Como começar a gerar leads para o seu negócio?

Gerar leads: tudo o que você preicsa saber para qualificar os clientes do seu negócio!!

No marketing digital, saber como gerar leads é uma estratégia indispensável para o sucesso de um negócio. E para quem ainda não está por dentro deste conceito, leads são clientes em potencial, que já demonstraram algum interesse no que a empresa tem a oferecer. 

Mas como esse interesse é demonstrado? Por que eles são tão fundamentais? Como impactam as vendas? E quais são as dicas para gerar leads para uma empresa? Todas essas informações você irá conferir ao longo deste artigo. Vamos lá? ? 

O que são leads?  

Leads são consumidores em potencial que oferecem algum dado pessoal para a empresa, como nome, e-mail ou telefone. Esses possíveis clientes fornecem essas informações por estarem interessados no serviço ou para receberem alguma recompensa.  

De modo geral, os leads são pessoas que já tiveram o primeiro contato com a empresa, com maiores chances de se tornar cliente da mesma.  

Desta forma, podemos encará-los como uma grande oportunidade de negócio. Afinal, estes consumidores já conhecem a empresa e, por isso, basta uma boa estratégia para que se convençam a consumir o que ela tem a oferecer. 

Qual a diferença entre um visitante e um lead?

Porém, apenas conhecer a empresa não é suficiente para convencer o consumidor a comprar nela. Esta é a diferença entre o visitante e um lead. 

Enquanto o visitante está apenas de passagem pelo site, o lead já demonstrou um entusiasmo maior no que a página tem a oferecer.

Por isso, a interação por parte do consumidor é fundamental para que se avalie o interesse do mesmo. Em geral, essa interatividade se dá por meio da oferta de dados por parte do cliente. Esta ação o qualifica como lead e o diferencia de um simples visitante.

Em suma, podemos dizer que o visitante possui apenas um contato superficial com a empresa, ao passo que o lead já está mais envolvido no processo de jornada de compra

O que é um lead qualificado?

Contudo, a geração de leads não é suficiente para fechar um negócio. O que vai determinar isso é se o consumidor de fato tem interesse no que está sendo ofertado. Por isso, há diferença entre o lead e o lead qualificado.

O lead qualificado é aquele com maior potencial de efetivar o consumo. Isso ocorre porque o perfil deste cliente, assim como suas necessidades, combinam com o que a empresa proporciona.

No entanto, isso não significa que apenas este tipo específico de consumidor irá efetuar a compra. Mas sim que eles tendem a se converter mais facilmente. 

O que é lead scoring?

Se existem tipos diferentes de leads, é necessário saber como classificar cada um deles. 

Para isso existe o lead scoring, um método que organiza os clientes em potencial por nível de engajamento.

Essa organização se dá por meio de pontos. Assim, os leads qualificados são os que obtêm maior pontuação nesta escala. Em contrapartida, aqueles que não atendem ao perfil da empresa ficam mais atrás.

Conhecer as características dos leads é fundamental para estabelecer um lead scoring. Também é importante saber até onde vai a curiosidade do cliente. Uma maneira de avaliar isso é saber não só se ele acessou o site, mas o seu comportamento dentro dele.

No fim das contas, o lead scoring é uma forma de estabelecer prioridades. Com esta técnica a equipe de marketing e vendas não precisará entrar aleatoriamente em contato com os consumidores. Assim é possível dar mais atenção a quem tem maior potencial de concluir o processo de vendas.

Por que é tão importante gerar leads?  

Agora que você já sabe o que são leads, está na hora de descobrir porque esta estratégia é fundamental para o seu negócio. Para começar, nem todo potencial cliente está disposto a consumir algo. Aliás, a maioria não está querendo comprar nada. Ao gerar leads, a empresa vai despertando este interesse do consumidor, o convencendo a se tornar, de fato, um cliente. 

Imã atraindo clientes em potencial para um negócio.
Gerar leads é uma estratégia importante no marketing digital.  

Com os dados coletados na geração de leads, a empresa cria um vínculo com o consumidor, pelo qual é possível avaliar o nível de interesse que cada um demonstra nos serviços e produtos oferecidos.  

Além disso, ao saber o perfil dos leads é possível criar uma estratégia de marketing que contemple estes clientes em potencial, individualizando os seus desejos e as suas necessidades. 

E como gerar leads?

De nada adianta saber a importância de gerar leads, se não souber táticas eficazes para alcançar este objetivo. Por isso, a empresa deve estar disposta a aplicar técnicas de Inbound Marketing no seu ambiente digital, para que assim mais consumidores sejam atraídos.

Em tradução literal, o Inbound Marketing significa “marketing de atração”. Esta metodologia consiste em táticas que atraem o cliente, despertando o interesse dele com a marca.  A partir disso, são os consumidores que entram em contato com a empresa, e não vice-versa como ocorre no marketing tradicional.

Em geral, a aplicação destes métodos são fundamentais para as empresas ampliarem sua presença digital e conseguirem a geração de leads qualificados. 

5 dicas para gerar leads qualificados

Sabendo o que são leads e a importância deles para uma estratégia de marketing digital bem sucedida, vamos a algumas dicas que irão te ajudar na geração de leads qualificados. 

Confira abaixo: ⬇

Defina sua persona  

Para começar a gerar leads qualificados, o ideal é que a empresa crie uma persona que reúna as principais características do seu público.  

E para quem não sabe, a persona é um personagem que representa o cliente ideal da empresa. Dessa forma, suas características se baseiam nos atributos dos clientes.  

Vamos a um exemplo? Uma empresa cuja maioria das clientes são mulheres solteiras, com filhos, acima dos 40 anos de idade e moradores de grandes centros urbanos, pode criar a seguinte persona: 

  • Nome: Maria Aparecida; 
  • Idade: 43 anos; 
  • Local: Belo Horizonte – MG. 
  • Estado civil: casada e mãe de 2 filhos. 

Pronto! Apesar da Maria Aparecida ser apenas uma representação fictícia, este perfil consegue contemplar diversos clientes da empresa.  

A criação da persona ajuda a organização a saber mais do perfil do cliente. Desta forma, é possível criar uma estratégia adequada para gerar leads

Crie conteúdo de qualidade  

Outra técnica que ajuda na geração de leads é a criação de conteúdo, mas não qualquer conteúdo. O ideal é a criação de materiais de qualidade, que agreguem algo ao possível consumidor. Afinal, o cliente está exposto a milhões de informações e, por isso, é preciso saber de destacar. 

Logo, focar na qualidade, no que é diferente e no  que traz valor tem muito mais eficácia para gerar leads. Mas atenção: criar conteúdo não é apenas falar sobre a empresa e seus serviços, mas apontar coisas que o cliente pode estar interessado em saber. 

Ofereça materiais ricos 

Dando continuidade as dicas para gerar leads qualificados, é importante que a empresa não se contente em oferecer qualquer coisa em troca dos dados dos clientes. O melhor é oferecer um material rico, para que o consumidor se sinta atraído. 

Entre estes materiais podemos citar e-books, planilhas e outros conteúdos que podem contribuir na vida e na rotina do cliente.

Atualmente está muito em alta oferecer este conteúdo mais elaborado por meio das landing pages, uma página criada justamente para esse objetivo.

Otimize seu conteúdo para SEO 

Para gerar leads é importante que as pessoas acessem o site da empresa. Afinal, ninguém se torna cliente do que não conhece. 

Certamente uma das estratégias mais eficazes para divulgar materiais online é fazer com que o Google ache o conteúdo de forma fácil. Mas para que isso seja possível é necessário investir em serviços de SEO.

O SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization (otimização para motores de busca). Ela nada mais é do que um conjunto de técnicas que ajudam a deixar um site bem posicionado nas páginas de busca. 

Ao aplicar estratégias de SEO, uma página tende a ficar bem colocada, atraindo mais usuários da rede. Assim, cria-se uma oportunidade de apresentar a empresa para pessoas interessadas no assunto, que podem se converter em consumidores. 

Entre as técnicas mais utilizadas de SEO, sem dúvida, estão a utilização de palavras chaves, a criação de conteúdos relevantes e a elaboração de um texto fácil de ler

Transforme clientes em promotores

Além de atrair novos possíveis consumidores, também é importante que a empresa mantenha uma ótima relação com os clientes já convertidos. Este vínculo, além de proporcionar uma fidelização do consumidor, irá fazê-lo virar um promotor da marca. 

Ao transformar clientes em promotores, o negócio ganha uma propaganda eficaz. Isso porque a opinião positiva de alguém que já consumiu um produto é muito relevante para a credibilidade da empresa.

Para que isso aconteça é importante que eles tenham a melhor experiência possível. Investir em bom atendimento, resolver problemas de forma rápida e eficaz e ouvir o que o cliente tem a dizer são estratégias fundamentais para a manutenção da credibilidade de um negócio.

Coiote, personagem do Loney Tunes, com imã amarrado na barriga.
Agora você já sabe como gerar leads qualificados para a sua organização!

Esperamos que com o texto de hoje você tenha entendido como gerar leads é importante para qualquer estratégia de marketing digital. Agora, se você quer saber mais sobre o assunto, te convidamos a acessar o blog da Agência Contato. ?

Como atrair e converter mais clientes com o funil de Inbound Marketing?

Funil de Inbound Marketing: como atrair e converter mais clientes?

É fato: não existe mais espaço para publicidade invasiva. Se você quer oferecer um produto ou serviço na internet, é preciso fazer com que as pessoas interessadas cheguem até você, não o contrário. E o funil de Inbound Marketing é a melhor maneira para isso.

Em tradução livre, o termo Inbound Marketing quer dizer Marketing de Atração. Assim, o princípio desta estratégia é justamente este: atrair uma pessoa que esteja interessada no seu produto ou serviço para torná-la um potencial cliente.

Essa atração acontece principalmente por meio da entrega de conteúdo de valor em um blog ou site. A partir daí, é preciso realizar um trabalho de relacionamento para fazer com que este possível cliente percorra o funil e chegue até o momento da decisão de compra.

Quer saber mais sobre como utilizar esta estratégia para captar leads realmente qualificados e aumentar os resultados da sua empresa? Então, continue a leitura! No artigo de hoje, vamos apresentar quais são e como trabalhar as 4 etapas do funil de Inbound Marketing!

Atração

Atrair potenciais clientes é a primeira missão do funil de Inbound Marketing.

Assim, o propósito desta estratégia é simples: ao invés de gastar tempo e recursos à procura de pessoas que podem nem estar interessadas no seu produto ou serviço, você constrói um conteúdo de qualidade capaz de atrair pessoas que já têm interesse no assunto e que são mais propensas a percorrer o funil e se tornarem clientes.

Nesse sentido, as principais formas de atrair público qualificado são:

Blogs

Blogs corporativos são um dos pilares do Marketing de Conteúdo. Dessa maneira, também são fundamentais na construção da estratégia de Inbound Marketing.

No geral, eles são páginas da internet utilizadas para compartilhar informações. No caso das empresas, eles têm o objetivo de esclarecer dúvidas do público-alvo para ganhar a confiança do usuário e transformá-lo em um cliente no futuro.

Assim, quando um potencial cliente pesquisar sobre determinado assunto relacionado ao seu nicho, o seu blog poderá aparecer como a melhor resposta para aquela dúvida. A partir daí, este usuário tem o primeiro contato com a sua empresa como referência no assunto.

SEO

De nada adianta produzir um conteúdo de qualidade para o seu blog se ele não puder ser encontrado, certo? De acordo com um estudo da Ahrefs, cerca de 90% de tudo o que está na internet não recebe tráfego por falta de uma estratégia adequada de SEO. 

Por isso, o SEO é parte fundamental para garantir a atração no funil de Inbound Marketing. Afinal, mesmo quando consideramos os 10% de conteúdo que recebem tráfego, vale lembrar que os 5 primeiros resultados do Google geram aproximadamente 70% do tráfego de uma palavra-chave.

Ou seja, não basta aparecer, é preciso estar nas primeiras posições do buscador para atrair mais pessoas. E, para isso, é preciso seguir algumas boas técnicas de SEO.

Nesse sentido, algumas dicas básicas são:

  • utilizar palavras-chaves estratégicas;
  • garantir a legibilidade do conteúdo;
  • usar URLs amigáveis;
  • usar imagens;
  • ter uma boa velocidade de carregamento;
  • otimizar o site para dispositivos móveis;
  • criar títulos e descrições com técnicas de copywriting.

Mídias sociais

Outra ferramenta com grande potencial para atrair o público para o funil de Inbound Marketing são as redes sociais. Sem dúvida, ter uma presença online consistente passa pela criação de uma página nessas plataformas.

As redes sociais aumentam a facilidade e a efetividade do compartilhamento de conteúdo na internet. Isto porque ela atinge muitas pessoas e possui um formato propício para a interação, o que contribui para atrair seguidores e gerar engajamento.

Entretanto, é válido lembrar que a linguagem utilizada nestas plataformas deve ser um pouco diferente daquela que é utilizada, por exemplo, em seu blog corporativo. 

Nas redes sociais as pessoas querem se conectar com outras pessoas, não com empresas. Por isso, a abordagem nesses ambientes deve ser mais pessoal para conseguir criar uma relação de proximidade e intimidade com potenciais clientes.

Conversão

Depois de atrair um grande número de potenciais clientes, é hora de começar a afunilar a lista e selecionar apenas as pessoas com real interesse em adquirir o seu produto ou serviço com a sua empresa para seguir no funil de Inbound Marketing. Este é o momento que chamamos de conversão.

De maneira simples, converter significa que o visitante concorda em fornecer seus dados pessoais, como nome e e-mail, para a sua empresa em troca de um conteúdo qualificado, como um e-book, que poderá ajudá-lo a resolver uma dor ou um problema. 

Uma vez que o usuário ofereça os seus dados e dê o direito para que vocês iniciem um relacionamento, ele já não é mais apenas um visitante. Pois depois de demonstrar interesse no que você tem a oferecer, ele se torna um lead e começa a percorrer a jornada de compra.

Jornada de compra: de visitantes a leads, oportunidades e, finalmente, clientes.
A jornada de compra é o caminho que o usuário percorre até se tornar um cliente.

Algumas das principais maneiras de converter visitantes em leads são:

Landing pages

Em tradução literal, o termo landing page significa “página de destino”. Na prática, são páginas simples, com poucos elementos que possam distrair a atenção do usuário e um único objetivo a ser cumprido: a conversão de visitantes em potenciais clientes.

Assim, estas páginas buscam explorar um problema do usuário e trazer uma copy chamativa oferecendo uma proposta de solução. Mas, para ter acesso a este material, o visitante precisa fornecer informações pessoais, como uma troca.

Um exemplo de landing page é quando você oferece seus dados para baixar nosso e-book sobre planejamento de social media

Neste momento, descobrimos o seu interesse em utilizar as redes sociais para vender o seu produto ou serviço. Então, podemos levar o nosso relacionamento para o próximo nível do funil de Inbound Marketing, onde podemos oferecer o nosso serviço relacionado a este mercado.

CTA

CTA é a sigla para call-to-action. Em tradução, o termo significa “chamada para ação” e representa exatamente isto: um convite direto para que o usuário tome a ação que você deseja, que é aceitar a oferta da landing page.

Dessa forma, a escrita de um CTA precisa ser chamativa, persuasiva e ter um alto contraste com os outros elementos da página: os olhos do usuário precisam estar nela.

Além disso, vale também apostar no uso de gatilhos mentais — como o da escassez: uma oferta que estará disponível apenas nos próximos 30 minutos — para persuadir o visitante e influenciar a tomada de decisão. 

CRO

CRO é a sigla para  “Conversion Rate Optimization” ou, em português, “otimização de conversão”. De maneira simplificada, a ideia é melhorar os resultados de conversão que você tem em uma determinada página.

Se você tem uma landing page que recebe um tráfego de 100 pessoas por dia, por exemplo, e apenas 5 delas realizam a ação indicada no CTA, a sua taxa de conversão é de apenas 5%.

Nesse sentido, as estratégias de CRO têm foco não em atrair mais tráfego, mas em fazer com que mais pessoas dentro dessas 100 cumpram o CTA.

Para isso, é preciso fazer uma análise detalhada para entender quais estratégias da sua página não estão dando certo e fazer testes de otimização para encontrar o modelo que mais converte seus visitantes. 

Relacionamento

Mesmo depois de transformar visitantes em leads, o fato é que nem todas estas pessoas vão estar com objetivo de fechar o negócio naquele momento. Os leads podem estar interessados na sua empresa e, ainda assim, estarem em momentos diferentes na jornada de compra.

Estrutura do momento de compra do mercado.
Momento de compra do mercado definido por  Chet Holmes, autor do livro “The Ultimate Sales Machine”.

No geral, a jornada de compra de um potencial cliente começa com o reconhecimento de um problema, passa pela descoberta de um produto, consideração da solução para só depois terminar, de fato, com decisão de compra.

Por isso, é importante manter um relacionamento para identificar qual é o estágio em que o lead se encontra e fazer com que eles avancem na jornada e passem para a próxima etapa do funil de Inbound Marketing.

Algumas formas de identificar este cenário são:

Email marketing

Apesar de algumas pessoas acharem que o e-mail está fora de moda, ele continua sendo muito importante no Marketing Digital. Isto porque, por meio dele, é possível estimular o interesse dos leads em percorrer a jornada de compra.

Em resumo, existem dois tipos de e-mail marketing: os promocionais e as newsletters. 

Enquanto os e-mails promocionais buscam promover ofertas e oportunidades de compra, as newsletters são periódicas e podem trazer diferentes tipos de conteúdo, dos informativos aos promocionais.

Dessa forma, o e-mail marketing pode se tornar uma grande ferramenta para fazer a gestão dos leads e mantê-los interessados na sua marca durante todo o funil de Inbound Marketing.

Nutrição de leads

A nutrição de leads consiste em manter um relacionamento com os leads para engajá-los a percorrer o funil de Inbound Marketing.

Esse relacionamento deve ter uma base educativa. Ou seja, o potencial cliente deve receber conteúdos que tenham relação com o assunto que já demonstrou interesse e que estejam de acordo com o seu momento na jornada de compra.

Manter este contato por um tempo aumenta a taxa de conversão a médio e longo prazo. Isto porque, se o lead demonstrou um interesse inicial em seu produto, com um trabalho efetivo de nutrição, em algum momento ele estará pronto para efetivar a compra. 

Automação de marketing

No geral, quanto maior o número de potenciais clientes, maior a dificuldade em manter a personalização no contato. Por isso, a automação de marketing é uma forma de realizar a nutrição de leads de forma escalável. 

Como o próprio nome indica, o termo pode se referir a qualquer processo automatizado a partir do uso de tecnologia. No funil de Inbound Marketing, esta tarefa pode ir desde a automatização do relacionamento por e-mail até o uso das redes sociais.

O principal objetivo com a automação de marketing é acelerar o processo de decisão de compra do cliente. Entretanto, mesmo após o negócio esta é uma boa estratégia para estimular a retenção e a recomendação do produto ou serviço.

Vendas

Depois de atrair, converter e se relacionar com os seus leads, chegou a hora de finalmente vender o seu produto ou serviço.

Neste momento, algumas empresas usam ferramentas de e-commerce dentro do próprio site. Mas, em outros casos, é necessário estabelecer o contato orgânico entre o vendedor e o cliente.

De forma geral, quanto maior o preço do produto, mais complexo é o processo para fechar a venda. Dessa forma, produtos mais caros exigem um trabalho de nutrição de leads mais próximo e elaborado para chegar ao estágio final do funil de Inbound Marketing.

A seguir listamos alguns tópicos importantes para te ajudar a tornar uma oportunidade de negócio em um negócio fechado. Confira!

Lead scoring

Em tradução literal, o termo “lead scoring” quer dizer “pontuação de leads”. Nesse sentido, o papel desta ferramenta é pontuar cada lead de acordo com a probabilidade dele fechar o negócio.

Para isso, o lead scoring se baseia em dois eixos de análise: perfil e interesse.

No perfil, ele analisa as informações pessoais do lead para entender o potencial dele se tornar um cliente. Já no interesse, interpreta o comportamento do usuário com os canais e conteúdos oferecidos para determinar a sua posição na jornada de compra.

Assim, com estas informações em mãos, é possível encaminhar para a equipe de vendas apenas os leads que estão realmente em momento de compra. Isto aumenta a performance do time e potencializa o resultado final da empresa, que vai evitar o investimento de tempo e recursos em leads que ainda não estão prontos para fazer negócio.

CRM 

CRM é o termo em inglês para “gestão de relacionamento com o cliente”. Na prática, trata-se de um software para organizar, metrificar e guardar o histórico de todas as negociações do vendedor com o cliente durante a jornada de compra.

Dessa forma, os dados sobre o relacionamento com o potencial cliente não ficam mais espalhados em lugares diferentes. Um software de CRM atua para criar e gerenciar um compilado de informações que facilita o trabalho da equipe de vendas.

Assim, é possível garantir um processo mais completo, personalizado e eficiente de atração, conversão, retenção e satisfação dos seus leads.

Agora que você já sabe quais são as etapas do funil de Inbound Marketing, chegou a hora de colocar em prática tudo o que aprendeu neste artigo.

Está pronto para começar a sua estratégia? Então, fale agora com um especialista em marketing digital da Agência Contato e saiba como podemos ajudar a decolar os resultados do seu negócio em 2022! ?

Novas atualizações do Instagram: o que muda em 2022?

Novas atualizações do Instagram: o que muda em 2022?

Se você está entre os 4,2 bilhões de usuários que usam as redes sociais você já ouviu falar sobre as novas atualizações do Instagram, certo? Mas você já entendeu o que vai mudar na prática?

O ano de 2022 chegou prometendo muitas coisas no mercado do marketing digital. E neste momento, todos os olhos estão voltados para o Instagram. Isto porque o head da plataforma, Adam Mosseri, publicou sobre diversas atualizações que veremos na rede social este ano.

Como sabemos, as atualizações do Instagram sempre trazem novidades que podem — e devem — ser incorporadas no planejamento de marketing de empresas. Por isso é fundamental acompanhar as novas tendências dessa rede social.

Ficou interessado? Então, prepare um bloco de notas para anotar tudo, porque dessa vez a equipe do Mark Zuckerberg preparou alterações importantes na plataforma! ?

Três opções de feed

Hoje, o feed do Instagram é organizado por meio de algoritmos que mostram para o usuário publicações personalizadas baseadas nos perfis seguidos e nas recomendações da plataforma.

Entretanto, uma das novas atualizações do Instagram para 2022 é a inclusão de três formatos diferentes de feed para a escolha do usuário: Home, Favoritos e Seguindo.

Embora ainda não haja uma data oficial para a mudança, algumas pessoas já foram escolhidas para testar a novidade. Até o final do primeiro semestre, a atualização já deve estar disponível para todos.

Assim, a partir dos próximos meses, os novos modelos de feed do Instagram serão:

Home

O modo Home é parecido com o que conhecemos hoje. No geral, ele continua baseado nas escolhas do algoritmo para casa usuário.

Dessa forma, o Instagram irá apresentar o feed com a seleção de postagens que ele entende ser mais relevante de acordo com os perfis que o usuário segue e interage. 

Favoritos

Neste modo, o usuário verá todas as publicações das contas que ele definiu como favoritas no Instagram.

Essa é uma ótima opção para quem está interessado em ver apenas as postagens dos amigos mais próximos ou dos criadores de conteúdo que acompanha com frequência.

Seguindo

No “Seguindo”, o Instagram retorna às origens e volta a mostrar as publicações dos perfis que você segue em ordem cronológica. Ou seja, das mais recentes para as mais antigas.

O feed cronológico é uma das principais novas atualizações do Instagram.
Chega de algoritmos! Em breve, o usuário poderá acompanhar as publicações no Instagram em ordem cronológica.

Quando foi criado, em 2010, este era o modo de funcionamento da plataforma. O topo da linha do tempo era sempre da publicação mais recente entre as pessoas que você seguia. 

Foi apenas em 2016 que a rede passou a adotar o feed por engajamento. Na época, a decisão gerou polêmica entre os usuários.

Assim, a volta ao feed cronológico representa uma experiência mais orgânica do usuário na plataforma, com menos influência dos algoritmos do grupo Meta

Afinal, como funciona o algoritmo do Instagram?

Falamos muito sobre o algoritmo nas novas atualizações do Instagram, mas a verdade é que nem todo mundo sabe como ele realmente influencia no feed da plataforma. Por isso, aqui vai um breve resumo:

O algoritmo do Instagram procura identificar as publicações das pessoas que os usuários mais interagem para exibir primeiro no feed.

Depois disso, a inteligência artificial (IA) analisa uma série de critérios para definir quais conteúdos aparecerão em seguida:

  • informações sobre a postagem: dados como número de curtidas, comentários, salvamentos, localização e horário;
  • informações sobre o produtor: análise das suas últimas interações com o perfil que publicou o conteúdo;
  • atividades do usuário: uso de IA para identificar os interesses do perfil e classificar qual conteúdo deve ser priorizado. 

O foco está no vídeo

No ano passado, o head do Instagram anunciou que a rede deixou de ser uma plataforma de fotos. A mudança foi, principalmente, uma resposta à ascensão dos vídeos curtos do TikTok que se tornaram o modelo de conteúdo mais popular entre a geração Z.

Nesse sentido, a próxima nova atualização do Instagram anunciada é que, em 2022, o foco do aplicativo estará 100% na produção e entrega de conteúdos em vídeo. Assim, podemos esperar que o Reels se consolide de vez na plataforma. 

O Reels está entre os principais focos do Instagram em 2022.
O Reels ficará cada vez mais forte: o espaço de vídeos do Instagram deve ganhar mais investimentos em 2022.

Mais segurança nas mensagens

Outro ponto citado por Mosseri no vídeo sobre as novas atualizações do Instagram para esse ano diz respeito ao aumento da segurança para as mensagens enviadas entre os usuários. 

O WhatsApp, outro produto do grupo Meta, oferece um sistema de criptografia nas mensagens. Ao que tudo indica, o Instagram seguirá o mesmo caminho em 2022. 

Segundo Mosseri, as mensagens são uma das principais maneiras em que as pessoas se comunicam na atualidade. Por isso, a segurança dessas informações se torna cada vez mais uma prioridade entre as plataformas sociais da internet.

Dessa forma, a intenção é transformar o Instagram em um lugar mais seguro e transparente para as pessoas se conectarem com seus amigos e conversarem sobre seus interesses em comum.

Incentivo aos criadores de conteúdo

Não há como negar: nenhuma rede social seria relevante sem o trabalho e a contribuição dos criadores de conteúdo. Por isso, o incentivo para que essas pessoas produzam mais material é um dos objetivos do Instagram para 2022.

A partir desse ano, haverá novos produtos de monetização na plataforma. Assim, o Instagram pretende ajudar os criadores a ganhar mais dinheiro produzindo conteúdo para a rede social. 

Mas, calma! Ainda não revelaram a data de lançamento e as formas de funcionamento desses produtos. O que sabemos é que a equipe do Instagram revelou estar empolgada com as mudanças que estão vindo por aí!

Ferramentas de controle parental

No último mês de setembro, o grupo Meta anunciou a interrupção do Instagram Kids. No lugar, foi anunciado uma série de ferramentas de controle parental para a segurança de crianças e adolescentes na plataforma. 

Dessa forma, os novos recursos, que serão criados em breve, permitirão que os pais supervisionem as contas de seus filhos que possuem entre 13 e 18 anos de idade. Essa função já existia na ferramenta anterior.

Embora esses recursos sejam opcionais, eles irão possibilitar que os responsáveis moldem a experiência das crianças no aplicativo. Além disso, a plataforma também disse que pretende lançar uma uma abordagem mais rígida em seu algoritmo em relação ao que recomenda aos adolescentes no aplicativo.

Portanto, a partir dos próximos meses, o Instagram vai:

  • impedir que usuários marquem adolescentes que não os seguem;
  • direcioná-los para tópicos diferentes caso eles estejam em um mesmo assunto por um longo tempo;
  • lançar um recurso que sugere que o adolescente faça uma pausa após um longo tempo utilizando a plataforma.

Além disso, vale lembrar que o Instagram vai continuar bloqueando contas que realizem atividades suspeitas ou obscenas.

Reels Visual Replies

Mais uma das novas atualizações do Instagram inspirada no TikTok é o Reels Visual Replies. Com esta nova ferramenta, os usuários poderão responder comentários de um Reels com outro Reels, assim como acontece na concorrente chinesa. 

Dessa forma, os vídeos curtos e verticais poderão se tornar ainda mais interativos. Pois, segundo a plataforma, essa função permite uma maior proximidade entre os usuários. Logo, é também uma nova forma de conquistar engajamento no Instagram.

Incorporação de perfil

Outra das novidades do aplicativo para 2022 é a possibilidade de incorporar os perfis em sites fora do Instagram. Essa nova ferramenta permite que usuários insiram miniaturas de sua conta em portais externos à plataforma.

Mas como isso vai funcionar? Esse vai ser um recurso muito útil para empresas e profissionais que utilizam o Instagram como portfólio. Afinal, a partir de agora, eles poderão integrar os seus perfis em blogs corporativos e em sites similares.

Atualizações de 2021 que você pode ter perdido

O Instagram já ensaia uma nova fase desde 2021. Por isso, durante o ano passado, várias mudanças já começaram a acontecer. 

Confira um resumo caso você tenha perdido alguma delas:

O fim do “arraste para cima”

Você com certeza já ouviu um influencer dizendo o famoso “arraste para cima”. A ferramenta servia para direcionar os seguidores para uma página fora do Instagram. Entretanto, o era recurso exclusivo para pessoas com mais de 10 mil seguidores. 

A questão é que você dificilmente vai ouvir essa frase mais uma vez dentro da plataforma.

Isto porque o Instagram substituiu a ferramenta por uma nova forma de inserir links nos stories. Mas o novo recurso, além de aumentarem a possibilidade de interação com a audiência, também está disponíveis para todos os usuários, independente do número de seguidores.

Figurinha “Use a sua”

A figurinha “Use a sua” permite que os usuários criem correntes de fotos nos stories. Assim, quando alguém posta um storie utilizando a figurinha “Use a sua”, outras pessoas podem clicar no sticker para continuar a corrente e gerar mais engajamento.

A figurinha "use a sua" é uma ferramenta para criar correntes no Instagram.
“Use a sua”: uma nova forma de interagir e gerar engajamento no Instagram.

Provavelmente você já viu e já deve até ter usado esse recurso. “Poste uma foto do seu cachorro”, “poste 4 fotos com cabelos diferentes” e “poste uma foto do início do ano e uma de agora” foram algumas das correntes que bombaram na plataforma em dezembro de 2021.

Para criar uma dessas, basta clicar no ícone de figurinha nos stories, selecionar a opção “Use a sua”, inserir a descrição da sua corrente e compartilhá-la com os seus seguidores.

Posts colaborativos

Os posts colaborativos são outra das novas atualizações do Instagram em 2021 e que pode ser um recurso muito interessante para empresas que fazem parcerias. 

A nova ferramenta permite que uma única publicação tenha mais de um autor. Dessa forma, o conteúdo é exibido no perfil dos dois autores, entregue para os dois públicos e as interações, como curtidas e comentários, são somadas.

Para fazer um post colaborativo, você deve selecionar a opção “convidar colaborador” na hora de marcar alguém em uma foto. Então, uma notificação aparecerá para a pessoa convidada para que ela aceite o convite.

Post colaborativo entre a influenciadora Virgínia e a marca Linea Alimentos.
O recurso de posts colaborativos é uma excelente ferramenta para parcerias com influenciadores.

Música nas publicações do Feed

Outra novidade de 2021 foi a possibilidade de inserir músicas nas fotos do feed. Com isso, o recurso que já estava disponível para os stories e para o Reels também chegou para publicações na linha do tempo. 

Dessa forma, é possível inserir trechos musicais de até 90 segundos nas imagens utilizando o catálogo de faixas e artistas disponíveis no aplicativo.

Como as marcas podem se adaptar a esta nova fase do Instagram?

Chega de comprar seguidores, participar de grupos de engajamento ou fazer sorteios no Instagram da sua empresa para alcançar mais público. Para crescer na rede de maneira sustentável é preciso estar atento aos sinais que a plataforma dá.

Com as novas atualizações do Instagram o que podemos ver é que a rede quer oferecer cada vez mais controle para o usuário da sua própria experiência na plataforma. 

Por isso, é preciso trabalhar um bom storytelling embasado por um bom plano de marketing de conteúdo para que as pessoas queiram te acompanhar e seguir as suas publicações.

Além disso, lembre-se: quando o Instagram lança uma nova ferramenta, ele prioriza a entrega de conteúdo das pessoas que usam essa ferramenta. Portanto, explore todas as atualizações assim que elas ficarem disponíveis para a sua conta.

Para fechar, um guia rápido das oportunidades que você não pode deixar passar:

  • aposte em vídeos para o Reels! O Instagram está investindo nessa categoria e o público está cada vez mais engajado nesse tipo de formato;
  • assim que a atualização chegar ao Brasil, incorpore o perfil do Instagram da marca no seu site;
  • crie correntes por meio da figurinha “Use a sua”, convidando os seguidores a postarem fotos relacionadas ao seu produto ou serviço;
  • crie posts colaborativos com empresas, influencers e marcas parceiras da sua organização.

As novas atualizações do Instagram mostram que o marketing digital não pode parar. Você está pronto para acompanhar as tendências? 

Fale agora com o consultor de marketing da Agência Contato e saiba como podemos ajudar sua empresa a decolar em 2022! ?