O que é uma Landing Page e qual a sua importância?

O que é uma Landing Page e qual a sua importância?

Você já forneceu informações pessoais, como nome e e-mail, em troca de um e-book ou um guia que ajudasse a resolver um determinado problema? Se a sua resposta foi sim, é muito provável que você já saiba o que é uma landing page.

A verdade é que para um site aparecer no Google, mesmo que logo nas primeiras posições, e ter um alto número de visitantes nem sempre é sinônimo de grandes resultados reais para uma empresa. 

Por isso, as landing pages são uma estratégia de Inbound Marketing para reverter este cenário e fazer com que visitantes desconhecidos se tornem potenciais clientes. Isso por meio da oferta de uma informação útil em troca de informações sobre o usuário.

E por que essas informações são tão importantes? Porque é por meio delas que acontece o trabalho de transformar o usuário em um lead qualificado que irá percorrer o funil de vendas e finalizar a compra.

Quer aprender como transformar visitantes em clientes? Então, continue a leitura para entender, de uma vez por todas, o que é uma landing page e como ela pode ser decisiva no sucesso da sua campanha de marketing digital.

Afinal, o que é uma Landing Page? 

O termo landing page vem do inglês e, em tradução literal, significa “página de destino”. Nesse sentido, ela seria a primeira página com a qual o usuário tem contato quando chega ao seu site.

Na prática, quando falamos no contexto de estratégias aplicadas a uma campanha de marketing digital, entender o que é uma landing page pode ser um pouco diferente. 

Nesse contexto, elas são páginas simples, com poucos elementos que possam distrair a atenção do usuário e um único objetivo a ser cumprido: a conversão de visitantes em potenciais clientes. 

Essas páginas costumam explorar um problema da persona e trazer uma copy chamativa com a proposta de uma solução para este problema. Em troca, o usuário fornece informações como nome e e-mail, por exemplo.

Esta solução, geralmente, é oferecida por meio de materiais ricos — e-books, planilhas ou outros tipos de conteúdo que sejam bons o suficiente para valer o compartilhamento dos dados pessoais do visitante da página.

Landing pages são páginas simples e com poucos elementos para não dispersar a atenção do usuário.

Landing Page e Site são a mesma coisa?

Embora muita gente trate os termos como sinônimos, a resposta é não! As landing pages estão relacionadas aos sites, mas não são a mesma coisa e cumprem um propósito diferente na jornada de compra do usuário.

Os sites trabalham o topo e o meio do funil de vendas. Eles têm o objetivo de aparecer no Google e responder a uma demanda do usuário. E assim, por meio desse conteúdo relevante, atrair mais visitantes para as páginas. 

Já as landing pages trabalham o fundo do funil. Nesse momento, os visitantes que foram atraídos pelo site já estão prontos para realizar uma ação, como fornecer informações de cadastro ou finalizar uma compra.

Desta forma, enquanto as páginas do site devem ser mais abrangentes e oferecer diversos conteúdos, as landing pages precisam ser objetivas e focar a atenção do usuário em realizar a ação indicada para concretizar a conversão.

Qual é o objetivo de uma Landing Page?

Landing pages são criadas para despertar uma necessidade, um interesse ou um desejo no usuário. E, principalmente, fazer com que esse sentimento seja transformado em uma ação indicada dentro da página.

Por meio desta ação, a empresa conquista um dos bens mais preciosos no marketing digital: os leads.  

Com informações pessoais sobre o usuário em mãos, você deixa de ter um visitante desconhecido e transforma essa pessoa em uma oportunidade de negócio para a sua empresa. Isso é um lead!

Um exemplo de landing page que cumpre seu objetivo é quando você acessa a página de uma loja de decoração e fornece o seu e-mail para receber um e-book com tudo o que você precisa saber sobre como decorar a sua casa.

Com isso, a empresa já sabe do seu interesse em decorar o seu lar e tem o meio para entrar em contato diretamente com você. Então, ela pode levar esse relacionamento para o próximo nível, ou seja, a compra.

Assim, a partir do momento que você recebeu o ebook e descobriu, por exemplo, que papéis de parede são uma maneira fácil e econômica de decorar a casa, essa empresa vai te enviar ofertas imperdíveis de papéis de parede.

E é assim que a mágica acontece: de um simples visitante, você passou a um cliente em potencial quando ofereceu seus dados em troca de uma informação que conversava com o seu desejo de decoração.

Por que usar Landing Pages?

O principal motivo para adotar as landing pages nas estratégias de marketing digital da sua empresa é converter mais usuários em leads qualificados. Mas, esta não é a única vantagem dessa ferramenta!

Conheça outros importantes benefícios de uma landing page

Facilitar o trabalho e os resultados do seu time de vendas

As landing pages são as melhores amigas do seu time de vendas, pois elas facilitam a classificação dos leads de acordo com o interesse do usuário e a possibilidade de fechar um negócio.

Nesse processo, que é conhecido como lead scoring, cada lead recebe uma pontuação de acordo com a sua interação com a empresa. Assim, quanto mais próxima do fundo do funil de vendas estiver a ação, mais pontos ela vale.

Dessa forma, a sua equipe de vendas consegue identificar com mais facilidade quem são os usuários que estão mais próximos de finalizar uma compra. O resultado é que as conversões de sucesso se tornam cada vez maiores!

Reunir seus leads em grupos de interesses semelhantes

Se você lida com mais de uma persona ou se não tem certeza se o seu conteúdo está alcançando o cliente ideal, as landing pages também são uma ótima ferramenta para o seu negócio.

A partir do tipo de material que foi adquirido na landing page e das informações coletadas para disponibilizar este material, é possível traçar características em comum entre as pessoas que estão percorrendo o funil de vendas.

Dessa forma, você pode segmentar os leads em grupos de interesses semelhantes e formular estratégias específicas para as características de cada grupo. Vantagem: isso torna o seu processo de conversão ainda mais eficaz! 

Aquisição de clientes com menos custo e mais praticidade

Antes das landing pages, era necessário um esforço muito maior para conseguir um número muito menor de informações sobre potenciais clientes. Nutrir esse relacionamento, então? Mais difícil ainda!

Essa estratégia de marketing digital pode te poupar dezenas de pesquisas de campo, entrevistas, apresentações e horas e mais horas de ligações de telemarketing. E, claro, te isentar do custo destes processos.

Com as landing pages, você deixa de ter o trabalho de procurar e nutrir os leads e passa a oferecer conteúdo de qualidade para fazer com que eles venham até você. Além de mais econômica, essa estratégia também é muito mais eficiente!

Como criar uma boa Landing Page?

Agora que já sabemos o que é uma landing page e qual a sua importância nas campanhas de marketing digital, dá para imaginar que é preciso muita atenção e estratégia para criar uma para o seu site, né?

Uma landing page precisa ser uma página clara, organizada e objetiva, sem muitos elementos competindo pela atenção. E, claro, oferecer aquilo que foi prometido por meio da chamada que levou o usuário até ali. 

O Google dá algumas dicas de otimização para fazer com que a sua página seja encontrada com mais facilidade. Mas, como já falamos, ter muitos visitantes nem sempre é sinal de grandes resultados!

Por isso, para garantir que o visitante seja conquistado e deixe os seus dados de contato para a empresa, existem alguns detalhes estratégicos aos quais vale ficar atento e dedicar um cuidado especial. 

E é claro que nós separamos uma lista simplificada para apresentá-los para você! Papel e caneta na mão e vamos lá! 

Se concentre na oferta

Ninguém se sente confortável em sair compartilhando informações pessoais por aí, mesmo que as mais simples, como e-mail. Por isso, a sua oferta tem que realmente valer a pena para que o usuário compartilhe seus dados.

O material oferecido na sua landing page tem que ter um grande valor agregado. Ele deve trazer a solução de um problema e o potencial de gerar uma transformação significativa na vida daquela pessoa.

Não adianta você oferecer uma informação que possa ser facilmente encontrada no Google ou que já tenha sido compartilhada por diversos blogs. A sua solução precisa ser única, completa e realmente eficaz!

Para saber que tipo de material deve ser este, é essencial que você saiba exatamente qual é a dor da sua persona. Ela é tão importante que temos um tópico só para tratar sobre isso. 

Tenha uma persona bem definida

Você só vai conseguir oferecer uma solução eficiente se souber exatamente qual é o problema. Por isso, é obrigatório que você tenha uma persona bem definida e saiba com quem está falando.

Uma persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela tem nome, idade, profissão, família, sonhos e tudo mais que uma pessoa tem. Mas, principalmente, ela tem uma dor, um problema.

Quando falamos em explorar a dor da sua persona, falamos sobre conhecer exatamente esse problema e como ele impacta negativamente na vida dela. Só assim você vai poder trabalhar uma solução efetiva.

Dessa forma, com uma persona bem definida, você consegue trabalhar insights de ofertas que dialoguem diretamente com a realidade dela. Assim, ela vai desejar preencher o formulário para ter acesso a essa informação o mais rápido possível.

Tenha uma boa copy

Ter uma boa copy é mais uma maneira de garantir que a sua comunicação com o visitante da landing page vai ser clara, objetiva e cumprir o papel de fazer com que ele preencha o formulário e forneça seus dados.

Uma copy é um texto desenvolvido a partir das técnicas de copywriting. Esta escrita é focada em persuadir o leitor a realizar alguma ação e, por isso, vem sempre acompanhada de um bom CTA — call to action.

Para garantir o sucesso da conversão na sua landing page, a sua copy deve deixar claro como aquele material pode transformar positivamente a vida da sua persona e o que ela precisa fazer para ter acesso a este conteúdo.

Você também pode — e deve — explorar os gatilhos emocionais na sua copy para potencializar ainda mais as suas conversões. Dizer que aquele material só estará disponível por 24h, por exemplo, é um gatilho de escassez e fará a persona tomar uma decisão mais rápida.

Não crie formulários intimidantes

Nem mesmo a melhor das copys pode garantir o sucesso de uma landing page que traga um formulário em que a pessoa precisa preencher 30 campos para ter acesso ao conteúdo.

O formulário é o pagamento que você recebe em troca do material que está disponibilizando para o usuário. Por isso, é importante que eles estejam alinhados. Quanto mais simples o material, mais simples deve ser o formulário.

Mesmo para materiais muito ricos, não é recomendado acrescentar muitos campos de preenchimento. Pense que cada novo tópico é uma barreira para que o usuário chegue até o final do formulário.

Peça somente as informações que sejam realmente indispensáveis para saber se aquele visitante é um potencial cliente ou não. Se for possível, facilite a vida do usuário e adote campos suspensos, em que a pessoa só precisa selecionar uma opção.

Crie um canal para outros conteúdos

Por fim, porém não menos importante, lembre-se que as landing pages são, geralmente, o início do seu relacionamento com o cliente. E qual é a base de qualquer relacionamento? Isso mesmo, confiança!

Criar um canal para outros conteúdos é uma forma de mostrar para o visitante que você tem uma presença digital confiável. Além disso, também ajuda o usuário a reconhecer a sua autoridade no assunto.

Se o seu conteúdo disponível abertamente, como em blogs, por exemplo, já for um conteúdo de valor, as pessoas tendem a acreditar que aquele oferecido mediante algum tipo de pagamento, será ainda melhor.

Uma boa Landing Page traz ótimos resultados para o seu negócio

Depois de descobrir o que é uma landing page, não restam dúvidas de que elas podem ser um diferencial na sua campanha de marketing digital e trazer ótimos resultados para o seu negócio, certo? 

Não dá para perder mais tempo! Procure agora um serviço de SEO que possa posicionar o seu site como referência no meio on-line e atrair ainda mais visitantes qualificados para a sua página. 

Depois disso, é apostar nas landings pages e ver o sucesso da sua empresa acontecer!

E aí, ainda ficou alguma dúvida sobre o que é uma landing page? Então, converse com o nosso especialista em marketing digital e seja mais uma das tantas empresas que a Contato já ajudou a se destacar no mercado!  

Tudo sobre a nova fase do Instagram: saiba como adaptar suas estratégias de marketing

Tudo sobre a nova fase do Instagram

Se você está na Internet, com certeza já ouviu falar que o Instagram não é mais uma rede social de fotos. Com isso, as perguntas que não querem calar são: afinal, então como vai ser e como fazer marketing no novo Instagram?

O fato é que a 4ª rede social mais popular do mundo está de olho no sucesso que grandes concorrentes, como o TikTok e o YouTube, vem conquistando entre os usuários. E é claro que ela não quer ficar para trás!

Por isso, a tendência é que o Instagram aposte, cada vez mais, no entretenimento por meio de vídeos. Esse tipo de conteúdo vai passar a ser mais entregue aos usuários e, com isso, conquistar os melhores engajamentos.

Calma! Isso não quer dizer que você vai precisar fazer coreografias para aumentar o seu engajamento no Instagram. É possível adaptar a sua estratégia para esse novo formato mantendo os valores da sua marca.

Se você quer fazer com que o seu conteúdo se destaque nesta nova fase das redes sociais, continue a leitura. No blog de hoje, vamos conversar sobre como fazer marketing no Instagram abraçando as suas mudanças.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Sim, o algoritmo é o responsável por definir como vai ser o novo Instagram. Não, ele não é seu inimigo por causa disso. Chegou a hora de entender essa ferramenta e fazê-la trabalhar a favor do seu conteúdo.

O algoritmo do Instagram começou a ficar famoso em 2016, quando a rede social decidiu deixar de mostrar as publicações em ordem cronológica para entregar primeiro o que entendia ser mais relevante para o usuário.

De lá para cá, ele passou por diversas mudanças com o objetivo de tornar o feed mais personalizado para a experiência de cada usuário. Tenha certeza: esta tendência vai continuar nesta nova fase.

Mas, a verdade é que não existe apenas um algoritmo. Existem uma variedade de algoritmos, classificadores, cálculos, processos e critérios que determinam qual post deve aparecer primeiro, onde e para quem.

Por isso, antes de começar a planejar como fazer marketing no Instagram, é importante conhecer como funciona a ferramenta responsável por entregar o seu conteúdo. Vamos lá!

Algoritmo do Feed e Stories

O feed e os stories são as principais seções do Instagram porque é lá que estão as publicações das pessoas que você escolheu seguir e acompanhar dentro da plataforma.

Para definir as publicações que vão aparecer primeiro no feed, o algoritmo analisa todas as informações sobre o post. Geralmente, isso inclui o número de curtidas, comentários, salvamentos, localização e horário.

Atenção! Na expectativa de driblar o algoritmo e conquistar números maiores nesses pontos, muitas pessoas recorrem a estratégias que, na verdade, são ações bloqueadas no Instagram

Não caia nessa! Além de não proporcionarem um engajamento real, essas práticas são contra os termos de uso da rede. Sua conta pode sofrer graves punições ou até mesmo ser desativada indefinidamente.

Além disso, o algoritmo avalia também a relação do usuário com o autor da publicação, como a frequência de interação com os últimos posts. Tudo isso para tentar antecipar o seu interesse pelo conteúdo.

Algoritmo do Explorar e Reels

O algoritmo do Instagram segue uma lógica parecida para a aba de explorar e a de reels. A grande diferença é que, nestas seções, ele apresenta conteúdo de contas que você ainda não segue na plataforma.

Para isso, ele analisa, a partir do histórico de curtidas, salvamentos e comentários, o tipo de conteúdo com o qual o usuário interage, outros usuários que também interagiram com estes conteúdos e quais contas eles seguem.

Em seguida, depois de passar por este processo e definir um conjunto de fotos ou vídeos que podem te interessar, o algoritmo define como eles serão ordenados. Aqui o processo segue o mesmo padrão do feed e dos stories.

Alguns critérios como qualidade da resolução do vídeo e marca d’água de outros apps interferem na entrega dos reels. Já no explorar, posts com conteúdos sensíveis também não são prioridade para a plataforma.

Quais foram as mudanças adotadas nos últimos anos?

Quem acompanha o Instagram desde o seu lançamento, em 2010, sabe o quanto essa plataforma se transformou com o passar do tempo. Se as demandas dos usuários mudam, a rede social muda.

Por isso, antes de pensar como vai ser o novo Instagram, vale a pena relembrar algumas das principais mudanças que já aconteceram para aprender como a rede se adapta às novas tendências.

Quem se lembra quando o WhatsApp se tornou um fenômeno entre os usuários com a função de mensagens instantâneas? Todo mundo amou! E o Instagram, claro, pouco depois lançou a ferramenta de Direct.

Quando o Snapchat bombou? O aplicativo não ficou para trás e entregou a função de Stories. Se os usuários deixavam a rede e procuravam o YouTube para assistir vídeos mais longos, a plataforma ofereceu o IGTV.

Quando o TikTok começou a ganhar destaque e conquistar os usuários já era de se esperar que o Instagram não iria deixar essa novidade passar. E não deu outra: a função Reels foi liberada.

O fato é que é incontestável que esta rede social está em constante mudança. Por isso, para saber como fazer marketing no Instagram, é preciso estar sempre atento às tendências do mundo on-line.

O futuro do Instagram

A verdade é que ainda não sabemos todos os detalhes sobre como vai ser o novo Instagram, mas o head do aplicativo, Adam Mosseri, já deu algumas pistas sobre qual será o foco da rede social neste futuro próximo.

A principal mudança é que a plataforma vai passar a priorizar o entretenimento. O Instagram entendeu que é isso que as pessoas têm buscado na internet e é isto que eles também querem ver na rede social.

Por isso, para otimizar essa experiência, a rede vai apresentar, por exemplo, as recomendações do Instagram no feed principal. Coisas que você não está seguindo ainda, mas pelas quais pode se interessar. 

Dessa forma, a aposta é que estes conteúdos vão priorizar a entrega de vídeos, que vão se tornar o foco da plataforma após as atualizações. Mas, vamos te explicar com calma daqui a pouco.

O que nós já sabemos com certeza é que as mudanças vão contemplar 4 principais áreas e que elas vão determinar como vai ser o novo Instagram. Então, continue com a gente para conhecer quais são elas!

Incentivo aos criadores de conteúdo

O Instagram já reconheceu a importância dos digitais influencers e não é à toa: eles têm um potencial muito grande de contribuir para o buzz marketing de qualquer empresa, inclusive da própria rede social.

Por isso, a plataforma vem adotando estratégias de incentivo aos criadores de conteúdo oferecendo monetização para que eles produzam cada vez mais materiais dentro do aplicativo — principalmente vídeos.

Nesse sentido, algumas das principais atualizações que vamos experimentar são:

  • compra de selos durante lives para ter acesso a benefícios exclusivos;
  • pagamento extra ao atingir um marco de selos;
  • ferramenta nativa para afiliados;
  • calendário de planejamento e gerenciamento de posts;
  • área especial com dicas do time do Instagram.

Muita coisa, né? Mas se prepara que ainda tem mais novidades que você precisa saber antes de planejar como fazer marketing no Instagram.

Maior entrega dos vídeos

Os vídeos são critério fundamental de como vai ser o novo Instagram. A plataforma já entendeu o quanto eles estão impulsionando o crescimento de outros aplicativos e, como já vimos, eles não gostam de ficar para trás.

Por isso, muito em breve vamos vivenciar experiências mais imersivas em relação aos vídeos no aplicativo. Eles serão exibidos em tela cheia, de uma maneira mais ampla, envolvente e focada nos dispositivos móveis.

Ao que tudo indica, essa é a área em que podemos esperar as mudanças de maior impacto na experiência do usuário para os próximos meses. O certo é que o Instagram vai priorizar a entrega deste formato de conteúdo.

E isso vai incluir, inclusive, a recomendação das contas que criarem vídeos para outros usuários! Então, se você não pensava ainda em produzir vídeos, é hora de começar a pensar!

Investimento no comércio on-line

A pandemia de COVID-19 acelerou o crescimento do comércio on-line em muitos anos. As pessoas mudaram definitivamente a sua experiência de compra e parece que a tendência é parte de como vai ser o novo Instagram.

Neste sentido, nós já vimos a atualização do Instagram Shopping. Ele é representado por uma sacola no canto do post e é uma maneira de mostrar o preço e encaminhar o usuário para finalizar a compra na loja.

Agora, a aposta é o Instagram Shop. A ferramenta que permite comprar produtos de marcas e criadores de conteúdo com mais facilidade — inclusive pagando direto pelo App.

Em breve os vendedores e marcas também poderão marcar os produtos de sua loja no catálogo do Facebook para que eles sejam exibidos na parte inferior das transmissões ao vivo no Instagram. As pessoas poderão tocar facilmente para saber mais e comprar. 

Mais possibilidades para mensagens

O chefe do Instagram deixou claro que eles entenderam que a forma como as pessoas se conectam com seus amigos mais próximos mudou. Essa relação tem migrado, cada vez mais, do feed para as mensagens.

Assim, nós já vimos a integração do Direct do Instagram com o Messenger do Facebook, o que possibilitou interagir com os amigos das duas redes sociais sem precisar alternar entre os aplicativos.

Essa integração também levou todos os recursos do Messenger para o Instagram, como as figurinhas de selfies animadas e o modo temporário. Mas, de acordo com o chefe, ainda tem mais atualizações vindo aí. Então, vale ficar atento!

Como fazer marketing no Instagram em sua nova fase?

O Instagram está enviando uma mensagem clara para usuários, produtores de conteúdo e também para as marcas: ele não quer mais ser visto como um aplicativo de compartilhamento de fotos.

Porisso, a rede social vem adotando diversas novas atualizações para se consolidar como um aplicativo de entretenimento geral. E, quanto mais rápido você entender isso, mais rápido vai aprender como fazer marketing no Instagram.

Mas a boa notícia é que você não está sozinho nesta jornada! Agora que já conversamos sobre como vai ser o novo Instagram, nós vamos te dar algumas dicas para adaptar suas estratégias de marketing para estas mudanças.

Respira fundo, pega um café e continua com a gente para entender como se posicionar neste novo cenário!

Acompanhe as tendências

Não tente remar contra a maré: resistir às mudanças não vai fazer com que elas deixem de surgir. O Instagram já mostrou que acompanha as novas tendências e o seu marketing só será eficaz se você acompanhar também.

Dessa forma, esteja atento às movimentações dos usuários. Perceba o que está ganhando força e o que está perdendo. Pesquise sobre as atualizações, sobre o que está fazendo sucesso fora do país e o que pode chegar aqui.

Afinal, muitas pessoas só se preocupam com a mudança quando ela já está batendo na porta e planejam estratégias de marketing semanas depois que todo o mercado já se transformou para atender a demanda. 

Para entender como fazer marketing no Instagram é preciso acompanhar as tendências. Em uma rede social que está em constante evolução para atender o usuário, quem não se atualiza, inevitavelmente fica para trás.

Produza mais conteúdo visual

Afinal, já ficou claro para todos nós que este é o formato mais popular nesta fase das mídias sociais. Isso não significa que você deve produzir apenas vídeos, mas que eles precisam estar dentro do seu planejamento.

O Instagram foi claro e objetivo ao dizer que vai priorizar este tipo de conteúdo em relação aos outros. Ele deu a fórmula mágica para aumentar o engajamento neste novo momento, você só precisa executar!

Mas isso não quer dizer que você vai precisar copiar as coreografias do TikTok para saber como fazer marketing no Instagram. Pense: Como você pode levar um conteúdo de valor para o seu público por meio dos vídeos?

Mostre seus bastidores, faça vlogs, perguntas e respostas, tutoriais, dê dicas curtas, apresente algum produto, passe alguma informação. Existe uma infinidade de possibilidades. Escolha aquelas que mais combinam com a sua marca e vá em frente!

Desbrave todas as ferramentas da plataforma

O Instagram está sempre se reinventando para potencializar a experiência do usuário na plataforma. Nós já vimos o quanto ele é estratégico e preciso. Por isso, acredite, todas as ferramentas têm um propósito!

Sempre que esta rede social lança uma nova função, é porque ela reconheceu que é isto que os usuários têm buscado em outras plataformas. Por isso, é tão importante estar atento às atualizações.

O Instagram ajuda a crescer quem ajuda ele a crescer. Nesse sentido, ele reconhece os usuários que exploram essa opção e os privilegia com mais entrega e, consequentemente, mais engajamento.

Produzir materiais em diversos formatos também pode te ajudar a entender como o seu público prefere consumir informação na rede. Assim, você vai conseguir falar diretamente com a sua persona.

Dessa forma, na hora de planejar como fazer marketing no Instagram, é fundamental que você tenha uma estratégia 360º e desbrave todas as ferramentas que o aplicativo pode oferecer.

Entenda a jornada de compra da sua persona

Entender a jornada de compra da sua persona é essencial para que você consiga se comunicar com ela de maneira mais eficaz em qualquer fase do Instagram. 

Antes de finalizar uma compra, as pessoas, geralmente, passam por 4 estágios:

  • aprendizado e descoberta;
  • reconhecimento do problema;
  • consideração da solução;
  • decisão de compra.

Conhecer como a sua persona se comporta em cada uma destas etapas é importante porque vai te ajudar a produzir conteúdo específico para o momento de compra em que você deseja focar.

Assim, você pode usar as constantes atualizações do Instagram para potencializar ainda mais as suas estratégias, fazendo o algoritmo trabalhar a favor do seu funil de vendas.

Converse com o público sobre temas que ele se interessa

Desenvolva no seu storytelling uma maneira de se comunicar com o seu público. Seja por meio de caixinhas de perguntas, comentários ou directs, o importante é você conhecer qual é o desejo da sua audiência.

Dessa forma, se você conseguir identificar os temas de interesse do seu público, ficará muito mais fácil entender como fazer marketing no Instagram de uma maneira assertiva independente das atualizações.

Neste momento em que os vídeos prometem mais entrega, por exemplo, você pode adotar este formato para trabalhar os assuntos pelos quais a sua audiência tem maior desejo de aprender ou acompanhar.

Assim, você agrada o Instagram ao usar as novas ferramentas ao mesmo tempo em que educa o seu público com um conteúdo de valor. Tudo isso sem precisar recorrer a estratégias que não tem a ver com a sua marca.

Com uma boa estratégia, você consegue ser relevante no Instagram 

Lembre-se: o algoritmo do Instagram não é seu inimigo. A plataforma está falando abertamente o que você deve fazer para crescer no aplicativo e conquistar mais autoridade. Escute!

Esteja atento às mudanças e, principalmente, não lute contra elas. Quanto mais cedo você adaptar a sua marca às atualizações da rede social, mais relevância você conquista dentro da plataforma.

Tudo é uma questão de estratégia! Invista no marketing de conteúdo, em um projeto de SEO para Instagram e em construir uma relação significativa e verdadeira com a sua audiência.

Estes são os pilares que vão te ajudar a conquistar uma presença digital forte e consolidada dentro do aplicativo, independente das mudanças que ainda venham pela frente.

Agora que você entendeu como vai ser o novo Instagram, que tal começar a adaptar a sua estratégia de marketing? Fale agora com o nosso consultor de marketing digital e não fique para trás neste novo momento das redes sociais.

Instagram bloqueado? Descubra as ações que podem afetar seu perfil

Se você chegou até aqui é provável que já tenha recebido alguma mensagem do tipo “Ação bloqueada, por favor tente novamente mais tarde” ao tentar realizar alguma ação no seu perfil do Instagram, certo?  Tudo bem, você não foi o único! A verdade é que todo mundo quer aumentar seu engajamento nessa plataforma e, para isso, muitas pessoas acabam recorrendo a ações que podem causar um bloqueio no Instagram

Na maioria das vezes, essas estratégias para enganar o algoritmo causam o efeito contrário e prejudicam a construção da sua marca no meio on-line. Acredite, não existe fórmula mágica para crescer na Internet. 

A lógica é simples: o Instagram quer que a rede social seja usada por pessoas reais que promovam interações humanas verdadeiras. Por isso, ao menor sinal de desrespeito a esse objetivo, seu perfil poderá ser punido. 

As principais ações que podem causar bloqueio são aquelas relacionadas a automação de perfil e prática de spam. E a consequência dessas estratégias pode ir da queda do alcance dos posts à suspensão definitiva da conta.  

Você não quer descobrir na prática qual dessas vai acontecer com você, certo? Então, pegue um café e continue a leitura, pois, no blog de hoje, o nosso papo é sobre ações bloqueadas no Instagram. ☕️

O que é o bloqueio no Instagram? 

Uma ação bloqueada no Instagram pode ser tudo aquilo que a plataforma entende como uma maneira de enganar o algoritmo para ganhar mais seguidores ou aumentar a visibilidade do perfil em um curto espaço de tempo. 

No geral, essas más práticas de uso da rede social representam uma violação às Diretrizes da Comunidade ou aos Termos de Uso pelos quais você concorda zelar quando insere as informações para criar a sua conta. 

Ferramentas externas para ganho ou compra de seguidores, envios de mensagens em massa, marcações exageradas de outros perfis ou interações com sinais de automatização podem ativar o bloqueio no Instagram

Então, para proteger a sua comunidade dos famosos “bots” e preservar as relações humanas e reais entre os usuários, a plataforma aplica punições às contas que se envolvem em comportamentos entendidos como spam. 

Dessa forma, se o algoritmo entender que um perfil se encaixa nesse comportamento, ele estará sujeito a penalidades como: 

  • redução do alcance orgânico dos posts, diminuindo o engajamento da publicação e o número de curtidas e comentários; 
  • impedimento de publicar, curtir, comentar ou seguir novas contas; 
  • bloqueio temporário do perfil; 
  • suspensão definitiva da conta. 

Quais são os principais motivos de bloqueio no Instagram? 

Para garantir que os usuários evitem qualquer ação que vá contra os princípios de uso da rede, o Instagram não divulga o motivo exato do bloqueio na conta. Por isso, é importante estar atento a qualquer prática suspeita. 

Como já dissemos, a plataforma prioriza conexões saudáveis entre pessoas reais. Dessa forma, qualquer comportamento que, de alguma forma, possa ser entendido como contrário a isso, pode ser uma ação bloqueada no Instagram

Oferecer dinheiro ou brindes em troca de curtidas, seguidores e comentários, por exemplo, é uma das ações que ferem o objetivo de estabelecer relações entre as pessoas dentro do aplicativo. Por isso os sorteios são tão perigosos. 

A verdade é que a lista de ações que podem causar um bloqueio no Instagram é grande, mas, geralmente, é simples identificar como cada uma delas fere os termos de uso da rede. Por isso, fique tranquilo! 

Para te ajudar a saber como identificar uma possível ação bloqueada, separamos algumas das práticas que são mal vistas aos olhos dessa plataforma e que você deve evitar na sua conta. Continua com a gente! 

Automação suspeita na sua conta 

As automações são o carro chefe dos bloqueios no Instagram. Os famosos “bots” são programas desenvolvidos com o objetivo de realizar ações na sua conta para aumentar o engajamento e os seguidores do seu perfil. 

É fácil entender como esse método vai totalmente contra as diretrizes do Instagram, né? Lembre-se sempre que o propósito da rede é fomentar a interação autêntica e verdadeira entre as pessoas, não entre robôs. 

Neste sentido, além de evitar as automações propriamente ditas, evite também se comportar de maneira robótica na plataforma. Afinal, o algoritmo é um sistema e pode cometer erros na interpretação do comportamento. 

Realizar muitas ações repetidas em um curto espaço de tempo, como seguir ou deixar de seguir muitas pessoas ou comentar a mesma coisa em diversos posts pode gerar um sinal de automatização, cuidado! 

Login de IP e dispositivos diferentes 

Se você fizer login a partir de um dispositivo novo e o Instagram não conseguir validar a sua identidade por meio de SMS ou e-mail, ele pode entender que o seu perfil foi hackeado e bloquear a sua conta

Essa é uma medida de proteção do Instagram para proteger a sua integridade. Desta forma, ele não permite que outras pessoas passem por você na plataforma e criem conexões falsas para fins maliciosos. 

Por isso, mantenha seus dados de contato sempre atualizados na rede. Eles serão fundamentais para confirmar a sua identidade sempre que houver qualquer movimentação suspeita no seu perfil. 

Reclamação de usuários 

Se muitos usuários denunciarem a sua conta, isso pode causar um bloqueio no Instagram. Afinal, a plataforma entende que se várias pessoas estão denunciando o seu conteúdo, algo de errado tem ali. 

Um grande número dessas denúncias faz com que o algoritmo fique de olho no seu perfil e, ao menor sinal de comportamento contrário aos termos de uso, sua conta pode ser bloqueada de maneira temporária ou definitiva.  

Por isso, se comporte de maneira educada no Instagram e não incomode outros usuários com mensagens ou comentários em massa. Além disso, certifique-se também de que o seu conteúdo não ofende outras pessoas

O Instagram é uma rede aberta para que as pessoas possam se conectar e estabelecer relacionamentos. Faça isso com bom senso e consentimento dos usuários com quem pretende se relacionar. 

Comentários e mensagens diretas com SPAM 

Enviar mensagens em massa para muitos usuários, marcar pessoas que não te seguem em posts e publicar comentários repetidos em diversos posts podem fazer o Instagram entender o seu comportamento como spam.  

Além disso, entrar em contato repetidamente com as pessoas para fins comerciais sem o consentimento delas também é uma ação bloqueada no Instagram. Ninguém quer ser constantemente incomodado dessa forma. 

Por isso, lembre-se: interação orgânica e espontânea em 1º lugar. Não force a comunicação com usuários que não demonstraram interesse em se conectar com você. Respeite os limites, mesmo em contas empresariais. 

Publicação de conteúdos impróprios 

O Instagram conta com um grande público menor de idade e, por isso, a publicação de qualquer tipo de conteúdo impróprio é uma ação bloqueada na plataforma. A regra vale de nudez artística a violência e conteúdo sexual. 

Mesmo fotos e vídeos de amamentação, partos naturais e nudez parcial de influencers já sofreram punições da rede social. As ações até geraram protestos na rede, mas não alteraram as políticas de privacidade do Instagram. 

A verdade é que o algoritmo também falha e essa punição pode acontecer mesmo em relação a imagens que não tenham contexto de cunho sexual. Ainda assim, concordando ou não, esse tipo de conteúdo é proibido na plataforma. 

Violação de direitos autorais 

O Instagram tem uma política muito clara sobre direitos autorais. Não se pode violar a propriedade intelectual de terceiros dentro da plataforma de acordo com a aplicação de exceções e limitações de cada país. 

No geral, as exceções à regra são as publicações com finalidade de crítica, paródia, reportagem, fins educativos ou de pesquisa. Fora isso, o compartilhamento desse conteúdo é uma ação bloqueada no Instagram

Pasme: isso inclui, inclusive, gravar uma música tocando em segundo plano durante uma festa, show ou qualquer outro tipo de evento. Vamos pensar duas vezes antes de gravar um story do rolê na balada, né? 

Por isso, a melhor opção para evitar passar por um bloqueio no Instagram é publicar sempre conteúdo original e autêntico. Vantagem extra: isso também é ótimo para o crescimento orgânico do seu perfil.

O que fazer com o bloqueio no Instagram? 

Encontrou o nosso blog tarde demais e a sua conta já foi bloqueada? (Quem manda não acompanhar o blog da Contato? ?). Tudo bem! Nós separamos algumas dicas para te ajudar a resolver o problema.

Apenas em situações muito específicas a conta poderá ser suspensa definitivamente. Na maioria das vezes que acontece um bloqueio no Instagram, a plataforma envia algum tipo de aviso para você ficar atento.

Se você já recebeu essa bronca da rede social, saiba que existem algumas práticas que você pode adotar para proteger a segurança da sua conta e garantir que ela permaneça ativa. Pega o bloquinho para anotar! ✍️

Envie uma solicitação para o Instagram 

Como já conversamos, o algoritmo também pode cometer falhas de interpretação e gerar um bloqueio no Instagram de maneira indevida. Se é o seu caso, o primeiro passo é entrar em contato com o suporte da plataforma.

Para fazer isso, abra sua conta, vá até a aba “configurações”, “ajuda” e “relatar um problema”. Os responsáveis pela equipe de suporte irão analisar o seu caso e encaminhar uma resposta sobre a situação.

Não vai mentir para o Instagram, ein! Seja honesto no seu relatório, eles podem descobrir se você cometeu realmente algumas dessas más práticas ou não.

Pare suas atividades por até 2 dias 

Ficar insistentemente tentando recuperar a sua conta não é nem de longe a melhor opção para resolver o problema. Lembra dos comportamentos repetitivos que o algoritmo entende como spam? Então! 

Depois de praticar uma ação bloqueada no Instagram e perder o acesso a funcionalidades do seu perfil, o ideal é dar um tempo da rede social e suspender as atividades por até 48 horas

Dessa forma, além de provar que você não é um bot com tentativas excessivas de login, o Instagram também pode entender que o problema foi resolvido e que o usuário não tem interesse em violar novamente as diretrizes de uso.

Vincule seu Instagram ao seu Facebook 

Vincular seu Instagram a outras redes sociais, principalmente ao Facebook, é uma maneira de confirmar sua identidade e provar para a plataforma que você é uma pessoa real e não um bot. 

Para fazer isso, acesse as configurações da sua conta, vá na opção “conta”, “compartilhar em outros aplicativos” e associe o seu perfil a outras plataformas. Quanto mais informações fornecidas, melhor.

Essa ação vai provar para o Instagram que o seu perfil é real e que você pretende estabelecer conexões verdadeiras na plataforma e não gerar um esquema automatizado de engajamento.

Desinstale aplicativos de terceiros 

Por último, porém não menos importante — pelo contrário, chegou o momento de se desconectar dos aplicativos de automatização que te colocaram nessa furada. Não valeu a pena, né? ?‍♀️

Para desconectar a sua conta de aplicativos terceiros, você pode acessar esse link. Lá vão estar registradas todas as plataformas em que você logou o seu perfil e a opção de realizar o logout. 

Aceite que não existe crescimento mágico na Internet! Ter uma presença digital é sim fundamental para a construção da sua marca, mas ela deve ser pautada na sua trajetória nas redes e não pela ação de bots.

Como evitar o bloqueio no Instagram?

A maneira mais simples de evitar um bloqueio no Instagram é entender o objetivo da plataforma e agir de acordo com os limites de uso estabelecidos. Afinal, quando você chega na casa de outra pessoa, você segue as regras!

O Instagram é uma rede de conexões, conecte-se! Mas não através de sistemas automatizados e interações superficiais. Gere valor para os seus seguidores e estabeleça relações significativas com eles.

Acima de tudo, não tente driblar o algoritmo. Faça ele trabalhar para você por meio de um conteúdo de qualidade, original e que ofereça uma transformação verdadeira para as pessoas que te acompanham. 

Acredite: essa prática, aliada a uma boa estratégia de SEO para Instagram, é mais eficiente do que qualquer bot que já tenha sido inventado por aí.

Gostou do conteúdo de hoje? Então, conheça o blog da Contato para descobrir outras dicas de marketing digital que estão ajudando pessoas como você a alcançar o sucesso na Internet! Nos vemos lá! ?

Desvende o Marketing para geração Z e veja o que precisa saber para alcançar o público-alvo

Marketing-para-a-geracao-Z

Se você achou que tudo estava salvo quando entendeu as melhores estratégias para atingir os millennials, se prepare, pois vem aí o marketing para a Geração Z

Eles são o público do momento! Essa geração representa cerca de 20% da população brasileira e quase 40% dos consumidores.  

Mas, afinal, o que eles têm de diferente da geração anterior?  

A Gen Z são os nativos digitais. Eles cresceram em um mundo onde as informações são ilimitadas, mas seu tempo não. 

Estratégias genéricas não funcionam para essa geração. Eles não querem apenas um produto, eles buscam identidade, propósito e valores. 

A sua empresa está preparada para atender a essas exigências ou você ainda acha que estratégias antigas vão te ajudar a fazer marketing para a Geração Z? 

Continue com a gente, pois, no blog de hoje, vamos te ensinar como deixar de ser cringe e adotar as estratégias certas para se conectar com esse público!  

Quem faz parte da Geração Z?  

A geração Z, ou Gen Z, compreende os nascidos entre a segunda metade da década de 90 e o início de 2010.  

Eles não precisaram se adaptar ao mundo online, eles nasceram no mundo online e, por isso, também são conhecidos como a primeira geração nativa da era digital. 

Jovens, experientes em tecnologia, internet, redes sociais e, principalmente, conexão, a Geração Z é a geração mais diversa e multicultural de todos os tempos. 

Dessa forma, eles tendem a valorizar a expressão individual e ter repulsa a qualquer tipo de rótulo que limite a manifestação da sua identidade. 

Eles também são mais engajados em causas sociais e ambientais e têm a ambição de mudar o mundo a partir das suas ações. 

Nesse contexto, antes de planejar como vender para a Geração Z, é fundamental que as empresas estejam preparadas para oferecer um marketing alinhado aos novos valores e comportamentos de consumo desse público. 

As diferentes gerações têm diferentes gostos

Por que criar estratégias de Marketing focadas na Geração Z é importante?   

Uma pesquisa divulgada pela Forbes revelou que a Geração Z, antes da pandemia, chegou a ter um poder de compra de cerca de 143 bilhões de dólares. 

Além disso — que já é muito —, os nativos digitais não só estão entre os principais consumidores do mercado online, como também influenciam as gerações anteriores no modo de consumir.  

Graças à sua afinidade com o meio digital, eles são os digitais influencers do seu próprio lar. 

Nesse contexto, quando se considera a influência dos Gen Z nas compras dos pais e de casa, um estudo do Google estimou que o seu poder de compra se aproxima dos 200 bilhões de dólares. 

Não restam dúvidas que aprender como direcionar o marketing para Geração Z é fundamental para o sucesso do seu negócio, certo? 

Então, continue a leitura porque, a partir daqui, vamos te dar dicas práticas que vão te ajudar a cativar esse público. 

Como fazer Marketing para a Geração Z?  

Para saber como conquistar a Geração Z e fazer essas pessoas percorrerem toda a jornada de compra, é preciso entender onde elas estão, como se comunicam e o que buscam. 

Nós já sabemos que eles são nativos digitais e que procuram por respeito à individualidade e valores em comum

Infelizmente, isso não vai ser suficiente se você não souber como estabelecer uma relação e se comunicar diretamente com esse público. 

Se os 12 segundos de atenção dos millennials pareciam pouco, bom, esse tempo cai para 8 segundos quando falamos da Geração Z. 

Isso não quer dizer que eles dedicam apenas 8 segundos para consumir uma informação, mas que a sua marca tem esse tempo para convencer os Gen Z que o seu conteúdo é relevante. 

Por isso, é essencial ter um discurso alinhado aos valores dessa geração para que sua comunicação seja precisa, eficiente e, claro, rápida

Agora, papel e caneta na mão para anotar essas dicas (é sério, pega o papel e a caneta, você vai nos agradecer depois). 

Sua marca precisa de um propósito  

Para saber como vender para a Geração Z é importante entender que eles desejam ter um impacto no mundo. 

Isso interfere diretamente na sua relação com as marcas e seus modelos de consumo, já que eles vão sempre optar por empresas que estejam alinhadas aos seus valores. 

Ou seja, os Gen Z querem tornar o mundo um lugar melhor e esperam que você tenha um propósito positivo que os ajude nessa missão. 

Atenção! Não tente enganar um Gen Z. Eles são especialistas digitais e se o seu propósito for fake, acredite, eles vão descobrir! 

Deixe um pouco de lado os métodos tradicionais de Marketing  

A nova geração não é igual à anterior, portanto, não tente aplicar métodos antigos: eles não vão funcionar. 

Entenda que o marketing para Geração Z precisa ser personalizado para obter resultados. 

Esse público preza pela autenticidade e pelos valores da vida real e isso pode – e deve – estar presente na sua estratégia.  

marketing de influência tem se mostrado uma boa alternativa nesse caminho.  

Pesquisas mais recentes indicam que os consumidores tendem a confiar mais em influenciadores do que em amigos ou familiares durante a decisão de compra. 

Esse método é ainda mais eficaz quando a divulgação não tem um tom de publicidade, mas de compartilhamento cotidiano. 

Fique atento a essa tendência e esteja disponível para testar novas ideias que surgirem. 

Crie conteúdo rápido, quente e compartilhável  

Os Gen Z têm um perfil imediatista e estão acostumados a informações rápidas. 

Além disso, tudo que acontece com esse público, na maioria dos casos, se torna uma experiência que deve ser compartilhada em rede. 

O resultado da soma desses dois fatores eu tenho certeza de que você já conhece: os memes. 

Se engana quem pensa que memes são apenas conteúdos engraçados (embora esses sejam, sem dúvidas, os mais divertidos). 

Um meme é uma informação em qualquer formato, imagem, vídeo, frase ou música, que se espalha rapidamente na rede e alcança grande popularidade entre os usuários. 

Eles são os queridinhos das redes sociais e podem te ajudar a como conquistar a Geração Z.  

Explore o poder de diferentes canais digitais  

A Geração Z reforçou uma ideia que começou a ganhar força com a chegada dos millennials ao mundo online: se uma marca não está na internet, ela não existe. 

Por isso, mais do que nunca, é essencial que a sua empresa tenha uma presença digital forte e multicanal. 

Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, Snapchat, Linkedin… a lista é infinita! 

Esse público é conhecido por ser muito ativo em diversas mídias sociais simultâneas e são diretamente influenciados pelos resultados que encontram por meio delas. 

Saber como vender para a Geração Z é estar atento às tendências online e manter uma estratégia de marketing relevante e atualizada para esses canais. 

Se torne uma empresa admirável  

A Geração Z é uma geração pluralista e que valoriza a diversidade.  

E isso não tem a ver com o fato deste tema estar em destaque, mas com a origem do destaque deste tema. Deu para entender a importância? 

Eles não consideram isso apenas como uma iniciativa legal, mas como uma expectativa a ser cumprida pelas empresas. 

O estudo do Google também revelou que esses jovens querem que as marcas sejam “uma representação de seus valores e suas expectativas em relação a si próprios e aos colegas”. 

Dessa forma, trabalhar o marketing inclusivo e a responsabilidade social e ambiental, alguns dos principais valores dessa geração, são fundamentais para que uma empresa seja admirada pelos Gen Z. 

Busque gerar lealdade por meio de interação  

Os jovens da Geração Z estão propensos a serem leais a marcas que estejam de acordo com os seus valores pessoais e que atendam ao padrão de qualidade esperado. 

Para somar a esses fatores, existem também outros meios para reforçar a lealdade desse público, como a interação no ambiente digital. 

Lembre-se que os Gen Z não conhecem um mundo sem internet e estão acostumados a se conectarem com pessoas do mundo todo de forma ilimitada e instantânea

Acredite, eles também esperam essa interação com suas marcas favoritas! A prova disso é o sucesso que as assistentes virtuais vêm alcançando no meio online. 

As expectativas desse público são imediatas e personalizadas, por isso, aposte em uma interação que atenda a esses parâmetros ou, em poucos cliques, eles podem encontrar uma marca que o faça. 

Invista no relacionamento   

A interação é importantíssima no marketing para Geração Z, mas não se engane: eles sabem diferenciar muito bem conectividade de conexão.  

Para deixar claro, conectividade é a possibilidade de operar em um ambiente de rede, enquanto conexão trata-se do vínculo e do relacionamento entre os envolvidos. 

Os jovens da Geração Z valorizam conversas personalizadas e sentem quando aquele conteúdo foi feito especialmente para atender a sua demanda. 

Eles esperam estabelecer conexões reais e significativas com as marcas para entender se aquela iniciativa realmente faz parte do que eles são e do que almejam. 

Os Gen Z não querem ser seus consumidores, querem ser seus parceiros nessa jornada. 

Aposte na experiência móvel 

Uma pesquisa da IBM apontou que os smartphones são os dispositivos mais usados pela Geração Z. 

Confira os equipamentos mais utilizados para a estratégia de marketing para a geração Z

Cerca de 25% dos entrevistados nessa pesquisa também admitiram passar mais de cinco horas no telefone todos os dias. 

Além disso, o Google também revelou, em um estudo, que 2 a cada 3 jovens dessa geração já fizeram compras online por meio dos dispositivos móveis. 

Portanto, é essencial que os canais digitais da sua empresa estejam otimizados para uma experiência móvel de qualidade. 

Bônus: como fazer Marketing para a geração Z no Instagram?  

Qual o melhor canal para chamar a atenção de uma geração que decide a relevância da sua informação em 8 segundos se não um de conteúdos visuais e textos simples?  

Instagram tem todo o potencial necessário para contribuir com o sucesso das campanhas de marketing voltadas para esse público.  

Ele pode ser a rede social perfeita para você compartilhar os valores da sua marca e atrair os Gen Z que estão alinhados com a visão da sua empresa.  

Dica: Conheça as melhores técnicas de SEO para Instagram e saiba como atrair os seguidores certos.  

A facilidade que essa geração tem para interagir no ambiente digital fortalece o senso de comunidade em rede.  

Uma vez que você conquiste o coração desses usuários e some ao desejo deles de fazer a diferença no futuro, eles se tornarão divulgadores naturais do seu negócio.  

Depois disso, tudo que você precisa fazer para que isso aconteça é oferecer conteúdo de qualidade.  

Aposte nos materiais visuais, como vídeos, reels e emojis, e em legendas simples e eficientes, e acompanhe o sucesso das suas campanhas de marketing para a Geração Z. 

Gostou das dicas de hoje? Então, acesse o blog da Contato e confira os segredos para o sucesso do marketing digital da sua empresa.