O que é Marketing no Whatsapp: aplique e aumente suas vendas

O Whatsapp é um aplicativo oferecido de forma gratuita, no qual é possível trocar mensagens, fazer chamadas de vídeo, compartilhar informações e entre outras muitas funções! Ainda proporciona a ferramenta de Whatsapp Business, onde é possível alavancar seu marketing no Whatsapp e trabalhar para o crescimento dos lucros.

É fato: o Whatsapp é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, com mais de 2 bilhões de usuários em 180 países. No Brasil, é o grande líder de downloads, superando o número de 140 milhões de usuários ativos que diariamente utilizam o serviço. E, segundo o portal Statisa, é o país da América do Sul que mais utiliza a rede, superando os 50% do total de usuários.

Nesse sentido, o principal motivo para usar essa ferramenta nas suas estratégias de marketing é o tamanho da audiência do WhatsApp, que torna este o canal mais atraente para qualquer ação de comunicação. 

Por isso, trouxemos um guia prático de marketing no Whatsapp para você se inteirar sobre a importância do uso dessas ferramentas, como aplicá-las e, assim, aumentar suas vendas.

Siga a leitura do post para acompanhar a discussão e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! ?

O que é o marketing no whatsapp? entendendo a ferramenta Business do canal

O Whatsapp Business nada mais é do que uma ferramenta criada com objetivos exclusivamente comerciais para organizar, promover a marca e impulsionar o seu negócio. 

Vale ressaltar que está disponível para formatos IOS e Android, além de funcionar em desktops pelo Whatsapp Web. Ainda, a ferramenta possibilita o uso de recursos como a criação de um perfil comercial com informações importantes: site, endereço, e-mail e horário de funcionamento.

De maneira geral, foi feito para empresas e desenvolvido com recursos para facilitar o relacionamento com possíveis clientes ou potenciais leads

Nesse sentido, a utilização desse recurso somado a uma boa estratégia comercial pode influenciar de forma positiva no marketing e, por consequência, no alavancamento das vendas

Além disso, por ser um número de telefone diferente do seu de uso pessoal, você poderá se organizar da melhor forma possível e, também, conciliar e separar sua vida pessoal da sua vida profissional. 

? Leia Mais: Aprenda como fazer marketing nas redes sociais

Quais os benefícios de usar o marketing no Whatsapp na estratégia?

O marketing no Whatsapp pode trazer muitos benefícios para uma empresa que deseja se consolidar no mercado digital e potencializar suas conexões! Então, você deve se perguntar “Quais são essas vantagens que terei ao utilizar o WhatsApp no meu negócio?”.

Bom, nós estamos aqui justamente para responder todas as suas dúvidas sobre o assunto e te passar todos os detalhes relevantes para você se engajar nesse nicho.

O marketing nessa rede social se estabelece em promover produtos ou serviços e se conectar com seu público. E, além disso, oferecer uma experiência mais efetiva e particular para seus clientes.

Com o WhatsApp Business também é possível criar saudações automáticas e mensagens de ausência, de modo a apresentar a empresa para clientes assim que eles iniciam um contato ou informá-los do horário comercial e mantê-los interessados.

Quer saber mais? Abaixo estão listadas algumas das principais vantagens de ter essa ferramenta ao seu dispor na hora de lidar com o público!

Maior proximidade com os clientes

Primeiramente, um grande benefício do Whatsapp na sua estratégia de marketing digital é essa proximidade com os clientes que a rede oferece. No mais, é um canal de atendimento no formato de uma conversa pessoal.

Por conta do Whatsapp ser um aplicativo muito usado no Brasil e no mundo, a utilização dele voltada para os negócios pode ser muito rica para o relacionamento com seus leads, porque mostra proximidade, exclusividade e uma espécie de atendimento personalizado.

Rapidez no atendimento

Por ser um aplicativo que as pessoas têm à disposição de maneira muito fácil, tanto clientes quanto empresários, a rapidez no atendimento é um fator muito importante na hora de lidar com seu público-alvo.

Da mesma maneira, a agilidade de resposta ao consumidor é crucial no decorrer e na consumação de uma intermediação comercial. Por isso, prezar pelo marketing no Whatsapp é uma excelente alternativa para aumentar as vendas!

Comodidade

Justamente por ser uma rede social que está nas palmas das mãos, a interlocução com os clientes é muito cômoda. Nesse sentido, o cliente tem a praticidade de um diálogo mais direto e fundamentado no conforto do usuário.

Fácil de usar

Como já estamos acostumados com a funcionalidade do Whatsapp pessoal, o Whatsapp Business não é um bicho de sete cabeças! 

A plataforma é parecida com a de uso pessoal, com a mesma interface, ou seja, com os mesmos elementos visuais e operacionais do aplicativo comum.

Melhor retenção

O conceito de retenção de clientes é o nome dado à capacidade de manter clientes fiéis à sua marca. É por meio disso que gestores e empresários constroem relações de confiança com seus clientes e proporcionam uma experiência satisfatória.

Mas de que forma essa retenção de clientes acontece, principalmente, pelo marketing no Whatsapp e como ela influencia na capitalização e geração de lucro? 

Segundo uma pesquisa realizada pela Harvard Business School — uma das maiores escolas de negócios do mundo e focada na administração de empresas —, um acréscimo de apenas 5% na retenção de clientes pode influenciar no aumento de 25% a 95% na lucratividade de um negócio.

Para isso, você pode investir em conhecer a persona da sua clientela a fundo, focar na personalização de produtos e serviços, promover programas de fidelidade e, também, oferecer um suporte eficiente para a resolução de problemas ou solução de dúvidas.

Além de alavancarem os índices de compra da sua empresa, os clientes fiéis também podem indicar novos clientes em potencial — também chamados de leads —, proporcionando outra fonte de lucro.

? Recomendamos: 5 dicas úteis para gerar leads com o marketing digital

Como fazer Marketing no Whatsapp

Vamos lá? Fazer marketing no Whatsapp não tem segredos e nós vamos te explicar tudo sobre os mecanismos utilizados nessa estratégia! 

A primeira coisa a saber é que, diferente de outros planos de ação do marketing digital, o Whatsapp pode ser feito por qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Ou seja, é eficaz tanto para os grandes empresários quanto para os microempreendedores.

Ainda, por ser uma plataforma com grande número de usuários e um grande canal de comunicação de pessoas, os perfis de compradores são bastante diversificados e atingir seu público-alvo ou a sua persona não é tão complicado como em outros mecanismos eletrônicos.

A partir disso, separamos algumas dicas para você criar sua campanha de marketing pelo Whatsapp, interagir com sua lista de contatos e acompanhar seus resultados!

Não use o whatsapp marketing isoladamente

Em primeiro lugar, é crucial que você tenha um ramal de estratégias de marketing digital que vá além do Whatsapp. O marketing no Whatsapp deve ser um complemento aos seus métodos de ação em outras redes, como o website, blog, página no Instagram, Facebook e por aí vai.

Não apenas isso, mas para alcançar um marketing digital satisfatório também é interessante investir na otimização dos conteúdos para ranquear nos mecanismos de busca, que é a estratégia do SEO. Dessa forma, você pode aparecer no topo das pesquisas do Google e atrair mais clientes para seu site ou página.

Da mesma maneira, o investimento em campanhas de tráfego pago nas plataformas de mídia é essencial para anunciar na internet e mostrar a sua empresa para o público certo, criando um tráfego local, gerando leads, distribuindo conteúdos ou aumentando o número de visitantes e seguidores.

? Veja Mais: Por que uma cultura de SEO é fundamental para o crescimento da sua empresa?

Envio de Promoções, Descontos

O compartilhamento de promoções e descontos via Whatsapp também é uma forma inteligente de desenvolver o Whatsapp marketing. 

É por meio dessas promoções que você pode enviar links ou materiais que podem interessar os seus clientes e atraí-los para sua Landing Page e, dessa forma, converter novos visitantes em potenciais clientes.

Stories

Assim como o Instagram e o Facebook, o WhatsApp também possui os mesmos recursos de criação de stories. Hoje em dia, é muito comum abrir essa aba e ver o que seus contatos estão fazendo e compartilhando.

Como esse é um artifício de conteúdo mais interativo, é crucial passar uma mensagem clara e significativa, mas já com o CTA formulado para estimular uma nova ação dos seus contatos

Por exemplo, vamos supor que você compartilhe um link promocional ou cupom de desconto nos seus stories. O consumidor, ao visualizar, certamente irá criar interesse e clicar para ver o que está sendo ofertado. 

Dessa forma, você promove uma resposta praticamente instantânea do cliente ao seu estímulo, resultando também no próprio cliente vindo até você para saber mais sobre o que está sendo anunciado e, assim, aumentando suas chances de fechar um negócio ou efetivar uma venda! 

Divulgação de conteúdo

Outra dica importante é facilitar o compartilhamento de conteúdos no Whatsapp. Para alavancar seus resultados, uma ótima opção é construída por meio das indicações dos próprios contatos. 

Quer saber como fazer isso? 

Uma forma é disponibilizar o link de compartilhamento pelo WhatsApp de forma fácil e intuitiva para seus clientes.

Por exemplo, após o preenchimento de um formulário, acesso de algum material interessante ou aquisição de algum produto, o cliente estará satisfeito e mais disposto a compartilhar seu serviço com os amigos!

Isso interfere diretamente no aumento do alcance de suas páginas de conversão. Logo, os seus próprios leads que vão realizar essa tarefa de divulgação de uma forma orgânica e viável para o seu marketing no Whatsapp!

Gerencie suas listas de transmissão

Outra dica para gerar leads qualificados e impulsionar as vendas é a partir do gerenciamento de sua lista de transmissão no Whatsapp! 

O primeiro passo é segmentar sua base de contatos. Dessa forma, você envia conteúdos e materiais específicos para uma parte de seus clientes com interesses em comum com o nicho.

A partir da lista de transmissão você pode compartilhar de forma prática e fácil, sem precisar selecionar os contatos um por um. Com o Whatsapp Business, você consegue fazer essa segmentação e promover uma melhoria na sua rede de compartilhamento.

Faça pesquisas de satisfação

Como visto ao longo do conteúdo, o bom relacionamento criado entre empresa e cliente é um fator diferencial para qualquer negócio. Por isso, manter o consumidor atraído e satisfeito é essencial para o seu sucesso!

Uma forma de garantir essa boa relação no Whatsapp Marketing é através de pesquisas de satisfação para medir o grau de contentamento dos seus clientes com o serviço que você está fornecendo. 

É a partir dos resultados dessa pesquisa que você pode pode investir em mudanças e melhorias no seu site ou também prosseguir com suas estratégias atuais de marketing digital, quando elas estão dando certo!

Tire dúvidas

O processo de tirar dúvidas também é fundamental para que você agrade seus leads ou clientes fiéis, pois é um apoio e avaliação positiva do consumidor. 

Nesse sentido, quando uma marca oferece um suporte de apoio para dúvidas o cliente se sente ouvido e instigado a continuar procurando sobre seus produtos e serviços.

Como grandes empresas usam o Whatsapp no Marketing

Agora que você já entendeu que o marketing no Whatsapp é um grande aliado para alavancar vendas e impulsionar clientes. Para mostrar como elas aplicam isso na prática, separamos alguns exemplos muito interessantes e criativos!

Cozinhe com a Hellmann’s

Cozinhe com a Hellmann’s — ou WhatsCook — é uma iniciativa da empresa Hellmann’s que se fundamenta no ensino de receitas usando os produtos da marca via Whatsapp. 

Como funciona? É muito simples!

Você entra no website oficial, preenche um formulário com seu número de telefone e uma equipe de chefes da Hellmann’s entra em contato com você pela plataforma. Além disso, ela te dá dicas e receitas que você pode testar com os produtos que você já tem na sua geladeira.

Dessa forma, é possível mandar e receber fotos e vídeos com instruções detalhadas de técnicas culinárias e o passo a passo que você precisa!

Essa iniciativa é um ótimo modelo de adaptação do marketing digital no Whatsapp, pois oferece uma ferramenta muito útil, que agrada para reter consumidores.

Ofertas da Magalu

Outro exemplo muito proveitoso do uso dessa plataforma para o marketing é a estratégia criada pelo Magazine Luiza, grande empresa do setor de varejo multicanal.

A marca integrou o Whatsapp para compartilhar notificações de status de pedidos, desde a emissão de nota fiscal até a entrega dos produtos. Dessa maneira, todas as etapas que geralmente eram mais burocráticas se tornaram simples e estão há dois toques de distância na tela do seu smartphone.

Além disso, o atendimento é realizado pela assistente virtual do Magazine Luiza, conhecida popularmente por Lu do Magalu, muito conhecida nas redes sociais.

As assistentes virtuais são um fenômeno que simula uma conexão humana com o público. Dessa forma, elas realizam os atendimentos de forma direta, fácil e rápida! 

Atendimento ao cliente com as operadoras

Também trouxemos os atendimentos ao cliente das operadores de telefone, como é o caso da Vivo e da TIM. Elas oferecem serviços digitais via Whatsapp, como segunda via de fatura, suporte técnico, mudança de plano e entre outras funcionalidades.

Tudo isso na praticidade e conforto do seu telefone e com o auxílio de uma atendente virtual que dá soluções para os problemas e direciona para um caminho que irá solucionar suas questões.

Assim, as grandes empresas utilizam as técnicas mostradas acima, aplicam em um plano de ação efetivo, fazem essa captação e manutenção dos clientes e, dessa forma, aumentam suas vendas.

No mais, é importante frisar novamente que os grandes negócios também colocam em prática as estratégias focadas em SEO, tráfego pago e Inbound e Outbound Marketing além do Whatsapp Marketing, de forma a alavancar suas campanhas.

Nós ficamos por aqui! Esperamos que você tenha entendido a importância do marketing no Whatsapp, as formas de aplicá-lo da melhor maneira com intuito de aumentar suas vendas e seu potencial de retenção de clientes

Para uma leitura mais aprofundada e assertiva, recomendamos o download do nosso E-Book: Como usar o Whatsapp em estratégias de marketing digital. Lá você confere mais dicas e instruções para estruturar seu plano de ação da melhor forma! ?

Por fim, esperamos que este artigo tenha conseguido responder às suas principais dúvidas sobre o assunto. Antes de ir, te convidamos a acessar o blog da Agência Contato para você se aprofundar em conteúdos sobre a área de marketing e afins. ?

SERP Features: entenda de uma vez por todas quais são

As SERPs  Features são os elementos adicionais que estão presentes nos mecanismos de busca. Preparamos um artigo para te mostrar as SERP Features mais populares. Dessa forma, você poderá entender como eles funcionam e como se beneficiar com esses recursos. 

Pegue um papel e uma caneta e anote tudo!

O que são SERP Features

SERP (Search Engine Results Page) em SEO, é identificada por sua palavra-chave ou pela consulta que gerou os resultados. Os conteúdos das SERPs incluem resultados orgânicos, pagos ou até recursos adicionais para mostrar o melhor resultado possível para uma busca.. 

As SERPs features, também conhecidas como recursos de resultados,  podem ser definidos como qualquer elemento, que adiciona novidades ao formato usual de uma página de resultados com descrições e links azuis de resultados de pesquisa. 

Veja abaixo quais são as principais SERP Features e como elas funcionam. 

Boa leitura! 

Atualizações do Google

O Google passa por constantes atualizações. Por isso, é essencial se atentar a elas, visto que elas interferem muito nos resultados que seu site pode obter. 

É fundamental manter a página sempre atualizada com conteúdos de qualidade, para melhorar a experiência do usuário. Entender essas modificações e seguí-las ajuda muito para que seu conteúdo fique bem posicionado nas plataformas de busca. Veja abaixo quais são elas: 

Quais são as SERP Features

  • Featured Snippet;
  • Pacote Local;
  • Avaliações;
  • Sitelinks;
  • Vídeos;
  • Principais Notícias;
  • Imagens;
  • Twitter;
  • Painel de Conhecimento;
  • Perguntas Frequentes;
  • Bloco de Google Voos;
  • Agrupamento de Hotéis;
  • Listas de Vagas;
  • Eventos;
  • Esportes;
  • Carrossel.

Featured Snippet

Os Featured Snippets são os destaques que podem ser exibidos acima dos resultados orgânicos. Eles também são conhecidos como “posição zero”. 

No snippet, o Google destaca uma parte do texto ou vídeo que oferece a resposta para aquilo que o usuário procura. Por isso, é muito importante produzir conteúdos legíveis e bem detalhados. 

Pacote Local

O pacote local contém, geralmente, três locais que o Google considera mais relevantes para a palavra-chave pesquisada. 

Dessa forma, se você possui um estabelecimento, é essencial que ele esteja presente no meio digital, para que possa atingir mais pessoas. 

Veja como fazer SEO local

Avaliações

As avaliações fazem parte dos resultados de pesquisa comuns com uma classificação que aquele estabelecimento possui e uma imagem do local. 

Sitelinks

O sitelink é um recurso que melhora o resultado da pesquisa orgânica adicionando links extras para seções do mesmo site embaixo da descrição. 

Vídeos

Uma SERP Feature de vídeo é um vídeo relacionado à pesquisa realizada e aparece entre os resultados orgânicos.

Principais Notícias

As notícias principais são aquelas que aparecem nas SERPs quando você pesquisa determinado assunto. Essas notícias possuem data, hora e o nome do editor indicado.

Imagens

Assim como os vídeos, as imagens são mostradas quando o Google acha que aquele conteúdo visual vai acrescentar para sua pesquisa. Por isso a importância de colocar imagens que sejam úteis para o post e trabalhar o SEO para imagens

Quando realizamos uma pesquisa, há também um direcionamento para a guia de pesquisa “imagens” e, nela, é possível acessar o site ou o artigo que hospeda a imagem. 

Twitter

O Twitter tem uma parceria com o Google para indexar os tweets e mostrá-los nas SERPs. Os tweets selecionados são aqueles mais recentes ou que estão em tendência a respeito daquele assunto pesquisado. 

Painel de Conhecimento

O Painel de Conhecimento é um recurso que contém informações que responde a uma pergunta específica sobre a figura referente à sua pesquisa. 

Esse painel é alimentado por um diagrama de conhecimento – banco de dados do Google que contém informações reais gerais de fontes como CIA World Factbook. 

Essas informações do painel de conhecimento se localizam no canto superior direito de uma SERP quando a pesquisa é feita pelo computador e se localiza na parte inferior quando feita em dispositivos móveis. 

Perguntas Frequentes

As perguntas frequentes são aquelas que aparecem abaixo dos resultados orgânicos. Essas perguntas estão relacionadas com o assunto pesquisado e, para que o resultado dessa pesquisa inclua esse recurso, o conteúdo precisa ser marcado com o Schema de perguntas frequentes. 

Bloco de Google Voos

O Bloco de Google Voos possui informações como: tabela de opções que podem ser filtradas e ordenadas nas SERPs para as consultas que são relacionadas aos voos. Anúncios orgânicos e pagos de companhias aéreas são escolhidos para serem mostrados neste pacote. 

Agrupamento de Hotéis

O bloco de agrupamento de hotéis mostra anúncios de hotéis, com nome, avaliações e  valores dessas acomodações. 

Listas de Vagas

O Google prepara uma tabela de postagens de vagas agregadas de sites de empregos como o LinkedIn, Glassdoor, Indeed, entre outros. Esses anúncios do seu site podem ser exibidos no bloco especial usando a marcação do schema de publicação de vagas. 

Eventos

As agendas de eventos aparecem na parte superior das SERPs e mostra a programação de eventos específicos, como por exemplo: shows, concertos, entre outros. 

Esportes

Esse elemento aparece quando pesquisamos eventos esportivos, mostrando, as próximas  partidas de determinado campeonato, colocações, placares, entre outros pontos importantes. 

Quando é pesquisado times específicos, é possível encontrar também links para ingressos, e outras informações mais específicas sobre aquilo que foi pesquisado. 

Carrossel

Os carrosséis são recursos que também estão presentes nas SERPs, em resposta às consultas identificadas como tendo uma intenção visual. 

Como posicionar sua marca nas SERP Features

Para posicionar bem uma marca nas SERPs do Google, é muito importante investir em estratégias de SEO. Quando um conteúdo é de qualidade, ele tem grandes chances de estar nas primeiras páginas e, dessa forma, ele passa a ser mais estável. 

Esses conteúdos precisam ser legíveis, com parágrafos mais curtos, para que a leitura do usuário seja mais tranquila. É importante ressaltar que o Google leva em consideração a experiência que o usuário teve na página. 

Quando uma página possui uma maior estabilidade, ela consegue mais snippets e, dessa forma, o Google classifica o conteúdo como relevante para o usuário. 

Viu como é importante investir em bons conteúdos e aplicar as estratégias de SEO nele? Por isso, contar com uma agência nessas horas é fundamental, pois temos o conhecimento e as ferramentas necessárias para te ajudar! 

Faça Contato e te ajudaremos a DECOLAR na SERP Features. 

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Te vejo no próximo post 😉 

Por que é importante ter um site mobile friendly

Capa do Blog "Por que é importante ter um site Mobile Friendly?" com uma mulher segurando seu smartphone com as duas mãos e olhando para ele.

No ano de 2021, 56% de todas as visitas de pesquisa do Google ocorreram por um dispositivo móvel. Por isso, ter um site mobile friendly é essencial! 

Isso quer dizer que, mais da metade das pessoas acessam a internet por um dispositivo móvel. Dessa forma, se sua página não é mobile friendly surge aí um grande problema, pois isso significa que você pode estar perdendo grande parte dos seus usuários. 

Continue com a gente que vamos te mostrar a importância de estar adaptado para receber esses usuários. Pegue o papel e a caneta e anote tudo! Vem conteúdo bom por aí 😉

O que é um site mobile friendly

Vimos anteriormente que ter um site mobile friendly é muito importante para manter os usuários. Mas afinal, o que é um site mobile friendly?

Sabemos que um computador é bem diferente de um dispositivo móvel, como por exemplo: a dimensão e disposição da tela, teclado, mouse, entre outros pontos. Além disso, alguns aparelhos possuem diferentes conexões e, todos esses pontos geram cenários distintos para os usuários. 

Dessa forma, a maneira como programamos nossos sites devem levar todas essas diferenças em consideração. Ou seja, uma página mobile friendly, otimizada para dispositivos móveis, é aquela que consegue rodar, sem maiores problemas, nos dispositivos móveis. 

Por que é importante ter um site otimizado para dispositivos móveis?

Listamos abaixo alguns pontos que mostram porque é importante ter um site otimizado para os dispositivos móveis. Como por exemplo:

  • Seu site vai posicionar melhor nas buscas;
  • Experiência do Usuário;
  • Menor taxa de rejeição;
  • A maioria dos usuários está no mobile;
  • Melhor conversão.

Vamos lá! 

Seu site vai posicionar melhor nas buscas

Quando uma página é mobile friendly, ela consegue melhorar a experiência do usuário. Já pensou em pesquisar algo em um site que não é mobile friendly? Ele é estruturado para desktop e trará muito incômodo para um usuário que está fazendo a busca pelo celular. 

Assim, o site passa a ter mais pessoas acessando e, dessa forma, tem mais destaques nas SERPs. 

O Mobile-First Index e o Page Experience, por exemplo, são fatores de ranqueamento. Segundo o Google, o Mobile-First funciona da seguinte forma:

“Ao aplicar a indexação que prioriza dispositivos móveis, o Google usa predominantemente a versão do conteúdo para esse tipo de dispositivo nos processos de indexação e classificação. Anteriormente, a indexação era feita com a versão para computador do conteúdo de uma página ao avaliar a relevância dela para a consulta de um usuário. Como a maioria dos usuários agora acessa a Pesquisa Google em dispositivos móveis, o Google rastreia e indexa principalmente as páginas de agentes de smartphones”. 

O Google possui alguns parâmetros para analisar se esse conteúdo está bem estruturado. 

Já o Page Experience é uma análise realizada pelo Google para verificar a experiência do usuário e, essa métrica é um dos fatores de ranqueamento. A UX leva em consideração alguns fatores como:

  • Tempo de carregamento; 
  • Responsividade da página; 
  • Uso de protocolo HTTPS; 
  • Ausência de anúncios intrusivos. 

Experiência do Usuário

Quando um site é otimizado e bem planejado, ele melhora muito a experiência do usuário. Por exemplo, é fundamental pensar no tamanho das imagens, visto que, imagens pesadas consomem muito o pacote de dados e, uma navegação que tenha proporcionado uma boa experiência faz com que o usuário não queira retornar ao site. 

Menor taxa de rejeição

Uma estatística liberada pelo Google constatou que 53% de todos os usuários mobile saem de um site quando ele demora mais de 3% para carregar.  

Quando um usuário não tem uma boa experiência por não conseguir navegar bem em um site, a taxa de rejeição aumenta. Por isso, otimizar o site para que ele funcione bem em dispositivos móveis ajuda para que a taxa de rejeição seja menor. 

A maioria dos usuários está no mobile

Como mencionamos no início do texto, cerca de 56% de todas as pesquisas realizadas no Google ocorrem por um dispositivo móvel. 

Além disso, em uma pesquisa realizada no ano de 2020, constatou que 58% dos internautas brasileiros acessam a web exclusivamente pelo celular. Essa pesquisa é tão importante que mudou até a forma com a qual o Google ranqueia as páginas.

Portanto, se a maioria dos usuários está no mobile, não se adaptar a esse modelo pode prejudicar muito seu negócio! 

Melhor conversão

Além dos fatores de UX, os sites mobile friendly também têm grande impacto no E-Commerce.

Mais de 84% da população faz compras online pelo smartphone, por isso, se seu site proporcionar uma boa experiência para o usuário, haverá um aumento na sua taxa de conversão. 

A taxa de conversão é, sem dúvida, menor quando o usuário não consegue localizar os botões de compra ou não consegue navegar com facilidade pela sua página. 

Quais as características de um site mobile friendly?

Para que um site seja considerado mobile friendly, ele precisa preencher alguns requisitos, como:

Facilidade na hora de navegar

Um site, quando bem estruturado, facilita a navegação do usuário. Isso acontece porque o usuário consegue encontrar o que ele precisa com facilidade. 

Para que isso seja possível, existem algumas práticas que podem facilitar a navegação, como: desativar os pop-up na versão mobile, pois raramente eles se adequam ao tamanho da tela. 

Além disso, é importante se atentar na hora de organizar os menus para torná-los fáceis de acessar, para que o usuário consiga chegar rapidamente onde ele precisa. 

Bom funcionamento em todas as telas 

Um site mobile friendly precisa se adaptar em computadores e também em dispositivos móveis, como por exemplo: smartphones e tablets. 

O conteúdo precisa ser planejado para funcionar bem desde a homepage até o layout. Isso pode ser alcançado através de um bom design e também com um site responsivo. 

Carregamento rápido 

Um site mobile friendly precisa ser rápido para carregar, para que não seja consumida uma grande quantidade dos dados móveis dos usuários. 

Como saber se meu site é mobile friendly?

Para saber se sua página é mobile friendly basta digitar ‘mobile friendly’ no Google e colocar a URL da página. Dessa forma, você conseguirá saber se a página é compatível com dispositivos móveis. 

Veja abaixo o teste da nossa agência:

Simmm, a Agência Contato é mobile friendly!! Veja abaixo como criar um site mobile friendly. 

Quer criar um site mobile-friendly?

Vimos como é importante ter um site mobile friendly, por isso, encontrar uma empresa que otimize seu site é muito importante, certo?

Faça Contato e converse com nossos especialistas, pois eles estão prontos para te ajudar no que for preciso! 

Gostou do nosso conteúdo? Tem muito mais no nosso blog, te vejo lá 😉 

TikTok Ads: como fazer anúncios no TikTok

O TikTok Ads são os anúncios feitos para o TikTok, assim como o Facebook Ads ou Google Ads. A rede permite que os anúncios tenham entre 5 segundos e 1 minuto e seu custo parte de 50 dólares diários por campanha. 

Um executivo do Google relatou que quase 40% dos jovens, ao procurarem um lugar para almoçar, procuram o TikTok antes mesmo do Google Maps ou das plataformas de busca. 

Segundo Beatriz Guarezi: “No Google, você busca por respostas. No TikTok, você busca por novas descobertas. Essa é a diferença que transcende gerações, e vai ditar a evolução das plataformas e da criação de conteúdo nos próximos tempos”. 

É muito impactante pensar que os jovens entre 18 e 24 anos preferem buscar no TikTok do que no Google, né? 

Então vem com a gente saber como fazer anúncios no TikTok! Preparamos um conteúdo bem completo para você! 

Bora aprender mais sobre essa plataforma tão poderosa!

O poder do TikTok

O TikTok é a rede social que mais cresce no mundo todo e também é o segundo aplicativo mais baixado no mundo. É um equívoco pensar que ela é feita só para um público específico, pois já abrange diferentes grupos. 

Em setembro de 2021 o aplicativo passou de 1 bilhão de usuários e, é estimado que ele possua 825 milhões de pessoas acima de 18 anos em todo o mundo. 

Criar bons anúncios nesta rede é fundamental não só pela quantidade de pessoas que a acessam, mas também pela grande diversidade de público que ela contempla. 

Tipos de Anúncio no TikTok

Existem alguns tipos de anúncios no TikTok, portanto, veja abaixo quais são os principais formatos encontrados para que você possa implementar no TikTok Ads:

  • Anúncio no Feed; 
  • Branded Hashtags; 
  • Branded Takeovers; 
  • Branded Effects. 

Anúncio no Feed

Esse tipo de anúncio pode ser criado no Gerenciador de Anúncios da própria rede. O Anúncio de Imagens, por exemplo, é um dos modelos que está presente nos aplicativos de Feed de Notícias da empresa  (Babe, TopBuzz, BuzzVídeo). 

O anúncio de imagens inclui a própria imagem, marca ou nome do aplicativo e o texto do anúncio. 

Além disso, existem também os anúncios em formato de vídeos que passam na rede e possuem entre 5 segundos e 1 minuto. Esse modelo inclui o vídeo, uma imagem de display de anúncio, o nome da marca ou o aplicativo e o texto.

Branded Hashtags

Branded Hashtags são os anúncios que as empresas utilizam para estimular os TikTokers a criar conteúdos usando uma hashtag já definida pela marca. 

As empresas que utilizam esse tipo de publicidade, possuem um acesso exclusivo a essas hashtags, no entanto, o custo médio desse benefício é de US $150.000 para seis dias. 

No entanto, o TikTok é a única rede social que oferece esse recurso de exclusividade. 

Branded Takeovers

O Brand Takeovers é um outro formato de publicidade que pode incluir TopView, In-Feed e também o Branded Hashtags, que já foi citado anteriormente. Esse modelo pode conter vídeos, gifs e imagens. A diferença desse modelo é que o TikTok veicula uma empresa por dia, a partir de US$ 50.000. 

Branded Effects

O Branded Effects utiliza 2D, 3D ou RA para adicionar imagens dos produtos nos vídeos do TikTok. Normalmente, as marcas criam filtros dos produtos para que os TikTokers utilizem ao produzir seus conteúdos. 

Esse tipo de estratégia aumenta em grande escala o engajamento e o reconhecimento da marca e sua utilização envolve conteúdos específicos. 

Passo a passo de como criar anúncio no Tik Tok

Você já viu a importância que o Tiktok tem atualmente . Por isso, nós preparamos um passo a passo completo para te mostrar como criar um TikTok Ads e fazer sua marca DECOLAR nessa rede social 

Crie um login 

Primeiramente, é necessário entrar na página de Gerenciador de Anúncios do TikTok e preencher os campos com email, telefone e senha. Após realizar estas ações, clique em “Enviar Código” e receba o código de verificação em seu celular. 

Depois disso, é só criar seu “Sign Up” e seu login estará pronto. 

Abra a conta 

Depois de criar seu login, é hora de abrir sua conta. Para isso, é necessário preencher os campos com as informações da sua empresa, como por exemplo: país/região, fuso horário e moeda para cobrança. 

Além disso, é necessário também colocar o nome da sua empresa (é importante salientar que, o nome precisa ser o mesmo ou o mais próximo possível do nome legal do seu negócio). 

Insira os dados com muita atenção, pois algumas informações não podem ser alteradas posteriormente. Depois de confirmar que os dados estão corretos, é só clicar em “Registrar” e abrir a conta. 

Insira as informações da sua empresa 

No primeiro login,  algumas informações serão pedidas a respeito da empresa, como: endereço, estado e CEP. Além disso, os dados de cobrança também serão pedidos nesse momento. 

É muito importante se atentar se a URL do site está no formato https://www.nome empresa.com.br/.

Ao revisar os dados, é essencial verificar se as informações estão corretas para que sua página funcione bem para futuros clientes. Essa parte pode ser alterada nas configurações caso seja necessário. 

Selecione o meio de pagamento 

Existem duas formas de pagamento: manual ou automática. No entanto, tome cuidado na hora de definir sua forma de pagamento, pois após selecionar uma, não é possível fazer alterações.  

Envie os dados para aprovação 

Preencheu todos os dados? Ótimo! Agora é só clicar em “Enviar” e em até 24 horas a equipe do TikTok irá revisar a conta e mandará a resposta para você!

TikTok Ads pode ser importante para sua estratégia de Marketing

Em 2020, o TikTok se transformou em uma rede social de grande impacto. Segundo uma pesquisa do CanalTech, a previsão é de que a rede social alcance 755 milhões de usuários mensais em 2022, com um crescimento de 40,8% em relação a 2021.  

Mesmo que os números sejam expressivos, alguns profissionais dentro do marketing ainda se sentem inseguros em relação à plataforma, visto que, veem a rede como um expoente de inovação, mas não algo tão confiável. 

A Nielsen realizou uma pesquisa em 2020 com os usuários do TikTok e mostrou que 59% dos participantes relataram ter uma sensação de pertencimento ao rolar pelo feed. Dessa forma, os anúncios presentes dentro do aplicativo são mais criativos ao invés de ser tão “comerciais”. 

Além disso, essa pesquisa também revela que 68% dos usuários do TikTok veem os anúncios como peças diferentes das outras redes. 

Por isso, a rede pode ser vista como uma ferramenta bem vantajosa e valiosa para o crescimento da estratégia de publicidade. Portanto, o aplicativo tem um grande potencial a ser explorado!

Como saber se vale a pena anunciar no TikTok

Se você acompanha nossos conteúdos sabe que o Marketing Digital impõem grandes desafios para as empresas e, isso faz com que seja necessário se manter sempre atualizado. 

Adotar o TikTok Ads em um primeiro momento dá uma vantagem competitiva muito grande. Veja abaixo quais pontos são importantes para se atentar na hora de criar anúncios no TikTok. 

Conheça seu público alvo

Conhecer o público dentro da rede é fundamental. O público do TikTok é majoritariamente jovem. Segundo a Resultados Digitais, quase metade dos usuários (42%) dos usuários tem entre 18 e 24 anos. 

Dessa forma, é essencial reconhecer esse público para entender quais estratégias utilizar. 

Análise de mercado

Depois de conhecer o público alvo, é importante realizar uma análise de mercado. Onde esse público está? Quais contas eles acessam? Quais os tipos de conteúdo eles consomem? 

Além disso, também é importante analisar quais estratégias seus concorrentes utilizam na rede. 

Diversifique suas estratégias

A nova geração preza muito pela autenticidade de conteúdo. Por isso, estar presente em diversas mídias é fundamental. 

Vale ressaltar que é muito importante diversificar o conteúdo e mostrar o lado mais criativo e ativo do seu negócio. 

Agora chegou a hora de fazer Contato com nossos especialistas e anunciar sua marca no TikTok, que tal?

Gostou do nosso conteúdo sobre TikTok Ads? Acompanhe nosso blog, pois estamos sempre preparando ótimos assuntos para você!! Te vejo no próximo post 🙂 

Veja quais são os 5 principais aplicativos para testar a velocidade de carregamento de sites

A visibilidade de um website está ligada ao quão bem posicionada sua página está nos mecanismos de busca. Isto é, o Google ranqueia os conteúdos que entende como mais valiosos para proporcionar uma boa experiência ao usuário. Dentre as práticas que determinam uma boa posição, uma delas é testar a velocidade de carregamento.

Quer se inteirar sobre o assunto e descobrir plataformas para otimizar seu site? Siga a leitura do conteúdo e veja como melhorar seu desempenho digital com essas 5 dicas de ferramentas excelentes! ?

Por que é tão importante ter um site que carrega rápido?

O primeiro passo para adentrarmos nessa discussão é entender que a velocidade de carregamento é um tópico muito importante para a melhoria de um website. E não somente por conta de uma alta demanda ou um alto fluxo de visitas, mas também para atrair novos clientes em potencial. 

Além disso, a velocidade que um site carrega é determinante para uma boa experiência do usuário. Dessa forma, uma página que carrega mais rápido é melhor posicionada nos mecanismos de busca, por ser um dos fatores de ranqueamento de um website ou blog.

Imagine que um cliente em potencial esteja abrindo seu website no celular e a página demora muito para carregar. Qual é o tempo que o consumidor insiste em um site lento antes de fechar a aba e procurar outro conteúdo que carregue mais rápido? 

É por isso que uma maior velocidade de carregamento influencia no bom ranqueamento de sites e é importante que sempre estejamos a par das necessidades do mercado. Mas você deve estar se perguntando quais são as melhores formas de fazer o cálculo da velocidade de carregamento, não é? 

Saiba mais: O que é Autoridade no SEO e como aumentar a do seu site

5 ferramentas para testar a velocidade de carregamento do seu site

Aqui estão nossas dicas de ferramentas que você pode usar para calcular a velocidade de carregamento do seu site, garantir um resultado satisfatório e, dessa forma, trabalhar para otimizar o desempenho de sites de forma prática e acessível!

PageSpeed Insights

Essa é uma ferramenta gratuita do Google que analisa a velocidade de carregamento de sites em computadores, tablets ou até mesmo em smartphones. É muito simples, basta colocar o URL da página que você deseja calcular a velocidade e o PageSpeed realiza a avaliação.

Assim, os resultados são apresentados, relatando os problemas identificados dentro do website e formas de solucioná-los, além de uma nota de classificação que vai de 0 a 100. Isso significa que quanto mais próximo do 100, mais próximo você está dos critérios ideais.

Test My Site

O Test My Site também é uma ferramenta do Google que, da mesma forma, funciona com a inserção do URL de determinada página, mas esse é especificamente para dispositivos móveis. 

Assim, é apresentada uma avaliação detalhada e de forma completamente gratuita. O Test My Site também fornece uma série de recomendações para a melhoria do seu website e diversas formas de aumentar a velocidade de carregamento da sua página. 

Pingdom

Nessa ferramenta, é apresentado o número de requisições feitas pela página, além do tempo total de carregamento, o tamanho dos arquivos utilizados e gráficos para ilustrar os resultados de maneira didática. Além disso, é possível visualizar as requisições de maneira individual, o que facilita o processo. 

GT Metrix

Além disso, em cada critério é apontado o que necessita de aperfeiçoamento ou mudanças dentro do seu site. Vale ressaltar que o GT Metrix é uma plataforma gratuita, mas oferece alguns planos pagos que dão análises mais detalhadas e específicas. 

A análise de velocidade do GT Metrix é super completa, pois é realizada a partir de 27 critérios diferentes para só então gerar uma nota de classificação, que é gerida em percentual (de 0% a 100%). 

WebPage Test

O diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de escolher o tipo de navegador e o local de origem da testagem de velocidade de carregamento para o website. Isso quer dizer que, ao escolher um ponto inicial mais próximo de onde se encontra o seu servidor físico, o tempo de resposta do site será influenciado. 

Quanto ao resultado, o diagnóstico é bem detalhado. O teste revela análise de desempenho da página, detalhamento do conteúdo, o carregamento desses conteúdos e o uso de cachê. Inclusive, também fornece gráficos da otimização e carregamento dos recursos. Nesse sentido, o WebPage funciona de forma gratuita e é uma ótima opção para você otimizar seu website!

Pensa que já acabou? Ainda separamos para você uma dica bônus! ?

UberSuggest

Uma outra excelente opção para otimizar a velocidade de carregamento do seu website é o UberSuggest. Essa plataforma disponibiliza informações e estratégias utilizadas por outros sites para que você possa implementar estratégias parecidas e melhorar seu desempenho digital.

Ela também mostra as principais páginas na busca orgânica, ideias de palavras-chave e de conteúdo, além de informações de backlinks. Nesse sentido, o UberSuggest é ótimo para você que quer ter uma noção maior de como está o mercado competitivo.

Tudo entendido sobre como testar a velocidade de carregamento de um website? Como falamos anteriormente, essa prática é essencial para que você crie um plano de ação, faça uma otimização do site e tenha um bom ranqueamento nas plataformas de busca. Além de garantir aos seus clientes uma experiência satisfatória e prática ao acessar seus conteúdos! 

Por fim, esperamos que este artigo tenha conseguido responder às suas principais dúvidas sobre o assunto. Antes de ir, te convidamos a acessar o blog da Agência Contato para você se aprofundar em conteúdos sobre a área de marketing e afins.

Como sua marca pode aparecer no Google Discover

Você sabia que o Google é muito mais do que um motor de buscas? Ele possui diversos serviços e funcionalidades que, na maioria das vezes, desconhecemos. Pensando nisso, trazemos neste artigo o que é e como aparecer no Google Discover, uma ferramenta essencial para o seu negócio. 

Vem com a gente e confira tudo o que você precisa saber sobre o Google Discover! 

O que é o Google Discover

Basicamente, o Google Discover é uma atualização do Google Feed. Ele é um recurso que sugere conteúdos relevantes para você, de acordo com suas preferências. Assim, você possui diversas recomendações de páginas para acessar antes de sequer realizar uma pesquisa

O  antigo Google Feed também trazia recomendações ao público, até que a empresa percebeu o grande número de usuários ativos – cerca de 800 milhões – e o reestruturou para o que hoje conhecemos como o Discover. 

Dessa forma, em 2018, ele foi lançado com o objetivo de aprimorar a plataforma do Google e as experiências de pesquisa online a longo prazo. Mas como ele funciona, afinal? 

Como o Google Discover funciona?

Antes de entender o funcionamento do Google Discover, é fundamental saber como acessá-lo. Bem, esse é um serviço disponível apenas em dispositivos móveis, portanto deve ser acessado pelo aplicativo do Google, disponível para aparelhos Android e IOS, ou pelo próprio site, no navegador do celular. 

Ao acessar o recurso, você vai perceber um feed repleto de sugestões de conteúdo do seu interesse, uma vez que o Google antecipa o seu comportamento.

omo sua marca pode aparecer no Google Discover

Isso ocorre porque o Google Discover recomenda conteúdos de acordo com o histórico de pesquisa dos usuários. A ferramenta acentua conteúdo evergreen e conteúdos noticiosos, além de enfatizar conteúdos visuais, como fotografias e vídeos.

E não para por aí! Com a atualização do feed do Google para o Discover, a plataforma introduziu um formato personalizado e direcionado aos usuários. Isso significa que é possível escolher se você quer ou não ver sobre determinado assunto. Vamos entender como? 

Nesse recurso, cada recomendação possui um tópico específico associado. Se você busca por assuntos que envolvem marketing digital para empresas, por exemplo, provavelmente os tópicos “estratégias de marketing” ou “marketing de conteúdo” estarão entre as recomendações do Discover. 

Além disso, ao acessar um conteúdo, você pode optar por receber conteúdos similares no seu feed, da mesma forma que você pode decidir que não quer mais recomendações de um tópico específico. Isso ocorre porque a ferramenta foi desenvolvida de forma a priorizar a experiência dos usuários. Demais, não é? 

Qual a importância de otimizar seu conteúdo para o Google Discover

O antigo Google Feed se limitava principalmente a conteúdos noticiosos e mais recentes. O Discover, por outro lado, possui uma vasta diversidade de conteúdos, aspecto importantíssimo se pensarmos no contexto do marketing digital.

Sabe por quê? O conteúdo digital se torna cada vez mais personalizado, visual e otimizado para celular, que é uma fonte recorrente de pesquisa. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo divulgado pela Statista, os dispositivos móveis foram responsáveis por 58,99% do tráfego global no segundo trimestre de 2022.

Além disso, você pode desenvolver um relacionamento com o usuário, que à medida que consome seu conteúdo, torna essa ação recorrente, já que o Google Discover segue com o ciclo de recomendação. 

Por isso, essa ferramenta se mostra essencial para o marketing de conteúdo, de modo a contribuir para o aumento de tráfego móvel nos sites. Dessa forma, pensar em uma produção que visa aparecer no Discover é um investimento e tanto! 

Veja as principais vantagens de otimizar seu conteúdo para o Google Discover:

  • Mais acessos orgânicos no seu site;
  • Otimização para Mobile (em alguns casos, a principal fonte de pesquisa);
  • Excelente para conteúdos dinâmicos (notícias, hard news, pautas quentes);
  • Chance de criar uma fidelização com o usuário.

Como otimizar blogpost para Google Discover

Você deve estar se perguntando: diante desses benefícios, como aparecer no Google Discover? Segundo o próprio Google, não existe uma marcação especial para isso. A grande questão é produzir um conteúdo de qualidade e, sobretudo, seguir as políticas do Google para que seu site seja indexado. 

Contudo, existem algumas práticas que aumentam a possibilidade de que o seu site seja exibido. Pensando nisso, reunimos todas elas para você. Confira!

Imagens de Alta Resolução

Adicionar e otimizar imagens de alta resolução é uma das grandes dicas da plataforma. Se você consome conteúdo, já deve ter notado o quanto as imagens auxiliam na compreensão de determinadas temáticas, não é? O Google também percebe isso! 

Então, os conteúdos que contém imagens são considerados atrativos pelo algoritmo, uma vez que possuem função informativa e conquistam facilmente a atenção das pessoas. 

Crie conteúdo relevante

Essa talvez seja uma das recomendações mais importantes ao pensar em como aparecer no google discover. Uma vez que o conteúdo desse recurso é direcionado, sua produção deve estar adequada aos interesses do seu público. Para isso, trazer informações relevantes e interessantes para os seus usuários é fundamental.

Além disso, você deve otimizar seu site para SEO, de forma que ele demonstre experiência, autoridade e credibilidade. Assim, aplicando as técnicas corretas, você aparece mais para as pessoas, o que aumenta sua confiança de marca. Para conhecer os fatores de ranqueamento mais importantes do Google, acesse o nosso guia

Seja honesto com títulos

Não é novidade que o Google preza pelo bem-estar do usuário. Nesse sentido, é essencial que os títulos de página sejam um resumo do conteúdo a ser consumido, e não uma espécie de indutor de cliques.

Pense como uma pessoa que consome conteúdo: clickbaits ou detalhes enganosos sobre o assunto são insatisfatórios na busca de informações, certo? Assim, utilizar esses elementos pode gerar uma taxa de rejeição alta ou um tempo na página muito baixo, de forma que seu site deixe de ser confiável. 

Otimizar o site para mobile

O Google Discover é um recurso disponível apenas para dispositivos móveis. Por isso, tornar o seu site Mobile Friendly é um dos primeiros passos para facilitar o consumo de informação e atrair o usuário. 

Imagine acessar um conteúdo pelo celular e ele estar totalmente ajustado à tela? São ações como essas que conquistam as pessoas e as motivam a continuar na sua página e a consumir seus próximos conteúdos. 

Atenda às recomendações do Google Notícias

Seguir as diretrizes do Google é essencial para que seu conteúdo seja qualificado para exibição. Em se tratando de informações noticiosas, existem uma série de políticas para que você apareça no Google Notícias ou nas plataformas de notícias. Em outras palavras, há uma lista de conteúdos que violam a política da plataforma.

Por exemplo, não é permitido fake news, conteúdo de incitação ao ódio e ao assédio, violência e linguagem vulgar. Além disso, as páginas não estão autorizadas a engrandecer a publicidade em detrimento do conteúdo. 

Ou seja, caso um material promocional seja utilizado, isso deve ser divulgado de forma clara ao público. Acima de tudo, o Google exige transparência de todo o conteúdo a ser produzido, uma vez que as pessoas precisam de confiança para consumi-lo.

Mescle conteúdos evergreen e conteúdos noticiosos

O conteúdo noticioso é extremamente valorizado pelo Google, que considera o acesso à informação essencial. De acordo com informações divulgadas pelo Search Engine Journal, sites de notícias recebem cerca de 99% de cliques no Discover. Mas caso esse tipo de informação não seja o seu foco, não se preocupe!

Isso porque o conteúdo capaz de se manter relevante por um longo período de tempo é o chamado evergreen. Ainda de acordo com a pesquisa, enquanto a maioria das páginas do Discover têm um prazo de 3 a 4 dias, o conteúdo evergreen se sustenta por mais tempo.

Desse modo, o aconselhado é mesclar esses dois tipos de conteúdos, de modo a oferecer uma experiência equilibrada para que as pessoas acompanhem conteúdos importantes e se entretenham ao mesmo tempo. Mais do que isso, é uma forma de impulsionar a força da sua empresa como criadora de conteúdo.

Publique constantemente

Constância é a palavra chave por aqui. À medida que você produz novos conteúdos, o Google entende que seu site é uma fonte de produção original e relevante aos usuários. 

Assim, quanto maior a sua produção de conteúdo, maior a autoridade que você vai adquirir. Consequentemente, as chances de gerar tráfego orgânico para o seu site são ainda maiores.

Como saber se um post chegou ao Google Discover

Se você chegou até aqui, provavelmente se questionou sobre como saber se um post chegou ao Google Discover. A resposta está no Google Search Console, que possui uma aba específica para isso.  

Ele é um serviço oferecido pelo próprio Google, em que você pode acessar o Relatório de desempenho designado para a ferramenta. Nele, são exibidas impressões, cliques e CTR de qualquer conteúdo que tenha aparecido no Discover nos últimos 16 meses, mediante o alcance de um limite mínimo de impressões.

Dessa forma, você pode monitorar seu desempenho e aprimorá-lo com eficácia. Após todas essas dicas, tenho certeza que sua marca vai aparecer e se destacar no Google Discover. Gostou? Acesse o nosso blog e confira ainda mais estratégias para decolar o seu negócio com o marketing digital! 

Anúncio Pago no Facebook ainda funciona?

Não é novidade para ninguém que o Facebook não tem mais o mesmo poder de influência que tinha há alguns anos atrás. É importante lembrar, no entanto, que é uma plataforma muito abrangente e diversificada, que reúne diversos nichos e muitas funcionalidades para quem quer investir em anúncio pago no Facebook

Hoje em dia, o Facebook é a quarta rede social mais acessada no mundo, com 2.9 bilhões de usuários com contas ativas. Além disso, é utilizado por 60% dos usuários da internet mundial, o que o torna a rede social mais popular no planeta!

Por isso, podemos destacar que a plataforma continua sendo um grande polo de gerenciamento de mídias e tem grande potencial para atingir seu público-alvo e gerar negócios, principalmente para empresas que investem no Inbound Marketing.

Siga a leitura do conteúdo e você irá descobrir que anunciar no Facebook ainda funciona e muito! Vamos lá? ?

O Facebook Ads

O Facebook Ads é um gerenciador de mídia paga da plataforma. Isso quer dizer que você pode promover anúncios pagos no Facebook, de forma a impulsionar posts, produtos ou até mesmo o seu website.

Dessa forma, você pode segmentar o seu público-alvo, de acordo com suas estratégias de marketing digital, e também personalizar esses anúncios para que sejam satisfatórios para os usuários.

Além disso, esse serviço de mídia paga oferece uma variedade de formatos e opções de orçamento para caber no seu bolso. Assim, esses anúncios aparecem para os usuários da rede e promovem maior visibilidade para a sua página.

Quantos usuários tem o Facebook?

Em 2022, o Facebook conta com mais de 2.90 bilhões de contas ativas, sendo 116 milhões delas brasileiras. Anteriormente, a Meta – empresa dona do Facebook – contava com 130 milhões de contas ativas, mas mudou os cálculos para contas que podem ser impactadas por anúncio pago na plataforma. 

Isso mostra que o Facebook, apesar de não ser a rede mais utilizada, ainda continua sendo uma das plataformas mais influentes no mundo e é um dos carros-chefe em questão de marketing digital. 

Facebook é uma rede social de velho?

Apesar da nossa discussão sobre a importância do Facebook, algumas pessoas ainda podem discordar e achar que a rede social já caiu em desuso ou que somente é utilizada por pessoas mais velhas. Mas será que essa informação está correta?

Para discutirmos essa questão, é essencial falar sobre as estatísticas demográficas de uma rede social, que são ferramentas importantíssimas para que uma estratégia de marketing seja implementada da melhor forma. Por isso, é essencial que você saiba que o seu público-alvo realmente é um participante ativo da rede social que você deseja investir. 

Além disso, os dados demográficos digitais são cruciais para que seja possível configurar seu Buyer Persona, expandir seu público da melhor forma e acompanhar seu tráfego. Então, quais são as pessoas que ainda utilizam o Facebook?

De acordo com pesquisas atuais, 51% dos jovens entre 13 e 17 anos e 76% de jovens entre 18 e 24 anos ainda utilizam o Facebook diariamente. Para os adultos, 84% das pessoas entre 25 e 30 anos também utilizam a plataforma com frequência. 

O brasileiro ainda utiliza (e muito) o Facebook

Agora, provavelmente, você deve estar se perguntando “mas e quanto aos brasileiros?”. Será que o Facebook ainda é uma plataforma muito utilizada no Brasil?

De acordo com um levantamento da Statisa, que é uma companhia especializada em mercado e dados de consumidores, o Brasil tem cerca de 148 milhões de usuários ativos no Facebook. Esse número indica que somos o país da América Latina que mais utiliza a rede social. 

Além disso, mais da metade dos usuários do Facebook são mulheres, com o percentual de 53,3%, enquanto os homens são 46,5%. Essas características são importantes para a implementação de um plano de ação e criação de campanhas digitais que possam contribuir para a geração de lucros de uma marca.

Anúncio Pago no Facebook ainda funciona em 2022?

Você pode até pensar que ninguém clica em um anúncio do Facebook, mas é aí que você se engana! O Facebook tem uma receita de 60 bilhões de dólares só com propagandas e campanhas digitais. 

Mas o X da questão está aí: como fazer as pessoas clicarem no seu anúncio pago no Facebook? Ou ainda, como fazer a pessoa comprar seu produto e se interessar pelo que você oferece?

É importante lembrar que o Facebook Ads é pensado com base em índices demográficos, como local, gênero e idade, além de interesses e perfil do usuário. 

Dessa forma, se executada de maneira correta, você pode localizar clientes em potencial que melhor se encaixem no perfil de clientes que você busca para o seu negócio! Esses clientes em potencial também são chamados de Buyer Personas e, para entender melhor esse conceito, recomendamos a leitura do conteúdo linkado.

Além disso, é importante ter o CTR ou Click Through Rate bem analisado. O CTR é um indicador de marketing digital que representa a taxa de cliques em um anúncio. Assim, você tem acesso a um feedback do o seu ranqueamento e pode verificar se seus anúncios estão sendo relevantes para os usuários. 

Dessa forma, você avalia a eficiência de sua campanha de marketing e também auxilia na revisão do orçamento. Ou seja, se o seu CTR estiver abaixo, isso indica a necessidade de um investimento financeiro maior em seus anúncios pelo Facebook Ads.

Quanto custa um anúncio pago no Facebook?

Como dito anteriormente, um anúncio pago no Facebook pode ter seu preço estipulado de forma bem maleável, pela possibilidade de escolher um orçamento que seja possível e que melhor se encaixe na sua proposta!

Nesse sentido, um preço de um anúncio pago no Facebook vai ser relativo ao valor que você pode desembolsar para sua campanha! Ou seja, é possível investir 2$ por semana ou 2.000$ e esses números irão variar de acordo com sua estratégia de marketing. O custo médio para anunciar no Facebook pode variar de 2$ a 12$ por semana.

Mas, é claro, vale lembrar que os resultados alcançados pela publicidade estarão diretamente ligados ao valor que você investiu. 

Atinja quem realmente importa

No marketing digital, as redes sociais são canais importantes para que você atinja seu público-alvo de uma maneira efetiva. Por isso, é necessária a dedicação para entender o perfil dos seus clientes e clientes em potencial para que você atinja quem realmente importa para o seu negócio

É crucial entender sua Buyer Persona e trabalhar para que o seu produto e suas estratégias de marketing sejam significativas para atrair esse público e garantir um crescimento orgânico para sua empresa. 

Quer entender mais sobre persona e definir seu público? Veja nosso guia sobre Buyer Persona clicando aqui!

Por fim, ficou claro que os meios digitais estão cada vez mais se tornando importantes para os negócios. E, como visto ao longo do conteúdo, o uso de anúncio pago no Facebook continua sendo uma excelente forma de divulgação digital.

Tudo entendido sobre o assunto? Se quiser mais informações e outras dicas de marketing digital, preencha nosso formulário e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!

Esperamos que este artigo tenha conseguido responder às suas principais dúvidas sobre o assunto. Antes de ir, te convidamos a acessar o blog da Agência Contato para você se aprofundar em conteúdos sobre a área de marketing e afins. ?

Como uma agência de publicidade em BH pode ajudar o seu negócio a ser encontrado pelos mecanismos de busca?

Ser encontrado na internet pelos seus clientes é o sonho de todo empreendedor, mas também o maior desafio. Isso porque o mercado é acirrado e a concorrência está investindo em peso nas estratégias de marketing digital

Entretanto, contar com agência de publicidade em BH pode facilitar o processo. Pois ela conta com profissionais qualificados, que sabem identificar exatamente em quais pontos a sua empresa está pecando e como melhorar tais aspectos. 

Pensando nisso, no blog de hoje vamos mostrar quais estratégias as agências especializadas utilizam para manter a sua empresa no topo dos mecanismos de busca e, consequentemente, ser encontrada por novos clientes. 

Vem com a gente, pois preparamos um conteúdo bem completo para você!

Produzindo conteúdos de qualidade 

A produção de conteúdos ricos e originais é, sem dúvidas, a técnica mais utilizada pelas empresas e com certeza uma das mais eficientes. 

Já que a internet é o primeiro recurso que as pessoas recorrem quando têm qualquer dúvida, utilizando o marketing de conteúdo de forma consistente e assertiva, as chances de sua empresa ser encontrada aumentam significativamente. 

Sites que aplicam as estratégias de SEO conseguem ranquear bem seus conteúdos no meio digital e, dessa forma, criar mais visibilidade para esse conteúdo. Como consequência, o tempo de página dos usuários aumenta e o site ganha mais autoridade.  

O posicionamento de uma marca, ou seja, a forma como ela é vista no mercado, é um ponto fundamental e que merece muita atenção. Quando a visibilidade e a autoridade cresce, o público passa a confiar mais naquele produto, o que gera mais credibilidade para os clientes. 

Mantendo a frequência e consistência

Produzir ótimos conteúdos, mas que são publicados esporadicamente não adianta nada. Para que sejam notados, as redes sociais, bem como campanhas precisam ser alimentadas de conteúdos frequentemente.  

Somente assim será possível alcançar os resultados almejados e conquistar uma posição de relevância na internet.

Entretanto,sabemos que fazer marketing de conteúdo nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, contar com uma agência de publicidade em BH pode ser a solução. 

As agências possuem algumas estratégias de planejamento, como calendários de conteúdo e linha editorial. Assim, delegando esta atividade, é possível descomplicar essa tarefa que parece impossível. 

Monitorando e analisando os resultados 

Tão importante quanto a produção de conteúdos de qualidade, analisar os resultados é essencial para mensurar o efeito das estratégias – e quando precisam ser melhoradas. De nada adianta aplicar estratégias de marketing no seu negócio e não saber se estão funcionando. 

Existem ferramentas que auxiliam nesta tarefa, como o Google Search Console e o Google Analytics. O Google Analytics é um software que permite a análise do comportamento dos usuários em um determinado site. 

Ele possibilita que tenhamos acesso ao número de visitas que um site teve em um mês, semana, dia ou hora. Além disso, ele ainda analisa as vendas e as principais buscas feitas pelo usuário em sua página. 

Agências especializadas contam com profissionais qualificados para acompanhar, minuciosamente, todos esses dados, identificando quais são mais relevantes e quais precisam de modificação. 

Conquistando links de qualidade

Para o Google entender que o seu negócio é autoridade no segmento que atua, é essencial realizar a prática de link building. Mas, afinal, o que é link building?

Se trata da estratégia de conseguir backlinks. Isso se dá quando links de outros sites direcionam para o seu, de forma orgânica ou não

Entretanto, apesar de sites mais famosos e grandes terem um peso maior do que blogs de sites comuns, toda indicação agrega valor. Para mais, é preciso ficar atento a algumas regras do Google.

Assim, os links devem conter um texto âncora referente ao assunto e advir de sites que abordem a mesma temática do seu nicho. Se não, entende-se que o link foi comprado e o seu site será punido. 

Agora que vimos a importância de ter profissionais qualificados acompanhando o desempenho do seu negócio no mundo virtual, chegou a hora de encontrar uma agência de publicidade em BH perfeita para você! 

A Agência Contato, pode ajudar o seu negócio a atingir ótimos resultados nos mecanismos de buscas! 

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Marketing e vendas: entenda a diferença entre conceitos e porque um completa o outro

Quando o assunto é vendas, toda a empresa deve se esforçar para chegar no resultado final. Entretanto, os setores de Marketing e Vendas são estrategicamente elaborados para impulsionar a geração de receitas de um negócio. 

Por mais que as pessoas confundam as funções dos dois ramos, cada um tem sua especificidade. Por isso, é preciso saber o conceito de cada um e, assim, ficar atento para que haja uma integração dos dois a fim de impactar positivamente no desempenho da sua empresa.

Assim, preparamos este artigo para te ajudar a entender as diferenças entre conceitos e como os setores trabalhando juntos conseguem melhorar o desempenho de suas vendas. Então, vamos começar?

O que é marketing?

Segundo a American Marketing Association (AMA), a definição de marketing é: “atividades e conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Em outras palavras, o marketing engloba os esforços de todos os setores para melhorar a imagem da empresa, assim como a experiência do consumidor. Dessa forma, somente com o empenho coletivo será possível atender as necessidades do cliente.

O marketing também é o setor responsável por realizar a pesquisa de mercado, além de elaborar estratégias de vendas em diferentes canais, com as mais diversas abordagens

Ele é composto por diversos tipos, como: inbound e outbound marketing, marketing de conteúdo, marketing digital, entre outros. 

O que é o setor de vendas?

Complementando o trabalho do marketing, o setor de vendas é responsável por finalizar a jornada de compra do lead, convertendo-o em cliente de fato, além de lidar de forma direta com o consumidor. 

Assim, para que a venda seja concluída, é necessário colocar em prática todo o poder de persuasão. Dessa forma, algumas habilidades são necessárias neste setor, como: 

  • Entendimento de necessidades dos clientes; 
  • Negociação; 
  • Conversão. 

Diferenças entre os setores

Como citado acima, o marketing tem o papel de preparar o público e atrair leads por meio de diversas estratégias. O setor de vendas conclui o processo e, dessa forma, o lead se torna cliente de fato. 

O marketing foca no futuro da empresa ao elaborar estratégias a longo prazo, enquanto as vendas despendem suas energias no agora visando o fechamento do negócio.

Por que o alinhamento entre os setores de marketing e vendas é importante?

Os dois setores possuem o mesmo objetivo em comum: vender. Portanto, se alinhar e unir esforços para que a meta seja alcançada só trará benefícios para as áreas e para a empresa em geral.

No e-commerce

O e-commerce tem ganhado cada vez mais espaço pela facilidade e comodismo de adquirir um produto de forma online, sem sair de casa e a qualquer hora.

Porém, como é um meio de compras presente na internet, existe uma variedade de opções de sites que fornecem o mesmo produto em condições diferentes. É nesse momento que entra o setor de marketing e vendas.

Para se destacar da concorrência no meio digital é importante conhecer o seu público, a concorrência e o potencial do seu negócio para assim criar estratégias mais assertivas e alcançar os objetivos, como o aumento das vendas.

O setor de marketing tem o foco na criação de estratégias para a divulgação e visibilidade do produto nas mídias digitais, no caso do e-commerce. Já o setor de vendas foca nos diferenciais competitivos e no atendimento ao cliente.

Em serviços

No ramo de oferta e procura de serviços o setores de marketing e vendas terá o papel importante, parecido com o caso do e-commerce citado acima.

No contexto do segmento de serviços, os meios de comunicação podem ser tanto de forma online e offline, dessa forma os setores de marketing e vendas trabalharão para criar estratégias e fazer o planejamento para a visibilidade, comunicação e oferta dos serviços. 

Como fazer a integração entre os setores?

Como explicado, o marketing prepara território para as vendas entrarem em ação. Dessa forma, o marketing nutre e educa o público, chamando atenção para um determinado produto e/ou serviço. Assim, as vendas entram em ação para persuadir o cliente e finalizar a negociação.

Portanto, é possível elaborar a linha de resultados gerados por cada área. Primeiramente, o marketing desperta interesse no público através de anúncios, conteúdos de qualidade e eventos. Então, o possível cliente é atraído e se mantém preparado para entrar em contato com a equipe de vendas. 

Por fim, após todos os esforços das equipes, o cliente está preparado para finalizar a compra. Dessa forma, educado para consumir determinado produto, é mais fácil finalizar a negociação.

Algumas empresas já integram os dois departamentos dando origem ao vendarketing. Ele é a união das duas forças para que haja uma comunicação mais assertiva, compartilhando ideias e esforços para melhorar a entrega. 

Agora que você sabe o que faz o setor de marketing e vendas, que tal conhecer estratégias que podem integrar essas áreas?

Nós preparamos conteúdos completos em nosso blog!

Veja nossos posts e aprenda mais sobre marketing digital. Até breve 😉

Qual a diferença entre SEO e SEM? Saiba quando utilizar cada uma delas

SEO ou SEM: saiba a diferença e qual utilizar

SEO ou SEM

A busca por estratégias que gerem resultados nos buscadores está atrelada às necessidades do negócio. Afinal, qual escolher: SEO ou SEM?

O posicionamento dos sites nos resultados de pesquisa está diretamente relacionado a autoridade e relevância do conteúdo para o usuário.

Ou seja, quanto maior a relevância do conteúdo e a sua capacidade de atender as necessidades do leitor, maior será o seu potencial de ranquear no topo dos buscadores.

Isso acontece porque os mecanismos de busca entendem que o seu site fornece um material com as informações que o usuário está procurando. 

Esse processo acontece por meio do reconhecimento de alguns fatores como palavras-chave,tempo de permanência na página, links internos e externos, title tag, entre outros.

Logo esse cenário contribui para a crescente busca por estratégias, como SEO ou SEM, que ajudem a otimizar os resultados.

Então, continue a leitura para entender a diferença entre SEO e SEM e também para colaborar com o nosso tempo de página! ?

O que é SEO

O SEO, Search Engine Optimization, é um conjunto de estratégias e técnicas que tem o intuito de melhorar a performance de uma página nos buscadores de forma orgânica.

Dessa forma, trabalha com base em fatores que podem influenciar no tráfego orgânico, como:

  • Título;
  • Autoridade do site;
  • Qualidade e tamanho do conteúdo;
  • Interface funcional;
  • Uso correto de palavras-chave;
  • Meta descrição eficiênte;
  • URL amigáveis;
  • Link building;
  • Rastreabilidade;
  • Compatibilidade com os dispositivos;
  • Tempo de carregamento e permanência na página.

Essa estratégia de ranqueamento nos buscadores apresenta pilares que atendem cada objetivo e se baseiam nos fatores citados acima, são eles: SEO Técnico, SEO On Page e SEO Off Page.

SEO Técnico

Esse pilar do SEO tem o intuito de melhorar a estrutura técnica do site de forma a melhorar a experiência do usuário da página.

Dessa forma, busca otimizar a velocidade do site, rastreabilidade, indexação, compatibilidade com os dispositivos (mobile e desktop), segurança e uso de dados.

SEO On page

O SEO On Page é uma estratégia que se atém a fatores de otimização para ajudar os buscadores a entenderem o contexto do conteúdo da página.

Desse modo, inclui itens de estrutura que devem ser feitos no site para melhorar o ranqueamento, como título (H1,H2,H3), meta tags, meta description, imagens, entre outros aspectos.

SEO Off page

O SEO Off Page é uma estratégia que tem como foco a construção de autoridade e confiabilidade do site tanto para ser reconhecido pelos buscadores quanto pelos usuários.

Dessa maneira, inclui ações fora do site que contribuem para gerar bons resultados orgânicos, como link building, co-marketing e guest post. 

O que é SEM

O SEM, Search Engine Marketing, também conhecido como Pay Per Click (PPC) é um conjunto de ações de marketing e técnicas pagas para melhorar a visibilidade de um site nos buscadores.

Esses meios pagos são comumente realizados em plataformas, como o Google Ads, que fornecem desde a otimização de anúncios pagos até a gestão da conta.

No caso do Google Ads é possível criar campanhas em diferentes formatos para aumentar a eficiência dos anúncios e alcançar os resultados desejados. Confira os tipos de campanhas para Google Ads:

  • Campanha de Pesquisa;
  • Campanha Display;
  • Campanha de Shopping;
  • Campanha de vídeo;
  • Campanha para APP;
  • Campanha Performance Max.

Qual a diferença entre SEO e SEM?

Apesar de serem estratégias muito parecidas, possuem diferenças pontuais e fundamentais para atender de forma adequada cada demanda. Então, qual escolher? SEO ou SEM?

De modo geral, a principal diferença está no método utilizado para gerar visibilidade nos mecanismos de busca. Enquanto o SEO foca em mecanismos para gerar tráfego orgânico, o SEM utiliza métodos pagos.

Outra diferença entre essas duas estratégias de ranqueamento está no tempo de alcance dos resultados. Enquanto com o SEO seu site pode levar meses para alcançar melhores posições, com o SEM os resultados podem ser observados em pouco tempo.

Embora apresentem algumas diferenças, o SEO e o SEM são práticas que podem ser combinadas para compor estratégias digitais com foco em aumentar o tráfego, visibilidade e conversão nos mecanismos de busca.

Você deve estar se perguntando quando devo escolher as estratégias de SEO ou SEM? Vamos te explicar agora!

Quando escolher SEO como estratégia?

Antes de escolher a estratégia a ser adotada é importante definir os objetivos desejados e o tempo para serem alcançados.

No caso do SEO é uma estratégia destinada para gerar tráfego orgânico, por isso, é importante investir no marketing de conteúdo. Quanto mais relevante o conteúdo para o leitor maior são as chances do material ranquear nos resultados das pesquisas.

Dessa forma, as estratégias de SEO são ideais para aqueles que buscam uma relevância de médio a longo prazo com um baixo custo benefício.

Quando escolher SEM como estratégia?

No caso do SEM é uma estratégia focada na geração de tráfego pago, por isso, é importante investir em plataformas que permitam um amplo controle dos anúncios e dados do negócio.

Logo a estratégia do SEM é uma escolha ideal para aqueles que possuem um orçamento para anúncios e querem gerar resultados a curto prazo

Para exemplificar, o SEM é uma boa estratégia para as empresas com o foco em marcar presença nos mecanismos de busca.

Portanto, para escolher entre SEO ou SEM, vai depender das necessidades e demandas do seu negócio. Em alguns casos, pode ser interessante fazer uma combinação das duas metodologias em uma estratégia completa de marketing digital.

Agora que você sabe quando utiliza SEO ou SEM, que tal entender melhor sobre outras estratégias do marketing digital? Então, acesse o blog da Contato para mais conteúdos semelhantes a este.