Quando a força do Marketing casa com o poder de uma gigante multinacional

É fundamental que você possua redes sociais para posicionar a sua marca e construir uma comunicação estratégica com o seu público. Afinal de contas, estamos na era digital. Todo o mundo está conectado! Logo, o melhor lugar para alcançar pessoas é a internet. 

LiuGong Latin America é uma empresa internacional do segmento de máquinas pesadas. A marca nasceu na China e já possui uma história de mais de 60 anos no mercado.  

No Brasil, ela chegou em 2008 e, em 2015, fundou uma fábrica no interior de São Paulo, onde produz máquinas, peças e implementos. 

A LiuGong possui uma grande atuação no mercado regional e internacional. Nesse sentido, a fim de fortalecer ainda mais sua imagem, é essencial ter uma comunicação estratégica no mundo digital. Por isso, a LiuGong convocou a Agência Contato para essa missão! 

Segmentação do público 

A LiuGong Latin America atua em vários países da América do Sul, como Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai.  

O problema era que existiam dois idiomas nas redes sociais, o português e o espanhol. Por esse motivo, publicações em português chegavam a seguidores que falavam espanhol, e vice-versa. Não havia como controlar a entrega dos conteúdos. 

Depois de muita análise, decidimos separar os públicos por idioma. Mantivemos as contas existentes para comunicação com os brasileiros, já que havia maior concentração na conta do Instagram e na página do Facebook.  

Além disso, criamos canais exclusivos para comunicação com o público sul-americano em espanhol sul-americano, no Facebook e no Instagram. 

Esse movimento de falar a língua de cada público em espaços que são só deles, somado à atuação cuidadosa de nossos designers e demais especialistas em cada post, contribuiu para aproximar os seguidores e a marca. 

Rumo ao coração do público 

O objetivo da LiuGong Latin America é construir redes sociais que vão além dos produtos, que geram conexão com quem acompanha os canais, de modo a criar um relacionamento forte.  

Já consolidamos a marca no coração dos brasileiros, por meio de conteúdos informativos e interativos. 

Buscamos mostrar um pouco do estilo de vida dos operadores de máquinas pesadas e promover a troca de experiência e uma conversa entre marca e seguidores.  

A relação é tão próxima e repleta de admiração que muitos operadores de máquinas da LiuGong produzem fotos e vídeos e enviam o material para a marca utilizar nas redes sociais. Há uma cultura participativa incrível na produção de conteúdo! 

Agora queremos alcançar esse mesmo nível de proximidade entre marca e seguidores nos países sul-americanos. Esse é um objetivo de longo prazo, uma jornada em que estamos avançando dia após dia. 

Descubra você também os benefícios do Marketing de Relacionamento! 

Você também deseja levar as redes sociais da sua empresa para outro nível? Não consegue vencer as dificuldades na comunicação com o seu público?  

A Agência Contato é especialista em Marketing Digital, seja para pequenos negócios em regiões específicas, seja para empresas multinacionais que atuam no Brasil ou na América do Sul.  

Fale com nosso consultor e receba uma proposta de soluções personalizadas! Vamos alavancar seus resultados! 

Descubra por que você está perdendo clientes em potencial

Como conseguir mais clientes para a minha empresa?

É comum que, durante a jornada de compra dos clientes, as empresas percam potenciais consumidores e tenham um impacto negativo no desenvolvimento do negócio. Por isso, neste blog, conversaremos sobre os motivos que afastam o seu consumidor e como alterar esse cenário.  

Sabemos que ter um negócio envolve escolher um segmento de atuação, construir uma marca, investir no Marketing da empresa e, claro, efetuar as vendas e movimentar o empreendimento.  

Portanto, é fundamental saber como driblar os erros e conseguir mais clientes para solidificar as suas vendas.  

Acompanhe!  

O que são clientes em potencial?

Os clientes em potencial correspondem às pessoas e empresas com perfil para adquirir o seu produto ou serviço.  

É justamente neles que o seu time de vendas e também de Marketing Digital devem manter todos os seus esforços e trabalhar em soluções e estratégias conjuntas de captação e fidelização.  

Vale lembrar que esse perfil de cliente ainda não efetuou uma compra na sua empresa, mas está dentro do seu público-alvo, já que possui todas as características favoráveis para isso: idade, gênero, perfil socioeconômico, dores e problemas a serem resolvidos.  

Geralmente muitos negócios falham na identificação dos clientes em potencial por 3 motivos essenciais:  

  1. ausência de pesquisa sobre o público-alvo;  
  1. falta de acompanhamento do funil de vendas; ou 
  1. não aprimoramento do processo de qualificação de leads. 

Pensando nisso, é importante entender quais são os principais fatores que estão minando o seu negócio e impedindo conseguir mais clientes.  

Quais são os principais motivos de você não conseguir mais clientes?

É fato: toda empresa deseja ter o maior número possível de clientes interessados em seu produto ou serviço. E, com certeza, você também. 

Porém a questão é a seguinte: presença digital em todas as redes sociais, produtos acessíveis e personalizados, autoridade no mercado e equipe de Marketing são essenciais e transformam qualquer empresa.  

Mas, se você não está  em contato com o cliente certo e em potencial do seu negócio que tem a intenção de compra, seus resultados serão comprometidos, e a sua empresa não será capaz de crescer e se estabilizar.  

Para te ajudar a driblar a perda de consumidores e conseguir mais leads, listamos 6 motivos para você estar atento(a) e investir para melhorar as suas estratégias. Confira a seguir!  

Sua mensagem não é clara

Provavelmente as pessoas que conhecem o seu negócio, que seguem sua marca nas redes sociais ou mesmo que estejam tendo o primeiro contato com o seu serviço, sabem o que você vende.  

Mas elas conhecem os benefícios? Sabem os diferenciais de comprar da sua empresa? Reconhecem o propósito, os valores, a missão da marca?  

Uma mensagem clara que proporcione conexão e destaque os seus produtos é muito importante.  

Utilize uma linguagem envolvente, interativa e dinâmica e mostre aos seus clientes como você pode resolver os problemas deles.  

Você não sabe quem é o seu cliente ideal

Como dissemos, descobrir quem é o seu público-alvo é a chave para o sucesso. E isso depende de estratégia, análise e acompanhamento constante.  

Compilar os dados demográficos e criar a sua persona são passos válidos. Liste também as questões de hobbies, sonhos, valores e personalidade, por exemplo. Assim, você conseguirá explorar essas informações nas suas estratégias.  

Somado a isso, realizar entrevistas e pedir feedbacks dos clientes atuais podem te auxiliar a entender o perfil de outros leads e aprimorar a sua abordagem.  

Você não estuda a concorrência

Mesmo com um mercado saturado e novos empreendimentos surgindo diariamente, ainda assim é possível destacar-se em meio à concorrência.  

Você não está nas redes sociais

É fato que as redes sociais têm revolucionado a comunicação das marcas e se transformaram em um meio de conquistar o seu público-alvo.  

Quem não é encontrado, é como se não existisse. Não é isso que você quer para o seu empreendimento, correto? 

Uma presença online oferece diversos benefícios para empresas: conexão com os clientes, estabilização do seu negócio dentro do meio em que atua, autoridade frente ao seu público.    

Portanto, o primeiro passo é escolher a rede social que se encaixa nas necessidades do seu público e da sua empresa.  

Sua empresa não analisa os resultados 

Independente da área de atuação do seu negócio, monitoramento e acompanhamento constante dos dados devem fazer parte da sua estratégia.  

Perguntas como estas podem auxiliar na análise: 

  1. “Por quais canais os clientes fazem contato?’’ 
  1. “Como está o rastreamento das vendas?’’ 
  1. “As ações de Marketing estão funcionando?’’.  

Por meio desse diagnóstico setorizado, você poderá aprimorar as estratégias e alcançar resultados mais satisfatórios e conseguir mais clientes.  

Sua estratégia não funciona mais

É exatamente isso que você leu! Como dissemos logo acima, reavaliar as suas ações é muito importante!  

Atualmente, para manter o seu cliente, é preciso inovar: no relacionamento, na presença online e nas vendas.  

Uma estratégia defasada e monótona pode ser fatal para a queda de leads.  

Por isso, analise e reinvente-se!  

Bônus: Você precisa de uma agência de Marketing!

Se você ainda não ouviu falar sobre Marketing Digital, está na hora de conhecer e implantar na sua empresa, a fim de proporcionar conteúdo mais relevante para o seu público.  

O Marketing Digital é indispensável para você engajar seu público-alvo e gerar valor para a sua marca mediante uma percepção positiva. 

Não adianta ter um blog e fazer publicações esporádicas apenas por fazer.  É preciso ter planejamento e visão do público, saber como esse conteúdo será usado e quais os indicadores de sucesso. 

Os seus clientes em potencial estão esperando por você

Como conversamos, esses são os principais fatores responsáveis pela perda de potenciais clientes na sua empresa.  

Ficou alguma dúvida? Deixe a sua pergunta nos comentários. E, para continuar estudando, confira nosso blog sobre a rede ideal para cada empresa!  

Como a regra 80/20 pode transformar sua estratégia de marketing nas redes sociais

Princípio de Pareto e regra 80/20 no Marketing

O Princípio de Pareto, também conhecido como Regra 80/20, é uma teoria que prevê basicamente que 80% dos efeitos surgem com base em 20% das causas. Essa tendência pode – e deve – ser aplicada nas estratégias de conteúdo nas redes sociais, uma vez que impacta nas vendas e na prospecção de clientes.  

Se você não conhecia a regra 80/20, saiba que se trata de um princípio que pode ajudar muito na sua estratégia de redes sociais.  

É fato: estar presente nas redes sociais deve ser uma realidade para qualquer empresa que queira ser reconhecida no meio digital atualmente. Quando você não está online ou não tem uma boa estratégia, as pessoas não se conectam com você.  

Para construir um bom conteúdo nas redes e criar uma boa estratégia de Marketing, você precisa entender o comportamento e as necessidades do seu público-alvo.  

E o Princípio de Pareto te ajuda com isso.  

Com a regra 80/20 aplicada nas suas estratégias de Marketing, você consegue criar conteúdos mais assertivos para o seu público, o que resulta em um aumento do interesse pela sua marca.  

Continue lendo o texto para entender melhor qual a importância do Princípio de Pareto dentro do Marketing! 

O que é Princípio de Pareto ou Regra 80/20?

O Princípio de Pareto determina que 80% das consequências surgem de 20% das causas.  

O Princípio de Pareto surgiu de uma revelação sobre os padrões de propriedade de terra na Itália. O economista italiano Wilfred Pareto, ao realizar uma pesquisa no seu país, descobriu que 80% das terras da Itália pertenciam a apenas 20% da população.  

Desse modo, o Princípio de Pareto foi aplicado inicialmente à distribuição de riqueza.  

Mais tarde, no entanto, Pareto descobriu que a regra 80/20 poderia ser aplicada também em outras áreas. Assim, por meio de pesquisas, Pareto descobriu que:  

  • 20% de plantas de ervilha em um jardim produzem 80% das ervilhas; 
  • 20% dos vendedores respondem por 80% das vendas; 
  • 20% das pessoas em qualquer empresa obtêm 80% dos lucros; e 
  • 20% do seu tempo podem produzir 80% dos resultados. 

Em um primeiro momento, o Princípio de Pareto era mais relacionado a negócios. Atualmente, no entanto, pode-se relacionar a regra 80/20 a diversas esferas da sociedade, principalmente na Publicidade e no Marketing.  

No que diz respeito às redes sociais, o Princípio de Pareto busca regular os tipos de conteúdo a serem publicados.  

Para você entender melhor como a regra 80/20 funciona dentro do Marketing Digital, vamos dedicar o restante do texto para te explicar como aplicar o Princípio de Pareto nas redes sociais.  

Como aplicar o Princípio de Pareto nas redes sociais?

Para você entender como aplicar o Princípio de Pareto nas redes sociais, propomos uma reflexão. Como você tem cuidado das suas redes sociais atualmente? Você sente que a sua estratégia está funcionando? 

Com os desafios que o novo consumidor tem trazido para as marcas, acredito que você não tenha sido muito confiante ao responder as perguntas acima.  

Isso acontece porque o novo consumidor exige que as marcas entreguem um conteúdo mais completo, mais interessante, mais engajante e com maior potencial.  

O público está cansado de consumir uma publicidade massiva: ele precisa interessar-se pelo conteúdo da marca, para assim se interessar pelo produto.  

É dessa forma que o Princípio de Pareto pode te ajudar a produzir conteúdo nas redes sociais. Afinal, a regra 80/20 defende que é fundamental dedicar 80% das postagens a conteúdos que sejam engajantes e o restante com foco direto em vendas.  

Agora vamos ensinar detalhadamente como a regra 80/20 funciona na prática.  

Os 80%

Produzir conteúdo para a sua persona pode parecer um desafio. 

Para que esse processo se torne mais fácil e otimizado, é necessário que você conheça a fundo quais são os desejos e hobbies do seu público-alvo.  

Quando você sabe quais são as vontades dos seus seguidores, você consegue falar sobre o que eles gostam, utilizando a linguagem que eles utilizam.  

Dessa forma, ao produzir um conteúdo que vai ao encontro dos seus desejos, você garante que o público pare para ler a sua postagem e consequentemente se interesse pelo material. 

O Princípio de Pareto defende que 80% do conteúdo que você produzir nas redes sociais deve ser de interesse do público. 

Portanto, para fazer isso, você deve focar em produzir um conteúdo rico, variando entre curiosidades, dicas, postagens interativas e engajantes e muito mais.  

Lembre-se sempre de que 80% do seu conteúdo deve gerar interesse no seu público.  

Os 20% restantes

Agora que você já entendeu a metade do Princípio de Pareto, vamos explicar como funcionam os 20% restantes.  

Uma vez que você está focando em produzir um conteúdo informativo e interativo em 80% das postagens, você já conseguiu um público interessado no que você tem a oferecer.  

Para fazer com que os seguidores se tornem possíveis consumidores, você também tem que produzir conteúdo focado em vendas. Então, reserve os 20% para publicar promoções e materiais institucionais.  

Os 20%, portanto, servirão como um apoio aos 80% de Marketing de Conteúdo. Assim, você terá uma estratégia completa nas redes sociais, que começa captando um seguidor interessado e termina com a captação de um lead.  

Como a regra 80/20 pode beneficiar o seu negócio?

A resposta é simples. A regra 80/20, quando seguida corretamente, ajuda uma empresa a se concentrar no que é mais importante: conquistar clientes por meio de um conteúdo de valor. 

Quando o Princípio de Pareto é implementado na estratégia de conteúdo de uma empresa, ele faz com que os seguidores se tornem consumidores realmente interessados no produto que a marca tem a oferecer.  

Dessa forma, seus leads não são apenas compradores temporários, mas pessoas que voltarão a comprar com você porque se interessaram pelo seu conteúdo.  

Além disso, a regra 80/20 garante que tempo, energia e dinheiro serão direcionados para as coisas que geram os melhores e mais altos resultados com o esforço mais eficiente possível, por meio de conteúdos ricos e engajantes.  

Use o Princípio de Pareto estrategicamente

O Princípio de Pareto pode ser muito benéfico na sua estratégia de Marketing, o que vai impactar diretamente nos seus negócios. Essa regra, no entanto, não é uma bola de cristal que mostra exatamente o que você deve fazer. É preciso estratégia. 

Para que a regra 80/20 funcione assertivamente dentro do Marketing da sua marca, é necessário que você conheça bem o seu público-alvo e saiba claramente qual é o seu objetivo com as redes sociais.  

Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual a melhor estratégia a ser aplicada no seu negócio, fique tranquilo(a): a Agência Contato está aqui para te ajudar!  

Entre em contato e receba auxílio de alguns dos melhores profissionais de Marketing do mercado para fazer as suas redes sociais crescerem!  

Alvo de memes e piadas, o programa Casa Kalimann tem muito a ensinar sobre Marketing

Alvo de memes e piadas, Casa Kalimann ensina lições de Marketing

Recentemente estreado no serviço de streaming da Globo, o novo programa de entretenimento da ex-BBB 20 Rafa Kalimann tem dado o que falar nas redes sociais – e não de uma maneira positiva. O programa tem sido alvo de muitas críticas por parte dos internautas, que sentem falta de uma estratégia clara e definida para o programa.  

É fato: mesmo uma das maiores emissoras do mundo pode cometer erros graves de comunicação. É isso que está acontecendo na nova aposta do GloboPlay: a Casa Kalimann.  

O programa, que aposta em um cenário colorido e divertido, não conseguiu agradar ao público e tem sido alvo de muitas críticas nas redes sociais.  

As principais reclamações dos internautas variam entre a falta de uma boa comunicação da apresentadora com o público e o fato de o programa não explicar qual é o seu intuito.  

Desse modo, as pessoas se sentem perdidas e confusas ao assistir o programa, que, para a Globo, seria um sucesso.  

Para entender melhor quais foram os erros de comunicação do programa, o artigo de hoje busca realizar um paralelo entre a Casa Kalimann e as estratégias de Marketing.  

Continue lendo o texto para entender quais são as principais lições de Marketing que a Casa Kalimann pode ensinar para marcas e gestores de negócios.  

O que é Casa Kalimann?

Casa Kalimann é uma nova aposta da GloboPlay.  

A ideia do programa é realizar entrevistas com os convidados de uma maneira leve, divertida e engraçada, em cenários que se transformam a cada quadro. 

Repleta de desafios e brincadeiras, a Casa Kalimann tem tudo para ser um sucesso do plim plim. No entanto, se o programa continuar recebendo tantas críticas nas redes sociais, pode ser que o seu futuro não seja tão positivo assim.  

O programa, comandado pela influencer e ex-BBB Rafa Kalimann, parece não ter uma estratégia clara e não se comunica diretamente com o público, o que tem afastado espectadores curiosos da obra.  

Por que o programa nos ensinar dicas valiosas de Marketing?

A Casa Kalimann, ao ser considerado um programa confuso e sem identidade própria pelos  internautas, nos ensina dicas valiosas sobre o que não fazer em uma estratégia de Marketing.  

No programa, faltam o uso de uma linguagem certa, uma pesquisa de campo com o público-alvo, a inserção de temas que sejam realmente relevantes e interessantes para serem abordados e principalmente a apresentação de valores de marca.  

Os principais problemas do programa poderiam ser resolvidos com uma estratégia eficiente de Marketing.  

O que NÃO fazer na estratégia de Marketing da sua marca, de acordo com o programa

Como citado acima, o programa nos ensina lições valiosas sobre o que não fazer com a sua marca, desde problemas pequenos até erros que podem estragar toda a comunicação de marca.  

Leia os pontos abaixo para te ajudar a entender melhor quais erros da Casa Kalimann você não deve reproduzir na gestão da sua marca:  

Usar a linguagem errada para se comunicar com o público

Se o seu serviço ao cliente não fala a língua das pessoas, prepare-se para enfrentar uma séria insatisfação.  

Isso vale desde campanhas multimídias até o conteúdo postado nas redes sociais.  

Você sempre tem que estar atento(a) à linguagem mais adequada à sua persona, uma vez que isso impacta diretamente na relação entre consumidor e marca.  

Não ter segmento definido  

Quando você tem um segmento de atuação definido, é muito mais fácil para o público entender qual é o seu propósito.  

Desse modo, quando o nicho é certo e claro, as pessoas se conectam diretamente com a marca, porque sabem qual assunto será tratado, sem grandes surpresas e desvios.  

Passar mensagens confusas para o público  

A comunicação com o público é o segredo para gerar interesse e retenção de consumidores. 

É preciso, portanto, ser claro(a) nas suas mensagens nas redes sociais para que os seus seguidores entendam logo de cara sobre o que se trata.  

Não passe informações muito confusas ou complexas. O consumidor não quer pensar muito. Ele quer informações rápidas e fáceis de compreender.  

Ignorar as vontades e necessidades dos consumidores

Quando você não conhece quais são as vontades e necessidades do seu consumidor, torna-se muito difícil construir uma estratégia eficiente de Marketing. 

Portanto, o primeiro passo para qualquer estratégia funcionar é realizar uma pesquisa com o público. 

Faça uma pesquisa com os seus seguidores e com os seus consumidores ideais e pergunte sobre seus hobbies, sonhos, profissões e mais. Assim, você consegue montar um perfil do seu cliente e consegue conversar diretamente com ele.  

Não mostrar autoridade sobre o assunto tratado

Ninguém precisa ser uma autoridade absoluta para gerir uma marca, mas é fundamental portar-se como uma.  

As pessoas não confiarão no seu produto ou serviço e muito menos se interessarão pela sua marca se você não mostrar que sabe do que está falando.  

Para isso, mostre-se conhecedor(a) da sua linha editorial e faça o público acreditar, por meios legais, que a sua marca é uma referência no mercado quando se trata do assunto.  

Lembre-se sempre de que as pessoas acreditam em marcas que se mostram como autoridades, então seja uma.  

Como o programa pode melhorar a sua estratégia de comunicação?

Como tudo no mundo, a Casa Kalimann tem solução.  

O programa, no entanto, precisa investir em uma boa estratégia de Marketing, visando primordialmente conectar-se com seu público-alvo mediante gatilhos e temáticas que chamem a atenção dos espectadores.  

Desse modo, listamos as principais dicas de Marketing que poderiam ser muito úteis para melhorar a estratégia do programa:  

Ter um planejamento  

Ter um planejamento é fundamental para qualquer negócio, uma vez que planejamento é sinônimo de organização.  

Quando você organiza suas próximas ações, você consegue ter um controle maior sobre a sua estratégia, evitando maiores problemas e frustrações.  

Abordar assuntos que estejam em alta

Apostar em temas que estão em tendência no momento é sempre uma ótima alternativa.  

As pessoas amam pesquisar notícias e trends que estão bombando no momento, portanto incluir isso no seu cronograma de publicações e na sua linha editorial pode ser um diferencial muito benéfico para o seu negócio.  

Ter uma comunicação clara

Como citado acima, uma comunicação clara com o público é essencial, isso porque a comunicação é a base de qualquer negócio bem-sucedido. 

Sendo assim, investir na melhoria da comunicação da marca garante que você se conecte melhor com o público, criando uma relação mais próxima e duradoura com seus possíveis consumidores.  

Mostrar os valores do programa  

Qualquer marca precisa ser muito clara sobre os seus valores, porque é isso que fará as pessoas se interessarem pelos seus produtos ou serviços.  

A Nike, por exemplo, possui como slogan a famosa frase “Do It”, que representa uma mensagem positiva e ativa. Os consumidores, portanto, se interessam pelos produtos da marca por se identificarem com os valores dela.  

Uma estratégia de Marketing pode ser vantajosa para o programa

Você pode ver que uma boa estratégia de Marketing seria muito benéfica para o posicionamento e o reconhecimento positivos do programa entre os internautas.  

Se você não quer cometer os mesmos erros do programa, conte com uma agência que definirá uma estratégia eficiente e transformadora para a sua empresa. A Contato está à disposição para te ajudar!  

O que torna um site ruim? Veja 7 razões

O que torna um site ruim

Atualmente, qualquer empresa precisa investir em presença digital. Além das redes sociais, também é importante ter um site otimizado e com uma boa performance. Afinal, independente do seu nicho, um site ruim impacta negativamente na experiência dos usuários, nas vendas e na autoridade da empresa. 

Pensando nisso, neste blog conversaremos sobre os fatores que tornam um site ruim e quais ações você deve adotar para captar mais usuários e potencializar a jornada de compra dos seus clientes. Acompanhe!  

Um site fraco pode afetar os seus negócios

A divulgação e a construção de autoridade de um negócio demandam tempo, investimento e constância. Atualmente, se o seu potencial cliente não encontra a sua marca no mundo digital, é como se a sua marca não existisse!  

É justamente por isso que as redes sociais geram uma série de benefícios a qualquer negócio! E com os sites, não serie diferente. Resumidamente, um bom site vai proporcionar à sua empresa:  

  1. destaque em meio à concorrência; 
  1. conexão com os seus clientes;    
  1. maior autoridade com os clientes e no seu segmento;  
  1. fidelização de clientes e captura de leads; e  
  1. aumento das vendas. 

Porém, caso o seu site tenha uma performance ruim, ele causará impactos inversos e negativos.  

Para te ajudar a identificar e corrigir possíveis falhas, descubra agora as 7 razões mais comuns que tornam um site ruim!  

1. Você não publica conteúdo   

Pode parecer óbvio, mas talvez você esteja cometendo este erro básico!  

A produção de conteúdo dentro de um site de uma empresa é essencial para nutrir os seus clientes das informações chaves que eles buscam e precisam: desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação da compra do serviço ou produto.  

Imagine o seguinte: você acessa a página inicial de um site e encontra palavras e fotos soltas, sem valor algum e que não despertam o seu interesse nem te apresentam a marca. Provavelmente a sua ação imediata será buscar outra empresa!  

Ou seja, para captar e fidelizar o seu cliente, é preciso fornecer informações valiosas: o que sua empresa faz, os canais de contato, descrever os produtos, incluir os valores, mostrar clientes antigos e parceiros.  

Invista em conteúdo relevante e de qualidade, OK?  

2. Seu site é lento

Um outro fator crucial na captação de potenciais clientes é a velocidade do seu site. As pessoas têm-se tornado cada vez mais impacientes e esperam da internet agilidade e assertividade.  

Mesmo o que o Design e o conteúdo do seu site sejam incríveis e atrativos, se o carregamento dele for lento, as pessoas abandonarão a leitura.  

Um estudo aponta que 40% das pessoas desistem e abandonam um site que leva mais de 3 segundos para carregar. Como desistência significa queda das conversões, um site lento é um grande problema.  

3. As informações não estão completas

Como dissemos, as informações que um site contém são extremamente valiosas! O conteúdo precisa transmitir confiabilidade a clientes antigos e novos.  

Explicite os canais de contato, informações de localização e as provas sociais sejam fáceis de serem encontradas.  

Esse cuidado trará legitimidade ao seu negócio e transmitirá às pessoas a certeza de que receberão o produto que compraram da melhor forma e com qualidade durante todo o atendimento.  

4. O seu site não é organizado

A organização também é um ponto chave. Criar seções e páginas internas que auxiliem na disposição e na localização das informações institucionais e dos produtos é uma ótima alternativa.  

Na dúvida, invista nas seções clássicas, como “Quem Somos”, “Produtos” e “Orçamento”, e faça pequenas personalizações.  

5. O Design do seu site não chama a atenção

No Marketing e no mundo digital, o aspecto e o impacto visual são transformadores na experiência dos usuários.  

Se o seu site parece desatualizado e com uma identidade visual poluída ou conflitante, isso pode soar como negativo aos clientes e atrapalhar na jornada de compra deles.  

Pequenos detalhes no Design do site podem fazer grande diferença. Assim, fique atento(a) às fontes, ao estilo visual e às cores utilizadas.  

Não se esqueça também de pensar nessas adaptações para o formato mobile! Muitas pessoas acessam as páginas pelo celular. Existem formatos específicos para garantir a melhor experiência visual e de navegação.   

6. O seu site não é otimizado para smartphones

Já ouviu falar em site responsivo? Um site responsivo significa que ele consegue adaptar-se às telas convencionais dos computadores e também às telas dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones. 

Cerca de 49% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular. Portanto, é essencial que a estratégia de comunicação do seu site seja otimizada para a versão mobile. 

Tudo o que conversamos antes para que o seu site contenha uma boa performance continua válido para a experiência do usuário na versão mobile, viu? 

7. O seu site está com muita informação desnecessária

Tente responder a esta pergunta: o seu site consegue transmitir, de forma clara e objetiva, o que faz e o que representa a sua empresa?  

Se você ficar na dúvida ou achar que a informação chave não respondem a isso, estará na hora de rever e mudar! Por isso, atenção: informação de qualidade não significa dados em excesso que geram dúvidas e dispersão, OK? 

As frases chamariz também devem estar presentes para direcionar o cliente a alguma ação: inscrição no seu boletim informativo, download de ebook, compra de um serviço, por exemplo. 

Bom, esperamos que você tenha aprendido o que torna um site ruim para reverter esse quadro e aumentar a sua taxa de conversão e fidelização de clientes.  

A Agência Contato desenvolve um site novo e otimizado para a sua empresa ou otimiza o que já existe. Oferecemos aos nossos clientes o melhor custo-benefício na criação de sites profissionais que potencializarão o crescimento do seu negócio. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!  

The Office: Lições de Marketing que podemos tirar da série

Lições de Marketing que podemos tirar de The Office

The Office é uma sitcom americana que fez muito sucesso retratando o dia a dia da empresa Dunder Mifflin. Ainda que se trate de uma série de comédia e com várias sátiras sobre o ambiente de trabalho corporativo, The Office tem muito a nos ensinar sobre uma boa gestão de Marketing dentro de uma empresa.  

Durante as 9 temporadas de The Office, a filial de Scranton enfrenta diversos problemas relacionados a diminuição de venda de seus produtos, e isso acontece principalmente porque, em The Office, eles se recusam a se modernizar.  

Na era digital, o Marketing é a chave de ouro para tornar sua empresa reconhecida e alavancar as vendas. Se você se recusa a encarar as mudanças da sociedade, o seu negócio fica para trás. Foi isso o que aconteceu com a Dunder Mifflin.  

Como é viver em Curitiba, segundo a série The Office

Fora da ficção, toda empresa que pretende obter sucesso e ser reconhecida no seu meio de atuação também precisa utilizar recursos de Marketing. 

No texto de hoje, vamos falar sobre as principais lições de Marketing que The Office nos ensina para você poder aplicar na sua empresa e não correr o risco de ficar atrás da concorrência.  

The Office é uma série que tem muito a oferecer para a sua empresa 

Michael Scott não acreditava que a Dunder Mifflin precisava investir em Marketing e tampouco criar um site. Mas atenção: não siga a ideia do protagonista da série!  

Se você quer que a sua empresa cresça e aumente suas vendas, você precisa implementar um departamento de Marketing dentro do seu negócio.  

O Marketing é muito importante e anda de mãos dadas com o sucesso de qualquer grande marca.  

Em The Office, os colaboradores não entendiam isso muito bem e acabaram cometendo muitos erros pelo caminho, o que resultou em uma perda crescente de clientes ao longo de todas as temporadas da série.  

Os erros de The Office podem servir como aprendizado para gestores de negócio conseguirem colocar suas empresas nos trilhos do sucesso. O primeiro passo é: não repita as ações do Gerente da Dunder Mifflin.  

A série usa comédia para retratar os principais erros de um ambiente de trabalho que não está no meio digital

The Office utiliza sátiras para exemplificar como um bom gestor não deve agir.  

Michael Scott é um homem que ama o passado e não se abre para novas oportunidades benéficas que a modernidade traz. Nesse sentido, a empresa que ele gerencia perde muitas vendas por não acreditar no poder do meio digital, já que, para Michael, a velha propaganda é mais poderosa. 

Assim, o gestor da Dunder Mifflin acredita que estratégias digitais de Marketing não são necessárias e que os clientes serão convencidos com uma boa cesta de guloseimas. De fato, quem não ama doces?!  

Balas e chocolates não posicionam o seu site entre as melhores posições nos resultados de pesquisa do Google; um Marketing eficiente, sim.  

Além disso, The Office evidencia também que, para as ações de Marketing funcionarem eficientemente dentro de uma empresa, é necessário que haja uma boa gestão.  

Endomarketing de todo negócio precisa ser bem trabalhado para que os colaboradores se sintam motivados a entregarem melhores resultados. 

Isso não é uma realidade na série, em que os funcionários são desmotivados e encarregados com tarefas ilimitadas e, às vezes, sem sentido algum.  

The Office apresenta oportunidades de aprendizado sobre Marketing

Apesar de The Office ser uma sitcom e não ter compromisso com a realidade, a série consegue nos ensinar algumas dicas valiosas sobre como o Marketing é fundamental para o crescimento de qualquer empresa 

Ainda que Michael Scott não consiga aceitar isso, ao longo de todos os episódios de The Office, visualizamos situações que seriam facilmente resolvidas se a empresa de papéis aderisse a estratégias eficientes de Marketing.  

Com tantas piadas e situações incomuns, The Office apresenta oportunidades de aprendizado sobre Marketing na era digital.  

Ainda não está convencido(a) de que os funcionários da Dunder Mifflin têm muito a ensinar? Continue lendo para saber os principais aprendizados que podemos tirar de The Office.  

Boas avaliações dos seus clientes tornam a sua empresa uma autoridade no meio digital

Quando Dwight precisa conquistar mais avaliações positivas de clientes para sua fazenda de beterrabas no TripAdvisor, Jim e Pam se solidarizam para apoiar seu amigo e passar um fim de semana inesquecível na Fazenda Shrute.  

O que isso tem a ver com Marketing? As avaliações dos clientes devem ser uma prioridade alta para sua empresa conseguir gerar receita.  

Por isso, trabalhe incansavelmente para encantar seus clientes e, em seguida, crie uma campanha que consiga coletar avaliações positivas dos seus consumidores nos principais canais da empresa.  

Sempre faça pesquisas com os concorrentes  

Lembra-se da pobre Prince Family Paper?  

Quando os gestores da empresa pedem a Michael e a Dwight para espionar a empresa de papel concorrente, Michael se apresenta como um cliente em potencial e Dwight se apresenta como um candidato à vaga de emprego. 

Ambos fazem perguntas investigativas para descobrir detalhes sobre seu concorrente, incluindo quantas contas grandes eles possuem e quem são seus clientes. 

Diferentemente da ficção, você não precisa usar um disfarce para obter uma boa inteligência competitiva.  

Uma boa dica é investigar os sites dos concorrentes e descobrir seus principais diferenciais. Use inteligência competitiva para direcionar sua estratégia de marketing.  

Capacite sua equipe

Após Kelly Kapoor concluir o Programa de Treinamento Executivo de Minorias em Yale, a funcionária da Dunder Mifflin se sente mais segura e preparada para enfrentar os principais desafios da vida corporativa. Além disso, Kelly assume um papel de destaque dentro da empresa, melhorando a sua marca pessoal.  

Quando você capacita sua equipe para construir sua própria marca pessoal na sua organização, o resultado é uma equipe feliz e engajada que promove sua marca de dentro, espalhando seu alcance e amplificando a voz da sua marca. 

Oriente seus funcionários e incentive-os a crescer.  

Forneça treinamento para capacitar a sua equipe. Certamente o seu investimento otimizará toda a sua organização.  

Use o E-mail Marketing estrategicamente e com sabedoria

É fato: Michael Scott e sua equipe conduzem uma verdadeira masterclass sobre o que não fazer com e-mail comercial ao longo das nove temporadas de The Office.  

Desde cair em golpes extremamente conhecidos na internet até enviar acidentalmente uma foto sem camisa da sua supervisora, Jan, para todo o departamento de embalagem, o uso indevido de e-mail é uma tendência na série.  

Para usar o e-mail marketing de uma maneira eficiente, esteja certo(a) de que sua mensagem é clara e de que seus remetentes estão corretos. Além disso, use o e-mail de um modo estratégico, criando campanhas que possibilitem a captação de leads.  

Diferencie sua empresa   

A Michael Scott Paper Company oferece preços mais baratos em relação a Dunder Mifflin para roubar clientes da segunda empresa.  

Diferenciar sua empresa da concorrência vai muito além disso. Você precisa oferecer serviços com mais qualidade e eficiência.  

Concentre-se no desenvolvimento de diferenciais para o seu negócio. Pense e identifique o que torna sua empresa única e por que os clientes prefeririam você a seus concorrentes.  

Se você não consegue identificar nada único, pode ser hora de chamar a ajuda de uma agência profissional para te ajudar a colocar isso em prática.  

Permita-se rir  

Jim Halpert é mestre em rir das situações atípicas que acontecem no dia a dia dos funcionários da Dunder Mifflin.  

Trazer um pouco de leveza para o seu negócio tem tudo a ver com uma estratégia eficiente de Marketing. Ninguém consegue ter boas ideias se está sempre estressado e focado em conseguir bons resultados.  

Claro, uma empresa deve ter um foco, mas é fundamental que momentos descontraídos sejam inseridos na rotina de trabalho.  

Quando você tem funcionários empolgados com o trabalho que realizam, o resultado sempre é positivo.  

Nunca desista: o Marketing Digital faz milagres em qualquer negócio  

Mesmo que as estratégias desenvolvidas por Michael Scott não sejam as melhores, o time da Dunder Mifflin nunca desiste e está sempre pensando em ideias inovadoras para salvar o negócio de papeis.  

Faça como eles! O Marketing pode transformar qualquer negócio perdido em um empreendimento que gere receita e seja reconhecido no mercado.  

Tudo bem… em The Office, eles não conseguiram uma boa estratégia de Marketing, mas a sua empresa pode ter uma história diferente da filial de Scranton.  

O que você está esperando para assistir The Office e aprender as melhores dicas de Marketing de todos os tempos?  

E, para ter certeza de que você fará tudo ao contrário daquele Gerente maluco, não deixe de recorrer aos serviços especializados da Agência Contato! 

10 segredos dos bastidores de The Office

Presença digital: por que é fundamental sua empresa construir uma?

Uma presença online oferece diversos benefícios para empresas. Você se conecta com clientes, estabiliza o seu negócio dentro do meio em que atua e ainda se torna uma autoridade frente aos seus clientes.  

Você conhece o ditado “quem não está online, não existe”?  

Pois é! Em um mundo cada vez mais digitalizado, estar online é a garantia de maiores oportunidades de crescimento, seja você pessoa física, seja você pessoa jurídica. 

Em se tratando de empresas, é importantíssimo construir uma presença digital. Isso se deve ao fato de que 3 em cada 4 brasileiros estão online, ou seja, existem milhões de indivíduos conectados que podem ser potenciais clientes.  

Continue lendo o texto e entenda de uma vez por todas por que o seu negócio precisa estar online.  

Seu negócio precisa estar online para crescer

Ter uma presença digital forte e estabelecida faz com que você consiga atrair novos clientes. 

Estando na Internet, você pode transformar os visitantes do seu site em possíveis clientes.  

Assim, se a sua empresa ainda não tem uma presença online, você pode estar perdendo os muitos benefícios que o digital oferece às empresas.  

Qual a importância da presença digital?

Uma forte presença online permite que você posicione sua marca com credibilidade e ganhe autoridade para atrair mais clientes.  

Você torna o seu negócio mais acessivo e atrativo. Além disso, a presença digital da sua empresa permite que os seus consumidores encontrem mais facilmente o que o seu negócio tem a oferecer.  

Fique sabendo, portanto, que uma presença online para o seu negócio online vai muito além da criação de um site que contenha o nome da sua empresa e detalhes de contato.  

Uma presença digital bem estabelecida envolve a criação de um ponto virtual de negócios, onde as pessoas podem encontrar informações úteis no seu site e interagir com você por meio das redes sociais. 

Mesmo que a sua empresa não faça negócios online, os clientes e potenciais clientes esperam vê-lo na Internet. Se eles não o virem lá, você pode estar perdendo a oportunidade de aumentar sua base de clientes e divulgar sua empresa. 

Aqui estão as principais vantagens de estabelecer uma empresa digital para o seu negócio: 

Deixa sua marca com maior visibilidade

O meio digital se tornou fundamental.  

Bilhões de pessoas ao redor do mundo recorrem aos mecanismos de busca para tirar dúvidas e procurar produtos que os interessem. 

Sendo assim, quando você constrói uma presença digital, você está usando a plataforma da Internet como uma aliada, fazendo com que oportunidades lucrativas sejam uma realidade constante para você.  

Quando você está online, a sua marca se torna mais reconhecida, atraindo novos clientes. 

Aumenta a credibilidade da sua empresa  

Na era digital, ter um site é sinônimo de profissionalismo e credibilidade.  

Por isso, os clientes estão mais propensos a confiar em empresas quando descobrem que elas têm sites.  

Isso acontece porque, dentro de um site de uma empresa, você consegue encontrar as principais informações sobre aquela marca de maneira completa e organizada. Os clientes amam isso!  

Aumenta as vendas e reduz custos

A presença online facilita o processo de comercialização e venda dos seus produtos.  

Um site bem projetado e informativo, com conteúdo relevantes e que proporcionem uma experiência positiva para os usuários, permite que os clientes se interessem mais pelo seu negócio e optem por realizar compras com a sua empresa.  

Além disso, estar online é uma oportunidade de economizar, uma vez que a web fornece uma plataforma econômica para atingir um público amplo de maneira orgânica.  

Como ter uma boa presença online?  

Não há dúvidas de que o mundo é digital!  

Posicionar o seu negócio no meio digital não é mais uma escolha. Trata-se de uma necessidade. 

Ter uma boa presença online, no entanto, não se refere somente ao fato de criar alguns perfis para a sua empresa dentro das redes sociais. É fundamental que você tenha uma estratégia clara.  

Então, o que é preciso para ser reconhecido na Internet? Aqui estão algumas dicas de como você pode construir uma presença forte na web.  

Redes Sociais

Atualmente, as redes sociais são a principal forma de você se conectar com as pessoas, portanto é fundamental que a sua empresa esteja posicionada estrategicamente nesse meio.  

Criar um perfil nas redes sociais é o primeiro passo para construir uma presença forte na Internet, porém não adianta simplesmente estar ativo nas plataformas.  

É importante que a sua empresa crie uma estratégia nas redes sociais, que seja forte, clara e visualmente atraente.  

Essa é a melhor maneira de alinhar os objetivos do seu negócio com o seu perfil nas redes sociais.  

Para te ajudar com isso, considere a ideia de contratar uma agência confiável e especializada em redes sociais.  

Isso vai ajudar você a desbravar o novo mundo das plataformas sociais, certamente colocando a sua empresa no topo do feed dos seus seguidores.  

Marketing de Conteúdo  

O Marketing de Conteúdo é o processo de criação de conteúdo rico e relevante, visando atrair e envolver um determinado público.  

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem elaborada coloca sua empresa em posições privilegiadas frente aos seus concorrentes, construindo a preferência da marca à medida que informa e educa os compradores.  

Fornecer conteúdo útil e interessante pode formar um forte vínculo entre a sua marca e os seus clientes. 

Por isso, quando considerar construir uma presença online, utilize o Marketing de Conteúdo nas plataformas em que a sua empresa se faz presente. Isso vai te ajudar a atrair um público maior e ter mais reconhecimento dentro das redes.  

SEO

O SEO ajuda você a construir um melhor relacionamento com o seu público. 

Além disso, ele melhora a experiência do usuário, aumenta a sua autoridade, direciona mais pessoas para o seu site e faz você se destacar da concorrência.  

Por esses motivos, o SEO é uma ferramenta essencial que deve ser implementada na sua estratégia de presença e posicionamento digital.  

Inbound Marketing

O Inbound Marketing pode ser considerado como uma estratégia que entende a jornada do seu consumidor frente a sua marca, buscando criar conteúdo para cada estágio. 

O Inboung Marketing é, portanto, uma ótima maneira de você promover o seu negócio, uma vez que ele visa atrair possíveis consumidores com um conteúdo rico. 

Essa é uma estratégia fundamental para uma presença online marcante.  

Ter uma presença digital é garantir que a sua empresa seja facilmente encontrada 

Estar online é a maneira mais fácil de ser encontrado atualmente. Mas, quando dizemos online, estamos falando de uma presença digital bem estabelecida, com uma estratégia eficiente. Você conseguiu entender isso ao longo artigo acima, certo? 

Se você não tem uma presença online bem estabelecida nas redes, pode ser que a sua empresa não seja encontrada, e os seus concorrentes passem na sua frente.  

Você quer saber como construir uma presença digital admirada e reconhecida entre o público? A Contato te ajuda! Fale conosco e vamos criar uma estratégia única e transformadora para o seu negócio!  

Por que contratar serviços de SEO para a sua empresa?

Por que contratar serviços de SEO para o seu site

Qualquer dono de negócio quer que suas redes sociais obtenham bons resultados em mecanismos de busca. Para que isso seja feito e o seu site receba mais visitas, uma boa dica é a utilização de técnicas de SEO (Search Engine Optimization). O SEO possibilita que o seu site tenha mais visibilidade e pode tornar qualquer empresa uma autoridade na sua área.  

O cenário digital vem mudando ano a ano, mas o SEO permanece sendo uma das principais técnicas para posicionar positivamente o seu site dentro de mecanismos de busca. 

Além de melhorar a visibilidade e a navegação do site, o SEO é fundamental para o sucesso geral da sua empresa. 

Para te ajudar a entender o porquê de o SEO ser tão importante, apresentamos, no texto de hoje, as principais vantagens de contratar serviços de SEO para o seu site.  

O que é SEO? 

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que significa Otimização para Motores de Busca.  

O SEO é basicamente uma prática que aumenta a quantidade de tráfico para o seu site por meio de resultados de pesquisas orgânicas.  

Como funciona o SEO?  

Você pode entender que o Google ou qualquer outro mecanismo de busca é uma ferramenta onde você pesquisa o que lhe interessa e obtém o resultado esperado. 

De fato, essa informação está certa. Em se tratando de SEO, no entanto, os mecanismos de busca representam muito mais.  

No SEO, existem técnicas assertivas de otimização.  

O conteúdo do site é escrito visando atrair o máximo número de visitantes interessados no tema. Assim, os mecanismos de busca entendem que os usuários estão gostando do texto e o posicionam nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa.  

Vantagens de contratar um serviço de SEO   

O SEO é uma ferramenta essencial de qualquer estratégia de Marketing eficiente. 

Existem cerca de 4 bilhões de pessoas online. Dentro desse número, entende-se que quase 100% das atividades digitais começam dentro de um mecanismo de busca. 

O SEO é um conjunto de ferramentas que faz com que as pessoas certas encontrem o seu site. Isso é motivo suficiente para você querer contratar os serviços de SEO para a sua empresa. 

Caso você ainda não esteja convencido(a), aqui vão as principais vantagens de contratar serviços de SEO para o seu site:  

Melhora a experiência do usuário 

O objetivo principal do Google é oferecer os melhores resultados para os usuários. 

O algoritmo dos mecanismos de busca está sempre à procura de sites que ofereçam conteúdos relevantes e uma boa experiência para o usuário.  

Lembre-se de que os clientes sabem o que querem e, quando eles não encontram exatamente o que procuram, o desempenho do seu site é prejudicado.  

Para resolver isso, os serviços de SEO servem como uma mão amiga, melhorando continuamente a experiência do usuário dentro do seu site.  

Torna o seu site mais visível 

Na era digital, visibilidade é a chave para o sucesso de uma marca. 

Empresas que têm grande reconhecimento no meio digital conseguem mais oportunidades e consequentemente aumentam as suas vendas.  

Com os serviços de SEO, o seu site é posicionado positivamente, visto que os mecanismos de busca entendem que se trata de um conteúdo relevante para os usuários. 

Proporciona maior captação de Leads  

Os serviços de SEO fazem com que a sua marca se torne mais visível dentro das buscas orgânicas do Google. 

Isso impacta diretamente na captação de leads. Mas como assim? 

Sua empresa otimiza o site com SEO e começa a aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Agora mais pessoas encontram o seu site, o que pode indicar possíveis novos clientes.  

Dessa forma, o tráfego do seu site experimenta um aumento orgânico e positivo e obtém novos leads. 

Faz você se destacar em meio à concorrência

À medida que o seu site sobe algumas posições nos resultados de pesquisa, os sites dos seus concorrentes tendem a cair. 

Isso faz com que os sites de empresas do mesmo nicho que a sua recebam menos visitas, enquanto o seu site recebe mais visibilidade e tem maiores conversões.  

Isso tudo só é possível graças a um conjunto de técnicas de SEO, que, caso aplicado corretamente, fará com que o seu site seja bem classificado dentro do Google e outros mecanismos de busca.  

Aumenta a sua credibilidade e a sua autoridade

Uma vez que a posição média do seu site já esteja consolidada entre os resultados principais de pesquisa, a sua empresa se tornará uma referência no seu segmento de atuação. 

Isso acontece porque os primeiros resultados sempre são considerados pelos usuários e principalmente pelo Google como aqueles que têm as melhores e mais completas informações. 

Assim, o usuário e possivelmente futuro lead entende que você tem autoridade sobre o que está falando. Essa percepção de autoridade faz com que a sua empresa seja considerada ao buscar determinados assuntos.  

Contratar serviços de SEO ajuda a sua empresa a crescer

Atualmente, o sucesso de uma empresa no meio digital depende principalmente de uma boa estratégia de Marketing – e o SEO faz parte disso.  

Sites otimizados com SEO garantem um bom retorno para a empresa, uma vez que esses recursos contribuem vantajosamente na visibilidade dos sites, melhoram a experiência do usuário e ajudam na construção de confiança por parte dos clientes.  

O SEO mostra aos mecanismos de busca que o seu site oferece resultados relevantes para o público, e isso permite que a sua empresa caminhe para o sucesso.  

Decidido(a) a implementar serviços de SEO dentro do seu site?  

Agora você já sabe que implementar serviços de SEO resultará em bons resultados para o seu site. 

A Agência Contato é especialista em serviços de SEO e já transformou a história de diversos clientes nacionais e internacionais, fazendo com que eles se posicionassem nas primeiras posições dos mecanismos de busca. 

Estamos à disposição para aumentar o engajamento e as conversões dentro do seu site. Confie na Contato! A sua empresa crescerá muito com nossos serviços de SEO!  

O Fenômeno Juliette Freire: qual é o segredo do crescimento das redes sociais da Juliette?

A Paraibana Juliette Freire, do BBB 21, pode ser considerada uma participante histórica do programa. Em uma edição que ainda nem chegou ao fim, a maquiadora já está com mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais, um número muito à frente de seus concorrentes no programa, como Gilberto e Viih Tube, por exemplo.  

O sucesso de Juliette nas redes sociais pode ser atribuído a sua equipe, que vem fazendo um trabalho muito elogiado pelos profissionais de comunicação.  

Atualmente, o engajamento da Sister é um dos maiores do Brasil. Recentemente uma foto sua bateu o recorde de imagem mais rápida a alcançar 1 milhão de curtidas na história do Instagram, ultrapassando famosas como Billie Eilish e Selena Gomez. A foto de Juliette levou apenas 6 minutos para realizar o feito. Impressionante, né?!  

Não se pode negar: Juliette é um fenômeno. Mas como isso aconteceu?  

No texto de hoje, vamos pontuar as principais estratégias da super equipe de Marketing da favorita ao prêmio da edição de 2021! 

A estratégia da equipe de Juliette

Ao entrar no BBB, o perfil de Juliette no Instagram tinha pouco mais de 3 mil seguidores. Hoje, se trata de uma das contas brasileiras – e quiçá do mundo – com maior engajamento nas redes sociais.  

Lógico, boa parte disso se deve ao carisma da paraibana que ganhou o coração dos brasileiros, mas é inegável que a equipe da maquiadora tem realizado um trabalho eficiente de Marketing.  

A equipe de 20 pessoas da paraibana tem desenvolvido uma estratégia assertiva dentro de suas redes e isso tem chamado muito a atenção do público, que tende a seguir mais e mais as contas da Juliette.  

Os 5 principais pontos da estratégia desenvolvida pela equipe da maquiadora são:  

1. Identificação

O primeiro ponto da estratégia da equipe da Juliette é a identificação. Suas redes sociais são repletas de imagens e textos que remetem ao Nordeste, região da participante do BBB.  

A equipe da Sister abraçou essa ideia e criou uma identidade baseada na região, o que aproxima o público das suas redes, que entendem que Juliette é a representante nordestina em alta nesse momento.  

2. Uso massivo das redes sociais

A equipe da paraibana realiza um trabalho admirável nas redes sociais e isso inclui primordialmente o modo como eles utilizam estrategicamente os perfis da Juliette. Por dia, são publicadas cerca de: 

  • 5 postagens no feed do Instagram; 
  • 20 stories no Instagram; e 
  • 15 postagens no Twitter.  

A sua equipe está sempre antenada em tudo que está rolando nas redes, utilizando uma linguagem apropriada e ouvindo as opiniões dos seguidores para criar suas postagens, o que tem dado muito certo.  

3. A união faz a força   

Juliette construiu uma comunidade enorme na Internet. Existem fãs da Sister espalhados por todo o território nacional e que a defendem constantemente nas redes.  

Os fãs são responsáveis por mutirões que garantem que a Juliette permaneça no programa, além de gerarem diversas postagens que conquistam um enorme engajamento – o que é muito benéfico para a maquiadora. 

Tudo isso foi possível graças à estratégia inicial da sua equipe, que fez questão de se aproximar dos fãs logo no início do programa.   

4. Influencers

Todo o mundo já sabe: utilizar influencers na estratégia de conteúdo pode dar muito certo. Com milhões de seguidores, essas personalidades fazem com que suas mensagens cheguem para muitas pessoas – o que é bastante eficaz para o crescimento da Juliette.  

5. Conteúdos que geram engajamento  

 A equipe da Sister é fera em criar conteúdo que gera muito engajamento.  

Como vimos acima, recentemente uma foto da Juliette bateu o recorde de imagem mais rápida a chegar em 1 milhão de likes no Instagram. Isso só foi possível com uma estratégia inteligente da equipe, que foca em criar conteúdos que podem gerar engajamento para a rede da Juliette. 

A equipe de Juliette entendeu a importância de se aproximar do público

A importância de se aproximar do público é um tema sempre discutido no Marketing Digital, mas não são todas as empresas que fazem isso. O mundo mudou, e a maneira mais fácil de se aproximar das pessoas é estando onde elas estão.  

Mas onde seria esse lugar?  

As redes sociais, é claro.  

Uma vez que você se aproxima do público, ele automaticamente se aproxima de você. Assim, você consegue construir uma rede fiel e consolidada de pessoas que apoiam e promovem o seu trabalho.  

Aprenda com a equipe de Juliette e esteja sempre conectado(a)  

Estar conectado(a) é o segredo para o sucesso, e a equipe de Marketing da Juliette sabe disso muito bem. Durante todo o período da Sister dentro da casa mais vigiada do Brasil, a equipe da paraibana construiu uma estratégia consolidada – e de dar aula nas maiores agências de publicidade do Brasil – utilizando primordialmente as redes sociais.  

O Marketing da Juliette pode ensinar muito bem como executar ações dentro das empresas. Sendo assim, uma dica de amigo é: esteja sempre conectado(a) e atento(a) às tendências das redes sociais. É lá que se encontra o seu público. 

Você precisa de ajuda para construir uma presença digital marcante e engajante na Internet como a da paraibana Juliette? A Agência Contato te ajuda com isso! Procure nossa equipe! Vamos transformar a história do seu negócio! 

Qual é a rede social ideal para a minha empresa?

Essa é a dúvida que te trouxe até aqui, não é mesmo? As estratégias de Marketing Digital têm permitido às empresas alcançar novos públicos, atrair consumidores e construir autoridade para as marcas.  

Desde 2020, com a pandemia de Covid-19, os hábitos digitais mudaram significativamente. Agora os brasileiros passam diariamente cerca de duas horas e 31 minutos conectados às redes sociais.  

Mas afinal, entre tantas opções como Instagram, LinkedIn e Facebook, qual a melhor rede social para o crescimento do seu negócio?  

Neste guia, você vai entender o impacto das redes sociais na sua empresa e descobrir qual rede é a ideal para você. Continue conosco! 

Por que as redes sociais são importantes para o seu negócio?  

Vamos direto ao assunto. As redes sociais têm revolucionado a comunicação das marcas e se transformaram em um meio de conquistar seu o público-alvo. Como fazem isso? É graças a 3 aspectos fundamentais:  

  1. produção de conteúdo relevante para o público;  
  1. interatividade permanente com os consumidores; e  
  1. acesso rápido à informação sobre os produtos ou serviços.  

presença digital é um conceito indispensável e que veio para ficar, independentemente da área de atuação do seu negócio. Clientes e leads precisam encontrar as marcas no mundo online e identificar o proposito e autoridade das empresas. Quem não é encontrado, é como se não existisse. Não é isso que você quer para o seu empreendimento, correto? 

Antes de deciframos as características das principais redes sociais e como usá-las para alavancar as suas vendas, o seu posicionamento e o seu relacionamento com o público-alvo, vamos conhecer os 5 maiores benefícios que elas proporcionam à sua empresa. Confira! 

1. Ajudam você a se destacar em meio à concorrência

Construir e fortalecer a imagem da sua empresa é um trabalho que requer tempo, constância e estratégia. Sabemos que não é fácil. Não basta apena desenvolver o nome, a identidade visual e os valores da marca. É preciso conquistar o público e se aproximar dele, dia após dia.  

É por isso que as redes sociais são ótimas ferramentas para expansão e consolidação do seu negócio. Elas permitem trabalhar todo o branding por meio de várias mídias. Com uma produção de conteúdo que crie conexão com o seu público, você fortalece a sua presença digital e alcança os resultados esperados.  

2. Você se conecta com os seus clientes   

A essência das redes sociais é o relacionamento com os seguidores e clientes.  

Se você deseja fortalecer o sistema de vendas do seu empreendimento, o primeiro passo ao criar um perfil em uma plataforma, como o Instagram, por exemplo, é se aproximar dos leads.  

Por meio de publicações e posts relevantes e de qualidade, as pessoas são estimuladas a curtir, comentar e interagir com o seu perfil. Com uma audiência sólida, a marca ganha autoridade e alcance na internet e, também, fora dela.  

3. Constroem maior autoridade com os clientes

Depois de estabelecido um canal de contato direto com os clientes, as redes sociais também se transformam num meio de fidelização.  

Nos comentários, nas marcações e nos chats privados, os seus seguidores revelam opiniões, desejos de compras, preferências por conteúdo. Identificar esse canal e fornecer um atendimento personalizado aumenta significativamente as chances de fidelizar os seus clientes, conquistando promotores da sua marca.  

Atualmente, as pessoas não querem apenas comprar, desejam ser bem atendidas e ouvidas! Atender de maneira ágil e assertiva, aumenta a satisfação dos seus clientes e faz com que eles se sintam importantes. Não deixe de responder aos comentários do seu público. 

4. Melhoram o engajamento do público

Não importa se sua empresa está presente em uma rede social ou se tem somente um site ou e-commerce. As plataformas digitais são umas das principais ferramentas de engajamento.  

O engajamento catalisa o aumento da audiência e o maior interesse relativo a empresa, marca, produtos e serviços. 

Além de compilar as informações institucionais da sua empresa, é possível atrair novos públicos e direcionar o maior número de pessoas para navegar em todos os seus canais digitais.  

5. Aumentam as suas vendas

Como conversamos, com estratégias sólidas para as redes sociais, apostando principalmente no relacionamento e atendimento, as vendas aumentam de forma significativa.   

Ah! Não se esqueça de 3 aspectos fundamentais para o sucesso nas vendas: 

  • identificar o seu público consumidor e as personas específicas; 
  • definir o seu segmento de atuação e um nicho de mercado, se for o caso; e 
  • estabelecer uma linha de comunicação adequada para sua marca. 

Quais são as melhores redes sociais para negócios?  

Agora que você já sabe todos os benefícios e possibilidades que as redes sociais oferecem ao seu negócio, o primeiro passo é escolher qual se encaixa às necessidades do seu público e, consequentemente, às da sua empresa.  

Para isso, vamos desvendar agora as características e potencialidades das 7 redes sociais mais populares do momento!  

1. Instagram

Desde que foi lançado em 2010, o Instagram ganhou destaque por ser exclusivo para acesso via celular. Hoje, ele já tem sua versão para desktop e é a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 95 milhões de usuários, segundo a We Are Social e Hootsuite. 

Quando foi comprado pelo Facebook em 2012, a plataforma ampliou suas funcionalidades e ferramentas: stories, Reels, IGTV, lives, loja online, por exemplo. A rede também traz um grande diferencial às empresas que vendem serviços ou produtos, afinal funciona como uma vitrine digital.  

Se você escolher ter um perfil no Instagram, contará com uma conta comercial para a sua empresa e possuirá mais recursos para analisar as métricas, como curtidas, alcance e interação. Assim, conseguirá definir e modificar as suas estratégias digitais ao longo do tempo, conquistando os melhores resultados.  

Em síntese, o Instagram é um canal para divulgar seus conteúdos de forma visual e humanizar a marca mostrando os bastidores, o que aumentará a proximidade com os seguidores e clientes.  

2. Facebook

Se você busca versatilidade e várias funcionalidades em uma só rede, o Facebook é uma excelente aposta! A rede mais utilizada no mundo e mais popular do Brasil possui 130 milhões de contas ativas no país.  

A plataforma é indicada para atração de novos públicos e também fidelização dos antigos com a criação de fan pages, loja virtual e grupos privados, por exemplo. Mediante conteúdo personalizado e autoral nos formatos de fotos, vídeos e até mesmo gifs, o público encontra a sua empresa e se relaciona com ela!  

3. Twitter

Twitter é uma rede social de mensagens rápidas, com “vida útil rápida”. A conclusão é a seguinte: ela é indicada caso a sua empresa tenha muito conteúdo para ser explorado e compartilhado, o que demanda alimentar o perfil com frequência.  

Caso contrário, você não conseguirá um número satisfatório de seguidores. Isso porque, no Twitter, não existe solicitação de amizade. As pessoas seguem umas às outras e acompanham os perfis das marcas. Assim, as publicações são vistas apenas pelos seguidores.  

Atualmente, a rede tem a possibilidade de propagandas e os formatos dos conteúdos também são múltiplos e dinâmicos: vídeos, gifs, enquetes. Por isso, é importante interagir rapidamente com os usuários, principalmente no caso de ações, como promoções e lançamentos. 

4. LinkedIn

LinkedIn se destaca e se torna exclusiva entre as outras redes sociais por ser totalmente corporativa! Ou seja, se você busca leads qualificados e quer construir a autoridade de mercado do seu negócio, ela é a plataforma ideal.  

No LinkedIn, o perfil funciona como uma espécie de currículo dinâmico, que contém informações sobre experiência, habilidades e posicionamento profissional. Além disso, ainda é possível discutir assuntos, temas, publicar e ler artigos de outras pessoas usando o feed ou interagindo dentro de comunidades nichadas.  

Assim, você desenvolve a referência profissional da sua empresa no mercado e estimula os contatos entre profissionais e o networking. 

5. YouTube

YouTube também está no ranking de redes sociais que são importantes para a presença digital das marcas. Ele é o segundo maior buscador de pesquisas depois do Google e tem 105 milhões de brasileiros entre 18 e 65 anos consumindo seus vídeos.  

Por isso, também é importante produzir materiais para a rede. Além de um amplo perfil de consumidores, atualmente muitos usuários preferem assistir a vídeos em vez de ler textos de posts. A explicação é simples: produtos audiovisuais geram mais conexão e são mais dinâmicos.  

Como principal plataforma de vídeos online, o YouTube já conta com um sistema de hashtags, além do algoritmo próprio que influencia na distribuição dos conteúdos. Invista na rede social para consolidar o seu público e também para auxiliar no rankeamento das pesquisas do Google.  

6. TikTok  

A rede social queridinha dos adolescentes, celebridades e humoristas brasileiros, também já é tendência entre as empresas. Muitas marcas têm apostado no TikTok para se relacionar com os consumidores, por meio dos recursos de edição de vídeos e efeitos visuais disponíveis.  

São 3 as características que fazem do TikTok uma plataforma em potencial para a sua empresa: alto poder de segmentação do público, vídeos virais e canais para influenciadores digitais. Se a sua empresa já trabalha ou deseja ter influenciadores para promoção do empreendimento, vale a pena investir na rede.  

Por ser uma plataforma de entretenimento e não apenas um canal publicitário, não se esqueça de construir o engajamento com o seu público via conteúdos dinâmicos e de entretenimento.  

7. Pinterest

Imagine um mural de referências com colagens, fotos e inspirações visuais. Este é o Pinterest! Na rede, sua marca pode criar pastas favoritas, realizar o upload de imagens e adicionar URLs externas.  

Para atrair seguidores e tornar a rede a porta de entrada de novos públicos para a sua marca, basta selecionar imagens que comuniquem o propósito do negócio. Os conteúdos podem ser autorais, compartilhados ou até de prints patrocinados que aparecem com destaque no feed dos usuários.  

O Pinterest viralizou no Brasil e alcançou a marca de 38 milhões de usuários. Moda, maquiagem, faça você mesmo, viagens e design são os temas mais populares, atraindo um público majoritariamente feminino.  

Faça testes e descubra na prática a rede social ideal para a sua necessidade

Lembre-se de que, para todas as redes sociais, o essencial é definir uma estratégia de Marketing Digital e sempre se manter atento(a) aos dados e métricas. Testar a rede social ideal ou as redes sociais ideias para a sua empresa faz parte do processo e permitirá que você encontre a que te entregue melhores resultados.  

Agora que você já conhece o potencial de cada rede, compartilhe conosco: quais as redes usadas pela sua empresa e para qual delas você pretende migrar a partir de agora?