Recentemente estreado no serviço de streaming da Globo, o novo programa de entretenimento da ex-BBB 20 Rafa Kalimann tem dado o que falar nas redes sociais – e não de uma maneira positiva. O programa tem sido alvo de muitas críticas por parte dos internautas, que sentem falta de uma estratégia clara e definida para o programa.
É fato: mesmo uma das maiores emissoras do mundo pode cometer erros graves de comunicação. É isso que está acontecendo na nova aposta do GloboPlay: a Casa Kalimann.
O programa, que aposta em um cenário colorido e divertido, não conseguiu agradar ao público e tem sido alvo de muitas críticas nas redes sociais.
As principais reclamações dos internautas variam entre a falta de uma boa comunicação da apresentadora com o público e o fato de o programa não explicar qual é o seu intuito.
Desse modo, as pessoas se sentem perdidas e confusas ao assistir o programa, que, para a Globo, seria um sucesso.
Para entender melhor quais foram os erros de comunicação do programa, o artigo de hoje busca realizar um paralelo entre a Casa Kalimann e as estratégias de Marketing.
Continue lendo o texto para entender quais são as principais lições de Marketing que a Casa Kalimann pode ensinar para marcas e gestores de negócios.
O que é Casa Kalimann?
Casa Kalimann é uma nova aposta da GloboPlay.
A ideia do programa é realizar entrevistas com os convidados de uma maneira leve, divertida e engraçada, em cenários que se transformam a cada quadro.
Repleta de desafios e brincadeiras, a Casa Kalimann tem tudo para ser um sucesso do plim plim. No entanto, se o programa continuar recebendo tantas críticas nas redes sociais, pode ser que o seu futuro não seja tão positivo assim.
O programa, comandado pela influencer e ex-BBB Rafa Kalimann, parece não ter uma estratégia clara e não se comunica diretamente com o público, o que tem afastado espectadores curiosos da obra.
Por que o programa nos ensinar dicas valiosas de Marketing?
A Casa Kalimann, ao ser considerado um programa confuso e sem identidade própria pelos internautas, nos ensina dicas valiosas sobre o que não fazer em uma estratégia de Marketing.
No programa, faltam o uso de uma linguagem certa, uma pesquisa de campo com o público-alvo, a inserção de temas que sejam realmente relevantes e interessantes para serem abordados e principalmente a apresentação de valores de marca.
Os principais problemas do programa poderiam ser resolvidos com uma estratégia eficiente de Marketing.
O que NÃO fazer na estratégia de Marketing da sua marca, de acordo com o programa
Como citado acima, o programa nos ensina lições valiosas sobre o que não fazer com a sua marca, desde problemas pequenos até erros que podem estragar toda a comunicação de marca.
Leia os pontos abaixo para te ajudar a entender melhor quais erros da Casa Kalimann você não deve reproduzir na gestão da sua marca:
Usar a linguagem errada para se comunicar com o público
Se o seu serviço ao cliente não fala a língua das pessoas, prepare-se para enfrentar uma séria insatisfação.
Isso vale desde campanhas multimídias até o conteúdo postado nas redes sociais.
Você sempre tem que estar atento(a) à linguagem mais adequada à sua persona, uma vez que isso impacta diretamente na relação entre consumidor e marca.
Não ter segmento definido
Quando você tem um segmento de atuação definido, é muito mais fácil para o público entender qual é o seu propósito.
Desse modo, quando o nicho é certo e claro, as pessoas se conectam diretamente com a marca, porque sabem qual assunto será tratado, sem grandes surpresas e desvios.
Passar mensagens confusas para o público
A comunicação com o público é o segredo para gerar interesse e retenção de consumidores.
É preciso, portanto, ser claro(a) nas suas mensagens nas redes sociais para que os seus seguidores entendam logo de cara sobre o que se trata.
Não passe informações muito confusas ou complexas. O consumidor não quer pensar muito. Ele quer informações rápidas e fáceis de compreender.
Ignorar as vontades e necessidades dos consumidores
Quando você não conhece quais são as vontades e necessidades do seu consumidor, torna-se muito difícil construir uma estratégia eficiente de Marketing.
Portanto, o primeiro passo para qualquer estratégia funcionar é realizar uma pesquisa com o público.
Faça uma pesquisa com os seus seguidores e com os seus consumidores ideais e pergunte sobre seus hobbies, sonhos, profissões e mais. Assim, você consegue montar um perfil do seu cliente e consegue conversar diretamente com ele.
Não mostrar autoridade sobre o assunto tratado
Ninguém precisa ser uma autoridade absoluta para gerir uma marca, mas é fundamental portar-se como uma.
As pessoas não confiarão no seu produto ou serviço e muito menos se interessarão pela sua marca se você não mostrar que sabe do que está falando.
Para isso, mostre-se conhecedor(a) da sua linha editorial e faça o público acreditar, por meios legais, que a sua marca é uma referência no mercado quando se trata do assunto.
Lembre-se sempre de que as pessoas acreditam em marcas que se mostram como autoridades, então seja uma.
Como o programa pode melhorar a sua estratégia de comunicação?
Como tudo no mundo, a Casa Kalimann tem solução.
O programa, no entanto, precisa investir em uma boa estratégia de Marketing, visando primordialmente conectar-se com seu público-alvo mediante gatilhos e temáticas que chamem a atenção dos espectadores.
Desse modo, listamos as principais dicas de Marketing que poderiam ser muito úteis para melhorar a estratégia do programa:
Ter um planejamento
Ter um planejamento é fundamental para qualquer negócio, uma vez que planejamento é sinônimo de organização.
Quando você organiza suas próximas ações, você consegue ter um controle maior sobre a sua estratégia, evitando maiores problemas e frustrações.
Abordar assuntos que estejam em alta
Apostar em temas que estão em tendência no momento é sempre uma ótima alternativa.
As pessoas amam pesquisar notícias e trends que estão bombando no momento, portanto incluir isso no seu cronograma de publicações e na sua linha editorial pode ser um diferencial muito benéfico para o seu negócio.
Ter uma comunicação clara
Como citado acima, uma comunicação clara com o público é essencial, isso porque a comunicação é a base de qualquer negócio bem-sucedido.
Sendo assim, investir na melhoria da comunicação da marca garante que você se conecte melhor com o público, criando uma relação mais próxima e duradoura com seus possíveis consumidores.
Mostrar os valores do programa
Qualquer marca precisa ser muito clara sobre os seus valores, porque é isso que fará as pessoas se interessarem pelos seus produtos ou serviços.
A Nike, por exemplo, possui como slogan a famosa frase “Do It”, que representa uma mensagem positiva e ativa. Os consumidores, portanto, se interessam pelos produtos da marca por se identificarem com os valores dela.
Uma estratégia de Marketing pode ser vantajosa para o programa
Você pode ver que uma boa estratégia de Marketing seria muito benéfica para o posicionamento e o reconhecimento positivos do programa entre os internautas.
Atualmente, qualquer empresa precisa investir em presença digital. Além das redes sociais, também é importante ter um site otimizado e com uma boa performance. Afinal, independente do seu nicho, um site ruim impacta negativamente na experiência dos usuários, nas vendas e na autoridade da empresa.
Pensando nisso, neste blog conversaremos sobre os fatores que tornam um site ruim e quais ações você deve adotar para captar mais usuários e potencializar a jornada de compra dos seus clientes. Acompanhe!
Um site fraco pode afetar os seus negócios
A divulgação e a construção de autoridade de um negócio demandam tempo, investimento e constância. Atualmente, se o seu potencial cliente não encontra a sua marca no mundo digital, é como se a sua marca não existisse!
É justamente por isso que as redes sociais geram uma série de benefícios a qualquer negócio! E com os sites, não serie diferente. Resumidamente, um bom site vai proporcionar à sua empresa:
destaque em meio à concorrência;
conexão com os seus clientes;
maior autoridade com os clientes e no seu segmento;
Porém, caso o seu site tenha uma performance ruim, ele causará impactos inversos e negativos.
Para te ajudar a identificar e corrigir possíveis falhas, descubra agora as 7 razões mais comuns que tornam um site ruim!
1. Você não publica conteúdo
Pode parecer óbvio, mas talvez você esteja cometendo este erro básico!
A produção de conteúdo dentro de um site de uma empresa é essencial para nutrir os seus clientes das informações chaves que eles buscam e precisam: desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação da compra do serviço ou produto.
Imagine o seguinte: você acessa a página inicial de um site e encontra palavras e fotos soltas, sem valor algum e que não despertam o seu interesse nem te apresentam a marca. Provavelmente a sua ação imediata será buscar outra empresa!
Ou seja, para captar e fidelizar o seu cliente, é preciso fornecer informações valiosas: o que sua empresa faz, os canais de contato, descrever os produtos, incluir os valores, mostrar clientes antigos e parceiros.
Invista em conteúdo relevante e de qualidade, OK?
2. Seu site é lento
Um outro fator crucial na captação de potenciais clientes é a velocidade do seu site. As pessoas têm-se tornado cada vez mais impacientes e esperam da internet agilidade e assertividade.
Mesmo o que o Design e o conteúdo do seu site sejam incríveis e atrativos, se o carregamento dele for lento, as pessoas abandonarão a leitura.
Como dissemos, as informações que um site contém são extremamente valiosas! O conteúdo precisa transmitir confiabilidade a clientes antigos e novos.
Explicite os canais de contato, informações de localização e as provas sociais sejam fáceis de serem encontradas.
Esse cuidado trará legitimidade ao seu negócio e transmitirá às pessoas a certeza de que receberão o produto que compraram da melhor forma e com qualidade durante todo o atendimento.
4. O seu site não é organizado
A organização também é um ponto chave. Criar seções e páginas internas que auxiliem na disposição e na localização das informações institucionais e dos produtos é uma ótima alternativa.
Na dúvida, invista nas seções clássicas, como “Quem Somos”, “Produtos” e “Orçamento”, e faça pequenas personalizações.
5. O Design do seu site não chama a atenção
No Marketing e no mundo digital, o aspecto e o impacto visual são transformadores na experiência dos usuários.
Se o seu site parece desatualizado e com uma identidade visual poluída ou conflitante, isso pode soar como negativo aos clientes e atrapalhar na jornada de compra deles.
Pequenos detalhes no Design do site podem fazer grande diferença. Assim, fique atento(a) às fontes, ao estilo visual e às cores utilizadas.
Não se esqueça também de pensar nessas adaptações para o formato mobile! Muitas pessoas acessam as páginas pelo celular. Existem formatos específicos para garantir a melhor experiência visual e de navegação.
6. O seu site não é otimizado para smartphones
Já ouviu falar em site responsivo? Um site responsivo significa que ele consegue adaptar-se às telas convencionais dos computadores e também às telas dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Cerca de 49% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular. Portanto, é essencial que a estratégia de comunicação do seu site seja otimizada para a versão mobile.
Tudo o que conversamos antes para que o seu site contenha uma boa performance continua válido para a experiência do usuário na versão mobile, viu?
7. O seu site está com muita informação desnecessária
Tente responder a esta pergunta: o seu site consegue transmitir, de forma clara e objetiva, o que faz e o que representa a sua empresa?
Se você ficar na dúvida ou achar que a informação chave não respondem a isso, estará na hora de rever e mudar! Por isso, atenção: informação de qualidade não significa dados em excesso que geram dúvidas e dispersão, OK?
As frases chamariz também devem estar presentes para direcionar o cliente a alguma ação: inscrição no seu boletim informativo, download de ebook, compra de um serviço, por exemplo.
Bom, esperamos que você tenha aprendido o que torna um site ruim para reverter esse quadro e aumentar a sua taxa de conversão e fidelização de clientes.
The Office é uma sitcom americana que fez muito sucesso retratando o dia a dia da empresa Dunder Mifflin. Ainda que se trate de uma série de comédia e com várias sátiras sobre o ambiente de trabalho corporativo, The Office tem muito a nos ensinar sobre uma boa gestão de Marketing dentro de uma empresa.
Durante as 9 temporadas de The Office, a filial de Scranton enfrenta diversos problemas relacionados a diminuição de venda de seus produtos, e isso acontece principalmente porque, em The Office, eles se recusam a se modernizar.
Na era digital, o Marketing é a chave de ouro para tornar sua empresa reconhecida e alavancar as vendas. Se você se recusa a encarar as mudanças da sociedade, o seu negócio fica para trás. Foi isso o que aconteceu com a Dunder Mifflin.
Fora da ficção, toda empresa que pretende obter sucesso e ser reconhecida no seu meio de atuação também precisa utilizar recursos de Marketing.
No texto de hoje, vamos falar sobre as principais lições de Marketing que The Office nos ensina para você poder aplicar na sua empresa e não correr o risco de ficar atrás da concorrência.
The Office é uma série que tem muito a oferecer para a sua empresa
Michael Scott não acreditava que a Dunder Mifflin precisava investir em Marketing e tampouco criar um site. Mas atenção: não siga a ideia do protagonista da série!
Se você quer que a sua empresa cresça e aumente suas vendas, você precisa implementar um departamento de Marketing dentro do seu negócio.
O Marketing é muito importante e anda de mãos dadas com o sucesso de qualquer grande marca.
Em The Office, os colaboradores não entendiam isso muito bem e acabaram cometendo muitos erros pelo caminho, o que resultou em uma perda crescente de clientes ao longo de todas as temporadas da série.
Os erros de The Office podem servir como aprendizado para gestores de negócio conseguirem colocar suas empresas nos trilhos do sucesso. O primeiro passo é: não repita as ações do Gerente da Dunder Mifflin.
A série usa comédia para retratar os principais erros de um ambiente de trabalho que não está no meio digital
The Office utiliza sátiras para exemplificar como um bom gestor não deve agir.
Michael Scott é um homem que ama o passado e não se abre para novas oportunidades benéficas que a modernidade traz. Nesse sentido, a empresa que ele gerencia perde muitas vendas por não acreditar no poder do meio digital, já que, para Michael, a velha propaganda é mais poderosa.
Assim, o gestor da Dunder Mifflin acredita que estratégias digitais de Marketing não são necessárias e que os clientes serão convencidos com uma boa cesta de guloseimas. De fato, quem não ama doces?!
Balas e chocolates não posicionam o seu site entre as melhores posições nos resultados de pesquisa do Google; um Marketing eficiente, sim.
Além disso, The Office evidencia também que, para as ações de Marketing funcionarem eficientemente dentro de uma empresa, é necessário que haja uma boa gestão.
O Endomarketing de todo negócio precisa ser bem trabalhado para que os colaboradores se sintam motivados a entregarem melhores resultados.
Isso não é uma realidade na série, em que os funcionários são desmotivados e encarregados com tarefas ilimitadas e, às vezes, sem sentido algum.
The Office apresenta oportunidades de aprendizado sobre Marketing
Apesar de The Office ser uma sitcom e não ter compromisso com a realidade, a série consegue nos ensinar algumas dicas valiosas sobre como o Marketing é fundamental para o crescimento de qualquer empresa.
Ainda que Michael Scott não consiga aceitar isso, ao longo de todos os episódios de The Office, visualizamos situações que seriam facilmente resolvidas se a empresa de papéis aderisse a estratégias eficientes de Marketing.
Com tantas piadas e situações incomuns, The Office apresenta oportunidades de aprendizado sobre Marketing na era digital.
Ainda não está convencido(a) de que os funcionários da Dunder Mifflin têm muito a ensinar? Continue lendo para saber os principais aprendizados que podemos tirar de The Office.
Boas avaliações dos seus clientes tornam a sua empresa uma autoridade no meio digital
Quando Dwight precisa conquistar mais avaliações positivas de clientes para sua fazenda de beterrabas no TripAdvisor, Jim e Pam se solidarizam para apoiar seu amigo e passar um fim de semana inesquecível na Fazenda Shrute.
O que isso tem a ver com Marketing? As avaliações dos clientes devem ser uma prioridade alta para sua empresa conseguir gerar receita.
Por isso, trabalhe incansavelmente para encantar seus clientes e, em seguida, crie uma campanha que consiga coletar avaliações positivas dos seus consumidores nos principais canais da empresa.
Sempre faça pesquisas com os concorrentes
Lembra-se da pobre Prince Family Paper?
Quando os gestores da empresa pedem a Michael e a Dwight para espionar a empresa de papel concorrente, Michael se apresenta como um cliente em potencial e Dwight se apresenta como um candidato à vaga de emprego.
Ambos fazem perguntas investigativas para descobrir detalhes sobre seu concorrente, incluindo quantas contas grandes eles possuem e quem são seus clientes.
Diferentemente da ficção, você não precisa usar um disfarce para obter uma boa inteligência competitiva.
Uma boa dica é investigar os sites dos concorrentes e descobrir seus principais diferenciais. Use inteligência competitiva para direcionar sua estratégia de marketing.
Capacite sua equipe
Após Kelly Kapoor concluir o Programa de Treinamento Executivo de Minorias em Yale, a funcionária da Dunder Mifflin se sente mais segura e preparada para enfrentar os principais desafios da vida corporativa. Além disso, Kelly assume um papel de destaque dentro da empresa, melhorando a sua marca pessoal.
Quando você capacita sua equipe para construir sua própria marca pessoal na sua organização, o resultado é uma equipe feliz e engajada que promove sua marca de dentro, espalhando seu alcance e amplificando a voz da sua marca.
Oriente seus funcionários e incentive-os a crescer.
Forneça treinamento para capacitar a sua equipe. Certamente o seu investimento otimizará toda a sua organização.
Use o E-mail Marketing estrategicamente e com sabedoria
É fato: Michael Scott e sua equipe conduzem uma verdadeira masterclass sobre o que não fazer com e-mail comercial ao longo das nove temporadas de The Office.
Desde cair em golpes extremamente conhecidos na internet até enviar acidentalmente uma foto sem camisa da sua supervisora, Jan, para todo o departamento de embalagem, o uso indevido de e-mail é uma tendência na série.
Para usar o e-mail marketing de uma maneira eficiente, esteja certo(a) de que sua mensagem é clara e de que seus remetentes estão corretos. Além disso, use o e-mail de um modo estratégico, criando campanhas que possibilitem a captação de leads.
Diferencie sua empresa
A Michael Scott Paper Company oferece preços mais baratos em relação a Dunder Mifflin para roubar clientes da segunda empresa.
Diferenciar sua empresa da concorrência vai muito além disso. Você precisa oferecer serviços com mais qualidade e eficiência.
Concentre-se no desenvolvimento de diferenciais para o seu negócio. Pense e identifique o que torna sua empresa única e por que os clientes prefeririam você a seus concorrentes.
Se você não consegue identificar nada único, pode ser hora de chamar a ajuda de uma agência profissional para te ajudar a colocar isso em prática.
Permita-se rir
Jim Halpert é mestre em rir das situações atípicas que acontecem no dia a dia dos funcionários da Dunder Mifflin.
Trazer um pouco de leveza para o seu negócio tem tudo a ver com uma estratégia eficiente de Marketing. Ninguém consegue ter boas ideias se está sempre estressado e focado em conseguir bons resultados.
Claro, uma empresa deve ter um foco, mas é fundamental que momentos descontraídos sejam inseridos na rotina de trabalho.
Quando você tem funcionários empolgados com o trabalho que realizam, o resultado sempre é positivo.
Nunca desista: o Marketing Digital faz milagres em qualquer negócio
Mesmo que as estratégias desenvolvidas por Michael Scott não sejam as melhores, o time da Dunder Mifflin nunca desiste e está sempre pensando em ideias inovadoras para salvar o negócio de papeis.
Faça como eles! O Marketing pode transformar qualquer negócio perdido em um empreendimento que gere receita e seja reconhecido no mercado.
Tudo bem… em The Office, eles não conseguiram uma boa estratégia de Marketing, mas a sua empresa pode ter uma história diferente da filial de Scranton.
O que você está esperando para assistir The Office e aprender as melhores dicas de Marketing de todos os tempos?
E, para ter certeza de que você fará tudo ao contrário daquele Gerente maluco, não deixe de recorrer aos serviços especializados da Agência Contato!
Uma presença online oferece diversos benefícios para empresas. Você se conecta com clientes, estabiliza o seu negócio dentro do meio em que atua e ainda se torna uma autoridade frente aos seus clientes.
Você conhece o ditado “quem não está online, não existe”?
Pois é! Em um mundo cada vez mais digitalizado, estar online é a garantia de maiores oportunidades de crescimento, seja você pessoa física, seja você pessoa jurídica.
Em se tratando de empresas, é importantíssimo construir uma presença digital. Isso se deve ao fato de que 3 em cada 4 brasileiros estão online, ou seja, existem milhões de indivíduos conectados que podem ser potenciais clientes.
Continue lendo o texto e entenda de uma vez por todas por que o seu negócio precisa estar online.
Seu negócio precisa estar online para crescer
Ter uma presença digital forte e estabelecida faz com que você consiga atrair novos clientes.
Estando na Internet, você pode transformar os visitantes do seu site em possíveis clientes.
Assim, se a sua empresa ainda não tem uma presença online, você pode estar perdendo os muitos benefícios que o digital oferece às empresas.
Qual a importância da presença digital?
Uma forte presença online permite que você posicione sua marca com credibilidade e ganhe autoridade para atrair mais clientes.
Você torna o seu negócio mais acessivo e atrativo. Além disso, a presença digital da sua empresa permite que os seus consumidores encontrem mais facilmente o que o seu negócio tem a oferecer.
Fique sabendo, portanto, que uma presença online para o seu negócio online vai muito além da criação de um site que contenha o nome da sua empresa e detalhes de contato.
Uma presença digital bem estabelecida envolve a criação de um ponto virtual de negócios, onde as pessoas podem encontrar informações úteis no seu site e interagir com você por meio das redes sociais.
Mesmo que a sua empresa não faça negócios online, os clientes e potenciais clientes esperam vê-lo na Internet. Se eles não o virem lá, você pode estar perdendo a oportunidade de aumentar sua base de clientes e divulgar sua empresa.
Aqui estão as principais vantagens de estabelecer uma empresa digital para o seu negócio:
Deixa sua marca com maior visibilidade
O meio digital se tornou fundamental.
Bilhões de pessoas ao redor do mundo recorrem aos mecanismos de busca para tirar dúvidas e procurar produtos que os interessem.
Sendo assim, quando você constrói uma presença digital, você está usando a plataforma da Internet como uma aliada, fazendo com que oportunidades lucrativas sejam uma realidade constante para você.
Quando você está online, a sua marca se torna mais reconhecida, atraindo novos clientes.
Aumenta a credibilidade da sua empresa
Na era digital, ter um site é sinônimo de profissionalismo e credibilidade.
Por isso, os clientes estão mais propensos a confiar em empresas quando descobrem que elas têm sites.
Isso acontece porque, dentro de um site de uma empresa, você consegue encontrar as principais informações sobre aquela marca de maneira completa e organizada. Os clientes amam isso!
Aumenta as vendas e reduz custos
A presença online facilita o processo de comercialização e venda dos seus produtos.
Um site bem projetado e informativo, com conteúdo relevantes e que proporcionem uma experiência positiva para os usuários, permite que os clientes se interessem mais pelo seu negócio e optem por realizar compras com a sua empresa.
Além disso, estar online é uma oportunidade de economizar, uma vez que a web fornece uma plataforma econômica para atingir um público amplo de maneira orgânica.
Como ter uma boa presença online?
Não há dúvidas de que o mundo é digital!
Posicionar o seu negócio no meio digital não é mais uma escolha. Trata-se de uma necessidade.
Ter uma boa presença online, no entanto, não se refere somente ao fato de criar alguns perfis para a sua empresa dentro das redes sociais. É fundamental que você tenha uma estratégia clara.
Então, o que é preciso para ser reconhecido na Internet? Aqui estão algumas dicas de como você pode construir uma presença forte na web.
Redes Sociais
Atualmente, as redes sociais são a principal forma de você se conectar com as pessoas, portanto é fundamental que a sua empresa esteja posicionada estrategicamente nesse meio.
Criar um perfil nas redes sociais é o primeiro passo para construir uma presença forte na Internet, porém não adianta simplesmente estar ativo nas plataformas.
É importante que a sua empresa crie uma estratégia nas redes sociais, que seja forte, clara e visualmente atraente.
Essa é a melhor maneira de alinhar os objetivos do seu negócio com o seu perfil nas redes sociais.
Para te ajudar com isso, considere a ideia de contratar uma agência confiável e especializada em redes sociais.
Isso vai ajudar você a desbravar o novo mundo das plataformas sociais, certamente colocando a sua empresa no topo do feed dos seus seguidores.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é o processo de criação de conteúdo rico e relevante, visando atrair e envolver um determinado público.
Uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem elaborada coloca sua empresa em posições privilegiadas frente aos seus concorrentes, construindo a preferência da marca à medida que informa e educa os compradores.
Fornecer conteúdo útil e interessante pode formar um forte vínculo entre a sua marca e os seus clientes.
Por isso, quando considerar construir uma presença online, utilize o Marketing de Conteúdo nas plataformas em que a sua empresa se faz presente. Isso vai te ajudar a atrair um público maior e ter mais reconhecimento dentro das redes.
SEO
O SEO ajuda você a construir um melhor relacionamento com o seu público.
Além disso, ele melhora a experiência do usuário, aumenta a sua autoridade, direciona mais pessoas para o seu site e faz você se destacar da concorrência.
Por esses motivos, o SEO é uma ferramenta essencial que deve ser implementada na sua estratégia de presença e posicionamento digital.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing pode ser considerado como uma estratégia que entende a jornada do seu consumidor frente a sua marca, buscando criar conteúdo para cada estágio.
O Inboung Marketing é, portanto, uma ótima maneira de você promover o seu negócio, uma vez que ele visa atrair possíveis consumidores com um conteúdo rico.
Essa é uma estratégia fundamental para uma presença online marcante.
Ter uma presença digital é garantir que a sua empresa seja facilmente encontrada
Estar online é a maneira mais fácil de ser encontrado atualmente. Mas, quando dizemos online, estamos falando de uma presença digital bem estabelecida, com uma estratégia eficiente. Você conseguiu entender isso ao longo artigo acima, certo?
Se você não tem uma presença online bem estabelecida nas redes, pode ser que a sua empresa não seja encontrada, e os seus concorrentes passem na sua frente.
Você quer saber como construir uma presença digital admirada e reconhecida entre o público? A Contato te ajuda! Fale conosco e vamos criar uma estratégia única e transformadora para o seu negócio!
Qualquer dono de negócio quer que suas redes sociais obtenham bons resultados em mecanismos de busca. Para que isso seja feito e o seu site receba mais visitas, uma boa dica é a utilização de técnicas de SEO (Search EngineOptimization). O SEO possibilita que o seu site tenha mais visibilidade e pode tornar qualquer empresa uma autoridade na sua área.
O cenário digital vem mudando ano a ano, mas o SEO permanece sendo uma das principais técnicas para posicionar positivamente o seu site dentro de mecanismos de busca.
Além de melhorar a visibilidade e a navegação do site, o SEO é fundamental para o sucesso geral da sua empresa.
Para te ajudar a entender o porquê de o SEO ser tão importante, apresentamos, no texto de hoje, as principais vantagens de contratar serviços de SEO para o seu site.
O que é SEO?
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que significa Otimização para Motores de Busca.
O SEO é basicamente uma prática que aumenta a quantidade de tráfico para o seu site por meio de resultados de pesquisas orgânicas.
Como funciona o SEO?
Você pode entender que o Google ou qualquer outro mecanismo de busca é uma ferramenta onde você pesquisa o que lhe interessa e obtém o resultado esperado.
De fato, essa informação está certa. Em se tratando de SEO, no entanto, os mecanismos de busca representam muito mais.
No SEO, existem técnicas assertivas de otimização.
O conteúdo do site é escrito visando atrair o máximo número de visitantes interessados no tema. Assim, os mecanismos de busca entendem que os usuários estão gostando do texto e o posicionam nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa.
Vantagens de contratar um serviço de SEO
O SEO é uma ferramenta essencial de qualquer estratégia de Marketing eficiente.
Existem cerca de 4 bilhões de pessoas online. Dentro desse número, entende-se que quase 100% das atividades digitais começam dentro de um mecanismo de busca.
O SEO é um conjunto de ferramentas que faz com que as pessoas certas encontrem o seu site. Isso é motivo suficiente para você querer contratar os serviços de SEO para a sua empresa.
Caso você ainda não esteja convencido(a), aqui vão as principais vantagens de contratar serviços de SEO para o seu site:
Melhora a experiência do usuário
O objetivo principal do Google é oferecer os melhores resultados para os usuários.
O algoritmo dos mecanismos de busca está sempre à procura de sites que ofereçam conteúdos relevantes e uma boa experiência para o usuário.
Lembre-se de que os clientes sabem o que querem e, quando eles não encontram exatamente o que procuram, o desempenho do seu site é prejudicado.
Para resolver isso, os serviços de SEO servem como uma mão amiga, melhorando continuamente a experiência do usuário dentro do seu site.
Torna o seu site mais visível
Na era digital, visibilidade é a chave para o sucesso de uma marca.
Empresas que têm grande reconhecimento no meio digital conseguem mais oportunidades e consequentemente aumentam as suas vendas.
Com os serviços de SEO, o seu site é posicionado positivamente, visto que os mecanismos de busca entendem que se trata de um conteúdo relevante para os usuários.
Proporciona maior captação de Leads
Os serviços de SEO fazem com que a sua marca se torne mais visível dentro das buscas orgânicas do Google.
Isso impacta diretamente na captação de leads. Mas como assim?
Sua empresa otimiza o site com SEO e começa a aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Agora mais pessoas encontram o seu site, o que pode indicar possíveis novos clientes.
Dessa forma, o tráfego do seu site experimenta um aumento orgânico e positivo e obtém novos leads.
Faz você se destacar em meio à concorrência
À medida que o seu site sobe algumas posições nos resultados de pesquisa, os sites dos seus concorrentes tendem a cair.
Isso faz com que os sites de empresas do mesmo nicho que a sua recebam menos visitas, enquanto o seu site recebe mais visibilidade e tem maiores conversões.
Isso tudo só é possível graças a um conjunto de técnicas de SEO, que, caso aplicado corretamente, fará com que o seu site seja bem classificado dentro do Google e outros mecanismos de busca.
Aumenta a sua credibilidade e a sua autoridade
Uma vez que a posição média do seu site já esteja consolidada entre os resultados principais de pesquisa, a sua empresa se tornará uma referência no seu segmento de atuação.
Isso acontece porque os primeiros resultados sempre são considerados pelos usuários e principalmente pelo Google como aqueles que têm as melhores e mais completas informações.
Assim, o usuário e possivelmente futuro lead entende que você tem autoridade sobre o que está falando. Essa percepção de autoridade faz com que a sua empresa seja considerada ao buscar determinados assuntos.
Contratar serviços de SEO ajuda a sua empresa a crescer
Atualmente, o sucesso de uma empresa no meio digital depende principalmente de uma boa estratégia de Marketing – e o SEO faz parte disso.
Sites otimizados com SEO garantem um bom retorno para a empresa, uma vez que esses recursos contribuem vantajosamente na visibilidade dos sites, melhoram a experiência do usuário e ajudam na construção de confiança por parte dos clientes.
O SEO mostra aos mecanismos de busca que o seu site oferece resultados relevantes para o público, e isso permite que a sua empresa caminhe para o sucesso.
Decidido(a) a implementar serviços de SEO dentro do seu site?
Agora você já sabe que implementar serviços de SEO resultará em bons resultados para o seu site.
A Agência Contato é especialista em serviços de SEO e já transformou a história de diversos clientes nacionais e internacionais, fazendo com que eles se posicionassem nas primeiras posições dos mecanismos de busca.
Estamos à disposição para aumentar o engajamento e as conversões dentro do seu site. Confie na Contato! A sua empresa crescerá muito com nossos serviços de SEO!
A Paraibana Juliette Freire, do BBB 21, pode ser considerada uma participante histórica do programa. Em uma edição que ainda nem chegou ao fim, a maquiadora já está com mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais, um número muito à frente de seus concorrentes no programa, como Gilberto e Viih Tube, por exemplo.
O sucesso de Juliette nas redes sociais pode ser atribuído a sua equipe, que vem fazendo um trabalho muito elogiado pelos profissionais de comunicação.
Atualmente, o engajamento da Sister é um dos maiores do Brasil. Recentemente uma foto sua bateu o recorde de imagem mais rápida a alcançar 1 milhão de curtidas na história do Instagram, ultrapassando famosas como Billie Eilish e Selena Gomez. A foto de Juliette levou apenas 6 minutos para realizar o feito. Impressionante, né?!
Não se pode negar: Juliette é um fenômeno. Mas como isso aconteceu?
No texto de hoje, vamos pontuar as principais estratégias da super equipe de Marketing da favorita ao prêmio da edição de 2021!
A estratégia da equipe de Juliette
Ao entrar no BBB, o perfil de Juliette no Instagram tinha pouco mais de 3 mil seguidores. Hoje, se trata de uma das contas brasileiras – e quiçá do mundo – com maior engajamento nas redes sociais.
Lógico, boa parte disso se deve ao carisma da paraibana que ganhou o coração dos brasileiros, mas é inegável que a equipe da maquiadora tem realizado um trabalho eficiente de Marketing.
A equipe de 20 pessoas da paraibana tem desenvolvido uma estratégia assertiva dentro de suas redes e isso tem chamado muito a atenção do público, que tende a seguir mais e mais as contas da Juliette.
Os 5 principais pontos da estratégia desenvolvida pela equipe da maquiadora são:
1. Identificação
O primeiro ponto da estratégia da equipe da Juliette é a identificação. Suas redes sociais são repletas de imagens e textos que remetem ao Nordeste, região da participante do BBB.
A equipe da Sister abraçou essa ideia e criou uma identidade baseada na região, o que aproxima o público das suas redes, que entendem que Juliette é a representante nordestina em alta nesse momento.
2. Uso massivo das redes sociais
A equipe da paraibana realiza um trabalho admirável nas redes sociais e isso inclui primordialmente o modo como eles utilizam estrategicamente os perfis da Juliette. Por dia, são publicadas cerca de:
5 postagens no feed do Instagram;
20 stories no Instagram; e
15 postagens no Twitter.
A sua equipe está sempre antenada em tudo que está rolando nas redes, utilizando uma linguagem apropriada e ouvindo as opiniões dos seguidores para criar suas postagens, o que tem dado muito certo.
3. A união faz a força
Juliette construiu uma comunidade enorme na Internet. Existem fãs da Sister espalhados por todo o território nacional e que a defendem constantemente nas redes.
Os fãs são responsáveis por mutirões que garantem que a Juliette permaneça no programa, além de gerarem diversas postagens que conquistam um enorme engajamento – o que é muito benéfico para a maquiadora.
Tudo isso foi possível graças à estratégia inicial da sua equipe, que fez questão de se aproximar dos fãs logo no início do programa.
4. Influencers
Todo o mundo já sabe: utilizar influencers na estratégia de conteúdo pode dar muito certo. Com milhões de seguidores, essas personalidades fazem com que suas mensagens cheguem para muitas pessoas – o que é bastante eficaz para o crescimento da Juliette.
5. Conteúdos que geram engajamento
A equipe da Sister é fera em criar conteúdo que gera muito engajamento.
Como vimos acima, recentemente uma foto da Juliette bateu o recorde de imagem mais rápida a chegar em 1 milhão de likes no Instagram. Isso só foi possível com uma estratégia inteligente da equipe, que foca em criar conteúdos que podem gerar engajamento para a rede da Juliette.
A equipe de Juliette entendeu a importância de se aproximar do público
A importância de se aproximar do público é um tema sempre discutido no Marketing Digital, mas não são todas as empresas que fazem isso. O mundo mudou, e a maneira mais fácil de se aproximar das pessoas é estando onde elas estão.
Mas onde seria esse lugar?
As redes sociais, é claro.
Uma vez que você se aproxima do público, ele automaticamente se aproxima de você. Assim, você consegue construir uma rede fiel e consolidada de pessoas que apoiam e promovem o seu trabalho.
Aprenda com a equipe de Juliette e esteja sempre conectado(a)
Estar conectado(a) é o segredo para o sucesso, e a equipe de Marketing da Juliette sabe disso muito bem. Durante todo o período da Sister dentro da casa mais vigiada do Brasil, a equipe da paraibana construiu uma estratégia consolidada – e de dar aula nas maiores agências de publicidade do Brasil – utilizando primordialmente as redes sociais.
O Marketing da Juliette pode ensinar muito bem como executar ações dentro das empresas. Sendo assim, uma dica de amigo é: esteja sempre conectado(a) e atento(a) às tendências das redes sociais. É lá que se encontra o seu público.
Você precisa de ajuda para construir uma presença digital marcante e engajante na Internet como a da paraibana Juliette? A Agência Contato te ajuda com isso! Procure nossa equipe! Vamos transformar a história do seu negócio!
Essa é a dúvida que te trouxe até aqui, não é mesmo? As estratégias de Marketing Digital têm permitido às empresas alcançar novos públicos, atrair consumidores e construir autoridade para as marcas.
Desde 2020, com a pandemia de Covid-19, os hábitos digitais mudaram significativamente. Agora os brasileiros passam diariamente cerca de duas horas e 31 minutos conectados às redes sociais.
Mas afinal, entre tantas opções como Instagram, LinkedIn e Facebook, qual a melhor rede social para o crescimento do seu negócio?
Neste guia, você vai entender o impacto das redes sociais na sua empresa e descobrir qual rede é a ideal para você. Continue conosco!
Por que as redes sociais são importantes para o seu negócio?
Vamos direto ao assunto. As redes sociais têm revolucionado a comunicação das marcas e se transformaram em um meio de conquistar seu o público-alvo. Como fazem isso? É graças a 3 aspectos fundamentais:
produção de conteúdo relevante para o público;
interatividade permanente com os consumidores; e
acesso rápido à informação sobre os produtos ou serviços.
A presença digital é um conceito indispensável e que veio para ficar, independentemente da área de atuação do seu negócio. Clientes e leads precisam encontrar as marcas no mundo online e identificar o proposito e autoridade das empresas. Quem não é encontrado, é como se não existisse. Não é isso que você quer para o seu empreendimento, correto?
Antes de deciframos as características das principais redes sociais e como usá-las para alavancar as suas vendas, o seu posicionamento e o seu relacionamento com o público-alvo, vamos conhecer os 5 maiores benefícios que elas proporcionam à sua empresa. Confira!
1. Ajudam você a se destacar em meio à concorrência
Construir e fortalecer a imagem da sua empresa é um trabalho que requer tempo, constância e estratégia. Sabemos que não é fácil. Não basta apena desenvolver o nome, a identidade visual e os valores da marca. É preciso conquistar o público e se aproximar dele, dia após dia.
É por isso que as redes sociais são ótimas ferramentas para expansão e consolidação do seu negócio. Elas permitem trabalhar todo o branding por meio de várias mídias. Com uma produção de conteúdo que crie conexão com o seu público, você fortalece a sua presença digital e alcança os resultados esperados.
Se você deseja fortalecer o sistema de vendas do seu empreendimento, o primeiro passo ao criar um perfil em uma plataforma, como o Instagram, por exemplo, é se aproximar dos leads.
Por meio de publicações e posts relevantes e de qualidade, as pessoas são estimuladas a curtir, comentar e interagir com o seu perfil. Com uma audiência sólida, a marca ganha autoridade e alcance na internet e, também, fora dela.
3. Constroem maior autoridade com os clientes
Depois de estabelecido um canal de contato direto com os clientes, as redes sociais também se transformam num meio de fidelização.
Nos comentários, nas marcações e nos chats privados, os seus seguidores revelam opiniões, desejos de compras, preferências por conteúdo. Identificar esse canal e fornecer um atendimento personalizado aumenta significativamente as chances de fidelizar os seus clientes, conquistando promotores da sua marca.
Atualmente, as pessoas não querem apenas comprar, desejam ser bem atendidas e ouvidas! Atender de maneira ágil e assertiva, aumenta a satisfação dos seus clientes e faz com que eles se sintam importantes. Não deixe de responder aos comentários do seu público.
4. Melhoram o engajamento do público
Não importa se sua empresa está presente em uma rede social ou se tem somente um site ou e-commerce. As plataformas digitais são umas das principais ferramentas de engajamento.
O engajamento catalisa o aumento da audiência e o maior interesse relativo a empresa, marca, produtos e serviços.
Além de compilar as informações institucionais da sua empresa, é possível atrair novos públicos e direcionar o maior número de pessoas para navegar em todos os seus canais digitais.
5. Aumentam as suas vendas
Como conversamos, com estratégias sólidas para as redes sociais, apostando principalmente no relacionamento e atendimento, as vendas aumentam de forma significativa.
Ah! Não se esqueça de 3 aspectos fundamentais para o sucesso nas vendas:
identificar o seu público consumidor e as personas específicas;
definir o seu segmento de atuação e um nicho de mercado, se for o caso; e
estabelecer uma linha de comunicação adequada para sua marca.
Quais são as melhores redes sociais para negócios?
Agora que você já sabe todos os benefícios e possibilidades que as redes sociais oferecem ao seu negócio, o primeiro passo é escolher qual se encaixa às necessidades do seu público e, consequentemente, às da sua empresa.
Para isso, vamos desvendar agora as características e potencialidades das 7 redes sociais mais populares do momento!
1. Instagram
Desde que foi lançado em 2010, o Instagram ganhou destaque por ser exclusivo para acesso via celular. Hoje, ele já tem sua versão para desktop e é a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 95 milhões de usuários, segundo a We Are Social e Hootsuite.
Quando foi comprado pelo Facebook em 2012, a plataforma ampliou suas funcionalidades e ferramentas: stories, Reels, IGTV, lives, loja online, por exemplo. A rede também traz um grande diferencial às empresas que vendem serviços ou produtos, afinal funciona como uma vitrine digital.
Se você escolher ter um perfil no Instagram, contará com uma conta comercial para a sua empresa e possuirá mais recursos para analisar as métricas, como curtidas, alcance e interação. Assim, conseguirá definir e modificar as suas estratégias digitais ao longo do tempo, conquistando os melhores resultados.
Em síntese, o Instagram é um canal para divulgar seus conteúdos de forma visual e humanizar a marca mostrando os bastidores, o que aumentará a proximidade com os seguidores e clientes.
2. Facebook
Se você busca versatilidade e várias funcionalidades em uma só rede, o Facebook é uma excelente aposta! A rede mais utilizada no mundo e mais popular do Brasil possui 130 milhões de contas ativas no país.
A plataforma é indicada para atração de novos públicos e também fidelização dos antigos com a criação de fan pages, loja virtual e grupos privados, por exemplo. Mediante conteúdo personalizado e autoral nos formatos de fotos, vídeos e até mesmo gifs, o público encontra a sua empresa e se relaciona com ela!
3. Twitter
O Twitter é uma rede social de mensagens rápidas, com “vida útil rápida”. A conclusão é a seguinte: ela é indicada caso a sua empresa tenha muito conteúdo para ser explorado e compartilhado, o que demanda alimentar o perfil com frequência.
Caso contrário, você não conseguirá um número satisfatório de seguidores. Isso porque, no Twitter, não existe solicitação de amizade. As pessoas seguem umas às outras e acompanham os perfis das marcas. Assim, as publicações são vistas apenas pelos seguidores.
Atualmente, a rede tem a possibilidade de propagandas e os formatos dos conteúdos também são múltiplos e dinâmicos: vídeos, gifs, enquetes. Por isso, é importante interagir rapidamente com os usuários, principalmente no caso de ações, como promoções e lançamentos.
4. LinkedIn
O LinkedIn se destaca e se torna exclusiva entre as outras redes sociais por ser totalmente corporativa! Ou seja, se você busca leads qualificados e quer construir a autoridade de mercado do seu negócio, ela é a plataforma ideal.
No LinkedIn, o perfil funciona como uma espécie de currículo dinâmico, que contém informações sobre experiência, habilidades e posicionamento profissional. Além disso, ainda é possível discutir assuntos, temas, publicar e ler artigos de outras pessoas usando o feed ou interagindo dentro de comunidades nichadas.
Assim, você desenvolve a referência profissional da sua empresa no mercado e estimula os contatos entre profissionais e o networking.
Por isso, também é importante produzir materiais para a rede. Além de um amplo perfil de consumidores, atualmente muitos usuários preferem assistir a vídeos em vez de ler textos de posts. A explicação é simples: produtos audiovisuais geram mais conexão e são mais dinâmicos.
Como principal plataforma de vídeos online, o YouTube já conta com um sistema de hashtags, além do algoritmo próprio que influencia na distribuição dos conteúdos. Invista na rede social para consolidar o seu público e também para auxiliar no rankeamento das pesquisas do Google.
6. TikTok
A rede social queridinha dos adolescentes, celebridades e humoristas brasileiros, também já é tendência entre as empresas. Muitas marcas têm apostado no TikTok para se relacionar com os consumidores, por meio dos recursos de edição de vídeos e efeitos visuais disponíveis.
São 3 as características que fazem do TikTok uma plataforma em potencial para a sua empresa: alto poder de segmentação do público, vídeos virais e canais para influenciadores digitais. Se a sua empresa já trabalha ou deseja ter influenciadores para promoção do empreendimento, vale a pena investir na rede.
Por ser uma plataforma de entretenimento e não apenas um canal publicitário, não se esqueça de construir o engajamento com o seu público via conteúdos dinâmicos e de entretenimento.
7. Pinterest
Imagine um mural de referências com colagens, fotos e inspirações visuais. Este é o Pinterest! Na rede, sua marca pode criar pastas favoritas, realizar o upload de imagens e adicionar URLs externas.
Para atrair seguidores e tornar a rede a porta de entrada de novos públicos para a sua marca, basta selecionar imagens que comuniquem o propósito do negócio. Os conteúdos podem ser autorais, compartilhados ou até de prints patrocinados que aparecem com destaque no feed dos usuários.
O Pinterest viralizou no Brasil e alcançou a marca de 38 milhões de usuários. Moda, maquiagem, faça você mesmo, viagens e design são os temas mais populares, atraindo um público majoritariamente feminino.
Faça testes e descubra na prática a rede social ideal para a sua necessidade
Lembre-se de que, para todas as redes sociais, o essencial é definir uma estratégia de Marketing Digital e sempre se manter atento(a) aos dados e métricas. Testar a rede social ideal ou as redes sociais ideias para a sua empresa faz parte do processo e permitirá que você encontre a que te entregue melhores resultados.
Agora que você já conhece o potencial de cada rede, compartilhe conosco: quais as redes usadas pela sua empresa e para qual delas você pretende migrar a partir de agora?
A rivalidade entre Burger King (BK) e McDonald’s é antiga. Mas a última campanha do Burguer King para promover o hambúrguer Whopper rendeu mais um episódio e movimentou as redes sociais.
Com uma publicidade provocativa que, com certeza, irritou o concorrente, o slogan do BK captou a atenção do público: “Whopper: bem mais Big que o Big (piii) ***”.
Mas, afinal, quando o Marketing agressivo é uma jogada de mestre? E quando é uma estratégia arriscada? Acompanhe as lições do caso com a gente!
A publicidade agressiva do Burger King
Antigamente a disputa entre marcas consagradas se mantinha nos bastidores do mundo dos negócios. Basta recordar exemplos clássicos, como Coca-Cola versus Pepsi e Seara versus Sadia. Porém, atualmente, a rivalidade já é vista nas ações de Marketing também.
Na era digital, o Marketing agressivo se transformou no combustível da comunicação de empresas, como é o caso do Burguer King. Ele reúne ações impactantes para promoção das marcas e seus produtos, nas mídias online e offline.
Ao compararmos o modelo do Marketing agressivo com o Marketing tradicional, as semelhanças são evidentes: atração de pessoas, relacionamento, geração de leads e visibilidade.
Mas você sabe quais as características de cada um? A grande diferença está na forma de abordagem.
Para se destacar e driblar o alto fluxo de informações, o Marketing agressivo traz uma solução: gerar impacto, experiência e, acima de tudo, uma impressão duradoura na mente dos clientes. Propõe ainda que você reavalie seus hábitos, prioridades, gostos pessoais, além de te conquistar pela originalidade.
Esse é o marco das campanhas e dos posts nas redes sociais criados pela Agência David para o Burguer King. Vamos decifrar como a empresa responsável pelo Marketing Digital da rede de fast-food faz isso. Veja alguns exemplos!
Filme “It: A coisa”
Diretamente do túnel do tempo, no ano de 2017 o Burguer King da Alemanha aproveitou a estreia mundial do filme “It: A Coisa” para lançar uma campanha provocando o concorrente McDonald’s.
O filme de terror, inspirado no livro de Stephen King, teve a maior bilheteria da história, daí também a popularidade e o alcance que a marca conquistou com a ação. Invadiu uma sessão e, antes dos créditos, projetou a propaganda “Moral da história: nunca confie em um palhaço”.
Com uma pitada de humor e alívio cômico depois do filme, a conta oficial do YouTube do BK alemão publicou o vídeo do case e divulgou a hashtag oficial da campanha #nevertrustaclown, que significa “nunca confie num palhaço”.
Como dissemos, a ação só foi mais um capítulo da saga de 50 anos de rivalidade entre as marcas. Relatos contam que toda a história começou na década de 60. Na época, o McDonald’s comprou o Dairy Queen e atrapalhou os planos do Burger King de ser a maior representante o de fast food.
Burger king se fantasia de fantasma em ação de Halloween
Em mais uma ação ousada, o BK aproveitou o Halloween nos Estados Unidos para surpreender os consumidores e resolveu fantasiar seu hambúrguer Whopper como um sanduíche da McDonald’s.
Você deve estar perguntando: qual é o objetivo dessa estratégia? É relembrar uma diferença para criar uma vantagem competitiva entre os produtos! Enquanto as carnes do BK são feitas como churrasco na grelha, a dos concorrentes não. Na caixinha do hambúrguer carro-chefe da primeira marca, lemos a mensagem “Bu! Brincadeira, nós ainda grelhamos no fogo os nossos hambúrgueres”.
O entretenimento saiu na página da agência norte-americana e, claro, alavancou o engajamento. Nas redes sociais, houve uma onda de comentários, compartilhamentos e curtidas sobre “O Burger King mais assustador no mundo”.
Trégua no Dia Internacional da Paz
Depois de alguns episódios da guerra de hambúrgueres, por que não promover uma campanha de trégua? É óbvio que o BK não estava sendo bonzinho! Queria apenas construir uma autoimagem com gatilhos de parceria e amizade entre grandes empreendimentos.
E nada melhor do que o Dia Mundial da Paz, 21 de setembro, para isso. A rede tinha como propósito criar um sanduíche que unisse as duas marcas, o McWhopper (Whopper + Bic Mac, do McDonald’s).
O xeque-mate estava nos veículos e mídias de lançamento da campanha. Os principais jornais americanos, como o The New York Times, publicaram páginas inteiras com o seguinte anúncio:
“Viemos em paz. Sabemos que tivemos nossas pequenas divergências, mas por que não decretar um cessar-fogo no que chamamos de ‘guerra dos hambúrgueres’?”
Não tinha como o concorrente não responder. O McDonald’s ironicamente agradeceu na página oficial do Facebook, por meio do diretor executivo Steve Easterbook:
“Ficamos encantados com a intenção, mas acreditamos que nossas duas marcas podem fazer coisas muito maiores para fazer a diferença.”
Burger King provoca concorrente por terem promoções iguais
A criatividade também é a base das campanhas de marketing do BK. Usando o clássico “Posso copiar? Claro. Só não faz igual”, a rede de fast-food insinuou que estava sendo copiada pelo principal concorrente.
No Facebook, uma publicação com legenda e imagem de uma peça sua ao lado de uma peça do McDonald’s em uma estação de metrô. Nas duas publicidades combos por R$ 19,90 com imagens bem parecidas!
Uma comunicação bem-humorada, concorda?!
Burger King dá um Whopper para quem queimar anúncios da concorrência
Seguindo a mesma linha da estratégia agressiva anterior, o BK dos EUA conseguiu surpreender e radicalizar ainda mais! Já pensou em ter os anúncios do seu negócio queimados pelos consumidores que apoiam os concorrentes? Apostamos que não!
Mas foi exatamente isso o que aconteceu. A campanha chamada ‘’Anúncio Grelhado’’ apostou na tecnologia aumentada para reafirmar aos clientes que os hambúrgueres do Burger King são diferenciados por serem grelhados no fogo.
Funcionou da seguinte maneira: os usuários abriam a câmera do aplicativo do BK e apontavam para o anúncio de um concorrente. Na tela, a propaganda começava a pegar fogo uma vez que a tecnologia que mistura elementos virtuais à captura do mundo real pela câmera.
Daí, os consumidores ganhavam em troca (e, diga-se de passagem, sem pagar nada) um lanche Whopper! Além de promover o hambúrguer e provocar os concorrentes, o BK ainda fortalecia a adesão e o uso do seu aplicativo, atraindo novos usuários e consumidores. Mais um ponto para ele!
Burger King pede que seguidores comprem do concorrente
Em seguida, o Burguer King da Inglaterra inovou mais uma vez com uma estratégia inversa: pediu aos seguidores no Twitter que comprassem dos concorrentes.
A ação foi focalizada no momento da pandemia de COVID-19 em todo o mundo, mostrando que estar atento aos acontecimentos sociais também gera oportunidades de Marketing!
Sob a justificativa de que o período pedia união e solidariedade entre empreendimentos para que restaurantes, seus funcionários e familiares fossem apoiados, o BK compartilhou a mensagem a seguir:
“Nós também nunca pensamos que diríamos isso. Assim como nunca pensamos que encorajaríamos você a pedir do KFC, Subway, Domino’s Pizza, Pizza Hut, Five Guys, Taco Bell, Papa John’s, Leon… ou qualquer outro restaurante e lanchonete independente.”
Em 24h, o comunicado alcançou 131 mil curtidas e 30 mil comentários. A maioria, claro, elogiava a atitude de empatia da rede de fast-food. Mais uma vez, a empresa construiu uma prova social de ser uma marca com propósito e consciência, fortalecendo sua imagem diante do público de interesse.
Burger King compara o Whopper ao Big (Piii)
Em mais uma provocação clássica ao McDonald’s, o Burguer King comparou novamente o Whopper com o Big Mac, ou melhor, Big (Piii).
Nas redes sociais, o vídeo da campanha brinca com um dos slogans do McDonald’s, o “Fome de Mequi” e afirma, outra vez, que o hambúrguer do BK é para quem tem fome de verdade, com a frase ‘’Whopper: bem mais Big que o Big (Piii)’’.
Na legenda, a própria marca ironiza o tom da comunicação que adota, captando ainda mais os usuários, mediante veracidade, humor e conexão: “Alguns vão dizer que a gente quer fogo no parquinho, mas é só a verdade.”
Conclusão: falar mal do concorrente é uma boa estratégia?
Como vimos nos exemplos, o grande foco do Marketing agressivo é causar impacto. No entanto, nem sempre falar mal do concorrente é uma boa estratégia. Os casos que citamos foram positivos e trouxeram resultados por algumas razões, principalmente porque:
acertaram no conteúdo;
acertaram na estratégia de abordagem; e
acertaram no momento de veiculação.
Ou seja, para explorar o Marketing agressivo existem alguns casos a serem explorados e dicas a serem seguidas! Além de buscar alcançar o maior número de pessoas possível, é importante identificar os canais do seu público para direcionar as campanhas.
Pensar e planejar o legado que aquela ação vai deixar é essencial também. Isso porque na internet as coisas não são esquecidas! Para evitar uma gestão de crise, pense na impressão futura e duradoura que a comunicação irá proporcionar para além das vendas e visibilidade de imediato.
Estar atento a oportunidades aos acontecimentos em potencial e ser ágil para responder a eles deve ser uma aposta do marketing agressivo, principalmente o digital.
Sem dúvidas a interatividade é a essência de campanhas impactantes. O seu público não quer ser apenas espectador, ele quer participar! Use os recursos disponíveis para incluir e engajar seus usuários com as mensagens fortes e provocativas que utilizar nas campanhas. Quem inova, ganha vantagem.
Gostou de aprender mais sobre Marketing agressivo com os dois gigantes do fast-food? Não deixe de ver também nossa análise sobre gestão de crise em um outro caso polêmico: Karol Conka e seus seguidores!
Você sabe como o Google funciona? Estar no topo de buscas é uma das estratégias de Marketing Digital das empresas atualmente.
Os anúncios pagos e as estratégias de SEO, por exemplo, são excelentes soluções para promover um site. Mas existem outras que também geram leads, conversões e autoridade no mercado.
Neste guia, vamos explicar definitivamente como tudo funciona: critérios, plataformas, palavras-chave e benefícios que o rankeamento no Google proporcionam para o seu negócio. Confira!
O que é SEO?
Se sua empresa quer aparecer no topo das pesquisas orgânicas do Google, você precisa aplicar uma boa estratégia de SEO! Mas afinal o que é SEO?
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que significa “otimização para mecanismo de busca”. Nada mais é do que o conjunto de ações para otimizar o conjunto de sites, blogs e páginas na web. O objetivo é melhorar o posicionamento nos buscadores e conquistar um ótimo rankeamento orgânico! É um recurso diferente dos anúncios pagos, como veremos a seguir.
Na prática, essas estratégias reúnem questões de programação, relacionamento com outros sites, design, experiência do usuário e produção de conteúdo. A missão do Google é garantir que os usuários encontrem os melhores resultados e que as informações estejam organizadas e acessíveis a todo momento!
Daí surgiu o algoritmo, um sistema inteligente capaz de identificar as páginas mais relevantes e entregá-las a você. Para decifrar como o algoritmo funciona, primeiro vamos conhecer o que é tráfego!
Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?
Não é novidade que o Google é o maior site de buscas do mundo. Desde o lançamento, já são mais de 60 trilhões de pesquisas feitas! Atualmente, os usuários realizam cerca de 3,5 milhões de buscas por dia.
Funciona assim: sempre que uma busca é realizada, os robôs do Google vão de link em link para encontrar e classificar as páginas da internet. Assim, o algoritmo identifica os conteúdos mais relevantes e os apresenta aos usuários.
A pergunta que surge, então, é a seguinte: como chegar ao topo e se manter no topo? Para aplicar uma estratégia consistente, o ponto de partida é identificar quais são os tipos de busca.
Logo que pesquisamos sobre uma dúvida, um serviço ou uma empresa específica, surge uma página de resultados chamada SERP (Search Engine Results Page). Nela, existem dois tipos de resultados: pagos e orgânicos.
Os resultados pagos estão localizados no topo e no final da SERP e são identificados com a palavra “anúncio”. Se as empresas desejam resultados em curto prazo, os anúncios pagos são uma tática interessante.
Porém, saiba que há vários fatores que interferem no posicionamento do anúncio e na possibilidade de ele aparecer, como lance, qualidade, concorrência, página de destino e palavra-chave. Além disso, anúncio pago não é sinônimo de bom posicionamento, pois não interfere nos resultados orgânicos, que igualmente podem estar no topo.
Com um site estruturado e uma campanha bem planejada, você supera os seus concorrentes e aumenta as conversões. Além do lance no leilão (a forma pela qual o Google vende os seus espaços de anúncio), a plataforma considera a qualidade um dos pontos principais dos anúncios. Portanto, se a qualidade do anúncio e do site for baixa, não adianta investir! Nos anúncios pagos, por meio de palavras-chave específicas, você consegue direcionar as campanhas para o público-alvo da sua marca. Exemplo: se sua empresa é do nicho de moda fitness feminina, use palavras como “moda fitness”, “roupas fitness” e “roupas de academia”.
Vale frisar que trabalhar somente com anúncios pagos não garante um posicionamento inabalável e positivo. Observe esta imagem:
No exemplo acima, os três primeiros conteúdos são anúncios pagos. Somente o da Agência Contato é uma busca orgânica. Ou seja, o mecanismo do Google avalia que ele contém as informações mais relevantes para os usuários.
Já os resultados orgânicos (gratuitos) estão localizados mais ao centro e são classificados também de acordo com o algoritmo, que enumera quais são os melhores. A diferença é que não foi investido qualquer valor financeiro.
Por estar bem posicionado, o site recebe mais visitas e, claro, possibilita mais conversões. Dessa forma, o Google entende que o conteúdo é bom e impulsiona a sua classificação. A partir daí, o ciclo é contínuo!
Anúncios pagos e orgânicos são importantes. Não existe um melhor ou pior. Estar em mais de um lugar é essencial para a presença digital. O orgânico leva tempo, mas é mais duradouro a partir da implementação e melhorara do SEO. No anúncio pago, você precisará pagar tanto pela mão de obra quanto para aparecer nos resultados.
Quais são os critérios que o Google usa para colocar o site na primeira colocação?
Com certeza, você também está se questionando o que são esses “conteúdos relevantes”, não é? Além disso, quais são os fatores que determinam que um site ganhe os primeiros lugares no buscador? Quem responde a essas perguntas são as regras do algoritmo.
Para otimizar os seus resultados e gerar tráfego orgânico, existe um conjunto de operações lógicas. Mas o objetivo permanece o mesmo: compilar todo o conteúdo da internet a fim de entregar as melhores repostas e a melhor experiência de navegação.
A trajetória do algoritmo é baseada em 3 passos: rastreamento → indexação → rankeamento. Entenda o que acontece em cada um deles:
Rastreamento (Crawling): o primeiro passo do Google é rastrear os conteúdos que existem. Os robôs vão buscando os endereços eletrônicos, chamados de URL, e lendo os sites. Essa etapa também pode ser chamada de crawling e exige que os sites estejam acessíveis aos rastreadores. Quem não é encontrado, não é classificado!
Indexação (Indexing): o segundo passo é justamente processar o índice dos sites. Com base na palavra-chave que é digitada, os robôs compilam todos os sites que apresentam aquela informação e avaliam a idade do conteúdo, o tempo de carregamento e os textos.
Rankeamento (Ranking): é o momento em que o algoritmo entra em ação e analisa os 200 fatores de rankeamento para classificar os conteúdos. Em uma fração de segundos, o sistema do Google identifica as páginas de maior qualidade e confiabilidade e que apresentem informações válidas.
O que são palavras-chave e para que servem?
As palavras chaves são expressões ou termos únicos que resumem o tema de um conteúdo. Mas se engana quem pensa que elas são usadas apenas para ajudar a encontrar um site.
No Marketing Digital, os termos de busca são essenciais para as estratégias de venda e também para a atração de mais visitantes para as páginas.
Você já pensou por que as pessoas realizam buscas no Google? As intenções podem até ser diferentes, mas têm um fator comum: resolver um problema. Esclarecer uma dúvida, compreender uma informação, encontrar o produto ou o serviço da sua empresa (ou do seu concorrente)… As pessoas sempre têm um problema e utilizam o Google para resolvê-lo.
É neste momento que as palavras chaves atuam! Ou seja, são elas que conectam o problema do seu público-alvo com a solução que a sua empresa oferece. Por isso, é importante pensar nelas não apenas para SERP (aparecer na lista de resultados), mas para o sucesso do seu negócio em um plano geral.
Antigamente, para tentar driblar os mecanismos de pesquisa e tentar garantir o rankeamento, os sites apostavam na repetição excessiva das palavras-chave durante o texto, o chamado Keyword Stuffing.
Mas atenção, os atuais algoritmos dos buscadores já identificam essa técnica e a consideram como Black Hat, ou seja, uma prática antiética que vai contra as diretrizes dos mecanismos de pesquisa e contra a boa experiência do usuário. As penalizações variam entre as seguintes:
perda significativa de posições na SERP;
não indexação do endereço eletrônico; e
experiência do usuário interferida.
Para não ser punido(a), fique atento(a) aos exemplos de Keyword Stuffing e não os pratique:
parágrafos com repetições em sequência;
repetição dos termos-chave;
índices ou itens sem valor; e
repetição das palavras-chave na estrutura do site.
O que é e como funciona a indexação no Google?
Como conversamos, na etapa da indexação o Googlebot (robô do Google) reúne uma lista das palavras encontradas e sua respectiva localização nas páginas. A pergunta que você deve estar se fazendo é: afinal, quanto tempo demora para a página do meu negócio aparecer no Google?
Infelizmente não tem como saber o tempo exato. Os rastreamentos são baseados numa série de fatores, como otimização do site, quantos links apontam para ele e como ele foi construído.
Da mesma forma que o algoritmo analisa a frequência e a quantidade de páginas indexadas, o intervalo de tempo para novos rastreios serem feitos é uma informação que somente o Google possui.
Ou seja, não existe fórmula mágica ou truques mirabolantes, mas existem critérios eficientes. Você precisa seguir as boas práticas de promoção de um site. Preste atenção nos motivos pelos quais seu site pode não estar sendo localizado:
Ausência de conexão com outros sites: como o robô navega de um link para o outro, caso não exista nenhum link direcionando para o seu site, não será possível indexá-lo.
O site é recente: se o lançamento da página tiver acabado de acontecer, talvez o Google ainda não tenha feito o rastreamento.
O design do site dificulta o rastreamento: lembre-se de que a boa experiência do usuário é fundamental para a classificação.
<h2>Por onde eu posso analisar se o meu site está bem ou mal no Google?</h2>
Para acompanhar o que está sendo indexado sobre o seu site e identificar os erros que ele contém, existem alguns recursos que podem auxiliar e inclusive forçar a indexação.
Vejas as opções a seguir e coloque em prática!
Google Search Console
Para indexação ou manutenção das páginas, o Google Search Console é uma ferramenta excelente. Ele produz relatórios que permitem visualizar se houve algum problema no processo e até mesmo sugere como solucionar.
Assim, sua estratégia terá andamento e o site aparecerá nas páginas certas. Se quiser, ainda é possível ativar notificações de alerta para a ocorrência de problemas mais graves que o Google venha a identificar.
Google Analytics
Independentemente do tipo de inserção digital do seu negócio, acompanhar as métricas dos resultados é crucial para ter um crescimento sólido. Se você deseja saber o número de visitas e o perfil das preferências dos visitantes, por exemplo, o Google Analytics é a ferramenta certa!
Para veicular o seu site ao recurso, é preciso copiar o código de rastreamento do código-fonte do seu site. Assim, o Google pode acelerar o processo de indexação.
Page Speed
Um bom posicionamento no Google também está associado à velocidade de navegação nas páginas e nos blogs e, consequentemente, às conversões que você alcança. Não é à toa que velocidade rima com lucratividade quando falamos de um site no Google!
Desde 2010, o buscador colocou a rapidez como um dos fatores de rankeamento. Com isso, ele lançou a ferramenta PageSpeed Insights para auxiliar o desempenho e a experiência do usuário.
O recurso também gera um relatório de diagnóstico e oportunidades. Você saberá exatamente quais pontos otimizar para melhorar o tempo de carregamento.
Ubersuggest
Se você entendeu a importância das palavras, com certeza adotará também o Ubersuggest! Além de revelar as estratégias positivas que estão sendo aplicadas no nicho do seu negócio, ele mostra as mais populares e mais bem ranqueadas nas páginas na busca orgânica. Incrível, não é?
Você não só terá uma série de ideias de palavra-chave, como também poderá ver o volume de pesquisa e comparar com os concorrentes diretos.
Para resumir, a ferramenta proporciona vantagem competitiva e poupa tempo na construção de conteúdos, porque ela te indica os principais termos de busca para produção de material relevante.
SemRush
O SemRush segue a mesma dinâmica do Ubersuggest, mas com alguns diferenciais, claro. Quais palavras-chave devo usar? Como está o rankeamento delas? Essas e outras perguntas são respondidas por esse recurso!
Ao contrário das outras, essa ferramenta é paga. Considerada uma das melhores para análise de SEO, o SemRush fornece dados detalhados das palavras-chave do seu negócio e de qualquer domínio que você queira, inclusive da concorrência.
Ainda é possível investigar os resultados de pesquisa das mídias pagas e orgânicas, desde a distribuição por posição na SERP até um mapa de posicionamento competitivo. A ferramenta vale o investimento, além de ser intuitiva e prática.
Moz
Otimizar um site com os parâmetros de SEO é um trabalho contínuo. A ferramenta do Moz auxilia justamente neste aspecto: é uma solução especializada no desempenho das páginas.
Não se trata de uma análise básica dos sites. Produtores de conteúdo, freelancers e agências de comunicação utilizam a plataforma para uma análise diagnóstica.
Que recursos o Moz oferece? Os principais fatores que ele indica são:
a relevância de um site na web;
os sites com credibilidade vinculados à página (backlinks);
a responsividade daquela página;
as oportunidades de link building;
a adequação a parâmetros básicos de SEO; e
o monitoramento e a análise das palavras-chave em tempo real.
Como é um mecanismo mais completo, vale a pena contar com profissionais e grupos especializados no assunto.
Dicas de ouro para a sua empresa aparecer no Google
Se você chegou até aqui, esperamos que já esteja convencido(a) da importância de um site para conversões e autoridade digital da sua empresa.
Por isso, vamos compartilhar com você 7 dicas essenciais para transformar a presença da sua empresa no Google! Leia com atenção e salve nos seus favoritos!
1. Tenha um site
Podemos resumir a importância de um site para um negócio em 2 palavras: expansão e autoridade. Vamos te explicar o porquê.
É fato que as redes sociais têm sido um canal eficiente entre consumidores e empresas. Mas atenção: o Google ainda é o principal buscador que as pessoas utilizam. Ou seja, os dois primeiros benefícios que um site proporciona são: ser encontrado e ir além das redes sociais.
Presença online nunca é demais, desde que seja acompanhada de qualidade. Por isso, não basta apenas ter um site. Ele precisa ser otimizado, proporcionar uma boa experiência ao cliente e contar o propósito da sua marca.
Por isso, o terceiro e o quarto benefícios são: crescimento e fortalecimento da empresa. O clichê “quem não é visto, não é lembrado” é verdade! O seu site é um cartão de visita para o cliente. Hoje as pessoas querem consumir valores, propósitos, mais do que produtos e serviços. Conte a missão do seu negócio, transmitindo credibilidade e segurança por meio dos conteúdos.
Seguindo esse caminho, a geração de leads e a fidelização do seu público-alvo são finalmente conquistadas. Mas não é só isso. Confira as próximas dicas!
2. Faça um Google Meu Negócio
Nossa segunda dica de ouro é a plataforma do Google Meu Negócio. Resumidamente, ele destaca os resultados digitais da sua empresa e ajuda os leads a conhecerem os produtos ou serviços que você oferece.
Sabe quando você digita o nome de um negócio no Google e não encontra uma informação importante da empresa? Ao se cadastrar no Google Meu Negócio, os dados de telefone, local, website e horário de funcionamento aparecem no buscador automaticamente.
Além disso, ainda é possível interagir com os usuários respondendo às suas principais dúvidas e permitir que eles classifiquem a sua empresa! Outra vantagem é que a plataforma gera um relatório mensal, apontando o número de visitas e outros dados relevantes para a sua gestão.
Vídeos e fotos também estão liberados na plataforma, o que aumenta significativamente a taxa de cliques.
3. Use Youtube
O YouTube também é um dos maiores buscadores do mundo! Portanto, você precisa otimizar os canais e os vídeos por lá para alcançar e manter um bom posicionamento nessa plataforma e no buscador do Google.
Essas estratégias são chamadas de SEO para YouTube. Calma! É simples de entender. Elas seguem a mesma dinâmica do que já mostramos até aqui. Afinal a plataforma foi comprada pelo Google. No YouTube, qualquer empresa pode publicar conteúdo. O desafio é ter visibilidade e alcance. Nada muito diferente do que você já aprendeu, não é mesmo?
Mais uma similaridade: a plataforma também conta com um algoritmo próprio, que oferece todo um sistema de pesquisa. Assim, a audiência da sua marca encontra facilmente os seus vídeos. Utilize adequadamente as ferramentas de palavras-chave, legendas dos vídeos e descrições inteligentes.
Atualmente, já existe mais de 1,9 bilhão de usuários ativos e conectados por mês. Os vídeos também trazem um diferencial: geram conexão e são a alternativa perfeita para aquele perfil de público que prefere consumir conteúdo audiovisual!
4. Crie um perfil no Reclame Aqui
“O quê? Incentivar meus clientes a reclamarem da minha empresa?”. Calma! Essa não é a intenção, muito pelo contrário. Com certeza você já foi procurar no Google ou nas redes sociais o que andam falando de uma empresa antes de comprar um produto ou serviço, não é verdade?
Além de buscarem empresas com propósitos, os consumidores querem se relacionar com negócios que possibilitem confiabilidade, segurança e, acima de tudo, uma ótima experiência! Coloque-se no lugar do cliente. É isso o que ele procura e espera de você. O Reclame Aqui é um site que permite consultar a reputação de uma empresa e a relação entre ela e seus consumidores. Após o cadastro do negócio, lá ficam registradas as avaliações de compradores, as notas de atendimento, os detalhes das reclamações e o perfil institucional.
Ou seja, para as empresas, o site pode ser tanto para promoção e atração de leads, quanto para afastamento. Para os clientes, é um termômetro. A grande sacada é utilizar a ferramenta a favor do seu negócio!
5. Anuncie na Rede de Pesquisas
Navegando pelo Google, você já se deparou com vários anúncios nos resultados de busca. Esses anúncios são conhecidos como campanhas em redes de pesquisa.
A estratégia na hora de promover os anúncios permanece a mesma. Basta escolher as palavras-chave referentes ao seu nicho. Quando o usuário utilizá-las no buscador, poderá encontrar os anúncios mais relevantes. Com a otimização e o investimento financeiro necessários, ainda é possível jogar a posição do anúncio para o topo da SERP.
Esse tipo de anúncio está inserido no sistema do Google Adword. Funciona basicamente na forma de leilão: quem paga mais, leva as melhores posições dos anúncios. Ou seja, as conversões dependem diretamente dos termos de busca e da intenção de compra que carregam, somadas ao investimento nas campanhas.
7. Use o Google Shopping
O Google Shopping é outra plataforma para geração de leads e é atrativo por alguns diferenciais. Apesar de representar apenas 20% dos cliques pagos de buscas, o poder de visibilidade do produto que a ferramenta apresenta pode se transformar em uma estratégia sólida para o seu negócio.
Você provavelmente já viu os anúncios do Google Shopping quando pesquisou sobre um produto específico, como tênis, maquiagem, roupas, etc. O produto aparece no topo da SERP com uma imagem de alta qualidade, o valor e um anúncio objetivo.
Esse tipo de anúncio carrega um índice de eficácia altíssimo. Ele prende a atenção de quem está navegando, por isso os índices de conversão são mais altos, quando comparados a anúncios normais. O Google Shopping traz uma configuração super-simples e definitivamente impulsiona as vendas da sua marca!
Bônus: aprenda com os vencedores!
Para comprovar por A + B como é importante aparecer no Google e radicalizar as vendas e a presença digital da empresa, nada melhor do que apresentar alguns cases de sucesso para você! Vamos lá!
Case do Chaveiro
A primeira história de sucesso é de uma empresa que passou pela transição da loja física para a digital: essa é a história do Chaveiro BH! Com 13 anos de negócio, está localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, e decolou nos resultados digitais com a ajuda da Agência Contato.
Como o nicho de mercado desse cliente é extremamente competitivo, o Chaveiro passou a investir em anúncios da Rede de Pesquisa do Google. Seguindo as otimizações e os parâmetros do SEO, em um curto período de tempo a empresa dominou os resultados de pesquisa orgânicos e pagos.
As grandes melhorias foram:
layout novo para o site;
redução do tempo de carregamento; e
otimização da usabilidade do portal.
A estratégia deu tão certo que o Chaveiro ampliou a sua rede e criou mais 7 sites e campanhas para atender à Região Metropolitana da cidade!
A empresa de contabilidade, localizada em Contagem, Minas Gerais, já havia conquistado seu espaço no mercado, mas suas soluções de Marketing Digital ainda precisavam ser ampliadas. Contrariando os parâmetros de SEO, o site da Appice estava com o rankeamento comprometido, o que impactava negativamente o alcance, a recepção de visitas e as conversões.
As manobras de ressuscitação criadas por nossos especialistas foram:
pesquisa de palavras-chave relevantes;
reconstrução de todo o conteúdo das páginas;
produção de blogs semanais com foco na persona do cliente; e
estratégias de otimização técnica do site.
Bingo! O caminho não poderia ter sido diferente: a Apicce conquistou resultados satisfatórios e duradouros!
Case da Liugong
Fechamos com um exemplo internacional de sucesso: a gigante LiuGong!
Essa empresa de máquinas pesadas foi fundada na China e hoje opera em mais de 100 países. Na América do Sul, a Agência Contato é responsável por alavancar a presença digital dessa gigante no Brasil e nos demais países, produzindo conteúdo em português, espanhol e inglês.
Em 2020, a Contato criou um site novo e totalmente otimizado para ser a porta de entrada de novos clientes e consumidores. Desde então, os acessos orgânicos ao site dispararam, uma vez que ele é facilmente encontrado no Google.
Como você viu até aqui, o SEO (Search Engine Optimization) é essencial para qualquer site, e os cases de sucesso mostram perfeitamente os motivos. Com uma equipe especializada e as estratégias adequadas, a Agência Contato desenvolve um site novo para a sua empresa ou otimiza o que já existe. É assim que encurtamos o caminho para o topo.
Depois de conhecer todos esses detalhes, temos certeza de que você colocará as nossas dicas em prática para alcançar e conquistar mais clientes. Ficou alguma dúvida de como chegar ao topo do Google? Deixe a sua pergunta nos comentários.
Você tem a sensação de que só piscou e as redes sociais já apareceram com um monte de formatos novos e ferramentas impressionantes? Pois é… Assim funciona o ambiente digital!
Empreendedores, profissionais de marketing e produtores de conteúdos devem estar atualizados sobre os recursos disponíveis. Afinal, presença digital é essencial e veio para ficar, independente do nicho.
No Instagram, a ferramenta do Reels tem transformado a comunicação das marcas com a gravação de vídeos curtos, divertidos e virais. Não conhece essa ferramenta ou ainda não se sente preparado(a) para usá-la?
Não se preocupe! Vamos aprender agora como usar a ferramenta e aplicar estratégias para potencializar o sucesso do seu conteúdo digital. Vem com a gente!
O que é o Reels?
A funcionalidade do Reels veio para dinamizar a produção de vídeos. O motivo do seu lançamento foi o seguinte: no início de 2020, a rede chinesa do TikTok ganhou forte audiência no Brasil, alcançando 140 milhões de usuários no app. Logo, o tempo médio de uso na plataforma do Instagram foi diretamente impactado e diminuiu bastante.
A reposta da rede do Facebook foi trazer o Reels com a criação de vídeos nas versões de 15 e 30 segundos. O formato de produção surpreendeu: edição simples, possibilidade de inserção de efeitos visuais e sonoros, compartilhamento instantâneo.
Assim, a plataforma passou a oferecer uma ferramenta atrativa, simples de produzir e simples de consumir, complementando os recursos de Stories e IGTV.
Uma curiosidade que muitas pessoas não sabem é que o Reels já existia. Sim! Originalmente ele foi lançado com o nome de “Cenas”, em 2019. Depois, claro, foi atualizado e se tornou o novo queridinho de usuários e produtores de conteúdo!
Por que é importante utilizar o Reels?
O Marketing Digital para empresas traz alguns desafios, como construir uma comunidade, trabalhar o posicionamento, alcançar leads. O diferencial do Reels é justamente trabalhar o relacionamento de uma marca com a sua audiência!
Atualmente, não basta ter apenas um perfil nas redes sociais. É necessário saber explorá-lo ele e conquistar um canal sólido de comunicação com o seu público-alvo.
A praticidade da ferramenta com os vídeos orgânicos trouxe popularidade e carácter estratégico: investindo nas hashtags certas na aba de “explore’’ do Instagram, o alcance dos vídeos aumenta significativamente, o que permite atingir novos públicos e fortalecer a interação.
Outra facilidade é a instantaneidade. Conhecendo o comportamento das personas e do nicho de mercado em que você atua, é possível obter resultados consistentes em curto período de tempo.
Os benefícios do Reels para a sua marca
Os benefícios do Reels pode trazer para a sua empresa são reais e falam diretamente com o seu público:
Visibilidade e presença digital
Atualmente, qualquer empresa, independente do setor, perfil ou tamanho, precisa ter canais digitais para ser vista e lembrada e construir autoridade. Assim, escolhendo a abordagem correta, é possível utilizar o Reels para atrair novos públicos, solidificar clientes e gerar conversões.
Conexão com a comunidade
A conexão com as pessoas é o ponto alto do Reels. Através dele, o relacionamento, a interação e a proximidade com a marca são trabalhadas. Ao se identificar e ser nutrida, sua comunidade é construída!
Construção de autoridade
Usuários têm se relacionado e consumido de marcas com propósitos! Qual o posicionamento da sua marca? No que ela acredita? O que ela defende? É possível contar tudo isso aos seguidores de forma leve, autêntica e objetiva através dos vídeos do Reels. Essa é a importância dos vídeos nas redes sociais.
Como criar vídeos no Reels?
Vamos à prática de como criar conteúdo no Reels? Siga o nosso passo a passo para aumentar o engajamento e conquistar a sua audiência:
Baixe o aplicativo do Instagram no seu smartphone, caso ainda não tenha. É importante lembrar que não é possível fazer publicações na versão desktop.
Clique no ícone ‘’Reels’’ entre as outras opções de publicação, como feed, stories, IGTV.
Inicie a gravação do vídeo pressionado o botão na parte inferior da tela. Ao lado, 5 recursos irão aparecer: música, tempo, efeitos, velocidade e temporizador.
Adicione os efeitos para deixar o seu conteúdo mais atrativo: escolha músicas, insira filtros, aumente a velocidade, por exemplo. Caso queira, ainda é possível gravar o vídeo sem usar as mãos usando o ícone do cronômetro.
Para finalizar, compartilhe ou salve o vídeo como rascunho para usar futuramente!
Todas as contas podem compartilhar o Reels nos stories, no feed e nas mensagens via inbox. Somente a aba de “Explorar” é restrita às contas públicas.
Não se esqueça de que os vídeos podem ser gravados individualmente numa sequência, todos de uma vez ou usando vídeos da sua galeria.
Onde o Reels fica salvo no perfil?
Para acessar um vídeo saldo é simples: retorne à tela inicial do Instagram, vá até o seu perfil e clique em “Configurações”. Depois, busque pela “Conta” e finalize clicando em “Salvo”. Pronto, você encontrará todos os vídeos salvos na pasta!
Se o seu objetivo é direcionar os seguidores, basta encaminhá-los para o perfil da sua marca, tocando no ícone do Reels. Lá, eles terão acesso à grade das publicações.
Checklist para criar vídeos com o Reels do Instagram
Como conversamos, o Reels chama atenção pela facilidade de gravação e edição. Mas se engana quem acha que basta qualquer conteúdo para viralizar.
No Marketing Digital, tudo precisa de uma estratégia para obter resultados satisfatórios, dos mais simples aos mais complexos.
Por isso, elencamos as dicas cruciais para te ajudar. Confira a seguir!
1. Pense sobre o que será o vídeo
Não, não é só abrir o aplicativo, acionar a câmera e gravar o vídeo! O primeiro passo é estabelecer o foco do Reels.
Qual o tema do vídeo? Qual o objetivo? Gerar alcance? Alcançar novos públicos? Trabalhar a conexão e interação com a comunidade?
O objetivo vai influenciar diretamente na construção do vídeo e, claro, no sucesso dele.
Para te ajudar a visualizar, pense em algumas perguntas básicas e tenha a resposta na ponta da língua, OK?! É importante saber o que deseja para escolher o objetivo ideal.
Por que você deseja lançar este Reels?
O que você espera alcançar?
O que você espera que as pessoas façam ao ver o vídeo?
2. Faça um roteiro
Mesmo com 15 ou 30 segundos de vídeo, elabore um roteiro. Com ele, você terá o controle da narrativa, do cenário, da proposta do conteúdo.
Por meio de uma estratégia forte, a recepção da audiência será positiva.
3. Vídeo de qualidade
Muitos Reels deixam a desejar quando o assunto é a qualidade dos vídeos.
Pense que está navegando no Instagram e acessa um conteúdo com cenário poluído, músicas com ruído, imagens borradas. Sua primeira reação é pular para outro conteúdo, não é?
A qualidade do vídeo é importante para a experiência do usuário e isso inclui a dimensão correta para aparecer no feed, a resolução mínima, o tamanho do arquivo e o áudio original, por exemplo.
Esteja atento(a) para aplicar esses critérios de qualidade dos vídeos e garantir que os seguidores da sua marca consumam e gostem do Reels.
4. Aproveite os recursos de edição do Reels
Nem sempre as agências de publicidade estão presentes em um negócio para profissionalizar e produzir materiais visuais de qualidade. A ferramenta do Reels também dribla isso!
O recurso de música, por exemplo, permite que você escolha uma entre as diversas da biblioteca licenciada. Também é fácil navegar pelo áudio e escolher o trecho que melhor combina o vídeo.
Já com a ferramenta de velocidade é possível aumentar ou colocar em câmera lenta os clips. O tempo de gravação continua normal, só depois você seleciona a frequência do tempo.
Os efeitos visuais também são ótimas opções e lembram os comuns dos stories, alterando o fundo e o cenário.
Ah! É bom lembrar que as ferramentas de legenda e gifs continuam valendo, viu?
Por isso, abuse dos recursos de edição para entregar materiais dinâmicos e marcantes que despertem interessem e aproximem as pessoas da sua marca.
5. Use hashtags relevantes para o seu negócio
Sem a escolha segmentada e a aplicação de palavras chaves nas redes sociais, é difícil gerar visibilidade entre os seguidores do seu negócio.
Identificar as hashtags específicas do seu nicho de atuação e inserir nos conteúdos veiculados deve ser uma prática constante. É preciso saber dos recursos que cada rede social oferece e usá-los com técnica.
Na hora do Reels, a regra permanece. Com as hasthags certas, seu vídeo dispara e as interações e conversões são atingidas.
6. Faça desafios
As novidades nas redes sociais não param, e as tendências seguem o mesmo ritmo! Sabe aquele desafio que, de uma hora para outra, todos os públicos estão fazendo e compartilhando?
Os chamados challenges, como #StayAtHomeChallenge, #10ToquesChallenge e #SóAtéAmanhã por exemplo, são alguns que viralizaram durante a quarentena.
Mas calma! Lembre-se da parte estratégica! Analise a sua audiência e encontre a tendência perfeita para apostar com inteligência.
Também é importante prestar atenção no timing. Cada challenge tem um período viral, e os usuários acompanham o engajamento. Caso não consiga aderir, espere a próximo a tendência e se antecipe para produzir.
7. Capriche na capa
Os detalhes também são importantes na hora de compartilhar um Reels.
Nossa dica é captar um frame que identifique o conteúdo do vídeo para prender a atenção das pessoas. Dependendo do tipo de vídeo, produza uma arte gráfica identificando a marca e insira como capa.
Use a criatividade, OK?
8. Explore outros aplicativos de edição
Já existem muitos apps de edição de fotos e vídeos gratuitos e pagos para diversificar e profissionalizar um produto visual.
Se sua empresa possuir uma equipe, é interessante usar ferramentas complementares para ampliar a qualidade e a originalidade dos vídeos, afinal esses apps trazem ainda mais funções e recursos.
Dicas para o seu Reels viralizar
Vamos às dicas para potencializar o Reels da sua marca? Acompanhe!
Seja criativo e autêntico
A concorrência e o volume de conteúdos nas redes sociais é cada vez maior. Com tantas informações, os usuários também têm se tornando mais seletivos. Por isso, produza Reels com originalidade! Pense em formas criativas de inserir vídeos, monte roteiros personalizados, conquiste a atenção da sua audiência com gatilhos.
Passe a mensagem de forma leve e objetiva
Uma das exigências e caraterísticas cruciais do Reels é ser um conteúdo dinâmico. O tema pode ser mais complexo e denso, mas é preciso torná-lo didático, com uma dose de humor e, claro, objetividade.
Legende os vídeos
Além da acessibilidade que as legendas geram, elas também aumentam o alcance das publicações. Caso uma pessoa não possa ativar o áudio naquele momento, ela consegue consumir o conteúdo pelos textos.
Músicas e transições
Os efeitos sonoros e de transição também instigam e mantém os usuários assistindo aos vídeos. Caso eles sejam monótonos, formais e engessados, as pessoas tendem a não se interessar.
Conteúdos úteis para a sua audiência
Identificar os conteúdos de valor é o que define se a sua produção de conteúdo terá resultados satisfatórios ou não. Entregar produtos que toquem nas dores, problemas, desejos e sonhos de sua persona faz toda a diferença.
Não adianta lançar um Reels com pílulas de humor se aquilo não gera identificação, não sana um problema, não propõe uma ação ou interação futura. É importante que sua marca pense e aplique isso!