Como melhorar o Google Meu Negócio

O Google é o maior buscador que temos atualmente e oferece uma série de ferramentas para alavancar seu negócio. Um deles é o Google Meu Negócio, utilizado como forma de divulgação da sua empresa, ele pode ser a ponte ideal entre você e seus clientes.

Pensando nisso, a Contato trouxe no post de hoje algumas dicas de como você pode implantar e melhorar o Google Meu Negócio. 

O que é o Google Meu Negócio?

Antes de saber como melhorar o Google Meu Negócio, é importante conhecer o que de fato é a plataforma. Criado em 2014, ele funciona como uma ficha virtual de negócios locais no Google. Ela aparece nas buscas e no Google Maps através dos nomes das empresas e pelas suas categorias, levando em conta a localização do usuário. 

Através da plataforma é possível cadastrar o nome do seu negócio, endereço, categoria, horário de funcionamento, telefone, site, e-mail, ter avaliações de clientes, fotos, estatísticas de visualizações, pesquisas e atividades. Basicamente, o Google Meu Negócio é uma extensão do seu site. 

Também vale destacar que por ser uma ferramenta do Google, é possível ver o que ele valoriza na sua página e o peso em relação aos concorrentes. Por isso, é importante ter certeza de que a sua página do GMB está a seu favor. 

Quais são os benefícios da plataforma?

Agora que você já conhece um pouco sobre o GMB, vamos te mostrar os benefícios de implantá-lo na sua empresa. Confira a seguir: 

Maior confiabilidade

De acordo com o próprio Google, as empresas que verificam as informações do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores. 

Imagine, ao procurar por uma pizzaria no Google e se deparar com a falta do cardápio ou até mesmo do telefone? Provavelmente você se sentiria frustrado e teria preferência por uma empresa que já tem todas as informações confirmadas pelo Google. 

Facilidade de mensuração de resultados

Assim como toda estratégia de marketing que precisa ser mensurada, não seria diferente com o GMB. A ferramenta permite que seja possível ver diversas informações, como quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa, quantos cliques o site teve, entre outros. 

Aumentar o alcance de uma empresa

O sonho de todos é aparecer em primeiro lugar. Com isso, só o fato da sua empresa aparecer na primeira página do Google e no Google Maps já traz um alcance maior para a sua empresa.

 Leia também: Como fazer SEO local: dicas práticas para pequenos negócios

Gerar mais interações com o público

Uma das funcionalidades do Google Meu Negócio é a interação com o público. Através de comentários, notas de avaliação e ideias, opiniões, críticas e dúvidas. Porém é importante ressaltar que a sua empresa também deve responder os comentários, postando novidades na sua página e até inserindo fotos. 

Além disso, boas avaliações são fatores essenciais para um bom ranqueamento, especialmente no e-commerce. Já que ao receber boas avaliações, o Google entende a relevância dela e tem mais chances de indicá-la para outras pessoas. 

Como o Google ranqueia os locais?

Uma dúvida que sempre surge para quem usa o Google Meu Negócio é: como o Google ranqueia os locais? Através da combinação de três fatores: relevância, distância e destaque. 

 Distância

A distância deve ser considerada a partir de cada resultado de pesquisa em potencial e o termo de local usado na pesquisa. Caso o usuário não especifique o local na pesquisa, a distância é calculada através da localização dele. 

Relevância

A relevância é responsável pela melhor combinação entre o perfil da empresa local e a pesquisa de um usuário. Por isso, ao adicionar informações comerciais completas e detalhadas ajudam o Google a fazer a correspondência do perfil da sua empresa com as pesquisas relevantes.   

Destaque

Já o destaque está relacionado com o nível de popularidade de uma empresa. Certos lugares tem mais destaque mesmo no mundo off-line e por isso os resultados da pesquisa podem refletir isso na classificação local. 

Além disso, as informações da internet que o Google tem sobre a empresa também influenciam. Outro fator importante é a pontuação e a contagem de avaliações. Quanto mais avaliações positivas sua empresa tiver, melhor será a classificação local dela. 

Como cadastrar uma empresa no Google My Business?

Agora que você já conhece sobre o Google Meu Negócio, iremos te ensinar como cadastrar sua empresa nessa importante ferramenta.

Realizar o cadastro da sua empresa no GMN é simples e leva apenas alguns minutos. Para adicioná-la é só seguir os passos abaixo:

  1. O primeiro passo é acessar a página inicial do Google Meu Negócio, clicar no botão “Gerenciar Agora” e fazer o login com a sua conta do Google.
  2. Após isso, você deve preencher as informações solicitadas na página “Adicionar seu Negócio”. Entre as informações estará o nome da empresa, país, endereço, telefone comercial, categoria de mercado e website.
  3. Você deve clicar em continuar e confirmar os dados que colocou no formulário.
  4. O último passo é adicionar o seu número de celular e inserir o código enviado por SMS pelo Google para confirmar a criação do seu perfil no GMN. 

Porém antes de editar a sua página, você irá passar por mais uma fase de verificação do Google. No intervalo de 7 a 15 dias úteis chegará uma carta com um código de confirmação. 

Como otimizar o Google Meu Negócio? 

Não basta apenas criar seu perfil no Google Meu Negócio. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a otimizar o GMN e obter bons resultados. 

Atualize o perfil com frequência

Por mais que pareça óbvio, é importante manter seu perfil sempre atualizado. Horário de funcionamento, endereço e telefone de contato são os principais.  

Incentive seus clientes a fazer avaliações

Uma das vantagens do Google Meu Negócio é a possibilidade dos clientes deixarem avaliações. Por isso, sempre incentive quem já comprou na sua empresa a deixar um comentário sobre a experiência. 

Responda as avaliações

Não basta apenas incentivar as pessoas a avaliarem. É importante que você responda às avaliações, assim mostrará que o GMN é um espaço de troca entre a empresa e o cliente. Caso receba uma avaliação negativa, não deixe de responder. Colha as informações e avalie quais mudanças podem ser feitas para garantir uma experiência melhor. 

Adicione fotos do seu estabelecimento

O visual conta muito. Quem não gosta de ver as fotos de um restaurante, tanto para saber como é o estabelecimento, como também as fotos dos pratos. Por isso, invista em fotos do seu negócio. Isso fará toda a diferença na hora de atrair clientes para sua empresa. 

Se tiver um e-commerce, não se esqueça dos produtos

O que adianta colocar todas as informações sobre seu negócio, se você não colocar as informações do seus produtos? Caso você tenha um e-commerce, é importante colocar informações sobre seus produtos e até fotos, assim além de passar maior credibilidade seus clientes irão conhecer mais sobre a sua empresa.

Já conhecia o Google Meu Negócio? Acesse nosso blog e fique por dentro das novidades.

Até a próxima!

Guia prático de marketing no LinkedIn para empresas 

marketing no linkedin

As redes sociais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e, consequentemente, na nossa rotina de trabalho. O LinkedIn é uma das principais plataformas para a interação entre profissionais e uma excelente ferramenta de gestão. Pensando nisso, elaboramos esse guia prático de marketing no LindedIn para empresas.

Nesse conteúdo, você irá conferir sugestões práticas de como você pode usar o LinkedIn para promover o seu negócio e dicas valiosas sobre como criar uma boa estratégia de marketing na plataforma e alcançar os seus objetivos.

Acompanhe o texto até o final e confira tudo o que você precisa saber sobre marketing no LinkedIn! ?

Por que a sua empresa precisa estar no LinkedIn?

O LinkedIn é um dos principais canais de marketing para empresas e o principal, para quem está na área de recrutamento. Com mais de 675 milhões de usuários em todo o mundo, é uma plataforma que oferece grandes oportunidades para as marcas. 

É por meio do marketing no LinkedIn que você consegue aumentar a visibilidade da sua empresa, mostrar serviços e produtos, conquistar leads, gerar tráfego para seu site. Por ser o maior site de networking profissional do mundo, essa plataforma fornece a sua empresa soluções únicas para atingir profissionais qualificados e gerar conteúdo relevante.

Ao usar o LinkedIn de forma eficaz, você pode conectar-se com potenciais clientes, desenvolver parcerias comerciais e marketing direto em um único local. Além disso, você pode usar a página da sua empresa para divulgar ofertas exclusivas, lançamentos de produtos, eventos, notícias importantes sobre a sua empresa.

Vamos elaborar um pouco mais? Siga a leitura para entender como o marketing do LinkedIn te ajuda!

Criar uma presença digital forte

Construir uma presença forte no LinkedIn é essencial para qualquer empresa que deseje aproveitar os benefícios dessa prática na comunidade. Não importa qual seja a sua estratégia, é importante que sua empresa esteja presente no LinkedIn para poder aproveitar amplamente as oportunidades que esta plataforma oferece. 

Por meio do LinkedIn, as empresas podem divulgar informações sobre seu negócio, promover sua marca, divulgar oportunidades de trabalho e atrair e reter clientes para vendas.  Além disso, oferece uma forma única de construir o reconhecimento da marca, ajudando a sua empresa a criar uma presença digital forte

Com a presença digital certa, sua empresa pode estar pronta para atender às demandas de maneira rápida e eficaz. Se sua empresa ainda está desconectada, é hora de considerar essa plataforma!

Construir autoridade no mercado

O LinkedIn é uma ótima plataforma para garantir que a sua empresa tenha autoridade no mercado. Assim, você pode construir credibilidade e autoridade, ao mesmo tempo, em que desenvolve conexões profissionais mais próximas e saudáveis.

Além disso, o LinkedIn também permite que você crie conteúdo de qualidade e compartilhe conhecimentos sobre o seu setor. Estas são algumas das principais razões pelas quais a sua empresa precisa estar presente no LinkedIn para ter autoridade no mercado.

? Saiba Mais: O que é Posicionamento de marca e como aplicar no seu negócio?

Gerar oportunidades

Como vimos anteriormente, o LinkedIn é a maior rede de profissionais do mundo. Essa enorme ferramenta oferece oportunidades para as empresas poderem expandir e evoluir!

Investir no LinkedIn é uma grande oportunidade para a sua empresa gerar mais clientes, criar uma base de parceiros, aumentar as vendas, encontrar colaboradores qualificados e obter visibilidade.

Acompanhar a concorrência

A presença de sua empresa no LinkedIn é uma necessidade para acompanhar a concorrência. Segundo pesquisas, 95% das empresas estão presentes nessa rede social, dando-lhes a chance de manter contato com públicos-alvo e potenciais clientes. 

Ao monitorar o que os concorrentes estão postando e dizendo, você pode não só acompanhar as tendências, mas também obter insights de mercado. Portanto, investir no LinkedIn pode ajudar a melhorar os seus resultados. 

No LinkedIn, você também pode acompanhar vagas em aberto, contatar recrutadores e, ao construir relações, conhecer pessoas influentes que podem significar um grande impulso para sua empresa.

7 dicas práticas de como fazer marketing no LinkedIn

Já entendeu que o LinkedIn é uma das melhores plataformas de redes sociais profissionais, não é? Essa plataforma oferece excelentes oportunidades para empresas promoverem seus serviços e produtos. 

Se você tem uma empresa e está à procura de formas de aproveitar o marketing no LinkedIn, essas 7 dicas práticas lhe ajudarão a obter os melhores resultados possíveis. 

Aqui, você vai conferir sugestões para criar uma Landing Page, a importância de gerar conteúdo de valor, como o tráfego pago pode te ajudar nesse processo e mais!

Crie uma LinkedIn Page

Se você busca criar uma presença forte e rentável no LinkedIn, criar uma Landing Page é uma das principais ferramentas a considerar. Por meio dela, é possível direcionar os usuários do LinkedIn diretamente para a sua página de vendas, seja ela uma loja virtual ou um formulário de contato. 

Criar Landing Pages permite que você se comunique com seu público-alvo e possa gerar leads qualificados para seus produtos ou serviços no LinkedIn. Assim é possível incrementar produtividade e eficiência do seu Marketing no LinkedIn.

Tenha uma Showcase Page

Além disso, o LinkedIn oferece uma grande variedade de possibilidades, desde vender produtos até promover conteúdos por meio de postagem. Uma das opções, é criar uma Showcase Page — uma página secundária da empresa.

É importante lembrar que essa página tem que ser criada a partir de um perfil de negócio. As Showcase Pages são recomendadas para exibição de conteúdo específico a partir de uma única solução, produto, serviço ou linha de produtos

Ela é interessante para direcionar os seguidores para um tema específico mais detalhado, dando mais ênfase às atividades da empresa. Dessa forma, a Showcase Page dá ao LinkedIn uma forma flexível para destacar todos os aspectos da marca.

Gere conteúdo de valor

Criar um conteúdo profissional interessante direciona o visitante a um ponto de vista único, como uma forma de linkar as pessoas à marca. Além de se manter atualizado com as tendências do mercado, as empresas devem usar o LinkedIn como uma maneira de alcançar um grande número de pessoas. 

Dessa forma, você pode criar conteúdos informativos e de valor, construindo um relacionamento de confiança com seu público-alvo. Por isso, a chave para o sucesso ao fazer marketing no LinkedIn é criar conteúdos de qualidade que captem a atenção dos leitores, gerando engajamento e valor para sua marca.

Siga a Regra 4-1-1

Para ter sucesso com o marketing do LinkedIn, você precisa seguir a regra 4-4-1. Essa regra exige que os usuários postem quatro conteúdos originais, compartilhem quatro conteúdos de outras pessoas e promovam um conteúdo deles para cada post.

Isso significa que você pode usar o LinkedIn para promover seu negócio e ainda manter seu feed relevante ao utilizar outras fontes confiáveis e ricas. Isso também ajuda a melhorar seu SEO e a obter um bom ranqueamento nos resultados de pesquisa. Com esses métodos, você pode aproveitar ao máximo o marketing no LinkedIn e se tornar um líder em sua área.

Invista em tráfego pago

Se você está buscando obter um bom tráfego para o seu negócio e obter mais visibilidade, invista no tráfego pago. Investir em tráfego pago para o LinkedIn pode ajudar a crescer seu público e atingir seus objetivos de marketing. 

Além disso, você também pode ajustar seu orçamento de publicidade para obter os melhores resultados. Começar com anúncios no LinkedIn é um grande primeiro passo para obter tráfego direcionado ao seu site.

?Leia Mais: Tráfego pago para iniciantes: como começar a sua estratégia?

Incentive seus funcionários a usarem o LinkedIn

Cada vez mais, o LinkedIn está se tornando um dos canais mais importantes para o marketing empresarial. Por isso, incentivar seus funcionários a usá-lo é uma ótima estratégia para aumentar o alcance de sua empresa e a visibilidade de sua marca

Os funcionários que usam o LinkedIn tem a vantagem de conectar-se com fornecedores e outros profissionais que poderiam ajudar a expandir o negócio. Além disso, com os recursos LinkedIn, você pode gerenciar e monitorar facilmente a presença de sua marca na plataforma.

Acompanhe os resultados

Ao seguir essas dicas, você pode acompanhar os resultados positivos de seus esforços no LinkedIn usando métricas como número de visualizações de página, curtidas, compartilhamentos, comentários, seguidores e cliques. 

Com as ferramentas certas e um plano de estratégia de marketing bem definido, você pode aproveitar todas as vantagens do marketing no LinkedIn para alavancar o crescimento da sua marca. 

Nesse post, apresentamos um guia prático de como fazer marketing no LinkedIn para empresas. Se você quer ampliar suas estratégias de marketing ou precisa de ajuda para implementá-las, entre em contato conosco via WhatsApp e receba soluções nas áreas de Marketing Digital e publicidade.

Tráfego Orgânico é fundamental para o crescimento da sua empresa. Saiba o porquê!

tráfego orgânico

O tráfego orgânico diz respeito as visitas que você tem em seu site sem precisar gastar rios de dinheiro. Mas por que investir no tráfego orgânico?

A Contato trouxe hoje os motivos pelos quais o tráfego orgânico é fundamental para o crescimento da sua empresa. Continue lendo para conhecer mais!

O que é o Tráfego Orgânico?

Qualquer visita de um canal digital — como um site ou um blog de uma empresa — são conhecidas como tráfego. 

Assim, o tráfego orgânico são as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem usar os anúncios pagos. Esse tipo de tráfego vem dos mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo.

De acordo com a pesquisa feita pela Sistrix e divulgada pelo site Marketing de Buscas e Notícias, o primeiro resultado orgânico da Pesquisa Google tem uma taxa de cliques de 28,5%.

E para obter resultados ainda melhores, você pode investir em estratégias de Marketing de Conteúdo. É por meio dele que os conteúdos otimizados são feitos para ajudar as pessoas a encontrar sua empresa mais rapidamente nos buscadores. 

A diferença para os outros tipos de tráfego

Agora que você já conhece o tráfego orgânico, saiba que existem outros tipos de tráfego que você pode investir para a sua empresa. Vamos conhecê-los?

Pago

Como o próprio nome já indica, nesse tipo de tráfego você precisa pagar para os visitantes chegarem até seu site. Isso é feito via anúncios que contém palavras-chave escolhidas por você e que só irá pagar quando os usuários clicarem nesses anúncios. 

Porém, para manter esse tipo de tráfego é necessário ter sempre anúncios ativos. Além disso, para que sua empresa cresça, é importante que os anúncios estejam adequados às mídias nas quais serão divulgados. 

Direto

O tráfego direto representa os visitantes que chegam ao seu site após digitar a URL no navegador, clicar no link de uma fonte offline — como um PDF ou algum outro tipo de documento — ou de uma fonte não reconhecida pelo Google Analytics. 

Ao fazer uma análise deste canal, é necessário verificar se durante o período que houve aumento de acessos, houve ações de marketing que aumentaram o brand awareness — conhecido também por consciência de marca.

Social

Já o tráfego social é referente aos acessos recebidos a partir de links nas redes sociais, como o Instagram ou o Facebook. Os dados coletados desse tipo de tráfego são úteis para servir de insights para a criação de conteúdo para o blog da sua empresa.

Referência 

O tráfego de referência acontece quando os visitantes do seu blog chegam até você por meio de um link que clicou em um site diferente do seu — ou até de páginas do seu próprio blog. Esse tipo de tráfego é gerado com a conquista de backlinks em outros sites ou com a estratégia de guest post. 

Por que investir em tráfego orgânico é uma boa opção?

Agora que você já conheceu aos diferentes tipos de tráfego, deve ter ficado a dúvida do porquê usar o tráfego orgânico entre tantas outras opções. Continue lendo para saber mais!

Custo-benefício

Como falamos acima, o tráfego pago só é eficiente se você investir nos anúncios. Já o tráfego orgânico não, já que o seu site ou blog é exibido enquanto seu conteúdo for tido como relevante. Assim, você terá um maior lucro sobre as vendas. 

Relevância

Dessa forma, para uma boa estratégia de marketing, o tráfego orgânico é um ótimo caminho para a sua empresa ter maior visibilidade. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo blog SEO Master, cerca de 70–95% dos usuários dão preferência aos resultados orgânicos de sites de pesquisa

Ao utilizar as técnicas de SEO de maneira correta, a sua empresa tem mais credibilidade e assim irá aparecer em evidência nas buscas. 

Construção de autoridade

Além disso, os consumidores atuais desejam mais do que apenas ter tal produto ou o serviço. A experiência durante todo o processo também passou a ser valorizada. Por isso, aparecer no topo das páginas dos buscadores mostra maior credibilidade

Assim, os resultados orgânicos têm uma maior relevância em comparação ao tráfego pago que — na maioria das vezes — passa a imagem de algo “forçado”. 

Retenção de público

Outro fator é a retenção de público. Esse benefício está ligado com a construção de autoridade!

Como o tráfego orgânico traz uma maior credibilidade com os usuários, ele também permite à sua empresa a construção de um relacionamento de maior proximidade com o cliente. Assim, acompanhando-o por toda a jornada de compra.

Durabilidade

No tráfego orgânico, os resultados são eternos! Porém, é essencial ressaltar a importância de se manter no topo dos buscadores. Por isso, você só terá bons resultados se você se dedicar a alimentar o seu blog periodicamente.

Tráfego Orgânico e Marketing Orgânico são a mesma coisa?

A resposta é não! 

O marketing orgânico é uma filosofia de marketing cujo objetivo é gastar o mínimo possível em propaganda. Nesse sentido, a verba é investida na melhoria de produtos e até em ações de marketing digital. 

Assim, o marketing orgânico é mais semelhante ao Inbound Marketing do que ao tráfego orgânico. Porém, há diferenças entre o Inbound marketing e o marketing orgânico, já que o primeiro tem um objetivo claro de gerar resultados com o mínimo possível de canais pagos.  

Tráfego Orgânico x Tráfego Pago: qual o melhor

Tanto o Tráfego Orgânico quanto o Tráfego Pago têm vantagens e podem ser usados juntos para melhores resultados na sua empresa. 

Porém, como já dissemos acima, se o investimento no tráfego pago parar, toda a estratégia também para. Já no tráfego orgânico isso demora mais tempo para acontecer, mas se parar também é provável que comece a cair. 

O que irá definir qual o melhor tráfego para a sua empresa são os objetivos e o orçamento da sua empresa

Como é feita uma estratégia de tráfego orgânico

Você já viu os tipos de tráfego, a importância de usar o tráfego orgânico, mas como fazer uma estratégia com ele? Continue lendo, para te explicarmos!  

Pesquisa por palavras-chave

Usando do SEO, procure criar uma estratégia para as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio, ou seja, fazer um resumo da intenção de busca em palavras. 

Algumas ferramentas que ajudam na pesquisa de palavras-chave são os SEMrush, Ubersuggest, Ahrefs, SE Ranking, Keyword Tool e a própria ferramenta do Google, o Google Trends. 

Foco na persona

É preciso definir de forma clara qual o público que irá consumir o conteúdo do seu site ou blog. Por isso, é importante a elaboração de uma persona para conquistar o tráfego orgânico, já que é preciso captar a atenção das pessoas. 

Experiência do usuário em primeiro lugar

Além disso, é importante garantir uma boa experiência do usuário. A navegabilidade em seu blog é fundamental para essa experiência e alguns fatores ajudam nesse processo.

Por exemplo, o tempo de carregamento, legibilidade do texto, contraste adequado entre fundo da página e cor do texto, tamanho do texto e acessibilidade.

Quer conhecer mais sobre o tráfego orgânico? Então, fale agora com um consultor de marketing da Agência Contato e saiba como podemos te ajudar no seu negócio. Até a próxima!

Google News: como o perfil de notícias pode te ajudar no tráfego orgânico

google news

Você sabia que o Google News é uma plataforma que pode alavancar as suas notícias?

Isso porque a publicação de notícias pode trazer um tráfego orgânico muito potente para o seu site ou blog jornalístico. Para isso, você só precisa ter conhecimento e aplicar os critérios do Google News. Assim, não há dependência do uso de anúncios para se obter um bom ranqueamento das suas matérias.

Dessa maneira, fortaleça seu conteúdo, com a atribuição de um tráfego que garanta resultados por muito tempo para você e seu negócio. 

Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo! ?

O que é o Google News?

Trata-se de uma ferramenta que apresenta os próprios critérios para a priorização das notícias com o seu mecanismo de busca. Dessa forma, pode-se dizer que ele é responsável por definir a relevância do seu conteúdo.

Por outro lado, uma rápida visita ao Google News revela sua função de personalização. Isso é, uma vez logado na conta Google, o leitor recebe sugestões de notícias de acordo com os próprios interesses. Nesse sentido, seus textos devem responder da melhor forma possível às questões desses leitores. 

Além disso, vale lembrar que estamos lidando com textos jornalísticos. Ou seja, comece com o pé direito evitando propagandas e redações que destoam do gênero.

Dado esse pontapé inicial, atente-se aos direcionamentos a seguir!

Como o Google News pode te ajudar a ter melhores resultados?

Para que seu site de notícias tenha uma melhor performance, o Google News é seu melhor amigo! 

Os textos de blogs e sites que atendem a SEO tendem a demorar para serem indexados no Google e ranquearem. Porém, com o Google News, esse processo pode ser acelerado, se realizado corretamente.

Primeiramente, o objetivo é que sua notícia seja rapidamente indexada no Google. A ferramenta te ajuda nesse processo, indicando que para atingir esse objetivo, você tem de prestar atenção em alguns pontos. São eles:

  • conteúdo de qualidade e autoral;
  • bom design do site.

Isso é importante, pois a indexação se dá após a etapa de identificação da existência do seu site, atrelada ao Bot do Google e utilização do Google Search Console e outros. Nesse sentido, existem várias fontes de tráfego que podem ser utilizadas e devemos nos aproveitar disso. 

Ainda, podemos agregar a importância do tráfego orgânico para os negócios, garantindo resultados positivos a longo prazo. E, como dissemos, você não pode depender apenas do pagamento de anúncios, porque esses acabam tendo efeito de menor duração.

É uma via de mão dupla: quando há backlinks e muitos acessos, esses fatores aumentam a autoridade do seu site. Isso se traduz em mais referências e, consequentemente, em mais acessos. Dito isso, a autoridade do site é uma das principais buscas de qualquer um que queira se destacar e crescer

Dicas para conseguir melhores posições no Google News!

Suas notícias de qualidade merecem o melhor posicionamento orgânico possível. Confira algumas dicas para dominar o Google News!

Seja o primeiro

Vamos sair na frente? Identifique os nichos ainda não explorados e ocupe esse espaço! Se você for o primeiro a cobrir um assunto ou pauta, terá mais chances de aparecer no topo do mecanismo de busca do Google.

Isso se dá porque o seu site estará cobrindo um campo específico. Assim sendo, existe a possibilidade de você tornar-se uma fonte exclusiva sobre tal assunto.

Foque na descrição no início do texto

A internet é um universo muito amplo e cheio de gatilhos mentais. E é por isso mesmo que devemos fisgar o leitor logo no começo do texto. Sua notícia deve logo demonstrar que é apta ao serviço de informá-lo. 

Imagens são bem-vindas

As imagens, fotos e ilustrações, têm um papel importante nesse processo. Afinal, queremos dominar o Google News! E, em seu jogo, sai na frente quem se utiliza de diversos recursos, explorando os tais gatilhos e apresentando muito conteúdo relevante. 

Portanto, insira imagens não clicáveis no corpo do seu texto. Desse jeito, a imagem que aparecer no Google Imagens levará o leitor diretamente para o seu site. Assim, garantindo acessos por mais uma via.

Não se esqueça da hierarquia do conteúdo

É fundamental hierarquizar seu conteúdo. Ou seja, saber criar uma coerência entre seu título, seus aspectos mais importantes e aquilo que foi pesquisado pelo consumidor.

Por esse motivo, a redação SEO trabalha com o desenvolvimento HTML, o qual utiliza-se de Heading tags — por exemplo, H1, H2, H3, etc. Essa técnica esquematiza uma melhor compreensão do Google na identificação do conteúdo, além de facilitar a leitura.

Tenha regularidade

O seu site ou blog pode atingir bons resultados com o Google News uma vez que compartilhados a partir de seus princípios. Porém, sabe-se que uma vez indexada, a notícia fica por no máximo 30 dias destacada. Logo, a regularidade nas postagens é essencial.

Além de que, você está cuidando de um site de notícias. Isso significa que o Google espera que ele se comporte como um: com atualizações diárias e constantes.

A data é importante

Nessa lógica, a apresentação de data e hora se torna muito importante. Esses são elementos que verificam as suas notícias. O recomendado é que se localizem entre o título e o corpo do seu texto.

Crie um Sitemap específico para as notícias

O Google é auxiliado a reconhecer a importância da sua matéria por meio do Sitemap. Esse recurso é lido a fim de captar mais informações sobre seu site, suas atualizações, pautas, idiomas, entre outros. Quando feito especificamente para as notícias, há uma conexão com o Google News, resultando num bom desempenho na plataforma.

Marque as notícias como conteúdo estrutural

Quando marcamos as notícias como conteúdo estrutural, estamos colocando nossa pauta à vista do algoritmo do Google. Essa é uma vantagem do Google News!

E aí? Gostou de saber mais sobre como o Google News pode te auxiliar para conquistar resultados positivos na sua empresa, engajando pessoas com tráfego orgânico? Nós ficamos por aqui! Esperamos que este conteúdo tenha respondido às suas principais dúvidas no que diz respeito a essa ferramenta do Google. 

Antes de ir, que tal conferir mais artigos sobre tendências no Blog da Contato? Esperamos por você!?

A importância de trabalhar SEO para Imagens

O SEO para imagens é fundamental dentro das estratégias de SEO. As imagens são formas de encontrar visualmente as informações em uma página e, dessa forma, um usuário consegue achar com agilidade o que ele procura. 

Para otimizar suas imagens, é muito importante que elas sejam de qualidade e que tenham boa edição. Dessa forma, o Google consegue lê-las e fazer com que elas atinjam boas colocações dentro das plataformas de busca. 

Larry Kim, CEO da MobileMonkey e fundador do WordStream, mostra em uma pesquisa que, postagens que incluem imagens produzem um engajamento de 650% maior do que as postagens que possuem apenas textos. Viu como as o SEO para imagens é fundamental? 

 Vem com a gente, pois preparamos um conteúdo bem completo de SEO para imagens para você!

O que é o SEO para Imagens?

O SEO para imagens é uma otimização aplicada nessas imagens, estejam elas em formato JPEG, GIF, PNG, WEBP, SVG, etc. 

Essa otimização tem como objetivo posicioná-las melhor nos buscadores e permitir que a navegação fique mais agradável para o usuário. 

Por que as imagens são importantes?

Esse SEO de imagens é essencial para proporcionar uma boa experiência de navegação para os usuários que acessam sua página. 

Conversion, mostrou em uma pesquisa da The Intent Lab, que 59% das pessoas consideram informações visuais mais importantes que as textuais. 

Além disso, o Google também realizou um estudo que constatou que 50% dos consumidores dizem que as imagens ajudam a tomar decisão sobre qual produto comprar. 

Por fim, a Econsultancy também certificou que 34% das buscas do Google trazem pelo menos uma imagem como resultado. 

Quais os benefícios de trabalhar SEO para imagens

O Google Imagens é um recurso que permite que os usuários encontrem o que desejam com mais facilidade

Além disso, uma boa imagem aumenta as chances daquele conteúdo alcançar as primeiras páginas nas SERPs. E, se você acompanha o blog da Contato, sabe da importância de estar bem posicionado nas plataformas de busca. 

Vale mencionar também que trabalhar SEO para imagens é apenas uma das formas de melhorar o posicionamento do seu site.

Confira aqui 5 técnicas que podem dobrar seu número de acessos.

Mais uma fonte de tráfego

Estar bem posicionado no Google e otimizar as páginas é essencial para conquistar mais tráfego orgânico para seu site. 

Quando acrescentamos fotos, ilustrações, infográficos, entre outros, o post fica mais atraente e isso aumenta as chances  dos usuários clicarem no texto. Vale ressaltar que, quanto mais cliques, mais tráfego, certo?

Alguns usuários realizam suas pesquisas pelo Google Imagens, portanto, vale lembrar que adicionar imagens que realmente agregam no conteúdo, pode aumentar muito o tráfego da página. 

Possibilidade de viralizar seu conteúdo

Quando trabalhamos o SEO para imagens o conteúdo tem mais chances de aparecer nos primeiros lugares nos resultados de busca. Imagens são muito mais fáceis de serem compartilhadas do que textos. Dessa forma, há mais possibilidades de seu conteúdo chegar para mais pessoas e viralizar. 

Por isso, quanto mais engajamento, mais chance de um conteúdo viralizar. Viu como vale a pena investir no SEO de imagens, né?

Aumento de autoridade

A autoridade de um site está relacionada, dentre outros fatores, ao seu bom posicionamento nas SERPs. Portanto, quando analisamos o Google Imagens, os primeiros resultados são de sites com maior autoridade.

Como otimizar o SEO das imagens do seu site

Para que um site tenha autoridade ou que um conteúdo tenha chances de viralizar,  é essencial que suas imagens sejam relevantes para os usuários. Já vimos que o Google preza muito pela relevância dos conteúdos, né? Inclusive, nesta página, eles dão as diretrizes de como otimizar o SEO das suas imagens.

Abaixo, listamos um resumo para você!

Quando pesquisamos alguma palavra-chave que tenha relação com aquela imagem,  o Google já disponibiliza imagens que podem ser úteis para aquela pesquisa. 

Vamos te mostrar agora como otimizar suas imagens para posicioná-las nas buscas! 

Foco no Contexto

O contexto em que a imagem foi inserida é um dos fatores analisados pelo Google. Ele consegue analisar informações da imagem como o atributo ALT – descrição de elementos visuais de uma imagem – e, verifica se o parágrafo em que ela foi colocada possui palavras que tenham relação com tal imagem. 

Por exemplo, se estamos falando sobre alguma plataforma do marketing digital e colocamos uma imagem das suas funções e ferramentas, a relevância aumenta. Por isso, é fundamental procurar imagens que estejam dentro do contexto e que possua coerência com o conteúdo discutido. 

Atributo Alt

Como citamos, o ALT de uma imagem é a descrição dos elementos visuais dela e, preencher essas informações facilita muito na hora dos mecanismos de busca entenderem o que aquela imagem representa. 

O ALT também é conhecido como Alt Text ou texto alternativo e, sem um uso eficaz desta ferramenta, o Google não consegue encontrar a imagem na hora da pesquisa e, consequentemente, seu texto terá mais dificuldades para atingir um público maior. 

É ideal que o texto alternativo não passe de 6 palavras e de 120 caracteres. 

Tamanho da Imagem

Dentro do SEO para imagens, é fundamental se atentar também ao tamanho do arquivo que será colocado na página, pois a imagem é o principal fator que influencia no tempo de carregamento de um site. 

O tempo de carregamento é um ponto essencial, visto que, quanto mais lento, pior é o posicionamento da página nas SERPs. 

Arquivos mais leves ranqueiam melhor que os arquivos mais pesados, daí a necessidade de comprimir as mídias. As ferramentas que podem auxiliar neste processo podem ser:

  • Photoshop; 
  • Optimizilla; 
  • Kraken.io; 
  • TinyPNG;
  • JPEGmini;
  • Jpeg.io; 
  • ImageOptim. 

Engajamento

Quanto mais cliques em uma imagem, mais ela tem chances de aparecer em primeiro lugar na hora da sua busca. Quando há muitos acessos naquela imagem, o Google entende que ela é relevante. 

E, quando clicamos nessa imagem, somos direcionados para a página onde ela está hospedada para que possamos ler o artigo que a acompanha. 

Por isso, é fundamental que as imagens sejam originais e que consiga impactar o leitor para atraí-lo para o post. Quanto maior o engajamento, mais as publicações ficam bem ranqueadas. 

Dimensão da Imagem

Quando procuramos alguma imagem na internet, podemos perceber que elas possuem dimensões semelhantes. O Google geralmente privilegia imagens que possuem mais ou menos forma de um retângulo. Além disso, as proporções mais recomendadas são 16:9 e 4:3. 

Por isso, imagens com dimensões 1366 x 768 (16:9) ou 720×480 (4:3) ficam melhor posicionadas do que aquelas que estão totalmente fora do padrão. 

SEO para Imagens e o e-Commerce

Além do maior engajamento, o SEO para imagens é mais impactante ainda para um e-commerce. 

Já pensou que as imagens são um ponto chave para um e-commerce? É muito difícil oferecer um produto, sem que o consumidor possa ver como ele funciona. 

Um estudo realizado pela SPC Brasil, constatou que 90% dos consumidores  pesquisam produtos na internet, incluindo até quem não abre mão da loja física. 

Além disso, a  Rakuten mostrou que 91% dos consumidores ficam mais atraídos para realizar compras se a oferta tiver fotos e vídeos do produto. 

O conteúdo visual tem um grande valor dentro das estratégias de marketing, podemos citar como exemplo as redes sociais como Pinterest e Instagram. 

Google Lens

Dentro do SEO para imagens, também temos o Google Lens, que é uma ferramenta de reconhecimento de imagem, que permite que os usuários façam pesquisas no Google utilizando essas imagens como palavras-chave. 

Esse recurso foi inicialmente integrado com a câmera dos smartphones Google Pixel, posteriormente, foi integrado também ao Google Assistente e ao Google Fotos para os celulares Androids. Em 2018 passou a ser disponibilizado para todos os sistemas operacionais. 

Essa ferramenta fornece respostas imediatas para os usuários, de maneira fácil. Além disso, o Google Lens contribui muito para o mercado e, sabemos que quem investe em conteúdos com imagens e vídeos está muito à frente nas estratégias de marketing digital. 

Diante disso, surge a importância de ficar atento a todas as formas de buscas disponíveis para usuários. Existem diferentes estratégias dentro do SEO e é preciso se adaptar para trazer resultados tanto em imagens, quanto em voz. 

Pinterest

O Pinterest é uma rede que depende muito da qualidade e atividade de engajamento para que possa expor o conteúdo que chega até ele. 

Por isso, se o marketing de conteúdo for desempenhar uma estratégia importante para seu negócio, é fundamental otimizar seu conteúdo nessa rede. 

O Pinterest oferece um potencial significativo, visto que, segundo uma pesquisa realizada pela Shareaholic,  ele possui, em média, 8% do tráfego de referência na internet. 

Gostou do conteúdo de SEO para imagens? Acesse nosso blog e confira tudo que preparamos para você!

Te vejo lá 🙂

Buyer Persona: Conheça mais sobre seu papel nas vendas!

Desenhar uma estratégia de marketing requer um conhecimento sólido do público-alvo de um produto ou serviço, e é uma estratégia frequentemente empregada e pode potencializar os resultados de uma empresa, para isso também é possível utilizar uma buyer persona.

Outros nomes para isso incluem “personagem” ou “avatar“, esses personagens fictícios são criados pelo departamento de marketing de uma empresa para descrever o cliente ideal do negócio, incluindo suas preferências e até mesmo seus pontos problemáticos.

Existe também a possibilidade de criação de múltiplas personas, já que nem todos os consumidores se comportam da mesma forma ao adquirir ou avaliar serviços em uma empresa de brindes de luxo para clientes ou outro estabelecimento.

Por volta de 1983, o americano Alan Cooper criou um software que facilitava o gerenciamento de projetos a partir da vontade do usuário, além disso, realizou entrevistas com colegas para saber quem era mais proficiente na programação.

Com base nos resultados obtidos, ele criou um usuário hipotético chamado Casey, enquanto em seus projetos posteriores Allen entrevistou usuários em potencial novamente e criou um personagem com características reais com base nos dados que coletou.

Essa persona é derivada do público da empresa e servirá de base e inspiração para todos os esforços de marketing, comunicação, vendas e desenvolvimento de produtos, por isso é crucial que ela venha de um lugar raso e tenha uma profundidade real.

Uma empresa especializada em embalagem para lanche baguete tem uma persona singular para melhor interagir com seus clientes, isso porque quando o negócio conhece a pessoa ou o grupo com quem está falando, tudo fica mais simples.

É por isso que as empresas criam personas e desenvolvem estratégias para atrair, reter e, por fim, converter esse visitante da presença física ou digital de uma marca em um cliente recorrente.

Para isso, a empresa deve ser capaz de reconhecer as características, hábitos e interesses do público-alvo de sua marca, esse entendimento afeta desde a criação dos produtos até o discurso final de venda e persuasão.

Buyer persona: qual é o conceito?

Uma buyer persona é um processo de criação de um avatar do grupo de consumidores mais lucrativo para uma marca de mini troféu personalizado. Esse conceito é cada vez mais importante no cenário de marketing atual.

Essa persona com a configuração do avatar é retratada como um personagem fictício que deriva das informações, gostos, hábitos, desejos e demandas do público.

A identidade é primordial, por isso as personas têm nome, idade, estilo pessoal e uma fotografia específica. A base de uma Buyer Persona sólida é a realização de pesquisas sob medida para o consumidor e que partem de perguntas comuns.

Essas pesquisas são capazes de extrair informações dos consumidores que irão enriquecer a persona da empresa. A persona de uma empresa de bateria de gel estacionária é diferente de outros mercados por causa do público, a conexão com os clientes e o foco.

Para definir uma Buyer Persona produtiva, as informações podem ser utilizadas como um guia, mas o retrato mais eficaz e completo.

Isso pode ser derivado de um processo passo a passo que leva a um avatar assertivo que será usado para direcionar os esforços de marketing. Entre essas ações estão:

  • Discutir as perguntas que serão feitas durante a entrevista;
  • O método de contato com o público;
  • A seleção e organização das respostas recebidas;
  • A criação da persona com base nos dados;
  • O processo de verificação da persona interna e externamente.

Nessa progressão, todas as informações da pesquisa podem ser incorporadas às pessoas, fator primordial para compreender a identidade e valorizar as respostas coletadas, mesmo que gerem múltiplas personas para uma fabricante de porta de correr de PVC.

E o que é persona no marketing?

Uma persona é definida como um personagem semifictício que coleta dados e comportamentos reais para retratar o perfil de cliente ideal de uma empresa.

Também conhecida como persona, ela começa a influenciar a criação de conteúdo e outros empreendimentos digitais.

Ao criar a persona, o objetivo da empresa é coletar as características dos clientes e utilizar essas informações para desenvolver estratégias que sejam relevantes para seu público e atendam às suas necessidades.

Qualquer organização que ofereça um carretel de plástico, deve incluir as seguintes informações em seu perfil fictício:

  • Quem são os usuários pretendidos do produto ou serviço:
  • Os materiais que empregam;
  • O que eles fazem durante as horas de luz do dia;
  • Qual é a sua exigência;
  • Como se comunicar.

Se a organização estiver procurando por um indivíduo específico, o processo de atender às suas necessidades e esclarecer suas dúvidas será mais fácil e direto, assim como a resolução de questões complexas e o aprimoramento da comunicação.

Hoje, a importância da persona aumentou muito devido ao Inbound Marketing e ao Marketing de Conteúdo, desenvolver a persona tornou-se ainda mais crucial, é um componente indispensável do planejamento de marketing.

Uma persona típica seria: “Pedro, 41 anos, casado, gerente de marketing de uma empresa de médio porte. Tem vocação analítica, interessa-se por novidades, é focado em números, gostaria de aprimorar a qualificação de sua equipe, mas falta tempo para isso.

Ele tenta melhorar continuamente o desempenho de marketing e deseja tornar a marca uma autoridade reconhecida no mercado.

Porém, além da falta de tempo, causada pelo volume de obrigações, a empresa também tem limitações financeiras que podem ser destinadas ao investimento”.

A marca utiliza essas informações para criar campanhas, como um banner para barbearia, o que fornecerá soluções para suas preocupações. No entanto, entender a persona é apenas um dos motivos para criá-la.

4 tipos de personas

Depois de reconhecer a definição de persona e o propósito do conceito, é importante explorar as diferentes variedades.

Sim, existem algumas alternativas para esse conceito. Cada um tem uma única função e entendê-los pode de fato mudar o jogo dos negócios. Esses são:

  • Brand persona;
  • Proto-persona;
  • Audience persona;
  • Buyer persona.

Além disso, é crucial reconhecer que não existe um método único de escolher a persona mais eficaz. É tudo dependente de seus objetivos pretendidos.

Para uma empresa que pretende utilizar o Marketing de Conteúdo para melhorar sua reputação online e se tornar relevante dentro de sua categoria, por exemplo, é fundamental entender seu público e ter um tom de voz conversacional.

Dicas de como desenvolver uma buyer persona

A criação de personas para o seu negócio ajuda as equipes de marketing e vendas a entender melhor as necessidades e desejos de seus clientes.

Para isso, as empresas devem entender os hábitos, desejos, necessidades, dificuldades e questões comuns do consumidor dessa persona.

Daí então uma empresa de arara desfile closet criar esse personagem fictício, preferencialmente por meio de uma pesquisa de marketing efetiva e utilizando todos os dados e histórico do seu CRM.

Com essa persona, o marketing das empresas tem mais recursos para construir estratégias de marketing que aumentam a eficácia do seu processo de vendas.

3 exemplos de buyer persona

Após entender os principais pontos envolvendo as personas, as empresas podem começar a criar algumas que se encaixem com os negócios, para transmitir melhor o assunto da persona, alguns exemplos podem ajudar:

Exemplo 1

A primeira persona se chama Jorge Amaro, um CIO de uma empresa que fornece suporte administrativo. É importante tomar nota da multiplicidade de detalhes pertinentes sobre esta persona. 

Desde o seu assunto, suas atribuições e suas preocupações, até seus métodos preferidos de comunicação. Todas essas informações são vitais para empresas que desejam vender produtos ou serviços para esse grupo demográfico.

Exemplos de provedores de ferramentas de automação de tarefas administrativas incluem essas organizações e com isso melhorar os resultados do negócio.

Exemplo 2

A segunda persona é Bárbara Maia, coordenadora de marketing de uma imobiliária. Os detalhes do perfil descrevem seus objetivos, problemas e contas populares de mídia social.

Examinando essa persona do comprador, as empresas que se alinham com seus fornecedores podem desenvolver uma estratégia de vendas assertiva e focada em fazer contatos com esse tipo de cliente.

Exemplo 3

O exemplo final é uma persona projetada para uma empresa que vende e promove produtos por meio de chamadas externas.

Marcos Andrade é um personagem fictício que representa um executivo corporativo que está tentando superar as vendas fracas.

Detalhes sobre seus pontos problemáticos, objetivos, funções e outras informações serão incorporados a toda a estratégia das empresas que podem ser seus fornecedores.

Seja na comunicação, na interação, no fornecimento de informações pertinentes ou até mesmo em possíveis melhorias do produto ou serviço.

Considerações finais

As táticas de marketing são muito perspicazes e inteligentes, e só têm resultados benéficos quando são especificamente direcionadas e segmentadas.

As empresas devem entender quem é o seu público-alvo e qual é o perfil do cliente ideal, isso por conta das estratégias que são criadas para eles e são eles que vão discutir os produtos ou serviços com os vendedores.

Incorporar, criar a persona é fundamental para criar uma solução realmente relevante para as necessidades das pessoas.

A marca é tão conhecida por seus consumidores que os clientes têm uma alta probabilidade de que as ofertas tenham sido projetadas especificamente para eles.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Endomarketing: saiba como deixar seu colaborador engajado com sua marca!

Endomarketing

O endomarketing é uma estratégia que diferentemente das demais da área, atua internamente na empresa com o foco nos profissionais que trabalham nos departamentos.

Tendo uma base em criar bons relacionamentos que possam fazer com que a dinâmica entre empresa e funcionário seja positiva, o endomarketing também é uma ação que melhora a qualidade da marca no mercado.

Uma vez que a valorização de quem atua internamente é refletida no mercado, ajudando o consumidor de limpeza de tacos a adquirir os serviços da empresa e ser fidelizado.

Com o endomarketing, é possível que os trabalhadores do negócio também sejam fidelizados de modo que desperte o desejo de quem não atua na empresa a fazer parte dela, aumentando seu bom posicionamento diante a concorrência.

E também transformando-se de um modo mais ágil na retenção de talentos, algo essencial diante da constante competição que existe dentro do mercado. Outro ponto que está envolvido com o endomarketing é a diminuição da rotatividade da empresa.

Uma vez que empreendimentos cuja entrada e saída de profissionais na empresa gera uma reputação negativa dentro do mercado, fazendo com que outras instituições saibam aproveitar a oportunidade para gerar crescimento.

Uma empresa de aluguel impressora laser que desenvolve a técnica do endomarketing em suas ações internas e compreende a importância ou os benefícios, ganha chances de estabilidade na segmentação que se atua.

Transformando-se a elaboração das técnicas alinhadas com a empresa de um modo mais fácil, e com isso proporcionar uma chance de gerar o engajamento que ajuda na qualidade dos produtos ou serviços.

Importância e os benefícios do endomarketing

Devido aos desafios presentes dentro do mercado de camisa esporte fino manga curta, por exemplo, é comum que os profissionais se sintam desmotivados em algumas ações e que são agravadas quando a empresa não colabora com melhorias.

Essa motivação, por sua vez, é refletida nos produtos ou nos serviços, de modo que chega a ser perceptível para o consumidor e causa riscos de que não se tenha um relacionamento tão sólido com esses indivíduos.

Por isso, compreender o que o endomarketing oferece resulta em vantagens ao negócio, podendo-se apontar:

  • Satisfação do trabalhador;
  • Menor rotatividade;
  • Motivação;
  • Bom clima organizacional;
  • Qualidade de vida no trabalho.

Um profissional com satisfação em suas ações na empresa entrega trabalhos melhores e faz com que o desejo de pertencer a marca seja ainda maior, ao ponto de que em determinadas situações recomenda aos amigos e familiares.

Isso gera uma menor rotatividade dentro da empresa e a motivação dentro do negócio torna-se mais alta, ao ponto de refletir no clima organizacional de uma forma positiva para que os trabalhos individuais ou em grupos sejam realizados com qualidade.

O endomarketing também ajuda na saúde física e mental dos trabalhadores. Empresas que não oferecem suporte para que haja uma atuação de qualidade, aumentam as chances de fazer com que doenças se desenvolvam e levam ao afastamento do profissional.

Seja envolvendo o corpo como postura, horas em um mesmo local em pé ou sentado, ou o desgaste mental diante de tarefas mais complexas ou competitivas. Esses pontos quando não são observados proporcionam o afastamento do profissional e aumento na rotatividade.

Portanto, o endomarketing é uma forma de fazer com que a empresa possa crescer no nicho de hortas verticais em varandas com profissionais capacitados e com o engajamento de crescimento profissional ou no mercado.

O que fazer para ter um bom endomarketing?

Para que um bom endomarketing seja desenvolvido em uma instituição, é essencial que se tenha um conhecimento do perfil dos profissionais para que haja uma assertividade nas estratégias elaboradas.

Principalmente se envolverem uma capacitação de suas qualidades. Para que tenha um bom endomarketing, uma empresa pode ajudar no plano de carreira de seus profissionais.

Isso gera uma demonstração de que não se trata apenas de um profissional, mas que o negócio deseja o crescimento do mesmo dentro da área de fabricação de armário de escritório planejado, por exemplo.

Outro ponto que ajuda a fazer um bom endomarketing é em relação às celebrações das conquistas, gerando uma motivação ainda maior e fazendo com que o profissional ou equipe se sinta valorizada, principalmente quando se tem recompensas.

Dentro do endomarketing, a simpatia também é essencial, da mesma forma que o profissional ser ouvido ajuda em seu engajamento dentro do negócio e resultando em dados melhores em comparação a quando a prática não é realizada.

Ações fora do ambiente de trabalho também ajudam no engajamento, especialmente ligado às relações pessoais entre os trabalhadores. Uma das formas é o happy hour, que é um momento de descontração após o horário de serviço para fortalecer as relações.

Mesmo que não haja um incentivo por parte da equipe, essa confraternização entre equipes do mesmo ou diferentes setores ajudam nas relações que são desenvolvidas e aprimoradas, fortalecendo o negócio internamente.

As técnicas podem variar de empreendimento para empreendimento, mas com o endomarketing como base, as chances de um impulso nas ações internas são ainda maiores.

O funcionamento do endomarketing

O funcionamento de um endomarketing de uma empresa de divisória para escritório de madeira, por exemplo, começa a partir do momento que se conhece o seu público que, no caso, são os profissionais.

Isso porque a partir das informações e dados, que devem ser consultados na área do RH, a gestão sabe com maiores precisões o que deve ser adotado para que o colaborador se mantenha engajado com sua área de atuação.

Do mesmo modo que a compreensão de clientes externos é essencial para as ações, montar personas dos profissionais pode ajudar a saber o que irá agregar valor ou não em seu plano de carreira.

Com essas informações, a chance de uma cultura organizacional ser modelada do melhor modo torna-se mais fácil. Desde práticas que envolvam saúde como momentos de pausa, alimentação saudável ou outros meios ajudam no engajamento.

Uma vez que a companhia se preocupa na qualidade de vida dos clientes, e não apenas em ser um destaque na segmentação de cortina elétrica wifi, por exemplo.

Os objetivos também fazem parte de uma criação de endomarketing. Uma vez que a empresa elabora estratégias envolvendo o engajamento pode fazer com que a sua base tenha um foco em si.

Seja para melhorar produção, vender mais, meios de novidade para cativar o consumidor, esses objetivos quando são desenvolvidos proporcionam o engajamento de acordo com o que é desejado na empresa.

Sendo assim, é crucial que o endomarketing também tenha seus resultados medidos para saber se estão ou não alinhados ao que se é desejado.

Até mesmo para se ter comparativos de como o engajamento era antes ou depois das práticas, uma ação que ajuda a empresa evoluir cada vez mais dentro do mercado em pontos internos e externos.

Com um bom funcionamento de endomarketing, as chances de fazer com que o colaborador possa ter bons resultados são grandes e fazem com que haja uma estruturação melhor no negócio.

Diferença de comunicação interna e endomarketing

Embora em um primeiro momento os dois conceitos possam ser confundidos como iguais, é importante ter o conhecimento que endomarketing com comunicação interna possuem suas diferenças.

Mesmo que o ato de comunicar seja essencial dentro da empresa, o endomarketing está ligado diretamente com o engajamento dos profissionais, e não apenas compartilhar as informações sobre os processos operacionais.

Por isso, se uma empresa já tem a estruturação de uma boa comunicação interna, não deve ser confundida com o endomarketing e sim, fazer parte da estratégia para aumentar ainda mais o engajamento.

Considerações finais

O endomarketing é uma ação fundamental e valorizada dentro do mercado, uma vez que seus aspectos transformam os profissionais que atuam na marca em pessoas engajadas com o serviço que realizam.

Com ações como conhecer o perfil do trabalhador e seus planos de carreira, até mesmo os objetivos que uma equipe possui quando atua em coletividade, há maiores chances de fazer estratégias para que o ambiente organizacional esteja de modo positivo.

E ações fora do ambiente de trabalho, como happy hour ou o fato de ouvir o profissional sobre suas ideias, ajudam no engajamento com a marca e refletem em uma qualidade melhor nos produtos ou serviços.

Outro ponto essencial para que o endomarketing gere engajamentos é a empresa preservar a saúde dos trabalhadores, uma vez que em casos de complicações a rotatividade dos profissionais no negócio são mais altas.

E reflete não apenas internamente como no mercado, gerando uma sensação de dúvidas ao cliente e uma oportunidade para a concorrência de totem sinalização se destacar.

A compreensão e o uso do endomarketing em uma marca favorece para que haja consolidação mesmo em tempos de crise, e o engajamento interno ajude a companhia a crescer ao ponto de conquistar seus objetivos mais rapidamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Follow-up de vendas: saiba como fazer o seu!

Follow-up de vendas: saiba como fazer o seu!

O follow-up de vendas é um tema que ainda levanta muitas dúvidas entre gestores e vendedores. A principal pergunta entre eles é como os vendedores podem passar por esse processo de uma maneira eficaz, mas sem ser maçante.

O propósito dessa ação é manter o cliente em potencial cada vez mais próximo, no entanto, dependendo da estratégia utilizada, a marca pode alcançar o oposto e afastar o prospect.

Com base nessa realidade, a resposta para o melhor método de fazer follow-up sempre será uma pergunta difícil de responder, entretanto, existem algumas práticas que podem ajudar a executar o processo dentro da companhia.

São ações que ajudam a manter um fluxo de comunicação aberto e que reduz os problemas para que marcas e clientes possam conversar entre si.

Quando entendem essa premissa, muitos gestores e empreendedores acreditam que basta melhorar o atendimento ao cliente ou outros setores para fazer o follow-up, mas não é bem assim.

Para que a estratégia realmente funcione, é indispensável conhecer um pouco mais sobre ela e suas características.

Por isso, este artigo vai mostrar o que é follow-up de vendas, seu propósito, sua função, porque ele é importante, como executá-lo do jeito certo e mostrar alguns exemplos.

O que é e qual o objetivo do follow-up de vendas?

Follow-up de vendas é o processo de seguir com os potenciais clientes depois de um contato inicial. O objetivo é manter o relacionamento com o prospect, lembrá-lo da oferta e construir confiança e credibilidade.

Acompanhar o andamento do processo de vendas é essencial para identificar quais etapas precisam ser melhoradas e garantir que os potenciais clientes não caiam no esquecimento.

Um canil especializado em adestramento de labrador pode fazer o follow-up de vendas por meio de vários canais, como e-mails, ligações telefônicas, mensagens de texto e redes sociais.

O objetivo é manter o contato com o cliente e ajudá-lo a tomar uma decisão de compra. A empresa pode fornecer mais informações sobre o produto ou serviço, responder perguntas, esclarecer dúvidas e oferecer suporte técnico ou de outro tipo.

Um plano de follow-up de vendas bem planejado e executado pode ajudar a aumentar as taxas de conversão e aumentar as vendas. É fundamental estabelecer uma frequência de contato que seja oportuna e não invasiva.

É, também, essencial personalizar cada follow-up de acordo com o cliente específico e seu estágio no processo de compra.

Além disso, é crucial acompanhar as respostas do cliente e adaptar o follow-up de acordo. Se o prospect parece interessado, o vendedor pode aumentar a frequência de contato e oferecer incentivos adicionais.

Agora, se ele parece desinteressado, o vendedor pode diminuir a frequência de contato e considerar outras abordagens.

Uma empresa que aluga escritório compartilhado sala deve investir em o follow-up de vendas para acompanhar o andamento do processo de negociação e ajudar os potenciais clientes a tomarem uma decisão de compra.

É fundamental personalizar cada follow-up de acordo com o cliente específico e seu estágio no processo de compra, acompanhado as respostas do contato e adaptando o follow-up de acordo. Isso pode ajudar a aumentar as taxas de conversão e as vendas.

Função do follow-up de vendas

O follow-up de vendas é o processo de manter contato com os potenciais clientes ou existentes após uma oferta de vendas ou uma reunião inicial.

Sua função é manter o interesse do cliente, fornecer informações adicionais e responder a perguntas, além de acompanhar o processo de decisão.

É uma estratégia relevante porque ajuda a manter a comunicação com as pessoas, aumenta a confiança e a credibilidade do vendedor e auxilia a identificar as necessidades do cliente.

Ela também pode ajudar a prevenir a perda de oportunidades de vendas e a maximizar o valor dos clientes existentes. O follow-up pode ser feito por telefone, e-mail, mensagem de texto ou visitas pessoais e deve ser realizado de forma proativa e regular para ter sucesso.

Importância do follow-up de vendas para empresas

O follow-up de vendas é um processo crucial para as empresas porque permite que elas mantenham contato com potenciais clientes e aumentem as chances de fechar negócios.

Uma oficina alinhamento e balanceamento precisa dele para garantir que os clientes potenciais sejam lembrados sobre a empresa e seus produtos ou serviços.

Além disso, a metodologia é muito útil para identificar e resolver quaisquer problemas ou preocupações que os clientes possam ter antes de fechar negócio.

Permite que as organizações meçam o interesse dos clientes e ajustem sua abordagem de vendas de acordo. Muitas marcas usam o recurso para identificar oportunidades de cross-selling ou upselling, o que aumenta a receita da companhia.

Um fabricante de película para janela precisa investir nessa ação porque é uma forma de construir relacionamentos duradouros com clientes.

Ele permite que as organizações mantenham contato com os consumidores depois da venda e ofereçam suporte contínuo, estratégias imprescindíveis para elevar a satisfação do cliente e fidelizá-lo.

Em síntese, o follow-up de vendas é essencial para as empresas porque ajuda a aumentar as chances de fechar negócios, identificar e resolver problemas, medir o interesse dos clientes, aumentar a receita e construir relacionamentos com os clientes.

Dicas para fazer follow-up de vendas

Para fazer o follow-up de vendas, a organização precisa trabalhar de maneira específica. É primordial se comunicar com os prospects, mas é crucial evitar a pressão excessiva ou o envio de mensagens desnecessárias. Algumas dicas são:

  • Tomar a iniciativa;
  • Fazer perguntas;
  • Ser útil;
  • Ser flexível;
  • Usar diferentes canais;
  • Fazer a gestão do pipeline.

Ao invés de esperar que o prospect entre em contato, a marca deve tomar a iniciativa de iniciar o follow-up.

Além disso, uma confecção de toalha de mesa de oxford deve fazer perguntas, pois com isso consegue obter mais informações sobre as necessidades e interesses do prospect, o que pode ajudar a personalizar sua abordagem de vendas.

É necessário que a marca saiba ser útil para seus prospects, fornecendo informações ou recursos relevantes que possam ajudá-los em sua jornada de compra.

A flexibilidade é indispensável porque a organização deve estar preparada para mudar sua abordagem de vendas de acordo com as necessidades e interesses do potencial cliente.

Um erro bastante comum é se limitar a um único canal de comunicação, como e-mail ou telefone. O ideal é usar vários canais, como redes sociais e mensagens instantâneas, para alcançar o prospect.

O pipeline precisa de uma boa gestão para que possa cumprir seu papel. A companhia deve se preocupar com o status do prospect e fazer follow-up com base em sua posição no funil de vendas.

No entanto, para aproveitar ainda mais os benefícios dessa prática, um fabricante de etiqueta adesiva kraft precisa conhecer alguns exemplos do follow-up de vendas.

Exemplos de follow-up de vendas

É muito importante que a empresa faça um contato inicial, e pode ser por e-mail ou até mesmo telefone. Depois disso, a marca vai começar a fazer o follow-up. Um bom exemplo, no caso de ser um e-mail, seria incluir o assunto: follow-up da proposta comercial.

O contato pode ser: “Prezado [nome do cliente], espero que esteja se saindo bem. Gostaria de verificar se você recebeu a proposta comercial enviada na semana passada. Estou à disposição para responder qualquer pergunta ou preocupação que possa ter.”

Mas no caso de uma assistência técnica celular, ela pode fazer um terceiro contato com o prospect usando o seguinte exemplo:

“Olá, [nome do cliente]. É o [nome da empresa] novamente. Eu queria verificar se você teve a chance de pensar sobre a proposta comercial que enviei para você há alguns dias.”

Se o cliente responder que analisou a proposta, mas tem algumas perguntas, a empresa pode responder dizendo que está disponível para solucioná-las.

Também existe o follow-up de agendamento de reunião. Depois de ter uma conversa inicial com um potencial cliente, é importante agendar uma reunião para discutir mais detalhes sobre o produto ou serviço.

Neste caso, uma empresa de rastreador pode usar o seguinte exemplo: “Olá, [nome do cliente]. Eu gostaria de agendar uma reunião para discutir mais detalhes sobre o nosso produto/serviço e como ele pode beneficiar a sua empresa.”

Esses são alguns exemplos de como fazer um follow-up de vendas eficaz, sempre lembrando de ser persistente, mas não insistente.

Considerações finais

Como foi possível ver ao longo deste artigo, fazer follow-up de vendas não significa necessariamente ser insistente, mas investir nos prospects que realmente podem se interessar pelos produtos e serviços da empresa.

Por meio de ações simples, como as mostradas nos exemplos do conteúdo, a organização consegue se relacionar com as pessoas e efetivar a venda como resultado de um relacionamento próspero.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Transformação digital: saiba quais são seus impactos na sociedade

Transformação Digital

A transformação digital está mudando o modo como as empresas são criadas e administradas por conta dos impactos na sociedade e os benefícios que traz para as organizações.

Cada vez mais, as pessoas estão conectadas e as corporações são movidas por dados, por conta disso, adotar soluções tecnológicas não é mais o suficiente.

Companhias de diversos tamanhos e setores precisam enxergar os recursos tecnológicos como uma ferramenta que ajuda a competir de maneira eficiente e otimizada, além de usar a tecnologia para melhorar suas estratégias.

É indispensável usar os recursos tecnológicos a favor da corporação, mas existe muita dificuldade em adotar essa visão, principalmente para pessoas que acreditam que a transformação digital não é um assunto tão relevante.

Mas a verdade é que ela já está acontecendo e aqueles que não querem enxergar ou simplesmente negligenciam essa realidade acabam perdendo espaço. Em compensação, quem investe em transformação digital aproveita muitos benefícios.

Mas para implementá-la do jeito certo, é muito importante entender o que é transformação digital, seu objetivo, os pilares desse conceito, sua importância para os negócios, bem como seus benefícios e impactos.

Conceito e objetivo da transformação digital

Transformação digital é o processo de usar tecnologias digitais para melhorar o desempenho de uma empresa ou organização.

Ela envolve, dentre outras coisas, a automação de processos, a melhoria da comunicação e a implementação de novas tecnologias, como inteligência artificial e análise de dados.

O objetivo da transformação digital é aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a capacidade de uma empresa ou organização de competir no mercado.

Ao implementá-la, uma empresa de reforma de sofá pode trabalhar a mudança de processos e modelos de negócios tradicionais para uma abordagem mais digital.

Para isso, deve trabalhar a criação de novos produtos e serviços baseados em tecnologia, como plataformas de e-commerce e aplicativos móveis.

Além do mais, a transformação digital também pode incluir a implementação de soluções de inteligência artificial, como chatbots e assistentes virtuais, para melhorar a experiência do cliente.

Para alcançar esses objetivos, as empresas precisam implementar uma estratégia de transformação digital, identificando áreas-chave para melhoria, desenvolvendo uma estratégia de tecnologia e implementando as soluções necessárias.

É importante que a equipe de liderança esteja envolvida no processo para garantir que a estratégia esteja alinhada com os objetivos gerais do negócio.

A transformação digital também requer investimentos significativos em tecnologia e recursos humanos.

Investe-se a contratação de especialistas em tecnologia e a formação de funcionários existentes para garantir que eles estejam capacitados para trabalhar com as novas tecnologias.

Além disso, é importante monitorar continuamente o desempenho para identificar problemas e oportunidades de melhoria.

Com a ajuda das ferramentas digitais, um fornecedor de sorvete por atacado consegue melhorar seu próprio desempenho e processos internos.

É algo que acontece por meio da automação de processos, melhoria da comunicação e implementação de novas tecnologias, como inteligência artificial e análise de dados.

O objetivo é aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a capacidade de competir no mercado. Lembrando que a implementação dessa estratégia requer investimentos significativos em tecnologia e recursos humanos.

Os pilares da transformação digital

A transformação digital se baseia em 3 pilares. Um deles é a transformação da experiência do cliente, que consiste na transformação digital em todos os pontos de contato entre ele e a empresa durante a jornada de compra.

O terceiro pilar é a transformação dos processos operacionais que são os responsáveis pelo funcionamento do negócio. Isso significa que a transformação digital passa pela cadeia de valor e faz parte do dia a dia dos colaboradores.

Esse processo pode trazer a formação de novos modelos de negócio e isso acontece por meio da transformação dos modelos.

Importância da transformação digital para empresas

A transformação digital é uma mudança fundamental na maneira como as empresas operam e se relacionam com seus clientes.

Ela permite que as empresas aproveitem as vantagens das tecnologias digitais, como a internet, as redes sociais e a nuvem, para melhorar sua eficiência, aumentar sua competitividade e expandir sua base de clientes.

Com ela, uma oficina mecânica consegue acessar e analisar dados em tempo real. Isso permite que as empresas melhorem sua tomada de decisão, identifiquem novas oportunidades de negócios e aumentem sua eficiência operacional.

As tecnologias digitais também permitem que as organizações interajam mais facilmente com seus clientes, ofereçam serviços personalizados e melhorem sua capacidade de atendimento ao consumidor.

Outra vantagem importante da transformação digital é a capacidade de expandir a base de clientes por meio da internet e das redes sociais.

Como resultado, as empresas conseguem atingir novos mercados e segmentos de clientes, aumentando sua participação de mercado e sua receita.

As tecnologias digitais também permitem que as empresas melhorem sua colaboração e comunicação interna, o que aumenta a eficiência e a produtividade dos funcionários.

No entanto, para tirar pleno proveito da transformação digital, é importante que as empresas adotem uma abordagem estratégica.

Elas precisam identificar claramente os objetivos e as metas da transformação digital, alinhar a estratégia com a visão geral das marcas e investir em tecnologias e capacitação de pessoal para acompanhar a evolução das tendências digitais.

Em resumo, a transformação digital é uma oportunidade para as empresas melhorarem sua eficiência, competitividade e capacidade de atender aos clientes.

É uma mudança fundamental na maneira como as empresas operam e se relacionam com seus clientes e para aproveitar todas as suas vantagens, é essencial investir em abordagem estratégica e em tecnologias de capacitação de pessoal.

Benefícios da transformação digital nas empresas

A transformação digital traz muitos benefícios para uma empresa de serviço de copa e muitas outras organizações. Entre os principais estão:

  • Melhora a eficiência operacional;
  • Aumenta a produtividade;
  • Melhora a comunicação;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Melhora as tomadas de decisão.

As tecnologias digitais permitem automatizar processos e reduzir erros humanos, o que aumenta a eficiência das operações.

Podem ajudar as equipes a trabalharem de forma mais colaborativa e eficiente, o que leva a um aumento na produtividade.

O e-mail e as redes sociais, por exemplo, permitem que as equipes se comuniquem e colaborem de forma mais eficiente, independentemente de onde estejam.

As tecnologias digitais ajudam as empresas a adotarem modelos de trabalho flexíveis e remotos, o que aumenta a flexibilidade e o bem-estar dos funcionários.

No caso do processamento de linguagem natural e o aprendizado de máquina, permitem que as empresas coletem, armazenem e analisem grandes quantidades de dados, o que ajuda a melhorar a tomada de decisão.

Além de ter acesso a todos esses benefícios, um fabricante de freezer para sorvete gelopar pode presenciar os impactos positivos em seus processos internos.

Impactos da transformação digital

A transformação digital gera muitos impactos sobre a sociedade e é justamente por isso que é muito importante implementar programas de mudança dentro das companhias.

Para compreender esse impacto, basta pensar no uso da tecnologia e no modo como ela vem transformando a vida das pessoas no dia a dia.

Tudo ficou muito mais rápido, seja na hora de comprar serviços de limpeza a seco de colchão ou até mesmo produzir uma solução, tudo está mais ágil.

Além dessa rapidez, o volume de informações é muito grande e continua aumentando continuamente. O consumidor, por sua vez, está mais distraído e exigente e isso muda muito o comportamento de consumo das pessoas.

É inegável que a vida ficou muito mais fácil, uma vez que é possível contar com produtos e serviços automatizados que trazem mais comodidade e segurança.

Assim como contratar aluguel de impressoras ficou muito mais fácil, a tecnologia ajuda até mesmo a salvar vidas, isso porque faz parte do dia a dia de hospitais, bombeiros, autoridades policiais e outras profissões essenciais.

Mas a transformação digital não se caracteriza apenas por benefícios, uma vez que existem muitos desafios pela frente, como no caso dos transtornos relacionados à falta de preparação por parte da empresa e a grande quantidade de reclamações de clientes.

Isso acontece quando a companhia tenta digitalizar seus processos, sem se preocupar com a experiência dos usuários e de seus próprios colaboradores.

O fato é que a tecnologia está evoluindo muito e traz consigo novas soluções em problemas que precisam ser devidamente trabalhados.

Nesse cenário, o papel de uma empresa de instalação de tela de proteção transparente é se adaptar para suprir as demandas da sociedade.

Com a ajuda da transformação digital, é perfeitamente possível utilizar processos e as possibilidades são ilimitadas.

Considerações finais

Para que uma empresa realmente se modernize e acompanhe as tendências de mercado, precisa investir em transformação digital.

É assim que ela vai integrar processos evoluídos e maneiras diferentes de atender os clientes e otimizar o dia a dia de trabalho de seus colaboradores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Saiba como gerar valor e tornar o cliente um defensor da sua marca!

Saiba como gerar valor e tornar o lciente um defensor da sua marca

Saber gerar valor para os consumidores é uma das principais tarefas de muitos empresários e gestores de varejo.

Afinal, ter uma marca forte e investir em marketing é importante para o crescimento de uma empresa, mas o brand awareness ainda é algo que muitas vezes é negligenciado.

Como o reconhecimento da marca tem um impacto tão forte na receita de uma empresa, ela merece atenção especial.

Então, se uma empresa de limpeza de tapetes ao domicílio deseja ter uma percepção de marca mais positiva, precisa saber como gerar valor para seus clientes de maneira que os fidelize e os torne um defensor de sua marca.

Claro que nem todos os empresários pensaram nisso logo no início de seu negócio, mas não é algo para se preocupar, pois neste artigo será esclarecido alguns pontos sobre o reconhecimento da marca e como isso afeta os clientes na hora da compra.

Como a percepção de marca influencia os clientes?

A percepção da marca é como os consumidores percebem uma empresa, isso desde uma fabricante de uniforme feminino social moderno, há uma grande indústria de materiais de construção.

Independente do segmento, todas as empresas precisam passar uma boa impressão para seus clientes. Isso inclui todos os estímulos aos quais ele está exposto enquanto está em na loja, visualizando as postagens nas mídias sociais ou comprando em seu site.

Os consumidores analisam a cor, a forma, o cheiro, as palavras, o som, o preço, a qualidade do produto e do serviço, entre muitos outros fatores.

Todos esses elementos vão compor a percepção que o consumidor tem da empresa. Além disso, eles também influenciarão diretamente as decisões de compra dos clientes.

Portanto, ao planejar como promover uma marca e se comunicar com seus clientes, é preciso saber exatamente quais sentimentos e emoções deseja que eles sintam.

Uma comunicação bem-sucedida leva tudo isso em consideração, além de ser simples e clara e conseguir se conectar com seu público.

Isso significa entregar a imagem que os gestores de uma empresa que produz portão social de alumínio desejam para o público-alvo certo.

Quem são os defensores de uma marca?

São aqueles clientes dedicados que publicam conteúdo, engajam nas redes sociais e defendem, recomendam e promovem negócios de forma consistente para seus seguidores.

Esses clientes se identificam com o negócio e desenvolvem um relacionamento muito mais próximo com base em uma boa experiência de compra, nos valores da empresa, na qualidade do produto ou em vários outros aspectos.

Pode-se imaginar que um consumidor está hesitando em comprar um determinado item em um e-commerce ou outro.

O preço é praticamente o mesmo e a qualidade de navegação do site é satisfatória, então ele vai procurar por opiniões e feedbacks de quem já experimentou ambos os produtos para tomar sua decisão.

Até mesmo um serviço como curso de massagista profissional pode receber boas recomendações que ajudam os interessados a realmente se sentirem satisfeitos e terem certeza de comprar, afinal, nada melhor do que opiniões honestas dos consumidores.

É disso que se trata contar com os defensores de uma marca: entender como eles podem ajudar a empresa a vender mais através da influência positiva em outras pessoas.

Afinal, a maioria das melhores recomendações para os negócios vem pessoalmente. No entanto, desenvolver uma estratégia eficaz de marketing boca a boca sem possuir clientes satisfeitos é muito difícil.

Claramente, os defensores vêem um produto ou serviço como algo positivo em suas vidas cotidianas e por isso acabam por recomendar para pessoas conhecidas e espalhar uma mensagem que promove o que compraram.

Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é trazer essas conversas também para o mundo digital, onde elas têm mais ferramentas para engajar e cultivar relacionamentos com novos clientes que podem se tornar defensores da marca.

A importância dos defensores de marca

É comum pular anúncios ou mudar de canal sempre que um anúncio de uma determinada empresa, produto ou serviço começa a ser reproduzido.

Isso fez com que perdessem muito tempo e dinheiro na produção e publicação desses materiais. Portanto, quando se percebe que o autor da divulgação não foi pago por isso, tende-se a confiar mais no que é apresentado.

Esses são os defensores da marca e a base para o aumento das vendas, afinal, cerca de 92% dos consumidores confiam mais nessas instruções do que no próprio anúncio.

Dessa forma, uma empresa que vende carimbo para tecido personalizado pode aproveitar esses campeões na sua promoção de Dia das Mães, por exemplo. Só precisa investir nisso para construir uma base sólida e ver os clientes crescer organicamente.

Dicas para gerar valor para os clientes

Assim como toda ação exige uma estratégia e pontos a serem conhecidos antes que sua empresa possa implementá-la, nessa estratégia de relacionamento não é diferente.

Então uma marca pode começar a colocar em prática algumas dicas para se destacar e gerar valor relevante para seus clientes. As dicas são:

  • Tenha um bom argumento de vendas;
  • Estimule o desejo dos clientes;
  • Não force a venda;
  • Tem um bom custo-benefício;
  • Utilize conteúdo gerado pelo usuário.

Sendo assim, para entender melhor a respeito de cada uma delas, será de grande utilidade detalhá-las mais a fundo.

1. Tenha um bom argumento de vendas

Nota-se que os próprios vendedores acabam se interessando pelos produtos, como cortina rolo automática ou que mais conhecem e menos pelos que têm mais dificuldade de explicar ou demonstrar o uso.

Por isso, é de extrema importância que toda a equipe entenda cada produto da marca. Ao ter informações sobre os produtos que a empresa oferece, além de mostrar segurança, é possível conquistar a confiança do cliente e aumentar as vendas.

É fundamental, também, listar as principais objeções levantadas por quem acaba não fechando negócio com a empresa. Com as objeções em mãos, a equipe de vendas pode ser treinada para superá-las com argumentos de vendas.

2. Estimule o desejo dos clientes

Estratégias que despertam esse desejo um tanto vaidoso nos clientes podem ser utilizadas para aumentar as vendas.

Deve-se usar o meio em que eles estão inseridos para falar sobre os recursos, benefícios e vantagens que só seu produto pode oferecer. Isso também é válido para serviços como uma pet center shop.

Ao imaginar todas as situações em que se usaria o produto ou serviço, acabou sendo atraído para o caixa. Isso acontece porque, ao entender o que ele realmente precisa no momento, fica mais fácil fechar negócio.

3. Não force a venda

Os consumidores geralmente são céticos e resistentes aos serviços dos vendedores, e muitos ainda os vêem como charlatões.

Por isso, muitas vezes, existe um mecanismo de defesa no processo de compra que diz para não acreditar nas intenções do vendedor e tentar escapar da armadilha o máximo possível.

Para acabar com a resistência e proporcionar uma boa experiência ao cliente ao se relacionar com o vendedor, é crucial tomar medidas para deixar o cliente em uma situação confortável e segura para que possa tomar a decisão de compra com tranquilidade.

4. Tenha um bom custo-benefício

É preciso que a empresa e os vendedores saibam justificar a relação custo-benefício do produto ou serviço quando o cliente não quer pagar um determinado valor.

Deve-se mostrar que o preço a ser pago é justo e condiz com a qualidade e diversos benefícios que só o seu produto pode oferecer. É aqui que o cliente entende que não é uma taxa, é um investimento.

Além disso, as objeções relacionadas ao valor nem sempre são apenas sobre querer pagar menos por sua compra, então quando um consumidor procura por telefone de empresa de segurança, busca sempre pela melhor oferta.

É preciso investigar o que leva os clientes a barganha nas negociações. Por exemplo, se o orçamento estiver apertado, oferecer outras opções mais acessíveis para atender às necessidades do cliente pode ser uma boa alternativa.

Oferecer ainda diferentes formas de pagamento aceitas pela empresa para facilitar o processo de compra dos clientes também é uma ótima forma de garantir uma venda.

5. Utilize conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário é uma grande arma para atrair novos clientes. Todos os tipos de conteúdo positivo que os clientes criam sobre uma marca podem e devem funcionar a favor dela.

Incentivar os consumidores a criar conteúdo sobre a marca e fazer o possível para promover esse conteúdo através de compartilhamentos, retweets, like em posts nas redes sociais, usar fotos de clientes, entre outras, transforma a opinião deles em propaganda.

Existem muitas maneiras de promover o conteúdo criado pelo cliente, pois esse tipo de conteúdo agrega credibilidade à empresa e dá aos potenciais clientes mais confiança para comprar um produto ou adquirir um serviço.

Além disso, os clientes produtores de conteúdo se sentem honrados pela empresa por utilizarem seu conteúdo e ficam motivados a produzir mais.

Considerações finais

Converter clientes em defensores de uma marca nem sempre é tarefa fácil, porém, ao tentar, uma empresa pode obter muitos benefícios.

Os defensores de marca possibilitam que uma empresa tenha um marketing boca a boca e recomendações muito fortes que impactam positivamente em seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.