O que é Sound Branding e como ele atua na identidade da marca

O Sound Branding é uma estratégia cada vez mais utilizada por marcas que desejam se destacar em todos os sentidos. Apesar de ainda não ser a técnica mais empregada, ela já vem se mostrando bem eficaz.

Porém, caso você desconheça o que é Sound Branding e de que forma ele atua, a Contato irá explicar tudo sobre esse conceito.

Venha conferir!

O conceito de Sound Branding

A ideia de Sound Branding diz respeito a técnica utilizada pelas empresas de serem reconhecidas a partir de elementos sonoros. Com isso, as marcas cravam seu lugar no mercado por meio de algo muito mais sensorial.

Para que este conceito funcione, os consumidores devem associar prontamente um som com a empresa. Dessa forma, é criado uma identidade sonora para a marca.

Ainda que o conceito de Sound Branding seja relativamente recente no marketing, as empresas sempre utilizaram o som para se divulgar. Basta lembrar que toda marca já criou um jingle ou trilha sonora para falar sobre seus produtos ou alguma promoção.

Assim, com o Sound Branding o que muda de fato é que estes elementos não estão sendo mais usados de forma aleatória. Mas sim como uma estratégia de marketing sonoro.

Como o Sound Branding pode ser importante para uma marca

Aplicar corretamente a técnica do Sound Branding faz qualquer negócio entrar em evidência. Afinal, ser reconhecida com elementos sonoros reforça o storytelling da empresa e o seu poder no mercado.

Para que o Sound Branding atinja o público com eficácia e reforce o tom de voz da marca, ele deve reunir atributos sonoros marcantes, condizentes com a empresa e bem contextualizados. 

Esta estratégia trabalha para o fortalecimento criando um fator de identificação e reforçando o branding. Saiba como: 

Identificação

Em primeiro lugar, um som marcante cria um forte laço de identificação do público em relação à empresa. Uma vez que a música tem a capacidade de despertar sentimentos e comover o consumidor.

Assim, a marca é humanizada, o que colabora para que o público consiga enxergar nela um equivalente. Algo que vai além de uma empresa.

Reforço de Branding

Outra vantagem é que ela reforça o nome da marca perante os clientes. Isso coloca a empresa em uma posição em que ela dificilmente será esquecida.

Afinal, ela passa a fazer parte do imaginário do público, ocupando um lugar especial na mente do consumidor. Tudo isso por meio do som. 

Exemplos de Sound Branding

No mercado, não faltam exemplos de marcas muito bem sucedidas ao aplicar o Sound Branding. Por meio dele, a empresa acabou desenvolvendo uma identidade própria.

Um fator importante para o sucesso do marketing sonoro é a singularidade. Cada marca traz um som único, que dificilmente será confundido com qualquer outro. 

Vamos aos exemplos:

Citröen

A fabricante de automóveis Citröen é certamente um dos exemplos mais marcantes de Sound Branding. 

O instrumental é bem característico e lembra algo moderno e tecnológico. 

Além disso, a logo sonora ainda traz a frase “Citröen, creative technologie”, narrado com sofisticação por uma mulher. Isto remete diretamente ao posicionamento dela como uma empresa distinta e revolucionária.

Claro

Já a operadora de telefonia móvel Claro possui uma marca sonora que lembra bastante alguém digitando em um celular. 

Com apenas três toques, a empresa conseguiu um som característico. Ao ouvi-lo, mesmo quem não lembra imediatamente da marca, certamente o relaciona a uma empresa grande.

Globo

Possivelmente o exemplo brasileiro mais marcante de Sound Branding é a Globo. Afinal, quem escuta um “Plim Plim” já lembra imediatamente da emissora. 

A identidade sonora da Globo é tão forte que nem é preciso estar acompanhado de um instrumental para ser reconhecido.O que demonstra uma brand awareness muito eficiente.

Essa associação é tão forte, que o termo “Plim Plim” já virou uma espécie de sinônimo para se referir a emissora. 

Além disso, a expressão também faz parte do vocabulário da empresa, sendo utilizada em bordões ou para denominar projetos.

O “Reclames do Plim Plim” é um exemplo do sucesso da expressão.

Netflix

Para finalizar, um exemplo mundial de sucesso de branding sonoro é a Netflix. A vinheta da marca com o característico “tundum” faz qualquer pessoa associar o produto à empresa. 

Logo, este barulhinho já faz parte da identidade da Netflix tanto quanto a logo vermelha que representa a marca. Inclusive, a empresa de streaming já aproveita o impacto do Sound Branding para fazer campanhas. 

Um exemplo é o patrocínio da marca ao time maranhense “Tuntum”, cujo nome é bastante relacionado ao marketing sonoro da empresa. A ação foi uma espécie de piada como a concorrente Amazon Prime, que transmitia o jogo do time. Com isso, a Netflix produziu uma campanha de marketing efetiva, utilizando o Sound Branding da marca.

Gostou de saber mais sobre Sound Branding? Este assunto é uma tendência do marketing que ainda irá crescer muito. Dessa forma, é sempre bom ficar por dentro do assunto.

Agora, visite o blog da Contato para ter acesso a mais conteúdos de marketing. Até mais!

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

Inbound Marketing e Outbound Marketing são estratégias que visam a captação de clientes. Para diferenciá-las é preciso entender seus conceitos e formas de ação.

O marketing tem passado por grandes mudanças, devido a evolução das tecnologias e a constante atualização dos meios de comunicação, acompanhado as tendências do mercado. 

Em outras palavras, com o passar do tempo o marketing vem se adaptando às mudanças do mercado, assim surgindo vertentes, como Inbound Marketing e Outbound Marketing, com estratégias para suprir diversas necessidades.

Você deve estar se perguntando: Qual a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing? Qual a melhor estratégia para o meu negócio?

No blog de hoje preparamos para você um guia completo sobre Inbound Marketing e Outbound Marketing, para te ajudar a entender melhor essas vertentes do marketing.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, ou marketing de atração, é uma metodologia que utiliza estratégias de marketing, como o marketing de conteúdo, muitas vezes direcionados nas redes sociais, para atrair novos leads e guiá-los pela jornada de compra.

Por tanto o cliente tem presença ativa, ele procura sua empresa para encontrar uma solução que resolva sua necessidade. 

De modo geral, o processo de atração é realizado através da produção de conteúdos relevantes e de qualidade, para atrair novos leads quando pesquisarem nos mecanismos de busca da internet soluções para sua necessidade.

Contudo, o ponto chave do Inbound Marketing é apresentar ao público um conteúdo personalizado, com o intuito de atrair, encantar e engajar

O Inbound Marketing tem o objetivo de atrair, encantar e engajar.

Em outras palavras, o Inbound Marketing conecta a marca com pessoas que estão realmente interessadas no que você tem a dizer, ou seja, coloca os clientes no comando.

Quais os benefícios do Inbound Marketing?

Separamos alguns benefícios do uso das estratégias de Inbound Marketing. Confira:

Preço: investir em conteúdo para sites é relativamente barato, uma vez que não há gastos com materiais físicos.

Relacionamento: a entrega constante de conteúdos relevantes, faz com que o público crie uma confiança na marca, sentindo-se seguro para comprar. Isto permite a construção de uma relação a longo prazo com o cliente.

Leads qualificados: no Inbound Marketing o cliente vem até você, ele chega até o seu site através de pesquisa nos buscadores da internet, com o intuito de encontrar uma solução para sua necessidade. Ou seja, quando chega até sua marca ele está mais próximo de concretizar a compra.

Reconhecimento de marca: conforme o aumento constante do seu posicionamento em SEO, a sua marca terá um maior reconhecimento, alçando públicos novos no processo. Assim você terá uma vantagem sobre a concorrência. 

Como traçar uma estratégia de Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é um investimento para resultados a longo prazo, por isso, é preciso ter uma estratégia bem estruturada e um planejamento do funil para ter um bom retorno.

Mas como traçar uma estratégia de Inbound Marketing?

Em primeiro lugar, é preciso conhecer o seu público, ter bem definida uma persona, para gerar novos leads e levá-los a percorrer a jornada de compra. 

Para atrair novos leads, é importante criar um planejamento de conteúdos relevantes que apresente uma solução para o problema do seu público. A organização é fundamental para uma boa estratégia de Inbound Marketing.

Contudo, é de extrema importância construir um relacionamento com o cliente em potencial, para que o público confie na marca e sinta se segura para fechar o negócio, além de ter uma maior probabilidade de fidelizar.

Por isso, é preciso ter um CRM, Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, mais assertivo. Assim, é possível criar um processo completo e personalizado, para atrair e gerar conversão dos leads.

Por tanto, de uma forma direta, para ter uma boa estratégia de Inbound Marketing é preciso conhecer o seu público, ter um planejamento de conteúdo e criar uma relação com o público. Um processo de atrair, nutrir e engajar.

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing, ou marketing tradicional, é uma metodologia que foca na dispersão da marca, você identifica quem é um potencial cliente e faz uma abordagem. Ou seja, é um processo de prospecção ativa.

O Outbound Marketing foca na dispersão da marca, para ter um maior alcance.

Essa vertente do marketing teve um grande crescimento através do uso dos meios tradicionais da publicidade, como comerciais em televisão, rádio e jornais, divulgação em outdoors e flyers, telemarketing e patrocínios em eventos.

Contudo, também é possível traçar estratégias de Outbound Marketing no meio digital, utilizando e-mail marketing, patrocínio nas redes sociais, como anúncio em vídeos do YouTube, entre outros métodos.

Quais os benefícios do Outbound Marketing?

Separamos alguns benefícios do uso das estratégias de Outbound Marketing. Confira:

Prospecção de clientes: no Outbound a marca aborda o público para anunciar o produto/serviço de forma clara e criativa, passando a informação de uma forma direta. Ou seja, há uma prospecção de clientes a curto prazo.

ROI mais rápido: com o uso das estratégias de Outbound a marca alcança o cliente a curto prazo, a partir do momento que inicia a prospecção. Por tanto o retorno sobre o investimento (ROI) acontece de uma forma mais rápida.

Maior alcance: no Outbound a audiência é maior, a forma como é feita a divulgação, seja por publicidade nos meios tradicionais ou no meio digital, permite que a marca alcance um número maior de pessoas.

Como traçar uma estratégia de Outbound Marketing?

O Outbound Marketing é um investimento para resultados a curto prazo, por isso, é preciso ter uma estratégia estruturada para passar a informação com clareza.

Mas como traçar uma estratégia de Outbound Marketing?

Para começar, é importante ter um bom conhecimento do seu negócio e do seu produto ou serviço, para assim, estruturar as informações importantes para divulgar a marca no mercado.

Depois, é preciso definir os meios de divulgação mais assertivos para o seu objetivo, como o anúncio será feito e os pontos de divulgação, em caso de materiais físicos.

Uma estratégia de Outbound Marketing pode veicular publicidades em meios tradicionais como outdoors, comercial televisivo, telemarketing e outros, ou em meios digitais como impulsionamento nas redes sociais, e-mail marketing, entre outros.

Por tanto, cada meio de divulgação passará por um processo de criação diferente, por exemplo um comercial necessita de roteirização, já um outdoor não precisa. Mas de modo geral é preciso  conhecer os potenciais da marca e definir o melhor meio para a divulgação.

Quais as diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

O Inbound Marketing e o Outbound Marketing são duas vertentes do marketing que tem como principal objetivo conquistar clientes. Porém, a abordagem das estratégias é feita de forma diferente.

No Inbound o cliente procura a marca, já no Outbound a marca aborda o cliente.

Vamos analisar alguns pontos para diferenciar melhor essas duas vertentes do marketing:

Objetivo:

  • Inbound Marketing: tem como objetivo nutrir com informações relevantes os potenciais clientes.
  • Outbound Marketing: tem como objetivo divulgar a marca, seus produtos e serviços.

Característica

  • Inbound Marketing: prospecção passiva. O cliente procura a marca.
  • Outbound Marketing: prospecção ativa. A marca procura o cliente em potencial.

Método:

  • Inbound Marketing: abordagem direcionada a um nicho, utilizando a produção de conteúdos relevantes para atrair e nutrir o público.
  • Outbound Marketing: abordagem de forma abrangente, utilizando publicidade paga, como comerciais, outdoors, flyers, entre outros, para divulgar a marca.

Público:

  • Inbound Marketing: o público é segmentado, direcionado a um nicho.
  • Outbound Marketing: o público é abrangente.

Investimento:

  • Inbound Marketing: investimento mais baixo, devido a produção ser focada em conteúdos para o meio digital.
  • Outbound Marketing: investimento mais alto, devido a divulgação por anúncios e materiais físicos.

Por tanto, de uma forma direta no Inbound Marketing o cliente vai até a marca, já no Outbound Marketing a marca procura o cliente.

Qual das duas estratégias escolher?

O Inbound Marketing e o Outbound Marketing são vertentes do marketing que possuem um conjunto de estratégias para conversar com o público e divulgar a marca. Essas duas vertentes são muito utilizadas pelas grandes marcas.

Mas você deve estar se perguntando:  Qual das duas estratégias escolher para o meu negócio? 

Antes de escolher a estratégia, primeiro é preciso conhecer o seu público e entender as necessidades do seu negócio, para assim escolher a estratégia mais assertiva, que trará melhores resultados. É importante ter um bom planejamento de marketing.

Por tanto, alguns pontos devem ser analisados como o público, a jornada do consumidor, a estrutura da empresa, investimento, ticket médio, entre outros pontos que ajudaram a entender as necessidades da sua marca e qual a melhor estratégia.

Inbound Marketing e Outbound Marketing podem ser estratégias complementares?

Como foi dito acima, o Inbound Marketing e Outbound Marketing tem como objetivo conquistar clientes. Apesar de terem abordagens diferentes, essas duas vertentes podem ser utilizadas de forma complementar nas estratégias de sua marca. 

Um bom exemplo de como elas podem ser usadas de forma complementar é quando um novo negócio está iniciando. 

Por tanto, você pode utilizar o Outbound para divulgar a marca e prospectar clientes a curto prazo, e pode utilizar o Inbound para nutrir, criar um relacionamento e fidelizar o cliente. 

Comece uma estratégia de Inbound Marketing com quem entende do assunto!

Escolher a empresa certa para traçar as estratégias de Inbound Marketing para seu negócio, é uma decisão muito importante. 

Por isso, é preciso que a empresa compreenda as necessidades da sua marca e de seu público, e saiba como aplicar o tom de voz e a essência do seu negócio em uma estratégia assertiva.

Agora que você sabe a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing, e a suas formas de ação, que tal aplicar uma estratégia de Inbound no seu negócio?
Então, fale agora por WhatsApp com um especialista de marketing digital da Agência Contato e saiba como podemos ajudar a melhorar os resultados do seu negócio.

Como aumentar as vendas online: 5 dicas valiosas

Como aumentar vendas on-line? É uma dúvida de muitos empreendedores digitais. Não existe uma fórmula mágica, mas há dicas que podem ajudar!

Quer saber mais sobre como utilizar as mídias digitais para alcançar melhores resultados? Então, continue a leitura. No blog de hoje, preparamos para você um guia completo, com 5 dicas valiosas, para te ajudar a aumentar vendas online.

Invista em um site otimizado

A otimização de sites é um conjunto de  boas práticas, como o SEO, que tem o intuito de melhorar o ranqueamento da página nos buscadores, como o Google. Assim, permitindo atrair mais usuários e fortalecer a presença da sua marca.

De uma forma geral, o objetivo é gerar uma maior quantidade de tráfego orgânico, sem depender sempre de links patrocinados.

Alguns fatores podem influenciar no posicionamento da página da sua marca nos buscadores, como:

  • Qualidade e tamanho do conteúdo;
  • Título;
  • Autoridade do site;
  • Uso correto de palavras-chave;
  • URL amigáveis;
  • Link building;
  • Tempo de carregamento e permanência na página;
  • Meta Descrição eficiênte;
  • Rastreabilidade;
  • Interface funcional;
  • Compatibilidade com diversos dispositivos, como mobile e desktops.

Tenha um projeto de SEO

O SEO, Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca, é uma prática utilizada para aumentar o tráfego no seu site por meio de resultados de pesquisas orgânicas.

Em outras palavras, o SEO é um conjunto de ferramentas que levam as pessoas certas para o seu site. O conteúdo é escrito com uma estratégia para atrair o máximo de visitantes interessados no tema. 

Dessa forma, o Google entende que o seu material é interessante para as pessoas que estão buscando pelo assunto e posiciona o seu site nos primeiros lugares dos resultados de pesquisas.

As vantagens de implementar os serviços de SEO no seu site são:

  • Melhorar a experiência do usuário;
  • Tornar o site mais visível;
  • Aumentar a captação de leads (potenciais clientes);
  • Destacar o seu negócio em meio a concorrência;
  • Aumentar a credibilidade e autoridade da sua marca.

Faça anúncios

A gestão de tráfego pago engloba estratégias de investimento financeiro em plataformas de anúncios digitais, como o Google Ads e o Facebook Ads. Assim, colocando o conteúdo em destaque para que aumente o fluxo de visitantes no seu site.

Uma boa gestão de tráfego pago aumenta a performance do anúncio.

Diferente do tráfego orgânico que é baseado em estratégias de SEO e marketing de conteúdo, no tráfego pago é preciso pagar as plataformas de anúncio para que seu conteúdo seja exibido com destaque.

Se o intuito é aumentar as vendas on-line, é importante conciliar estratégias para a criação de um bom conteúdo e estratégias para aumentar o alcance desse material.

Afinal, mesmo que a qualidade do conteúdo não seja um fator determinante para criação e exibição de um anúncio pago, é essencial para garantir um sucesso da campanha.

Trabalhe suas redes sociais

Atualmente, as redes sociais são o canal de comunicação que permite uma maior proximidade e dinâmica entre consumidores e marcas. Por isso, é importante investir em estratégias direcionadas para esses canais.

Dessa forma, uma marca que possui autoridade e presença forte nas redes sociais em que seu público está ativo, consegue manter uma relação próxima com seu consumidor. Consequentemente, aumentando compras online e a fidelidade.

Ao trabalhar as redes sociais de sua marca é preciso se ater a alguns fatores como:

  • Constância;
  • Linguagem;
  • Qualidade do conteúdo;
  • Interesses do seu público;
  • Interação e tempo de resposta;
  • Formatos do conteúdo.

Foque na experiência do usuário

Um fator muito importante que influencia no processo de aumentar vendas online é a experiência do usuário. Afinal, o objetivo é atrair clientes e aumentar a conversão.

A experiência do usuário (UX) está ligada à praticidade da navegação no site.

Ou seja, o intuito é convencer o usuário que o seu produto é o ideal para atender sua necessidade. Assim, convertendo visitantes em potenciais clientes, possibilitando aumentar vendas online.

Dessa forma, é importante investir em Inbound Marketing. Essa metodologia utiliza elementos do marketing para compor as estratégias, como: marketing de conteúdo, SEO e marketing com foco nas mídias sociais.

O grande foco é a experiência do usuário. As estratégias são direcionadas para atrair novos leads e ajudá-los na transição das etapas da jornada de compras.

Bônus: conheça quem pode te ajudar

Agora que você sabe como aumentar vendas onlines, que tal implementar as dicas no seu negócio?

A Agência Contato é especialista em soluções completas para um Marketing Digital 360º, com estratégias totalmente especializadas para atender as necessidades do seu negócio.

Realizamos criação de sites, gestão de redes sociais, estratégias para o Google, planejamento de campanhas, identidade visual, design gráfico e outros serviços que ajudam a sua marca a alavancar os resultados e a conquistar uma presença digital consolidada.

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Como o Marketing de Performance transforma resultados da sua estratégia! Veja o guia completo dessa vertente para seu planejamento

O que é Marketing de Performance

O Marketing de Performance é uma estratégia de marketing digital que utiliza a análise de dados e a otimização de resultados para melhorar a performance da campanha.

Hoje, a maior parte da população mundial está conectada à internet, a famosa globalização, onde o mundo está conectado e as informações são transmitidas em tempo real.

Esse cenário mudou a forma de consumo, atualmente boa parte das compras e buscas por serviços são feitas no ambiente digital. 

Por isso, investir em estratégias de marketing digital não é apenas uma opção, é o ponto-chave para ter uma presença consolidada e sucesso nas mídias digitais.

No blog de hoje preparamos um guia completo para você entender o que é marketing de performance e saber tudo sobre essa estratégia com foco em resultados. 

Continue a leitura para conhecer melhor essa estratégia do marketing digital.

O que é marketing de performance?

De forma objetiva, o Marketing de Performance é uma vertente do marketing digital que tem as ações direcionadas por resultados, usando como base a análise de dados.

Essa estratégia tem como objetivo mensurar o retorno do investimento feito nas plataformas digitais de anúncios, ou seja, mensurar o impacto do anúncio e a interação do público-alvo.

O Marketing de Performance envolve análise de dados e gestão de tráfego pago.

Portanto, o Marketing de Performance demonstra com dados os pontos positivos e negativos do desempenho de um anúncio nas mídias digitais.

Dessa forma, nas próximas campanhas é possível fazer uma segmentação mais assertiva, assim conquistando melhores resultados e alcançando com sucesso o seu objetivo.

Quais são as principais métricas do marketing de performance?

No Marketing de Performance as métricas são a base para criar boas estratégias de marketing digital, com a mensuração e análise de dados é possível acompanhar a performance da campanha. 

Pensando nisso, separamos para você os principais KPI’s, Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Performance, para ajudar a mensurar a sua performance. Confira:

Impressões

Impressões é uma métrica que mensura a quantidade de vezes que o seu anúncio foi mostrado para o público.

Em outras palavras, é uma mensuração do número de pessoas que visualizaram o seu anúncio. Um anúncio pode aparecer várias vezes para uma mesma pessoa, por tanto o número de impressões será o total de exibições.

Essa métrica pode ser mensurada por canais de veiculação do anúncio, como Instagram, Facebook, entre outras plataformas.

Cliques

A taxa de cliques é uma métrica usada para mensurar a efetividade do anúncio em relação ao público, ou seja, uma boa taxa de cliques mostra que o anúncio está tendo um impacto do público, tocando na dor do consumidor.

Em outras palavras, é uma mensuração importante para verificar o impacto do anúncio em relação ao público e mostrar se o copy está sendo assertivo para a demanda.

Por tanto, a efetividade do anúncio está ligada diretamente a uma boa taxa de cliques.

Engajamento

O engajamento é uma métrica importante para mensurar a quantidade de interações do público com o conteúdo.

Nas redes sociais o engajamento pode ser mensurado através do número de likes, comentários e compartilhamentos, já na web pode ser mensurado através do número visitas à página e compartilhamento do conteúdo.

Leads

De forma objetiva, leads são potenciais clientes, ou seja, apresentam interesse na marca ao realizarem ações de interação nos canais de comunicação e venda.

Diferente dos visitantes que estão de passagem, os leads interagem com a marca ao fazer um orçamento, assinar o newsletter e preencher um formulário fornecendo dados pessoais, como nome, e-mail, telefone, entre outras informações.

Conversões

A taxa de conversão é uma métrica muito utilizada para mensurar a quantidade de pessoas que passaram de uma etapa para outra dentro do funil de vendas. Ou seja, conversão de visitante para lead e conversão de lead para cliente.

Portanto, para calcular a taxa de conversão é preciso dividir o número de conversões, em um mesmo período, pelo número total de contatos.

Fórmula:

(Conversões ÷ total de contatos) x 100 = taxa de conversão em %

Por exemplo, se 2500 leads fizerem um orçamento, mas apenas 1000 fecharem o negócio a taxa de conversão será 40%.

Cálculo: (1000 ÷ 2500) x 100 = 40%

Quais as vantagens do marketing de performance?

O Marketing de Performance utiliza a análise de dados com o intuito de otimizar resultados. Essa estratégia vem crescendo bastante no marketing digital.

Pensando na importância e no crescimento do uso dessa estratégia, separamos para você alguns benefícios do Marketing de Performance. Confira.

  • Análise em tempo real: boa parte das plataformas de anúncio permitem acompanhar a performance do anúncio em tempo real, permitindo adaptar e tomar decisões em relação a campanha de forma rápida e eficiente.
  • Versatilidade: o Marketing de Performance é uma estratégia muito versátil, é possível utilizar e alternar diferentes canais para melhorar os resultados, além de permitir uma personalização do anúncio conforme a sua persona e o seu desempenho.
  • Risco baixo: as cobranças do valor investido na estratégia de marketing de performance são feitas conforme o alcance do objetivo, ou seja, nas plataformas de Ads o pagamento é realizado com base nos custos por impressão.
  • Fácil mensuração: através dos diversos canais e da variedade de métricas é possível ter uma rápida mensuração da performance do seu anúncio, fornecendo dados relevantes e em tempo real.
  • Rápida adaptação: com a mensuração e análise em tempo real é possível fazer alterações de forma rápida e a qualquer momento, permitindo a otimização dos resultados.

Quais são os canais mais usados para o marketing de performance?

O Marketing de Performance está presente no marketing digital, usando dados para ter uma melhor performance. Um método muito utilizado é os anúncios pagos nas plataformas digitais.

Portanto, ter uma boa gestão de tráfego pago aumenta a performance dos anúncios e ajuda a alcançar o seu objetivo de forma eficiente. 

Separamos para você as principais plataformas de tráfego pago para te ajudar a melhorar a performance do seu negócio.

Google Ads

O Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google. Através dela é possível se destacar para um público segmentado, ou seja, investir em uma audiência qualificada.

O Google Ads mensura dados importantes para o marketing de performance.

Em outras palavras, usando como base as palavras-chave e nos cookies é possível determinar onde e como os anúncios serão veiculados.

O Google Ads disponibiliza 4 principais formas de anúncio que são: rede de pesquisa, rede de display (website, blogs e páginas informativas), YouTube e aplicativos.

Facebook Ads

O Facebook Ads é uma plataforma de mídia paga do Facebook que oferece uma variedade de formas de anúncio e segmentação.

O Facebook Ads usa dados para segmentar e mensurar a performance do anúncio.

A plataforma permite segmentar o anúncio usando como base gênero, idade, localização, interesses, entre outros dados para personalizar o seu anúncio e aumentar a efetividade.

Portanto, para que o anúncio seja eficiente é preciso ter um bom planejamento e saber escolher os objetivos de campanha do Facebook Ads.

Instagram Ads

O Instagram Ads é uma plataforma muito utilizada para veicular anúncios na rede social Instagram permitindo aumentar visibilidade, atração e reconhecimento de marca.

Em outras palavras, essa ferramenta usa dados para segmentar o anúncio e ter uma melhor performance, atingindo o objetivo.

Os anúncios do Instagram Ads direcionam o público a realizar uma ação.

Através dos anúncios feitos pelo Instagram Ads é possível aumentar o engajamento do conteúdo, ou seja, provocar o público a interagir com o post.

Portanto, a interação pode ser feita através do like, compartilhamento, comentário e CTAs com direcionamento para outra plataforma, como um link para uma promoção no site ou baixar um aplicativo.

Como implementar uma estratégia de marketing de performance?

O Marketing de Performance é uma estratégia de marketing e vendas com foco em gerar resultados, usando como base a análise de dados.

Mas você deve estar se perguntando: Como implementar essa estratégia na minha empresa?

Por isso, separamos alguns pontos importantes para te ajudar a planejar uma boa estratégia de Marketing de Performance. Confira!

Defina o seu objetivo

Para começar a traçar uma estratégia eficiente, o primeiro passo é ter um direcionamento, ou seja, é preciso definir o seu objetivo. Esse é o ponto de partida.

Identifique as métricas mais relevantes

Depois de definir o objetivo, o próximo passo é identificar as métricas relevantes e importantes para acompanhar o processo. Pode ser o número de leads em um certo período, engajamento, taxa de cliques, entre outras métricas relacionadas ao seu objetivo.

Escolha o melhor canal

O próximo passo é escolher o melhor canal de comunicação para estar em contato com o seu público-alvo e ter uma divulgação mais eficiente. 

Ao escolher os canais para divulgação é preciso considerar o comportamento da sua persona e as plataformas que ela está presente.

Defina o orçamento

Com os canais de divulgação definidos, o próximo passo é definir o orçamento, ou seja, definir quanto será investido em cada plataforma para ter um bom desempenho dos resultados.

Ao definir o orçamento é importante estabelecer o valor que será gasto em cada objetivo da campanha, para que assim, não ultrapasse o investimento planejado.

Tenha uma boa copy

Um passo muito importante é ter uma boa copy, ou seja, ter uma linguagem clara e objetiva, apropriada para a sua persona, para atrair e despertar o interesse do público.

No marketing digital, copy é um texto feito com uma linguagem personalizada que tem como objetivo a conversão.

Faça testes A/B

O teste A/B é um passo muito importante para analisar a performance e otimizar os resultados da campanha, escolhendo a forma mais adequada e impactante para o objetivo do seu negócio.

Teste A/B: comparativo de variáveis para atingir melhores resultados.

Em outras palavras, o teste A/B é uma técnica utilizada para comparar diferentes variáveis, com o intuito de escolher a que permitirá uma melhor performance.

A aplicação do teste A/B é indicada para situações em que há o potencial e uma necessidade de otimizar os resultados das métricas importantes para seu objetivo.

Por que adotar o marketing digital de performance em uma empresa?

Estabelecer uma boa estratégia e investir em marketing digital é importante para ter uma presença marcante nas plataformas digitais, assim alcançando novos clientes.

Mas para ter uma presença relevante nas redes sociais é preciso entender o impacto da ação e mensurar os resultados que envolvem o alcance do objetivo.

Por isso, é importante adotar o Marketing de Performance para coletar e analisar dados relevantes para melhorar a performance da sua campanha, compreender a melhor forma de segmentar o seu anúncio e mensurar o impacto da ação.

Portanto, o Marketing de Performance tem o foco em melhorar os resultados do seu negócio.

Ficou interessado em implementar o Marketing de Performance em sua empresa?
Então, fale agora por WhatsApp com um especialista de marketing digital da Agência Contato e saiba como podemos ajudar a melhorar os resultados do seu negócio

Conheça a definição de conteúdo evergreen e descubra porque ele é importante no marketing digital

O conteúdo evergreen tem como premissa a relevância a longo prazo, com pautas atemporais. É uma estratégia do marketing de conteúdo que reforça a autoridade da marca.

Se você quer melhorar os resultados da sua marca e se tornar referência no seu segmento de mercado, é importante investir em estratégias de marketing de conteúdo.

Nessa estratégia do marketing, encontramos duas maneiras de produzir e abordar os assuntos, que são os conteúdos evergreen e os noticiosos. Se você quer um material que tenha relevância a longo prazo, o conteúdo evergreen é o mais indicado.

Dessa forma, entender o que é conteúdo evergreen e como produzi-lo irá auxiliar na criação de estratégias e materiais que irão ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca e a alcançar melhores resultados.

Ficou interessado(a) em reforçar a autoridade e aumentar o reconhecimento da sua marca? Então continue a leitura. No blog de hoje, preparamos um guia completo para te ajudar a entender o que é conteúdo evergreen e como produzi-lo. 

O que é conteúdo evergreen?

O Conteúdo Evergreen, também conhecido como conteúdos perenes, é aquele conteúdo que permanece relevante por um grande período de tempo, possuindo um prazo de dois anos ou mais. Ou seja, é um material atemporal.

Esse estilo de produção, que agrega ao marketing de conteúdo, é muito utilizado para auxiliar nas estratégias de Inbound Marketing. Dessa forma, são importantes para atrair mais visitantes e gerar leads.

Nesse contexto, os conteúdos evergreen ocupam um espaço nos buscadores, otimizando e gerando um tráfego constante para o seu blog, por exemplo.

O conteúdo evergreen possui alguns formatos como: artigos, resenhas, dicas, guias de como fazer, entrevistas, recomendações, glossário, entre outras pautas atemporais que podem ser relevantes por muito tempo.

Um exemplo de conteúdo evergreen que você encontra no blog da Contato: Por que um blog corporativo pode ser decisivo para sua estratégia de marketing?

O que não é conteúdo evergreen?

No marketing de conteúdo encontramos duas formas de produzir e abordar os assuntos, que são os conteúdos evergreen e os noticiosos.

Diferente do conteúdo evergreen onde o material é atemporal, os conteúdos noticiosos abordam, em tempo real, temas que estão acontecendo atualmente, como a nova atualização das políticas de privacidade do Instagram.

Dessa forma, não faz parte do conteúdo evergreen assuntos como: tendências atuais, notícias, eventos específicos (natal, páscoa, dia das mães etc), comunicados sobre produtos, entre outras pautas que possuem datas e um curto prazo.

Como evitar que um conteúdo fique datado?

A forma como você se comunica com o seu público irá influenciar diretamente na relevância do conteúdo e no seu tempo de duração. Por isso, é importante levar em consideração alguns pontos ao escrever o texto.

Portanto, para evitar que o conteúdo fique datado, ao escrever o texto fique atento ao tempo verbal que está sendo utilizado, escolha pautas atemporais e utilize datas concretas. Evite usar a palavra hoje, ontem ou amanhã.

Por exemplo, ao invés de escrever sobre quando ocorreu a situação como “o evento aconteceu ontem”, prefira utilizar as datas especificadas como “o evento aconteceu no dia 20 de janeiro”.

As vantagens de produzir conteúdo evergreen

Quando falamos de conteúdo evergreen, o principal benefício que podemos citar é o tempo de duração da relevância do material. Esse estilo de produção aumenta a probabilidade de as pessoas acessarem o conteúdo a longo prazo.

Pensando na importância da produção de conteúdo para o marketing digital, separamos para você algumas vantagens de produzir conteúdo evergreen. Confira.

Boa performance nos mecanismos de busca (SEO)

O conteúdo evergreen possui uma quantidade constante de tráfego durante um longo período, mesmo muito tempo após a publicação do material.

Isso acontece porque o conteúdo produzido é contínuo e relevante por muito tempo, atraindo visitantes para a sua página e a busca pelo assunto por um longo prazo. O que melhora o ranqueamento nos resultados de pesquisas.

A produção de conteúdos relevantes contribui para os resultados de SEO.

Portanto, um conteúdo evergreen ajuda a otimizar os resultados e melhorar a performance de uma marca nos mecanismos de busca. Ou seja, agrega a estratégia de SEO.

Reforça a autoridade da sua marca

A autoridade de uma marca está diretamente relacionada a sua imagem e forma de agir diante do mercado.  O fornecimento de informações que agregam valor e conhecimento ajudam a reforçar a sua autoridade.

Uma marca que produz conteúdo rico e relevante para seu público gera autoridade, confiança e credibilidade para a sua audiência, pois demonstra domínio do mercado em que está inserido.

Dessa forma, o conteúdo evergreen aborda assuntos e conceitos específicos que o visitante possa estar procurando, pautas sem data de validade. Ou seja, contribui para reforçar a autoridade da sua marca.

Maior potencial de gerar links

Quanto mais rico e completo o conteúdo evergreen, maior é a probabilidade de outros sites utilizarem o seu material como referência. Gerando links e tráfego para o seu conteúdo, ou seja, geram backlinks.

Dessa forma, quanto mais gerar links para seu conteúdo, maior será a sua autoridade nos mecanismos de busca, como o Google, e o seu conteúdo terá um melhor ranqueamento. Assim, aparecendo nos primeiros lugares nas pesquisas.

Essa autoridade é mensurada pelo Google de acordo com a qualidade e a quantidade de links que a página recebe.

Por isso, é importante que em textos para o blog da sua marca você gere links para redirecionar para outros conteúdos que possam agregar à pesquisa do usuário.

Ajuda a segmentar seus leads

No conteúdo evergreen, as pessoas encontram um material que aborda respostas para suas dúvidas e possíveis soluções para o seu problema. Ou seja, o conteúdo é direcionado.

Nesse contexto, é possível gerar leads qualificados, pois é um tipo de conteúdo segmentado que aborda assuntos e conceitos específicos que o visitante possa estar procurando.

Assim, após as conversões de visitantes em leads, torna- se mais fácil fornecer um material mais relevante e é possível segmentar os leads com base em seus interesses.

Como produzir conteúdo evergreen 

O conteúdo evergreen tem como premissa a relevância a longo prazo. Ao produzir com constância conteúdos que agregam conhecimento a seu público, você está utilizando uma estratégia que atrai potenciais clientes.

Pensando na importância da produção de conteúdo para reforçar a autoridade e reconhecimento da marca, separamos algumas dicas para te ajudar a produzir conteúdo evergreen. Confira.

Produza materiais de topo de funil

O conteúdo evergreen é produzido e direcionado para o início da jornada de compra. Quando o seu potencial cliente está buscando entender melhor sobre o assunto relacionado a sua necessidade.

Conteúdos evergreen agregam ao funil de vendas.

De modo geral, as pessoas estão buscando por conteúdos educativos que apontem os principais pontos que irão ajudar a entender o seu problema.

Esse é o momento ideal para introduzir materiais de topo de funil, como o conteúdo evergreen, para posicionar a sua marca como referência no assunto. Assim, atraindo o cliente por proporcionar uma possível solução para o seu problema.

Escreva sobre temas atemporais

O que difere o conteúdo evergreen de conteúdos noticiosos, é o fato do material poder ser relevante a um longo prazo, pois aborda assuntos que não são datados. 

Desse modo, ao produzir um conteúdo evergreen o primeiro passo é escolher pautas atemporais, para que o material seja acessado e pertinente por muito tempo.

Evite advérbios de tempo 

O conteúdo evergreen aborda pautas atemporais para se tornar relevante a longo prazo. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para que o conteúdo do material fique datado.

Dessa forma, ao produzir o conteúdo evergreen evite utilizar em seu texto advérbios de tempo como: ontem, hoje ou amanhã. 

Caso seja necessário colocar a data, prefira utilizar datas concretas, especificando o dia, mês e ano, para que o conteúdo não se torne noticioso.

Insira links internos

Utilizar links internos em seu texto, além de ser bom para o SEO, possibilita direcionar para outros posts relevantes, colocando em ordem a partir dos mais recentes. Assim, facilitando o acesso a outros conteúdos do blog.

Dessa forma, as pessoas que estiverem lendo um conteúdo em seu blog, por exemplo, terão um acesso mais fácil a outros materiais de assuntos relacionados e que podem agregar à pesquisa do usuário.

Use URLs curtas e fáceis

Ao produzir um conteúdo, um ponto muito importante a ser considerado é o uso de URLs curtas e fáceis de serem lembradas.

De modo geral, o uso de URLs curtas e diretas facilita o ranqueamento nos buscadores, através do uso de palavras-chave, e são fáceis de serem lembrados, o que aumenta as chances de compartilhamento orgânico.

URLs curtas e fáceis facilitam a busca pelo conteúdo. (Imagem: Shutterstock)

Para exemplificar essa questão, em um título como “5 técnicas de SEO que podem dobrar o tráfego do seu site” utilizamos a palavra-chave “técnicas de SEO” para construir uma URL mais simples.

A URL fica dessa forma: agenciacontato.com.br/blog/seo/tecnicas-de-seo/

Formule CTAs eficientes

Os conteúdos evergreen por apresentarem um material atemporal, recebe a longo prazo visitantes que podem se tornar leads qualificados. Por isso, é importante direcioná-los para outros materiais que são relevantes e atrativos.

Dessa forma, invista em CTAs (Call To Action) convincentes e eficientes que direcionam para ações importantes para a conversão. 

Apresente para esse público outros materiais relacionados ao assunto que está procurando como: e-books, post blogs, tutoriais, entre outras formas para fornecer informações que irão agregar ao conhecimento do usuário. 

Os formatos mais comuns de conteúdo de evergreen

O conteúdo evergreen é aquele que permanece relevante por um longo tempo, pois aborda assuntos atemporais. Por isso, ao produzir o material é importante se ater à forma em que será escrito.

Agora que você sabe o que são conteúdos evergreen, confira os formatos mais comuns para você se inspirar para produzir materiais perenes para sua marca:

  • Guias de como fazer: é importante que o material seja completo e explicativo para que o leitor entenda o que está sendo abordado;
  • Glossário: é um conteúdo para explicar conceitos importantes de um segmento do mercado;
  • Listas: é um formato de conteúdo que gera bastante engajamento, pois apresenta assuntos (filmes, ferramentas eventos etc) pertinentes para o nicho de mercado da sua marca;
  • Comparativos: é um formato de conteúdo para ajudar o seu público a diferenciar dois conceitos, por exemplo. Aborda dois lados de um mesmo tema;
  • Curiosidade: é um formato que aborda assuntos do segmento da sua marca para gerar interesse no seu público;
  • Tutoriais: é um formato dinâmico e explicativo que ensina o público a fazer algo. É um conteúdo que gera bastante engajamento.

Como gerar mais resultados com conteúdo evergreen

O conteúdo evergreen é uma estratégia do marketing de conteúdo que reforça a autoridade da marca e o seu reconhecimento  no mercado. Por abordar assuntos atemporais e relevantes, o tráfego se torna constante nas páginas de sua marca.

Pensando na necessidade de otimizar os resultados, separamos para você algumas dicas para gerar mais resultados com conteúdo evergreen. Confira!

As mídias sociais podem ser suas aliadas

Atualmente, as mídias sociais se tornaram um dos principais meios de comunicação e interação. Uma marca que está presente nesse meio digital consegue ter uma relação mais próxima com seu público.

Esse meio de comunicação digital ajuda a entender as necessidades do público e a transformar a relação entre consumidor e marca. Permite uma comunicação mais próxima e interativa.

Nesse contexto, as mídias podem ser suas aliadas para gerar bons resultados com conteúdo evergreen. Por exemplo, você pode divulgar nas redes sociais da marca, como o Instagram, que tem um novo post no blog.

Essa é uma boa maneira de republicar o seu conteúdo para que possa alcançar pessoas que não tiveram contato com o material quando foi publicado. Assim aumenta os resultados do tráfego nas suas páginas.

Contudo, é importante investir em boas estratégias de marketing nas redes sociais da sua marca para que os resultados possam ser alcançados.

Utilizar links que redirecionam ao conteúdo em suas novas pastagens

Uma das principais premissas do conteúdo evergreen é a relevância do material para o público a longo prazo. O que aumenta a autoridade da marca, melhora o ranqueamento nos buscadores e otimiza os resultados.

A autoridade é mensurada pelo Google de acordo com a qualidade e a quantidade de links que a página recebe. 

Por isso, é importante que em textos para o blog da sua marca você gere links para redirecionar para outros conteúdos que possam agregar à pesquisa do usuário ou para novos posts.

Recomendar os posts mais populares

Uma forma de gerar tráfego no blog da sua marca é a recomendação dos posts mais populares e relevantes. Esse recurso pode ser feito de diversas maneiras e de acordo com a sua estratégia.

Essas recomendações podem ser feitas conforme posts relacionados ao conteúdo que está sendo lido, posts recentes ou os posts mais populares do blog.

Criar publicações que se complementam

O conteúdo evergreen pode ser um aliado para quem quer gerar mais tráfego em suas páginas ou blog. Por isso, se torna importante a estratégia para a produção do material que será fornecido para o público.

De forma geral, as pessoas estão buscando por conteúdos educativos que apontem os principais pontos que irão ajudar a entender o seu problema.

Desse modo, uma boa forma de alcançar esses resultados é publicando conteúdos que se complementam. Assim instiga o leitor a navegar pelo blog, acessando outros textos que irão ajudar a entender melhor o assunto que está sendo pesquisado.

Criar um conteúdo rico e completo

Um conteúdo rico e completo reforça a autoridade e relevância da marca diante o mercado, pois demonstra domínio do assunto. Assim a marca se torna referência no seu segmento de mercado.

Dessa forma, se sua marca possui diversos post sobre um determinado assunto, você pode reunir as informações em um material rico e exclusivo, como um ebook, para que o seu público possa baixar, por exemplo. 

Esse material pode ser disponibilizado para download por meio do preenchimento de um formulário ou pela landing page. Assim aumenta a conversão de visitantes em leads. 

Por que atualizar conteúdo é fundamental?

Apesar do conteúdo Evergreen ser atemporal, é provável que ao decorrer dos anos seja necessário fazer algumas alterações no conteúdo. Afinal vivemos em um mundo de constantes mudanças e novos estudos surgem todos os dias.

Dessa forma, é comum acrescentar ou fazer alterações para atualizar o material que já foi publicado. Mas por que não criar um outro conteúdo mais atual do zero?

Criar um novo material levaria um tempo maior para alcançar uma boa performance nos buscadores, por isso, é mais viável fazer alterações para atualizar o material que já foi publicado.

Portanto, o conteúdo fica mais completo e atualizado, se tornando mais otimizado para os buscadores e para a conversão.

Como atualizar conteúdo?

Antes de atualizar o conteúdo, primeiro é preciso verificar se há a necessidade de fazer a alteração, se realmente vale a pena. Por isso, o primeiro passo é fazer uma análise para saber se a atualização irá gerar bons resultados.

Nesse contexto, é recomendado anotar os resultados antigos e as alterações feitas, como a mudança do título, a troca do CTA, a adição de links e imagens, entre outras informações.

Dessa forma, é possível comparar os resultados para verificar se eles melhoraram e se valeu a pena fazer a atualização do conteúdo.

Em casos de posts em blogs, é importante mudar também a data para que a publicação apareça na página principal do seu blog. Assim as pessoas terão um acesso mais fácil ao conteúdo atualizado.

Conclusão

Recapitulando, o conteúdo evergreen tem como principal premissa a relevância a longo prazo, abordando assuntos atemporais. Esse estilo de conteúdo é produzido e direcionado para o início da jornada de compra.

As vantagens do conteúdo evergreen incluem: melhorar a performance nos mecanismos de busca, reforçar a autoridade da marca, aumentar o potencial de gerar links e ajudar a segmentar seus leads.

Dessa forma, ao produzir com constância conteúdos que agregam conhecimento a seu público, você está utilizando uma estratégia que atrai potenciais clientes. 

De modo geral, as pessoas estão buscando por conteúdos educativos que apontem os principais pontos que irão ajudar a entender o seu problema.

Contudo, antes de produzir o conteúdo evergreen é importante se ater alguns pontos como:

  • Escolher assuntos atemporais e evitar advérbios de tempo para que o conteúdo não fique datado; 
  • Utilizar links internos e URLs curtas para melhorar a performance; 
  • Usar CTAs convincentes para aumentar a conversão de visitantes em leads.

Portanto, entender o que é conteúdo evergreen e como produzi-lo auxilia na criação de estratégias e materiais que irão ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca e a alcançar melhores resultados.

Esperamos que o blog de hoje tenha te ajudado a entender o que é conteúdo evergreen. Ficou interessado em conhecer mais conceitos que vão te ajudar a construir melhores estratégias de marketing digital? Então acesse o blog da Contato.

O que é e como produzir conteúdo de valor para a sua marca na internet?

Conteúdo de valor: o que é e como produzir

Com a internet, estamos o tempo todo expostos a milhões de informações. Mas quantas dessas informações realmente valem a pena ser consumidas? Nesse contexto, uma das estratégias do marketing digital mais utilizadas na atualidade é a da produção de conteúdo de valor

O uso dessa tática vem se mostrando um ótimo investimento, uma vez que figura entre as melhores formas de captar clientes e de obter resultados fazendo marketing digital. 

Quase todo mundo entende a importância dessa estratégia. Mas quantas pessoas sabem colocá-la em prática? É com esse objetivo, que a Contato preparou este guia completo com todas as informações que vão te ajudar a produzir conteúdo de valor para a sua marca na internet!

O personagem Ian Lightfoot do filme "Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica", da Pixar Studios, surpreso com um cajado na mão.

Continue a sua leitura e prepare-se para embarcar nessa jornada que vai passar pelo incrível mundo do marketing de conteúdo! ?

O que é marketing de conteúdo?

Antes de falarmos mais sobre conteúdo de valor, é preciso entender o que é marketing de conteúdo. Desse modo, podemos defini-lo como um conjunto de práticas pensadas para atrair clientes por meio de conteúdo relevante

? Entende-se como conteúdo relevante aquele que contribui de forma significativa para a vida e as problemáticas dos consumidores.  

De acordo com uma pesquisa da Demand Metric, o marketing de conteúdo é quase 60% mais barato do que o marketing tradicional. Além disso, ele também é considerado mais eficaz na captação de leads qualificados para o seu negócio. 

No marketing de conteúdo a informação funciona como um imã. Por meio do material produzido, a empresa ganha autoridade e se torna mais conhecida pelo público consumidor.

Nesse caso, não são os produtos que estão sendo vendidos, mas também toda a imagem que representa uma marca. Essa imagem pode ser vendida utilizando diversas estratégias relacionadas ao conteúdo de valor, como o storytelling, por exemplo.

Agora, que entendemos qual estratégia de marketing que abrange a produção de conteúdo de valor, que tal falar mais especificamente sobre ele?

O que é conteúdo de valor?

Sabendo a importância das estratégias de marketing de conteúdo e de trazer informações relevantes para os clientes, é hora de falar mais sobre o que é, de fato, o conteúdo de valor.

Uma boa resposta para a pergunta “o que é conteúdo de valor?” é aquela que define esses materiais como os produtos de comunicação publicitária que trazem informações de qualidade comprovada.

Em outras palavras, essa estratégia passa pela criação de conteúdos pertinentes que irão acrescentar algo positivo para a vida das pessoas. Agregar é a palavra! Esse é o objetivo número 1 de quem pensa em produzir conteúdo de qualidade para a internet. 

Agora você deve estar se perguntando: mas que conteúdos são esses? Desde que bem feitos, esses materiais podem ser produzidos nos mais variados formatos para as mais diversas plataformas. Vamos falar mais sobre isso?

Os principais tipos de conteúdo de valor 

Muitas pessoas associam a criação de conteúdo de valor aos textos para blogs, que são longos e repletos de informações. Contudo, há outras formas de se produzir conteúdo rico na internet, como:

  • Postagens para as redes sociais;
  • Vídeos para o YouTube, o Instagram e o Tiktok;
  • Planilhas;
  • E-books;
  • E muito mais!
Figura de um imã atraindo likes e engajamento.
O conteúdo de valor pode ser disponibilizado em diversas plataformas.

Afinal, a internet está repleta de possibilidades. Logo, o conteúdo de valor pode ser produzido para os mais diferentes tipos de páginas, aplicativos e redes sociais. Assim, desde que o conteúdo postado seja planejado e bem feito, ele pode ser distribuído das mais variadas formas e seguindo os mais diversos métodos de produção.

Agora, vamos falar um pouco mais das formas de produzir conteúdo. Confira!

Blogs

Blogs são páginas feitas para compartilhar conteúdo com outros usuários da internet. No caso dos blogs corporativos, estas páginas têm o objetivo de esclarecer as principais dúvidas do público-alvo de uma marca.

Dessa forma, a empresa ganha a confiança do usuário e é capaz de transformá-lo em um potencial cliente. Note, portanto, que a criação de uma plataforma como essa é fundamental para o sucesso de uma empresa na internet, seja ela de grande ou de pequeno porte.

O conteúdo que você está lendo agora, por exemplo, faz parte de um blog corporativo. Ele foi pensado com o objetivo de responder uma dúvida sobre um assunto que é relacionado à nossa área de atuação.

Por meio dos blogs corporativos, uma marca consegue atrair clientes de forma amigável, utilizando textos informativos que não utilizam as características usuais de um trabalho publicitário.

Conteúdos para as redes sociais

No entanto, é inegável que é preciso investir nas redes sociais. Afinal, estamos em 2022 e essas plataformas fazem parte do cotidiano de boa parte da população mundial. 

Logo, criar conteúdo de valor para as redes sociais é algo que irá alcançar um público diversificado. No entanto, é preciso muito planejamento para não ser capturado pela superficialidade e pelos clichês que são tão comuns nessas plataformas. 

Por isso, é interessante contar com a ajuda de profissionais da área para traçar um plano de consultoria criativa Isso vai definir quais as produções que irão de fato gerar engajamento nessas redes.

Dessa forma, uma outra dica para resultados mais eficazes é segmentar o público, criando um persona que dialogue com o conteúdo produzido. 

Além disso, é preciso prestar atenção em como funciona cada rede social. Só assim é possível utilizar a seu favor as características de cada uma. E, também, saber quais são as principais tendências!

Tendência para 2022: conteúdo de valor para o Tik Tok 

Uma rede social que vem fazendo muito sucesso é o Tik Tok. Por isso, ele vem entrando cada vez mais no radar do criador de conteúdo. Desse modo, as empresas estão cada vez mais interessadas em mostrar sua presença na plataforma.

Celular com o logo do TikTok saltando da sua tela.
Fazer marketing de conteúdo em 2022 passa pela criação de vídeos para o Tik Tok.

Muito se engana quem acha que o Tik Tok se resume a dancinhas e vídeos engraçados. Afinal, a plataforma aposta na diversidade e prova a cada dia como é um belo espaço para a veiculação de conteúdo de valor! Para isso, basta dedicação e criatividade.

Além disso, por ser uma mídia ultra contemporânea, ela é bastante utilizada por jovens. Dessa forma, esta é uma opção muito interessante para quem quer atingir a geração Z.

?Entende-se por geração Z o grupo de pessoas nascidas entre 1995 e 2010, na transição do século XX para o século XXI.

Exemplificando, um caso de sucesso alçado na plataforma foi o álbum Sour, da cantora estadunidense Olivia Rodrigo. Nesse caso, a viralização das músicas no Tik Tok foi essencial para o seu sucesso comercial do disco.

Logo, podemos dizer que o Tik Tok veio com tudo. Então, as marcas que procuram uma mídia atual que conquiste um público jovem, diverso e engajado, deve investir na produção de conteúdo para o aplicativo.

Materiais ricos

Outra forma de produzir conteúdo de valor é apostar na criação de materiais ricos. Isso significa que é uma boa ideia investir em produções mais densas e com mais informações. 

Dessa forma, é importante disponibilizar para os clientes: 

  • E-books; 
  • Planilhas;
  • Templates;
  • Infográficos.

Geralmente, na estratégia de conquistar novos clientes, esses materiais são disponibilizados por meio das chamadas landing pages. As landing pages são páginas de um site cujo objetivo é a conversão. Dessa forma, elas são constituídas de informações essenciais para atrair o consumidor. 

Em troca de informações valiosas – como e-mail e telefone, por exemplo – as marcas enviam para o consumidor alguns desses materiais. Lembre-se, no entanto, que esse conteúdo deve estar sempre relacionado com a área de atuação da empresa.

E-mail marketing

Para finalizar, é possível ainda criar conteúdo de valor por meio de uma plataforma antiga, mas que é essencial para o funcionamento das relações na internet: o e-mail. Afinal, essa plataforma permite um contato direto e personalizado com cada usuário.

Contudo, um bom e-mail marketing não se resume apenas em ofertas e promoções. Dessa forma, é importante que as empresas enviem informações valiosas que contribuam para a vida e a rotina dos clientes. 

Envelope representado e-mail marketing com figuras representando o planeta terra, um @, uma moeda e um gráfico a sua volta.
O e-mail marketing continua atual e eficaz.

Logo, o envio de materiais ricos é uma boa alternativa. Assim como newsletters e atualizações sobre o que acontece na instituição. Além disso, em caso de lojas on-line, essa é uma ótima forma de manter contato com o cliente!

Como produzir conteúdo de valor?

Muita gente pensa que a produção de conteúdo de valor é complicada e trabalhosa. Mas, na verdade, é possível colocar a mão na massa sem complicações. Com um bom planejamento, é possível produzir conteúdo mesmo com equipes pequenas e orçamento limitado.

Por isso, a primeira dica é entender suas metas. Também é interessante estar por dentro das tendências do mercado. Atualmente, por exemplo, o marketing inclusivo está em alta e deve ser considerado durante a produção.

Quer saber o passo a passo de como produzir conteúdo de valor? Preparamos um guia que vai te ajudar nessa jornada em direção ao sucesso nessa prática! Confira.

Defina a sua persona

O primeiro passo para produzir conteúdo de valor é saber para quais pessoas isso será direcionado. Afinal, de nada adianta criar algo relevante que não converse com o público da sua marca.

Assim, definir uma persona é fundamental para uma boa estratégia. Para isso, é preciso observar as características do público com o qual a empresa pretende lidar. Dessa forma, é possível criar um “cliente ideal” fictício, que reúne as características que a marca julga mais importante.

Para criar uma persona do jeito certo, você precisa responder algumas perguntas. São elas:

  • Nome;
  • Gênero;
  • Idade;
  • Classe social;
  • Nacionalidade;
  • Localização;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Gosto pessoal;
  • Estilo de vida;
  • Valores morais;
  • O que procura em um produto;
  • Sensibilidade a preços de serviços e de produtos.

Com cada uma destas questões respondidas do jeito certo, você conseguirá criar uma persona que vai orientar toda a sua produção de conteúdo de valor. Simples, não é mesmo?

Prepare a sua pauta

Agora que você já definiu sua persona, você precisa escrever as pautas que serão utilizadas em seus produtos de comunicação. Assim, você conseguirá definir as aplicações estratégicas e os objetivos de cada material.

Além disso, é importante detalhar que é por meio da pauta que se define o estágio em que o conteúdo está localizado no que chamamos de funil de vendas. Você se lembra desse conceito?

?O funil de vendas estrutura de forma visual toda a jornada de compra de um cliente em uma empresa. Ele é separado pelas fases de aprendizagem e descoberta, reconhecimento do problema, decisão e ação do cliente.

Dessa forma, os conteúdos de topo do funil são feitos para atrair novos visitantes e geralmente contam com teor educativo. Os conteúdos de meio do funil servem para apresentar soluções para os problemas dos visitantes que já foram engajados. Por fim, os conteúdos de fundo do funil focam na decisão de compra de um produto.

Funil de vendas separado pelo topo (visitantes/leads), pelo meio (oportunidades) e pelo fundo (clientes).
Mais que importante, é fundamental definir a etapa do funil em que está localizado o seu conteúdo de marketing digital.

É na pauta também que o criador deve incluir as formas, técnicas, estruturas e modos de produção do conteúdo. Também sobra espaço para a inclusão de referências e até mesmo de um cronograma!

No entanto, isso não significa que não há espaço para improvisos e criatividade. Entretanto, planejar a pauta impede imprevistos que podem atrapalhar a produção de conteúdo de valor.

Defina seus formatos

Já falamos mais de uma vez que a internet suporta diversos tipos de formatos. Essencialmente, ela reúne a televisão, o rádio e os materiais impressos em um só lugar. E, mesmo assim, não deixa de ter características próprias e estilos criados exclusivamente para os seus domínios.

Dessa forma, é interessante criar uma linha editorial que caminhe entre as plataformas e os modelos favoritos do seu público. Como já citado anteriormente, você pode apostar em conteúdo textual para blogs corporativos, postagens para as redes sociais, podcasts, vídeos, e-books e planilhas relacionadas ao nicho de atuação da sua marca.

Coloque a mão na massa

Após definir itens básicos, chegou a hora mais temida: produzir, de fato, o conteúdo de valor! Porém, apesar de ser encarado como uma tarefa difícil, quando os passos anteriores já foram seguidos corretamente, tudo fica mais fácil e tranquilo. 

Dessa forma, ao criar o conteúdo é preciso 3 coisas: calma, dedicação e muita pesquisa. Além disso, o produto final deve ser fácil de ser consumido. Logo, você precisa pensar na experiência do usuário (UX) e formular um material agradável de ser visto/lido, assim como fluido e organizado.

?Experiência do Usuário (tradução para User Experience e chamado de UX no marketing digital) é, basicamente, o conjunto de sentimentos de uma pessoa ao interagir com uma tecnologia digital e, no nosso caso, com um conteúdo de valor produzido para a internet.

Outro ponto importante a se prestar atenção são os detalhes do conteúdo. Assim, defeitos técnicos e erros de português são imperdoáveis. Por isso, uma revisão bem feita sempre deve acompanhar um bom conteúdo de valor.

Escolha as plataformas de publicação

Essa é uma escolha que está muito atrelada aos formatos escolhidos durante a produção Um vídeo mais longo, por exemplo, deve ser publicado no YouTube. Já um mais curto pode ser publicado no Instagram ou no Tik Tok. 

O que você precisa saber é que nem sempre uma marca deve estar presente em todas as plataformas. Ainda mais se ela não condiz com os atributos da empresa e dos seus consumidores. 

Desse modo, é importante escolher onde o conteúdo de valor será publicado. Além disso, se for disponibilizado em diferentes plataformas, é preciso adaptar para que se encaixe em cada uma delas.

Faça seu conteúdo ser encontrado

Que a qualidade do conteúdo é importante, todo mundo já sabe. Contudo, também é necessário que ele seja visto pela maior quantidade de pessoas. Afinal, do que adianta produzir um material que ninguém vai consumir?

Assim, é preciso adotar técnicas que deixem o conteúdo mais visível. Logo, é importante investir em técnicas de SEO, por exemplo. Dessa forma, é possível rankear no Google, aumentar a quantidade de acessos e deixar a marca com maior visibilidade. 

Quanto às redes sociais, estrategistas de social media e tráfego podem criar processos para otimizar as visualizações e o engajamento de uma empresa. Além disso, ainda existem opções pagas de impulsionamento de conteúdo para quem quer resultados em prazos menos demorados.

Como uma agência de Marketing Digital pode te ajudar a produzir conteúdo de Valor?

Nós esperamos muito que você tenha entendido o que é conteúdo de valor e porque a sua produção é tão importante para a publicidade e para o marketing dos dias atuais.  Contudo, uma dúvida pode ter surgido na sua cabeça enquanto lia esse artigo.

 Qualquer um pode fazer isso?

A resposta pode ser sim. Isso porque a internet está cada vez mais democrática e todo mundo pode produzir o seu próprio conteúdo, mesmo com poucos recursos financeiros. Entretanto, se você pretende atingir aquela qualidade profissional que você encontra nos perfis das grandes marcas, você vai precisar de gente especializada no assunto para te ajudar.

Dessa forma, uma agência de Marketing Digital pode ser o que você está procurando para produzir conteúdo de valor para a sua empresa. Isso porque ela já está por dentro das principais estratégias e tendências do mercado. E o melhor: ela sabe aplicar esses conceitos em cada etapa do negócio!

Personagens Buz Lightear e Woody, de Toy Story - da Pixar Animation, voando.

No caso do conteúdo de valor, uma boa agência está preparada para produzir materiais eficazes e criativos. Não só na parte da execução, mas também a do planejamento e da análise de resultados.

A Agência Contato pode te ajudar com isso! Então, entre em contato agora mesmo com os nossos consultores, veja nosso portfólio, conheça cada etapa do nosso serviço e receba uma proposta personalizada. O conteúdo de valor que vai fazer a sua empresa bombar na internet está mais perto do que você imagina! ?

O que o Oscar 2022 pode nos ensinar sobre marketing digital?

Oscar 2022: o que a cerimônia pode nos ensinar sobre marketing digital?

A cerimônia do Oscar 2022 será realizada na noite do dia 27 de março. O Oscar é o mais importante e mais tradicional dos eventos relacionados ao cinema. Por isso, todos os cinéfilos aguardam ansiosamente por esta data. E você sabia que toda essa expectativa é ainda mais trabalhada pelos organizadores da premiação por meio de estratégias de marketing digital?  

É isso mesmo! Hoje em dia, o marketing de eventos está cada vez mais atrelado ao marketing digital. Dessa forma, grandes cerimônias – como a do Oscar – utilizam processos publicitários muito interessantes de serem estudados por quem quer ser especialista nesse assunto.

Além disso, você sabe que falar de marketing digital é falar de tendências de mercado e de conteúdo. O Oscar 2022 não ficou de fora dessa! Por isso, os profissionais de marketing da cerimônia têm trabalhado incessantemente para entregar materiais que dialoguem com o que está bombando nas redes. 

O ator Leonardo DiCaprio, quando jovem, admirando a estatueta do Oscar.

Quer fazer uma imersão completa nas estratégias de marketing do Oscar 2022 e entender a importância dessa cerimônia para a cultura pop? Então, prepare a pipoca e o controle remoto. Continue lendo o texto que a Agência Contato preparou para você que ama cinema e marketing digital! ?

A história e a importância do Oscar

Que o Oscar é o evento mais importante no universo do cinema você com certeza já sabe! Mas você está por dentro das origens dessa cerimônia? O Oscar acontece desde 1929 e, desde então, é organizado anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

?A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é uma organização sediada nos Estados Unidos que se dedica ao desenvolvimento da arte e da ciência do cinema. Foi fundada em 1927 e, atualmente, conta com mais de 8 mil membros.

Mas você sabia que a cerimônia nem sempre teve esse nome? Oficialmente, o evento mais importante do cinema mundial se chama Academy Award of Merit. Mas, a grande verdade é que todo mundo conhece a premiação pelo seu apelido carinhoso: simplesmente, Oscar.

Existem algumas versões para o surgimento do apelido. A principal delas é que uma secretária da academia certa vez disse que a estatueta da premiação lembrava seu tio Oscar. Outra delas é a atriz Bette Davis, que se declarou criadora do nome ao dizer que o troféu parecia seu marido, que também tinha o mesmo nome.

Com o passar dos anos, o Oscar se tornou cada vez mais importante. É, sem dúvidas, um dos grandes fenômenos da cultura pop. A cerimônia valoriza o que foi produzido de melhor no cinema no ano anterior a sua realização. Atualmente, algumas das categorias da premiação são:

  • Melhor filme;
  • Melhor diretor;
  • Melhor atriz principal;
  • Melhor ator principal;
  • Melhor atriz coadjuvante;
  • Melhor ator coadjuvante;
  • Melhor animação;
  • Melhor filme estrangeiro;
  • Melhor documentário;
  • Entre outros!

A cerimônia era transmitida pelo rádio desde a década de 1930. Entretanto, em 1953, o Oscar foi exibido pela primeira vez na televisão. Hoje em dia, o evento tem uma forte presença digital e é líder isolado de comentários na internet no dia da sua realização!

A edição do Oscar 2022

O Oscar 2022 é a 94ª edição da cerimônia realizada pela Academia. Como de costume, o evento pretende premiar as produções e os profissionais da indústria cinematográfica que se destacaram durante o ano anterior.

O filme Ataque dos Cães liderou o número de indicações: foram 12 no total. Outro destaque é o longa japonês Drive My Car, indicado nas categorias de Melhor Filme e de Melhor Filme Estrangeiro. Todos estão ansiosos para conhecer os vencedores!

O mais importante a se destacar, entretanto, são as estratégias de marketing utilizadas na divulgação e na criação da presença digital da cerimônia. Quer saber mais sobre isso? Então, continue com a gente! 

O que o Oscar 2022 pode ensinar sobre marketing digital?

O Oscar 2022 pode nos ensinar muito sobre marketing digital. Da criação de expectativa à padronização da identidade visual, essas estratégias são extremamente importantes para qualquer marca que queira bombar na internet!

Dessa forma, separamos uma lista de coisas que chamam a atenção no plano publicitário do Oscar 2022. Tão interessante quanto um bom filme, esse conteúdo vai te ajudar a entender melhor esses conceitos. Vamos lá?

? Leia também: Estratégias de Marketing com o filme Cruella.

Estatuera gigante do Oscar gravada em perspectiva durante uma das premiações.

Criação de expectativa

Se você entende de marketing, sabe que a criação de expectativa é fundamental para qualquer tipo de negócio. No caso do marketing de eventos, essa parte se torna ainda mais importante.

Geralmente, a expectativa é construída aos poucos. Ela vem da criação de envolvimento emocional a partir de fatos que ainda não aconteceram. Dessa forma, a expectativa é uma forma eficaz de gerar engajamento nas redes sociais.

Sem dúvida, você vai encontrar essa estratégia nos planos de marketing de festas, festivais e até mesmo de grandes promoções. E com o Oscar 2022 isso não é diferente. Os indicados para a premiação foram divulgados no dia 8 de fevereiro por meio de uma live no YouTube. Mais de 1 mês antes da grande cerimônia.

Durante este período, os organizadores do evento trabalharam a ansiedade do público em suas redes sociais. Dessa forma, o perfil no Instagram da Academia tem publicado conteúdo de valor sobre os indicados, instigando o público sobre as cenas dos próximos capítulos. 

Buzz marketing

Você já ouviu falar sobre buzz marketing? Essa é uma estratégia de marketing digital que tem como propósito captar a atenção do público-alvo de uma marca e fazer com que ele fale voluntariamente sobre determinado produto ou campanha.

Dessa forma, para colocar as ações na “boca do povo” e não sair da mente dos clientes, as marcas utilizam gatilhos mentais e emocionais para conquistar resultados a curto e longo prazo. 

Dois usuários utilizando celular e um megafone no meio dos dois, representando o buzzmarketing.
O buzz marketing é uma estratégia com foco em produzir assuntos sobre marcas ou produtos.

De forma geral, cabe à equipe de marketing do evento a produção de assuntos e de conteúdos que gerem uma reação em cadeia. Dessa forma, a marca faz um barulho, capta a atenção de “pessoas-chave”, o assunto repercute por meio delas e, assim, novas pessoas ficarão interessadas.  

E você sabe que o Oscar 2022 é especialista em fazer isso, não é mesmo? As especulações da apresentação da cantora Beyoncé no evento, por exemplo, gerou muitos comentários a respeito da cerimônia no Twitter e em outros fóruns da internet. 

Graças ao buzz gerado pelos gatilhos conhecidos como “segredo”, “extraordinário” e “chocante”, até mesmo quem não gosta de cinema vai estar de olho na apresentação da cantora na cerimônia!

Identidade visual

Ter uma identidade visual bem definida é mais um dos pontos importantes para o sucesso no marketing digital de uma marca. Com ela, é possível consolidar a imagem da marca na mente do seu público e fortalecer seu posicionamento.

?Entende-se por identidade visual a produção de elementos gráficos para o marketing digital com objetivo de representar ideias, conteúdos e princípios que a marca deseja transmitir ao seu público-alvo.

Mas, se engana quem pensa que essa estratégia se limita a escolher um logo interessante e uma paleta de cores convidativa. Existe todo um processo ao redor da criação da identidade visual das grandes marcas, e com o Oscar 2022 essa história não é diferente.

Material gráfico de divulgação da transmissão do Oscar 2022, com logo , estatueta e a frase "movie lovers unite".
Material gráfico anunciado a transmissão televisiva da cerimônia do Oscar de 2022.
6 dos posts do Instagram oficial do Oscar 2022.
Postagens no Instagram da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas sobre o Oscar 2022.

Nesse quesito, o logo do Oscar já é bem conhecido do grande público e, ultimamente, está sendo usado de forma igualmente impactante nas mídias digitais. Nele, a estatueta da premiação compõem a letra “A” do nome da cerimônia em uma solução criativa e inteligente

Além disso, com as postagens nas redes seguindo o mesmo padrão visual, é possível concluir a utilização de um manual de marca, com estratégias de estilo, linguagem e conteúdo bem definidas. 

Conteúdo multiplataforma

Já falamos que a transmissão da cerimônia do Oscar começou na rádio, foi para a televisão e, nos últimos 20 anos, tem ganho as mídias digitais. A internet, por exemplo, é um lugar que suporta diversos tipos de formatos diferentes

Essencialmente, a internet reúne televisão, rádio, fotografia e material escrito em um só lugar. E, mesmo assim, ela não deixa de ter características próprias e estilos criados exclusivamente para os seus domínios.

Dessa forma, podemos dizer que Oscar 2022 dialoga com diversas plataformas e estilos de produção de conteúdo. Uma das principais formas de assistir a premiação é por meio da televisão, mas nos últimos anos serviços on-line também têm transmitido a cerimônia. No Brasil, por exemplo, a Globo Play se encarrega desse serviço. 

Na internet, o Oscar 2022 aposta em conteúdo textual para seu site oficial, postagens nas redes sociais e o principal: a presença nas principais plataformas da internet e a aposta na interatividade com o público

Um exemplo interessante que demonstra a forma como o Oscar aproveita bem diversos espaços da internet é que a lista de indicados foi transmitida ao vivo no YouTube e disponibilizada por meio do canal oficial da cerimônia na plataforma.

Os indicados para a edição de 2022 do Oscar foram revelados ao vivo no YouTube.

Aposta no TikTok

Falando em aproveitar bem as novas plataformas, o Oscar 2022 não deixou o Tik Tok de lado. Dessa forma, o perfil oficial da cerimônia na plataforma conta com mais de 700 mil seguidores e 11 milhões de curtidas em suas postagens.

Vale ressaltar, que se engana quem acha que o Tik Tok foi feito apenas para dancinhas e vídeos engraçados. Na verdade, para isso também. Mas, a grande questão é que o principal diferencial da plataforma é a diversidade e a possibilidade de entrar em contato direto com a chamada geração Z.

?Entende-se por geração Z o grupo de pessoas nascidas entre 1995 e 2010, na transição do século XX para o século XXI.

O Tik Tok pode ser fundamental para o sucesso comercial de uma campanha. Assim, um caso de sucesso alçado na plataforma foi o álbum Sour, da cantora estadunidense Olivia Rodrigo. A viralização das músicas no Tik Tok foi essencial para que o seu disco bombasse em todas as redes sociais.

Página, perfil e vídeo oficial do Oscar 2022 no Tik Tok.
O Oscar 2022 tem presença confirmada no Tik Tok.

Com um direcionamento focado no público mais jovem, o Oscar procura, e encontra no Tik Tok, uma mídia atual que dialoga com o público jovem e veicula na plataforma um conteúdo rápido, conciso e diversificado – mas, claro, sem perder a qualidade.

#OscarsFanFavorite e interatividade com o público

Nos dias atuais, a interatividade com o público é fundamental. Pensando nisso, o Oscar lançou a #OscarsFanFavorite, uma votação pública por meio de um site oficial e do Twitter, que pretende escolher o filme favorito do público em 2021.

Dessa forma, dez filmes foram escolhidos para a votação. A estratégia se mostrou uma forma efetiva de aumentar o engajamento ao redor da cerimônia. Além disso, por meio desse processo, o público se sente mais próximo e com uma participação mais efetiva no Oscar 2022. Isso evidencia a democratização da cerimônia, que é um dos objetivos para os planos mercadológicos da Academia. 

A votação do #OscarsFanFavorite se deu por meio do Twitter, outra rede social dominada pela Geração Z.

Entretanto, para alguns, o tiro saiu pela culatra. Isso porque Cinderella, filme estrelado pela estrela latina Camila Cabello, que recebeu péssimas críticas do jornalismo especializado, esteve – por muito tempo – liderando a votação graças a mutirões realizados pelos fã-clubes da cantora. 

Quais são as suas apostas para o Oscar 2022?

Então, quais são as suas apostas para o Oscar 2022? Agora que você entendeu melhor as origens da cerimônia e como ela evoluiu com os meios de comunicação, você também deve estar ansioso para a entrega dos prêmios deste ano! 

O melhor é que, além disso, agora você também sabe todas as estratégias de marketing digital que fazem do evento um dos maiores sucessos comerciais de todo o mundo!

Então prepare o bolão com os amigos e separe um espaço na sua agenda! O Oscar 2022 está chegando! Enquanto isso, você pode conferir mais textos que vão te ensinar tudo sobre marketing digital no blog da Agência Contato: o lugar que faz seus projetos decolarem. ? ?

O que faz um gestor de marketing e vendas?

Gestor de marketing e vendas: o que faz esse profissional?

O gestor de marketing e vendas é um profissional muito importante na empresa e exerce vários papéis. Isso porque ele gerencia dois setores que são o coração de qualquer negócio e garante que as equipes deem o melhor de si.  

Entender o valor deste profissional é fundamental para contratar a pessoa certa para assumir esta posição. Assim, a garantia de que ele entregará resultados que vão impactar positivamente as vendas é real 

Então, se você quer saber mais sobre as atribuições do profissional de gestão de marketing e vendas, e os benefícios de tê-lo em sua empresa, siga a leitura! ? 

Quais são as principais funções de um gestor de marketing e vendas? 

Gerir duas áreas primordiais para os negócios é uma tarefa que requer planejamento e estratégia. Por isso, entender quais são os deveres desse profissional é essencial na hora de contratar a pessoa que vai assumir esse cargo. 

Para isso, listamos as atribuições mais recorrentes nessa ocupação. Então, papel e caneta na mão para anotar tudo! ? 

Acompanhar resultados  

O profissional encarregado da área deverá analisar com frequência os indicadores, interpretando os dados, corrigindo o que não deu certo e aperfeiçoando o que pode ser melhorado.  

Para realizar essa tarefa, é necessário contar com a tecnologia, como o CRM e plataformas de automação de marketing. Somente assim poderá se obter números reais, mensurar corretamente os resultados e elaborar um plano estratégico eficiente. 

Fazer o planejamento de marketing 

Mesmo atuando em dois setores distintos, o gestor de marketing e vendas deve elaborar um planejamento separado para cada.  

É agora que serão determinadas as metas, os objetivos, as tarefas semanais e mensais de cada funcionário e quais deveres serão indispensáveis para atingir bons resultados.  

Fazer o planejamento de vendas 

Assim como no planejamento de marketing, é no planejamento de vendas que se determina as estratégias de vendas, a categoria de discurso e quais serão as ofertas e em quais momentos. 

O personagem Sr. Burns, de Os Simpsons, fazendo compras em uma loja de departamentos.

Além disso, o gestor pensa em promoções, táticas, em como aproveitar datas comemorativas, a sazonalidade, quanto será preciso vender, quanto de estoque terá que repor, entre outras coisas. 

Contratar e treinar novos colaboradores 

Uma das funções do gestor é treinar e admitir novos colaboradores. Assim, ele será responsável por encontrar uma pessoa que se enquadre no perfil da empresa, tenha o mesmo fit cultural e possua os mesmos valores. 

Tão importante quanto contratar pessoas que combinem com a vaga é treinar os colaboradores que já estão na empresa. Isso se dá por meio de capacitações. Somente assim os funcionários poderão entregar os melhores resultados e assim bater a meta mensal.  

Integrar os times de marketing e vendas 

Uma das funções mais importantes desse profissional é integrar os setores de marketing e vendas. Então, fazer com que as duas equipes trabalhem em conjunto, alinhando expectativas e metas é a missão primordial deste profissional. 

Quanto mais envolvidos estiverem os departamentos, melhores os resultados. Dessa forma será possível ter um melhor conhecimento do público, gerar leads mais qualificados, produção de metas mais exatas, otimização da jornada de compra entre outros benefícios.  

Agora que você sabe o que faz um gestor de marketing e vendas, chegou a hora de contar com esse profissional para melhorar os seus resultados e manter o seu negócio à frente da concorrência.  

Então, aproveite e conheça melhor os serviços de marketing oferecidos pela Contato. Acesse o site e confira os serviços disponíveis para a sua empresa. ? 

Tráfego pago para iniciantes: como começar a sua estratégia?

Capa do Blog "Tráfego Pago para Iniciantes" com um gráfico mostrando uma curva de crescimento.

Investir no marketing digital vem se mostrando uma alternativa eficaz para atrair clientes e aumentar as vendas de uma empresa. Por isso, preparamos um guia completo sobre tráfego pago para iniciantes para te ajudar nessa jornada.

O tráfego pago é uma estratégia que vem ganhando destaque pois possibilita dar visibilidade à uma marca. Porém, esse investimento é quase sempre acompanhado de muitas dúvidas.

Gif de gato teclando no computador.

Mas, calma: aqui separamos todas as informações que você precisa saber sobre esse assunto. Então, venha conferir!

O que é tráfego pago?

A resposta é simples:o tráfego pago é o fluxo de acessos gerados a partir de anúncios pagos.

Por exemplo, podemos imaginar uma pessoa em uma rede social. Em determinado momento essa pessoa vê a propaganda de um tênis e entra no site do anúncio para obter mais informações. 

Pronto: ela acabou de gerar um acesso ao tráfego de uma página. E pode apostar que ela não foi a única. 

Anúncio dos tênis All Star no Google.
Por meio de serviços pagos, as marcas veiculam anúncios na Internet para um público segmentado.

Em suma, o tráfego pago deixa a marca em evidência por meio de investimentos financeiros. Ele aumenta a sua presença digital e a sua relevância na internet.

Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

Além do tráfego pago, há ainda o tráfego orgânico que é gerado pelo número de acessos que não vieram a partir de anúncios.

Em geral, o tráfego orgânico não possui o mesmo alcance do tráfego pago, mesmo que a empresa seja bastante conhecida. 

Contudo, ele não é dispensável em uma boa estratégia de marketing. Isso porque é possível ter bons resultados com o tráfego orgânico, principalmente a longo prazo.

Logo, é necessário combinar os dois modelos para gerar os melhores números possíveis!

Assim, além do custo do tráfego pago, ainda é preciso investir em técnicas que aumentem a quantidade de acessos orgânicos. Como o SEO e o marketing de conteúdo.

Por isso, depois de ler esse guia sobre tráfego pago para iniciantes, não deixe de pesquisar também sobre estratégias de tráfego orgânico.

Você pode se interessar pelo texto Tráfego pago e orgânico: qual a melhor opção para o seu negócio? que está disponível no blog da Contato.

Por que investir em tráfego pago?

Quem já investiu em tráfego pago sabe que essa estratégia traz grandes benefícios para uma marca. E isso não se resume apenas ao aumento de acessos ao portal da sua empresa, mas também na capacidade de atrair clientes efetivos e qualificados. 

Isso torna as estratégias de tráfego pago em um dos tipos de investimento em marketing digital mais eficazes que existem.

Além disso, o tráfego pago é responsável por apresentar os produtos e serviços de uma empresa para pessoas que nunca tinham ouvido falar sobre ela anteriormente. 

Para colocar essa estratégia em prática, não precisa de conhecimento técnico. Pois o tráfego pago para iniciantes não é nenhum bicho de sete cabeças. Dessa forma, até mesmo pessoas que estão começando podem obter resultados interessantes.

Confira a seguir os motivos que fazem esse investimento valer a pena! ??

Segmentação de público

Se você está pesquisando sobre tráfego pago para iniciantes, provavelmente conhece pouco sobre a segmentação de público. Mas vamos a uma breve explicação!

A segmentação do público é uma divisão entre as pessoas que têm potencial de se tornar cliente, daquelas que não tem. Afinal, ao direcionar uma estratégia de marketing a pessoas interessadas nos produtos, maior a chance delas se tornarem clientes da empresa.

Dessa forma, o tráfego pago é eficaz ao segmentar o público ao enviar as propagandas a um público mais específico e selecionado pela equipe de marketing de uma empresa. 

Retorno rápido

Logo após o investimento no tráfego pago, será possível obter excelentes resultados. Pois com essa técnica os resultados tendem a ser imediatos. 

Isso acontece porque os anúncios pagos aparecem para pessoas que estão interessadas naquele tema. Assim, as chances de fechar negócios são bem maiores.  

Logo, surge uma alternativa excelente para um negócio que deseja se expandir em pouco tempo. 

Investimento flexível

O principal motivo que faz as empresas terem receio em investir no tráfego pago são os custos que isso gera. 

Porém, quem já começou a pesquisar sobre tráfego pago para iniciantes sabe que este investimento cabe em todos os bolsos. 

Afinal, não tem limite mínimo ou máximo para investir. Sendo assim, é a marca que decide quanto quer gastar. Dessa forma, até orçamentos menores podem pagar por esses anúncios! 

Aumento da taxa de conversão

Outro motivo para começar a investir em tráfego pago é o aumento da taxa de conversão

Isso significa, que mais pessoas irão realizar a ação prevista pela estratégia de marketing da empresa.

Na maior parte das vezes, a ação se refere a comprar o produto vendido pela marca. Contudo, a conversão pode ser mais abrangente aos diversos núcleos disponíveis no portal online da organização.

Seja qual for o objetivo, com o tráfego pago mais pessoas irão executar essa ação que você deseja e precisa.

Como fazer o tráfego pago?

Apesar do tráfego pago para iniciantes aparentar ser complexo, com algum conhecimento é possível perceber como essa estratégia é simples. 

Assim, pessoas que começaram agora nesta área podem obter bons resultados logo no início e ir se aperfeiçoando com o passar do tempo. Confira como!

Tenha um objetivo claro

Em primeiro lugar, ao aplicar essa estratégia, o ideal é saber o que se deseja alcançar. Afinal, apesar dela se mostrar muito eficaz, é importante ter em mente que ela não é milagrosa. 

Dessa forma, é preciso traçar metas claras e dentro da realidade. Levando em consideração que o tráfego pago para iniciantes não obterá os mesmos resultados daqueles que são feitos com mais recursos e por pessoas com anos de experiência no mercado.

Defina a persona

Como o tráfego pago será direcionado a um público específico, é bom saber qual é o perfil dessas pessoas. Dessa forma, a criação de uma persona é o melhor caminho.

A persona deve reunir as características gerais dos clientes de uma marca. Assim, a empresa conhecerá melhor seus público-alvo e conseguirá elaborar um anúncio chamativo para essas pessoas.

Escolha o canal e o formato

Para obter bons resultados, é importante estar ciente que cada canal e formato possui suas especificidades. E é necessário que as empresas saibam qual é a melhor rede social para o seu negócio.

Há diversas plataformas para disponibilizar anúncios pagos.

Assim,é preciso analisar as plataformas levando em conta quais são as metas que se desejam alcançar.

CPC ou CPM

Quem está olhando informações sobre tráfego pago para iniciantes, pode estranhar essas siglas no começo. Porém, elas se referem ao modo de cobrança dos anúncios. Assim:

  • CPC significa custo por clique.
  • CPM significa custo por mil impressões.

Dessa forma, com o CPC, um valor será cobrado cada vez que alguém acessar a página do anúncio. Assim, apenas o tráfego real será pago. 

Já o CPM cobra a cada vez que mil pessoas visualizarem o anúncio. Desse modo, a cobrança é pela evidência que a página conquista, não significando – necessariamente – que isso se converterá em tráfego real.

Acompanhe os indicadores de desempenho

Após colocar em prática as técnicas de tráfego pago, ainda é necessário medir o desempenho da campanha. 

Assim, é possível observar se as táticas são eficazes. E caso não seja, há como mudar o direcionamento da estratégia.

Dessa forma, é interessante estar sempre acompanhando os indicadores. Ainda mais para quem está começando nesta área. Pois o desempenho pode cair mesmo após um tempo após a campanha estar no ar. 

Onde fazer tráfego pago?

Existem diversas plataformas da internet em que é possível veicular os anúncios de tráfego pago. A escolha dependerá do estilo da propaganda e qual é o público para quem ela será direcionada.

Então venha conferir quais são as melhores opções de tráfego pago para iniciantes! ?️  

Google Ads

A plataforma de anúncios do Google é a mais utilizada. Afinal, este é o site de busca mais relevante da internet.

Ao anunciar no Google Ads, a propaganda aparece logo nas primeiras colocações do site, e também na lateral. Logo, quem está em busca de algo, o encontra sem maiores dificuldades.

Anúncio do game Marvel's Spider-Man: Miles Morales (PS5) no Google.
Várias lojas anunciam seus produtos por meio Google Ads: aquela que tiver o preço mais competitivo leva vantagem na disputa!

Entre as vantagens desta plataforma está o fato de que é possível realizar testes e análises. Assim, você pode analisar quais estratégias estão sendo melhor empregadas.

Facebook Ads

Além de proporcionar anúncios no próprio Facebook, as propagandas do Facebook Ads também aparecem no Instagram e em sites do Grupo Meta. 

E como essas redes possuem um público grande, com perfis diversos, esse investimento é muito eficaz. Afinal, é possível escolher para quem aparecerá os anúncios, de acordo com a idade, gênero, profissão e interesses.

Anúncio do Discovery+ no Facebook.
Como o Facebook Ads as marcas conseguem veicular os seus anúncios na timeline do seu público.

Com essa segmentação, a taxa de conversão tende a ser maior. Pois o público está recebendo propaganda de produtos que se interessam. Tudo isso com a ajuda de um algoritmo que se baseia nas ações executadas pelo dono do perfil.

Youtube Ads

Apesar do Youtube ser um site muito conhecido, não são todas as empresas que devem anunciar nele. Afinal, para ter resultados no Youtube Ads é necessário produzir conteúdo em vídeo.

Anúncio do Grupo Estácio com Juliette e Anitta no Youtube.
Geralmente marcas maiores, com recursos para a produção audiovisual, anunciam no Youtube.

Contudo, caso o negócio invista neste tipo de anúncio, esta plataforma é indicada. Visto que é uma das que mais crescem atualmente.

Isso porque cada vez mais usuários estão sendo atraídos por propagandas neste formato.

Linkedin Ads

Apesar do Linkedin ser uma plataforma mais nichada e menos popular, anunciar nela pode ser um bom investimento. Ainda mais se a empresa tiver produtos voltados para o mundo do trabalho.

Como a plataforma é muito segmentada, já é possível saber qual público encontrar lá e quais são seus interesses. Porém, também dá para segmentar ainda mais os perfis em que o anúncio aparecerá.

Quando o assunto é tráfego pago, existem muitos receios acerca do tema. Porém, essa estratégia vem se mostrando cada vez mais eficiente – e indispensável – no mundo de hoje.

E você? Gostou de saber mais sobre tráfego pago para iniciantes? Para conhecer mais sobre assuntos relacionados ao mundo do marketing digital, não deixe de conferir o blog da Contato. Até mais!

Conheça os benefícios de contratar uma agência de Marketing Digital em BH

Agência de marketing digital em BH: conheça a Contato

O marketing digital se tornou uma das estratégias mais bem sucedidas para divulgação de negócios. Isso porque a internet é consumida diariamente por milhares de pessoas. Assim, a corrida pelo melhor desempenho está cada vez mais acirrada. 

Por isso, contar com uma agência de marketing pode ser muito benéfico para os resultados de sua empresa. Disponibilizando profissionais qualificados e atualizados, eles podem identificar as mudanças no mercado e mostrar soluções eficientes.

Se você quer entender melhor os benefícios de contratar uma agência de Marketing Digital em BH, continue neste blog. Hoje vamos explicar os principais benefícios de terceirizar o setor de marketing e como essa prática amplifica os seus resultados. 

Você pode contar com profissionais especializados em diferentes serviços 

As agências de marketing digital dispõe de um time composto por profissionais especializados em cada área. São eles :

  • Copywriters;
  • Desenvolvedores web;
  • Designers gráficos;
  • Redatores SEO;
  • Analistas de marketing;
  • Entre outros. 

Entretanto, algumas empresas não possuem capital suficiente para ter um setor completo de marketing. Assim, acabam delegando todas as tarefas da comunicação para um funcionário apenas. Isso resulta em trabalhos rasos, sem a qualidade que o mercado exige. 

Reforçando o que foi dito, os profissionais das agências de marketing estão aptos para melhorar o posicionamento orgânico do seu site, além de gerenciar campanhas no Google Ads e Facebook Ads

Além disso, dão assistência e suporte para clientes que não possuem presença digital, auxiliando na criação de sites, escolha e compra de domínio, serviços de hospedagem e campanhas para redes sociais.  

Proporciona economia de tempo para a empresa 

Terceirizando os serviços de marketing do seu negócio, você terá uma preocupação a menos, não precisando cobrar rendimento da sua equipe. Afinal, uma vez que você contrata um serviço, é esperado que os resultados cheguem.   

Enquanto isso, você poderá investir todo o seu tempo e esforços no core business (produtos e serviços que geram valor a empresa). Assim, você foca estritamente no seu produto/serviço enquanto a agência de marketing visa a divulgar e aumentar o número de clientes.

Melhor custo-benefício 

Ter um setor todo estruturado na sua empresa para qualquer serviço é caro. Isso porque o departamento exige alguns gastos mensais específicos, como contratação de profissionais competentes, equipamentos necessários para realização de tarefas.

Além disso, é necessário oferecer um salário compatível com o mercado, assim como treinamentos, cursos de aperfeiçoamento e cursos de atualização da área aplicados mensalmente ou trimestralmente. 

Assim, contar com uma agência de marketing digital em BH aumentará o seu faturamento, de forma mais barata e eficiente. 

Contratar uma agência de Marketing Digital em BH trará apenas benefícios para sua empresa!

Ficou evidente o porquê de tantas empresas estarem optando pela terceirização do marketing digital? Além de colherem ótimos resultados, minimizam gastos e preocupações e maximizam o tempo do seu negócio.

Bob Esponja fazendo sinal positivo.

Portanto, se você ainda não conta com uma agência de Marketing Digital em BH, não perca mais tempo! Então, venha conhecer os nossos serviços mais a fundo. Faça agora uma consultoria grátise descubra como a Contato pode ampliar os resultados do seu negócio!