Marketing emocional e o poder do storytelling

O Marketing Emocional é uma estratégia muito comum atualmente! Veja como as técnicas de storytelling influenciam na sua percepção.

O Marketing Emocional é uma vertente do marketing que se baseia nos sentimentos dos consumidores. O emocional é um fator levado em consideração na decisão de compra. 

Você já sentiu que um comercial te tocou de uma forma diferente? 

Com boas estratégias de convencimento, como o storytelling, é possível criar uma conexão com o público, gerando identificação e empatia. Esses pontos são importantes para promover bons resultados.

Reprodução: Walt Disney Studios

Quer saber como usar o marketing emocional e criar uma conexão com o público? Então você está no lugar certo. No blog de hoje, preparamos para você um guia completo sobre essa estratégia e o poder do storytelling.

O que é marketing emocional?

As emoções humanas são poderosas e o fator principal para a construção de uma boa relação. Mas afinal, o que é marketing emocional?

De uma forma prática, marketing emocional é um conjunto de estratégias de convencimento com apelo emocional usadas para atrair os consumidores. Ou seja, o grande objetivo é estabelecer uma conexão emocional com o público.

Grande parte destas estratégias são uma combinação de emoções específicas com datas importantes, como Natal, dia das mães e dos pais. O apelo emocional é a base destas estratégias para atrair o consumidor.

Datas comemorativas são sempre utilizadas nessa estratégia.

Construir uma relação é um processo importante para um marketing emocional eficiente, ter um bom planejamento de marketing de conteúdo ajuda neste processo.

Quais os efeitos do marketing emocional?

Quando emoções são sentidas uma ligação é promovida entre os envolvidos, pois as emoções humanas são poderosas e o fator principal para a construção de uma relação. Essa é a base do marketing emocional.

Mas afinal, quais são seus efeitos?

As emoções estão fortemente ligadas à memória. Usar estratégias  que estimulem experiências marcantes em suas campanhas faz com que o público se lembre de você.

A conexão emocional é o ponto chave do marketing emocional.

Boas estratégias de marketing emocional criam uma conexão com o público, o que atrai a fidelização dos clientes, pois uma pessoa que se sente conectada e representada pela marca tende a comprar muitas vezes.

Um outro efeito é a divulgação espontânea, experiências marcantes estimulam as pessoas a compartilharem, seja por espalhar as sensações positivas ou reclamar  das negativas. O que promove debates duradouros, colocando a marca em evidência

Como traçar uma estratégia de marketing emocional?

Não existe uma fórmula mágica para criar a estratégia  de marketing emocional perfeita, mas existem pontos que podem ser entendidos e preparados para atender da melhor forma a sua necessidade. 

Conheça a sua persona

O primeiro passo para criar um bom marketing emocional é definir uma persona. A melhor forma de criar uma conexão com o público é conhecendo quem ele é. 

A persona é um personagem baseado em dados e comportamentos reais, sintetizando as características do cliente ideal para a marca. Através da persona é possível traçar estratégias mais assertivas e criar conteúdos mais atrativos.

Aposte no storytelling

O storytelling é uma estratégia de marketing emocional muito utilizada para criar uma conexão com o público e provocar um maior engajamento com a marca.

Mas o que é de fato o storytelling?

De uma forma resumida, storytelling é um recurso de contar histórias. Através dessas narrativas é possível criar conexões, compreender emoções e traduzir a realidade.

Storytelling, estratégia do marketing emocional,  cria conexões através de histórias.

Esta estratégia do marketing emocional permite que a marca crie uma narrativa em torno de um problema de sua persona, em que o produto/serviço fornecido pela marca poderá solucionar.

Através do storytelling é possível transmitir para o público uma mensagem com começo, meio e fim.

Seja criativo e autêntico

Ser criativo e autêntico são fatores fundamentais no marketing emocional, pois para ter uma relação forte e duradoura é preciso ter confiança, ser sincero e fornecer conteúdo.

Atualmente as pessoas buscam se conectar com empresas autênticas e que transmitem sinceridade, para ter mais confiança ao fechar um negócio.

Por isso,  é muito importante ter uma identidade bem definida, conhecer os valores, missão e visão de sua empresa, e saber identificar em que ponto elas se cruzam com o que seu público acredita.  

Para ter uma boa estratégia de marketing emocional é preciso se conhecer e conhecer o seu público, usar a criatividade para nutrir o consumidor com conteúdos relevantes e criar uma conexão.

Crie narrativas humanizadas

Você se identifica mais com um comercial que se pareça com a realidade ou um que não se pareça?

No marketing emocional esta pergunta é importante para compreender o impacto de uma campanha. 

O cliente irá se conectar emocionalmente se sentir que a intenção da marca é genuína, que há presença de humanização, ou seja, uma relação com a realidade

Por isso, é interessante o uso do storytelling, apresentando uma narrativa mais humana para causar uma identificação, assim construindo uma conexão aos poucos.  

As pessoas tendem a se identificar com o que lhe causam emoções que remetem às suas lembranças. 

Utilize elementos da indústria cultural

Um dos pilares do marketing emocional é conhecer o seu cliente e saber analisar o mundo em que ele está inserido, para assim promover uma identificação

Um ponto muito interessante para ser trabalhado com as estratégias do marketing emocional são os elementos da indústria cultural. A cultura é um ponto onde as pessoas se sentem mais representadas.

Por isso, é importante conhecer esta cultura e estar presente no meio e produzir conteúdos relevantes. Um bom meio de comunicação para entender o público são as redes sociais, lugar onde se sentem à vontade para se expressar e compartilhar os seus interesses. 

O poder do storytelling na sua estratégia de marketing digital

O fator emocional é o que mais marca a nossa memória afetiva. Contar histórias que retratam a realidade, causa identificação e empatia, instigando que o público sinta uma ligação emocional

Dessa forma as marcas que têm boas estratégias de marketing emocional e utilizam o recurso do storytelling para criar uma conexão emocional com o público são mais lembradas.

Marketing emocional e storytelling causam identificação e impactam.

Mas como funciona o storytelling?

De uma forma direta, no storytelling para construir uma boa narrativa é preciso alguns pontos técnicos que são fundamentais, como a mensagem, contexto, personagem e conflito.

A mensagem e contexto são importantes para passar o conteúdo da melhor forma, apresentar o problema e entregar a solução. É importante para mostrar para o consumidor que a marca é referência no que faz.

Já personagem e conflito são importantes para promover uma identificação, mostrando para o consumidor que a marca entende sua necessidade. Este é um ponto importante do marketing emocional, mostrar para o público que a marca compreende sua realidade, assim criando uma conexão emocional.

Afinal, a gente interage com aquilo que prende a nossa atenção, não é mesmo?

Agora que você sabe o que é marketing emocional e o poder do storytelling, te convidamos a acessar o blog da Agência Contato para conhecer as outras vertentes do marketing

Infoproduto: saiba como criar para aumentar suas vendas

O mercado de infoproduto está crescendo cada vez mais. Afinal, o mundo digital oferece inúmeras possibilidades para quem quer criar e vender conteúdo na internet.

Por isso, quem deseja investir nas plataformas digitais tem que conhecer esta que é uma das maiores tendências da atualidade. 

Se você não sabe o que é um infoproduto e como utilizá-lo para impulsionar o seu negócio, a Contato te explica. 

Venha conferir tudo sobre este tema: 

O que é um Infoproduto

Um Infoproduto nada mais é do que um produto digital. Ou seja, eles são conteúdos que são comercializados, distribuídos e acessados de modo online.

A maioria dos infoprodutos são soluções de caráter educativo. Portanto, eles são feitos com a missão de ensinar algo ao consumidor das mais diversas formas.

Contudo, também há infoprodutos que auxiliam o público a resolver problemas ou oferecem algum tipo de facilidade.

Devido à revolução tecnológica das últimas décadas, muitas pessoas estão em busca de consumir conteúdos online. Isto fez este mercado ficar cada vez mais aquecido, pois houve um aumento expressivo de produtores e consumidores de infoprodutos. 

Para os consumidores, o principal benefício dos produtos digitais é conseguir algo que ela precisa com a facilidade que o online proporciona. Já para os produtores, a vantagem é conseguir lucrar com a internet.

Os principais tipos de Infoproduto

Há diversos tipos de infoprodutos no mercado, sendo alguns mais conhecidos e utilizados do que outros.

Confira quais são as possibilidades de criação de produtos digitais.  

eBook

Em primeiro lugar, os eBooks estão entre os infoprodutos mais conhecidos. Afinal, por meio dele é possível ter acesso a um conteúdo de maneira aprofundada. Isso faz os livros digitais serem muito populares entre os consumidores.

A disponibilização de eBooks é uma das estratégias mais comuns de Inbound Marketing e, por muitas vezes, eles chegam a ser distribuídos gratuitamente pelas empresas.

Os eBooks são infoprodutos muito populares.

Contudo, para que o eBook se torne um bom investimento é preciso que ele seja bem produzido. E isto vai além do teor do livro, mas também se relaciona a parte gráfica, a revisão e etc. 

Por isso, quem deseja investir neste produto precisa ter em mente que ele dá bastante trabalho para ser feito. Mas, em geral, possibilita um bom retorno.

Mentorias

Já as mentorias são infoprodutos em que um guia auxilia pessoas a lidarem com alguma questão presente na vida delas. 

Assim, o que o mentor faz é orientar o consumidor por meio de questionamentos, provocações e ensinamentos que irão lhe ajudar no cotidiano. Tanto em questões profissionais, quanto pessoais.

Para ser considerada um infoproduto, a mentoria deve ser realizada de forma online. Elas também podem contar com a ajuda de diversos conteúdos digitais.

Cursos

Sem dúvidas, o infoproduto mais procurado da atualidade são cursos online das mais diversas áreas. Afinal, não faltam pessoas que desejam adquirir algum conhecimento ou se especializar em algo.

Há inúmeros jeitos de produzir um curso online. Logo, cabe ao realizador entender qual é o melhor método para passar conhecimento aos seus alunos.

Entre essas possibilidades, estão Screencasts, Podcasts e Vídeo-aulas. Confira como cada um funciona:

Screencasts

Os cursos em formato de Screencasts são aqueles em que a tela do computador é gravada. Ou seja, em que um print em vídeo é produzido.

Os Screencasts funcionam como uma espécie de tutorial. Nele o instrutor mostra aos espectadores como determinadas coisas devem ser feitas e tira dúvidas relacionadas ao tema.

Por ser feita via captura de tela, este é um curso mais simples de ser produzido. Uma vez que é só explicar de modo literal o que a gravação está mostrando.

Para que este infoproduto seja bem sucedido é fundamental que o apresentador do vídeo tenha domínio sobre o tema abordado. Além de saber se expressar com clareza.

Podcasts

Já os cursos em podcasts são totalmente gravados em áudio. Logo, eles não tem uma referência visual para serem utilizadas. 

Porém, mesmo que seja apenas voz, os podcasts não são fáceis de serem feitos, uma vez que ainda é preciso montar um roteiro compreensivo e preciso. Assim como um apresentador que saiba ensinar utilizando apenas a própria voz.

Além disso, o próprio processo de edição do podcast pode ser bastante trabalhoso caso você não esteja habituado ao processo.

Vídeo-aulas

Ainda que haja outros formatos de cursos muito populares, as videoaulas ainda dominam o mercado.

Isso acontece porque este é um formato muito clássico. Pois ele conta com elementos sonoros e visuais que facilitam o entendimento do aluno.

O meio online possibilitou novas formas de adquirir conhecimento

Em geral, estas aulas são disponibilizadas em vários vídeos organizados em módulos. Portanto, a ideia é os alunos irem aprendendo um pouco mais a cada videoaula.

Webinars

Outro infoproduto que está ficando cada vez mais conhecido são os Webinars. Eles são eventos realizados de forma online e que contam com uma ampla participação do público.

A realização dos Webinars também faz parte das táticas de Inbound Marketing, logo é algo que visa atrair clientes. Em geral, isso é feito a partir da realização de palestras e workshops, o que chama bastante atenção do público interessado naquele tema.

Por não precisar de estrutura física, os Webinars são mais fáceis e baratos de serem produzidos.

Ferramentas  

Para finalizar, um infoproduto muito popular são as ferramentas disponibilizadas de modo online.

Dessa forma, esses infoprodutos tem o objetivo de ajudar o consumidor de forma mais prática. Logo, oferece algo que ele precisa naquele momento.

Neste contexto, uma das ferramentas mais conhecidas são planilhas digitais, que auxiliam na organização de diversas tarefas. Outro exemplo são editores de vídeo e foto ou ainda uma proteção contra vírus.

Quais são os infoprodutos mais vendidos?

Nos últimos anos, o infoproduto que sempre lidera a lista de mais vendidos são os cursos on-line.

Atualmente, o público enxerga a educação a distância não só como uma alternativa ao modelo tradicional de ensino, mas também como algo a se desejar por causa da facilidade de acesso. Tudo isso graças aos avanços que a tecnologia proporcionou ao EAD. 

Além dos cursos online, os eBooks também sempre figuram entre os infoprodutos mais vendidos. Uma vez que cada vez menos pessoas compram livros físicos, ainda mais quando eles são instrutivos.

Como criar um infoproduto

Para que deseja impulsionar as vendas online, a criação de infoprodutos é um fiel aliado. Porém, não basta apenas criar um conteúdo que não agrega em nada ao consumidor.

Tendo isso em vista, é preciso seguir alguns passos na hora de fazer um infoproduto. São eles: 

H3: Entenda quem é o seu público

Conhecer o próprio público é importante para a realização de qualquer estratégia de negócios. E para a criação de infoproduto, isso não é diferente.

Deste modo, é preciso entender qual é perfil de consumidores com o qual se está lidando.

 Ao saber características básicas da maioria já é possível ter uma noção do que aquele público pede e definir uma persona. Isto nada mais é do que uma representação do cliente ideal que apresente os principais atributos deles.

Saiba mais sobre o que é uma persona e como ela pode te ajudar o seu negócio acessando este blog da Contato.

Escolha um assunto relevante para o público

Após conhecer o perfil do público, é necessário escolher algum assunto do qual eles vão se identificar. 

Afinal, não basta ser apenas um tema interessante. Pois para que as pessoas consumam o infoproduto, o conteúdo tem que agregar algo a eles.  

Escolha um formato

Na hora de escolher um formato, o primeiro passo é levar em conta suas limitações. Pois de nada adianta escolher o mais popular, se não for possível produzir um conteúdo de qualidade.

Também é preciso considerar qual é a melhor forma de vender o assunto escolhido. Não são todas as propostas que encaixam em todos os formatos.

Faça uma análise de mercado

Analisar o mercado é uma forma de conhecer a concorrência e obter boas inspirações. Portanto, é algo indispensável.

Com isso, ainda é possível entender o que deve ser feito de diferente. É ideal para se destacar perante os demais e não cometer erros básicos.

Produza um conteúdo de valor

Ao colocar um infoproduto para vender, é importante se perguntar se aquilo é algo de qualidade e que agrega algum valor. Visto que quantidade não é algo que falta no mercado.

Por isso, priorizar um conteúdo bom e de valor é o que irá trazer o melhor retorno deste investimento.

A comercialização de infoprodutos são muito úteis para quem deseja alcançar uma posição de respeito no mercado. No entanto, o Marketing Digital ainda tem muitas outras ferramentas que contribuem com esse objetivo.

Faça Contato e saiba mais!

Confiança na Marca e marketing no Adobe Trust Report 

A confiança de marca é um fator muito considerado por clientes ao consumir algum produto/serviço, como aponta o estudo Adobe Trust Report.

Quer saber como demonstrar confiança para o seu público? Então você está no lugar certo. No blog de hoje, preparamos para você um guia completo com dicas de como aumentar a confiança de marca.

O que é o Adobe Trust Report?

A Adobe publicou um estudo, o Trust Report 2022, que aborda temas relacionados à confiança do cliente, se ela é conquistada ou quebrada a cada experiência.

Esse estudo teve como objetivo entender melhor sobre como funciona e influencia a confiança de marca nas experiências dos clientes, e o receio dos consumidores com o uso de dados.

Diante desse cenário, a Adobe realizou uma pesquisa com 12.066 consumidores do mundo inteiro e 2.031 executivos de 15 países. 

Apesar da variação regional, observou-se uma semelhança entre os consumidores sobre o que as marcas precisam para gerar mais confiança. A pesquisa também apontou que 70% dos consumidores se preocupam em como as marcas utilizam seus dados.

Por que confiança de marca, ou Brand Trust, é importante?

O Brand Trust, termo em inglês que significa confiança demarca, aborda a experiência do cliente em relação à empresa. Ele se baseia em três fatores importantes para os consumidores: transparência, inclusão e identificação.

Uma vez que os consumidores estão cada vez mais atentos ao comportamento responsável das empresas, esses fatores agregam na construção de valor da marca, promovendo um destaque diante do mercado.

Dessa forma, as empresas precisam ter empatia e sinceridade na realização de suas ações para que mostre consistência e veracidade. Isso fortalece seus valores e cria uma maior confiança de marca.

Uso de dados

O uso de dados para direcionar as estratégias de marketing tem crescido bastante nos últimos tempos. Essa prática ajuda a criar campanhas mais assertivas e otimizar os resultados. 

Esse crescimento está ligado ao aumento exponencial de novas tecnologias, como Big Data e inteligência artificial, que contribuem para o armazenamento e tratamento dos dados.

Nesse contexto, do mesmo modo que os dados podem ser usados para o bem, como para segmentar as campanhas e melhorar a experiência do usuário, podem ser usados também de forma maldosa, como em golpes e fraudes.

Por isso, surgiu a necessidade de debater e regulamentar essa prática. No Brasil, a discussão sobre a segurança dos dados deu origem à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A LGPD regulamenta e estabelece regras para coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Além disso, também determina penalidades para o não cumprimento das regras.

Desse modo, as empresas que estão comprometidas com a proteção e o uso consciente dos dados pessoais dos clientes, aumentam a confiança da marca. 

O que McDonalds e Burger King nos ensinam

O marketing agressivo é utilizado como uma jogada de mestre na disputa entre McDonald’s e Burger King. Esse é um método que chama a atenção dos consumidores.

Nesse caso, o marketing agressivo é uma tática utilizada para fornecer uma grande quantidade de informações criativas ao público, se destacando da concorrência. É uma disputa saudável.

Nesse contexto, o McDonald’s e o Burger King são muito conhecidos pelo público pela forma criativa de se oporem e provocarem um ao outro.

Porém, essas duas empresas tiveram a confiança de marca abalada após publicidades que criaram expectativas no público, mas que não foram atendidas. Nesse caso, você deve ter visto o McPicanha sem picanha e o Whooper Costela sem costela.

Recapitulando essas situações, o McDonald ‘s lançou um novo sanduíche sabor picanha, o McPicanha. Entretanto foi acusado de enganar os consumidores, pois, o sanduíche não possuía a carne picanha, mas sim, o molho que dava o sabor.

O mesmo aconteceu com o Burger King, o novo lançamento Whooper Costela não possuía carne de costela, era o molho e aromatizantes que davam o sabor ao sanduíche. 

Afinal, o que podemos aprender com esse caso?

Os consumidores estão em constante mudança de gostos, comportamentos e expectativas e cabe às marcas conhecerem o seu público para se adaptarem e acompanharem essas mudanças.

Dessa forma, as marcas precisam alinhar suas ações às expectativas de seus clientes. Ou seja, é preciso considerar o que o consumidor pensa e agir com transparência.

O erro dessas marcas não foi o lanche não ser composto pelas carnes, foi não terem deixado claro para o cliente que o sabor era de aromatizantes.

Portanto, é importante ser sincero com o público, sem omitir informações. É preciso jogar limpo.

Como construir uma relação de confiança com o cliente

O aumento no acesso às informações contribuiu para que as pessoas pudessem se inteirar de diversos assuntos. 

Para exemplificar essa situação, na comercialização de produtos/serviços os consumidores pesquisam sobre as marcas antes de fazer a aquisição, para terem certeza que estão fazendo um bom negócio.

Pensando nesse cenário, separamos algumas boas práticas que podem ser adotadas para ajudar a aumentar a confiança na marca. Confira.

Transparência

A transparência é um fator primordial para se ter confiança. Por isso, é importante deixar claro para o público as intenções, os ideais da marca e as informações relevantes sobre o seu produto ou serviço.

Nesse contexto, apresentado para o público essas informações com transparência, permitirá que o consumidor tenha mais confiança e segurança para negociar com a marca. 

Consistência

A consistência é um fator muito importante para a confiança na marca, pois não adianta realizar campanhas com boas ações se ao longo do tempo a marca não reforçar seus valores.

Desse modo, a marca precisa de constância na sua comunicação. É importante ter bem definida a missão, visão e valores, além de deixar claro esses pontos nas produções e diálogo com o público.

Conteúdo de Valor

O conteúdo de valor é referente ao material de comunicação que disponibiliza informações pertinentes que agregam na vida do público. 

Ou seja, essa é uma estratégia presente no marketing de conteúdo que tem o intuito de disponibilizar e apresentar informações, como tutoriais ou dicas, ao público de interesse.

Esse conteúdo pode ser produzido nos seguintes formatos: blog, post em redes sociais, e-book, vídeos, planilhas, entre outros materiais ricos em informações. 
Quer aprender mais sobre estratégias que podem ajudar a aumentar a confiança de marca? Então, acesse o blog da Contato para mais conteúdos sobre marketing digital.

Melhores plataformas para criação de sites

As melhores plataformas para criação de sites

A internet tem crescido muito nos últimos anos e consumidores de vários perfis estão presentes nesse ambiente digital. As plataformas de criação de site são ótimas opções para construir uma boa página, pois nenhuma marca que possui relevância no mercado está fora desse meio! 

A presença digital tem um impacto muito grande no sucesso a longo prazo de um negócio. É essencial que toda marca esteja presente nesse canal, independentemente do seu ramo de atuação e da sua proporção. 

Segundo a Resultados Digitais , no primeiro trimestre de 2021, as vendas e-commerce no Brasil tiveram alta de 57,5% em relação ao mesmo período em 2020. Além disso, o comércio eletrônico ganhou 20,2 milhões de novos consumidores ao longo de 2020. 

Já uma pesquisa realizada pela Conversion mostrou que no mês de maio deste ano, o comércio eletrônico nacional avançou 4,2% e registrou 2,14 bilhões de acessos. Para além disso,  nos últimos 12 meses, a soma total de tráfego foi de 26,1 bilhões. Por isso, acompanhar esse crescimento e estar presente nele garante mais sucesso. 

Mesmo que as redes sociais tenham ganhado grande notoriedade nos últimos anos e que haja grandes números de engajamento no Facebook, Instagram, Tik Tok, Youtube, ter uma homepage possui contribuições importantes, não é mesmo? Te mostraremos algumas plataformas para criação de sites, pois chegou sua hora de marcar presença!

O que é uma plataforma de criação de site?

As plataformas de criação de site auxiliam na criação de páginas na web, tornando o processo – que é cheio de detalhes – mais fácil e prático. 

Para começar um processo de criação de site, é necessário realizar a aquisição de um domínio e de um servidor. 

Um domínio é a URL que deve ser inserida na barra de endereços na hora de realizar uma pesquisa. Escolher esse domínio e garantir que ele tenha o nome da empresa é uma parte indispensável. 

Já a hospedagem é o servidor onde os conteúdos ficam armazenados, como por exemplo: texto, imagens, vídeos, arquivos, entre outros. Existem dois tipos de hospedagem: a compartilhada e a dedicada. 

A hospedagem compartilhada é aquela que possibilita que você compartilhe um espaço na web com outros usuários. Já a hospedagem dedicada é aquela que dedica um espaço apenas para você, ideal para um site que possui um número elevado de visitantes. 

Por que é importante ter um site?

O site é um pilar importante para dar identidade e estrutura para um negócio. Ele hospeda as principais ferramentas de venda, cadastro e serviços e é um endereço de localização para ferramentas de busca. 

Mesmo que a finalidade não seja vender produtos online, estar presente no ambiente digital facilita para que o usuário busque informações, como contato, endereço e horário de funcionamento. 

Isso passa mais credibilidade e confiança para o usuário, fazendo com que ele se torne um possível cliente. 

Pegue um papel e uma caneta, pois listamos alguns dos principais motivos para criar um site para sua empresa. Não fique de fora dessa!

Presença Digital

Adquirir presença digital é muito importante para que um usuário encontre sua empresa de uma forma simples na rede e as plataformas para criação de site podem ajudar neste momento. Além disso, é uma forma de se fazer presente na vida de um possível cliente.

Através das estratégias de SEO, por exemplo, é possível deixar um site bem posicionado no Google, o que faz com que ele apareça em um dos primeiros resultados de busca.

Identidade da Marca

Os sites funcionam como cartões de visitas digitais. Por meio deles, o cliente conhece mais sobre a empresa e confere informações relevantes. 

Um site bem estruturado muda a forma como um futuro cliente vê a marca, visto que ele pode ser o primeiro ponto de contato. Portanto, utilizar boas plataformas para criação de site faz com que a página na internet tenha identidade do seu negócio. 

Acesso a ferramentas de e-commerce

Os sites possibilitam a ampliação de vendas de produtos e serviços. 

O e-commerce é uma tendência muito forte hoje em dia, pois ele consegue atingir novos públicos e oferece funcionamento em tempo integral.  Essas possibilidades acarretam em um aumento significativo das vendas de uma loja. 

Retomando a pesquisa realizada pela Conversion,  a busca orgânica, conhecida como SEO (Search Engine Optimization), é o principal canal de tráfego para o e-commerce brasiliero, somando 26,2% do total de visitantes. 

Expansão do negócio

Os leads fazem com que você adquira mais clientes, no entanto, para gerar leads é necessário ter mais visitantes. Marcar presença na internet faz com que você tenha mais pessoas em contato com seu negócio. 

Através da estratégia de Inbound Marketing, um possível cliente consegue chegar até seus produtos e serviços de uma maneira mais fácil e rápida. 

Acesso a ferramentas de Marketing Digital

As plataformas para criação de site possibilitam também que, quando uma empresa adquire um site,ela passa a ter acesso a ferramentas de Marketing Digital disponibilizadas por plataformas que são referência no mercado.  

Essas plataformas atraem maior número de leads, oferecem mais oportunidades de vendas e atingem melhores resultados com essas oportunidades geradas. 

 As melhores plataformas para criação de sites

Como mencionado anteriormente, ter um site próprio é uma estratégia de Marketing Digital que auxilia em diversos fatores. 

Para ter um site confiável e bonito, não é necessário fazer grandes investimentos, pois existem muitos meios que facilitam essa criação. 

Trouxemos para você as melhores plataformas para criação de sites. Confira com a gente quais são elas!

WordPress

O WordPress é uma das plataformas mais completas e populares desse nicho de mercado, sendo utilizado por pequenos negócios e até por grandes corporações.

Ele oferece uma versão gratuita e, através dela é possível criar sites, vender produtos, começar blogs, entre outras inúmeras possibilidades. 

No WordPress encontram-se layouts profissionais com carrosséis de fotos e galerias. Através dele, leads são capturados por meio de formulários de contato e assinaturas.

Wix

O Wix tem um forte apelo promocional no Brasil e integra uma das plataformas para criação de site amplamente populares. 

O pequeno negócio e o empreendedor iniciante são uns dos focos desse modelo. Ele oferece, por exemplo, um pacote grátis, que possui atividades limitadas, mas que é bonito, leve e fácil de operar. 

SquareSpace

A SquareSpace é uma plataforma para criação de sites que possui proximidade com os grandes layouts e estruturas de blogs. 

Seus artigos são atrativos, versáteis e costumam ter muitos compartilhamentos, já que dão autoridade ao negócio e ao serviço. 

Shopify

A  Shopify é uma das plataformas para criação de site que possibilita, através de assinaturas, que uma pessoa configure uma loja virtual e venda produtos físicos ou digitais. 

Através dela também é possível realizar vendas em locais fixos, utilizando um aplicativo desenvolvido por eles. 

Mozello

A Mozello é um serviço da Mozello SIA, que é especializada no desenvolvimento de software de desktop e serviços na web. 

O seu objetivo é a criação de sites de forma simples, sem ter que passar por um processo de desenvolvimento longo e caro. Através dessa plataforma é possível criar um site ou uma loja online.

GoDaddy

A GoDaddy é também uma das plataformas para criação de site  que registra domínios e hospeda páginas na internet. Ela abrange muito mais que a criação de blogs e de sites, operando também no desenvolvimento de  e-mails profissionais. 

Site123

O Site123 é um construtor de sites no mercado, que oferece serviços como: estruturas de websites, design, entre outros. Seus sites cabem em qualquer dispositivo móvel, além disso, oferecem a possibilidade de criação de lojas online. 

Procurando especialistas para criar o seu site? Faça Contato

Cuidar de um site e torná-lo uma referência exige tempo e dedicação. Por isso, encontrar uma empresa especializada em plataformas para criação de site é essencial para garantir qualidade e uma presença online forte e consolidada. 

Por isso, nós da Contato estamos prontos para te ajudar a realizar seus sonhos. Somos especialistas em criação de sites e lojas virtuais com designs personalizados e SEO completo.

Através dos nossos planos diferenciados, conseguimos contemplar a necessidade de cada cliente. Trabalhamos com funcionalidades básicas e estruturas completas de marketing digital 360°. 

Quer conquistar seu espaço na internet? Faça Contato!

O que são fluxos de automação de e-mail e como elaborar

O que são fluxos de email e como elaborar

O email é uma das ferramentas mais efetivas para realizar conexões com possíveis clientes, pois ele possibilita uma comunicação mais concreta, visto que a mensagem é direcionada para um público específico. Os fluxos de e-mail – também conhecidos como fluxos de automação –  fazem com que essa comunicação seja mais eficiente. 

Para aumentar os ganhos de uma empresa, é fundamental utilizar uma ferramenta eficaz, que possa oferecer o suporte necessário, sabendo quais são os objetivos a serem alcançados. 

O Email Marketing já foi considerado uma estratégia ultrapassada, no entanto, quando utilizada da maneira correta, pode trazer bons resultados. Ele ajuda a construir um relacionamento sólido e contínuo com os clientes. 

Esse relacionamento também está associado ao acompanhamento da jornada de compra desse possível cliente. Neste acompanhamento, os perfis dos consumidores são identificados, o que possibilita a estruturação de estratégias eficazes para atingir os objetivos. 

Cada empresa possui uma linguagem própria e tem um público específico. Por isso, não existe um formato de email que abranja todas elas, mas existem algumas formas que facilitam esse método.  Neste artigo vamos apresentar o que são os fluxos de email e como elaborá-los, então abra seu bloco de notas e anote!

O que são fluxos de automação de e-mail

Os fluxos de automação é uma estratégia utilizada no email marketing para automatizar o disparo de mensagens. Dessa forma, é possível reduzir o trabalho manual e aumentar a eficiência na comunicação.

Quando um usuário executa uma determinada ação, ele entra nesse fluxo, que é  alinhado com os problemas que ele manifestou. Essas ações podem ser: 

  • Criação de conta no site; 
  • Inscrição em eventos, como Newsletter e Webinars; 
  • Preenchimento de formulários; 
  • Compra de produtos. 

Essa automatização se diferencia dos e-mails tradicionais, visto que, são desenhados conforme uma série de questões, criando uma experiência personalizada com informações fornecidas pelos leads

Esses fluxos são uma estratégia de relacionamento do inbound marketing, que possibilita que a empresa possua um relacionamento constante com seus leads de forma automática, seguindo critérios pré-estabelecidos. 

Essa automação abrange coisas simples, até coisas mais complexas. Através dela, é possível realizar um acompanhamento dos leads para além das métricas básicas.

Por que o E-mail Marketing é importante?

O Email Marketing é uma das principais estratégias no marketing digital.  Esse método é um canal direto de comunicação com o público, que é utilizado para nutrir os leads e gerar vendas. 

Utilizar o Email Marketing ajuda a empresa a cumprir diversos objetivos, pois além das abordagens promocionais e comerciais, ele permite que a empresa tenha um relacionamento mais estreito com os usuários. 

Tipos de Fluxos de Automação

Como mencionado anteriormente, a automação do Email Marketing é responsável por manter relacionamentos personalizados. Além disso, ela também traz diversas outras possibilidades. 

Esse método possibilita uma ação contínua ao longo do tempo, o que influencia diretamente os resultados da empresa. Essa automação é a principal ferramenta para nutrir e avançar os Leads até o momento da compra. 

As interações acontecem conforme as escolhas são feitas, ou seja, de acordo com o caminho tomado, há uma resposta diferente. Essa automação abrange emails de boas vindas, registros de newsletter, agradecimentos, registro em uma Landing Page, pop-up, interações, entre outros. 

No Inbound Marketing, é possível estruturar automações de acordo com a jornada de compra do cliente. Portanto, conforme os leads vão avançando, as automações se conectam com eles. 

Fluxos de Nutrição

Os fluxos de nutrição criam um canal de emails de acordo com a necessidade dos clientes. Esse fluxo é uma sequência de emails enviados para um segmento específico com o propósito de fazê-lo atingir um determinado objetivo. 

Os fluxos de e-mail nutrem os leads automaticamente e possibilitam a segmentação por perfil, ou nível de interesse no produto/marca. Essa segmentação gera melhores resultados! Mas como? Segundo a Resultados Digitais, os fluxos com o objetivo de venda possuem uma eficiência 34% maior de feitos com texto puro e de maneira pessoal. 

Essa sequência de emails constrói e melhora o relacionamento com o público-alvo. Além disso, esses fluxos são enviados para um segmento específico. Através dele, é possível fazer o leitor atingir um determinado objetivo, pois essas mensagens são enviadas a fim de que o receptor realize ações específicas.

Fluxo de automação de emails

5  vantagens do Fluxo de E-mail

Os fluxos de email evitam o trabalho manual, aumentam a eficiência e melhoram a nutrição automática de Leads, levando em consideração o estágio de compra e informações que a Landing Page fornece. 

Eles oferecem diversas vantagens, pois vão muito além além da entrega de emails personalizados.  Além disso, quando bem elaborados,  trazem resultados expressivos para seu negócio. 

Essas estratégias estão cada vez mais importantes para empresas que visam melhorar seus resultados através do marketing digital e implantar uma jornada de compras de forma efetiva.

Otimização de Tempo

O fluxo de email otimiza o tempo, pois aumenta a agilidade de abordagem do time de vendas. Como essa automação é baseada em dados, é possível otimizar o processo.

Através da automação de emails, é possível definir os critérios apenas uma vez e ajustar esses e-mails para datas e horários específicos ou após o usuário realizar alguma ação.  

A automatização também facilita o gerenciamento dos contatos. O trabalho de realizar uma lista de contatos separados por cada tipo de perfil com os comportamentos e interesses passa do manual ao automático, o que reduz o tempo gasto. 

Acompanhamento da Jornada de Compra do Cliente

A jornada de compra, é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. Essa jornada possui 4 etapas, conhecidas como: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução e decisão de compra. 

O público-alvo, antes de se tornar um cliente, passa por etapas que formam a jornada de compra. Graças ao fluxo de e-mail, é possível acompanhar em qual estágio do funil seu lead se encontra.

Reforço de Marca

O fluxo de email, quando utilizado de maneira correta, impulsiona a venda e também reforça a marca. Por permitir o envio de mensagens segmentadas de acordo com o perfil dos leads, a lembrança da marca é feita de uma forma mais assertiva. 

Esse reforço, quando realizado através da automatização, a lembrança é feita de uma forma mais espontânea, entregando ao usuário produtos que realmente são do seu interesse. 

Contato direto e personalizado com seu público

A automatização de marketing, faz com que a empresa tenha um contato direto e personalizado com seu cliente. Esse contato estreita o relacionamento e faz com que o público seja melhor atendido e, consequentemente, saia mais satisfeito.  

Baixo custo

Através da implementação de uma plataforma de automação de email, é possível reduzir o custo de aquisição.  Essa plataforma é mais barata que as outras formas de nutrição de leads, como por exemplo, o tráfego pago. 

Como elaborar um Fluxo de E-mail eficiente

Saber elaborar um fluxo de email eficiente, faz com que mais clientes sejam atraídos de uma maneira mais produtiva e com um baixo custo. 

Veja alguns exemplos de fluxo de email: 

Fluxo de acompanhamento

Fluxo de automação de emails

Esse tipo de fluxo é muito importante para construir um diálogo sólido com o usuário, apresentando um pouco mais da empresa. 

Fluxo de boas vindas 

fluxo de automação de emails

Nesse momento, o objetivo é fazer com que o lead realize alguma conversão importante, como, por exemplo,  solicitar um orçamento ou  conversar com o setor comercial. 

Por ser baseado em um conteúdo, neste momento é possível criar mensagens mais direcionadas, fazendo com que o lead interaja com os fluxos. 

Veja algumas etapas para elaborar um fluxo de email eficiente para atingir ótimos resultados: 

Trace um objetivo para a campanha

O primeiro passo essencial para elaborar um fluxo de email eficiente é elaborar um planejamento para traçar um objetivo para a campanha.

Através desse planejamento é possível identificar alguns erros de comunicação e de ofertas. É muito importante definir se esses objetivos serão qualitativos ou quantitativos. 

Há alguns tópicos que podem ser definidos nesse primeiro momento, como por exemplo: 

  • Acelerar o ciclo de vendas em X%; 
  • Coletar mais informações sobre os contatos; 
  • Reduzir o processo de implementação em X%, entre outros. 

Defina a persona com quem você vai conversar

Definir a persona com quem vai conversar é essencial para elaborar a linguagem e o tom a ser utilizado. 

Neste momento é muito importante agrupar os contatos de acordo com alguns critérios que os tornem semelhantes, como por exemplo: os conteúdos que o lead já consumiu ou interagiu e a jornada do consumidor. 

Construa sua base de contatos

Construir uma base de contatos normalmente ocorre através de uma lista de emails. Essa estratégia pode atrair e reter potenciais clientes que, no momento, podem não estar no momento certo da compra,  mas que podem, futuramente, se tornarem clientes. 

Produza textos que convertem

Produzir textos que convertem é uma importante estratégia dentro do fluxo de nutrição. Esse método consegue criar mensagens direcionadas e personalizadas para o assunto que está em questão. 

Essa conversão instiga o usuário a clicar no link e realizar a ação que era esperada, como se inscrever em um curso, baixar um material, entre outros. 

Quem pode te ajudar com fluxos de e-mail

É muito importante escolher a empresa certa para traçar boas estratégias para utilizar os fluxos de email. Visto que, esse método pode ser muito vantajoso para seu negócio, você não vai querer perder esta oportunidade, né? 

A Agência Contato pode te auxiliar a impulsionar suas vendas, pois somos uma empresa especializada em serviços de Marketing Digital 360º, que oferece criação de sites, lojas virtuais com design personalizado e SEO completo. 
Faça Contato conosco! Podemos te ajudar nesta missão, para juntos alcançarmos seus objetivos.

Como conquistar um Snippet do Google

Como conquistar um Snippet do Google

O Featured Snippet ou posição zero é uma resposta direta, melhor ranqueada, para a pesquisa feita pelo leitor no buscador do Google.

Quer entender como conquistar um Snippet do Google? Então, continue a leitura. Preparamos para você um guia completo com todas as informações importantes sobre Featured Snippet.

O que é um Snippet

O Featured Snippet, também conhecido como posição zero, é uma resposta direta e sucinta que aparece no topo dos resultados dos motores de busca, após uma pesquisa por palavras-chave.

Esse recurso surgiu por meio da intenção do Google de otimizar a experiência do leitor. Quanto mais rápido é o acesso a resposta da busca, melhor será a satisfação do usuário.

O Featured Snippet é a caixa de resposta que aparece no topo da SERP.

Considerando essa necessidade, o Snippet tem o intuito de responder de forma direta a intenção de busca do usuário, sem que ele precise acessar uma outra página.

Dessa forma, ter um Featured Snippet pode apresentar os seguintes benefícios:

  • Conquistar autoridade;
  • Aumentar o tráfego orgânico;
  • Ranquear no topo da SERP;
  • Aumentar o CTR (Click Through Rate) da página.

Tipos de Featured Snippets

Pensando na importância da otimização dos resultados de pesquisa nos buscadores, separamos para você os três tipos de Snippet mais comuns. Que são:

  • Parágrafo: aparece para resultados de definições de palavras, perguntas e comparativos. É o formato mais comum;
  • Lista: aparece para resultados de rankings, passo a passo, receitas, entre outros;
  • Tabela: aparece para resultados de horários do cinema, informação nutricional de um alimento, clima, algumas comparações, entre outros.

Como posicionar um conteúdo em um Snippet

Ainda não existe uma fórmula pronta para ranquear um conteúdo, mas existem boas práticas que podem ser adotadas para fazer o algoritmo entender que o seu conteúdo é a solução para o problema pesquisado.

Por isso, separamos algumas técnicas que podem ser aplicadas para ajudar nesse processo. Vamos conferir!

Produza um conteúdo de qualidade

Considerando que a Snippet é a caixa de resposta direta que aparece no topo da página de resultados do motores de busca, um dos fatores principais para esse ranqueamento é o conteúdo de qualidade.

Desse modo, para a produção de um conteúdo de valor é importante compreender o Marketing de Conteúdo.

Essa vertente do marketing utiliza um conjunto de práticas para produção de um material rico em informações que são relevantes para o público. Ou seja, é uma estratégia de atração por meio do fornecimento de um conteúdo de qualidade.

Otimize seu SEO

O SEO, Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca, é um conjunto de ferramentas que levam as pessoas certas para o seu site. Tem o intuito de aumentar o tráfego no site por meio de resultados de pesquisas orgânicas.

Através de técnicas de SEO, o conteúdo é produzido de forma a atrair o máximo de visitantes interessados no tema. 

Por isso, é importante considerar alguns fatores que podem influenciar no posicionamento da página nos buscadores, como:

  • Qualidade e tamanho do conteúdo;
  • Título;
  • Autoridade do site;
  • Uso correto de palavras-chave;
  • URL amigáveis;
  • Link building;
  • Tempo de carregamento e permanência na página;
  • Meta Descrição eficiênte;
  • Rastreabilidade;
  • Interface funcional;
  • Compatibilidade com diversos dispositivos, como mobile e desktops.

Atente-se ao volume de buscas e termos utilizados

Antes de produzir o material, é importante fazer uma pesquisa de palavras-chave e termos relevantes para o assunto de interesse do conteúdo que será produzido.

Depois dessa pesquisa, é preciso fazer uma busca com as palavras-chave na página de resultado dos motores de busca para verificar se possuem Snippet. 

Pensando na necessidade de se ater ao volume de buscas e os termos relevantes, separamos para você algumas plataformas para ajudar com essa prática. Confira!

  • Google Trends: é uma ferramenta gratuita que mostra os termos mais populares buscados no Google;
  • Semrush: é uma ferramenta utilizada para pesquisa de palavras-chave e dados de classificação, como métricas e volume de pesquisa;
  • Ubersuggest: é uma ferramenta gratuita para pesquisa e análise de palavras-chave.

Agora que você sabe o que é o Snippet, que tal implementar técnicas de SEO para ranquear melhor o seu conteúdo? Então, fale agora por Whatsapp com um especialista de marketing digital da Contato.

Quais os tipos de campanha para Google Ads

Tipos de Campanha para Google Ads: veja qual o melhor

A escolha dos tipos de campanhas para Google Ads é um fator importante para a eficiência do anúncio e o alcance dos resultados desejados.

O Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google, que permite criar anúncios em diferentes formatos, como Campanha de Pesquisa, Campanha Display, Campanha de Shopping, Campanha de Vídeo, Campanha para App e Campanha Performance Max. 

Quer saber como usar a mídia paga para aumentar os resultados da sua marca? Então você está no lugar certo. No blog de hoje, preparamos para você um guia completo com os tipos de campanhas para Google Ads.

Campanha de Pesquisa

A rede de pesquisa é o estilo de campanha mais comum do Google Ads. Tem como principal objetivo alcançar as pessoas que estão pesquisando sobre determinados produtos/serviços que a sua marca fornece a solução.

Esse estilo de mídia paga é composto por textos, podendo contar com snippets com imagens adicionadas ou responsivas do próprio site, como logo, produto etc.

Assim, para estruturar a campanha é importante levar em consideração palavras-chave, localização e público.

A palavra “anúncio” acompanha a publicidade, pois é um resultado pago.

Dessa forma, a campanha de pesquisa pode ser usada para trazer tráfego, novos leads e conversão de vendas para o site da sua marca. Pois, o anúncio aparecerá para as pessoas que possuem interesse nas soluções que a empresa oferece.

Campanha de Display

A rede Display é um estilo de campanha apresentado no formato de banner nos resultados de pesquisas em sites, como blog e portais de notícia, e em aplicações do Google, como YouTube, Gmail, Google Now, entre outros.

A segmentação de exibição nos site pode ser configurada na plataforma.

Esse estilo de campanha utiliza recursos visuais e elementos gráficos para chamar a atenção dos potenciais clientes. É uma estratégia que pode ser utilizada com os seguintes objetivos:

  • Aumentar o tráfego no site da marca;
  • Gerar mais conversão de vendas;
  • Captar leads;
  • Aumentar o Alcance;
  • Reconhecimento de marca.

Contudo, os anúncios da rede Display podem agregar nas campanhas de remarketing e são eficientes nas ações de branding.

Campanha de Shopping

Esse é um estilo de campanha em que o anúncio será veiculado no Google Shopping. Tem como intuito atrair para o site da marca, clientes interessados em concluir a compra do produto ofertado.

Desse modo, os anúncios aparecem na barra de início, Google Shopping ou Google Imagem junto aos resultados de pesquisa relacionados ao produto ofertado pela marca. 

Para exemplificar, quando uma pessoa pesquisa por celular roxo no Google, aparece no início dos resultados, anúncios de diversas marcas ofertando o produto.

Anúncios na aba de exibição dos resultados da pesquisa.

Os anúncios de campanha shopping apresenta foto e nome do produto, identificação da loja, preço, entre outras informações relevantes para atrair o consumidor.

Campanha de Vídeo

A campanha de vídeo é muito utilizada para fazer anúncios na plataforma YouTube. Você já deve ter se deparado com um anúncio no início ou ao decorrer de um vídeo em que estava assistindo.

Esse estilo de anúncio tem um grande potencial de atração de clientes. As campanhas de vídeo podem ser usadas para fortalecimento de marca e remarketing.

Assim como outros tipos de Campanhas para Google Ads, só gerará custo se o vídeo for assistido até o final.

Desse modo, a campanha de vídeo pode ser realizada em dois formatos, que são: anúncio de vídeo que não pode ser pulado e anúncio de vídeo que pode ser pulado.

Campanha para App

Dentre os tipos de campanhas para Google Ads, os anúncios para aplicativos são exibidos em toda rede pertencente ao Google, como outros aplicativos, rede de pesquisa, YouTube, Google Play, entre outros.

Os anúncios podem ser exibidos para aparelhos com sistema IOS e Android.

Esse estilo de campanha tem como principal objetivo aumentar o alcance e gerar mais downloads do aplicativo da marca.

Campanha Performance Max

A Campanha Performance Max ou campanha de maior desempenho, é um formato que permite exibir anúncios, com uma mesma campanha, na rede Google (YouTube, Gmail, Pesquisa, Rede Display, Discovery e Maps).

De modo geral, está presente em todas as plataformas do Google, porém com um desempenho mais efetivo na ação escolhida.

Esse novo formato de campanha para Google Ads apresenta vantagens como:

  • Gerenciamento mais simples das campanhas;
  • Aproveita melhor a inteligência do Google;
  • Otimiza as campanhas para captar novos cliente; 
  • Recurso de Insights com dados exclusivos;
  • Criativos que permitem criar mensagens personalizadas para o público.

Qual o melhor tipo de campanha para Google Ads?

A escolha dos tipos de campanhas para Google Ads, vai depender das necessidades e objetivos da marca, que podem ser:

  • Reconhecimento e fortalecimento da marca;
  • Aumentar as vendas;
  • Aumentar o tráfego no site da marca;
  • Gerar leads;
  • Remarketing.

Por isso, é importante ter bem definida a intenção do anúncio e os resultados desejados, além de ter uma boa gestão de tráfego pago.

Quer fazer campanha no Google Ads? Faça Contato!

A Agência Contato é especialista em soluções completas para um Marketing Digital 360º, com estratégias totalmente especializadas para atender as necessidades do seu negócio.

Realizamos criação de sites, gestão de redes sociais, estratégias para o Google, planejamento de campanhas, identidade visual, design gráfico e outros serviços que ajudam a sua marca a alavancar os resultados e a conquistar uma presença digital consolidada.

Fale agora por WhatsApp com um dos nossos especialistas de marketing digital e saiba como podemos ajudar com os tipos de campanhas para Google Ads.

BeReal: compartilhe uma rotina sem filtros com essa rede social

Você já ouviu falar do BeReal? Essa é uma nova rede social que já chegou causando comoção por causa da sua proposta um tanto peculiar. 

Nesta plataforma, somente fotos realistas e sem filtros podem ser compartilhadas. A ideia é que os seus usuários registrem o cotidiano como ele realmente é.

Quer saber mais sobre como funciona a BeReal? A Contato te explica. 

Venha conferir:

Como funciona a BeReal

O termo “BeReal” em livre tradução significa “seja real”, e é justamente esta a proposta deste aplicativo francês.

O BeReal funciona da seguinte forma: durante alguns momentos específicos do dia, a plataforma envia uma notificação. Assim, após receber o aviso, os usuários têm até dois minutos para postar uma foto do que eles estão fazendo. 

Logo, o app não aceita nenhum tipo de filtro e após a postagem, outros usuários da rede têm acesso ao post. 

Como este prazo de dois minutos é bem curto, não há tempo para que as pessoas se arrumem ou engatem em alguma atividade. Dessa forma, o aplicativo incentiva as pessoas a mostrarem sua rotina real. Portanto, é muito diferente do cotidiano exposto em outras redes sociais.

A plataforma está disponível no Brasil?

Os usuários brasileiros podem ter acesso a esta rede social. No país, a plataforma do BeReal está disponível tanto para Android, quanto para IOS. 

Ainda não há uma versão em português do aplicativo. Porém, a plataforma é bem intuitiva, o que faz dela acessível a todos os públicos.

Por que a BeReal está fazendo sucesso?

Esta plataforma foi criada em 2020, mas só em 2022 ela se popularizou, sobretudo entre os jovens. Isso fez o BeReal estar presente na lista de apps mais baixados de vários países. Esta popularidade lembra bastante o fenômeno do Clubhouse em 2021.

Mas qual o porquê de tanto sucesso?

O principal motivo é que o BeReal apresenta um conceito que foge a regra da maioria das redes sociais. 

Enquanto as outras passam uma sensação de vida perfeita, onde todos estão bem arrumados e fazendo atividades interessantes o dia inteiro, este aplicativo busca mostrar que a vida real não funciona desta forma. 

Com isso, a plataforma faz as pessoas se identificarem umas com as outras. Criando assim, uma forte conexão.

Quantos usuários a BeReal possui?

O BeReal já conta com aproximadamente 5 milhões de usuários no mundo inteiro. A maioria absoluta deles baixou o aplicativo no ano de 2022.

Para se ter uma noção, até dezembro de 2021, a rede possui aproximadamente 500 mil usuários. Estes números demonstram que o BeReal se tornou uma tendência viral na internet.

BeReal: moda passageira ou veio para ficar?

Embora o sucesso dessa rede seja inegável, não dá para dizer com absoluta certeza se o aplicativo veio para ficar. 

No entanto, o que se pode afirmar sem medo é que esta tendência de conteúdo mais realista, sem o filtro da “vida perfeita” do Instagram está sendo cada vez mais cobiçado. 

Afinal, as pessoas estão sentindo a necessidade de consumirem materiais pelo qual é possível se identificar.

Por causa disso, o BeReal tem chance de fazer sucesso no mundo digital. Agora é esperar para ver se essa rede vingará ou será apenas uma moda passageira. 

Quer saber mais sobre o mundo do marketing digital e das redes sociais, a Contato te ajuda.

No site da nossa agência você encontra diversos conteúdos sobre o mundo online. Assim, você estará por dentro de assuntos como as novas atualizações do Instagram e outros. Acesse o nosso blog e saiba mais.

Aproveite e confira ainda o nosso guia do Instagram para negócios e saiba como alavancar suas vendas utilizando esta plataforma.

Até mais!

O que é Posicionamento de Marca e como aplicar no seu negócio

Ao construir a identidade de uma marca, é fundamental pensar em como ela será assimilada pelo público. Dessa forma, um posicionamento de marca eficaz é o que irá proporcionar uma percepção favorável sobre qualquer negócio.

E se estes conceitos não estão claros para você, não há motivos para se preocupar. A Contato separou todas as informações necessárias para explicar o que de fato é posicionamento de marca e como aplicá-lo. Afinal, a adoção desta estratégia traz excelentes resultados.

Vamos lá?

O que é Posicionamento de Marca

O posicionamento de marca nada mais é do que o modo como as marcas são percebidas pelo público. Ou seja, a forma como ela está presente no imaginário dos clientes.

Porém, muito se engana quem acredita que este tipo de visão surge a partir do nada. Pois, para que uma marca seja lembrada com certo destaque pelos consumidores, ela precisa conquistar o seu lugar. 

Assim, as empresas que desejam se posicionar, devem adotar uma estratégia competente. Que tenha como missão cativar o público, evidenciando como esta marca se sobressai no meio das demais. 

Quais as vantagens do Posicionamento de Marca

Não importa o tamanho do negócio, toda empresa obtém bons resultados com o posicionamento de marca. 

Com um bom posicionamento, a marca se destaca perante os adversários.

Isto acontece porque este tipo de ação faz a empresa determinar como ela será vista no mercado. Deste modo, é possível controlar qual perspectiva o olhar de fora terá em relação a ela. 

Com isso, a marca conquista três pilares fundamentais para o sucesso de um negócio. São eles:

Maior visibilidade da marca

A partir do posicionamento de marca, a empresa ganha visibilidade pois passa a ser reconhecida como algo único. Portanto, ela deixa de ser apenas mais uma marca e se torna objeto de curiosidade e desejo.

Autoridade no mercado

Com o posicionamento, a marca passa a ocupar as mentes de qualquer pessoa que pense nos produtos que ela oferece. Uma vez que ela virou uma referência no segmento torna-se também uma autoridade no mercado.

Credibilidade

Ter mais visibilidade e ser vista como uma referência, consegue despertar a sensação de confiança nos clientes. Logo, o público sente que a marca tem a credibilidade necessária para proporcionar o que eles desejam, de maneira satisfatória. 

A diferença entre Posicionamento de Marca e Reconhecimento de Marca

No entanto, quando falamos sobre posicionamento de marca é bem comum confundir esta estratégia com o reconhecimento de marca. Porém, estes termos se referem a coisas diferentes.

O reconhecimento diz respeito à forma como a marca é conhecida. Isto é o que se sabe sobre ela e a sua reputação no mercado.

Já o posicionamento se refere mais a como ela quer ser conhecida. Em outras palavras, de qual forma a marca quer construir o seu nome.

Deste modo, o posicionamento da marca pode ser um e o seu reconhecimento pode ser outro. 

Vamos a um exemplo para simplificar? 

Imagine uma marca que se posiciona a favor de várias pautas sociais, mas é reconhecida por escândalos. Nesta ocasião, o seu posicionamento está associado a algo positivo, mas seu reconhecimento está atrelado a coisas negativas.

Em geral, quando isto acontece significa que o posicionamento da marca não está sendo bem executado. 

Exemplos de Posicionamento de Marcas bem feitos

Diversas empresas ao redor do mundo são inspirações a se ter quando o assunto é posicionamento de marca. 

Um aspecto importante a se observar é que ter uma posição eficaz não está relacionado ao tamanho da empresa. Visto que é possível ter um bom posicionamento sendo um pequeno negócio, uma startup ou uma multinacional.

Confira alguns exemplos logo abaixo:

Apple

A Apple é uma das marcas mais conhecidas do mundo inteiro, e isso não é à toa. Esta empresa soube trabalhar corretamente seu posicionamento para se destacar diante das outras big techs.

Muito disso, graças à ideia de que a inovação é um pilar básico dos seus produtos. Assim, a Apple não é apenas uma empresa que fabrica celulares, mas uma marca que traz produtos inovadores ao mercado.

Quem se dispõe a comprar um IPhone ou um MacBook, não busca somente um equipamento básico, mas sim algo revolucionário. 

É possível comprovar a eficácia da estratégia da Apple por meio dos preços de seus produtos. Apesar de bem elevados, é praticamente um consenso de que não são abusivos. Uma vez que trazem benefícios que não podem ser encontrados em outras marcas. 

Desta maneira, a Apple está presente no imaginário popular como uma marca de inovação, qualidade e exclusividade. 

Lady Driver

Entretanto, não são apenas gigantes mundiais que podem ser bem sucedidos na maneira de se posicionar. Um exemplo muito bom é o Lady Driver, um aplicativo de mobilidade urbana que aceita apenas mulheres como motorista.

O posicionamento do Lady Driver é como uma empresa consciente e preocupada com a segurança de públicos mais frágeis. Dessa forma, a marca passa uma mensagem de confiança a mulheres, crianças e idosos.  

Ao conquistar nichos específicos, este aplicativo garantiu uma posição de destaque no meio de tantos apps. 

Nath Finanças

Neste exemplo, temos uma situação bastante especial. Pois a Nath Finanças é uma pessoa que também se tornou uma marca. 

Em casos assim, o posicionamento de marca não deve ser deixado de lado. Ainda mais porque é impossível desvincular o nome do negócio do seu dono.

No caso da Nath Finanças, ela se posicionou como administradora disposta a desmistificar o mundo das finanças. Fazendo com que o público comum soubesse lidar melhor com a economia pessoal.

A partir disso, a imagem que foi construída sobre a figura da Nath Finanças está relacionada com responsabilidade e economia. Logo, quem está em busca de ser mais consciente sobre as suas finanças encontra nela uma autoridade no assunto. Graças a seu posicionamento eficaz e consistente. 

Starbucks

Outra marca com um posicionamento impecável é a rede de cafeteria Starbucks.

Esta empresa se tornou objeto de desejo muito mais pela experiência que proporciona, do que pelos produtos que serve. 

Quem aí nunca desejou visitar uma Starbucks?

Isso não significa que as bebidas servidas na cafeteria não tenham seus méritos. Mas sim que a reputação estabelecida pela marca é muito maior do que isso.

Diante disso, seu posicionamento sempre colocou a Starbucks em um patamar único. Como um lugar que proporciona conforto e descontração aos seus clientes. 

Além disso, a cafeteria também apela para um senso de exclusividade. Por isto, mesmo que seja bastante popular no mundo inteiro, a Starbucks ainda é vista como algo para poucos. 

Como fazer Posicionamento de Marca

Sabendo sobre a importância do posicionamento de marca, é impossível não querer aplicar esta estratégia a uma empresa. Certo?

Entretanto, para que ela seja efetiva não basta querer que uma marca seja vista de forma positiva. Na verdade, o posicionamento exige bastante esforço por parte da empresa para que ele obtenha sucesso. 

Vamos entender passo a passo como isso pode ser feito: 

Faça uma análise de mercado

Para se destacar é importante saber o que é comum. Portanto, analisar o mercado em que se está inserido é o primeiro passo para um bom posicionamento.

Ao observar as ações adotadas pelos concorrentes é possível entender o que já está sendo feito. Distinguindo as ações efetivas daquelas que falham em cativar o público. 

Nesta etapa, o ideal é pegar boas inspirações. Tendo sempre em mente que elas não irão passar de referências. Afinal, a originalidade é indispensável para que uma marca se destaque. 

Trace o perfil do seu público alvo

Cada nicho possui necessidades e interesses específicos. Por isso, traçar o perfil dos clientes é o que irá determinar por qual caminho a estratégia de posicionamento deve seguir.

Para entender o próprio público é importante saber o que eles procuram e quais são suas preferências. Deste modo, é possível saber o que a empresa tem a oferecer para estes consumidores. Só assim as ações da marca farão sentido para quem elas estão destinadas.

Defina uma Persona

A persona é a representação do consumidor ideal de uma empresa. Em geral, ela reúne as principais características dos clientes e serve para a marca entender quem ela deseja atingir.

As empresas conseguem definir a persona conhecendo bem o próprio público. Por isso, esta fase ainda está muito relacionada com a anterior. 

Esta definição facilita muito no posicionamento da marca. Pois ela separa pessoas que de fato tem grande potencial de virar um consumidor, daquelas que não tem.

Faça valer a política da empresa

Toda empresa exibe por aí a sua política com uma descrição muito bonita de missão, visão e valores. 

Porém, algumas não conseguem pôr em prática tais definições. O que faz estas palavras se tornarem apenas parágrafos agradáveis para ter no site da organização.

Entretanto, as marcas que desejam conquistar uma posição de relevância dentro do mercado precisam fazer valer esta política. 

Isso demonstra como a empresa é confiável e possui princípios notáveis. 

Esteja presente em causas sociais

Uma empresa que marca presença em causas sociais costuma ser bem vista pelo público geral. 

Com este tipo de ação, ela demonstra que não se preocupa apenas com vendas e métricas. Mas também está disposta a cooperar para um mundo melhor.

A prática do marketing social é uma garantia que a empresa esteja quase sempre associada a causas relevantes e positivas. 

Gostou de saber mais sobre posicionamento de marca e como essa estratégia é importante para o marketing digital? Então venha visitar o blog da Contato e fique por dentro de mais conteúdos sobre este tema.

Até mais!

O que é Sound Branding e como ele atua na identidade da marca

O Sound Branding é uma estratégia cada vez mais utilizada por marcas que desejam se destacar em todos os sentidos. Apesar de ainda não ser a técnica mais empregada, ela já vem se mostrando bem eficaz.

Porém, caso você desconheça o que é Sound Branding e de que forma ele atua, a Contato irá explicar tudo sobre esse conceito.

Venha conferir!

O conceito de Sound Branding

A ideia de Sound Branding diz respeito a técnica utilizada pelas empresas de serem reconhecidas a partir de elementos sonoros. Com isso, as marcas cravam seu lugar no mercado por meio de algo muito mais sensorial.

Para que este conceito funcione, os consumidores devem associar prontamente um som com a empresa. Dessa forma, é criado uma identidade sonora para a marca.

Ainda que o conceito de Sound Branding seja relativamente recente no marketing, as empresas sempre utilizaram o som para se divulgar. Basta lembrar que toda marca já criou um jingle ou trilha sonora para falar sobre seus produtos ou alguma promoção.

Assim, com o Sound Branding o que muda de fato é que estes elementos não estão sendo mais usados de forma aleatória. Mas sim como uma estratégia de marketing sonoro.

Como o Sound Branding pode ser importante para uma marca

Aplicar corretamente a técnica do Sound Branding faz qualquer negócio entrar em evidência. Afinal, ser reconhecida com elementos sonoros reforça o storytelling da empresa e o seu poder no mercado.

Para que o Sound Branding atinja o público com eficácia e reforce o tom de voz da marca, ele deve reunir atributos sonoros marcantes, condizentes com a empresa e bem contextualizados. 

Esta estratégia trabalha para o fortalecimento criando um fator de identificação e reforçando o branding. Saiba como: 

Identificação

Em primeiro lugar, um som marcante cria um forte laço de identificação do público em relação à empresa. Uma vez que a música tem a capacidade de despertar sentimentos e comover o consumidor.

Assim, a marca é humanizada, o que colabora para que o público consiga enxergar nela um equivalente. Algo que vai além de uma empresa.

Reforço de Branding

Outra vantagem é que ela reforça o nome da marca perante os clientes. Isso coloca a empresa em uma posição em que ela dificilmente será esquecida.

Afinal, ela passa a fazer parte do imaginário do público, ocupando um lugar especial na mente do consumidor. Tudo isso por meio do som. 

Exemplos de Sound Branding

No mercado, não faltam exemplos de marcas muito bem sucedidas ao aplicar o Sound Branding. Por meio dele, a empresa acabou desenvolvendo uma identidade própria.

Um fator importante para o sucesso do marketing sonoro é a singularidade. Cada marca traz um som único, que dificilmente será confundido com qualquer outro. 

Vamos aos exemplos:

Citröen

A fabricante de automóveis Citröen é certamente um dos exemplos mais marcantes de Sound Branding. 

O instrumental é bem característico e lembra algo moderno e tecnológico. 

Além disso, a logo sonora ainda traz a frase “Citröen, creative technologie”, narrado com sofisticação por uma mulher. Isto remete diretamente ao posicionamento dela como uma empresa distinta e revolucionária.

Claro

Já a operadora de telefonia móvel Claro possui uma marca sonora que lembra bastante alguém digitando em um celular. 

Com apenas três toques, a empresa conseguiu um som característico. Ao ouvi-lo, mesmo quem não lembra imediatamente da marca, certamente o relaciona a uma empresa grande.

Globo

Possivelmente o exemplo brasileiro mais marcante de Sound Branding é a Globo. Afinal, quem escuta um “Plim Plim” já lembra imediatamente da emissora. 

A identidade sonora da Globo é tão forte que nem é preciso estar acompanhado de um instrumental para ser reconhecido.O que demonstra uma brand awareness muito eficiente.

Essa associação é tão forte, que o termo “Plim Plim” já virou uma espécie de sinônimo para se referir a emissora. 

Além disso, a expressão também faz parte do vocabulário da empresa, sendo utilizada em bordões ou para denominar projetos.

O “Reclames do Plim Plim” é um exemplo do sucesso da expressão.

Netflix

Para finalizar, um exemplo mundial de sucesso de branding sonoro é a Netflix. A vinheta da marca com o característico “tundum” faz qualquer pessoa associar o produto à empresa. 

Logo, este barulhinho já faz parte da identidade da Netflix tanto quanto a logo vermelha que representa a marca. Inclusive, a empresa de streaming já aproveita o impacto do Sound Branding para fazer campanhas. 

Um exemplo é o patrocínio da marca ao time maranhense “Tuntum”, cujo nome é bastante relacionado ao marketing sonoro da empresa. A ação foi uma espécie de piada como a concorrente Amazon Prime, que transmitia o jogo do time. Com isso, a Netflix produziu uma campanha de marketing efetiva, utilizando o Sound Branding da marca.

Gostou de saber mais sobre Sound Branding? Este assunto é uma tendência do marketing que ainda irá crescer muito. Dessa forma, é sempre bom ficar por dentro do assunto.

Agora, visite o blog da Contato para ter acesso a mais conteúdos de marketing. Até mais!