Como uma agência de publicidade em BH pode ajudar o seu negócio a ser encontrado pelos mecanismos de busca?

Ser encontrado na internet pelos seus clientes é o sonho de todo empreendedor, mas também o maior desafio. Isso porque o mercado é acirrado e a concorrência está investindo em peso nas estratégias de marketing digital

Entretanto, contar com agência de publicidade em BH pode facilitar o processo. Pois ela conta com profissionais qualificados, que sabem identificar exatamente em quais pontos a sua empresa está pecando e como melhorar tais aspectos. 

Pensando nisso, no blog de hoje vamos mostrar quais estratégias as agências especializadas utilizam para manter a sua empresa no topo dos mecanismos de busca e, consequentemente, ser encontrada por novos clientes. 

Vem com a gente, pois preparamos um conteúdo bem completo para você!

Produzindo conteúdos de qualidade 

A produção de conteúdos ricos e originais é, sem dúvidas, a técnica mais utilizada pelas empresas e com certeza uma das mais eficientes. 

Já que a internet é o primeiro recurso que as pessoas recorrem quando têm qualquer dúvida, utilizando o marketing de conteúdo de forma consistente e assertiva, as chances de sua empresa ser encontrada aumentam significativamente. 

Sites que aplicam as estratégias de SEO conseguem ranquear bem seus conteúdos no meio digital e, dessa forma, criar mais visibilidade para esse conteúdo. Como consequência, o tempo de página dos usuários aumenta e o site ganha mais autoridade.  

O posicionamento de uma marca, ou seja, a forma como ela é vista no mercado, é um ponto fundamental e que merece muita atenção. Quando a visibilidade e a autoridade cresce, o público passa a confiar mais naquele produto, o que gera mais credibilidade para os clientes. 

Mantendo a frequência e consistência

Produzir ótimos conteúdos, mas que são publicados esporadicamente não adianta nada. Para que sejam notados, as redes sociais, bem como campanhas precisam ser alimentadas de conteúdos frequentemente.  

Somente assim será possível alcançar os resultados almejados e conquistar uma posição de relevância na internet.

Entretanto,sabemos que fazer marketing de conteúdo nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, contar com uma agência de publicidade em BH pode ser a solução. 

As agências possuem algumas estratégias de planejamento, como calendários de conteúdo e linha editorial. Assim, delegando esta atividade, é possível descomplicar essa tarefa que parece impossível. 

Monitorando e analisando os resultados 

Tão importante quanto a produção de conteúdos de qualidade, analisar os resultados é essencial para mensurar o efeito das estratégias – e quando precisam ser melhoradas. De nada adianta aplicar estratégias de marketing no seu negócio e não saber se estão funcionando. 

Existem ferramentas que auxiliam nesta tarefa, como o Google Search Console e o Google Analytics. O Google Analytics é um software que permite a análise do comportamento dos usuários em um determinado site. 

Ele possibilita que tenhamos acesso ao número de visitas que um site teve em um mês, semana, dia ou hora. Além disso, ele ainda analisa as vendas e as principais buscas feitas pelo usuário em sua página. 

Agências especializadas contam com profissionais qualificados para acompanhar, minuciosamente, todos esses dados, identificando quais são mais relevantes e quais precisam de modificação. 

Conquistando links de qualidade

Para o Google entender que o seu negócio é autoridade no segmento que atua, é essencial realizar a prática de link building. Mas, afinal, o que é link building?

Se trata da estratégia de conseguir backlinks. Isso se dá quando links de outros sites direcionam para o seu, de forma orgânica ou não

Entretanto, apesar de sites mais famosos e grandes terem um peso maior do que blogs de sites comuns, toda indicação agrega valor. Para mais, é preciso ficar atento a algumas regras do Google.

Assim, os links devem conter um texto âncora referente ao assunto e advir de sites que abordem a mesma temática do seu nicho. Se não, entende-se que o link foi comprado e o seu site será punido. 

Agora que vimos a importância de ter profissionais qualificados acompanhando o desempenho do seu negócio no mundo virtual, chegou a hora de encontrar uma agência de publicidade em BH perfeita para você! 

A Agência Contato, pode ajudar o seu negócio a atingir ótimos resultados nos mecanismos de buscas! 

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Marketing e vendas: entenda a diferença entre conceitos e porque um completa o outro

Quando o assunto é vendas, toda a empresa deve se esforçar para chegar no resultado final. Entretanto, os setores de Marketing e Vendas são estrategicamente elaborados para impulsionar a geração de receitas de um negócio. 

Por mais que as pessoas confundam as funções dos dois ramos, cada um tem sua especificidade. Por isso, é preciso saber o conceito de cada um e, assim, ficar atento para que haja uma integração dos dois a fim de impactar positivamente no desempenho da sua empresa.

Assim, preparamos este artigo para te ajudar a entender as diferenças entre conceitos e como os setores trabalhando juntos conseguem melhorar o desempenho de suas vendas. Então, vamos começar?

O que é marketing?

Segundo a American Marketing Association (AMA), a definição de marketing é: “atividades e conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Em outras palavras, o marketing engloba os esforços de todos os setores para melhorar a imagem da empresa, assim como a experiência do consumidor. Dessa forma, somente com o empenho coletivo será possível atender as necessidades do cliente.

O marketing também é o setor responsável por realizar a pesquisa de mercado, além de elaborar estratégias de vendas em diferentes canais, com as mais diversas abordagens

Ele é composto por diversos tipos, como: inbound e outbound marketing, marketing de conteúdo, marketing digital, entre outros. 

O que é o setor de vendas?

Complementando o trabalho do marketing, o setor de vendas é responsável por finalizar a jornada de compra do lead, convertendo-o em cliente de fato, além de lidar de forma direta com o consumidor. 

Assim, para que a venda seja concluída, é necessário colocar em prática todo o poder de persuasão. Dessa forma, algumas habilidades são necessárias neste setor, como: 

  • Entendimento de necessidades dos clientes; 
  • Negociação; 
  • Conversão. 

Diferenças entre os setores

Como citado acima, o marketing tem o papel de preparar o público e atrair leads por meio de diversas estratégias. O setor de vendas conclui o processo e, dessa forma, o lead se torna cliente de fato. 

O marketing foca no futuro da empresa ao elaborar estratégias a longo prazo, enquanto as vendas despendem suas energias no agora visando o fechamento do negócio.

Por que o alinhamento entre os setores de marketing e vendas é importante?

Os dois setores possuem o mesmo objetivo em comum: vender. Portanto, se alinhar e unir esforços para que a meta seja alcançada só trará benefícios para as áreas e para a empresa em geral.

No e-commerce

O e-commerce tem ganhado cada vez mais espaço pela facilidade e comodismo de adquirir um produto de forma online, sem sair de casa e a qualquer hora.

Porém, como é um meio de compras presente na internet, existe uma variedade de opções de sites que fornecem o mesmo produto em condições diferentes. É nesse momento que entra o setor de marketing e vendas.

Para se destacar da concorrência no meio digital é importante conhecer o seu público, a concorrência e o potencial do seu negócio para assim criar estratégias mais assertivas e alcançar os objetivos, como o aumento das vendas.

O setor de marketing tem o foco na criação de estratégias para a divulgação e visibilidade do produto nas mídias digitais, no caso do e-commerce. Já o setor de vendas foca nos diferenciais competitivos e no atendimento ao cliente.

Em serviços

No ramo de oferta e procura de serviços o setores de marketing e vendas terá o papel importante, parecido com o caso do e-commerce citado acima.

No contexto do segmento de serviços, os meios de comunicação podem ser tanto de forma online e offline, dessa forma os setores de marketing e vendas trabalharão para criar estratégias e fazer o planejamento para a visibilidade, comunicação e oferta dos serviços. 

Como fazer a integração entre os setores?

Como explicado, o marketing prepara território para as vendas entrarem em ação. Dessa forma, o marketing nutre e educa o público, chamando atenção para um determinado produto e/ou serviço. Assim, as vendas entram em ação para persuadir o cliente e finalizar a negociação.

Portanto, é possível elaborar a linha de resultados gerados por cada área. Primeiramente, o marketing desperta interesse no público através de anúncios, conteúdos de qualidade e eventos. Então, o possível cliente é atraído e se mantém preparado para entrar em contato com a equipe de vendas. 

Por fim, após todos os esforços das equipes, o cliente está preparado para finalizar a compra. Dessa forma, educado para consumir determinado produto, é mais fácil finalizar a negociação.

Algumas empresas já integram os dois departamentos dando origem ao vendarketing. Ele é a união das duas forças para que haja uma comunicação mais assertiva, compartilhando ideias e esforços para melhorar a entrega. 

Agora que você sabe o que faz o setor de marketing e vendas, que tal conhecer estratégias que podem integrar essas áreas?

Nós preparamos conteúdos completos em nosso blog!

Veja nossos posts e aprenda mais sobre marketing digital. Até breve 😉

Qual a diferença entre SEO e SEM? Saiba quando utilizar cada uma delas

SEO ou SEM: saiba a diferença e qual utilizar

SEO ou SEM

A busca por estratégias que gerem resultados nos buscadores está atrelada às necessidades do negócio. Afinal, qual escolher: SEO ou SEM?

O posicionamento dos sites nos resultados de pesquisa está diretamente relacionado a autoridade e relevância do conteúdo para o usuário.

Ou seja, quanto maior a relevância do conteúdo e a sua capacidade de atender as necessidades do leitor, maior será o seu potencial de ranquear no topo dos buscadores.

Isso acontece porque os mecanismos de busca entendem que o seu site fornece um material com as informações que o usuário está procurando. 

Esse processo acontece por meio do reconhecimento de alguns fatores como palavras-chave,tempo de permanência na página, links internos e externos, title tag, entre outros.

Logo esse cenário contribui para a crescente busca por estratégias, como SEO ou SEM, que ajudem a otimizar os resultados.

Então, continue a leitura para entender a diferença entre SEO e SEM e também para colaborar com o nosso tempo de página! ?

O que é SEO

O SEO, Search Engine Optimization, é um conjunto de estratégias e técnicas que tem o intuito de melhorar a performance de uma página nos buscadores de forma orgânica.

Dessa forma, trabalha com base em fatores que podem influenciar no tráfego orgânico, como:

  • Título;
  • Autoridade do site;
  • Qualidade e tamanho do conteúdo;
  • Interface funcional;
  • Uso correto de palavras-chave;
  • Meta descrição eficiênte;
  • URL amigáveis;
  • Link building;
  • Rastreabilidade;
  • Compatibilidade com os dispositivos;
  • Tempo de carregamento e permanência na página.

Essa estratégia de ranqueamento nos buscadores apresenta pilares que atendem cada objetivo e se baseiam nos fatores citados acima, são eles: SEO Técnico, SEO On Page e SEO Off Page.

SEO Técnico

Esse pilar do SEO tem o intuito de melhorar a estrutura técnica do site de forma a melhorar a experiência do usuário da página.

Dessa forma, busca otimizar a velocidade do site, rastreabilidade, indexação, compatibilidade com os dispositivos (mobile e desktop), segurança e uso de dados.

SEO On page

O SEO On Page é uma estratégia que se atém a fatores de otimização para ajudar os buscadores a entenderem o contexto do conteúdo da página.

Desse modo, inclui itens de estrutura que devem ser feitos no site para melhorar o ranqueamento, como título (H1,H2,H3), meta tags, meta description, imagens, entre outros aspectos.

SEO Off page

O SEO Off Page é uma estratégia que tem como foco a construção de autoridade e confiabilidade do site tanto para ser reconhecido pelos buscadores quanto pelos usuários.

Dessa maneira, inclui ações fora do site que contribuem para gerar bons resultados orgânicos, como link building, co-marketing e guest post. 

O que é SEM

O SEM, Search Engine Marketing, também conhecido como Pay Per Click (PPC) é um conjunto de ações de marketing e técnicas pagas para melhorar a visibilidade de um site nos buscadores.

Esses meios pagos são comumente realizados em plataformas, como o Google Ads, que fornecem desde a otimização de anúncios pagos até a gestão da conta.

No caso do Google Ads é possível criar campanhas em diferentes formatos para aumentar a eficiência dos anúncios e alcançar os resultados desejados. Confira os tipos de campanhas para Google Ads:

  • Campanha de Pesquisa;
  • Campanha Display;
  • Campanha de Shopping;
  • Campanha de vídeo;
  • Campanha para APP;
  • Campanha Performance Max.

Qual a diferença entre SEO e SEM?

Apesar de serem estratégias muito parecidas, possuem diferenças pontuais e fundamentais para atender de forma adequada cada demanda. Então, qual escolher? SEO ou SEM?

De modo geral, a principal diferença está no método utilizado para gerar visibilidade nos mecanismos de busca. Enquanto o SEO foca em mecanismos para gerar tráfego orgânico, o SEM utiliza métodos pagos.

Outra diferença entre essas duas estratégias de ranqueamento está no tempo de alcance dos resultados. Enquanto com o SEO seu site pode levar meses para alcançar melhores posições, com o SEM os resultados podem ser observados em pouco tempo.

Embora apresentem algumas diferenças, o SEO e o SEM são práticas que podem ser combinadas para compor estratégias digitais com foco em aumentar o tráfego, visibilidade e conversão nos mecanismos de busca.

Você deve estar se perguntando quando devo escolher as estratégias de SEO ou SEM? Vamos te explicar agora!

Quando escolher SEO como estratégia?

Antes de escolher a estratégia a ser adotada é importante definir os objetivos desejados e o tempo para serem alcançados.

No caso do SEO é uma estratégia destinada para gerar tráfego orgânico, por isso, é importante investir no marketing de conteúdo. Quanto mais relevante o conteúdo para o leitor maior são as chances do material ranquear nos resultados das pesquisas.

Dessa forma, as estratégias de SEO são ideais para aqueles que buscam uma relevância de médio a longo prazo com um baixo custo benefício.

Quando escolher SEM como estratégia?

No caso do SEM é uma estratégia focada na geração de tráfego pago, por isso, é importante investir em plataformas que permitam um amplo controle dos anúncios e dados do negócio.

Logo a estratégia do SEM é uma escolha ideal para aqueles que possuem um orçamento para anúncios e querem gerar resultados a curto prazo

Para exemplificar, o SEM é uma boa estratégia para as empresas com o foco em marcar presença nos mecanismos de busca.

Portanto, para escolher entre SEO ou SEM, vai depender das necessidades e demandas do seu negócio. Em alguns casos, pode ser interessante fazer uma combinação das duas metodologias em uma estratégia completa de marketing digital.

Agora que você sabe quando utiliza SEO ou SEM, que tal entender melhor sobre outras estratégias do marketing digital? Então, acesse o blog da Contato para mais conteúdos semelhantes a este.

O que é Autoridade no SEO e como aumentar a do seu site

O que é Autoridade no SEO e como aumentar a do seu site?

A autoridade no SEO é um indicador que qualifica um domínio, medindo, através de diversos fatores, se um site é confiável. 

Para que os usuários tenham acesso a conteúdos relevantes e que consigam, de fato, resolver seus problemas, o Google criou diversos métodos para identificar se as páginas estão fornecendo bons conteúdos. 

A relevância de um conteúdo é essencial para um bom posicionamento de um domínio. Por isso, preparamos este artigo para te explicar o que é autoridade no SEO e como melhorá-las. 

Escrevemos este artigo para te ajudar a garantir uma presença digital consolidada e bom posicionamento nas SERPs.

O conceito de Autoridade no SEO

Uma página que possui autoridade é aquela que ganhou confiança e que oferece conteúdos de qualidade na internet. Esse site, provavelmente, está em boa colocação nas plataformas de busca. Muito bom ter autoridade, né?

Quem desenvolveu essa métrica foi uma empresa chamada MOZ, que é uma das maiores quando o assunto é autoridade no SEO. Neste artigo vamos mostrar a importância da Autoridade de Domínio e da Autoridade de Página para a construção de um site de qualidade. 

Dentro do SEO existem três níveis de autoridade. São elas:

  • Autoridade de Domínio; 
  • Autoridade de Página; 
  • Autoridade de Link. 


Idade

A idade de um domínio diz respeito ao tempo no qual um nome de domínio existe. Quanto mais tempo esse domínio tem, mais autoridade o Google confere a esta página. 

Credibilidade

A credibilidade fala muito sobre o conteúdo que é oferecido ao usuário. Por isso, escrever bons conteúdos faz com que a página tenha mais credibilidade. 

Relevância

A relevância de um site mostra se seu conteúdo resolveu as dores da persona. Alguns conteúdos são feitos só para empregar a palavra-chave excessivamente e tentar ranquear a página nas SERPs, mas acabam não sendo úteis. 

Autoridade de Domínio ou Domain Authority

O Domain Authority ou Autoridade de Domínio é um termo muito utilizado dentro da autoridade no SEO e ficou conhecido quando a Moz o criou como métrica. 

Essa escala vai de 0 a 100 e serve para classificar um domínio e saber quão forte é a sua autoridade nas SERPs. Ou seja, quanto mais próximo de 100, maior é a autoridade de um domínio.

Esse indicador diz quando um domínio de um site é confiável. Existem dois fatores principais que determinam essa autoridade. São eles:

  • Idade e confiança: Os domínios com um bom histórico – domínio a ser utilizado nas SERPs – que estão há mais tempo disponíveis, são mais fortes. 
  • Popularidade: A popularidade de um domínio pode ser determinada pela quantidade e pela qualidade de links de referência (backlinks).

Autoridade de Página ou Page Authority

A Page Authority, conhecida também como autoridade de página é baseada em 3 fatores: Idade e confiança; Quantidade e qualidade de links; e Quantidade de atualizações. 

Os dois primeiros pontos abordados também podem ser encontrados na Autoridade de Domínio. Já o terceiro tópico, diz respeito às atualizações  que são feitas na página. O Google analisa muito bem cada atualização e prioriza aqueles conteúdos que melhor respondem às necessidades de uma persona. 

Como analisar a autoridade de uma página

Agora que você sabe um pouco mais sobre a autoridade no SEO, vamos te mostrar como analisar a autoridade de uma página. 

MOZ

A Moz, que já foi citada anteriormente, é responsável pelos indicadores de Domain Authority e Page Authority. Para encontrar a Autoridade de Página e o Domínio de Página, a primeira opção é utilizar o Link Explorer, que antes era conhecido como Open Site Explorer. 

O Link Explorer da MOZ é uma ferramenta gratuita, onde é possível acessar relatórios de backlinks, textos-âncora e conteúdos de um site ou página específica, além dos dados de Domain Authority e Page Authority.  

Para descobrir a autoridade do site, é preciso criar uma conta na Moz. Mas fique tranquilo, é de graça! No entanto, alguns recursos são liberados apenas para usuários premium. Por isso, para conseguir relatórios mais completos, é necessário assinar a MozPro. 

Outra opção que a MOZ oferece é uma extensão para o Google Chrome, conhecida como MozBar. A MozBar também é uma ferramenta gratuita, que fornece um relatório resumido, com a Autoridade de Domínio e a Autoridade de Página resumidos de qualquer site visitado e de qualquer link dos resultados de busca presentes no Google. 

Veja abaixo uma análise da MOZ do domínio do “Linkedin.com”:

O relatório disponibilizado pela plataforma fornece informações, como: Autoridade de domínio da página, palavras-chave de classificação, os domínios de vinculação descobertos e perdidos, dentre outras informações. 

A autoridade do domínio é uma métrica de 0 a 100, que mostra o quão forte é a autoridade do domínio nas SERPs. 

Já o número que vincula um domínio raiz é o total de links separados que ligam uma ou mais vezes a um determinado site. 

A MOZ também oferece análise de palavras-chave. Essas análises fornecem informações sobre o desempenho e o segmento de cada uma delas. 

Por fim, a pontuação de spam identifica os sites spam. Isso significa que ela oferece uma análise de sites penalizados pelo Google ou que não possuem uma alta autoridade. Dessa forma, as ferramentas avaliam itens que podem comprometer os resultados em SEO. 

Ubersuggest

Outra plataforma que ajuda a analisar a autoridade de uma página é a Ubersuggest. Ela consegue descobrir quais os termos mais procurados pelos usuários. Além disso, é possível considerar a faixa etária do usuário para comparar termos e saber quais deles são os mais acessados.

SemRush 

Por fim, a SemRush é também uma plataforma que ajuda as empresas a gerenciar sua presença digital e o marketing de conteúdo. Dentre diversas atividades da SemRush, a análise de domínio é uma delas. 

Essa análise é dada através de relatórios que auxiliam o usuário a gerar inteligência competitiva e finalizar atividades de SEO. 

Como melhorar a autoridade de um site

Normalmente, as regras que se aplicam à autoridade de domínio, também são úteis para a autoridade de página. 

Preparamos alguns tópicos que auxiliam a melhorar a autoridade de um site. Então pegue seu bloco de notas e anote! 

Qualidade do conteúdo

Garantir qualidade no que produz é essencial para que seu site consiga alcançar boas colocações nas SERPs. 

Ao lado da qualidade está a relevância do conteúdo. Esses dois pontos fazem com que seu site ganhe atenção das SERPs e dos usuários. 

Link Building

O Link Building é um dos fatores primordiais dentro do Domain Authority, pois a linkagem, principalmente a linkagem externa, assim como a qualidade do conteúdo, são fatores principais do Google. 

Os links trabalham como uma referência para os buscadores. Quando sua página é indicada por um site grande, que possui autoridade, os mecanismos de busca entendem que sua página é de qualidade. 

No entanto, esses links precisam ser de qualidade, pois caso contrário, podem prejudicar sua página. Por exemplo, se o seu site possui muitos backlinks de outros sites com baixa autoridade, é provável que sejam tóxicos. Dessa forma, o Google pode penalizá-lo por isso. O Google Search Console pode auxiliar neste momento, pois essa plataforma ajuda gerenciadores de sites a acompanhar a visibilidade de suas páginas no buscador. 

Vale ressaltar que, é essencial que o nicho que está realizando essa linkagem seja semelhante ao seu, pois aqui o Google favorece mais a qualidade do que a quantidade. 

Atualização do site

As atualizações dentro de um site são essenciais para que os mecanismos de busca percebam que sua página está sempre se preocupando com otimizações. 

Essas melhorias incluem linkagem interna, hierarquização de informação por meio de title tags, uso de H2 e H3, boa utilização e boas distribuições de palavras-chaves. 

Boas práticas

As boas práticas podem auxiliar as páginas a ter  autoridade no SEO relevante e garantir colocações consideráveis dentro das plataformas de pesquisa. 

Essas boas práticas podem ser: criação de conteúdos de qualidade, uso de linguagem que seja relevante e que consiga resolver os problemas da persona, atualização de conteúdos, entre outros. 

Para garantir boas práticas para seu site, é fundamental encontrar uma empresa de marketing digital que te ajude a alcançar a primeira página de resultados nas plataformas de busca. 

Acesse nosso blog e confira mais conteúdos sobre marketing digital. 

Venha DECOLAR junto conosco!

Quais os fatores mais importantes para ranquear no Google?

O Google utiliza muitos fatores de ranqueamento para classificar, organicamente,  os sites em melhores posições. Conhecê-los é fundamental para que você utilize e aprimore suas técnicas de SEO

Os fatores de ranqueamento são aqueles aspectos de uma página analisados pelo algoritmo de um buscador. Esses fatores trabalham para que um site passe mais credibilidade e esteja nas primeiras páginas de pesquisa. 

Para realizar as estratégias de SEO de uma forma eficaz, é necessário conhecer e compreender bem quais são os fatores de ranqueamento que o Google avalia e, a partir daí, aplicá-las de forma a impulsionar seu negócio. 

O Google disponibiliza um guia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes bem completo, mas também preparamos este artigo para te ajudar a ranquear bem sua página. 

Neste post vamos falar mais detalhadamente sobre esses fatores de ranqueamento. Então aperte os cintos e DECOLE com a gente!

Domínio 

O domínio é um dos fatores de ranqueamento do SEO que pode ajudar seu site a ganhar visibilidade e atrair mais clientes. Registrar um domínio é garantir que um site tenha um endereço próprio na internet. 

Ele tem grande influência na visibilidade de uma página, por isso, é importante defini-lo o mais rápido possível e, é indicado que ele tenha o nome da marca. No entanto, antes de realizar o registro, vale pesquisar se o domínio está disponível, pois existem mais de 3,5 milhões de domínios com a extensão .com.br já registrados. 

Idade do Domínio

A idade de um domínio é um fato que não é primordial na hora de posicionar a página nos primeiros lugares das SERPs. 

Segundo o Google:

“Os domínios valiosos (legítimos) geralmente são pagos com vários anos de antecedência, enquanto os domínios de entrada (ilegítimos) raramente são usados por mais de um ano. Portanto, a data em que um domínio expira no futuro pode ser usada como um fator na previsão da legibilidade deste domínio”.  

Penalizações

As penalizações dentro de um domínio acontecem pelo fato do Google conseguir identificar seus spammers com muita agilidade. Os spammers são aqueles que promovem a prática do SPAM, ou seja, para atingir um número relevante de compras, começam a enviar e-mails de propagandas para diversas pessoas. 

Além disso, se uma pessoa que já foi penalizada tentar ter um novo domínio, esse novo domínio terá dificuldades para alcançar boas posições. 

Histórico

O histórico de domínio pode ser “resetado” pelo Google quando há muitas mudanças de dono e de históricos de quedas. Essa ação do Google pode fazer com que seus backlinks sejam invalidados e, essa penalidade pode ser transferida para um novo dono. 

Palavra-chave no subdomínio

Palavra-chave no subdomínio não é um dos fatores de ranqueamento, mas ajuda a entender melhor sobre qual assunto a página aborda. 

Autoridade

A autoridade de um site diz respeito ao ranqueamento nas SERPs. Ela prevê quão bem sua página está nesses resultados de pesquisa. Essa autoridade consegue medir o potencial de SEO de uma página e, isso é um dos fatores de ranqueamento que faz com que um site atinja as melhores colocações. 

Construir a autoridade de um site leva tempo, pois para atingir uma pontuação elevada, é necessário trabalhar o SEO On-page, backlinks e a velocidade de carregamento da página. 

Além dos fatores citados acima, o perfil de links – que é construído por meio de backlinks fortes – é um fator importante para atingir uma boa pontuação. Vale ressaltar que o spam diminui a autoridade, então, é bom eliminá-lo. 

Pagerank

O Pagerank, também conhecido como Page Authority, é uma das métricas do Google que dá uma nota de 0 a 10 para a autoridade de uma página sobre uma palavra-chave. 

Essa métrica é baseada na qualidade e quantidade de links que uma página recebe. No entanto, o Pagerank deixou de ser público no ano de 2016. 

Autoridade de domínio

A autoridade do domínio é uma métrica que define a importância de um domínio em função de fatores SEO On-page e Off-page. Na autoridade de uma página, a nota vai de 1 a 100, e, quanto maior ela for, mais autoridade a página terá. 

Existem alguns fatores que influenciam neste cálculo, como: 

  • Idade do domínio; 
  • Reputação do site; 
  • Links que apontam para o site; 
  • Qualidade dos Inbound Links, entre outros. 

Conteúdo

Oferecer um conteúdo de alta qualidade é um dos fatores de ranqueamento que interfere muito no sucesso do SEO. Para alcançar um bom ranqueamento orgânico, é necessário ter um conteúdo de qualidade. 

Veja alguns pontos importantes:

  • Quantidade de palavras de conteúdo original: é necessário, no mínimo, 300 palavras; 
  • Conteúdo duplicado: o Google consegue identificar conteúdos copiados e os considera conteúdo duplicado. Dessa forma, sua página pode ser penalizada, visto que, ele considera original o conteúdo que foi publicado primeiro; 
  • Divisão do texto: é fundamental que o texto seja dividido em blocos menores, conhecidos como H2 ou H3. Essa divisão torna o texto mais fácil de ler. 

Extensão do Conteúdo

A extensão de um conteúdo é a prática para melhorar um conteúdo já postado em um site. O objetivo é torná-lo mais atrativo dentro do blog e, assim, deixá-lo com um bom ranqueamento dentro das SERPs. 

Essa extensão, quando feita com qualidade – revisão de post, aplicação de técnicas SEO, atualização de informações ultrapassadas – pode resultar em ganhos com o tráfego orgânico. 

Vale ressaltar que, nem sempre um conteúdo mais extenso vai ranquear melhor do que um conteúdo menor. Essa colocação depende de outros fatores, como: comportamento do usuário e o tempo de página, por exemplo. 

Isso é uma estratégia de conteúdo que é fundamental dentro do Inbound Marketing. Neste momento é muito importante identificar a etapa do funil de vendas, e as dores da persona para que essa extensão de conteúdo solucione o problema do usuário. 

Intenção da Palavra-chave

A escolha da palavra-chave é um dos pontos decisivos para a otimização de uma página. Elas informam os mecanismos de busca sobre o que trata sua página. Essas palavras são aquelas que os usuários procuram nas SERPs e que levam à sua página. 

Além da palavra-chave, é essencial criar um meta-título e uma meta-descrição. Esses dois fatores aparecem nas páginas de busca e é uma síntese do conteúdo que o usuário está prestes a acessar. 

Essa meta-descrição pode ajudar a direcionar o usuário para o seu site. É importante usar gatilhos para compra. No caso de intenção comercial, por exemplo, gatilhos de conteúdo como “saiba tudo sobre”. Já no caso de intenção informativa, pode aumentar seu CTR (Click Through Rate). 

A CTR também conhecida como Taxa de Cliques por Impressão, é a porcentagem calculada do número de cliques que a página teve pelo número de impressões, ou seja, vezes que a página apareceu para ser clicada. 

Existem quatro categorias principais em que a intenção pode ser enquadrada. Veja abaixo quais são elas:

  • Informativa: Aqui a intenção de realizar uma compra não é explícita na pesquisa. Geralmente, elas buscam fatos, conhecimentos, entre outros. Exemplo: Onde fica Abu Dhabi; 
  • Comercial: As palavras-chave com intenção comercial mostram que o usuário procura produtos ou serviços específicos. Exemplo: Avaliação no iPhone 11 Pro; 
  • Transacional: São as buscas que representam uma forte intenção de compra em um site, que incluem palavras mais específicas como “compra”  e “venda”. Exemplo: Tênis azul tamanho 36 abaixo de 300 reais;
  • Navegacional: Essa categoria envolve intenção de encontrar alguma página ou conteúdo específico. Exemplo: Vídeo da Anitta cantando em Honório Gurgel. 

Qualidade do conteúdo

Escrever um conteúdo de qualidade reforça muito a autoridade de um site, pois eles fazem com que o usuário saia mais satisfeito e que permaneça mais tempo na página. 

Textos bem redigidos são muito mais valorizados  do que conteúdos vazios feitos só para inserção de palavras-chave. 

Gramática

A gramática de um texto afeta bastante na qualidade de um conteúdo. Quando um conteúdo está mal escrito, o tempo de permanência na página pode ser muito reduzido. 

Isso pode gerar perda de confiança em seu site e, ele pode não ser recomendado para os usuários. 

Soluciona o problema?

É muito importante que o conteúdo apresentado consiga solucionar o problema que a pessoa que acessou a página estava procurando. A qualidade do conteúdo está relacionada a isto. 

Por exemplo, se um texto precisa atender as demandas do topo do funil, mas o conteúdo foi escrito para pessoas do fundo do funil, muito provavelmente aquele conteúdo não resolveu as dores da persona. 

Título

Sendo um dos elementos mais importantes de SEO On-page, o título precisa ser bom para que um conteúdo seja bem otimizado nos mecanismos de pesquisa. O título precisa estar na forma de uma tag H1, que consiga explicar do que se trata aquela página. 

Legibilidade

A legibilidade de um texto é um dos fatores de ranqueamento mais relevantes e ela está relacionada ao conteúdo bem redigido,  que seja de fácil compreensão. Por exemplo, um texto com parágrafos pequenos e que seja legível, para que o usuário consiga entender facilmente o que está sendo passado. 

Os mecanismos do Google conseguem identificar quais textos apresentam a informação de uma maneira rápida, com parágrafos curtos e bem redigidos. A referência utilizada é a Escala Flesch, que se baseia no tamanho dos parágrafos, complexidade das palavras e no comprimento das frases. 

Velocidade de Carregamento

A velocidade de carregamento está diretamente relacionada com a experiência do usuário. Ela também é um dos fatores de ranqueamento mais importantes. 

Esse fator é tão expressivo que, páginas que levam até 2 segundos para carregar possuem uma taxa de rejeição de mais ou menos 9%. Enquanto isso, páginas que levam até 3 segundos possuem uma taxa de rejeição de aproximadamente 38%. 

Portanto, caso um site passe de 2 segundos para ser carregado, sofrerá uma penalização do Google, pois afetará a experiência do usuário. 

Veja abaixo alguns fatores que podem afetar na velocidade de carregamento:

  • Imagens pesadas (O monitor de um usuário normalmente possui uma resolução máxima Full HD, que corresponde a 1920 x 1080);
  • Banco de dados mal otimizado; 
  • Plugins em excesso (Alguns plugins consomem mais recursos que outros, por isso, é importante analisá-los para detectar quais consomem mais recursos de hospedagem de sites). 

Pagespeed

O PageSpeed Insights (PSI) é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, que auxilia na verificação da velocidade de carregamento de uma página da internet. 

Esses cálculos entregam uma pontuação que informa o desempenho de um site e oferece diversas sugestões de melhorias. 

Existem muitos fatores que prejudicam a velocidade de carregamento de um site. É fundamental se atentar a eles e tentar resolvê-los, pois a instabilidade na velocidade de um site pode acarretar em altas taxas de rejeição. 

Segundo uma pesquisa, 70% dos consumidores dizem que o tempo de carregamento do site afeta sua decisão de compra e mais de 36% dos visitantes saltam para fora do seu site quando leva cinco segundos ou mais para carregar. Ninguém merece uma página lenta, certo?

Por isso, é muito importante avaliar o desempenho de velocidade de um site, pois ela é um dos fatores de ranqueamento mais importantes. 

Frequência de atualização

A frequência de atualização diz respeito à regularidade que um conteúdo de uma página é atualizado. Isso demonstra que aquela página está constantemente buscando melhorias. 

Além disso, a frequência de atualização de um site é avaliada pelo Google, portanto, ele também leva esse ponto em consideração, tornando-o um dos fatores de ranqueamento. 

Link Building

Backlinks impactam muito no posicionamento orgânico. Dessa forma, é essencial realizar o trabalho de link building de uma forma bem planejada. 

O link building é uma estratégia eficaz que ajuda a construir relações com blogs que atuam em mercados semelhantes ao seu. 

Essa ação consiste em conseguir backlinks – links em outros sites que apontam para seu site de maneira natural ou não – para tornar uma página relevante, subindo o seu posicionamento. 

Ao linkarem sua página, transferem para ela um pouco de autoridade e, quanto maior a autoridade, mais o Google recomenda seu conteúdo. 

Arquitetura do Site

A arquitetura do site, quando levada em consideração, facilita a navegação dos usuários.  Essa arquitetura está relacionada com a hierarquia de páginas, ou seja, o caminho que um usuário percorre até chegar onde ele deseja. 

Exemplo: Em um site e-commerce, cada produto é marcado com uma tag e cada um se enquadra em uma categoria. Essas categorias estão listadas no menu, o que torna o acesso às páginas mais fácil. 

Veja o esquema abaixo:

Home  ➜ Blog   ➜ Categorias (SEO, Inbound Marketing, Tráfego, Social Media, entre outros)  ➜ Posts 

URL Path

Uma URL deve dar ao usuário pelo menos uma noção daquilo que vai encontrar quando acessar uma página.  

Um bom URL Path para e-commerces deve seguir uma estrutura de arquitetura até chegar no produto final. No entanto, é recomendado que seja utilizado uma URL mais curta, mesmo que a URL Path ainda seja analisada pelo Google. 

Sitemap

O Sitemap, conhecido também como mapa do site, é uma visão geral das páginas, em forma de lista. Esse método ajuda o Google a entender do que se trata sua página. 

A presença desse arquivo é de grande importância e ele ajuda o Google a compreender e indexar as páginas. 

Tempo de Página e Experiência do Usuário

O tempo de página diz respeito ao tempo que o usuário permanece em uma página. Esse tempo é um dos principais fatores de ranqueamento, pois ele mostra se aquele conteúdo foi interessante para aquela pessoa, ou seja, também está relacionado com a experiência do usuário. 

Diversos aspectos que já mencionados interferem neste tópico, como: arquitetura do site, gramática, velocidade de carregamento, entre outros. 

Certificado SSL

O Google utiliza o HTTPS como um critério que influencia nos fatores de ranqueamento.  Um site confiável é fundamental e, a criptografia fornece certificado SSL para a página, o que cria uma conexão segura entre o site e os usuários. 

Além disso, ele protege as informações colocadas no site e isso é uma consequência de um site bem codificado. 

Em resumo, são inúmeros os critérios de avaliação que o Google utiliza para ranquear as páginas em uma pesquisa. Listamos aqui as mais importantes que vão te ajudar a alcançar melhores posições no Google! 

Quer saber mais sobre SEO e Marketing 360º? Faça Contato e acompanhe as novidades do nosso blog!

5 dicas úteis para gerar leads com o marketing digital

5_dicas_úteis_para_gerar_leads_com_o_marketing_digital

Leads são pessoas que manifestam interesse pelos negócios através do fornecimento de algum dado e, assim, se tornam um possível cliente. Portanto, gerar leads é a meta de todo empreendedor.

Mas, não adianta ter quantidade se não existe qualidade. Dessa forma, o profissional de marketing tem um papel fundamental na estratégia da empresa: gerar leads de qualidade. Pois quanto mais leads de qualidade, maiores chances de conversões em vendas. 

Pensando nisso, elencamos 5 dicas essenciais para você adotar no seu negócio e conseguir atrair leads utilizando ferramentas de marketing digital. Então, está pronto para começar?

Ofereça conteúdos de qualidade 

Que os bons conteúdos são grandes atrativos para as pessoas chegarem até a sua marca todo mundo sabe. Dessa forma, ofereça informações que sejam de fato interessantes para os possíveis clientes, e não apenas tente vender o seu produto/serviço. 

Então, se o seu negócio tem a persona bem definida, é possível entender sua dor e desejos e, a partir disso, tentar satisfazê-las e solucioná-las. Assim, a melhor maneira é oferecendo dicas, manuais e assistência ao usuário.

Otimize esses conteúdos

O Google é sempre o primeiro lugar que as pessoas recorrem quando têm dúvidas. Portanto, é preciso ter conteúdos de relevância  para ganhar espaço nos primeiros resultados dessa ferramenta.

Apostar em estratégias de SEO é a melhor opção para ter um bom ranqueamento. Logo, pesquise os termos mais adequados, identifique palavras chave que possuem alto número de procura e são próprias do seu nicho.

Aposte no que está em alta: vídeos e imagens

Os formatos visuais são os mais consumidos na internet. A todo momento as pessoas estão compartilhando imagens nas redes sociais e curtindo vídeos 

Dentre as opções de vídeos, você pode apostar em webinar, vídeo aulas, um anúncio. Se tratando de imagens, podem ser exploradas fotos e infográficos, pois são as opções que mais engajam nas redes.

Deixe sempre disponíveis formulários 

Formulários são a principal estratégia quando se trata de geração de leads. A partir deles, os visitantes preenchem suas informações, como nome e email, e assim a empresa pode entrar em contato nutrindo o possível cliente até que ele se torne lead.

As landing pages são ferramentas perfeitas para esse fim. Entretanto, elaborá-las não é tarefa simples. É preciso atenção na sua preparação. Ela deve ser chamativa e conter os campos ideais para preenchimento de informações. 

Além disso, elas devem conter apenas os elementos essenciais para não confundir o visitante e atrapalhar na hora do preenchimento. Seu objetivo tem que estar claro, informando exatamente qual benefício será oferecido em troca dos dados. 

Faça o uso de CTA 

As chamadas para ação funcionam e devem ser utilizadas sempre, em todos os conteúdos. Afinal, a empresa quer atrair o visitante para que ele se torne um lead. 

Dessa forma, ao postar um blog e elaborar uma CTA direcionando o usuário a assinar sua newsletter e ele realiza essa ação, você terá informações para enviar mais conteúdos até que ele chegue em uma landing page e forneça seus dados. 

Agora que você aprendeu as principais dicas de como gerar leads, que tal conhecer mais sobre estratégias de conversão? Acesse o nosso blog e descubra tudo o que você precisa saber para ganhar mais clientes e melhorar suas estratégias de marketing.

Você conhece todos os tipos de SEO? Veja quais são e sua importância

Entender quais são os tipos de SEO é fundamental para que seu site esteja bem posicionado nas plataformas de busca. Abra seu bloco de notas, pois neste artigo vamos te mostrar quais são os tipos de SEO e qual a importância de cada um deles. 

Não vai perder essa, né? Então vem DECOLAR com a gente! 

O que é o SEO

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) influenciam muito no sucesso de quem  utiliza o Inbound Marketing. Elas permitem que um site fique bem posicionado no Google. Isso possibilita que os negócios atinjam um público maior, aumentando também o número de visitas e de vendas. 

Veja abaixo algumas dessas estratégias que ajudam seu site a ficar bem posicionado:

Segundo a  Resultados Digitais, 55,8% das empresas brasileiras realizam otimização de páginas.  Como as práticas de SEO geram resultados a médio e a longo prazo, muitos negócios já estão consolidados no mercado. 

Além disso,  a Conversion também desenvolveu uma pesquisa, na qual entrevistou 346 profissionais de marketing digital, e-commerce, vendas e growth. Nessa pesquisa foi constatado que mais da metade dos profissionais de marketing pretendem alocar mais recursos para SEO em 2022. 

A pesquisa ainda mostra que 71% dos entrevistados afirmam investir em SEO atualmente e, esse número expressivo tende a aumentar mais em 2022. 

Vimos que as ferramentas de SEO proporcionam bons resultados, por isso, vamos apresentar os tipos de SEO para você! 

SEO On-page

Como já mencionamos, o SEO são técnicas que otimizam um site, fazendo com que ele alcance um bom ranqueamento. O SEO On-page é um dos tipos de SEO e um de seus pilares, por isso, é fundamental para que você domine os mecanismos de busca. 

O que é

O SEO On-page são todas as otimizações feitas dentro de um site. Essas ações realizadas abrangem: criação de título utilizando uma palavra-chave principal, descrição nas imagens do texto, definição uma URL apropriada, inserção de links para outros conteúdos do seu site, meta-tags, entre outros. 

Para que serve

O SEO On-page é muito importante para que sua página fique visível no meio digital. Sem uma boa visibilidade na web, fica praticamente impossível que um cliente consiga encontrar a marca, consequentemente, bons negócios são perdidos. 

Esse método ainda fortalece o tráfego orgânico, sendo uma estratégia mais econômica de Marketing Digital. Além disso, essas atividades são realizadas nas próprias páginas, permitindo que você tenha controle e possa se planejar melhor. 

SEO Off-page

O SEO Off-page é também um dos pilares do SEO que, muitas vezes, é associado ao link building. No entanto, essa estratégia vai muito além da conquista de backlinks.

O que é

O SEO Off page são estratégias de otimização que são aplicadas fora das páginas. É através desse tipo de SEO que é possível buscar links e menções para as páginas e mostrar a relevância delas no mercado. 

Ter essa visão, faz com que seja possível melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. Essa estratégia engloba diversos outros aspectos, como por exemplo a construção de relacionamentos com outras páginas. 

O framework E-A-T (Expertise, Authority e Trustworthiness), que é um dos conceitos fundamentais dentro do SEO, mostra que, um dos pilares que sustenta um bom site é a sua autoridade. 

Segundo o framework E-A-T, para um site ser bem posicionado no Google, é necessário que ele tenha três pilares principais:

  • Primeiramente, é importante que ele tenha um conteúdo especializado no assunto em que ele vai falar, ou seja, disponibilizar qualidade para o usuário; 
  • Além disso, é fundamental que o site possua autoridade de página e domínio
  • O site deve ser confiável, tanto tecnicamente, quanto nas informações fornecidas por ele. 

A autoridade de um site, como mencionado anteriormente, é um pilar muito importante nas estratégias de SEO. 

Para compor essa autoridade é importante se atentar a alguns pontos como:

Domínios de referência 

Domínios de referência são a quantidade de sites que linkam para o seu site. Caso você receba diversos backlinks de várias páginas diferentes de um único site, será contabilizado apenas um domínio de referência. 

Reputação 

A reputação de um site está relacionada a como os sites te reconhecem dentro da internet. A reputação atua diretamente sobre os influenciadores.

Backlinks

Os backlinks são links de outras páginas que apontam para o seu site, especialmente de outros sites. 

Menções 

Para transmitir autoridade a um site, as menções – mesmo sem link – são importantes para indicar que uma página produz um conteúdo confiável e de qualidade. 

Para que serve

Essa estratégia é muito relevante para o algoritmo, pois esse relacionamento com outras páginas é rastreado pelo Google. Assim, quando um usuário realiza uma pesquisa, o algoritmo considera a transmissão de link juice para colocar essas páginas em melhores posições. 

O link juice é uma parte de poder que rankeamento que uma página transmite para outras páginas de destino dos links que estão referenciados nela. 

Portanto, essa estratégia tem como objetivo mostrar como as outras páginas da internet enxergam o seu site. Esse desdobramento do SEO, mostra para o Google que sua página é uma página de referência para as outras. 

SEO Técnico

O SEO Técnico está entre os tipos de SEO  e, ele lida com o que está por trás das páginas, como os códigos e a arquitetura do site. Isso é muito necessário para que o Google encontre os links e coloque-os no ranking.

O que é

O SEO técnico é o conjunto de otimizações relacionadas à estrutura interna de um site. O objetivo é tornar as páginas mais rápidas, compreensíveis, rastreáveis e indexáveis. Isso é fundamental para que todo o restante das estratégias de SEO sejam eficazes. 

Ele envolve otimizações necessárias na estrutura do site, blogs e landing pages de uma marca que pretende alcançar boas posições nas SERPs. Seu objetivo é aumentar a velocidade de um site e torná-lo mais rastreável.

Para que serve

Esse tipo de SEO tem o objetivo de facilitar a compreensão das páginas do Google e fazer com que ele ganhe pontos por indexação. 

No SEO técnico é recomendado a realização de algumas ações periódicas para resolver problemas nas páginas, como: 

  • Links quebrados; 
  • Erros de redirecionamento; 
  • Conteúdo duplicado; 
  • Página com carregamento lento e mais. 

Esse método é o princípio de toda estratégia de otimização para mecanismos de busca. É por ele que você deve começar, pois essa parte da otimização garante que os seus links sejam encontrados e indexados no diretório do Google. 

Além disso, esse tipo de SEO pode auxiliar o Google a entender melhor suas páginas. O buscador consegue ler informações importantes do seu site e entender quais caminhos devem ser seguidos. 

Algumas otimizações são um pouco mais complexas e podem exigir profissionais especializados. Trabalhar diretamente com os códigos exige desenvolvedores que saibam lidar com essa plataforma.

Por isso, nós oferecemos serviços de consultoria com vários tipos de SEO. Nosso objetivo é colocar seu site na primeira página de resultados. 

Faça Contato!

Entenda a importância de uma estratégia de Inbound Marketing para o seu negócio

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Provavelmente você já deve ter se deparado com o termo Inbound Marketing pela internet. Entretanto, apesar de ser uma expressão bastante conhecida, muitas pessoas não sabem de fato a importância de uma estratégia de inbound marketing para os negócios. 

Alinhando conceitos, o Inbound Marketing se trata de estratégias de marketing digital 

com o objetivo de atrair e converter mais clientes por meio de conteúdos originais e relevantes. Dentre esses conteúdos, os mais comuns são: ebooks, podcasts, post blogs e infográficos. 

Assim, se você deseja aprender mais sobre o poder do Inbound Marketing e como usá-lo a favor do seu negócio, siga com a gente. 

Importância do Inbound Marketing

Assim como a internet facilita a divulgação de produtos, ela faz com que a concorrência seja cada vez maior. Dessa forma, as empresas se veem obrigadas a melhorarem suas estratégias de marketing para chamar atenção e ter mais chances de atingir os clientes. 

Essa pressão fez com que o Inbound Marketing fosse utilizado como ferramenta para auxiliar os negócios nessa missão, buscando atender sempre as necessidades individuais de cada cliente, focando em suas dores e desejos. 

Dessa forma, utilizar o Inbound Marketing é uma maneira muito efetiva de se sobressair no mercado e estar um passo à frente da concorrência, além de consolidar a imagem da sua empresa em seu segmento, a tornando referência.

Vantagens do Inbound Marketing

Segundo dados do Demand Metric, o Inbound Marketing é capaz de atrair até três vezes mais leads com um custo até 62% menor comparado ao Outbound Marketing. Dessa forma, você gasta menos, podendo reverter essa renda em outros setores da empresa.

Além disso, existem diversas outros benefícios de adotar essa estratégia no seu negócio, como: 

  • alcance do público certo;
  • aproximação com os clientes;
  • poder de persuasão maior;
  • encurtamento do ciclo de vendas;
  • diminuição dos custos;
  • mensuração dos resultados.

Além disso, existem outros dados que provam que o Inbound é eficaz de fato, e que ele deve ser adotado o quanto antes nas estratégias das empresas:

  • Lojas virtuais que adotam uma estratégia de SEO conquistam 13,2 vezes mais visitantes;
  • 69,4% dos usuários descobrem lojas virtuais por meio de redes sociais;
  • 58,7% dos clientes já fizeram uma compra devido a um email;
  • 73% das empresas concordam que o e-mail apresenta um ROI considerado como “bom” ou “excelente”;
  • 92% de todos os profissionais de marketing revelaram que seus esforços de social media geraram mais exposição para seus negócios;
  • 94,1% das instituições de ensino usam as publicações em redes sociais como uma das principais formas de investimento em Marketing Digital. 

Agora que não restam dúvidas em relação à  importância de uma estratégia de inbound marketing, chegou a hora de adotá-lo no seu negócio o quanto antes para não ficar para trás.

A agência Contato é referência quando o assunto é Inbound Marketing, pois conta com profissionais capacitados para aumentar significativamente o seu número de clientes e gerar mais vendas. Acesse nosso site e marque agora mesmo uma consultoria com um de nossos especialistas.

O que é e como calcular o ROI de um negócio

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No mundo dos negócios, existem diversos indicadores que são utilizados pelas empresas para calcular as porcentagens de ganhos, perdas e também para a análise da viabilidade de um negócio ou investimento. 

O ROI, sigla para “Return On Investiment”, ou retorno sobre o investimento, é um indicativo econômico baseado na relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro investido em alguma aplicação financeira.

Neste artigo, iremos abordar o conceito, como é feito o cálculo do ROI e a importância deste indicativo para o seu negócio. Siga com a gente! 

Afinal,o que é ROI?

“Return On Investiment”, como abordamos acima, é um importante cálculo indicativo, pois é ele que irá mostrar ao investidor se determinada aplicação está gerando lucros ou prejuízos. Ou seja, o ROI permite analisar os resultados financeiros e suas viabilidades.

Então, se você está pensando em investir, mas não sabe por onde começar, ou não possui parâmetros comparativos para observar se a aplicação é vantajosa ou não, o ROI é a ferramenta perfeita para auxiliá-lo nesta tarefa.

É também muito comum que o indivíduo iniciante no mundo dos negócios se perca com muitas siglas e cálculos complexos. Se este é o seu caso, não se preocupe. A seguir iremos ensiná-lo a calcular o ROI e destacar a sua importância para a saúde financeira da sua empresa.

Como calcular o ROI

Para calcular o ROI, você precisa subtrair os seus ganhos — ou valor arrecadado — e os custos do investimento e, em seguida, dividir sobre os custos do investimento. Caso você queira saber a porcentagem, basta multiplicar o resultado por cem.

ROI = VALOR ARRECADADO – CUSTO DO INVESTIMENTO

CUSTO DO INVESTIMENTO

É fundamental também que qualquer despesa, por mínima que for, deve ser incluída no cálculo para maximizar a sua precisão. Existem diversos websites que possuem calculadoras do ROI, tornando-o mais prático e rápido.

Depois do cálculo, saiba também interpretar os resultados. Um ROI positivo representa que o retorno foi maior do que os custos. Já um ROI de valor negativo significa que você gastou mais do que arrecadou. 

Outra dica importante: compare os diferentes resultados do ROI de tempos em tempos, perceba as flutuações e projete para o futuro se vale a pena continuar aplicando em determinado investimento.

Porque o cálculo do ROI é tão importante no seu negócio

A utilidade do ROI é imensa, existem diversas justificativas para seu uso, que vão da praticidade até a confiabilidade nos resultados. Em sequência, listamos os principais benefícios ao utilizar o ROI.

Maximizar os lucros

Esta talvez seja a primeira justificativa que vem à mente dos investidores. Conhecer como funciona o ROI vai te permitir a melhor utilização dos seus recursos gerando, consequentemente, maior lucratividade.

Cálculos fáceis

O ROI já é bastante conhecido e muito utilizado no universo dos investimentos. Portanto, os números estão amplamente disponíveis nos dados financeiros consolidados pela contabilidade. 

Cortar gastos

Muitas empresas perdem a noção das suas finanças e não conseguem definir exatamente o que as fazem perder dinheiro. O ROI pode te auxiliar a cortar aqueles investimentos que todo mês trazem prejuízos, pois o cálculo vai mostrar os resultados negativos, permitindo então que você os exclua.

Gostou de aprender mais sobre esses indicadores? Se você ainda tem dúvidas sobre como calcular o ROI, deixe que a Contato te auxilie. Entre em contato com um de nossos funcionários agora mesmo para que juntos possamos otimizar seus resultados.

5 dicas para elaborar um planejamento de marketing e vendas eficiente

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planejamento de marketing e vendas é uma estratégia que visa reunir as informações importantes de uma empresa, como objetivos, indicadores, e colocá-la no papel para melhorar a visualização.

Entretanto, muitos negócios elaboram um plano e acabam não seguindo, o que é uma perda de tempo e dinheiro. Uma vez concebido, colocá-lo em prática diariamente é fundamental para que a estratégia funcione.

Neste artigo nós separamos 5 dicas para elaborar um planejamento de marketing e vendas efetivo e faturar mais, conforme as suas competências e interesses. Então, prepare seu bloco de notas e boa leitura!

Pesquisa de mercado

Primeiramente, é necessário entender como está a sua empresa, quais são os pontos fortes e fracos e qual o objetivo final. Depois, faça uma análise do mercado, mapeando as concorrentes e deixando bem claro qual é o diferencial do seu negócio.

Existem algumas ferramentas que auxiliam na elaboração, como a Análise SWOT. Em tradução livre, as siglas significam Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Ela faz um apanhado do cenário atual e auxilia no clareamento de ideias.

Além da Análise SWOT, existem outras ferramentas que auxiliam no mapeamento de concorrentes. Assim, você pode controlar os indicadores dos seus adversários, adotando o que dá certo — sem copiar — e aprendendo o que não fazer. São eles o Google Alerta, SEMrush, etc.

Elaboração de personas

Após a pesquisa de mercado, você já vai ter uma noção de que é o público alvo da sua empresa e poderá, a partir de indicadores, elaborar a sua persona. A persona é uma pessoa fictícia, baseada em um cliente ideal para quem você vai dirigir o planejamento de marketing e vendas. 

São eles que vão guiar as suas ações de marketing, como canais de divulgação, tom de voz e abordagem ideal. Além disso, elas vão auxiliar na jornada de compra e melhorar os processos. No final, suas vendas serão mais efetivas e recorrentes. 

Então, suas estratégias devem apontar para o público-alvo, mas dialogar com a persona. Esse método é essencial e eficaz.

Definição de objetivo

Esse é o passo mais importante na elaboração do planejamento. Isso porque são os objetivos que vão guiar todas as outras etapas. Existem ferramentas que auxiliam neste passo também, como a metodologia SMART.

Elas focam nas características que os objetivos devem ter. São as iniciais das palavras Specific (específicas), Measurable (mensurável), Attainable (atingíveis), Realistic (realistas) e Time-bound (com prazo). 

Seguindo essas diretrizes, os seus objetivos serão sempre claros e mais fáceis de executar.

Cronograma 

É tão relevante quanto a criação do planejamento. Já que não adianta elaborar um ótimo planejamento se não estipular prazos para execução das tarefas, bem como os profissionais responsáveis por cada uma. 

Além disso, um bom cronograma prevê as possíveis falhas e antecipa todas as tomadas de decisões para que imprevistos não ocorram, sugerindo alte

Elaboração do plano

Agora que todos os outros passos estão bem definidos, chegou a hora de elaborar o planejamento de marketing e vendas! Cada empresa tem sua especificidade, mas de modo geral, o plano pode ser elaborado seguindo a seguinte ordem:

  • Sumário
  • Diagnóstico;
  • Análise do ambiente;
  • Concorrentes;
  • Público-alvo e persona;
  • Objetivos;
  • Metas e indicadores;
  • Estratégias de marketing;
  • Recursos e orçamento;
  • Cronograma e responsáveis.

É necessário detalhar cada etapa, pois o planejamento é a longo prazo e deve conter todas as informações necessárias para sua execução. Entretanto, não deve ser cansativo e pode ter um design bonito e chamativo.

Agora que você sabe os passos mais importantes para elaborar um planejamento de marketing e vendas, que tal colocar a mão na massa e criar um para o seu negócio? Assim ele terá grandes oportunidades de sucesso, se destacando perante a concorrência.

Achou interessante o planejamento de marketing e venda? Então, acesse o blog da Contato para mais dicas e curiosidades do mundo do marketing digital.