Como fazer uma estratégia de SEO Off Page?

SEO Off Page: saiba definir estratégias nessa área

SEO On Page é fundamental e um bom planejamento de marketing de conteúdo também. Mas, se você quiser posicionar suas páginas no topo dos resultados de pesquisa do Google é preciso olhar além do seu próprio site e começar a traçar estratégias de SEO Off Page.

Isto porque quando falamos de SEO Off Page, falamos de construir autoridade de domínio e se tornar uma referência no mercado. Assim, os mecanismos de busca passarão a enxergar seu conteúdo como mais confiável e relevante, o que fará com que ele conquiste melhores posições na página de resultados.

Quer saber como construir uma estratégia de SEO Off Page? Então, continue a leitura! No blog de hoje, preparamos um guia completo para você começar o seu planejamento e se tornar uma autoridade aos olhos do Google!

O que é SEO Off Page?

Em tradução literal, o termo SEO Off Page significa “SEO fora da página”. Ou seja, são todas as otimizações de SEO que você aplica fora do site para conquistar autoridade de domínio e melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

De maneira geral, a intenção destas otimizações é indicar para os robôs do Google (Googlebots) que outros sites fazem referência ao seu e, portanto, você pode ser considerado como uma referência no mercado.

Para o Google, este é um sinal de que o seu conteúdo é confiável e relevante. Afinal, as pessoas só compartilham e referenciam aquilo que acreditam ter um valor significativo. A ideia é como um voto de recomendação de uma página para outra.

Assim, se o buscador entender que o seu conteúdo foi bom para outros sites, também pode considerar que ele será bom para os usuários e, portanto, merece estar entre os primeiros resultados de pesquisa.

Qual a diferença entre SEO Off Page e SEO On Page?

Em suma, podemos dizer que SEO Off Page são todas as otimizações externas ao site, envolvendo toda a rede de links que apontam para as suas páginas (os chamados backlinks), com o objetivo de criar autoridade do domínio.

Alguns dos pontos que o Google considera nesta estratégia são:

  • quantidade de backlinks;
  • qualidade de backlinks;
  • diversidade de backlinks;
  • menções on-line à marca;
  • buscas diretas pela marca no buscador.

Em contrapartida, SEO On Page são todas as otimizações que podem ser realizadas dentro do próprio site com a intenção facilitar a indexação de páginas e melhorar a experiência do usuário.

Algumas técnicas para isso são:

  • usar palavras-chaves;
  • otimizar o título da página;
  • usar heading tags;
  • otimizar imagens para SEO;
  • ter URLs amigáveis;
  • usar links internos.
SEO on Page vs SEO off Page
SEO On Page e SEO Off Page são estratégias complementares para conquistar o topo dos buscadores.

5 dicas práticas para começar a fazer SEO Off Page

A ideia do SEO Off Page é simples: quanto mais sites apontando para as suas páginas, mais os algoritmos do Google entendem que você é uma referência naquele assunto.

Entretanto, as grandes marcas recebem dezenas de menções naturalmente todos os dias, o que contribui para que elas estejam sempre no topo dos buscadores. Então, como se tornar competitivo neste cenário?

A resposta é simples: investir em estratégias de SEO Off Page! E, para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas práticas para começar a aplicar ainda hoje. Confira!

Ofereça conteúdo de valor

Não é segredo que o bom marketing de conteúdo é um dos principais fatores de SEO On Page. Entretanto, muitas vezes esquecemos que ele também pode ser uma das principais estratégias para SEO Off Page.

Isto porque conteúdos de valor, que são realmente relevantes, têm grandes chances de receber links externos de forma natural. Além, é claro, de serem fundamentais para demonstrar autoridade no assunto e se posicionar como referência de mercado.

Por isso, na hora de criar conteúdos, ofereça algo tão bom que mereça ser compartilhado por outras pessoas. 

Invista em guest posts

Os guest posts são os chamados “artigos de convidados”. Ou seja, é quando você escreve um artigo para ser publicado em um site parceiro. 

No geral, a ideia é que você possa oferecer um conteúdo relevante e que contenha alguns links indicando para o seu site de forma natural durante o texto. Dessa forma, além de alcançar um novo público, você também gera alguns backlinks para suas páginas.

Neste sentido, outra possibilidade é a criação de conteúdos em co-marketing, que é quando duas empresas criam um material em conjunto e promovem em seus canais. Assim como nos guest posts, o ideal é inserir links para ambos os sites de forma natural no conteúdo.

Busque parceiros para links

Em um cenário ideal, todos os nossos bons conteúdos deveriam receber backlinks naturalmente. Mas a verdade é que isso não acontece sempre. Por isso, é importante ter algumas estratégias de SEO Off Page para conquistar esta rede de links externos.

Além dos guest posts, outra alternativa para isso é buscar parceiros para links externos. Por exemplo, imagine que você tem um conteúdo publicado sobre marketing digital que é muito interessante.

Sabendo que este conteúdo agrega valor, você pode encontrar parceiros na internet que falem sobre assuntos relacionados e oferecer este link como uma forma de complementar o artigo da outra pessoa.

No caso do nosso exemplo, você pode encontrar um artigo na internet que fale sobre “10 dicas para ter um e-commerce de sucesso”. Ao acessar este conteúdo, você percebe que uma destas dicas é investir em marketing digital. Entretanto, o autor do artigo não se aprofundou no assunto.

Então, você pode entrar em contato e sugerir um link para o seu conteúdo como uma forma de tornar a informação mais completa e relevante para o usuário.

Rejeite backlinks duvidosos

Como vimos, a rede de backlinks que aponta para o seu site são como votos de confiança de outros sites para o seu conteúdo, certo? 

Dessa forma, da mesma maneira que a indicação de sites de confiança geram um impacto positivo, a indicação de sites não confiáveis ou relacionados à spam pode passar uma referência negativa para as suas páginas.

Por isso, o ideal é acompanhar os links de SEO Off Page que o seu site recebe para garantir a confiabilidade da indicação. Para isso, você pode usar ferramentas gratuitas, como o Google Search Console, ou pagas, como o SEMRush.

Se houver um número pequeno de links nocivos, tente entrar em contato com o site e solicitar a remoção do link. Caso não consiga, o Google oferece uma ferramenta para rejeitar backlinks.

?  Confira o Guia do Google sobre a rejeição de backlinks duvidosos.

Redirecione links quebrados

Com o passar do tempo, é natural que algumas páginas do site deixem de existir, seja porque o conteúdo ficou desatualizado ou por não fazer mais sentido para a estratégia. O grande problema é que, se não houver redirecionamento, elas viram links quebrados e dificultam a experiência do usuário e o trabalho dos robôs do Google.

Isto porque quando os Googlebots chegam até um link quebrado — também conhecido como erro 404 — eles param o rastreamento da página e todos os backlinks que ela já recebeu são perdidos.

Error 404: Page not found
O ERRO 404 é um código que indica que a página não foi encontrada.

Por outro lado, quando você redireciona este link para uma outra página ativa dentro do site, o usuário, os bots e os backlinks da página excluída também serão redirecionados.

Ao contrário de grande parte das estratégias de SEO Off Page, em que dependemos de parceiros externos ao nosso site, a identificação de links quebrados pode ser realizada de forma 100% independente por meio de ferramentas como o Search Console e o SEMRush.

Qualquer link serve para SEO Off page?

Com tudo o que vimos, não há como negar: ter uma rede de links apontando para o seu site é fundamental para conquistar mais autoridade de domínio e, consequentemente, melhores posições nos resultados de pesquisa e mais tráfego orgânico.

Entretanto, vale lembrar que não adianta sair pedindo links para as suas páginas em todos os sites que você encontrar por aí. Afinal, não são todos os links que vão contribuir para a sua estratégia. Pelo contrário, alguns podem até prejudicá-la.

Por isso, aqui vão 3 fatores de rankeamento que você deve ficar atento quando o assunto é SEO Off Page:

Confiabilidade

O Google tem seu próprio critério para determinar se um site é ou não confiável. Para isso, ele considera fatores como:

  • segurança do domínio;
  • idade do site;
  • qualidade do conteúdo;
  • rede de backlinks.

Assim, o buscador tende a dar uma valorização maior para páginas que atendam estes critérios do que para as outras. Portanto, os backlinks oferecidos por sites confiáveis aos olhos do Google têm mais influência positiva do que os que vêm de outros sites.

Diversidade

O que vale mais para você: quantidade ou qualidade? Para os mecanismos de busca, 50 sites diferentes apontando para o seu conteúdo tem mais valor do que um mesmo site apontando 50 vezes.

Isto porque a primeira opção indica que você conquistou a confiança de diversos usuários, o que certifica a qualidade do conteúdo. Por outro lado, a segunda demonstra indícios de que você pode ter manipulado os links externos.

Contexto

Em uma estratégia de SEO Off Page é preciso que a linkagem aconteça de forma natural. Por isso, o mesmo princípio da diversidade se aplica ao contexto do link. 

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, o que valeria mais: um único link vindo de um portal de moda ou três de um site de turismo?

O fato é que os algoritmos do Google conseguem identificar o contexto do backlink. Ou seja, se aquele link realmente faz sentido dentro daquele conteúdo. Caso contrário, ele entende que também pode ter acontecido manipulação.

O mesmo vale para o texto-âncora da linkagem. Se o buscador identificar que o termo não tem relação com a página de destino, ele pode entender que aquilo prejudica a experiência do usuário e é apenas uma tentativa de manipular a linkagem externa.

Por isso, aposte em parcerias que realmente façam sentido para a sua marca e utilize textos-âncora coerentes com o conteúdo que você está indicando para o usuário.

Cuidado com o black hat!

Na tentativa de enganar os algoritmos do Google e acelerar os resultados de SEO Off Page, muitos sites acabam recorrendo a alternativas que são eticamente questionáveis para conquistar backlinks — o black hat SEO.

Algumas das principais ações neste sentido são:

  • link farms: sites criados exclusivamente para gerar links para outras páginas;
  • spam em comentários: postagem de links de forma automática em blogs, fóruns ou redes sociais;
  • links pagos: quando você paga para que outra pessoa faça um link para o seu site.

O problema é que, além de prejudicar a experiência do usuário com linkagens que não fazem sentido, estas práticas também são facilmente identificadas pelos mecanismos de busca. 

Assim, além de não alcançar o resultado esperado, os bots do Google poderão identificar a tentativa de fraude e aplicar punições que podem levar ao banimento do site dos resultados de pesquisa.

Estratégias de black hat vs estratégias de white hat
As estratégias de black hat podem levar um site a ser banido dos buscadores.

Quando o assunto é SEO Off Page, não existem atalhos. É preciso trabalhar duro e com comprometimento para conquistar os melhores resultados e a Agência Contato pode te ajudar neste desafio.

Fale agora com nosso consultor de marketing digital e saiba como podemos construir juntos uma estratégia de SEO para decolar o marketing da sua empresa em 2022! ?

Como fazer SEO On Page para alcançar as primeiras posições do Google?

SEO On Page: saiba como aparecer no topo do Google

Não é segredo que o tráfego orgânico gerado pelos mecanismos de busca é a melhor possibilidade de atrair visitantes para um site. Mas, para estar entre as primeiras posições de buscadores como o Google, é preciso investir no SEO On Page.

Assim como todas as técnicas de SEO, o On Page busca otimizar as páginas de um site para atender aos principais fatores de rankeamento dos mecanismos de busca. Entretanto, existem alguns detalhes próprios desta estratégia que podem decidir se as suas páginas estarão entre as primeiras ou entre as últimas posições.

Quer saber como otimizar o seu site para SEO On Page? Então, continue a leitura! No blog de hoje, preparamos um guia completo para você começar hoje a conquistar o seu espaço na primeira página do Google!

O que é SEO On Page?

Como sabemos, as técnicas de SEO, de maneira geral, estão relacionadas às estratégias de otimização de sites para melhorar o posicionamento de páginas nos buscadores e atrair mais visibilidade, tráfego e autoridade.

Neste sentido, o SEO On Page (em tradução “SEO na página”) são as técnicas de SEO aplicadas diretamente nas páginas do site para atender aos fatores de rankeamento do Google e oferecer a melhor experiência para o usuário.

Em resumo, o objetivo do SEO On Page é tornar o conteúdo o mais claro possível, tanto para os algoritmos do Google, quanto para os usuários.

Qual a diferença entre SEO On Page e SEO Off Page?

SEO On Page são todas as otimizações que podem ser realizadas dentro do próprio site com a intenção facilitar a indexação de páginas e melhorar a experiência do usuário.

Então, podemos dizer que algumas técnicas para isso são:

  • usar palavras-chaves;
  • otimizar o título da página;
  • usar heading tags;
  • otimizar imagens para SEO;
  • ter URLs amigáveis;
  • usar links internos.

Em contrapartida, SEO Off Page são todas as otimizações externas ao site. No geral, elas se baseiam na rede de links que apontam para as suas páginas e ajudam a criar autoridade do domínio.

Alguns dos pontos que o Google considera nesta estratégia são:

  • quantidade de backlinks;
  • qualidade de backlinks;
  • diversidade de backlinks;
  • menções on-line à marca;
  • buscas diretas pela marca no buscador.

Por que o SEO On Page é importante?

Atualmente existem mais de 1,9 bilhão de sites na Internet, cada um deles inserindo novas páginas on-line todos os dias. Não é difícil imaginar que os algoritmos dos buscadores têm um enorme trabalhado para rastrear, indexar e rankear todos esses conteúdos.

O SEO On Page tem a missão de organizar uma página para que estes algoritmos possam entender de maneira rápida e eficiente a relevância do seu conteúdo para a intenção de busca do usuário.

Assim, quanto mais rápido o seu conteúdo puder ser entendido e categorizado pelos robôs do Google, mais rápido — e em melhores posições — as suas páginas serão posicionadas. 

Por outro lado, se o conteúdo não estiver otimizado para SEO, nem o Google nem o usuário poderão chegar até o seu site. Ou seja, você fica invisível na internet e perde grandes oportunidades de negócio.

8 dicas de SEO On Page para conquistar a primeira página do Google

A verdade é que o segredo para conquistar a primeira página do Google pode ser mais simples do que parece:

Em resumo, grande parte destas questões podem ser resolvidas com uma boa estratégia de SEO On Page. Por isso, a seguir, listamos 10 dicas fundamentais para colocar em prática se você quiser estar entre as primeiras posições de qualquer buscador. Confira!

Defina uma palavra-chave estratégica

Definir uma palavra-chave estratégica significa escolher um termo que seja relevante para sua empresa e, principalmente, que tenha um volume de buscas adequado. Afinal, não adianta otimizar um conteúdo para determinada palavra-chave se ninguém pesquisar por aquele termo.

Pesquisa do termo "bloqueio no instagram" no Google.
No exemplo, a palavra-chave é “bloqueio no Instagram”, ou seja, o termo pode conter uma ou mais palavras.

Depois de identificar a palavra-chave ideal para determinada página, certifique-se de incluí-la em locais estratégicos para garantir que os robôs do Google possam identificar que ela é o foco do seu conteúdo:

  • na URL;
  • no título;
  • entre as 100 primeiras palavras do texto;
  • em ao menos um dos subtítulos;
  • entre as 100 últimas palavras do texto.

? Atenção! É importante escolher uma palavra-chave diferente para cada página para evitar que elas disputem entre si no rankeamento.

Considere a intenção de busca

A intenção de busca é aquilo que o usuário espera encontrar ao usar uma palavra-chave para fazer uma pesquisa nos mecanismos de busca. Geralmente, esta intenção pode ser:

  • navegacional: quando o usuário pesquisa diretamente por uma marca ou site;
  • informacional: quando o usuário procura por alguma informação;
  • transacional: quando o usuário pesquisa com intenção de compra.
Exemplos das intenções de busca do usuário no Google que podem chegar no site da Agência Contato.
Os visitantes podeme star em diversos estágios do funil e isso explica suas intenções de busca no Google, por exemplo.

Para os algoritmos do Google, a intenção de busca é ainda mais importante do que a palavra-chave isolada. Afinal, o grande objetivo dos buscadores é entregar uma uma resposta que atenda ao que o usuário deseja.

Dessa forma, quando você vai além da palavra-chave e entende qual é a intenção de busca da sua persona para aquele termo, é possível orientar a produção de conteúdo para oferecer a resposta que ela quer encontrar e posicionar seu site no topo dos resultados.

Escreva para SEO

Um ponto importante do SEO On Page está relacionado ao conteúdo do site. Nesse sentido, escrever para SEO significa escrever com um objetivo claro: oferecer a melhor e mais completa resposta para a dúvida do usuário.

Mais do que repetir palavras-chaves, é sobre escrever um conteúdo:

  • que traga informações relevantes;
  • seja original;
  • tenha fontes confiáveis;
  • seja claro e objetivo.

Além disso, existem alguns truques que podemos usar na hora de escrever para SEO que deixarão o conteúdo mais agradável aos olhos do usuário e também do Google:

  • usar termos relacionados à palavra-chave;
  • negritar a palavra-chave principal e demais termos importantes;
  • inserir listas e imagens durante o texto;
  • usar palavras de transição;
  • evitar frases e parágrafos muito longos;
  • usar CTAs (“call to actions” ou “chamadas para ação”).

Use uma title tag atrativa

Quando falamos de SEO On Page, a title tag é, provavelmente, uma das otimizações mais importantes de todas. Isto porque ela é o título que vai aparecer na página de resultados. Ou seja, provavelmente, é o primeiro contato que o usuário terá com o seu conteúdo.

Title tag da Agência Contaato no Google.
A title tag é o título que aparece na página de resultados do Google.

A title tag tem o objetivo de destacar a sua página e motivar o usuário a acessar o seu site e não os outros que aparecem como resultado da pesquisa. Por isso, ela deve ser precisa, informativa e, principalmente, persuasiva.

Então, para otimizar a title tag de uma página, certifique-se de:

  • resumir a promessa principal do conteúdo;
  • colocar a palavra-chave sempre à esquerda, assim ela será a primeira coisa que o usuário vai ver;
  • escrever até 65 caracteres para garantir que ela não seja cortada;
  • se possível, colocar o nome da sua empresa no final da tag.

Faça uma meta description

A meta description é uma breve descrição do seu conteúdo que aparece logo abaixo da title tag na página de resultados do Google. Apesar de não ser um fator de rankeamento, ela é fundamental para o SEO pois ajuda a despertar o interesse do usuário em clicar no link.

Meta description da Agência Contato no Google.
A meta description é um breve resumo do conteúdo que aparece logo abaixo da title tag.

Então, para otimizar a meta description de uma página, certifique-se de:

  • oferecer uma resposta breve para a intenção de busca;
  • despertar curiosidade sobre o conteúdo completo;
  • usar a palavra-chave pelo menos uma vez;
  • escrever até 140 caracteres para garantir que ela não seja cortada;
  • inserir uma chamada para ação no final da frase.

Mas, atenção! Nem sempre a meta description que você indicar será a que vai aparecer na página de resultados. Isto porque se os algoritmos entenderem que ela não é relevante o suficiente, eles podem selecionar outro trecho do conteúdo para ocupar este espaço.

Use heading tags

As heading tags são marcações que indicam a hierarquia de informações dentro de uma página. Dessa forma, podemos dizer que são os títulos e subtítulos usados para organizar o conteúdo e tornar a leitura mais fácil.

Nesse sentido, o “H1” é a indicação para o título principal da página, o “H2” são os subtítulos, os “H3” são tópicos dentro dos subtítulos e assim por diante.

O tópico “use heading tags”, por exemplo, é um H3 dentro do H2 “10 dicas de SEO On Page para conquistar a primeira página do Google”, dentro do H1 “Como fazer SEO On Page para alcançar as primeiras posições do Google?”.

Além de facilitar a escaneabilidade do texto e instigar o interesse do leitor, as heading tags também são maneiras de mostrar para os algoritmos os tópicos que a página aborda. Portanto, capriche no uso da palavra-chave e de termos relacionados!

Tenha uma URL amigável

Apesar de aparecerem também fora das páginas, as URLs estão entre as principais otimizações de SEO On Page porque são alteradas dentro do próprio site.

De maneira geral, uma URL amigável informa, em poucas palavras, o assunto principal da página tanto para os algoritmos quanto para o usuário. Portanto, ela deve ser curta, clara e objetiva.

URLs cheias de códigos e números além de parecerem spam, dificultam para que o Google entenda o contexto da página. Logo, dificultam também a sua indexação e rankeamento nos resultados de pesquisa.

Dessa forma, para otimizar a sua URL e torná-la mais amigável:

  • use a palavra-chave (pode ser até mesmo apenas ela);
  • evite números, códigos e caracteres especiais;
  • evitar usar muitas subcategorias na URL;
  • separe as palavras por “-”.
Exemplos de URL.
Uma URL amigável deve ser curta, clara e objetiva.

? Atenção! Escolha a URL de cada página com muita atenção pois, caso você decida alterá-la no futuro, a página perderá todo o tráfego que já conquistou e começará como uma nova página em uma nova URL.

Otimize as imagens para SEO

Não são só os conteúdos textuais que precisam ser otimizados para SEO On Page. Isso porque as imagens também têm grande valor para o rankemento no Google e devem ser tratadas com atenção.

Entretanto, o buscador não é capaz de “ler” as imagens como faz com os conteúdos em texto. Para entender o que ela representa, ele lê:

  • o texto alternativo: descrição da imagem que aparece caso ela não carregue;
  • a legenda: legenda da imagem dentro do texto;
  • o nome do arquivo: nome como a imagem foi salva no seu computador;
  • a URL da imagem
  • o contexto: palavras usadas antes e depois da imagem.

Por isso, todas estas informações devem ser claras, descritivas e conter a palavra-chave. Dessa forma, além de facilitar o trabalho dos robôs do Google, você também pode rankear a página no Google Imagens e conquistar mais uma fonte de tráfego orgânico.

Gif do personagem Bob Esponja acompanhado de um arco-íris escrito SEO.

E então, está preparado para desenvolver uma estratégia completa de SEO On Page para o seu negócio? Fale com o nosso consultor de marketing e saiba como a Agência Contato pode te ajudar nesta missão! ?

Como começar a gerar leads para o seu negócio?

Gerar leads: tudo o que você preicsa saber para qualificar os clientes do seu negócio!!

No marketing digital, saber como gerar leads é uma estratégia indispensável para o sucesso de um negócio. E para quem ainda não está por dentro deste conceito, leads são clientes em potencial, que já demonstraram algum interesse no que a empresa tem a oferecer. 

Mas como esse interesse é demonstrado? Por que eles são tão fundamentais? Como impactam as vendas? E quais são as dicas para gerar leads para uma empresa? Todas essas informações você irá conferir ao longo deste artigo. Vamos lá? ? 

O que são leads?  

Leads são consumidores em potencial que oferecem algum dado pessoal para a empresa, como nome, e-mail ou telefone. Esses possíveis clientes fornecem essas informações por estarem interessados no serviço ou para receberem alguma recompensa.  

De modo geral, os leads são pessoas que já tiveram o primeiro contato com a empresa, com maiores chances de se tornar cliente da mesma.  

Desta forma, podemos encará-los como uma grande oportunidade de negócio. Afinal, estes consumidores já conhecem a empresa e, por isso, basta uma boa estratégia para que se convençam a consumir o que ela tem a oferecer. 

Qual a diferença entre um visitante e um lead?

Porém, apenas conhecer a empresa não é suficiente para convencer o consumidor a comprar nela. Esta é a diferença entre o visitante e um lead. 

Enquanto o visitante está apenas de passagem pelo site, o lead já demonstrou um entusiasmo maior no que a página tem a oferecer.

Por isso, a interação por parte do consumidor é fundamental para que se avalie o interesse do mesmo. Em geral, essa interatividade se dá por meio da oferta de dados por parte do cliente. Esta ação o qualifica como lead e o diferencia de um simples visitante.

Em suma, podemos dizer que o visitante possui apenas um contato superficial com a empresa, ao passo que o lead já está mais envolvido no processo de jornada de compra

O que é um lead qualificado?

Contudo, a geração de leads não é suficiente para fechar um negócio. O que vai determinar isso é se o consumidor de fato tem interesse no que está sendo ofertado. Por isso, há diferença entre o lead e o lead qualificado.

O lead qualificado é aquele com maior potencial de efetivar o consumo. Isso ocorre porque o perfil deste cliente, assim como suas necessidades, combinam com o que a empresa proporciona.

No entanto, isso não significa que apenas este tipo específico de consumidor irá efetuar a compra. Mas sim que eles tendem a se converter mais facilmente. 

O que é lead scoring?

Se existem tipos diferentes de leads, é necessário saber como classificar cada um deles. 

Para isso existe o lead scoring, um método que organiza os clientes em potencial por nível de engajamento.

Essa organização se dá por meio de pontos. Assim, os leads qualificados são os que obtêm maior pontuação nesta escala. Em contrapartida, aqueles que não atendem ao perfil da empresa ficam mais atrás.

Conhecer as características dos leads é fundamental para estabelecer um lead scoring. Também é importante saber até onde vai a curiosidade do cliente. Uma maneira de avaliar isso é saber não só se ele acessou o site, mas o seu comportamento dentro dele.

No fim das contas, o lead scoring é uma forma de estabelecer prioridades. Com esta técnica a equipe de marketing e vendas não precisará entrar aleatoriamente em contato com os consumidores. Assim é possível dar mais atenção a quem tem maior potencial de concluir o processo de vendas.

Por que é tão importante gerar leads?  

Agora que você já sabe o que são leads, está na hora de descobrir porque esta estratégia é fundamental para o seu negócio. Para começar, nem todo potencial cliente está disposto a consumir algo. Aliás, a maioria não está querendo comprar nada. Ao gerar leads, a empresa vai despertando este interesse do consumidor, o convencendo a se tornar, de fato, um cliente. 

Imã atraindo clientes em potencial para um negócio.
Gerar leads é uma estratégia importante no marketing digital.  

Com os dados coletados na geração de leads, a empresa cria um vínculo com o consumidor, pelo qual é possível avaliar o nível de interesse que cada um demonstra nos serviços e produtos oferecidos.  

Além disso, ao saber o perfil dos leads é possível criar uma estratégia de marketing que contemple estes clientes em potencial, individualizando os seus desejos e as suas necessidades. 

E como gerar leads?

De nada adianta saber a importância de gerar leads, se não souber táticas eficazes para alcançar este objetivo. Por isso, a empresa deve estar disposta a aplicar técnicas de Inbound Marketing no seu ambiente digital, para que assim mais consumidores sejam atraídos.

Em tradução literal, o Inbound Marketing significa “marketing de atração”. Esta metodologia consiste em táticas que atraem o cliente, despertando o interesse dele com a marca.  A partir disso, são os consumidores que entram em contato com a empresa, e não vice-versa como ocorre no marketing tradicional.

Em geral, a aplicação destes métodos são fundamentais para as empresas ampliarem sua presença digital e conseguirem a geração de leads qualificados. 

5 dicas para gerar leads qualificados

Sabendo o que são leads e a importância deles para uma estratégia de marketing digital bem sucedida, vamos a algumas dicas que irão te ajudar na geração de leads qualificados. 

Confira abaixo: ⬇

Defina sua persona  

Para começar a gerar leads qualificados, o ideal é que a empresa crie uma persona que reúna as principais características do seu público.  

E para quem não sabe, a persona é um personagem que representa o cliente ideal da empresa. Dessa forma, suas características se baseiam nos atributos dos clientes.  

Vamos a um exemplo? Uma empresa cuja maioria das clientes são mulheres solteiras, com filhos, acima dos 40 anos de idade e moradores de grandes centros urbanos, pode criar a seguinte persona: 

  • Nome: Maria Aparecida; 
  • Idade: 43 anos; 
  • Local: Belo Horizonte – MG. 
  • Estado civil: casada e mãe de 2 filhos. 

Pronto! Apesar da Maria Aparecida ser apenas uma representação fictícia, este perfil consegue contemplar diversos clientes da empresa.  

A criação da persona ajuda a organização a saber mais do perfil do cliente. Desta forma, é possível criar uma estratégia adequada para gerar leads

Crie conteúdo de qualidade  

Outra técnica que ajuda na geração de leads é a criação de conteúdo, mas não qualquer conteúdo. O ideal é a criação de materiais de qualidade, que agreguem algo ao possível consumidor. Afinal, o cliente está exposto a milhões de informações e, por isso, é preciso saber de destacar. 

Logo, focar na qualidade, no que é diferente e no  que traz valor tem muito mais eficácia para gerar leads. Mas atenção: criar conteúdo não é apenas falar sobre a empresa e seus serviços, mas apontar coisas que o cliente pode estar interessado em saber. 

Ofereça materiais ricos 

Dando continuidade as dicas para gerar leads qualificados, é importante que a empresa não se contente em oferecer qualquer coisa em troca dos dados dos clientes. O melhor é oferecer um material rico, para que o consumidor se sinta atraído. 

Entre estes materiais podemos citar e-books, planilhas e outros conteúdos que podem contribuir na vida e na rotina do cliente.

Atualmente está muito em alta oferecer este conteúdo mais elaborado por meio das landing pages, uma página criada justamente para esse objetivo.

Otimize seu conteúdo para SEO 

Para gerar leads é importante que as pessoas acessem o site da empresa. Afinal, ninguém se torna cliente do que não conhece. 

Certamente uma das estratégias mais eficazes para divulgar materiais online é fazer com que o Google ache o conteúdo de forma fácil. Mas para que isso seja possível é necessário investir em serviços de SEO.

O SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization (otimização para motores de busca). Ela nada mais é do que um conjunto de técnicas que ajudam a deixar um site bem posicionado nas páginas de busca. 

Ao aplicar estratégias de SEO, uma página tende a ficar bem colocada, atraindo mais usuários da rede. Assim, cria-se uma oportunidade de apresentar a empresa para pessoas interessadas no assunto, que podem se converter em consumidores. 

Entre as técnicas mais utilizadas de SEO, sem dúvida, estão a utilização de palavras chaves, a criação de conteúdos relevantes e a elaboração de um texto fácil de ler

Transforme clientes em promotores

Além de atrair novos possíveis consumidores, também é importante que a empresa mantenha uma ótima relação com os clientes já convertidos. Este vínculo, além de proporcionar uma fidelização do consumidor, irá fazê-lo virar um promotor da marca. 

Ao transformar clientes em promotores, o negócio ganha uma propaganda eficaz. Isso porque a opinião positiva de alguém que já consumiu um produto é muito relevante para a credibilidade da empresa.

Para que isso aconteça é importante que eles tenham a melhor experiência possível. Investir em bom atendimento, resolver problemas de forma rápida e eficaz e ouvir o que o cliente tem a dizer são estratégias fundamentais para a manutenção da credibilidade de um negócio.

Coiote, personagem do Loney Tunes, com imã amarrado na barriga.
Agora você já sabe como gerar leads qualificados para a sua organização!

Esperamos que com o texto de hoje você tenha entendido como gerar leads é importante para qualquer estratégia de marketing digital. Agora, se você quer saber mais sobre o assunto, te convidamos a acessar o blog da Agência Contato. ?

Como atrair e converter mais clientes com o funil de Inbound Marketing?

Funil de Inbound Marketing: como atrair e converter mais clientes?

É fato: não existe mais espaço para publicidade invasiva. Se você quer oferecer um produto ou serviço na internet, é preciso fazer com que as pessoas interessadas cheguem até você, não o contrário. E o funil de Inbound Marketing é a melhor maneira para isso.

Em tradução livre, o termo Inbound Marketing quer dizer Marketing de Atração. Assim, o princípio desta estratégia é justamente este: atrair uma pessoa que esteja interessada no seu produto ou serviço para torná-la um potencial cliente.

Essa atração acontece principalmente por meio da entrega de conteúdo de valor em um blog ou site. A partir daí, é preciso realizar um trabalho de relacionamento para fazer com que este possível cliente percorra o funil e chegue até o momento da decisão de compra.

Quer saber mais sobre como utilizar esta estratégia para captar leads realmente qualificados e aumentar os resultados da sua empresa? Então, continue a leitura! No artigo de hoje, vamos apresentar quais são e como trabalhar as 4 etapas do funil de Inbound Marketing!

Atração

Atrair potenciais clientes é a primeira missão do funil de Inbound Marketing.

Assim, o propósito desta estratégia é simples: ao invés de gastar tempo e recursos à procura de pessoas que podem nem estar interessadas no seu produto ou serviço, você constrói um conteúdo de qualidade capaz de atrair pessoas que já têm interesse no assunto e que são mais propensas a percorrer o funil e se tornarem clientes.

Nesse sentido, as principais formas de atrair público qualificado são:

Blogs

Blogs corporativos são um dos pilares do Marketing de Conteúdo. Dessa maneira, também são fundamentais na construção da estratégia de Inbound Marketing.

No geral, eles são páginas da internet utilizadas para compartilhar informações. No caso das empresas, eles têm o objetivo de esclarecer dúvidas do público-alvo para ganhar a confiança do usuário e transformá-lo em um cliente no futuro.

Assim, quando um potencial cliente pesquisar sobre determinado assunto relacionado ao seu nicho, o seu blog poderá aparecer como a melhor resposta para aquela dúvida. A partir daí, este usuário tem o primeiro contato com a sua empresa como referência no assunto.

SEO

De nada adianta produzir um conteúdo de qualidade para o seu blog se ele não puder ser encontrado, certo? De acordo com um estudo da Ahrefs, cerca de 90% de tudo o que está na internet não recebe tráfego por falta de uma estratégia adequada de SEO. 

Por isso, o SEO é parte fundamental para garantir a atração no funil de Inbound Marketing. Afinal, mesmo quando consideramos os 10% de conteúdo que recebem tráfego, vale lembrar que os 5 primeiros resultados do Google geram aproximadamente 70% do tráfego de uma palavra-chave.

Ou seja, não basta aparecer, é preciso estar nas primeiras posições do buscador para atrair mais pessoas. E, para isso, é preciso seguir algumas boas técnicas de SEO.

Nesse sentido, algumas dicas básicas são:

  • utilizar palavras-chaves estratégicas;
  • garantir a legibilidade do conteúdo;
  • usar URLs amigáveis;
  • usar imagens;
  • ter uma boa velocidade de carregamento;
  • otimizar o site para dispositivos móveis;
  • criar títulos e descrições com técnicas de copywriting.

Mídias sociais

Outra ferramenta com grande potencial para atrair o público para o funil de Inbound Marketing são as redes sociais. Sem dúvida, ter uma presença online consistente passa pela criação de uma página nessas plataformas.

As redes sociais aumentam a facilidade e a efetividade do compartilhamento de conteúdo na internet. Isto porque ela atinge muitas pessoas e possui um formato propício para a interação, o que contribui para atrair seguidores e gerar engajamento.

Entretanto, é válido lembrar que a linguagem utilizada nestas plataformas deve ser um pouco diferente daquela que é utilizada, por exemplo, em seu blog corporativo. 

Nas redes sociais as pessoas querem se conectar com outras pessoas, não com empresas. Por isso, a abordagem nesses ambientes deve ser mais pessoal para conseguir criar uma relação de proximidade e intimidade com potenciais clientes.

Conversão

Depois de atrair um grande número de potenciais clientes, é hora de começar a afunilar a lista e selecionar apenas as pessoas com real interesse em adquirir o seu produto ou serviço com a sua empresa para seguir no funil de Inbound Marketing. Este é o momento que chamamos de conversão.

De maneira simples, converter significa que o visitante concorda em fornecer seus dados pessoais, como nome e e-mail, para a sua empresa em troca de um conteúdo qualificado, como um e-book, que poderá ajudá-lo a resolver uma dor ou um problema. 

Uma vez que o usuário ofereça os seus dados e dê o direito para que vocês iniciem um relacionamento, ele já não é mais apenas um visitante. Pois depois de demonstrar interesse no que você tem a oferecer, ele se torna um lead e começa a percorrer a jornada de compra.

Jornada de compra: de visitantes a leads, oportunidades e, finalmente, clientes.
A jornada de compra é o caminho que o usuário percorre até se tornar um cliente.

Algumas das principais maneiras de converter visitantes em leads são:

Landing pages

Em tradução literal, o termo landing page significa “página de destino”. Na prática, são páginas simples, com poucos elementos que possam distrair a atenção do usuário e um único objetivo a ser cumprido: a conversão de visitantes em potenciais clientes.

Assim, estas páginas buscam explorar um problema do usuário e trazer uma copy chamativa oferecendo uma proposta de solução. Mas, para ter acesso a este material, o visitante precisa fornecer informações pessoais, como uma troca.

Um exemplo de landing page é quando você oferece seus dados para baixar nosso e-book sobre planejamento de social media

Neste momento, descobrimos o seu interesse em utilizar as redes sociais para vender o seu produto ou serviço. Então, podemos levar o nosso relacionamento para o próximo nível do funil de Inbound Marketing, onde podemos oferecer o nosso serviço relacionado a este mercado.

CTA

CTA é a sigla para call-to-action. Em tradução, o termo significa “chamada para ação” e representa exatamente isto: um convite direto para que o usuário tome a ação que você deseja, que é aceitar a oferta da landing page.

Dessa forma, a escrita de um CTA precisa ser chamativa, persuasiva e ter um alto contraste com os outros elementos da página: os olhos do usuário precisam estar nela.

Além disso, vale também apostar no uso de gatilhos mentais — como o da escassez: uma oferta que estará disponível apenas nos próximos 30 minutos — para persuadir o visitante e influenciar a tomada de decisão. 

CRO

CRO é a sigla para  “Conversion Rate Optimization” ou, em português, “otimização de conversão”. De maneira simplificada, a ideia é melhorar os resultados de conversão que você tem em uma determinada página.

Se você tem uma landing page que recebe um tráfego de 100 pessoas por dia, por exemplo, e apenas 5 delas realizam a ação indicada no CTA, a sua taxa de conversão é de apenas 5%.

Nesse sentido, as estratégias de CRO têm foco não em atrair mais tráfego, mas em fazer com que mais pessoas dentro dessas 100 cumpram o CTA.

Para isso, é preciso fazer uma análise detalhada para entender quais estratégias da sua página não estão dando certo e fazer testes de otimização para encontrar o modelo que mais converte seus visitantes. 

Relacionamento

Mesmo depois de transformar visitantes em leads, o fato é que nem todas estas pessoas vão estar com objetivo de fechar o negócio naquele momento. Os leads podem estar interessados na sua empresa e, ainda assim, estarem em momentos diferentes na jornada de compra.

Estrutura do momento de compra do mercado.
Momento de compra do mercado definido por  Chet Holmes, autor do livro “The Ultimate Sales Machine”.

No geral, a jornada de compra de um potencial cliente começa com o reconhecimento de um problema, passa pela descoberta de um produto, consideração da solução para só depois terminar, de fato, com decisão de compra.

Por isso, é importante manter um relacionamento para identificar qual é o estágio em que o lead se encontra e fazer com que eles avancem na jornada e passem para a próxima etapa do funil de Inbound Marketing.

Algumas formas de identificar este cenário são:

Email marketing

Apesar de algumas pessoas acharem que o e-mail está fora de moda, ele continua sendo muito importante no Marketing Digital. Isto porque, por meio dele, é possível estimular o interesse dos leads em percorrer a jornada de compra.

Em resumo, existem dois tipos de e-mail marketing: os promocionais e as newsletters. 

Enquanto os e-mails promocionais buscam promover ofertas e oportunidades de compra, as newsletters são periódicas e podem trazer diferentes tipos de conteúdo, dos informativos aos promocionais.

Dessa forma, o e-mail marketing pode se tornar uma grande ferramenta para fazer a gestão dos leads e mantê-los interessados na sua marca durante todo o funil de Inbound Marketing.

Nutrição de leads

A nutrição de leads consiste em manter um relacionamento com os leads para engajá-los a percorrer o funil de Inbound Marketing.

Esse relacionamento deve ter uma base educativa. Ou seja, o potencial cliente deve receber conteúdos que tenham relação com o assunto que já demonstrou interesse e que estejam de acordo com o seu momento na jornada de compra.

Manter este contato por um tempo aumenta a taxa de conversão a médio e longo prazo. Isto porque, se o lead demonstrou um interesse inicial em seu produto, com um trabalho efetivo de nutrição, em algum momento ele estará pronto para efetivar a compra. 

Automação de marketing

No geral, quanto maior o número de potenciais clientes, maior a dificuldade em manter a personalização no contato. Por isso, a automação de marketing é uma forma de realizar a nutrição de leads de forma escalável. 

Como o próprio nome indica, o termo pode se referir a qualquer processo automatizado a partir do uso de tecnologia. No funil de Inbound Marketing, esta tarefa pode ir desde a automatização do relacionamento por e-mail até o uso das redes sociais.

O principal objetivo com a automação de marketing é acelerar o processo de decisão de compra do cliente. Entretanto, mesmo após o negócio esta é uma boa estratégia para estimular a retenção e a recomendação do produto ou serviço.

Vendas

Depois de atrair, converter e se relacionar com os seus leads, chegou a hora de finalmente vender o seu produto ou serviço.

Neste momento, algumas empresas usam ferramentas de e-commerce dentro do próprio site. Mas, em outros casos, é necessário estabelecer o contato orgânico entre o vendedor e o cliente.

De forma geral, quanto maior o preço do produto, mais complexo é o processo para fechar a venda. Dessa forma, produtos mais caros exigem um trabalho de nutrição de leads mais próximo e elaborado para chegar ao estágio final do funil de Inbound Marketing.

A seguir listamos alguns tópicos importantes para te ajudar a tornar uma oportunidade de negócio em um negócio fechado. Confira!

Lead scoring

Em tradução literal, o termo “lead scoring” quer dizer “pontuação de leads”. Nesse sentido, o papel desta ferramenta é pontuar cada lead de acordo com a probabilidade dele fechar o negócio.

Para isso, o lead scoring se baseia em dois eixos de análise: perfil e interesse.

No perfil, ele analisa as informações pessoais do lead para entender o potencial dele se tornar um cliente. Já no interesse, interpreta o comportamento do usuário com os canais e conteúdos oferecidos para determinar a sua posição na jornada de compra.

Assim, com estas informações em mãos, é possível encaminhar para a equipe de vendas apenas os leads que estão realmente em momento de compra. Isto aumenta a performance do time e potencializa o resultado final da empresa, que vai evitar o investimento de tempo e recursos em leads que ainda não estão prontos para fazer negócio.

CRM 

CRM é o termo em inglês para “gestão de relacionamento com o cliente”. Na prática, trata-se de um software para organizar, metrificar e guardar o histórico de todas as negociações do vendedor com o cliente durante a jornada de compra.

Dessa forma, os dados sobre o relacionamento com o potencial cliente não ficam mais espalhados em lugares diferentes. Um software de CRM atua para criar e gerenciar um compilado de informações que facilita o trabalho da equipe de vendas.

Assim, é possível garantir um processo mais completo, personalizado e eficiente de atração, conversão, retenção e satisfação dos seus leads.

Agora que você já sabe quais são as etapas do funil de Inbound Marketing, chegou a hora de colocar em prática tudo o que aprendeu neste artigo.

Está pronto para começar a sua estratégia? Então, fale agora com um especialista em marketing digital da Agência Contato e saiba como podemos ajudar a decolar os resultados do seu negócio em 2022! ?

Novas atualizações do Instagram: o que muda em 2022?

Novas atualizações do Instagram: o que muda em 2022?

Se você está entre os 4,2 bilhões de usuários que usam as redes sociais você já ouviu falar sobre as novas atualizações do Instagram, certo? Mas você já entendeu o que vai mudar na prática?

O ano de 2022 chegou prometendo muitas coisas no mercado do marketing digital. E neste momento, todos os olhos estão voltados para o Instagram. Isto porque o head da plataforma, Adam Mosseri, publicou sobre diversas atualizações que veremos na rede social este ano.

Como sabemos, as atualizações do Instagram sempre trazem novidades que podem — e devem — ser incorporadas no planejamento de marketing de empresas. Por isso é fundamental acompanhar as novas tendências dessa rede social.

Ficou interessado? Então, prepare um bloco de notas para anotar tudo, porque dessa vez a equipe do Mark Zuckerberg preparou alterações importantes na plataforma! ?

Três opções de feed

Hoje, o feed do Instagram é organizado por meio de algoritmos que mostram para o usuário publicações personalizadas baseadas nos perfis seguidos e nas recomendações da plataforma.

Entretanto, uma das novas atualizações do Instagram para 2022 é a inclusão de três formatos diferentes de feed para a escolha do usuário: Home, Favoritos e Seguindo.

Embora ainda não haja uma data oficial para a mudança, algumas pessoas já foram escolhidas para testar a novidade. Até o final do primeiro semestre, a atualização já deve estar disponível para todos.

Assim, a partir dos próximos meses, os novos modelos de feed do Instagram serão:

Home

O modo Home é parecido com o que conhecemos hoje. No geral, ele continua baseado nas escolhas do algoritmo para casa usuário.

Dessa forma, o Instagram irá apresentar o feed com a seleção de postagens que ele entende ser mais relevante de acordo com os perfis que o usuário segue e interage. 

Favoritos

Neste modo, o usuário verá todas as publicações das contas que ele definiu como favoritas no Instagram.

Essa é uma ótima opção para quem está interessado em ver apenas as postagens dos amigos mais próximos ou dos criadores de conteúdo que acompanha com frequência.

Seguindo

No “Seguindo”, o Instagram retorna às origens e volta a mostrar as publicações dos perfis que você segue em ordem cronológica. Ou seja, das mais recentes para as mais antigas.

O feed cronológico é uma das principais novas atualizações do Instagram.
Chega de algoritmos! Em breve, o usuário poderá acompanhar as publicações no Instagram em ordem cronológica.

Quando foi criado, em 2010, este era o modo de funcionamento da plataforma. O topo da linha do tempo era sempre da publicação mais recente entre as pessoas que você seguia. 

Foi apenas em 2016 que a rede passou a adotar o feed por engajamento. Na época, a decisão gerou polêmica entre os usuários.

Assim, a volta ao feed cronológico representa uma experiência mais orgânica do usuário na plataforma, com menos influência dos algoritmos do grupo Meta

Afinal, como funciona o algoritmo do Instagram?

Falamos muito sobre o algoritmo nas novas atualizações do Instagram, mas a verdade é que nem todo mundo sabe como ele realmente influencia no feed da plataforma. Por isso, aqui vai um breve resumo:

O algoritmo do Instagram procura identificar as publicações das pessoas que os usuários mais interagem para exibir primeiro no feed.

Depois disso, a inteligência artificial (IA) analisa uma série de critérios para definir quais conteúdos aparecerão em seguida:

  • informações sobre a postagem: dados como número de curtidas, comentários, salvamentos, localização e horário;
  • informações sobre o produtor: análise das suas últimas interações com o perfil que publicou o conteúdo;
  • atividades do usuário: uso de IA para identificar os interesses do perfil e classificar qual conteúdo deve ser priorizado. 

O foco está no vídeo

No ano passado, o head do Instagram anunciou que a rede deixou de ser uma plataforma de fotos. A mudança foi, principalmente, uma resposta à ascensão dos vídeos curtos do TikTok que se tornaram o modelo de conteúdo mais popular entre a geração Z.

Nesse sentido, a próxima nova atualização do Instagram anunciada é que, em 2022, o foco do aplicativo estará 100% na produção e entrega de conteúdos em vídeo. Assim, podemos esperar que o Reels se consolide de vez na plataforma. 

O Reels está entre os principais focos do Instagram em 2022.
O Reels ficará cada vez mais forte: o espaço de vídeos do Instagram deve ganhar mais investimentos em 2022.

Mais segurança nas mensagens

Outro ponto citado por Mosseri no vídeo sobre as novas atualizações do Instagram para esse ano diz respeito ao aumento da segurança para as mensagens enviadas entre os usuários. 

O WhatsApp, outro produto do grupo Meta, oferece um sistema de criptografia nas mensagens. Ao que tudo indica, o Instagram seguirá o mesmo caminho em 2022. 

Segundo Mosseri, as mensagens são uma das principais maneiras em que as pessoas se comunicam na atualidade. Por isso, a segurança dessas informações se torna cada vez mais uma prioridade entre as plataformas sociais da internet.

Dessa forma, a intenção é transformar o Instagram em um lugar mais seguro e transparente para as pessoas se conectarem com seus amigos e conversarem sobre seus interesses em comum.

Incentivo aos criadores de conteúdo

Não há como negar: nenhuma rede social seria relevante sem o trabalho e a contribuição dos criadores de conteúdo. Por isso, o incentivo para que essas pessoas produzam mais material é um dos objetivos do Instagram para 2022.

A partir desse ano, haverá novos produtos de monetização na plataforma. Assim, o Instagram pretende ajudar os criadores a ganhar mais dinheiro produzindo conteúdo para a rede social. 

Mas, calma! Ainda não revelaram a data de lançamento e as formas de funcionamento desses produtos. O que sabemos é que a equipe do Instagram revelou estar empolgada com as mudanças que estão vindo por aí!

Ferramentas de controle parental

No último mês de setembro, o grupo Meta anunciou a interrupção do Instagram Kids. No lugar, foi anunciado uma série de ferramentas de controle parental para a segurança de crianças e adolescentes na plataforma. 

Dessa forma, os novos recursos, que serão criados em breve, permitirão que os pais supervisionem as contas de seus filhos que possuem entre 13 e 18 anos de idade. Essa função já existia na ferramenta anterior.

Embora esses recursos sejam opcionais, eles irão possibilitar que os responsáveis moldem a experiência das crianças no aplicativo. Além disso, a plataforma também disse que pretende lançar uma uma abordagem mais rígida em seu algoritmo em relação ao que recomenda aos adolescentes no aplicativo.

Portanto, a partir dos próximos meses, o Instagram vai:

  • impedir que usuários marquem adolescentes que não os seguem;
  • direcioná-los para tópicos diferentes caso eles estejam em um mesmo assunto por um longo tempo;
  • lançar um recurso que sugere que o adolescente faça uma pausa após um longo tempo utilizando a plataforma.

Além disso, vale lembrar que o Instagram vai continuar bloqueando contas que realizem atividades suspeitas ou obscenas.

Reels Visual Replies

Mais uma das novas atualizações do Instagram inspirada no TikTok é o Reels Visual Replies. Com esta nova ferramenta, os usuários poderão responder comentários de um Reels com outro Reels, assim como acontece na concorrente chinesa. 

Dessa forma, os vídeos curtos e verticais poderão se tornar ainda mais interativos. Pois, segundo a plataforma, essa função permite uma maior proximidade entre os usuários. Logo, é também uma nova forma de conquistar engajamento no Instagram.

Incorporação de perfil

Outra das novidades do aplicativo para 2022 é a possibilidade de incorporar os perfis em sites fora do Instagram. Essa nova ferramenta permite que usuários insiram miniaturas de sua conta em portais externos à plataforma.

Mas como isso vai funcionar? Esse vai ser um recurso muito útil para empresas e profissionais que utilizam o Instagram como portfólio. Afinal, a partir de agora, eles poderão integrar os seus perfis em blogs corporativos e em sites similares.

Atualizações de 2021 que você pode ter perdido

O Instagram já ensaia uma nova fase desde 2021. Por isso, durante o ano passado, várias mudanças já começaram a acontecer. 

Confira um resumo caso você tenha perdido alguma delas:

O fim do “arraste para cima”

Você com certeza já ouviu um influencer dizendo o famoso “arraste para cima”. A ferramenta servia para direcionar os seguidores para uma página fora do Instagram. Entretanto, o era recurso exclusivo para pessoas com mais de 10 mil seguidores. 

A questão é que você dificilmente vai ouvir essa frase mais uma vez dentro da plataforma.

Isto porque o Instagram substituiu a ferramenta por uma nova forma de inserir links nos stories. Mas o novo recurso, além de aumentarem a possibilidade de interação com a audiência, também está disponíveis para todos os usuários, independente do número de seguidores.

Figurinha “Use a sua”

A figurinha “Use a sua” permite que os usuários criem correntes de fotos nos stories. Assim, quando alguém posta um storie utilizando a figurinha “Use a sua”, outras pessoas podem clicar no sticker para continuar a corrente e gerar mais engajamento.

A figurinha "use a sua" é uma ferramenta para criar correntes no Instagram.
“Use a sua”: uma nova forma de interagir e gerar engajamento no Instagram.

Provavelmente você já viu e já deve até ter usado esse recurso. “Poste uma foto do seu cachorro”, “poste 4 fotos com cabelos diferentes” e “poste uma foto do início do ano e uma de agora” foram algumas das correntes que bombaram na plataforma em dezembro de 2021.

Para criar uma dessas, basta clicar no ícone de figurinha nos stories, selecionar a opção “Use a sua”, inserir a descrição da sua corrente e compartilhá-la com os seus seguidores.

Posts colaborativos

Os posts colaborativos são outra das novas atualizações do Instagram em 2021 e que pode ser um recurso muito interessante para empresas que fazem parcerias. 

A nova ferramenta permite que uma única publicação tenha mais de um autor. Dessa forma, o conteúdo é exibido no perfil dos dois autores, entregue para os dois públicos e as interações, como curtidas e comentários, são somadas.

Para fazer um post colaborativo, você deve selecionar a opção “convidar colaborador” na hora de marcar alguém em uma foto. Então, uma notificação aparecerá para a pessoa convidada para que ela aceite o convite.

Post colaborativo entre a influenciadora Virgínia e a marca Linea Alimentos.
O recurso de posts colaborativos é uma excelente ferramenta para parcerias com influenciadores.

Música nas publicações do Feed

Outra novidade de 2021 foi a possibilidade de inserir músicas nas fotos do feed. Com isso, o recurso que já estava disponível para os stories e para o Reels também chegou para publicações na linha do tempo. 

Dessa forma, é possível inserir trechos musicais de até 90 segundos nas imagens utilizando o catálogo de faixas e artistas disponíveis no aplicativo.

Como as marcas podem se adaptar a esta nova fase do Instagram?

Chega de comprar seguidores, participar de grupos de engajamento ou fazer sorteios no Instagram da sua empresa para alcançar mais público. Para crescer na rede de maneira sustentável é preciso estar atento aos sinais que a plataforma dá.

Com as novas atualizações do Instagram o que podemos ver é que a rede quer oferecer cada vez mais controle para o usuário da sua própria experiência na plataforma. 

Por isso, é preciso trabalhar um bom storytelling embasado por um bom plano de marketing de conteúdo para que as pessoas queiram te acompanhar e seguir as suas publicações.

Além disso, lembre-se: quando o Instagram lança uma nova ferramenta, ele prioriza a entrega de conteúdo das pessoas que usam essa ferramenta. Portanto, explore todas as atualizações assim que elas ficarem disponíveis para a sua conta.

Para fechar, um guia rápido das oportunidades que você não pode deixar passar:

  • aposte em vídeos para o Reels! O Instagram está investindo nessa categoria e o público está cada vez mais engajado nesse tipo de formato;
  • assim que a atualização chegar ao Brasil, incorpore o perfil do Instagram da marca no seu site;
  • crie correntes por meio da figurinha “Use a sua”, convidando os seguidores a postarem fotos relacionadas ao seu produto ou serviço;
  • crie posts colaborativos com empresas, influencers e marcas parceiras da sua organização.

As novas atualizações do Instagram mostram que o marketing digital não pode parar. Você está pronto para acompanhar as tendências? 

Fale agora com o consultor de marketing da Agência Contato e saiba como podemos ajudar sua empresa a decolar em 2022! ?

SASC CM: performance e fluxos automatizados para geração de leads em uma plataforma SaaS

A Fencom é uma federação de cooperativas médicas com milhares de cooperados em grandes estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Alagoas. Recentemente, a Federação decidiu iniciar um novo projeto: o SASC CM.

O SAS CM é uma plataforma SaaS de gerenciamento de clínicas e consultórios médicos. Para este serviço, não existe limite geográfico ou público: qualquer clínica e consultório é um potencial cliente.  

Mas, assim como para qualquer serviço que seja novo no mercado, é preciso estratégia para garantir o sucesso do projeto. Pensando nisso, a Fencom procurou a Agência Contato para cuidar do lançamento do SASC CM.

Para garantir que fossem alcançados grandes resultados, era preciso desenvolver um projeto de marketing completo e baseado nos seguintes objetivos:  

  • Lançar, divulgar e promover vendas do software SASC CM, no primeiro momento, apenas para as cooperativas filiadas à Fencom e, no futuro, para o público externo;
  • Elaborar uma estrutura de captação e nutrição de leads para apoiar o setor marketing e vendas da Fencom e do SASC CM;
  • Aumentar vendas para clientes internos;  
  • Aumentar fluxo de vendas para novos clientes (externos);
  • Fortalecimento de marca.  

Mas, para garantir o sucesso deste planejamento, era preciso lidar com um desafio: o público. A seguir, vamos contar como o nosso time de especialistas lidou com esta situação desenvolvendo uma estratégia personalizada para o SASC CM. Confira!

O desafio do público 

Assim como grande parte dos serviços SaaS, o grande desafio do SASC CM era vencer a barreira do público. E, neste cenário, tínhamos dois grupos:  

  • Médicos, proprietários, diretores e gestores de clínicas e consultórios: pessoas que, no geral, não encontram tempo para pensar sobre este serviço;
  •  Secretárias: pessoas que, geralmente, estão confortáveis utilizando sistemas menos completos, porém já conhecidos. 

Neste cenário, identificamos que a persona do SASC CM deveria focar nas secretárias, já que elas teriam o poder de influenciar a decisão do primeiro grupo de adquirir ou não um novo software para a clínica.

Para lidar com este desafio, a Agência Contato desenvolveu uma solução em três frentes de atuação: estruturação do site, estratégias de fundo de funil e fluxo automatizado para nutrir a base.

Solução 1: Estruturação do site

O primeiro passo foi fazer um estudo de mercado para analisar como os concorrentes se posicionavam. Neste cenário, percebemos que já existiam diversas marcas estabelecidas e diferentes tipos de opção no segmento de softwares para gerenciamento de clínicas.

Assim, não seria fácil fazer com que o SASC CM encontrasse o seu espaço no mercado. Ainda que a iniciativa estivesse ligada a uma instituição referência no segmento médico, como a Fencom.  

Por isso, era preciso criar um diferencial para a nossa estratégia. E a resposta para este desafio começou a partir da criação de um site bem estruturado, que apresentasse o produto, suas soluções e vantagens em relação à concorrência

Isto foi o que baseou toda a criação do site do SASC CM: 

Solução 2: Estratégias de fundo de funil

O mercado de soluções SaaS para gestão de clínicas médicas já é consolidado na Internet. Ou seja, não foi preciso educar o público, pois já existia uma demanda formada para o serviço. 

Por isso, nossa estratégia foi ir direto ao ponto, apresentando as soluções e os diferenciais do SASC CM perante o mercado. Para isso, buscamos o fundo do funil de vendas com campanhas bem segmentadas no Google Ads e voltada para captação de leads quentes. 

Além disso, também combinado esta ação com uma landing page objetiva, mas que ajudasse o nosso lead a enxergar o valor do SASC CM: 

Solução 3: Fluxo automatizado para nutrir a base

Um grande diferencial do SASC CM é a sua relação com a marca Fencom. Afinal, como federação, a Fencom tem uma grande credibilidade no meio médico e milhares pessoas ligadas à essa instituição

Algumas destas pessoas, inclusive, já consumiam informativos e newsletters da Federação. Então, percebemos que poderíamos aliar esta base de dados à nossa experiência como agência parceira nível gold da RD Station para potencializar nossa estratégia. 

Assim, desenvolvemos um fluxo automatizado de e-mails com a base mais engajada da Fencom. Aqui, o objetivo era falar sobre as dores e as necessidades da nossa persona que o SASC CM poderia solucionar de maneira simples e eficiente.  

Importante! O que desenvolvemos aqui foi um fluxo de nutrição. Diferente de estratégias de e-mail marketing, cujo objetivo único é vender, estávamos focados em nos apresentar como uma possível solução para um problema. Dessa forma fomos aquecendo esses leads para a jornada de compra.

Foi assim que conseguimos conquistar um mercado altamente disputado com um software novo e pouco investimento financeiro. E estamos prontos para fazer o mesmo pela sua empresa!

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STAGE 4: criação de marca e identidade visual para um Hub de Inovação

Hubs de inovação são ambientes nos quais startups recém-criadas podem explorar suas ideias inovadoras na prática. Nestes espaços, os empreendedores têm acesso a recursos, local de trabalho e oportunidades de networking com outras empresas e com investidores em potencial.

Neste cenário, é fato que a identidade visual do hub precisa estar alinhada aos principais valores deste mercado: inovação e tecnologia. Sabendo disso, uma multinacional do setor de hardware e eletrônicos procurou a Agência Contato para um projeto inédito da multinacional na América do Sul: um Hub de Inovação ainda sem nome, sem identidade e sem plano de lançamento

E é claro que a Contato aceitou o desafio! Por isso, no blog de hoje, vamos contar como transformamos um hub sem identidade em um dos cases de sucesso da nossa agência. Vamos lá!

Qual era o grande desafio? 

A ideia da multinacional era criar um Hub de Inovação capaz de reunir startups ligadas à área de eletrônica e hardware e, assim, fomentar o desenvolvimento desses novos negócios em uma aceleradora de startups.   

Tudo que sabíamos era que o objetivo do projeto era conectar diferentes públicos em um ambiente fértil para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções em hardware. E o principal desafio era entender e comunicar com um público diferente do que a multinacional já se relaciona: as Startups e empresas de pequeno e médio porte. ​ 

Além disso, ainda era importante estar atento aos objetivos laterais da proposta. Como a necessidade de ancorar a marca principal da multinacional a essa iniciativa, promovendo seu lado social, comunitário e empreendedor. Além da necessidade de criar uma rede de relacionamento corporativo com governo, entidades representativas, investidores e formadores de opinião.

Identificando o cenário

Para desenvolver um projeto como esse, identificamos a necessidade de extrair a essência do que o conceito de uma startup tem a oferecer:

  • Inovação;
  • Pensamento ágil;
  • Senso de colaboração.

E combinar com aquilo que uma grande indústria, como multinacional, tem de melhor:

  • Estrutura;
  • Tecnologia;
  • Know-how. 

Com a união destes conceitos à expertise dos profissionais da Agência Contato, desenvolvemos duas soluções para que este hub pudesse finalmente nascer no mercado: seu naming e sua identidade visual.

Solução 1: naming

Ao contrário do que pensam, criar um nome para uma marca não é uma tarefa fácil. Afinal, pensar no nome de uma empresa é como pensar em um personagem de um filme. Por trás daquela palavra queremos passar uma ideia, um conceito, uma sensação

Para chegar na solução que encontramos para este cliente não foi diferente. O primeiro passo foi identificar a personalidade e os valores que queríamos transmitir. No caso deste Hub de Inovação, queríamos passar as seguintes ideias:

  • Conexão; ​ 
  • ​Inovação;​ 
  • Soluções em hardware; ​ 
  • Tecnologia;  
  • Colaboração; ​ 
  • Desenvolvimento; ​ 
  • Agilidade e Velocidade; 

E, depois de centenas de possibilidades levantadas na tentativa de resumir estes valores, foram apresentadas algumas soluções e chegamos ao seguinte nome: 

l.

Solução 2: identidade visual

A diferença entre criar uma logo e desenvolver uma identidade visual pode se resumir a uma palavra: planejamento.  É como criar uma personalidade para um negócio, pensando em como aquilo poderá ser aplicado a uma realidade de mercado. 

Um projeto de identidade visual é muito mais do que criar um trabalho esteticamente bonito. É criar algo que funcione, que seja feito sob medida para os objetivos da empresa e para alcançar o seu público.  

No caso da Stage 4, procuramos uma solução jovem e descontraída, que trouxesse maior movimento nas formas e contraste na aplicação das cores já características da multinacional, representando o progresso tecnológico. 

Tudo isso sem deixar de valorizar o tom corporativo com leveza e compromisso, norteando o desenvolvimento e a inovação, que são valores fundamentais para o projeto. Com isso em mente, a equipe da Contato chegou ao seguinte design:

Identidade Visual desenvolvida pela Agência Contato para a Stage 4.

Qual foi o resultado final deste projeto?

Com a ideia inicial do cliente e a experiência dos profissionais da Agência Contato, o resultado não poderia ser diferente: um projeto completo e eficiente para a criação de uma marca competitiva no mercado.

Confira um pouco mais dos resultados que fizeram a Stage 4 se tornar um dos cases de sucesso em naming e identidade visual da Contato:

Se você tem uma ideia de negócio e ainda não sabe como posicionar a sua marca no mercado, clique aqui para falar agora mesmo com o nosso consultor de marketing digital. 

Vai ser um prazer poder escrever o nosso próximo case com a história da sua empresa! ?

VORTUNA: Estruturando um plano de Marketing de Conteúdo para uma Startup de Investimento

Não há como negar: cada vez mais os brasileiros têm aprendido a investir e acompanhar os movimentos da bolsa de valores. A prova disso é o aumento expressivo do número de novos pequenos e médios investidores pessoa física no mercado de capitais nos últimos 20 anos.

Neste cenário, nasceu a Vortuna: um aplicativo de fácil navegação para análises rápidas e intuitivas do cenário de investimento do cliente a partir da integração de contas. Assim, as pessoas poderiam tomar decisões mais assertivas em relação aos seus investimentos.

A Vortuna tem um objetivo simples: solucionar a vida do pequeno e médio investidor do mercado de capitais da bolsa de valores B3 (antiga Bovespa). Entretanto, explicar esse serviço para o público era um grande desafio.

É neste momento que a Agência Contato passa a fazer parte desta história: a nossa missão era tornar o serviço desta fintech entendível para o seu público-alvo. E, para isso, foi preciso estruturar um plano de marketing de conteúdo completo e focado na persona da empresa. 

No blog de hoje, vamos contar como o time da Contato transformou este desafio em um case de sucesso em marketing de conteúdo para startups de investimento! Vamos lá!

Desafio: como explicar o que a Vortuna faz? 

Um dos grandes desafios das empresas ligadas à inovação é explicar quais resultados elas podem entregar aos seus clientes. 

Em alguns casos, o produto ou serviço é tão novo que é preciso antes criar uma demanda para que a marca se estabeleça em seu mercado, conquiste os primeiros usuários e projete um crescimento em escala. 

E foi exatamente este o cenário que encontramos para a Vortuna. Isto porque, embora o gerenciamento de riscos no mercado de capitais seja familiar entre os grandes players de investimento, essa não é a realidade dos pequenos e médios investidores, que são o público desta startup.

Diante disso, como criar essa demanda? A solução encontrada pelos profissionais da Contato foi dividida em três frentes de atuação: identidade visual, marketing de conteúdo e conteúdos ricos.

Solução 1: identidade visual

O nome Vortuna vem dos próprios fundadores da empresa. Para chegarem nesta palavra, eles foram até a Roma Antiga e trouxeram uma referência à deusa da fortuna, da sorte e da esperança, que era conhecida como Vortumna. 

Adaptando o nome bem sugestivo ao cenário atual, chegaram ao resultado final: Vortuna.  

No projeto de identidade visual, foi preciso trabalhar ainda mais conceitos neste sentido para a agregar à personalidade desta marca. Para isso, dividimos as características que gostaríamos de transmitir em 3 grupos: 

  1. Grupo 1: confiável, clara, prática e objetiva;
  2. Grupo 2: humana, acolhedora e personalizável, capaz de lidar com o investimento não como dinheiro, mas como os sonhos e objetivos de alguém;
  3. Grupo 3:  descontraída, mas ainda assim uma empresa séria.

Buscando uma imagem que pudesse resumir todos estes valores, chegamos à seguinte solução:

Identidade visual desenvolvida para a Vortuna pela Agência Contato.

? Saiba mais: conheça o projeto completo de identidade visual desenvolvido para a Vortuna.

Solução 2: marketing de conteúdo

Para tornar o serviço da Vortuna mais claro para o seu público, é preciso entender quais são as suas dores. Nesse sentido, identificados que o principal desafio dos pequenos e médios empreendedores são a insegurança e o medo de perder o pouco dinheiro investido em uma oscilação de mercado na bolsa. 

Em seguida, concluídos que este receio é causado, principalmente, porque estas pessoas têm pouco conhecimento sobre a gestão de risco ou imagina que isto seja algo inacessível para elas.​ 

Como o propósito da Vortuna é ser uma solução democratizada para a gestão de risco no mercado financeiro, ficou claro que era importante também democratizar o acesso a este tipo de informação.

Para isso, foi estruturado um projeto de marketing de conteúdo centralizado no blog da Vortuna e totalmente focado na persona da empresa. Neste momento, nossos principais objetivos eram: 

  • Construir autoridade;
  • Educar o mercado sobre risco e retorno;
  • Educar o mercado sobre os serviços da Vortuna;
  • Dar poder ao usuário para que ele possa controlar o risco de seu investimento e ter retorno constante. 

Solução 3: Conteúdo Rico

Para criar uma comunidade fiel e capaz de promover o software da empresa e ampliar a visibilidade do lançamento da Vortuna, resolvemos colocar à disposição do público aquilo que a marca tem de melhor: o conhecimento

Dessa forma, desenvolvemos uma landing page estratégica, que fosse capaz de captar leads interessados em aprender sobre gestão de risco. Neste espaço, disponibilizamos um curso gratuito sobre o assunto criado pelos próprios fundadores da startup: 

Estes foram os passos que seguimos para desenvolver um planejamento estratégico de conteúdo que pudesse impulsionar os negócios de uma startup de investimento. E agora é a hora de fazer o mesmo pela sua empresa!

Clique aqui para falar agora mesmo com o consultor de marketing digital da Agência Contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio a construir estratégias que decolam! ?

Quais são e como escolher entre os objetivos de campanha de Facebook Ads?

Objetivo de campanha Facebook Ads

Ter objetivos bem definidos é o primeiro passo para o sucesso de qualquer estratégia. Não à toa, o gerenciador de anúncios do Facebook inseriu os objetivos de campanha de Facebook Ads como um dos passos para anunciar na plataforma. Mas você sabe quais são eles e como escolher o melhor para a sua empresa?

De maneira geral, os anúncios do Facebook se dividem em três categorias:

  • Reconhecimento;
  • Consideração;
  • Conversão.

Cada uma destas opções está alinhada a uma etapa da jornada de compra do consumidor. Por isso, definir o objetivo dos anúncios é fundamental para garantir que eles possam alcançar os resultados esperados.

Então, se você está pronto para criar campanhas que tragam resultados reais para a sua marca, continue a leitura! No blog de hoje, vamos conhecer as funções dos objetivos de campanha de Facebook Ads.

Quais são os objetivos de campanha do Facebook Ads?

De forma simplificada, os objetivos de uma campanha de Facebook Ads estão relacionados a forma com que o seu anúncio será exibido para incentivar as pessoas a realizarem a ação esperada.

Objetivos de campanha de Facebook Ads
Os objetivos de campanha do Facebook Ads são divididos entre Reconhecimento, Consideração e Conversão.

Por exemplo, caso o seu objetivo seja o reconhecimento, o anúncio poderá ser entregue várias vezes para a mesma pessoa para que ela se lembre da sua marca. 

Se o objetivo for gerar mais engajamento, o Facebook poderá exibir o post com o mesmo visual de uma publicação orgânica. Mas, se o foco for incentivar a conversão, é possível inserir um botão ou o famoso “arraste para cima”.

Por isso, antes de criar um anúncio é importante identificar:

  • O que você deseja que as pessoas façam ao visualizá-lo?
  • Que resultados você espera alcançar com isso?

Uma vez que estas respostas estejam claras, será mais fácil escolher a opção que tem maior potencial para engajar os usuários a cumprir a ação indicada. 

Para isso, você poderá optar entre 11 objetivos divididos em 3 categorias. A seguir, vamos conhecer cada um deles e identificar em qual momento eles podem se encaixar no seu funil de vendas.

Reconhecimento

O reconhecimento é o primeiro dos objetivos de campanha de Facebook Ads. Esta etapa é comum, principalmente, para campanhas de topo de funil. Isto porque, neste momento, a meta é fazer com que a sua marca seja vista pelo seu público-alvo.

Assim, esta estratégia é ideal para empresas que queiram alcançar mais público ou que estejam lançando um novo produto/serviço. Isto porque, aqui, o objetivo é impactar as pessoas de forma que elas se lembrem do seu negócio depois de verem o anúncio.

Para isso, este modelo de campanha se divide em dois objetivos:

Reconhecimento da marca

O reconhecimento de marca é uma boa opção para empresas que já estão ativas no mercado mas ainda não têm grande audiência. Neste formato, o anúncio é entregue para usuários que já conhecem ou podem ter interesse em conhecer o seu negócio.

Nesta etapa, a marca quer ser lembrada pelas pessoas. Assim, o ideal é criar anúnciois que possam prender a atenção do usuário por alguns segundos. Dessa forma, é mais provável que ele se lembre de você mesmo depois de algum tempo.

Alcance

Campanhas de Facebook Ads baseadas no alcance funcionam de maneira semelhante a uma panfletagem em massa. O objetivo principal deste formato é fazer com que o seu anúncio chegue ao maior número de pessoas possíveis dentro do público que você especificar.

A diferença em relação ao reconhecimento de marca é que o alcance não considera fatores como o histórico de interações do usuário com a marca ou a probabilidade dele se interessar pelo conteúdo.

Aqui, a ideia é que quanto mais pessoas impactadas, maior o número de possíveis clientes. Entretanto, é preciso ter atenção na segmentação do público para não alcançar pessoas que não tenham nenhuma relação com o seu produto ou serviço.

Consideração

A próxima categoria entre os objetivos de campanha de Facebook Ads é a consideração. Esta etapa é comum, principalmente, para campanhas de meio de funil. Isto porque, neste momento, o objetivo é fazer com que as pessoas tenham interesse em saber mais sobre a sua marca ou sobre o seu produto/serviço.

Por isso, os anúncios desta categoria devem ser planejados para instigar um público que já conhece a sua marca a conhecer mais informações sobre a sua empresa e a solução que ela pode oferecer.

Para isso, este modelo de campanha se divide em seis objetivos:

Tráfego

Campanhas de Facebook Ads com objetivo de gerar tráfego servem para direcionar o público do Facebook para outros canais, como um site, uma landing page, um blog corporativo ou mesmo para outras redes sociais.

? Saiba mais: Tráfego pago e orgânico: qual a melhor opção para o seu negócio?

Aqui, o objetivo é encaminhar o usuário para um espaço em que ele possa encontrar mais informações sobre determinado assunto. Assim, este é um modelo de anúncio mais preciso. Afinal, atinge apenas as pessoas que já estão interessadas na solução que a sua empresa oferece.

Engajamento

Campanhas de engajamento têm foco em alcançar pessoas que são mais propensas a interagir com a sua publicação e conquistar curtidas, comentários ou compartilhamentos para um post específico ou para a página da empresa. 

Por isso, recomenda-se este objetivo para divulgar uma oferta ou um evento relacionado à sua empresa. Isto porque, neste formato, é possível impactar pessoas que têm provável interesse em consumir o produto/serviço.

Instalações do aplicativo

Como o nome indica, campanhas com este objetivo buscam incentivar o público a fazer o download de um aplicativo. Para isso, elas direcionam o usuário para o lojas como o Google Play ou a Apple Store.

Para empresas que dispõem desta ferramenta, este também pode ser um ótimo recurso para alcançar usuários que já instalaram o aplicativo e deixaram de utilizá-lo ou para incentivar as pessoas a realizar uma ação específica dentro do app.

Visualizações do vídeo

Campanhas com foco em visualizações de vídeo têm o objetivo de compartilhar vídeos da sua empresa com as pessoas que têm mais probabilidade de assisti-los até o final.

Um grande diferencial deste formato é que, depois de obter os resultados, é possível criar uma segmentação de público de acordo com o tempo de vídeo que ele assistiu. 

Isto porque é possível medir também o interesse da audiência em relação ao conteúdo. Pois as pessoas mais interessadas, provavelmente, irão assistir ao vídeo por mais tempo.

Geração de cadastros

Campanhas de Facebook Ads para geração de cadastros são ideais para empresas que tenham uma boa estratégia de nutrição de leads.

No geral, esta é uma grande oportunidade para as organizações. Principalmente porque é possível preencher os dados de forma automática de acordo com as informações do perfil do usuário, que só precisa validar as informações.

Ou seja, o esforço exigido para fazer com que as pessoas se cadastrem é mínimo, enquanto as oportunidades de venda que podem ser geradas no futuro a partir da gestão dos dados coletados é máximo.

Mensagens

O último objetivo dentro da etapa de consideração são as mensagens. Este formato estimula as pessoas a entrarem em contato com a empresa por meio do messenger do Facebook, direct do Instagram ou pelo WhatsApp.

Assim, é possível estimular a comunicação com clientes em potencial ou já existentes para fazer perguntas sobre o produto/serviço anunciado ou fechar a compra, por exemplo.

Conversão

A categoria de campanhas de Facebook Ads focadas em conversão está diretamente relacionada a campanhas de fundo no funil de vendas. Isto porque, neste momento, o público-alvo já está próximo da decisão de compra.

Assim, para garantir a eficiência deste modelo de campanha, ele se divide em três objetivo:

Conversões

Campanhas com foco em conversões são maneiras de levar os usuários a completarem alguma ação, como encaminhá-los diretamente para a página de vendas do site ou do app.

Além disso, também é possível utilizá-las para direcionar as pessoas para uma página de geração de cadastros fora do Facebook. O que é mais uma oportunidade para fazer a captação de leads.

Vendas do catálogo

Campanhas de Facebook Ads para vendas do catálogo têm o objetivo de apresentar ofertas dos seus produtos para pessoas que possam ter interesse em consumi-los em algum momento.

Para isso, é necessário criar um modelo de anúncio padrão e realizar a integração do Facebook ao catálogo de produtos. Assim, a plataforma terá acesso a informações importantes para o anúncio, como imagens, estoque e preços.

A grande vantagem deste formato é que não é necessário criar um anúncio para cada oferta. Basta listar os produtos selecionados e o Facebook fará a divulgação a partir do modelo de anúncio padrão.

Tráfego para o estabelecimento

Por fim, o último dos objetivos de campanhas no Facebook é gerar mais tráfego para o estabelecimento. Anúncios neste formato buscam incentivar as pessoas a visitar espaços físicos de empresas.

Para isso, o ideal é fazer a segmentação de público de acordo com a localização. Dessa forma, é possível atingir apenas as pessoas que estão próximas do seu negócio.

Ainda precisa de ajuda para identificar a melhor opção para a estratégia da sua empresa? Então, fale agora com o consultor de marketing da Agência Contato e saiba como podemos te ajudar a criar campanhas de Facebook Ads que decolam! ?

5 passos para escolher uma agência de marketing digital online

Agência de marketing digital online: como fazer a escolha certa?

Se algum dia bastou ter um site para estar presente na Internet, este passado ficou muito distante. Hoje, é preciso trabalhar otimizações para SEO, estar nas redes sociais, investir em anúncios e mais diversas estratégias para conseguir conquistar clientes. E, para isso, é importante contar com uma agência de marketing digital online.

Entretanto, escolher a agência ideal não é uma tarefa fácil e pode deixar qualquer empreendedor receoso. Afinal, assim como todo investimento, isto deve ser feito com cautela para garantir os melhores resultados.

Além disso, existem diversas agências atuando no mercado. O que pode aumentar ainda mais a dúvida em relação a qual contratar. Por isso, existem alguns pontos para os quais vale ficar atento para melhor escolha. 

Então, se você ainda não sabe qual agência escolher, não se preocupe! No blog de hoje, vamos falar sobre tudo que você precisa avaliar antes de fechar um contrato com uma agência de marketing digital online.

Por que contratar uma agência de marketing digital online?

É fato: o marketing digital deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade das empresas que estão comprometidas com seus resultados. Neste sentido, o maior dilema é decidir em manter este trabalho 100% interno ou terceirizar para uma agência de marketing digital online.

Nesta hora, vale lembrar que uma agência é uma empresa especializada em promover marcas e produtos na Internet. E, principalmente, que ela pode fazer isso com planejamento e estratégias desenvolvidas de maneira personalizada para os objetivos do seu negócio.

Assim, mesmo que a sua empresa tenha um setor de marketing interno, dificilmente será possível montar uma equipe com o mesmo nível de conhecimento e os mesmos recursos que uma agência especializada.

Dessa forma, o ideal é unir o conhecimento que a sua equipe interna tem sobre a missão, a visão e os valores da sua marca, ao conhecimento técnico e especializado de uma agência de marketing para potencializar as estratégias e os resultados da sua empresa na Internet.

? Com dificuldades para mostrar para a diretoria o valor do marketing digital? Veja: por que investir em uma agência de marketing digital?

5 passos para contratar uma agência de marketing digital online

A esta altura, não restam dúvidas do quanto uma agência especializada pode somar valor ao seu negócio. Mas, para que isso realmente aconteça, é preciso escolher os melhores profissionais para cuidar do seu planejamento de marketing.

Em um mercado que vem crescendo tanto nos últimos anos, esta decisão pode ser difícil. Por isso, listamos 5 passos que vão te ajudar a encontrar a melhor agência de marketing digital online para a sua empresa. Confira!

Identifique as suas necessidades

A primeira coisa a ser feita antes de contratar uma agência é entender quais são as necessidades do seu negócio. 

Sua empresa vai começar do zero? Ela precisa gerar mais tráfego no site? Aumentar a visibilidade da marca? Conquistar mais clientes? Ou você precisa de um trabalho pontual, como para a Black Friday?

Identificar qual é o objetivo da marca na Internet é fundamental para selecionar uma agência que tenha capacidade e recursos para alcançar esta meta.

Analise o porte da agência

Quando se trata de marketing digital, a qualidade, quase sempre, vem associada à quantidade. Por isso, você pode se deparar com o mito de que precisa de uma grande agência de marketing digital online para atender o seu negócio.

Entretanto, não passa disso: um mito. Isto porque, muitas vezes, as grandes agências têm uma cartela de clientes igualmente grande. Ou seja, dificilmente a sua empresa será uma prioridade.

Por outro lado, agências de pequeno e médio porte, embora tenham uma equipe mais enxuta, podem dar mais atenção ao seu negócio. 

Por isso, mais importante do que o tamanho da agência, é saber se ela possui os recursos necessários para atender às suas necessidades.

Confira o portfólio da agência

Depois de encontrar uma agência que aparenta ter a estrutura necessária para te ajudar a alcançar os objetivos da sua marca, é importante certificar a sua capacidade técnica a partir do seu portfólio

Afinal, de nada adianta apresentar propostas se ela não tiver cases de sucesso para comprovar seus resultados.

Além disso, esta também é uma oportunidade para saber se a agência já tem alguma experiência no seu setor de mercado. Ou como ela lida com contratempos que atingem seus clientes. O que é um indicativo de como ela poderá resolver possíveis problemas que a sua empresa tenha.

Pesquise a reputação da agência no mercado

Se você já estiver de olho em alguma agência de marketing digital online e acredita que ela possa ser a ideal, segure a ansiedade e faça uma pesquisa sobre o seu histórico e  reputação de mercado.

Analise o site, o tempo de atuação e se alguma empresa conhecida já é parceira dessa agência. Veja também se ela dispõe de certificações de instituições de referência no segmento do marketing, como a RD Station ou o próprio Google. 

A Agência Contato, por exemplo, é parceira Gold da RD Station. ?

Outra opção para se inteirar da agência é procurar depoimentos e avaliações sobre ela na Internet, como nos comentários das redes sociais, no Google Meu Negócio ou até mesmo no Reclame Aqui. 

Assim, você pode perceber se a empresa é realmente confiável e se presta um serviço de qualidade.

Análise o custo benefício da proposta 

Saiba que cobrar preços exorbitantes não garante um bom resultado. Por isso, se informe a respeito dos valores que a agência cobra para cada serviço e, se possível, faça uma pesquisa de mercado para avaliar se este custo está dentro da média.

Entretanto, desconfie de valores abaixo do comum. Uma agência que se preze deve cobrar valores justos, que condizem com a qualidade do seu serviço. Afinal, é impossível arcar com suas despesas e valorizar o trabalho dos seus funcionários cobrando menos do que o esperado. 

Por fim, avalie todos os termos do contrato. Se depois de checar todas as informações anteriores, o custo benefício for equilibrado, não pense duas vezes para fechar a parceria e começar a expandir os seus resultados online

A Contato é a agência de marketing digital online ideal para sua empresa

A Agência Contato é especialista em Marketing Digital 360º estratégico e focado em resultados práticos. Assim, nosso principal objetivo é transformar a realidade de empresas por meio de uma presença digital forte.

Para isso, contamos com uma equipe de especialistas em:

  • Criação de sites;
  • Gestão de redes sociais;
  • Estratégias de SEO;
  • Planejamento de campanhas para tráfego pago;
  • Identidade visual;
  • Design gráfico.

Por isso, agora que você sabe os passos para identificar se uma agência de marketing digital online vale a pena, conte com a Contato para alcançar os seus objetivos por meio de soluções completas, inovadoras e personalizadas

Agende uma consultoria grátis com o especialista em marketing de Contato e venha ser mais um dos nossos cases de sucesso! ?