compra, você pode estar garantindo uma venda a mais para sua empresa. 
 

Dúvidas frequentes sobre o WhatsApp Business 

Desde que a versão Business do WhatsApp foi lançada, muitas dúvidas pairaram na mente de diversos empresários. Então, para ajudar você, que quer aderir essa ferramenta ao seu negócio a fim de melhorar sua comunicação no atendimento ao cliente, separamos os principais questionamentos sobre o WhatsApp Business. Confira: 
 


Preciso pagar para usar o WhatsApp Business? Ou ele é gratuito? 

Para nossa alegria, não é necessário pagar nem um real. Assim como o aplicativo pessoal, o WhatsApp Business também é 100% gratuito. 
 


Posso usar o mesmo número para a conta pessoal e empresarial? 

Não é possível ter o mesmo número cadastrado nas duas contas. 
 


Preciso ter um celular com suporte para dois chips caso queira usar as duas versões do Whatsapp? 

Isso não é necessário. No entanto, você precisará receber o código de ativação para configurar seu WhatsApp Business via SMS ou por ligação. Em outras palavras, você pode trocar o chip do seu telefone até receber o código ou pode recebê-lo em outros aparelhos, sem nenhum problema. 
 


Posso usar o um telefone fixo como número do Whatsapp Business? 

Por mais estranho que pareça, a resposta é sim! Você pode usar um telefone fixo como número para sua conta no WhatsApp Business. 

Basta estar perto do telefone para ouvir o código de ativação. Mas, a Contato já vai deixando o alerta: a probabilidade de um cliente em potencial achar no mínimo estranho um número de telefone fixo ser o WhatsApp da sua empresa é bem alta rsrs. 
 


Posso ser banido do Whatsapp Business? 

Pode sim. Então, fique atento as mensagens que envia. 

Você não será avisado pelo WhatsApp que sua conta será banida com nenhuma antecedência. De uma hora para a outra você pode se deparar com uma notificação do tipo: “Seu número foi banido pelo WhatsApp”. 

Se você tem o costume de enviar mensagens que são vistas como spam, através de uma lista de transmissão, e muita gente denuncia você, então as chances de poder continuar usando esse número em uma conta do WhatsApp, seja ela pessoal ou Business, é bem baixa. 
 

Passo a passo para começar a usar o Whatsapp Business 

1. Baixe o Aplicativo 

Baixe o WhatsApp Business gratuitamente na Google Play Store ou na Apple Store e abra o aplicativo em seu telefone. 
 


2. Aceite os termos de condições de uso e permissões do app 

Leia os termos de serviço do WhatsApp Business e clique em “concordar e continuar” para aceitá-los. 
 


3. Insira o número de telefone atrelado a essa conta 

Selecione seu País no menu para adicionar o código correspondente e, em seguida, insira seu número de telefone. Toque em “seguinte” e depois em “ok” para receber o código de confirmação de seis dígitos por SMS ou chamada telefônica. Quando terminar, basta digitar o código. 
 


4. Complete o seu perfil comercial 

Digite o nome da sua empresa, selecione a categoria que mais se encaixa com o seu negócio e adicione uma foto de perfil. Toque em “conhecer” e em seguida em “perfil comercial”, só então você poderá adicionar informações importantes sobre sua empresa, como endereço, horário comercial, entre outras coisas que já citamos ao longo do guia. 
 


5. Configure uma mensagem de saudação 

Crie uma mensagem de saudação, que será enviada automaticamente aos novos clientes que entrarem em contato pela primeira vez com a sua empresa ou após 14 dias de inatividade.  

Para configurar essa mensagem, é simples: Clique no menu, em seguida em “configurações”, “configurações da empresa” e depois em “mensagem de saudação”; ative a opção Enviar mensagem de saudação; modifique a mensagem tocando nela, depois clique em “ok” e finalize apertando o botão “salvar”. 
 


6. Configure uma mensagem de ausência 

Crie também uma mensagem de ausência. Com ela você permite que seus clientes saibam da sua disponibilidade para responder suas perguntas.  

Para configurar uma mensagem de ausência, é só seguir os mesmos passos da mensagem de saudações, mas ao abrir a opção “configurações da empresa” clique em “mensagem de ausência”. Muito simples! Não tem erro e o retorno é positivo, pois esse tipo de cuidado faz com que o cliente se sinta especial e querido pela marca, facilitando sua fidelização.  
 
 


Bônus 1: Como migrar a conta do Whatsapp Messenger para o Whatsapp Business 

Para mudar sua conta de WhatsApp pessoal para WhatsApp Business basta seguir alguns passos: 

  1. Faça o download gratuito do aplicativo do WhatsApp Business como já explicamos anteriormente; 
  1. Em seguida, no seu aplicativo pessoal, abra o menu e selecione “conversas”, então faça o backup no Google Drive de todas as suas conversas. Isso garantirá que você consiga acessar qualquer conversa a qualquer momento; 
  1. Abra o WhatsApp Business e clique em “concordar e continuar” para que possa começar a criar sua conta; 
  1. Autorize o acesso do aplicativo aos seus contatos; 
  1. Confirme sua conta com o código enviado para o número cadastrado em sua conta Business e em seguida, clique em “continuar”. Se você usa a verificação em duas etapas, só precisa inserir o código configurado para prosseguir; 
  1. Por fim, basta cadastrar as informações da sua marca/empresa. Ao inserir todas as informações necessárias, toque em “avançar” para finalizar a criação da sua conta no WhatsApp Business. 

 
Bônus 2: Conta banida no Watsapp Business 

Antes de continuar, é necessário saber por que o WhatsApp optou por uma medida tão drástica como o banimento de sua conta. 

Saber o que fez com que a plataforma o punisse desse jeito é um fator importante para que você consiga evitar que isso aconteça novamente no futuro.  
 


Motivos do banimento 

Pode haver muitos motivos para que o WhatsApp decida por banir alguma conta, mas os mais comuns são: 

  • Enviar mensagens em massa: Quando você dispara um grande número de mensagens para pessoas que nunca falaram com você; 
  • Ser denunciado e/ou bloqueado por inúmeros usuários: O WhatsApp não divulgou o número exato de pessoas que precisam denunciar e/ou bloquear você para que sua conta seja banida. No entanto, como todos sabemos, na maioria dos casos, isso acontece quando os usuários recebem mensagens indesejadas vindas de você. Então fique de olho e avalie bem suas mensagens; 
  • Automação de WhatsApp: Caso você use alguma automação do WhatsApp não permitida e envie uma série de mensagens para o mesmo cliente, ou se optar em usar alguma plataforma não oficial para fazer isso; 
  • Versões modificadas do aplicativo: Aplicativos como “WhatsApp Plus”, “WhatsDog” e “GB WhatsApp” são aplicativos não oficiais desenvolvidos por outras empresas, que violam diretamente os termos de serviço do WhatsApp; 
  • Venda de produtos não autorizada: Em primeiro lugar, como qualquer outra plataforma na Internet, você deve assumir responsabilidades e obrigações ao utilizá-la. Portanto, é importante entender quais tipos de serviços e produtos você pode vender dentro do WhatsApp Business. Para ter acesso a lista de produtos, basta clicar AQUI

Agora que você sabe quais os principais motivos que levam ao banimento de sua conta no aplicativo, fique atento e evite ações que possam colocar em risco o seu número de contato. Não queremos que perca o direito de usufruir dos benefícios que essa plataforma pode proporcionar à sua empresa. 

 
Como resolver 

Se você acha que seguiu boas-práticas, honrou com os termos e condições da plataforma e acredita que essa punição foi um tanto quanto injusta, você pode recorrer a essa ação e solicitar suporte no botão disponível junto ao aviso de banimento. 

Assim, você poderá explicar o seu ponto de vista, argumentar e fornecer evidências se julgar necessário. A equipe do WhatsApp irá verificar se alguma política foi ou não violada e poderão restaurar seu número. 

Como você pode ver, o WhatsApp Business é uma ferramenta muito importante que pode ajudar empresas, como a sua, de várias maneiras. 

Por ser uma plataforma com uma capacidade de criação de oportunidades excepcional, a Contato aconselha que você adote essa ferramenta como parte da sua estratégia de comunicação o mais rápido possível! 

Gostou do nosso guia completo sobre WhatsApp Business? Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Então, compartilhe com seus amigos e ajude-os a entender melhor essa outra versão do tão famoso aplicativo de mensagem. Será um prazer ajudar sua empresa.  

Por que comprar Mailing pode ser um tiro no pé? Saiba agora!

Comprar mailing é uma maneira relativamente econômica de começar a trabalhar no marketing digital. Talvez seja por isso que muitas pessoas continuam insistindo nessa estratégia. No entanto, apesar de aparentemente ser um ótimo investimento, com certeza não é uma prática que a Agência Contato recomenda. 

Se você seguir alguns canais de marketing digital, certamente encontrará diversos artigos implorando para que essa prática acabe. Quer saber por que esse recurso é tão ruim para os negócios? Então continue sua leitura. 

Por que comprar mailing é uma das piores coisas para sua empresa? 

Mesmo que muitas pessoas neguem, ainda existe um considerável número de oferta e procura para comprar mailing. 

Isso ocorre devido ao infeliz conceito de que esse é um tipo de atalho para se construir um mecanismo de divulgação mais completo, quando na verdade, não deveria ser nem mesmo uma opção. 

Para permitir que você entenda a nocividade dessa escolha, listamos algumas razões que mostraram porque essa abordagem não vale a pena. Confira: 

Gastar esforços com quem não é o seu público 

Não há nenhum endereço no mailing que tenha solicitado o recebimento de e-mails dessas empresas. Logo, a chance de atrair um público que nem mesmo está interessado em seu produto é bem grande. Portanto, na maioria das vezes, o retorno desse investimento pode chegar a ser negativo. 

Ao se concentrar em um segmento de mercado onde seu produto e/ou serviço não chega a ser nem mesmo conhecido, a empresa deixa de investir naquele grupo que apresenta um maior e verdadeiro potencial de compra.   

Prejudicar a entregabilidade 

Você deve ter uma boa reputação para obter uma boa entregabilidade e um ROI satisfatório, ou seja, um bom retorno sobre o investimento e sobre o seu esforço. Portanto, é importante que você esteja atento a esse tipo de e-mail, pois além da alta probabilidade de não haver usuários reais por trás dessas contas, eles também podem destruir a sua taxa de entrega. 

Cair na lista de bloqueio 

Normalmente, quando recebemos esse tipo de conteúdo, raramente abrimos o e-mail, e ficamos tendenciosos a cancelar a inscrição da lista de contatos, uma vez que a mensagem dessa empresa não está relacionada aos nossos interesses pessoais. 

Além disso, a probabilidade de marcamos esse tipo de conteúdo como spam também é bem grande. Remetentes constantemente marcados como spam tem seu endereço de e-mail e IP bloqueados temporariamente ou permanentemente pelos provedores. 

Esse é o chamado “Blacklist”. Mas, por ser um termo racista, devemos chamá-lo de lista de bloqueio ou lista de negados/excluídos. 

Não ter retorno do seu investimento 

Como dito anteriormente, a soma de uma baixa qualidade dos contatos com a falta de segmentação, só pode resultar em um retorto de investimento equivalente a zero. 

É impossível determinar a se esses endereços de e-mail são reais, ativos ou se ao menos são de pessoas com potencial para se tornarem seus clientes. Ou seja, a possibilidade de perder todo o seu tempo e seu investimento é enorme. 

Gerar péssima reputação para a sua empresa 

Uma das piores coisas que podem acontecer referente a imagem do seu negócio é ser considerada uma empresa desagradável, insistente e invasiva. 

Você, provavelmente, já deve ter recebido um e-mail de uma empresa da qual nunca ouviu falar. Certo? Qual foi sua primeira impressão sobre essa empresa? Certamente suspeitou como essa empresa adquiriu suas informações de contato e deduzirá que seu e-mail foi entregue a ela. 

Obviamente, essas ações não trazem nenhum benéfico para a empresa remetente. Apenas desvantagens, como a má impressão e a desvalorização do conteúdo dessa organização. 

Quem comercializa dados está descumprindo a LGPD 

É claramente ilegal usar os dados dos mailings sem o consentimento dos proprietários. 

Embora a pena para casos dessa natureza ainda não ser muito comum, de acordo com o Código Penal, a compra de dados, como endereço de e-mails, é considerada crime. Portanto, caso receba um e-mail, sem ter solicitado ou se cadastrado na empresa, e se senti prejudicado por isso de alguma forma, pode realizar uma denúncia formal e a empresa será punida por lei.  

Para evitar esse tipo de situação, as empresas precisarão fazer ajustes estruturais para atender às exigências da legislação, envolvendo setores de marketing, recursos humanos, tecnologia da informação e comunicação e áreas jurídicas. 

Gerar leads é melhor que comprar mailing 

Embora comprar mailing seja um método usado para entrar em contato com o público, a geração de leads em potencial é sempre a melhor opção, pois você estabelecerá contato um grupo de pessoas mais qualificadas e com uma probabilidade maior de ter interesse em adquirir seus produtos e/ou serviços. 

Além disso, seguir uma estratégia para gerar leads pode facilitar a segmentação e o gerenciamento dos seus contatos. E, com o tempo, você poderá descobrir mais informações sobre seus clientes, definindo o perfil do consumidor ideal para sua empresa. 

Confira algumas dicas que a Contato separou para ajudar você a gerar leads para o seu negócio: 

Leads Ads 

O Leads Ads é um recurso do Facebook Ads que tem a capacidade de atingir clientes em potencial por meio de mídia paga, sem que os usuários saiam da rede social, promovendo assim sua conversão e presando por sua experiência positiva, mesmo quando afetados por diversos anúncios. 

Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo nada mais é que uma estratégia de geração de conteúdo para o seu público-alvo. Essa ferramenta além de te ajudar em todo o processo de compra, também pode atrair clientes de uma forma totalmente orgânica. 

A ideia é sempre informar as pessoas para que no futuro não só respeitem a sua marca e a utilizem como referência do segmento que está inserida, mas também se tornem clientes fiéis da sua empresa. 

Eventos 

Eventos são experiências únicas que podem ser utilizadas para atrair clientes em potencial para sua empresa. Neles, você terá a oportunidade de ter um contato pessoal mais direto com cada cliente e até mesmo descobrir novas oportunidades de negócios.  

Landing Page 

Também conhecida como “páginas de destino”, essa ferramenta contém menos elementos e links do que a página inicial de um site tradicional, por exemplo. Mas, isso é intencional! Depois de atrair visitantes para sua Landing Page, sua única meta será obter mais conversões para sua empresa.  

Outbound Marketing 

Por último, mas não menos importante, o Outbound Marketing pode ser definido como uma estratégia de marketing tradicional em que a marca atua no processo de atrair clientes oferecendo serviços e/ou produtos. 

A ideia é ir atrás do cliente ativamente e gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa. 

Agora que você entendeu que comprar mailing não traz um público qualificado, prejudica a entregabilidade e o custo final acaba sendo alto demais, gerar seus próprios leads é a melhor maneira de ter clientes em potencial qualificados e melhorar a imagem da sua empresa. Certo?! 

Portanto, quando alguém sugerir que “comprar mailing é a saída”, corre que é cilada.  

Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários que iremos responder o mais breve possível. Ah, e não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus colegas de trabalho. Alerte sua equipe para que ninguém caia na tentação e acabe investindo nessa furada. 

Conheça as estratégias de Empreendedorismo e Marketing Musical em nosso especial do Dia do Músico

A música talvez seja a expressão artística mais presente no cotidiano da sociedade brasileira. Por ser um mercado em constate ascensão, é muito comum vermos pessoas que ontem eram anônimas, de repente com centenas de fãs em todo o país.  

Mas a pergunta que não quer calar é: apenas o talento é suficiente para tornar essas pessoas reconhecidas no mercado e atingir os objetivos planejados? 

Você deve ter percebido que a resposta para essa pergunta é um sonoro NÃO. 

Como em qualquer setor, se você almeja se tornar uma pessoa conhecida e atrair fãs, precisa saber como divulgar seu trabalho. 

Por isso a Agência Contato separou uma pequena lista de artistas que fazem sucesso não só nos palcos, mas também nos negócios. Confira as estratégias de empreendedorismo e marketing musical que garantiram o sucesso desses artistas e comece a aplicá-las em sua empresa agora mesmo. 

Conexão – Beatles 

Eu não sei vocês, mas só de ouvir o nome “The Beatles” já me vem boas lembranças. 

A banda formada em 1960, por quatro jovens da cidade de Liverpool, no Reino Unido, ainda é considerada uma das bandas mais influentes de todos os tempos. 

Quem nunca se emocionou ouvindo clássicos como “Yesterday” ou “Let it be”? 

Isso acontece porque a banda conseguia direcionar suas músicas para o público, quase que de uma maneira pessoal. Em todos os seus registros, há cerca de 44 títulos de faixas que incluem a palavra “você” ou “seu”. Eles criavam suas músicas com o foco no ouvinte e isso fazia toda a diferença na hora de se conectar com os fãs. 

E isso também é funciona para a criação de conteúdo para sua empresa. 

Storytelling – Legião Urbana 

Quem aqui não conhece a história de amor de Eduardo e Mônica? Ou o triste fim que levou um tal João de Santo Cristo? 

Essas e outras grandes histórias foram apresentadas para nós por meio de músicas da banda Legião Urbana. 

Essa famosa banda de rock brasileira, fundada em 1982, era mestre em uma técnica conhecida como storytelling. 

Essa técnica nada mais é do que usar o poder da narrativa para tornar o seu trabalho único e despertar o interesse, chamar a atenção, gerar emoção e, muitas vezes, um certo sentimento de identificação. Essa é uma estratégia amplamente utilizada em estratégias de marketing e em composições, como as da banda Legião Urbana. 

Inovação – Anitta 

Prepara! Porque a rainha brasileira do pop, com influência do Funk carioca, tem muito a nos ensinar. 

Conhecida nacionalmente em meados de 2012, quando todos pensavam que ela se tornaria uma dessas artistas de apenas uma música, a Cantora surpreendeu a todos com seu lado empreendedor, que vai muito além dos palcos. 

A criatividade e a capacidade de estar sempre inovando chama a atenção de todos que conhecem seu trabalho. Anitta é uma força da natureza quando o assunto são negócios. Além de gerenciar sua própria carreira desde 2014, a carioca também é responsável por conseguir fechar, pessoalmente, contratos com grande empresa, como Bacardi, Ipanema e Samsung. 

E não para por ai! Em setembro de 2019, Anitta anunciou, junto ao vice-presidente de marketing da AMBEV, uma parceria inédita no Brasil, a cantora passa a ser head de criatividade e inovação da marca Skol Beats. Ela ajudará nas estratégias de marketing do produto e com novas ideias para remodelar a linha, pensando desde o planejamento até o lançamento de pelo menos um produto por ano. 

Ela realmente veio para mostrar que agora é hora do show das poderosas. E não tem como negar que ela está dando um show incrível, e eu nem estou falando das turnês. 

Coletivo – Emicida 

A rua ainda é nóiz? 

Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida tem a resposta para essa pergunta. Foi na batalha de MC’s que o rapper descobriu sua habilidade de improvisar e conquistou fama nacional. Em meados de 2008 o paulista lançou seu primeiro single “Triunfo”.  

Emicida celebra frequentemente a esperança, isso expande a variedade de possibilidades dentro do seu trabalho. Seus álbuns passeiam tanto pelos raps de cunho social quanto pelas músicas de características pop, e é isso que ajudou ele a chegar no topo. 

Após um longo processo, o rapper agora está longe do universo que o apresentava no início de sua carreira. Hoje ele assume um sentimento forte de coletivo, em que a “parede é quebrada” e as “cortinas se rasgam”, ele consegue observar todos os aspectos da cidade. 

Afinal, como ele costuma responder ao final de suas canções: é nóiz!  

Marketing Viral e Buzz- Barões da Pisadinha 

Se você tem acesso à internet já sabe que o piseiro tá on! 

Apesar de todo o preconceito e as dificuldades financeiras enfrentadas no início da carreira, hoje os Barões da Pisadinha estão entre os artistas mais consumidos do YouTube. 

Com a pandemia, acometida pelo novo Corona Vírus, os baianos viram uma oportunidade e agarraram com força. Lançaram um DVD no início da quarentena e conseguiram chamar a atenção das pessoas que estavam em casa. 

Com uma estratégia de marketing que explora a conexão entre as pessoas, era impossível o piseiro não se tornar um viral. 

Foram criados inúmeros memes nas redes sociais com as letras das músicas dos Barões e o impacto disso foi tão grande que a dupla ganhou uma divulgação inesperada. O craque o futebol, Neymar, além de aparecer nas redes sociais dançando a pisadinha, também chegou para o jogo do PSG contra Marseille ao som dos Barões.  

Depois de Neymar muitos outros artistas e influencers começaram a cair no ritmo de Tá Rocheda, inclusive a rapper americana Card B.  

É, a pisadinha se tornou tão viral que já virou sinônimo de sucesso e felicidade para muitas pessoas. 

E você, curte algum desses artistas? Qual a música que mais se identifica e qual a lição de Marketing Musical que achou mais interessante? Conta pra gente aqui nos comentários e não deixe de acompanhar outros artigos da Agência Contato

Entenda como o uso do Telegram para empresas é essencial na criação de estratégias no Marketing Digital

Você já pensou em usar o Telegram para empresas como um canal comunicacional do seu negócio? 

Embora o Telegram não seja tão popular quanto o WhatsApp, esse aplicativo é uma excelente ferramenta para aprimorar as suas estratégias de marketing e aumentar a influência da sua empresa. 

No entanto, para que você consiga explorar todos os recursos que o Telegram para empresas proporciona, a Contato preparou esse artigo, onde iremos explicar, com detalhes, as diversas possibilidades do aplicativo. Confira: 

O que é o Telegram para empresas? 

Basicamente, o Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas, rápido e seguro. 

Por ser baseado na nuvem, pode se adaptar perfeitamente a todos os dispositivos e sistemas operacionais. Você pode usar tanto uma versão móvel, quanto uma versão desktop e até mesmo uma versão web. 

Com o Telegram, você pode enviar mensagens de texto, documentos, imagens, áudios e vídeos. Além disso, você também pode criar grupos sociais, familiares ou de trabalho. 

Como começar a usar? 

Para usar o Telegram, a primeira coisa que você precisa fazer é instalá-lo em seu telefone como qualquer outro aplicativo. Basta fazer o download na App Store (Apple) ou Play Store (Google). 

Caso queira usá-lo em seu computador, basta clicar aqui

Depois de entrar na página de boas-vindas, você só precisa inserir o número do telefone e configurar as informações, como o seu nome e sua foto. 

Em seguida, encontre seus contatos e comece a conversar. Todas as informações recebidas pelo Telegram ficam armazenadas na nuvem. Portanto, você não precisa ocupar a memória do seu telefone com arquivos baixados. Isso permite que você economize espaço em seu dispositivo e ainda permite o acesso a todos as mídias a qualquer momento, desde que mantenha uma boa conexão com a Internet. 

Além disso, o Telegram para empresa permite que você envie arquivos mais pesados para outros usuários com facilidade, uma vez que não há limite para o tamanho da mídia enviada. 

Recursos do Telegram para empresas para estar de olho 

Comparado com os concorrentes, o Telegram possui certos recursos que podem fazer você se destacar. Confira alguns deles: 

Sincronização 

Como as operações do Telegram são baseadas na nuvem, todas as ações realizadas no aplicativo, seja por um computador ou por algum dispositivo móvel, podem ser sincronizadas. Isso garante a comodidade de poder se comunicar com clientes e seguidores de maneira fácil e eficiente. 

Personalização 

O aplicativo permite que você personalize sua conta com o nome da sua empresa. Isso faz com que os usuários tenham maior facilidade para encontrá-lo. Além disso, a plataforma também disponibiliza um espaço para que você adicione o link do site da sua empresa, assim as pessoas poderão entrar em contato diretamente com sua equipe de vendas. 

Áudio 

Assim como o WhatsApp, mensagens de áudio também podem ser enviadas pelo Telegram, mas há um recurso adicional muito interessante: a possibilidade de acelerar a reprodução, o que pode ajudar os usuários a economizar tempo. 

Bots 

No Telegram, os administradores podem usar robôs para automatizar algumas mensagens rápidas. 

O aplicativo trouxe uma série de bots de programação disponíveis para uso, mas que também podem ser otimizados para realizarem diferentes funções que melhor atendam às necessidades de cada negócio. 

Grupos de até 200 mil pessoas 

Criar um grupo em plataformas como o Telegram pode ajudar sua empresa a formular estratégias de vendas. 

O grupo pode ser público, mas as mensagens enviadas pelos novos usuários podem ser restritas de acordo com uma pré-classificação, não permitindo que visualizem todo o histórico da conversa do grupo. Isso torna mais fácil para as empresas gerenciarem as conversas e todo o conteúdo gerado a partir delas. 

Além disso, o grupo pode ter vários administradores para ajudar a equipe de vendas a controlar o fluxo, excluir, editar mensagens e corrigir tópicos importantes sempre que necessário. 

Canais 

Os canais são usados para transmitir grandes quantidades de conteúdo ao mesmo tempo, de forma pública ou privada. A mensagem enviada traz o nome e a foto utilizada no canal para facilitar sua identificação. 

Enquete 

Toda estratégia de marketing requer que você entenda totalmente o seu público. 

Para isso, você pode assumir uma postura mais ativa e realizar pesquisas a fim de entender melhor seus clientes. Para ajudá-lo com essas pesquisas, o Telegram possui uma ferramenta de enquetes.  

Embora possa ser criada por meio de Bots, esse recurso também pode ser enviado como um anexo em uma conversa. 

Se prestar atenção, ao final da pesquisa você encontrará informações detalhadas sobre as preocupações e necessidades do seu público. Essas informações podem ajudá-lo a melhorar sua estratégia de marketing e aumentar seus resultados. 

Ferramenta de análise de dados 

Atualmente, para conseguir ter acesso às métricas oferecidas pelo Telegram para empresas, como que tipos de conteúdo os seus seguidores têm mais interesse ou os dias e horários em que há mais engajamento, é necessário um número mínimo de 500 integrantes por grupo. No entanto, o Telegram promete que esse recurso será lançado para grupos de pelo menos 100 usuários em um futuro próximo.   

Com essas ferramentas de análise também é possível ver seus usuários mais relevantes, a fonte dos novos inscritos, o crescimento diário do número de seguidores, o total de mensagens enviadas e outras coisas pertinentes a dados e estatísticas. É isso que torna o aplicativo cada vez mais valioso. 

Por que estar presente no Telegram como empresas? 

Os benefícios do aplicativo podem fornecer benefícios tanto para usuários comuns, quanto para contatos comerciais. 

A segurança é, sem dúvidas, um dos maiores destaques porque eles executam a criptografia ponta a ponta das mensagens. Além disso, podemos destacar outras vantagens como: 

Se relacionar e aproximar da audiência 

De acordo com as estatísticas de Negócios de Apps, podemos concluir que esse aplicativo de mensagens instantâneas pode ser uma boa escolha para sua empresa.

À medida que mais e mais pessoas procuram alternativas às ferramentas sociais e de chat dominadas pelo Facebook, o número de usuários do Telegram só tende a aumentar e um bom profissional de marketing, deve ficar atento as escolhas dos consumidores.  

Migrando para essa plataforma, a possibilidade de se aproximar do seu potencial cliente e de conseguir criar uma relação solida com aqueles que já conhecem o seu trabalho é muito maior. 

Distribuição de Conteúdo 

Com o Telegram você consegue uma transmissão de conteúdo muito mais abrangente que qualquer outra rede social. 

Independentemente da quantidade de conteúdo compartilhado ou do número de usuários inscritos no canal, o Telegram permite que você distribua materiais informativos para promover assuntos relacionados ao seu negócio para clientes e clientes potenciais. 

Um canal e grupo só seu 

Os canais e os grupos são ferramentas poderosas que podem ajudá-lo a formular estratégias de vendas e melhorar o fluxo de trabalho entre as equipes da sua empresa. 

Esses recursos têm o poder de melhorar o fluxo de mensagens e controlar a entrada dos usuários, os administradores no Telegram podem até mesmo editar e excluir mensagens após o envio. 

Espaço colaborativo 

O Telegram para empresas é uma opção alternativa para um espaço interativo, criativo e colaborativo.  

Um dos destaques do aplicativo é que ele pode interagir com arquivos em Word, Excel, Power Point, PDF, ZIP, entre outros formatos, e enviar vídeos no próprio ambiente do aplicativo. Além disso, o Telegram possibilita um acesso integrado por meio de diversas plataformas como desktop, tablets e celulares. 

E você, já está nessa plataforma? Confira outros artigos da Agência Contato e deixe suas dúvidas sobre o Telegram nos comentários. Queremos saber qual a sua experiência com esse aplicativo. 

Ponto de venda na Black Friday: Prepare o seu pdv para vender mais na data mais esperada do ano

Todo mês de novembro, várias pessoas ao redor do mundo aguardam ansiosamente pela última sexta-feira do mês, a famosa Black Friday. 

Cada vez mais as pessoas divulgam e esperam esse tradicional dia. Os consumidores que passaram meses pensando em comprar mercadorias e, principalmente, os comerciantes, que depositam grandes expectativas nessa data. 

E com razão! Esse dia é uma grande oportunidade para o comercio brasileiro e a Agência Contato separou algumas dicas para você conseguir tornar a sua empresa um sucesso de vendas durante a Black Friday. Continue sua leitura e confira nossas dicas! 

 
O que é a Black Friday e quando ela surgiu?

Que a Black Friday é um dia que as lojas e marcas abaixam seus preços e enlouquecem os consumidores de todo o mundo, isso nós já sabemos. Mas, você sabe o porquê isso acontece em todos os anos? 

A Black Friday acontece após o Thanksgiving, ou “Dia de Ação de Graças”, um feriado tradicional de origem Norte Americana, que festeja a comemoração de uma boa colheita. 

A tradição diz que o “primeiro Dia de Ação de Graças” aconteceu em outubro de 1621, em Plymouth, onde hoje é o atual Estado de Massachusetts. Mas, aposto que você já deve ter ouvido sobre isso em algum lugar. O que você provavelmente não sabia, é que isso não passa de um mito. Pois é… Hoje, já é comprovado que essa celebração vem acontecendo a muito tempo antes do tão popular Thanksgiving de Plymouth, entre nativos e britânicos Peregrinos. 

No entanto, foi por conta dessa comemoração de outubro de 1621 que esse festival passou a ser multiétnico e deixou de ser focado em comemorar apenas o sucesso da colheita, mas também a própria colonização Americana.  

Mas, como esse feriado, que tem a gratidão como base, acabou gerando esse dia de fama mundial em que as lojas resolvem fazer promoções incríveis, que seriam inviáveis nas demais datas? 

Acredite se quiser, mas isso tudo tem relação com o Futebol. 

Nos Estados Unidos, feriados como o Dia de Ação de Graças, são culturalmente marcados por partidas decisivas de futebol americano. 

Em 1960, diversos policiais da cidade de Filadélfia, usavam esse termo para se referirem a sexta-feira pós Thanksgiving, pois a cidade ficava muito cheia e o trânsito uma loucura enorme, e eles não tinham nenhum segundo de descanso nesse dia, por isso o termo “Black Friday”. 

Ok.  Mas, por que a cidade ficava tão cheia nessa sexta-feira específica? 

É que no sábado, era quase como uma tradição ter um clássico do futebol americano universitário, o time Army Black Knights contra o Navy Midshipmen. Por isso, a cidade ficava super lotada na sexta. As pessoas vinham de carro de todo o país para poder assistir ao jogo. E quem lucrava, literalmente, com esse caos, eram os comerciantes. Eles aproveitavam a movimentação na cidade para realizar promoções, a fim de atrair ainda mais clientes. 

Assim, começava a tradição.  

E se os comerciantes de 1960 conseguiam lucrar com isso, você, empreendedor de 2020, também pode! Quer saber como? A Contato separou algumas dicas de como preparar o seu ponto de venda para esse dia do ano, que é tão importante para os lojistas de todo o mundo. Continue a leitura para conferir essas dicas. 

   
Como preparar o PDV para a Black Friday 

Apesar de ser um costume tradicionalmente Norte Americano, nós, brasileiros, adoramos uma promoção. Certo?! 

O país não poderia deixar essa oportunidade de ouro passar batida, e a Black Friday caiu no gosto dos BRs de maneira muito rápida. O e-commerce brasileiro já chegou a 3,2 bilhões de reais de faturamento em uma dessas sextas-feiras, o que comprova a popularidade do evento.  

Você que é empreendedor também pode conseguir excelentes resultados, basta planejar uma boa estratégia e preparar bem o seu ponto de vendas (PDV) para conseguir atrair cada vez mais clientes em potencial.  

A Contato fez uma lista de dicas para ajudar o seu negócio a se tornar um sucesso de vendas nessa Black Friday! Confira: 

 
Decoração temática e chamativa 

Quando os consumidores entram no seu ponto de venda, tudo ao seu redor terá uma influência direta no julgamento do estilo da sua marca e no quanto ela irá faturar durante o festival: decorações, cores, produtos, materiais promocionais, entre outras coisas, são fatores importantes para o sucesso do seu PDV. 

É essencial que sua empresa tenha uma identidade visual própria e bem desenvolvida para ser capaz de personalizar esse espaço. A identidade visual inclui cores no padrão da sua marca, o nome da loja e o estilo de letras utilizadas  

 
Organize a vitrine 

A vitrine terá um papel muito importante neste período, afinal, ela tem um grande apelo para os clientes. Não importa se sua loja é na rua ou no shopping, sempre tem multidão em datas como essa. Então, capriche na organização! 

 
Banner promocional 

Os banners são muito úteis para explicar ofertas, promoções, descontos ou indicar outras ações dentro do ponto de venda, como a localização, por exemplo. É importante destacar a logomarca da empresa para fortalecer ainda mais a identidade da marca. 

 
Adesivos 

Esse recurso pode ser utilizado como sinalização em balcões, vidros, paredes, painéis e até mesmo no chão do seu ponto de venda. Outra opção são os adesivos promocionais perfurados. Eles permitem que você veja os dois lados e são amplamente utilizadas em vitrines ou salas separadas. 

 
Faixas de Gôndolas 

As faixas de gôndolas permitem que o produto seja utilizado no PDV de forma alegre e criativa, e os materiais personalizados chamativos são retirados das prateleiras. São leves, práticos e muito fáceis de aplicar. 

 
Aproveite os Hot Points 

Hot Points são as áreas pelas quais o cliente provavelmente irá passar.  

Esses locais devem ser planejados cuidadosamente, pois é preciso considerar que esses são os melhores locais para expor produtos. As janelas, a entrada e o espaço junto à caixa, onde o cliente aguardará pelo pagamento, são alguns exemplos. 

Portanto, quando quiser destacar algum produto, use um Hot Point, de preferência em uma altura média os olhos do cliente, para que ele não precise abaixar ou levantar a cabeça. 

 
Brindes 

A distribuição de brindes é uma forma, simples ou integrada, de presentear os compradores, uma vez que pode ser realizada tanto pelo patrocinador (que pode expor os produtos e/ou serviços da empresa e fornecer brindes da marca), quanto pelos próprios funcionários da organização (que podem entregar o brinde para o cliente quando ele concluir a compra). 

 
Sorteios e cartão fidelidade 

Os descontos e as promoções são os principais atrativos desse festival, mas seus concorrentes também oferecem preços baixos. Então, tente se diferenciar de outras maneiras para trazer mais vantagens à compra do seu cliente. Investir em benefícios, como sorteios e a criação de cartões fidelidade, é uma boa opção.  

 
Treinamento da equipe 

Proporcionar treinamento adequado à equipe de vendas para que entendam a importância de sempre ser respeitoso, conseguir sorrir e ajudar, sem “incomodar” ou se aborrecer com os consumidores, é um fator essencial em todo segmento e em qualquer época. No entanto, datas muito movimentadas, como a Black Friday, exigem ainda mais competências e habilidades dos funcionários do que os demais dias. 

 
Sugira complementos 

Uma maneira de aumentar ainda mais o lucro médio da sua loja é instruir o vendedor a fornecer um produto diferente ao cliente. 

A venda sugestiva é uma das melhores habilidades que sua equipe pode dominar. Se essa estratégia for bem executada, você pode não só aumentar o número e o valor das vendas, mas também fornecer ao consumidor a possibilidade de encontrar outras coisas de que também precisa. Logo, a probabilidade desse cliente comprar algo novamente, em outras ocasiões, é bem maior. 

 
Deixar o desconto visível 

Quando o assunto é Black Friday, as promoções e os descontos são o que há de mais comum. Os clientes se sentem mais felizes e empolgados quando percebem que podem pagar menos pelos mesmos produtos que costumam comprar. 

Porém, para que se possa fazer esse desconto de forma vantajosa para ambas as partes, é preciso considerar o que é mais atraente para o cliente, sem prejudicar o caixa da loja. Por isso, certifique-se de usar o produto correto para esta operação, como um que está no estoque há muito tempo. Lembre-se, também, de deixar o desconto visível. Assim, você consegue a atenção desse potencial cliente. 

 
E quando a Black Friday acabar? 

Depois de tanto planejamento, de tanto preparo, depois de ter convocado uma verdadeira força-tarefa para conseguir dar conta da movimentação, proporcionada pela Black Friday, o que fazer quando ela acaba? 

A resposta é simples: mais planejamento e mais estratégias. 

Mesmo depois da sexta-feira mais esperada e agitada do ano, o empreendedor ainda tem muito trabalho pela frente. Além de finalizar todos os processos que se iniciaram na sexta, você também deve se preparar para mais um festival extremamente importante. Um dos maiores e mais lucrativos eventos do comercio: o Natal! 

Mas, não se desespere. A Contato também trouxe algumas dicas sobre tudo o que você deve fazer depois dessa sexta histórica.  

É importante avaliar a fatura do dia, o número de pedidos, a categoria de produtos mais vendida e o perfil do consumidor que mais efetivou compras na sua loja. Use as metas definidas para essa data e os resultados obtidos para entender o que você pode aprender com esses dados. 

Lembre-se: Não apenas os vendedores esperam longos meses, ansiosos pela Black Friday, mas os consumidores também! Eles entendem que este pode ser um ótimo momento para realizar compras mais caras e importantes. Então, invista em um bom atendimento e em um excelente pós-atendimento. Esse é um dos processos mais importantes da venda. Aproveitar para captar contatos sem passar dos limites e fidelizar esse cliente é uma ótima estratégia para manter suas vendas em alta nas demais datas do ano.  

Uma venda só é considerada bem sucedida se o cliente volta em sua loja. Se seu pós-atendimento foi bem executado, sua loja não vai se preocupar tanto com o Natal, por exemplo, afinal, esse cliente já sabe que pode confiar nos seus serviços e produtos. 

Conclusão

Agora que você já sabe todas as dicas da Contato, é hora de começar a pensar na sua estratégia e conversar com sua equipe para conseguir atender a demanda desse dia da melhor forma possível. 

Compartilhe suas experiencias na Black Friday conosco nos comentários. Queremos saber quais as estratégias que você usava em seu PDV e quais você vai passar a adotar depois das nossas dicas. 

Quer saber mais sobre como alavancar seu negócio? Fique de olho nos outros posts da Agência Contato! Estamos sempre postando dicas incríveis, que vão mudar a forma como sua empresa é vista perante o mercado. 

Emily em Paris: Aprenda estratégias de marketing com a série

Nas últimas semanas, a série estreou na Netflix e cativou o público com o charme parisiense, os romances atrapalhados e aventuras profissionais de Emily. A série conta a história de Emily, uma jovem formada em marketing que trabalha em uma agência de publicidade de Chicago, nos Estados Unidos.  

Ela tem uma vida confortável, o namorado dos sonhos e um emprego estável, mas tudo muda quando ela é selecionada para ser a representante da empresa e ir para Paris. A oportunidade a deslumbra, porém logo percebe que sobreviver na França trabalhando em uma agência tradicional será um desafio. 

Podemos aprender uma boa dose de marketing com “Emily em Paris”. Confira! 

7 lições de marketing digital de Emily em Paris

Emily enfrenta muitos desafios ao se deparar trabalhando em uma agência tradicional e com pessoas com pontos de vista e culturas diferentes. Ela encara cada trabalho como uma missão de inovar e não fazer mais do mesmo, como seus colegas estão acostumados. Veja alguns ensinamentos de marketing digital da série: 

Branding: Gestão de marca é essencial 

Ter uma marca estruturada com missão, visão e valores é um fator fundamental para guiar e planejar ações. Dessa forma, é possível calcular riscos de cada ação e minimizar os impactos para a imagem da marca. 

Na série, Emily sugere a ideia de criar um novo champagne. No entanto, por se tratar de uma empresa sofisticada, é criada uma submarca para lançar o champagne que funciona como um “spray” para comemorações. Assim, a marca mãe não tem a imagem prejudicada e não sofre desvalorização. 

Pense e ouça o público 

Criar e comunicar pensando no público e suas particularidades como gostos, crenças, hábitos, cultura e opiniões, é um fator que nos auxilia a planejar campanhas de sucesso. 

No seriado, um cliente que vai lançar um perfume, pergunta a Emily qual a opinião dela sobre conceito da campanha e a personagem responde que não se trata do gosto pessoal dela e sim, se a campanha está alinhada com o ponto de vista dos consumidores da marca. 

Além disso, Emily sempre utiliza ferramenta de interação das redes sociais para saber a opinião e desejos dos consumidores. Este gesto envolve os clientes com a marca e com o processo de elaboração de produtos de forma participativa, construindo um vínculo. 

Seguidores não definem sucesso 

Emily é convidada para um evento de influenciadoras onde, logo na entrada, é preciso mostrar seu perfil do Instagram e conforme seu número de seguidores, você ganha um kit de brindes. Ela recebe o menor kit e quando questiona, o recepcionista recomenda que ela se esforce mais pra crescer. 

Mesmo com apenas 20 mil seguidores, Emily realiza uma série de stories criativos e humorados durante o evento. Mais tarde, ela é chamada e recebe um convite para ser embaixadora da marca devido a grande repercussão de seus stories.  

Autenticidade e inovação são a chave para influenciar 

Não existe receita de bolo para o sucesso no marketing de influência. No entanto, transmitir autenticidade, demonstrar ser uma pessoa real e inovar causam destaque. E melhor: criam conexão! 

Afinal, em uma rede social que muitos criam mais do mesmo, é preciso pensar em um caminho diferente. Por isso, a inovação é o combustível para crescer e criar relacionamento com seguidores. 

Faça Networking 

Encante pessoas pela experiência 

Emily visita uma exposição de arte onde a obra “A Noite Estrelada” de Van Gogh é projetada nas paredes. Isso a inspira e ela pensa na ação de colocar uma cama em um ponto estratégico da cidade para promover a experimentação de deitar e observar as estrelas para promover um colchão. Foi uma ideia criativa que instigou a curiosidade das pessoas que circulam na região. 

Uma ação de marketing de experiência fora do óbvio e praticamente irresistível. Afinal, não é todo dia que você pode deitar em céu aberto e apreciar as estrelas. Certo?! 

Além disso, a experiência cria memórias afetivas por meio do olfato, paladar, tato, visão e audição. Explore os 5 sentidos em sua estratégia e desperte gatilhos mentais! 

Esteja atento a tendências e novidades do seu segmento 

Na Era Digital, tudo acontece muito rápido. Como profissionais de comunicação, precisamos ficar sempre atentos as novidades, tendências e acontecimentos do mercado. Temos que treinar nosso olhar para captar e identificar oportunidades enquanto elas estão quentes. E ainda, pensar rápido e executar a ideia antes que o “timing” da oportunidade esfrie, perdendo o impacto de resultados. 

No seriado, a agência perdeu vários clientes por estar sempre fazendo mais do mesmo, mantendo sua criação e posicionamento na zona de conforto com argumento de que é o que vende. Emily gerenciou crises e até recuperou alguns contratos graças as suas ideias que diferenciam os clientes frente a concorrência. 

Vida real de quem trabalha com marketing digital 

“Emily em Paris” é uma série leve e divertida. Mas, nós da Agência Contato, temos um contraponto. Sentimos que o mercado e os profissionais de comunicação e marketing, em alguns momentos, foram desvalorizados pela protagonista ao passar a imagem de que grandes ideias surgem do nada e na velocidade da luz. 

Construir projetos de comunicação levam tempo e muito, muito planejamento. Tudo é pensado e calculado, podendo levar semanas ou meses até a execução. 

Outro ponto, é a banalização do marketing viral como algo fácil. Emily posta, muitas vezes, sem pensardireito e praticamente tudo viraliza. Basta uma imagem bonita, humor e duas hashtags e BOOM, sucesso. E na rotina profissional, não é bem assim. São inúmeras tentativas e muitas horas de estudo para conseguir uma publicação viral de sucesso. 

Tirando esse ponto, o seriado é excelente e proporciona boas risadas. Se não assistiu, assista. Tem na Netflix! 

Se já assistiu, compartilha sua opinião com a gente!